Page 1

2016 #

5

Toque-Toque Pequeno | Paúba | Maresias | Boiçucanga | Cambury | Baleia | Barra do Sahy | Juquehy | Barra do Una | Juréia

Surf A bola da vez

Garota

Praias Mel

Cultura Caiçara Pesca Artesanal

Vidas

Salvas

Anjos do Mar

e mais!

Mapas das Praias | Hospedagens Bares e Restaurantes | Serviços


Av. Francisco Loup, 1166 I Maresias I tel 12 3865 6866 I allkone.com.br I @allkone_


rand Por J. G Campeonatos de surf sempre tiveram seus altos e baixos. Porém com o “efeito Medina”, importantes eventos nacionais e internacionais voltaram com tudo no cenário do surf brasileiro.

Samuel Pupo e Alemão de Maresias

Fotos: J. Grand

010


Samuel Pupo Gabriel Medina e Dominik Pupo

A final do Rip Curl Grom Search realizado na praia de Maresias que teve como MC o campeão mundial Gabriel Medina que junto com a galera presente, ficou chocada com o alto nível de 16 dos melhores jovens surfistas de 10 países, alguns deles prováveis futuros campeões mundiais.

No feminino, Leilani McGonagle da Costa Rica também entrou para história, conquistando o primeiro título internacional para seu país.

Leilani McGonagle

O local Samuel Pupo [14] faturou mais este importante título internacional de surf para o Brasil.

011


012

Flavio Nakagima e Caixa D’água

Flavio Nakagima


A etapa que marcou a volta do Super Surf ao circuito brasileiro de surf profissional foi um sucesso. Incrível campeonato com 160 surfistas de todas as gerações inscritos para mais um espetáculo de surf para o enorme público presente. O paulista Flavio Nakagima, venceu e convenceu, assumindo de quebra a liderança do circuito. Parabéns aos patrocinadores e organizadores que lutaram pelo retorno deste Super Evento.

013


Miguel Pupo levantou a torcida ao garantir em casa a sua permanência na elite dos Top 34 da Word Surf League. Para completar a festa Miguel faturou o título do SP Open em Maresias, derrrotando o australiano Davey Cathels na final, assumindo a quarta posição no ranking e embolsou US$ 40.000 pela vitória. Samuel Pupo venceu o Trials, Wagner Pupo quase leva o Legend. A Família Pupo está em altaS. Aloha Ohana Pupo.

014


Eventos esportivos bem organizados como estes são de suma importância para a nossa região. Sem esquecer também a importância dos eventos regionais que formam futuros atletas de sucesso!

O surf no Brasil é a bola da vez! Miguel Pupo

Todos estes eventos contam com o apoio da Prefeitura de São Sebastião Associação de Surf de São Sebastião [ASSS ] | Associação de Surf de Maresias [ASM]

015


Agência de Receptivo oficial do eixo São Sebastião – Ilhabela

A PORTA DE ENTRADA DO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO www.entreterturismo.com.br | www.maremar.tur.br

No Mar

biopropaganda

Escuna, Flexboat, Lancha, Mergulho, Aulas de Surf e Stand Up Paddle-SUP

praiadeMARESIAS.com.br

ENTRETER TURISMO 26.028203.10.0001-5 MAREMAR TURISMO 26.006419.10.0001-0


• Receptivo de grupos • Transfer Aeroportos, Paraty e Rio de Janeiro • Suporte em casamentos na praia

Na Mata Atlântica

Trilhas com cachoeira, Jeep Tour, Arvorismo, Tirolesa, Beach Tour e Bike Tour

• Receptivo para eventos corporativos, incentivo e personalizado • Locação de veículos • Recreação

Na História

Trilha do Sítio Arqueológico São Francisco e City Tour Centro Histórico

Informações e Reservas: (12) 7812.2279 / 98121.6887 / 55*82*1723 Skype: entreter_turismo | Facebook: Entreter Turismo WhatsApp: (12) 98121.6887


GAROTA

s a i a r P

2016

022

Fotos: J. Grand


“Tenho 29 anos. Vegetariana, ecologicamente correta, apaixonada pela natureza, atividade física, fotografia e um estilo de vida saudável. Moro em Moro em Mogi das Cruzes onde tenho um espaço de beleza, porém meu sonho é poder trabalhar com esporte. Próximo ano começo estudar Educação Física o que vai ser um degrau para o meu outro sonho que é viver pertinho do mar. Amo o dia, amo sol, sou viciada em biquínis, amo correr e treinar na praia e amo quando chega o final de semana que eu desço a serra e venho carregar minhas energias”.

Mel de Paula

023


024


025


026


RACE FOR WATER

Uma corrida contra o tempo para salvar os oceanos. Fonte e imagens: http://www.swissnexbrazil.org

Mar sem Lixo. Mar da Gente.

J. Grand

A “Race For Water Odissey” (R4WO) partiu de Bordeaux, França, em 15 de março de 2015. Esta expedição tem o objetivo de alcançar as praias de lixo localizadas nos 5 vórtices de lixo dos oceanos, a fim de realizar a primeira avaliação global da poluição de plástico nos oceanos, e destacar suas consequências sobre as populações. Tudo isso, em um tempo recorde de menos de 300 dias, graças a um trimarã de corrida, a “MOD70 Race for Water”. R4WO espera encontrar respostas para essa pergunta, o que representa a pior catástrofe ecológica da história.

O que é um vórtice?

Vórtices são enormes “banheiras de hidromassagem” ou vórtices de água que são criados pelo vento e correntes marinhas, no coração dos quais os resíduos de plástico que foram flutuando nos oceanos acumulam, criando assim zonas gigantescas de poluição difusa. Contrariamente a certas crenças comuns, giros não são áreas de macro-detritos acumulados de forma compactada, mas sim zonas de poluição difusas com concentrações mais fortes de micropartículas plásticas que estão presentes em águas abertas. Estima-se que 80% dos resíduos plásticos presentes nos oceanos são resultantes de atividade humana sobre a terra, enquanto 20% vem da atividade humana no mar (tráfego marítimo, pesca, aquicultura, plataformas de petróleo etc).

030


Os números da poluição no último ano:

260.000 5 3.5 bilhões 1 milhão 250 milhões vórtices de resíduo de plástico

toneladas de partículas de plástico flutuando nos oceanos

de pessoas dependem dos oceanos para sobreviver

de pássaros são mortos todos os anos

de toneladas de plástico são produzidas todo ano, 10% destas terminam nos oceanos

031


Existe uma coisa ainda mais bonita do que acreditar num mundo melhor:

Ajudar a fazer!

O Instituto Verdescola

nasceu do sonho de contribuir com a melhoria da educação e da qualidade de vida dos moradores da Vila Sahy, na Costa Sul de São Sebastião. É uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2005, que hoje atende cerca de 1000 crianças, adolescentes, jovens e adultos e possui uma lista de espera de mais de 650 pessoas. Para crianças e adolescentes, o Instituto oferece atividades diárias em contraturno escolar, com oficinas de educação ambiental, informática, reforço escolar, arte, teatro, música, esporte, fotografia e educomunicação.

