Revista O Polvo #169

Page 1

Seu Cuca / Cartoon Network / Jurassic World / Vida de Youtuber / Fresno




4

o polvo # 169 cinema O mundo volta a ser dos dinossauros

que viagem Viajando coma a galera

O mundo mais perto

A

gora é a hora de planejar aquela viagem especial, preparar o intercâmbio que vai mudar a sua vida e garantir uma grande bagagem para o futuro, não só dentro do avião. E pensando nisso a gente preparou um especial sobre o assunto, com dicas, depoimentos e conselhos de quem trabalha com isso e sabe bem do que está falando. Além de programas de TV sobre viagens e mais uma coluna da nossa Nina Negre sobre a Flórida.   Outro assunto que todo mundo fala em maio é o AnimeXtreme. E dessa vez a gente quis conversar com os youtubers que têm milhares de visualizações e saber como criaram seus canais, como bolam seus vídeos, etc. E também tem todo o serviço para o evento que esse ano chega com três dias de atrações.   Também tem uma bela entrevista com o surfista Kaique Garcia, que apesar da pouca idade apavora nas ondas do RS, e com a banda Seu Cuca, que vai usar o palco do Bar Opinião para gravar o seu DVD de 15 anos de banda.   Então aproveitem a leitura e nos aguardem em junho, quando viremos com uma revista cheia de informações sobre o vestibular e muitas coisas legais pra aquecer o seu inverno. Aproveitem e até lá.

que viagem Sob medida pra ti

música Seu Cuca em música e imagem por aqui

meu jeito Vida de youtuber

Em atividade desde 9 de julho de 2002 Um produto da Bark Comunicação barkcomunicacao@ yahoo.com.br

10

12

16

20

24

8 coisas que você precisa saber antes de embarcar em um intercâmbio

que viagem Anota aí, com Titi Müller

que viagem Com planejamento, a gente chega lá

no ar A ótima fase do Cartoon

esporte Entrevista: Kaíque Garcia

Contato Comercial: (51) 3587-7156 / 91392452 comercial@opolvo.com.br

/revistaOPolvo

Contato Redação: (51) 3587-7156 redacao@opolvo.com.br

@revistaopolvo

Jornalista Responsável: Maurício Carvalho Reg. 9242 MTB/RS Impressão: Pallotti Tiragem: 8.000 exemplares Telefone: (51) 35877156/91392452 E-mail: opolvo@opolvo.com.br

Diretamente do fundo do mar Família Octopus

que viagem

Site: www.opolvo.com.br

revistaopolvo

11

14

18

22

26


maio 2015 > opolvo.com.br

1

Demolidor no Netflix

2

Após filmes decepcionantes no cinema, o Demolidor ganhou nova vida na TV. A série desenvolvida e exibida no Netflix é amplamente inspirada na célebre HQ “A Queda de Murdock”, de Frank Miller, e ainda traz outros elementos bem interessantes para os fãs.

O boom dos Vingadores 2

3

6

4

Dublando por aí

Com celebridades fazendo caras e bocas (como Deborah Secco e Rihanna, olha ela de novo aqui) e virando uma febre nos smartphones, o aplicativo Dubsmash é um dos mais populares apps do momento. Já fez sua dublagem?

O rapper Jay Z segue apostando na vida de empresário ao lançar o aplicativo de música Tidal, que coloriu de azul vários perfis de famosos, como Shakira, Madonna e Rihanna. O marido de Beyoncé aposta no streaming pra bater Rdio, Spotify e outras gigantes.

Agora a moda é fazer selfie com lábios gigantes. As meninas estão deformando a boca pra fazer selfies com lábios extremamente carnudos, que chegam a machucar as moças. Não é demais não? Se ainda ficasse legal...

É Arezzo ou Via Uno? Essa deixou o pessoal da Arezzo de cabelos em pé. Algumas consumidoras tiveram palmilhas de suas sandálias descolando e apareceu outra da Via Uno por baixo. A Arezzo disse que foi uma falha na produção de uma fábrica terceirizada, mas não caiu bem.

Tudo azul para Jay Z

Boca gigante é o ó

O adeus da Gisele

A top Gisele Bündchen deu adeus às passarelas. Pelo menos no Brasil. No desfile da Colcci, em São Paulo, Gisele foi homenageada e se emocionou ao se despedir do público brasileiro. Mas veremos muita a moça de Horizontina em campanhas publicitárias e fotos diversas.

Com uma estreia arrasadora, “Os Vingadores 2” galopa a passos largos para ultrapassar a arrecadação de 1,5 bilhão de dólares da primeira parte. A Era de Ultron fez bonito em diversos países do mundo e olha que no fechamento dessa edição nem tinha sido exibido nos EUA...

5

5

7

Leto assustador Olha só a imagem assustadora e promissora de Jared Leto como o Coringa no filme “Esquadrão Suicida”. Com dentes afiados, tatuagens freaks e aquela boa cara de maluco, o palhaço assassino de Leto promete ficar entre os melhores. Se cuidem Heath Ledger e Jack Nicholson.

8


6

de tudo TENTÁCULOS > blade runner Mais de 30 anos depois do filme original estrear nos cinemas, Blade Runner terá uma continuação. Harrison Ford vai voltar a viver Rick Deckard mas o protagonista será vivido por Ryan Gosling. A direção fica com Denis Villeneuve e a previsão de lançamento é para 2016.

Unicórnios Um dos pontos mais enigmáticos do filme são os unicórnios de origami que podiam ser a chave para a verdadeira origem de Deckard. Tanto que os pequenos cavalinhos foram cortados em uma das versões mais recentes.

Replicantes Os robôs altamente inteligentes e fortes são fundamentais para o filme e cederam seu nome para a banda gaúcha de punk rock liderada por Wander Wildner. Podiam ser funcionais, sexuais ou baseados na força bruta.

O livro Na verdade, Blade Runner é baseado num conto de Philip K. Dick, que depois teria outros livros adaptados ao cinema, como “O Vingador do Futuro” e “Minority Report”.

Cenário decadente A Los Angeles apresentada é caótica, suja, escura, superpovoada. A tecnologia não consegue melhorar o cenário de desolação das pessoas, que parecem bem perdidas. Os luminosos gigantes, modernos, contrastam muito com a vida ordinária das pessoas.

Trilha sonora Para acompanhar o clima soturno das imagens, uma trilha sonora marcante e fantástica, assinada pelo grego Vangelis, ajudou o filme a ganhar uma aura cult. Faixas super pomposas e marcantes, com um estilo bem futurista, ainda arrepiam os fãs.

Várias versões Depois de um tempo, quatro versões diferentes foram apresentadas, do estúdio ao diretor, sempre mostrando alguma coisa nova ou um desfecho totalmente diferente. Qualquer segundo ou ordem diferente pode mudar tudo.

Harrison Ford O ator já tinha feito sucesso como Han Solo em Star Wars e destila todo o seu sarcasmo no filme, mas com uma abordagem bem mais amarga. Sem falar que nunca sabemos direito de que lado o policial está.

Cult após fracasso Em 1982, BladeRunner foi um fracasso de bilheteria. O público não entendeu a temática e preferiu outro filme de ficção científica com outra temática, “E.T. – O Extraterrestre”, com um clima muito mais luminoso e sem muito o que pensar.



8

de tudo

PROJETO CORNETA

você viu? Confirmada segunda temporada de “Demolidor” A Netflix acaba de emplacar mais um série na sua lista de “vai ter segunda temporada”. Onze dias após sua estreia, a série “Demolidor” já está confirmada para 2016. O ator Charlie Cox voltará ao papel do protagonista, e o restante do elenco principal também deve retornar. Mas haverá mudanças nos bastidores: o roteirista Steven S. DeKnight deixará a atração, e ficarão em seu lugar Doug Petrie (“Buffy – A Caça Vampiros”) e Marco Ramirez (“Sons Of Anarchy”).

MATHEUS JUCINSKY

Livros de colorir para gente grande Os livros de colorir deixaram de ser passatempo de criança para ser uma curtição entre os mais grandinhos. E a febre foi tão grande, que “Jardim Secreto”, o mais famoso deles, esgotou nas livrarias. É quase disputado a tapas. Já surgiram também uma série de canetinhas e lápis coloridos para deixar o resultado final mais caprichado. Vai entrar nesta moda também?

Este mês o Corneta recebeu alguns convidados especiais (ou meio desaparecidos) para os seus vídeos. Vamos começar com uma homenagens às mães, já que o dia delas já está quase aí, em “Querida Mamãe”. (qualquer semelhança com um gênio não é mera coincidência)

Moss voltou para uma curta e breve participação no Corneta em “A morte de Pou”.

