Jornal Ecoturismo Ed. 299 Agosto 2018

Page 1

Circulação em Estado de São Paulo - Capital, Interior e Baixada Santista – SP DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Edição 299 – Ano 26 – 20 a 26 de agosto 2018 - www.revistaecoturismo.com.br

3

Projeto que estimula o debate sobre as cidades inteligentes entre as crianças chega à quarta edição

5

60% dos jovens enxergam empreendedorismo como propósito de vida

Como está dividido o tempo de cada candidato na propaganda partidária

M

arina Silva abre horário eleitoral em 1º de setembro e será seguida por Cabo Daciolo, Eymael, Meirelles, Ciro, Boulos, Alckmin, Vera Lúcia, Lula, Amoêdo, Alvaro Dias, Bolsonaro e João Goulart Filho A candidata da Rede à Presidência da República, Marina Silva, vai abrir o bloco do horário eleitoral reservado aos candidatos ao Palácio do Planalto, definiu na manhã desta quintafeira, 23, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

6


2

JORNAL ECOTURISMO

Editorial

Agosto 2018

Horário eleitoral começa no final de agosto O horário eleitoral começa no dia 31 de agosto, mas a propaganda partidária dos presidenciáveis no rádio e na televisão se inicia no sábado, 1o de setembro. Confira nesta edição o tempo de cada candidato na propaganda partidária. Outro assunto de destaque é a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, que começa no dia 24 de agosto, e vai até 23 de setembro, em Holambra. Saiba também nesta edição sobre o resultado de uma p esquisa, que ouviu 400 jovens entre 15 e 29 anos das classes A, B e C, de todas as regiões do país, em pesquisa qualitativa, além de especialistas e jovens empreendedores, expondo para a sociedade o contexto do tema de empreendedorismo. Detalhes sobre a Campanha Luzes da vida também estão em nossas páginas. A CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro, iniciou a veiculação da campanha, que tem como foco ações de comunicação online e off-line. Tenha uma agradável leitura!

EXPEDIENTE Uma publicação da Editora Ecoturismo Edição 299 – Ano 27 - 20-26 Agosto 2018 Editor Geral Hércules Góes - MTB 15.973 Editora Assistente (Licenciada) Jacira Góes Redatora e Editora Assistente Adriana Piva D’Antonio Diagramação / Projeto Gráfico James de Castro jamesdecastro.com.br Tiragem 50 mil exemplares Impressão GRAFMIDIA LTDA Escritório:

Avenida Pedro Lessa, 2721, sala 21 Aparecida - Santos/SP (13)3223.9650 comercial@revistaecoturismo.com.br www.revistaecoturismo.com.br CNPJ: 15.843.303/0001-43 (Jornal, Revista,TV, Rádio e Portal Ecoturismo)


Agosto 2018

JORNAL ECOTURISMO

Projeto que estimula o debate sobre as cidades inteligentes entre as crianças chega à quarta edição

E

3

Até o dia 28 de novembro, o projeto iCities Kids deve receber 60 crianças do ensino público municipal semanalmente; até agora já foram mais de 3 mil estudantes atendidos pelo projeto

xplicar noções sobre o que é uma cidade inteligente e ensinar diversos aspectos relacionados à mobilidade, educação no trânsito, tecnologia e sustentabilidade. Esse é o objetivo do iCities Kids, projeto educativo que chega à sua quarta edição. Durante todas as quartas-feiras até o dia 28 de novembro, estudantes do ensino público municipal de Curitiba poderão conhecer como é uma mini cidade inteligente em uma estrutura montada no IBQP (instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade), no bairro Jardim Botânico. A iniciativa é da empresa iCities, empresa pioneira em soluções para cidades inteligentes e que promoveu neste ano o Smart City Expo Curitiba, edição brasileira da FIRA Barcelona; maior evento de cidades inteligentes do mundo.

“As crianças têm acesso a um conteúdo diferenciado, baseado no conceito de smart cities, aprendendo de maneira lúdica sobre realidades do seu dia adia e de tecnologias que fazem ou farão parte da sua vida cotidiana. Muito do que elas aprendem no iCities Kids não é trabalhado no currículo habitual da escola, por isto o Projeto agrega informações, ensina atitudes saudáveis e comportamentos sustentáveis, além de ter um forte viés social”, afirma Erica, que é especialista em trânsito e mobilidade urbana, pedagoga formada pela UFPR com Mestrado em Educação pela PUC-PR. O projeto, que começou em 2016, já atendeu mais de 3 mil crianças ao todo. Também já foram realizadas edições itinerantes de curta duração, além de uma edição fixa em Cuiabá, no Mato Grosso.

