__MAIN_TEXT__

Page 1

LIVING | AGOSTO 2015

1


2

LIVING | AGOSTO 2015


LIVING | AGOSTO 2015

3


4

LIVING | AGOSTO 2015


LIVING | AGOSTO 2015

5


6

LIVING | AGOSTO 2015


LIVING | AGOSTO 2015

7


8

LIVING | AGOSTO 2015


LIVING | AGOSTO 2015

9


Tabela de conteúdo

1 2 3 Charme industrial

Bauhaus

Sport chic

p.28

p.44

p.66

Designers deram vida a um lar repleto de atitude em Taiwan. Concreto e tubulações aparentes são os protagonistas

Uma escola que prezou pela funcionalidade aliada à estética. Fundada na Alemanha por arquitetos, no início do século 20, conheça a sua história!

Conforto e elegância em um mesmo look. Já pensou? Com essa tendência é possível criar produções versáteis com um toque fitness para o dia a dia


Fotos: 1-Sam Tsen/Divulgação, 2-Pecold/Shutterstock.com, 3-Agência Fotosite/Divulgação, 4-Edu Castello/Divulgação, 5-Guilherme Camejo/Divulgação, 6-Guas/Shutterstock.com, 7-Cão em Quadrinhos/Divulgação e 8-David Ionut/Shutterstock.com

4 5 6 7 8

Universo masculino p.70

O irresistível café p.80

Street Style p.84

Conforto decorativo p.90

No mundo da arte p.134

Cosmopolita e descontraído, este projeto busca no mix de materiais e revestimentos a solução para uma atmosfera cheia de personalidade

Do tradicional espresso às receitas mais elaboradas, ele é indispensável na rotina de muitos brasileiros. Confira as delícias que encontramos!

Veja o que os homens estão usando nas ruas e aprenda a recriar um look superestiloso na sua casa. É simples e você vai arrasar!

Peças multifuncionais com design moderno garantem mais aconchego e diversão para o pet – e, de quebra, decoram a casa

Embarque conosco em uma viagem pelo mundo das artes e conheça as maravilhas que alguns museus proporcionam aos visitantes


Colaboradores do mês Glauco Arnt

glaucoarnt@gmail.com Presente no segmento fotográfico desde 1994, o profissional iniciou seus estudos na Escola Paulista de Fotografia e, de lá pra cá, contabiliza trabalhos na área da arquitetura, publicidade e eventos. É o responsável pelas fotos do Living Visita deste mês.

Júlio Caetano

julioccaetanos@hotmail.com Arquiteto e mestre em Arquitetura pela UFRGS. Coordenador da Faculdade de Design da UniRitter de 2003 a 2013, onde desenvolve atividade docente. Foi​s​ócio-fundador da Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul​​ (APDesign)​e membro da diretoria da Associação de Ensino e Pesquisa em N​í​vel S​u​perior de Design do ​B​rasil ​ (AENDBrasil)​. Desenvolve projetos​​ de design gráfico e de produto em seu estúdio em Porto Alegre. ​

Expediente Diretora Geral

Márcia Boniatti

marcia@revistaliving.com.br

Editora

Kellyn Boniatti

kellyn@revistaliving.com.br

Redação

Camila Lübeck

camila@revistaliving.com.br

Diretora de Arte

Raquel Braz Ribeiro

raquel@revistaliving.com.br

Editora de Arte

Laura Krimberg

laura@revistaliving.com.br

Administrativo

Lucas Gabriel Boniatti

lucas@revistaliving.com.br

Fale com a Redação

redacao@revistaliving.com.br

Atendimento ao Leitor

leitor@revistaliving.com.br

Central de Assinaturas

assinaturas@revistaliving.com.br

Departamento Comercial

Tel.: (51) 3097-0520 comercial@revistaliving.com.br

Assessoria Jurídica OAB-RS 4871

Bastos Lund Advogados Associados

Tiragem

15.000 exemplares

Distribuição

Você encontra a Revista Living nas principais bancas e livrarias do Brasil; se preferir, solicite sua assinatura e a tenha todos os meses no conforto do seu lar.

Editora Boniatti Ltda. EPP

Rua Tito Lívio Zambecari, 675, Bairro Mont’Serrat CEP 90450-231 - Porto Alegre/RS Tel.: (51) 3097-0520

Thiago Oliveira

www.facebook.com/Thiaguices Formado em Design de Moda pela FASM, pós-graduado em Jornalismo de Moda pelo Senac e certificado pelo L’Institut Français de la Mode, já trabalhou para importantes marcas do segmento fashion. Hoje atua como produtor de moda e personal stylist.

A REVISTA LIVING é uma publicação mensal da Editora Boniatti Ltda. impressa pela Gráfica Editora Pallotti. A reprodução do conteúdo editorial é permitida, desde que citada a fonte. Solicite edições anteriores através do Atendimento ao Leitor. Os artigos assinados são de total responsabilidade de seus autores, bem como o conteúdo do material publicitário.

www.revistaliving.com.br

12

LIVING | AGOSTO 2015

juridico@revistaliving.com.br


LIVING | AGOSTO 2015

13


Da Redação

Super!

Exigentes e antenados, os homens constituem um mercado cada vez mais em voga no cenário da decoração e da moda. Decididos, eles sabem exatamente o que esperam para o projeto do apartamento novo. Já planejaram como será a disposição dos cômodos e qual vai ser a poltrona da sala de estar. Entendem que precisam de ambientes funcionais, perfeitos para uma rotina agitada, e não abrem mão de um cantinho charmoso, onde podem receber amigos para momentos mais descolados. E, quando o assunto é o que vestir, eles são superligados, ficam de olho nas tendências lançadas pelas grifes e adoram conferir as vitrines das suas lojas preferidas. Ah, os homens... Eles e seu universo particular, tão singular... Entendê-los vai muito além de tentar decifrar um olhar, interpretar uma frase. O que eles querem é muito mais que beleza, eles almejam conforto, aconchego para ser feliz. Com eles, como dizem por aí, o papo é reto, não há dúvida nem indecisão. Sabemos muito bem disso e, então, nesta edição, apresentamos projetos marcados por ideias criativas, que aliam o bem-estar a uma estética bela e convidativa. Das inspirações para a reforma da casa às composições para um look do dia cheio de atitude e conforto, nossas dicas são inúmeras! É claro que não esquecemos das nossas leitoras, por isso elegemos algumas novidades no cenário beauty – maquiagens e esmaltes vão conquistá-las! Também revelamos as tendências para a primavera-verão 2016 e descobrimos como será a próxima temporada (colorida e muito florida!). Para completar, damos sequência à cronologia do design e da arquitetura. A Bauhaus é destaque e você pode conferir tudo sobre essa escola que tanto contribuiu para a história. Também o convidamos para uma viagem mágica, por quatro países diferentes, nos quais você vai conhecer museus históricos, que têm muita coisa bacana para contar – e mostrar! Modéstia à parte, agosto está imperdível e recheado de conteúdo inteligente para todos vocês. Vamos lá?

Nossa Capa Projeto: KC Design Studio Foto: Sam Tsen

14

LIVING | AGOSTO 2015


LIVING | AGOSTO 2015

15


Follow Web

inspiração na ponta dos dedos

revistaliving.com.br

decoração - moda - design - estilo de vida

Fall/Winter Miu Miu

Vídeo

O renomado fotógrafo Steven Meisel esteve à frente da produção da campanha Subjective Reality, do Fall/Winter 2015 da Miu Miu. O vídeo foi recentemente divulgado e traz um cenário inspirador com referências retrô.

Decoração

Foto: Eduardo Liotti/Divulgação

www.revistaliving.com.br/fallwinter-miu-miu

Pandas muito fofos! Na China, um local repleto de pandas está encantando o mundo. É o centro de pesquisas The Chengdu Research Base, destinado à preservação e à reprodução desses ursos, que hoje estão ameaçados na vida selvagem (estima-se que existam apenas 1.864 pandas gigantes em todo o mundo). Vem conferir!

Lifestyle

www.revistaliving.com.br/panda-daycare

Festa impecável Na campanha para o verão 2016 de Patricia Bonaldi, a top de cabelos ruivos Cibele Ramma é a estrela. O shooting de Nicole Fialdini teve, ainda, styling de Yasmine Sterea, beauty de Henrique Martins e direção de arte de Thiago Batista.

Moda

www.revistaliving.com.br/festa-impecavel

Apartamento Luxo Design A arquiteta Bibiana Menegaz foi a responsável pela criação do Apartamento Luxo Design, uma sofisticada suíte do Hotel Laghetto Viverone, localizado no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS). O projeto fez parte da Casa Cor e encantou o público. www.revistaliving.com.br/apartamento-luxo-design

Eventos

Foto: Marília Lopez/ESPM-Sul/Divulgação

Design

Elastic Lights

Palestra: Marketing de Serviços na Arquitetura

Criada pela arquiteta e designer Marta Bordes, a coleção Elastic Lights apresenta peças contemporâneas e charmosas para a criação de ambientes incríveis e cheios de diferenciais. Composta por luminárias produzidas em cerâmica, a linha tem como destaque a possibilidade de manusear cada uma e direcionar o foco da luz para criar diferentes cenas.

Confira as fotos da palestra que aconteceu na Living Casa Decorada em parceria com a ESPM-Sul. Na ocasião, o professor Fernando Trein ministrou o tema Marketing de Serviços na Arquitetura para mais de 50 participantes, entre arquitetos, empresários e demais profissionais da área.

www.revistaliving.com.br/elastic-lights

www.revistaliving.com.br/marketing-de-servicos-na-arquitetura

16

LIVING | AGOSTO 2015

Fotos: Divulgação


LIVING | AGOSTO 2015

17


Blog + App

Cabide Masculino

App

Comandado pelo publicitário Junior Kadeshi, o blog é focado no público masculino que ama tudo do universo da moda e quer se vestir bem gastando pouco. Entre as postagens, dicas de consumo consciente, tendências, achados e looks do dia inspiram os internautas que o acompanham. Um verdadeiro ponto de referência para os homens!

Tindog

Site www.cabidemasculino.com.br

É exatamente o que você está pensando. Um Tinder canino! A ferramenta promete não apenas encontrar um par ideal para o seu cão, mas também unir os donos. Basta criar um perfil com as informações de seu animal de estimação, além de uma foto do cachorro (sozinho ou com o tutor) e começar as paqueras.

DayGram Um aplicativo para quem sempre quis ter um diário, mas tem preguiça de escrever. A alternativa permite que você anote sobre o seu dia e reveja tudo em uma timeline que pode ser acessada após dias, meses ou anos. Além disso, o aplicativo possibilita que o usuário coloque uma senha para mantê-lo privado. Incrível!

App

@zinafashionvibe Quem ama moda não pode deixar de conferir o perfil de Zina Charkoplia. Considerada uma it girl de sucesso, a blogueira de Barcelona compartilha diariamente fotos de seus looks modernos, ousados e criativos. Suas improváveis misturas de tendências resultam em visuais incríveis, que inspiram mulheres do mundo todo.

@croyable O dono deste perfil no Instagram é o exemplo de que é possível transformar hobby em profissão. Engenheiro e apaixonado por fotografia, o holandês Eelco Roos posta fotos incríveis – com cenários deslumbrantes – de suas viagens pelo mundo e conquista cada vez mais seguidores. O sucesso é tanto que Eelco decidiu largar o seu emprego como engenheiro e se dedicar em tempo integral à sua paixão. Um sonho que virou realidade! 18

LIVING | AGOSTO 2015

Fotos: Divulgação


LIVING | AGOSTO 2015

19


Tecnologia

Trip Book Livro inovador muda a história de acordo com a localização do leitor Imagine que você está lendo um livro em determinada cidade e, de repente, viaja para outro destino completamente diferente. Então, a história e o cenário do livro mudam conforme a sua localização, acompanhando (literalmente) a viagem de cada leitor. A partir desta ideia inovadora, a agência FCB Brasil criou a obra chamada de Trip Book para promover o Smiles, programa de milhas da companhia aérea Gol. Através de um equipamento com tecnologia e-paper, o e-book identifica a localização do leitor por meio de um GPS, e adapta as referências do local onde o viajante se encontra, como ruas, parques e pontos turísticos, mantendo a mesma trama principal, porém com novos rumos. Escrito por Marcelo Rubens Paiva, o livro conta as aventuras de um casal que decide deixar as obrigações cotidianas de lado por um tempo e viajar para a cidade onde passaram a lua-de-mel, décadas atrás, em uma tentativa de reviver a paixão. O Trip Book está disponível para tablets e smartphones iOS e Android pelo aplicativo Trip Book Smiles.

LG lança guarda-roupa criativo e tecnológico Criado pela LG, o criativo Clothes Care System permite que você coloque suas roupas dentro de um armário e, ao abrir as portas, veja que elas estão ainda mais limpas e cheirosas do que quando você as guardou. O equipamento consiste em um guarda-roupa tecnológico que oferece funções especiais ao usuário, como lavagem a seco e vaporização – além de sacudir as peças para remover pó e sujeiras sólidas e até desamassar tecidos leves e sensíveis. Assim, ao guardar suas roupas, o processo é ativo, garantindo que, ao retirá-las, elas estarão melhores. Quem não gostaria de um desses em casa, não é?

20

LIVING | AGOSTO 2015

Fotos: Divulgação


LIVING | AGOSTO 2015

21


Ícone

Símbolo

ETERNO

Uma das principais representantes da Bauhaus, a luminária criada por designers alemães ainda hoje é sinônimo de personalidade. Seu desenho de linhas orgânicas e diretas representa os conceitos da tradicional escola de design por Kellyn Boniatti

Saiba mais sobre a Bauhaus a partir da página 44

22

Foi em 1924 que os designers alemães Wilhelm Wagenfeld e Karl J. Jucker criaram aquele que seria um dos mais valiosos ícones da Bauhaus. Produzida pela Tecnolumen, em vidro leitoso e metal, a luminária de mesa WG 24, ou simplesmente Lâmpada Bauhaus, como ficou conhecida, foi concebida totalmente de acordo com os conceitos trabalhados pela escola de design, que valorizava o estilo industrial e os traços puros em suas composições.

LIVING | AGOSTO 2015

Naquela época, uma das principais características de Wagenfeld era produzir peças acessíveis à população, a partir de materiais baratos, com a intenção de valorizar as linhas suaves e neutras. Fabricada até os dias atuais pela mesma empresa, respeitando o desenho original e os materiais utilizados por seus criadores, a luminária é sinônimo de contemporaneidade e imprime extremo bom gosto aos ambientes nos quais é inserida.

Foto: Divulgação


LIVING | AGOSTO 2015

23


Decoração

1 2

3

Tic-tac

Os relógios também são itens decorativos! Do vintage ao moderno, eles fazem a diferença na composição dos ambientes. Escolha o seu modelo favorito e dê mais charme ao décor de sua casa

4

6 5

1.Rélógio de pêndulo com mostrador digital Time Goes By Clock; Boca do Lobo. www.bocadolobo.com 2.Relógio de parede Wheel, design assinado por George Nelson; Vitra. www.vitra.com 3.Despertador com luminária Telefone Retrô; Imaginarium. loja.imaginarium.com.br 4.Relógio de mesa em metal, com pintura niquelada; Ribeiro e Pavani, na Entreposto. www.entrepostobrasil.com.br 5.Relógio de parede Frame, design assinado por Nazar Sigaher; Meyer Objects. www.meyerobjects.com 6.Mesa de metal com relógio vintage; KZ Home Stock. www.kzhomestock.com.br 24

LIVING | AGOSTO 2015

Fotos: Divulgação


LIVING | AGOSTO 2015

25


Decoração

1

2

4 3

Toque pessoal

Usado para emoldurar memórias, o porta-retrato expõe registros de momentos inesquecíveis. Sobre a mesa ou pendurado na parede, ele complementa a decoração com personalidade. Inspire-se!

6

5 1.Móbile de fotos Cascata; Imaginarium. loja.imaginarium.com.br 2.Porta-retrato Mart, para cinco fotos; Dafiti. www.dafiti.com.br 3.Portaretratos arabescos em veludo; Trevisan Concept, na Angelina Decor House. www.angelinadecorhouse.com.br 4.Porta-retrato Gridart, espaço múltiplo para 16 fotos, design assinado por Sung Wook Park; Umbra, na Tok&Stok. www.tokstok.com.br 5.Porta-retrato/porta-recado Crowd, espaço múltiplo, design assinado por Alan Wisniewski e Bettie Cott; Umbra, na Tok&Stok. www.tokstok.com.br 6.Porta-retrato Petal, design assinado por Tom Vincent; Umbra, na Etna. www.etna.com.br 26

LIVING | AGOSTO 2015

Fotos: Divulgação


LIVING | AGOSTO 2015

27


Arquitetura

1

Charme

INDUSTRIAL Com a reforma, este lar ganhou ares modernos e cheios de personalidade. A integração da área social é o destaque por Kellyn Boniatti FOTOS Sam Tsen/DIVULGAÇÃO

28

LIVING | AGOSTO 2015


Nossa capa

LIVING | AGOSTO 2015

29


Localizado em Taiwan, este imóvel de 86 m² foi totalmente reformulado para receber com conforto os novos moradores. Kuan Huan Liu, Chu Ta Tsao e Chia Fu Kuo, do KC Design Studio, foram os profissionais responsáveis pelo projeto. A integração dos espaços foi a grande mudança sugerida pelos designers, visto que o proprietário adora receber amigos. Assim, a área social ganhou maiores dimensões, deixando os ambientes íntimos menores e acolhedores. A sala de estar é aberta ao jantar, com móveis portáteis e funcionais, que podem ser realocados de acordo com a necessidade dos moradores. O concreto é o principal elemento do décor de interiores, conferindo uma atmosfera industrial e jovem ao espaço. Detalhes criativos, revelados através de diferentes texturas e materiais, deixam em evidência a ousadia do local. Na cozinha, paredes e piso foram revestidos em azulejos geométricos em tons de preto e branco. Eles contrastam com o mobiliário de linhas retas, se estendem até a mesa de jantar, embutida na bancada, e criam um espaço moderno e cheio de personalidade.

30

LIVING | AGOSTO 2015


A integração das áreas sociais permite conforto para receber amigos. Concreto e tubulações aparentes revelam o estilo industrial proposto LIVING | AGOSTO 2015

31


Cozinha e sala de jantar foram unificadas com o uso dos azulejos com padronagem geomĂŠtrica. O elemento cria uma atmosfera divertida e jovem para o local 32

LIVING | AGOSTO 2015


Além do concreto, o projeto ganhou móveis em madeira rústica, contrapondo ao estilo industrial e criando cenários aconchegantes

LIVING | AGOSTO 2015

33


O dormitório é trabalhado com os mesmos materiais e nuances do restante do projeto. O painel de madeira com porta de correr integra o ambiente 34

LIVING | AGOSTO 2015

Serviço KC Design Studio www.kcstudio.com.tw


LIVING | AGOSTO 2015

35


Decoração Case para iPhone 6 Little Prince Fox Pattern, design assinado por CityHunter; Case-Mate, na Zazzle. www.zazzle.com

Caixinha Proud Fox; Anorak. www.anorakonline.co.uk

Luminária Árvore Flor de Luz; Imaginarium. loja.imaginarium.com.br

Inspiração:

Banquinho Sheep Chair; kamina&C. www.kamina-c.com

Almofada Pescoço Raposa; Uatt?. www.uatt.com.br 36

LIVING | AGOSTO 2015

O Pequeno

Príncipe Da literatura para o cinema e do cinema para a decoração! Inspire-se neste clássico e transforme os ambientes de sua casa em cenários típicos da cativante história sobre amizade, solidariedade e desapego

Relógio de parede Boa Constrictor Digesting An Elephant; SolPixieDust. www.etsy.com


Luminária Moon; Verner Panton. www.verner-panton.com Escultura Sly Fox; Dot&Bo. www.dotandbo.com

Rose Chair, design assinado por Masanori Umeda; Edra. www.edra.com

Favorito da redação

Tapete da coleção O Pequeno Príncipe; Tok&Stok. www.tokstok.com.br

O PEQUENO PRÍNCIPE GÊNERO: ANIMAÇÃO DIRETOR: MARK OSBORNE O clássico da literatura ganha uma nova versão nos cinemas. Baseado na obra de Antoine de Saint-Exupéry, o filme conta a história de uma menina que descobre, através de um vizinho (o aviador), a encantadora trama do livro. A partir daí, a dupla encara uma aventura em um mundo mágico. Uma emocionante jornada pelo universo do Pequeno Príncipe. Fotos: Divulgação

Figura Oficial O Pequeno Príncipe; La Boutique Officielle du Petit Prince. www.laboutique dupetitprince.com

LIVING | AGOSTO 2015

37


Arquitetura

38

LIVING | AGOSTO 2015

TUDO


LIGADO!


A unificação da área social é destaque por aqui. Salas de estar, jantar e TV aparecem interligadas à cozinha e garantem excelentes momentos aos moradores por Kellyn Boniatti FOTOS Rolfe Hokanson Photography/DIVULGAÇÃO

Marcado por uma irreverência criativa, o projeto deste apartamento, assinado pela designer de interiores Nancy Snyder, do escritório Bon Brise Design, foi feito especialmente para marcar o início de uma nova fase na vida dos clientes. O casal, que sempre morou em uma casa de diversos andares, escolheu se mudar para esta cobertura assim que seus filhos decidiram morar sozinhos. A atmosfera alegre proposta pela profissional é a principal característica do imóvel após a reforma. Ambientes contemporâneos e bem-iluminados celebram o bem-viver de maneira agradável e extremamente simpática. Para o mobiliário, a escolha foi por itens de linhas retas, que simbolizam a fluidez entre cada área. Tudo feito de maneira personalizada pela designer, a fim de atender a todas as necessidades dos moradores. Nos móveis, a predominância da cor cinza reflete o bom gosto dos envolvidos no projeto e, ainda, acentua a contemporaneidade do local. Na sala de estar, na qual as amplas janelas de vidro que se estendem do chão ao teto são as protagonistas, o mobiliário de cor neutra proporciona conforto ao casal e seus convidados. Como no restante do apartamento, nela o toque de cor fica por conta dos detalhes em verde oliva. CONEXÃO ESPECIAL Com a área social totalmente integrada, abrangendo estar, jantar, home theater e cozinha, a divisão dos espaços fica por conta de uma estante, que além de guardar objetos da família, também atua como painel para a TV. Obras de arte coloridas, luminárias cheias de estilo – das mais inusitadas e contemporâneas às clássicas com cristais – e, ainda, a adega criada especialmente para o cliente, um exímio apreciador de vinho, são os detalhes mais impressionantes desse belo projeto.

A adega foi cuidadosamente projetada para satisfazer um dos principais pedidos do cliente. Portas de vidro permitem a integração visual com o restante do apartamento 40

LIVING | AGOSTO 2015


No acesso ao apartamento, em frente ao elevador, o aparador em vidro e laca branca quebra os tons escuros do ambiente. Bastante descolado, o quadro escolhido em conjunto pela arquiteta e clientes ĂŠ o destaque LIVING | AGOSTO 2015

41


Na sala de estar, amplas aberturas de vidro permitem a vista espetacular para a cidade. Ainda, a iluminação é especialmente favorecida graças a elas. Na sala de jantar, a fim de contrapor à contemporaneidade, o lustre de cristal pontua a mesa

Serviço Bon Brise Design www.bonbrisedesign.com

42

LIVING | AGOSTO 2015


LIVING | AGOSTO 2015

43


2 Cultura

Bauhaus Poltrona Wassily, design assinado por Marcel Breuer, de 1925, produzido atualmente pela Knoll

Abajur Luxus, da coleção Kaiser-idell, de Christian Dell, de 1931, atualmente produzido pela Fritz Hansen

LC3 Grand Modele Three-Seat Sofa, design de Le Corbusier, Pierre Jeanneret e Charlotte Perriand, de 1928, produzido atualmente pela Cassina

44

LIVING | AGOSTO 2015

Com a proposta de unir funcionalidade e estética, arquitetos fundaram, na segunda década do século 20, uma escola de artes inovadora para a época. Seu legado é visto com orgulho para a arquitetura e o design mundial por Kellyn Boniatti FOTOS Pecold E Miguel(ito)/shutterstock.com

Nessa escola de 1919, criada a partir da fusão da Escola de Artes e Ofícios e da Academia de Artes de Weimar, a intenção de seus fundadores – entre eles, seu principal mentor, o arquiteto Walter Gropius – era permitir a unificação entre o ensino da arte, da arquitetura, do design e do artesanato. Quando a Staatliches Bauhaus surgiu, na Alemanha (após a derrota na Primeira Guerra Mundial, no período que marcou o surgimento da República de Weimar), trouxe a influência do construtivismo russo e do De Stijl, o qual prezava pela funcionalidade das linhas geométricas e cores primárias. “Naquela época, a Alemanha era caracterizada pelo espírito liberal, que culminou em ideias novas e radicais para o campo das artes. As raízes do pensamento transformador da escola estavam em grande parte na própria Alemanha, desde o Deutscher Werkbund, a bem-sucedida organização do design alemão, criada em 1907, até o novo movimento artístico chamado Nova Objetividade”, contextualiza o arquiteto e professor Júlio Caetano.


Nesse cenário, parte do país, formada pelos grandes intelectuais da época, apoiava o socialismo e era influenciada, de acordo com o arquiteto, pelas experimentações culturais da Revolução Russa. “A proposta inicial da Bauhaus pregava a união das artes na formação das novas gerações de artistas, dentro de uma expectativa que era, além de estética, também ética e política, e foi descrita no manifesto da sua fundação, definido por Gropius, como uma nova guilda de artesãos”, explica. Além de Walter Gropius, que foi o primeiro diretor da Bauhaus e esteve à frente do processo que marcou o início da escola, outros nomes foram importantes para a época, entre eles os arquitetos Hannes Meyer e Ludwig Mies van der Rohe (um dos maiores nomes da arquitetura mundial e criador da célebre cadeira Barcelona). “A escola foi também um polo de atração de artistas de vanguarda de toda a Europa. Do corpo docente fizeram parte Johannes Itten, Theo van Doesburg, Wassily Kandinsky, Paul Klee, Lászlo Moholy-Nagy e Herbert Bayer, por exemplo. E, dentre os alunos que se destacaram, podemos citar Marcel Breuer, autor da cadeira Wassily, e Marianne Brandt, reconhecida pelos objetos domésticos que assinou”, lembra Júlio.

Mesas aninhadas B9, criadas por Marcel Breuer em 1925, atualmente produzida pela Thonet

Abaixo, a sede da Bauhaus, na cidade de Dessau. A obra é datada de 1926 e foi projetada pelo arquiteto Walter Gropius

LIVING | AGOSTO 2015

45


Pavilhão Barcelona, orginalmente construído como o pavilhão alemão para a Feira Mundial de 1929, em Barcelona, pelo arquiteto Ludwig Mies van der Rohe

Luminária Pendente, da coleção Kaiseridell, de Christian Dell, de 1931, atualmente produzida pela Fritz Hansen

Poltrona Barcelona, criada por Ludwig Mies van der Rohe para a Feira Mundial de 1929 46

LIVING | AGOSTO 2015

ESTILO INOVADOR “A Bauhaus foi a primeira escola a propor uma nova maneira de formar os artistas-designers, criando uma pedagogia própria, independente da tradição da Academia de Belas Artes, onde se formavam os arquitetos e designers”, explica o professor. Ainda, segundo ele, a partir da nova escola, então, um novo profissional surgiu. “Um misto de artista e artesão, habilitado a trabalhar com a indústria e treinado para conceber formas radicalmente simplificadas, derivadas da racionalidade e da funcionalidade”, completa. Dessa forma, a escola foi fundamental para a independência do design e da arquitetura no âmbito das Academias de Belas Artes, consagrando-se na história desses grandes segmentos. “No início, ela se estabeleceu sob a influência do expressionismo, derivando progressivamente em direção aos princípios da racionalidade que a caracterizava. Na proposta, os estilos da arquitetura e do design de bens de consumo se uniram em uma estética industrial que deveria, além do mérito artístico, ser funcional, barata e compatível com a produção em larga escala”, resume o arquiteto.


DA ALEMANHA PARA O MUNDO Embora naquela época não tenha exercido grande influência sobre a estética e a indústria, a escola foi, de acordo com Júlio Caetano, “decisiva para o desenvolvimento da arquitetura e do design em todo o Ocidente nas décadas seguintes ao seu fechamento (em 1933, devido a pressões políticas), especialmente por influência direta dos artistas e professores emigrados ou exilados com a ascensão do regime nazista de 1933”. As contribuições que deixou para o ensino do Design foram, certamente, a grande herança. Com ela, a abordagem pedagógica aliou teoria e prática em ateliês e oficinas e, com o tempo, esse método se espalhou pelo mundo e se consagrou como uma forma de ensino eficaz e moderna. “Outro legado importante é o design de mobiliário, onde os desenhos e as pesquisas de materiais nos projetos de Marcel Breuer, Mies van der Rohe e Mart Stam se tornaram paradigmáticos no desenho moderno.

A tipografia, o desenho têxtil e o desenho de objetos domésticos também foram influenciados pelas ideias lançadas na Bauhaus”, considera. Além disso, ela foi importante para a definição do Estilo Internacional – “corrente que dominou o pensamento moderno em arquitetura e design por décadas a partir dos anos 1930”. Com isso, as linhas retas e planas e o uso intensivo de concreto, aço e vidro ganharam força – esses elementos, para Júlio Caetano, caracterizaram o modelo fundamental da arquitetura moderna e até hoje podem ser facilmente encontrados em produções contemporâneas. Atualmente, ainda, observamos suas heranças em criações que fogem da arquitetura e do mobiliário. Seus traços racionalistas e minimalistas revolucionaram o design e aparecem em diversos campos, desde automóveis e eletrônicos, como é o caso dos produtos criados pela Apple, a itens de moda – grifes como Chanel, Balenciaga e Armani já se inspiraram nesse conceito para coleções de sucesso.

1 2

3

4

5

1.Poltrona Bottoni Slim, design assinado por Marcel Wanders; Moooi. www.moooi.com 2.Pufe Mila; Formatual Móveis. www.formatualmoveis. com.br 3.Abajur da coleção Lite; Massmi Iluminación. www.massmi.com 4.Tapete Scarlatti, da coleção Classe A; São Carlos, na Latina Haus. www.latinahaus.com.br 5.Mesas aninhadas; no Armazém do Sofá. www.armazemdosofa.com.br LIVING | AGOSTO 2015

47


Arquitetura

PARA

s e le

Apartamento ganhou decoração inspirada no universo masculino e encanta quem adora novidades. Tendências do design, grifes consagradas e muito bom gosto são destaques no projeto por Kellyn Boniatti FOTOS Jakub Dvorak/DIVULGAÇÃO

48

LIVING | AGOSTO 2015


LIVING | AGOSTO 2015

49


Em uma pequena cidade da Eslováquia, este apartamento de 148 m² faz parte do primeiro andar de um antigo prédio datado de 1938. O conceito principal do projeto, de acordo com os profissionais do escritório at26 architecture, era criar um lar que mais parecesse um grande salão de festas. A pedidos do morador, que adora receber seus amigos para noites descoladas e regadas a muita diversão, o layout do imóvel foi reconfigurado, dando espaço a dois cômodos interligados. O primeiro é um grande lobby, no qual está inserido o home office e a suíte – é nele que o proprietário descansa, relaxa e organiza sua rotina profissional. O segundo – e mais especial – é destinado a receber convidados. Além disso, ele ganhou um generoso (e desejado) sofá, capaz de abrigar inúmeros amigos para uma inesquecível sessão de cinema em casa. É chegar e se jogar! Ainda, um amplo espaço composto por mesa de jantar e bar é o cantinho ideal para encontros gastronômicos e festas particulares. 50

LIVING | AGOSTO 2015


Favorito da redação

Para demarcar os ambientes, a solução encontrada foi apostar em revestimentos distintos para o chão. No espaço destinado ao bar e ao jantar, a escolha foi por piso com formas geométricas em preto, branco e cinza

LIVING | AGOSTO 2015

51


52

LIVING | AGOSTO 2015


O piso estampado segue para o lavabo social e também é destaque no office. O mobiliário escuro representa a personalidade marcante do morador

ESSÊNCIA MASCULINA Tudo foi pensado de maneira a valorizar a personalidade e as preferências do morador. Seu estilo de vida pode ser apreciado nos detalhes escolhidos pelos arquitetos, desde a disposição dos cômodos, até os objetos decorativos. A cartela de cores apresenta, basicamente, tons escuros e sofisticados, como o preto (que por vezes aparece em dupla com o branco) e o dourado. Entre os materiais escolhidos para revestimentos e mobiliário, estão em destaque os tijolinhos pintados de preto, na parede lateral da área social, e a madeira de carvalho, que aparece em detalhes dos móveis e no piso. Obras de arte, peças de design assinado e as principais grifes do mobiliário mundial, como B&B Italia e Moooi, compõem com extrema elegância e exclusividade cada um dos cômodos. O resultado de tamanho Serviço bom gosto e personalidade é um lar atemporal, sofisticado e que, at26 architecture indiscutivelmente, preza pelo conforto de todos que nele chegam. www.at26.sk LIVING | AGOSTO 2015

53


Adoro!

Parceria

de sucesso A união entre as marcas Nescafé Dolce Gusto e MINI, ícones do design internacional, resultou em uma novidade que promete surpreender os viciados em café e apaixonados por carros. Trata-se da Dolce Gusto Genio Mini, uma edição limitada da máquina multibebidas, totalmente personalizada e inspirada na sofisticação dos veículos da grife de carros esportivos. Com características modernas, a peça-desejo é ideal para compor os mais variados ambientes. As tradicionais listras pretas conferem personalidade, sem perder o toque clássico dos carros da MINI. [www.nescafe-dolcegusto.com.br]

54

LIVING | AGOSTO 2015

Foto: Divulgação


Decoração

Pendente Babel; Duolux. www.duoluxsp.com.br Luminária Bloom, design assinado por Ferrucio Laviani; Kartell. www.kartellsp.com.br

Luminária Kroon 7; Moooi. www.moooi.com

LUZ

é tudo

Lustre Sassari; Breton. www.breton.com.br

Responsáveis por iluminar e determinar o clima de cada ambiente, os lustres e pendentes fazem toda a diferença na decoração. Confira nossa seleção e inspire-se para dar cara nova aos espaços de sua casa

Lustre Atomic Ceiling; Maison Valentina. www.maisonvalentina.net

56

LIVING | AGOSTO 2015

Luminária Leaf Suspension; Ginger & Jagger. www.gingerandjagger.com


Pendente Calicot, design assinado por Nathan Yong; Ligne Roset.​​ www.ligneroset.com.br

Lustre Zénith Rouge; Baccarat. www.baccarat.net.br

Luminária Abiu; Darono. www.darono.pt

Lustre Botti; Delightfull. www.delightfull.eu

Pendente/Plafon 2119-3px; Vivendi, na Trilux. www.triluxeletrica.com.br Fotos: Divulgação

LIVING | AGOSTO 2015

57


Luminรกria Beat Brass Stout; Lumini. www.lumini.com.br

Luminรกria Pylon; Tooy. www.tooy.it

Lustre de chifres em resina e metal; Dialma Brown. www. dialmabrownbrasil.com.br

Lustre ร“rion; Maria Pia Casa. www.mariapiacasa.com.br

58

LIVING | AGOSTO 2015

Luminรกria de teto Lust 8; Tok&Stok. www.tokstok.com.br


LIVING | AGOSTO 2015

59


Arquitetura

60

LIVING | AGOSTO 2015


REDUTO especial

Na China, este projeto é sinônimo de irreverência e descontração. O estilo ousado dos detalhes, somado às cores vibrantes e pontuais, revela uma atmosfera incrivelmente jovem por Kellyn Boniatti FOTOS Loove Image/Divulgação

Recentemente finalizado pelo estúdio Chi-Torch Interior Design, em Nova Taipé, na China, essa residência de 120 m² é a síntese da criatividade dos designers envolvidos. O projeto, comandado por Ciro Lui e Chloe Kao, é um reduto de ideias inusitadas e cheias de personalidade. De acordo com os profissionais, é indispensável que um lar traga elementos únicos para valorizar a história e as emoções de seus habitantes. Por isso, a paleta de cores escolhida traz tonalidades vibrantes, que se destacam em meio ao mobiliário cinza – preferências do proprietário. Paredes, sofás, cortinas e prateleiras, todos essencialmente neutros, abrem espaço para as almofadas estampadas e poltronas que ficam em evidência na área social. Ainda, o divertido quadro utilizado no estar e as peças de design irreverente, como a cadeira do cantinho de trabalho, simbolizam o bom-humor dos moradores. Materiais de diferentes estilos, entre eles as tubulações aparentes, que despertam um clima industrial no décor, e a madeira de demolição da mesa de jantar, proporcionam uma brincadeira divertida no interior da residência. Um bar suspenso, de maneira superousada, atrai os olhares de quem chega no local. LIVING | AGOSTO 2015

61


O tom industrial fica por conta da paleta de cores, especialmente trabalhada no cinza. Os detalhes aparentes da construção, como no teto, evidenciam o conceito

62

LIVING | AGOSTO 2015


Favorito da redação

Sobre a mesa de jantar, com tampo em madeira de demolição, um móvel curioso ganha destaque. O bar suspenso abriga as bebidas do proprietário com muita criatividade LIVING | AGOSTO 2015

63


CRIATIVIDADE INSPIRADORA Na área íntima, os dormitórios ganharam dimensões amplas e aconchegantes. Seguindo o estilo proposto na área social, esses ambientes também apresentam decoração inusitada. Como o proprietário tem personalidade marcante e descolada, o quarto dele, em especial, ganhou detalhes criativos ao extremo. A generosa cama, com base e cabeceira em azul, foi finalizada com almofadas temáticas. Como destaque, a escultura em frente à porta que se abre para a varanda. O imponente cavalo foi uma das escolhas pessoais do cliente. Além de bem-humorado, ele adora dedicar algumas horas do dia à leitura e ao trabalho, por isso, um espaço para o office também foi solicitado. Nele, sobre um tablado de madeira que o limita do restante do cômodo, o mobiliário clean deixa todas as atenções voltadas à cadeira com formato inspirado no corpo humano. Ela faz parte da coleção Him e Serviço Her, do designer Fabio Novem- Chi-Torch Interior Design ber para a italiana Casamania. www.chitorch.com

O dormitório do proprietário tem mobiliário clean e aconchegante. A escultura de cavalo é o ponto irreverente do ambiente 64

LIVING | AGOSTO 2015


LIVING | AGOSTO 2015

65


3 Sport Moda

Givenchy

chic

Foto

: Zé T akah

ashi/

Agên

cia F

otosit

e/Div

ulgaç

ão

Misturar conforto e elegância em um mesmo look é tendência garantida para as próximas estações. Esta moda, que abusa de referências fitness para um visual urbano e moderno, vem conquistando cada vez mais fashionistas – homens e mulheres. E aí, vai aderir? por CAMILA LÜBECK

Colcci

Foto: Monica Feudi/Feudiguaineri.com/Divulgação

66

LIVING | AGOSTO 2015


Moschino

Foto: Agência Fotosite/Divulgação

Lacoste

Bottega Veneta Foto: Agência Fotosite/Divulgação

Foto: Yannis Vlamos/Indigitalimages.com/Divulgação

LIVING | AGOSTO 2015

67


Já imaginou misturar peças originalmente vistas como contraditórias em uma mesma composição? É o que sugere o estilo sport chic, forte tendência nas passarelas e desfiles de moda do mundo todo, que une conforto, praticidade e elegância em looks formais ou descontraídos. A dica é deixar de lado a antiga regra de que tênis e moletom não combinam com looks elaborados e apostar no mix de peças fitness com complementos clássicos e luxuosos. Entre as principais tendências dessa febre fashion, calça jogging, jaqueta bomber, zíper aparente, short boxer e tênis aparecem como as mais atuais adotadas por fashionistas.

Valentino

Foto: IMAXtree/Divulgação

Gucci

Sonia Rykiel Foto: Marcus Tondo/Indigitalimages.com/Divulgação

68

LIVING | AGOSTO 2015

Foto: Agência Fotosite/Divulgação

Além disso, a escolha certa de tecidos também é essencial para resultar em produções sofisticadas. Materiais nobres, como o couro e a seda, entram na onda esportiva junto a texturas despojadas, como o neoprene – hit que saiu das praias direto para as ruas. Para homens e mulheres que desejam abusar das referências desse estilo e aderir à tendência, o principal conselho é perder o medo de ousar e criar visuais urbanos, confortáveis e contrastantes. Impossível não se apaixonar pela descontração e elegância da moda sport chic!


LIVING | AGOSTO 2015

69


Arquitetura

No jantar (e biblioteca), plaquetas de tijolo na parede combinadas ao piso de madeira proporcionam conforto e aconchego ao espaรงo


Universo MASCULINO

4 Na reforma, um antigo quarto virou sala de estar integrada ao jantar e à cozinha. A decoração ressalta o perfil do morador

Detalhes descontraídos e elementos decorativos inspirados nas grandes cidades garantem elegância única a este projeto de interiores. Misturar materiais e revestimentos foi a principal aposta dos arquitetos por CAMILA LÜBECK FOTOS Edu Castello/DIVULGAÇÃO

LIVING | AGOSTO 2015

71


Detalhes criativos decoram o im贸vel com estilo e personalidade. A influ锚ncia masculina do propriet谩rio pode ser vista em diferentes c么modos

72

LIVING | AGOSTO 2015


DIVIDINDO ESPAÇO COM A SALA DE JANTAR, O CANTINHO PARA LEITURA OFERECE UM REFÚGIO CONFORTÁVEL E ACOLHEDOR PARA os MOMENTOS DE DESCANSO. NA COZINHA, A MISTURA DE CORES CONFERE ALEGRIA E PERSONALIDADE AO LAR

Na busca por otimizar espaços e conceder uma atmosfera masculina ao apartamento do cliente, profissionais do DT Estudio arquitetaram espaços práticos e descontraídos para o novo projeto de interiores, com decoração que reflete a personalidade do morador. Situado na capital paulista, o imóvel de 105 m² sofreu alterações em sua estrutura a fim de integrar ambientes. De acordo com uma das especialistas responsáveis pelo projeto, o apartamento – originalmente com dois quartos e espaços desconectados – perdeu um dos dormitórios para ganhar uma nova área social, articulando a ligação entre a sala e a cozinha. O antigo estar deu lugar a sala de jantar e biblioteca, com estante feita sob encomenda com tubos de cobre e madeira de demolição para comportar os livros. A clássica poltrona Eames, pontuada pela luminária Jielde, imprime charme e personalidade ao local de

leitura. O largo pilar, que servia como suporte para a parede, foi visto inicialmente como dificuldade para a equipe, mas acabou sendo mantido e incorporado no layout do novo estar, limitando o espaço do sofá. As vigas descascadas e aparentes acentuam o aspecto urbano e masculino desejado pelo morador. Paredes em tons de cinza e plaquetas de tijolo acentuam o estilo e harmonizam com o restante do projeto. Como contraponto, o piso de madeira somado a peças de interiores escolhidas a dedo pelos arquitetos aquecem o ambiente. Na cozinha, a marcenaria escura cria volume único com a pedra da bancada. O toque de cor fica por conta do armário vermelho, que casa com o verde da parede. O dormitório mantém o espírito dos outros cômodos do apartamento, com soluções elegantes e referências urbanas. Tudo pensado a fim de fazer com que a personalidade do morador impere neste lar encantador. LIVING | AGOSTO 2015

73


A área íntima segue a elegância do restante do apartamento com décor simples, urbano e masculino

No banheiro, uma bancada de concreto feita sob encomenda apoia a cuba e decora junto à mistura de porcelanato com vidrotil 74

LIVING | AGOSTO 2015

Serviço DT Estudio www.dtestudio.com.br


LIVING | AGOSTO 2015

75


Arquitetura

O desnível no pé-direito com adesivo que remete a Igreja Sagrada Família revela a sofisticação do ambiente logo na entrada. A iluminação valoriza o painel, que é o destaque do projeto

Vintage,

mas atual

O lifestyle da gaúcha Leila Schuster inspirou o arquiteto Rogério Pandolfo na criação deste projeto de interiores que mistura o clássico com o contemporâneo. Aqui, a sofisticação impera! 76

LIVING | AGOSTO 2015


LIVING | AGOSTO 2015

77


No estar, tons terrosos dominam o mobiliário junto a detalhes decorativos coloridos e com toque vintage. A bicicleta retrô fornece personalidade ao ambiente, fazendo alusão à vida saudável de Leila Schuster

No jantar, a mesa de oito lugares com três diferentes tipos de cadeiras chama a atenção e contrasta com o encantador lustre de cristal

Veja mais fotos em nosso site www.revistaliving.com.br/ vintage-mas-atual

por CAMILA LÜBECK fotos Nilton Santolin/ divulgação

78

Em homenagem a ex-miss Brasil Leila Schuster, o arquiteto Rogério Pandolfo projetou um ambiente contemporâneo, que mescla elementos clássicos, modernos e vintage, na Casa Cor Rio Grande do Sul 2015. Em 62 m², as salas de estar e jantar desenvolvidas pelo profissional surpreendem pela sofisticação. Intitulado Life Style Luxo Leila Schuster, o espaço conta com características marcantes, como o desnível proposital no pé-direito, que demarca a entrada e saída do ambiente. Na extensão do forro de gesso, foi aplicado um adesivo que remete ao teto

LIVING | AGOSTO 2015

da Igreja Sagrada Família, arquitetada por Antoni Gaudí em Barcelona. De acordo com Pandolfo, a ideia de referência espanhola surgiu a partir do atual trabalho de Leila como colunista de viagens em um programa de TV. Também em função disso, foi projetada uma janela em formato de navio em alusão a uma viagem de cruzeiro. Quanto às cores escolhidas, as mais utilizadas foram o cinza e o ocre, que se aliam a eleServiço mentos dourados e alaranRogério Pandolfo jados presentes no projeto. rogeriopandolfo@uol.com.br


LIVING | AGOSTO 2015

79


Gastronomia

O irresistível Um verdadeiro vício, o café sempre esteve entre as principais manias mundiais. No Brasil, a tradicional bebida é considerada a segunda mais consumida, perdendo apenas para a água. Seus diversos tipos e formas de degustação, que variam de acordo com o gosto e a cultura de cada país, conquistam cada vez mais apreciadores, surpreendendo os amantes de novas misturas. Para entender melhor, confira duas saborosas receitas que levam o café como principal ingrediente e inspire-se para novas combinações. por CAMILA LÜBECK FOTOS My Life Graphic/shutterstock.com e Guilherme Camejo/DIVULGAÇÃO

80

LIVING | AGOSTO 2015

CAFÉ

5


CAFÉ VLK Rendimento: 1 copo de 200 ml Ingredientes: • 1 colher de sopa de doce de leite; • 1 colher de sopa de chocolate em pó 50% cacau; • 2 shots de café espresso ou 100 ml de café passado bem concentrado; • 100 ml de leite vaporizado e aquecido. Modo de preparo: Coloque o doce de leite e o chocolate no fundo da xícara e sirva o café por cima. Misture bem e depois adicione o leite. Decore com calda de chocolate, chocolate em pó ou, se preferir, coloque doce de leite na borda da xícara. Caso prefira uma bebida mais suaServiço ve, diminua a quantidade de café e auValkiria Café mente o leite na mesma proporção. www.valkiriacafe.com.br​

CAPPUCCINO AL GELATO Rendimento: 1 taça de 300 ml Ingredientes: • 100 ml de leite integral; • 50 ml de café espresso; • 100 g de gelato de chocolate 70% ao leite; • 50 g de ganache de chocolate 50%; • 60 g de chantilly caseiro. Modo de preparo: No liquidificador, bata o gelato junto ao leite e café, deixando o preparo bastante denso. Decore a taça de 300 ml com ganache de chocolate 50% e coloque o líquido batido. Em seguida, adicione o chantilly Serviço caseiro e polvilhe com cacau em Le Botteghe di Leonardo www.lebotteghedileonardo.com.br pó, canela ou gengibre.

