ECOS NR #18

Page 1

revista

nĂşmero 18 | janeiro - julho | 2019 www.nr.com.br/revista

Jacy 90 anos

1

ECOS


CARTA AO LEITOR

TEXTO: Kito Vivolo (Diretor)

Estamos completando um álbum de figurinhas ou escrevendo uma história? O título deste texto pode causar estranheza, mas ele ilustra um sentimento quando pensamos na educação dos nossos filhos e de qual maneira encaramos o aprendizado através de experiências, na infância e adolescência. Embora a neurociência já tenha comprovado que a repetição e o aprendizado caminham lado a lado na formação de um indivíduo seguro, maduro e autoconfiante, não é raro famílias acharem que a vida de seus filhos é um álbum de figurinhas, e que nenhuma experiência deve ser repetida para que sempre se conheça algo novo. Ao contrário do que acreditam muitos professores e pais, o ganho de qualquer habilidade ou conhecimento não está relacionada à quantidade de informações apresentadas ou ao número de livros lidos. Está relacionada à compreensão profunda e consistente de um conteúdo menor. E isso só é possível por meio da velha e eficaz repetição. Muitos pais nos perguntam: o que vocês fazem com o meu filho no NR? A gente já foi para Disney, Europa, resorts pelo Brasil e ele diz que o NR é o seu lugar favorito; porque isso acontece?

FÉRIAS no NR

INSCRIÇÕES ABERTAS

PARA JULHO/19! GARANTA JÁ SUA VAGA!

FERIAS.NR.COM.BR

A resposta é simples: lá ele se sente seguro e pode dominar cada vez mais o ambiente, ao mesmo tempo que sempre pode descobrir coisas novas, fazer novos amigos e exercitar sua autonomia. Com certeza oferecer oportunidades de conhecer destinos é interessante na vida desses pequenos cidadãos. Mas se formos pensar numa formação equilibrada, a construção de vínculos e a habitualidade também são parte de uma história de vida e podem fazer toda a diferença no futuro. As habilidades que um jovem exercita em sua “carreira” no NR contribuirão muito em experiências como: intercâmbios culturais, ingresso em universidades, mudanças de ambientes entre muitos outros “capítulos” que aparecerão no futuro. As amizades cultivadas ao longo de anos de férias juntos, dividindo conquistas e superando dificuldades são fortes, duradouras e em tempos de relacionamentos digitais, muitas vezes superficiais, tem enorme valor na construção de uma rede de contatos de muito valor. É importante entendermos que hoje temos acesso à muitas viagens e oportunidades, e é ótimo podermos desfrutar disso. Mas só isso não basta. Pelo contrário, pode atrapalhar mais do que ajudar. É necessário encontrar um equilíbrio e ajudar nossos filhos a escreverem sozinhos uma linda história de vida.

REVISTA ECOS NR Diretores | Afonso C. Vivolo e Marco A. Vivolo Colaboradores | Anna F. Calix, Gabriel A. S. Santos, Geila S. de Carvalho, Fernanda Vivolo Ehlers, Ligia C. de Mello, Taine Santos, Rachel Katarivas Vivolo Design Gráfico e Editoração | Francisco Santos e Christiane Sacoda Fotos | Acervo NR A Revista NR é uma publicação semestral do NR Acampamentos. Todos os textos podem ser utilizados

2

ECOS

e divulgados total ou parcialmente desde que a fonte seja citada. As seções que são assinadas não obrigatoriamente refletem a opinião da Revista NR. Travessa Ubirassanga, 41 - Campo Belo CEP 04614-050 - São Paulo / SP Fone/Fax: 11 5090 7419 | e-mail: revista@nr.com.br Para publicidade entrar em contato: revista@nr.com.br ou 11 5090 7419

Leve suas meias usadas ao NR! Todas as meias doadas serão transformadas em cobertores e meias novas para quem precisa!

COLABORE! Uma parceria NR - Puket


ZEZINHO

CARTA PARA O TIO ZEZINHO

TEXTO: Lara Turkie Schnaider, ex-acampante e agora mãe de acampantes.

