Revista O Polvo #166

Page 1

Retr么 2014 / Castelo R谩-Tim-Bum / Adoro Reality / Foo Fighters / Comic-Con




4

o polvo # 166 de tudo Retrô 2014

cinema Lá e de volta outra vez

no ar Adoro realitys de...

Tchau, 2014

F

oi um ano puxado. Teve Copa, teve eleição, teve memes de montão (e tem rima aqui, quem diria). Mas acima de tudo teve muita coisa legal acontecendo por aí. E como foi tão corrido, nada melhor que dar um tempo e aproveitar as férias e os derradeiros dias de 2014 na boa, curtindo o último Hobbit no cinema ou relembrando os melhores momentos do ano, que destacamos nas páginas mais adiante. Enquanto você lê isso estamos entrando tb em férias, para voltar com tudo em 2015. Nos aguardem, até!!!

meu jeito Corneteando por aí

música Foo Fighters por aqui

eu vou SOJA

Diretamente do fundo do mar Família Octopus

8

14

15

20

28

30

> quem faz o Polvo

/revistaOPolvo

de tudo

10

Um castelo só pra mim

cinema

15

Pippin na trilha sonora de O Hobbit

esporte Só dá gringo nos Jogos Internacionais Mostratec

meu jeito

22

Ho ho ho - nossos presentinhos

que viagem Hora de viajar e pegar o seu visto

eu vou

revistaopolvo

Em atividade desde 9 de julho de 2002 Um produto da Bark Comunicação barkcomunicacao@yahoo.com.br Contato Comercial: (51) 3066-5102 comercial@opolvo.com.br Jornalista Responsável: Maurício Carvalho Reg. 9242 MTB/RS Impressão: Pallotti Tiragem: 8.000 exemplares Redação: Av. Pedro Adams Filho, 4710, sala 202, Pátria Nova Novo Hamburgo /RS CEP 93320-006 Telefone: (51) 3066-5102 E-mail: opolvo@opolvo.com.br Site: www.opolvo.com.br

Edição e Comercial Maurício Carvalho mauricio@opolvo.com.br comercial@opolvo.com.br

Estagiária em Jornalismo Rafaela Dilly Kich rafaela@opolvo.com.br

Edição e Diagramação Alexandra Korndörfer alexandra@opolvo.com.br redacao@opolvo.com.br

Arte Matheus Chisté matheus@opolvo.com.br

Redação Maria Carolina Bastos mariacarolina@opolvo.com.br

30

32

Comic Con

@revistaopolvo

18

Projeto Gráfico e Ilustrações Beto Soares - Estúdio Boom Colaboradores Giovani Paim / Thiago Rausch Gabriel Renner / Issur Koch


dezembro 2014 > opolvo.com.br

1

A bunda da Kim

2

No dia 12 de novembro a Kim Kardashian saiu na capa da Paper com a bunda de fora e pedindo para “quebrarem a internet”. Missão cumprida, pelo resto do mês não se falava de outra coisa.

Lorde X Diplo

3

6

4

O preço do iPhone

Segundo o site da Apple, o novo iPhone 6/6s custará entre R$ 3.199 e R$ 4.399. Gente, com essa grana dá pra mobiliar um apartamento de um quarto!

10h da manhã do dia 18 começou a venda dos “Rock in Rio Cards”, que podem ser trocados por ingressos de qualquer dia do festival de 2015. Às 11h30 eles já tinham acabado. E só foram confirmadas três atrações!

Foi-se o tempo em que tu mandava uma mensagem no WhatsApp e não sabia se a pessoa tinha lido ou não. Também acabou a mamata de ler, ignorar e dizer que não recebeu. Agora o aplicativo avisa quando a mensagem foi visualizada.

Tarantino vai se aposentar Quentin Tarantino anunciou nesse mês que pretende se aposentar depois do décimo filme. Ele tá no oitavo e já estamos sofrendo por antecedência!

Rock in Rio 2015

Mensagem visualizada

Peladas em Poa

De 30 de outubro a 9 novembro, foram vistas três mulheres correndo nuas em Porto Alegre(!). Uma no Parcão, uma na Terceira Perimetral e a última no Centro Histórico. Será protesto? Loucura? Ou golpe publicitário?

Dj Diplo tentou ser engraçadinho no Twitter, dizendo que a Taylor Swift não tem bunda. Lorde tomou as dores e deu nos dedos, dizendo que o cara tem pinto pequeno. Que feio!

5

5

7

Mario no McLanche Feliz Os fãs do encanador mais intrépido dos videogames estão fazendo filas quilométricas pra comprar os brinquedinhos que o Mac colocou no McLanche Feliz! Em alguns restaurantes eles já esgotaram!

8


6

de tudo

PAPO CABEÇA By Issur Koch

Preconceito zero Fala galera do bem!

17 anos de Titanic No dia 19 de dezembro fazem incríveis 17 anos que a maior história de amor do cinema chegou às telonas. É claro que estamos nos referindo a “Titanic”.

Leo + Kate Mais de 1500 pessoas morreram no naufrágio do RMS Titanic, em 1912, mas depois de 1999, todo mundo só falava dos personagens fictícios Jack e Rose, que se conheceram no navio e viveram uma paixão curta e agridoce. Ela era filha de aristocratas falidos, obrigada a se casar para manter a riqueza da família, e ele, menino pobre que ganhou a passagem numa aposta de carteado. O que poderia dar errado? O filme nos apresentou a maravilhosa (e oscarizada) Kate Winslet e destacou o talentoso (e ainda não oscarizado) Leonardo Di Caprio, que estampava todos os cadernos, paredes e pastas das jovens do começo dos anos 2000.

Eles cabiam! Na época, todo mundo chorou litros com aquele final tristérrimo de “Titanic”, mas com o passar dos tempos, começamos a nos perguntar, será que não podia ter sido diferente? E a resposta é sim! Primeiro: o Jack tentou subir na porta só uma vez, talvez da segunda ou terceira eles conseguissem ficar juntos e se aquecer. Segundo: se ela o amava tanto, porque eles não se revezaram? Terceiro: não tinha mais um pedacinho de madeira ali pra ele subir em cima? Bom, especulações à parte, se o filme não acabasse do jeito que acabou, provavelmente não seria tão bom e nem tão marcante.

A música da Celine Dion Tão célebre quanto o próprio filme foi a sua trilha sonora. Principalmente a música principal, “My Heat Will Go On”, cantada pela Celine Dion. Ela ficou no topo das paradas, tocou incessantemente antes, durante e, principalmente depois do lançamento do filme e ainda é considerada uma das maiores músicas românticas de todos os tempos. Com ela, a cantora canadense abocanhou o Oscar, o Globo de Ouro e o Grammy de melhor canção!

