Issuu on Google+

ANO VIII - Nº 29

EDIÇÃO ESPECIAL MAIS DE 30 PROJETOS INSPIRADORES

ARQUITETOS E DESIGNERS

PERFIL

MIGUEL PINTO GUIMARÃES

ROTA DA DECORAÇÃO ALEXANDRE MILHOMEN

LIFE

DORISELMA MARIOTTO

VALOR R$ 10,90

revistadicasa.com.br


Foto: Paulo Rezende

“Amo a Mac! O que tem de diferente em suas peças? São móveis aconchegantes e inspiradores, com um design arrojado e colorido. A alta qualidade dos mobiliários da Mac contribui para um ambiente elegante e atemporal.” Arquiteta e Urbanista Milene Vale


AL. RICARDO PARANHOS, 293 - SETOR MARISTA

62

3093-3990


PERMITA-SE A NOVIDADE. ELA FAZ PARTE DA EVOLUÇÃO. A partir de agora, os ambientes corporativos nunca mais serão os mesmos. A coleção Lumina, lançamento exclusivo da Florense, estabelece um marco divisor entre o presente e o futuro. São sofisticadas estações compartilhadas, com design arrojado e alta tecnologia, que transcendem os estilos convencionais, imprimindo novidade e evolução às áreas de trabalho e configurando uma nova cultura em ambientes corporativos, ao incorporar o alumínio como principal protagonista − inspiração para o nome da coleção.

RUA 1127 Nº 160 SETOR MARISTA GOIÂNIA (62) 3241 3636

WWW.FLORENSECORPORATIVO.COM.BR


Design

Lorenzo Negrello


AMIZADE É A CRIATIVA QUE SE RENOVA.

Amizade é a

que nos ilumina.

Amizade é a

que nos inspira.

E é o compromisso de fazer sempre o melhor!

Uma homenagem a Albert Einstein, a luz genial que nos inspira.


Ano Internacional da Luz 100 anos da Teoria da Relatividade


SUMÁRIO

76

André Brandão e Márcia Varizo

88

Mariana Carvalho

62

Pedro Ernesto Gualberto e Leandra Castro

68

Doriselma Mariotto

80

Ohara Aguiar

84

Anna Paula Melo

92

Andréia Spessatto e Náira Sá

98

Del Papa Arquitetura

102

Nando Nunes

114

Heitor Arrais e W. Leão Ogawa

106

Karla e Eduardo Bittar

110

Jussara Franco

120

Élida Cristina e Leandro Gonçalves

124

Lívia Martins

128

Letícia Orizam

132

Danila Pedrosa e Sávia Pedrosa

136

Milene Roriz

140

Studio Cardoso e Jacomini

C

M

144

Wânia Simão

148

152

Bruna Fleury e Fernanda Abreu

Flavia Brunni

Y

CM

MY

160

Fabiana Bellini

162

Carine Rocha

164

Marina Bastos

166

André Lenza

168

Andressa Lima

170

Mahanaim Engenharia

172

Ana Maria Miller

174

Mavione Sousa

176

Karla Oliveira

178

Rubiana Teixeira

180

Astrid e Wan

156

Raquel Montalvão

28

LIFE

54

PERFIL

Doriselma Mariotto

Miguel Pinto Guimarães

35 204

K

ROTA DA DECORAÇÃO Alexandre Milhomem

VIP

CY

CMY


TP 0038-14 FINAL DE ANO PORTOBELLO SHOP ANUNCIO COOPERADA GOIAS 220X290MM.pdf

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

1

12/11/14

09:29


Editorial A última edição do ano é sempre um momento especial para a família Di Casa. E 2014, certamente, nos trouxe muitos motivos pelos quais celebrar. Nesta oportunidade, brindamos a cada um dos projetos que estamparam as nossas páginas, aos profissionais incríveis que nos concederam entrevistas exclusivas e aos temas que nos renderam tanta inspiração. Nossa tradicional edição de fim de ano, Especial Arquitetos e Designers, não poderia ser diferente. Mais de 30 projetos dos mais importantes e qualificados profissionais goianos do segmento estão expostos nos Traços em uma seleção bastante caprichada. Além disso, trazemos um bate-papo imperdível com o arquiteto Miguel Pinto Guimarães. Convidado do Perfil desta 29ª edição, ele discute na entrevista sobre estilo, carreira e processo criativo, entre outros assuntos. Lembrando que Miguel foi também um dos palestrantes do 5º EARQ – Encontro de Arquitetura e Design, realizado em setembro. E temos novidades! A partir de agora, compõe a estrutura da Revista Di Casa a

editoria Life, por Fotografia de Luxo. Nesta seção, de caráter totalmente intimista, passaremos a conhecer melhor a rotina e a personalidade de grandes profissionais do ramo de arquitetura e design da nossa Região. Vamos comemorar a chegada de 2015 em grande estilo? Entre, fique à vontade. Afinal, você é Di Casa!

CAPA Matéria: Perfil Ambiente: Miguel Pinto Guimarães Foto: Leonardo Finotti Dayanne Lorenzetti

Expediente Realização Di Comunicação Ltda. CNPJ: 095.830.79/0001-03

Diretora Geral Dayanne Lorenzetti Diretor Comercial Israel Braga Projeto Gráfico e Diagramação DOCA Comunicação Fone: (62) 3088-0501

Jornalista Responsável Marcéli Faleiro Departamento Jurídico Moura, Moreira e Vieira Advogados Associados Fotógrafo Elton Rocha Fone: (62) 8192-8176

Colaboradores Tatiana Potrich - Coluna Arte Et Cetera Cristina Dourado - Coluna Backstage Departamento Comercial Mirella Melazo - Estagiária Relações Públicas Iggor Laureano Departamento Financeiro Josiane Alcantara

Contato Di Casa 62 3088-0133 e-mail: contato@revistadicasa.com.br @revistadicasa @revistadicasa

Baixe o aplicativo da Revista Di Casa no seu Android ou Apple.

Revisão de Texto Millena Lopes Impressão Gráfica Ipanema A revista Di Casa não se responsabiliza pelos conceitos emitidos em artigos assinados, bem como em campo publicitário e também na editoria “Traço”. A revista Di Casa é uma revista de distribuição dirigida, não possuindo vínculo empregatício com seus colaboradores. Proibida a reprodução sem autorização prévia escrita. Ninguém está autorizado a solicitar produtos ou verbas em nome desta revista. Tiragem estimada: 15.000 exemplares.

Assine a Di Casa: acesse www.revistadicasa.com.br/assine ou ligue (62) 3088-0133


Silestone Authentic Life ®

Superfícies para Cozinhas e Banheiros

Cada elemento ao nosso redor, contribui para construir a nossa realidade. Essa é a verdadeira existência, a que define quem é você. Silestone® permite expressar seu caráter e emoções através de sua cozinha e banheiro. A única bancada com proteção bacteriostática, disponível em diversas e exclusivas texturas.

THE ORIGINAL

Viva de forma autêntica, viva a sua vida com Silestone®.

“Amo arquitetura e moda, mas as coisas realmente autênticas estão nas casas onde vivemos, nas roupas que vestimos. Isso é o que digo às pessoas no meu blog. Isso é viver de forma autêntica.” Macarena Gea (Blogger e arquiteta)

New Silestone®

NEBULA CODE A visualidade mais natural de Silestone

Bancada e Cuba Integrity PULSAR SÉRIE NEBULA CODE

facebook silestonebrasil twitter Silestone_BR

Exija a autenticidade da sua bancada Silestone®. Ative sua garantia através do nosso site.

10

ANOS

www.silestone.com

GARANTIA

PROTEÇÃO

BACTERIOSTÁTICA Baseada em Tecnologia de Prata

COSENTINO BRASIL: São Paulo: 11.3611-1229 / Minas Gerais: 31.3581-3833 / Vitória 27.3348- 8366 / Goiânia 62.3289-4499 / Santa Catarina 48.3259-0097 / Fortaleza 85.3250-1551 / Recife: 81.3471-7021 PRO MARMO: Rio Grande do Sul 54. 3464 1273 / EUROMAX MÁRMORES: Paraná 41.3033-3958 / PÓLO MÁRMORES: São Paulo 11.3687-8737 / Rio de Janeiro 21.2443-0131 www.cosentinogroup.net / www.silestone.com.br / Visite o nosso Showroom


HOMENAGEM

Peter Gasper Mestre na arte de iluminação Por Marcéli Faleiro

No dia 30 de abril deste ano, o Brasil perdeu um de seus pioneiros no segmento do lighting design, o alemão Peter Gasper. Apesar de nascido na Alemanha, o profissional chegou às terras brasileiras quando tinha 11 anos, refugiando-se da Segunda Guerra Mundial com a família em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. Ele iniciou sua vida profissional como cenógrafo de teatro, televisão e cinema. Seu primeiro contato com a iluminação arquitetônica ocorreu no início dos anos 1980, com o projeto de reiluminação do Sambódromo, no Rio de Janeiro. Foi quando teve início a parceria com o grande arquiteto Oscar Niemeyer.

