Page 1

ESTILO LIVRE

3


4

ESTILO LIVRE

ESTILO LIVRE

5


ÍNDICE_

06 12 20 22 24 40 54 60 62 68

DA REDAÇÃO_ ENTREVISTA

Ricardo pereira O estudo é a essência de tudo

CARNAVAL

BEIJA-FLOR Uma homenagem merecida

LITERATURA

D.Pedro I e Marquesa de Santos Na intimidade do romance

TURISMO

Tubarãoes-baleia no mar Cancún

ASSIS

Dani Barbosa Diretamente de Nova York

CINEMA

Harry Potter O fim da saga chega às locadoras

DECORAÇÃO

jardim Quando ele é o destaque

MOTOR

Prius O primeiro híbrido do Brasil

MÚSICA

michel teló O sucesso do “Ai se eu te pego”

TV

Por um fio Nova temporada

2012 de “cara nova” Como prometido na última edição de 2011 da Revista Estilo Livre, iniciamos o ano trazendo novidades. A primeira delas está no visual da revista, que ganhou “nova cara”, sempre buscando torná-la mais atraente para os leitores, a segunda, está no lançamento de um espaço para reportagens sobre saúde e bem estar. Sendo assim, a partir de agora, todos os meses a Estilo Livre chegará aos leitores em dose dupla, com conteúdo ainda mais variado. E para reunir os assuntos e ao mesmo tempo permitir que todos mantivessem sua importância, “dividimos” a revista, sendo que de um lado ela permanecerá com sua “roupagem” tradicional e do outro, com reportagens sobre bem estar e saúde. Sairemos mensalmente com duas capas, buscando chamar a atenção para as diferentes abordagens da revista e tornar seu visual ainda mais atraente. Nossa intenção com a abordagem de assunto da área de bem estar é oferecer aos leitores reportagens que ajudem a tirar suas dúvidas sobre saúde e os incentivem a buscar alternativas para melhorar a qualidade de vida. Esperamos que gostem!

CAROLINA MARQUEZINI DIRETORA DA REDAÇÃO

DIRETOR Jeziel Marquezini EDITORA Carolina Marquezini DIRETOR COMERCIAL Daniel Israel DIREÇÃO DE ARTE E DIAGRAMAÇÃO Rodrigo de Souza IMPRESSÃO Editora Conosco_Indústria Gráfica TEXTO E FOTOS Agência Estado FOTOS Ivan Mello - Freelance JORNALISTA RESPONSÁVEL Carolina Marquezini_MTB_41418 SP

28

TIRAGEM 18 mil exemplares

Foto Capa Ricardo Amaro

Douglas Lourenço Fazendo dos ares o seu limite

PARA ANUNCIAR Daniel Israel_18 9732-0007 daniel@revistaestilolivre.com.br ANÚNCIOS E PATROCÍNIOS Além de anúncios institucionais e comerciais em formatos tradicionais, Estilo Livre oferece a opção de patrocínio das seções e colunas fixas. Fale com nosso departamento comercial. *O conteúdo das propagandas e informes publicitários é de inteira responsabilidade dos contratantes.

. REVISTA ESTILO LIVRE Abílio Duarte de Souza, 257 :: F: 18 3022.3152 www.revistaestilolivre.com.br revista@revistaestilolivre.com.br


ENTREVISTA_

Ricardo pereira

“Nada na vida é sem formação. Adoro estudar” Por_Aline Nunes

(AE) - Na infância, vivida em Lisboa, Portugal, Ricardo Pereira, assistia às novelas brasileiras pensando como seria contracenar com aqueles atores. A imaginação virou realidade. Depois de rodar o mundo como modelo e se formar em Psicologia, foi se dedicar ao teatro. Na TV portuguesa, emplacou 12 novelas, e, em 2004, chamou a atenção da Globo.

2004; Negócio da China, em 2008; e o atual) e sempre fui bem aceito pelo público. Talvez porque, em Como Uma Onda, era a primeira vez que a Globo tinha um protagonista não brasileiro. Isso chamou a atenção do público e me aproximou dele.

(AE) Você acabou de se tornar pai e batizou seu filho de Vicente. Foi homenagem ao personagem?

Ricardo - Então, o fato de estar aqui não atrapalha minha carreira em Portugal ou no resto do mundo. No ano passado, participei de um longa em Portugual e fiz a novela Laços de Sangue (que venceu o último Emmy). Então, continuo lá.

Ricardo - Sim, mas também porque descobrimos que ela estava grávida na clínica São Vicente, no Rio. Foi uma série de coincidências, incluindo o Vicente, meu segundo protagonista com o Miguel Falabella (o outro foi em “Negócio da China”, de 2008) (AE) Falando em protagonista, como é o assédio do público? Ricardo - Aqui no Brasil, é o meu terceiro protagonista (Como Uma Onda, em

08

ESTILO LIVRE

(AE) Você tinha uma carreira sólida em Portugal. O que te fez vir para o Brasil?

(AE) Por acaso, o interesse pelo Brasil surgiu assistindo, em Portugal, a alguma novela daqui? Ricardo - Em Portugal, víamos as novelas brasileiras, lembro que eu gostava muito de Roque Santeiro (1985). Comecei a trabalhar como modelo, fiz faculdade de Psicologia e, no final, gostei foi de fazer teatro.

ESTILO LIVRE

09


vitrine_

10

ESTILO LIVRE

No domingo, 29/01, aconteceu a tradicional confraternização do Micróbios Moto Clube, com a apresentação da banda Rock Spólio. Churrasco de costela no chão e muito ronco de motor mancaram o evento; os motociclistas fizeram Assis tremer.

ESTILO LIVRE

11


ENTREVISTA_

“aprendi a trocar pneu com a griselda” Por_Aline Nunes

Lilia

CabraL

(AE) - A perua Tereza Cristina (Christiane Torloni) vai descer do salto em “Fina Estampa”. É chegada a hora, enfim, de uma nova milionária reinar na novela das 9 da Globo. Uma mulher de fibra que, segundo o sambista Zeca Pagodinho, “partiu de Portugal/e veio pra vencer/Faz serviço braçal.” “O Nome Dela é Griselda” é composição de Pagodinho feita para a trilha do folhetim e a define como guerreira. Mas o Pereirão de Lilia Cabral não é só isso, e passou por uma tremenda reviravolta. Grana no banco, ela já tem. Mudança no visual, ela já fez. Mas uma nova revolução está por vir. À reportagem, a paulistana Lilia Cabral, de 54 anos, fala das semelhanças com a heroína, de seus 37 anos de Globo e de como aprendeu a trocar o pneu do carro. (AE) Você diz que gosta de estudar em casa, de manhã. Como têm sido as leituras de Griselda? Lilia - Acordo todos os dias por volta de 6 horas. Tomo meu café e vou para meu escritório estudar. Fico ali, sozinha, passando o texto até aproximadamente 10h30, quando o carro da produção vem me buscar. (AE) Até agora, o que aprendeu com a Griselda? Lilia - No aspecto da ética e dos valores, somos muito parecidas. Prezo muito a amizade, as relações entre as pessoas, o respeito e a honestidade. Também tenho esse lado família dela e o valorizo muito. Com a Griselda, apren-

di a trocar pneu de carro. Antes, eu não sabia, mas precisei treinar para gravar uma cena. Agora, já não passo mais sufoco (risos). (AE) Griselda abre mão de seus interesses em nome da família. De alguma maneira, você já se viu nessa situação? Lilia - Sim. Quando decidi me lançar à carreira de atriz, eu morava com os meus pais em São Paulo. Eles não queriam que eu seguisse a profissão, mas eu precisava escutar a minha intuição. Então, durante um teste no Rio de Janeiro, decidi ficar na cidade e não voltei mais para a casa dos meus pais. (AE) Você é filha de portuguesa. Vê alguma semelhança entre a personalidade dela e a da Griselda? Lilia - Encontro semelhanças entre a Griselda e a minha avó, que era uma mulher forte, decidida. (AE) Você se assiste na novela? Lilia - Como eu saio tarde das gravações, não assisto no ar. Então, aproveito o caminho enquanto vou cedo ao Projac (estúdios da Globo) para ver pela internet, pelo tablet. (AE) Entre tantos trabalhos, qual personagem acha que marcou mais? Lilia - A Martha, de ‘Páginas da Vida’ (2006). O personagem repercutiu muito, as pessoas me abordavam muito na rua.

ESTILOLIVRE LIVRE ESTILO

13


CARNAVAL_

Beija-Flor

homenageará Joãosinho Trinta Por Roberta Pennafort

rinta Joãosinho T

Atual campeã do carnaval carioca, a Beija-Flor vai homenagear Joãosinho Trinta, que foi carnavalesco da escola por 16 anos, ao relembrar um dos marcos de sua carreira: o desfile “Ratos e Urubus, Larguem Minha Fantasia”, de 1989. Na época, Joãosinho colocou no sambódromo a antológica ala de mendigos - muitos interpretados por atores - e um Cristo coberto por um plástico preto - impedido de aparecer por causa de uma ação judicial impetrada pela Igreja. O Cristo trazia a inscrição “Mesmo proibido, olhai por nós”. E os mendigos “famintos” chegaram a escalar camarotes e “roubar” salgadinhos na abertura do desfile. Neste ano, estátua e esfarrapados devem encerrar a festa da escola. O diretor

teatral Amir Haddad, que na época recrutou a ala, foi convocado pela atual comissão de carnaval. “Vamos recuperar esse momento, que não é só do carnaval, mas do teatro brasileiro”, disse Haddad. “Vou chamar participantes originais e mais uma vez faremos nossas próprias roupas. Estou emocionado desde o momento em que fui chamado, logo depois da morte do João. Foi muito decepcionante perder aquele carnaval.” Em 1989, a Beija-Flor ficou em segundo lugar, perdendo por meio ponto para a Imperatriz Leopoldinense, que fez uma apresentação tecnicamente impecável sobre o centenário da Proclamação da República. O desfile era o preferido do carnavalesco, que contava 12 vitórias em 31 anos de avenida. O enredo da escola neste ano é São Luís do Maranhão, cidade natal do carnavalesco. Ubiratan Silva, da comissão da BeijaFlor, contou que Joãosinho pretendia desfilar no último carro, sentado em um trono. Depois de dois derrames, ele precisava da ajuda de uma cadeira de rodas para se deslocar. MUDANÇA DE PLANOS - Com a morte do carnavalesco, em 17 de dezembro, os planos foram adaptados. “A decisão foi instantânea. A ligação entre Joãosinho, Beija-Flor e São Luís é direta. A homenagem estará no último setor, que resume as festas populares da cidade”, revelou Bira, que entrou na escola um ano depois da saída de Joãosinho. “Estamos falando de várias personalidades maranhenses, como João, Alcione, Ferreira Gullar, Josué Montello, Rita Ribeiro, Zeca Baleiro. João não poderia faltar. O legado de sua linguagem artística rendeu frutos não só para a BeijaFlor, mas para o carnaval.”

ESTILO LIVRE

15


vitrine_

vitrine_

Dayane - Malu - Gleisy - Pauliani

Rodrigo - Dani Dib

Rafael - Heloísa

Raquel - Samuel

Lucas - Nara Marcos Paulo - Bruno

Fabiana Furlan Renato Fukuda

Ronei - Ana Paula

16

Sylzimara - Daniel

Isabella - Luciano

Jéssica - LÚcia Spinard

Marcinha - Edna - Amanda

NatÁlia - JÚnior

Há muitas razões para não dormir em Assis. Uma delas é a mais nova casa noturna “Terraço Pub Bar”. Venha conhecer as instalações e saborear momentos agradáveis em companhia dos amigos ! ESTILO LIVRE

Rua Duque de Caxias, 122 - Centro - Assis/Sp F.: 18 9736-0232 - Carolina :: 18 9736-0234 - Carlos

ESTILO LIVRE

17


gastronomia_

(AE) - Famoso nas docerias de Paris e daqui, o macaron reúne sabor e requinte para fazer qualquer um perder a linha na dieta. Aprenda agora como fazer.

