FLASH FLASH
Campinas
PERFIL PERFIL
Arquiteto
VIAGEM VIAGEM
Singapura
ChristieCornelio
Lincon Gavioli Fernandes-MEI revistaflashcampinas.com.br
facebook.com/Revista-Flash-Campinas
Expediente
Christie Cornélio
Foto: Walter Fernandes
Diretor de Criação Walter Fernandes/Bacharel em Comunicação Social Editor-Chefe
Diego Vivan/MTB 72.209
Gerente Comercial Juliana Gomes
Assessoria de Imprensa Estrategic Comunicação
Instagram @revistaflashcampinas
Youtube Revista Flash Campinas
Revista Eletrônica revistaflashcampinas.com.br
Confira books completos e fotos extras de todos editoriais de moda, shows, eventos, nos álbuns de nossa revista digital no Facebook e Instagram
Distribuição Gratuita: Campinas bairros Cambuí, Gramado, Nova Campinas, Barão Geraldo, Castelo, Guanabara e Botafogo. Salas de espera em clínicas, consultórios, laboratórios, hotéis, salões de beleza, restaurantes, entre outros. Exemplar Impresso.
As opiniões expressas por autores ou entrevistados não refletem necessariamente a posição e opinião da Revista.
É vedada a reprodução parcial ou total, os infratores estarão sujeitos a pena prevista por lei 9.610/1998. As reportagens assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores.
Edição passiva a erros de digitação e impressão.
As informações e imagens contidas nos anúncios publicitários, são de inteira responsabilidade dos anunciantes.
Os direitos autorais desta obra pertencem a Lincon Gavioli Fernandes-MEI.
Alcance Mensal: +110.000/mês contato@revistaflashcampinas.com.br
Target:
10
REVISTA DIGITAL
número de pessoas
87% Feminino
69% 25 a 44 anos @revistaflashcampinas
Revista Eletrônica nas Plataformas
Society:
Alcione na Red Eventos
16
Capa: Moda:
ÍNDICE
Business: Mariana Bruscato
20
Confira as tendências
Flash Viagem: Singapura
Christie Cornelio
Christie Cornelio nasceu em Campinas, tem 50 anos de idade, é formado em Arquitetura pela Unip de Campinas e atua no mercado desde seus 15 anos de idade.
1) Quando nasceu em você a paixão pela arquitetura? Teve alguma influência?
Me considero um arquiteto nato, desde muito criança sempre gostei das colagens, cores, me lembro que na primeira série fazia layout de móveis nas plantinha de casa que era para calcular área nas aulas de matemática, na minha infância já desenha perspectivas de casas e meu primeiro estágio foi em um escritório de arquitetura com apenas 15 anos, onde eu desenhava perspectivas e detalhes devido a minha facilidade com o traço e a percepção tridimensional.
Meu pai era desenhista mecânico, acredito que essa aproximação ao desenho me influenciou também. A Arquitetura é um dom, nunca tive dúvidas do que “ser quando crescer”, a criatividade muito fluida e o entendimento tridimensional de volumes, cores, cheios e vazios sempre foi muito forte nos meus sentidos, acredito que isto seja o “dom” ou a palavra muito bem empregada do inglês, gift, de Deus e sempre agradeço por isso.
2) Quais mostras você já participou?
Algumas edições do Campinas Decor, muitas mostras em lojas de decoração e arquitetura e também no Casa Cor Campinas, onde em 2010 ganhei como melhor projeto, ao qual me empenhei bastante, desenvolvemos uma construção de 100 m2 toda em um método bem interessante, o "Wood Frame", como resultado, o ambiente consolidou-se como o melhor ambiente da Mostra.
Já participei de várias Mostras, entretanto, particularmente, acho que o cenário atual da Arquitetura, apresenta-se num outro contexto, enfim, atualmente eu prefiro não participar, porque aprecio outro tipo de amostragem da Arquitetura e Decoração, mais relacionado ao mundo virtual com imersões realistas e dinâmicas, em um mundo de informação abundante e rapidez na visualização conectados com o futuro.
3) Na sua opinião qual a importância do Campinas Decor no âmbito nacional?
Acredito ter visibilidade, sendo Campinas, uma cidade que é vanguardista e respeitada no que se produz e também pela história da mostra. Me lembro que, nem estava cursando a Faculdade de Arquitetura e já visitava o Campinas Decor
Muitos dos profissionais que já idealizavam espaços tornaram-se amigos e colegas de profissão. Mas, como eu sempre gostei mais do universo da projetação do ambiente construído me direcionei desde jovem a esse universo.