Para jovens e adultos são oferecidos cursos de qualificação profissional em diferentes áreas e oportunidades de geração de renda complementar: 032

Em parceria com o Centro Paula Souza é realizado o curso Técnico de Informática da ETEC no período noturno. Também são oferecidos cursos básicos como Climatização e Refrigeração, Hospitalidade e Imagem Pessoal, por meio do Programa Via Rápida, de acordo com a demanda da região. Em parceria com o Instituto Capim Santo e a Prefeitura Municipal, é realizado o curso para formação de Assistentes de Cozinha Profissional, com a curadoria da chef Morena Leite. O grupo de Geração de renda complementar

é formado por mulheres da Vila Sahy que aprendem técnicas de pintura, costura e comercialização de produtos. Com essas ações o Instituto Verdescola espera continuar transformando a realidade das pessoas da comunidade por meio da educação.


FAçA PARTE dESTA HISTóRIA:

• Doe sua nota fiscal sem CPF nos • •

estabelecimentos credenciados. Apadrinhe um aluno. Conheça os projetos de incentivo fiscal.

Para conhecer melhor os projetos do Verdescola: www.verdescola.org.br | facebook.com/verdescola Mais informações: verdescola@verdescola.org.br | (11)3038-4300 Twitter: @Verdescola | Facebook: /verdescola YouTube:/Verdescola

033


Maresias e Juquehy Restaurante Pizzaria Sushi

Delivery โ€ข Serviรงo de Praia


MARESIAS

Av. Francisco Loup, 901 (12) 3865-7289 / 3865-7283

JUQUEHY

Av. M達e Bernarda, 2001 / 2005 (12) 3863-3028


s a d a l a d Pe ais g e L

Ao contrário das Fiscais, pedalar é politicamente correto e faz um bem enorme para a saúde, economia e meio ambiente.

Por: J. Grand e Fabio Bioh

Nos últimos 10 anos políticas que estimularam o uso de carros, como incentivo fiscal e facilitação de financiamento, dobraram a frota nacional, atropelando literalmente a bike, que paga mais de 40% em

impostos contra 27% dos automóveis.

A isso seguiu-se o aumento de congestionamento e de acidentes fatais.

Políticas para incentivar o uso de bikes são fundamentais, mas estamos preparados para isso? São poucos quilometros de ciclovias e muitas mal projetadas, que levam do nada a lugar nenhum e colocam em risco os ciclistas. São Paulo engatinha com 71 km de ciclovias, bem distante dos 340 km de Bogotá e mais de 400 km de Paris, Amsterdam, Copenhagen entre outras cidades desenvolvidas do mundo, onde a maior parte da população se locomove de bicicleta.

036

No Brasil o Rio é apontado como uma das 20 cidades mais pedaláveis do mundo. Conta com 366 km, mas luta para trazer o ciclista às ruas. Na tentativa de trasformar o tema em prioridade, a partir de 2015 todo município com mínimo de 20 mil habitantes terá que apresentar um Plano de Mobilidade que deve privilegiar transporte alternativo como a bike como política pública sob pena de ficarem sem acesso à recursos federais. Políticas como esta aliada a discussões sobre incentivos fiscais mostram que há espaço para otimismo.

Fotos: J. Grand


A presença de ciclistas em

espaços públicos é um direito garantido pela Constituição e pelo Código Nacional de Trânsito, que define que os ciclistas possuem os mesmos direitos de veículos, motos, ônibus e caminhões.

Existem somente duas

exceções a isso: vias que possuem um espaço exclusivo para ciclistas e vias onde há placas sinalizando a regulamentação de que esse modal é proibido, normalmente por serem vias expressas com altos limites de velocidade.

O

nde não existem estas duas exceções, ou seja, a maior parte do espaço público de todas as cidades do Brasil, a lei é clara: quando não houver ciclovia ou ciclofaixa, a via deve ser compartilhada. Mas você sabe diferenciar estes espaços?

Fonte: Biosustentável e http://blog.cidadedemocratica.org.br

Confira a diferença entre Ciclovia, Ciclofaixa e Ciclorrota. CICLOVIA

É um espaço reservado exclusivamente para o tráfego de bicicletas, e permite mais segurança ao ciclista. A separação do espaço é feita através do meio fio, grades, muretas, blocos de concreto, dentre outros. É encontrado em avenidas e vias expressas pois protege o ciclista do rápido e intenso trânsito.

CICLOFAIXA

A separação é feita por uma faixa demarcada na via (tendo no máximo “olhos de gato” ou “tartarugas”), indicando onde é mais seguro para o ciclista trafegar pela cidade. Está é indicada para locais onde o trânsito é calmo e é mais barata que a ciclovia, pois usa a própria estrutura da estrada. As ciclofaixas podem ser válidas todos os dias da semana ou então aos finais de semana – caracterizadas como ciclofaixas de lazer (temporárias e têm sua estrutura removida após seu término).

CICLORROTA

As ciclorrotas são uma opção de informa o melhor trajeto para o ciclista, não sendo necessária uma demarcação especial para isso. Este formato facilita a informação dos melhores locais para pedalar.

Faça sua parte!

Sempre que puder, deixe o carro em casa e vá de bike. É tudo de bom e a natureza e seu corpo agradecem! 037


Av. Francisco Loup, 586 - MARESIAS (12)

3865.7980


ESTACIONAMENTO PRÓPRIO Aceitamos todos Cartões de Crédito


Conversamos com o surfista local de Maresias, Patrick do Prado que é Guarda-Vidas do grupamento de Bombeiros Marítimo GBMar há 20 anos e dá suas dicas para você curtir sua praia com segurança. Fotos: J. Grand

Patrick do Prado

042


Cerca de 4 mil pessoas são salvas por ano pelos Guarda-Vidas nas águas do litoral paulista.

Não seja mais uma vítima. Siga as dicas da próxima página e mantenha você e sua família em segurança!

043


Dicas Por Patrick do Prado

para curtir a sua praia com segurança.

Fique atento!

No litoral, sempre dê preferência às praias protegidas por Guarda-Vidas. Informe-se sobre os locais mais seguros para o banho de Mar e obedeça as placas de indicação de perigo.

GVT Richetto

Não confie em bóias.

Bóias, espaguetes, colchão de ar e outros flutuadores dão uma falsa impressão de segurança e são facilmente arrastados pela correnteza.

Álcool e Mar, nem pensar!

Aquele chopinho a mais faz a diferença. Não entre no Mar se ingerir bebidas alcoólicas. O ácool inibe a noção de perigo, facilitando o afogamento.

Pedras podem cortar sua diversão. Curta o Mar mas fique longe das pedras e costeiras. Elas são escorregadias e dificultam a prestação de socorro.

O que fazer se não der pé?

Caso sinta a correnteza puxando para o Mar, fique calmo. Sinalize por socorro imediatamente e nade paralelo à praia até conseguir ajuda de alguém próximo a você.

Atenção na sinalização!

As placas de sinalização indicam os perigos da praia, buracos e correnteza. Não entre em locais sinalizados com placa de perigo e fitas de isolamento.

Nada de criança perdida.

