Revista NESupermercados edição 102

Page 1

Revista

SUPERMERCADOS ANO XVII Nº102 setembro / outubro 2021

autoserviço . atacado . distribuição

OS GRANDES EVENTOS ESTÃO DE VOLTA E ainda... Pix no supermercado, cobertura Dia do cliente, Tótens tecnológicos, planejamento para 2022, tendências de Layout, pesquisa de mercado

Estabelecer contatos, fechar bons negócios, conhecer melhor mercados fornecedores e consumidores, e descobrir novas possibilidades e ideias, são algumas das vantagens que se pode obter.




Revista

SUPERMERCADOS

EDITORIAL

autoserviço . atacado . distribuição

www.revistanesupermercados.com.br EDIÇÃO setembro / outubro

Carlos Cavendish Diretor Editorial

Após dois anos as feiras estão de volta, o que permitirá mais interação entre a indústria e o varejista. Tanto a Supermix agora em novembro quanto a Fesuper em março de 2022 mostram a força do mercado nordestino na recuperação da economia. Nesta edição trazemos meios de fazer bons negócios nesses encontros, além de consolidação de novas tecnologias e recursos advindos da urgência que a pandemia causou. Após mais de uma ano, estaremos de volta para consolidarmos o setor e mostrar a força da revista como forma de fortalecer o varejo nordestino.

Boa leitura!

Expediente

06- VITRINE/VITRINE VIVA 10 CADERNO ASPA Estudante de Itapetim conquista 1º lugar no Concurso Ler Bem 2021; Motiva Nordeste: liadas nordestinas da ABAD promovem evento virtual em homenagem aos vendedores do setor; ASPA: 38 anos de união, conquistas e fortalecimento do setor 18 CADERNO ASA-AL Palavra do presidente RETOMAR PARA AVANÇAR, CRESCER, DESENVOLVER 22 CADERNO APES Coopetição foi o tema da 55a Convenção ABRAS; Diretoria da APES se reúne 26 Cobertura Palmares, na Mata Sul de Pernambuco, ganhou no dia 12 de agosto mais uma unidade do Nobre Supermercados. 32 Juliana Albuquerque Mídia Indoor com e ciência nos supermercados da Mata Sul 34 Mônica Leão Como fechar bons negócios nas feiras 38 Cobertura Dia do Cliente no Supermercado São José 40 Angela Vilela O planejamento e as perspectivas para o ano novo 44 JURÍDICO Associação comercial como meio de baixar custos dos Processos, diminuir riscos e garantir os direitos dos integrantes 48 Juliana Albuquerque Inovação nordeste se especializa em atacarejo 50 Luciano Barreto As tendências de layout que estão se rmando no varejo pós-pandemia 50 Carla Joana Sociedade 5.0 : o que sustenta? 54 Geni Machado e Renato Machado Planejamento Estratégico com gestão participativa 58 Ygor Gomes PIX: uma ferramenta de delização e redução de custo para sua loja. 62 Douglas carias Sem pesquisa não existe planejamento. PESQUISE! 64 Juliana Albuquerque Filiado da Supercop, Ponto Kente expande operações no Nordeste 66 Eduardo Duke A importância da execução do planejamento estratégico com o apoio da gestão operacional.

Distribuição: Alagoas, Paraíba e Pernambuco

CONTATO revistanesupermercados@yahoo.com.br

Fone: 81 99515.2222 04 Revista NESupermercados

Comentários, sugestões e críticas, como também assuntos relacionados às reportagens, ou se deseja orçamento para anunciar em nossa publicação



VITRINE Mamma Mia Recheado é muito mais sabor! Mamma Mia Recheado é mais uma deliciosa novidade da Capricche, que já é sucesso em vendas! São 3 sabores surpreendentemente incríveis: queijo, tomate e manjericão; cebola e salsa; e pizza. Garanta esse sucesso em suas gôndolas! É praticidade no dia a dia das pessoas, com o sabor que todo mundo ama e conhece. Mamma Mia Recheado é da Capricche e Capricche é SHOW

Treloso alcança mais uma área. Sorvetes e picolés A FriSabor, em parceria com a Vitarella, traz os novos sabores dos Recheados Treloso – Mini Brownie, Bombom de Framboesa e Farinha Láctea para o mundo dos sorvetes e picolés temáticos da empresa. Eles terão edição limitada e estarão disponíveis até o m do ano ou enquanto durarem os estoques.

A Colgate lança a Colgate Luminous White LOVERS O creme dental conta com uma tecnologia para remoção de manchas difíceis causadas pelo consumo de bebidas como café e vinho.

Minty com pastilhas sem açúcar A Minty Sem Açucar traz a refrescância do dia a dia em 3 intensos sabores de menta! Menta, Menta Extraforte e Menta Fresh! e agora também o sabor de morango azedinho. 06 Revista NESupermercados


Arroz emoções integral em saquinhos O Arroz Emoções Integral é uma ótima opção para quem busca saúde e bem-estar. Rico em bras, vitaminas e sais mineras, o Integral Emoções, por ser parboilizado, tem tempo de cozimento de apenas 20 minutos e uma vida útil na prateleira superior ao integral natural! Disponível nos tamanhos 1kg, 500g e Boil in Bag.

Linha Fest da Natto para as comemorações de m de ano Com a tradição de linhas especiais comemorativas, a Natto mais uma vez aposta no sucesso Fest nas festas de m de ano.

Listerine com fórmula clareadora

VIVA VITRINE inovação e engajamento

Listerine Whitening Extreme possui fórmula exclusiva com úor e peróxido de hidrogênio, ativos branqueadores que age desde o primeiro uso e auxilia na higienização bucal, tornandoa mais completa e e ciente. Elimina os germes causadores do mau hálito.

ASA traz sabão em pó Bem-ti-vi mais ecológico Bem-te-vi Essentials possui ativos biodegradáveis em sua fórmula. Além dos óleos essenciais de Erva Doce com Aloe Vera, que dão aquele toque mais que especial na sua limpeza.

Kit DaBelle Hair Intense, Meu Cronograma Perfeito, traz linha vegana A linha, Já consagrada de tratamento capilar vem com uma versão vegana e livre de testes em animais.

Revista NESupermercados 07




Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores

Por Carlos Enrique, Assessor de Imprensa da ASPA

Estudante de Itapetim conquista 1º lugar no Concurso Ler Bem 2021

A

estudante Beatriz Vitória Oliveira da Costa (10

anos), da cidade de Itapetim, aluna da Escola

Municipal Antônio Pianco Sobrinho, foi a grande

vencedora do 11º Concurso Ler Bem, realizado no dia 07 de outubro pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa). O segundo lugar ficou com Isa Maria Macedo (10 anos), da cidade de Dormentes, aluna da Escola Municipal Francisco Coelho de Macedo, e o terceiro lugar com o estudante José Gabriel de Araújo (10 anos), do município de Pombos, aluno da Escola Municipal Prefeito José João da Silva. Neste ano foram inscritas 122 cidades de todas as regiões

Os finalistas do 11º Concurso Ler Bem leram textos do livro infantojuvenil “O Retorno de Emília: A herança guarani”, da

de Pernambuco, com a participação de 1.464 escolas e 29.280

escritora Sonia Rodrigues. Eles receberam notas conforme

alunos da rede pública municipal, matriculados no 4º ano do

critérios específicos estabelecidos no regulamento:

ensino fundamental. Dezenove estudantes participaram da

entonação da voz, espontaneidade e pausas determinadas

grande final, transmitida ao vivo pelas redes sociais do

pela pontuação. “A leitura torna a mente mais criativa e o

Concurso, que contou com o patrocínio das empresas e

poder de decisão mais aguçado”, declarou a professora

marcas Camponesa, Compare Distribuidora, Sanfrancisco

Andréa Castro, da Secretaria de Educação do Recife, que fez

Distribuidora, São Braz e Serasa Experian. Uma retrospectiva com os vencedores das edições

parte da comissão avaliadora ao lado da pedagoga Roberta Sartori e da professora Elizângela Torres.

anteriores foi apresentada durante a final. A estudante Ariane

Os vencedores da edição 2021, além de notebooks,

Ledite, de Quixaba, primeira colocada no ano passado,

ganharam como prêmio especial hospedagens no Enotel

declarou que o projeto fez com que ela se tornasse uma leitora

Resort, em Porto de Galinhas, litoral sul do estado, onde

habitual. “Passei mais ainda a gostar de livros e a entender

participarão e serão homenageados no 20º Encontro Aspa, de

que toda mudança no mundo passa pela educação”. Numa

03 a 05 de dezembro deste ano. “Estou muito emocionada e

homenagem especial ao Dia das Crianças, a menina declamou

feliz com essa conquista. Agradeço a Aspa e a todos que me

o poema “Ah, se eu pudesse voltar!”, do poeta e cordelista

deram apoio durante o Concurso, em especial a minha

Bráulio Bessa.

professora Carolina Fonte Lauriano”, disse a primeira

Em outro momento marcante – para homenagear os professores de todo o Brasil –, o estudante Érick Vinícius, de

colocada, Beatriz Vitória. O presidente da Aspa, José Luiz Torres, ressalta a impor-

Tabira, vencedor do Concurso em 2017, enalteceu a profissão

tância do Ler Bem. “Nosso projeto social tem como proposta o

recitando a poesia “A força do professor”, também de autoria

incentivo à leitura, oportunizando na criança a ampliação do

de Bráulio Bessa. “Comemoramos dez anos de Concurso com a certeza de que nosso projeto é muito gratificante para todos que dele participam. É um trabalho em equipe e que tem os professores, que são verdadeiros guerreiros, entre os nossos principais parceiros”, destacou a diretora executiva da Aspa, Nélia Azevedo.

