Page 1


PROJETO POR Sérgio Gomes DESIGNER RESPONSÁVEL André Luiz Lopes Rodrigues APOIO Ana Caroline Pedro Henrique REPORTAGENS Jorge Luis Junior Frutuoso Leandro Pedrosa Raylla Aquino Ricardo Biazotto Júlio Cesar Eliane Silva REVISÃO Luan Sousa Natália Roberto Jessica Vieira Vitor M. Pimenta DESIGNERS Geovane Ribeiro Leandro Cherxes ASSESSORIA Michelle Andrade Angélica Santana FOTOS Eder Marques Giancarlos Martins

contatorevistarosanews@gmail.com

Foto Giancarlos Martins

EQUIPE


EDITORIAL

Saudações Rosarianas! Não deve ser surpresa para mais ninguém que a banda Rosa de Saron está iniciando uma nova fase em sua belíssima história. Após quase dois anos, e um trabalho ao vivo nesse meio tempo, a banda prepara o lançamento de mais um álbum de estúdio, que será o sucessor de “O Agora e o Eterno” (2012). A confirmação do aguardado trabalho, como será informado ainda nessa edição, aconteceu em uma entrevista para a televisão e desde então todos os fãs aguardam por mais novidades. Caso se repita o que já aconteceu em outrora, será possível acompanhar toda a produção do novo trabalho, até que o novo CD esteja finalmente em nossas mãos. Enquanto o CD não chega, nada melhor do que um bate-papo com Rogério Feltrin, uma das pessoas mais importantes para a história da banda. Baixista e responsável por inúmeras composições, Lerão celebrou mais um aniversário no último dia 25, mas quem ganha é o leitor, que nessa entrevista exclusiva saberá como nosso querido baixista conheceu sua esposa Renata, qual foi a reação de sua família quando disse que iria montar uma banda, a música que ele mais se identifica e muito mais! Essa é apenas uma forma simples de repetir o que já tem sido feito em outras edições: homenagear e parabenizar uma pessoa iluminada por Deus, que é capaz de transformar nossas vidas com suas mensagens de fé, amor e esperança. Dando continuidade aos especiais da Revista Rosa News, nessa sexta edição você poderá conhecer um pouco mais da banda Olhos Eternos na coluna “Minha Banda e o Rosa”. Para quem gosta de conhecer a história do grupo musical que tanto admira, o “Especial Discografias” apresenta dois antigos trabalhos: “Angústia Suprema” (1997) e “Depois do Inverno” (2002), que marcou a estreia de Guilherme de Sá nos vocais do Rosa de Saron. Além de outras matérias especiais, é necessário também ressaltar um testemunho emocionante de uma fã. Em suas palavras, ela garante que sua vida é um milagre e que as músicas da banda a ajudaram a se recuperar de um grave acidente. Vai ser impossível você não se emocionar com esse “Testemunho de Fã”! Boa leitura a todos. Paz e bem!

REVISTA ROSA NEWS 03


ÍNDICE

06

ESPAÇO ROSARIANO

08

ENTRE ASPAS

10

LETRA E MÚSICA

12

CRÔNICAS DE UM ROSARIANO

14

GIRO DE NOTÍCIAS

28

ROSA APOIA BANDAS INDEPENDENTES

16

30

ESPECIAL DISCOGRAFIA

FÃ CLUBE CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE

18

32

20

34

22

36

26

38

AVIVA BELÔ

ROSA NO TWITTER

MINHA BANDA E O ROSA

HOMENAGEM LELO

04 REVISTA ROSA NEWS

CONVERTIDOS PELA DOR

PIONEIRA NA INTERNET

TESTEMUNHO DE FÃ

BATE-PAPO ROGÉRIO FELTRIN


REVISTA ROSA NEWS 05


ESPAÇO ROSARIANO

OPINIÃO DOS ROSARIANOS SOBRE A QUINTA EDIÇÃO DA REVISTA ROSA NEWS Parabéns vocês se superaram, gostei muito das partes onde tem canções mais antigas, trazem toda a identidade da banda e vocês mesclam músicas novas também. Perfeita a quinta edição! (Larisse Gonçalves) Rosa News, levando sempre o melhor conteúdo da melhor banda do mundo. #Amo #Demais (Luccas Sousah)

Parabéns para nós rosarianos! Temos uma revista da melhor banda do mundo! #RosaDeSaron_4ever (Washington Rodrigues)

Ta excelente gostaria que pessoas que ainda não tem acesso, possam ler esse conteúdo rico. (Marta Silva)

Muito da hora! Parabéns a todos! (Ivan Mercado)

A revista sempre vem com algo que de alguma forma, nos faz querer que chegue o mais rápido a próxima! (Risos). Quinta edição ótima. Ansioso esperando a 6ª edição! Abraço a toda equipe Rosa News! (Hian Araujo)

Como sempre Rosa News nos surpreende, a quinta edição está mais rica e fantástica! Amo muito esse trabalho de vocês! (Natalia Souza)

Galera, vocês mais uma vez não deixaram a desejar! Dá pra ver o belíssimo trabalho e cuidado de vocês ao fazer a revista! Está linda a quinta edição! Crônicas de um Rosariano deu água na boca ao ler. A entrevista com o Du Bboy ficou ótima! (Natali)

06 REVISTA ROSA NEWS

Muito bom! Está ai uma revista que podemos apreciar sem moderação. Parabéns! (Andreia Coutinho)

Que massa! (Kate Gomes)


REVISTA ROSA NEWS 07


ENTRE ASPAS

CRISTO NOS LIBERTOU DA

ESCRAVIDÃO Por Ricardo Biazotto (@ricbiazotto)

Durante os oito anos em que fui membro do Grupo de Coroinhas João Paulo II, na Paróquia do Divino Espírito Santo e Nossa Senhora das Dores, o período da Quaresma era o mais especial. Não apenas por ser época das mais belas celebrações ou por representar uma importante fase da vida de Jesus. A Quaresma também marca o período de mais uma Campanha da Fraternidade. Naquela época, quando a pouca idade impedia que percebesse a triste realidade da sociedade, tamanha a ingenuidade de uma criança, já achava importante a Campanha da Fraternidade devido a maneira como a igreja educava seus fiéis com os ideais do nosso livro sagrado. Na Quarta-feira de Cinzas, os coroinhas participavam da celebração que dava início a essa campanha e muito aprendiam com os temas que buscavam unir as famílias, mostrar a importância das diversas culturas, lutar contras as drogas, preservar o meio ambiente, entre outros. Cada ano era possível perceber a preocupação da igreja com a sociedade à sua volta, por isso a necessidade de viver a campanha para que ao final dela seja possível levar a mensagem apresentada pela igreja ao maior número de pessoas possíveis. A Campanha da Fraternidade vai muito além da Igreja Católica Apostólica Romana, ela busca preservar a fra-

08 REVISTA ROSA NEWS

ternidade entre os povos, ou seja, incentivar a liberdade, a igualdade e o respeito entre todos nós. Depois de tratar de assuntos presentes em nosso cotidiano, em 2014 chegou a hora de ter como tema o tráfico humano. Para quem nunca presenciou, ele pode passar batido e nada mais natural do que pensar que foi deixado no nosso passado cinza. Mas engana-se quem pensa assim. Segundo pesquisas, anualmente mais de 60 mil pessoas deixam o Brasil sem opção de escolha. Essas pessoas passam a viver em estado de miséria, enfrentando o abuso sexual, o trabalho forçado e outras crueldades que muitas vezes acabam culminando em suas mortes. Tecnicamente essa realidade não pertence ao século XXI, como não deveria pertencer a história da humanidade. Devemos lutar contra essa realidade, denunciando, convertendo e reivindicando medidas dos governantes. Assim como a Bíblia nos diz, “é para que sejamos homens livres que Cristo nos libertou” (G1 5,1) e não devemos nos submeter “outra vez ao jugo da escravidão”. Além de filhos de Deus, somos humanos e, por isso, livres das correntes que um dia prenderam nossos braços. Essa liberdade deve nos fazer “servos uns dos outros pela caridade” (G1 5,13), amando o próximo como a nós mesmos.