Q

ueridos acampantes, monitores, assistentes, diretores e todos que de alguma forma passaram pelo NR, assim como eu, que passei por várias etapas da minha vida lá. Quero dizer que me sinto honrada de poder escrever algo para alguém tão especial: o tio Zezinho! Tio Zezinho era aquele tipo de pessoa que você vê e quer abraçar. Era a pessoa que assim que eu descia do ônibus e chegava naquele Nosso Recanto mágico eu logo saia à procura e quando o encontrava, adivinha!? Dava aquele abraço! Sempre com um sorriso meigo no rosto, ele me olhava e falava meu nome inteiro, nome e sobrenome! Era divertido, afável e muito carinhoso. Ele adorava lembrar da minha 1a temporada. Eu tinha quase 6 anos.

Fiquei com ele e a tia Ida no Maksoud, que era uma casa para os acampantes Mirins (antes da 1F). Na saída desta temporada, quando ela ainda acontecia na USP, minha mãe chegou atrasada e os ônibus já haviam partido. Minha mãe não pensou duas vezes, acelerou o carro, e quando viu os ônibus na estrada começou a buzinar. Chegou a fechar um deles, até que o ônibus parou no acostamento! Cena de filme, eu sei... desci do carro mega envergonhada... mas adivinha quem desceu do ônibus para me receber? Tio Zezinho! Incrédulo! Ele nunca mais se esqueceu desta história! É muito esquisito imaginar o NR1 sem o Tio Zezinho. Assim como não consigo imaginar o NR2 sem a Marciona e o Safo. Quantas pessoas especiais e tão queridas se foram nesses últimos anos...

Mas eles podem ter a certeza de que quem passou por lá, quem teve a felicidade de ter convivido com eles, jamais os esquecerão. Tio Zezinho, queria poder te dizer o quanto fui feliz ali naquele acampamento, e como você foi importante na minha vida e dos meu filhos. Sem dúvida, te ver lá a cada temporada me dava a sensação de segurança, de acolhimento e a certeza de receber muito carinho. Nem sei te explicar o turbilhão de emoções que foi ver meus filhos ao seu lado em muitas e muitas fotos nesses últimos anos. Nas primeiras temporadas eles me escreviam: “mãe conheci o tio Zezinho, ele me disse que te conhece bem, e ele te mandou um beijo enorme!” Bom querido... quem te manda um beijo enorme agora sou eu! Obrigada por tudo, para sempre!

Zezinho Zezinho

Lara Turkie Schnaider

Rafinha, filho da Lara

3

ECOS


KIDS

DIAS INESQUECÍVEIS!

ATIVIDADES PARA TODOS OS GOSTOS GARANTIRAM A DIVERSÃO DE TODOS OS ACAMPANTES KIDS! TEXTO: Gabriel A. S. Santos – Sumô (Gerente NR1)

C

omo já é tradição, as temporadas de Verão do NR1 foram SENSACIONAIS!!! Janeiro de 2019 foi recheado de novidades e destaques na programação. As festas, a Fantasia - na primeira temporada, e Havaí - na segunda, foram animadíssimas!!! Além delas, não podemos esquecer da Micareta com o Zim Color Festival, que aconteceu em ambas as semanas, e fez todo mundo ficar beeeeem colorido, pular e se divertir até! Nas atividades culturais, novamente o NR1 recebeu a turma dos Animaníacos, que trouxe a oficina de cinema 4

ECOS

com Stop Motion e o Chroma Key. A oficina de fotografia teve participação intensa da criançada. Eles aprenderam sobre enquadramento, foco e iluminação, enquanto passeavam pelo acampamento - com suas câmeras em mãos - flagrando e registrando todos os momentos de diversão. É claro que não poderiam faltar as tradicionais atividades culturais, das temporadas do NR: teatro, dança, ateliê de artes, marcenaria, ação e aventura, oficina de skate, escolinha de futebol, eco NR, revista NR e culinária, estimulando a turminha a desenvolver e descobrir novos talentos!

Para completar essas duas semanas de pura diversão, tivemos as atividades de livre escolha e os jogos em grupos - que não deixaram ninguém ir embora entediado. Foram tantas coisas legais que nossos acampantes fizeram… atividades lúdicas, esportivas e culturais, que ajudaram no desenvolvimento de uma maior autonomia, trabalho em equipe e senso de responsabilidade em cada um! É muito gratificante pra nós, ensinar para as crianças hábitos saudáveis. Nosso objetivo é incentivá-los a aproveitar ao máximo esse tempo feliz, que não volta, desfrutado intensamente nessas INESQUECÍVEIS férias no NR1!