Como fazer a massa de macaron ingredientes - 125 g de farinha de amêndoa - 125 g de açúcar impalpável - 150 g de açúcar refinado - 100 g de claras de ovos -uma pitada de sal Modo de preparo Passe o açúcar impalpável, a farinha de amêndoa e o sal pelo processador. Peneire e reserve. Misture o açúcar refinado com a clara em uma panela e leve ao fogo baixo até a mistura ficar morna. Não deixe a mistura ferver. A temperatura máxima atingida deve ser de 65ºC. Retire do fogo e transfira o conteúdo da panela para a batedeira. Bata em velocidade alta até a mistura esfriar, formando uma espécie de merengue. Retire o merengue da batedeira e incorpore a mistura peneirada, mexendo delicadamente com uma espátula de silicone até obter uma massa homogênea. Para saborizar Depois que a massa estiver pronta, acrescente 20 g de cacau peneirado. Misture bem com uma colher ou uma espátula de silicone. O cacau em pó, além de saborizar, confere cor à massa, sem a necessidade do uso de corantes. Ou use corante em gel ou em pó. COMO TINGIR A MASSA Depois que a massa estiver pronta, acrescente corante em gel ou em pó até atingir a cor desejada. Misture cuidadosamente com uma colher. O corante em gel pode amolecer ligeiramente a massa, então use pouca quantidade.

gastronomia_

ma ca RON das docerias para a sua mesa Por_Filipe Fasolin

MACARON COMPRIDO

MACARON de morango

MACARON COMPRIDO INGREDIENTES Creme de pistache: - 60 g de amido de milho - 480 ml de leite - 4 gemas peneiradas - 180 g de açúcar refinado - 240 ml de creme de leite fresco - 1 colher de sobremesa de essência de pistache - 300 g de pistache sem casca, torrado e picado MODO DE PREPARO Em uma panela antiaderente, dissolva o amido de milho no leite, acrescente as gemas peneiradas, o açúcar e o creme de leite. Misture bem. Leve ao fogo baixo, sem parar de mexer, até que a mistura se desprenda do fundo da panela. Retire do fogo, acrescente a essência e o pistache picado e misture. Deixe o creme de pistache esfriar e em seguida recheie os macarons. Coloque o chocolate derretido ainda quente no cartucho de papel-manteiga e desenhe listras sobre os macarons.

mararon de tomate seco

MACARON DE MORANGO INGREDIENTES Geleia de morango: - 600 g de morango picado - 500 g de açúcar refinado - 1 colher de sopa de suco de limão-taiti MODO DE PREPARO Tinja os macarons com corante pink. Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até obter o ponto de geleia. Deixe a geleia de morango esfriar e recheie os macarons. mararon de tomate seco Ingredientes Creme de tomate seco: - 300 g de tomate seco - 100 g de queijo parmesão ralado - 100 g de requeijão cremoso - alecrim a gosto Modo de preparo Passe todos os ingredientes pelo processador até obter um creme. Em seguida, recheie os macarons.

Para assar Pré-aqueça o forno a 150º C. Coloque o silpat sobre uma assadeira ou forre a assadeira com um papel-manteiga. Coloque a massa na manga de confeitar para fazer círculos - é preciso tomar cuidado na hora de montar para não fazer picos, mas círculos finos. Lembre-se que, quando for rechear, os macarons serão sobrepostos. Mantenha uma distância de 5 cm entre cada um dos macarons. Leve ao forno por 10 minutos. Diminua a temperatura do forno para 130°C e deixe por mais 10 minutos ou até que a massa esteja assada. Retire do forno e deixe esfriar.

18

ESTILO LIVRE

ESTILO LIVRE

19


20

ESTILO LIVRE

ESTILO LIVRE

21


Literatura_

literatura_

Cartas revelam intimidade do romance

Por Felipe Branco Cruz

(AE) - Cento e oitenta anos depois de escritas pelo imperador Dom Pedro I e enviadas à sua amante, Domitília de Castro e Canto Melo, a Marquesa de Santos, 94 cartas vêm a público, no livro “Titília e Demonão”, do pesquisador brasileiro Paulo Rezzutti. É o maior acervo de

22

ESTILO ESTILOLIVRE LIVRE

correspondências dos amantes já encontrado. E foi descoberto, quase que por acaso, na Hispanic Society of America, em Nova York. As cartas, escritas à mão, revelam um imperador preocupado com a família, com os filhos legítimos e bastardos, além de um amante incorrigível. As aventuras amorosas do imperador eram escancaradas, inclusive com a irmã da Marquesa. Numa dessas cartas, D. Pedro escreve: “Ontem mesmo fiz amor de matrimônio para que hoje, se mecê estiver melhor e com disposição, fazer amor por devoção”. Na época, ele era casado com Dona Leopoldina, que morreu aos 29 anos. As cartas foram localizadas a partir da pesquisa de Rezzutti, que desconfiou que algumas correspondências enviadas pelo Imperador e há anos desaparecidas poderiam estar na Hispanic Society, como de fato estavam. Até então, o mais completo acervo era o do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, com 51 mensagens. A partir dessas cartas, o autor analisa um dos períodos mais emblemáticos da história do Brasil. Mas o interessante mesmo é que elas revelam um imperador humano, com defeitos e qualidades. Os registros mostram, por exemplo, que D. Pedro enviava a Domitília desde frutas e pedaços de bolo até joias e tecidos especiais para a confecção de vestidos. “Desejando eu que, quando mecê apareça publicamente, apareças bem vestida, e decente: aí lhe mando essa peça de toquinha, mais renda, para que as mande fazer um vestido com guarnições da última moda (.. ) Espero que isto faça para se apresentar na Glória enervando todas que lá aparecem”, diz numa das cartas. O imperador ainda a presenteou com um colar de ametistas. “Para esse dia, já tereis as

SERVIÇO “Titília e o Demonão” Organização: Paulo Rezzutti Editora: Geração Editorial Preço: R$ 39,90

ametistas postas em bom adereço completo que fica obra digna de quem a dá, e quem a recebe”. O colar hoje está guardado no Museu Imperial, no Rio de Janeiro. Numa outra correspondência, o Imperador manda remédios e vinga-se de um teatro por ter proibido a entrada da Marquesa porque ela não possuía convite. D. Pedro mandou fechar o teatro, despedir os atores e queimar todos os figurinos. “Aí vai o remédio que chegou neste momento da cidade, não me esqueço de nada seu”, escreve o governante, no início da carta.

“Já se mandou fechar o teatro, apreender os papéis e proceder a devassa do que se sabe para meu esclarecimento (...). Hoje já não trabalha o teatro, e estão todos de boca aberta”, completa. Depois da proclamação da República, em 1889, a aventura extraconjugal de D. Pedro foi distorcida e usada como propaganda contra o império. A obra, portanto, além de resgatar e divulgar documentos inéditos, ajuda a compreender melhor a figura complexa que foi D. Pedro I e o período em que ele reinou

ESTILO ESTILOLIVRE LIVRE ESTILO LIVRE

23


TURISMO_ (AE) - Afeganistão, Vietnã, Butão, Nepal... é longa a lista de países que aguçam a curiosidade por serem tão diferentes. Uma forma de se aproximar deles é a leitura dos “causos” de quem já teve a chance de pisar ali, como os contados nestas obras recémlançadas. São histórias tão cativantes que você vai considerar cada destino uma opção para as próximas férias.

Tubarões - baleia intimidam, mas são inofensivos Por Fernanda Yoneya

(AE) - O porte dos bichos intimida. Com facilidade, passam dos 10 metros de comprimento, e seu peso chega a 13 toneladas. Mas os tubarõesbaleia são inofensivos e, com sorte, é possível nadar ao lado de dezenas deles nas águas transparentes de Cancún. O passeio exige que se acorde bem cedo. Às 7 horas, o barco zarpa de Punta Cancún em direção à região entre as ilhas Contoy, Holbox e Mujeres, onde, de maio a setembro, os animais se concentram, vindos de Belize em busca de plânctons para se alimentar. A observação precisa ser feita de manhã, justificam os guias, porque, à medida que as horas avançam, o sol esquenta os plânctons, que descem para profundidades maiores. Os tubarões vão atrás. O trajeto entre Punta Cancún, na zona hoteleira da cidade, e o ponto onde se concentram os animais dura duas horas. Longa, a viagem é feita em uma embarcação de pequeno porte, ocupada por apenas dez turistas por vez, e em um mar revolto. Para os mais sensíveis, o Dramin é tão essencial quanto máscara, snorkel, pé de pato e colete salva-vidas. Já os que aguentam firme as horas de balanço podem tomar um leve café da manhã, servido a bordo durante a viagem. Gabriel, o condutor da embarcação, monitora as coordenadas no GPS e recebe informações de

24

ESTILO ESTILO LIVRE LIVRE

outros barcos que circulam pela região para encontrar o melhor local de parada. Chegar ao ponto escolhido provoca no grupo de passageiros um misto de entusiasmo e receio. Logo o barco é cercado por animais, que nadam bem na superfície em busca de alimento. Os guias precisam repetir que os tubarões-baleia, considerados a maior espécie de peixe do planeta, são seres inofensivos, para tranquilizar os turistas mais receosos. Já dentro d’água, o grupo ouve as duas recomendações fundamentais: nunca tocar nos animais e manter o corpo em posição paralela ao deles. Com tais cuidados, é possível ficar a poucos centímetros dos gigantes. Os turistas ficam por ali, entre os tubarõesbaleia, por um período que varia de 60 a 90 minutos. Como os percursos de ida e volta são longos, cada barco faz uma única saída diária. Segundo os guias, a quantidade de embarcações e pessoas na região de passagem dos tubarõesbaleia é controlada - e as empresas que operam passeios seguem um rígido protocolo de preservação ambiental e de proteção da espécie. Na volta, o efeito relaxante do mergulho se faz sentir: muitos dispensam o Dramin para curtir o azul único do mar do Caribe. Com a Solo Buceo (solobuceo.com), o tour custa US$ 195.

ANÚNCIO

ESTILO LIVRE

25


ASSIS_

Dani Barbosa ganha espaço na mídia de NY

A modelo Daniella Barbosa, que foi capa da quinta edição da revista Estilo Livre, em março do ano passado, e hoje está morando em Nova York, fazendo uma pós-graduação na área de Psicologia, e, como no Brasil, aliando os estudos aos trabalhos como modelo, também ganhou espaço na mídia daquele país, sendo entrevistada por um blog de moda chamado FashionIndie. A entrevista foi realizada durante a New York Fashion Week (NYFW), quando ela estava em um coffe shop onde profissionais do meio da moda se reúnem. A repórter do blog fez as mesmas perguntas para ela e outras modelos, visando expor opiniões diferentes sobre os assuntos propostos. Para destacar o sucesso de Dani e contar como ela se adaptou a Nova York, traduzimos a entrevista que ela deu para o blog falando um pouco de seu estilo, que agora mistura um o que ela deixou por aqui com o jeito new yorker de viver, já que, como ela contou, adora fazer parte “daquela bagunça cosmopolita, que fascina por ter o mundo inteiro no mesmo lugar”. 3 x 4 - Moda - Daniella Barbosa -Como você definiria seu estilo? Não tenho um estilo propriamente definido. Vou do básico ao clássico dependendo do meu estado de espírito. -O que não pode faltar no seu closet? Vestidos e jaqueta de couro preta. -O que carrega na bolsa? Além do imprescindível, máquina fotográfica, Ipod, óculos de grau, óculos de sol.-Algo que gosta e usa independente de estar na moda: Estampa de oncinha -Baratinho indispensável: Sandálias Hawaianas -Na hora de escolher um vestido de festa:

26

ESTILO LIVRE

Menos é mais, corro de muito bordado. -Nunca usaria: Legging branca -O que você usa e não está nem aí: Óculos de grau com armação retrô, chapéus, headbands, boinas e afins. -Investimento de moda: Jaqueta e trench coat de couro, eternos. -Vício fashion: Relógios, bolsas e pashminas. -Onde comprar bem e barato: No Brasil: C&A, Renner e Zara. Fora do país: H&M, Forever 21 e Zara. -Itens básicos e preferidos de maquiagem: Corretivo: Effacernes waterproof da Lâncome; Base: TLC da Almay; Blush: Sephora e MAC; Curvex: Shiseido; rímel: Maybelline NY; lápis: Le crayon khol da Lâncome; batom: MAC e Guerlain. -Não saio de casa sem: Uma blusa mais quentinha, porque aqui em NY o tempo sempre pode mudar do nada. -O que te inspira na moda: Viagens e a diversidade das pessoas. -Um segredo de beleza: Não dormir nunca com maquiagem e fugir dos agressores dos cabelos, como secador, chapinha e baby-liss. -Esmalte claro ou escuro: Uso ambos na mesma freqüência. -O que é chique numa produção: Adequar-se ao ambiente sem perder a personalidade. -O que levanta um look: Sem dúvida os acessórios. -Dica: Cada um tem um perfil e ninguém é obrigado a usar algo só por estar na moda. Acredito que o segredo de se vestir bem esteja na adequação - seja ao ambiente, ao tipo físico ou à personalidade. Use a moda como sua aliada e adapte-a ao seu estilo. ESTILO LIVRE

