Revista Pack 204 - Setembro 2014

Page 61

especial sustentabilidade | hp

INOVAÇÃO Como exemplo de desenvolvimento sustentável em uma cadeia produtiva de berço a berço, é a inovação criada pela área de engenharia da HP Brasil que reaproveita folhas de sulfites utilizadas nos testes de impressão da nossa própria fábrica e aparas de jornal, para serem transformadas em protetores de embalagens. No período de 12 meses, a HP aproveitou 39 toneladas de material reciclado na fabricação de mais de quatro milhões de partes das embalagens dos produtos. Já os Cartuchos Originais HP com tinta à base de água possuem até 70% de plástico reciclado dos próprios cartuchos HP em sua composição. As impressoras manufaturadas no Brasil são fabricadas com até 50% de material reciclado. Os notebooks HP são projetados para facilitar a reciclagem ao

final da vida útil, possuem display de LED sem mercúrio e são produzidos livres de elementos não seguros ao meio ambiente, como PVC (Cloreto de Polivinila) e BFR (Retardadores de chamas Bromados). Os data centers são desenvolvidos para operarem com maior eficiência energética: o sistema de corredores de ar quente e frio, o consumo de energia e o recurso de prevenção e combate a incêndios não utilizam gases de efeito estufa, apresentando soluções ambientalmente sustentáveis.

RFID Foto: Divulgação

O Programa DfE investe também em parcerias com fornecedores para que eles insiram a sustentabilidade ambiental em nossas operações e aprimorem nossos atributos ambientais na cadeia produtiva. No processo de manufatura de impressoras no Brasil, a parceria com um fornecedor de embalagens local otimizou a logística da linha de produção e reaproveita a mesma embalagem em até seis vezes. Em apenas um ano, a empresa preservou aproximadamente 6,5 mil árvores, evitou a emissão de 275 toneladas de gases de efeito estufa, economizou mais de 170 milhões de litros de água, poupou 51 mil kW de energia e 640 mil embalagens deixaram de ser descartadas no meio ambiente.

Tag RFID

Os equipamentos e suprimentos de impressão da HP possuem tecnologia RFID – Radio FrequenceI dentification (Identificação por Radiofrequência), que garante segurança e redução de CO2 na distribuição dos produtos. A partir desta tecnologia, foi desenvolvido o Projeto SmartWaste para estabelecer o rastreamento do retorno de equipamentos eletrônicos no fim do seu ciclo de vida, a fim de assegurar seu descarte adequado e, principalmente, para a quantificação do material recolhido, com o propósito de reinserir a matéria-prima reciclada na fabricação de novos produtos HP no Brasil. Até 2012, A HP Brasil somou mais de 12 milhões de produ-

tos com a tecnologia RFID e rastreou 170 toneladas, sendo que 95 toneladas foram recebidas só em 2012. Destes, 176 toneladas de material reciclado foram reinseridas em novos produtos HP. Com a meta de reduzir a zero a geração de resíduos nas operações da HP Brasil, foi criado o Projeto Resíduo Zero em parceria com os seus fornecedores. Desde o início de 2013, o projeto visa o melhor processo de reaproveitamento ou reciclagem e reinserção de matéria-prima em novos produtos ou insumos da cadeia produtiva HP. Outra iniciativa foi a criação de protetores de embalagens de impressoras e notebooks produzidos com material reciclado no lugar do isopor. As folhas de papel sulfite usadas em testes de impressão da própria fábrica, que antes eram descartadas, desde 2006 são recicladas e transformadas em calços de polpa para Impressoras HP. Aparas de jornal são recicladas para produzir calços para Notebooks HP. Em um ano, foram recicladas 15 toneladas de papel sulfite, adicionadas em três milhões de calços nas embalagens de impressoras. Nos notebooks HP, foram recicladas 24 toneladas de aparas de jornal, usadas em um milhão de protetores em toda a linha fabricada no Brasil. A HP já fabricou mais de 13 milhões de calços, inseridos em 6,5 milhões de equipamentos HP.

EDITORA B2B

204 - Especial HP.indd 61

61

14/09/2014 23:44:53


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.