10 Revista NESupermercados

conhecimento e da cultura. Lendo com frequência ela passa a escrever melhor, a se comunicar bem e adquire maior interesse pelos estudos. Esse é um processo natural que o hábito de ler proporciona”. Torres parabenizou as secretarias municipais de Educação, professores, gestores das escolas e, em especial, aos patrocinadores e a todos os envolvidos na organização do Concurso.





Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores

Por Carlos Enrique, Assessor de Imprensa da ASPA

Motiva Nordeste: filiadas nordestinas da ABAD promovem evento virtual em homenagem aos vendedores do setor

Consultor Mário Borgo

Consultor Juliano Malta Rafael Ferreira, vendedor do Grupo KarneKeijo, contemplado no sorteio promovido pela Aspa

A

Associação Pernambucana de Atacadistas e

Distribuidores (Aspa) e as demais filiadas

nordestinas da ABAD realizaram no dia 02 de

outubro o MOTIVA NORDESTE, com palestras dos consultores Mário Borgo e Juliano Malta, que abordaram o tema “O QUE NÃO TE DESAFIA NÃO TE TRANSFORMA”. O evento foi transmitido pelo canal do CEAD Nordeste no YouTube, numa homenagem conjunta à força de vendas do setor atacadista distribuidor da região. Mário Borgo citou os principais aspectos que o profissional de vendas precisa potencializar para melhorar seus resultados. “O vendedor tem que ser uma referência para o cliente. É importante que ele entenda o mercado e desenvolva a autogestão, criando planejamento e estratégias adequadas. Além disso, é preciso conhecer bem os produtos que comercializa e utilizar esse conhecimento de maneira assertiva”, frisou. Já o consultor Juliano Malta destacou a importância de o vendedor desenvolver uma comunicação empática com o cliente, antecipar tendências e romper com velhos hábitos. “É necessário persistência e consistência para a evolução na busca de novos resultados. Os acontecimentos que surgem como obstáculos são responsáveis pelo nosso crescimento pessoal e profissional”, ressaltou. Na avaliação do presidente da Aspa, José Luiz Torres, o tema abordado coloca em evidência o papel fundamental que os profissionais de vendas exercem para o crescimento das empresas do setor. “Os vendedores precisam sempre absorver conteúdos que os levem ao aprimoramento de suas habilidades para que, dessa forma, possam otimizar as vendas e construir efetivamente uma relação de confiança com os clientes”. 14 Revista NESupermercados

O presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor de Produtos Industrializados do Estado de Sergipe (Sincadise), Breno França, elogiou a força de vendas do segmento atacadista distribuidor. “Vendedores e promotores formam uma classe fundamental para o êxito dos nossos negócios e para o fortalecimento do pequeno e do médio varejo local em todos os estados do país”. Já o vice-presidente da ABAD, Juliano César Souto, parabenizou as filiadas nordestinas pela parceria em torno de objetivos comuns. “São entidades ativas e unidas para levar conhecimento e promover a articulação política dos pleitos do setor”. As filiadas promoveram sorteios especiais após o Motiva Nordeste. Rafael Ferreira, vendedor do Grupo KarneKeijo, foi o ganhador do sorteio realizado pela Aspa. Ele foi contemplado para participar de 03 a 05 de dezembro deste ano do 20º Encontro Aspa, no Enotel Resort, em Porto de Galinhas.



Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores

Por Carlos Enrique, Assessor de Imprensa da ASPA

ASPA: 38 anos de união, conquistas e fortalecimento do setor

A Aspa completou no dia 19 de outubro 38 anos de

existência e temos muito orgulho dessa trajetória

integralmente dedicada ao desenvolvimento do

setor atacadista distribuidor de Pernambuco. Ao longo desses anos, construímos com coragem e determinação uma história marcada por superação e importantes conquistas para os empresários e profissionais do nosso segmento. Desde a sua fundação, em 1983, a Aspa exerce um trabalho profícuo, que impacta de maneira positiva no nosso ambiente de negócios, com resultados que agregam valor aos agentes de distribuição, aos parceiros da indústria e ao mercado varejista, especialmente os de pequeno e médio portes, que são os nossos principais clientes. A boa relação que temos com o poder público, com os representantes da classe política do nosso Estado e de todo o Brasil, é resultado de uma aproximação mutuamente respeitosa, pautada no diálogo e na necessidade de suprir as legítimas demandas da atividade atacadista. O papel que exercemos na cadeia regional de abastecimento é essencial e tem sido cada vez mais apreciado pelo governo e pela sociedade, graças à voz ativa e à união das nossas lideranças, que por meio da Aspa desenvolvem projetos, erguem bandeiras de lutas, enfrentam os mais diversos desafios, se comprometem com o debate de temas que afligem o setor e tomam iniciativas que, por fim, tornam nossa instituição cada vez mais forte e representativa. Muitos foram os caminhos percorridos até chegarmos a essa condição de reconhecimento e valorização do nosso trabalho, em um Estado que tem o comércio em sua essência. Agradecemos aos fundadores, expresidentes e dirigentes que se sucederam para construir essa história de sucesso. Com o legado do passado, a missão do presente e o olhar atento para o futuro, almejamos novas conquistas para a Aspa e para todos os nossos associados e parceiros”. 16 Revista NESupermercados

José Luiz Torres, presidente da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa)



Associação de Supermercados de Alagoas Por Mirna Lívia Suiça de Lima, Assessora de comunicação

Palavra do presidente RETOMAR PARA AVANÇAR, CRESCER, DESENVOLVER

C

Estaremos juntos mais uma vez em Maceió, para a retomada da Feira e Exposição Alagoana de Supermercados que nesta edição completa 20 anos.

alagoano, resultou em números

om o avanço da

vacinação e a volta aos

altíssimos de participação e conse-

poucos de eventos em

quente geração de negócios.

todos os setores, desde

É chegada então a hora de

esportivos a eventos de

voltarmos para Maceió. Retornamos

negócios de forma presencial, a

para a capital de Alagoas no momento

nova ordem agora é retomar.

da retomada, no momento de certo

Retomar, não porque estivésse-

para alavancar o crescimento,

mos parados, trabalhamos

reencontrar nossos clientes e amigos,

muito nesses últimos meses de

conquistar novos mercados.

pandemia, o setor supermerca-

Confiança e credibilidade são

dista nunca parou, assim como

características que carregamos ao

as entidades que o representam,

longo desses vinte anos e que nos

foram meses

e meses de um

levam sempre ao reconhecido

trabalho incessante para

sucesso.

garantirmos o abastecimento

ENCONTRO MARCADO

da população e o aporte para o

Pois bem, temos um encontro

setor continuar prestando o seu

marcado para a retomada de nossa

serviço de excelência.

parceria, para estreitar as conexões,

Ficamos dois anos sem a realização da Feira e Exposição Alagoana de Supermercados (FESUPER), pois temos enorme responsabilidade com o nosso

voltar a trocar conhecimentos e

Raimundo Barreto de Sousa Presidente da ASA

experiências presencialmente, fortalecer as relações impulsionando os negócios e ofertando aos supermercadistas a oportunidade de levar

expositor, com o nosso público

para o consumidor as novas tendên-

e com todos os nossos colaboradores. Não poderíamos expor

cias do mercado, os lançamentos de produtos, como também

ninguém ao risco diante de uma pandemia. Mas vamos retomar

fortalecer a marca dos expositores e patrocinadores.

nosso evento em grande estilo, no nosso principal palco, ofertando uma experiência de participação com a nossa marca, de descontração, leveza e muito profissionalismo.

