5 minute read

Secretária de turismo de Alagoas anuncia Escola de Turismo

E Amplia O Das A Es De Promo O Do Destino

AAocupante da mais nova pasta do Governo de Alagoas, a advogada Bárbara Braga, concedeu entrevista exclusiva ao jornalista Mozart Luna – profissional especializado em Turismo – na última sextafeira (06), seis dias após ter tomado posse do cargo. A secretária anunciou a instalação de Escolas de Turismo, ampliação das ações de marketing, atuação no turismo internacional e estruturação da nova Secretaria e afastou no momento a criação de uma Agência de Turismo. A entrevista vai ao ar também no Programa Circuito Mundo da TV Mar, Blog Meio Ambiente e Turismo da Gazetaweb. com, Rede Gazeta de Rádio e Rádio Delmiro FM.

Advertisement

Exclusivo – A secretária estadual de turismo de Alagoas, Bárbara Braga, anunciou a implantação do Programa Escola de Turismo em 7 regiões turísticas do Estado. O Projeto existia desde 2021 e vinha sendo preparado e agora na gestão do Governador Paulo Dantas será implantado.

Em entrevista exclusiva ao Jornalista Mozart Luna, Bárbara Braga disse que uma empresa será contratada para realizar a capacitação e treinamento para pessoas que desejam tra- balhar em hotelaria e as escolas funcionarão nas sete regiões turísticas do Estado. Dessa forma, se abre a oportunidade para moradores de regiões que têm parque hoteleiro, mas com deficiência de mão de obra qualificada.

“Alagoas é o primeiro estado do Nordeste com o cadastro de turismo (Cadastur) pronto e disponível e o quarto no Brasil”, disse a secretária. “A atividade do turismo já ocupa o segundo lugar na economia de Alagoas e também na geração de emprego”, disse ela.

“Vamos dar continuidade ao trabalho que vinha sendo feito e vamos ampliar ainda mais na gestão do governador Paulo Dantas”, disse Bárbara Braga. “Estamos ainda estruturando a nova Secretaria de Turismo e seguindo a determinação do Governador Paulo Dantas, que resolveu criar uma pasta apenas do turismo, devido ao seu protagonismo, na geração de emprego e renda”, enfatizou Bárbara Braga.

Segundo ainda ela, a nova pasta terá quatro superintendência na área fim e uma na área meio, com equipe de pesquisa, planejamento, gestão de índices e análise de resultados.

Agência de Turismo

Com relação a criação de uma Agência de Turismo, um pleito realizado pelo Trade, a secretária disse que será analisada com o decorrer das atividades este ano, mas que por enquanto não será criada.

Alagoas já teve no passado uma Agência de Turismo (Ematur), que se transformou em um cabide de empregos de políticos e empresários do turismo na época, gerando um passivo trabalhista imenso, para o erário público.

A experiência não foi boa, assim com não está sendo na Embratur, que hoje vive problemas políticos, orçamentário e institucional, já que transformou o ocupante do cargo de ministro do turismo em uma “rainha da Inglaterra”, que tem as honras de chefe de estado, mas não manda em nada e ainda tem pagar os salários dos indicados na Agência, que são nomeados para gestão de quarto anos.Bárbara Braga disse que vai ampliar as ações promocionais e consolidar a internacionalização do destino Alagoas.

Promoção

Bárbara Braga, disse que Alagoas vive momentos de muitas conquistas no turismo, começando pela notícia dada pela maior operadora da América Latina, CVC Corp, que aponta em suas plataformas que Maceió foi um dos destinos mais vendidos em 2022 e o mais procurado para os feriados de 2023, como destino nacional, estando ao lado do de Portugal como destino internacional mais procurado também.

Segundo a secretária disse que estes são resultados de ações de promoção de marketing, como a realizada em São Paulo com a Expo Brasil, #Alagoas te Faz Feliz, realizada no metrô de São Paulo e a plotagem dos taxis em Lisboa, em Portugal, além da participação eventos com WTM, Festuris, Abav e as convenções da CVC, além da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).