PAPO CABEÇA By Issur Koch

Mudamos? Desordem (Titãs)

Os presos fogem do presídio, Imagens na televisão. Mais uma briga de torcidas, Acaba tudo em confusão. A multidão enfurecida Queimou os carros da polícia. Os presos fogem do controle, Mas que loucura esta nação! Não é tentar o suicídio Querer andar na contramão? Quem quer manter a ordem? Quem quer criar desordem? Não sei se existe mais justiça, Nem quando é pelas próprias mãos. População enlouquecida, Começa então o linchamento. Não sei se tudo vai arder Como algum líquido inflamável, O que mais pode acontecer Num país pobre e miserável? E ainda pode se encontrar Quem acredite no futuro... Quem quer manter a ordem?

Quem quer criar desordem? É seu dever manter a ordem? É seu dever de cidadão? Mas o que é criar desordem, Quem é que diz o que é ou não? São sempre os mesmos governantes, Os mesmos que lucraram antes. Os sindicatos fazem greve Porque ninguém é consultado, Pois tudo tem que virar óleo Pra por na máquina do estado. Quem quer manter a ordem? Quem quer criar desordem? Essa música vale a reflexão, lançada em 1987 pela Banda Titãs refletia o momento político que o País viva, após tantos anos fica a pergunta: Mudamos nossa realidade ou a letra segue atual? Não é motivo para desanimar, mas a mudança que queremos em nosso país não pode ser deixada na mão das lideranças políticas. Depende de cada um de nós. E você, tem feito sua parte? Críticas e sugestões: oissur@gmail.com ou opolvo@opolvo.com.br

E no Cinecorneta: Sequências inacabáveis, com Mickael Prass

+ vídeos em www.opolvo.com.br/tentaculos + Projeto Corneta em www.youtube.com/user/jucinsky2 www.facebook.com/projetocorneta


9

pinel


10

cinema

O primeiro Jurassic

O mundo volta a ser dos dinossauros Jurassic World retoma a franquia de sucesso com mais lagartões assustadores na telona Mauricio Carvalho

C

Fotos > Divulgação

onsiderada uma das melhores franquias de aventura da década de 90, “Jurassic Park” trouxe muita correria e destruição pelas mãos de Steven Spielberg. Lançado em 1993, ganhou vários prêmios de efeitos especiais por criar tiranossauros e velociraptors que pareciam bem reais. Depois de duas sequências, em 1997 e 2001, chega aos cinemas em junho “Jurassic World”, que promete muita aventura e efeitos especiais ainda melhores do que aqueles do original. Agora o perigo se chama Indominus Rex. Uma nova espécie de dinossauro que é criada em laboratório e ameaça os visitantes e as outras espécies de lagartões do Parque dos Dinossauros, que oferece passeios e espetáculos com os seres extintos e reanimados em laboratório, graças a pesquisas genéticas. Se não teremos mais o elenco original (que será lembrado em alguns diálogos e até num livro fictício do escritor Ian Malcolm, vivido por Jeff Goldblum em 1993), vamos ficar bem servidos com os atores Chris Pratt (“Os Guardiões da Galáxia”), Bryce Dallas Howard (“Homem-Aranha 3”) e Ty Simpkins (“Homem de Ferro 3”). Eles que conduzem a história no grande parque de diversões que apresenta dinossauros quase domesticados e que não se importam em se mostrar para os humanos. O problema é quando um experimento mal-sucedido cria o tal Indominus Rex, tão feroz que acaba com humanos, répteis, paredes, armas e o que aparecer pela frente. A célebre ilha Nublar promete muita diversão e aventura, fazendo com que os dinossauros voltem a brilhar na telona. Agora teremos bichões aquáticos no melhor estilo Free Willy e muitos pterodáctilos por aí.

E já se passaram mais de 20 anos desde que a ideia de fazer um parque de dinossauros virou filme. “Jurassic Park” foi dirigido por Steven Spilberg em 1993 e o longa foi considerado um marco dos efeitos especiais. Imagine naquela época recriar dinossauros que tivessem movimentos, emitissem sons e fossem convincentes!

A adaptação Michael Crichton ainda nem tinha terminado de escrever seu romance e vários estúdios já estavam interessados em filmar a história de um parque de diversões que ressuscitava esses animais que viveram na Terra há milhares e milhares de anos. O escolhido para levar a trama ao cinema foi Steven Spielberg, que estava em vias de fazer “A Lista de Schindler”. Tanto que a pós-produção do longa foi feita por George Lucas. Vamos combinar, com essa dupla não tinha como dar errado!

Tiranossauro Rex Quem aí não tremia com o rugido do grande e assustador Tiranossauro Rex? O grandalhão era a maior atração do parque, mas por uma falha no sistema de segurança começou a andar solto atrás de qualquer coisa que se movia. O tal rugido do Dino foi uma grande mistura de sons: um filhote de elefante, misturado com o rugido de um tigre e um jacaré. Já os Velociraptors (como esquecer a famosa cena da cozinha?) eram feitos por humanos. Isso mesmo! Em algumas cenas, atores reais vestiam a fantasia do animal e saiam atacando geral!

Bilheteria “Jurassic Park” foi mesmo um grande sucesso na sua estreia. O filme foi o mais visto naquele ano em todo o planeta e segurou esse título por mais quatro anos, até Leonardo DiCaprio, Kate Winslet e James Cameron levarem a melhor com “Titanic”. Mas mesmo tendo estreado há mais de 20 anos, “Jurassic Park” ostenta a 18ª colocação entre os filmes mais vistos em toda a história do cinema. É pouco, ou quer mais? O filme ainda faturou três Oscars na época de seu lançamento: Melhor Som, Efeitos Especiais e Efeitos Sonoros.

Sequências Depois do sucesso do primeiro, em 1993, veio a sequência “O Mundo Perdido: Jurassic Park”, de 1997 (ainda sob a direção de Spielberg) e “Jurassic Park 3” daí sob o comando de Joe Johnston, em 2001.


11

Especial que viagem

A primeira dica é básica: procure uma boa agência de viagens que pode te assessorar em todos os pontos importantes e fundamentais para você não se incomodar com nada além da experiência da viagem.

1

Viagem ao mundo em 8 pontos Listamos dicas e justificativas pra conhecer melhor outros lugares. Então bora se informar e preparar a mochila

Se informe sobre o tipo de intercâmbio que você quer fazer. Tem várias opções, como fazer um curso, high school, AuPair (trabalhando em casa de família) e mais. Foque no que é melhor pra você.

2

3

Conhecer um pouco do país desejado é bom, pra saber dos costumes, comida, cultura, etc. É brabo ficar um tempão em um país que não vai lhe agradar. Pesquise

4

Quem vai ficar em casa de família, vale a pena dar uma pesquisada nos hábitos da residência, religião, alimentação, horários pra sair e ajudar nas tarefas domésticas. Dá pontos pra você.

5

A mala tem que estar completa. Você até pode pedir pra seus pais despacharem algo depois, mas é uma mão e fica caro. E não leve seu quarto junto, lembre-se que vai acabar comprando roupas e outras coisas por lá.

6

Sei que adoramos os brasileiros, mas pra mergulhar no idioma local, vale a pena fugir dos conterrâneos e esquecer o português por um tempinho. Sua fluência vai agradecer.

7

O visto é algo que você deve correr logo, assim que decidir pra que país vai. Tem lugares que a burocracia é enorme e se você bobear, não consegue viajar.

8

E aproveite todo o tempo livre pra conhecer a cultura, os lugares, as pessoas. Faça fotos mas não deixe de absorver o conhecimento. Com certeza vai gerar muita história pra contar.


12

Especial que viagem

Viajando com a galera O maioria dos viajantes tem a sua primeira experiência longe de casa quando ainda está na escola. São os intercâmbios estudantis, uma boa oportunidade para descobrir o que há do outro lado mundo

Guinberger, eus Schalle Éricles Kunz e der, Mat l ei fe hn of Sc St ia , Vinícius co, Natál João Zilles iana Mar huck, Mar lherme Sc

Maria Carolina Bastos

A

cada dois anos, o pessoal do Ensino Médio e do Ensino Fundamental do Instituto de Educação Ivoti faz uma viagem de intercâmbio para o Canadá. Durante um mês, o grupo desenvolve o inglês e conhece algumas partes do país. Em 25 de junho de 2015, 25 alunos vão de mala e cuia para Toronto, estudar no Hansa Language Centre, passear por Quebec, Ottawa, Montreal e até se divertir no parque de diversão Wonderland. Entre eles estão os amigos Natália Stoffel, 15, Éricles Kunz, 16, Mariana Marco, 16, Guilherme Schuck, 16, Mateus Schallenberger, 16, João Zilles, 15 anos, e Vinícius Schneider, 16, todos do 2º ano do IEI. Para os seis, o principal objetivo da viagem é praticar o inglês. “É um país muito interessante! Minha irmã já foi pra lá e disse que é super bonito, fiquei com muita vontade de conhecer”, diz Natália. “A gente que adquirir novas experiências”, continua Mariana. “E conhecer outras culturas diferentes da nossa”, finaliza Mateus. Já as amigas Natália Petry, 17, Eduarda Dilkin, 16 e Maria Clara Kaufmann, 17, do 3º ano, têm uma regalia, Natália já viajou para o Canadá com o IEI, em 2013, e está por dentro de toda a rotina de intercâmbio e dos segredos da cidade. “Por lá a gente tem muita liberdade, podemos ir pra onde a gente quiser, desde que volte pra casa antes do toque de recolher, é tudo muito seguro, as pessoas são educadas e é tudo extremamente limpo e organizado. Dessa vez quero ir ainda mais longe, fugir ainda mais da minha zona de conforto. Da primeira vez não aproveitei tanto quanto