E, a grande novidade da FESUPER 2022 é que ela chega mais cedo, logo no início do ano, nos dias 23, 24 e 25 de março. Então é tempo de se programar, contactar parceiros e segurar a

20 ANOS DE SUCESSO

ansiedade para a retomada de um evento que é sinônimo de

A FESUPER construiu ao longo dessas duas décadas, uma

sucesso.

história permeada de sucesso, construímos uma relação de

Vamos retomar, avançar, crescer. As experiências vividas

confiança e credibilidade com empresas expositores, com

somam-se e resultam em aprendizado. Aprendizado que

patrocinadores e com o nosso público. São vinte anos da

colocaremos em prática em todas as áreas de nossas vidas. E,

realização de um evento que sempre privilegiou os fornecedo-

para nosso encontro de negócios, nossa Feira onde vamos

res, proporcionando um evento seguro que fortalece a relação

valorizar ainda mais esse contato presencial, essa conexão,

com seus clientes, milhares de supermercadistas alagoanos e

compartilhando experiências e aprofundando nosso conheci-

de Estados vizinhos. Nosso evento foi realizado ao longo desses anos em vários

mento , reforço o convite para que participe. Reserve seu espaço, invista em seu negócio, acredite no potencial da sua

formatos e em diversos lugares, mas sempre carregou a marca

empresa e seja um expositor ou patrocinador da FESUPER

do sucesso. A última edição realizada em Arapiraca, agreste

2022.

18 Revista NESupermercados





Associação Pernambucana de Supermercados Por Kiki marinho

COOPETIÇÃO FOI O TEMA DA CONVENÇÃO ABRAS

55a

Evento reuniu empresários de todo o Brasil em Campinas, São Paulo

A Convenção da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que aconteceu nos dias 20 e 21 de setembro, em Campinas (SP), reuniu empresários da cadeia do abastecimento de todo o Brasil, lideranças do varejo alimentar, além de autoridades políticas. O presidente da Associação Pernambucana de Supermercados (APES), João Alves Cavalcante, os diretores Edmilson Filho, Djalma Junior e Edivaldo Santos, a superintendente da APES, Silvana Buarque e Bartolomeu Santos, do Arco Mix, prestigiaram o evento,

Estiveram presentes na abertura os ministros João

que foi o primeiro grande evento do setor depois da

Roma, da Cidadania, e Onyx Lorenzoni, do Trabalho e

flexibilização das medidas de controle. Mais de 400

Previdência, além do presidente do Senado, Rodrigo

líderes supermercadistas de todo o País participaram.

Pacheco, do depurado federal e presidente da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços, Efraim Filho, e do vice-prefeito de Campinas, Wanderlei de Almeida. A 55a edição da Convenção ABRAS teve como tema a Coopetição, termo que une os conceitos de competição e cooperação. Além do presencial, o evento foi transmitido on-line.

DIRETORIA DA APES SE REÚNE Seguindo todos os protocolos sanitários, a APES realizou uma reunião de diretoria. O encontro aconteceu na sede da entidade, e também contou com a participação on-line de alguns diretores. Entre outras pautas, o grupo tratou sobre o Dia Nacional do Supermercado, que novamente não ocorrerá no formato de jantar dançante. No entanto, o grupo optou por manter a premiação do Carrinho de Ouro, que acontecerá como forma de homenagear empresas parceiras do setor.

22 Revista NESupermercados





26 Revista NESupermercados


Palmares, na Mata Sul de Pernambuco, ganhou no dia 12 de agosto mais uma unidade do Nobre Supermercados.

Acompanhe nossa coberturas dos eventos pelas nossas redes sociais

Revista NESupermercados 27


28 Revista NESupermercados





Por Juliana Albuquerque

Mídia Indoor com eficiência nos supermercados da Mata Sul

U

ma nova forma de se comunicar com o público

consumidor tem chamado atenção na Mata Sul de Pernambuco. É que pelas mãos do empreendedor

Silvio Cavalcanti, a cidade de Palmares e São José da Coroa Grande são pioneiras no recebimento do Carga Phone, franquia de sucesso em todo o Brasil que otimiza de forma digital o anúncio de marcas consagradas nas redes supermercadistas em que estão expostas. “Tenho formação como assistente social, mas sou um curioso nato. Por isso, ao conhecer o modelo inovador da Carga Phone, me tornei um franquiado da marca por saber da importância desse tipo de propaganda para os supermercados da região”, comenta Cavalcanti, que desde janeiro deste ano é franquiado da Carga Phone, mas devido à pandemia, apenas há quatro meses teve como avançar com esse modelo de negócio na região. Segundo conta Silvio Cavalcanti, por ser um instrumento novo de publicidade no qual o custo-benefício é muito grande para quem contrata o plano de divulgação do Totem da Carga Phone - R$99 o plano mensal - a aceitação tem sido muito boa. “Trata-se de uma inovação que tem sido muito bem aceita entre as marcas que anunciam na nossa plataforma”, afirma o franquiado da Carga Phone. De acordo com ele, de janeiro para cá, só no Supermercado Nobre, na unidade da rede localizada no centro da cidade de Palmares, onde o totem está devidamente exposto, já conseguiu captar cerca de 30 anunciantes. Número, que segundo ele revela, deve aumentar para 40 até dezembro. Em outro ponto exclusivo do totem na Mata Sul, em São José da Coroa Grande, o pontapé inicial na nova forma de se comunicar com o público frequentador começa neste mês, no Supermercado São José e já com 15 anúncios.

expandir essa nova forma de comunicação para outras cidades dentro de muito em breve”, adianta Silvio. Segundo estudos da Carga Phone, esse tipo de mídia, conhecido como indoor, tem um alcance superior às mídias

“Para quem anuncia, a vantagem de ter sua propaganda

de propaganda tradicionais, com alcance em 83% da

sendo passada a cada 30 segundos em um totem que ainda

população quando estão fora de casa. O percentual reforça o

funciona como um ponto para recarregar gratuitamente o

crescimento de 32% no investimento nesse tipo de mídia

celular do cliente é muito grande. Por isso, nossa meta é

interna no último ano.

32 Revista NESupermercados



Por Mônica Leão

COMO FECHAR BONS NEGÓCIOS NAS FEIRAS Por que dizemos que o mundo está mudando numa velocidade nunca vista? Bem, o mundo está mudando porque nós estamos mudando nossos hábitos de consumo, nossa forma de comprar, de priorizar uma categoria em detrimento da outra e tudo isso sendo divulgado de forma quase instantânea pelas redes sociais.

A

forma de se comunicar com o cliente mudou,

mais produtos sendo lançados a cada dia,

categorias novas sendo criadas, equipamentos

diferenciados para melhorar a exposição dos seus

Nada melhor do que participar das feiras e eventos de negócios do seu setor! Se não é possível participar de todas, então escolha pelo menos as duas mais importantes para o seu negócio, se planeje e vá.

produtos, novos layouts, enfim, uma infinidade de

Nos dias 03, 04 e 05 de novembro teremos a Super

informações que o empresário precisa se atualizar para

Mix, que é a feira mais importante do Norte e Nordeste

manter o seu negócio e fazê-lo crescer.

para supermercadista. Além da feira de negócios, você

Agora, aonde buscar essas informações com segurança?

também terá o Mercado Modelo para visitar. O Mercado Modelo tem por objetivo levar informação sobre layout de loja, arrumação dos produtos, lançamento de produtos, equipamentos diferenciados, marketing sensorial, novidades tecnológicas e muito conhecimento nas palestras que serão ministradas dentro do próprio Mercado Modelo nos três dias da Super Mix. E como aproveitar a feira da melhor maneira e fazer bons negócios? Seguem algumas dicas para te ajudar:

34 Revista NESupermercados


· · · · ·

Verifique quais os temas que serão

abordados nas palestras e se inscreva nos de

maior interesse para garantir a vaga. Planeje sua ida em mais de um dia, para

que você possa visitar todos os expositores

importantes para o seu negócio. Para tornar sua visita mais produtiva, olhe

o mapa de distribuição dos stands antes de ir e já

monte seu roteiro do dia.

TUDO COMEÇA COM UM BOM PLANEJAMENTO.

·

vendas e percentual de participação de cada

categoria e sub-categoria nos últimos seis

meses. Você estará num local propício para a troca

de informações entre empresários do mesmo

ramo e fornecedores.

·

Planeje a sua agenda para você, empresá-

rio, participar da feira. Não vale terceirizar a

visita para o seu gerente, dizendo que você não

tem tempo. Essa é a desculpa clássica de quem não enxerga a necessidade de se atualizar no mercado que atua! Levar a liderança para a feira é impor-

·

Tenha em mente, ou no seu celular, as

É natural que em feiras de negócios os

preços dos produtos ou condições de pagamento

sejam diferenciadas. Então pra você fazer bons

negócios precisa ter a informação do giro dos produtos e estoque dos mesmos.

tantíssimo, mas terceirizar, não! Combinado?! E por fim, mas não menos importante que os O ideal é você entrar no site da feira e ver

quais os fornecedores que estarão expondo e já

se cadastrar, para não perder tempo na entrada

da mesma. Ou seja, monte uma estratégia dentro da necessidade da empresa.

outros pontos: faça relacionamento, o famoso, networking! Troque informações, compartilhe seus contatos e pegue contatos de fornecedores, consultores e parceiros que podem te ajudar a crescer!