Mantenha as crianças sob seu campo visual. Elas se perdem com facilidade por ainda não terem noção de espaço. Retire pulserinhas de identificação gratuitamente com os Guarda-Vidas.

044

E sempre lembre-se: água no umbigo, sinal de perigo!


Tรก com fome?

Delicioso hamburguer artesanal!

O pico mais irado com a melhor vista do litoral.

Foto ilustrativa

Rod. Rio Santos Km 174 - Praia Preta

Tรก de bode?

Happy hour com som ao vivo e cervejas especias!

Bora surfar? Espaรงo exclusivo do shaper Felipe Lucas!

Foto: Maria Fernanda

Victor Lucas / Atleta F. Lucas

EStAcionAmEnto gRAtuito no LocAL

(12) 3863-2222 rota55@rota55napraia.com.br

rota55napraia

@rota55napraia


046


Por: J. Grand

Foto: Tiago Reis

Vivendo há mais de 500 anos ao longo dos mais de 8 mil km da costa brasileira, pescadores artesanais garantiram a sobrevivência de milhões de pessoas. Essas comunidades principalmente do litoral do RJ, SP e PR, cujos membros viviam quase que exclusivamente da pesca, são denominados Caiçaras. A maior parte da população teve origem com a miscigenação entre índios, europeus e negros e tem uma cultura particular que a diferencia das comunidades do interior dos estados.

047


Pescadores artesanais podem ser definidos como aqueles que capturam espécies aquáticas com anzol, arpão ou pequenas redes e cercos perto da costa pois seus barcos possuem pouca autonomia. Mais da metade de todo pescado consumido no Brasil provém da pesca artesanal.

flora, utilização e conservação dos recursos naturais da região onde vivem. Os pescadores da região utilizam, há mais de 100 anos, um método de pesca tipicamente artesanal chamado cercos flutuantes.

Os Caiçaras mantém contato direto com a natureza e assim obtém conhecimento da fauna e

FRESCO E SAUDÁVEL!

Os pescadores trazem os peixes frescos para a praia para serem vendidos. Podemos encontrar uma grande variedade de espécies como: Carapau, Sororoca, Espada, Galo, Bonito, Corvina entre outros. 048

Esse método torna a pesca totalmente sustentável. Essa técnica e todo o conhecimento sobre a pesca foi sendo transmitida de geração em geração preservando essa cultura Caiçara. Cerco flutuante


Há 27 anos no litoral proporcionando Saúde, Estética, Confiança e Economia.

Spa odontológico Laboratório de prótese próprio Dra. Jussara S. de Pádua cro35040

Cirurgia

Dra. Ana Laura Manzaro cro71234

Ortodontia

Dra. Renata Campos Cortez

cro80561

Dra. Eliete Borgas cro33287 Dr. Dr. Mauricio Motta cro90870 Dra. Katrin Albiero cro89312

Endodontia Periodontia Odontopediatria Clínica Geral

(12) 3865.6645 (12) 98115.4030 (TIM) (12) 99644.2443 (VIVO)

Av. Francisco Loup , 1170 (Tropical Center) MARESIAS | São Sebastião

Implantes Prótese Estética Pacientes Especiais


Algumas dicas

nutricionais para curar

a ressaca do dia seguinte Férias, descanso, encontros e reencontros com amigos e para algumas pessoas, acompanhado de bebidas alcoólicas. Até aí, tudo bem desde que com equilíbrio! Saiu para a balada ou para o happy hour e abusou do álcool, o que fazer? Mesmos os mais fortes com hábitos de uma vida saudável e adeptos ao esporte, não escapam dos efeitos do abuso do álcool no corpo. E no dia seguinte o mal estar é inevitável – a tal ressaca! Segundo estudos , além de ser tóxico para o sangue, o consumo do álcool provoca desidratação, causa alterações hormonais

052

e desajusta as citosinas . Os efeitos são conhecidos: náuseas, sensibilidade á luz, dor de cabeça, dores musculares, diarreia, e diminuição de habilidades motoras são os sintomas mais comuns causados por essa mudança na química do corpo, provocadas pelo excesso de álcool no organismo . A nutricionista Ângela Schubert, sugere alguns alimentos que ajudam a minimizar a ressaca, reabastecendo o corpo com alguns nutrientes importantes para a recuperação da saúde e auxiliando na eliminação das toxinas e diminuindo os sintomas do álcool.


Beba bastante líquido no mínimo 2 litros de água no dia seguinte, e adote esta quantia como hábito diário. O álcool é diurético, o que significa que desidrata o corpo, por isso a importância em repor os níveis do líquido rapidamente em nosso corpo.

Evite as preparações ricas em gordura para não sobrecarregar o fígado, pois é importante lembrar que o fígado estará voltado para metabolizar todas as toxinas que foram ingeridas na noite anterior.

Bolachas de água e sal ou Água de coco e isotônicos auxiliam torradas com mel prefira as integrais. na reposição de sais minerais necessários para o bom funcionamento do corpo.

Os sucos de fruta possuem frutose o que dá ao corpo energia instantânea e pode até ajudar a aumentar o metabolismo para ajudar a eliminar as toxinas do álcool. Os sucos mais recomendados para os casos de retenção hídrica são aqueles fontes de nutrientes como o potássio que ajudam a contra atacar os efeitos do sódio na retenção de água, o magnésio pois este mineral é perdido com a diurese e deve ser reposto, e outro nutriente importante é a vitamina B6 que quando deficiente diminui a capacidade dos rins em excretar o sódio, assim desequilibrando todo o organismo . Exemplos são os sucos de melão cantalupe, melancia, uva e nestes podem ser acrescentado a salsa, espinafre, couve, cenoura, folhas de nabo, pepino, alface, que são ricos nos nutrientes mencionados acima .

Ovos são carregados de aminoácidos como a cisteina e a taurina. A taurina aumenta a função do fígado e a cisteína ajuda a diminuir os sintomas causados pela decomposição do etanol que o fígado precisa fazer.

Apesar de serem alimentos industrializados são ricas em carboidratos que ajudam a aumentar os níveis de açúcar no sangue e não prejudicam o estômago. O mel ajuda na reposição do açúcar e a queimar o álcool mais rápido.

Aveia um mingau de aveia pode salvar sua manhã de ressaca. Cheia de nutrientes essenciais como vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio e ferro, a aveia ajuda a neutralizar os ácidos no organismo e aumentar os níveis de açúcar no sangue .

Tomates possuem licopeno, um antioxidante que reduz a inflamação no corpo. Também tem frutose e vitamina c, que ajudam o fígado a digerir o álcool. Um suco de tomate pode ser uma ótima opção para melhorar a sensação da ressaca matinal. Fracione a dieta em 5 refeições diárias de pequeno volume, o que irá estimular o metabolismo, aumentando o gasto energético.

E lembre-se: beber com moderação é sempre a melhor opção!

Por: Ângela Schubert – Nutricionista – CRN 7220 053


ZZZZZZZIKA

Sai

A OMS, Organização Mundial de Saúde, alerta para o aumento de pessoas infectadas no mundo pelo Zika vírus. Gestantes devem tomar cuidado redobrado pois o casos de microcefalia em bebês está diretamente relacionado ao Zika.