Entre ocasiões memoráveis das quais participou, Peter Gasper foi o responsável pela iluminação de eventos como a missa para o Papa João Paulo II, no Aterro do Flamengo, e o show de Frank Sinatra, no Maracanã, ambos em 1980. Além disso, ele fez também a iluminação do Rock In Rio, em 1985, e do Cristo Redentor nos 80 anos do monumento, em 2011. Nos últimos anos, o lighting designer assinou vários desfiles de moda, de grifes como Victor Dzenk, Lenny e Auslander. Seu legado certamente representa a importância do profissional para a arquitetura da luz no Brasil. Tivemos a honra de receber Peter Gasper como palestrante no EARQ 2011 – Encontro de Arquitetura e Design.

Foto Divulgação

20


TOP DESIGN

O melhor do design mundial por

Regina Amaral O escritório de arquitetura e design assinado pela designer de interiores Regina Amaral desenvolve projetos nas áreas residencial, corporativa e de hotelaria. Seus trabalhos são inspirados, principalmente, nos próprios clientes, pois a profissional acredita que todo projeto deve ser criado e orientado sempre levando em consideração o estilo e o sonho de cada um. Vamos conferir as dicas de Regina sobre o que há de melhor no design mundial?

“Peça extremamente confortável e belíssima. Soma em qualquer ambiente residencial.” Foto Ninho / Simmetria Ambienti

“Mesa de centro com design de incontestável bom gosto e criatividade, adequada para qualquer ambiente social. Além de cumprir sua função, é, definitivamente, uma obra de arte.” Foto Waterfall / Driade

22


Foto Krion / Porcelanosa

“O banco assinado pela designer Verónica Martínez é inspirado na natureza. Uma peça versátil que pode ser usada em qualquer espaço, desde áreas externas até ambientes mais íntimos.”

“Releitura de um design simples, porém bastante eficiente. Em função da variação de cores e do conforto, torna-se ideal para varandas e decks.”

Foto Bahama / Emu

“Cadeira projetada pelo designer holandês Tord Boontje, anatômica e extremamente arrojada. Eu usaria sem cerimônias em ambientes de jantar, cozinhas, copas e também em varandas.”

Foto Anywhere / Moroso

23


“Poltrona bastante confortável, interessante para homes e ambientes íntimos. Na versão em fibra de vidro e PVC, complementa maravilhosamente ambientes externos, como decks, piscinas e varandas.”

Foto Ikon / Stone & Steel

“Esta mesa extensível é adequada para cozinhas, restaurantes e até mesmo pequenos ambientes de jantar. As cores variadas e a opção em madeira a classificam como uma peça multifacetada.” Foto Gualtiero / Miniforms

“Design inovador, a ideia de invisibilidade é resultado de uma nova técnica de tecelagem. A tridimensionalidade do material, junto à gradação de cores, traz uma sensação de leveza.” Foto Blur / Moroso

24


verticecom.com.br

incrível,

como a sua casa deve ser

Ambientes Personalizados 60 lojas exclusivas em todo o Brasil 0800 702 8500 . www.evviva.com.br Rua 90, 645 St. Sul - Pátio Época Goiânia - GO - T 62 3278.2643


A Boutique da sua casa

(64) 3674-2773

Av. Pio XII, nยบ 01 c/ Rua Francisco Sales - Centro - Iporรก - GO okamoveisipora@gmail.com


LIFE

por Dani Fernandes Fotografia de Luxo

Fotos Fotografia de Luxo

Doriselma

Mariotto Por Fotografia de Luxo

Esta é a designer de ambientes Doriselma Mariotto, como ela própria se intitula. Dona de uma personalidade surpreendente, a autora de luxuosos projetos revela-se simples e caseira na intimidade. A fé é algo que a define, sendo que ela faz da Bíblia um livro de cabeceira. Filmes e leituras estão entre

28

os hobbies de Doriselma, mas sua grande paixão é viajar. Na rotina da designer, que está sempre conectada, não faltam pesquisas em livros, revistas e internet. Além disso, academia e muito trabalho compõem as atividades do dia a dia. Durante a sessão de fotos para a editoria “Life”, Doriselma Mariot-


“Uma mulher temente a Deus, que tenta conciliar ser esposa, mãe e profissional”

to demonstrou ser uma anfitriã bastante simpática. A agenda cheia de trabalho não deixou tempo para o salão. Assim, a maquiagem foi finalizada por conta própria e informalmente, revelando muita habilidade e bom gosto neste quesito. Para este bate-papo exclusivo, o cenário escolhido foi a varanda – local preferido de Doriselma em casa. Todo o imóvel, inclusive, é permeado por criações exclusivas. O ar de origi-

29


nalidade está presente em cada uma das peças de mobiliário desenhadas por ela e o resultado é, ao mesmo tempo, sofisticado e regional. Ao contar sobre seu caso de amor com o design, a profissional surpreende. Muito se engana quem pensa que ela sempre quis trabalhar nesta área, pois sua história tem origens no ramo de exatas. Antes de aderir ao segmento, Doriselma cursou ciências contábeis e matemática na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). “O design entrou em minha vida por obra do acaso e, às vezes, penso que foi o que Deus tinha para mim”, revelou. Depois de se casar e ser mãe, foi durante uma visita à mostra Casa Cor de Belo Horizonte (MG) que ela se apaixonou por este universo e resolveu mudar de vida.

Fotos Fotografia de Luxo

30


Fez, então, o vestibular para design de ambientes e confessa que se descobriu como profissional. Já formada e de mudança para Goiânia (GO), deslanchou na carreira em sua nova fase como designer. Logo no primeiro desafio, foi vitoriosa no Prêmio Deca – Um sonho de banheiro, durante a Casa Cor Goiás 2011. A partir daí, Doriselma nunca mais parou. Hoje, ela atende vários perfis de projetos, entre apartamentos decorados e residenciais, casas em condomínios, lojas e escritórios comerciais. Apesar de ter clientes ecléticos, garante que a preferência é sempre pelo atemporal e elegante.

31


Fotos Fotografia de Luxo

Merecidamente um nome conceituado no campo do design, Doriselma Mariotto tem como grande qualidade a sensibilidade: “Como profissionais, acredito que somos o reflexo daquilo em que acreditamos. Em meus projetos, coloco não só conhecimentos técnicos, mas, principalmente, toda a minha bagagem de vida. Não consigo vender uma ideia com a qual eu não tenha uma identificação verdadeira”.

Fotografia de Luxo Fone: (62) 8138-4249 Site: www.fotografiadeluxo.com.br Instagram: @fotografiadeluxo

32


O que eu quero de Natal? O máximo de família do meu lado, o máximo de comida gostosa e o máximo de presentes, é claro. E eu prometo ser uma boa menina.

maximoconstrutora.com.br

/maximo.construtora

@porteiromax

@vivaaomaximo

A VIDA SÓ É COMPLETA


ROTA DA

DECORAÇÃO com Alexandre Milhomem

DEQUALITÁ

MÓVEIS PLANEJADOS

SÍRIA SOLANGE TAPETES UM MUNDO ENCANTADO AOS SEUS PÉS

ÉPOCA GALERIA DE ARTE O QUE A ALMA VÊ, O CORAÇÃO NÃO ESQUECE

GRUTA MÁRMORES E GRANITOS

A NATUREZA CRIA, O ARTISTA ASSINA, A GRUTA EXECUTA

SILVIA HERINGER

PRODUTOS EXCLUSIVOS, COMO VOCÊ

VENTURA INTERIORES SURPREENDA-SE!


GRUTA MÁRMORES E GRANITOS

A NATUREZA CRIA, O ARTISTA ASSINA, A GRUTA EXECUTA

“Gosto da Gruta Mármores e Granitos porque eles buscam sempre trazer para o mercado goiano pedras exclusivas, valorizando a beleza do material com acabamento diferenciado e preciso”.