Acho a decoração muito importante como fase final da obra, um complemento da arquitetura, para mim é um processo natural que a decoração aconteça e dialogue com os conceitos da arquitetura do edifício e não de maneira isolada. Mas sem dúvida Campinas Decor é um nome forte no cenário da decoração nacional e um método para apresentação de ideias, produtos, novos profissionais, solidificação de nomes mais antigos, entre outros fatores. Stela e Sueli, construíram isso com uma guarra honrável, foram desbravadoras em uma época do qual esse método era novidade proporcionando inclusive, reformas em edifícios históricos importantes da nossa cidade, reutilizando-os.
4) De onde vem suas inspirações para a criação de seus projetos?
Desde mais jovem, eu procuro responder à toda a problemática envolvida num programa de projeto, ao resolve-las uma parte do desafio se concretiza e depois agregamos os sonhos, as formas, o quanto você quer que seu projeto surpreenda. Quando era mais jovem, gostava de elaborar formas mais ousadas, hoje me preocupo mais com as questões relacionadas ao local e entorno, individualidade do cliente e suas necessidades, investimento que seria feito, legislações e vários outros fatores que também estimulam a criatividade na elaboração das respostas projetuais. Gosto muito do quebra cabeças, que finda na resolução projetual, me estimula. Mas também, boas inspirações em referências de outros arquitetos, é uma parte interessante do processo.
Gosto muito dos clássicos da Arquitetura Moderna, alguns Renascentistas, no mundo atual, fortemente digitalizado, temos acesso a informações visuais a todo instante. Valorizo projetos atemporais, desafio sempre meus clientes a pensarem no que pode ser produzido quanto arquitetura, que não seja “modinha" ou produção de inteligência artificial, pois esse momento passa.
A experiência de anos como arquiteto, me mostra que tendências e modismo são respostas rasas e sem aprofundamento conceitual, passamos a procurar respostas enraizadas em identidade, linguagem própria, entendimento do ser humano, valorização do bem estar e outros fatores.
5) Quais seus nomes na arquitetura?
Tenho vários, gosto muito dos arquitetos modernistas, como Frank Loyd Whright, Le Corbusier, Gaudi, nomes nacionais
Como Lina Bo Bardi e é claro nosso saudoso Oscar Niemayer, pelo que produziram considerando sua época. Atualmente a arquitetura japonesa me seduz, e gosto bastante de Peter Zumthor. Não aprecio arquitetura repetitiva, sem identidade própria e facilmente percebe-se pelos condomínios atuais.
6) Quais países já visitou?
Fui algumas vezes para a França, a Itália sempre vou, tenho uma ligação muito forte pela família, amigos, cultura, pelas minhas origens, falo italiano e me sinto em casa na Itália. Espanha, Alemanha, Suíça, Bélgica, Irlanda, Holanda e Estados Unidos, este último não faz muito minha cabeça, pois eu sou um apreciador da história e a Europa, é o continente de diferentes amostragens culturais, mas, quero conhecer o continente africano e alguns locais da Ásia com certeza.
7) Quais seus hobbies?
Hoje em dia não tenho muitos, como sou mestrando da Pós Graduação na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, estou empenhado em finalizar minhas pesquisas fundamentadas no bem estar em ambientes hospitalares, esse trabalho tem tomado parte da minha agenda, mas ainda encontro algum tempo para o desenho e a pintura de telas, que me possibilita expressar a arte de uma maneira mais fluída sem interferências nas minhas respostas. Amo o mar, então sempre que posso vou para o litoral, acho lindo e me traz paz.
8) Como você vê o mercado hoje na arquitetura em Campinas?