KIDS

PREMIADOS JANEIRO/2019 TÂNIA H. TROFÉU DE CALOURO REVELAÇÃO

NICOLE L. J. MEDALHÃO CALOURO REVELAÇÃO

1ª TEMPORADA

ARTHUR W. TROFÉU DE MELHOR ESPORTISTA

PIETRA M. R. TROFÉU DE MELHOR ACAMPANTE

GUILHERME C. E JULIA G. W. MEDALHÃO MELHOR ACAMPANTE

JIMI F.

MELISSA S.

TROFÉU DE CALOURO REVELAÇÃO

MEDALHÃO DE MELHOR ESPORTISTA

MARCELO S. H., NOA R. W. E ISABELA A.

TROFÉU DE MELHOR ACAMPANTE

MEDALHÃO CALOURO REVELAÇÃO

2ª TEMPORADA

CAROLINA A. M. MEDALHÃO DE MELHOR ESPORTISTA

ARIELA W.

EDUARDO K. B. LEELA D. E EDUARDO B. MEDALHÃO MELHOR ACAMPANTE

TROFÉU DE MELHOR ESPORTISTA

OFICINAS DE ANIMAÇÃO COM A TURMA DO ANIMANÍACOS, TEATRO, DANÇA, ESCOLINHA DE FUTEBOL E MUITO MAIS NA TEMPORADA DE FÉRIAS KIDS DE JULHO! SAIBA MAIS:

NR.COM.BR/KIDS

OU LIGUE 11 5090-7419

5

ECOS


JUVENTUS CAMP BRAZIL

GOLAÇO!

TREINAMENTO EM PURO ESTILO BIANCONERO TEXTO: Gian Trione

D

e 21 a 27 de janeiro, foi realizado no NR2, mais um Juventus Camp Brasil. 131 meninos e meninas jogaram muito futebol e se divertiram pra valer, nessa estrutura fantástica, que só o NR tem!! Nossos atletas foram comandados pelo Head-coach italiano Angelo Sanapo e seus coaches auxiliares Alex Taribello e Fabio Sorrentino, vindos diretamente do “head-quarter” da Juventus, na Itália. Além deles, pudemos contar também com o apoio e experiência da equipe de treinadores brasileiros: Gian Trione, Leandro Verdelho e Rafael Gomes. Tivemos uma semana ESPETACULAR com refeições deliciosas e balanceadas, treinos físicos e táticos, jogos de campeonato, piscina, tirolesa, festa e muito mais! Temos a certeza de que essa foi uma experiência inesquecível, que ficará pra sempre na memória desses atletas, que viveram tudo isso, como verdadeiros jogadores “bianconeri”! FORZA JUVE!!! Que bom que em JULHO tem mais! Esperamos vocês! Até breve!

6

ECOS


CIRCUITO BROADWAY CAMP

UM ESPETÁCULO!

UM ESPETÁCULO INCRÍVEL PARA COROAR NOSSA ÚLTIMA SEMANA TEXTO: Rachel Katarivas Vivolo DE FÉRIAS...

O

mês de Janeiro não seria o mesmo sem o encontro de talentos que sempre ocorre no Circuito Broadway Camp. E nesse verão de 2019 não foi diferente... Uma semana repleta de muita arte!!! Aulas de canto, interpretação e dança, além de todas as atividades do NR, marcaram a vida dos acampantes que tiveram o privilégio de participar! Para encerrar com chave de ouro, nossos atores mirins apresentaram para os convidados, um espetáculo de encerramento emocionante, divertido e cheio de música: “A Megera Domada”.