Mármore Branco Moura

Mármore Travertino Oro

Ônix White

Mármore Estremoz

Mármore Marrom Emperador Light

GRUTA MÁRMORES E GRANITOS Fone: (62) 3285-5500 Endereço: Av. T-9, nº 2127, Jardim América, Goiânia-GO Site: www.grutamarmoraria.com.br


Kachan Fino

SÍRIA SOLANGE TAPETES

UM MUNDO ENCANTADO AOS SEUS PÉS

“Na Síria Solange, consigo encontrar tapetes persas e Aubusson das mais variadas estampas. Gosto muito de fazer composições diferenciadas com esses dois produtos e o acervo da loja me permite criar sempre de maneira original”.


Tabriz Mahi

Aubusson

Patchwork

Zigler Floral

Zigler Estonado SÍRIA SOLANGE TAPETES Fone: (62) 3215-3196 Endereço: Rua 22, nº 536, Setor Oeste, CEP 74.120-130, Goiânia-GO EMAIL: siriasolange@hotmail.com Site: www.siriasolange.com.br


DEQUALITÁ

MÓVEIS PLANEJADOS

“O cuidado e a precisão na execução dos projetos de mobiliário planejado fazem com que cada criação seja exclusiva na Dequalitá. Aqui, consigo executar peças diferenciadas, como esta cristaleira em estilo retrô com o toque da laca, que garante a sua contemporaneidade”.

40


DEQUALITÁ MÓVEIS PLANEJADOS Fones: (62) 3594-3749 / 3085-0902 Endereço: Rua.1137 Nº 320 Qd. 242, Lt. 20 Setor Marista, Goiânia - GO Site: www.dequalita.com.br


ÉPOCA GALERIA DE ARTE O que a alma vê, o coração não esquece.

“Na Época Galeria, a variedade de artistas e estilos permite que meus clientes tenham liberdade de escolha. Gosto sempre de indicar a criação de painéis ou mini galerias, para dar um ar exclusivo ao ambiente, seja residencial ou comercial. Por isso, minhas sugestões incluem montagens de vários artistas numa mesma parede. O mix de quadros diferentes enobrece qualquer espaço”.


Claudio Caixeta - 2.20 x 1.10

Giovana Osmarine - 2.10 x 1.30 Pitágoras - 1.50 x 1.50

José Gonçalves - 1.30 x 1.90

ÉPOCA GALERIA DE ARTE

Siron Franco

Fone: (62) 3281-3598 Endereço: Avenida 136, nº 71, Setor Marista, CEP 74.180-040, Goiânia-GO Site: www.epocagaleria.com.br E-mail: falecom@epocagaleria.com.br


SILVIA HERINGER

“Na Silvia Heringer Decorações, o que mais me encanta e emociona são as colchas de estampas exclusivas. Elas têm uma linguagem única. Até porque, a loja permite criar qualquer estampa e compor de acordo com o estilo do cliente. Em todas as viagens que já realizei, seja no Brasil ou no exterior, nunca encontrei nada semelhante”.

Almofadas com estampas exclusivas 44

Papéis de Parede Importados

Produtos exclusivos, como você.


Colcha Personalizada Em Veludo

Jogos de mesa personalizados

Cortinas, Persianas e Toldos HunterDouglas® SILVIA HERINGER DECORAÇÕES Fone: (62) 3247-0878/ 3086-8700 Endereço: Avenida T-2, nº 82, Setor Bueno, CEP 74.210-010, Goiânia-GO E-mail: silviaheringer@silviaheringer.com.br Site: www.silviaheringer.com Instagram: @silviaheringerr


VENTURA INTERIORES SURPREENDA-SE!

“O mobiliário disponível no showroom da Ventura Interiores é diferenciado. Peças com toque clássico e atemporal estão sempre à disposição do cliente. Como este armário de entalhe em madeira e esta poltrona Catarina, ambos da linha premium da Sierra Móveis”.

Poltrona Catarina Sierra


Armário Linha Premium Sierra

Abatjour Murano Sierra

Chaise Allure

Sierra

VENTURA INTERIORES Fone: (62) 3241-3898 Endereço: Avenida T-9, Qd. H-19, Lt. 18, nº 382, CEP 74.150-300, Goiânia-GO Site: www.venturainteriores.net.br E-mail: contato@venturainteriores.com.br


ROTA DA

DECORAÇÃO Lojas Participantes: Gruta Mármores e Granitos Síria Solange Tapetes Dequalitá Época Galeria de Arte Silvia Heringer Ventura Interiores Arquiteto Convidado: Alexandre Milhomem Fotografia: Elton Rocha Produção: Mirella Melazo Projeto Gráfico: DOCA Comunicação Edição: Marcéli Faleiro Correção: Millena Lopes Direção Geral: Dayanne Lorenzetti Realização Revista Di Casa


ESPAÇO INFANTIL

Fotos Susana Falcão

por Baby Happy

Proprietária da Baby Happy, Isabel Catunda

Pequeno

Príncipe SOFISTICAÇÃO E AR ROMÂNTICO MARCAM DECORAÇÃO DE QUARTO DE BEBÊ EM ESTILO PROVENÇAL

Asssinado pela Baby Happy, este projeto foi encomendado por um casal de classe A, à espera do primeiro filho. O desejo da mãe era criar algo que lembrasse o quarto de um príncipe. Adotando o estilo provençal, o resultado foi um ambiente clássico, com requinte, sofisticação e ar romântico.

50

No conjunto, foram utilizados móveis com bases no estilo Luiz XVI. Berço e cama são entalhados, feitos artesanalmente. Já as peças de decoração são todas personalizadas, tendo sido desenvolvidas exclusivamente para esses clientes. Cada objeto tem como meta ambientar um quarto de realeza.


Fotos Susana Falcão

O dossel, grande destaque do projeto, foi elaborado em forma de coroa, na cor cobre, conversando com o lustre, as almofadas, o papel de parede e os espelhos. As cabeceiras e pezeiras do berço e da cama, por fim, são estofadas em camurça, um tecido muito suave e aconchegante. O imóvel se localiza no condomínio Jardins Milão, em Goiânia (GO).

Baby Happy Endereço: Av. Romã, nº 116, Jardim Europa, CEP 74325-070 Goiânia-GO Telefone: (62) 3287-3617 Site: www.babyhappy.com.br Facebook: www.facebook.com/babyhappybrasil Instagram: @babyhappybrasil

51


O ARTE ET CETERA

enigmático

Penso ser bem apropriado, nos tempos de hoje, um artista brasileiro ter o apelido de Tunga. Mais comum em países subdesenvolvidos, a tungíase é uma doença infecciosa de pele causada pela fêmea (Tunga penetrantes), o vulgo bicho-de-pé. Antônio José de Barros Carvalho Mello Mourão é o Tunga, um enigmático cidadão do mundo que, além de conservar um mistério acerca da localidade de seu nascimento, sempre nos surpreende com obras estranhamente familiares e extremamente intrigantes. Pois, foi assim mesmo que me senti: acometida misteriosamente pelos sintomas de uma incessante coceira e irritação nos nervos, que ora aliviava, ora agravava, ao meu primeiro contato com o livro “Tunga - Barrocos de Lírios”, editado pela Cosac & Naif, em 1997. O livro traz uma poética trajetória artística com registros fotográficos e primordial diagramação, dada à qualidade das imagens dos trabalhos e suas descrições. Desde então, o que mais me intrigava era o complexo enredo que o artista criara sobre sua obra “Xifópagas Capilares” (1985). Por meio de cartas e poemas de um dinamarquês, o texto no livro, intitulado “Xifópafas Capilares entre Nós”, descreve o mito de origem de um povo nórdico e relata o nascimento de xifópagas e capilares, que gerou discórdia, discussões e desavenças no país. A narrativa abrange atitudes morais da sociedade e coloca em evidência preconceitos e a salvação por meio do amor. Depois de lido e relido, recordo-me ainda de divagar a respeito da Rapunzel, cujo final da história, em al-

52

Por Tatiana Potrich

gumas versões, conta que, tendo sido cortados seus cabelos pela bruxa, passa longo período de fome no deserto, mas reencontra seu príncipe e vivem felizes com suas filhas gêmeas no reino. Tunga dedicou este livro à sua mãe e à sua tia. Em outubro de 2010, numa entrevista do artista à Revista Piauí, dei por mim que suas obras têm um sentido muito mais profundo do que supostamente acreditava. Seu avô, Antônio de Barros Carvalho, era muito amigo do famoso artista Alberto da Veiga Guignard que, em 1940, pintou a tela “As Gêmeas”. As irmãs eram Léa, mãe de Tunga, e sua tia, Maura. Quarenta e cinco anos depois, Tunga apresenta a performance “Xipófagas Capilares”, em que duas meninas compartilhavam uma cabeleira enorme. Trago aqui recente imagem de Lézart (1989), que está na Galeria Psicoativa de Tunga, inaugurada em 2012, no Instituto Inhotim. A sensação que tive ao revisitar sua obra foi aquela coçadinha que alivia e até desperta um certo prazer. Entretanto, este é apenas o início de uma “infecção psico-artística”. Uma reflexão a respeito de alguns valores humanísticos há de nos penetrar paulatinamente, muito além da pele. Comungo com as observações do curador Luiz Camillo Osório: “Todo mundo concorda que os trabalhos dele falam do inconsciente, do desejo e da transformação biológica de suas obras, mas esses temas complexos problematizam ainda mais a sua produção (...) apesar de sempre ter tentado entender o Tunga, nunca consegui de fato. A graça dele está nesse enigma.”