@monicaleaoconsultoria

Revista NESupermercados 35




Dia do cliente O Supermercado São José, em São José da Coroa Grande - PE, retomou no dia 15 de setembro o seu tradicional evento, suspenso em 2020 devido ao Covid-19. A empresária Kelly Vasconcelos investiu em um novo formato, que se mostrou acertado.

Acompanhe nossa coberturas dos eventos pelas nossas redes sociais

38 Revista NESupermercados


Revista NESupermercados 39


Angela Vilela Psicóloga clínica CRP 02-17536 Especialista em Saúde Pública @angelavilelaoficial (81) 99785-3769

Por Angela Vilela

O PLANEJAMENTO E AS

À

PERSPECTIVAS PARA O

s portas de um fim de ano é o momento certo

para avaliar o que passou e planejar o

próximo ciclo. Um preparo para não deixar

grandes oportunidades passarem sem que sejam usufruídas. Planejarmos as ações da vida e dos negócios é uma perspectiva saudável de direcionamento da nossa energia, pois quando não sabemos para onde ir, qualquer lugar serve e, como queremos o desenvolvimento, planejamos. Planejar é preparar um projeto, traçar, projetar. É uma ação fundamental para alcançar um objetivo, seja ela uma meta pessoal, familiar, de negócios ou implementação de mudanças. Sem planejar,

Ano

as ações se tornam aleatórias e mais suscetíveis ao fracasso. Planejar é a primeira função administrativa e serve de base para as demais, pois define antecipadamente quais são os objetivos a atingir e como fazer para alcançá-los, detalhando-os da melhor maneira possível. Assim, planejar é também escolher o melhor curso de ação, onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que sequência. Nos negócios de 2021, observamos que os

A aceleração de uma transformação digital iniciada às pressas agora precisa ser consistente em uma perspectiva de longo prazo, especialmente neste segundo semestre, quando o planejamento para 2022 se inicia. A implementação das tecnologias

hábitos de consumo foram modificados e novos

modernas deve possibilitar

produtos e tecnologias surgiram a todo momento,

produtividade e eficiência às

com alguns itens considerados mais necessários.

operações, com o desafio de não

Após muitas restrições, as compras pela internet

trazer investimentos tão peno-

tiveram um salto, juntamente com as tendências

sos, devendo-se avaliar se faz

voltadas para preocupação ambiental. Se puder-

sentido permanecer na operação.

mos estimar aspectos consideráveis para 2022, podemos prever o necessário: 40 Revista NESupermercados


A preocupação com o meio ambiente é legitima, sendo imprescindível elaborar campanhas e ações e um planejamento sustentável, seja por meio de parceiros cooperados, reciclagem ou mesmo sacolas reutilizáveis etc.

A conveniência e a oportunidade de investir em locais abertos para a prática de atividades física ou alimentares são opções criativas para o setor. Inclusive a modalidade drive thru, um serviço que permite ao cliente comprar o produto sem sair do carro.

Novo

Buscar bons fornecedores e boa qualidade é um modo de atrair clientes para produtos com um bom custobenefício, podendo-se investir em ações de degustação.

A queda da renda familiar é outro aspecto a ser observado para o planejamento do próximo ano. Um momento oportuno de investir em produtos mais baratos que não perdem a qualidade com a marca própria do supermercado.

Planejar o futuro consiste em não perder de vista o que já foi projetado para este ano. Atentos ao planejamento para 2022, não podemos esquecer que ainda estamos em outubro e que as metas atuais precisam ser cumpridas e, inclusive, reavaliadas com base na estratégia traçada para o novo ano. Um cuidado importante é não adicionar tecnologias despretensiosas ao negócio só porque são modernas, pois a prioridade é sempre responder às necessidades dos clientes e do negócio, sustentando, além do suporte tecnológico com rapidez, ações práticas para a construção de uma cultura digital genuína, baseada na geração de valor.

BLEGER, J. O grupo como instituição e o grupo nas instituições. In: KAËS, R.; BLEGER, J.; ENRIQUEZ, E.; FORNARI, F.; FUSTIER, P.; ROUSSILLON, R.; VIDAL, J. P. (Orgs.). A instituição e as instituições. Trad. J. P. Neto. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1988, p. 31-52.

Revista NESupermercados 41


O PLANEJAMENTO E AS PERSPECTIVAS PARA O

Ano Novo São muitas as vantagens, nos negócios, de

nalidade (BLEGER, 1988) .

seguir um planejamento estratégico para cada

Para Bleger (1988), autor estudioso da vida

setor, sendo que os principais índices a serem

psíquica das empresas, ela não é somente um

almejados são: aumento de produtividade, melho-

instrumento de organização, regulação e controle

rias na estrutura e nos serviços, segurança nas

social, mas também instrumento de equilíbrio da

tomadas de decisões, mais facilidade para atrair e

personalidade; da mesma maneira que a personali-

fidelizar clientes e as possibilidades de otimização

dade tem organizado dinamicamente suas defesas,

de recursos disponíveis, bem como lidar com crises

parte destas se encontra cristalizada nas empresas.

internas e imprevistos com mais facilidade. O

Se por um lado é necessária a mediação do ser

planejamento estratégico é um tema muito recor-

humano para que as organizações existam, por

rente no universo corporativo e que leva muitos

outro elas têm um papel destacado na estruturação

empresários a reavaliar o posicionamento da

da personalidade. Portanto, podemos ressaltar que

empresa, seu objetivo e suas metas. A trajetória é

somente aquelas metas que servem à vida de

flexível, sujeita as revisões de acordo com as

muitos indivíduos têm a força de atração e resulta-

circunstâncias, baseia-se no conhecimento da

do favorecido.

realidade e não numa imposição sobre a realidade.

O planejamento viável também trata da obten-

Na estratégia, a condução do processo não está

ção da melhor organização e das condições que

dissociada da sua orientação. É preciso considerar o

possam promover saúde e bem-estar aos seus

conflitivo, as contradições, as oposições, os

integrantes. Tem como característica a força

acordos e a viabilidade política, diferenciando-a do

decisiva e criativa que levam a uma jornada de

procedimento estratégico e o normativo. Então o

sucesso. Nesses termos, o sucesso virá por meio do

que se propõe é a construção de um modelo que

desempenho focado em direção ao essencial. Isso

funcione como a realidade, reagindo e dando

significa que todas as forças e capacidades (colabo-

respostas a simulações, ensaios de fatos e inquieta-

radores, parceiros e clientes) serão direcionadas a

ções. Um modelo que possa permitir a dedução de

essa meta. Assim, os êxitos se renovam, já que a

uma política empresarial viável, capaz de se apro-

força criativa não conhece a carência e não se deixa

ximar dos objetivos perseguidos, preservando uma

distrair por situações secundárias, à medida que se

personalidade saudável do negócio.

transformam, transbordam e tornam um ganho

O papel das instituições é também de depositá-

para muitos, ganho sobre tudo, algo que pode estar

rias da sociabilidade plena dos indivíduos, e por

mais a serviço da vida e de sua plenitude crescente.

isso têm uma tendência à burocratização e resis-

Isso dá a entender que quem quiser acompanhar

tência às mudanças. Muitas vezes, os obstáculos

centrado no caminho das metas, colocando a sua

não compreendem a estratégia administrativa

força ao seu serviço, também obterá sucesso.

adotada, mas o corpo de trabalhadores que não

Finalmente, a tarefa do planejamento e sua

receberam investimentos. O grupo e a organização

execução alinhada proporcionam crescimento para

são a personalidade de seus membros. Assim é

além das limitações, favorecendo o prestígio,

fundamental pensar em treinamentos desenvolvi-

reunindo outros ao seu redor, tendo o resultado

dos com a participação dos colaboradores nas

apreciado e requisitado por muitos, ascendendo e

instituições, pois as tentativas de mudanças nas

consolidando as ações dos membros da empresa,

organizações podem produzir reações drásticas,

oferecendo-se como objeto ideal a ser interioriza-

levando possivelmente à desagregação da perso-

do, dando sentido às suas práticas e jornadas.