10 curiosidades sobre pernilongos

Fonte: www.guiadoscuriosos.com.br

1 2

Se o inverno chega antes que a fêmea tenha oportunidade de depositar seus ovos, ela hiberna até as condições favoráveis voltarem. Às vezes, isso demora 4 ou 5 meses.

3 4 5

Eles raramente se afastam mais de 300 metros do local onde nasceram.

6

Seriam necessárias 1,12 milhão de picadas de pernilongo para tirar todo o sangue de um homem adulto.

7

Aquele som irritante emitido pelos pernilongos não é um canto. Ele vem da vibração do bater das asas do mosquito – até 300 batidas por segundo.

8

Os pernilongos atacam nos dias de calor, porque a temperatura ambiente ideal para seu organismo gira em torno de 26 a 28ºC. Abaixo dos 18ºC, eles hibernam; e, acima dos 42ºC, eles morrem.

9 10 054

Um pernilongo macho vive, em média, 8 ou 9 dias. A fêmea dura um mês.

Batem as asas mil vezes por minuto. São as fêmeas que sugam o sangue de mamíferos, aves e anfíbios para depois produzirem os ovos. Os machos vivem de néctar ou seivas vegetais.

Os pernilongos se orientam pelo odor do dióxido de carbono e do ácido lático liberados durante a respiração. É difícil fugir desses insetos, porque eles detectam cheiros a até 36 metros de distância. Os hematomas que se formam no local da picada de pernilongo são causados por uma enzima presente na saliva do inseto, que provoca uma reação alérgica na pele do ser humano.

A transmissão da doença é feita por um velho conhecido: Aedes Aegypti, o mesmo da Dengue e Malária.Não podemos baixar a guarda na luta contra este pequeno mas resistente adversário. Faça sua parte já!

Pesquisador aponta diferenças entre Aedes Aegypti e pernilongo doméstico Um é muito ágil, se reproduz em água limpa, ataca em plena luz do dia e transmite a dengue, doença que tem preocupado a população nos últimos verões. O outro prefere a madrugada, coloca seus ovos em água suja rica em matéria orgânica e atormenta as noites de sono com seu zumbido. Os dois espreitam nas sombras, dentro de casa, esperando a oportunidade de se alimentar com sangue necessário para produzir seus ovos. Com a chegada do verão, acelera-se o ciclo reprodutivo e de desenvolvimento dos dois mosquitos mais urbanos do mundo: o Aedes Aegypti, o já conhecido vetor da dengue, e o Culex Quinquefaciatus, o pernilongo doméstico. O pesquisador José Bento Pereira Lima, do Laboratório de Fisiologia e Controle de Artrópodes Vetores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), alerta que, para controlar a população dos dois insetos, é preciso entender as diferenças entre eles e eliminar seus criadouros, sejam os focos de água parada e limpa, no caso do Aedes Aegypti, ou suja, no caso do Culex. Fonte: http://www.fiocruz.br Gustavo Rezende


CAIAQUES E SUPS

NAS MELHORES LOJAS FACEBOOK.COM/CAIAKER CAIAKER.COM.BR


SURF STAND UP MERGULHO CAIAQUES SKATE SKIN BOARD BODYBOARD

Gian C. Zanpierre

Yohana Sarandini

Kaue Germano

Fatima Miranda

Kaian Natação

Jejé Beatriz

Douglas Lima

Marya

Charles

Rodrigo - Stand Up

22 ANOS CONSTRUINDO ATLETAS Av. Walkir Vergani, 331/A - Boiçucanga - 12 3865.1136 www.rudasurfshop.com.br - rudasurfshop@hotmail.com


Surf aos 70 “Comecei a surfar com 65 anos. Desci uma onda deitado e fiquei louco! A partir daí comecei a surfar e participar, com destaque, e até ganhando alguns campeonatos” Natural de São Vicente, Silvinho de Paúba (como gosta de ser chamado) é antigo morador da paradisíaca praia de Paúba. Sempre teve contato direto com o Mar por ser praticante de pesca esportiva, mas foi só aos 65 anos que ingressou no surf, na modalidade Stand Up - SUP. Hoje com 68 anos, pai de 4 filhos e avô de 6 netos, ele mantém a rotina de qualquer surfista apaixonado. E já apresenta performance e resultados em competições de dar inveja a qualquer jovem. Foto: Arquivo pessoal Silvinho

Um exemplo a ser seguido. E viva o Surf ! “Surfar com a molecada?

Nossa! Você é bajulado, respeitado... eles chegam e me abraçam, dizem que sou ídolo. Eu não esperava isso pois não tinha tido relação com a galera do surf.... não sabia que era uma galera tão legal ! ”

058


PET SHOP – O RATO QUE RI / MARESIAS A PIONEIRA DO LITORAL NORTE, DESDE 1997! TRADIÇÃO, CONHECIMENTO E RESPEITO

PET SHOP, CONSULTÓRIO VETERINÁRIO, BANHO E TOSA Responsabilidade Técnica: Dr. Fabio de Moraes (CRMV /SP 7084)

P E T S H O P M A R E S I A S

A O R I G I N A L

Av. Francisco Loup , 452 (Rod. Rio Santos) - (Ao Lado Padaria Elite)

DELIVERY (12) 3865-6756 / Nextel: ID´s 14*449727 e 14*497081 E-mail: oratoquerimaresias@uol.com.br - Facebook: facebook.com/petshoporatoquerimaresias


060


061


062

Barbacena

Belém

Betim

do Rego

Da Fartura

Trav.Fartura

el no a M

to póli Hy

nau

Jacarandá

vilas Da Á

ibás Jequit

d. Ro

me

Das Palmeiras

ãs urum Dos T

Bra nau ga Blume nç Bauru

Barreto s

Dos Flamboyants

Das Acácias

Jacarandás

Maria Mo reira do Espírito

Barra Mansa Do Mirante

Dos Pinheiros

ta aulis aP

Canto do Paúba

ira de Olive ancisco Onofre Fr

Ro

San to

d. M

an o

el

Hy

Da Ávilas

pó lito d

Dos Cambuis

oR

ego

Estr. C

aminh

o do M

eio

Pequena e charmosa praia de tombo. Sossegada, é ideal para quem quer curtir a tranquilidade. Clima caiçara em meio das casas e hotéis. Com certas marés, quebram ondas tubulares e no raso. É uma onda difícil e técnica. Em dias de mar calmo, pode-se nadar até Maresias, em mergulho beirando as pedras.