Natália Petry, Maria Clara Ka ufmann e Edua rda Dilkin

podia aproveitar, então agora vou ficar fora até mais tarde, conhecer todos os lugares onde queria ter ido antes, mas não consegui, voltar a todos os lugares que gostei e me marcaram e tentar descobrir uns outros diferentes, não tão mainstream. Sem contar os passeios, adorei conhecer as Cataratas do Niágara e o parque Wonderland, então com certeza vou ir de novo”. E as três já têm altos planos pros passeios por Toronto “Quero comer de tudo! Sou muito chata com comida e vou tentar me livrar disso lá. Não sei se vou conseguir voltar, então quero aproveitar para experimentar tudo o que eu tiver direito, senão vou viver só de fast-food”, diz Maria Clara. “A gente já tá pesquisando e pensando em todos os lugares que queremos ir e como vamos ir lá. Queremos alugar uma bicicleta e pedalar por toda a cidade, que nem os locais fazem”, explica Eduarda.


Canada’s Wonderland Já está marcdo lá no roteiro do grupo o Canada’s Wonderland. O parque é ideal para quem gosta de montanharussa. Inaugurado em 1981, o complexo agora tem mais de 200 atrações visitadas por três milhões de pessoas todo ano. A área de 130 hectares do parque é dividida em oito zonas: Action Zone, International Festival, International Street, KidZville, Medieval Faire, Planet Snoopy, Splash Works e White Water Canyon. São 16 montanhas-russas e entre elas a Leviathan. Com 93 metros de altura, é a montanha-russa mais alta do Canadá. Com velocidade máxima de 148 quilômetros por hora, ela também é a montanha-russa mais rápida do país. Há ainda o parque aquático Splash Works, com montanha-russa aquática e no toboágua. A grande piscina de ondas ao ar livre, White Water Bay, é uma das atrações preferidas. O parque tem atrações especiais para o Halloween, Canada Day e outros feriados.

maio 2015 > opolvo.com.br

13

Como é bom viajar em grupo! Para Claudir Castro, gerente da agência Estudar no Exterior de Novo Hamburgo, responsável pelo programa que leva a galera do IEI pro Canadá, viajar em grupo tem grandes vantagens, especialmente para os pais dos alunos “Acho que a principal vantagem de viajar em grupo é a segurança. Não que viajar sozinho não seja seguro, mas os pais dos alunos ficam mais confortáveis sabendo que eles vão viajar com colegas e serão acompanhados de perto por seus professores. Sem contar que os estudantes têm um sistema de suporte maior, eles podem recorrer

aos amigos caso aconteça algum imprevisto e sabem que sempre terão alguém conhecido por perto”, explica. A professora de inglês Meike Sudbrack, do IEI, também aponta como vantagem a facilidade de se integrar em um ambiente estranho. “Quando viajamos acompanhados de pessoas que já conhecemos e provavelmente já formamos um vínculo de amizade, isso facilita a comunicação, a desenvoltura e diminui um pouco a saudade de casa”. Mas em uma coisa os dois concordam: viajar em grupo é muito mais divertido!


14

Especial que viagem Recomendamos

Anota aí P

Fotos > Divulgação

rograma de televisão sobre viagens tem aos montes, mas alguns são bem mais legais que os outros. O escolhido do Polvo para ganhar um espaço aqui na Revista foi o Anota Aí, apresentado pela gaúcha Titi Müller, e que acaba de estrear sua segunda temporada no Multishow. São 14 episódios gravados durante uma viagem de 40 dias pelo mundo, procurando os 10+ de cada tema: comidas, bebidas, parques, atividades radicais e tudo de bom (e diferente) que uma volta pela Terra pode oferecer aos mais curiosos. Os inéditos vão ao ar todas as segundas às 22 horas. Esta não é a primeira experiência de Titi como viajante. Ela comandou o Mochilão MTV na última temporada do programa, mas daquela vez ela usava uma van para a sua aventura. Foram oito países visitados em 40 dias. No Anota Aí, a ideia do programa segue a mes-

Titi Müller continua sua saga pelo mundo para mostrar curiosidades que nem todos os viajantes sabiam que existiam ma: garimpar e experimentar curiosidades. E isto inclui tratamento de com farelo de arroz a 75ºC, em Tóquio, saltar de um prédio a uma altura de 125 metros, em Berlim e comer caviar de mil dólares. Mas o maior desafio para Titi é andar de avião. Isto mesmo, ela morre de medo e precisa tomar uns calmantezinhos em cada viagem.

10 Programas Cafonas Obrigatórios (1º episódio – 2ª temporada) – Na estreia da segunda temporada, Titi mostrou que as suas listas vão estar ainda melhores, porque não há nada melhor (e mais engraçado) que uma boa cafonice. Pausa para selfie com famosos no Museu Madame Tussaud e passeio de gôndola (nada de Veneza) em Singapura, dentro de um shopping center ao som de Rihanna.

Destinos Na primeira temporada, Titi passou por NY, Miami, Las Vegas, Toronto, Dubai, Tóquio, Istambul, Roma, Berlin e Paris. Na segunda temporada, o roteiro foi amplado para 12 cidades: Londres, Kingston, Amsterdã, Viena, Macau, Nova York, Kuala Lumpur, Hong Kong, Lisboa, Singapura, Nova Orleans e Memphis e alguns dos temas escolhidos foram “10 lugares que pararam no tempo”, “10 sanduíches que valem por uma refeição completa”, “10 hospedagens legais que não pesam no bolso”, “10 maneiras inusitadas de ir e vir”.

10 Maneiras de ser VIP pelo Mundo (7º episódio – 1ª temporada) – Dubai é o ligar mais vip do mundo. E Titi prova isto, andando de camelo, lancha, fazendo pose de rica. Antes ela ainda “alugou” alguns paparazzis em NY para segui-la. A cara da riqueza!

10 Pizzas de Encher a Barriga (2º episódio – 1ª temporada) – Claro que comida não poderia faltar em programa de viagem. E entre todos os que Titi fez sobre o tema, o de pizzas foi o mais gostoso. Ela até ganhou uma com o seu nome em Roma. Tá podendo!


maio 2015 > opolvo.com.br

13

Uma voltinha em

Fort Lauderdale Hey guys! A Florida é um dos lugares mais visitados nos Estados Unidos por nós brasileiros. Mas esse estado ensolarado tem muito mais além dos parques da Disney e de Miami Beach! Hoje falarei sobre uma cidade mais específica: Fort Lauderdale!! Essa cidade encantadora é também conhecida como a Veneza da Florida pelo fato de ter uma estrutura de canais por todos os lados. O mais legal de tudo é que podemos fazer um passeio pelas águas no Water Taxi, Riverfront Cruises ou Jungle Queen Riverboat e ver as lindíssimas e luxuosas mansões (muitas delas pertencem a celebridades!). Excelente também para dar uma caminhada e fazer um piquenique pelo Riverwalk Park.

E olha quem eu encontrei no Hard Rock: o mascote do Miami Dolphins

À noite, o melhor destino das baladas, bares e clubs é na Las Olas Boulevard. É sem dúvida um dos lugares favoritos de turistas, intercambistas e moradores locais. Eu particulamente amo passear por lá, ver as galerias de arte, tomar um sorvete ao som de shows ao vivo e jantar no Cheesecake Factory. Sabiam que muitas cenas de “Marley & Eu” foram filmadas na Las Olas? A Las Olas é uma rua de três kilometros de extensão que liga o centro de Fort Lauderdale até o ponto principal da praia! O mar de águas claras e a beleza da praia em si atraem turistas do mundo inteiro. Atravessando a rua você encontra restaurantes como Hooters e Bubba Gump Shrimp. Sem contar que todos possuem “A” vista! E que tal fazer alguns esportes aquaticos enquanto estiverem aqui?! Fort Lauderdale é o lugar

certo. Tem locais para andar de jet ski, stand up paddle, fazer scuba dive, pescaria, parasailing, caiaque e é claro, surf!