REVISTA ROSA NEWS 09


LETRA E MÚSICA

O SOL DA MEIA NOITE Por Jorge Luis (@jorgepaixao)

“O sol da meia noite” foi uma canção composta numa madrugada, e que por uma semelhança com uma música já existente, a composição foi engavetada e lançada, álbuns depois. “O sol da meia-noite” é uma consolo para muitos que se encontram em estado de sofrimento, depressão, nos fazendo enxergar que em meio ás inseguranças, existe, sim, uma salvação. Em meio à escuridão, existe sim uma esperança, uma luz. “É estranho e difícil me dizer que está tudo bem”. Esse é um sentimento que muitas vezes paira pela nossa vida, em que, por alguma razão, por alguma coisa que nos tenha abatido, caímos em estado de depressão, solidão, etc. Quem de nós nunca passou por isso? Há até casos extremos, no qual muitos pensam em desfazer a própria vida, as causas são por motivos, muito particulares. Perdas, por exemplo. Por outro lado, quantos relatos de pessoas que, nesta situação, em meio ao sofrimento, tiveram o seu encontro com Deus. “Dias em que podemos até achar que não existe solução, mas sim, há uma esperança, um ‘‘sol da meia-noite”. Quantas vezes nos encontramos, como nessa canção, sem esperanças, mas o Rosa de Saron nos mostra que há sim, uma esperança. Basta crermos que ‘’o amor resiste! ‘‘. Sim, “o sol da meia-noite”, que pode nossos sonhos realizar, nossas vidas transformar, é Deus, é Cristo! Sem dúvida, ele tem o poder de nos curar,

10 REVISTA ROSA NEWS

trazer de volta a nossa alegria. Deus, é Ele quem nos enche de esperança, pois, em sua palavra, na Bíblia, ele nos dá esta certeza: Venham para mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso do seu fardo, e eu lhes darei descanso. (Mt 11, 28 - Tradução CNBB) “E perceba que só Ele pode compreender o seu interior, as suas dores afastar, o seu sonho realizar, a sua vida transformar...”. Este é para nós mais que um simples consolo, é a certeza de que em Deus encontramos nossa resposta. Que nos faz ‘’entender toda poesia’’ e compreender que em tudo que vivemos existe um porquê, uma razão. E mesmo que não entendamos, há alguém que sabe o que é melhor para nós, alguém que cuida de nós. E que em meio as dificuldades, Ele escuta as nossas “dores do silêncio”. Com Cristo temos a certeza de que ‘’amanhã será um novo dia’’. Mas para isso, Deus nos pede apenas uma atitude: acreditar, crer, mais que isso, procurá-lo. Apenas atenda quem chama! De fato, Deus não poderá interferir em nossa vida, se nós não tomarmos a atitude, confiante, de irmos até Ele, de ‘abrir a porta do nosso coração’, para a sua ação. Para Ele, pouco importa a nossa situação, a nossa condição. Basta apenas “atender quem chama”. “E peça que nesta noite Ele te toque e cure todas suas feridas. E vele o sono e espere acordar. Amanhã será um novo dia”


REVISTA ROSA NEWS 11


CRÔNICAS DE UM ROSARIANO

Escuto sons ao longe: vozes, pássaros, móveis sendo arrastados... Mas então, percebo que meus olhos estão fechados. Era como se eu estivesse dormindo, entretanto, a mente trabalhava arduamente tentando entender o que eu sinto no peito... Aliás, o que está ocorrendo com ele? É como se algo o apertasse e uma felicidade escorresse invadindo todo o corpo. Busco lembrar o motivo, mas o sono tenta me fazer adormecer novamente, porém, não há como. Minha mente está cada vez mais alerta para os sons. Parece que minha

12 REVISTA ROSA NEWS

mãe estava arrumando a casa, entretanto, fico sem saber que felicidade era essa. Lembranças da noite anterior vêm à tona na minha cabeça... Eu havia ficado no Facebook até às duas horas da madrugada conversando com algumas pessoas... amigos... rosarianos... Meus olhos abrem tão depressa que tive a sensação de que ficaria cego com a claridade. Os cocei e tento enxergar novamente com um sorriso largo espalhado no rosto. A luz do sol entrava pelas persianas da janela e iluminava todo o


meu quarto. Sento na cama e procuro o celular sobre a cabeceira ao lado. Eram 07h10min e meus olhos ainda ardiam de sono, mas o aperto de felicidade no peito aumentava ainda mais. Eu não estava acreditando que após quatro meses de espera este dia havia chegado. Porém, ainda era cedo. Tinha planejado acordar somente dali a duas horas. Colocando o celular de volta na cabeceira, deito, viro para o lado e tento dormir. Lentamente, respiro e inspiro na tentativa de acalmar o coração, mas parece impossível. Uma vontade crescen-

te de levantar, pular e gritar para todos ouvirem minha felicidade enche meu corpo. Reviro mais uma vez na cama. Passado alguns minutos sem conseguir vencer a luta para adormecer de novo, resolvo levantar. O dia já havia sorrido e eu acordado mesmo. Era o melhor em dias. Era o que eu chamava de dia D. Era dia de show do Rosa de Saron.

Por Junior Frutuoso (@jr_frutuoso)

REVISTA ROSA NEWS 13


GIRO DE NOTÍCIAS •ROSA DE SARON NO SUMMER BEATS 2014 Dia 9 de Novembro foi a vez do estado de São Paulo novamente receber o primeiro show do ano da banda Rosa de Saron. E desta vez, no já tradicional “Summer Beats”, evento que acontece anualmente em um parque de diversões no Estado de São Paulo. Como na maioria das edições, o local que sediou o evento foi o ‘‘Hopi Hari”, maior parque de diversões do país. Também estiveram presentes nomes como Dunga, Tony Allysson, The Flanders, Missionário Shalom, Conexa, Lírios do Vale, dentre outros, além de Oficina G3 e Thalles Roberto, representantes da música gospel também marcaram presença. O evento foi aberto com a Santa Missa, e durante todo o dia, a música rolou no palco. Por volta de 13h30, a Banda Rosa de Saron subiu ao palco para os cerca de 9000 presentes. Compuseram o repertório do show as canções: Jamais Será Tarde Demais, O Sol da Meia Noite, Do Alto da Pedra, Latitude Longitude, Ninguém Mais, Maquina do Tempo, Última Lágrima, Versos e Aurora, fechando o show. A banda retorna a São Paulo no dia 13 de Abril. •ROSA DE SARON NO AVIVA BELÔ Um dos mais populares eventos de Belo Horizonte, o Aviva Belô, contou mais uma vez com a presença da banda Rosa de Saron. No dia 22 de fevereiro no ginásio Mineirinho, com grandes nomes da música católica que passaram pelo palco: Jake, Eros Biondini, Tribo Maranhatá. Ministério Adoração e Vida e a Banda Rosa de Saron. O evento iniciou às 14 horas, e diversas atrações passaram pelo palco adentrando a noite. E fechando o evento, a Banda Rosa de Saron subiu ao palco e levantou o público presente no Mineirinho, trazendo mais uma vez á BH a turnê Latitude Longitude. O evento contou ainda com Missa e adoração ao Santíssimo sacramento. •ROSA DE SARON GRAVA PROGRAMA DA EPTV A banda Rosa de Saron gravou no dia 30 de Janeiro o quadro ‘’Em Cena’’, do Jornal EPTV 1ª Edição da afiliada Globo de Campinas, a ‘’EPTV’’ e que foi ao ar dia 9 de Fevereiro. Na entrevista a Banda falou sobre a gravação do novo trabalho, o DVD latitude Longitude, sobre e a gravação e lançamento de um novo CD, que será em breve. A entrevista completa pode ser acessada no site da EPTV: http://redeglobo.globo.com/sp/eptv/