27


FESTA_

mbad a s . w ww

er oda

s.com deassi

.br

prepare-se:

“a festa” está chegando Há nove anos, um grupo de amigos decidiu se reunir no feriado da Páscoa para uma confraternização. Nascia aí, o Samba de Roda de Assis, hoje, uma das maiores festas de samba do interior paulista. Atualmente, a festa conta com uma estrutura para mais de duas mil

pessoas, com área coberta e sistema Open Bar. Ficou famosa por reunir gente bonita, cerveja gelada, boa música, alegria, suingue e muita descontração. Um verdadeiro show de organização. Reserve a data da festa deste ano na sua agenda “7 de abril”.

patrocinadores:

28

ESTILO LIVRE

18. 3322.2170

ESTILO LIVRE

29


capa_

capa_

o que ele menos gosta Passar mais tempo no céu do que no chão já é tradição de família para os “Lourenço”. A denominação “piloto”, que na verdade é apenas a profissão deles, já até incorporou os nomes. Dessa forma, muitos chamam tanto pai quanto filho como Fernando e Douglas Piloto, respectivamente. Também, não era para menos. A história da família com aviões vem desde Pedro Lourenço, avô de Douglas, pai de Fernando, que começou atuando com taxi aéreo e depois passou para a aviação agrícola, fundando a empresa Sadag (Serviço Aéreo de Defesa Agrícola) há mais de 50 anos. Hoje, quem administra a empresa é Douglas, que, além de empresário, também trabalha para uma empresa privada da cidade, como piloto particular. Além disso, ele também vem percorrendo o Brasil afora fazendo apresentações radicais com manobras acrobáticas de alta perfomance. Com experiência de sobra na área da aviação, Douglas conta que fez os cursos de acrobacia aérea por incentivo de seu pai, que, apesar de ter ensinado o filho a pilotar desde pequeno – com 14 anos ele já havia feito seu primeiro vôo solo – achou que, mesmo com toda a experiência e tirando sua carteira de piloto aos 18 anos, Douglas deveria se aprimorar ainda mais. Sendo assim, ele fez o curso de acrobacias aéreas, mais tarde foi instrutor de um curso da mesma área, subiu ao pódio do Campeonato Brasileiro de Acrobacias Aéreas, voando com um avião da Anac e hoje, com o seu RV-7, comprado em 2009, é o piloto

30

ESTILO LIVRE

é voar em linha reta

oficial do Air Show da Pro Tork, fabricante de peças para motos que realiza eventos por todo o país levando o público ao delírio com diversas atrações, entre elas o show de manobras radicais pelos ares. Douglas corre campeonatos brasileiros até hoje, vindo a ganhar títulos da categoria Básica e Esporte. Atualmente, está com 3.200 horas de vôo, sendo 500 em acrobacias. Para ele, as manobras pelos céus demonstram o quanto “a interação da máquina com o homem é harmoniosa, revelando um grande show de perícia”. Segundo Douglas, o céu riscado com fumaça encanta o público em geral, que faz questão de acompanhar atento os 20 minutos de show em que ele efetua manobras como tunneaus, loopings, entre outras. Com tantos fãs, Douglas e sua aeronave fazem em média três apresentações por mês.

Foto Capa_Ricardo Amaro

por_Carolina Marquezini

Para quem gosta de apresentações deste estilo, há vídeos do assisense tanto no yotube (Douglas Lourenço) quanto no site www.protork.com/roadshow. Os interessados em contratar os shows podem entrar em contato com ele pelo e-mail: douglas.sadag@hotmail.com

ESTILO LIVRE

31


TV_NOTAS 01

TV_NOTAS 08

Novela

Cinema

11

Férias nos EUA

NOVA PROTAGONISTA

MEIRELLES RODA NOVO LONGA EM 2012

NADA DE BAND

Como Walcyr Carrasco levou Juliana Paes para o posto de Gabriela, a autora Gloria Perez teve de mexer na sinopse de sua novela das 9, prevista para 2012. Agora, a trama, que falará sobre a Turquia, terá Nanda Costa no posto de protagonista.

Depois de abrir o Festival de Cinema de Londres com o longa “360” - que chega aos cinemas brasileiros entre o final de fevereiro e o começo de março -, Fernando Meirelles já está envolvido em uma nova produção. “Estou trabalhando em outro projeto, mas ele não foi oficialmente anunciado. Rodo no ano que vem”, contou o cineasta.

Luciana Gimenez está de férias nos EUA e só volta neste início de fevereiro para retomar o seu ‘SuperPop’. Sobre o boato de que ela estaria negociando com a Band, a assessoria da apresentadora nega. Luciana tem contrato com a RedeTV! até 2013.

09

12

02

É do Casseta

04

Jornal Nacional

“CASSETA & PLANETA” SERÁ FEITO AO AR LIVRE

DO OUTRO LADO

O humorístico “Casseta & Planeta” voltará à grade da Globo em abril. Um dos redatores, Fábio Porchat adiantou que o programa será temático e apresentado numa tenda aberta ao público. “Vai ser mais o ‘Casseta’ de 1992 do que o de 2002”, diz Porchat.

Enquanto Patrícia Poeta se estabelece como nova companheira de William Bonner na bancada do “Jornal Nacional” (Globo), Fátima Bernardes foi citada pelo site da revista americana “Forbes” como sendo a ‘próxima Oprah Winfrey’ da TV brasileira.

03

05

Bom Humor

Reality Show

REPERCUSSÃO

SEGUNDA TEMPORADA

Sobre a recepção de “360” em Londres, Fernando Meirelles gostou do que ouviu. “Saí da sessão e fui para a festa de abertura do festival com uma boa sensação. Ouvi muita coisa boa a respeito do filme”, disse ele, que emendou: “Fora a noite, é igualmente agradável a sensação de etapa terminada.

Já é pensada na Record a segunda edição do reality ‘Casa da Ana Hickmann’

Inspiração

PALAVRA DE CASSETA

AJUDINHA MUSICAL

Sobre a participação da ex-BBB Maria, o humorista Hélio de la Peña diz que nada está certo. “Talvez, a gente trabalhe com participações”, diz. Maria Paula, de fora do novo formato, que completa: “Torço para que dê certo com qualquer uma que ficar no meu lugar.” Dos boatos sobre a entrada de Marcelo Adnet e Dani Calabresa, ambos da MTV, Hélio brincou: “Só posso dizer que adoro esses boatos (risos).”

Intérprete de Jeremias no filme “Faroeste Caboclo”, Felipe Abib criou um set list especial em seu iPod para ajudá-lo a encarnar o personagem. Além do rock de Brasília dos anos 80, música clássica e disco serviram de inspiração para o ator. The Clash, Nirvana, The Melvins e Patti Smith também o ajudaram antes das filmagens.

06

360 em Londres

Atração Teen

FILHO DE SURITA FAZ SUA ESTREIA Aos 18 anos, Dudu Surita está ansioso para sua estreia à frente de “Estação Teen”, programa que a RedeTV! exibe a partir deste mês. Filho de Emílio Surita, comandante do “Pânico”, o jovem gravou um piloto em outubro. “Tem algumas coisas para melhorar”, conta ele sobre o game show, voltado para adolescentes de 11 a 15 anos. A ideia é que a atração vá ao ar de segunda a sexta-feira, na faixa das 19h.

07

Dudu Surita

MAIS DE “ESTAÇÃO”

32

ESTILO LIVRE

Ainda em desenvolvimento, a estrutura de “Estação Teen” não foi definida. “Não tenho noção de como serão as coisas, o que sei é que o programa será interativo”, explicou Dudu. A conversa entre Surita e a RedeTV! começou há dois anos. “Mas não achávamos um projeto que desse certo”, conta ele, que diz se espelhar no pai, em Celso Portiolli e na apresentadora Angélica.

10

Aventuras de Gentili

13

Cala Boca

GENTILI ESTÁ EM TODAS

HEBE DÁ ‘CALA BOCA’ EM REGINA DUARTE

Após ganhar um programa solo (“Agora É Tarde”), gravar um DVD de comédia e continuar como repórter do “CQC” (Band), Danilo Gentili quer se aventurar no universo infantil. Ele está escrevendo um livro voltado a esse público. O comediante também será responsável pelas ilustrações da obra.

Hebe Camargo arrancou risos no ‘Domingão do Faustão’, quando, ao entregar para Regina Duarte o troféu Mário Lago, soltou um ‘cala boca’, quando a atriz tentou interromper os elogios que Hebe lhe fazia.

ESTILO LIVRE

33


Beleza_

color blocking

Tendência migra das roupas para a maquiagem Por_Ciça Vallerio

(AE) - Nas ruas, o visual color blocking ganha espaço entre as fashionistas. Dividir a silhueta em blocos de cores contrastantes - daí a expressão em inglês - é a grande tendência deste verão. E das roupas, a moda migrou para a maquiagem. Apesar do receio de misturar tonalidades fortes no rosto, aos poucos as mulheres vêm quebrando essa barreira para ousar mais, conforme atesta o maquiador e cabeleireiro Wilson Eliodorio. “A ideia é deixar cada cor bem marcada, evitando fundir tonalidades”, explica Eliodoro, o queridinho de celebridades como Alinne Moraes, Maria Fernanda Candido e Taís Araujo. Na opinião da maquiadora Cecília Macedo, da Capa Escola de Beleza, o make color blocking é mais indicado para jovens de estilo descontraído e moderno. Vencedora do prêmio Avon 2010 na categoria “melhor maquiagem em editorial”, ela diz que é preciso cautela para não carregar no olho e na boca ao mesmo tempo. PASSO A PASSO 1. Depois de preparar a pele com hidratação, protetor e base, passe sombra grafite na pálpebra móvel, começando da raiz dos cílios até o côncavo. Na mesma área do grafite, passe o azul e esfume com o cotonete. 2. Passe a sombra verde na pálpebra inferior, rente aos cílios e vá subindo até emendar com o grafite e o azul.

34

ESTILO ESTILO LIVRE LIVRE

3. Coloque o amarelo no canto interno do olho, para dar um ponto de luz e mais contraste. Esfume com o cotonete, para que a extremidade do amarelo se dilua com o azul e grafite, e o verde 4. Finalize com um iluminador na pálpebra inferior e nos cílios. Nos superiores, passe a máscara. Na boca, entrou um laranja incandescente! DICAS DOS EXPERTS - Para a noite vale tudo, mas cuidado para o uso de color blocking no dia a dia. Dependendo do ambiente de trabalho, esse visual pode ficar inadequado. - Make colorido pede uma preparação da pele “quase nada”: pouquíssima base e corretivo. - Reduza o contraste das sobrancelhas mais escuras e densas. O truque é rebaixar o tom com uma base: pingue uma gota de base em um pincel de máscara velho e limpo, e passe na sobrancelha. - Escolha cores que combinam com o tom de pele. Para a clarinha, cores frias, como azul, verde, lilás. Na morena, cores quentes, como rosa, coral e laranja. Na negra, evite apenas cintilantes, pois iluminam mais do que dão cor. - Retire o excesso de sombra na pálpebra inferior, pois o pozinho costuma descer e acentuar ou criar olheiras. - Nada de carregar no blush, que deve ser bem suave e aplicado nas maçãs do rosto.

ESTILO LIVRE

35


vitrine_

Gabriel - Wellington Débora - Vânia

Carolina Alves

Ricardo Priscila

ESTILO LIVRE

37


MODA_

MODA_

Soutien com alça de corrente Camisas finas e transparentes (Equipment genérica)

Todo mundo me pergunta onde comprei o meu famoso soutien de corrente...na verdade, eu mesma fiz, porque acho o fim alça de silicone ou alça normal aparecendo... Ele ficou famoso porque dá um charme no look e faz MUITO sucesso quando uso....

