Edicao14

Page 39

erva daninha_

Pesquisador descobre ação anti-rugas

Suco Revitalizante_

SEGREDO DE SPA Por_Mayra Triveloni

SEGREDO DE SPA

Por_assessoria

Um projeto realizado pelo professor Luiz Claudio Di Stasi, do Instituto de Biociências (IB), Câmpus da Unesp de Botucatu, e a empresa Chemyunion, de Sorocaba (SP), apresenta novos mecanismos moleculares com ação contra flacidez e rugas descobertos no picão-preto (Bidens pilosa). O resultado é um ativo cosmético que funciona de forma semelhante ao retinol, sintetizado a partir da vitamina A. O picão-preto, considerado uma espécie invasora no campo, mostrou em testes ter benefícios similares aos dos retinoides, receitados nos consultórios dermatológicos em razão do seu poder de regeneração celular e síntese de colágeno. Segundo o estudo, esses resultados não acarretam os efeitos adversos dos retinoides comerciais, como irritação cutânea, descamação e ardência. Outra vantagem da erva daninha é que o seu uso é sustentável, já que ela tem um crescimento rápido, o que evita que sejam exploradas espécies de árvores maiores para obtenção dos mesmos compostos. Na pesquisa realizada com o picãopreto, a análise fitoquímica do extrato da planta revelou a presença de fitol e ácidos graxos, sinalizadores de possíveis ações anti-inflamatória, antioxidante e estimuladora de síntese da matriz extracelular, todas ligadas a um mecanismo de ação similar ao dos retinoides. Com base nisso, os pesquisadores avaliaram as atividades antioxidante (pela ação de enzimas específicas), antiinflamatória (pela quantificação de mediadores inflamatórios como prostaglandina) e retinoide-like (pela medição do fator de crescimento dos componentes da matriz extracelular, como colágeno e elastina). Os resultados obtidos mostram que o extrato da planta funciona de forma parecida ao dos retinoides clássicos, que atuam no rejuvenescimento da pele, promovendo

78

ESTILO LIVRE

renovação celular bem rápida e eficiente, com diminuição de rugas, de manchas e aumento da elasticidade. Prêmio - A comprovação in vitro foi feita com anticorpos que marcam os receptores de retinoide na pele. Os retinoides podem atuar em dois receptores distintos, os ácidos (RARs) e os não-ácidos (RXRs). Os receptores ácidos produzem uma resposta biológica mais intensa, o que pode desencadear efeitos indesejáveis. Como o ativo do picão-preto tem uma atividade pouco expressiva nesse receptor, isso pode ajudar a explicar por que ele apresenta benefício biológico similar ao ácido retinoico, porém em menor escala e sem os efeitos colaterais. A pesquisa foi premiada em outubro como o melhor trabalho científico apresentado no 20º Congresso Latino e Ibérico de Químicos Cosméticos em Isla Margarita, na Venezuela, e a inovação está sendo testada por uma indústria brasileira do setor de cosméticos.

Testes indicam que planta é capaz de regenerar a pele e produzir colágeno

Cansado de fila no banco, estresse no trabalho e correria em casa? Pois é, depois de um dia exaustivo nada melhor do que um delicioso suco revitalizante. Separamos uma receitinha pra você fazer em casa e recarregar as baterias com muita vitamina e sais minerais! ANOTE AÍ 1 colher de sopa de germe de trigo ½ beterraba crua Suco de uma laranja ½ cenoura 2 cubos de gelo Bata tudo no liquidificador e sirva. A bebida também é uma boa pedida para depois da malhação.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.