Campinas faz parte da ponta de um Iceberg, muito vivo e produtivo, do cenário nacional. Possui uma estrutura urbana situada numa macrorregião de cidades muito importantes, relacionadas à cultura, produção, áreas de estudo, como faculdades renomadas, e também sua localização próxima
a São Paulo que a conecta com o mundo. Temos muita oportunidade aqui na nossa região, mas na minha opinião, um mercado um tanto competitivo, que estimula a pouca valorização profissional, baseado no baixo custo. Muitas vezes sem criar projetos com identidade local, diferente de

cidades como Rio de Janeiro, as capitais Nordestinas e Sulistas, onde facilmente é possível deparar-se com respostas arquitetônicas com apelo regional, respeito a cultura local, elementos construtivos e identidade própria. Campinas é uma cidade muito importante na história do café, temos edifícios maravilhosos, mas nos falta o cuidado e a valorização, temos hoje um centro da cidade degradado, edifícios abandonados pelo poder público e pelos seus proprietários, locais como o Centro de Convivência, no Cambuí, está em uma longa reforma a mais de 20 anos. Os condomínios de alto padrão, comumente implantados e aprovados sem relação a problemática do entorno, nos apresentam um show de horrores urbano no aspecto visual do contexto.
Na minha opinião, essa massa de falta de cuidado e respeito a arquitetura de ontem e hoje, torna a cidade uma vitrine de nenhuma qualidade urbana e arquitetônica, que não tem expressividade no cenário mais amplo do contexto nacional ou mundial.
9) Quais os projetos na vida pessoal e profissional para 2025?
Eu tenho uma filha, sou casado, e hoje aos 50 anos de idade vivo uma fase que busca a paz em diferentes âmbitos, aquela ansiedade da juventude, em querer adquirir e alcançar situações muito além, são filtradas para que eu possa entender se vale a pena o esforço. Hoje valorizo momentos, estar com pessoas que amamos e apreciar o mar. Essa é a minha realização pessoal atual e que busco.
No profissional estou focado no desenvolvimento da minha pesquisa do Mestrado na Unicamp, quero depois ingressar no Doutorado e continuar trabalhando e estudando sobre arquitetura hospitalar que é um recorte profissional que me completa, um projeto complexo e difícil, desafiador, e carente de intimidade aos problemas e respostas, diria que um campo de muitas possibilidades. A Arquitetura hospitalar torna-se muito estimulante ao meu ver. E penso sempre em projetar casas, pois possibilita aproximarmos de pessoas. Claro que nesse contexto prezo a saúde e a vida em paz, com quem eu amo, esse é meu desejo para 2025.
Mariana Ximenes Estrela Campanha da Ramarim
A Ramarim se une com Mariana Ximenes para um inverno icônico que explora a beleza dos contrastes. Reconhecida por sua versatilidade e magnetismo, Mariana representa a confiança e o estilo arrojado da mulher moderna. Sua personalidade marcante traduz a essência da coleção, criada para quem faz da moda uma extensão de sua atitude e autenticidade. Essa é a principal mensagem da coleção «Iconic". Para quem busca inspiração na atriz, Mariana Ximenes compartilhou o que pensa da moda "Acho que você tem que usar o que te faz sentir bem. Isso é o mais importante"
De forma autêntica e criativa, o ensaio e os filmes produzidos, trazem a representação desta atitude e personalidade, trazendo highlights do Inverno 2025, que exploram as tendências macros nesta coleção.
O Inverno 2025 da Ramarim, traz o DNA da marca com opções de calçados para todos os gostos e ocasiões, sem abrir mão do conforto, que sempre se faz presente nas inúmeras propostas da coleção, como em tênis que se tornaram um dos itens mais amados da mulher moderna. Solados tratorados, fivelas, cadarços e correntes ganham espaço. Em contraponto, o mocassim é um clássico, e continua brilhando nesta temporada.
A coleção completa está disponível em todos os canais de venda da Ramarim.
Bate bola com Mariana Ximenes
1) Vamos começar falando sobre moda e estilo! A Ramarim sempre busca unir conforto e sofisticação nos calçados. Como você enxerga a relação entre um bom sapato e a confiança no dia a dia?
Eu sou uma pessoa que gosta de se sentir bem e confortável: comigo mesma, com a roupa e com o sapato, claro. O "pisar" firme, com um sapato que calce perfeitamente nos faz sentir mais seguras. E quanto mqis segurança a gente sente, mais temos confiança e disposição para desbravar o mundo.
Sou mais clássica ao me vestir, mas sou super aberta a experimentar novos olhares e estilos contemporâneos.
Um sapato precisa ter personalidade, calçar bem os pés e estar sintonia com o visual todo.
Eu gosto muito de sapatos de salto que me proporcionam estabilidade e, claro, conforto conta sim!