Vocês já devem ter visto por aí a mulherada usando camisas transparentes de seda ou tecidos finos com bolsos na frente né? Pois é, a tendência destas camisas está em alta, principalmente porque a marca francesa Equipment, de Christian Restoin (ex-marido de Carine Roitfeld, editora Chefe da Vogue) criou em 1975 a famosa camisa de seda e ela tornou-se carro chefe da marca, virando peça desejo das fashionistas nos anos 80 e 90. Atualmente, a camisa voltou a ser fabricada e virou hit, e eu adorei.

Scallop shorts bosa y Bar u om R a sa e c rin o a t M n e e l ilo d triz ta O est : da...a o n i l los l u o t t ui Tí s cabe m o é d ! a e r l menin ra se vesti gelica Esta a za an p : e l s o e i t b e Tex ades incrív la abusa da hi... d ,e ihi habili hihih ântica o m s r o r e v Muito dos do uni n i l s i ma

Eu acho estes shorts tão lindos...são aqueles shortinhos que têm a barra cortada em curvas, o que dá um toque bem romântico à peça.

Saia jeans com aplique Inventei mais moda esta semana...... Eu tinha uma saia MUITO curta e pensei em colocar um aplique com babados.... Comprei dois metros de laise azul marinho e pedi para a costureira costurar embaixo da saia; mandei não costurar reto, e sim com preguinhas a cada 5 cm...

Espadrille de amarrar Tenho uma espadrille mas estou louca por uma de amarrar na perna. Acho muito charmoso e confortável. Me preocupo um pouco porque dependendo pode me encurtar ainda mais....mas nem quero ligar porque eu sou BAIXINHA, mas a minha vontade é ENORME! Para mim os modelos com melhor custo benefício são da Botero e custam aproximadamente R$ 120,00!


vitrine_

João Paulo - Kátia

Fábio - Ana Luíza

Paulo Carvalho Karen Wolf

Marcelo Godoy Michelle

Ricardo - Tatiane

Marcelo - Neto - Douglas


CINEMA_

CINEMA_

Harry potter Segunda parte do final da saga sai em DVD e Blu-Ray Por_Lais Cattassini

(AE) - Foram necessários 8 filmes e 10 anos para contar a história do bruxo adolescente Harry Potter, suas aventuras no mundo mágico de Hogwarts, a escola de bruxaria, e a sua obrigação em derrotar Lord Voldemort, o lorde das trevas. Agora, a oitava e última parte da saga, “Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2” chega às lojas em Blu-Ray e DVD para ser apreciada como o filme deveria ter sido feito: em conjunto com “Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1”. Para garantir mais um ano de arrecadação nas bilheterias, o último livro da série foi transformado em dois filmes. Apesar de contar boas histórias individualmente, cada episódio da vida de Harry Potter faz parte de uma trama maior. Harry descobre, aos 11 anos, que seus pais foram mortos por um grande bruxo das trevas e, até os 17 anos, enfrenta situações em que esse mesmo bruxo tenta matá-lo de alguma forma. Toda a trama culmina em uma batalha, liderada por Harry, para que o mundo bruxo se livre de uma vez por todas da ameaça de Voldemort. E é bem nessa batalha que somos introduzidos em “Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2”. Harry e seus melhores amigos, Rony e Hermione, sentiram o peso da guerra na primeira parte da história e agora precisam entrar de uma vez por todas na ação.

42

Não só eles, mas outras figuras secundárias, que ao longo de toda a saga também cresceram e assumiram responsabilidades, como Neville Longbottom, também lutam na guerra contra Voldemort. Os personagens evoluíram e os atores, que iniciaram suas carreiras no mundo mágico de Hogwarts, também. O trio formado por Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint aparece muito mais maduro nessa trama. O longa final é feito com carinho especial aos fãs que cresceram com Harry, seja por meio dos livros ou filmes. Não são poucas as mortes nessa nova aventura. E também não são raros os momentos em que os fãs ficarão com olhos cheios de lágrimas, seja pelo peso emocional da cena, seja pela derradeira despedida do bruxinho que conquistou uma geração.

“Pra sempre fenomeno” (AE) - O grande mérito do documentário “Pra sempre fenomeno”, de 50 minutos de duração, é mostrar cenas inéditas do tão noticiado amistoso do Brasil contra a Romênia, no dia 7 de junho, que marcou a despedida de Ronaldo Fenômeno da Seleção. Como o momento em que o jogador chega ao estádio, com o filho Alex, de 6 anos, no colo e diz para as câmeras: “Carregar esse menino acabou com as minhas costas”. Ou quando a câmera o acompanha subindo as escadarias até o gramado do Pacaembu para o derradeiro jogo vestindo a camisa canarinho. Dirigido por Felipe Briso, o filme só será comercializado em DVD e estará disponível a partir de 12 de dezembro, por R$ 29,90. Haverá ainda duas edições especiais. Uma delas virá com uma camiseta, um DVD e um pôster, em uma caixa especial, por R$ 399. A outra terá apenas 250

unidades numeradas, trazendo camiseta autografada pelo próprio Ronaldo, a R$ 999. O ex-jogador apresentou à imprensa o documentário feito em sua homenagem, na semana passada, em um cinema de São Paulo. “Chorei quando vi o filme pela primeira vez. Os dez minutos finais são emocionantes, porque aparece toda a minha família”, disse ele, que encerrou sua carreira como atacante no Corinthians. Apesar de ser um fato marcante para Ronaldo, sua despedida da Seleção nem de longe é o evento mais emblemático a ser explorado sobre o ex-jogador do ponto de vista cinematográfico. Como o próprio destacou, seria mais interessante um filme sobre as duas lesões que sofreu no joelho e sua posterior volta aos gramados. “Seria incrível. Foi um momento de dor e sofrimento, mas ainda não fizemos esse filme”,finaliza.

ESTILO LIVRE

ESTILO LIVRE

F.:18 3341.2999

43


LOOK BOOK_

verão na moda

LOOK BOOK_ Bermuda Polo Wear - Pietra R$ 100,00

Ainda que cada marca tenha seu peculiar estilo de desenvolvimento e uma aposta diferente como inspiração para suas coleções, algumas tendências prometem emplacar neste verão de 2012

Foto: Fábio GUINALZ/AE

gianne albertoni Posou durante o evento de lançamento do livro da jornalista e apresentadora Chris Flores, "Um bebê em casa", na Livraria Cultura, em São Paulo

Cinto M. Officer M. Officer R$ 189,00

Vestido Neon Maria Mercedes R$ 439,00

Vestido M. Officer R$ 159,00

Sandália Carmen Steffens R$ 244,90

Túnica Le Lis Blanc Donna Amora & Homem R$ 239,50

44

ESTILO LIVRE

gisele bundchen

Relógio Technos Fem. Relojoaria Vitória -R$ 379,00

Carteira - Jolie R$ 83,90

Brinco Goldskill Jolie - R$ 359,80

Foi homenageada pelo cantor brasileiro Gabriel Guerra, juntamente com o músico Pedro Cezar, que escreveu a canção "Tributo a Gisele", que é atualmente o tema do site oficial da modelo gaúcha

Rasteira Capodarte Donna Amora Sapataria R$ 229,90

Sandália Gino Ventori - Donna Amora Sapataria - R$ 219,90

ESTILO LIVRE

45


LOOK BOOK_

temperaturas

elevadas

Foto: MILENE CARDOSO /NEWS FREE/AE

ADRIANE GALISTEU Apresentadora exibe as lindas pernas com uma mini-saia durante lançamento do IPhone 4S, na loja da Vivo no shopping Morumbi, região oeste de São Paulo

Pulseira Goldskill - Jolie R$ 638,80

Cinto Maria Mercedes R$ 29,90

Bolsa Capodarte Donna Amora Sapataria R$ 599,90

Clutch Pop Up Store - Maria Mercedes R$ 476,00

Pulseira Fabrizio Giannone Lalucci R$ 437,00

Camiseta Polo Wear - Pietra R$ 68,00

Óculos Mormaii Relojoaria Vitória R$ 390,00 ESTILO LIVRE

47


48

ESTILO LIVRE

ESTILO LIVRE

49


LOOK BOOK_ Monique Olsen Apresentadora revelação e modelo da campanha "Temporada de verão 2011" da MTV no Top Verão.

MODA_

o melhor que uma estação pode oferecer

Vestido Bob Store - Donna Amora & Homem R$ 589,90

Vestido Cantão Donna Amora & Homem R$ 349,00

Sandália Capodarte Donna Amora Sapataria R$ 299,90

50

ESTILO LIVRE

Bolsa Carmen Steffens R$ 719,90

Brinco Lalucci R$ 75,00

ESTILO LIVRE

51


LOOK BOOK_

Peep Toe Carmen Steffens R$ 244,90 Camiseta Zapälla Maria Mercedes R$ 108,00

Para os dias mais qu entes, os vestid os, as bermuda s, rendada peças sc textura e om vo são ótim lume, as para a e pedidas stação.

Vestido Pietra R$ 198,00

Cinto Miele M. Officer R$ 140,00

Brinco Fabrizio Giannone Lalucci R$ 539,00

Shorts Shop 126 - Pietra R$ 235,00

Saia 284 Pietra R$ 199,00

ESTILO LIVRE

53


ARQUITETURA_

arTe UMA GALERIA EM CASA Por_Ana Paula Garrido

(AE) - Tudo impressiona neste apartamento em Moema, na zona sul de São Paulo. Pela imponente porta pivotante cercada pelo hall de mármore se tem uma ideia de quão sofisticado, e também moderno, é o que nos espera lá dentro. “A porta já é um acontecimento e o hall reflete o piso por causa de um espelho de bronze na parede lateral”, explica a arquiteta Fernanda Marques, responsável pelo projeto do imóvel de 450 m². No grande living, peças de design e obras de arte dão ar de galeria ao ambiente. “A grande sacada é você saber combinar as peças adequadamente, acertar as proporções para que o cliente faça um investimento e isso fique bonito.” O acervo foi ganhando peças novas conforme a obra evoluía, assim como o relacionamento dos proprietários. “Por ser um casal recém-casado, eles estavam montando a casa e a coleção. Estão começando uma história juntos e o bom é que os dois gostam de arte, arte boa.” E, aqui, como há qualidade e quantidade, Fernanda delimitou espaços para não errar na disposição dos objetos. “Onde está a escultura da Tomie Ohtake não quis mobiliar. A peça é muito forte e

54

ESTILO LIVRE

tem muita importância. Por isso, precisa respirar sozinha.” Perto dela só a poltrona Nouvelle Vague, da marca italiana Porro, comprada na Casual Interiores, que parece ser de mármore, mas é de termoplástico. Abrigando outras peças de design, uma das quatro suítes originais do apartamento virou o home theater, integrado ao living. Ao fundo, a varanda, fechada com vidro, oferece o recuo necessário para o ambiente respirar e vira o condutor dos diferentes ambientes, ao contornar toda a área social. Em uma outra sala de estar, à direita da entrada, quase toda a atenção se volta para a poltrona com encosto alto da espanhola Patricia Urquiola. As luminárias de chão Gregg, da Lumini, também se destacam. Na sequência, mais uma sala, criada em uma área que seria da varanda, acomoda duas poltronas Bubble de teto, chaises, lareira à gás e TV - é o segundo home theater. Como o primeiro espaço segue a decoração do living, neste o clima é mais intimista. “As duas chaises criaram um espaço gostoso para namorar, ler um jornal aos domingos”, diz a arquiteta. A estrutura original do imóvel contribuiu para criar essa ampla casa-galeria, que recebe farta iluminação natural graças às muitas folhas de vidro. Com o aval do casal, Fernanda teve toda a liberdade para escolher materiais e sugerir objetos, como o bastão do inglês David Batchelor, que faz as vezes de luminária no chão do home theater. Ou as duas mesinhas de apoio feitas com pedra brasileira. “Elas são lindas e ótimas para apoiar um aperitivo ou a xícara de café, por serem leves e fáceis de carregar”, diz.