Foto Tunga Xifópagas Capilares 1985

Foto Tunga Lézart (Xifópagas Capilares) – Inhotim

Tatiana Potrich Tatiana Potrich é designer de jóias com pós-graduação pela FAV | UFG e outros vários cursos na área de história do Brasil e culturas regionais. Trabalha com joalheria artesanal, assessoria, projetos e curadorias.


PERFIL

MIGUEL PINTO “Arquitetura não é só uma profissão,

é a minha vida Por Marcéli Faleiro

54


Foto Leonardo Finotti

GUIMARÃES Miguel Pinto Guimarães é formado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. No ano de 2003, montou o Miguel Pinto Guimarães Arquitetos Associados, escritório focado no desenvolvimento de uma arquitetura autoral, com atendimento personalizado e relação diferenciada com os clientes.

Seguindo características contemporâneas e linguagem moderna, Miguel concebe espaços amplos, onde a luz natural é sempre bastante explorada, aliando materiais naturais à tecnologia de ponta. Outra marca constante no trabalho do arquiteto é a busca por provocar sensações.

55


Seus ambientes pretendem propor às pessoas, não só uma experiência visual, mas também uma experiência sensorial. Em entrevista exclusiva à Revista Di Casa, Miguel Pinto Guimarães discute estilo, carreira e processo criativo, entre vários outros temas. Confira a íntegra a seguir.

Di Casa: Você começou a trabalhar cedo, aos 16 anos. Como foi o início da sua carreira até abrir o escritório próprio? Miguel Pinto Guimarães: Sempre soube que seria arquiteto. A partir dos nove anos, já desenhava casas, cidades subterrâneas, cidades subaquáticas. Muitos desses desenhos estão enquadrados e pendurados na parede da minha casa. Portanto, com 16 anos, comecei a trabalhar no escritório do Cadas Abranches Davi e, aos 17, entrei no Cláudio Bernardes e Jacobsen, onde estagiei por dois anos. Lá, reencontrei muitas pessoas importantes na minha vida, como Adriana Moura, com quem eu trabalho desde então e hoje é minha sócia, além de Silvana de Carvalho, que foi minha chefe na época – depois eu fui seu patrão – e hoje

56

Foto Leonardo Finotti

é coordenadora do escritório do Erick Figueira de Mello. E, o mais importante, reencontrei Thiago Bernardes, filho do Cláudio, que era meu amigo de infância. Dois anos depois, eu e o Thiago saímos para montar o nosso próprio escritório, ambos com 19 anos. Nosso primeiro projeto foi uma casa em Angra dos Reis (RJ) para dois amigos — Carlos e Miguel Borges — no terreno da casa dos pais. Ficamos juntos no Miguel Guimarães e Thiago Bernardes Arquitetos Associados por quase dez anos. Com o falecimento de Cláudio Bernardes, no fim de 2001, fomos convidados por Paulo Jacobsen, seu sócio, a juntar os escritórios e formamos o Bernardes Jacobsen Guimarães, em 2002. Esta experiência foi muito importante porque, do dia para a noite,


Fotos Leonardo Finotti

me tornei titular de um escritório com 100 projetos em andamento e mais de 30 arquitetos. Ao mesmo tempo em que pude contribuir com o término da construção dos projetos deixados pelo Cláudio, aprendi muito, principalmente sobre gestão. Após dois anos, no entanto, achei que seria hora de deixar a sociedade e abrir o meu próprio estúdio, para desenvolvimento do meu nome e da minha marca. Portanto, mais de dez anos atrás, junto com alguns fiéis colaboradores de desde o início da minha vida profissional, principalmente Adriana Moura e Renata Duhá, abri o Miguel Pinto Guimarães Arquitetos Associados. Por mais que fosse um escritório novo, naquela época, eu já tinha mais de dez anos de experiência como dono de escritório de arquitetura, uma carteira de clientes de peso e uma equipe bastante talentosa. Somando isso a muita dedicação, foi fácil. Nunca tive medo das novidades. Di Casa: O que você mais gosta em seu trabalho? Miguel: Não tem como esconder que eu amo o meu trabalho. O melhor

são as pessoas. Eu sou fascinado por pessoas. O contato com os clientes é o que mais me fascina. Conhecê-los, interpretá-los, entendê-los e projetar algo tão importante, tão duradouro quanto a sua moradia é um presente. Arquitetura não é só uma profissão, é a minha vida. E como o meu trabalho é tão prazeroso, acabo trabalhando 24 horas por dia, sete dias por semana. Se estou lendo, minha cabeça está trabalhando, no cinema, em viagens, todo esse trabalho intelectual é determinante na minha inspiração. As únicas pausas que me permito dar são os momentos em que estou com meus filhos, que são sagrados. Di Casa: Em que termos você define o estilo das suas criações hoje? Miguel: Atemporais. Esta falta de definição estilística, de época, é, sem dúvida, o mais importante, o mais difícil e o maior segredo. Conseguir projetar casas ou interiores que não envelheçam com o tempo é uma arte. Tenho que tomar o maior cuidado para não cair na tentação das novidades gratuitas ou de muitos desejos dos clientes. Uma das minhas funções mais importantes está em simplifi-

57


Foto Leonardo Finotti

car a vida dos moradores das minhas obras, em garantir a longevidade de um projeto. Para isso, é necessário, muitas vezes, sacrificar as novidades. E como tudo isso é uma questão subjetiva, uma questão de feeling, é absolutamente necessária a confiança que o cliente deposita em mim. Di Casa: É comum em seus projetos a união entre materiais naturais e tecnologia de ponta. Qual o segredo para encontrar harmonia entre os dois elementos? Miguel: Não abro mão dos materiais naturais e da verdade dos materiais. Ou seja, madeira é madeira, pedra é pedra. Nunca uso materiais que pareçam o que não são. São esses materiais e o seu esquema cromático que vão transmitir a sensação de conforto, de aconchego, de ninho, que é o mais importante em uma casa. A tecnologia aí, entra apenas na infraestrutura, nos bastidores. Temos que tirar partido dos avanços da engenharia para garantirmos vãos maiores, balanços ousados, vidros mais altos, esquadrias de alumínio mínimas, impermeabilizações eficientes para que possamos trazer a água e os jardins para dentro de casa, para as lajes, os telhados.

A evolução da engenharia é a maior parceira da arquitetura. E são as necessidades da arquitetura que a provocam. Temos que estar sempre atualizados, atentos e provocativos. Di Casa: De que maneira a arquitetura pode provocar experiências sensoriais e qual a importância disso? Miguel: Uma casa é uma sensação, um sentimento, antes de ser arquitetura. A luz solar que entra rasgando um cômodo, o cheiro do café, o crepitar de uma lareira, tudo isso faz parte da experiência arquitetônica e aproxima o inconsciente do imaginário de lar. Temos que saber lidar com isso. Um bom projeto deve ser inteligente o suficiente para provocar essas sensações e interpretar as respostas. Um bom arquiteto tem que ser esperto e humilde para entender a importância desta subjetividade na percepção da sua arquitetura. O ser humano e a natureza são muito maiores e muito mais importantes do que o nosso trabalho. E é a eles que a nossa arquitetura deve servir. Di Casa: Como a observação e a curiosidade se refletem em seu trabalho? Miguel: Eu sou um curioso e um ob-

servador compulsivo. Tudo e todos me interessam. As pessoas, as ruas, as imagens, os barulhos, as músicas, os cheiros, as artes. Tudo o que os meus sentidos captarem farão parte do meu repertório de criação. Eu sou um scanner ambulante e preciso estar em contato com o maior número de estímulos. Sou, portanto, um apaixonado pelo homem, pela cidade e pela infinita quantidade de histórias e imagens que estes podem me servir. Adoro o campo e a praia, mas sou, definitivamente, um ser urbano. A urbis é essencial ao meu trabalho. Di Casa: Dos projetos que já executou, há algum preferido? Que tipo de projeto você ainda gostaria de desenvolver? Miguel: O preferido é sempre o que está na prancheta. O xodó é sempre o último. Estamos desenvolvendo projetos em grande escala muito interessantes. Um teatro, um resort, um parque urbano, um centro de convenções. Sem nunca esquecer a residência, que é meu programa favorito. Di Casa: De onde vem a sua inspiração para criar? Miguel: 50% de sinal.