A escolha do sapato ideal depende da ocasião. Na minha profissão também preciso ter essa curiosidade e abertura para a construção de um personagem. Inclusive, eu adoro criar um perfil psicológico do personagem e, baseado nele, escolher o "andar da personagem". E isso diz muito sobre o sapato.
2) Você é conhecida por sua elegância natural, mas também por sua versatilidade nos looks.
O que um sapato precisa ter para te conquistar? Você é do time que ama salto ou prefere conforto total? Obrigada!
Por exemplo, com Tancinha, de "Haja coração", escolhemos tamancos coloridos, com amarrações nas pernas, saltos grossos para permitir a destreza que eu precisava para ela.
Já com Isis, de "Mania de você", embarcamos na febre do momento: as mules salto fino.
Assessoria de Imprensa: Daniela Muller
3) A beleza natural tem sido cada vez mais celebrada, e você sempre ganha destaque na internet ao aparecer sem maquiagem. Como você lida com essa relação entre pele, autoestima e a pressão estética?
Com um estilo de vida saudável, com consciência, foco na prevenção, busca por bons cremes, orientações de bons profissionais, massagens, terapia e ter entusiasmo pela vida!
E acho que o mais importante nessa equação é a gente cuidar mesmo da saúde mental, até para fazer escolhas adequadas com quem somos e o que desejamos. Não é fácil crescer diante das câmeras, diante dos olhos do público.
É preciso saber administrar uma expectativa alheia também, e entender que ela não pode interferir na minha autoestima e nas minhas decisões. Gosto de me cuidar, de olhar no espelho e me sentir bem. Busco sempre me reconhecer na minha imagem.
FlashBUSINESS
Jaguariúna-SP na FITUR 2025, maior Feira de Turismo do Mundo.
Mariana Camargo Bruscato, Secretária de Planejamento Econômico, Turismo e Agronegócios de Jaguariúna-SP, esteve no mês de Janeiro em Madri na Espanha participando da FITUR 2025.
1) Nos fale um pouco para o nosso leitor sobre a FITUR 2025 e o que ela representa para o Turismo mundial?
A FITUR é a maior feira do setor de turismo e viagens no mundo. É lá que países, governos, operadores, agências e toda a cadeia produtiva do turismo se encontra. Lá, tive a oportunidade de representar Jaguariúna. Jaguariúna ao participar dessa feira, se posiciona no mercado do turismo, no trade e principalmente, entra no radar das principais operadoras de turismo emissivo do mundo.
2) Você falou que a República Dominicana foi o maior destaque na feira, nos conte um pouco sobre a apresentação deles?
O que me impressionou foi o investimento deles. Foram cerca de 20 milhões de dólares. O stand foi um diferencial na feira. Utilizando tecnologia de LED de última geração e uma experiência imersiva a sensação ao entrar no stand deles era a de que estávamos em uma de suas praias. Realmente fantástico. Em 2024 a República Dominicana recebeu mais de 11 milhões de turistas. Já o Brasil no mesmo período recebeu 6.6 milhões de turistas.
Se compararmos os dois países, tanto em território quanto na economia, nós podemos perceber que temos muito a aprender com eles e tornar o Brasil cada vez mais potente no setor. A cadeia produtiva do turismo é a principal indústria do país e maior gerador de PIB.
3) E o Brasil, como se apresentou?
Através da EMBRATUR – Empresa Brasileira de Turismo, com a divulgação de diversos estados e cidades do país. A gastronomia foi um ponto forte, uma vez que o Brasil ofereceu experiências ao vivo com chefes de cozinhas renomados fazendo pratos típicos dos diversos estados ou cidades brasileiras. Nós tivemos a presença do Ministro do Turismo articulando e conversando com os países.
Na embaixada do Brasil em Madrid acompanhei o Ministro do Turismo Celso Sabino e o Secretário de Turismo e Viagens Roberto de Lucena, assinando um
protocolo de intenções entre o Ministério do Turismo e o Governo do Estado de São Paulo, para trabalharem juntos na captação de investimento em projetos turísticos no Estado.
4) Conseguiu colocar Jaguariúna na mesa de negociações, quais projetos foram apresentados e benefícios serão gerados para Jaguariúna?
Colocamos Jaguariúna como palco central de um próximo evento do FUNGETUR e CREDITUR. Articulamos nossa cidade para ser vendida para o mercado externo. Apresentamos para vários grupos hoteleiros oportunidades de investimentos em empreendimentos do setor em Jaguariúna, uma vez que, temos constatado que nossa taxa de ocupação está cada vez mais próxima do ponto de saturação.
