1 minute read

DECOLANDO PARA OS PRÓXIMOS 100 ANOS

Pela primeira vez uso esse espaço. Aproveito para registrar que é, sem dúvida nenhuma, um privilégio poder servir à nossa revista.

No último mês de fevereiro comemoramos, com diversas atividades e uma festa inesquecível, os 100 primeiros anos de atuação do Rotary no Brasil. Uma rápida avaliação nos deixa orgulhosos de tudo o que foi feito nesse período.

Já em 2024 teremos mais um motivo para comemorar. A nossa revista, hoje Rotary Brasil, estará completando um século de bons serviços prestados. Uma publicação periódica, que teve origem no boletim do Rotary Clube do Rio de Janeiro, evoluiu muito e hoje tem qualidade, tanto editorial, quanto gráfica, bem acima da média de publicações da mesma natureza.

O setor de comunicação tem experimentado profundas mudanças, com a tecnologia transformando a maneira como interagimos, como nos comunicamos, como consumimos e como nos divertimos.

O jornalismo tradicional tem enfrentado desafios até então inimagináveis, tanto na necessidade da divulgação de matérias em tempo real, como através da concorrência aberta por antigos colaboradores que passam a atuar – com sucesso –em nichos voltados para públicos específicos, e ainda, no combate às mundialmente conhecidas fake news

A realidade hoje vivenciada pelo setor de comunicação não poderia ter sido antecipada por ninguém há duas décadas. Tudo graças à tecnologia. E o ritmo das mudanças continua numa trajetória crescente.

Da mesma forma que fomos provocados pela presidente do Rotary International, Jennifer Jones, a imaginar Rotary no presente e no futuro, vamos agora nos dedicar a sonhar em como a nossa revista se transformará, continuando a servir como canal de comunicação entre rotarianos, e deles com a sociedade. Analisar, planejar e propor a forma como vamos nos ajustar a essa nova realidade é o grande desafio da diretoria recém-empossada. Já começamos a discutir o assunto, e surgiram várias boas ideias. Acredito que em pouco tempo teremos novidades.

Nosso foco está em avançar. Mas preservando as características que, as pesquisas indicam, mais agradam aos nossos fiéis leitores. Até breve!