ESTILO LIVRE

55


ARQUITETURA_

ARQUITETURA_

jardim quando ele passa a ser o propagonista Por_Ana Paula Garrido

(AE) - Integrada com a área externa graças às grandes portas de vidro, esta casa no Morumbi, na zona sul de São Paulo, é abraçada por todos os cantos pelo jardim. Como o terreno é grande (1.500 m²), há opções para agradar de gregos a troianos. Adepto da mistura de variadas espécies de plantas, o paisagista Gilberto Elkis aproveitou o jeito como a casa foi construída para esbanjar na oferta de verde, invertendo a lógica do projeto: aqui o interior é coadjuvante diante das diferentes composições do jardim. Logo na entrada, um mar de detalhes. A pedido do casal, referências italianas da Toscana, presentes nos bustos de mármore, aparecem para dar as boas-vindas. Enquanto estes garantem imponência, o entorno, formado por trepadeiras, buxinhos, painéis de kaizuka,

bancos e até uma fonte, convida a um passeio tranquilo. “O jardim de entrada geralmente é o de passagem. Como às vezes ficamos no portão conversando um pouco mais, optei por fazer um espaço que não convide apenas à contemplação, mas também à convivência.” A próxima parada é no jardim social, como é chamado pelo paisagista. Ao redor da piscina, as diferentes escolas de jardinagem convivem harmoniosamente. Nas bordas da casa, pedrinhas brancas e blocos de viburno marcam o território do jardim italiano, que vai até o vaso de concreto cercado por píleas, na passagem entre duas áreas cobertas da casa. Esferas de buxinhos ao lado da piscina formam uma espécie de limite com o outro cenário, o tropical, onde se destacam palmei-

ras cycas e phoenix. Mas o som da queda d’água da cascata também remete à tranquilidade que combina bem com o estilo italiano, que volta a aparecer com a mesa de ferro no outro canto da piscina. Porém, atrás dela, a palmeira pandanus e as amostras de aguapé em vasos já indicam uma nova linguagem. Um alerta para as outras surpresas que vêm pela lateral da casa. “É um mix de plantas tropicais, exóticas e mais comportadas. Gosto de misturar influências. Mas é preciso cuidado, sensibilidade e experiência na hora de fazer esse tipo de paisagismo.” O contraponto vem com a delicadeza das orquídeas que forram a parede. Adiante, ainda se avistam uma jabuticabeira e temperos em muitos vasos. Uma fonte marca o fim do passeio. Mas, na verdade, ainda não acabou: o desnível do terreno exige que se faça o caminho ao contrário para chegar à saída, uma oportunidade para descobrir mais algumas espécies. “Para não ser um jardim monótono, temos vários enquadramentos.” Diferentes estilos de plantas precisam de diferentes cuidados. No entanto, ao contrário do que se imagina, os buxinhos, cujo charme é a poda toda moldada, são mais fáceis de cuidar que espécies com folhagem dispersa. Isso porque, segundo Elkis, já há uma forma pronta para tais estruturas, enquanto as plantas tropicais exigem corte variado, de acordo com a composição que se quer fazer. “É como o cabelo. No meu caso, basta passar a máquina, já uma mulher pode cortar só as pontas, repicar, fazer escova”, compara. ESTILO LIVRE

57


vitrine_

vitrine_

Matheus

Ana CecĂ­lia - Lidiane - Tatiane

Alexandre Pugliese

Camila - Danilo

Diogo - Camila

Deborah - Aline

Ana Castilho - Victor Dias

Brunno - Larissa

Kelly - Junior

Maria Fernanda Xuxu

Jane - Felix

Rafael - Adriana

marcela - thais - renata

58

ESTILO LIVRE

Fernanda - gustavo di raimo

ESTILO LIVRE

59


tecnologia_

vitrine_

angry birds

um fenômeno digital Por_Alexandre Matias

(AE) - Aparentemente, é só um passatempo, entretanto o jogo com passarinhos irados que destroem plataformas feitas de metal, vidro e madeira habitadas por porcos verdes passa longe de ser algo casual. “Angry Birds” é um dos fenômenos digitais mais sólidos do século 21 e seu criador, o finlandês Peter Vesterbacka, não mede palavras para descrevê-lo. Em entrevista à revista “Time”, comparou o crescimento do jogo a existência da Google, Facebook e Twitter. O fato é que Angry Birds está presente no mesmo recorte que tais gigantes digitais, que são produtores de serviços e não de aparelhos. Mas, diferente de seus rivais, o jogo da Rovio não é representado por jovens nerds megalomaníacos em trajes executivos, e sim por personagens carismáticos o suficiente para já ter vida própria. Os números mostram que a Rovio não está para brincadeira, em 2010 e 2011, foram 500 milhões de downloads, vendeu-se mais de 10 milhões de brinquedos oficiais, além de licenciar todo tipo de produto - bonecos, camisetas, mochilas, material escolar, biscoitos e até um livro de receitas para crianças. Já se cogitou até a transformação do jogo em um filme (com trailer imaginado por fãs no YouTube, é só procurar) e isso foi fechado em parceria com o estúdio Marvel - a mesma marca de quadrinhos que se reinventou como produtora de cinema para sobreviver no século digital. Parceria é uma das palavras mágicas do sucesso do jogo. Uma de suas versões - “Angry Birds Rio” - foi a versão oficial do filme de animação “Rio” para videogames. Duas marcas convivendo juntas e ganhando bem com isso. A Rovio até criou uma versão exclusiva para celulares da Nokia, “Angry Birds Magic”, mas, como o sistema operacional Symbian foi desligado, a saga não decolou. “Angry Birds” é o aplicativo gratuito mais baixado para iPad, o aplicativo pago mais baixado para iPhone e iPad - perceba que não é apenas o jogo mais baixado - e na lista dos aplicativos gratuitos para iPhone, só fica atrás do Facebook. No Android Market, é o jogo mais popular - e o oitavo aplicativo mais baixado. No meio do ano de 2011, a Rovio atingiu a marca de um milhão de downloads por dia. No fim de novembro, houve o rumor de que a gigante Zynga - marca que é símbolo dos jogos sociais havia ameaçado pagar US$ 2 bilhões pela Rovio, que nem ouviu a proposta. “Não vamos vender, a menos que alguém ofereça o suficiente”, disse Vesterbacka a uma revista finlandesa.

60

ESTILO LIVRE

Marta - Nami

Vanessa - BRUNO

Cida - Silvana - Vanessa

Rosali Ana Cláudia

Paulo Victor

Matheus Barbosa Danilo Barbosa

ESTILO LIVRE

61


MOTOR_

prius

O híbrido chega ao Brasil Por_Tião Oliveira

(AE) - Uma das novidades que a Toyota apresentou no Salão de Tóquio foi a primeira atualização da atual geração do Prius. O hatch híbrido, que chega ao Brasil em meados deste ano, traz mudanças pequenas. No visual foram reestilizadas a parte inferior da dianteira e as lanternas traseiras. O interior traz novos materiais de acabamento e graças a ajustes como a diminuição da espessura dos bancos dianteiros, a capacidade do porta-malas cresceu de 415 para 445 litros. Um grupo de jornalistas brasileiros foi o primeiro a ver e avaliar o carro, antes mesmo dos japoneses. O fato, inédito na história da fabricante, comprova a importância do País para a marca. No Brasil, o modelo deverá ficar entre R$ 100 mil e R$ 120 mil. Segundo informações da fabricante, a estimativa é que sejam emplacadas cerca de 100 unidades por mês.Tudo vai depender do resultado das negociações que estão em andamento com o governo para reduzir os impostos de veículos “verdes”. A proposta da Toyota inclui isenção de pagamen-

62

ESTILO LIVRE

to de IPI e IPVA, além da zona azul, e, no caso da capital paulista, liberação do cumprimento do rodízio municipal. Medidas como essas foram responsáveis por transformar o Prius no híbrido de maior sucesso do mundo. Lançado em 1997, o hatch acumula mais de 3,1 milhões de unidades emplacadas em 93 países e recentemente se transformou no modelo mais vendido do mercado japonês. O Japão, aliás, ultrapassou os EUA como maior mercado desse Toyota no mundo. EM MOVIMENTO - Em relação às respostas ao volante, não houve mudança comparada ao carro avaliado pela reportagem há cerca de um mês. Considerado como um híbrido puro, no qual o motor elétrico “divide” a tarefa de mover o carro com o propulsor a gasolina, o Prius vai bem. O carro agrada tanto em acelerações quanto em frenagens. Não se trata de esportivo, é claro, mas o hatch não desaponta. Bom mesmo é o acerto das suspensões. O Prius é estável até em curvas de alta velocidade.


vitrine_

música_

A 12ª edição da festa "Rou Rou Rou", realizada no último Natal, aconteceu no Eleva Music, com casa lotada e muita gente bonita. Contando com três ambientes com Dj'S , banda de pop rock e uma de pagode, não faltou animação à galera. A cada ano, a festa se supera! Parabéns aos organizadores. Aguardamos a próxima "rOU ROU ROU"!

“Ai Se Eu Te Pego” consagra-se como primeiro hit do ano na internet Por Carla Peralva

Ele já fazia sucesso nas baladas sertanejas. Mas foi com “Ai Se Eu Te Pego” que Michel Teló ganhou o mundo e se tornou o primeiro grande tema da internet de 2012. Assim que a iTunes Store estreou por aqui em dezembro passado, ele foi o primeiro a chegar ao topo das faixas mais baixadas. Passado o réveillon, a música apareceu entre as faixas mais vendidas online em países como Itália, Espanha, Bélgica, Holanda, Portugal, Luxemburgo e Suíça, superando cantoras como Adele e Rihanna. A trajetória começou em outubro. Cristiano Ronaldo comemorou um de seus gols no Real Madrid com a coreografia do hit. Cristiano é amigo

64

ESTILO LIVRE

do lateral brasileiro Marcelo, que o apresentou à música. No começo de dezembro, foi a vez do tenista Rafael Nadal fazer a dancinha em cima de um palco na comemoração à vitória na Copa Davis. Com isso, o clipe de “Ai Se Eu Te Pego” foi o vídeo mais visto na Espanha em 2011. Daí a música não parou e já ganhou paródias, versões, montagens e todos os tipos que todo meme enfrenta. Até agora, segundo levantamento do YouPix, são mais de 3,4 mil vídeos no YouTube, 31 mil compartilhamentos da versão em inglês (“If I catch you”) no Facebook. Recentemente, em apenas uma semana, o cantor teve 84 mil citações no Twitter.

ESTILO LIVRE

65


vitrine_

vitrine_

Carolina - Júlia - Junior

Bel - Rodrigo

Anne - Bruno

Carol Carlão

Denise - Britto

66

ESTILO LIVRE

No sábado, 28/01, foi comemorado o aniversário da jovem diretora de marketing Éllen Vignato. O ponto alto da festa ficou por conta de uma frase dita por seu namorado Anderson: "Gostaria de pedir a mão desta linda moça em casamento".

Thaís Araújo Eduardo Arf

ESTILO LIVRE

67


vitrine_

Karina - Roberta - Rosiane - Camila

Adolfo - Tatiane

Claudinei - Caio - Daniel

Caio - Paulinho Gerson - Vinícius

Zé Otávio - Camila

68

ESTILO LIVRE

Nina - Aninha

ESTILO LIVRE

69


TV_

NOTAS_

“Por Um Fio”

está de volta

FIQUE LIGADO!! Por_Equipe AE

Por_Maiara Camargo

(AE) - Dona de longos cabelos castanhos, a atriz Juliana Paes voltou a encarar tesouras, sprays, escovas e espelhos no comando da segunda temporada do reality “Por Um Fio”, versão brasileira do programa americano “Shear Genius”, exibido pelo GNT e que voltou ao ar a partir de 13 de janeiro, às 23h30. Mais uma vez, 12 cabeleireiros, escolhidos em concursos pelo Brasil afora, foram colocados à prova numa competição de penteados. A atriz está à frente da mesma equipe: o beauty artist Ricardo dos Anjos e a especialista em coloração Wanda Alves, como jurados fixos, além do diretor do salão, o hair stylist Tiago Parente. Mas nada de Juliana passar perto das tesouras. “Meu cabelo é sagrado”, brinca a atriz, que é proprietária de um salão de beleza no Rio de Janeiro. “Não tenho coragem de ser modelo dos participantes, não. Minha vontade é pegar um cabelo e sair criando.” Por enquanto, porém, Juliana segue como apresentadora. Na primeira edição, o programa se destacou com disputas de penteados temáticos, com referências de décadas passadas. A orientação da nova temporada, segundo Roberto d’ Ávila, diretor do programa, é que os competidores tenham mais liberdade nas criações, que seguirão tendências atuais e uma preocupação: looks que sejam fáceis de reproduzir em casa. “O ‘Por Um Fio’ não é um programa só para cabeleireiros É para apaixonados por cabelo”, diz o diretor. A atração deve apostar em personagens com boas histórias de vida, para ganhar dramaticidade.