Até o lançamento de “Avatar”, em 2009, “Titanic” era a maior bilheteria da história do cinema, com $2.186 bilhões arrecadados

20 de novembro foi o Dia da Consciência Negra. Aproveito essa data, que marca a morte de Zumbi dos Palmares, para falarmos de conscientização e discriminação racial e para colocar o assunto preconceito na mesa. Muitas vezes acabamos criando um falso conceito sobre as pessoas, apegados nas diferenças um do outro. O que esquecemos é que todo mundo é diferente, e é isso que nos torna únicos. Porém os nossos direitos devem ser sempre os mesmos, assim como as nossas responsabilidades. Além da descriminação racial, também vemos discriminação por sexo, opção sexual e questões sociais. A cada dois minutos, cinco mulheres são espancadas no Brasil: aí está um exemplo de crime de ódio. E o pior é que cada vez mais presenciamos casos de violência contra negros, homossexuais e mulheres. Mas, galera, a coisa não para por aí. As pessoas julgam umas as outras o tempo todo, seja por serem magras, gordas ou, simplesmente, por gostarem de coisas que não curtimos. E isso é um grande erro. Um dos caminhos para acabar com esse “PRÉ-conceito” é nos darmos conta que não cabe a nenhum de nós julgarmos o outro por causa de suas diferenças. Esteja ela na cor, escolha do sexo, estilo musical, ou o que for. Todo mundo aqui já é evoluído o suficiente para entender que um influencia na vida do outro, sem contar que só transformaremos o mundo em que vivemos em algo melhor quando nos unirmos em nossas diFerenças (que como essas letras, mesmo diferentes, formam uma palavra). Então fica a dica galera, vamos pensar bem antes de julgar os outros por serem diferentes. Vamos conversar mais, conhecer o outro e procurar entender cada um. Nenhuma, eu digo, NENHUMA pessoa é inferior a outra por ser simplesmente DIFERENTE. Falou, até a próxima! Dicas e sugestões: oissur@gmail.com ou opolvo@opolvo.com.br


* Quer convidar O Polvo para a sua formatura? Envie e-mail para redacao@opolvo.com.br


8

de tudo

#adoramos True Detective

Retrô 2014

2014 está chegando ao fim. Vamos relembrar os melhores e piores momentos deste que foi, definitivamente, o ano da zoeira #adoramos Todos os memes da Copa Tudo começou muito antes da Copa, com os memes do #vaitercopa e do #nãovaitercopa, mas foi durante a maior festa do futebol que a criatividade dos internautas aflorou e nos deleitamos com os novos hinos das seleções, as montagens do Suárez mordedor, a despedida de Cristiano Ronaldo e o fatídico 7 a 1. Rimos, rimos até doer.

/memes

#adoramos A Gionanna e o forninho O vídeo é de 2013, mas esse ano ele foi desenterrado e a saga de Giovana e o forninho ganhou notoriedade, entrou pro nosso vocabulário do dia a dia (“Segura esse forninho!”) e até ganhou uma versão em quadrinhos! Eita Giovanna!

/virais

Quando se junta a HBO com atores do calibre de Matthew McConaughey e Woody Harrelson, a gente sabe que vem coisa boa. Mas não esperávamos que fosse TÃO bom. A história dos detetives Cohle e Hart arrepiou os cabelinhos da nuca e nos fez pensar sobre a condição humana e do que alguns de nós somos capazes.

#fail

Selfie de velório

Believe

A gente achou que já tinha visto de tudo quando começaram a aparecer selfies de pessoas ao lado de seus entes mortos. Sim, isso mesmo, cadáveres, corpos, essa era a nova sensação das selfies. Ela ficou ainda mais evidenciada durante o enterro de Eduardo Campos e, mais tarde, o médico da Joan Rivers fez foto com ela. Que mau gosto. Que deselegante.

J.J. Abrams, tenta, tenta e tenta de novo, mas infelizmente, falha. A nossa expectativa estava lá em cima pra “Believe”, mas depois de cinco episódios quase idênticos (os dois estão fugindo, alguém os encontra, Bo faz a mágica dela e miraculosamente escapam), não foi um choque receber a notícia do cancelamento.

A Dança do Ebola O mundo tá morrendo de medo dessa nova epidemia do vírus Ebola, que até já se infiltrou nos EUA, mas deixa pros brasileiros a missão de ser sem noção e tentar capitalizar em cima da doença. O Demétrius Sena tava achando que a música dele ia bombar, ser o novo hit do verão, mas ninguém achou graça.

Muitos filmes de super herói por aí Com certeza as duas melhores notícias do ano no mundo dos cinemas foram as confirmações dos calendários de filmes de super heróis da DC e da Marvel. A primeira anunciou 12 longas até 2020, entre eles o do Flash, do Aquaman e do Shazam. Já a Marvel esfregou na cara que já tá na fase três dos seus heróis e confirmou os esperadíssimos Guerra Civil (o novo do Capitão América) e Guerras do Infinito (dividido em dois filmes dos Vingadores).

/cinema

/TV

#fail

#fail

#adoramos

#fail R.I.P. Studios Ghibli Um dos estúdios de animação mais criativos e talentosos do mundo está fechando. A saída do mestre Hayao Miyazaki (diretor e roteirista de filmes como “Meu amigo Totoro”, “Princesa Mononoke” e “A Viagem de Chihiro”) foi o primeiro passo e agora a empresa anunciou que não produzirá mais longas. Triste.


9

dezembro 2014 > opolvo.com.br

#adoramos Apresentação da Beyoncé no VMA #adoramos

#adoramos

Eduardo Jorge

A volta por cima da Nintendo

O candidato do Partido Verde foi o motivo pelo qual a maioria de nós aguentava os debates presidenciais. Desde o primeiro, em que ele ficava toda a hora passando atrás do Levy Fidélix, disse ser amigão do Aécio e defendeu a descriminalização da maconha. Rendeu muitos memes e muitas risadas!

Ela “surfou” na cara das inimigas esse ano e fechou o VMA 2014 (eventinho que já tá ficando pra lá de chato) mostrando que pode estar a mais de 15 anos no ramo, mas é muito mais talentosa e competente que muita novinha que acha que tá arrasando.

Secret Durou pouco, mas o aplicativo onde tu podia postar segredos e ler os dos outros anonimamente nos rendeu muitas gargalhas e olhos arregalados. Mas como o pessoal não sabe brincar, R.I.P. Secret...

/aplicativos e redes sociais

#adoramos Ajuda Luciano A página é a mais divertida de 2014, sem sombra de dúvidas, nem competição. As mensagens esdrúxulas que os espectadores mandam para o apresentador Luciano Huck viram sucesso instantâneo. Texto ruim, nota 9.

/música /eleições

/facebook

#fail Meet and Greet da Avril Lavigne Gente, que vergonha alheia. Se os teus fãs pagam 800 pilinhas pra tirar uma foto contigo, o mínimo que eles merecem é um abraço! O que aconteceu com a Avril Lavigne? Porque não foi só esse meet and greet no Brasil que foi estranho esse ano, o que é o clipe/música “Hello Kitty”?

Claro que pra todo o candidato ótimo tem que ter aquele odiável. O candidato do PRTB basicamente defecou pela boca durante um dos debates presidenciais e evidenciou a cultura da homofobia que a maioria do Brasil prefere ignorar. Outro aspecto que irritou muito os eleitores nesse ano foi o segundo turno. Só faltou os candidatos jogarem lama literalmente um na cara do outro.

/games Cartucho de Atari

Discurso homofóbico de Levy Fidélix e a festa de lama do segundo turno

Ello

O Wii U estava indo por água abaixo e a Nintendo perdendo dinheiro, mas nada que um Mario Kart, um jogo novo da Zelda e um Super Smash Bros não resolvam! Só o primeiro aumentou em 66% a venda do console e quase tirou a empresa do buraco. Pressentimos que o próximo ano será ótimo para a Nintendo (na verdade não é pressentimento não, nós vimos a lista dos lançamentos, he).

#fail

#fail

#fail

O “novo Facebook”, de Facebook não tem nada. O nível de interação por lá, por enquanto, é mínimo. A gente, aqui da redação, não consegue nem se encontrar dentro da tal rede social inovadora, se é que dá pra acreditar.

#adoramos

#fail Ofensas por causa de ideologias políticas E em primeiro lugar na nossa lista de fatos desagradáveis do Facebook ficou a absoluta falta de respeito durante as eleições. Principalmente no segundo turno. Foram palavrões e ofensas jogados de um lado pro outro e acabou sobrando pros paulistas e pros nordestinos. Quanta vergonha!