Agora vamos comentar sobre um dos meus assuntos prediletos: compras!!! Fort Lauderdale tem o maior shopping de outlet da Florida! Possui mais de 350 lojas e entres elas estão a Forever 21, Victoria’s Secret, Calvin Klein, Fossil, Converse, U.S Polo entre muitas outras. E eu não poderia deixar de falar sobre o Hard Rock Hotel & Casino que fica uns 25 minutos de Downtown. No Hard Rock você vai se sentir em Las Vegas com os jogos de cassino. Se você curte um bom Rock n’ Roll fique ligado nas datas pois o Hard Rock Live está sempre tendo shows! Tudo isso fica em uma área aberta chamada Seminole onde encontram diversos restaurantes, lojas e bares (para os maiores de 21 anos). Eu poderia escrever páginas e páginas sobre tudo que Fort Lauderdale tem para oferecer, mas ja deu para terem uma pequena ideia né? Com certeza essa cidade é a escolha certa para quem quer estudar inglês, passear, fazer compras e se divertir! Beijinhos e até a próxima! + posts em www.opolvo.com.br/tentaculos + Hey Florida em www.heyflorida.com.br


16

Especial que viagem E quem disse que não é possível encarar uma viagem longa ainda na adolescência? Existem roteiros preparados especialmente para quem depende da aprovação dos pais

Sob medida pra ti Maria Carolina Bastos

Fotos > Arqu

ivo Pessoa

l

D s jovens ãos, é uma desta anos, de Dois Irm abou na França e na 15 t, lle Co r ue ac tudando e Dafne Kronba rou ssar as férias es , a viagem supe que resolveu pa no começo do ano. Para ela gua, “A lín da do CI tu a es m e Inglaterra co ples passeio novas, foi além do sim é mágica, conhecer pessoas expectativas e o existem ercâmbio nã int s, ília um er fam s faz experiência de viver com outra pra ver o quanto é tras culturas e fazendo conviver com ou a sensação. Só em relação ao mundo”. er ev scr de ra ar olh u se palavras pa r da como vai mu maravilhoso e

A Karolina Kleinkau f, 16 anos, de Ivoti, fez a mesma viagem, mas no começo do ano passado, e destac a os amigos que fez com o momento mais ma o rcante de sua trip, “Foi uma das melhores experiências da mi nh vida. O meu grupo a passou uma seman a na França, que eu sem pre achei um país me superestimado, ma io s quando cheguei lá vi que merece toda a notor iedade. Depois fica mo s três semanas na Ing laterra, estudando. Conhecemos Londre s e Ox for d e tive a oportunidade de faz er amizade com pes soas de diversas par tes do mundo. E essa foi a minha par te favori ta. Em São Paulo, antes da viagem, já conhec i alunos de todo o Brasil, que viajaram comigo, ma s lá no Reino Unido , pu conviver com estud antes de outros paí de como Rússia, Chile ses, e Uruguai. Alguns são meu amigos até hoje! Foi incrível”.

e acordo com uma pesquisa da Brazilian Educational & Language Travel Association, de 2003 a 2013, a procura pelo intercâmbio estudantil cresceu 600% no Brasil. Por conta disso, agências como a CI criaram programas especialmente para os adolescentes que desejam passar as férias escolares em busca de novas experiências fora do país. “Acredito que nessa faixa etária, o estudante está mais aberto para construir uma rede de contatos. É a primeira vez que eles viajam sozinhos, mesmo estando em grupos, normalmente eles não se conhecem, pois trabalhamos com jovens de todo o país, e isso tem um valor enorme na vida deles e na formação da sua personalidade. Sem Justamente pensando nos contar que atualmente um interjovens de 7 a 17 anos, a CI criou câmbio é um diferencial positivo no o programa Intercâmbio Teen®, currículo e só agrega no momento da que junta o estudo e o lazer, em procura pelo emprego e na inserção duas modalidades: individual e em no mercado de trabalho, explica Ana grupo. A primeira é indicada para Flora Bestetti, supervisora regional quem quer uma programação especial, com foco em teatro, da CI no Rio Grande do Sul.

O programa da CI

artes, produção de filmes, esportes ou outras áreas específicas. Já a segunda é pra quem não quer viajar sozinho, e tem cinco opções de destino por temporada, sempre na época das férias escolares. E ele não é exclusivo para intercâmbios a países da língua inglesa, o aluno pode optar também pelo espanhol, francês, alemão ou italiano e viajar para Alemanha, Argentina, Espanha, França, Itália, Malta e Suíça. “No nosso programa, tentamos misturar o estudo do idioma com passeios e atividades lúdicas. Nossos estudantes ficam em casas de família, ou nos alojamentos da própria escola e contamos com monitores para cada grupo de 10 a 15 jovens, assim os pais podem respirar tranquilos e saber que os filhos não vão ficar sozinhos ou perdidos”, garante Ana Flora.


O roteiro da Dafne Ainda tá em dúvida se deveria fazer intercâmbio nas tuas próximas férias escolares? Então dá uma lida no que a Dafne e o grupo dela fizeram durante as quatro semanas na Europa:

A primeira maio cidade que fomos foi Pa visitamos os ris. Nos três pontos turís primeiros di ticos da cid ade, era tudo as maravilhoso. No quar to e ultimo di a fo m que mágico. os a Euro Di sney, um lu gar mais Partimos pa ra a Inglat erra de na Shop marav vio, nunca ilhoso que tin esqueço do ha nele (riso Free s). Quando cheg amos em Bo urnemouth, fomos direto a cidade em a escola para que íamos fic conhecer no anfitriãs) e ar, ssas Host Fa depois disso milies (famíli fomos logo pa com uma fa as ra casa. A ex mília difere periência de nte foi incrív viver el! Todos os dias íamos a esco la de manhã dependendo , uns a pé e de onde mor outros de ôn avam. Na es mundo inte ibus, cola, conhec iro, e lá tin emos pessoa ha o melhor s do croissant do m un Depois da au do!! la a galera se reunia co m quem tin ha mais afini e saía, gera dade lmente pro centro ou pa Sprinkles, um ra o a sorveteria que eu nunc igual, era tu a vi do muito bo m!! Nos finais de semana, íam os sempre pa lugares difere ra ntes, fomos para Portsm Estúdios Harr outh, y Potter, Lo ndres e Oxfo rd.

E aí, deu vontad

e?

2015 > opolvo.com.br

17


18

Especial que viagem

Com planejamento, a gente chega lá!

os programas High School O high school é o equivalente ao nosso Ensino Médio e a canadense Judith Hershnan, Diretora de Marketing Internacional do distrito escolar de Vernon, veio até o Brasil para apresentar a sua parte do país “Nossa região é conhecida pelas belas paisagens e abundância de locais para a prática de esportes, como lagos e montanhas cobertas de neve. Acreditamos que saber o inglês abre muitas portas, e estamos de braços abertos para acolher aqueles que desejam aprender com a gente”, explica.

College

Canadá se tornou um dos destinos preferidos para fazer um intercâmbio. E motivos não faltam: variedade cultural, clima, segurança e ótimas escolas são alguns deles

Maria Carolina Bastos

“L

evanta a mão quem quer imigrar pro Canadá!” pediu a diretora da Canadá Intercâmbio Rosa Maria Troes no começo da 3ª edição da palestra “Brazil Education Tour - Canadá é com os canadenses”, que passou por sete cidades do Brasil durante o mês de março. E todo o auditório lotado da Ftec levantou a mão. Para ela, a escolha é justificada “O Canadá é cada vez mais conhecido pelo seu investimento em educação, infraestrutura e saúde. Sem contar que o pessoal é muito acolhedor e extremamente receptivo”. Troes mora há 12 anos no Canadá e de lá ela ajuda quem quer ir pro país estudar e trabalhar “Na Canadá Intercâmbio nós fazemos todo o planejamento para alcançar o objetivo final do nosso cliente. Somos parceiros de instituições renomadas do país e aprendemos com os próprios canadenses que é planejando que se chega lá!”.

O college é o programa de Ensino Superior. No Canadá ele se divide em Universities e Colleges. O primeiro é focado na pesquisa acadêmia e tecnológica e o segundo na formação de profissionais através da prática. E Alex Proponenko, do Centro de Admissão Internacional da Sheridan College, foi convidado para falar das oportunidades abertas pelo diploma de sua instituição “O Canadá é um país único, que oferece muitas oportunidades, tanto de estudo, quanto de trabalho, para quem realmente quer se empenhar e dar o seu melhor. A escolha da universidade é muito importante, pois um nome de peso vinculado ao seu currículo pode ser a diferença entre você ser contratado ao invés de seu concorrente”.

Curso de línguas A brasileira Rafaela Freitas, do Study English Canada, estava lá para apresentar os cursos de inglês, que abrangem não somente o estudo da língua, mas também o processo de adaptação do aluno no país, “Quando chegamos em um país diferente, podemos nos sentir perdidos ou confusos e para ajudar na transição do nosso aluno, temos tanto um setor de aconselhamento acadêmico quanto pessoal. É muito importante para nós que o estudante se sinta confortável, já que isso com certeza reflete no seu aproveitamento”.