14 REVISTA ROSA NEWS

•CLIPE DE MÁQUINA DO TEMPO ALCANÇA 1 MILHÃO DE VISUALIZAÇÕES NO YOUTUBE No último dia 5 de Fevereiro o vídeo clipe oficial da música “Máquina do Tempo” ultrapassou a marca de 1 milhão de visualizações. Durante a madrugada do dia 5, o clipe atingiu a tal marca já obtida por outros vídeos do canal oficial do Rosa de Saron no Youtube, como “Casino Boulevard” (1.203.684), “Rara Calma” (1.013.249) e “Folhas do Chão” (1.549.379). A canção faz parte do CD “O agora e o eterno”. Para a banda, “a letra nada mais é do que um poema de amor, simples e ao mesmo tempo intenso”. Guilherme de Sá compôs a canção em menos de duas horas, tempo recorde para ele. “É uma daquelas músicas para ser cantada de um amor para o outro, sem medo de errar”. •ROSA NEWS PROMOVE CAMPANHA ROSA DE SARON NO PRÊMIO MULTISHOW Depois da campanha para o Troféu Internet, a Rede Rosa News convida os fã-clubes e demais rosarianos a participarem da campanha de votação e divulgação do Rosa de Saron no Prêmio Multishow. As categorias são Melhor Cantor (Guilherme de Sá) Melhor Grupo, Melhor Show e Experimente/Descoberta do Ano (Rosa de Saron), além de Melhor Música (Latitude Longitude), Música-Chiclete (Metade de Mim). As votações tiveram início dia 28 de Janeiro e vão até a véspera da premiação. Para votar, basta acessar a página do Multishow na Web. Os internautas podem votar quantas vezes quiserem até o encerramento da votação. •DUBBOY PARTICIPA DE RODA DE CONVERSAS SOBRE MÚSICA ELETRÔNICA EM MARÍLIA O ‘Papo de Único’ do Projeto ‘Sacramix’ contou com a presença de ninguém mais que DubBoy, DJ do Rosa de saron. O evento aconteceu no Santuário Nossa Senhora da Glória em Marília-SP. Momento de música dança, além de conversas e debates fizeram o evento. Dubboy participa da ‘’Rave Cristã’’ em Curitiba. Aconteceu dia 25 e Janeiro em Curitiba, a 1ª Rave Cristã, na Capela São José, e que teve presença do DJ do Rosa, DuBboy. O evento, organizado pelo Grupo de retiros Renascer, também contou com shows com as bandas locais ‘’Rock in Cristo’’ e ‘’Marcas do Eterno’’. O evento também teve momentos de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento. Na ocasião, em Curitiba, DubBoy também concedeu uma entrevista ao programa ‘Sempre Mais Alto’’ da rádio Evangelizar AM, conhecida radio do Pe. Reginaldo Manzotti de Curitiba.


Fotos Divulgação

•FÃ CLUBE ROSA BH COMEMORA ANIVERSÁRIO DO ROGERIO FELTRIN. A comemoração antecipado do aniversario do Lerão aconteceu no dia 22/02 no show do Rosa em Belo Horizonte. A galera do Fc rosa BH prestou uma singela homenagem ao fundador da banda com direito a um bolo com uma decoração mega especial. No twiter Rogério agradeceu ao Fc pelo carinho.

•ROSA DE SARON FAZ COLETIVA DE IMPRENSA EM BELO HORIZONTE. No dia 22 de fevereiro a banda Rosa de Saron participou de uma coletiva de imprensa em Belo Horizonte. A banda falou sobre as expectativas de voltar a BH após a gravação do seu último trabalho o DVD “Latitude Longitude” gravado dia 05/04/2013 na capital mineira. Em entrevista a repórter Michelle Andrade da Revista rosa News, Eduardo faro disse que se pudesse gravaria um DVD por ano em Belo Horizonte. Vários meios de comunicação de BH E região estiveram presentes no mineirinho. A coletiva começou por volta das 21 horas.

REVISTA ROSA NEWS 15


Especial

discografia

Por Ruan Felicidade (@felicidade_ruan)

ANGÚSTIA SUPREMA O álbum “Angústia Suprema”, que já é o segundo CD da Banda, foi gravado no ano de 1997, tudo isso em apenas duas semanas: uma para gravação em estúdio e outra para as mixagens. O segundo trabalho da Banda trouxe algumas novidades: uma superprodução gráfica, até então inédita no meio católico, e a participação do produtor musical dinamarquês Daniel Stilling. O disco continha 10 faixas, é um trabalho conceitual no estilo Heavy Metal e traz em seu repertório verdadeiros clássicos como “Chance”, “Angústia Suprema”, “Tempo”, “Século I” e “Anjos das Ruas”. Outro destaque do CD foi o material gráfico, uma embalagem extra que se tornava um display, uma inédita superprodução tanto para os padrões católicos, como secular, mostrando que

o Rosa de Saron já sabia que na evangelização todos os detalhes são importantes. Em 1998, o grupo completou 10 anos de existência, e no mesmo ano ocorreu um show no Parque do Taquaral, em Campinas, onde foi realizado o primeiro festival de rock católico da história, além da presença do Rosa de Saron, estiveram Eterna, L.O.V.E e Cristoatividade. A partir de 1999, a banda passou a admitir outras vertentes do rock. Pouco tempo depois Marcelo Machado deixa o Rosa de Saron para continuar seu trabalho com o The Flanders, alegando estar difícil a conciliação dos compromissos com ambas além dos compromissos pessoais. Ainda, Eduardo Bortolato também deixou o grupo para se dedicar mais ao seu trabalho de música eletrônica, o Heavens Dance, fundado em 1995.

Em 1998, o grupo completou 10 anos de existência, e no mesmo ano ocorreu um show no Parque do Taquaral, em Campinas, onde foi realizado o primeiro festival de rock católico da história, além da presença do Rosa de Saron, estiveram Eterna, L.O.V.E e Cristoatividade.

16 REVISTA ROSA NEWS


E CONTINUANDO COM NOSSA VIAGEM PELA HISTÓRIA DISCOGRÁFICA DO ROSA DE SARON, NESTA EDIÇÃO FALAREMOS DE DOIS IMPORTANTÍSSIMOS ÁLBUNS, O “ANGÚSTIA SUPREMA” E O “DEPOIS DO INVERNO”, QUE VIERAM QUEBRANDO PARADIGMAS E FAZENDO O ROSA SER VISTO COM BONS OLHOS PELO CENÁRIO CATÓLICO BRASILEIRO.

DEPOIS DO INVERNO A virada do século e de milênio foi muito importante para o Rosa de Saron, com a saída de Marcelo Machado, o cargo de vocalista da banda ficou vago por pouco tempo. O grupo passou a contar com a voz marcante do até então vocalista Guilherme de Sá. Essa nova mudança trouxe um outro ar para o novo trabalho do Rosa, o terceiro trabalho trouxe 12 faixas, em suas canções a intimidade do grupo com Deus foi que falou mais alto. Todas as canções foram inspiradas e feitas em um momento muito particular na vida da banda, momentos que proporcionaram músicas lindíssimas que tocam fundo os corações dos que se propõem a mergulhar nesse trabalho. Depois do Inverno é mais que um disco, é uma biografia de um tempo de provação e reencon-

tro. Com a presença de Paulo Faganello nos teclados, numa linha Melodic Rock / Modern Hard Rock, esse trabalho escancarou as portas do cenário musical católico para o Rosa de Saron e músicas como Muitos Choram e Do alto da Pedra foram número 1 em várias rádios FM no interior do Brasil e nas várias cidades nas quais o Rosa se apresentou. Não perca! Na próxima edição falaremos sobre o quarto álbum da Banda, “Casa dos Espelhos” que trouxe inovações nas maneiras do Rosa de fazer música, e saiba como ocorreu uma mudança drástica de Rock para o Acústico com um CD que marcou história na carreira da Banda.