Bl

artura

Trav. F

u

Diga Não ao Trânsito! Sempre que puder, use Bicicleta.


aok

Toque Toque

Ihéus

no Marceli

Pitangueiras

Guaiba

r e s ia s Itam amb u c Borace ia Itap

Boraceia

Tak

rás

Toque Toqu e

iro

Ma

rob

ura

Ma

ran

a

dub

a

ojiro Takaoka

Dr. Y

Yoj

Pitangue

Sununga

Cabo F rio Angra do s Reis

jiro Takaoka

Dr.

o

iras

Prestes Maia

boriu

Pet

Sepetiba Particular

Buz

ios

Dr. Y o

ema Ca m

arra Da B

ólito d

R. João

Da Prainha

Bertioga

Hyp oel M an

Barracuda

Piraty

d. Ro

Ipan

ta para a Ilha de Praia de mar calmo, com vis quer curtir quem Toque-Toque, é ideal para nd up e caiaque. sta a par com a família. Boa . Possui apoio à embarcações s mantém ma s Belas casas e condomínio s ruas e praças, sua em a çar cai o antigo aspecto do xes dia, trazidos onde se pode comprar pei . ais pelos pescadores loc io do século ainda A charmosa capela do iníc s moradores igo ant preserva a memória dos casamentos sos rmo cha a e é cenário par na praia.

063


064


ão, é conhecida Praia com grande extens s boas ondas sua as pel nte me nal internacio es nacionais içõ pet com a par o ári cen é e orte esp O f. sur de s e internacionai resias. Ma de ias are nas ina predom

ita e celebridades, Frequentada por gente bon urna mais not a é uma das praias com vid taurantes res es, bar s intensa, com bon com ótima e baladas. Conta também das e compras. usa /po éis infraestrutura de hot

ue 21

Av. Dr. Francisco Loup 19 20

17

18

Água Branca

Das Maritac

as

H Av. Dr. Francisco Loup

16

066

15

14

13

12

11

10

9

O l í m pi o R omã o César

rinq

CONTINUAÇÃO

Mai

Sobaia

Canto

do Mo

reira

Do Forno

POSTO DE SAÚDE


Al. S Al. Es afiras merald as Al. Turm a Al. Diam linas antes

Copacabana

PONTE

Al. Rubis

res

Galeões

Pássaros e Flo

Laudila G.dos Santos

Guanaba

ra

Peron

ATE

3

abara

tes

2 BBOOMB MBEEIRI O ROSS

a

aveg an

etá

PONTE

D a s G ai v

Da Barra

INTER PRAÇA NACIO NAL D O SUR PISTA F d e SK

Av. Guan NTE

Do s N

Paqu

Cachoeira

6

etá

Diga Não ao Trânsito! Sempre que puder, use Bicicleta.

Caminho da Toca

s Filho Pedro Simõe

Dos Navegantes

7

Berbigões

Manjub

a

Bec do Aolemão

Jacinta F. de Oliveira NTE

las

Tartarugas

Paqu Elis Regina

s

Estre

João Vieir

p

u uaç a Ig v o N

COLETA DE LIXO RECICLÁVEL R. Sudelpa, 75

Dos Mergulhões PO

cisco Lou

PONTE

Aldo Pedro da Silva

n T. Santo

TE

Delfins

Beco 70

R. Nova Iguaçu PO

ão Cé sar

Cap. Gerso

E

PON

Espadas Lula s

Elis Regina

Av. Dr. Fra n

Franc. Mar

Brás Fidelis

Mor

Sebastião R o m

Zelinda Bened ita

Benedito Brás Moreira

Colombo

Alfredo Valle Rua Sirena

PONTE

Da Passagem

Silvina Auta Salles

PONT

Sudelpa

uaçu a Ig v o N

Alfredo Valle

no

Da Cesp

8

Das Carpas

Colombo

Tr. Maria P. Cesar

Atlantis

Porto Seguro

Do For

Guaius

çu ua g I Nova

Silvério A. Santos

Colombo

Caraguatá

Clodovil M. Dadinho

eira

ia Lésar

Gudiões

otas

067


Localizada bem ao centro de Maresias pr贸ximo a todo com茅rcio local. Fica entre a praia e o Sirena, a melhor balada do Brasil. Rua Elis Regina, 59 - Maresias (12) 3865.5218 WhatsApp (11) 94719.3182 jonathanpaiva21@hotmail.com www.mareatoa.com.br

068


Rua Sebastião Romão César, 658 - Maresias (12) 3865.6620 – (12) 3865.6246 (Fax)

www.tambayba.com.br | reservas@tambayba.com.br | tambayba@tambayba.com.br

069


Arco-Íris I: R. Sebastião Romão César, 72 Arco-Íris II: R. Nova Iguaçu, 640 Maresias – (12) 3865.1171 – arcoiris@arcoirischales.com.br www.arcoirischales.com.br

ArcoIris-meiaPaginaRP2016.indd 1

11/6/15 10:32 AM


R. Benedito Brรกs Moreira, 343 (12) 3865-7703

pousadabellaluna@pousadabellaluna.com.br www.pousadabellaluna.com.br 073


• •

• •

• •

074


075


VENHA SABOREAR AS DELÍCIAS DO RESTAURANTE PORTO MARE, ELEITO PELO PÚBLICO O Nº1 DE MARESIAS

www.pousadaportomare.com.br facebook.com/pousadaportomare Rua Sebastião Romão César, 400, Maresias

078


080


081


Drogaria Perfumaria Almeida Aberto diariamente das 8h às 22h Telefone:

12

3865-6598

drogariaalmeidamaresias@hotmail.com

Rua Nova Iguaçu,33 - lj 02 Maresias - São Sebastião - SP.

MERGULHE NESTA AVENTURA www.universomarinho.com.br Informações e reservas:

Locais lindos em São Sebastião e Ilhabela

(12) 3865-6178 (12) 99714-1920 - Beto Dib

BATISMO DE MERGULHO ALUGUEL DE EMBARCAÇÕES

Refrigeração Maresias INSTALAÇÃO, MANUTENÇÃO DE AR CONDICIONADO SPLIT CONSERTOS: GELADEIRA, FREEZER, MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS E SECADORAS Rua Sebastião Romão César, 97 - Maresias

082

Tel.: (12) 3865-5116 - 99746-6908


DROGARIA NOVA OPÇÃO

A MELHOR OPÇÃO FARMACÊUTICA DE MARESIAS

(12)

3865.6933

AV. DR. FRANCISCO LOUP, 400 - LJ01 MARESIAS - SÃO SEBASTIÃO - SP

083


Tra v. H emitério V ic e nte

ho

rvo res Da s Á

Ma no

J os e f Be

PON

ne

a un

s M. Furta do

TE

Ma

oiçu c

Ap ia ca s

anga

ha quinin

Es tr. do

PÇA. DA MENTIRA

Rio B

L ag

Vicente Hemitério

Amauri Teixeira Leite

do sS no

Wa ler ia

ngan Ma

ab a

P AL ÇA. E D Itabira GRIAA

d

o r. d

P Ro lácid dri o gu es

al

Est

Imperatr iz Ita be rab i sb a ino T. S Di óg i lv a en es de

de Ma tos

e

S rg . Fil

el M.

Januária

a Non l bra So ró sso o M

tr.

sc

de O

liveira

ri

Es

a oC

Carlos Nunes

res Flo

Canto Sul

Estr.