Uma das maiores lendas do mundo dos games foi provada nesse ano. Um grupo de escavadores desenterrou milhares de cartuchos do jogo E.T. – o Extraterrestre do Atari 2600 no deserto do Novo México. Considerado o pior jogo já lançado, ele praticamente quebrou a empresa, que deu um sumiço nas cópias para esconder o fracasso.


10

de tudo

Um castelo só pra mim

Exposição em São Paulo mostra todos os detalhes e segredos do Castelo Rá-Tim-Bum Matheus Chisté (especial para O Polvo)

Q

uem era criança em 1994 com certeza deve conhecer o Nino, o Pedro, o Zeca e a Biba, e se conhece provavelmente já quis entrar no Castelo Rá-Tim-Bum. Nós entramos! O Polvo foi o até São Paulo e visitou o MIS- Museu da Imagem e do Som, onde está rolando a exposição Castelo Rá-Tim-Bum. O museu recriou vários ambientes do Castelo, onde estão expostos diversos artigos do programa, como figurinos dos personagens, objetos de cenas, móveis dos cenários, além de muitos documentos originais: roteiros, esboços de cenários e de figurinos e fotografias das gravações. A magia começa antes de passar pelo famoso porteiro do castelo, na entrada do Depois de entrar, encontramos Nimuseu está exposta a maquete utilizada nas no, que nos dá boas-vindas ao Castelo. gravações do programa. Sabe aquelas cenas Ao lado dele está o Relógio, que, super em que o castelo todo aparece por fora? Era preciso, avisa sempre que Dr. Victor só uma maquete. está chegando. A visita começa pela biblioteca, onde estão o Gato Pintado e a sua poltrona, os originais utilizados no programa. As paredes são cobertas por livros e alguns deles até se mexem! Depois da biblioteca está o laboratório do Tíbio e do Perônio. Além do esqueleto do dinossauro de duas cabeças, estão lá os figurinos dos cientistas e vários elementos do cenário.


É bem provável que todo visitante se lembre de cada detalhe do que vê no MIS, mas para os mais esquecidos, existem muitas telas em cada ambiente mostrando trechos de cenas do programa. Assim todo mundo fica situado e encantado com a possibilidade de assistir novamente essas aventuras.

O espaço seguinte é o Laboratório do Tio Victor, onde estão Tap e Flap, as botas falantes. Passamos pelos encanamentos do Castelo, onde encontramos Mau e Godofredo, e chegamos à Sala de Música para uma apresentação do Circo do Castelo. Pudemos ver o figurino do Etevaldo, que brilha no escuro antes de chegar à cozinha. Exatamente como no seriado, estão lá os bancos que saem do chão, a lavadora de pratos atrás da pia, o armário cheio de gavetinhas e portinhas, algumas que guardam fotos originais das gravações. Também está na cozinha o Bongô, entregador de pizzas e amigo de Nino. Ainda na cozinha, existe uma torneira com a famosa música para lavar as mãos, frequentemente ouvida nos episódios. A exposição conta com muitos figurinos originais dos personagens, como o Nino. Antes de chegar ao saguão do Castelo estão expostas as roupas de Pedro, Zequinha e Biba. Ao lado estão o Ratinho e o Ratomovel. Quem nunca tomou banho cantando “meu pé, meu querido pé que me agüenta o dia inteiro”?

Antes de sair, passamos pelo lugar onde ficam os sacos de lixo do Castelo, e sabe quem estava lá? Dr. Abobrinha, ou o Dr. Pompeu Pompílio Pomposo. Pelo visto o castelo nunca será dele, por mais que ele tente. Mas, por enquanto, o Castelo continua igualzinho, e todos nós podemos visitá-lo. A exposição já foi prorrogada duas vezes, mas te programa, agora é só até o dia 25 de janeiro. Um ótimo programa pra relembrar a infância nas férias.

Enfim chegamos ao centro do Castelo, e é emocionante! Realmente estamos no castelo que assistíamos pela TV! Estão ali a árvore, a Celeste conversando com os visitantes, o banco em espiral que tem na ponta uma saída do encanamento do castelo, de onde saia o Mau. Até a passagem secreta para o quarto do Nino foi recriada e pode ser utilizada para acessar o quarto. Estar ali foi mágico, a todo momento parecia que ia começar uma história, que das escadas desceria tia Morgana ou que as fadas Lana e Lara apareceriam sobrevoando os visitantes. E por falar nelas, o lustre original utilizado no cenário está lá, e o cenário onde se passam as cenas dentro dele pode ser visitado no segundo piso do museu. Subindo as escadas (realmente igualzinhas às do programa) vamos até o quarto da tia Morgana com o caldeirão, a gralha Adelaide e o livro falante, e claro, o lindo vestido original da bruxa. Encontramos a casa do João de Barro e das Patativas, aqueles que cantavam e dançavam todo tipo de instrumento, e cantavam “passarinho, quem som e esse?” Sabem né? Ah, e quem quiser pode tirar uma foto nas cascas de ovo, iguais aqueles dos quais saiam cantando as passarinhas.


12

pinel


* Quer convidar O Polvo para a sua formatura? Envie e-mail para redacao@opolvo.com.br


14

cinema

Em 11 dezembro a primeira aventura de Bilbo Bolseiro chega ao fim

Lá e de volta

Os cinco exércitos Agora que Smaug saiu da Montanha Solitária, todo mundo quer um pedaço do tesouro dos anões. É assim que começa a maior batalha de todos os filmes baseados em livros do Tolkien (pelo menos de acordo com o Peter Jackson).

outra vez Maria Carolina Bastos

D

esde o final épico de “Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei”, em 2003, a gente já tava acreditando que nunca mais veríamos algo tão majestoso na telona. Daí quase dez anos depois, o Peter Jackson resolve adaptar mais uma obra do autor J. R. R. Tolkien e nos puxa novamente para a Terra Média, desta vez, acompanhando outro jovem hobbit em uma aventura com um grupo de anões. E agora essa trilogia também chegou ao fim e voltamos para aquele sentimento de novo. Em “O Hobbit – A Batalha dos Cinco Exércitos”, os anões de Erebor, encabeçados por Thorin Escudo de Carvalho, finamente Os anões Thorin Escudo de Carvalho, o rei sob a montanha conseguiram espantar o O grupo de anões comandados por Thorin dragão Smaug Escudo de Carvalho quer proteger o que é seu e devem tene devolver Erebor ao seu antigo esplendor. Sem tar proteger contar que ele tá meio lelé da cuca e não quer a montanha largar o osso. contra os avanços dos humanos, elfos e orcs. Ah, e só pra todo mundo ficar avisado: a tal batalha durará incríveis 45 minutos. Os humanos

Bard, o líder dos humanos do lago

Os elfos

Thranduil, o rei dos elfos da floresta

Thranduil queria vingança desde que Thror lhe negou as Simarill. Por isso ele marcha em direção à montanha em busca da pedra Arken.

Bard lidera os humanos para exigir de Thorin uma parte do tesouro dos anões em troca da participação do povo do lago na luta contra Smaug. Mas olha só, ele diz que não vai dar!


dezembro 2014 > opolvo.com.br

15

Os orcs e seus wargs

Azog, o líder dos Orcs, e outras

Fotos > Divulgação

criaturas maléficas

Os orcs de Sauron foram criados para um objetivo: matar todos que se oponham ao mestre das trevas. Como estava todo mundo junto no mesmo lugar, eles resolveram aproveitar para acabar com anões, humanos e elfos de uma vez só.