A voz marcante de Guilherme de Sá trouxe um outro ar para o novo trabalho do Rosa, o terceiro trabalho trouxe 12 faixas, em suas canções a intimidade do grupo com Deus foi que falou mais alto.

REVISTA ROSA NEWS 17


SHOW

aviva belô

AGITA A JUVENTUDE MINEIRA COM REPERTÓRIO DIVERSIFICADO

Fotos BH Eventos

Por Camila dos Anjos

Milhares de pessoas prestigiaram a 7° edição do Aviva Belô, evento que aconteceu no estádio do Mineirinho no último sábado (22), com início marcado pela celebração da santa missa presidida pelo padre Gilson de Oliveira. Vários shows abrilhantaram o evento, o primeiro foi o da cantora Jake que trouxe para capital mineira o axé e o clima de carnaval. Jake afirma que é uma emoção participar do Aviva Belô. Ela declarou que a juventude presente mostrou que Deus está em primeiro lugar e conseguiu perceber que a platéia estava demonstrando a alegria de ser um jovem que segue a religião cristã. Jake acredita que o público mineiro tem uma energia diferente: “O mineiro é um público animado e a serviço do evangelho.” A cantora diz também que o contato com os fãs é muito importante e a internet tem um papel fundamental em sua carreira, através das redes sociais, Twitter e Facebook ela divulga vídeos, notícias de sua carreira e mensagens de fé para os seus seguidores. O Tribo Maranata subiu ao palco com seu repertório recheado de músicas de axé, que animaram o público presente. E em seguida o cantor Eros Biondini deu continuação ao evento, com um show emocionante, apresentando e cantando as músicas do seu 10º cd

18 REVISTA ROSA NEWS

“Marcas de amor” e a banda Ministério Adoração e Vida, também emocionou a platéia com suas músicas de adoração. Para finalizar o evento a banda Rosa de Saron trouxe a turnê Latitude e Longitude. Eles cantaram músicas antigas e novas que animaram o público presente. A banda declara que tocar em Belo Horizonte é como tocar em casa, pois quando eles estão aqui recebem um enorme carinho dos mineiros. Luana Márcia é fã da banda Rosa de Saron há cinco anos. Ela afirma que o diferencial da banda é que eles tocam Rock ‘n’ Roll, mas trazem em suas canções a palavra de Deus e seus ensinamentos. Luana declarou que o momento mais emocionante do evento foi à adoração ao santíssimo que aconteceu no final do show do Rosa de Saron: “Nesse momento me entreguei de corpo e alma”. O Aviva Belô é um evento solidário, toda renda do evento é doada para a instituição Novo Israel situada em Vespasiano que tem como missão abrigar menores. O fundador da obra é o Padre Gilson que ressalta a importância do evento para ajudar a suprir as necessidades materiais e transmitir amor aos menores. Disponível em: www.bheventos.com.br/cobertura


REVISTA ROSA NEWS 19


@ROSADESARON

Rosa no twitter Ano novo, espírito novo, bora fazer algo bom para as pessoas o resto é discurso de neguinho perdido falando frase feita! Deus é tudo! (Eduardo Faro @eduardofaro)

Num rolé pela cidade vejo os bares cheios, galera curtindo roda de samba, férias para sertanejo? Ô Brasil quando teremos rockNroll com esse ibope? (Dj-Vj Du Bboy @Vjdu)

Realização pessoal não precisa significar realização individual (Rogerio Feltrin @RogerioFeltrin)

20 REVISTA ROSA NEWS

Internet dá a sensação de um certo poder a algumas pessoas, pensem bem antes de usá-lo! RockforGODrulez!! (Dj-Vj Du Bboy @Vjdu)


REVISTA ROSA NEWS 21


MINHA BANDA E O ROSA

BANDA OLHOS ETERNOS Um espaço exclusivo dedicado a todas as bandas que fazem um som do Rosa A banda Olhos Eternos nasceu na cidade de Franca - SP com vocalista e guitarrista Diego Campos, que já aos 12 anos de idade escreveu suas primeiras canções como “Silêncio” e “Deus está dentro de você”. Odinei Cesar logo foi chamado para assumir o comando do baixo na banda. Após algumas mudanças, Adriano Leite entrou na bateria e Claudiney Galeti na guitarra, sendo essa a formação atual da banda. No ano de 2011, através de uma indicação, Diego chegou até o produtor Ricardo Domingues (Rosa de Saron, The Flanders, Nevada, Sopro Vital e Elizeu Cruz) que abraçou a ideia do CD e começou a produzi-lo. Após quase

22 REVISTA ROSA NEWS

dois anos de produção e gravação, foi lançado o álbum Parresia, que marca fortemente a caminhada da banda Olhos Eternos. O nome do álbum nos leva a ter ousadia e coragem de dizer a verdade ao mundo através da força do Espírito Santo - “Conhecereis a verdade e ela vos libertará’’ - João 8, 32”. O álbum já é reconhecido por ter guitarras pesadas, refrões fortes e letras marcantes. Parresia é uma proposta ousada de transmitir a mensagem de esperança e fé para o mundo. O intuito de cada palavra em cada canção é marcar os corações e fazer um impacto na vida da pessoa, para que ela possa buscar o verdadeiro amor que é Deus.


Fotos Banda Olhos Eternos

Release Adriano Nasci e fui criado na cidade de Franca - SP. Sou o segundo filho de nove irmãos e desde criança fui catequizado na doutrina católica. Aos sete anos de idade ganhei minha primeira bateria e nunca mais parei de tocar. Aos quatorze anos ingressei no Caminho Neocatecumenal e aos quinze fiz minha primeira experiência com Deus através de um retiro do grupo de jovens Hacoré (Hallel). Já com dezesseis anos comecei a tocar na Comunidade Cenáculo, no qual permaneci por cinco anos. Paralelamente a isso, iniciei um grupo de jovens chamado Jardim de Maria, que hoje faz parte da Casa do Jovem. Já fiz aula com grandes nomes da música brasileira que foram verdadeiros mestres para mim. Foram eles: Nelson (Mestre dos bateristas francanos), Cizinho, Tales Wesley e Aquiles Priester. Também sou formado em música pela EMIM e Projeto Guri. Passei por algumas bandas de rock antes de entrar para a Olhos Eternos. No ano de 2011 entrei para a banda, realizando mais um sonho meu, que era evangelizar através de uma banda de rock. Gravei o CD Parresia que foi uma experiência singular para mim, tanto no lado espiritual como profissional. Levo como lema pra minha vida: ‘’Se sou fiel no pouco, Ele me confiará mais’‘.