5) A FITUR acontece todo ano em Madrid, já sabe o que pretende apresentar em 2026?
Sim ela acontece anualmente. Em um ano já estaremos com o turismo melhor estruturado trabalhando em consonância e sob a orientação de um plano diretor robusto e factível para cada vez mais levar o nome de Jaguariúna para toda a cadeia produtiva e emissores de turistas do mundo.
6) Jaguariúna Rodeo Festival 2025. Já pode adiantar para o nosso leitor o que vem por aí?
Esse é um evento muito importante não só pra Jaguariúna, mas para toda a região. Para se ter uma ideia o Rodeio movimenta o
desenvolvimento econômico num raio de até 100 quilômetros. Estamos ansiosos para a divulgação do Line Up do evento e a partir de agora trabalharemos de forma sistematizada e organizada, para potencializar ainda mais a vinda de turistas e a geração de emprego e renda no município através do maior festival country do Brasil.
7) Quais os seus projetos para o incentivo no setor de Agronegócios para Jaguariúna? Esta secretaria é nova. Estamos partindo do zero. Mas isso não significa que estamos parados. Esta semana estive com o diretor do SENAR e do CNA a fim de não só estreitar relações, mas promover Jaguariúna no cenário do Agronegócio.
Estamos trabalhando para atrair investimentos do setor, mas também para receber tecnologia e inovação para transformar Jaguariúna como referência em uma determinada área do agronegócio.
8) Quais projetos você tem em pauta para a melhoria e incentivo ao desenvolvimento e no planejamento econômico para Jaguariúna? Se aproximar cada vez mais do setor é fundamental. Estamos trabalhando em conjunto
para criar políticas públicas alinhadas com as necessidades de quem emprega e de quem trabalha. Capacitar a nossa mão-deobra é essencial para contribuirmos com o fortalecimento e a força de trabalho das empresas da nossa cidade. A orientação do nosso prefeito Davi Neto é escutar e principalmente transformar as pautas em ação. E nossa equipe trabalhará pra isso. Esse será o nosso maior objetivo.
Psicanálise Clínica
Olá caro leitor, sou a Mônica Miranda, Psicanalista Clínica, graduada em Psicologia Clínica e especializada em Psicanálise infantil e em Hipnóse Clínica, Regressão e Progressão pela ABPC do Rio de Janeiro.
Moro em Poços de Caldas-MG mas faço atendimento online e tenho pacientes por todo Brasil.
Como Psicanalista Clínica, meu trabalho é baseado na escuta acolhedora e no respeito ao tempo de cada paciente. A Psicanálise busca compreender os processos inconscientes que influenciam nossos pensamentos, emoções e comportamentos, permitindo que o indivíduo desenvolva maior consciência sobre si mesmo e elabore suas questões internas, sendo resignificadas.
Atendo crianças a partir de 5 anos de idade, adolescentes, adultos e idosos, sempre adaptando a abordagem às necessidades de cada fase da vida.
No atendimento infantil, utilizo recursos lúdicos, como brincadeiras, jogos, desenhos, historinhas, pinturas, etc... Para que a criança possa expressar seus sentimentos de forma natural e segura ( podendo inclusive ser feita online também).
Já com adolescentes, adultos e idosos utilizo a associação livre e análise de padrões repetitivos, que geram ansiedades, medos inexplicáveis, neuroses obsessivas, etc...
Que são ferramentas fundamentais para acessar conteúdos inconscientes e promover a mudanças significantes.
Minha formação em Hipnose, Regressão e Progressão me permite complementar o processo terapêutico quando necessário, ajudando o paciente a acessar memórias e emoções profundas de maneira segura e estruturada.
Cada sessão é conduzida com empatia e sigilo, proporcionando um ambiente onde o paciente possa se sentir à vontade para explorar sua história e suas emoções sem julgamentos.
Os atendimentos podem ser realizados tanto presencialmente quanto online, garantindo acessibilidade e flexibilidade para que cada paciente escolha a melhor forma e cuidado com sua saúde emocional.
Atendimento Presencial Rua Ione de Castilho Souza, 180 Ap 301 Poços de Caldas - MG (35) 9.8886.0976 monicamiranda.psic
Mônica Miranda - Atendimento Online em todo Brasil
Foto Ilustrativa
ALCIONE NA RED EVENTOS
Uma noite inesquecível com a diva do samba, Alcione, no espetáculo "Show de Sucessos"!