42 Revista NESupermercados



Av. Almirante Barroso, 369, Centro João Pessoa – PB. Fone: 83 3021.6373 / 8899.6373 – adv@gildevancarvalho.com.br www.gildevancarvalho.com.br

JURÍDICO

Por MARCOS DANIEL DA SILVA JUNIOR, OAB/PB 26.819 e GILDEVAN BARBOSA DE CARVALHO OAB/PB 18.597-A

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL COMO MEIO DE BAIXAR CUSTOS DOS PROCESSOS, DIMINUIR RISCOS E GARANTIR OS DIREITOS DOS INTEGRANTES

A

tualmente, a seara do direito tributário no Brasil

custas judiciais, que não são baixas, e atuação do seu

está ganhando força e notoriedade. Isto porque,

corpo jurídico. De fato, para um varejista, atacado e/ou

a complexidade das leis tributárias e as diversas

distribuidor atuar nesse cenário de forma individual,

leis existentes, geram um cenário confuso para as

pode comprometer o caixa da empresa, que em muitos

empresas, empreendedores e até mesmo os profissio-

casos, não pode esperar a morosidade da justiça para

nais da contabilidade.

efetivar o seu direito.

De fato, a diversidade de legislações, as mais varia-

Justamente nesse cenário, e principalmente na área

das hipóteses de incidências, bem como a interpretação

do direito tributário, que a criação e atuação em proces-

correta da vontade do legislador, tornam o cenário da

sos judiciais, através de associações comerciais em

apuração de impostos um grande desafio para todos os

demandas coletivas ganham maior espaço e se revela

profissionais, especialmente, o contador, que possuí

como meio econômico, para efetivar o mesmo direito

esses ardis de assinar as escriturações fiscais e a

que o contribuinte/empresa possui em demandas

responsabilidade de garantir a correta tributação.

individuais. Porém, há uma enorme diferença na

Ademais, todo profissional que atua na esfera tributária, seja advogado, contador ou consultor, deve

atuação através de associações, que se tornam mais vantajosas aos ramos de atividade.

adotar uma postura mais comedida, precavida e acima

Isto porque, embora as associações e entidade civis

de tudo preventiva, para não colocar em risco a saúde

privadas tenham legitimidade para atuar no polo ativo

financeira dos seus clientes, comprometendo o caixa e o

de ações judiciais, elas não comercializam, não possu-

lucro da operação com as temidas multas.

em estoques e não pode sofrer retaliações das mais

Todo esse cenário, propicia um receio demasiado no

diversas, no curso do processo. Mas, o êxito da ação,

contribuinte em litigar contra os entes públicos, na

garante a todos os representados, os efeitos que teriam

efetivação da correta tributação, reavendo seus direitos

do êxito de ações individuais.

e créditos. Porém, no sentido oposto do receio e do medo de

Ainda, devido a natureza, muitas vezes declaratórias, as custas judiciais são infinitamente menores,

investir em recuperação de créditos tributários, os

diminuído o investimento e custo para efetivação do

grandes grupos econômicos e multinacionais, fortale-

direito do contribuinte.

cem suas operações e a saúde financeira, buscando

Por fim, a junção de varejistas, atacadistas ou

efetivar seus direitos e atuando, seja de forma adminis-

distribuidores, de forma associada, potencializa o

trativa ou judicial, contra as receitas de cada ente

impacto das ações, garantindo aos atores do segmento,

público. Esta postura proativa, confere a esses grupos

competitividade, maior rentabilidade e menor custo de

econômicos, maior competitividade, preços atrativos e

ações judiciais. Este meio de atuação judicial, pode

acima de tudo, maximização do lucro.

garantir as empresas regionais e locais, as mesmas

Bem verdade, que dentro da sua formação de preço e custeio, há reservas e orçamentos para pagamento de 44 Revista NESupermercados

vantagens tributárias, das grandes redes e grupos econômicos, que atuam em todo pais.





Por Juliana Albuquerque

INOVAÇÃO NORDESTE SE ESPECIALIZA EM ATACAREJO

E

specializada em layout do setor supermerca-

empresa. Temos profissionais com alta capacidade de

dista, com mais de 120 lojas entregues ao longo

mercado, nisso conseguimos alcançar uma meta até o

de pouco mais de quatro anos de atuação, a

momento de 34 lojas de um modo geral, número que

Inovação Nordeste se torna referência no segmento de

supera o de todo o ano de 2020”, complementa.

atacarejo.

Sobre o futuro do negócio, Levir é taxativo ao

“Migramos para esse novo segmento com força total.

afirmar que trabalha em cima de metas que devem ser

Ele vem ganhando a cada dia mais espaço, principalmente

alcançadas através do investimento constante na

em cidades polos”, afirma Levir Silva, nome à frente da

melhoria do negócio. “Tentamos sempre alcançar mais

empresa.

melhorias, estamos buscando o crescimento da empresa

Segundo ele, o maior desafio desse novo formato

investido em uma implantação de sistema de planograma,

está na parte operacional. “As multinacionais já vêm

finalização do nosso escritório, implantação de serviços de

trabalhando nesse sistema e nos regionais ainda é muito

consultoria no varejo e cada vez mais capacitando nossos

novo. É aí que nosso trabalho faz todo o diferencial, dando

colaboradores”, finaliza.

esse suporte até as aberturas das lojas”, explica Levir, que para alcançar todas as metas traçadas para a empresa passou a investir ainda mais na capacitação profissional. “Estamos investindo mais no conhecimento dos colaboradores e incentivando para o crescimento profissional de todos. Assim sai todo mundo ganhando”, argumenta. Esse investimento em capacitação tem trazido frutos, mesmo diante dos desafios impostos pela Imagem divulgação

pandemia. De acordo com o empresário, o ritmo do trabalho não para e neste segundo semestre, por exemplo, já com as metas batidas, a empresa conseguiu incrementar 35% o número de trabalhos em relação ao mesmo período do ano passado. “Temos trabalhos realizados em vários estados, sendo a maioria na Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará”, afirma Levir, que pretende fechar este ano com um total de 42 lojas feitas pela Inovação Nordeste, assim como expandir por todo o Nordeste a abrangência da des que através delas podemos ver o potencial altíssimo da 48 Revista NESupermercados

Imagem divulgação

atuação da empresa. “A pandemia nos trouxe dificulda-



Por Luciano Barreto

AS TENDÊNCIAS DE LAYOUT QUE ESTÃO SE FIRMANDO NO VAREJO PÓS-PANDEMIA

A

pandemia foi responsável por um verdadeiro

tsunami na vida das pessoas e das empresas,

afim de deixar cada vez mais prática e rápida esta experiência.

mudou radicalmente o estilo de vida e a forma de

No que diz respeito ao redesenho da loja, um grande

trabalho de quase 100% das organizações. Foi responsável

aliado é a Gestão de Categorias, utilizando espaços de

pelas mudanças de hábitos de consumo, incertezas,

forma precisa e rentável, levando em consideração o novo

restrições, decretos, enfim, nada mais é como era antes.

modelo de árvore de decisão, (a forma e fatores que levam o

Antecipando alguns processos nas organizações,

shopper a decidir a escolha de um produto em cada catego-

mesmo que sem planejamento ou adequações concretas

ria), tudo isso criado pelos novos hábitos de consumo

para tal realização, como o Omnichannel, que se tornou

durante a pandemia. Os especialistas do setor devem estar

quase que obrigatório para o mundo corporativo.

preparados e fazer uso da tecnologia para colher os dados,

Omnichannel para muitos é uma nova palavra no vocabulário do varejo, entretanto ele retrata a experiência

entender quem são seus clientes e oferecer aquilo que de fato o shopper precisa para ser atendido.

ine, o que não

Com aplicação da Gestão de Categoria, o mix é definido

quer dizer que um anulará o outro. O digital virou rotina até

de forma mais criteriosa, gerando melhor espaço nas

para quem era avesso ao mundo virtual. A redução das

gôndolas, podendo inclusive diminuir o número delas

pessoas em lojas físicas, inclusive sugerem um redesenho

dentro da área de venda, melhorando a circulação na loja.

do cliente nos múltiplos canais online e o

dos supermercados, que antes ocupavam cada centímetro

Desenvolvendo também uma melhor agilidade para os

de suas áreas de venda com exposição de mercadorias nas

repositores, abastecendo e reabastecendo de forma

mais variadas formas; como: displays, ilhas, pontos extras,

precisa, de acordo com o mapa de cada categoria. Inclusive

grande número de corredores e suas extensas gôndolas.

ajustando os horários de abastecimento de acordo com a

Com o fator pandemia, as pessoas evitaram e ainda

necessidade da loja, para que repositores não estejam

evitam, por prevenção, proximidade ou contato direto uns

presentes nos horários de pico, reduzindo o número de

com os outros. O que vai exigir mais espaço de circulação

pessoas por corredor, evitando aglomerações.

dentro da área de venda das lojas físicas.