GLORIA PEREZ PÕE NETO DE SILVIO NA TURQUIA , no teatro como Tim Impressionada com Tiago Abravanel, neto de Silvio Santos 9, na Globo. O cenário será Maia, Gloria Perez o convocou para sua próxima novela das a Turquia - país que a novelista só visitou uma vez.

BIG BROTHER BRASIL 12’ PARA CONECTADOS A 12.ª edição do ‘Big Brother’ (Globo) está contando com uma novidade tecnológica. O telespectador que não quiser perder nenhum detalhe do reality tem a seu dispor um novo aplicativo para smartphones. “Ele reconhece que você está online e envia material extra durante o programa”, contou Boninho, diretor da atração, no Twitte r.

ADNET FICA NA MTV o humorista e VJ Depois de uns seis meses dos rumores de que iria para a Globo, ano. A parceira e mulher Marcelo Adnet renovou o contrato com a MTV, por mais um Siqueira e Jana Rosa idem. Dani Calabresa, recentemente, também renovou. Os VJs PC

REVISITANDO Após a temporada bem-sucedida de ‘Orfeu Mestiço - Uma Hip-hó pera Brasileira’, o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos volta às suas raízes e remonta seu primeiro espetáculo, ‘Bartolomeu que Será que Nele Deu?’. A nova tempo rada começou dia 26 de janeiro, na sede do grupo, na Pompeia

TOPS DO GOOGLE e, de acordo com o A cantora Paula Fernandes é a pessoa mais procurada no Googl (na sexta posição), ScarGoogle Zeitgeist 2011. Ela aparece na frente de Charlie Sheen ‘buscas que mais crescelett Johansson (na sétima) e Michel Teló (na décima). Na seção ok. ram’, o reality ‘BBB 11’ aparece em 2.º lugar, atrás do Facebo


ENTREVISTA_ Bem-estar_

2012 DE ALMA LAVADA Por_Mayra Triveloni

Purificação! Essa é a palavra de ordem pra quem quer começar o ano de alma lavada! O contato com a água é uma maneira de recuperar a pureza perdida por atitudes ou situações passadas. O ano é novo, a vida é nova. É a preparação para mais um etapa da vida. Agora é a hora de se livrar das bagagens desagradáveis para poder receber de coração leve um novo momento da vida. LIMPEZA DA ALMA, DA CASA - O símbolo mais forte entre os elementos de purificação é, sem dúvida, a água. Higienizar o corpo, lavar a alma, renovar a casa com plantas é uma das maneiras mais gostosas e perfumadas de começar um novo ano. A limpeza habitual é essencial, mas experimente uma imersão em ervas, pétalas de rosas e sais que prometem hidratar e perfumar o seu corpo. O preparo de um chá revigorante com ramos de alecrim adoçado com mel também é uma ótima pedida. Já para o ambiente comece com a limpeza básica, livre-se do que não usa mais, utilize óleo de Citronela ou combinações aromáticas que deixem a casa mais leve e perfumada. Uma sugestão de águas de cheiro pode ser preparada com pétalas de flores, ervas frescas ou casca de frutas em um pote de água

72

ESTILO LIVRE

com 3/4 de água mineral e 1/4 de álcool de cereais; deixe o preparado no sol por quatro horas e acrescente de cinco a dez gotas de um óleo essencial de sua escolha. A água de cheiro pode ser colocada em um borrifador e espalhada pela casa. Existem inúmeras combinações, você pode usar alecrim, hortelã, laranja, limão ou citronela. HIDRATE-SE - Além da tradicional faxina na casa, lembre-se que o carnaval está aí e ingerir líquidos é fundamental para repor suas energias. Beba sucos, chás (o chá branco é uma ótima sugestão - é rico em polifenóis, minerais, ácido fólico e vitaminas), água e consuma frutas. Diga NÃO ao sedentarismo - O ano começou e com ele as promessas que você fez. A ordem é: mexa-se. Não só para mandar embora aqueles quilinhos a mais que incomodam (e muito), mas sobretudo para ganhar saúde, disposição e mandar embora doenças. Se a sua praia não é academia, comece com uma caminhada leve em um lugar agradável, que tenha muito verde. O exercício físico, aliado a respiração adequada, no seu ritmo, pode fazer maravilhas pelo seu bem-estar. Experimente também uma aula de dança, ou mesmo ioga, pilates, só não fique parado! E Feliz 2012!

ESTILO LIVRE

73


Batons _

organismo_

O batom ideal para manter os lábios saudáveis e bonitos Por_assessoria

Usado para realçar os lábios, deixando-os coloridos e mais bonitos, o batom é o ‘queridinho’ das mulheres quando o assunto é maquiagem. Porém, é importante saber que alguns cuidados são essenciais, entre eles saber qual o batom é o mais indicado para cada tipo de pele. “Não existe um ‘grupo de risco’ para o uso do batom. Ele deve ser evitado nas pessoas que apresentam alergia aos componentes do produto, pois pode causar coceira, ardor e aparecimento de feridas. Também não é indicado compartilhar o batom, já que algumas doenças, como herpes, podem ser transmitidas desta maneira”, explica a dermatologista Carolina Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. Outro fator que merece atenção é o uso de batons com filtro solar, que garantem uma proteção a mais para os lábios. “Hoje existem muitos produtos no mercado com filtro solar, o ideal é que a proteção seja no mínimo 30, com amplo espectro UVA/UVB”, afirma a dermatologista. De acordo com Dra. Carolina, não há necessidade de passar nenhum produto antes do uso do batom. “Nos casos de lábios muito ressecados, o uso de um hidratante labial antes da utilização do batom pode ser interessante para aumentar a hidratação e dar mais uniformidade à aplicação”. Na hora de remover o cosmético, o ideal é utilizar um demaquilante para evitar traumas locais ou irritação. “Em casos de alergia, recomenda-se sempre procurar o dermatologista para uma avaliação do tipo de reação e tratamento adequado, pois pode ocorrer infecção secundária no local acometido”, complementa a médica. Além das diferentes cores, os batons têm características distintas e são indicados de acordo com o tipo de pele. Dra. Carolina cita alguns tipos de batons e sua melhor indicação: Batom de longa duração: este tipo de batom

74

ESTILO LIVRE

tem mais pigmentos que o batom convencional, não sendo necessário retocá-lo com tanta frequência, pois dura mais tempo nos lábios. Geralmente são apresentados em bastões mais finos. Contraindicação: lábios muito secos, pois este batom pode dar uma sensação de ressecamento logo após a aplicação e, em alguns casos, realmente provoca o ressecamento dos lábios. Batom cremoso: tem brilho úmido, cobertura aveludada, é macio e emoliente. Quanto mais cremoso, menor a duração nos lábios. A textura cremosa é resultado do balanceamento dos agentes emolientes utilizados na sua composição. Dê preferência para aqueles que contém FPS. Contraindicação: evite em reuniões como jantares e almoços de negócios, pois o batom sairá rapidamente, além de ter o inconveniente de ficar marca de batom no copo, nos talheres e no guardanapo de pano. Batom cremoso brilhante: assim como o cremoso, é macio, tem brilho úmido e cobertura aveludada. Além disso, tem maior concentração de pigmentos metálicos. Contraindicação: as mesmas do batom cremoso. Batom hidratante: possui ativos em sua formulação que ajudam a aumentar a ação da hidratação. Umectante e emoliente possui ótimo deslizamento. Ideal para lábios ressecados causados pelo frio e pelo excesso de sol. Lábios ressecados causam má impressão. Para evitá-los, mantenha os lábios hidratados passando hidratante para dormir e utilize batom hidratante durante o dia. Batom que concilie hidratante com FPS é o ideal para quem tem lábios sempre ressecados. Contraindicação: não há contraindicação. Batom em lápis: ganha pela praticidade; é macio e ótimo para carregar na bolsa. Além disso, é mais difícil de estragar que o tradicional, já que não sofre tanto com as mudanças do clima. Contraindicação: não há contraindicação.

Estilo Equilíbrio Por_Mayra Triveloni

Abusou nas festas de final de ano? Se sua resposta for sim então essa reportagem foi feita especialmente pra você. Nós ouvimos a nutricionista Nancy Freitas Fadel sobre como “recuperar” os danos causados pelo consumo excessivo de gordura nas festas de final de ano. É hora de desintoxicar seu organismo. “O termo desintoxicar ou detoxificar significa retirar as substâncias potencialmente tóxicas e resíduos metabólicos do nosso organismo”, explica Nancy. Estas substâncias podem ser geradas pelo próprio corpo após a metabolização de nutrientes e outros compostos ou ainda provenientes de agentes externos vindos de uma alimentação inadequada e pela presença de agrotóxicos, aditivos, corantes e conservantes. Quem nunca se sentiu mal depois de uma festa onde exagerou na comida ou bebida? “O intestino, o fígado e os rins são os primeiros a sentirem o efeito de um organismo intoxicado”, comenta Nancy. DESINTOXICAÇÃO: Segundo Nancy, a desintoxicação pode ser feita através da chamada Detox alimentar, em que o paciente sofre uma mudança em sua dieta cotidiana retirando por alguns dias aqueles alimentos que potencialmente causam uma intoxicação quando consumidos em excesso. Neste período, a dieta prioriza os alimentos potencialmente purificadores. “A desintoxicação é feita através da associação da dieta Detox e, consequentemente uma desintoxicação intestinal e uso

de fitoterápicos e associação de procedimentos baseados na Oligoterapia e produtos naturais”, completa. A desintoxicação é uma importante ferramenta para restabelecer o equilíbrio metabólico do organismo. De acordo com a nutricionista, todo nosso corpo pode ser afetado se uma alimentação inadequada permanecer como um estilo de vida. ALIMENTOS DESINTOXICANTES - “Muitos alimentos apresentam estas características, só tome cuidado com os excessos. Todo alimento é importante, a quantidade do consumo é que muitas vezes está errada”, alerta Nancy. Dentre os alimentos desintoxicantes estão os alimentos integrais, arroz integral, aveia, gérmen de trigo, gergelim, castanha do Pará, macadâmia, avelã, chá verde, chá de dente de leão, chá branco, gengibre, alecrim, hortelã, abacaxi, maçã, uva, limão, água de coco natural, couve, brócolis, alfafa, couve-flor, tofu. RECEITINHA BÁSICA DE SUCO DE DETOX (Ideal para o lanche da tarde) 1 xícara de chá verde gelado 1 fatia de abacaxi 1 pedaço de gengibre pequeno 5 folhas de hortelã, bater todos os ingredientes no liquidificador com gelo. Não coar.

ESTILO LIVRE

75


chia integral_

Bendita semente! Por_Mayra Triveloni

Fonte de ácido graxo, Ômega 3 e proteínas que contribuem para o antienvelhecimento e resistência física, a semente chamada Chia Integral acaba de chegar ao Brasil. Cultivada no México, a Chia Integral é fonte de fibras mucilaginosas que, quando ingeridas em sua forma integral, formam um gel sacietógeno no estômago, aumentando a saciedade. BENEFÍCIOS Emagrecimento Ampla sensação de saciedade Fonte de Ômega 3 vegetal Reduz os triglicerídeos e Colesterol

76

ESTILO LIVRE

Aumenta a disposição devido ao elevado teor de proteína vegetal; Alto teor de potássio e magnésio Antiinflamatório natural – reduz dor nas articulações e outros problemas reumatóides; Impulsiona o sistema Segundo especialistas, a Chia Integral pode ser consumida por todas as pessoas e idades, inclusive gestantes, pois é rica em ácido fólico. O consumo pode ser diário, porém, para saber mais sobre a Chia procure um farmacêutico de confiança, a semente é encontrada em farmácias de manipulação.

