Revista Nuntius #05 - Aura

Page 1


AURA AURA AURA

DEZEMBRO DE 2023

VOL 05

EDIÇÃO NATURA

AURA

Traduzindo do Latim, “Aura” significa “Ventos”, trazendo o quarto e último elemento da nossa edição.

Elemento Ar Tem como principais características a sociabilidade e a clareza mental. Nele, o pensamento está em constante movimento (TULESKI, 2020).

O ar é o sopro vital e cósmico que se identifica com o movimento, um elemento purificador e um símbolo da vida invisível e interior.

FONTE: AR - INFOPEDIA

S U M Á R I O

Página 4

Página 5

Página 6

Página 7

Página 8

Página 10

Página 13

Página 17

Rogério e as Libélulas

Raymonde de Laroche

PodFoca no Enem

Os Ventos da Mitologia Zodíaco

Criação de uma revista

Caderno Cultural Nuntius indica

AS LIBÉLULAS

A libélula representa a capacidade de adaptação a períodos difíceis, nossa força para mudar e se transformar em meio a qualquer obstáculo.

Também é dito que ela é associada a nossa vontade de liberdade, a nossa vontade de voar e explorar horizontes desconhecidos, sendo um animal que cruza os céus sem restrição alguma, mostrando que não temos limites para as nossas ambições, desejos e conhecimento.

Tendo em vista o que a libélula representa, resolvemos adotála como a identidade do projeto. Partimos da ideia de que a informação e conhecimento que podemos proporcionar, pode viajar por qualquer lugar sem limite algum, e que a nossa vontade de fazer acontecer consiga lidar com todos obstáculos que forem surgindo no caminho.

Oi! Meu nome é Rogério e eu sou o mascote da Nuntius ;)

ZODÍACO

O elemento ar corresponde aos signos de Gêmeos, Libra e Aquário. Assim como o ar, as pessoas deste elemento estão em constante movimento, buscando transformações e evolução. Sabem se comunicar, são simpáticos, carinhosos, justos e prezam muito pela sua liberdade. De acordo com a astrologia, trouxemos os números e a cor da sorte dos signos de ar.

Gêmeos - As pessoa desse signo, normalmente, tem como características a curiosidade, a inteligência e o desejo de liberdade. Sua cor é é laranja, porque ela ajuda a ter mais coragem para enfrentar todos os desafios. Seus números da sorte são 5 e 6

Libra - Em geral, se identificam com características como a cortesia, a delicadeza e a busca pelo equilíbrio. Ou seja, é comum que essas pessoas sejam empáticas e diplomáticas nas suas relações e tenham talento para mediar conflitos. Sua cor é rosa escuro. Seus números da sorte são 4 e 6.

Aquário - As pessoas desse signo tendem a ser inovadoras e independentes Ao mesmo tempo, têm um forte senso de coletividade, acreditando que o bem-estar individual só acontece quando há o bem-estar coletivo Sua cor é lilás, representando a originalidade do signo. Seus números da sorte são 4 e 5

De acordo com o Personare como será o ano de2023:

Gêmeos - É tempo de se especializar e se preparar Um lado mais ambicioso seu pode aparecer nesse momento e ser o estopim para superar as frustrações e os impedimentos que te separam da realização das suas metas pessoais e profissionais. A vida amorosa pode trazer à tona sentimentos ocultos, que pedem o exercício do diálogo entre você e a pessoa amada, além da possibilidade de aumentar a família.

Libra - O ano não será leve, mas, sim, cheio de aprendizados. É preciso prestar atenção em si — algo que Libra fará durante o ano todo. Não se surpreenda se você passar a se perguntar “ quem sou eu? Muitas reflexões podem vir tanto emocionais como, de dinheiro e de troca com o outro, é preciso escolher entre chutar o balde ou fortalecer seu compromisso. Responsabilidades, deveres e excesso de trabalho vão fazer com que o lazer fique em segundo plano

Aquário - Nesse período, vai ser importante encarar suas sombras. Você terá oportunidade de fazer mergulhos internos e profundos em busca de autoconhecimento Não deixe que seu ego comprometa o que você pode viver durante o ano. Ainda dá tempo de você se concentrar em aprender a confiar mais em si e vencer inseguranças e limitações para reestruturar a identidade.

