/Revista-Meaning-Ano-03-N%C3%BAmero-061

Page 17

S

A Ú D E

D A

M

U L H E R

Mauricio Simões Abrão Professor Livre Docente pelo Depto de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP

João Antônio Dias Jr Pós Graduando pelo Depto de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP

Carlos Alberto Petta Prof. Associado de Ginecologia Departamento de Tocogigencologia UNICAMP-SP

-

I

m e a n i n g

|

A Ú D E

D A

M

U L H E R

-

I

N F E R T I L I D A D E

Infertili dade O fator feminino.

A

infertilidade é uma doença, que se caracteriza pela falha em se conseguir engravidar apos um ano de tentativas, afeta um em cada dez casais em nosso país. Estima-se que em nosso país, mais de dois milhões de casais sofram com as frustrações relacionadas à ausência da gravidez. Segundo o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) 15% das mulheres em idade fértil procuram médicos por essa queixa e estão recebendo algum tipo de tratamento, incluindo uso de medicamentos, cirurgias simples ou procedimentos de fertilização in vitro (FIV). As taxas de sucesso com a FIV para casais inférteis têm melhorado muito desde 1978 ( ano do nascimento de Louise Brown, a primeira criança nascida após uma FIV). Atualmente, nas melhores clínicas os casais têm mais de 50% de chance de engravidar com a FIV - o dobro das chances de concepção natural durante a relação sexual entre dois jovens, adultos férteis. A escolha do tratamento mais adequado exige uma avaliação detalhada para identificar a causa da infertilidade, ter à disposição todos os recursos tecnológicos para se obter os melhores resultados, além de encarar de frente os desejos e receios do casal.

outros problemas, devemos lembrar que a exposição à radiação ou de certos produtos químicos podem causar infertilidade, o tabagismo também diminui consideravelmente as chances de uma mulher engravidar, o mesmo ocorrendo com mulheres que estão excessivamente acima ou abaixo do seu peso ideal. Esses temas relacionados ao estilo de vida devem ser enfaticamente considerados no momento de se orientar os casais quanto à abordagem da infertilidade.

Causas da infertilidade feminina e Opções de Tratamento

A idade é o fator mais importante que afeta a fertilidade de uma mulher. À medida que ela amadurece, decrescem as chances de gravidez e aumentam as chances de aborto. Para se ter uma idéia, aos 25 anos, uma mulher tem 25% de chance de engravidar por mês. Esta percentagem começa a diminuir entre as idades de 32 e 34 anos. Depois disso, o declínio é constante e a chance de gravidez é de apenas 5% por mês quanto uma mulher atinge os 40 anos.

Os fatores femininos mais freqüentemente relacionadas à infertilidade são problemas anatômicos no útero, tubas ou ovários, a idade da mulher, os desequilíbrios hormonais que afetam o ciclo menstrual, além de outros problemas que diminuem a fecundidade feminina. De grande importância, devemos salientar outros problemas do dia-a-dia que minimizam as chances de engravidar. Entre esses

26

S

N F E R T I L I D A D E

e d i ç ã o 0 6 - A n o 3

Didaticamente, os fatores causadores da infertilidade feminina são: • • • • •

Idade Doença tubária e aderências pélvicas Endometriose Miomas e pólipos uterinos Disfunção ovulatória

1. Idade

Apesar do fato de problemas clínicos irem aparecendo com o passar da idade, não é esse o fator mais importante que diminui as chances de gravidez com a idade mais avançada. O mais importante é o esgotamento da reserva ovariana da mulher; as mulheres nascem com um número limitado de óvulos, assim, à medida que os meses vão passando, vai diminuindo o número de óvulos, até que eles acabam, fato que é conhecido como menopausa. Além do número decrescer, sabemos que os óvulos vão perdendo sua qualidade, fato que relaciona-se a uma menor chance de engravidar, a uma maior chance de abortamento além de uma maior chance de nascimento de filhos com malformações. Mas o que fazer frente a esses fatos? O mais importante é se ter a informação sobre essa realidade, pois assim, além de planejar seu futuro profissional e pessoal, as mulheres tenham em mente a necessidade de planejar seu futuro reprodutivo. Nesse sentido, a grande dica é tentar engravidar antes dos 35 anos, fase em que as probabilidades ainda estão trabalhando em favor de se conseguir uma gravidez sadia. Atualmente, a técnica de congelamento de óvulos já está sendo aplicada na prática clínica, mas devemos enfatizar que os resultados ainda não são tão bons quanto os resultados obtidos com uma FIV com óvulos que não foram congelados. Do ponto de vista técnico, apos a avaliação médica, a mulher que se submete a esse tipo de tratamento terá que aplicar injeções porvia

m e a n i n g

|

e d i ç ã o 0 6 - A n o 3

27


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.