PREMIADOS

JANEIRO/2019 VITÓRIA G. E GISELLE E. MEDALHÃO REVELAÇÃO

FERNANDA Z. A. TROFÉU MELHOR SAPATEADORA

PEDRO L. MEDALHÃO MELHOR ATOR

LEANDRO P. P. TROFÉU MELHOR ATOR

BETINA P. A. C. MEDALHÃO CANTORA

LARISSA P. TROFÉU CANTORA

BARBARA F. B. MEDALHÃO MELHOR BAILARINA

MARIA EDUARDA F. P. TROFÉU MELHOR BAILARINA

Esse “pocket show”, foi inspirado no espetáculo infanto-juvenil que já esteve em cartaz em São Paulo em 2017 e 2018, sob direção de Fernanda Chamma, Cynthia Falabella e Cininha de Paula. Preparem-se!!! Por que em Janeiro de 2020 vai ter muito mais!!!!!! AGRADECIMENTO ESPECIAL AOS PROFESSORES: FERNANDA CHAMMA, CARINA ANGÉLICA, WILLIAM SANCAR E CYNTHIA FALABELLA.

7

ECOS


TIA JACY

TIA JACY

TEXTO: Marcus Strozberg “Quinhas” | ENTREVISTA: Fernanda Vivolo Ehlers

F

alar da Tia Jacy é falar de simpatia, beleza, elegância e amor, que iluminam os caminhos e as pessoas, por onde ela passa. Sempre com uma palavra de carinho, um sorriso no rosto, um interesse real sobre os outros. Ela sempre participou do NR, ao lado do saudoso Safo, desde o início, dirigindo o NR1 e acompanhando cada momento da vida do NR. Tenho lembranças maravilhosas de momentos muito especiais em diversas temporadas de férias. No teatro, ajudando com os figurinos, na sala de artes, nos bate-papos nos caminhos e na varanda do chalé da Diretoria. Vi Tia Jacy tocando piano e cantando, uma linda voz, uma amante da arte em suas várias expressões. Muito antes de se falar em empatia, hoje muito na moda, aprendi com ela que uma palavra de carinho e apoio pode resolver mais rápido que os remédios... Diversas vezes ajudou na enfermaria, dando carinho e atenção de mãe e avó. Uma especialista nesse assunto! Tia Jacy sempre representou a presença feminina no NR, com sua delicadeza, força, carinho e elegância. Uma alegria tê-la conosco, sempre!

ENTREVISTA COM A TIA JACY:

N 8

ECOS

esta edição comemorativa dos 90 anos da Tia Jacy, decidimos

realizar uma entrevista com ela. Perguntas nos foram enviadas por acampantes, que passaram pelo NR ao longo desses 65 anos. Selecionamos algumas e o resultado está aqui abaixo! Esperamos que gostem. Fazer essa entrevista foi simplesmente uma delícia!!! O que a motivou a criar este projeto tão grande? Teve alguma inspiração? J: Sim, nos inspiramos em pessoas que faziam esse tipo de atividade na Europa. Algumas colegas minhas da escola Álvares Penteado, me falavam que os avós haviam participado de colônias de férias. Eu e o Affonso líamos muito sobre o assunto. Eu não me lembro se era na Inglaterra, que um professor havia criado uma escola que se chamava “Summerhill”. Inspirados nele vimos novas maneiras de lidar com as crianças. Sem ser à base de medo, sem ser com autoritarismo, uma coisa mais leve....

F: E por que vocês quiseram criar o acampamento? Porque vocês sentiram a necessidade de criar um? J: Porque isso ia ao encontro de nossas aspirações como educadores. Pra nós era uma ideia tão boa, uma coisa que marcou tanto as nossas vidas. Nós fizemos uma primeira experiência, com 26 crianças, em julho de 1953. Queríamos pôr em prática todo esse conhecimento... Era uma novidade! Ao invés de pensarmos em outras coisas, eu e o Affonso (Safo, para os acampantes), pensávamos muito em educação. Pensávamos em ter muitos filhos.... em ter um colégio para os nossos filhos, em ter um acampamento para os nossos filhos. Então.... como para os filhos da gente, a gente só quer o melhor, decidimos também fazer para a juventude O MELHOR! Como um acampamento pequeno Chamado Nosso Recanto, se tornou