Release Galeti Nasci na cidade de Pedregulho, interior de São Paulo. Morei em um sítio com minha família até a adolescência e decidi mudar para Franca para estudar e trabalhar. Fui convidado a participar de um grupo de oração e, através de uma música, descobri a intimidade com Deus. Então me converti e comecei a servir. Aprendi a tocar violão e logo me identifiquei com a guitarra. No decorrer de aproximados três anos, dediquei-me para que outras pessoas pudessem ter a experiência que eu havia tido de conhecer e sentir o amor de Deus. Aconteceu que durante a prática de um esporte rompi o ligamento do dedo anelar da mão esquerda e em consequência de procedimentos médicos errados, a cicatrização ficou comprometida, levando-me à perda definitiva deste ligamento. Passei por um período difícil de depressão, pois as chances de voltar a tocar guitarra com agilidade e precisão eram mínimas e estavam reduzidas a uma cirurgia que poderia dar ou não dar certo - “O que é impossível à natureza, é possível à graça de Deus”. Desta forma, surpreendi os diagnósticos e voltei a tocar ainda com mais fé. Posteriormente, tocando em um encontro, conheci os integrantes da banda Olhos Eternos e fui chamado a participar. Identifiquei-me com o estilo e o intuito propostos por eles e juntos acreditamos e nos empenhamos para desenvolver algo que fizesse a diferença e aproximasse mais o ser humano de Deus. O canal escolhido foi a música, o mesmo caminho que todos os integrantes da banda percorreram, e com a graça e a misericórdia divina, concluímos esta obra abençoada que é nosso primeiro álbum chamado Parresia, que acredito que será instrumento de evangelização, conversão e cura para muitos corações. Paz e Rock!

REVISTA ROSA NEWS 23


Release Diego Ouvindo desde pequeno bandas gringas como: Queen, Pearl Jam e Nirvana, eu ficava vidrado quando via alguém tocando violão e guitarra. Aos dez anos de idade recebi o convite de uma prima para ir a um evento chamado Hallel, aqui na cidade de Franca - SP. Chegando lá, em um sol das três horas da tarde de um domingo, fiquei impressionado com tantas bandas tocando ao mesmo tempo e cantando músicas para Deus. Aquilo marcou o inicio do meu sonho. Chegando em casa fui correndo até minha mãe para pedir um violão, mas ela não aderiu á ideia. Um dia, então, fui à casa da minha madrinha (mãe da minha prima que me levou no Hallel) e ela tinha um violão que não usaria mais. Pedi logo emprestado e fui embora para minha casa, alegre com ele nas costas! Sem professor, me virei para aprender a tocar violão. Depois de um ano já havia começado a tocar na Igreja perto de casa, nas missas e nos grupos de orações. Comecei a sentir que não bastava só tocar, queria cantar as canções que Deus colocava em meu coração. A partir dos meus doze anos comecei a compor as primeiras músicas como “Silêncio” e “Deus está dentro de você” e percebi que precisava expressar para outras pessoas o que Deus já vinha colocando em meu coração. Em seguida, foram surgindo outras canções e, com o passar do tempo, amadureci a ideia e chamei alguns amigos para juntos formarmos uma banda. Com isso nasceu ali um grande projeto de Deus chamado ‘’Olhos Eternos’’.

24 REVISTA ROSA NEWS

Release Odinei Nasci e moro na cidade de Franca - SP. Desde pequeno meus pais me ensinaram a doutrina da Igreja Católica e tendo a maioria dos membros da minha família músicos, comigo não poderia ser diferente. Aos treze anos aprendi a tocar violão e comecei a tocar nas missas da minha paróquia e no grupo de jovens “Força Jovem”. Atualmente sou músico e membro da comunidade “Cenáculo Imaculado Coração de Maria”, onde estou em constante aprendizado. Sempre sonhei em tocar em uma banda de rock. Fui convidado então pelo vocalista Diego para ser baixista da banda Olhos Eternos. Sempre acreditei no trabalho da banda, que é levar Deus através de simples músicas. Finalizamos então nosso primeiro trabalho intitulado Parresia com muita luta e perseverança. Deus foi muito além do que imaginávamos. Fiquei muito surpreso e alegre com a produção do CD, que ficou excelente! Podese dizer que não é apenas um álbum gravado, mas sim algo que deixamos Deus fazer em nós. Paz e Rock!


Fotos Banda Olhos Eternos

OLHOS ETERNOS E ROSA DE SARON A banda Olhos Eternos nasceu por única e exclusiva missão de levar a palavra de Deus através da música até os confins da Terra. Nos seus sete anos de existência, sendo três com a formação atual, a banda sempre teve o Rock como referencia e, claro que como toda banda nova, nos inspirávamos em outras já em atividade como Ceremonya, Oficina G3 e é claro o Rosa de Saron. No começo tocávamos músicas covers deles e que logo se misturaram com as de nossa autoria. Entramos em estúdio depois de um tempo e focamos em músicas proprias. Tivemos o prazer de gravar com o grande produtor Ricardo Domingues que produz dentre outras bandas, o Rosa de Saron. Logo, através dele, conseguimos a participação do Guilherme de Sá na música ‘’Não estou só’’, no qual damos nossa sincera gratidão. Vemos hoje o Rosa de Saron não só como exemplo, mais que isso, parceiros na evangelização. Prova disso é do evento que vamos estar juntos em Maio no Rio de Janeiro. Temos o mesmo alvo e juntos podemos ir mais além. Valeu Rosa de Saron e Rosa News! Tamu junto! Paz e Rock!

Contato www.olhoseternos.com www.lojaolhoseternos.com.br contato@olhoseternos.com Facebook - Olhos Eternos Twitter - Olhos_Eternos Youtube - Olhos Eternos Telefones (16) 9 9292 -0042 / 3026-7896

Todas as bandas que curtem e tocam Rosa de Saron podem divulgar seus trabalhos na revista, mande um email para: contatorevistarosanews@gmail.com

REVISTA ROSA NEWS 25


HOMENAGEM LELO

E MAIS HISTÓRIAS PARA TOCAR Por Raylla Aquino

Era uma vez, num certo dia do ano de 1972, mais precisamente, no dia 25 de fevereiro, um abençoado menino veio ao mundo. O menino que encontrou o seu dom, na música. Até que, de um dia até hoje, esse menino se tornou o fundador e baixista da melhor banda religiosa do País - E do mundo, segundo os fãs. E esse autêntico menino tem nome, que se chama: Rogério Feltrin. Lerão, para os mais íntimos! Mais uma primavera completando, Rogério continua nos trazendo mensagens maravilhosas. Ao longo da sua trajetória musical, tem com suas composições o objetivo de levar fé, amor e, sobretudo, esperanças para os jovens. Um cara que é a simpatia em pessoa (você que já foi ao show do Rosa e teve a oportunidade de ir ao camarim da banda para “trocar uma ideia” com eles, principalmente com o Lerão, sabe do que estou querendo dizer). Ele sabe cativar muito as pessoas, os seus fãs. Enfim, depois desta linda história, nós fãs da banda e do Lerão, desejamos tudo de bom, muito amor, dedicação, felicidades e saúde para continuar transformando vidas, por meio das lindas canções. E o mais importante: Que a presença de Deus continue firme em sua vida e no seu trabalho. Apesar de ser uma pequena homenagem, é um grande sentimento e admiração que existe por trás desta.

26 REVISTA ROSA NEWS


REVISTA ROSA NEWS 27


ROSA DE SARON

INCENTIVA BANDAS INDEPENDENTES Foto Banda Rosa de Saron

Por Milena Andrade

Com inicio independente, a Banda Rosa de Saron completou vinte e cinco anos de carreira em 2013 e durante essa trajetória foram treze prêmios conquistados no Troféu Louvemos o Senhor e duas indicações ao Latin Grammy Awards. O baixista e compositor da banda, Rogério Feltrin explica que em 1988, quando a Rosa de Saron surgiu em Campinas-SP dentro do movimento da Renovação Carismática da Igreja Católica, não havia tantos recursos e tecnologias disponíveis para aqueles que trilhavam no caminho independente. Foi a partir de um consórcio realizado nos estúdios da atual gravadora Codimuc que o primeiro álbum “Diante da Cruz”, um disco de vinil, foi lançado. “Na época não existia ainda a gravadora Codimuc, mas já existia o estúdio. Lançamos em vinil de forma independente e quando a Codimuc foi criada, o relançamos”, relata Rogério. O álbum foi uma revolução no universo da música católica. Mesmo de forma independente, a Rosa de Saron atraiu grandes públicos em festivais e shows pelo Brasil. O baixista revela que o ideal de fazer algo por amor deve ser a maior motivação para aqueles que estão começando agora. “Se você faz o que gosta, é mais fácil. É preciso pensar na satisfação de fazer aquilo, na sua motivação e pelo ideal da evangelização. Isso torna o projeto possível, independente do resultado. É complicado, precisa de insistência”, ressalta ele. Rogério ainda afirma que atualmente as bandas que não possuem um contrato têm a vantagem do