3 X mais De acordo com o Hollywood Reporter, a trilogia de “O Hobbit” teria custado três vezes mais do que a de “O Senhor dos Anéis”. Preparados? Os três filmes custaram 745 milhões de dólares! O custo inicial, quando a ideia era produzir somente dois filmes, era de 150 milhões para cada, mas ele pulou para quase 250 milhões por longa! E o mais espantoso é que os três filmes já se pagaram! Os dois primeiros já arrecadaram, juntos, quase 2 bilhões de dólares e a expectativa é que “A Batalha dos Cinco Exércitos” contribua com mais um bilhãozinho.

As águias gigantes Elas chegam no meio da batalha. Se salvarem todo mundo na hora H, vamos rir alto. Já virou piada essa história das águias sempre aparecerem bem na hora certa. Da primeira vez (lá em “Senhor dos Anéis – A sociedade do anel”) foi legal, mas agora não dá mais pra engolir.

O que todos querem: a pedra Arken A joia encontrada pelos antepassados de Thorin no coração da montanha se tornou um símbolo dos Povos de Durin, mas foi perdida depois da invasão de Smaug. É por causa dela que o líder dos anões resolve voltar a Erebor e enfrentar o dragão.

Pippin na trilha sonora Billy Boyd, o ator que interpreta o hobbit Pippin na trilogia “Senhor dos Anéis”, conseguiu mais uma boquinha nesse último filme, como cantor. Boyd e as roteiristas Philippa Boyens e Fran Walsh (que escreveram os longas juntamente com o diretor Peter Jackson) fizeram a música “The Last Goodbye”, interpretada pelo ator e que será a trilha dos créditos de “A Batalha dos Cinco Exércitos”. Ele já mostrou os dotes de cantor em “Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei”, com “Edge of Night” e todo mundo se arrepiou. Inclusive essa era a música do primeiro trailer do novo filme de “O Hobbit”, lembra?


16

no ar

- Moda “Mude o meu Look”

Adoro Reality de... Secretamente, todo mundo adora ver o circo pegar fogo

Todos esses programas sobre troca de vestuário, cabelo, maquiagem, etc, tentam manter uma atmosfera positiva, tipo “a gente pode te ajudar a mudar, vai dar tudo certo!”, mas tudo

- Comida -

Maria Carolina Bastos

T

Fotos > Divulgação

“Kitchen Nightmares”

u pode jurar de pés juntos, pela vida dos teus pais e do teu pet, por tudo que é mais sagrado, que o-dei-a reality shows. Mas a gente sabe que não é verdade. Todo mundo tem aquele programa de TV que adora assistir escondido, no quarto, sem contar pra ninguém. E para expandir seus horizontes, a gente te traz os realitys mais toscos de cada um dos gêneros presentes na nossa programação.

- Baixaria “The Real Housewives of New Jersey” Ria e chore (mais ria do que chore), com Teresa Giudice, uma verdadeira “dona de casa” de New Jersey, que arranja encrenca com todo mundo, desde seu marido Joe, até seu irmão, que também se chama Joe, sua cunhada Melissa, suas tias, suas primas e melhor amiga. A série até que tenta se focar um pouco nas outras mulheres, mas o show mesmo fica por conta de Teresa, seus barracos e seus problemas judiciais. RHONJ já é o quarto título da franquia da Bravo, que também mostra a vida difícil das donas de casa de Orange County (na Califórnia), Nova York, Atlanta, D.C., Beverly Hills e Miami.

Existem diversos programas sérios de culinária por aí, como “Top Chef”, “Cake Boss”, “Man Vs Food” e o divertidíssimo “A Guerra dos Cupcakes”, mas o que a gente gosta mesmo de ver é o Gordon Ramsay dando esporro em todo mundo. Em “Kitchen Nightmares” é chamado por donos de restaurantes pra dar um jeito nos lugares, que estão indo de mal a pior. Ele sempre acha um monte de comida estragada nas geladeiras e um chef, dono, ou empregado preguiçoso ou teimoso, o que rende muitas brigas, gritos e palavrões (vide os episódios dos restaurantes The Black Pearl e Amy’s Bakery).

E esse não é o único programa onde podemos ver o chef Ramsay, em grande forma, ele ainda é o apresentador de “Hell’s Kitchen”, “Hotel Hell” e do “Masterchef EUA”.

que a gente vê são pessoas “bem vestidas” dizendo para outras que, de acordo com os padrões da moda, são “mal vestidas”. Em “Mude o meu look”, a apresentadora nem se dá ao trabalho de ajudar a pessoa transformada (que nem em “Esquadrão da Moda”, por exemplo). Nesta versão, três pessoas, duas conhecidas da pessoa em questão e um estilista, escolhem as roupas novas e o novo estilo que ela deve utilizar, daí a pobre coitada (ou coitado), vai lá e escolhe uma das três. Quer mais humilhação que isso? Existem trilhões de realities de moda por aí, os de transformação, como o “Esquadrão da Moda”, os de modelos, como o “America’s Next Top Model”, os de aspirantes a desenhistas de moda, como “Project Runway”, até os das linhas que falharam, tipo um “Kitchen Nightmares” de roupas, como o “Launch my Line”.


- Sobrevivência “Largados e Pelados”

- Decoração “Sua Casa em Boas Mãos” Já pensou ter sua casa reformada e decorada por modelos? Pois essa é a ideia de “Sua casa em boas mãos”! A empresa “Hot and Handy” (gostoso e habilidoso, em bom português) contrata só os homens mais gatos do planeta para trabalhos braçais enquanto suas carreiras não deslancham. O resultado? Muita pose e donas de casa babando no novo assoalho e arruinando a pintura de propósito. É difícil achar um reality de decoração que seja ruim. Sempre é muito divertido ver o resultado final. Entre as nossas favoritas estão “The Block”, onde casais passam semanas reformando uma casa inteira, “Design Star”, onde os decoradores competem para ganhar um programa só deles e “Changing Rooms”, um reality inglês onde um casal trocava de cômodos com amigos, parentes ou vizinhos os decoravam com a ajuda de um profissional.

O que você faria se fosse largado no meio do nada, completamente pelado? Ou ainda, você aceitaria participar de um reality onde seria largado no meio do nada, completamente pelado? Pois essa é toda a premissa de “Pelados e Largados”. Um casal é abandonado na selva Amazônica (e também

em Madagascar) e devem sobreviver por 21 dias sem água, comida, abrigo ou roupa! Como é que ninguém morreu ainda? O que dizer sobre os realities de sobrevivência? Ou tu ama, ou tu odeia! Entre os mais populares estão “Survivor”, que já ganhou versão brasileira, “À prova de tudo”, sobre as aventuras de Bear Grylls e “The Amazing Race”, uma corrida pelo mundo para ganhar prêmios.

dezembro 2014 > opolvo.com.br

17

- Namoro “Millionaire Matchmaker” Patti Stanger é uma casamenteira de carreira, que segue a profissão de família e se foca em achar pares para milionários excêntricos e solitários em seu “Millionaire’s Club”. Ela se esforça para consertar os problemas desses ricaços, que vão desde baixa autoestima e falta de confiança, até gosto péssimo para namorada(o)s, o que rende conversas bem engraçadas e situações inusitadas durante os encontros que ela arranja. Mas quase nunca dá certo. Pobre Patti. Mas esse não é o único problema onde podemos sentir o máximo da vergonha alheia vendo pessoas saindo em encontros pela primeira vez! Quem nunca se esbaldou com uma maratona de “Bachelor” ou “Bachelorette”?