TIA JACY

essa grande empresa e um lugar incrível chamado NR? J: Eu penso que foi por causa do ideal. Um outro esquema de educação, que fez com que se espalhasse e se solidificasse a ideia do Acampamento para jovens... com liberdade, com companheirismo e com respeito. F: Você acha que esse crescimento teve alguma influência das pessoas que trabalharam no NR ao longo desses anos? J: Nem há dúvida!! Eu imagino que nós sozinhos, nunca teríamos feito com que o NR crescesse. Nós tivemos pessoas maravilhosas ao nosso redor, que nos deram o maior apoio e sempre nos ajudaram. Sem contar todos os professores e monitores que foram gostando da ideia. Como você se sente sabendo que a sua ideia fez e ainda faz a alegria de tantos jovens? J: Agradecida, primeiramente a Deus... e a vocês todos que continuaram a ideia.... Então eu penso que a ideia foi boa, né? (risos). Qual o legado que quer deixar? Teria alguma frase que expressasse isso? J: O legado? O legado é esse... o que temos agora. Que isso continue. Gostaria muito que todo o ideal do Professor Affonso e meu perdurasse durante muitos e muitos anos... sempre com vocês à frente... minha família... meus netos, meus filhos, que administram e que tomaram essa ideia como uma ideia muito boa. Uma frase??? Hum.... eu acho que foi muito amor, muita dedicação e muito respeito que fizeram com que todos gostassem tanto do NR. Tá bom assim? (risos) Você imaginou em algum momento que a ida ao NR se tornaria o sonho de centenas de jovens em todo o Brasil? J: Não, não, não... o que nós fizemos foi proporcionar para a juventude

“Acredito que é disso que o mundo esteja precisando... que a gente dê muito amor e que faça tudo de coração!” da época, o que a gente achava que era melhor. Tudo foi feito com muito amor e dedicação. Hoje, se eu pudesse, eu gostaria que todas as crianças do mundo fossem ao NR. F: Eu também... um dia a gente chega lá, Vó! (risos) Como você conheceu o Safo? J: Eu conheci o Safo num curso. Neste curso, além de aluno, ele também foi meu professor de Latim. Se chamava “Curso de Madureza”. Como eu vim da escola de comércio para moças, e o Safo veio do seminário, os nossos diplomas não eram válidos. Por causa disso nos conhecemos, e desde então passamos a trocar ideias sobre ter muitos filhos e sobre fazer algo relevante para a comunidade. Tia Jacy, 90 anos por merecimento, não por antiguidade. A pergunta é: como ficar sempre tão jovem??? J: (silêncio) (risos) Não sei... Sabe.... acho que talvez tenha sido nunca pensar em mim em primeiro lugar. Sempre pensei antes de tudo na minha família, no NR, nas pessoas... e sempre quis fazer o bem. F: E você acha que estar sempre rodeada de jovens, também ajuda?

J: Sim, sim! Viver rodeada de jovens faz com que a gente fique mais jovem, com certeza! Qual foi a maior dificuldade para o NR ser o que é hoje? J: Quando a gente começou a fazer temporadas no NR1, tivemos que trabalhar muito para poder deixar o lugar em condições de receber as crianças. Sapucaí-Mirim era uma cidade muito pequenininha. Esse início, no NR1, foi bastante difícil. Coisas fáceis hoje em dia, eram grande desafios... Não tínhamos onde comprar leite, pão... eu ia buscar tudo em Campos do Jordão ou São Bento do Sapucaí... enfrentava estradas de terra, porque ainda não eram asfaltadas. As crianças ficam no acampamento 24 dias corridos. E nós não tínhamos toda essa equipe, que temos hoje. Montar esse time foi muito trabalhoso! Se você hoje tivesse 16 anos, o que mais gostaria de aproveitar no NR? J: (suspiros) O que eu mais gostaria??? Ah! Gostaria de aproveitar TUDO! Tanto a parte social de companheirismo, como as brincadeiras..... Iria participar de todas as atividades com certeza!!! Você sabe, Fernanda... eu sempre fui esportista! Eu fazia natação.... eu fui até militante! Qual a sua sobremesa preferida do NR? J: É...... Merengue de morango! Uma última mensagem para todas as pessoas que frequentam o NR, sejam elas acampantes, professores, funcionários, monitores... J: Se vocês quiserem que o acampamento perdure através dos tempos, é preciso muito amor... Acredito que é disso que o mundo esteja precisando... que a gente dê muito amor e que faça tudo de coração!