28 REVISTA ROSA NEWS

avanço das tecnologias. “Hoje, com a tecnologia você consegue ter um home estúdio, com um computador e software bom. A gente não tinha força para fazer um trabalho independente, precisávamos de uma parceria”, declarou. Porém, é necessário saber utilizar as redes sociais e a internet como meio de divulgação e produção do material. “As bandas não devem se preocupar só com a gravação, composição. Isso tudo precisa estar aliado à internet, com a divulgação das músicas nas redes sociais, por exemplo,”, observa o baixista. Duas décadas depois do lançamento do primeiro CD, a banda Rosa de Saron está em seu 12º álbum e já realizaram parcerias com gravadoras tais como Codimuc e Som Livre. O resultado foi a conquista de fãs de todos os estilos musicais e o reconhecimento através de prêmios. O Troféu Louvemos o Senhor faz parte da história da banda, que é a mais premiada ao longo de todas as edições com treze estatuetas. Durante a 5ª edição receberam os prêmios de Melhor Banda do Ano e Melhor Álbum Rock, com o CD “O agora e o eterno”. Rogério afirma que receber o prêmio é uma forma de valorizar o trabalho da banda e toda a equipe envolvida. “Às vezes você está cansado do dia a dia, da rotina e a premiação é um incentivo. Além disso, é uma forma de divulgação da banda. As pessoas compartilham, repercute na mídia, a imprensa cobre”, finalizou o baixista. Disponível em: www.trofeulouvemos.com.br


REVISTA ROSA NEWS 29


FÃ CLUBE

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE

No mês de Janeiro, o Fã Clube Rosa de Saron Ceará criou uma campanha para doação de sangue em Fortaleza, através do projeto chamado Sentinelas do Amor de Deus. Acho que faltam palavras para descrever tamanha beleza do que foi feito por eles. As fotos foram cedidas pela Nathy França uma das presidentas do Fã Clube.

30 REVISTA ROSA NEWS

“A ideia surgiu de um desejo antigo de alguns membros de se cadastrarem como doadores. Esse desejo foi aumentado pelo sentimento que absorvemos das músicas do Rosa”, disse Lohana Gomes, uma das presidentas do Fã Clube.


REVISTA ROSA NEWS 31


CONVERTIDOS PELA DOR! Por Leandro Pedrosa (@lospedrosas)

“Quem não vem pelo amor, vêm pela dor”. Quantas vezes já lemos ou escutamos essa frase? O amor de Deus é incondicional, porém muitas vezes só tomamos conhecimento dele quando uma dor fulminante transpassa nosso coração. Muitos são os motivos para isso, separação, drogas, perdas de pessoas ou de bens e outras inúmeras causas. Temos na igreja testemunhos de conversão pela dor que nos dão a certeza de que se Deus estivesse em primeiro plano na vida dessas pessoas, nada disso teria acontecido. A palavra de Deus nos ensina a cada instante, que podemos alcançar sua misericórdia, e que para isso só nos basta o arrependimento verdadeiro. No livro de Isaias, isso fica bem claro para todos nós, “Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele, torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar” (Is. 55:7). As consequências do pecado, como o arrependimento, assim como as dores da perda, também é um dos motivos que levam as pessoas para a igreja. Na tentativa de se redimir e encontrar a paz de espírito, a busca pela salvação se torna um elo importante na caminhada da religião. Levando uma vida baseada nos ensinamentos divinos, nos tornamos mais confiantes em nossas ações e menos propícios aos deslizes e descontroles. Na vida conjunta com o Espírito Santo os momentos de dor podem ser amenizados, pois nos sentimos sustentados, preenchidos pela graça. Sabemos que ao passar por um momento difícil, o Senhor será um caminho certo. Não existe mal algum em procurar Deus na dor, pois ele quer e vai te abençoar para que o seu testemunho leve mais e mais pessoas ao amor dele. Que as igrejas fiquem repletas dos arrependidos e dos desesperados, pois a esses, Deus preparou uma porção maior de seu amor.

32 REVISTA ROSA NEWS


PLAQUINHAS ROSA DE SARON

REVISTA ROSA NEWS 33


PIONEIRA NA INTERNET

CONECTADOS

Banda Rosa de Saron comemora bons resultados junto ao público

Foto Rafael Duarte

Campinas, 28 de janeiro de 2013 - A internet facilitou o acesso à informação e o dia a dia de muita gente. Isso é fácil de perceber por meio dos milhares de sites disponíveis com os mais variados tipos de conteúdo. Porém, as mídias sociais já caíram no gosto do brasileiro há algum tempo e têm se tornado uma ferramenta importante para quem quer ser visto, seja uma empresa ou pessoa. A Revista Forbes publicou um artigo em setembro de 2013 onde analisa o cenário das mídias sociais no Brasil. Afinal, 79% dos internautas brasileiros estão presentes nas mídias sociais, sendo o segundo país em maior número de usuários do Facebook, atrás apenas dos Estados Unidos. São 65 milhões de brasileiros na rede de Mark Zuckerberg, 41,2 milhões de brasileiros no Twitter e também somos o segundo mercado do Youtube. Nesse contexto, destaca-se a trajetória da Banda Rosa de Saron, uma das mais importantes bandas do cenário cristão nacional. “A gente sempre foi muito conectado. Nosso site existe desde a década de 90, quando o acesso das pessoas a esse tipo de veículo não era tão simples. Sempre fomos muito antenados com as novidades que apareciam na internet, então conforme o surgimento de novas plataformas, nós fomos aderindo. Nosso canal no Youtube, por exemplo, tem seis anos, mas já postávamos em outros canais antes disso”, conta Rogério Feltrin, baixista e fundador da Banda. Para o guitarrista Eduardo Faro, a internet democratizou a música. “Antes da internet, para qualquer artista ter algum tipo de projeção ele precisaria estar em uma grande gravadora. Hoje, qualquer pessoa pode gravar um vídeo cantando uma música, utilizando uma simples webcam e colocar no Facebook ou Youtube. Se as pessoas gos-

34 REVISTA ROSA NEWS

tarem e começarem a compartilhar, o reconhecimento é certo”, conta. Com 25 anos de estrada e 12 discos lançados, o Rosa de Saron possui mais de 150 mil acessos/ mês no site oficial, 1,3 milhões de fãs no Facebook, mais de 193 mil seguidores no Twitter e mais de 13 milhões de views em seu canal do Youtube. Também alcança o topo do ranking das bandas de rock nacional mais tocadas nos sites Sonora e Vagalume. Números expressivos que se justificam pelo trabalho próximo aos fãs. “Em nosso caso, as redes sociais são mais procuradas pelos fãs do que o próprio site oficial. Não é possível estar fora delas porque o internauta, de modo geral, elegeu esse tipo de mídia quando quer conhecer melhor o trabalho de alguém. Já é algo cultural”, conta Feltrin. O sucesso da Banda nas redes sociais deve-se à constante preocupação dos integrantes em manter suas páginas atualizadas, disponibilizando conteúdo, fazendo promoções e estimulando a participação do público. Para Feltrin, a receita é simples. “O segredo de nosso sucesso na internet está na importância que damos para essa ferramenta. Cuidamos pessoalmente de nosso site e redes sociais, isso proporciona uma aproximação com o público que sente a verdade em tudo que compartilhamos”, finaliza. Sobre: Formada por Guilherme de Sá (voz), Eduardo Faro (guitarra), Rogério Feltrin (baixo) e Grevão (bateria), a banda Rosa de Saron surgiu em 1988 na cidade de Campinas-SP, dentro do movimento de Renovação Carismática da Igreja Católica.