O projeto tem patrocínio da Copel, Ensolab, FiscalTech, ICI - Instituto das Cidades Inteligentes e é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, órgão da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Sobre o iCities O iCities é uma empresa de projetos e soluções na temática de cidades inteligentes, fundada em 2011, quando a discussão começava a emergir globalmente. Idealizadores de diversos fóruns e projetos educativos do segmento, além de consultorias e soluções “smart” para o setor público e privado.

A empresa é responsável por trazer para o Brasil o Smart City Expo Curitiba, edição brasileira do maior evento mundial de cidades inteligentes, único com a chancela da FIRA Barcelona, que acontece anualA cada semana são recebidos no local alunos entre 6 e mente na capital da Catalunha. A segunda edição O iCities planeja expandir o projeto para as escolas par11 anos de escolas municipais de Curitiba, totalizando já possui data marcada para os dias 21 e 22 de ticulares de Curitiba, realizar colônias de férias e tem 17 encontros até o final do ano. As crianças se dividem março de 2019. Site: www.icities.com.br interesse em ampliar seu funcionamento para todos em quatro grupos que se revezam entre quatro diferentes oficinas: educação no trânsito, gestão de resíduos, energias renováveis e tecnologia e robótica, que inclui ensinamentos sobre Internet das Coisas. Diversos valores como cidadania, reciclagem, consumo consciente, mobilidade inteligente, responsabilidade social também são trabalhados com as atividades desenvolvidas.

“Acreditamos que a sensibilização das crianças é o primeiro passo para se ter cidadãos conscientes e transformadores nas cidades em que vivem”, afirmam os sócios fundadores do iCities; André Telles e Roberto Marcelino. Todos os conteúdos educativos relacionados a esses assuntos são transmitidos aos alunos antes e depois da visita à mini cidade inteligente, em conjunto com um material didático complementar. Além disso, todos eles recebem um certificado de participação. Segundo Erica Elisa Nickel, coordenadora do iCities Kids, o projeto traz aprendizados que não fazem parte do currículo tradicional e poderão ser de grande utilidade para a discussão de problemas atuais e futuros presentes no mundo.

os dias da semana. Assim, a meta seria chegar a 7 mil crianças atendidas por ano.

Fonte: Assessoria de Imprensa


O JORNAL DE MAIOR RETORNO NAS ELEIÇÕES DO BRASIL

FORMATOS SUGERIDOS: PÁGINAS INDETERMINADAS (VALORES UNITÁRIOS)

Datas de Publicação

AGOSTO: 18, 25 SETEMBRO: 01, 08,15, 22, 29 OUTUBRO: 05

1/4 Página (15 x 13cm)

Entrega da arte: até a 5ª feira, às 12 horas. e-mails: ecoturismo@revistaecoturismo.com.br comercial@revistaecoturismo.com.br

1/8 Página (7,5 x 13cm)

Descontos: Formato: 1/4

Formato: 1/8

para anunciar em todas as 8 edições

para anunciar em todas as 8 edições

8 edições

8 edições

Distribuição própria do Jornal Ecoturismo e sua equipe com 27 anos de experiências

Obs.: A edição impressa também estará disponível na Internet, no sítio do jornal (www.revistaecoturismo.com.br)

Forma de Pagamento: à vista.

CIRCULAÇÃO: Serão distribuídos gratuitamente, todas as semanas (aos sábados), em média 50 mil exemplares nos restaurantes, hotéis, órgãos públicos, entre outros locais. É o mesmo sistema utilizado pelos jornais Metro e Jornal Destak da capital paulista com abrangência região metropolitana da baixada santista, com uma população de mais de 1 milhão de habitantes entre as cidade de Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão, Praia Grande, Bertioga, Mongaguá, Itanhaém e mais bairros centrais da capital paulista.