FONTE: PERSONARE E INTERSENA

RAYMONDE DE LAROCHE

APRIMEIRAPILOTA

Elisa Léontine Deroche, nascida em Paris, em 1882, foi a primeira mulher a realizar um voo sozinha, em 22 de outubro de 1909 Em seguida, se tornou a primeira a obter uma licença de piloto.

FONTE: WIKIMEDIA COMMONS

Durante a juventude, Elisa se tornou atriz, usando o nome artístico Raymonde de Laroche. Passou a se interessar por motocicletas e automóveis e, em 1908, assistiu a uma demonstração de voo motorizado feita por Wilbur Wright Depois de conhecer alguns aviadores, como Léon Delagrange, um dos pioneiros da aviação, Raymonde decidiu que queria pilotar um avião sozinha.

Em outubro de 1909, ela pediu a Charles Voisin, aviador e construtor de aviões, que a ensinasse a voar. Depois de aprender a pilotar e taxiar pelo aeroporto, Raymonde voou por 270 metros antes de pousar. Como o avião de Voisin só tinha capacidade para um tripulante, Laroche operou a aeronave sozinha enquanto o aviador dava as instruções em terra.

Em 8 de março de 1910, ela recebeu sua licença de piloto, emitida pela Federação Internacional de Aeronáutica.

Raymonde de Laroche continuou pilotando, e participou de diversos encontros de aviação. Em julho de 1910, quando participava de um show aéreo em Reims, seu avião caiu e ela sofreu ferimentos graves. Dois anos depois, se recuperou e voltou a pilotar

Em junho de 1919, a pilota estabeleceu dois recordes de voo para mulheres: o de altitude, batendo os 4800 metros, e o de distância, de 323 quilômetros. No mês seguinte, quando planejava se tornar a primeira mulher pilota de testes profissional, Raymonde sofreu um trágico acidente. Ela atuava como copilota de um avião experimental que, ao se aproximar para pousar no aeroporto de Le Crotoy, no norte da França, mergulhou e caiu, matando os dois tripulantes.

Uma estátua foi erguida em sua homenagem no Aeroporto de Le Bourget, próximo a Paris

FONTE: YAZBEK, 2019

PODFOCA NO ENEM

PROJETODAÁREADE LINGUAGENS

O Projeto Foca no ENEM tem o objetivo de criar episódios de um podcast focado em trazer repertório e conhecimento ao estudante/ouvinte de forma interativa e descontraída.

A integração cuidadosa da tecnologia pode proporcionar uma educação mais inclusiva, personalizada e preparatória para as demandas da sociedade contemporânea.

Importante ressaltar que a inserção da tecnologia não se trata de uma mudança no conteúdo do conhecimento transmitido, mas sim de uma transformação na forma como esse conhecimento é adquirido, assimilado e aplicado.

O projeto em si, já conta com mais de 10 episódios publicados na plataforma de streaming Spotify, com a participação dos nossos queridos professores da Escola SESI Pelotas

AURA-PÁGINA09

IANSÃ

ARAINHADOSVENTOS

Iansã é um Orixá feminino muito famoso no Brasil, sendo figura das mais populares entre a Umbanda e o Candomblé, conhecida também como Óia. Em termos de sincretismo, costuma ser associada à figura católica de Santa Bárbara Rainha dos trovões, ela é senhora do vento e da tempestade.

FONTE: BANCO

A figura de Iansã sempre guarda boa distância das outras personagens femininas centrais do panteão mitológico africano, se aproxima mais dos terrenos consagrados tradicionalmente ao homem, pois está presente tanto nos campos de batalha, onde se resolvem as grandes lutas, onde é enviava para os seus ventos para limpar o mundo após as guerras, como nos caminhos cheios de risco e de aventura –enfim, está sempre longe do lar; Iansã não gosta dos afazeres domésticos.

Iansã é uma guerreira que atua também nos campos dos mortos, dos espíritos sem luz, encaminhando-os para o seu devido lugar. Com sua autoridade entre os mundos, ela guerreia para organizar e direcionar essas almas.

FONTE: SITE DIÁRIO DE UMBANDA

OS VENTOS DA

MITOLOGIA

AURA-PÁGINA08

Na mitologia grega os ventos eram oito, sendo quatro principais e quatro secundários, todos comandados por Éolo, que era o deus dos ventos, e a cada um deles era determinada uma direção: cardeal ou colateral.