9

ECOS


TEENS

10

ECOS


TEENS

SEMANA MÁGICA

AMIZADES, HISTÓRIAS E DIVERSÃO EM JANEIRO

O

que mexe com o seu coração? Quais são aqueles momentos capazes de transformar um dia triste, nos melhores dias da sua vida? O reencontro com um amigo que você não via há muito tempo? Comer sua comida preferida? Ou até um simples abraço do seu melhor amigo. E se perguntassem para você, o que resume o NR? Se te obrigassem a colocar em forma de palavras sentimentos praticamente impossíveis de serem demonstrados e relatados.

transformar uma simples fazenda em uma fonte inesgotável de aprendizados e carinhos. Falar do NR é falar de lembranças. Lembranças que são construídas, eternizadas a partir de momentos, que ficam marcados de forma distinta e singular dentro do coração de cada um. Para alguns estes momentos se tratam de uma colher cheia de siricaia. Para outros de um momento de superação pós Battlefield, ou até pequenas coisas, uma piada engraçada na sapataria, um home run no mega.

Falar do NR é fácil! O NR é para alguns uma segunda casa. Uma forma especial de se encontrar e se conectar com pessoas únicas, capazes de

Falar do NR é falar também de saudades. Saudades de acordar com um grito de bom dia para o seu chalé.

PREMIADOS

JANEIRO/2019 AGATA L. C. TROFÉU FEMININO MELHOR ESPORTISTA

BERNARDO B. TROFÉU MASCULINO MELHOR ESPORTISTA

NICOLE A. MEDALHÃO FEMININO MELHOR ESPORTISTA

TIAGO P. F.

TEXTO: Felipe Blatt e Gabriel Raca

Saudades de fazer todas as refeições ao lado dos seus amigos, e só dormir depois de uma boa resenha no lanche. Mas não se engane, essa saudade não é nada além de que a certeza de que este ciclo se repetirá, e de que tudo, tudo mesmo, valeu muito a pena. E falar do NR é isso. É falar da certeza que esse lugar único estará de portas abertas para podermos viver novos momentos, e construir novas lembranças. E por isso falar do NR é nada além de um agradecimento. Um agradecimento a cada um de vocês, que proporcionam a cada temporada momentos únicos e lembranças que ficaram para sempre no coração de todos. Muito obrigado! Nos vemos em breve, e até julho!

NÃO FIQUE

DE FORA

DA PRÓXIMA TEMPORADA! NR.COM.BR/TEENS

OU LIGUE 11 5090-7419

MEDALHÃO MASCULINO MELHOR ESPORTISTA

BRUNA DOS S. D. TROFÉU FEMININO CALOURO REVELAÇÃO

RAFAEL E. S. TROFÉU MASCULINO CALOURO REVELAÇÃO

LAURA C. B. H. MEDALHÃO FEMININO CALOURO REVELAÇÃO

ENZO T. M. E RAUL R. D. MEDALHÃO MASCULINO CALOURO REVELAÇÃO

FLAVIA T. TROFÉU FEMININO MELHOR ACAMPANTE

DAN K. TROFÉU MASCULINO MELHOR ACAMPANTE

ANA FLÁVIA DE O. S. MEDALHÃO FEMININO MELHOR ACAMPANTE

MARCO L. K. MEDALHÃO MASCULINO MELHOR ACAMPANTE 11

ECOS


ESCOLA DA VIDA

NA TEMPORADA

TEXTO: Bruno Piva

Q

uerido acampante, muito prazer! Meu nome é Bruno Piva, mas pode me chamar de “O Professor”. Se você foi na temporada de janeiro, você deve se lembrar de mim… Sou aquela pessoa que fazia alguns encontros com a galera no quiosque da piscina para te dar umas dicas sobre como ter mais tempo livre quando se tem que ir para escola. Talvez você tenha passado por lá, talvez não... mas gostaria de aproveitar esse espaço para ter uma conversa sincera com você. Esses dias eu tive um sonho… Sonhei que estava de volta no NR. Podia ouvir o som da alvorada, os barulhos dos pássaros cantando e as vozes dos acampantes sonolentos. Lembrei daquela mesa de café completo, da atividade SOS em que tive o prazer (ou não) de poder ser um dos loucos e de todas as outras coisas que fiz quando estava lá.