Imigração A imigração não é exatamente um programa da Canadá Intercâmbio, mas sabendo do crescimento do desejo dos brasileiros de imigrarem para o país, eles convidaram Renato Feldmann, Diretor de Operações da One Immigration, para esclarecer as dúvidas a respeito do assunto. E ele destacou a importância da escolha do lugar onde estudar “Se você quer imigrar para o Canadá, a melhor maneira é através do estudo. A instituição correta pode facilitar a sua colocação no mercado de trabalho, o que por sua vez pode aumentar a chance de conseguir um visto permanente”.


Elas querem estudar fora do país As amigas Thuliane Fagundes, 14 e Ana Gabriele da Rosa, 15, participaram do evento por que querem fazer curso de línguas no país, “Nós pesquisamos bastante e escolhemos o Canadá como destino para o nosso intercâmbio, por isso viemos aqui saber quais opções que temos dentro do estudo do inglês”, disse Ana Gabriele. “E também queremos saber se existe alguma diferença grande entre o curso de inglês e o high school, porque também gostaríamos de terminar o Ensino Médio lá”, completou Thuliane.

maio 2015 > opolvo.com.br

Quer estudar no Canadá? A Daniela Cardoso Pereira, da Franquia Canadá Intercâmbio Vale do Sinos, de Novo Hamburgo, respondeu às perguntas mais frequentes do pessoal que participa das palestras pra tu começar a te preparar! Posso fazer um intercâmbio sem saber nada de inglês? Sim, as escolas são preparadas para receberem estudantes de todos os níveis. Existem outras opções além de cursos de línguas? Sim, para quem já tem inglês/francês existem outras opções como cursos preparatórios ou para fins específicos e até mesmo a oportunidade de fazer uma graduação ou pós graduação. Preciso de visto para estudar no Canadá? Sim, mas se for um curso de menos de 6 meses, pode ser um visto de turista mesmo. Casa de família é a única opção de acomodação? Não, existem outras como residências estudantis, albergues, apartamentos compartilhados e até hotéis, tudo vai depender do orçamento e perfil de cada intercambista.

Já Débora Angeli, estudante de Marketing da Ftec, decidiu acompanhar as palestras pra ver se muda de ideia a respeito do intercâmbio que deseja fazer, “A princípio eu queria estudar nos EUA, mas por causa da alta do dólar e da dificuldade de tirar o visto, estou estudando outras opções. Quero ver se o Canadá me surpreende”.

É muito frio no Canadá? Dependendo do local e da época do ano sim, mas se quiser ir no inverno e fugir do frio intenso, cidades como Vancouver tem um frio bastante ameno (média de 5 graus positivos no inverno), e oferece a oportunidade de praticar esportes como patinação no gelo e ski). Os valores são os mesmos dos EUA? Não, pois o câmbio usado é o do dólar canadense, que ultimamente tem estado mais baixo do que o americano. Posso fazer Highschool (Ensino Médio) no Canadá? Sim, as escolas de Highschool (Ensino Médio) oferecem cursos de curta e longa duração, abertos para estudantes internacionais, mesmo pra quem ainda não fala inglês. Posso trabalhar enquanto estudo no Canadá? Se você

19

estudar em um curso de College/Career College (Nível Superior) sim, mas se for apenas estudar inglês não. Posso fazer faculdade no Canadá? Sim, embora o conceito de graduação no Canadá seja um pouco diferente, desde que você preencha os pré-requisitos da instituição em que pretende estudar, é possível se graduar no Canadá, até mesmo, fazer estágio na área que estudou. Depois de terminar um College, posso ficar trabalhando no Canadá? Sim, seguindo alguns pré-requisitos existe a possibilidade de aplicar um visto de trabalho após a graduação. Posso imigrar para o Canadá? Sim, o Canadá oferece vários programas de imigração, e o ideal é que você procure a assessoria de um consultor de imigração que seja regulamentado pelo governo Tenho auxílio para decidir qual a melhor escolha de intercâmbio? A Canadá Intercâmbio ajuda cada estudante a fazer as escolhas que trarão o melhor resultado para as necessidades e expectativas dele, além de assessorar todas as etapas antes da viagem e também enquanto ele estiver no Canadá, através dos nossos escritórios em Vancouver e Toronto, até mesmo para aqueles que têm planos de imigrar para o país.


20

música

Seu Cuca em música e imagem por aqui

Foto > Saulo Tatizawa

A banda carioca escolheu Porto Alegre pra gravar seu DVD, dia 24 de maio, no Bar Opinião, e fala sobre o trabalho e o momento da banda

Mauricio Carvalho

P

orto Alegre vem sendo escolhida por várias bandas para a gravação de DVDs. Seja pela boa estrutura ou pelo público fiel, a capital dos gaúchos volta e meia recebe nomes nacionais para esse processo. E agora chegou a vez da banda carioca Seu Cuca aparecer por aqui e mostrar o melhor de sua carreira, em show

marcado para o dia 24 de maio no Bar Opinião. A banda está em plena campanha de financiamento coletivo no site da Catarse (www. catarse.me/pt/dvdseucuca) e já passou dos 16 mil reais arrecadados (até o fechamento da edição). Quem participar pode ganhar vários brindes exclusivos além de aparecer com seu nome no DVD ou até ter um show ou vídeo exclusivo. São várias possibilidades, quem é fã da

banda pode conferir e participar. Tudo isso pra garantir um grande show de James Lima (voz e guitarra), Pedro Sol (baixo), Daniel BZ (bateria) e Felipe Bade (guitarra). Na gravação ao vivo, devem aparecer canções que marcaram os 15 anos de estrada da banda, conhecida por varios hits na trilha da novelinha Malhação, como os hits “Já que você não me quer mais”, “Indecisão” e “Impossível”.


Já em 2014, a banda lançou o disco “#Mente Aberta” que emplacou hits como “Deixa Ser”, que contou com a participação de Armandinho, “Sunny Times” com participação do Micah, vocalista da banda Iration, o mais recente sucesso “Velho Eu”.

O Polvo - Por que Poa foi o local escolhido para a gravação? Seu Cuca - Foi a melhor maneira de retribuir todo o carinho que sempre recebemos dos nossos fãs do Rio Grande do Sul. O Polvo - Como Seu Cuca e Armandinho se aproximaram? Como acontece atualmente a parceria? Seu Cuca - Foi através dos fãs. Eles que mandaram mensagens pra gente e pro Armando dizendo que a gente deveria fazer algo juntos. Somos admiradores do trabalho dele e obviamente achamos ótima a ideia. Um dia ele mandou escreveu no Twitter que queria fazer algo com a gente, e rolou essa aproximação! Ele é incrível como pessoa e como artista.

serviço

Seu Cuca - Gravação DVD ao VIVO Onde: Opinião (Rua José do Patrocínio, 834) Quando: 24 de maio, domingo, às 20h Classificação: 14 anos Ingressos: Pista – 1º lote: R$ 30,00 / Pista – 2º lote: R$ 35,00 / local: R$ 40,00 Pontos de venda: Bilheteria oficial (sem taxa de conveniência): Youcom Bourbon Wallig Demais pontos de venda (sujeito à cobrança de R$ 3 de taxa de conveniência): Youcom Shopping Praia de Belas, Bourbon Ipiranga e Barra Shopping Sul, Multisom Andradas 1001, Canoas Shopping, Bourbon Novo Hamburgo e Bourbom São Leopoldo Online: www.minhaentrada. com.br/opiniao

O Polvo - Vocês ainda tocam em barzinhos? Gostam de relembrar como começaram? Ou preferem os grandes palcos, como o Planeta Atlântida? Seu Cuca - Cada palco tem sua importância. Os shows em barzinhos são mais intimistas, uma troca de calor e energia muito grande. Os grandes palcos são sensacionais também. É uma emoção indescritível ouvir 30 mil pessoas cantando nossa música. Então não temos uma preferência de palco. O Polvo - Ainda tem planos de fazer um registro ao vivo na praia (o que não rolou no Seu Cuca Ao Vivo)? Seu Cuca - Sempre tivemos essa ideia. Mas o fato de se fazer uma gravação ao vivo na praia tem muitos riscos e perdemos um pouco o controle do tempo e outras coisas mais. É arriscado. Mas quem sabe um dia não fazemos um acústico na praia?!