Informações à Imprensa: Kamilla Barboza - (12) 9 8866.6486 imprensa@rosadesaron.com.br


REVISTA ROSA NEWS 35


TESTEMUNHO DE FÃ

Foto Arquivo Pessoal

AURORA, FÉ E MILAGRE

36 REVISTA ROSA NEWS


Meu nome é Natalia de Souza Donato, tenho 18 anos e sou fã do Rosa de Saron desde 2009 e desde então nunca tive oportunidade de ver a banda pessoalmente, mas em abril de 2013 tive a grande surpresa, teria um show onde o Rosa gravaria um DVD aqui em BH e eu poderia ir a esse show. Passei um mês inteiro planejando como seria com um amigo meu que também iria a esse show, um dos melhores dias da minha vida seria dia 05 de abril de 2013. E esse dia chegou, estava chovendo muito, mas nada até então me impedia de ir ao show. Então eu mais três amigos entramos em um carro colocamos o cd “O Agora e o Eterno” para escutarmos até o local do show e foram horas e horas até chegar ao Chevrolet Hall, nos perdemos no caminho, mais nada tirava a empolgação para a tão esperada hora. Muitas pessoas na vila e lá estávamos nós com blusas, papéis e com a voz afinada para cantarmos todas às musicas... Estava tudo perfeito, o show foi perfeito, e o dia foi perfeito. O show acabou 02h45min da manhã do dia 06 de abril de 2013, tomamos refrigerantes e entramos no carro. Não poderíamos imaginar que logo mais aconteceria uma coisa em nossas vidas, eu estava vestida com duas blusas da Banda, com pulseiras e com um celular na mão. No caminho de volta para casa escutamos a musica “Aurora”, porque eu e os meninos iríamos gravar no outro dia o cover dessa mesma musica. Ainda estava meio nublado o tempo. As 04h55 da manhã houve um grave acidente com o carro em que nós estávamos, o motorista cochilou no volante e o carro bateu na mureta de proteção da rodovia fazendo assim o carro capotar, eu e um amigo fomos ejetados do carro nesse momento, o carro rodou na pista e parou metros depois e no momento desse acidente estava tocando a musica “Aurora” e a musica simplesmente continuou a tocar. Graças a Deus no momento em que eu fui ejetada desse carro do outro lado da rodovia estava passando um bombeiro, foi o primeiro a me dar os primeiros socorros. Estava já desacordada e esse bombeiro ficou surpreso ao ver a blusa que eu estava usando (era uma blusa do Rosa de Saron), essa blusa não estava rasgada e muito menos manchada de sangue ao contrario das outras em que estava em meu corpo. O bombeiro então tirou cuidadosamente essa blusa e guardou para entregar a minha família logo depois de informar meu acidente. Eu dei entrada ao Hospital as 05h10 da manhã e fui direto a sala de cirurgias estava com

fraturas expostas e perdendo muito sangue. Eu fiquei duas semanas em coma e quando eu acordei não lembrava de nada, nem muito menos das pessoas, eu estava traqueostomizada (eu não podia falar), com um olho tampado (pois o vidro cortou a parte debaixo dos meus cílios e estava com pontos). Meus amigos sabem que eu adoro a banda e no momento em que iriam me visitar ficavam cantando para mim. Aquelas palavras da musica Aurora me ajudou a sair de uma depressão em que eu estava e me recuperar aos poucos, quando eu fui ao quarto médicos conversavam com a minha mãe e uma dessas conversas eu escutei “Sua filha até o momento está paraplégica”, escutar aquilo foi completamente difícil para mim. Quando eu melhorei das condições iniciais e já estava podendo falar eu recebi no hospital a blusa em que eu estava usando, e tocando a blusa da banda eu me lembrei de tudo e não acreditei quando vi o estado da blusa, sem nada, simplesmente linda assim como a comprei naquele dia, no hospital havia enfermeiros que gostavam da banda também e no tempo em que eu estava no hospital colocavam musicas da banda para eu ouvir e ficar mais calma. Dias antes de eu receber alta eu já estava bem melhor e ficava cantando musicas da banda para outros pacientes e assim como eu todo mundo se sentia bem, quando tive alta fiz questão de sair com a blusa em que eu estava na hora do acidente. Hoje faz cinco meses que tive alta, mas ainda não estou andando. Eu quebrei meu maxilar em dois lugares e hoje uso placas no lugar de ossos para reconstituir meu rosto novamente, desloquei minha coluna e hoje uso dois pinos segurando nos ossos para que eu consiga sair da cama sem perigo nenhum, comprimi metade da minha medula e isso me levou há ficar um tempo sem andar (ficarei internada em hospital de reabilitação por dois anos para me recuperar e poder andar), tive meus dois pulmões fechados e passei um mês respirando e viva por aparelhos e hoje tenho dificuldades para respirar ou fazer algum tipo de exercício que me deixe muito cansada, fiquei três semanas sem poder ver, pois meus olhos estavam com pontos por causa de cortes. Posso dizer que minha vida é um milagre e que as musicas da banda me ajudaram a me recuperar, me ajudaram a ver o mundo de uma outra forma, me deixou mais perto de Deus, e graça a essas mesmas musicas eu fazia e faço minhas orações até hoje para que eu possa me recuperar.

REVISTA ROSA NEWS 37


Rogério Feltrin

nasceu em Campinas/SP, em 25 de fevereiro de 1972. É formado em Publicidade e Propaganda pela PUC, casado com Renata e pai de Mariana e Carolina. Aos 11 anos, quando ingressou na fanfarra do colégio Salesiano, começou a aprender seus primeiros acordes de violão e, aos 13, montou uma banda de rock no colégio onde passou a tocar baixo. A partir de então, não tinha mais jeito! Rogério descobriu o que realmente iria amar fazer: música! Teve seus primeiros contatos com o palco através de festivais e festas. Em 1987 viveu sua primeira experiência real com Deus, por meio de um encontro de oração realizado por um grupo da Renovação Carismática Católica de Campinas. Foi participando de grupos de oração, animados naquela época apenas por violões, que surgiu em seu coração a ideia de montar uma banda com bateria, guitarra, baixo e teclado para tornar os grupos e encontros mais atraentes e interessantes aos jovens. Dessa ideia, em 1988, fundou a banda Rosa de Saron. Além de baixista, Rogério Feltrin é compositor, gerencia os conteúdos de Internet, a área de comunicação, além de ser o responsável pelo material de merchandising do Rosa de Saron. Em 2008, publicou o seu primeiro livro, “Rock, Fé e Poesia”, onde em pouco mais de duzentas páginas - em uma linguagem simples, porém envolvente - narra os 20 anos da banda Rosa de Saron desde a formação até a gravação do DVD Rosa de Saron Acústico e Ao Vivo. Como fundador, acalenta o sonho de envelhecer tocando no Rosa e dar sua contribuição para que esse trabalho cresça e se aprimore a cada dia, proporcionando às pessoas, SEMPRE, uma mensagem verdadeira e transformadora de fé, amor e esperança.