- Celebridades Chegou Honey Boo Boo! Luz na passarela que lá vem ela! Alana “Honey Boo Boo” Thompson fez tanto sucesso no reality “Toddlers and Tiaras” (aquela que mostra as crianças que participam de concursos de beleza, sabe?), que ganhou uma série só pra ela! Passada em uma área rural do estado da Georgia, nos EUA, podemos ver as peripécias da família Thompson, todos com apelidos bonitinhos como “Mama June”, “Sugar Bear”, “Pumpkin”, “Chubs” e “Chikadee”. Um verdadeiro ode ao caipira norte americano. E, (in)felizmente, Honey Boo Boo não é a única “celebridade” que agracia a nossa TV. Temos nossas doses semanais (a às vezes diárias) de Kardashians, Kendra Wilkinson, Holly Madison, Giuliana Rancic, Kimora, Tora Spelling, até a mulher e as filhas do Clint Eastwood têm reality.


18

esporte

Novamente os estrangeiros dominaram o Futsal Internacional dos Jogos Mostratec

Só dá gringo

nos Jogos Internacionais da Mostratec As meninas da Colômbia Maria Carolina Bastos (texto e fotos)

J

untamente com a Mostra de Ciência e Tecnologia rolam os Jogos Mostratec, onde os jovens pesquisadores mostram como mandam bem no esporte. Em 2012 foi organizada a primeira edição do Futsal Internacional e os estrangeiros visitantes puderam se inscrever e formar times de seus respectivos países para uma pequena competição amistosa. Esse ano, além do futsal masculino, foi realizado um torneio feminino e os grandes campeões foram a Colômbia e o Cazaquistão (de novo!).

O futsal feminino ainda está engatinhando, foram formadas somente duas equipes: Brasil e Colômbia.

Marisol Acosta, 16, Fernanda Pedraza, 14, e Erika Mendez Vargas, 16, vieram para apresentar os seus trabalhos, mas assim que descobriram, durante a palestra da Mostratec, que poderiam participar de um torneio de futsal internacional, correram para se inscrever! “Nós jogamos no colégio, só por diversão, então resolvemos participar e foi muito divertido!” disse Marisol. “Todos são muito alegres e simpáticos, o clima é de amizade e não de rivalidade” completa Fernanda.

Os guris do Cazaquistão Pelo segundo ano consecutivo o pessoal do Cazaquistão conseguiu formar dois times (com algumas adições de outros países) e ganhar o Futsal Internacional Masculino. “É muito legal jogar, pois conheci pessoas de todos os países e começo a gostar de lugares que não conheço simplesmente porque as pessoas de lá são tão legais”, diz Nurlon, de 16 anos, membro da equipe cazaque vencedora. E sobre vencer o Brasil (que ficou em 2º lugar)? “Ah, é sempre mais doce ganhar do Brasil, mas é tudo diversão, somos todos amigos!” Os outros três times participantes foram o Paraguai, que ficou em 3º, o segundo time do Cazaquistão, em 4º, e a Argentina, em 5º.


dezembro 2014 > opolvo.com.br

por > Thiago Rausch

Mais um ano que se vai

19

Novas experiências, novas expectativas, metas, sonhos e objetivos. Independente de serem boas ou más as recordações do ano que passou, devemos parar e analisar tudo, cada detalhe de momentos cruciais em que nossas atitudes é que ditaram o sucesso, ou o insucesso, de nosso 2014. Considero esta reflexão fundamental para nossa evolução pessoal, espiritual, mental, física e profissional. A partir do momento em que conseguimos olhar para dentro de nós mesmos é que enxergamos toda nossa ignorância e inteligência, atitude que pouco ocorre no agitado cotidiano da população brasileira. Para nós, jovens em plena evolução - apesar dos 28 me considero com 15 anos de idade - conseguir identificar as coisas que nos fazem bem ou mal, é maravilhoso, pois só seremos realmente “vitoriosos” quando o caminho do bem tomar conta de 100% da nossa vida. Para mim, ser vitorioso, como a mídia diz que temos que ser, não se resume em ter o carro do ano, em adquirir um imóvel bacana e muito menos em ser melhor do que alguém. Vitória na vida, para mim, é viver com amor! Amar a sua família! Amar os seus amigos! Amar ao próximo! Amar o seu trabalho! Amar a sua esposa ou namorada! Amar a Deus! Amar, principalmente, a SUA VIDA, pois ela é nosso maior BEM!!! Esqueça o que passou, o futuro é hoje e só depende de nós!!! Boa reflexão e que tenham todos um ótimo final de ano e um maravilhoso 2015!!! Paz Thiago Rausch tem patrocínio de Faith Co., Trench Town Surfboards e Extreme Board Shop. Apoio de Ciao Viagens, ECOXcam, Tools, Yázigi Dois Irmãos, UF7 Academia, Pico da Tribo e Quiropraxia Juliana Pinheiro


20

meu jeito

Fotos > Arquivo Pessoal

Corneteando por aí

As principais inspirações para eles são o Felipe Neto, o grupo Parafernália e o Porta dos Fundos

Três alunos da Escola de Aplicação Feevale criaram um canal para deixar a criatividade e o humor rolarem soltos Maria Carolina Bastos

M

atheus Jucinsky, Leonardo Moss e Andressa Marques são os três alunos por trás do Projeto Corneta, canal do YouTube. Tudo começou com um curta de 17 minutos, chamado “Cara a cara” e gravado para o Projeto Outros Olhares de 2013 da Universidade Feevale. “A gente nem ia participar, mas uma das nossas professoras deu a ideia de produzir um curta baseado em ‘O Alienista’, do Machado de Assis, e achamos que podia dar certo. Quando o nosso foi um dos dois roteiros escolhidos, tivemos certeza”, explica Matheus. Eles acabaram levando 10 dos 17 prêmios do projeto e mais do que isso, a confiança para seguir em frente com um dos sonhos do Matheus. Mas primeiro ele precisou da permissão dos

pais. “Meus pais não queriam que eu fizesse vídeos, porque achavam que era só brincadeira e eu já tinha me metido em encrenca por causa disso antes”, diz ele. Então ele teve que provar que dessa vez era pra valer. “Quando viram que eu estava falando sério e que é isso que quero fazer da vida, começaram a me apoiar totalmente e até compraram a câmera que a gente usa!” explica Matheus. Agora eles já estão rumando para os 1400 inscrições no YouTube e seus vídeos têm uma média de 500 visualizações. “Nossos seguidores são os melhores! Temos desde os nossos amigos aqui da escola, até alguns no centro do país. É muito legal ver os nossos vídeos chegando tão longe”, diz Moss.


Passo a passo Acha que fazer vídeos engraçados é fácil? Pois não é não! A gurizada explica como funciona o processo, desde a escolha do tema até a gravação e edição. “Bom, primeiro a gente pensa em um tema, geralmente (e isso 1 pode parecer estranho) tenho minhas ideias no banho (risos)”, diz Matheus. “Daí se o Matheus não tem ideias no banho, a gente se junta durante a aula ou no recreio e decide sobre o que vai ser o vídeo”, completa Moss. Depois é hora de montar um roteiro! É quando todas as ideias vão para o papel. O roteiro deve conter não só as falas dos personagens, mas sua atitude na hora da cena, entonação, o lugar onde ela será gravada e até se é dia ou noite!

2

E agora vem a parte mais complicada, gravar e editar! 3 Como os três estudam, têm um tempo muito limitado para a gravação dos vídeos “Nós só podemos gravar nas terças, sextas e fins de semana”, diz Andressa. “E entre esses quatro dias, dois devem ser separados para fazer a edição do vídeo, então o tempo fica curto”, completa Matheus. Viu? Com programação e disciplina dá pra fazer o que tu gosta E estudar! Te liga que eles colocam vídeos novos todos os domingos!

dezembro 2014 > opolvo.com.br

Meu vídeo favorito é...