O show aconteceu no dia 22 de fevereiro na Red Eventos em Jaguariúna-SP, abrindo o calendário 2025 de shows da GP Produções.
Alcione, também conhecida como "A Marrom", é uma das mais consagradas cantoras de samba do Brasil. Com uma carreira que abrange várias décadas, ela conquistou o coração de milhões de fãs com sua voz poderosa e interpretações emocionantes. No "Show de Sucessos", Alcione apresentou um repertório repleto de seus maiores hits.
A artista já venceu o Grammy Latino em 2003, Press Awards em 2006, Women’s Music Events Awars 2020, além de vários prêmios como melhor cantora de samba da música brasileira.
Outra marca de Alcione é sua paixão e identidade com a Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, uma história de amor que começou em 1974. Em 2024 foi homenageada com o enredo A Negra Voz do Amanhã.
Juliana Gomes e Walter Fernandes - Revista Flash Campinas
Flash Campinas
PIRAJÚ BOTEQUIM
Texto : Walter Fernandes
Diretor de Criação da Revista
Flash Campinas
O Pirajú Botequim nasceu através de um sonho do Roberto Teixeira Reis, ele que era apaixonado pela Boemia e adorava conhecer sempre novos bares não só em Campinas mas em outras cidades. O Roberto era proprietário da Reizinho Veículos desde de muito novo, a oficina ainda continua na família sendo liderada pela esposa Gisela de Araújo, que continuou com o negócio para ele realizar seu sonho de abrir um bar que se concretizou no dia 13 de outubro de 2017, inaugurando o Pirajú e logo já foi um sucesso.
O sonho contou com um planejamento de 3 anos antes, e hoje onde é o bar era residência da família nos anos de 2013 a 2015, onde o Roberto e a esposa moravam com as filhas Beatriz e Gabriela, que após a morte do pai, assumiram o bar
Ao desocupar a residência, o Roberto iniciou o projeto e as reformas para inaugurar o bar. Desde a inauguração o Pirajú já foi um sucesso e sempre executou melhorias na estrutura e cardápio, após a pandemia se reinventaram na parte operacional e implantaram o delivery e os pratos executivos no almoço, expandindo o horário das 11h até 23h00.
A maior reforma foi a mais recente que aconteceu no final de 2024 em toda estrutura,onde era o jardim da casa passou a ser um espaço externo coberto, a cozinha contou com um novo layout, além de revestimentos, pintura, acabamentos e equipamentos, tudo planejado pela Tramontina.
"Acreditamos que a partir desse ano iremos desfrutar de todo esse trabalho e inovação,as reformas foram realizadas, mas preservamos a memória e o ar de antigo, muitas coisas aqui eram do meu avô, como o barco a lambreta de 1957, e isso tudo é uma marca do bar." Gabriela Reis.
Os destaques no cardápio do almoço são os pratos executivos servidos, parmegianas, tilápia, bife do chapeiro, frango à pizzaiolo e o salmão com shimeji. Todo dia da semana o cardápio conta com um prato especial, na Terça a sugestão do Chef, quarta feijoada, quinta o Virado à Paulista com T-Bone suíno e às sextas frango recheado com brócolis, bacon e 4 queijos.
Gabriela Reis, Robinho (Gerente) e Beatriz Reis
Outro destaque é a picanha na chapa flambada na hora na mesa do cliente, muito servida aos sábados e domingos, fora o show à parte para os clientes! Todo o cardápio é autoral, todos os pratos, salgados e porções foram desenvolvidos por Chefs especificamente para o Pirajú!
No período da noite os destaques do cardápio vão para o croquete Pirajú que é feito de costela desfiada, todos os salgados são produzidos semanalmente, não adquirindo nada de fora, tudo é feito pelos cozinheiros de mão cheia do Pirajú, especialmente pela Chef Zenaide e a Cauana, que estão no bar desde o início e que aprenderam tudo com o Chef Cosmo que comandou a cozinha por 7 anos.
A nova porção o Trio Parada Dura, que reúne os três queridinhos da casa, que são o Croquete Pirajú, o de joelho de porco e o croquete de mandioquinha com carne seca.