POLÍCIA POLÍCIA CIVIL CIVIL

.d

gá in RIO ar s M TAÓRTIOÓ agé in RC CA Ap

Das Ped ras

el

Ma

Homero

ard

on han g

rpa

Pindam

S ca

no

aA

i

Ma

ro

an

Das

r Fe

Ve rg

Jesus G. de Ben. ue Edg Dr. Roq

RODOVIÁRIA

ira ve Oli Mattos r F. ilarião C. ma Hilarião C. Mattos H Gil

lk ir

to s

a da

S an

s Pou

Antônio L. dos Santos Fco. Lourenço Ledo José F. da Silva

i sc o

Da

dos

a

CAMBURY

im M.

ian

SKATE

Av. W a

B en ja m

Jaú

Ipê

SABESP

ra

z Lu

PÔR D A O SOL

084

c Fran

be

M

PRONTO SOCORRO

PRAÇ

PISTA de

I ta

og i Gu açu

an tos

Sol” fica de A “Praça do Pôr do jus ao nome. faz e frente para o mar de skate e sua orla ta pis a Com uma bo caminhadas, iluminada propicia e diversão até ia ar esportes, pesc s das Cachoeiras mais tarde. Nas trilha lha para a o. sã ten ex tri de a e an gr do Ribeirão do Itú Praia de tombo com óximo das praias l caminhadas íve pr ss is po é ma a o” Praia Brav É o “centrinh se de on , stião na Mata Atlântica do sul de São Seba rreios, bancos, co da! encontra agência de oppings e comércio ainda preserva sh , rio rtó ca , ar rodoviária ssidade de se descloc em geral, sem a nece bastião. o Se ês para o Centro de Sã oio à embarcações ap m co as rin ma ui Poss da praia, onde o rio no canto esquerdo a no mar. oc Boiçucanga desemb ba


ta Bela Vis

ila

ue eq oP

Nova Boiçucanga

Sor

o

ang a

a

io

Boi çuc

Estr.

Rio

to At

E

. str

s c al Ca o d

Ri

R

os

Boa

do s Sa n to s a Ch ulia de J e sus Mari

an

ho

Ri

no

eira R

MARESIAS Ro d

t Es

.M

Cam

ieiro buca Ces.Furtado Oliveira

r. B

es Nun

io

Pas

sos

Nov a

Mano el

Guido Vergani

V

ira Cambucaie

Estr. do Boi

atrozes Dos Al b

calho do Cas

es L u iz

dos Santos Butantã Itaipu

arq u

anga Tropic

ve Ju

na lM

c s Tu Do

tr. Es

PONTE

ira Be

Be ir

o de M lin rce a M

os att

Guilherme

Tro pi ca ng a

te

l A stra

Cachoeira do Ribeirão do de Itú

an o

el H

i pó

lito d o R eg o

Vergani lkir a W Av. Canaã

ava a Br Prai . da Estr

Pra

ava ia Br

Estr da

Diga Não ao Trânsito! Sempre que puder, use Bicicleta.

085


- (12) 3865-4635


090


3865.3049 12 98199.8288 12

Praia de Boiçucanga - São Sebastião

Rua Gilmar Furtado de Oliveira, 122, casa 02 - CEP 11600-000

091


092


093


Das Maritacas A Piavu

Do Chileno

Da Servidão

as Araric Das

Passagem

. do Trav

Estr. d o

Piavú

Dos Jer ivá s

Caixetas

PASSARELA

Reginaldo Fl ávio Corrêa

r rê a ldo Flá vio Co

Das Rosas

Terezina

Regina

PONTE

ry

José Inácio

Tupã Ubiratã

Tubarão

a Uruguaian

BURY

a

ry bu

CAM

la

Azalé

m Ca

094

E

Papou

Do Á lamo

o

a

d a do

Uberlândia

o

u mb

a oC

d da a r t s

pi

Ri

Es t r

te Três Vicen

BALEIA

Sossego

Ol

ím

pi

oF

a ustino

ím Ol

Trav. Morumbi

Fa u s t i n o

das e conhecida Bela praia com boas on ia. om on pela ótima gastr artesanato Tem o maior centro de ta. xe Ca caiçara em ena e charmosa Ao seu lado fica a pequ idas pelo , div praia de Camburizinho pos em tempos, Rio Cambury, que de tem ora em ury deságua ora em Camb . ho zin uri mb Ca Atlântica, rios A exuberância da Mata toque mágico um o dã e antigas fazendas, : Cacau e Piavu. ury mb Ca de aos sertões

Trav. da Papoula

PASSAGEM DE PEDESTRES


ga

g atin Tab

batin

Ta Praia

a

o das Pedras r. Ri Est

ypo lito

Ro

d. M

an u

el H

Pia uí

Do

Passagem para Praia Camburizinho

Estrada do C amb ury

Tijucas

R eg o

z i to)

( D o Ze

São Roque Baca r i ra ( Do M anac Pirajica á)

Magé

l na rgi Ma

Do Gregório

y

CAMBURIZ

E

es lor sF

bur

Cam

Praias do Litoral Norte tos Ne tn es o e oP nt ávi te t O xis

ra

bo

Da

Rio

Cru z

Praia da Bertiog a Praia da La goinha Praia d a Baleia

P do raia So l

e Ma ssag uaçu Praia da C ocan Pra ha ia d aM aran Prai dub aM a artin de S á

Praia Pon tal da

Ca ixe ta

Rod. Manuel Hypolito Rego

Pra ia Bodno ete

Diga Não ao Trânsito! Sempre que puder, use Bicicleta.

s

Bandeira ntes

Praia d

INHO

095


SEU LUGAR NO LITORAL NORTE Arquitetura arrojada, ambiente aconchegante, suites avarandadas, piscina, sauna e ofurô, em meio a muito verde e águas cristalinas. Assim é a Pousada

das Praias em Camburizinho, litoral norte de São Paulo.

www.pousadadaspraias.com.br Reservas: (11) 3085-3076 - Claro (11) 98921-5449 - Vivo (11) 98187-1705


Rua Reginaldo Flavio Correa, 1.262 Praia de Camburi- São Sebastião SP (12) 3865.1513 www.solardecamburi.com.br reservas@solardecamburi.com.br

“Conforto e Lazer “Conforto e Lazer comcom Estilo” Estilo” Rua das Rosas, 445 - Camburi (12) 3865-2626 | www.camburioca.com.br

097


11 99537.5428

99718.1977 : stillo_art_cambury_ 12

099


CONSULTORIA DE IMÓVEIS Ltda.