58

BLI161


Blindex® é uma marca registrada da Pilkington Brasil Ltda., pertencente ao NSG Group. Agosto/2014

A BELEZA NUNCA FOI TÃO TRANSPARENTE.

VIDROS DE SEGURANÇA

62 3297-3500

TEMPERADO OU LAMINADO, V I D R O D E S E G U R A N Ç A É B L I N D E X ®. Integrar a sua casa e a paisagem, com muita segurança, proteção térmica e acústica, qualidade e a confiança de uma marca que você conhece há muito tempo. Esta é a especialidade da Blindex®.

PROTEÇÃO

TÉRMICA

ACÚSTICA

PROTEÇÃO

SEGURANÇA

PROTEÇÃO

Conforto e economia com redução da entrada de calor.

Bom desempenho no isolamento de ruídos urbanos.

Segue as normas de segurança da ABNT NBR 14697 e/ou 14698.

Proteção contra os raios UV (ultravioleta).

/BlindexOficial

BLI16185005_An_Revista_DiCasa_22x29cm.indd 1

SOLAR

www.blindex.com.br I 0800 013 1234

8/6/14 5:03 PM


DESTAQUE

Unidade Naoto Fukasawa projetou uma cadeira de madeira para Plank que reflete a sua sensibilidade para este material natural. Como o próprio nome sugere, Blocco quase parece esculpida a partir de uma única peça amadeirada. O resultado é uma cadeira elegante, com atenção para as proporções. Empilhável, ela é perfeita para ambientes públicos, como cafés e restaurantes, mas pode tranquilamente ser utilizada em casa.

Foto Blocco / Plank

60


www.ngd.com.br

Profissionais premiados na edição 2014 do Prêmio Top 100 Meire Santos, Leo Romano, Giselle Mota, Giovanni Borges, Fátima Mesquita, Márcia Albiéri, Doriselma

Em sua 7ª edição, o Prêmio Top 100, promovido pela Revista Kaza, realizado no final do mês de outubro deste ano, no paradisíaco Summerville Beach Resort, em Porto de Galinhas-PE, contou com a presença dos mais renomados profissionais da área do design e da arquitetura do país. Além da premiação, houve programação com palestra de Maarten Bass (um dos maiores nomes do design da atualidade), entrega do troféu

Mariotto, André Brandão, Márcia Varizo, Anna Paula

“Os Mais Influentes do Brasil” e concurso de pinturas em telas.

Melo, Ana Paula de Castro e Sanderson Porto.

O encerramento foi com o badalado DJ Jesus Luz.


TRAÇO

Pedro Ernesto Gualberto e Leandra Castro 62


Foto Rogério Maranhão

Pedro Ernesto e Leandra Gualberto Arquiteto e Designer de Interiores

Fone: (62) 3281-1571 Pedro Ernesto: (62) 9972-4612 Leandra Gualberto: (62) 8150-0472 E-mails: pedroernestoarquitetura@gmail.com pedroernesto@terra.com.br leandragualberto@terra.com.br

O arquiteto Pedro Ernesto e a designer de interiores Leandra Gualberto projetaram este imóvel para um casal com uma filha adulta. Os proprietários desejavam um ambiente descontraído para receber os amigos e que oferecesse descanso e lazer em contato com a natureza.

63


Fotos Rogério Maranhão


Sendo assim, os profissionais priorizaram o estilo contemporâneo com formas retas e limpas para a concepção do projeto. Em termos de materiais utilizados, destaca-se a madeira no portão e na porta de entrada. Já a fachada e a parede da sala de estar receberam um belo mosaico em pedra. O mármore crema marfil foi utilizado no piso da casa e no revestimento da gourmeteria. Além deste, foi empregado também o mármore travertino na sauna. Para a decoração, o imóvel ganhou diversas obras de artistas como Marcelo Solá e Antônio Potero, entre outros.


Foto Rogério Maranhão

Como explicam Pedro Ernesto e Leandra Gualberto, uma das dificuldades enfrentadas durante o processo foi o desnível acentuado do terreno – mais de sete metros. “Foi um desafio na implantação do projeto, fazendo com que a casa ficasse em três níveis diferentes”, afirmam os profissionais.

66


Ainda segundo Pedro e Leandra, um dos pontos altos do resultado final do trabalho foi a passarela de vidro que liga o escritório com a parte íntima da casa. O imóvel se localiza no condomínio horizontal Jardins Paris, em Goiânia (GO).


TRAÇO

Doriselma

Mariotto 68


Foto Leandro Moura Estúdio Onzeonze

Doriselma Mariotto Designer de Interiores

Fone: (62) 3541-0218 / 8487-8189 / 8145-6664 Endereço: Alameda Ricardo Paranhos, n°799, Edifício Prospére, Sala 424, Setor Marista, Goiânia-GO E-mail: contatomariotto@gmail.com Site: www.doriselmamariotto.com.br

A designer de interiores Doriselma Mariotto assina o projeto deste apartamento decorado, localizado no Setor Bueno, em Goiânia (GO). Os proprietários do imóvel são pessoas que prezam por espaços integrados para receber amigos e familiares. Adotando estilo arquitetônico e de decoração contemporâneo, a

69


designer de interiores concebeu um apartamento amplo com muita รกrea social. Um clima elegante e, ao mesmo tempo, bastante confortรกvel predomina em todos os espaรงos.

70


Quanto aos materiais utilizados, destacam-se o revestimento em pedra negra, mobiliário contemporâneo, muita laca, papel de parede e espelhos. Além disso, quadros de diversos artistas compõem a decoração. Entre eles, nomes como Diogo Miranda, Vinícius Figueiredo, Goura Lila e Simone Simões.

71


Para a profissional responsĂĄvel pelo projeto, o resultado final traz como pontos altos a suĂ­te do casal e o closet, ambos integrados. O maior destaque, por fim, fica por conta da ĂĄrea social totalmente integrada do apartamento.

72


INFORME PUBLICITÁRIO

studioLUZ Há 11 anos atuando no mercado goiano, o Studio Luz Iluminação e Design consolidou-se como empresa referência no segmento de iluminação e destacou-se por sua especialidade em projetos luminotécnicos e parcerias com profissionais consagrados. A qualidade dos produtos e serviços que oferece pode ser conferida nos inúmeros trabalhos que levam a sua

74

assinatura e nas participações em mostras de decoração de expressão nacional, como a Casa Cor Goiás, em que está presente desde 2005, e até internacional, como a Mostra Artefacto, da qual é patrocinadora exclusiva há cinco anos. Visando proporcionar maior conforto aos clientes e parceiros, o Studio Luz inaugurou em novembro deste


Iluminação e Design ano sua nova sede na Alameda Ricardo Paranhos, em Goiânia (GO), com showroom de mais de 400 metros quadrados. O projeto, que tem assinatura da designer de interiores Doriselma Mariotto e curadoria de Mônica Monteiro, prima por bom gosto e aconchego. Utilizando cores neutras e madeira, Doriselma criou uma atmosfera

Doriselma Mariotto, designer de interiores responsável pelo projeto do showroom

que valoriza as peças de iluminação e faz com que o cliente se sinta em casa. No novo showroom Studio Luz, é possível encontrar o melhor do design nacional e internacional, com peças de Cristiana Bertolucci, Luana Fázio, da Conceptu, luminárias da Lucente Italiana, da marca americana Bover, da espanhola Mantra, entre outros.

