2 minute read

Concursos de projetos de arquitetura transparência, qualidade, visibilidade e inovação

INOVAÇÃO E QUALIDADE O novo prédio da FecomércioRS, Sesc e Senac, localizado no bairro Anchieta, Zona Norte de Porto Alegre, foi objeto de projeto de Concurso Público Nacional de Arquitetura

FOTO: JOÃO ALVES/DIVULGAÇÃO/JC

Advertisement

O objetivo principal do Concurso Público é garantir a construção de espaços de qualidade nos municípios, através de um processo de escolha da proposta técnica mais qualificada

Sabrina Ortácio

OInstituto de Arquitetos do Brasil (IAB), entidade representante na UIA – União Internacional de Arquitetos, possui consagrada capacitação na organização de concursos. O IAB é reconhecido pelo Poder Público como instituição comprovadamente habilitada e idônea para a atividade de organização e gerência de Concursos Públicos de Projetos de Arquitetura e Urbanismo, não só pela quantidade de Concursos organizados ao longo de sua história, em sua maioria para os Poderes Públicos, o que lhe oferece a inegável jurisprudência, mas também por Direito de Tradição.

O objetivo principal do Concurso Público é garantir a construção de espaços de qualidade nos municípios,

Concurso realizado pelo IAB em Flores da Cunha irá permitir requalificação da principal avenida da cidade. Acima, ilustração e imagem dos vencedores através de um processo de escolha da proposta técnica mais qualificada. Este processo garante ao Promotor/Prefeituras a transparência e a publicidade desejadas para os seus atos, assim como oferece o melhor projeto para a cidade.

O IAB foi responsável pela realização dos concursos emblemáticos como o do Plano Piloto de Brasília (1956), Estação Antártica Comandante Ferraz (2013), Museu Marítimo do Brasil – Rio de Janeiro (2021), Revitalização do Mercado Público de Florianópolis (2013), Palácio da Justiça em Porto Alegre (1952), Assembleia Legislativa do RS (1958), Parque Marinha do Brasil (1975), entre tantos outros.

Para o presidente do IAB RS, o arquiteto e urbanista Rafael Pavan dos Passos a definição do projeto em concurso garante a melhor qualidade técnica aliada à economicidade e previsibilidade, uma vez que os honorários têm preço fixado. Ao gestor público, permite ter diferentes possibilidades de solução para a sua necessidade, para que a escolha seja tecnicamente a melhor.

NOVOS CONCURSOS A CAMINHO O coordenador de concursos do IAB RS e vice-presidente da entidade, Natan Franciel Arend, destaca as novas oportunidades para realização de concursos no estado. Diversos editais em parceria com o IAB foram ou estão para serem lançados neste início de ano, como o Iconicidades do Governo do RS, para projetos em espaços de referência para a cultura gaúcha em Cachoeirinha, Pelotas, Rio Grande, Santa Maria e São Leopoldo; o concurso para a construção da nova sede da UERGS – Unidade Hortênsias, em São Francisco de Paula. Ele também observa a importância da recente finalização do concurso de requalificação da Av. 25 de Julho, de Flores da Cunha. “Com essa redefinição da paisagem urbana, a história dos municípios gaúchos aponta para um futuro muito promissor”, defende Arend.

“Se chegarmos em Brasília com um projeto de concurso do IAB, tudo fica mais fácil para captação de recursos”, destaca o prefeito de Flores da Cunha, César Ulian, que recentemente organizou em parceria com o IAB um concurso para requalificar a Avenida 25 de Julho, uma das vias mais importantes da cidade.

This article is from: