INFO - Ago/2007

Page 31

ROGÉRIO SANTANNA 50 ANOS Secretário de Logística e TI do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

GUSTAVO MAZZARIOL 55 ANOS Gerente de Tecnologia da Informação do Metrô de São Paulo

-

ANDRÉ KULCZYNSKI

20:39

53 ANOS Coordenador dos programas de inclusão digital do governo federal

50 ANOS Presidente da Procempa

Nunca se venderam tantos PCs no Brasil como em 2006 — foram 7,1 milhões de unidades segundo as contas da IDC. Os incentivos fiscais, somados à queda do dólar, acabaram derrubando os preços. E Alvarez teve um papel importante nesse cenário. Há dois anos, ele recebeu a missão de implantar no país um programa destinado à produção de PCs populares, nos moldes do que já acontecia com o carro 1000. Com software livre no pacote, isenções fiscais e financiamento, o Computador para Todos emplacou. Só em 2006, foram vendidos 530 mil micros com o selo da iniciativa. Neste ano, foi a vez de os notebooks entrarem para o programa de Alvarez.

Porto Alegre é a primeira capital brasileira a usar a rede de energia elétrica para fazer a banda larga chegar às casas. A tecnologia PLC (Power Line Communication) está sendo testada no bairro da Restinga, que fica a 40 quilômetros do centro e tem mais de 100 mil habitantes, numa iniciativa liderada pela Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre, presidida por Kulczynski. “Os estudos mostram que 97% das residências no Brasil têm energia elétrica”, afirma. Por isso, ele foi atrás de parcerias para implantar o projeto de internet por PLC — em especial, com a companhia de energia elétrica de Porto Alegre (a CEEE) e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

INFO

-

INFO - INFO - 50 - 02/08/07

-

Composite

-

JEFF

-

CEZAR ALVAREZ

26/07/07

02_CAD

© FOTO RICARDO BENICHIO

Em dez anos, o software livre entrou de tal forma na rotina do Metrô de São Paulo que até os fornecedores de sistemas para a empresa tiveram que se adaptar. Foi o caso da TotalData, de São Paulo, que tinha uma solução de BI para ambiente Windows e banco de dados SQL Server, da Microsoft. Para vender o produto para o Metrô, a empresa precisou migrá-lo para Linux e banco de dados PostgreSQL. “Fizemos uma parceria e já estamos usando essa solução há dois anos”, diz Mazzariol, um evangelizador de carteirinha do software livre.

IN257 TI Campeões 1.indd 14-15

O governo federal gasta 400 milhões de reais por ano só com ligações telefônicas. Na hora de revisar os custos, Santanna mirou nesse item e partiu para o VoIP. Na primeira etapa do projeto, o governo investiu 6,6 milhões de reais na compra de 90 centrais telefônicas da Siemens, instaladas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e interligadas por uma rede de fibra óptica. Santanna calcula que só com a economia que já está sendo feita — todas as ligações entre os ministérios são gratuitas — o investimento deverá se pagar em seis meses.

LUIZ FERNANDO PINTO MARIANO 49 ANOS Diretor de Tecnologia do IBGE Pela primeira vez, o papel foi dispensado da coleta dos dados de um censo no Brasil. Neste ano, os 82 mil recenseadores do IBGE foram para as ruas levando PDAs com Windows Mobile 5.0. Neles, preenchem os questionários que depois vão direto para o banco de dados. “Levamos inteligência à entrevista. Se houver algum erro, o programa pega na hora”, diz. Há 31 anos no IBGE, Mariano é o homem por trás dessa operação, que exigiu investimentos em infra-estrutura, para permitir a transmissão dos dados de qualquer lugar do país. Nos postos não informatizados, o recenseador liga para um número 0800 e usa um modem Bluetooth para transferir os dados, via linha discada.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.