38 REVISTA ROSA NEWS


Foto Thalys Guimarães - Flickr talz_z

BATE-PAPO

ROGÉRIO FELTRIN Por Fã Clube Amor Rosariano

REVISTA ROSA NEWS 39


Foto Giancarlos Martins

COMO É O ROGÉRIO FELTRIN FORA DOS PALCOS? Considero-me um cara bem comum, sem nenhum hábito excêntrico, caseiro, gosto de ver filmes, internet, ouvir música, reunir com os amigos para conversar e jantar. Adoro também estar junto de meus pais, meu irmão, enfim, coisas normais. COMO VOCÊ CONHECEU A RENATA? A Renata é de Belem-Pa, ela tinha acabado de se mudar para Cachoeira Paulista -SP para assumir o dep. de marketing da Codimuc (nossa primeira gravadora). Fui para Cachoeira para participar da festa de inauguração do novo prédio deles e a conheci nesse dia COMO NASCEU SUA PAIXÃO PELA MÚSICA? Gosto de música desde criança comecei a ter meus discos (sem ser de historinha ou musica infantil) aos seis anos aproximadamente. Aos 12 comecei a aprender violão e tocar trompete na fanfarra do colégio. Aos 13 toquei baixo pela primeira vez, numa banda que montamos para participar de um festival do colégio.

DEIXE SEU RECADO PARA TODOS OS SEUS FÃS.

O recado é sempre o mesmo e não teria como ser diferente: Muito obrigado! Sentimos-nos verdadeiramente apoiados por vocês, nas mensagens enviadas, nas orações, na presença tão participativa nos shows, em todos os sentidos vocês sempre se envolvem de coração, é bom saber que se tem com quem contar. Deus abençoe vocês!

40 REVISTA ROSA NEWS

SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA É GRADUAÇÃO EM “PUBLICIDADE E PROPAGANDA” O QUE TE LEVOU A SE TORNAR UM BAIXISTA PROFISSIONAL? Sou um baixista amador numa banda que se profissionalizou, nunca pensei “vou me preparar para ser músico profissional”, a vida conduziu a isso e é claro que houve momentos chave onde fiz escolhas que me levaram a isso. Renunciei a muitas oportunidades e possibilidades para poder tocar no Rosa. É impossível prever onde essas


escolhas me levariam, mas também era impossível prever que as escolhas que fiz me trouxessem ate aqui. Por fim, sempre entrego nas mãos de Deus e confio que Ele me inspirou a fazer as escolhas certas, dentro da vontade Dele. QUANDO DISSE AOS SEUS FAMILIARES QUE IRIA MONTAR UMA BANDA, COMO FOI A REAÇÃO DELES? Eles achavam legal, porque eu era muito jovem e viam nisso uma forma de eu me ocupar dentro de um caminho saudável, tipo era um bom robby, com pessoas de bem, etc. O susto maior foi em 2006, quando eu decidi me dedicar exclusivamente à banda, todos ficaram preocupados, me aconselharam a não fazer isso e tal, sempre respeitando minha decisão, é importante frisar isso, mas apreensivos sim. Tenho que fazer justiça à Renata, ela foi crucial nesse momento, pois me incentivou muito a tomar essa decisão. Já éramos casados, eu estava inseguro e ela disse que era isso q eu deveria fazer. Sem esse apoio possivelmente eu exitaria QUAIS SÃO OS SEUS PLANOS PARA O FUTURO? VOCÊ PRETENDE FICAR MUITO TEMPO NA BANDA? Se depender da minha vontade sim. Eu amo a Deus, amo a música e eu consigo viver esses dois amores dentro do Rosa de Saron. Eu tenho noção que isso é um privilégio e me sinto muito grato por isso. Mas a vida da muitas voltas e embora seja importante fazer planos, ter objetivos, também precisamos ter o desprendimento para que, caso seja a vontade de Deus, abrir mão dos planos atuais e partir para outros. Aprendi que Deus revela sua vontade aos poucos, é preciso dar um passo para que ele te revele o segundo e assim por diante. ESSE ANO A BANDA COMPLETARÁ 26 DE CARREIRA, NESSE TEMPO QUAL FOI O MOMENTO QUE MAIS TE MARCOU? São milhares, cada cidade, cada apresentação tem sempre sua história, às vezes a gente fica c/ os olhos todos cheio de lágrimas só de ouvir uma historia contada por alguém no camarim. Um dia um padre chorou ao contar o testemunho dele com relação a nossa música, isso mexe muito porque como católico você sempre tem aquela imagem meio que sagrada de um padre, como aquele pra quem você pede uma benção e aí ele foi abençoado por algo que você disse, sei lá, da um curto nos neurônios que te derruba. Mas acho que a gravação dos três DVDs foram marcantes demais para mim, porque é uma mistura de nervosismo, preocupação, alegria, emoção. Todas as três foram especiais. Eu sinto que as pessoas que estiveram lá também compartilham desse mesmo sentimento que eu CITE QUAL A MÚSICA DE TODO O REPERTÓRIO QUE JÁ FOI GRAVADO QUE VOCÊ MAIS SE IDENTIFICA? Tenho um carinho especial por todas as canções, isso não é demagogia, me sinto íntimo de todas, pois

cada uma delas foram ouvidas centenas de vezes. Também tem música que fala mais com você em uma determinada época do que outra. No momento Versos tem falado muito comigo, muito mesmo. Mas se for pra eleger uma, acho q Monte Inverno me emociona sempre. O LIVRO: ROCK, FÉ & POESIA FOI ESCRITO POR VOCÊ, O MESMO É TIDO COMO UM MANUAL PARA OS ROSARIANOS. A IDEIA DE ESCREVÊ-LO PARTIU DE VOCÊ? SE SIM, EM QUAL MOMENTO SE PERCEBEU A NECESSIDADE DE ESCREVER UMA BIOGRAFIA QUE CONTASSE A HISTÓRIA DA BANDA E COMO AS CANÇÕES FORAM COMPOSTAS? Existe uma contradição em mim, se por um lado eu não gosto de comentar sobre as histórias por trás das músicas, porque acho sensacional o fato de cada pessoa ter sua própria leitura, visão da música, criar sua própria história com ela, por outro lado, sempre foi gratificante ver o deslumbramento que a pessoa tem ao conhecer a história, a inspiração, a motivação por trás de cada canção. Então, há muito tempo eu acalentava o sonho de escrever sobre isso, mas nunca iniciava o projeto. Quando a banda ia completar 20 anos, eu entendi isso como uma oportunidade e que se eu deixasse passar perderia o tempo certo das coisas. Então comuniquei a banda sobre o projeto, meti a cara no computador, reuni material e saiu. O QUE VOCÊ ACHA DE APOIAR BANDAS INDEPENDENTES? Acho uma ideia super legal porque tem muita coisa boa escondida por aí. Infelizmente não fazemos isso de forma organizada, estruturada, porque hoje nossas atividades consomem todo nosso tempo e energia, muitos projetos que sonhamos às vezes ficam engavetados porque outras prioridades da missão tomam conta da gente, mas aos poucos as coisas vão saindo. EXISTE ALGUMA PESSOA QUE TE INSPIRA NO SENTIDO PROFISSIONAL OU PESSOAL PELO SEU EXEMPLO DE VIDA? Tenho admiração por muita gente que marcou a história e ajudou a muda-la, como Nelson Mandela, Martin Luter King, etc. Gosto de destacar de modo especial João Paulo II porque, pode parecer uma referência obvia pelo fato de eu ser católico e ele o Papa da minha geração, mas acredito que mesmo se eu não fosse católico eu o admiraria, por seu papel de articulador da paz. João Paulo II viveu seu pontificado num momento histórico muito particular, de muitas mudanças e soube exercer influência para além da Igreja. Na música, embora não figure entre minhas bandas preferidas eu admiro muito o U2 por toda noção de responsabilidade que eles sobre a importância q sua arte exerce sobre a pessoa e por canalizarem isso para criação de consciência e ações humanitárias. Dentro da música cristã tenho muitos amigos que poderia citar, mas não posso deixar de mencionar o Martin Valverde.

REVISTA ROSA NEWS 41


Revista Rosa News - Edição 0.6  

Rosa News é uma publicação 100% produzida pelos fãs da banda Rosa de Saron, sem interferência ou participação direta da banda, contando apen...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you