
2 minute read
Uma avenida com a cara de Flores
Concurso Público Nacional de Projeto de Arquitetura e Urbanismo auxiliam na requalificação da Avenida 25 de Julho
Bruna Marini
Advertisement
Em 2021, a Prefeitura Municipal de Flores da Cunha, em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do RS (IAB-RS) e com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS) e da Associação Brasileira Arquitetos Paisagistas (ABAP), deu início a uma realização de extrema importância para o município: o Concurso Público Nacional de Projeto de Arquitetura e Urbanismo para requalificar a Avenida 25 de Julho. Umas das vias mais importantes da cidade, a Avenida é a primeira impressão que as pessoas têm quando chegam a Flores, é como um cartão-postal, sendo responsável por distribuir o trânsito aos bairros em seu entorno, escoar a produção e conectar as pessoas ao centro.
De acordo com o prefeito, César Ulian, além de valorizar a Avenida, o concurso foi uma oportunidade de levar o nome do município ao país todo. “Nosso objetivo, enquanto administração pública municipal, é entregar uma Avenida completa, com a cara de Flores, que contemple tudo o que a comunidade, os visitantes e os turistas merecem”, destaca.
O vice-prefeito, Marcio Rech, destaca que a promoção de um concurso nacional é motivo de muito orgulho. “A partir do momento em que propomos um projeto inovador que irá melhorar
REQUALIFICANDO ESPAÇOS Projeto enobrece ainda mais um cartão postal da cidade. Na foto: O vice-prefeito, Marcio Rech; o prefeito, César Ulian; e a secretária de Planejamento do município e coordenadora adjunta do concurso, Rosiane Machado Pradella o dia a dia da nossa comunidade, estamos fomentando o turismo do município, e automaticamente pensando em saúde e educação”, afirma.
A secretária de Planejamento do município e coordenadora adjunta do concurso, Rosiane Machado Pradella, explica que a Avenida 25 de Julho é a via mais longa da sede urbana e atua como eixo estruturante. “Estamos falando do coração de nossa cidade. Requalificar este espaço é garantir qualidade de vida para a comunidade e a função social do local, que é muito utilizado para lazer, tanto ao sul quanto ao norte, onde as pessoas realizam suas caminhadas, corridas e passeios de bicicleta”, diz.
O Concurso Público Nacional de Projeto de Arquitetura e Urbanismo para requalificar a Avenida 25 de Julho garantiu um processo licitatório transparente e democrático que reuniu projetos de profissionais de diversos lugares do Brasil. Ao todo, foram 24 inscrições e 16 projetos habilitados. Esta modalidade de contratação foi exclusivamente baseada no critério técnico de qualidade, sendo as propostas avaliadas por um júri especializado, garantido o anonimato dos autores. Os vencedores do concurso foram os arquitetos e urbanistas Fernando Rocha Machado (autor), Rovena Schumacher (co-autor), Guilherme Gobetti (estagiário) e Alisson Rodrigues (estagiário), da cidade de Caxias do Sul (RS), que prestarão serviço de Arquitetura e Urbanismo para a elaboração de Anteprojeto e Projeto Executivo de Arquitetura e Complementares de toda a área de intervenção. “Este projeto será um presente que queremos entregar à comunidade e aos turistas”, diz o prefeito César Ulian.