LIVING | AGOSTO 2015

81


Moda

6

STREET

STYLE

Descobrimos o que os homens estão usando nas ruas e indicamos composições que podem ser facilmente copiadas em casa. É estilo e muita atitude para o seu dia a dia! por Kellyn Boniatti FOTOS Guas, Matusciac Alexandru, Stefano Tinti, Stefano Cavoretto, bokan, Ivan Kochergin, MaxFrost, g-stockstudio, javi indy, Voyagerix, Rasstock E Alexander Image/SHUTTERSTOCK.COM

Faz tempo que dissemos adeus para os pensamentos ultrapassados de que moda é coisa para mulher. O interesse do público masculino é tamanho que diariamente nos deparamos com novos sites, blogs e marcas que criam produtos especialmente para eles. Decididos e exigentes, os homens constroem um público qualificado e que não para de crescer no mercado fashion. São antenados nas principais tendências, vão atrás de informações sobre composições, se interessam pelos lançamentos das grandes grifes e buscam levar um pouco de tudo isso para o dia a dia, adequando as propostas das passarelas para uma rotina descolada e cheia de atitude. Por isso, conversamos com Thiago Oliveira, que é designer de moda e possui pós-graduação em Jornalismo de Moda. Nesse bate-papo divertido, encontramos inspirações para homens dos mais variados estilos. Ele, que já trabalhou para marcas conceituadas, como Alexandre Herchcovitch e Zara, atualmente é produtor de moda e personal stylist, assinando campanhas para Arezzo, Renner e L’Oreal, por exemplo. Referências bacanas e dicas inteligentes dadas por esse expert no assunto prometem facilitar a rotina daqueles que buscam estar cada vez mais impecáveis e alinhados com as tendências do momento. 84

LIVING | AGOSTO 2015

CASUAL Para recriar esse look, o styling indica peças básicas. “Jaqueta de couro, camisa e tênis são itens que 99% dos homens têm no guarda-roupa”, diz. Ainda, ele sugere uma calça com bom corte e lavagem. “Acessórios estilosos também são bem-vindos”, completa.


STREET CHIC “Perfeito para eventos descolados, baladas ou desfiles de moda”, comenta. Recriá-lo é possível, pois “apesar de ser composto por elementos de estilos diferentes, todos eles conversam entre si”, ressalta, lembrando que se deve investir em peças de tonalidades próximas. Aqui, o curinga foi a calça saruel, que permitiu a brincadeira com o boné.

CASUAL CHIC “Camisa social, jeans com bom corte, sapatos bacanas e acessórios criativos”, indica Thiago. É possível substituir a gravata borboleta por uma slim. Basta acrescentar um blazer ou jaqueta e o look fica perfeito para um happy hour.

CASUAL MODERNO Este look é superversátil, podendo ser usado tanto em almoços e jantares, quanto em um happy hour descontraído. Para fazer igual, aposte em uma camiseta básica, uma jaqueta de couro e um coturno estiloso – a peça-chave da composição.

LIVING | AGOSTO 2015

85


LUMBERJACK Por ser supercasual, este estilo é mais indicado para o dia. Uma camisa xadrex estilosa, um jeans skinny e um tênis, que pode ser substituído por botas e coturnos, são as peças sugeridas pelo stylist.

DESCOLADO Este look é ideal para o dia a dia, mas é preciso cuidado ao usá-lo em um evento noturno. “Apenas se for uma ocasião mais despojada”, orienta. Além do blazer e da camiseta básica, o tênis estilo Converse também é indispensável.

86

LIVING | AGOSTO 2015

SOCIAL Este é perfeito para ambientes de trabalho mais formais, ou para reuniões de negócios e festas que exijam trajes sociais. “É possível quebrar a formalidade substituindo o blazer por um colete ou uma jaqueta de couro”, orienta.


CASUAL Ideal para o dia, ele pode ser usado também em um evento mais descolado à noite. Com uma camisa jeans – curinga da composição – e uma calça de sarja, é possível recriar o look.

STREETWEAR Indicado apenas para ocasiões diurnas, como ir à faculdade, a parques ou um passeio no shopping. O boné pode ser substituído por uma boina. Dica: a camiseta e a calça jeans devem ser finalizadas com um tênis casual e confortável.

CASUAL CHIC Bastante versátil, pode ser usado desde passeios a almoços, jantares e casamentos em ambientes abertos. Para deixar o look mais sofisticado, invista em uma calça de sarja ou chino (que lembra alfaiataria) e um mocassim estiloso.

LIVING | AGOSTO 2015

87


STREETWEAR Para os dias que amanhecem mais frios, esse look, acrescido de um cachecol, é a escolha perfeita. Use-o em passeios em parques ou idas ao shopping, pois são ambientes que pedem muito conforto – por isso o tênis comfy é indicado.

CASUAL Bastante despojado e confortável, ele é perfeito para o dia a dia ou para viagens. Também pode ser aproveitado para um happy hour com amigos. Além da camisa, um jeans skinny (ou ainda mais justo) colorido, sapato descolado ou mocassim são indicados.

88

LIVING | AGOSTO 2015

STREET CHIC Para ambientes de trabalho e eventos descolados, como jantares com amigos e happy hours. O terno de tecido leve permite movimento e é bastante despojado para ocasiões mais informais.


LIVING | AGOSTO 2015

89


Produtos Pet Toca Balloo My Jeans; Amico Mio. www.amicomio.com.br

Arranhador para gatos ajustável Hi-Lo; Hepper. www.hepper.com

Toca cama para pets, acompanha almofada; Tok&Stok. www.tokstok.com.br

Cama-mesa Trapezista; Conviva! Design. www.convivadesign.com.br

Favorito da redação

90

LIVING | AGOSTO 2015

Fotos: Divulgação Foto: Cão em Quadrinhos/Divulgação


Rede Bambú Hammock I; Pet Lounge Studios. www.petloungestudios.com

7

Foto: Jason Tozer/Divulgação

Conforto

Arranhador de parede para gatos Skritch; Wowbow London. www.wowbow.co.uk

Peças multifuncionais com design moderno e criativo garantem mais conforto e diversão para o pet – e, de quebra, decoram a sua casa. Incrível!

DECORATIVO Cama Marin; Cairu Design. www.cairudesign.com

Caixa Banco Cama PET; UDI Design Sustentável. www.lojaudi.com.br Fotos: Divulgação

LIVING | AGOSTO 2015

91


Arquitetura

A área social possui integração total entre os ambientes – sala de jantar, estar e TV foram unificadas pelas arquitetas


A FAMÍLIA

aumentou O projeto assinado pelas arquitetas Camila Benegas e Paula Motta, do escritório Casa 2 Arquitetos, esbanja funcionalidade e muita beleza. Nos 90 m² do apartamento localizado no bairro Perdizes, em São Paulo (SP), a dupla precisava deixar tudo pronto – e lindo! – até a chegada do novo bebê, que aconteceria em cinco meses. Além da praticidade do novo layout, o jovem casal solicitou às profissionais que explorassem o conforto dos ambientes, de maneira que pudessem receber amigos e familiares para almoços e jantares. “O proprietário adora cozinhar, por isso criamos um balcão de apoio com banquetas, onde ele pode ficar conversando com

À espera do primeiro filho, casal decide reformular os ambientes do apartamento em busca de mais praticidade e aconchego para a nova fase por Kellyn Boniatti FOTOS Mariana Orsi/DIVULGAÇÃO

os convidados enquanto prepara um prato”, conta Camila. A mesa de jantar Saarinen foi a escolha para receber seis pessoas – caso precisem, ainda podem acomodar mais algumas. A disposição original da planta do imóvel contava com três dormitórios, que após a obra foram transformados em duas suítes, um home office e, ainda, proporcionaram o aumento do living. O mobiliário em laca branca e madeira clara permitiu às arquitetas ousarem em alguns detalhes, como as cadeiras do jantar e o quadro Manabu Mabe utilizado atrás do sofá. Nos dormitórios, a base branca torna os cômodos bastante neutros e acolhedores, deixando o toque de cor para o enxoval.

O home office ganhou uma generosa prateleira com nichos, que organizam os pertences do proprietário e deixam em destaque alguns objetos LIVING | AGOSTO 2015

93


O quarto do casal tem cores suaves e a cabeceira ganhou iluminação especial

O dormitório do bebê apresenta um belo nicho iluminado sob a cama de apoio, no qual podem ficar guardados objetos do dia a dia

94

LIVING | AGOSTO 2015

Serviço Casa 2 Arquitetos www.casa2arquitetos.com.br


Adoro!

De tudo

UM POUCO! Você já imaginou uma mesa repleta de possibilidades de uso? Vaso de flor, balde de gelo, caixa para brinquedos... Como o próprio nome diz, a Everything Table permite que os mais diversos itens sejam colocados nela. Útil e com design muito interessante, ela é produzida em aço e alumínio e possui um recipiente fechado por vidro, com um pequeno acesso para a parte interna – o que permite que ela seja usada para manter bebidas geladas ou como terrário para plantas, por exemplo. E então, como você usaria essa divertida mesa? [www.objectinterface.ca]

96

LIVING | AGOSTO 2015

Fotos: Cindy Blazevic/Divulgação


LIVING | AGOSTO 2015

97


Arquitetura

98

LIVING | AGOSTO 2015


Atitude

INTEGRADA

Após a repaginação deste apartamento, os moradores se surpreenderam com o resultado da obra. Espaços amplos e unificados ganharam vida em meio a uma atmosfera cheia de personalidade por Kellyn Boniatti FOTOS LEO GIANTOMASI/DIVULGAÇÃO

LIVING | AGOSTO 2015

99


A bancada da cozinha ganhou uma mesa integrada, proporcionando o melhor aproveitamento do espaço

Ao reformar este apartamento de 62 m², os profissionais da Ecto Arquitetura escolheram elementos para favorecer a integração entre os cômodos sociais, a fim de criar um amplo espaço de convívio para a família e seus convidados. Assim, de acordo com Rodrigo Berloffa, um dos responsáveis pelo projeto, a unificação da cozinha com a sala de estar e o home theater foi imprescindível para o sucesso da proposta. Ainda, segundo ele, a retirada das paredes de um antigo dormitório, de maneira a maximizar a sala, também auxiliou na ampliação do local. Para aproveitar cada espaço disponível, a mesa de jantar foi embutida na bancada da cozinha, proporcionando múltiplas funções ao elemento. Como destaque, a escolha dos revestimentos e acabamentos, que foi um dos principais fatores para a realização de uma atmosfera despojada e cheia de personalidade. O mobiliário em madeira marcante traz ares elegantes aos ambientes, enquanto a ousadia do cimento aparente – visível no teto e nas paredes – quebra a seriedade e serve como base para a iluminação com trilhos expostos em preto fosco. Com elementos assim, repletos de atitude, peças neutras também foram selecionadas pelos arquitetos. Elas suavizam o décor e criam um cenário harmonioso entre os ambientes. Para o dormitório – que também ganhou mais espaço devido à retirada de um quarto original do imóvel –, os profissionais optaram por criar, além do espaço de descanso, uma área para o trabalho. Assim, a marcenaria foi bem-elaborada, criada como uma peça única, que deixa a cama conectada na bancada e demarca o comprimento do cômodo.

O aconchegante sofá para a sala de TV permite agradáveis horas de relax aos moradores 100

LIVING | AGOSTO 2015


Cores escuras como o preto e o cinza do cimento queimado sĂŁo constantes na proposta. A madeira surge como uma aconchegante referĂŞncia

LIVING | AGOSTO 2015

101


O dormitório ganhou maiores dimensões ao ser integrado a um antigo cômodo sem uso. Com isso, sobrou espaço, inclusive, para o home office do proprietário

Serviço Ecto Arquitetura www.ectoarq.com

102

LIVING | AGOSTO 2015


Arquitetura

Um lar

para amar Despojada e vibrante, a decoração deste apartamento reflete a personalidade do jovem casal de moradores com muito estilo. No projeto de interiores, elementos criativos e acolhedores surpreendem por CAMILA LÜBECK fotos Vanessa Bohn/divulgação

104

LIVING | AGOSTO 2015

Procurada por um jovem casal de médicos com rotinas corridas e agitadas, a arquiteta Carolina Rocca idealizou um acolhedor projeto de interiores para o apartamento dos clientes. “É para entrar e não sair mais”, afirma. Situado em Porto Alegre (RS), os 70 m² do imóvel foram aproveitados de forma prática, com confortáveis ambientes de convívio – e até mesmo um espaço dedicado especialmente à filha canina do casal. Segundo a especialista, o ponto de partida para o projeto foi priorizar o aconchego através da integração dos espaços sociais, como a área da cozinha, churrasqueira e sala de estar. O estilo despojado da decoração, que mistura a rusticidade de alguns materiais com a contemporaneidade de elementos e cores contrastantes, define o perfil alegre e vibrante dos proprietários que adoram viajar e receber visitas de amigos e familiares.


No estar, o adesivo de parede Keep Calm and Drink Beer reflete a personalidade despojada do jovem casal de moradores

LIVING | AGOSTO 2015

105


DETALHES ESPECIAIS Ao entrar no apartamento, o quadro dos Simpsons situado no hall encanta, proporcionando diversão ao décor logo de cara. Revestimentos e tonalidades quentes dão a neutralidade necessária para basear o projeto, tais como o piso laminado com aparência natural e rústica e a luminária pendente laranja de tecido no jantar. Como contraponto, o preto utilizado no home da TV somado ao volume da churrasqueira confere toques modernos ao espaço. No coração do estar, vegetações que possuem valor sentimental para os moradores ganharam ênfase. Posicionado próximo à janela, onde há claridade e ventilação para os verdes, o minijardim sobre um palete surpreende pela naturalidade. Como principal destaque decorativo do apartamento, o adesivo de parede Keep Calm and Drink Beer, que revela a apreciação do cliente por cerveja, foi incorporado como uma certa brincadeira ao projeto, além de ressaltar o perfil descontraído dos médicos. Já na suíte, o destaque fica por conta da “cama de cachorro” projetada no criado-mudo. De acordo com Carolina, o maior diferencial do projeto é a versatilidade dos espaços rústicos e ao mesmo tempo com nuances contemporâneas. “O resultado final evidencia o desejo dos proprietários por um projeto único, que não se compra pronto, pois cada elemento tem a cara dos donos”, finaliza. Vegetações com valor sentimental para os clientes ganharam destaque no projeto. O verde das plantas confere frescor e naturalidade ao ambiente

106

LIVING | AGOSTO 2015


Favorito da redação

Cores fortes e contrastantes dominam o décor do quarto. O destaque fica por conta do espaço no criado-mudo especial para a cadelinha do casal, além da luminária pendente ao lado da cabeceira da cama

Serviço Carolina Rocca www.crarquiteturaepaisagismo.com.br

LIVING | AGOSTO 2015

107


Adoro!

VIAJE

com estilo Com a proposta de satisfazer o estilo de vida dos exploradores urbanos, a coleção de malas Nightflight da Montblanc surge para tornar qualquer viagem ainda mais agradável. Os novos produtos contam com o tradicional design sofisticado da marca, além de versatilidade, resistência e funcionalidade. A linha contempla malas para viagens curtas, bolsas urbanas e malas do tipo trolley, que possuem espaço removível para bilhetes aéreos e documentos, garantindo maior praticidade. A nova coleção é feita em couro macio, com rodas que oferecem um deslizar suave e alças com a opção de ajuste da altura. [www.montblanc.com]

108

LIVING | AGOSTO 2015

Foto: Divulgação


LIVING | AGOSTO 2015

109


Living Visita

Vanessa GallardO Versátil e criativa, a arquiteta gaúcha abre as portas de seu lar e revela como gosta de viver. Em meio a muito conforto, o charmoso apartamento esbanja classe e traduz a personalidade dos moradores por KELLYN BONIATTI fotos Glauco arnt/especial

Uma apaixonada pelo mundo. Assim podemos definir Vanessa Gallardo, arquiteta natural de Caxias do Sul (RS). Da cidade natal, encantadora região serrana, de colonização italiana, para o mundo – São Paulo, Londres, Gramado e, por fim, Porto Alegre, diversos foram os locais por onde ela já se aventurou. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Unisinos, com especialização em Design Estratégico pelo Istituto Europeo di Design (IED) e mestrado em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Vanessa é uma entusiasta da carreira, adora descobrir novidades e está sempre em busca de conhecimento. “A arquitetura é muito flexível, pois possibilita atuar em diferentes campos, abrangendo áreas que demandam criatividade e planejamento. Optei por uma profissão que se encaixa perfeitamente com a minha personalidade. Essa é a carreira que eu deveria seguir, não tenho dúvidas”, afirma.

110

LIVING | AGOSTO 2015

Há 10 anos no segmento, Vanessa é uma profissional inquieta, adora desafios e explorar novos caminhos. “Sou, definitivamente, muito versátil. Gosto de tudo relacionado à criatividade. Trabalho com design, na criação de produtos para a indústria, que inclui mobiliário e objetos para casa, estamparia de tecidos e linhas de louças”, explica. Além dessas criações, Vanessa atua como coordenadora e docente no curso de Arquitetura e também assina projetos, nos quais busca proporcionar bem-estar e realização aos clientes. “Gosto de trabalhar em diferentes áreas, isso me motiva muito. Para a criação de produtos, me inspiro em referências internacionais, especialmente o design britânico, holandês e escandinavo. Considero muito os materiais locais e nacionais. Em meus projetos, gosto de misturar estilos, de revelar contrastes, de unir o antigo ao novo. Gosto de partir das formas puras e contrapô-las a alguns elementos de maneira pontual”, considera.


LIVING | AGOSTO 2015

111


O décor aconchegante e sofisticado representa o perfil dos moradores. A mesa de centro, desenhada por Vanessa, pode receber uma almofada de couro e ser transformada em pufe para os dias de casa cheia

PROFISSÃO PODEROSA “A arquitetura é um agente transformador – das pessoas, da paisagem e do seu tempo. Ela interfere no espaço onde vivem as pessoas, não se resumindo a apenas um abrigo, mas sim à beleza, ao conforto, à sua utilização e apropriação. A arquitetura é uma profissão que transforma sonhos em algo que transcende o material – algo que se vê, que se utiliza, que se sente”, resume a profissional. No apartamento onde vive com o marido, o estilo do casal é destaque nos detalhes planejados pela arquiteta. Em 100 m² e sobre uma base neutra, contrastes e toques pessoais são os pontos principais. Objetos de diferentes estilos criam uma mistura que resultou em um espaço aconchegante e sofisticado. “Como o apartamento não

112

LIVING | AGOSTO 2015

é grande, foi pensado para ser bem funcional. Priorizamos muito o conforto, nosso lar é despojado, mas sem perder a elegância”, diz. No living, integrado ao jantar, além de peças muito queridas pelos proprietários, como a máquina de escrever, que Vanessa herdou do bisavô, e os quadros que trazem cartões-postais emoldurados, ganham espaço os itens assinados pela arquiteta. Entre eles, a luminária, a mesa de apoio com tampo estampado e a cadeira Nua com Salto, em evidência no office. O fator surpresa do projeto, de acordo com Vanessa, está no lavabo. Bastante inusitado, ele exibe paredes em cimento queimado e iluminação especial, que destaca ainda mais a proposta ousada do pequeno ambiente.


A arquitetura é uma profissão que transforma sonhos em algo que transcende o material – algo que se vê, que se utiliza, que se sente

Favorito da redação

À esquerda, o office recebeu a ousada cadeira criada por Vanessa. Ela imita pernas femininas e é finalizada com um belo par de sapatos. Acima, a arquiteta orgulha-se das peças que já assinou para a indústria, como a luminária de chão

Serviço Vanessa Gallardo design@vanessagallardo.com

LIVING | AGOSTO 2015

113


Design Carrinho Chariot, versões em metal e MDF laqueado ou madeira natural, design assinado por GamFratesi; Casamania. www.casamania.it

Carrinho Tins, design assinado por T&S Design; Tok&Stok. www.tokstok.com.br

Carrinho Luxembourg Dresser, design assinado por Frédéric Sofia; Fermob. www.fermob.com

Carrinho Barboy, design assinado por Verner Panton; Verpan. www. verpan.com

114

LIVING | AGOSTO 2015

Carrinho Fonteyn, design assinado por Steuart Padwick; Made. www.made.com

Fotos: Divulgação


Foto: Jomar Bragança/Divulgação

Carrinho Gastone, dobrável, design assinado por Antonio Citterio; Kartell. www.kartellsp.com.br

Carrinho Olívio, com duas bandejas, em multilaminado de madeira natural; Atelier Fernando Jaeger. www.fernandojaeger.com.br/atelier

No ambiente “Apartamento do Executivo”, da Casa Cor Minas Gerais 2014, o arquiteto David Guerra utilizou o icônico carrinho de chá JZ, com design assinado por Jorge Zalszupin e reeditado pela Etel. www.etelinteriores.com.br

Mão

na roda!

Funcionais e criativos, os carrinhos de chá e bar proporcionam muita praticidade para a rotina da casa. Além de servirem como apoio e se locomoverem facilmente pelos ambientes, eles garantem um toque supercharmoso ao décor. E aí, onde vai estacionar o seu? LIVING | AGOSTO 2015

115


Beleza

Puro

r u o m a gl Deixe seu visual ainda mais sofisticado com as tendências de beleza que estão bombando no mundo da moda. Aposte em cores vibrantes para os lábios e combine-as com esmaltes do mesmo tom para produções chiques e harmônicas por CAMILA LÜBECK FOTOS Wytske van Urk, imagehub e Picsfive/shutterstock.com e DIVULGAÇÃO

Não há como negar que 2015 é um ano de muitas tendências vibrantes e inovadoras de moda e beleza. Entre as novidades, cores fortes e alegres para unhas e lábios foram consideradas verdadeiros hits da temporada outono-inverno, que prometem seguir por muitas outras que vem por aí. Para produções ainda mais completas e sofisticadas, esmaltes e batons em sintonia – que deixaram de ser vistos como bregas –, dominam as passarelas mundo afora, conquistando cada vez mais adeptas. A brincadeira monocromática não exige nenhum tipo de restrição quanto às cores a serem combinadas. Dos discretos aos escuros, o ideal é harmonizar com a tonalidade da pele de cada mulher, além de se adequar a roupas, cabelos e maquiagens. Para quebrar a mesmice, a dica é investir em cores novas e arriscar diferentes tons para visuais menos monótonos. Cores vibrantes, como roxo, vinho 116

LIVING | AGOSTO 2015

e vermelho, funcionam melhor para eventos noturnos, por chamarem mais atenção. Já as tonalidades neutras, como nude, pêssego e rosa claro, podem ser usadas no dia a dia em compromissos de trabalho ou momentos de lazer. As mais ousadas estão livres para apostar em cores alegres tanto para o dia quanto para a noite. Tons rosados e alaranjados estão em alta para visuais charmosos, intensos e femininos. O importante é ter bom senso na hora de combinar as cores de acordo com o que a ocasião pede. Para caprichar na produção, o principal conselho é escolher a cor que mais combina com a sua personalidade para visuais chiques e, ao mesmo tempo, divertidos. Como fonte de inspiração, selecionamos dicas de batons e esmaltes com as combinações ideais para cada tom de pele. Confira as tendências dominantes deste estilo harmônico e monocromático e arrase com lábios e unhas perfeitos!