Euro: era o nome que os gregos antigos e a geografia da Grécia Antiga davam ao vento leste. Esse era o vento que trazia a tempestade para os marinheiros e a chuva do Leste para a terra.

Notus: conhecido como vento quente, úmido e formador de nuvens e também o vento que trazia a chuva e a névoa , comumente associado ao verão.

Bóreas: era mais um dos quatro ventos da mitologia grega e representava o vento norte Bóreas era conhecido como um vento imprevisível, violento e muito furioso. Esse vento habitava na Trácia, que na Grécia, era tida como uma região fria. Segundo os mitos, esse vento ajudou os atenienses durante as Guerras Médicas e contra Esparta, sendo celebrado em festivais.

Zéfiro: Esse era um vento mais agradável, suave, e também conhecido como mensageiro. Tinha como característica assumir a forma de cavalo. Assim sendo, o mito conta que Zéfiro fecundava as éguas na região da Lusitânia O equivalente a Zéfiro na mitologia romana é Favônio, que era conhecido por exercer grande domínio sobre a flora e fauna, controlando as plantas e animais.

FONTE:

FONTE: SITE MITOLOGIA GREGA NET
SITE MITOLOGIA GREGA NET

O QUE É UMA

REVISTA?

AURA-PÁGINA10

Segundo Marília Scalzo, jornalista e tradutora, a revista –mesmo antes de receber esse nome na Inglaterra, em 1704 –surgiu com uma missão parecida com a que ainda domina uma maioria das publicações: “destinar-se a públicos específicos e aprofundar os assuntos – mais que os jornais, menos que os livros”. Foi durante o século XVIII que surgiram as primeiras revistas parecidas com as que encontramos nas bancas hoje (COLARES, 2015).

No entanto, com os avanços tecnológicos, atualmente, é possível efetuar a publicação de exemplares digitais, como o presente projeto.

A primeira revista de que se tem registro surgiu na cidade alemã de Hamburgo, no ano de 1663, e se chamava Edificantes Discussões Mensais. Posteriormente, na Inglaterra, os periódicos eram representados principalmente pelas revistas The Gentleman’s Magazine (1731) e a Ladies Magazine (1749).

Já no Brasil, a pioneira foi a baiana As Variedades ou Ensaios de Literatura, de 1812, sobre política, artes, literatura e ciências (MOIÓLI, 2011).

A. evolução do modo de leitura chegou por meio da publicação digital, ampliando a audiência e permitindo que pessoas de diferentes regiões tenham acesso ao seu conteúdo, inclusivo e facilmente comunicável entre os mais variados públicos, uma vez que pode ser adaptado para recursos virtuais.

FONTE: MAVEN

COMO FAZER UMA REVISTA

ESEUSELEMENTOS

AURA-PÁGINA11

Capa: responsável por chamar a atenção dos leitores e indicar as principais matérias e assuntos que serão tratados a cada edição Existem também a segunda, terceira e quarta capas que normalmente são associadas a anúncios publicitários.

Anúncios: se a sua revista for de cunho empresarial ou buscar uma fonte de renda, os anúncios são parte importante

Editorial: O editorial apresenta o contexto em que uma edição foi publicada, ele pode apresentar os fatos mais importantes do momento da publicação e o posicionamento do veículo a respeito desses fatos.

Expediente: caso a revista não seja desenvolvida somente por um grupo de pessoas fixo, o expediente serve para indicar todas as pessoas que colaboraram em uma publicação, indicando o nome e a função que cada um desempenhou

Carta ao leitor: É também um texto de introdução à revista e muitas vezes tem também o nome de “editorial”, a principal diferença entre ambos é que a carta ao leitor é mais um texto de boas vindas apresentando as principais matérias e não tem o peso de um editorial.

Sumário: é uma página guia para o leitor, indicando as matérias disponíveis e a localização delas, geralmente por meio do número de página.

Editorias: as editorias são subdivisões de uma publicação e servem para organizar o conteúdo Uma revista com o tema “bem estar” pode ter editorias de “alimentação balanceada”, “meditação”, “exercícios físicos” e assim por diante.

Colunas: as colunas são publicadas por redatores que não fazem parte da equipe da publicação. Eles são convidados para ampliar os conteúdos e trazer uma visão pessoal e particular sobre o tema.