21

Os dois personagens Andressa Vida de Aluno Matheus e Moss são dois alunos nada exemplares nesse vídeo que narra o dia a dia dos estudantes de Ensino Médio.

A maioria dos vídeos do trio tem dois personagens fixos:

Matheus Diário de Herói e Atividade ParanorMoss Em ParanoMoss o Moss decide comprar uma câmera para tentar registrar fenômenos paranormais na casa do Matheus.

Matheus

“O Matheus é mandão, desligado e quer fazer tudo certo.”

Leonardo Diário de herói e Até os super heróis O diário de dois heróis, Ramon e Thomás, que moram juntos e têm os mesmos problemas que todos nós...

Moss

“Eu descreveria o Moss como um idiota engraçado.”

YouTube: Projeto Corneta Face: /projetocorneta Twitter: @ProjetoCorneta @matheusjucinsky @leonardo_moss


22

meu jeito

hohoho

Bebê Groot Dançante US$ 14,96 Smash Bros Wii R$ 179,90

Como o tempo passa rápido! Já é Natal! E a gente passou o ano inteiro criando a nossa listinha de presentes com as coisas mais fofas que postamos no site em 2014! One By One Melissa R$ 49,00 (cada)

Cidades de Papel - John Green R$ 29,90 Vans Star Wars A partir de R$ 60,00 Breaking Bad Funko US$ 9,00

DVD Blue Ray Guardiões da Galáxia R$ 89,90

Coleção Sereias Urbanas O Boticário A partir de R$ 15,99


dezembro 2014 > opolvo.com.br XĂ­cara Polvo US$ 15,00 Batom M.A.C. Nasty Gal US$ 16,00 Polaroid Cube R$ 699,00 Fomos um bom polvinho durante todo o ano...

Lancheira Bento Store R$ 130,00

Torradeira Selfie US$ 75,00

23


24

música

por aqui Em pleno verão vale a pena deixar a praia de lado pra conferir uma das maiores bandas do planeta que toca em Porto Alegre no dia 21 de janeiro, comemorando 20 anos de estrada

Fotos > Divulgação

Rafaela Dilly Kich

O nome “Foo Fighters” é uma referência ao termo “foo fighter”, usado por aviadores na Segunda Guerra Mundial para descrever fenômenos aéreos misteriosos, considerados OVNIs.

D

ia 21 de janeiro, ponto alto do verão...e ninguém vai querer estar na praia. Isso porque, nesta data, todo mundo vai almejar um lugarzinho no Estacionamento da FIERGS, onde ninguém menos que Dave Grohl e os caras do Foo Fighters vão comandar uma noite de muito rock’n’roll que promete ficar para a história. Para deixar todo mundo ainda mais ansioso para o show (temos certeza que será épico), o Polvo relembra um pouco da história da banda, fala sobre seus últimos trabalhos e tudo o que podemos esperar do espetáculo em POA.

20 anos de carreira “Times Like These”, “Everlong”, “Learn To Fly”, “The Pretender”... qual é a sua música favorita do Foo Fighters? É praticamente impossível escolher só uma. A banda coleciona sucessos em seus 20 anos de carreira, iniciada em 1994, ano marcado pela morte de Kurt Cobain (vocalista do Nirvana, banda na qual Dave Grohl era baterista). O impacto da perda do amigo quase o fez desistir da música. Entretanto, ele já havia feito algumas composições próprias e como as gravadoras já o conheciam, acabou nascendo naquele mesmo ano o Foo Fighters.

Durante toda sua carreira, Dave sempre lembrou de Cobain. Em inúmeros shows, ele anunciou músicas homenageando o amigo. Em 2011, ao receber o prêmio “Godlike Genius”, agradeceu falando: “Esse é para o Kurt”.


Shows no Brasil Foi em clima de histeria que confirmamos, no dia 19 de setembro, a veracidade dos rumores: Foo Fighters vem mesmo ao Brasil. Em sua fanpage no Facebook, a banda publicou as datas dos shows por aqui, em quatro cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. E as notícias boas continuaram chegando, pois em outubro os caras anunciaram a participação de várias outras bandas que adoramos para a abertura dos shows. Primeiro, foi confirmada a presença da banda britânica Kaiser Chiefs. Depois, mais novidades: a Comunidade Nin-Jitsu foi convidada oficialmente pelo Foo Fighters para abrir o show em POA. Enquanto isso, em SP, BH e RJ quem vai estar na festa de abertura são os Raimundos.

Sonic Highways A discografia do Foo Fighters conta com oito álbuns de estúdio lançados. O mais recente, “Sonic Highways”, é deste ano. O disco contém oito canções, cada uma gravada em uma cidade distinta dos EUA: Austin, Chicago, Los Angeles, Nashville, Nova Orleans, Nova York, Seattle e Washington. Em uma coletiva de imprensa, Dave explicou que as cidades e seus habitantes inspiraram a banda a explorar novos territórios musicais, mas sem perder sua identidade. A gravação de “Sonic Highways” inspirou o vocalista do Foo Fighters a criar, também, uma série para a HBO. A proposta é mostrar a passagem da banda pelas cidades que serviram de inspiração para as composições. De acordo com Dave, a ideia era justamente viajar pelos EUA e contar sua história. No total, a série (que ainda está em exibição), conta com oito episódios e cada um leva o nome da cidade visitada. No Brasil, a série será exibida pelo canal pago BIS. O primeiro episódio foi ao ar no dia 30 de novembro.

Logo após anunciarem sua vinda ao Brasil, Dave, Nate, Hawkings, Chris e Pat, integrantes do Foo Fighters, gravaram um vídeo falando que estão “fucking excited” (muito empolgados) para o show no Brasil. Se você ainda não viu o vídeo, corre lá no site do Polvo!

Serviço Foo Figthers em Porto Alegre Quando: 21 de janeiro de 2015, às 21 horas Onde: Estacionamento da FIERGS (Assis Brasil, 8787, Poa) Ingressos: Pista Premium- esgotado, Pista: R$ 220 (inteira), R$ 176 (estudante) e R$ 110 (idosos) Pontos de venda: Lojas Multisom, Livraria FNAC do BarraShoppingSul e www.ticketsforfun.com.br


26

publieditorial

Estudantes viram artistas no Projeto

Curta Capilé D

e junho a outubro de 2014, 250 alunos das séries iniciais, finais e EJA produziram 18 vídeos dentro do projeto Curta Capilé, organizado pela Diretoria de Gestão e Educação Básica da Secretaria de Educação de São Leopoldo e a Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. Esse projeto faz o uso de ferramentas audiovisuais para debater temas polêmicos da realidade dos estudantes, como gravidez na adolescência, violência doméstica, doenças sexualmente transmissíveis, adolescência, inclusão e bullying, através da produção de curtas acessíveis com recursos em audiodescrição, legendas e libras.

Os curtas e seus protagonistas Um dos vídeos realizados foi o “Telejornal Inclusive”, desenvolvido por alunos de inclusão das escolas Salgado Filho e Olímpio Vianna Albrecht. Orientados pelos professores Lucas Campos, Letícia Daudt e Maria Luciane Pinto, os alunos Vitor Gabriel da Silva, Letícia Teixeira Cardoso, Julia Barcelos Pereira e Hella Barbosa gravaram um vídeo em forma de um jornal televisivo, de cinco minutos, com notícias de música, esporte e previsão do tempo, com informações relacionadas com São Leopoldo. A professora Letícia destaca que foi uma experiência inesquecível. “Nós professores choramos emocionados quando vimos o resultado”, afirma. O professor Lucas adiciona que “ampliamos a nossa avaliação sobre a capacidade destes alunos”. Para os protagonistas, a participação no filme foi ainda mais marcante. Eles estão muito ansiosos para que o seu trabalho seja divulgado.