O modelo Drive trhu ou Retira; é algo que deve estar

As compras online geraram novos hábitos de consumo,

presente no novo layout do varejo, onde o cliente antecipa

inclusive gerando aumento no ticket médio das compras

suas compras de forma digital e agenda apenas para retirar

online, em muitos casos bem maiores que nas lojas físicas.

suas compras em loja.

O fato de muitos profissionais terem permanecido no trabalho home o

ce, fez com que o dellivery estivesse

ainda mais presente no dia a dia do shopper.

Com a diminuição do contato entre pessoas, as informações precisam estar bem expostas, minimizando as dúvidas dos shopper. A utilização do Cross Merchandising

Se, tornar a vinda do cliente ao supermercado já era um

ou correlato deve ser destaque em todas as categorias, já

grande desafio, fazer disto uma experiência diferenciada

que a grande maioria das pessoas tem o hábito de comprar

de compra, tornou-se com o pós-pandemia um desafio

por impulso. Criar ambientes diferenciados, áreas de

ainda maior, experiência esta que terá que acontecer de

pratos prontos, produtos naturais, enfim, novas experiên-

forma confortável, segura e com um misto de tecnologia

cias no velho, bom e renovável supermercado.

50 Revista NESupermercados





Por Renato Machado

Por Geni machado

Planejamento Estratégico com gestão participativa

E

ssa ferramenta poderosa, tão difundida e comentada no meio empresarial chamada

planejamento estratégico, simplificado, porém objetivo. Na prática observa-se que há um distanciamento

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ainda é pouco

entre o plano e a execução. Percebe-se que muitas

aplicada de forma simplificada e exequível, principal-

empresas fazem um “planejamento de gabinete”, num

mente no varejo. O planejamento estratégico serve para visualizarmos onde estamos, e vislumbrarmos, com segurança, onde queremos chegar com leituras de cenário concretas. Para

escritório, sem o envolvimento das pessoas que participam dos processos, ficando assim mais distante do alcance do resultado. O grande desafio do planejamento estratégico é tirá-lo

isso, quem o faz precisa ter capacidade, conhecimentos

do papel. Fazê-lo perpassar cada setor da empresa,

didáticos, pedagógicos e metodológicos para compor um

adentrando o espaço físico e ao mesmo tempo ocupando o

plano envolvendo e mobilizando todos os partícipes do

cérebro e coração do profissional que executa a função.

processo. Isso garante o êxito do acompanhamento,

Esse é unicamente o que vai funcionar. Somos ousados em

manutenção dos processos e principalmente êxito na

afirmar que se não estiver intrinsecamente no indivíduo,

composição dos procedimentos de forma adequada e de

de DENTO PRA FORA, não dá resultados...E quando o

acordo com o DNA da empresa.

próprio profissional se enxerga no processo, sabendo

Permite que a empresa possa sustentar vantagem sobre seus concorrentes de maneira eficiente, possibilita

medir o seu desempenho, aí sim podemos afirmar que esse plano estratégico resultará de forma exitosa.

estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, reagir

A transformação da empresa se dá de forma efetiva

rapidamente as turbulências do ambiente, e mira o

quando o planejamento estratégico consegue contemplar

alcance de resultados de médio a longo prazo. Para se apropriar do que ocorre em seu ambiente e à sua volta, a empresa precisa estar atenta a muitos elementos. Conhecer e melhor utilizar seus pontos fortes, eliminar ou adequar seus pontos fracos, conhecer e usufruir das oportunidades externas, monitorar as possíveis ameaças externas, ter um plano de trabalho, definindo: objetivos básicos que devem ser considerados no processo;

e envolver as pessoas. Por isso deve ser simples, feito com a participação de todos e cada líder deve juntamente com sua equipe acompanhar todos os resultados. Melhor engajamento da equipe e liderança = melhor RESULTADO. Quando as métricas do planejamento estratégico estão inseridas no cotidiano da empresa, e as equipes empreendem vivenciando numericamente seu desempenho, de forma positiva, com sentido e significado, o resultado acontece como consequência! O que diferencia um

expectativas de situações desejadas pela empresa;

planejamento estratégico elaborado com a gestão

os caminhos a serem perseguidos pela empresa;

participativa de outros feitos para mera representação é o

o que, como, quando, por quem, para quem, por que e

resultado do envolvimento na execução das atividades.

onde devem ser realizados os planos de ação; como e onde alocar recursos para executar os planos de ação estabelecidos. Estes são alguns pontos básicos para elaborar um

Geni Machado e Renato Machado são diretores da RGB Consultoria Empresarial e atuam no varejo Pernambucano a mais de 10 anos, com metodologia própria denominada Humanização de Atendimento para Supermercados (H.A.S.), especialistas em Planejamento Estratégico para

54 Revista NESupermercados

Supermercados e na implantação de abordagens voltadas ao desenvolvimento empresarial baseado no desenvolvimento humano e dos processos.





Por Ygor Gomes

PIX: uma ferramenta de fidelização e redução de custo para sua loja.

P

rovavelmente, você conhece ou já ouviu falar do

letras e símbolos, gerados aleatoriamente pelo próprio

PIX, seja para envio ou recebimento de dinheiro.

Banco Central.

Segundo dados do Banco Central, no dia 6 de

Mas como seria a melhor forma de efetuar esse

outubro deste ano, esse novo meio de pagamento

recebimento via PIX no meu negócio? Provavelmente

alcançou um novo recorde, com quase 45 milhões de

você já deve ter visto placas nos checkouts, adesivos,

transações em um único dia. Lançado em novembro de

papeis de caderno e outras formas bastante criativas de

2020, foram necessários apenas 2 meses para que as

informar ao seu cliente qual a chave para que ele faça a

transações via PIX ultrapassassem as transações via

transação, porém estas formas são com certeza as

TED. Mas, você tem utilizado essa ferramenta? Ao final

piores para receber o PIX. Primeiro que após o paga-

deste artigo você saberá exatamente como se beneficiar

mento o cliente precisará enviar o comprovante para

dela, além de se prevenir de possíveis fraudes.

você ou alguém precisará confirmar o recebimento

Primeiro vamos enfatizar que as transações via PIX

deste recurso para que o cliente seja “liberado”, isso

ocorrem tanto para as pessoas físicas quanto para as

sem mencionar que a conciliação dessa venda será

pessoas jurídicas e iremos nos aprofundar somente no

confusa, já que no seu sistema você precisará considerar

que se refere à pessoa jurídica, então, se você tem

a venda como dinheiro o que fará falta no seu caixa ao

alguma dúvida, receio ou ainda desconhece as oportu-

fechá-lo no final do dia. Vale reiterar que no caso do

nidades desta ferramenta, este artigo é para você.

envio do comprovante pode ocorrer algumas fraudes,

Muito além de somente envio de recurso, o PIX também serve para o recebimento de valores, ou seja, você poderá vender e receber quantias na conta do seu

como imagens falsas, montagens ou até mesmo falta de conferência do envio. Algumas automações já contam com o módulo PIX,

banco, bem diferente de qualquer transação convencio-

assim dentre as opções de cartão e dinheiro também

nal utilizada hoje no seu negócio, seja ela através de

aparecerá a opção PIX no sistema para que gere um QR

transações de cartão (débito, crédito e parcelado) ou em

Code, onde seu cliente poderá efetuar a leitura do código

espécie. A grande vantagem do PIX é que seu recebi-

através do celular e efetuar o pagamento. Além disso o

mento é online. Imagine poder vender e receber na

sistema em alguns casos reconhecerá o pagamento

mesma hora de forma rápida e virtual, isso mesmo, o

automaticamente e a venda será concluída.

cliente efetua o pagamento e em até 10 segundos o dinheiro estará na sua conta.

Poucos são os lojistas que atualmente operam dessa forma, caso você ainda esteja no “modelo antigo”

Para que isso seja possível é necessário a criação de

sugiro que procure seu sistema e atualize. Desta forma,

uma chave, podendo ser até 20, no caso de pessoa

sua loja estará no melhor modelo para este tipo de

jurídica, por conta. Essas chaves podem ser o CNPJ da

pagamento, que ainda sofrerá muitas mudanças e você

empresa, telefone celular, e-mail e também uma chave

verá mais logo na próxima página.

aleatória, essa última formada por 32 caracteres com 58 Revista NESupermercados



PIX: uma ferramenta de fidelização e redução de custo para sua loja.