O Polvo - O que os integrantes do Seu Cuca fazem para preservar/estimular a positividade de cada um e poder passar isto nas músicas, nos shows? Seu Cuca - Cada um tem uma maneira de renovar as energias e preservar ela. Seja na praia, na montanha ou nos tatames de uma academia de Jiu-Jitsu. Moramos numa cidade com muitos problemas, mas privilegiados pela natureza e beleza das praias e montanhas. E são esses locais, nesses momentos que renovamos nossas energias. E na hora dos shows estamos sempre com a energia lá em cima para passar essa positividade para quem estiver nos assistindo. O Polvo - Sobre o show: haverá participações especiais do pessoal do sul? Seu Cuca - Por enquanto a grande participação é a do Armandinho. Mas podemos ter surpresas até lá. ;)


no ar

A ótima fase do

Cartoon

Canal traz novas animações que prometem ficar na memória dos melhores desenhos Alexandra Korndorfer

F

amílias estranhas, objetos animados, amigos pouco convencionais e uma mistura de recursos de animação para reunir tudo isto. Este é o formato das atuais séries que vemos no Cartoon Network. Depois de alguns anos de reclamações dos seus antigos fãs, as novas aventuras televisivas conseguiram fazer o que muitos já duvidavam: dar uma cara bem bacana ao canal de animação mais visto entre os pagos. E nem vamos falar de “Hora de Aventura” ou de “O Incrível Mundo de Gumball”! Afinal, Jake, Finn, Gumball e Darwin não precisam mais de apresentações. Já têm o seu espaço reservado naquela lista de desenhos que vamos ver e lembrar por muitos anos. Resolvemos citar alguns mais novos que precisam ser vistos. Aí vai a listinha do Polvo das animações favoritas do Cartoon Network:

Episódio que você não pode perder:

Titio Avô

Mau Dia (1° Temporada/ 25º Episódio): Titio Avô acorda do lado errado da Ou este título deveria ser “Bom Dia!” cama, ele fica tão mal-humorado e o É assim que as aventuras de Titio Avô resto da gangue é obrigado a reverter sempre começam. A animação fala a situação. sobre um adorável herói de soluções cotidianas e traz episódios que sempre terminam deixando na dúvida se ele é um gênio ou apenas um grande bobalhão. A série infantil foi criada por Pete Browngardt (“Futurama”) , e mostra formas positivas de se encarar o dia a dia. Ele vive num trailer que não obedece qualquer tamanho verdadeiramente físico (por fora parece um trailer normal, porém internamente ele tem espaço para quartos, sala e qualquer coisa que o desenho precise). Seus companheiros são Gus, que é um monstro lagarto claramente inspirado no Godzilla, Steve Pizza que nada mais é do que um pedaço de pizza com bracinhos e perninhas e que pode falar e que usa óculos escuros do tipo “radical”. Completa o elenco um tigre “realistico” voador, Tigresa Voadora Gigante Surreal, e a pochete mágica que pode falar e fica pendurada na pança do Titio Avô, a Pochétio.

Polvo Vintage Mas se você ainda não consegue abandonar tudo de bom que o Cartoon fez nestes mais de 20 anos de existência, pode recorrre ao Youtube ou ao Netflix e assistir a algumas destas 8 séries que não conseguimos esquecer: A VACA E O FRANGO Uma vaca era irmã de um frango, filhos de um casal de humanos. O grande inimigo dos dois irmãos era Bum de Fora, um humano nu de pele vermelha que parecia o demônio com chifres e tudo.

Fotos > Divulgação

22

CORAGEM, O CÃO COVARDE Coragem é um cão medroso que vive em uma fazenda no meio do nada, no Kansas, onde frequentemente acontecem eventos sobrenaturais. Ele vive aterrorizado com esses acontecimentos, mas sempre consegue superá-los e salvar seus donos, um casal de idosos em que o marido o trata mal. O LABORATÓRIO DE DEXTER Do cartunista Genndy Tartakovsky, O

Laboratório de Dexter começou como curta no “Desenhos Incríveis”. Na história, Dexter é um pequeno gênio que vive a pesquisar em seu laboratório e tem que lidar com a irmã pentelha Deedee e com seu inimigo Mandark, que está sempre à postos para atrapalhar seus planos. FRANGO ROBÔ Criada pelo ator Seth Green, esta animação de stop motion ganhou destaque por fazer paródia de filmes e super-heróis clássicos. Muitas de suas esquetes fizeram sucesso nos primórdios do Youtube como “Os 5 Estágios da morte de uma girafa na areia movediça”


Fotos > Divulgação

maio 2015 > opolvo.com.br

23

Clarêncio, o Otimista O desenho é sobre a história de Clarêncio (Clarence, no original), um menino rechonchudo e inocente e que está descobrindo o mundo a fora. Está sempre acompanhado de seus amigos: Jeff, um menino maduro que evita entrar em brincadeiras e sujeira, e Nathan, outro menino que tem uma voz estranha que age como um cãozinho perante as situações, principalmente as que envolvem comida. O desenho aborda as típicas situações das crianças da classe média americana: idas às redes de Fast Food, interação com as crianças da escola, namoradinhas, parques, amigos ganhando brinquedos novos e caros, lojas de penhores, descoberta da identidade de gênero…e muito hambúrguer e pizza! O criador da serie, Skyler Page, foi assistente na produção de “Hora de Aventura” e também dubla o Clarêncio.

Episódio que você não pode perder:

O Irmão do Jorel

Irmão do Jorel é irmão do Jorel, o garoto mais popular da escola, do bairro e provavelmente do universo, tudo porque ele é lindo, talentoso e tem longos cabelos sedosos. Mas isso não importa, porque a série não é sobre o Jorel, mas sobre o irmão do Jorel. O irmão do Jorel é o filho caçula de uma excêntrica família de acumuladores que mora numa casa que parece ter vindo direto dos anos 80. Sem receber muita atenção, o irmão do Jorel é conhecido apenas por ter um irmão superpopular, mas ele não se importa com isso. Sem diferenciar fantasia e realidade, ele sempre descobre uma maneira absurda de sair da sombra de seu irmão famoso, mas seu verdadeiro nome ainda é um mistério. Criada pelo brasileiro Juliano Enrico, “Irmão do Jorel”também tem uma trilha sonora caprichada, com muito rock’r’roll, desenvolvida por Ruben Feffer, também responsável pela produção musical da série. O Terrível Ataque dos Piolhos Mutantes (1ª temporada/ 10º episódio): Irmão do Jorel volta pra casa com piolhos, e a família inteira resolve livrá-lo dessa situação.

e “O que aconteceria se os personagens de Mario Kart fossem parar no GTA”. DU, DUDU E EDU Com pinta de malandro, o trio Du, Dudu e Edu vivia pelas ruas da cidade de Vancouver tentando ganhar dinheiro para comprar balas de caramelo. Foi ao ar em 1999 e teve seis temporadas. AQUA TEAM: O ESQUADRÃO FORÇA TOTAL Mestre Shake, Batatão e Almôndega: estes três seres

surreais tiveram suas aventuras contadas numa das animações mais bizarras e divertidas da história do canal. Na trama, os três enfrentam os mais bizarros super vilões. SPACE GHOST DE COSTA A COSTA Na série lançada em 1994, Space Ghost é um super-herói de desenho animado que perdeu seu espaço na TV e agora trabalha como apresentador de talk show. Frustrado com o fim dos seus dias de glória, ele é um entrevistador arrogante e mal informado, também parodiando o modelo de talk shows da televisão.

Episódio que você não pode perder: Masmorra da Diversão (1ª temporada/1º episódio): Jeff deve superar suas fobias de germes quando Clarêncio rouba suas batatas fritas.

JOHNNY BRAVO Com seu topete loiro, corpo sarado e seus inseparáveis óculos escuros, Johnny Bravo passou as quatro temporadas da série procurando uma namorada. O problema é que ele não era muito inteligente e ainda tinha uma autoestima alta demais, o que colaborava na hora de levar foras. Com um compor tamento infantilizado, ele era super protegido pela mãe Bunny Bravo.


24

meu jeito

Pra fugir da rotina do escritório *O Murilo estará no Anime sábado e domingo, no Palco Web e entrevistando os visitantes!

Vida de

Youtuber

Esse mês tem Animextreme! Então a gente resolveu conversar com alguns dos Youtubers convidados pro Palco Web do evento!

A maioria do pessoal que assiste aos vídeos de Murilo Cervi, o Muca Muriçoca, nem imagina que o cara criou o canal como forma de escape do seu trabalho original, a contabilidade. “Tenho um escritório de contabilidade em São Caetano do Sul, que pertencia ao meu pai e trabalhei com isso a vida toda”. Até que a paixão pelos games e pelo seu lado humorístico o inspiraram a criar o canal. “Meus amigos sempre me diziam que eu era palhaço e que infernizava a vida alheia (risos). youtube.com/mucamuricoca A partir disso, não muito satisfeito com minha rotina no escritório, tive a ideia de fazer algo em paralelo, voltado para jogos, animes e entrevistas”. Em novembro de 2012, Murilo estreou o seu canal, onde a principal atração são as conversas com os participantes de eventos, como o Animextreme. “Os temas das entrevistas são inventados na hora e caprichosamente conduzidos pelos próprios entrevistados. É muito divertido! Precisam apenas de um incentivo para falarem e juntos fazermos as piadas”. Mas não é só de risadas que vive o canal. Muca também usa os seus vídeos pra desfazer os esteriótipos sobre os participantes das convenções. “O principal de tudo isso é conseguir quebrar preconceitos e tabus. Não é porque a pessoa gosta de anime ou games que não pode ser descolada e divertida. Todos têm seu lado nerd, lado tímido, seus defeitos e qualidades. A intenção do canal é fazer com que todos riam de si mesmos e se aceitem como são, pois todos temos qualidades e defeitos, se misturar tudo sem preconceitos todo mundo se diverte! Esse é o pensamento do canal”.