Julia observa que foi muito bom participar do projeto e “pretendo ser atriz em outros filmes”. Em tom bem humorado, Vitor afirmou que já está avaliando se vai ou não dar autógrafo aos fãs. A inclusão, sob a ótica de alunos com necessidades especiais e dos demais é o tema de vídeo com alunos da Escola Paulo Harris. O trabalho foi desenvolvido pelos alunos João Eduardo Morais dos Santos, Vitória Hendrischki Xavier e Ylgner Gabriel Fobrich. João, que tem deficiência visual, ressalta que “no início os colegas tinham um pouco de dificuldade para compreender a minha necessidade, mas isto foi passando com o tempo e hoje me sinto totalmente integrado na sala de aula”. Aliás, João dá um belo exemplo, ao ser voluntário para ajudar no processo de inclusão em uma turma no seu contraturno.

Os curtas foram exibidos em uma das salas do cinema do Bourbon Shopping, de São Leopoldo, dias 11 e 12 de novembro. Nos dias 13 e 14 elas passaram pelas 11 escolas municipais que se envolveram no projeto, coordenado pelas professoras Renata Garcia Marques e Juliana Fogaça Garbin.



28

que viagem

Hora de viajar! As férias de verão estão aí. Coloque o pé na estrada! Mas antes, o visto. Maria Carolina Bastos

Q

uando chegam as férias, qual é a primeira coisa que passa pela tua cabeça? Hora de viajar! Não é? Então, pra dar uma mãozinha na tua programação de verão, nós separamos uma explicaçãozinha básica sobre como tirar visto em alguns dos países mais visitados pelos brasileiros. Dá uma olhada e escolhe o teu:

EUA O visto americano é o mais intimidante. O processo é extremamente burocrático e ele é notoriamente difícil de retirar. Para consegui-lo é necessário preencher o formulário online de solicitação de visto, DS-160 (ceac.state.gov/CEAC/), criar uma conta no site do consulado, finalizar o pedido, marcar uma entrevista no consulado (em SP, RJ), juntar os documentos necessários e torcer para ser aprovado. Aqui em POA nós ainda não temos consulado, mas já temos o Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto de Porto Alegre (Avenida Carlos Gomes, 1501), para facilitar a solicitação do visto americano.


dezembro 2014 > opolvo.com.br

CANADÁ

IRLANDA

Para saber sobre o visto canadense, conversamos com a Daniela Pereira, da Canadá Intercâmbio Vale do Sinos: “Para obter o visto canadense não é necessário ir até o consulado em SP e a porcentagem de vistos negados é baixa, especialmente se comparada com o visto Americano. O visto de turista (Temporary Resident Visa) em geral dá direito a múltiplas entradas no Canadá e estadia de até seis meses no país. Para obtê-lo são necessários diversos formulários, documentos pessoais e que comprovem o propósito da viagem, os vínculos que o solicitante tem com o Brasil, assim como provas de recursos financeiros. Se for para a província de Quebec, podem ser necessários alguns documentos adicionais. Em raríssimos, casos é feita uma entrevista por telefone. O prazo de processamento é relativamente curto, cerca de três semanas, mas é importante fazer o pedido de três a quatro meses antes da viagem, pois em caso de uma negativa dá tempo de refazer a solicitação. Ainda dá pra fazer todo o processo online (www.cic.gc.ca/), mas um errinho de preenchimento em algum dos formulários ou nos documentos enviados ao consulado pode levar a uma negativa.”

Existem diversos tipos de visto para entrar na Irlanda: estada temporária, estágio, turismo, trabalho, estudante, mas nenhum deles requer solicitação prévia. Depois de pousar no país, é necessário apresentar a passagem de volta, passaporte válido por no mínimo seis meses, seguro viagem, comprovação financeira para a estadia, a reserva do seu hotel ou a carta convite de onde ficará durante a viagem. Para alguns dos vistos são necessários outros documentos específicos, mas em todos os casos a liberação da entrada é decidida lá no país mesmo. Mas se você não quer passar por toda a burocracia necessária para entrar em um destes países, seu destino ideal é a América do Sul! Brasileiros não precisam de visto para a entrada na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai e Paraguai.

29

AUSTRÁLIA Para conseguir o visto australiano não é necessário ir até a embaixada. É só entrar no site (www.immi.gov.au), preencher o formulário adequado para a entrada como turista, pagar a taxa (o preço é em dólares australianos), scanear os documentos exigidos e enviar juntamente com o questionário preenchido. Os documentos básicos são passaporte, assinado e válido pelo período da estadia e passaportes anteriores, se já houver viajado ao exterior, e RG, mas eles podem exigir outros papéis adicionais. Ah, a imigração australiana também pode pedir exames de saúde, para os quais eles indicam uma série de médicos. Depois de mandar tudo direitinho, é só esperar eles darem a resposta por e-mail e imprimir o teu visto!


30

eu vou

As Festas do Verão e Réveillon Quer saber quais vão ser as melhores atrações do litoral nesta temporada? Dá uma conferida na seleção do Polvo:

Rebecca & Fiona Rebecca e Fiona são DJs, cantoras e produtoras de house e electro house. Iniciaram a carreira com o apoio de ninguém menos que Kaskade, já se apresentaram em grandes festivais, como Tomorrowland e Ultra Music Festival e contam com um Grammy de melhor Eletro/Dance. Onde: Green Valley | Quando: 29 de dezembro, a partir das 23h

Bob Sinclar Fotos > Divulgação

Quem não conhece a track “Love Generation”? Considerado um dos pioneiros do house, Bob Sinclar foi um dos primeiros artistas a explodirem mundialmente com o hit, colecionando o primeiro lugar nas paradas de diversos países. Onde: Green Valley | Quando: 30 de dezembro, a partir das 23h

Soja em poa

O

ano de 2014 vai mesmo terminar com uma vibe alto astral. Mundialmente conhecida por músicas que falam sobre fé, esperança e amor, Soja é responsável por hits como “True Love”, “Everything Changes” e “Not Done Yet”. O grupo possui mais de 300 mil discos vendidos, além de apresentações em mais de 50 países e 55 milhões de visualizações de seus clipes no Youtube. No dia 10 de dezembro, são eles quem vão comandar a noite no Pepsi On Stage. O lote promocional para quem quiser curtir o show já está à venda. O show em Porto Alegre faz parte da nova turnê do grupo que retorna ao país para 12 apresentações, que começam em São Paulo, no dia 3, e acabam em Fortaleza, no dia 20 de dezembro. A banda apresenta a turnê de divulgação de “Amid the Noise and Haste”, seu sexto álbum de estúdio, lançado este ano. A banda é composta por Jacob Hemphill (vocal/guitarra), Bobby Lee (baixo), Ryan Berty (bateria), Kenny Bongos (percussão), Patrick O’Shea (teclados), Hellman Escorcia (saxofone), Rafael Rodriguez (trompete) e Trevor Young (guitarra).

serviço Soja Quando: 10 de dezembro, às 20h Onde: Pepsi On Stage Ingressos: Pista (Promocional): R$ 60,00 1° Lote: R$ 70,00 2° Lote: R$ 80,00 Mezanino 1° Lote - R$ 70,00 2° Lote - R$ 80,00 3° Lote - R$ 90,00 Pontos de Venda: Lojas Youcom - Bourbon Shopping Wallig, Shopping Praia de Belas, BarraShopping Sul, Bourbon Ipiranga, ticketbrasil.com.br ou minhaentrada.net Classificação: 16 anos