ESTILO LIVRE

77


erva daninha_

Pesquisador descobre ação anti-rugas

Suco Revitalizante_

SEGREDO DE SPA Por_Mayra Triveloni

SEGREDO DE SPA

Por_assessoria

Um projeto realizado pelo professor Luiz Claudio Di Stasi, do Instituto de Biociências (IB), Câmpus da Unesp de Botucatu, e a empresa Chemyunion, de Sorocaba (SP), apresenta novos mecanismos moleculares com ação contra flacidez e rugas descobertos no picão-preto (Bidens pilosa). O resultado é um ativo cosmético que funciona de forma semelhante ao retinol, sintetizado a partir da vitamina A. O picão-preto, considerado uma espécie invasora no campo, mostrou em testes ter benefícios similares aos dos retinoides, receitados nos consultórios dermatológicos em razão do seu poder de regeneração celular e síntese de colágeno. Segundo o estudo, esses resultados não acarretam os efeitos adversos dos retinoides comerciais, como irritação cutânea, descamação e ardência. Outra vantagem da erva daninha é que o seu uso é sustentável, já que ela tem um crescimento rápido, o que evita que sejam exploradas espécies de árvores maiores para obtenção dos mesmos compostos. Na pesquisa realizada com o picãopreto, a análise fitoquímica do extrato da planta revelou a presença de fitol e ácidos graxos, sinalizadores de possíveis ações anti-inflamatória, antioxidante e estimuladora de síntese da matriz extracelular, todas ligadas a um mecanismo de ação similar ao dos retinoides. Com base nisso, os pesquisadores avaliaram as atividades antioxidante (pela ação de enzimas específicas), antiinflamatória (pela quantificação de mediadores inflamatórios como prostaglandina) e retinoide-like (pela medição do fator de crescimento dos componentes da matriz extracelular, como colágeno e elastina). Os resultados obtidos mostram que o extrato da planta funciona de forma parecida ao dos retinoides clássicos, que atuam no rejuvenescimento da pele, promovendo

78

ESTILO LIVRE

renovação celular bem rápida e eficiente, com diminuição de rugas, de manchas e aumento da elasticidade. Prêmio - A comprovação in vitro foi feita com anticorpos que marcam os receptores de retinoide na pele. Os retinoides podem atuar em dois receptores distintos, os ácidos (RARs) e os não-ácidos (RXRs). Os receptores ácidos produzem uma resposta biológica mais intensa, o que pode desencadear efeitos indesejáveis. Como o ativo do picão-preto tem uma atividade pouco expressiva nesse receptor, isso pode ajudar a explicar por que ele apresenta benefício biológico similar ao ácido retinoico, porém em menor escala e sem os efeitos colaterais. A pesquisa foi premiada em outubro como o melhor trabalho científico apresentado no 20º Congresso Latino e Ibérico de Químicos Cosméticos em Isla Margarita, na Venezuela, e a inovação está sendo testada por uma indústria brasileira do setor de cosméticos.

Testes indicam que planta é capaz de regenerar a pele e produzir colágeno

Cansado de fila no banco, estresse no trabalho e correria em casa? Pois é, depois de um dia exaustivo nada melhor do que um delicioso suco revitalizante. Separamos uma receitinha pra você fazer em casa e recarregar as baterias com muita vitamina e sais minerais! ANOTE AÍ 1 colher de sopa de germe de trigo ½ beterraba crua Suco de uma laranja ½ cenoura 2 cubos de gelo Bata tudo no liquidificador e sirva. A bebida também é uma boa pedida para depois da malhação.


Alimentação Infantil_

Bebê Estilo A criança deve ter uma dieta balanceada logo após o seu desmame. Ela deve ter refeições equilibradas, saudáveis e nutritivas desde sua primeira papinha. Por_Mayra Triveloni

Desde Cedo - O seu bebê pode (e deve) desde cedo receber alimentos que fazem bem e são essenciais à saúde. Todo pediatra orienta mamães e futuras mamães sobre a necessidade do aleitamento materno e sua importância para a proteção do recém-nascido. Mas e quando é preciso inserir a papinha? Qual o momento certo? Quais alimentos devemos priorizar? Para o pediatra Nestor Silveira do Amarilho, se a criança mama no peito, o ideal é que o aleitamento exclusivo seja mantido até o sexto mês de vida. “É importante ressaltar que se houver necessidade de alguma complementação, isso pode ser feito em média a partir do quarto mês, com a introdução de frutas (papa doce) e legumes e cereais (papa salgada), completa”. Segundo ele, a primeira infância vai do nascimento até os seis anos de idade, compreendendo as fases de Neonato (0 a 28 dias), lactente (1 mês a 2 anos) e pré-escolar (2 a 6 anos). A orientação às mamães é pela escolha de alimentos naturais e saudáveis. No caso das frutas, por exemplo, podemos pensar nas mais comuns da região e da estação. “É importante variarmos o tipo de fruta para aumentar a quantidade de vitaminas e fibras que estamos oferecendo para a criança.Os legumes e cereais são importantes pois fornecem energia através dos hidratos de carbono, já as verduras possuem vitaminas e fibras”, acrescenta Nestor. As carnes também são fundamentais, pois são fonte de proteína. Evite produtos industrializados com corantes e conservantes e aditivados de açúcar e sódio (sal).

80

ESTILO LIVRE

CRUS - a partir dos nove meses já podemos introduzir vegetais crus na dieta da criança, principalmente na forma de saladas ou no preparo de sucos. A carne crua como o sashimi só deve ser introduzida após os dois anos. BEBÊ PREMATURO - De acordo com o Dr. Nestor, em entrevista à Revista Estilo Livre, o bebê que nasce prematuro, após sua alta hospitalar, não tem uma dieta diferenciada em relação aos alimentos, mas sim, no que diz respeito ao tempo de introdução dos alimentos. “O tempo que a criança não permaneceu no útero da mãe deve ser sempre considerado para introduzirmos os alimentos e para avaliarmos o progresso psicomotor dessa acriança”, explica. ALERGIA. E AGORA? - A alergia alimentar no bebê é um diagnóstico clínico. “Com a introdução dos alimentos, se houver alguma alteração na pele, nas vias respiratórias, na digestão ou até mesmo outros sinais como irritação e perda de peso, devemos pensar em alergia alimentar”, afirma Nestor. Segundo ele, como boa parte das reações alérgicas a alimentos na infância não são dependentes de anticorpos e, como até o segundo ano de vida a criança ainda não adquiriu toda sua “memória imunológica”, os exames de alergia na criança não são inteiramente confiáveis. Neste caso, o melhor a fazer é conversar com o seu pediatra sobre o assunto. PRA LEMBRAR - O bebê que mama somente no peito não precisa de água! Somente após a introdução de alimentos sólidos ou outro leite.

ESTILO LIVRE

81


CAPA_

CAPA_

A força e o triunfo do laser

quer outros métodos de tração, que somente afinam o pêlo sem destruí-lo. É o fim dos pelos encravados, da pele áspera e da pele manchada e escura pelos outros tipos de depilação disponíveis. ULTRA ACCENT E POWERSHAPE - São sistemas de radiofreqüência que promovem um aquecimento subcutâneo e estimulam a formação de colágeno. O Powershape reúne além da radiofreqüência, laser de diodo e vácuo. O ultra accent possui radiofreqüência e ultrasom. Ambos melhoram a textura da pele e a flacidez cutânea, a celulite e a gordura localizada.

Por_DRA. CARLA GANASSIN

O laser é sem dúvida a invenção mais impactante da atualidade. Em vários ramos da medicina, ele atinge níveis de excelência. Corta com muita precisão e pouco sangue, músculos, pele e ossos. Acompanha o crescimento de tumores e os elimina. Substitui medicamentos no tratamento de doenças crônicas, como artrite reumatóide e asma. Estimula a renovação celular e pode ser capaz até de diagnosticar lesões na retina. O laser é hoje, a primeira opção para nada menos do que 50% de todos os procedimentos médicos. Mas é na Dermatologia que o laser é um verdadeiro bálsamo. Além de remover as manchas de pele e as linhas de expressão, a luz corta literalmente o mal pela raiz, ao danificar os bulbos capilares e impedir o nascimento e o crescimento dos pêlos indesejáveis. Não ter que se preocupar com a depilação e exibir corpos sem pêlos é o sonho da maioria das mulheres e de 30% dos homens. Nenhuma área da medicina foi tão beneficiada pelo aperfeiçoamento do laser quanto a dermatologia estética. Segundo a dermatologista Carla Ganassin, ele é a principal indicação das terapias antienvelhecimento – da remoção de manchas ao aumento da produção de colágeno, a fibra responsável pela firmeza e elasticidade da pele. “O laser danifica parte das células e estimula a renovação celular. Costuma-se dizer que é o piorar para depois melhorar”, explica. É nesse processo que manchas, vincos, marcas de expressão e pés de galinha desaparecem - ou são no mínimo bastante atenuados. É possível rejuvenescer alguns anos, mas para isso são necessárias de quatro a oito aplicações com intervalo de um mês cada. De acordo com a dermatologista, existe, porém, um tipo de marca que o laser apaga ou faz com que fique quase imperceptível: as cicatrizes de acne ou cicatrizes pós-cirúrgicas ou queloidiais. “Antes do laser não havia nada que desse jeito; vencer essas marcas era um dos maiores desafios. O tratamento é demorado, mas o resultado é compensador”, revela.

Atualmente existem inúmeros aparelhos a laser, e com várias opções à disposição, os médicos já podem combinar tecnologias. Isso se tornou ainda mais fácil a partir do lançamento de equipamentos que podem acoplar vários tipos de laser e de luz pulsada. “É como um pintor que pode misturar as tintas antes de levá-las ao quadro. Dessa maneira, o tratamento fica ainda mais personalizado”, garante Dra. Carla Ganassin. ALGUNS EQUIPAMENTOS E TRATAMENTOS A LASER STARLUX - É um equipamento que reúne luz intensa pulsada, e laser de Erbium fracionado. Com esse mix de tecnologias, esse equipamento é indicado para diversas finalidades terapêuticas e estéticas (faciais e corporais). Promove um tratamento eficaz, podendo ser realizado em pacientes de todas as idades. O Starlux é uma opção moderna e segura, faz parte de uma geração de lasers com ponteira inteligente que atacam a doença e preservam a pele. Ele pode ser usado para tratar rosácea, poiquilodermia, cicatriz, cicatriz de acne, estrias, melasma, manchas senis, melanoses (manchas solares), olheiras, telangectasias (microvasinhos) e para um fotorejuvenescimento profundo, deixando a pele com aspecto jovial e natural. Os resultados são progressivos e se intensificam conforme são feitas múltiplas e subseqüentes sessões, pois acumula colágeno na derme e reorganiza o colágeno pré-existente. LIGHT SHEER (DEPILAÇÃO A LASER) - Tratase de um laser de diodo, e é o mais indicado pelos especialistas para depilação prolongada e progressiva. O laser promove a destruição do folículo piloso que leva à eliminação do pêlo. O número de sessões depende da cor e de outras características dos pêlos da área a ser tratada. Os resultados podem ser percebidos na primeira sessão. O laser trata a foliculite ocasionada pela cera, pelas lâminas ou por quais-

Mas, um alerta: laser mal aplicado traz riscos à pele Segundo a dermatologista Carla Ganassin, é preciso pesquisar, estudar com afinco as novas tecnologias e estar atualizado e apto para aplicá-las. Delegar essa tarefa para profissionais não habilitados não exclui a responsabilidade do médico. “O correto e o esperado é que somente médicos ou profissionais da saúde com treinamentos específicos possam manusear tais aparelhos, mas infelizmente, não é isso o que se vê na prática” diz. Quando o profissional despreparado aplica este tipo de tratamento, ou quando o equipamento não é seguro, a chance de sucesso diminui consideravelmente, e o risco de seqüelas irreversíveis e graves aumenta muito. Segundo a dermatologista as complicações mais importantes são as queimaduras que podem evoluir para alterações da pigmentação, em alguns casos irreversíveis, ou até mesmo deixar cicatrizes. “O domínio da técnica oferece segurança ao paciente e permite a confecção de pacotes de tratamento que incluem além das aplicações de laser, peelings feitos com ácidos, aplicação de toxina botulínica e preenchimentos. A somatória de procedimentos, sem dúvida, otimiza os resultados” explica.

Produção - Colaboraram com a Revista Estilo Livre na produção desta reportagem: Lela e Beatriz Sodré, responsáveis pelas imagens, Marcos Conde e seu assistente, André Crispin, que fizeram a produção de cabelo, maquiagem e do look, com peças da Donna Amora & Homen e Donna Amora Sapataria.

