Revista Frigorífico Ago13

Page 43

suĂ­nos

Mercado espera cenĂĄrio positivo para exportaçþes de suĂ­nos no segundo semestre O Rabobank prevĂŞ um cenĂĄrio positivo para o setor de suĂ­nos brasileiro no segundo semestre deste ano e no inĂ­cio de 2014. A reversĂŁo do embargo Š + L ^ w vĂŁo impulsionar os embarques da proteĂ­na brasileira, avaliam em relatĂłrio os analistas do Rabobank, Albert Vernooij, Guilherme Melo e Chenjun Pan. O principal banco do mundo especializado em alimentos e agronegĂłcio ; " anunciado em junho, depois de manter suspensas as compras do produto brasileiro desde maio. Com relação aos custos de produção, os especialistas do Rabobank aguardam valores mais baixos por causa do aumento da oferta de milho e soja nos Estados Unidos e da safrinha do cereal brasileiro. Eles tambĂŠm citaram que o recente anĂşncio da compra da Seara, da Marfrig, pela JBS, consolidou a companhia como o segundo maior player de suĂ­nos no Brasil, atrĂĄs da BRF, e pode apoiar a posição do Brasil como exportador da proteĂ­na nos prĂłximos anos. O Rabobank tambĂŠm traçou um cenĂĄrio para o mercado global de carne suĂ­na no segundo semestre e inĂ­cio de 2014. Os analistas aguardam um crescimento da oferta e provĂĄvel aumento de demanda pela proteĂ­na na China atĂŠ o perĂ­odo festivo no paĂ­s. AlĂŠm disso, aponta vantagem comparativa ante as carnes bovina e de frango, cujos preços estĂŁo sustentados. Mas o aumento das cotaçþes dos produtos serĂĄ limitado pelo efeito da crise econĂ´mica sobre a demanda, principalmente em mercados desenvolvidos. Com a queda dos custos de alimentação resultantes de boas colheitas, um aumento de preço moderado vai apoiar a recuperação de margem muito necessĂĄria em todo o mundo, explicaram os analistas. “No entanto, em virtude da lentidĂŁo do aumento de preços dos suĂ­nos e do declĂ­nio dos custos da alimentação, ! @ " no primeiro semestre de 2013â€?, completaram. O Brasil ĂŠ, hoje, o quarto maior exportador de carne suĂ­na do mundo, atrĂĄs dos EUA, UniĂŁo Europeia e CanadĂĄ, segundo a Associação Brasileira da IndĂşstria Produtora e Exportadora de Carne SuĂ­na (Abipecs).

Foto: Divulgação

Cepea - Para ao menos repetir o desempenho do ano passado, considerandose apenas a carne in natura, Ê preciso que as exportaçþes do segundo semestre sejam 46% maiores que as do primeiro, chegando a 296 mil toneladas. Para o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada - Cepea/Esalq, alcançar 7 + @ "@ H K julho, a possível habilitação de novas plantas para exportar para a Rússia e o avanço do comÊrcio com o Japão podem ser considerados trunfos para se atingir o objetivo. Agência Estado, Reuters e Cepea/Esalq, com edição da NRF

43


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.