Entrevistas: as entrevistas ficam no meio termo entre uma matéria tradicional e uma coluna, elas apresentam um ponto de vista pessoal mas são guiadas pelos jornalistas, redatores e editores apresentando ao mesmo tempo as necessidades e posicionamento da publicação (dada pelas perguntas) e a opinião pessoal dos entrevistados.

Galeria: o conjunto de imagens que forma a publicação ou uma parte delas é chamada de galeria.

Para criar projetos, é necessário conhecer os diferentes elementos que compõem cada publicação. Aqui estão os elementos principais das revistas, mas nem todas as publicações se restringem a eles. Tudo depende da criatividade dos editores, designers e redatores, que podem e precisam criar novos tipos de conteúdos que atendam às necessidades dos leitores.

FONTE: DERNARDI, 2022

A NUNTIUS

A identidade visual de uma marca é o conjunto de vários elementos gráficos e visuais em busca de sempre comunicar ao público o seu propósito e na Nuntius, não seria diferente

A identidade visual da Revista

Nuntius preza sempre por trazer elementos que se relacionam com o tema escolhido para o volume.

Decidimos nomear alguns volumes com palavras originadas do Latim assim como o próprio nome do projeto, além da criação do nosso mascote que dá cara à marca e estabelece uma relação com o público.

Desse modo, para conectar nossos leitores da revista, temos um mascote que está em nosso perfil do Instagram e em nossos bottons.

AURA - PÁGINA 13

NOFIMTUHÁSDEVERQUEASCOISASMAIS

LEVESSÃOASÚNICAS

QUEOVENTONÃOCONSEGUIULEVAR:

UMESTRIBILHOANTIGO

UMCARINHONOMOMENTOPRECISO OFOLHEARDEUMLIVRODEPOEMAS

OCHEIROQUETINHAUMDIAOPRÓPRIO VENTO...

MÁRIO QUINTANA

CADERNO CULTURAL

AURA - PÁGINA 14

OARNÃOÉSILENCIOSO?OVENTONÃOFAZ BARULHO?EQUEÉOVENTOSENÃOAR?A MÚSICAÉOSILÊNCIOEMMOVIMENTO.

CADERNO CULTURAL

FERNANDO SABINO

AURA - PÁGINA 15

SEASVIDASATRÁSSÃOPARTESDENÓS, COMOSERÁ?OVENTOVAIDIZER

O VENTO - LOS HERMANOS

CADERNO CULTURAL

AURA - PÁGINA 15

ASHORASPELAALAMEDA

ARRASTAMVESTESDESEDA, VESTESDESEDASONHADA

PELAALAMEDAALONGADA

SOBOAZULARDOLUAR… EOUVE-SENOARAEXPIRAR–

AEXPIRARMASNUNCAEXPIRA–UMAFLAUTAQUEDELIRA,

QUEÉMAISAIDÉIADEOUVI-LA

QUEOUVI-LAQUASETRANQUILA

PELOARAONDEAREAIR… SILÊNCIOATREMELUZIR…

FERNANDO PESSOA

CADERNO CULTURAL

AURA - PÁGINA 16

OTEMPOEOVENTO

HAVIAUMAESCADAQUEPARAVADEREPENTENOAR HAVIAUMAPORTAQUEDAVAPARANÃOSESABIAOQUÊ HAVIAUMRELÓGIOONDEAMORTETRICOTAVAOTEMPO

MASHAVIAUMARROIOCORRENDOENTREOSDEDOS

BULIÇOSOSDOSPÉS

EPÁSSAROSPOUSADOSNAPAUTADOSFIOSDOTELÉGRAFO

EOVENTO!

OVENTOQUEVINHADESDEOPRINCÍPIODOMUNDO ESTAVABRINCANDOCOMTEUSCABELOS...

MÁRIOQUINTANA

CADERNO CULTURAL

NUNTIUS INDICA

FILME-OMENINOQUE DESCOBRIUOVENTO(2019)

Sempre esforçando-se para adquirir conhecimentos diversificados, um jovem de Malawi se cansa de assistir todos os colegas de seu vilarejo passando por dificuldades e começa a desenvolver uma inovadora turbina de vento.

AURA-PÁGINA17

SÉRIE-MANIFEST:OMISTÉRIO DOVOO828(2018)

Manifest conta a história sobrenatural de 191 passageiros que enfrentam um voo com turbulência, mas conseguem chegar vivos a Nova York. Entretanto, eles descobrem por meio de amigos e familiares que haviam sido dados como mortos há cinco anos. Ao longo de quatro temporadas, eles enfrentam os próprios passageiros na busca por explicações após começarem a entender que recebiam visões.

