INFO - Ago/2008

Page 6

correio livre ATLEITORINFO@ABRIL.COM.BR

Moro numa das regiões consideradas mais pobres do país e pago 192,80 reais para ter acesso à banda larga. Esse valor afasta a população da região de uma conexão decente. E, pelo contrato, não é possível dividir a conexão com o vizinho para diminuir a despesa. O monopólio dessas empresas garante que preços abusivos sejam cobrados. Como diminuir a exclusão digital dessa forma? É lamentável. ALYSSON HELBERT ARAPIRACA (AL)

Sobre a matéria A Guerra das Velocidades (julho/2008), assino o plano Light (512 Kbps) do Speedy pela bagatela de 88 reais! Vi no site da Telefônica que eles estão oferecendo o plano de 1 Mbps pelos mesmos 88 reais. Entrei em contato para mudar a velocidade. Fui informado de que, por questões técnicas, não poderiam garantir uma velocidade maior em minha residência. Consegui um desconto por três meses e fui orientado a entrar em contato, após esse período, para rever a situação. Pior que isso, só o slogan da minha cidade: “Paulínia, cidade feliz”. SANDRO NASCIMENTO PAULÍNIA (SP)

Acho um absurdo que um usuário de Maceió, Alagoas, pague por uma conexão de 300 Kbps um valor similar ao que um do Rio de Janeiro paga por uma de 1 Mbps. Isso sem contar que o máximo que podemos ter por aqui é 1 Mbps, o mínimo no Rio de Janeiro! Já questionei isso ao suporte telefônico da operadora e a justificativa é que no Rio há um número maior de usuários. Nivelem o preço das conexões com o que se cobra na região Sudeste e a quantidade de assinantes aumentará. ROMMEL SENA MACEIÓ (AL)

±A BRONCA DO MÊS COMPRE 1 E LEVE 2 NA LOJA DA DELL

ROBERTO MONTEIRO MACAPÁ (AP)

O resultado do teste no Turbonet MEGA MAXX de 20 Mbps, da GVT, não condiz com a real capacidade da banda larga entregue no cliente. Os valores publicados na INFO referem-se ao teste feito num dos computadores ligados na rede interna do cliente e conectados a um servidor proxy. Diante dos resultados, nossa equipe técnica foi ao mesmo cliente para medir a velocidade baseada nos critérios da revista, porém isolando a rede interna do serviço prestado pela GVT. Os resultados foram muito superiores aos apurados anteriormente, atingindo velocidade de download acima de 18 Mbps. CÍCERO OLIVIERI VICE-PRESIDENTE DE ENGENHARIA E OPERAÇÕES DA GVT

Nota da redação: os testes de serviços de acesso à internet foram feitos nas condições em que a conexão é usada pelo assinante no dia-a-dia.

A DELL RESPONDE

B No dia 27 de junho, a Dell anunciou

B Foi constatado um problema na

a promoção de um kit com dois notebooks Vostro 1400 por 1 749,82 reais. Concluí a compra e recebi o e-mail de confirmação sobre o recebimento de meu pedido. No dia seguinte, porém, recebi um novo e-mail da Dell, muito estranho, falando que a solicitação de compra fora cancelada. Voltei a ligar e o atendente me disse que a Dell simplesmente cadastrou a oferta de forma errada e estava cancelando meu pedido. Fiquei chateado com a falta de comprometimento da Dell.

loja online da Dell, possibilitando aos clientes solicitar a compra de um kit composto de dois notebooks pelo preço referido. No entanto, o valor correto para venda era o dobro daquele que constou no pedido solicitado. Tendo em vista que o erro no preço dos computadores era perceptível aos consumidores, a Dell cancelou os pedidos recebidos e enviou mensagem eletrônica a todos os que solicitaram a compra comunicando o ocorrido. A Dell encaminhou a todos aqueles que tentaram adquirir o kit de notebooks uma oferta do modelo Inspiron 1525, com configuração idêntica à do Vostro 1400, pelo valor de 1 749 reais cada.

±

André Batista de Souza GUARULHOS (SP)

Juceli Azevedo DIRETOR DE COMUNICAÇÃO DA DELL COMPUTADORES DO BRASIL LTDA.

INFO

-

INFO - INFO - 14 - 07/08/08

-

Composite

-

CATIA

-

31/07/08

22:16

-

01_CAD

BANDA LARGA À PROVA

Em Macapá, minha cidade, ter uma conexão que preste é difícil. O único serviço que possuímos, fora a conexão discada, é o IP Connect, da Oi, que é muito caro. Não temos nenhum sinal de que a operadora irá oferecer o serviço de cabo aqui no Amapá. Fora isso, temos o TIM Connect Fast (que de “fast” não tem nada) e internet via rádio, em que a conexão de 128 Kbps custa 180 reais! A simples tarefa de ler e-mail em vez de durar o

tempo de um cafezinho demora o período de uma refeição inteira.

14 INFO | AGOSTO 2008 | WWW.INFO.ABRIL.COM.BR

© FOTO LUIS USHIROBIRA


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.