As comidinhas de botequim são sucesso entre os clientes, pois são porções menores servidos no balcão ou nas mesas para que o cliente possa degustar várias delícias como o joelho de porco e a parmegiana no palito para petiscar enquanto bebe um chopp a Brahma ou uma cerveja gelada!
Além de várias opções de comidas e cervejas, o Pirajú também tem a melhor caipirinha de Caju com três limões e rapadura da região, sendo a mais pedida da casa desde 2017 e marcando o coração dos Campineiros!
E para 2025 além de toda reforma estrutural, o Pirajú terá sempre novidades toda semana para os clientes, como a croqueta recheada de salmão, bolinho de carne, lanches boquinha de anjo diferentes, pratos diferentes, para que toda vez que o cliente vier aqui ter uma experiência nova.
Percebi que nossos clientes gostam muito de novidades, tudo que é novidade nosso cliente que provar na hora, então vamos trazer sempre opções novas para os clientes não ficarem presos somente ao cardápio tradicional" Beatriz Reis
Rua Pirajú, 42 - Jardim Leonor, Campinas - SP pirajubotequim
Picanha na chapa Flambada
Salmão com Shimeji
Singapura, um sonho de adolescência realizado. Poucos lugares no mundo conseguem impressionar tanto quanto Singapura. Um pequeno vilarejo de pescadores transformado em uma das cidades mais modernas do planeta, com prédios imponentes e o metro quadrado mais caro do mundo.
Nossa viagem para lá foi uma experiência que jamais esqueceremos. Chegamos cheios de expectativas, mas nada nos preparou para a grandiosidade desse destino. Desde a limpeza impecável das ruas até a organização e eficiência do transporte público, cada detalhe nos fez admirar ainda mais essa cidade-estado que se reinventa a cada dia.
Singapura
Começamos nossa experiência pelo icônico Gardens by the Bay, um verdadeiro cenário futurista.
Durante o dia, as Supertrees impressionam com seu design inovador, mas é à noite que a magia acontece.
O espetáculo de luzes e sons transforma o jardim em uma visão surreal, algo que só pode ser descrito como inesquecível.
Caminhar por entre as árvores iluminadas nos fez sentir dentro de um filme de ficção científica.
Outro ponto que nos deixou sem palavras foi o Aeroporto de Changi.
Imagine desembarcar e encontrar uma cachoeira gigantesca dentro do aeroporto? O Jewel Changi é muito mais do que um terminal é uma atração por si só. Com sua Rain Vortex, a maior cachoeira indoor do mundo, cercada por um jardim exuberante, é impossível não sentir uma energia especial ao passar por ali.
Ficamos admirando a água caindo do teto por vários minutos, hipnotizados por sua beleza.
Além dos pontos turísticos, a gastronomia de Singapura também nos surpreendeu, a comida asiática é muito diferente do que estamos acostumados.
A mistura de culturas reflete na culinária, proporcionando sabores únicos a cada refeição.
A arquitetura é outro destaque. O Marina Bay Sands, com sua icônica piscina de borda infinita no topo, se destaca com sua grandiosidade , mas nem tudo é convencional em Singapura.
Algumas leis curiosas chamam a atenção, como a proibição de mascar chiclete ( uma medida para manter a cidade limpa). Também é ilegal não dar descarga nos banheiros públicos, sujeito a multa! E se você estiver atravessando fora da faixa de pedestres, cuidado, o governo é rigoroso com quem desrespeita as regras de trânsito. São leis que podem parecer estranhas para nós, mas que fazem de Singapura um exemplo de organização e disciplina.
Cada canto de Singapura nos encantou. A mistura entre tecnologia, natureza e cultura é algo que poucos lugares conseguem oferecer. É uma cidade que nos faz sonhar, refletir e, acima de tudo, desejar voltar. Nossa viagem foi repleta de momentos inesquecíveis e aprendizados que levaremos para sempre.
Se você ama viajar e criar memórias inesquecíveis, Singapura precisa estar no seu roteiro. Quer acompanhar mais das nossas aventuras? Siga-nos no Instagram @juntoscriandomemorias e embarque com a gente em cada descoberta!
MAKINGOF
A sessão de fotos para nossa edição de Março aconteceu no dia 30 de janeiro e foi realizado com o Arquiteto Christie Cornelio. O ensaio aconteceu em seu escritório no bairro Cambuí em Campinas-SP. A produção contou com a Assistente Juliana Gomes e direção e fotos de Walter Fernandes.