AURA-PÁGINA18

CURTA-METRAGEM-THE COLOUROFYOURLIPS(2018)

Um filme distópico onde um homem e uma mulher que parecem ser os últimos sobreviventes de um mundo pós-apocalíptico, onde a atmosfera não suporta mais a vida humana e o ar é insuficiente.

LIVRO-UMPOUCODEARPOR FAVOR; GEORGEORWELL

Um livro comovente sobre a vida de um homem comum, atolado em uma rotina monótona e consumido por preocupações mundanas, onde procura uma maneira de descansar a mente e conseguir compensar sua rotina

FILME-QUANDOFALTAOAR (2023)

documentário mostra o trabalho diário de trabalhadoras e trabalhadores do sistema público de saúde brasileiro durante a pandemia de covid-19. Com foco no cuidado e revelando a face humana da luta coletiva, o filme evidencia a interseção entre saúde, religiosidade, desigualdade e racismo estrutural em várias regiões do país, ao mesmo tempo em que se articula, na forma e conteúdo, com os princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS): universalidade, equidade e integralidade.

REFERÊNCIAS

YAZBEK, Letícia HÁ 110 ANOS, RAYMONDE DE LAROCHE SE TORNAVA A PRIMEIRA MULHER A PILOTAR UM AVIÃO SOZINHA. Aventuras na história 2019 Disponível em: <https://aventurasnahistoria com br/noticias/reportagem/ha-110-anosraymonde-de-laroche-se-tornava-primeira-mulher-pilotar-um-aviaosozinha phtml> Acesso em:

MITOLOGIA GREGA, Os ventos da mitologia grega Disponível em: <https://mitologiagrega net br/os-ventos-da-mitologia-grega/> Acesso em: 16 Nov 2023.

DIÁRIO DE UMBANDA Iansã na Umbanda Disponível em: <https://www diariodeumbanda com br/os-orix%C3%A1s/ians%C3%A3> Acesso em:

DERNARDI, Davi Conheça os elementos mais importantes de uma revista Revista Glifo 2022 Disponível em:<https://revistaglifo com br/designeditorial/conheca-os-elementos-mais-importantes-de-uma-revista/>. Acesso em:

COLARES, Vinícius Uma breve história da revista Em pauta 2015 Disponível em:<https://wp ufpel edu br/empauta/uma-breve-historia-darevista/>. Acesso em: 23 de Ago 2023.

MOIÓLI, Júlia Qual é a revista mais antiga do mundo? Super Interessante 2011. Disponível em:<https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-e-arevista-mais-antiga-do-mundo> Acesso em: 23 ago 2023

MAVEN. O que é PUBLICAÇÃO DIGITAL? . Disponível em: <https://www maven com br/publicacao-digital-o-que-e/> Acesso em: 14 de setembro, 2023

TULESKI, Vanessa Os elementos dos signos: significado de Fogo, Terra, Ar e Água Terra 2020 Disponível em: <https://www terra com br/vida-eestilo/horoscopo/astrologia/os-elementos-dos-signos-significado-de-fogoterra-ar-e-agua,2244ec313b071e99ef18b458df00bbc52rdcabbo html? utm source=clipboard> Acesso em:

Sites do horóscopo: Personare e Intersena https://www personare com br/ https://www.intersena.com.br/curiosidades/qual-numero-da-sorte-de-cadasigno

AGRADECEMOS MAIS UMA VEZ A VOCÊS, NOSSOS AMADOS E ETERNOS LEITORES, POR TODA ATENÇÃO, CARINHO E CUIDADO DURANTE ESSES ANOS DE PROJETO.

AOS NOSSOS ORIENTADORES, LUIZ FELIPE ESPINELLY E ISADORA DE LEON TORRES, E TAMBÉM A TODOS AQUELES QUE CONTRIBUÍRAM, DE ALGUMA FORMA, PARA A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO

ATENCIOSAMENTE E JÁ COM SAUDADES, EQUIPE NUNTIUS.

GABRIELA DUTRA, GIOVANA DIAS, JULIA REDISS, JULIANE PORCIÚNCULA E LORENZO MATTOS.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.