CARLA GANASSIN 82

ESTILO LIVRE


p e s o

dores nas costas_

e x c e s s i v o Por_assessoria

70% das crianças em idade escolar tendem a sofrer dores nas costas O uso da mochila escolar já pode ser considerado assunto de saúde. Isso porque, com a volta às aulas, aumentam as reclamações de que o acessório é pesado demais. Segundo a fisioterapeutachefe do Instituto Affonso Ferreira em Campinas, Sylvia Helena Ferreira da Cunha Henriques, cerca de 70% das crianças e adolescentes em idade escolar tendem a sofrer dores nas costas devido ao carregamento de mochilas pesadas. “O excesso de peso pode, ao longo dos doze anos de escolaridade, causar problemas crônicos que persistem na vida adulta. Os riscos incluem tensão muscular, distorções das curvaturas naturais da coluna vertebral e protusão dos ombros. Com os ossos ainda em formação, pode determinar alterações posturais definitivas”, alerta Henriques. Durante o período escolar, a coluna de crianças e adolescentes ainda está em fase de adaptação e não está completamente formada. Segundo a fisioterapeuta, o grande problema é a forma como as mochilas são utilizadas. “Elas são boas, mas são usadas de forma errada”,

pondera Henriques. De acordo com ela, a melhor forma de utilizar o acessório é com ele mais junto ao corpo, com as alças ajustadas acima da cintura, contornando confortavelmente o tronco. “Adolescentes preferem utilizar mochilas folgadas, com isso, o peso pode ir muito pra trás, então eles fazem força pra frente, deixando a coluna sempre torta”, explica. Embora a má utilização seja um grande problema, Sylvia Henriques alerta também para o peso que é carregado. “A mochila deve pesar menos de 10% do peso do corpo da criança. Por exemplo, uma criança de 40 kg, deve levar apenas 4 kg. O ideal, para este exemplo, é que a criança carregue entre dois e três quilos de livros, pois não podemos esquecer do peso da própria mochila”. Além disso, alerta a fisioterapeuta, é importante colocar os itens mais pesados mais perto das costas. “Caso contrário, o peso pode jogar a criança pra fora do centro de gravidade e provocar dores nas costas desnecessárias”, explica. As mochilas com rodinhas, preferidas das crianças, têm vantagens sobre as com alça por não permitir a sobrecarga do peso sobre o tronco em desenvolvimento. Porém, os riscos de traumas que ocorrem quando as crianças correm puxando a mochila são maiores. “Os modelos com rodinhas podem provocar lesões pelo seu peso que costuma ser maior que as mochilas de alças, assim como o desconforto para levá-las em escadas, muito comuns nas escolas. A recomendação para utilização desse tipo de mochila é empurrar o peso e não puxar, como faz a maioria” alerta.

ESTILO LIVRE

85


espinhas

acne_

acne_

preocupam as mulheres Por_Ciça Vallerio

(AE) - Queixas de mulheres adultas com problema de acne aumentaram no consultório da dermatologista Claudia Chaim, da Clínica Stesis. O motivo? Existem várias hipóteses, uma vez que a chamada “acne da mulher adulta” é multifatorial. “Embora esteja relacionada principalmente a alterações hormonais, há relação com o estresse da vida moderna, alimentação pobre em nutrientes e rica em conservantes.”

86

ESTILO LIVRE

(AE) - As reclamações sobre as espinhas na fase adulta têm aumentado?

(AE) - Além da acne, existem outros sintomas associados?

CLAUDIA CHAIM - Sim. Isso é muito comum e trata-se da “acne da mulher adulta”, patologia que pode acometer até 54% das mulheres no período entre a pós-adolescência e a fase adulta. A doença pode ser dividida em acne persistente, na qual as lesões se prolongam a partir da adolescência até a idade adulta, e a acne que surge só na fase adulta e pode estar relacionada a estados de hiperandrogenismo, quando há anormalidades hormonais.

CLAUDIA CHAIM - A acne tardia pode vir acompanhada de sinais clínicos, como hirsutismo (aumento dos pelos), alopecia androgenética (queda de cabelo e rarefação, sobretudo na região frontal), distúrbios menstruais, dermatite seborreica e surgimento de caspa e coceira.

(AE) - O que causa o aparecimento? CLAUDIA CHAIM - A origem dessa acne é multifatorial. Entretanto, nesta faixa etária, sabe-se que o estímulo das glândulas sebáceas (responsáveis pela produção do sebo), por meio de alteração hormonal, em especial a testosterona (hormônio masculino), é um dos fatores determinantes. A queda do nível dos estrógenos produz desequilíbrio entre os hormônios, o que pode ocasionar a acne também na mulher mais velha, na faixa dos 50. E algumas substâncias de contraceptivos podem ter ação semelhante aos hormônios androgênicos, portanto, funcionam como estimulantes das glândulas sebáceas, ocasionando a acne.

(AE) - Qual é a diferença entre a acne tradicional e a tardia? CLAUDIA CHAIM - Na acne da mulher adulta, predominam lesões inflamatórias popularmente conhecidas como “espinhas internas”. Eles são de longa duração e geralmente deixam manchas mais escuras ao regredir. Esse tipo costuma ser resistente a tratamentos. Na acne vulgar, há predomínio de cravos e espinhas, principalmente na região T, área de maior oleosidade. (AE) - Como tratar? CLAUDIA CHAIM - O primeiro passo é verificar se não há uma doença de base, como alteração hormonal. Iniciamos com a terapêutica habitual, que inclui sabonetes, retinóides, antibióticos, entre outras possibilidades.


esporte_

Atletas de Verão Por_Mayra Triveloni

A prática de exercícios físicos aumenta consideravelmente durante os meses de verão. Exibir uma boa forma, ganhar condicionamento e disposição são alguns dos motivos que levam pessoas a praticar uma atividade física durante a estão mais charmosa do ano. Porém, é preciso ter cuidado e atenção para evitar lesões. Pois, de acordo com especialistas do Instituto de Ortopedia (IOT) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), os esportes de verão são responsáveis por um aumento de 20% a 30% no fluxo dos consultórios. “As lesões no ombro estão relacionadas ao movimento. Normalmente, uma pessoa que não está acostumada a fazer exercícios não nota o problema. Só vai verificar a lesão quando pratica alguma atividade, como natação, por exemplo”, comenta o ortopedista especialista em ombro e cotovelo Nemi Sabeh Junior. Segundo ele, os esportes mais praticados no verão, como a natação, vôlei, frescobol e até mesmo o surfe fazem um movimento de rotação no ombro, o que geralmente não ocorre diariamente, esse movimento pode ser uma das causas de lesões no ombro. Aparentemente inofensivas, as práticas da estação podem comprometer as estruturas do ombro compostas de tendões e ligamentos que estabilizam e movimentam a região. “Movimentamos o ombro diariamente, porém, durante a prática esportiva essa rotação é potencializada com uma aceleração e peso, finalizada com a frenagem, como num jogo de tênis”, explica Nemi que também é Membro do Departamento de

Futebol Feminino Brasileiro. É importante mencionar a musculação, realizada muitas vezes de forma atenuada e sem orientação. “A falta de preparo e exagero na prática da atividade pode desencadear futuramente processos inflamatórios e também lesões mais graves”, comenta Nemi, alertando também os atletas (tenistas) e profissionais (cabeleireiros) que trabalham esse grupo muscular. A prática regular é uma das maneiras de prevenir lesões; outro ponto importante segundo Nemi é o aquecimento do músculo, que pode ser feito através de um alongamento, uma curta sessão de corrida ou bicicleta e também através do aquecimento Neuromotor, que consiste na capacidade de efetuar uma tarefa motora aliando potência muscular, mobilidade, equilíbrio, agilidade e velocidade. Mas isso é assunto pra outra reportagem! SE CUIDA - O ideal é respeitar o limite do seu corpo. Começar de maneira moderada para ajudar a preservar as estruturas do ombro e prevenir problemas futuros. Dicas para antes da atividade física: - Iniciar a atividade de aquecimento com uma curta sessão de corrida,bicicleta ou caminhada (5 -10 min). - Alongar de 30 a 45 segundos cada grupo muscular da região do ombro e cotovelo, respeitando seus limites articulares. - Movimentar ativamente as articulações em todas as direções (cinco repetições de cada movimento). - Simular gestos esportivos, como arremesso, braçada (de duas a quatro repetições, sem impacto ou cargas exageradas). ESTILO LIVRE

89


Universo MMA Por Mayra Triveloni

Mixed Martial Arts ou MMA, como é conhecido o esporte, é uma mistura de artes marciais que abrangem tanto golpes de luta em pé – como o boxe, Muay Thai e Karatê – quanto técnicas de luta no chão como o Jiu-Jitsu. O esporte vem ganhando espaço na esfera mundial e promete agitar ainda mais quem pratica (ou só aprecia), visto que é a modalidade que mais cresce no planeta. Basta uma parada básica pelos canais de esporte que você verá lutadores, profissionais da saúde, repórteres e apreciadores debatendo e divulgando o assunto. Pra falar um pouco mais sobre essa modalidade procuramos o Dr. Giuliano Martins, fisioterapeuta e especialista em tratamento da coluna vertebral e ergonomia que atua em duas clínicas, sendo uma em Assis e outra em Curitiba. Giuliano Martins, que também é pósgraduado em ortopedia esportiva e ergonomia (MBA), já atendeu lutadores renomados como Mauricio Shogun e seu sparring Luciano Contini. A proposta do profissional é aliar saúde e performance, trabalhando além da reabilitação, a própria prevenção de lesões. “A fisioterapia dedica-se ao tratamento do atleta lesado, bem como às medidas preventivas, visando reduzir a ocorrência de lesões frequentes neste tipo de esporte. Para tanto, nas duas clínicas estamos aprimorando uma equipe de fisioterapia desportiva, que vem dando suporte aos atletas do MMA, que é um esporte que vem registrando crescimento significativo no Brasil”, destaca Giuliano. Em Assis, o trabalho de reabilitação e preparação é efetuado com a maioria dos lutadores de MMA que treinam na academia Mix Fighting como o campeão João Paulo (JP). PREPARO É ESSENCIAL: De acordo com o fisioterapeuta, com o crescimento cada vez maior do esporte há uma demanda pela profissionalização de todos os aspectos que envolvem a preparação do atleta, tanto técnico quanto físico. “Dessa maneira, a fisioterapia age como ferramenta de acréscimo de qualidade para o físico do atleta, o que gera um diferencial que é decisivo na

90

ESTILO LIVRE

performance do esportista, a curto e, principalmente a longo prazo”, afirma Giuliano. Durante o trabalho de prevenção realizado na clínica, Dr. Giuliano e toda sua equipe utilizam técnicas como Mulligan, Maitland, Quiropraxia, Pilates e principalmente Estabilização Segmentar Vertebral. Só assim é possível tratar e fortalecer a musculatura profunda da coluna vertebral e articulações visando evitar lesões graves como Hérnia de disco, Espondilolistese, Luxações e Lesões Ligamentares e Musculares. VALE TUDO? - A resposta é não! Isso mesmo, não “vale tudo” no MMA. Com a evolução do esporte, as regras estão cada vez mais rígidas e, segundo Giuliano, isso tem um propósito fundamental: “preservar a integridade física do atleta”, reforça. EM ASSIS: será realizado em Assis no dia 11 de fevereiro, no Ginásio Jairão, o Evolution MMA. O evento, organizado pelo Professor Fábio Luiz, da Mix Fighting, terá a presença de Paulão Filho, ex-campeão do WEC e do PRIDE e Dr. Giuliano, que faz parte da comissão organizadora, também estará presente no evento. Serão 8 lutas, sendo 6 de MMA (ValeTudo) e 2 de Muay Thai. A luta da noite fica por conta do Pilão, atleta da equipe Elity, e do peruano Tolentino, na categoria até 61 kg.

Dr. Giuliano Martins é fisioterapeuta especialista em tratamento de coluna vertebral, pós-graduado em fisioterapia esportiva e ergonomia (MBA), perito judicial da primeira e segunda Vara do Trabalho em Assis e proprietário da clínica Consultoria do Corpo em Assis e da clínica ITC Vertebral Curitiba. Onde Encontrar: Clínica Consultoria do Corpo Rua Roberto Castela, 380 Jardim Europa Assis 18 3321.3986 www.consultoriadocorpo.com.br ITC Vertebral Avenida Silva Jardim, 3163 Bairro Água Verde Curitiba 41 3045.7272 www.itcvertebralcuritiba.com.br wwwitccuritiba.blogspot.com

ESTILO LIVRE

91


ESTILO LIVRE

93


94

ESTILO LIVRE

Edicao14  
Advertisement