12

ECOS

Mas de todas essas boas memórias, a que me marcou mais foi quando ouvi um grupo de 4 meninos sentados conversando sobre a diferença entre terceira, quarta e quinta dimensão! Eu lembro de ter olhado aquilo e pensado: Uau! Deixa eu aprender alguma coisa com eles! E hoje entendo muito mais sobre os espaços dimensionais. Agora você deve estar se perguntando por que estou compartilhando isso com você. É muito simples. Esse episódio me fez ver como o NR é muito mais que um acampamento de férias. A liberdade e autonomia que o acampamento dá para os acampantes é algo incrível. Você talvez não perceba isso hoje, mas o NR está te ensinando algo muito valioso! É a escola da vida, dos relacionamentos e do aprendizado na prática.

Para deixar um pouco mais clara essa relação entre o NR e a educação, deixa eu compartilhar, em menos de 60 segundos, algo que sou fascinado – A Jornada do Aprendizado. Você tem um minuto? Aprender algo não é tão simples quanto parece… Existem diferentes níveis de aprendizagem, gostaria de dar um exemplo sobre uma situação que você sempre passa quando ouve uma música nova do seu artista favorito. Antes de ouvir a música você nem sabia que ela existia, isso não era um problema. Era algo que não estava na sua consciência, portanto, era inconsciente. Depois que você ouviu ela pela primeira vez e gostou, deve ter pensado: Preciso mostrar essa música para a galera!


NA TEMPORADA

O PODER DA MÚSICA TEXTO: Junior Gaz

A

música tem muitos poderes. Vou listar aqui alguns deles:

1 - ajudar no desenvolvimento da fala; 2 - ajudar pacientes com problemas motores, cognitivos e sensoriais; 3 – aflorar diferentes sentimentos; 4 - criar vínculos - como aquele que ocorre no momento em que a mãe canta para seu filho dormir; 5 - ser veículo para os poetas enviarem suas mensagens...

Apareceram lá o Thomas na guitarra, José no baixo, Lorenzo nos vocais e o Rafael H. na bateria. Ensaiamos “Seven Nation Army” da banda The White Stripes, e de primeira saiu um som da pesada! Logo no primeiro dia montamos uma banda, e eles até escolheram um nome: LaPerifa.

Com certeza esta lista é maior do que eu imagino. Acredito, na verdade, que ela seja sem fim!

Em 2 semanas teríamos um show pra fazer na Festa da Virada. Estávamos empolgados e poderíamos tocar até mais duas músicas. Mas infelizmente o nosso vocalista ficou sem voz por causa de uma gripe, o que atrapalhou nossos planos.

Mas hoje, especialmente, eu gostaria de falar, sobre um destes poderes da música. Aquele que está relacionado à amizade. Para isso, vou relatar uma experiência que me aconteceu recentemente e que ilustra este poder musical.

Todos ficaram super tristes. E agora? Qual a solução?? Não pensaram duas vezes: saíram em busca de outra pessoa para cantar, mesmo que com poucos ensaios restando antes da apresentação.

Nesta temporada de Férias no NR, meu trabalho era fazer música com qualquer pessoa que estivesse no estúdio nos horários de atividade cultural e livre.

Foi aí que apareceu o Norton. Cabelo maneiro, cara de músico. Chegou, soltou a voz.... e ERA ISSO!! A banda pulsava novamente! Acertamos algumas partes, como o solo de guitarra e

o final da música, deixando tudo redondinho! Chegando perto do show, o Lorenzo já estava se sentindo melhor e apareceu de novo no estúdio para ensaiar. Dividimos as vozes, e a banda agora tinha 2 vocalistas! Foi muito bom ver a felicidades deles fazendo um som juntos novamente, com mais um reforço, para estrearem no palco com o LaPerifa. Foi possível enxergar, claramente, que além da musicalidade evidente que existia entre eles, havia nascido uma amizade, que a música só ajudou a fortalecer! Que coisa mais linda... que poder único esse que a música tem... Que privilégio poder ver essa turma, que se deixou tocar pela música, fazendo aflorar dentro de si, esse sentimento tão importante, que é a AMIZADE!

