8 ° edição Entre Nós

Page 28

Especial Expoari

PROJETOS

TODA BOSSA DO COBOGÓ Com forte presença na arquitetura modernista brasileira ele voltou com força total e enche de charme novos projetos Apesar do som lembrar uma palavra estrangeira o cobogó é brasileiríssimo, mas precisamente pernambucano. Esse elemento arquitetônico foi criado em 1929, com inspiração na arquitetura árabe por três profissionais da construção civil que buscavam solução para amenizar o calor no interior das casas nordestinas. No princípio, o cobogó era feito de concreto. Uma ideia simples e barata que se popularizou e foi adotada pela arquitetura modernista passando por várias mutações ao longo das décadas. Os charmosos blocos

vazados voltaram a chamar a atenção e estão presentes nos mais variados materiais: vidro, mármore, cerâmica e até madeira. São infinitas as combinações por isso ele deixou de ser um artigo meramente funcional e ganhou status decorativo. O cobogó pode ser utilizado tanto em áreas internas quanto externas, dando um charme extra ao projeto, e se aliado à iluminação, seus elementos vazados podem criar lindos efeitos. Como eu já disse, são inúmeras as opções, não só de materiais mas também de cores e desenhos. Escolha o que mais agrada e tenha certeza que o resultado vai surpreender.

Curiosidade O nome cobogó surgiu da junção das sílabas dos sobrenomes de seus criadores, o comerciante português Amadeu Oliveira Coimbra, o alemão Ernst August Boeckmann e o engenheiro pernambucano Antônio de Góes.

28 entre nós


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
8 ° edição Entre Nós by Grupo Entre Nós Comunicação - Issuu