Revista FelizCidade

Page 13

HUMMM bom apetite • Texto Chef Marco Antonio

O pInhão

A

#CONECTE

www.aboacozinha.com facebook.com/aboacozinha.gastronomia aboacozinha@hotmail.com

52ª Festa do Pinhão

Data: 17, 18 e 19 de maio Local: Mercado Municipal Endereço: Avenida Frei Orestes Girardi, 1109, Vila Abernéssia, Campos do Jordão Mais informações: (12) 3663-7683 Risoto de Pinhão com Cebolinha 250g de arroz arbóreo 3 colheres de manteiga 1/2 cebola picada 1/2 copo de vinho branco seco 300 ml de caldo de legumes 300 ml do caldo do cozimento do pinhão 100g de pinhão cozido, descascado e cortado em rodelas 50g de queijo parmesão ralado 1/3 de maço de cebolinha laminada Sal e pimenta do reino à gosto Preparo: Derreta 2 colheres de manteiga e refogue a cebola. Acrescente o arroz e mexa com carinho. Coloque o vinho branco e não pare de mexer. Coloque um pouco de sal. Intercale uma concha de caldo de legumes e uma concha de caldo do pinhão, mexendo sempre, até o arroz cozinhar. Finalize acrescentando o pinhão, o parmesão, uma colher de manteiga, pimenta do reino, misture bem, desligue o fogo, tampe a panela e espere 1 minuto para servir. Coloque cebolinha laminada por cima e bom apetite.

felizcidade.net | 13

Imagem meramente ilustrativa

semente da araucária, o pinhão, é muito nutritiva. Pesquisas históricas e arqueológicas sobre as populações indígenas que viveram no planalto sul-brasileiro, registram a importância do pinhão no cotidiano desses grupos. Restos de cascas de pinhões aparecem em meio aos carvões das fogueiras acesas pelos antigos habitantes das florestas de araucária. Um depósito de restos de pinhões em meio a uma espessa camada de argila evidencia não apenas a existência do pinhão na dieta diária dos grupos, mas também uma engenhosa solução para conservá-lo durante longos períodos, evitando o risco de deterioração pelas ações do clima ou do ataque de animais. Sabe-se também que o pinhão servia de alimento para inúmeras espécies animais. Nos dias de hoje, o pinhão é produzido, comercializado e consumido em várias cidades, principalmente no Sul e Sudeste. Campos do Jordão promove, há mais de 50 anos, a Festa do Pinhão, que comemora a colheita deste difundido ingrediente, promovendo diversas atrações culturais na cidade. Os restaurantes incluem receitas especiais utilizando o pinhão como um dos ingredientes. Além de ser frequentemente consumido pela população local e por seus visitantes, o pinhão também representa a garantia de sobrevivência de toda a fauna nativa da região, que através de seu consumo, garante as reservas para enfrentar o rigoroso inverno que se aproxima.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.