VINHO Sucesso da temporada, a cor vinho está em alta para unhas e lábios. Clássica, ela transforma looks básicos em sofisticados com muito glamour. Batons nessa tonalidade conferem ousadia a produções do dia a dia e elegância a maquiagens carregadas para a noite. Morenas e negras podem abusar das nuances fechadas. Já as de pele clara devem optar por tons mais abertos ou escolher cores puxadas para o roxo. Nas unhas, esmaltes vinho combinam com qualquer tom de pele, contrastando e criando um visual mais dramático em mulheres brancas.

1

3

5 4

Boca perfeita

2

nude Escolher um batom nude não é tão simples como parece. Existem diversos tons e acabamentos que devem ser levados em conta na hora de selecionar o ideal. Para o efeito de boca apagada, a cor deve ser semelhante ao tom da pele, assim como uma base ou um corretivo. Se a intenção é neutralizar, o tom do batom precisa ter contraste em relação ao tom de pele, de preferência mais escuro. Há quem diga, ainda, que o nude perfeito é aquele que apenas ressalta o tom natural, ou seja, não apaga nem destaca. Nas unhas, ele funciona para alongar os dedos.

6

1.Batom Velvet Violet, da coleção Lip Color Matte; Tom Ford. www.tomford.com 2.Esmalte 490 Ruby Do, da coleção Complete Salon Manicure; Sally Hansen. www.sallyhansen.com 3.Delineador de lábios 5 Deep Aubergine, da coleção Lip Liner To Go; Sephora. www.sephora.com 4.Esmalte 02 Back In The Limo; Essie. www. essie.com 5.Batom Be Free, da coleção Marvelous Moxie; bareMinerals. www.bareminerals.com.br 6.Delineador de lábios Honey(bun) 302, da coleção (P)outliner; Marc Jacobs. www.marcjacobs.com

Tenha uma rotina de cuidado com os lábios;

Encontre o tom de batom ideal para o seu rosto;

Com o lápis de contorno, desenhe os lábios da forma que desejar;

Pincele um pouco de corretivo nos lábios antes de aplicar o batom. Ele ajuda a fixar a cor por mais tempo;

Aplique o batom com pincel para evitar borrões;

Para tirar o excesso, beije um guardanapo e aplique-o novamente. A segunda aplicação garante o nível ideal de cobertura na maquiagem.

LIVING | AGOSTO 2015

117


vermelhO Nos lábios, as tonalidades vibrantes do vermelho combinam com mulheres de pele clara para produções alegres e sofisticadas. Loiras e morenas podem abusar do clássico vermelhão, ou então apostar nas versões alaranjadas. Tons escuros são menos recomendados para peles muito brancas, pois costumam deixar o visual um pouco pálido. Para as unhas, as recomendações seguem as mesmas. Apesar das dicas, não há como negar que, independente do tom, esmaltes e batons nessa cor são o must have das temporadas.

1

3

2

Favorito da redação

rosa claro Conhecida como uma cor feminina e apaixonante, o rosa destaca visuais com muito charme e modernidade. Batons em tonalidades claras combinam com maquiagens carregadas e olhos marcantes, mas também vão bem com produções leves e discretas. São mais recomendados para mulheres de pele clara, pois proporcionam naturalidade aos lábios. Vale lembrar que tons muito suaves tendem a enfatizar a cor dos dentes, podendo aparentar que são mais amarelados. Esmaltes nessa cor criam produções delicadas, românticas e superfemininas.

4

5

6

1.Batom 306 Carmin Escarpin, da coleção Le Rouge Givenchy; Givenchy. www.givenchybeauty.com 2.Esmalte Lola 134, da coleção Enamored; Marc Jacobs. www.marcjacobs.com 3.Delineador de lábios 240 Striking, da coleção ColorBurst Matte Balm Crayon; Revlon. www.revlon.com 4.Batom Real Doll, da coleção MAC Is Beauty; MAC. www.maccosmetics.com.br 5.Esmalte Pink Crush, da coleção Vernis; Tom Ford. www.tomford.com 6.Delineador de lábios 537 Mauve Desinvolté, da coleção Rouge Dior; Dior. www.dior.com 118

LIVING | AGOSTO 2015


LIVING | AGOSTO 2015

119


Arquitetura

O projeto de interiores foi pensado a fim de valorizar o pé-direito duplo com decoração clean, arejada e minimalista

À moda do chef Projetada para um chef de cozinha que adora trazer referências internacionais para dentro do lar, este imóvel conta com uma decoração cheia de personalidade, e tem a cozinha como ambiente central por CAMILA LÜBECK fotos Gustavo Awad e Rogerio Cajui/Caad Fotografia/divulgação

120

LIVING | AGOSTO 2015


Em São Caetano do Sul (SP), o chef de cozinha e proprietário desta residência de 300 m² contou com a ajuda da arquiteta Barbara Dundes para desenvolver seu novo lar (situado em um antigo armazém que pertencia ao avô). Ao cliente descolado que viaja o mundo todo em busca de conhecimento profissional, foram planejados espaços que representam o seu estilo de vida, com detalhes trazidos de viagens que dão destaque à decoração. Para isso, a especialista revela que foi preciso mergulhar nas histórias do morador para trazer um pouco de cada local visitado para o seu dia a dia. Segundo a arquiteta, o projeto de interiores foi desenvolvido de acordo com a inclinação do terreno, aproveitando ao máximo a luz natural através de diversas aberturas. O pé-direito duplo é responsável pelo toque clean e minimalista tanto na fachada do imóvel, quanto nos amplos ambientes internos. Barbara apostou em valorizar o lifestyle do morador através da mescla de elementos clássicos e garimpados com peças contemporâneas, criando o estilo high-low. No estar, o aparador trazido de Minas Gerais contrasta com o tapete de estampa geométrica e proporciona charme junto ao piso em cimento queimado. Os quadros e pôsteres de filmes antigos sobre o sofá criam uma composição colorida e original, imprimindo personalidade ao cô-

modo. No jantar, o toque especial fica por conta da cristaleira de madeira com vidro, posicionada entre duas tampas de barris de carvalho, vindas da África do Sul. As inúmeras histórias contadas nas paredes da casa tornam o projeto único, ressaltando as características marcantes do morador. ESPAÇOS QUE PREVALECEM Entre as solicitações do chef, havia dois pedidos principais: uma cozinha no centro da casa e uma adega para expor seus vinhos especiais. Os desejos do proprietário foram atendidos com muita dedicação pela profissional, que projetou espaços encantadores e sofisticados inspirados no perfil do morador. Responsável por separar as salas de estar e jantar, a cozinha mostra-se uma peça de extrema importância no projeto, já que o cliente adora receber convidados e cozinhar para eles com seus próprios temperos cultivados no pomar – área aproveitada nos fundos da residência. Para a criação da adega, a solução foi projetá-la em um espaço subterrâneo, aproveitando os tijolos do antigo armazém, com caixas de vinho que fazem parte da decoração. “Aprendi muito fazendo esse projeto, cada reunião e apresentação foram aulas sobre vinhos e vinícolas que agregaram muita cultura sobre cada peça garimpada”, conta a arquiteta.

LIVING | AGOSTO 2015

121


Peças novas misturam-se a móveis e objetos garimpados pelo morador em viagens, leilões ou antiquários, imprimindo o estilo high-low dos ambientes

Serviço Barbara Dundes www.barbaradundes.com.br

122

LIVING | AGOSTO 2015

O espaço térreo do antigo armazém foi aproveitado para a criação de uma charmosa adega subterrânea desejada pelo proprietário


LIVING | AGOSTO 2015

123


Adoro!

HB

Chilli Beans

Lema21

Secret

Thom Browne

Ralph Lauren

QUATRO OLHOS 124

LIVING | AGOSTO 2015

Cutler & Gross

Usar óculos de grau não é mais uma desvantagem. Com a variedade de cores e modelos, eles deixaram de ser considerados incômodos e tornaram-se destaque nos visuais. Escolha a armação que mais combina com o seu estilo e arrase! Fotos: Divulgação


LIVING | AGOSTO 2015

125


Moda

126

LIVING | AGOSTO 2015


Cenário

inspirador por CAMILA LÜBECK

Com detalhes femininos e tropicais, a campanha primavera-verão 2016 da Florinda surpreende. Fotografada na floresta amazônica, a modelo Nathalie Edenburg exibe a nova coleção da marca em meio a deslumbrantes paisagens e belezas naturais. Rendas, bordados e aplicações 3D são alguns dos destaques das estampas da grife. Intitulada Flor de Mee, a coleção é inspirada nas obras da artista botânica inglesa Margaret Mee, especialista em plantas da região e responsável por realizar a primeira imagem da rara Flor da Lua, planta que floresce e morre no mesmo dia apenas uma vez ao ano. A inspiração ideal para as próximas estações encontra-se neste incrível editorial de moda!

Ficha Técnica: Fotógrafo: Zee Nunes Casting: Nathalie Edenburg Beleza: Rodrigo Costa Styling: Pedro Sales Florinda www.vivaflorinda.com.br

LIVING | AGOSTO 2015

127


128

LIVING | AGOSTO 2015


LIVING | AGOSTO 2015

129


130

LIVING | AGOSTO 2015


LIVING | AGOSTO 2015

131


132

LIVING | AGOSTO 2015


LIVING | AGOSTO 2015

133


Turismo

Arte

NO MUNDO DA

8

Embarque conosco em uma apaixonante viagem pelo UNIVERSO das artes e descubra maravilhas que somente os mais valiosos museus são capazes de proporcionar por Kellyn Boniatti FOTOS David Ionut, S-F, Alexander Donchev, Alice Photo, cristapper, Pres Panayotov, Tupungato, Ivica Drusany/Shutterstock.com

134

LIVING | AGOSTO 2015

Visitar um museu é como fazer uma viagem no tempo. Nele descobrimos curiosidades e conhecemos de perto obras que marcaram a história e representam um imenso valor para a cultura mundial. Os principais destinos turísticos do mundo, como Paris e Londres, além de serem verdadeiros encantos e conquistarem fãs devido às maravilhas – entre gastronomia, hospedagem e entretenimento – que oferecem, também proporcionam um passeio repleto de conhecimento, no qual a ida aos principais museus é parada obrigatória para a maioria. Na capital francesa, por exemplo, o mais visitado museu de todos os tempos – o Louvre. Gigantesco e cheio de história para mostrar, ele reúne os maiores clássicos da arte mundial. Já em solo londrino, desbravar as excentricidades do mais importante museu de arte moderna da atualidade com certeza está no roteiro dos turistas. Em agosto visitamos, ainda, Amsterdã e Bruxelas, onde nos maravilhamos com outros dois belíssimos locais. Apreciar a arte, se emocionar com ícones que antes só foram vistos em livros... Quem não sonha conhecer os mais belos museus do mundo?