David Guetta O 5º melhor DJ do mundo, segundo o Top 100 da DJ Mag, vem aí! É David Guetta que vai abrir 2015 com estilo, se apresentando no litoral norte gaúcho. Onde: Maori Beach Club | Quando: 03 de janeiro, a partir das 23h

Réveillon Green Valley Atrações: A Liga, Ale Rauen, Otto Knows, Repow, Rodrigo Vieira Onde: Green Valley | Quando: 31 de dezembro, a partir das 22h

Réveillon Maori Atrações: Armandinho, ATL DJ, Raffa Santos Onde: Maori Beach Club | Quando: 31 de dezembro, a partir das 23


Natiruts & Cultura Profética Dezembro vai chegar com tudo! No último mês do ano, o Opinião apresenta várias atrações, dentre elas: Natiruts & Cultura Profética. Serão duas noites de muito reggae, uma no dia 18 de dezembro e outra no dia 19. Os shows iniciam às 22h30, com Cultura Profética e, depois da meia-noite, Natiruts vai embalar a madrugada. O lote promocional está à venda por 60 reais nas Lojas Youcom do Bourbon Wallig, Bourbon Ipiranga, Barra ShoppingSul e Praia de Belas e nas Lojas Multisom da Andradas 1001, Bourbon São Leopoldo, Bourbon Shopping Novo Hamburgo e Canoas Shopping.

dezembro 2014 > opolvo.com.br

31

Criolo Criolo também é uma das presenças confirmadas no Opinião. Três anos após o lançamento de “Nó na Orelha”, o MC voltou em novembro com um novo disco, chamado “Convoque Seu Buda”. O álbum vem acompanhado de uma longa turnê pelo Brasil, que passará por Poa nos dias 3 e 4 de dezembro, para duas apresentações. No palco, o mestre do rap nacional promete a mesma energia de sempre, os hits que impressionaram todo o Brasil e parte do exterior, como “Subirusdoistiozin”, “Não Existe Amor em SP” e “Sucrilhos”, além de toda a potência do repertório ainda inédito. É às 23 horas e os ingressos já estão sendo vendidos por 60 reais nos pontos de venda do Opinião.

Suricato Logo que a competição do Superstar terminou, as bandas que fizeram sucesso no reality partiram em turnê pelo país para dar aos fãs a oportunidade de assistir ao show de seus ídolos ao vivo, bem de pertinho. Em Porto Alegre a apresentação foi tão bacana, que a Banda Suricato vai voltar! Eles acabaram de gravar o álbum “Sol-te” e agora iniciam a turnê de divulgação do novo disco. Com muita personalidade e atitude, o grupo carioca liderado por Rodrigo Suricato vai trazer músicas como “Trem”, “Um Tanto” e “Talvez”, além de releituras caprichadas de Beatles, Bob Dylan e Led Zeppelin. O show é dia 11 de dezembro e começa às 22h30, ingressos do lote promocional já estão sendo vendidos por 40 reais nos pontos de venda do Opinião.


32

eu vou

A Comic Con é aqui De 4 a 7 de dezembro, os nerds vão tomar conta do Centro de Convenções Imigrantes, em São Paulo, para a Comic Con Experience, uma versão brasileira da maior convenção do gênero, a San Diego Comic Con.

A primeira edição da Comic Con Experience promete um evento nos moldes da grande convenção americana Os convidados

Compras

Artists Alley

Já tem muuuita gente legal confirmada para o evento, como Sean Astin (o Sam de “Senhor dos Anéis”), Jason Momoa (o Khal Drogo de “Game of Thrones” e Aquaman nos próximos filmes da D.C.), Rebecca Neder (de “Once Upon a Time”), Lino Facioli (o brasileiro que interpreta Robin Arryn em “Game of Thrones”), Brad Dourif (a voz do boneco Chucky e o Grima Língua de Cobra de “O Senhor dos Anéis”) e Edgar Vivar (o Senhor Barriga). Todos participarão de painéis especiais e meet and greets com os fãs!

Quer ir na CCXP pra comprar? Estande bom não vai faltar! Vai ter da Mundo Geek, da Comix Book Shop, da Gamer Tag, da Gargulla Store e da Liga Nerd, entre muitos outros. E quando o assunto são colecionáveis, vai dar pra babar com a Pizii Toys, Iron Studios, Sideshow Collectibles, Bandai, Hot Toys, Craftmanship Kotobukyia e Playarts!

Essa é a área para os artistas, em sua maioria quadrinistas, como Vítor e Lu Cafaggi (de “Turma da Mônica: Laços”), Gustavo Duarte (de “Chico Bento: Pavor Espaciar”), Sean Murphy (que já trabalhou em gibis como “Hellblazer”), Rafael Albuquerque (de “Vampiro Americano”) e o gaúcho Gustavo Borges, que entrevistamos para a edição 163 da revista!

Os estandes Disney, Warner Pictures, Sony Pictures, Cartoon Network, Fox, Paramount. Esses são alguns dos expositores que estarão lá na Comic Con pra mostrar um pouquinho de suas novidades. E o mais divertido é o Joe Maddalena, astro da série “Hollywood Treasure”, da Syfy, proprietário da “Profiles in History”! Ele vai trazer dezenas de itens originais famosos de filmes, como figurinos, acessórios e objetos cenográficos!

Pré-estreias A convenção vai trazer duas grandes pré-estreias: “Big Hero 6”, o novo filme da Pixar, que chega aos cinemas em 25 de dezembro. E a de um dos filmes mais esperados do ano, “O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos”, com presença do ator Richard Armitage, que interpreta o Thorin Escudo de Carvalho! A CCXP é organizada pelo Omelete e a Chiaroscuro Studios. A ideia é fazer da convenção um evento anual!

E isso é só o começo! A CCXP ainda terá concurso de Cosplay, Master Classes, competições de games (com mais de 150 mil reais em prêmios) e um Business Summit para o pessoal que trabalha nas áreas de quadrinhos, jogos e cultura pop em geral.

www.ccxp.com.br

A nova Graphic MSP do Astronauta será lançada durante o evento!



polvo college

Colégio 25 de Julho

Novo Hamburgo

11/11

Fotos > Homero Schuch

34

opolvo.com.br/college

Colégio Cenecista Felipe Tiago Gomes Novo Hamburgo

10/11

Fundação Liberato Novo Hamburgo

05/11


dezembro 2014 > opolvo.com.br

35

Colégio Cristo Rei

São Leopoldo

opolvo.com.br/college

Fotos > Homero Schuch

04/11

Colégio André Leão Puente Canoas

06/11


polvo college

Colégio Olindo Flores São Leopoldo

31/10

Fotos > Homero Schuch

36

opolvo.com.br/college

Colégio Pedro Schneider São Leopoldo

10/11

Colégio Wolfram Metzler Novo Hamburgo

03/11


dezembro 2014 > opolvo.com.br

Extreme Festival

Novo Hambrugo

Fotos > Giovani Paim

15/11

37


polvo clic

Malta na Festa das Rosas Sapiranga

09/11

Fotos > Homero Schuch

38

opolvo.com.br/clic

10 anos das Faculdade Senac Porto Alegre

30/10


39

frame

ACONTECEU EM PORTO ALEGRE Feira do Livro Praça da Alfândega FOTO > Giovani Paim

facebook.com/giovanipaim giovanipaim@gmail.com



Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.