
2 minute read
IV Fórum Gaúcho de Desenvolvimento Econômico
Realizado pela Rede Pampa, edição deste ano ocorreu no litoral gaúcho
Vanessa Costa/Jornal O Sul
Advertisement
Em sua quarta edição, o Fórum Gaúcho de Desenvolvimento Econômico, iniciativa da Rede Pampa que integra o Projeto
RS Sustentável, reuniu representantes dos poderes público e privado na praia de Atlântida, para debater estratégias e possibilidades de financiamento para auxiliar no crescimento da economia do Rio Grande do Sul.
Com promoção e realização da Rede
Pampa e com apoio da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, do Banrisul e da SABA, o IV Fórum Gaúcho de
Desenvolvimento Econômico teve, em seu encerramento, a manifestação do governador do Estado, Eduardo Leite.
O governador fez um balanço da sua gestão, citando alguns exemplos da economia gerada com privatizações, como a da CEEE, que, segundo Leite, propiciou que 800 milhões de reais em dívidas de ICMS para com os municípios pudessem ser quitadas pelo Estado.
No setor do Agro, Leite destacou os 200 milhões de reais destinados pelo governo para projetos de irrigação para a agricultura.
Eduardo Leite mostrou preocupação com o montante de 16 bilhões de reais em dívidas com precatórios, que devem ser quitadas até 2029. Para o governador, uma imensa dívida originada em decisões erradas tomadas ao longo de anos de gestões equivocadas.
Ao longo do dia, cinco painéis temáticos foram realizados durante o evento, BALANÇO O governador fez um balanço da sua gestão, citando alguns exemplos da economia gerada com privatizações, como a da CEEE, que, segundo Leite, propiciou que 800 milhões de reais em dívidas de ICMS para com os municípios pudessem ser quitadas pelo Estado
que teve a abertura do presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Gabriel Souza, seguida da manifestação do vice-governador do RS, Ranolfo Vieira Júnior.
A tecnologia da informação foi tratada pelos secretários nacionais de Radiodifusão, Maximiliano Martinhão e de Telecomunicações, Artur Coimbra.
Já, o presidente do Sistema Farsul (Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul), Gedeão Pereira, abordou o tema da Agropecuária, enquanto a visão empresarial do modelo de desenvolvimento do Estado motivou a palestra do presidente do Sistema FIERGS – CIERGS, SESI e SENAI, Gilberto Petry.
O presidente do Banco do Estado do Rio Grande do Sul, Claudio Coutinho, comentou sobre as atividades do Banrisul, assim como a presidente do Badesul, Jeanette Lontra, palestrou sobre a função dos bancos de fomento.
O último painel do Fórum teve como tema a “Infraestrutura no Rio Grande do Sul frente ao Cenário Nacional”, abordado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Edson Brum.