“Vamos continuar com as ações e ampliar ainda mais”, destacou Bárbara Braga, dizendo que na BTL deste ano em Lisboa teremos muitas surpresas, já que a venda do destino Alagoas em Portugal foi um sucesso com dois voos fretados que chegaram no final de 2022.

A secretária disse ainda que está trabalhando para que o voo Lisboa/Maceió seja direto, pois atualmente tem uma escala em Natal. Com relação ao pedido financeiro da TAP, (R$ 3,7 milhões), para promoção do voo, está sendo analisado, mas que o governo tem o maior interesse na parceria.

Cenário da TAP

A TAP passa por momentos muito difíceis, financeiramente e politicamente, com muitos escândalos envolvendo os seus diretores e por isso o Governo português oficializou, ano passado, a sua venda, que já tem interessando ( Lufthansa e Air France/ KLM). A dúvida é se depois de vendida a TAP, as novas rotas como Maceió serão mantidas.

Contudo, os operadores portugueses estão eufóricos com o sucesso do destino Alagoas e nos bastidores se ventila a possibilidade dos voos fretados se transformarem em semanais, lembrando os voos da Air Luxor, que trazia para Alagoas, todos as semanas italianos, para o hotel Village Pratagy.

Gol e Azul

“Estamos também colhendo bons frutos dos voos diretos Buenos Aires/Maceió, pela Gol”, lembrou ela. Os voos são semanais e estão ainda em faz inicial.

“Nossa malha aérea cresceu e o resultado é um fluxo de 600 mil turistas para esta temporada com uma injeção de R $300 milhões”, comemora Bárbara Braga. Segundo ela, o secretário estadual da fazenda, George Santoro tem uma participação fundamental, já que houve uma redução do ICMS do Querosene de Aviação (QAV), possibilitando o aumento da malha aérea, que tem hoje 30 voos e ganhou mais 27 extras para a temporada.

Investimentos

Bárbara Braga, disse que o Governo de Alagoas continua aberto aos investidores através do Prodesin, que oferece uma séria de vantagens para quem deseja gerar emprego e renda no Estado. “A Setur faz parte de um grupo de secretarias que fomentam o desenvolvimento. A Seics e a Sefaz estão neste grupo”, informou a secretária.

Lembrando que graças às ações do Prodesin, foi possível trazer o maior grupo hoteleiro internacional no Brasil para Alagoas, na gestão de Renan Filho. “O Grupo português Vila Galé é um exemplo de sucesso do Prodesin e estamos abertos a outros investidores que desejam vir para Alagoas”, enfatizou ela.

O Grupo Vila Galé vem pleiteando uma aérea no bairro do Pontal da Barra, em Maceió, onde funcionou o Detran/AL e que pertence à Marinha do Brasil. Contudo, entraves criados pelo Governo do Presidente Jair Bolsonaro, travaram o processo de cessão da área para instalação de um resort para geração de emprego e renda. Agora com o novo Governo Lula e com a ajuda do Ministro dos Transporte e senador eleito por Alagoas, Renan Filho, pode ser que o processo de cessão da área avance.

Regiões

Uma das regiões que mais cobra atenção atualmente é a dos Cânions do São Francisco, que atualmente já recebe seis voos regionais vindos de Salvador ( Gol/voepass) e de Recife ( Azul), para o aeroporto de Paulo Afonso na Bahia. Um trabalho feito em conjunto com os governos de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe.

Promover estes voos é uma questão estratégica para os destinos de Piranhas, Delmiro Gouveia e Olho d’água do Casado e a secretária disse que vai trabalhar neste sentido, como também realizar o trabalho de sinalização turística.

Atualmente a Setur está funcionando nas dependências do Centro de Convenções de Maceió, no bairro de Jaraguá, mas ganhou no mesmo bairro uma linda sede em um prédio histórico no mesmo bairro, que está sendo recuperado para acolher a Secretária de Turismo até abril deste ano.