Jornal e Revista Ecoturismo - (13) 3223.9650 / 3261-3761 www.revistaecoturismo.com.br

(13) 99102- 4451


JORNAL ECOTURISMO

Agosto 2018

5

60% dos jovens enxergam empreendedorismo como propósito de vida Desenvolvida pela Fundação Telefônica Vivo, em parceria com IBOPE Inteligência e Rede Conhecimento Social, pesquisa ouviu 400 jovens entre 15 e 29 anos, de todas as regiões do país

S

ão Paulo, 20 de agosto de 2018 – Cada vez mais a fantasia sobre a facilidade de ser dono do seu próprio negócio como facilidade e garantia de lucro está desmistificada para os jovens desta geração: 44% deles não acreditam que o empreendedorismo seja a melhor forma de ganhar dinheiro. Entre eles, 55% acreditam que empreender é conseguir colocar em prática os seus sonhos e 64% concordam que empreendedorismo é mais que ter um negócio, é ter atitude, iniciativa e criatividade. Isso é o que mostra a recém-lançada edição especial de empreendedorismo da pesquisa Juventude Conectada, realizada pela Fundação Telefônica Vivo, em parceria com IBOPE Inteligência e Rede Conhecimento Social. A pesquisa ouviu 400 jovens entre 15 e 29 anos das classes A, B e C, de todas as regiões do país, em pesquisa qualitativa, além de especialistas e jovens empreendedores, expondo para a sociedade o contexto do tema de empreendedorismo. Os resultados mostraram que, em geral, o jovem acredita que empreender está associado à realização de propósito e sonhos, contrapondo o retorno financeiro como premissa. Dentro deste cenário é possível perceber uma juventude mais consciente sobre o caminho a ser percorrido para idealização e construção de um negócio. Para os jovens, a inovação também não é essencial, mas parte de uma atitude empreendedora com originalidade.

A pesquisa ainda trouxe a consciência do jovem de que empreendedor é diferente de empresário. Uma pessoa pode ser as duas coisas ou só uma delas e isso não o invalida. “Um funcionário de uma empresa pode encontrar soluções para algum problema. Ao se dispor a tornar aquilo um objetivo a ser realizado pode estar empreendendo” foi uma afirmação unânime nas discussões do workshop da pesquisa. Do total de jovens entrevistados, 56% se consideram empreendedores. Entre eles, 70% preferem ter um negócio próprio desafiando-se a criar produtos e serviços, e 30% preferem ser empregados de uma empresa, associando o conceito de empreender ao contexto empresarial partindo de uma atitude empreendedora que agrega aos negócios. 60% dos jovens acreditam que empreender não é só fazer dinheiro, mas inovar e transformar ao seu redor, seja com seu negócio ou dentro de empresas. Neste contexto, o conceito de sucesso para os jovens tem cruzamento pessoal e financeiro. 60% deles acreditam que sucesso é ter um negócio de impacto com benefícios pessoais e para sociedade e 56% dos jovens entrevistados acreditam que sucesso é ter um bom lucro. Outro dado relevante da pesquisa é sobre os desafios que o jovem enfrenta ao empreender. 56% dos entrevistados discordam que o jovem tem menos medo de empreender porque tem menos responsabilidade. O contexto social neste quesito tem grande impacto sobre as possibilidades de se empreender. Fonte: Assessoria de Imprensa

Valor desta publicação com desconto de freqüência: R$ 700,00

Do total de jovens entrevistados, 56% se consideram empreendedores. Entre eles, 70% preferem ter um negócio próprio desafiando-se a criar produtos e serviços, e 30% preferem ser empregados de uma empresa, associando o conceito de empreender ao contexto empresarial partindo de uma atitude empreendedora que agrega aos negócios. 60% dos jovens acreditam que empreender não é só fazer dinheiro, mas inovar e transformar ao seu redor, seja com seu negócio ou dentro de empresas.


6

JORNAL ECOTURISMO

Agosto 2018

Como está dividido o tempo de cada candidato na propaganda partidária

M

arina Silva abre horário eleitoral em 1º de setembro e será seguida por Cabo Daciolo, Eymael, Meirelles, Ciro, Boulos, Alckmin, Vera Lúcia, Lula, Amoêdo, Alvaro Dias, Bolsonaro e João Goulart Filho A candidata da Rede à Presidência da República, Marina Silva, vai abrir o bloco do horário eleitoral reservado aos candidatos ao Palácio do Planalto, definiu na manhã desta quinta-feira, 23, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O horário eleitoral começa no dia 31 de agosto, mas a propaganda partidária dos presidenciáveis no rádio e na televisão se inicia no sábado, 1º de setembro, esclareceu a Corte Eleitoral.