Alguns dados não oficiais indicam que menos de

sabe desta possibilidade, assim, instrua seus caixas a

20% das lojas incentivam o pagamento via PIX, seja

oferecem o pagamento via PIX, ao invés de pergun-

por falta de conhecimento sobre o assunto, falta de

tarem, débito ou crédito, que tal usar, “Pode ser via

segurança ou até mesmo falta de incentivo sobre o

PIX?”? Já existem cases de sucessos em algumas

recebimento desta modalidade, entretanto não

cidades de Pernambuco e em outros estados onde se

querer operar via PIX é o mesmo movimento de quem

oferece descontos, brindes e outros para os clientes

há alguns anos atrás tinha receio de operar cartões de

que efetuam esse tipo de pagamento. É o cliente

crédito, ou seja, é tentar evitar o inevitável. As

ganhando e você o fidelizando ainda mais.

vantagens sobre a operação via PIX são enormes, já

Essa é apenas a ponta do iceberg do que é o PIX.

que se destaca sobre o recebimento online de recur-

Este novo meio de pagamento é tão seguro quanto

so, pois, enquanto uma operação via débito demora

qualquer outra forma de transação atual, porém você

um dia cara cair na conta do banco, a operação via PIX

pode se beneficiar pelo tempo de recebimento e pelo

entrará na sua conta de modo online em até 10

baixo custo envolvido.

segundos, seja ao meio dia de uma terça-feira ou às dezoito horas da noite de um sábado. Dessa forma, você poderá operar melhor seu fluxo de caixa para alguns pagamentos sem necessidade de aguardar o próximo dia útil.

Ainda este ano entrará em vigor o PIX Saque e o PIX Troco, mais formas de fidelizar seu cliente, diminuir a sangria e ainda rentabilizar a loja. Sem nos aprofundarmos tanto no assunto, é a possibilidade do cliente sacar seu dinheiro no checkout ou pedir o

Outra grande vantagem ainda pouco discutida é

troco de uma compra em espécie (exemplo: o cliente

sobre o custo deste recebimento que cabe a cada

faz uma compra, paga com PIX, mas num valor

instituição financeira cobrar o valor que desejar

superior ao das mercadorias ou serviços. O estabele-

conforme regra do Banco Central. Hoje em dia, há

cimento devolve em dinheiro o valor excedido). Caso

uma gama enorme de tipos e jeitos de cobrança, por

você esteja pensando em algo semelhante com o

isso é importante estar atento, alguns cobram

correspondente bancário, será bem diferente, já que

valores fixos, outros são um percentual sobre as

o cliente terá a possibilidade de saque de qualquer

vendas, alguns estabelecem valores mínimos e

instituição financeira e cabe a você lojista delimitar

máximos, porém, assim como qualquer operação em

horários e limites para isso, somente isso, sem

uma instituição financeira é possível negociar esses

abertura de conta e/ou qualquer tipo de contrato ou

valores e a depender do relacionamento poderá

coobrigação.

ocorrer a isenção desta transação. E é nessa hora que usar o PIX oferece uma grande vantagem a você e ao seu negócio, já que sua loja recebendo o PIX, de forma online e ainda sem custo, é melhor do que receber dinheiro, pois desta forma você evita o volume alto de espécie em loja, assim reduzindo a necessidade de depósito em banco e o risco de possíveis sinistros.

O mercado de varejo alimentar tem estado cada vez mais competitivo e dinâmico, você tem acompanhado esses movimentos ou tem ficado para trás? Faço um convite para você implantar o PIX na sua loja o quanto antes e incentivar esta utilização. É a sua loja podendo vender mais, com menor custo.

Se você ainda não recebe PIX de forma gratuita na sua loja através do seu sistema de automação, você está ficando para trás perante o mercado. Inclusive já existem impostos, serviços, fornecedores e muitos outros com recebimento via PIX, portanto, porque você não? Após ter sua loja apta para este tipo de recebimen-

Ygor Gomes, Economista,

to e sem custos extras, você deverá aproveitar este

especialista em gestão de negócios

benefício, mas seu cliente muitas vezes ainda não

e consultor financeiro.

60 Revista NESupermercados



Por Douglas Carias

Sem pesquisa não existe planejamento. PESQUISE!

U

ma das definições mais interessantes que já

palpites ou achismos, é importante procurar uma

ouvi sobre marketing é que é a arte e a ciência

empresa que faça pesquisas de mercado. Essa é uma área

das marcas entenderem as pessoas para

do marketing que cuida especificamente da busca pela

atendê-las. Sim, até pode ser uma definição simples,

compreensão do comportamento do consumidor. Com

sem muitos termos “de livro”, mas carrega um peso

isso, vale a pena investir num estudo mais aprofundado

significativo que representa o que acredito quanto à

das pessoas que fazem parte do seus objetivos de venda.

relação que qualquer supermercado, quitanda, venda da

É importante registrar que existem três tipos de

esquina ou shopping center deve ter com gente:

pesquisa:

PRECISAMOS ENTENDER DO HUMANO. Veja. não estou dizendo que sua organização precisa ter profissionais de psicologia, sociologia ou filosofia (embora esses sejam campos muito importantes e que devem ser observados por qualquer gestor ou profissional de marketing). Estou mencionando que, se você não ouvir o que as pessoas dizem através dos comportamentos delas, dificilmente você conseguirá acessar seus sentimentos e interesses e, por fim, vender. Pense assim: seu supermercado está dialogando com os potenciais clientes e consumidores, a todo momento.

a)Quantitativa: oferece dados numéricos, estatísticas, registros matemáticos sobre o público pesquisado; b)Qualitativa: foca em informações mais detalhadas, aspectos humanizados, comportamentos, opiniões, percepções, interesses e dados que qualificam ou caracterizam as pessoas ouvidas; c)Quali-Quanti: utiliza o melhor dos dois mundos anteriores, fazendo o cruzamento entre dados numéricos e informações desejadas.

Por isso, você precisa se fazer várias perguntas, como por exemplo:

Escolha a opção que mais atende à sua necessidade de negócio. A pesquisa sempre precisa estar ligada

O que você conhece deles quando oferece algo? O que eles pensam, sentem, desejam? Como eles pesquisam online por sua marca e pelo que você oferta? Quais os gostos e interesses dele? Por que ele compra de você? Por que ele compra do concorrente e não de você? Por que ele vai até o seu estabelecimento ou região? Como se comportam seus potenciais clientes? O que pode fazer com que eles comprem seus produtos? Para que você tenha ainda mais êxito nas respostas dessas questões e não fique apenas em 62 Revista NESupermercados

à sua estratégia organizacional. Não invista em uma empresa de pesquisa de mercado se isso não vai te servir a um propósito. Ao mesmo tempo, não menospreze esta área que é muito importante e precisa de uma atenção diária. Lembre que não é apenas uma empresa desse segmento que oferece dados sobre o público-alvo: você e sua empresa precisam estar antenados ao que as pessoas dizem, seja no ambiente online, como ela olha gôndolas, como caminha nos corredores, o que compram, como pagam, etc.. Seu cliente fala sem precisar abrir a boca.

Douglas Carias é estrategista e consultor de marketing. Atua como planejador digital na Faculdade Pernambucana de Saúde, além de apoiar o crescimento de algumas empresas em estratégias e planejamento de marketing.



ano, que vai contar com uma área construída de aproximadamente 3000m², sendo 1200 m² destinado a área de vendas. Além disso, estamos com mais dois projetos de expansão, mais uma em Natal, no próximo ano; e outra em Mamanguape, na Paraíba, em 2023”, adianta o diretor da rede supermercadista, Severino Pereira do Nascimento, mais conhecido como Nino. Nino atribui grande parte do crescimento do negócio, que começou ainda como um

C

om 23 anos desde sua primeira unidade, o

supermercado Ponto Kente já passou de

referência para sinônimo de tradição no

varejo e atacado do Rio Grande do Norte. Com cinco lojas, uma recém-inaugurada que atua no modelo atacarejo, e quatro com a bandeira do Supercop Supermercados, rede em que se filiou em 2007, a marca se prepara para expandir ainda mais a presença na região Nordeste do País. “Estamos nos processos finais para a abertura de mais uma unidade em Natal, em novembro deste 64 Revista NESupermercados

jovem empreendedor, aos 18 anos, a filiação com a rede Supercop Supermercados. Na época, no ano de 2007, existia apenas a matriz do Ponto Kente, na cidade de Ares, além de um quadro de 12 funcionários. “A filiação ao Supercop nos proporcionou mais conhecimentos e troca de experiência, além de facilitar os negócios e parcerias com fornecedores e indústrias”, diz Nino. Prova disto, segundo ele, é que pouco tempo depois a filiação, em 2013, ampliou os negócios, abrindo a primeira filial na cidade de Goianinha, com 800m de área de venda. “Em 2014 adquirimos mais uma loja, na cidade Canguaretama, que atualmente possui


