Revista Amar Janeiro 2017

Page 46

NAT URO

patia

FÍGADO

limpeza e desintoxicação

O

Fígado (latim ficatu) é a maior glândula e o segundo maior órgão do corpo humanoÉ um órgão bastante vascularizado, recebendo cerca de 70% do seu sangue proveniente da veia porta e o restante pela artéria hepática. Os nutrientes absorvidos pelo intestino chegam ao fígado pela via linfática. No fígado são metabolizados e acumulados. As substâncias tóxicas absorvidas são neutralizadas e eliminadas através da bile. O fígado possui atividade endócrina e exócrina. Pode pesar aproximadamente entre 1,3-1,5 kg no homem adulto e um pouco menos na mulher. Em crianças é proporcionalmente maior, pois constitui 1/20 do peso total de um recém nascido. O Fígado recebe sangue oxigenado proveniente da aorta através da artéria hepática e recebe sangue venoso do intestino, pâncreas e baço pela veia porta hepática. Conforme o sangue atravessa o fígado, os nutrientes são modificados. Por minuto, passa cerca de 1,5 L de sangue pelo fígado.

Principais funções

• Hematopoiese: juntamente com a medula óssea e o baço, o fígado participa da produção de células sanguíneas • Hemocarotese: também participa da destruição das hemácias • Integração dos mecanismos energéticos • Emulsificação de gorduras da digestão secretando bile como produto final. • Armazenar e metabolizar vitaminas • Armazenar e metabolizar glicose • Síntese de proteínas plasmáticas • Produção de precursores de plaquetas • Desintoxicação de toxinas internas e externas • Conversão de amônia em uréia • Filtragem de impurezas

Patologias

As hepatites virais, que podem ser classificadas como A, B, C, Delta, E, F e G, são as patologias mais conhecidas. Existem também insuficiência hepática, fibroses e cirroses. O alto consumo de álcool é muito prejudicial ao fígado. Após os problemas relacionados ao álcool, encontramos as afecções hepáticas gordurosas relacionadas à ingestão de alimentos em excesso. Estas compreendem a NAFLD (non-alcoholic fatty liver disease), que em português quer dizer doença gordurosa hepática não alcoólica. Esta vai desde uma simples esteatose até uma cirrose em estágio avançado, passando por estágios intermediários de esteato-hepatite e fibrose. Algumas patologias podem levar o indivíduo à morte.

46 l Amar

Poucas pessoas sabem que o Fígado é um órgão muito importante e que deve ser continuamente limpo – igual a uma casa – só que nem todos dão a devida importância. É responsável pela eliminação das toxinas do corpo, filtra o sangue dos venenos que entram através do trato digestivo, da pele e do sistema respiratório, é responsável pela produção da bile, fundamental para a decomposição e assimilação de gorduras e proteínas nos alimentos. É extremamente importante que o seu fígado esteja em plenas condições de funcionamento. O bom funcionamento dos olhos, coração, cérebro, articulações e rins, são dependentes de um fígado em bom estado. O fígado é um orgão vital para o organismo humano. Manter um fígado saudável é vital para o bem estar físico e mental. O bom funcionamento do fígado reflete-se não só a nível interno como externo através da pele.

Limpeza ou desintoxicação do Fígado

Liver D-Tox de AllMax Nutrition (Ciclo completo de 21dias) Liver D-Tox é uma potente combinação de extratos de ervas provados nas suas formas mais potentes e puras com poderosas vitaminas antioxidantes como as vitaminas C e E, o Selenio e o NAC (N-Acetil Cisteína) que é tão potente que se utiliza em casos de toxicidade hepática devida ao Acetaminofeno. O Extrato de Cardo Mariano (MTE) que utilizamos como fonte não só é estandardizado para o 80% de silimarina, senão também padrão para os menos conhecidos, mas muito potente 30% de conteúdo de silibina, algo que não se vê em outras fórmulas. O MTE é largamente conhecido pela sua capacidade provada para reduzir as hepatoxinas do fígado e é utilizado comumente para garantir a volta a um estado “limpo”. Incluído na sua fórmula, Liver D-Tox é um extrato de curcumina de pureza de 95%,conhecido pela sua desintoxicação potente e as suas funções anti-oxidação. Em estudos com animais a curcumina demonstrou diminuir o dano do fígado devido ao etanol, a sobredosagens de ferro e o tetracloruro de carbono e inclusive mostrou uma tendência a reverter a cirrosis.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.