Meus amigos sempre me diziam que eu era palhaço e que infernizava a vida alheia

Maria Carolina Bastos

Serviço 22º Animextreme

Ingressos: Sexta – Antecipados: 15,00; Na hora: 20,00 Sábado – Antecipados: 25,00; Na hora: 30,00 Domingo – Antecipados: 25,00; Nahora: 30,00

Data: 08, 09 e 10 de Maio Horários: Sexta: Das 14h às 20h30 Sábado e Domingo: Das 11h às 20h30 Local: Centro de Eventos da FIERGS (Av. Assis Brasil 8787 - Porto Alegre)

Pontos de venda: Vendas online:30/03 (12h00) a 05/05 as 18:00 no minhaentrada.com.br Pontos de venda físicos: 30/03 (12h00) e término dia 07/05 (Após o dia 07/05, os ingressos estarão à venda exclusivamente na bilheteria do evento)

Get Back - Canoas Shopping e Gravataí Kawaii Brasil - Voluntários da Pátria, 294 - Loja 208 - Centro, PoA Prikheu’s Mix - Cavalhada Shopping - Loja 103 - Av. da Cavalhada 2360, PoA Rede Multisom (Andradas, BarraShoppingSul, Iguatemi, Shopping Total, Praia de Belas, Bourbon Wallig, Bourbon Ipiranga, Shopping Canoas, Moinhos, São Leopoldo e Novo Hamburgo) Infos: www.animextreme.com.br


maio 2015 > opolvo.com.br

Sempre adorei jogos online, desde criança. E me irritava ver o preconceito que os jogadores tinham com as mulheres, como se elas não pudessem jogar!

Pra acabar com o preconceito nos games *A Carol estará no Anime no sábado, no Palco Web!

A também paulista Carolina Salgueiro Gannun, de 20 anos, começou o seu canal sem querer, a partir de um desabafo em um fórum de um jogo online. “Sempre adorei jogos online, desde criança. E me irritava ver o preconceito que os jogadores tinham com as mulheres, como se elas não pudessem jogar! Então uma noite, quando voltei da faculdade, me deparei com os xingamentos e não estava com paciência pra aquilo. Aí fiz um vídeo desabafando e coloquei no youtube para repassar no fórum do jogo onde vi os tais xingamentos. Nisso, o vídeo lotou de views e resolvi começar a tocar o canal e manter os vídeos mostrando que não era necessária essa rivalidade nos jogos”. Cerca de dois anos depois, Carol, ou CarolzinhaSG, produz vídeos de gameplay youtube.com/user/RmtsCsg no seu canal (entre eles Minecraft, Outlast e Mortal Kombat) e conseguiu o sonho da maioria de nós, transformar sua paixão em trabalho. “O que começou como um hobby, virou trabalho. Me divirto em todos os vídeos, principalmente nos vlogs, e consigo tirar todo meu sustento do canal”. Mas ela ainda quer mais! “Meu objetivo é chegar a meta de um milhão de inscritos, até o meio do ano que vem no máximo(risos) e mostrar cada vez mais que, como tudo na vida, existem mulheres e mulheres e o preconceito vem pela generalização do sexo feminino por conta da atitude de uma minoria”.

Pra aprender a fazer vídeos

Os conselhos dos Youtubers

*O Rafael estará no Anime domingo, no Palco Web!

Já o gaúcho de Carazinho Rafael Lange Severino, de 18 anos, deu origem ao seu canal, o Cellbits, pra aprender edição na prática. “Criei o canal para aprender a editar vídeos, inspirado por um canal americano chamado Dead Workers Party, que produz vídeos de games”. Quase três anos e mais de 860 mil inscritos depois, ele continua fazendo tudo sozinho, desde a concepção até a finalização. “Primeiro eu penso em uma ideia para vídeo, pesquiso jogos sobre o assunto e depois espero um momento livre para gravar, nada tem horário fixo. Dependendo do conteúdo, levo em média de 3 a 4 horas de gravação e edição, mais 4 horas de upload, totalizando cerca de 8 horas cada um”. Atualmente o canal é o trabalho do Rafael. “No meu tempo livre eu assisto séries e jogo videogames, que eu uso como inspiração nos meus vídeos sobre séries e jogos de videogame! Mas eu penso em começar a fazer faculdade em breve.” E o assédio já tá grande. “Um dos momentos mais engraçados de eventos em que eu participei foi quando atiraram uma calcinha em mim e eu tive que youtube.com/user/CellBits assiná-la!”

25

Um dos momentos mais engraçados de eventos em que eu participei foi quando atiraram uma calcinha em mim e eu tive que assiná-la!

Pra finalizar a nossa matéria, nós pedimos pra os Youtubers nos dessem aquela palavra de sabedoria pra quem tem vontade de montar um canal, mas não sabe como começar: “Seja criativo e original, faça o que você gostaria de assistir e faça por prazer, não espere nenhum retorno imediato, porque não vai acontecer.” (Cellbits) “Não desista e divulgue! Faça parcerias com canais do mesmo segmento e do mesmo tamanho, conheça donos de fanpages do mesmo conteúdo do seu, tente parcerias e divulgue (sem spam, vai com calma jovem!), divulgue mais e quando cansar de divulgar, divulgue mais um pouco. Ouça seu público, melhore no que concordar, mas nunca perca sua essência. Ah! Divulgue mais um pouco (chame seus amigos, amigos de amigos, etc..! :) Visitem a “Escola de Criadores de Conteúdo” que o Youtube possui online, possui dicas fantásticas! E daí divulgue mais um pouco!” (Muca Muriçoca)


26

esporte

ENTREVISTA

por > Thiago Rausch

Kaíque Garcia

Thiago - Com que idade começou a surfar? Kaíque - Comecei a surfar com 6 anos, quando vim de Porto Alegre para morar em Torres. Thiago - Mesmo tão novo, tu já tens atitude e postura de gente grande. Acha que foi o surf que te trouxe isso ou foi apenas a conduta familiar? Kaíque - Acho que os dois... Um completa o outro. Thiago - Tu já fez alguns belos resultados em competições no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, pode nos listar os principais? Kaíque - Bi Campeão Gaúcho na categoria Grommets (até 12 anos), sendo que, de 9 etapas em 2014, fui campeão em 6; Campeão do Madeirite 2014; Vice Campeão Grommet do circuito Imbitubense 2014 e Quarto lugar Groomet na 2º Etapa do Catarinense de Surf

Amador 2015. Thiago - Porque o surf e não o futebol? Kaíque - Por que me identifico mais com o surf, jogo futebol só como diversão. Thiago - Já fez alguma surf trip internacional ou algumas pelo Brasil? Kaíque - Ainda não fiz nenhuma trip internacional, mas sonho em poder fazer o mais breve possível. No Brasil, já fui pro Rio de Janeiro, onde surfei em picos como a Praia da Macumba, Prainha e o Recreio dos Bandeirantes, fui para o litoral paulista também, onde surfei em Maresias , Praia do Tombo, Pitangueiras e Praia do Maluf , todas no Guarujá. Ah, e Santa Catarina, claro, onde já competi bastante, peguei altas ondas e conheço boa parte do estado. Thiago - Quem da galera que mais te inspira e tu curte ver surfar? Kaíque - Gosto de ver a família Dornelles surfando (Fogo, Pedra e Stéfano), todos surfam demais, cada um no seu estilo. O Fogo foi o meu professor e meu incentivador para que eu me dedicasse ao surf. Além deles, vários surfistas de Torres surfam muito, procuro observar e aprender um pouco com cada um. Thiago - E do WCT, que agora é WSL, quem tu mais admira e porquê?

