Revista NESupermercados Edição Maio Junho 2020

Page 42

Gestão

Por André Luna

O pequeno varejo pós-pandemia

CHEGA DE DESESPERO! É POSSÍVEL AMENIZAR OS EFEITOS DA CRISE. Apesar do cenário de alerta, não é um momento de ficar aterrorizado(a)

Estamos numa crise de efeitos não totalmente mensuráveis. Novas formas de consumo surgem em detrimento da necessidade de se manter distante de qualquer risco de contaminação pela COVID-19. Para atender às demandas de consumo da população em quarentena e driblar o fechamento de suas lojas sicas, o varejo precisou mudar.

o

o

N

o

o

Considerado um serviço essencial, boa parte dos supermercados con nuou em operação – precisando urgentemente se adequar ao novo cenário pandêmico. Não me refiro apenas às questões de limpeza e organização para evitar o contato direto com as pessoas, mas também à necessidade de se fazer presente no ambiente digital. O consumidor com receio em sair de casa, passa mais tempo na cozinha. A prova disso foi um levantamento que a Cielo fez no período de março a abril que mostra o crescimento de 17,7% no faturamento do super e do hipermercado em 2020. O consumidor que precisa sair de casa busca um serviço especializado, adequado aos seus padrões de limpeza e segurança e, claro, comodidade. Ele quer passar menos tempo e se possível contar com um serviço de entrega. De fato, as perspec vas apontam uma mudança significa va nos hábitos dos seus clientes, caro supermercadista! E o que fazer? Pequeno ou grande, médio ou em crescimento, o seu ponto de venda precisa estar preparado ao novo cenário. Não vamos falar de tecnologia ainda, mas confesso que será preciso pensar nela a curto e médio prazo! Vamos nos concentrar nas soluções que estão – ou deveriam estar em suas mãos. Com isso, separei algumas dicas para você, supermercadista, rar as mãos da cabeça e par r para a ação. 1 – ATENÇÃO À SUA LOJA. O seu consumidor precisa perceber um ambiente limpo e seguro. Portanto, fique de olho na limpeza – aumentando os cuidados principalmente em momentos de pico! Verifique se as gôndolas estão bem sinalizadas e arejadas. Capriche na iluminação e mantenha espaços livres e arejados. 2 – DEGUSTAÇÃO E AÇÃO PROMOCIONAL Devido aos novos hábitos de consumo, não é o momento de fazer degustação de produtos. Qualquer deslize pode levar a sua ação promocional ao fracasso. Evite por um bom tempo a experimentação, optando apenas pela abordagem diferenciada. Atenção ao uso das máscaras e luvas!

42 Revista NESupermercados


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.