13

ECOS


NR BASKETBALL CAMP

O NRB MORA DE PANTUFAS NO NOSSO CORAÇÃO EM JANEIRO TIVEMOS A TERCEIRA EDIÇÃO DO NR BASKETBALL CAMP, QUE FOI UM ESPETÁCULO! TEXTO: João Luiz (Little) - Coordenador

N

ossa escalação de técnicos do NRB está cada vez mais estrelada a cada edição que passa, e nessa última temporada contamos com 3 nomes de peso para subir o nível do basquete dos nossos atletas! Rafael Bábby, que jogou nos garrafões da NBA, Alê Oliveira, medalhista nas Olimpíadas com a Seleção Brasileira, e Rodrigo Prado, coach vitoriosíssimo do St. Paul’s. Com uma liderança dessas, nossos acampantes tinham motivação de sobra para dar o máximo nos treinos, afiar suas habilidades e ainda receber muito conhecimento acumulado

14

ECOS

na palestra do comentarista da ESPN Eduardo Agra, um nome que esteve envolvido com o basquete durante a vida toda. Foram muitos momentos maravilhosos dentro do esporte e fora dele, cada um guardou seu uniforme completo com carinho e já avisamos: em julho tem mais!

PREMIADOS

JANEIRO/2019 LUCCA M. E MATIAS R. G. M.V.P (MOST VALUABLE PLAYER)

EDSON DO L. E ERICK J. F. L. MEDALHÕES M.I.P (MOST IMPROVED PLAYER)

RAPHAEL B. E ADRIANO A. Y. MEDALHÕES DE DESTAQUE DO TRABALHO EM EQUIPE (TEAM WORK)

LUCAS N. MEDALHÃO DE MELHOR ACAMPANTE

JAVIER L. MEDALHÃO DE CALOURO REVELAÇÃO


DIAS INCRÍVEIS

KIDS & TEENS

AMIZADES E MUITA DIVERSÃO EM JANEIRO

J

ulho no NR é sempre uma época especial. Dias de céu muito azul, quase sem nuvens. Noites estreladas, mostrando a grandeza do firmamento. Inesquecível... Desde o primeiro dia nós pudemos acompanhar toda a entrega dos acampantes para tudo o que foi proposto. A integração entre eles e a nossa equipe de monitores foi como amor à primeira vista, todos com o objetivo de viver esses dias como se fossem os melhores das nossas vidas! Atividades culturais como o Mega Beisebol, Revista NR, Culinária, Sala de Artes, Dança entre outros fizeram com o nosso grupo pudesse se

PREMIADOS

JANEIRO/2019

MAYARAH V. DA S. T. TROFÉU CALOURO REVELAÇÃO

ANDRÉ M. M. R. DE A. BRUNA P. GABRIELA D. P. MEDALHÕES

conhecer ainda melhor. Sem falar no Ação e Aventura e nos nossos tradicionais campeonatos de Taco, Tamancobol e Pebolim. Nas nossas manhãs destacaram-se as atividades, que estimulavam atividade física raciocínio e estratégia. Um ponto alto dessa temporada foi sem dúvidas a inauguração da nova piscina, em uma bela manhã de sol, com a famosa Gincana Aquática. O passeio à Tirolesa e a incrível Zim Color também não deixaram nada a desejar. Nas atividades noturnas, a mescla do lúdico com diferentes mistérios a serem resolvidos hipnotizava e envolvia a todos.

TEXTO: Edgar Lacerda Costa - Coordenador

As noites também foram recheadas com as pizzas deliciosas da nossa Pizzaria NR e a animada Festa Comics, onde os participantes abusaram da criatividade e apareceram incrivelmente fantasiados! Podemos resumir tudo o que aconteceu nesta semana em palavras como: sorrisos, aventuras, suspense, amizade, superação, felicidade, abraços, cooperação, aprendizagem, sonhos, união e acima de tudo a tradição que é marca registrada do NR, nessa temporada Kids&Teens.


A T U R F E D O C U S M O FEITO C S A N I M A T I V , E D A D R E DE V E EXCLUSIVA TAMPA ABRE E FECHA. HOOT! S ISSO É BEEEM FRUIT SH

COM VITAMINAS B6, D, B12 E ZINCO. 16

ECOS

@FRUITSHOOTBR

FRUIT SHOOT


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.