INFO - Jan/2006

Page 33

R

aríssimas pessoas conhecem tão profundamente os meandros da internet quanto o americano Vinton Cerf, de 62 anos. Um dos cérebros por trás da criação dos protocolos TCP/IP, ele ganhou o disputado apelido de pai da internet. Desde 3 de outubro, Vint — como é chamado — usa seus privilegiados neurônios no Google como chief internet evangelist (CIE). Mas não deixou de lado as atribuições de presidente do Icann (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), organização responsável pelas regras IPN de registro de domínios. De seu escriConjunto de nós tório em Herndon, no estado ameriespalhados pelo espaço que poderão cano da Virgínia, Cerf falou à INFO sose comunicar uns bre seu papel no Google e as pesquicom os outros sas de internet interplanetária, a IPN.

Como está sendo a sua rotina diária? Viajo a maior parte do tempo e visito os escritórios de engenharia do Google e as universidades. Encorajo as pessoas a adotar a internet e suas aplicações. Faço de tudo para conectar grupos que possam ter problemas similares e ajudá-los a encontrar soluções. Estou muito interessado na padronização das várias interfaces de produtos do Google. Isso facilitará o desenvolvimento interno e permitirá que terceiros tenham acesso ao kit básico de ferramentas do Google para inventar suas próprias aplicações. Em que tipo de projetos você trabalha agora? Enquanto não tenho um portfólio específico de projetos, participo de discussões sobre a neutralidade da rede e de iniciativas como o Google Book Search e a Google Foundation. Tento me manter antenado com o desenvolvimento dos escritórios de engenharia do Google e trazer a eles tecnologias que poderão ser usadas em novas aplicações. Sirvo como uma espécie de “zangão intelectual”. O Google e a Microsoft se tornaram um dos maiores rivais da história de TI. Quem vencerá essa disputa? Acho isso um pouco hiperbólico. O Google está mais focado nas ferramentas remotas na internet, enquanto a Microsoft parece presa ao que está no desktop. Há espaço na in-

O Google cresce a cada dia. É possível continuar tão inovador como nos tempos em que era uma startup? Esse é justamente o grande desafio de Eric Schmidt. Até hoje, a pequena estrutura de projetos da companhia nos permitiu uma autonomia substancial. O Brasil também tem um centro de tecnologia para o Google. Que tipo de oportunidades você vê no país? O trabalho mais óbvio está no desenvolvimento de conteúdo em língua portuguesa, não só para o Brasil como para outros países que falam o idioma. Uma das aplicações do Google mais populares no Brasil é o orkut. Espero que a gente consiga estimular os empreendedores brasileiros a ter novas idéias usando várias APIs (Application Programming Interface) públicas. Dá para imaginar uma grande variedade de projetos em Belo Horizonte, como desenvolvimento de bancos de dados geograficamente indexados, algoritmos de busca e geração automática de tags de conteúdo para fazer indexações mais precisas. O que os internautas podem esperar do Google em 2006? Podem contar com uma evolução contínua de nossa capacidade de busca e usos mais inovadores de material de publicidade. E também uma séria consideração de mídia adicional, incluindo vídeo, áudio e material impresso. Como você enxerga o futuro da internet? Penso que a internet continuará a crescer cerca de 40% por ano. Vejo ainda mais acesso móvel e banda larga e também aplicações baseadas em serviços de alta velocidade. Espero que a internet interJPL planetária, na qual tenho trabalhaUm dos do desde o Jet Propulsion Laboralaboratórios da Nasa, faz estudos tory (JPL), encontre seu caminho no sobre a internet espaço por meio dos testes prograinterplanetária mados para 2006. Alguns de seus hobbies são os vinhos e cozinhar. Qual é a sua especialidade? Sou fã de bons vinhos. Agora mesmo estou provando o Malbec sul-americano, e é impressionante! Em relação a cozinhar, não tenho feito isso tanto quanto costumava, mas recentemente preparei uma bela peça de filé.

-

INFO - INFO - 47 - 05/01/06

-

Composite

-

JEFF

-

23/12/05

02:28

-

03_CAD

INFO> Por que você decidiu trabalhar no Google? CERF> Tenho uma história longa com a internet e sempre me interessei por aplicações. Algumas das mais interessantes estão no Google. Além disso, conheço Eric Schmidt (CEO do Google ) há pelo menos duas décadas e admiro suas habilidades técnicas e de gerenciamento.

ternet para as duas visões. Algumas coisas são mais fáceis online, e outras, com um software cliente que pode rodar sem a internet. No futuro, me parece que muitas aplicações vão funcionar melhor quando há uma conexão de banda larga para complementar o software cliente.

INFO

© DIVULGAÇÃO

W W W. I N FO. A B R I L .CO M . B R

I JA N E I R O 2 0 0 6 I I N F O I 4 7


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.