Em audiência pública realizada nesta quinta-feira, foi sorteada a ordem do primeiro dia do programa eleitoral dos presidenciáveis. A definição da sequência de aparição dos candidatos no rádio e na televisão foi feita à moda antiga, como se fosse bingo, com o número de urna de cada candidato representando uma bolinha correspondente no sorteio. O tribunal também divulgou previsão do tempo de cada candidato a Presidente da República no horário eleitoral, a ser veiculado no rádio e na televisão. Conforme o TSE, a ordem do horário eleitoral de 1º de setembro será essa: Marina Silva (Rede); Cabo Daciolo (Patriota); José Maria Eymael (DC); Hen-

rique Meirelles (MDB); Ciro Gomes (PDT); Guilherme Boulos (PSOL); Geraldo Alckmin (PSDB); Vera Lúcia Pereira da Silva Salgado (PSTU); Luiz Inácio Lula da Silva (PT); João Amoêdo (Novo); Alvaro Dias (Podemos); Jair Bolsonaro (PSL); João Goulart Filho (PPL).

Cabo Daciolo (Patriota) - 2 blocos diários de 8 segundos cada + 11 inserções;

Ciro Gomes (PDT) - 2 blocos diários de 38 segundos cada + 50 inserções ao longo do primeiro turno + 1 inserção extra de 30 segundos definida por sorteio;

Geraldo Alckmin (PSDB) - 2 blocos diários de 5 minutos e 32 segundos cada + 434 inserções;

Guilherme Boulos (PSOL) - 2 blocos diários de 13 segundos cada + 17 inserções ao longo do primeiro turno;

Henrique Meirelles (MDB) - 2 blocos diários de 1 minuto e 55 segundos cada + 151 inserções ao longo do primeiro turno;

Jair Bolsonaro (PSL) - 2 blocos diários de 8 segundos cada + 11 inserções ao longo do primeiro turno;

Confira a relação da fatia de cada candidato, em ordem alfabética, conforme divulgado pelo TSE: Alvaro Dias (Podemos) - 2 blocos diários de 40 segundos cada + 52 inserções ao longo do primeiro turno + 1 inserção extra de 30 segundos definida por sorteio;


JORNAL ECOTURISMO

Agosto 2018

7

João Amoêdo (Novo) - 2 os de 5 segundos cada + 7 longo do primeiro turno + 1 tra de 30 segundos definida

blocos diáriinserções ao inserção expor sorteio;

João Goulart Filho (PPL) - 2 blocos diários de 5 segundos cada + 7 inserções;

Eymael (Democracia Cristã) - 2 blocos diários de 8 segundos cada + 11 inserções ao longo do primeiro turno + 1 inserção extra de 30 segundos definida por sorteio;

Lula (PT) - 2 blocos diários tos e 23 segundos cada + 188 longo do primeiro turno + 1 tra de 30 segundos definida

de 2 minuinserções ao inserção expor sorteio;

Marina Silva (Rede) - 2 os de 21 segundos cada + 28 longo do primeiro turno + 1 tra de 30 segundos definida

Vera (PSTU) - 2 blocos diários de 5 segundos cada + 7 inserções ao longo do primeiro turno.

As propagandas dos presidenciáveis serão veiculadas às terças, quintas e sábados. No mesmo dia, são veiculadas as peças dos deputados federais. A ordem de aparição dos candidatos a presidente da República nos blocos de propaganda vai se alterando ao longo desses três dias: por exemplo, o primeiro candidato do bloco dos presidenciáveis na terça-feira será o último da próxima vez (ou seja, quinta-feira), e assim por diante.

blocos diáriinserções ao inserção expor sorteio;

Cada bloco do horário eleitoral veiculado na tevê tem 25 minutos - o horário de exibição na televisão é das 13h às 13h25 e das 20h30 às 20h55. Às terças, quintas e sábados, metade do tempo fica com os deputados federais; a outra metade, com os presidenciáveis. Nos outros dias, são veiculadas as propagandas dos candidatos que concorrem a outros cargos, como governador, senador e deputado estadual. Fonte: Estadão


anuncio-pac2018-15x13cm.pdf 1 23/08/2018 16:15:20

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.