Por Juliana Albuquerque

Filiado da Supercop, Ponto Kente expande operações no Nordeste

área de venda de 800 m². Seguindo a expansão, em 2016 adquirimos mais uma loja na cidade de Natal, com 700m de área de venda. Neste ano já abrimos mais uma

de incentivar os funcionários a buscar uma maior

loja, sendo essa o Ponto Kente Atacado em

capacitação profissional (Educação Corporativa) é

Canguaretama e estamos nos processos finais para a

algo que persiste até os dias de hoje. “Isso é sem

abertura de mais uma unidade em Natal, agora em

dúvidas um dos grandes responsáveis pelo cresci-

novembro, além das expansões já anunciadas para os

mento da nossa empresa. Para falar em números,

próximos dois anos – em Natal e na Paraíba”,

atualmente temos mais de 20 colaboradores que

comemora o empresário.

recebem auxílio parcial ou integral para que eles

Além da Supercop, o empresário também atribui a

possam fazer faculdade. Nos orgulha dizer que a

trajetória de sucesso do seu negócio ao empenho

nossa empresa tem grandes oportunidades para

contínuo de sua equipe de colaboradores. “Em 2008,

aqueles que almejam crescer profissionalmente.

nesta época com 29 anos, enxerguei que a minha

Pessoas que começaram como como operador de

empresa tinha necessidade de uma pessoa mais

caixa ou abastecedores hoje ocupam cargos admi-

preparada na administração e eu precisava ser essa

nistrativos e de gerência. Sendo assim, nosso capital

pessoa. Não apenas isso, percebi que a minha equipe

humano é sem dúvidas um dos maiores legados da

tinha pouca escolaridade, nesse momento investi-

nossa empresa”, vibra o empresário, que se orgulha

mos na capacitação, tanto do proprietário quanto do

de ter sob sua maestria quase 300 empregados.

time. Fizemos isso com flexibilização de horários

Número que com a inauguração da próxima operação

para que eles pudessem ter tempo para estudar”,

da rede, em novembro, deve subir para 400. “A nossa

lembra Nino. De acordo com Nino, que também se capacitou profissionalmente para liderar a equipe, essa cultura

grande missão é ajudar as pessoas a desenvolverem suas habilidades, com foco no crescimento da empresa e do nosso capital humano”, pontua. Revista NESupermercados 64


Por Eduardo Duke

A IMPORTÂNCIA DA EXECUÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COM O APOIO DA GESTÃO OPERACIONAL.

P

lanejar é criar o futuro no presente.

Muito se fala sobre planejamento no

meio organizacional e de fato

qualquer empresa precisa pensar no futuro, onde, quando e como quer chegar. No entanto, muita gente ainda confunde o conceito de planejamento estratégico, tático e operacional. O foco deste artigo é criar uma ponte de fácil acesso entre os níveis estratégico e operacional, quais os elementos fundamentais para o sucesso, desde a criação até a execução, e mostrar quais são os agentes responsáveis neste processo.

66 Revista NESupermercados



A IMPORTÂNCIA DA EXECUÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COM O APOIO DA GESTÃO OPERACIONAL.

Vamos detalhar cada uma dessas etapas?

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: É mais focado em ações de curto prazo, que duram de 4 a 6 meses. Neste planejamento são definidos métodos e processos para que se atinjam os níveis táticos e estratégicos. É no operacional que são definidas

ESTRATÉGICO TÁTICO OPERACIONAL

quais as pessoas estão envolvidas, as suas responsabilidades, atividades, funções e a divisão de tarefas necessários para colocar os planos em prática. Em uma recente consultoria para uma rede de supermercados que atua há mais de 17 anos na região metropolitana do Recife, com mais de 14 lojas, o nosso objetivo inicial seria desenvolver lideranças, no entanto, ao longo do processo a própria diretoria sentiu a necessidade de elaborar a visão, missão e valores que pudessem subsidiar a forma ideal de comportamento de seus funcionários no nível operacional. Ou seja, precisaríamos desenhar o nível estratégico.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: É a visão de futuro da organização e a responsabilidade da tomada de decisão é da alta diretoria. Essa fase se estrutura nos fatores externos como o cenário

Nesta jornada, nos aprofundamos na cultura empresarial, que apresentava um dinamismo repleto de “vícios” que minavam a produtividade organizacional, por isso seria preciso redefinir o nível tático.

econômico e a situação do mercado e em alguns casos

É pertinente dizer que uma placa exposta na loja

também se observa fatores internos. A partir desta

representando a missão, visão e valores de uma

análise de critérios é que são definidos a visão,

empresa jamais será capaz de mudar atitudes e

missão e valores da empresa.

comportamentos, sem que antes apresentemos um

O prazo base do planejamento estratégico é de 5 a 10 anos, no entanto, devido a alta volatilidade do mercado fica impossível prevê situações adversas por um longo período de tempo. Por isso, a impor-

mínimo de indicadores de performance ou uma descrição detalhada das atribuições de cada área, exatamente o que o nível operacional propõe apresentar.

tância de revisar com constância para que as tomadas de decisão sejam mais assertivas.

PLANEJAMENTO TÁTICO: Nesta etapa começamos a departamentalizar os setores da organização, isto é, cada área passa ter suas próprias metas definidas e que faz parte de uma meta maior definida no nível estratégico. Normalmente as decisões nesta fase são tomadas pelos gerentes. Uma característica deste planejamento é que o prazo varia de 1 a 3 anos, ou seja, de médio prazo. 68 Revista NESupermercados

“As ideias e as estratégias são importantes, mas o verdadeiro desafio é a sua execução.” Percy Barnevick


A eficiência dos equipamentos corretos é fundamental para alcançar bons resultados no varejo

UMA LINHA COMPLETA PARA CADA FORMATO DE LOJA

EQUIPAMENTOS PARA VAREJO E ATACADO @Roberta Kuchta 81 99172.3398 roberta.rodcar@gmail.com Solicite um orçamento online em www.rodcar.com.br


A IMPORTÂNCIA DA EXECUÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COM O APOIO DA GESTÃO OPERACIONAL.

Por Juliana Albuquerque

desempenho, a performance de suas equipes não será só avaliada pelo resultado técnico, e sim também pela sua postura comportamental. Um

O planejamento estratégico só sairá do campo das

dos maiores CEOs de todos os tempos, Jack Welch,

ideias quando a gestão operacional estiver integral-

definia a avaliação de seus executivos nas

mente alinhada aos indicadores de performance.

seguintes categorias:

É por isso que 3 pilares precisam ser observados para que a execução seja dentro do esperado:

·Bons valores com bom desempenho: promover. ·Bons valores com mau desempenho: dar mais

1.Liderança: Costumo dizer que o líder é o tradutor da estratégia da empresa, pois de nada serve um plano bem elaborado se o time não estiver disposto a jogar junto. A liderança deve estar completamente comprometida com os níveis estratégicos e

uma chance. ·Maus valores com bom desempenho: colocar em alerta. ·Maus valores com mau desempenho: dispensar. Não faça da gestão e do planejamento de sua empresa, apenas palavras ao vento. Do que adianta

táticos para saber adotar a melhor postura com

belos planos e quadros bonitos pelos corredores, se

seus funcionários. A equipe valoriza o que o líder

na prática a empresa não corresponde às expectati-

valoriza.

2.Comunicação:

vas. Plano sem execução é apenas um sonho que nunca será realizado.

O principal ativo que é capaz de criar uma

Aqui é estratégia na veia e resultado no bolso!

ponte, um elo entre todos os níveis de planeja-

Grande abraço. Sucesso sempre!

mento é a comunicação. Depois de um cuidadoso processo de informação e orientação quanto à estratégia com os diversos níveis organizacionais, é aconselhado aos líderes, nos diversos níveis, discutir a estratégia proposta. Ou seja, além processo de divulgação e entendimento, cabe ao líder incentivar e provocar o envolvimento e a responsabilização dos principais agentes da execução.

3.Gestão: Sem medir os resultados nenhuma empresa vai pra frente. Simples assim. Para uma empresa que tem sua estrutura desenhada pelo planejamento estratégico, tem além da visão e missão, os seus valores bem definidos. Ao utilizar a adesão e a prática dos valores como fator de competência e 70 Revista NESupermercados

Eduardo Duke Especialista em Liderança e Comunicação Estratégica. Palestrante e Treinador Comportamental com Foco em Resultados. Criador do Método Comunicação Estratégica e do Programa de Treinamento Conexão Líder. Pós –Graduado em Gestão de Negócios pela UPE atuou por mais de 10 anos na Gestão Comercial de Grandes Empresas. Co-autor no livro Gestão das Emoções no Ambiente Corporativo. E-mail: comercial@eduardoduke.com.br Contato: (81) 996735490 Site: www.eduardoduke.com.br Instagram: @eduardodukeoficial




Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.