VENDAS E LOCAÇÕES PRAIAS: Engenho • Barra do Una • Juquehy • Barra do Sahy Baleia • Camburi • Boiçucanga • Maresias • Paúba • Santiago Toque Toque Pequeno • Toque Toque Grande • Guaecá MARESIAS:

Av. Dr. Francisco loup, 1703 - 12 3865.7422 JUQUEHY:

Rua José Ferro, 1107 - 12 3863.1770 TOQUE-TOQUE PEQUENO:

Yoshiro Takaoka, 826 - 12 3864.9213

CAMBURY:

Estrada do Cambury, 440 - 12 3865.2425 BALEIA:

Av. Adelino Tavares, 20 - 12 3863.1770

alpha.juquehy@uol.com.br • alphalitoral@uol.com.br • www.alphalitoral.com.br


a ri a

a da P rata) s

M

M

Joaquim M. Macedo

iza D

eran

i

Itapeva

le Lu

Formosa

Izidoro Jorge

Aris tides Tavares

Itabuna Sto. Arcanjo

Linha res

Loanda

ues Marq

Deb

l onta (aSgt. Vicenti no ntiga L Do P ago Marque

y Sah Rio

102

Ger aldo

Ade lino Tava res

a ri a

o

Anastácio Jorge Eu da Críopnedes ceição

to d ypóli

Manoel Tava res

el H Mano Rod.

o mente calm ar relativa ncontra-se m m te a il u e Praia tranq ca. No canto direito forma uma n e areia bra do Canto Bravo que mergulho. s o os rochedo ral exuberante para tu a n a de se in c is p io Sahy, on ntana, R o a u g á s anto de hora Sa No outro c reja de Nossa Sen los caiçaras, Ig a p a lo tr u séc e os encon o início do enários mais bucólic n a íd u tr s n c s co o d m u tam que comple São Sebastião. e d l ra to li do


Diga Não ao Trânsito! Sempre que puder, use Bicicleta.

erani

Hipocampus

Baleia Mirim

Deble Luiza D Da Lapa

Olimpia

Louveira

Jacareí

Lavras

Mogi Mirim

Baleia Azul

im

Baleia Mir

Deb

le Lu

iza D

eran

i

Dr. Olavo Pazzanese

Ro d. M

an o

el H

ypó lito d

o Re

go

m pouco Praia familiar co itos ag comércio e sem uitos m m co e noturnos seu nome m Te s. io ín om cond em a ilh a devido a um a br m le e qu frente a Baleia. o formato de um as pela Boa para crianç de ão sua larga extens boas m te m bé areia tam rf. su o ra pa s onda rtes de Ideal para espo bike. de os ei ss pa e praia

CAMBURY

103


105


Una

canto mais calmo no Praia com mar ondas do outro, Juquehy as esquerdo e bo nte infraestrutura e é le ce ex m co conta iliar. um passeio fam ra pa da ca di in barco por passeios de Pode-se optar gião em dias de re para as ilhas da o. lm ca mar aca, além também se dest rsificadas ia m no ro st ga A ve compras em di das opções de s. lojas e shopping

Ve

re

da

106

do

t o rno

Co n

15

13

Lontra

Monte Alto

Manoel Rafael Carvalho

Mãe Bernarda

18

Birigui

PÇA. ANTONIA DEMERTIDE DE JESUS

Arge miro Amâncio dos Santos

Cristina

Rio de Janeiro

Imirim

PONTE

Carmem

Judith

Ana Mabel

Suzana

Margot Margarida

Verão

Juquehy

Amaragi

Al c

arlato i d es P

Ana

Eduardo T. dos Santos

PASS AGE MD E PE DEST RES

R. Iracema

Ciprião Romão dos Santos

s Passos Bitenco urt no do g a M

Mano e l

Caetano Velho

al do

Estr. Mun

p ici

9


7

Guará

3

Pedro Esboriol

Salomão Luiz Faustino

Ben ed

Fran de M cielina orae s

r zido ito I

Joana Assumpção

Benedito do Espírito Santo

Mãe Berna eM od

r tã

Cláudio Izidoro Espí rito Santo

Athaide Isidoro dos Santos

Felício Gonçalves de Souza

Mauricio Benedito Faustino

s ae or

o

Ga

Alm. Cockante

Ben edi de Mto Izid ora oro es

Estr. do S e

lo

da

Ca m

pin

a

Tiradentes

José Ferro

Tr. Simeão

Teotônio Serafim dos Santos

João Luiz Faustino

Gerôncio Bento Pereira

João Antonio dos Santos

Ma. Madalena Faustino

Abelardo Moraes

Mauricio Benedito Faustino

Peruíbe

Davi

Gerôncio Bento Pereira

Ana Faustino

Garça

sópolis

Eufrozina

Mauricio Benedito Faustino

São Miguel

d. M

go

8

rnarda Benedito C. Almeida

Ro

o Re

Entrada nº 1.610

Estr. de Sale

d to

José E. Badejo Kazniakowski

Simeão Faustino

Altino do Espírito Santo

óli

Mãe Be Dionizio Benedito Faustino

Macedo Bartolomeu Bueno

yp

Dr. Silvio Borges

Simeão

Diga Não ao Trânsito! Sempre que puder, use Bicicleta.

an oe lH

zin

ho

Orlando M. d e

rda

PONTE

107


Av. Benedito Izidoro de Moraes, 700 – Juquehy (12) 3863.2930 / 3863.2599

www.pousadahippocampus.com.br contato @ hippocampusjuquehy.com.br


A pousada Rosa dos Ventos Juquehy possui apartamentos estilo estúdio com cozinha americana e wi-fi, além de um atendimento diferenciado e especial.

Entre e fique a vontade!

Rua Maria Madalena Faustino, 402 Praia de Juquehy - São Sebastião www.rosadosventosjuquehy.com.br Reservas: reserva@rosadosventosjuquehy.com.br 11 3280-4421 / 12 3863-1956


Juquehy

La Plage Hotel

110

Av. M達e Bernarda, 2.020 - Juquehy | (12) 3863-3434 / 3863-2462 reservas@juquehylaplage.com.br | www.juquehylaplage.com.br


Av. Mãe Bernarda, 836 – Juquehy (12) 3863.1908 / 99102.7253 www.reliquiasdejuquehy.com.br


112


Rua Benedito Izidoro de Moraes, 424 - Juquehy – (12) 3863.1980 A Pascoalita-Padaria-MeiaPagina-RP2016.indd 1

/A Pascoalita

11/11/15 2:23 PM


115


Boracéia

Aimorés

ku Kui

s

ias

Wauras

o Lag réia Ju a d

s Parintin s Xavante s Tamoio

réia )

ris

M

u Tap

i ran Gua

Tapuias

116

Bacu

ros

jara

acás

a Tab

Mar gina l

en

Tapinambas

Mandurucus

Jubéris

Marginal

Goit

BORACÉIA

Tuxinaus

Ababãs Marginal

cou rt (Ju

Guarani

m areia raneio. e tombo co Praia de belas casas de v s águas a e u a s c m n o querdo bra ,c canto es a Juréia O Lago d ca localizado no aves. fi escuras abriga diversas e za da praia r a nature desfruta sta pequena e d r e z O pra go fazem de ção e e o soss ia uma ótima op ade. ra id p il u a q tran e lind m busca para que

Nuaruaques

Aramitas

Pça

Tupi

no ag

s so as P s do

Bi t

t


Rio

Un

Una Estr. Abas de

a

Ma

ília

no

do

R

rt

i sB so s a JUQUEHY s P JUQHEHY

Rio a

Un

Diga Não ao Trânsito! Sempre que puder, use Bicicleta.

g

Bras

as sP do

TE

Ma

s rnaúba Das Ca

PON

c ou

Ava ré

en

Lon dri na

s

Estr. Mun io Cuba tão . do U na

Rio Una

Itatiaia

Dracena

Cravinhos

Araçatuba

egr a

ho

tt

)

cou rt

a

sB itte nc ou rt

Una

aia tub

Val in

so

do

da

ra N

Ma caé J. Bit Pass ten os

olis

Ind

á

Ser

Vali nh Vide os ira Itap iran ga

Pet róp

gn o

Birit iba M

Barr a

rói

Olin

Itú

Ita jub

itten cour t(

Nite

Bom Jesus da Barra do Una

s Pas sos B

irim

Mag no d o

Lençóis Paulista

Andradina

O Rio Una é navegável e possui ótima infraestrutura para barcos e esportes náuticos. A subida do Rio Una ou Cubatão com caiaque ou SUP e caminhadas são passeios imperdíveis.

