
1 minute read
PROGRAMA AGENTES APM DESTACA A IMPORTÂNCIA
from REVISTA APM #28
RECENTEMENTE, A ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (EPM/ UNIFESP) REGISTROU, EM MENOS DE SEIS MESES, O SEGUNDO CASO DE SUICÍDIO DE UM JOVEM RECÉM-FORMADO PELA INSTITUIÇÃO
Otriste acontecimento, infelizmente cada vez mais comum em muitas faculdades de Medicina, reforça que a depressão é uma doença grave e silenciosa, o que preocupa autoridades em Saúde e a sociedade no geral.
Advertisement
Como forma de acender o alerta para políticas de cuidado e prevenção, o coordenador do Programa Agentes da Associação Paulista de Medicina, Expedito Barbosa, foi convidado para retornar à Comissão de Mentoria da EPM e participar do GT de Saúde Mental dos estudantes de Medicina.

Dentre os sintomas mais apresentados entre os estudantes estão a baixa qualidade de sono, estresse, sonolência diurna excessiva, uso problemático de álcool, ansiedade, transtornos mentais comuns, depressão e burnout. Segundo Barbosa, ao ouvir os Agentes APM, 15 deles relataram que houve casos de suicídio em suas faculdades nos últimos 12 meses. No GT de Saúde Mental dos Estudantes, foi apresentado o dado que, em maio de 2023, 232 (49,15%) estudantes de Medicina apresentavam sintomas de depressão e ansiedade.
Mentoria

Em uma apresentação sobre o tema, ele destacou a importância da prática de