Fone: (62) 3541-8600 / 9134-8287 Endereço: Alameda Ricardo Paranhos nº 784, Setor Marista, Goiânia-GO

75


TRAÇO

Fotos Elton Rocha

André Brandão e Márcia Varizo O escritório André Brandão + Márcia Varizo Arquitetura e Interiores tem a proposta de resolver todos os projetos de forma inteligente e personalizada. Seja o trabalho residencial, comercial ou corporativo, os arquitetos procuram entender a personalidade e a forma de viver do cliente, visando solucionar as suas necessidades.

76

Essa abordagem tem rendido apenas bons resultados, como é o caso desse projeto da sede de uma empresa de administração financeira. O pedido da cliente foi o de um escritório moderno e despojado, que comportasse parte de sua coleção de arte. O projetou começou visitando a sala. Nessa primeira oportunidade, a cliente se encantou pela tubulação de


combate a incêndio que passava no teto do local. Daí surgiu a solução. “Decidimos deixar toda a estrutura aparente, para dar unidade às áreas do imóvel”, explicam os arquitetos. Uma grande pérgula de placa cimentícia percorre todos os ambientes, como se indicasse o caminho para a diretoria. As paredes foram revestidas do mesmo material – o toque urbano já estava dado.

André Brandão + Márcia Varizo Arquitetura e Interiores Arquitetos

Fone: (62) 3285-6554 / 8406-5880 / 8406-5872 Endereço: Avenida T-8, Nº 1080, Sl. 105/106, Setor Bueno, Goiânia-GO E-mail: contato@brandaovarizo.com

77


Fotos Elton Rocha

A partir de então, foi só pensar na composição do mobiliário. A paixão da cliente por obras de arte se prolongou para o lado do design. A escolha do mobiliário foi feita de forma minuciosa. Na recepção, chama atenção uma escrivaninha de Oscar Niemeyer. Já na diretoria, uma mesa de trabalho desenhada por Sérgio Rodrigues para Adolpho Bloch é o grande destaque.

78


TRAÇO

Ohara Aguiar Empresário e esportista, o proprietário deste apartamento desejava um projeto que fugisse do lugar comum, com ambientes amplos, e que combinasse com sua personalidade e estilo de vida. Para isso, a planta do imóvel foi parcialmente modificada, integrando a área social e maximizando o aproveitamento da privilegiada vista para o parque Vaca Brava, em Goiânia (GO).

80

Ohara Aguiar Arquiteta

Fone: (62) 8111-2211 Endereço: Rua T-36, nº 3400, Apto. 403, Setor Bueno, Goiânia-GO E-mail: oharaaguiar@yahoo.com.br Instagram: @oharaaguiar


Fotos Tobias Ragonesi

No living, materiais como a madeira rústica da porta de entrada, o mármore travertino bruto que reveste uma das paredes e o porcelanato espanhol do piso, harmonizam-se perfeitamente, criando uma atmosfera aconchegante. Destaque também para as peças de mobiliário assinadas pelos designers Jader Almeida e Sérgio Rodrigues, além do pendente da marca italiana Moooi, que traz leveza e sofisticação com suas linhas delicadas. Na cozinha, foi projetada uma ilha central, que proporciona fácil circulação. A mesa e o painel para a televisão, feitos de madeira rústica, conferem aconchego à frieza e modernidade do aço inox dos equipamentos.

81


Fotos Tobias Ragonesi

No home, a predominância de linhas retas, o uso de tons escuros e a iluminação pontual e indireta, trazem ao ambiente o clima ideal para relaxamento.

Fornecedores: Pisos, revestimentos e louças – Aldeia Acabamentos (62) 3093-1717 Iluminação – Illuminato (62) 3216-3700 / Interpam (62) 3941-0965 Armários planejados – Florense (62) 3241-3636 Mobiliário – Via Condoti (62) 3238-3800 / Open (62) 3238-3888 / Armazém da Decoração (62) 3281-7432 Cortinas, persianas e papel de parede – Summerflex (62) 3942-7820 Objetos de decoração – Villa Bueno (62) 3086-6212 / RB Decorações (62) 3225-2030 / Summerflex (62) 3942-7820

82

Est


Cortina Duette

Foto: Gustavo Borges

Estar por Jacyra e Daniela Carvalho


TRAÇO

Foto Edgar César

ANNA PAULA

84


Anna Paula Melo Arquiteta

Fone: (62) 3091-4557 Endereço: Av. 136, Ed. New York , Sala 1701, Ala B, St. Marista, CEP 74093-250, Goiânia-GO E-mail: annapaula@annapaulamelo.com.br / contato@annapaulamelo.com.br Instagram: @annapaulameloarquitetura Site: www.annapaulamelo.com.br

MELO

Fotos Edgar César

Com amplos espaços, este projeto foi pensado para a completa integração entre os ambientes. O apartamento tem uma atmosfera aconchegante e atemporal, com a criação de uma área gourmet voltada para a varanda. Além de elegância, a escolha do mobiliário e dos objetos de decoração procurou adicionar calor aos ambientes, tornando-os mais acolhedores. Isso é evidenciado pela presença marcante da madeira natural, sem acabamento, no pórtico que envolve a parede revestida de tijolo de mármore da Palimanan e na estante sob a escada.

85


A varanda, de pé-direito duplo, é valorizada por uma generosa parede verde, que confere imponência e charme ao espaço. Também é notável a abundância de luz natural, que entra através de amplas janelas que, de quebra, ajudam a trazer a linda paisagem do parque para o interior.

Fornecedores: Mobiliário – Armazém da Decoração Objetos – M. Metais e Arrail Brasil Cortinas, colchas e papéis de parede – Cortilândia Parede verde – Marcus Mestre Paisagismo Quadros e gravuras – Stella Isac Galeria de Arte

Foto Edgar César

86


Tapetes

Rua 1.131c/ Ricardo Paranhos,Marista

Objetos de Decoração

(62)3095-1888


TRAÇO

Mariana Carvalho

Arquiteta e Urbanista Pós-graduada em Design de Interiores

Fone: (62) 9996-7902 / 9205-8474 Endereço: Av. C-255, Qd. 588, Lt. 04/08, Edifício Centro Empresarial Sebba, Sala 1203, Setor Nova Suíça, Goiânia-GO Instagram: @marianacarvalho1983 E-mail: marianadecarvalhoarquitetura@gmail.com

Mariana Carvalho 88


Fotos Elton Rocha

A arquiteta Mariana Carvalho assina o projeto do apartamento decorado do Edifício Masterpiece, da Serca Construtora, localizado na avenida T-50 com a T-3, no Setor Bueno, em Goiânia (GO). O apartamento possui 213,42 metros quadrados e apresenta um projeto com decoração leve e espaços

89


aconchegantes, que refletem uma paleta de cores neutras, com toques de cores mais fortes em alguns ambientes, ganhando estilo e balizando cada um deles.

90

São quatro quartos, sendo um utilizado como office da família. A sala é integrada com a cozinha e a varanda, além de um louceiro, que dá apoio à cozinha, opcional na planta do empreendimento.

Fotos Elton Rocha


cores que encantam

beleza que fascina

AVENIDA T-9, NO 1882, JD. AMÉRICA

Av. Altino Tomé Qd. 87A LT. 07

GOIÂNIA, 62 3087-7878

Vila Brasília, Ap. de Goiânia, 62 3282-7676


TRAÇO

Andréia Spessatto e Náira Sá As arquitetas Náira Sá e Andréia Spessatto projetaram para uma jovem despojada este apartamento de 75 metros quadrados, localizado no Jardim Goiás, em Goiânia (GO). A pretensão da cliente, apaixonada por decoração, animais e obras de arte, era um ambiente onde ela pudesse descansar e, ao mesmo tempo, obter boa energia e clima alegre.

92


Fotos Elton Rocha

A opção das profissionais foi por uma decoração contemporânea com base neutra. Pontualmente, foram posicionados itens de cores fortes com o objetivo de conferir vida à ambientação – mesa de jantar, almofadas, objetos e telas. O jardim vertical, da empresa Moksha, foi uma aposta para trazer bem-estar ao ambiente de convívio.

Andréia Spessatto e Náira Sá Arquitetas

Sá+Spessatto Arquitetura Fone: (62) 3088-6848 8424-0074 (Andréia) / 8117-3121 (Náira) E-mail: projeto@saspessatto.com

93


Fotos Elton Rocha

Fornecedor: Moksha Jardins Verticais (62) 3278-4160 / 8100-0666

94

O imóvel, originalmente com três quartos, teve um deles retirado para ser integrado à sala. Náira e Andréia utilizaram materiais como piso em PVC de tonalidade madeirada, parede da sala em Travertino Anticato da Palimanan, bancada da cozinha em Silestone branco, revestimento da cozinha Cimentício branco 11x11 e rodapé Santa Luzia.