Itú Antonio Matheus Bittencourt

Águas cristalinas com areia clara. As ondas são mais fortes do lado direito e calmas no encontro do Rio Una no lado oposto. As belezas da praia e da montanha fazem de Barra do Una uma das mais belas paisagens. É indicada para mergulho e para crianças.

Cravinhos

Rod. Manoel Hypólito do Rego

117


ViSiTE NOSSa COZiNHa

Publicação:

14 aNOS

13 ANOS CNPJ: 01.256.184/0001-18

mkt@revistapraias.com.br revistapraias.com.br

/revistapraias

Editor /Diretor de Arte Diretor Comercial Diretor Reportagens/Fotos Diretor Financeiro Arte Final Produção/Fotos

Fábio Martinho - Bioh Marco Césare Perrotti Jr. João Blessa - J. Grand Mauro Martinho Andrea Pinheiro Flávia Ximenez

Jornalista Responsável Cristiane Castro MTB 55.393/SP Comercial Charles Emerson, Drica Rustom e Renato Pupo Publicidade e Arte Bio Propaganda Contabilidade WRC Contábil Tiragem 50.000 exemplares

ObrigadO! Galera do Villa’l Mare Hotel, Mel de Paula, Patrick do Prado, Silvio Morato, Ângela Schubert, Regina Silva, Tiago Reis e a todos os anunciantes e amigos que nos apoiam nestes 14 anos! EDITORIAL-RP2016.indd 1

12/3/15 9:37 AM


• Cobertura e construção rústica em piaçava • Pergolados de eucalipto autoclavado Fornecemos piaçava e eucalipto autoclavado

(13) 3391.1152 / 99106.6698 / ID 99*96715 www.artemadeiraquiosque.blogspot.com

Rua Acre, 1.223 - Enseada - Guarujá

121


REFRIGERAÇÃO / AR CONDICIONADO

Carlos

crcardosinho@hotmail.com Rua Cordovil Moreira, 102 - Maresias (12) 98816-7971

(12)3865-3049

(12)98199-8288

Rua Gilmar Furtado de Oliveira, 122, casa 02

122

(12) 98170-8921

(12) 97410-4821 ID 650*13702

11 99742 5201

bokacamisetas@gmail.com


Dra. Francélia Tavares CRF: 46114

Loja 01

Loja 02

Pátio Cambury, Lj 6 (12) 3865-3911 R. Olímpio Faustino, 99794-9804 1.077 Lj 1 - (12) 3865-2882

DELIVERY

HÁ MAIS DE 10 ANOS CUIDANDO DA SUA SAÚDE

123


Há 14 anos em Boiçucanga com consultas (inclusive domiciliar) vacinas, cirurgias, farmácia veterinária, taxi dog, banho e tosa, rações nacionais e importadas, disk ração e acessórios em geral. BOIÇUCANGA

R. Hilarião C. de Mattos, 452 lj 2 (12) 3865 4498 / 99142 1864

124


CAIÇARA DESPACHOS

Auto Moto Escola

Transferência - Licenciamento IPVA - CNH Arnaldo P. dos Santos - 6.788 SSP 12 3892.1405 - 12 3892.5528 - 12 99664.7951

Rua. Sebastião Silvestre Neves, 152 - Condomínio Super Lojas Sala 13 - Centro - São Sebastião - SP - CEP 11600-000

caicaradespachos@uol.com.br

Boiçucanga: 12 3865-2171 | 3865-2134 Juquehy: 12 3863 1840 | 3863 1852 www.primeautomotoescola.com.br

125


Emerson Chaveiro Disk Chaves

24 hs

Abertura • Troca de Segredo • Cópias de Chaves Autos e Residências • Chaves Codificadas Nacionais e Importadas• Instalações de Fechaduras

Tel: 12 3865-1404 • 12 99126-9333 • 12 99703-3156 Nextel: ID 119*88192 • Estrada do Cascalho, 150 - Boiçucanga

R. Benjamin Manoel dos Santos, 128 - Boiçucanga

• Esfihas • Beirutes • Salgados

GORDO REMOÇÕES DE RESÍDUOS LIMPA CONSTRUINDO MARESIAS HÀ 20 ANOS

CREA: 0601391865 - Eng. PETER

Tel/Fax: (12) 3865.6759 / Cel. (12) 98123.6732 peterconst@uol.com.br

126

Industrial, Comercial FOSSA e Residencial

(12) 7813 6841 / (12) 99702 2182

ID: 84*209 131

Limpeza de Fossas, Caixa de Gordura, Tanques de Tratamento, Locação de Caminhão auto-vácuo.


LAVANDERIA S

LAVAMO

TAPETES

Condomínios, marinas, casas, hóspedes, pousadas, hotéis, uniformes.

Venha nos conhecer

Estrada do Cascalho, 760 | Boiçucanga | São Sebastião SP Telefone (12) 3865 2147 - 3865 2720 - ecocleanlavanderia@hotmail.com

BARATAS - RATOS - CUPINS DESCONTO ESPECIAL PARA LEITORES DA REVISTA PRAIAS Tel.: (12) 3865-2056 / 9973-31620 e-mail:atendimento@sanelitoral.com.br

127


Para estar conectado a essa nova geração, é preciso estar alinhado às novas tecnologias, oferecendo um conteúdo contemporâneo, baseado não apenas em teorias, mas em prática e vivências. Esta é a nossa poposta e o nosso dia a dia.

Aqui, seus filhos vão encontrar um ambiente estruturado para os novos tempos. Matriculas Abertas Vagas Limitadas

Método com conteúdo atrativo e dinâmico, desenvolvido por especialistas, em parceria com instituições renomadas e sinônimos de excelência. Aulas interativas em salas multimídia. Espaço com 3000m², laboratórios, salas de pesquisa, quadra coberta, biblioteca e muito mais.

raizes@raizesescola.com.br www.facebook.com.br/raizesescola www.youtube.com.br/escolaraizes www.raizesescola.com.br

Estrada do Cascalho, 240 Praia de Boiçucanga São Sebastião - SP

Ligue: (12) 3865-2052 (12) 3865-3988

Sistema de Ensino


Juquehy | Maresias | São Paulo

Especializado em casas de alto padrão em condomínios fechados (12) 3865.7105 | (12) 3863.1865 www.luciolitoral.com.br

Revista Praias #5 - 2016  

O melhor das praias de São Sebastião - Litoral Norte SP

Revista Praias #5 - 2016  

O melhor das praias de São Sebastião - Litoral Norte SP

Advertisement