Revista Job 21

Page 79

opinião: Valfrid Schonrock fotógrafo profissional há vinte anos Quais as principais diferenças da fotografia analógica e digital? A fotografia analógica era, de modo geral, mais elaborada na primeira fase, isto é, antes de clicar o assunto tinha que estar bem ajeitado. Falamos da fotografia social como casamentos, aniversários, batizados, formaturas entre outros. A responsabilidade do profissional era muito maior do que hoje. Antes das máquinas terem alguma tecnologia de exposição automática, o flash e a máquina tinham um intercâmbio maior, tudo era feito manualmente. A abertura e a velocidade tinham que ser calculadas de uma maneira muito mais técnica; a percepção do fotógrafo fazia a foto ficar bem iluminada ou não. Ainda havia a arte em si, fazer uma composição do assunto. Eram no máximo dois cliques de cada pose. Os efeitos que se desejasse ter nas fotografias necessitavam de alguns acessórios como filtros especiais entre outros. Já a fotografia digital, deixou tudo mais à vontade, até mesmo entre os profissionais: “Vamos tirar mais uma, essa não ficou legal”. Deu margem para pessoas do tipo aventureiras, que compram uma máquina e um flash mais sofisticados e se jogam no mercado para fazer um extra. Contudo, por sorte dos fotógrafos profissionais vem o conhecimento da composição e a arte que não é para todos. Nesse caso vem a seleção natural de quem vai sobreviver nesse ramo.

Na sua opinião, quais as vantagens e desvantagens de cada modo? A vantagem da foto analógica era o fator físico e durável. Encontramos uma durabilidade maior nas fotos reveladas e arquivadas em álbuns. A desvantagem era o custo do filme e a limitação. A fotografia digital oferece mais recursos e dá a liberdade de fotografar muito sem se preocupar com o custo final. Vale lembrar aos profissionais e aos amadores que as máquinas têm uma vida útil. Quanto mais cliques à toa mais cedo haverá descarte da mesma. Outra vantagem da digital é a possibilidade de compartilhar imagens e textos de maneira muito rápida pela internet. A desvantagem é a possibilidade de perder as imagens com descuidos no momento do armazenamento, pois CD, pen drive, HD e outros, não são totalmente confiáveis. O mais seguro continua sendo o papel fotográfico. Depois que a fotografia digital ganhou mercado, tornando-se acessível para todos, houve diminuição na demanda do serviço de fotógrafo? Não, o amador continua a fazer a parte dele e o profissional a outra. Sempre houve tentativas dos amigos fazerem fotos em um evento social. Normalmente depois vêm as lamentações... “Se eu tivesse contratado um fotógrafo...”. Eventos importantes não vão se repetir.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.