A Grande Pirâmide, em vidro e metal, é a entrada principal do Louvre. Ela foi projetada pelo arquiteto Ieoh Ming Pei

Museu do Louvre Um dos maiores e mais famosos museus do mundo, o Louvre está localizado em um privilegiado endereço francês, próximo ao rio Sena, em Paris. Para visitar o local, a dica é organizar um itinerário, pois devido à grande extensão do espaço e à imensidade de obras que merecem ser admiradas, a definição do roteiro deve ser a primeira etapa (para quem espera ver tudo – ou, pelo menos, quase tudo –, o ideal é destinar um dia inteirinho ao passeio). O museu possui três entradas – Denon, Sully e Richelieu –, e escolher uma delas é a decisão inicial. Nessas alas, o turista encontrará uma infinidade de obras de arte e peças que marcaram a história. São 11 coleções – Antiguidades orientais; Antiguidades egípcias; Antiguidades gregas, etruscas e romanas; Oriente mediterrâneo no Império Romano; Artes do Islão; Objetos de Arte; Artes gráficas; Esculturas; Pinturas; Artes da África, da Ásia, da Oceania e das Américas e Louvre medieval. É nele que estão as mais famosas obras do mundo, como a Mona Lisa (na Ala Denon), de Leonardo da Vinci, a Vênus de Milo (na Ala Sully) e o Código de Hamurabi (na Ala Richelieu). www.louvre.fr

Um dos maiores e mais importantes museus, o Louvre abriga as mais famosas obras de arte do mundo. Mona Lisa e Vênus de Milo são algumas das preferidas LIVING | AGOSTO 2015

135


Tate Modern Não é novidade que Londres é a cidade dos museus. São infinitas opções para os turistas que desembarcam na capital britânica. Dos clássicos aos modernos e inusitados, por lá é possível ficar por dentro de tudo quando o assunto é arte. E a Tate Modern é um dos espaços mais incríveis e diferentes. O local abriga centenas de exemplares das mais valiosas obras de arte moderna, datadas do início do século 20 até os dias atuais, e está localizado em um estiloso prédio, no qual antigamente existia uma usina elétrica, às margens do rio Tâmisa. Além do belíssimo acervo, que conta com obras de Pablo Picaso, Claude Monet, Piet Mondrian e Joan Miró, a Tate Modern promove constantes mostras, exposições e instalações temporárias. www.tate.org.uk

A Tate Modern proporciona diversas atrações aos visitantes. Além de apreciar as obras do acervo, eles também podem conferir instalações, mostras e exposições temporárias 136

LIVING | AGOSTO 2015


Inaugurado há 42 anos, o Museu Van Gogh é muito visitado pelos admiradores da arte moderna

Museu Van Gogh Visto como uma das melhores atrações de Amsterdã, o Museu Van Gogh possui a maior coleção de obras deste que é considerado o mais importante artista impressionista de todos os tempos. O espaço foi inaugurado em 1973 e além das obras de Vicent van Gogh, possui em seu acervo peças de outros grandes nomes do impressionismo e pós-impressionismo, como o célebre Paul Gauguin. No último mês de julho, a morte de Van Gogh completou 125 anos e essa data fez com que mais de 1 milhão de visitantes passassem pelo museu ainda no primeiro semestre do ano. Em breve, no dia 4 de setembro, um novo edifício será oficialmente inaugurado. A exposição When I Give, I Give Myself, com 23 artistas e escritores de todo o mundo, que assinam obras inspiradas nas cartas escritas por Van Gogh, está em cartaz e pode ser conferida até janeiro de 2016. Para quem é fã da arte moderna, o passeio é obrigatório! www.vangoghmuseum.nl LIVING | AGOSTO 2015

137


Além da reprodução de diversas cenas das histórias em quadrinhos, o museu exibe impressionantes e grandiosas recriações dos mais famosos personagens

Fotos: Daniël Fouss/cbbd/Divulgação

Favorito da redação

Belgian Comic Strip Center Apaixonados por histórias em quadrinhos vão se encantar com essa dica que vem diretamente da Bélgica! O Belgian Comic Strip Center, localizado em Bruxelas, em um prédio construído em 1906 por Victor Horta, totalmente inspirado pelo Art Nouveau, reúne um material incrível sobre o universo das HQ’s. São quadrinhos dos mais diferentes segmentos – infantil, ficção e policial, por exemplo. Pelos corredores estão expostos materiais que eternizam alguns números antigos e famosos, além de recriações impressionantes (e gigantescas) de personagens adorados, como Tintin e a turma de Os Smurfs. Somado ao acervo que reúne tirinhas francesas, belgas e holandesas, artigos originais de outros países e exposições temporárias também fazem parte do calendário, atraindo turistas durante todo o ano. Para quem não sabe, a Bélgica já revelou mais de 700 autores de HQ’s e, por isso, é considerada a Terra dos Quadrinhos. www.comicscenter.net 138

LIVING | AGOSTO 2015


LIVING | AGOSTO 2015

139


News

A repaginação da arquitetura original de 1937 confere charme ao endereço

Casa Micheletto Restaurante está localizado em uma construção histórica da capital gaúcha, junto ao Hotel Laghetto Viverone. Além da belíssima arquitetura, o local possui cardápio com pratos tradicionais da cozinha italiana Em 1937, o início de uma construção mudaria para sempre o cenário de um dos endereços mais nobres de Porto Alegre (RS). Finalizada após dois anos, em 1939, a casa recebeu a família de Cypriano Micheletto, imigrante italiano que chegou ao Brasil na primeira década do século 20. A belíssima residência ganhou decoração especial, com objetos trazidos pelos proprietários de suas inúmeras viagens à Europa, e foi um marco para a arquitetura da época, refletindo extrema sofisticação e muito estilo. Após sete décadas, a mansão histórica localizada no bairro Moinhos de Vento foi revitalizada e, nos fundos do terreno, construído o Hotel Laghetto Viverone Moinhos. A obra teve como principal proposta respeitar as características originais da construção, a fim de valorizar a história e a cultura da cidade. Assim, diversos detalhes foram mantidos, como os pisos de madeira, os vitrais, os lustres e a lareira. A casa, hoje, abriga a recepção do hotel e, no segundo andar, o restaurante Casa Micheletto. Aberto tanto aos hóspedes quanto ao público em geral, o espaço oferece cardápio clássico da cozinha italiana com toques regionais. “O Casa Micheletto é um restaurante diferente daqueles que encontramos em hotéis tradicionais. Ele fica na frente, e não dentro, é uma casa com tradição histórica”, considera Carlos Blodorn, gerente comercial da Rede Laghetto Hotéis. Além do almoço, o local tem um delicioso buffet para o café da manhã e um descontraído bar, com carta de bebidas completa e diversas opções de lanches. www.viveronemoinhos.com.br 140

LIVING | AGOSTO 2015

Fotos: Divulgação


LIVING | AGOSTO 2015

141


Eventos Audrey Hepburn em Como Roubar Um Milhão de Dólares (1966), fotografada por Douglas Kirkland

Audrey Hepburn: retratos de um ícone Exposição em Londres conta a vida da talentosa atriz britânica através de imagens icônicas e divertidas Até 18 de outubro, a National Portrait Gallery, em Londres, reúne fotografias raras de Audrey Hepburn, uma das maiores figuras do cinema, na mostra Audrey Hepburn: Portrait of an Icon. A exposição revela, em detalhes, a trajetória da atriz por meio de imagens cedidas por seus filhos, revistas de época e pôsteres. Fotos da infância e adolescência de Audrey, retratos do início de sua carreira como atriz, lembranças do icônico filme Bonequinha de Luxo e até mesmo uma das últimas imagens feitas da estrela, com 62 anos, estão entre os 35 registros expostos em Londres. Imperdível! www.nationalportraitgallery.org

Yves Saint Laurent Bienal de ganha exposição Buenos Aires em Paris celebra aniversário O DS World Paris presta homenagem a uma das figuras mais emblemáticas do universo fashion e da alta-costura francesa: Yves Saint Laurent. A mostra conta com uma série de 36 imagens exclusivas do estilista – desde sua estreia na Maison Dior na década de 1950, até seu desfile de despedida no Centro Georges Pompidou, em 2002 –, clicadas por Pierre Bulat, fotógrafo da revista americana Life, e sua filha Alexandra Boulat. A exposição fica em cartaz até 10 de setembro, relembrando a história de vida e a elegância parisiense do criativo e renomado estilista Saint Laurent. www.dsworld.paris 142

LIVING | AGOSTO 2015

Em comemoração aos 30 anos da mostra, a 15ª edição da Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires contará com importantes obras de profissionais da arquitetura espalhadas em diferentes espaços culturais da cidade de Buenos Aires. Como nas edições anteriores, o evento reunirá arquitetos, críticos e teóricos da Argentina e de outros países em atividades destinadas a facilitar negociações entre os profissionais. A edição de aniversário do tradicional evento ocorre de 5 de setembro a 4 de outubro e promete surpreender os visitantes com novidades envolventes e sustentáveis no âmbito da arquitetura. www.bienalba.com

Craft Design lança tendências de decoração Apaixonados por decoração e design já podem se programar! A 27ª edição da Craft Design acontece de 13 a 16 de agosto, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, com tendências e novidades do ramo da arte. Considerada ponto de encontro para profissionais e lojistas do design, a feira tem o objetivo de lançar novos produtos e talentos, percorrendo o universo da decoração e transformando boas ideias em bons negócios. Idealizado há 15 anos, o evento ocorre semestralmente e reúne o talento de expositores nacionais e internacionais a fim de favorecer o clima para negócios. www.craftdesign.com.br


LIVING | AGOSTO 2015

143


Multimídia

JOHN LENNON EM NOVA YORK A fase vivida pelo ex-beatle após o fim da banda é destaque da obra ilustrada lançada no Brasil Editora: Valentina Autor: James A. Mitchell Para os fãs do ex-beatle John Lennon, a biografia escrita pelo jornalista norte-americano James A. Mitchell é leitura obrigatória. Na obra ilustrada, a fase vivida pelo músico após o sucesso da banda The Beatles é relatada em detalhes, trazendo à tona informações pouco conhecidas (ou até mesmo desconhecidas) do público. Entre as grandes revelações do livro, que aborda a evolução musical de Lennon, seu ativismo político e o casamento com Yoko Ono, a incessante busca pela enteada nos Estados Unidos também é detalhada. Para compor a obra com tantas minúcias que somente os mais próximos do astro poderiam contar, o autor entrevistou personalidades importantes da história do músico, como os integrantes da Elephant’s Memory, banda norte-americana da qual John Lennon fez parte.

QUARTETO FANTÁSTICO Diretor: Josh Trank Gênero: Ação Um dos mais aguardados filmes de ação e fantasia do ano chega aos cinemas no dia 6 de agosto. Quarteto Fantástico é dirigido por Josh Trank e estrelado por Kate Mara (como a Mulher Invisível), Jamie Bell (o Coisa), Michael B. Jordan (Tocha Humana) e Miles Teller (o Senhor Fantástico). O longa conta a história de quatro jovens que são teletransportados a um universo desconhecido, no qual suas formas físicas são completamente modificadas. Nesse novo mundo, o time de heróis da Marvel se vê obrigado a descobrir novas habilidades. O maior desafio dos jovens será, então, aprimorar seus poderes para juntos salvar a Terra de um terrível vilão (um antigo amigo transformado em inimigo) que quer destruí-la.

MISSÃO: IMPOSSÍVEL – NAÇÃO SECRETA Diretor: Christopher McQuarrie Gênero: Ação Com estreia prevista para 13 de agosto, o quinto filme da série Missão: Impossível, escrito por Drew Pearce e Will Staples e com direção de Christopher McQuarrie, chega aos cinemas brasileiros. Na história, Tom Cruise é a grande estrela, interpretando o Agente da Impossible Mission Force (IMF) Ethan Hunt. Na trama, ele é descoberto pelo famoso Sindicato (aquela organização supertreinada de assassinos secretos) e precisa encontrar maneiras de lutar junto aos seus aliados contra essa forte nação. E aí, será que ele consegue? 144

LIVING | AGOSTO 2015

Fotos: Divulgação


LIVING | AGOSTO 2015

145


Desfrute

Vista para Cala Vadella Beach, na ilha de Ibiza (Espanha)

146

LIVING | AGOSTO 2015

Foto: Nito/Shutterstock.com


LIVING | AGOSTO 2015

147


148

LIVING | AGOSTO 2015

Profile for Revista Living

Revista Living - Edição nº49 - Agosto de 2015  

Deixe a sua essência falar mais alto!

Revista Living - Edição nº49 - Agosto de 2015  

Deixe a sua essência falar mais alto!

Advertisement