Entre o mobiliário selecionado, destacam-se peças em linho e couro, pássaros em Silestone branco, espelho com moldura, telas de Gustavo Rosa e G. Fogaça, esculturas em madeira dos artistas plásticos Neuri Reolon e Edgar Brandão, cadeira Giraffa Lina Bo Bardi, cadeira de jantar Exo Schuster em couro envelhecido e madeira, mesa lateral em laca branca Schuster e miniatura da poltrona Mole, de Sérgio Rodrigues.


TRAÇO

Kabanas Restaurante e Bar A nova unidade do Kabanas Restaurante e Bar foi projetada para agradar aos mais diferentes públicos. Localizado no complexo do Shopping Flamboyant, em Goiânia (GO), o imóvel foi desenvolvido em dois pavimentos e já nasceu com o intuito de ratificar a qualidade da marca e, ainda, somar uma atmosfera de contemporaneidade. O projeto, assinado pela arquiteta Tereza Cristina Paes Del Papa, foi elaborado com a preocupação de de-

98

finir espaços que atendessem ao perfil dos clientes do restaurante. Para isso, foram destinados 850 metros quadrados de área construída, dividida entre varanda, restaurante e apoios, com fluxos que facilitam a operação. Como a madeira é um elemento importante para a marca Kabanas, sua aplicação foi relevante, bem como a paleta de tons fendi que passeiam pelo salão, desde o mobiliário, cortina e painel exclusivo em tecido. A adega altamente tecnológica entra


Fotos Helio Sperandio Estudio Onzeonze

Del Papa Arquitetura Ltda. Arq. Tereza Cristina Paes Del Papa

Fone: (62) 3251-9877 / 3091-1800 / 9293-8820 Endereço: Av. T-9 c/ Av. T-2, Qd. 82, Lt. 13, nº 1116, Setor Bueno, Goiânia-GO E-mail: tcristinadelpapa@gmail.com

99


Fotos Helio Sperandio Estudio Onzeonze

como um elemento de destaque, sinalizando a importância do vinho para a casa. Vidro, madeira, pedra e concreto alternam-se, de forma harmônica, conferindo aconchego à paisagem do estacionamento do shopping. A logomarca do restaurante, assinada na empena frontal de concreto, traduz a força e tradição de sua cozinha. Já o mobiliário, assinado quase em sua totalidade pelo premiado designer Aristeu Pires, agrega ao espaço um ar cosmopolita, assim como a iluminação elaborada pela light designer Ana Paula Moraes. O Kabanas é um restaurante consagrado na capital goiana, com cozinha diferenciada e diversos prêmios no currículo.

Kabanas Restaurante e Bar Shopping Flamboyant Fone: (62) 3922-3393 Site: www.kabanas.com.br E-mail: filial@kabanas.com.br

100

Fornecedores: Gruta Mámores e Granitos – 3285-5500 Armazém da Decoração – 3281-7432 (Mobiliário Aristeu Pires) Illuminato – 3216-3700 (Light Designer Ana Paula Moraes) Ateliê das Meninas do Pano – 3924-8358 (Painel e cortinas) Fernanda Simão – 3093-6125 (Paisagismo) Acqua Soft – 3251-1311 (Equipamentos de cozinha) Superar – 3204-2100 (Ar condicionado) Aldeia Materiais de Construção – 3093-1717 GPS Armários – 3549-7328 (Marcenaria / Giovani)


TRAÇO

Foto Elton Rocha

Nando Nunes 102


Nando Nunes

Designer de Interiores

Fone: (62) 3434-4910 / 9296-4720 Endereço: Av. T-63, Qd. 145, Lt. 08/09, n°1.296, Cond. New World Concept Office, Sala 903, Setor Bueno, Goiânia-GO E-mail: nando.nandonunes@gmail.com Site: www.nandonunes.com.br

Curva e movimento - a partir desse conceito foi desenvolvido este projeto. As últimas tendências de iluminação foram utilizadas pelo Studio Nando Nunes nas prateleiras em laca preta, fita de LED e acrílico, que dão movimento para a valorização dos produtos, conferindo um ar de contemporaneidade.

103


As cores escolhidas, preto brilhante e púrpura, não foram ao acaso, mas sim de acordo com a personalidade dos clientes: forte e marcante, resultando em um espaço moderno, conceitual e exclusivo.

Foto Elton Rocha

104


TRAÇO Karla e Eduardo Bittar Arquitetos

Bittar Arquitetura Fone: (62) 3212-8770 Endereço: Rua João de Abreu, nº 116, Sala 802-B, Ed. Euro Working Concept, St. Oeste, Goiânia-GO E-mail: contato@bittararquitetura.com Site: www.bittararquitetura.com.br

Karla e Eduardo

Bittar 106


Fotos Edgard Cesar

Este imóvel no condomínio Anaville, localizado na cidade de Anápolis (GO), foi construído para um casal com três filhos adolescentes. Os arquitetos Karla e Eduardo Bittar, contratados para o projeto, optaram por fazer a entrada de uma forma inusitada. O hall passa pelo exterior da casa, fundindo-se ao gramado até entrar no living. Quando se recolhem as portas das salas de estar e de jantar, o fluxo entre interior e exterior é contínuo –

tanto da sala para o hall quanto da sala para a varanda. O jardim é parte do interior da casa, que, por sua vez, encontra continuidade no próprio jardim. A marquise rebaixada em madeira cumaru atendeu às expectativas dos arquitetos, minimizando a imponência do pé-direito alto e conferindo clima confortável. O resultado é uma atmosfera relaxada e descontraída para receber amigos e família. Os materiais naturais

107


Fotos Edgard Cesar

utilizados pelos arquitetos expressam o acolhimento da casa. Os móveis também refletem a atitude descontraída dos moradores, misturando pinceladas de cores fortes que contrastam com os tons neutros do restante do mobiliário. Tudo contribuindo para criar uma convidativa sensação de aconchego.

108


TRAÇO

Foto Rogério Neves

Jussara Franco Jussara Franco Arquiteta

Fone: (62) 3241-4878 / 9976-8950 Endereço: Rua C-183, Qd. 448, Lt. 16, Jardim América, Goiânia-GO E-mail: jussara@jussarafrancoarquitetura.arq.br

110

A arquiteta Jussara Franco planejou este imóvel para comportar seu próprio escritório. Foi feito de forma que, através de uma estrutura comercial, funcionasse o andamento de duas áreas profissionais diferentes. Fundiu-se a convivência familiar com a profissional, proporcionando um ambiente harmônico. Para isto, foi criada uma recepção única com a função de triagem para direcionamento das áreas, seguindo fachada e decoração de interiores em linha contemporânea.


Conforme solicitação do cliente, a casa tomou como partido a integração de ambientes, sendo que, por meio das aberturas de painéis, integram-se os espaços externos com os internos. O conjunto ganha elegância através de um jogo de volumetria em cima de um traço contemporâneo.

111


O projeto deste imóvel, localizado no condomínio Portal do Sol Mendanha, em Goiânia (GO), tem assinatura da arquiteta Jussara Franco. A área construída total é de 431.42 metros quadrados, em um terreno acidentado com desnível de 3 metros e área de 828.52 metros quadrados.

112


TRAÇO

Foto Elton Rocha

Heitor Arrais e 114


Heitor Arrais e W. Leão Ogawa Arquitetos

Heitor Arrais: (62) 8122-4954 W. Leão Ogawa: (62) 8546-7994 E-mail: contato@leaoarrais.com

O EARQ 2014 (Encontro de Arquitetura e Design) teve sua concepção baseada em elementos naturais para trazer identidade visual marcante ao espaço, próprio do público que o frequenta - arquitetos, designers e profissionais de áreas afins. Vários

valores foram agregados ao projeto, como a layoutização dos estandes dos patrocinadores dentro da sala de palestras. Desta maneira, essa sala de palestras tornou-se uma imensa praça de compartilhamento de informações e networking.

W. Leão Ogawa 115


Já o palco foi um ponto-chave para o projeto do evento. Primeiro, como um tributo ao grande mestre Sérgio Rodrigues, sendo que todo o mobiliário utilizado na boca de cena era assinado pelo arquiteto-designer. Segundo, a cenografia - que era dinâmica e mudava de acordo com o dia.


