Revista FelizCidade 42

Page 26

CONTEÚDO amplie seu conhecimento

A

os 26 anos, o administrador Rafael Sales, já tem sua conta na previdência privada. E o planejamento começou cedo. “Sempre tive isso em mente, antes mesmo de começar a trabalhar. Há quatro anos, comecei a pagar a previdência privada. Pago R$ 300 todo o mês. Espero resgatar esse valor quando tiver com meus 60 anos, para ter uma aposentadoria bem tranquila e segura”, conta o jovem. Essa tem sido uma realidade no planejamento das famílias e jovens atualmente. O repórter e apresentador Márcio Correia, fez essa mesma opção. “Pago a minha desde 2010. Acho importante para ter uma garantia no futuro”. Mas, afinal, por que ter previdência social e privada? Simples: atualmente são 70 milhões de segurados no INSS. De acordo com o especialista em previdência, Renato Follador, “apenas os pagamentos para a terceira idade chegam a 28,5 milhões por mês, cerca de 80% da Seguridade Social, uma média de quase 20% da renda total dos brasileiros”. E a tendência é de crescimento desse valor, já que a previsão é o aumento de 3,3 milhões no número de idosos, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No mês de agosto, o rombo da previdência social chegou a R$ 4,936 bilhões. O economista e professor da Unitau (Universidade de Taubaté), José Laureano, acredita que essa é a melhor forma de prevenir problemas no futuro. “Infelizmente, nossa Previdência Social demonstra que está com dificuldades. A taxa de aumento do salário mínimo não tem sido real para todos segurados”.

26 | felizcidade.net

Para o vice-presidente da Fenaprev, Osvaldo Nascimento, a nova realidade brasileira necessita de novos planejamentos. “A queda na taxa de desemprego e o consequente aumento na renda são fatores que têm impacto no crescimento das arrecadações da previdência. Boa parte desse aumento na carteira atual e previsto está relacionada à elevação nos aportes mensais de planos já existentes”, ressalta.

Previdência Social

A Seguridade Social existe desde o fim do Império, com a organização de organismos para proteger trabalhadores. É como um seguro social para quem contribui. A instituição é pública e tem como objetivo reconhecer e conceder direitos aos seus segurados. É a única previdência que oferece renda quando o profissional perde a capacidade de trabalho, seja por doença, invalidez, idade avançada, morte e desemprego involuntário, ou mesmo a maternidade e a reclusão. Através dela, o trabalhador e a família têm uma proteção garantida, por meio de um sistema público de política previdenciária solidária. Porém investir em previdência privada tem sido uma das alternativas e complementos para garantir uma aposentadoria financeiramente tranquila, independentemente da Previdência Social.

Futuras mudanças na Previdência Social

O senador Paulo Paim (PT-RS) quer colocar um fim no sistema previdenciário do país. A ideia é implantar uma política de valorização do aposentado e pensionista, conforme funciona em outros países, como os Estados Unidos, por exemplo. De acordo com o senador, no modelo atual, a mulher perde 51% do valor do salário e o homem, 40%. O projeto já passou por aprovação no Senado e está em análise na Câmara dos Deputados.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.