Fotos > Divulgação

Ele dominou a categoria grommets no ano passado e já virou aposta da novíssima geração de surfista gaúchos Kaíque - No Brasil, gosto do Felipe Toledo, ele surfa muito e os aéreos que ele dá são incríveis. No WCT, gosto do australiano Matt Banting, vi sua performance na Gold Coast e achei que ele surfou demais, com rasgadas bem fortes. Thiago - Quais são seus maiores sonhos no surf e na vida? Kaíque - No surf, sonho em ser profissional e ganhar grandes títulos. Pessoalmente, continuar os estudos, me formar, ser uma pessoa responsável, honesta, focada e poder usar o esporte que eu amo como inspiração na vida profissional, se possível. Abandonar o surf jamais! Thiago - E os projetos para 2015, diz aí? Kaíque - Pretendo intensificar os treinos, continuar correndo os campeonatos do RS e SC, e quem sabe fazer a minha primeira trip internacional. Thiago - E para 2025, onde e como tu espera ver o Kaíque Garcia? Kaíque - Daqui a dez anos... Vou estar com 20 anos e espero que eu já esteja correndo o WCT! Thiago - Além da família, quem mais está te apoiando neste sonho de virar surfista profissional? Kaíque - Meus Patrocinadores são:

De Lucca Surf Skate (Torres), South to South (SP), Maria Parafina (Lajeado), SpeedLine Surf boards, Shaper Johnny B Good (Praia do Rosa) e Office Papelaria (Praia dos Ingleses). Thiago - Para finalizar, manda um recado para os leitores da Revista O Polvo, que são jovens sonhadores e espertos assim como você. Kaíque - Galera, acreditem nos seus sonhos! Quando a gente quer de verdade alguma coisa, elas acontecem. Nada vem fácil, mas com dedicação e persistência, chegamos chega lá. Thiago - Para fechar, vamos fazer um bate-rebate. Cito uma palavra, e tu responde o que vem na cabeça ok? Kaíque - Claro, irado! Surf = Vida Família = Tudo Política =Complicado Colégio = Importante Futuro =Longe Passado = Já foi Presente = Aproveitar Deus = Força Kaíque = Atleta Amor = Necessário Thiago Rausch tem patrocínio de Faith Co., Trench Town Surfboards e Extreme Board Shop. Apoio de Ciao Viagens, ECOXcam, Tools, Yázigi Dois Irmãos, UF7 Academia, Pico da Tribo e Quiropraxia Juliana Pinheiro


maio 2015 > opolvo.com.br

De Lucca Pampa Barrels 2015 E stão abertas as inscrições para o De Lucca Pampa Barrels 2015, a competição interativa que promete, mais uma vez, agitar o surf do Rio Grande do Sul mostrando as melhores e mais belas ondas gaúchas! O período para captação das imagens, que já está correndo, vai de 01/01 à 01/10 de 2015. Apenas ondas filmadas entram na disputa das seguintes categorias: 1. Faith Co. Best Tube Around The World 2. TassinariSurfboards Melhor Tubo 3. GetSup Melhor Manobra SUP 4. ASPOA Melhor Manobra Sub – 16 A premiação total deste ano é de dez mil reais. Apenas a categoria “Faith Co. Best Tube Around The World” é exclusiva para

surfistas gaúchos e permite ondas surfadas além dos limites do litoral do RS. As demais categorias deverão, obrigatoriamente, ter suas ondas registradas dentro do Rio Grande do Sul, além de serem abertas para surfistas de todo país. À parte das categorias principais, também teremos a das fotos mais curtidas do facebook. Para mais informações e esclarecimentos, acessem www.pampabarrels.com ou mandem email para pampabarrels@ gmail.com. O De Lucca Pampa Barrels 2015 tem os patrocínios de Faith Co., TassinariSurfboards, GetSup e ASPOA, além dos importantes apoios de Nutrimate, SurfeelingSkateboards, Shaper Fins, Ferga Alimentos, Padaria Qdoce, Pico da Tribo, O Polvo, ProibtWave, KaléuWildnerFilms e Ciao Viagens.

27


eu vou

Chegou a hora de falar sério novamente. Mas sério do jeito do Pato Fu. Após a brilhante turnê do CD “Música de Brinquedo”, a banda mineira retoma os instrumentos de verdade para divulgar seu novo disco, “Não Pare Pra Pensar”. O show é dia 9 de maio, no Bar Opinião, em Porto Alegre. A grande diferença do décimo disco é que John e Fernanda Takai voltam a dividir os vocais, posto que estava mais com a moça. Além das novas, muito espaço para as clássicas da banda como “Sobre o Tempo”, “Made in Japan” e “Spock”. Ingressos a 50 reais à venda na Youcom Bourbon Wallig, no local e pelo site www.minhaentrada. com.br/opiniao.

Foto > Márcio Pinto

Sempre novo, sempre Fresno

Pato Fu agora sem brinquedo Foto > Rafael Kent

28

Raimundos do jeito que o fã gosta

FRESNO NA TURNÊ 15 ANOS Quando: 9 de maio, às 21h Local: Auditório Araújo Vianna (Osvaldo Aranha, 685, Poa) Classificação: 14 anos Ingressos: 1º LOTE Plateia - R$110,00 Plateia Baixa Central R$100,00 Plateia Baixa Lateral R$90,00 Plateia Alta Central R$70,00 Plateia Alta Lateral R$50,00 Pontos de Venda: www. ingressorapido.com.br, 4003-1212, Agência Brocker Turismo, Universidade Feevale, Bourbon Shopping Novo Hamburgo, Bilheteria do Teatro do Bourbon Country.

Apesar das mudanças de formação, a Fresno chega aos 15 anos com uma legião de fãs fiéis

O

bom filho à casa torna. A Fresno volta às origens, visita sua terra natal e reúne os fãs para comemorar 15 anos de estrada. Se a formação sofreu baixas, os fãs seguem firmes ao lado de Lucas Silveira (vocal e guitarra), Vavo (guitarra), Guerra (bateria) e Mario (teclados) para mostrar a turnê que se transformou no seu DVD. Será uma única apresentação dia 9 de maio, no Auditório Araújo Vianna. Será tempo de relembrar os shows nos colégios e pequenos palcos, desde 1999. As canções emotivas logo tocaram nas rádios e a banda começou a tomar força. Eles se mudaram para São Paulo, ganharam o Brasil e agora retornam pra relembrar essa história. O show #Fresno15Anos, que virou CD e DVD lançado nacionalmente pela Sony Music em abril de 2015, mostra a evolução da banda em todas as suas facetas e nuances musicais, pontuado por hits como “Redenção”, “Infinito” e “Eu Sei”.

Fã que é fã quer ouvir as clássicas em um show. E os Raimundos levaram isso às últimas consequências na turnê de 20 anos do grupo, que teve todo o set list escolhido pelo seu público. Se você ajudou a votar, pode ver o resultado no dia 14 de maio, no palco do Opinião. Dez mil pessoas escolheram o repertório, que tem “Eu Quero Ver o Oco”, “Me Lambe” e “Mulher de Fases”, entre muitas outras. Tudo começa às 21h30, com ingressos a 40 reais, à venda na Youcom Bourbon Wallig, no local e pelo site www. minhaentrada.com.br/opiniao. Foto > Patrick Grosner

serviço


Foto > Fernando Leone

maio 2015 > opolvo.com.br

29

Dobradinha de Onze 20 e CPM 22

A baiana mostra as garras Pitty retorna a Porto Alegre no dia 21 de maio para um show especial no Bar Opinião. Ano passado ela passou por aqui com o show “Sete Vidas” e lotou a casa, deixando muita gente de fora. Então a volta era inevitável, pra saciar a vontade dos fãs verem a baiana detonando o Rock e lembrando seus grandes hits como “Me Adora”, “Equalize” e “Na Sua Estante”. Ingressos ainda no lote promocional de 50 reais, mas pode chegar a 80 reais. Você pode comprar na Youcom Bourbon Wallig, no local e pelo site www.minhaentrada.com.br/opiniao.

Uma banda que está no auge e outra que quer retomar seus bons tempos. Essa é a receita para o show conjunto que Onze 20 e CPM 22 fazem dia 22 de maio no Pepsi on Stage, em Porto Alegre. No palco, a mistura de power reggae com hardcore melódico vão agradar uma galera bem ampla. Os ingressos estão à venda na bilheteria do local, Loja Youcom - Bourbon Wallig e no site www. minhaentrada.com.br a 35 reais (pista), 50 reais (VIP) e 55 reais (mezanino).

Relembrando Queen Ainda na onda dos shows cover, chega a Porto Alegre e Novo Hamburgo o Tributo God Save The Queen, com o espetáculo “The Show Must Go On”. O grupo argentino formado por Pablo Padin (vocal), Francisco Calgaro (guitarra), Ezeguiel Tibaldo (baixo) e Matias Albornoz (bateria) em 1998 promete cantar todos os sucessos do grupo, como Bohemian Rhapsody, Radio Gaga, We Will Rock You, We Are The Champions, entre outros. Ingressos nas bilheterias dos locais e no site www. minhaentrada.com.br entre 70 e 120 reais.


30

polvo college Escola de Aplicação Feevale

Novo Hamburgo

Na sexta, dia 27 de março, aconteceu o Recreio Cultural da Escola de Educação Básica Feevale – Escola de Aplicação e foi organizada pelo Grêmio Estudantil Feevale (Gefee). A apresentação do mês ficou por conta da banda 4 LIFE, representada por Leonardo Maciel, Eduardo Corrales, Marcos Oliveira e Marcos Claro da Silva.

Fotos > Homero Schuch

27/03

opolvo.com.br/albuns




Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.