Fotos Elton Rocha

Ícones que representavam cada palestrante do evento foram colocados em conjunto, na intenção de formar uma grande mostra. Durante a explanação de cada palestrante, apenas seu ícone, em especifico, era iluminado, juntamente à boca de cena com o mobiliário de Sérgio Rodrigues. Nos intervalos, todos eram acesos e revelavam a exposição como um todo.


Fotos Elton Rocha

118

Outro ponto importante para o projeto foi a praça a céu aberto como possibilidade de interação dos frequentadores em uma grande área de convívio, que dispunha de: estar, espaços verdes e bancada de alimentação. Esses dois grandes setores (sala de palestras e praça de convívio), juntamente com o palco (como local de homenagem e exposição), levaram para o Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, uma ode à arquitetura e ao design.


TRAÇO

Élida Cristina e Leandro Gonçalves

120


Fotos acervo pessoal

Élida Cristina e Leandro Gonçalves

Arquiteta e Urbanista / Designer de Interiores

Fone: (62) 9949-4594 / 8118-8409 Endereço: Av. Rio Verde, nº 2845, Ed. Montreal Office, Sl. 501, Cidade Empresarial, Aparecida de Goiânia-GO Site: www.elidacristinaarquitetura.com Instagram: @elidacristinaarquiteta E-mail: elidaarq@hotmail.com

No mercado há 14 anos, o casal Élida Cristina e Leandro Gonçalves – ela, arquiteta, e ele, designer de interiores – se inspira na atualidade para criar ambientes, buscando o equilíbrio estético e a funcionalidade. Atuando principalmente nos condomínios horizontais da grande Goiânia, a dupla firmou-se nas áre-

as residencial e coorporativa. Com o trabalho focado na qualidade e criatividade, os profissionais imprimem personalidade e exclusividade em cada projeto concebido, sempre considerando a vontade e a expectativa do cliente. Conhecido pelo atendimento personalizado, pela pontualidade e

121


Foto Ricardo Lima

pelo alto padrão de acabamento, o escritório comandado pelo casal oferece aos clientes, além dos projetos de arquitetura e design de interiores, artigos de decoração customizados. Garantem, assim, uma consultoria completa, desde a concepção dos projetos à decoração.

Fornecedores: Marmorarte – (62) 3280-2123 Corfel Lignt – (62) 3251-0051 Bentec – (62) 3931-1900 Ornella Design – (62) 3097-4594 Cia. das Piscinas – (62) 3092-7615

122

Foto acervo pessoal


TRAÇO

Lívia Martins Lívia Martins Arquiteta

Fone: (62) 8127-2627 E-mail: liviamartinsarq@hotmail.com Blog: liviamartinsarq.blogspot.com Instagram: @liviamartinsarq

124

Apartamento para um jovem casal com um filho adolescente, uma filha criança, em que a esposa já tinha um estilo definido com muito bom gosto e a família gostava de receber visitas em casa. Este foi o programa de necessidades que a arquiteta Lívia Martins recebeu quando começou a desenvolver o projeto de arquitetura de interiores para este lindo apartamento no Setor Marista, em Goiânia (GO).


Fotos Cristina Dourado

A profissional concebeu uma sala com estilo clåssico em tons neutros, espelhos, castiçais, adornos com cristal, prata, dourado e branco, alÊm de algumas flores e almofadas com cores mais fortes.


Pendentes e plafons com cristais, papéis de parede adamascados, tapetes de fios de seda e cortinas de linho com seda completaram a decoração. Agora, nesta época do ano, os enfeites natalinos conferiram um efeito mais belo ainda à decoração já existente.

Fotos Cristina Dourado

126

AN

quin


100 95 75

25 5 0

ANÚNCIO REVISTA DI CASA OUTUBRO 2014 quinta-feira, 16 de outubro de 2014 10:52:41


TRAÇO

Letícia

Orizam 128


Fotos Tobias Ragonesi

Este apartamento duplex de 170 metros quadrados, localizado em frente ao Parque Flamboyant, em Goiânia (GO), teve o projeto totalmente idealizado pela arquiteta Letícia Orizam para um casal com dois filhos. A sala imponente, integrada com a varanda e a cozinha, revela um espaço único e amplo para a convivência da família. Neste ambiente, a arquiteta utilizou tons neutros e diferentes texturas, como madeira, pedra e vidro.

Letícia Orizam Arquiteta

Fone: (62) 3096-4000/ 8503-4777 E-mail: leticia@orizamarquitetura.com Site: www.orizamarquitetura.com.br

129


Fotos Tobias Ragonesi

Já no andar superior, a arquitetura contemporânea da suíte máster ficou marcada pelo bom gosto e uso de elementos ornamentais – destaque para a clássica e luxuosa combinação entre branco e preto. A suíte da filha, por fim, adquiriu ar provençal e romântico, com uma iluminação bem planejada que rouba a cena.

130


Casa Cor Goiás - Restaurante Arytana Stefenoni e Ticiana Stefenoni

NACIONAIS & IMPORTADOS Variedade de materiais nacionais e importados e uma equipe especializada no atendimento e fabricação das peças que se destacam pelo fino acabamento.

ebm M ÁRMORES & ACABAMENTOS

62 3287.9090 www.ebmmarmores.com.br Av. T-9, 5.216 - Jd.Europa - Goiânia -GO


TRAÇO

Fotos Sávia e Danila Pedrosa

Danila Pedrosa e Danila Pedrosa e Sávia Pedrosa Arquiteta e Designer de Interiores

Fone: (62) 3926-1369 Endereço: Av. T-8, nº 1080, Oficina de Projetos Sala 206, Setor Bueno, Goiânia-GO Facebook: Pedrosa Arqdesign Instagram: @pedrosa_arqdesign Danila: (62)9776-5586 / 8509-0761 E-mail: danilapls@gmail.com Sávia: (62) 9214-2174 E-mail: saviapedrosa@outlook.com

132

Danila e Sávia Pedrosa assinam o projeto deste quarto aconchegante, tranquilo, que transmite paz para um merecido repouso. Os clientes, um casal de médicos que têm uma rotina bastante intensa, desejavam encontrar em sua casa no Portal do Sol um ambiente acolhedor. Seguindo esse objetivo, as profissionais utilizaram uma bela iluminação indireta que ajudou, inclusive, a decorar. Tons suaves foram usados no mobiliário e na decoração a pedido dos clientes, deixando a suíte sofisticada como seus usuários.


e Sávia Pedrosa Casal que mora em um belo apartamento no Parque Vaca Brava, adora receber e está totalmente conectado com o mundo digital e automação, adquiriu um telão e contratou as profissionais para transformar os ambientes da casa em espaços de muito conforto para os integrantes e visitantes. Na sala de jantar, o painel de espelhos desenhado exclusivamente para os clientes tomou lugar de destaque. Na sala de estar/TV, foi criado um lindo painel de madeira de demolição de seis metros de altura, com nichos para receber o telão. O projeto foi elaborado com requinte em tons Off White, deixando o colorido para a decoração.

133


Fotos Sávia e Danila Pedrosa

C

M

Y

CM

Moradores do Jardins Lisboa, casal com dois filhos, contrataram Danila e Sávia Pedrosa para fazerem o projeto de acabamento, iluminação e decoração de um lindo sobrado onde moram e têm o costume de receber. A casa com uma arquitetura totalmente integrada facilitou o trabalho das profissionais. O espaço gourmet e o balcão da churrasqueira foram planejados para dar total apoio, deixando o ambiente funcional e prático. Já a sala de estar e TV, com pé-direito duplo e uma escada de arquitetura invejável, destaca-se pelo mobiliário e iluminação sofisticados. Foram utilizadas cores neutras, deixando para os objetos de decoração e almofadas o papel de colorir sem perder a elegância.

134

MY

CY

CMY

K


C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K


TRAÇO

Milene Roriz 136


Localizado no Setor Bueno, em Goiânia (GO), este apartamento foi projetado pela designer de interiores Milene Roriz. Os clientes eram um casal com uma filha, que têm o costume de sempre receber os amigos em casa.

Durante a concepção do projeto, a profissional seguiu o objetivo de integrar a área da varanda gourmet com as salas de jantar e estar, proporcionando um clima de aconchego e sofisticação. Para isso, Milene teve grande cuidado na escolha de material, mobiliário e revestimento.

Milene Roriz

Designer de interiores

Fone: (62) 8138-2324 E-mail: milene.roriz@gmail.com Instagram: @milenerorizdesign

Fotos Paulo Rezende

137


Fotos Paulo Rezende

As prioridades foram o uso de madeira, laca resinada e móveis de design (Plissé, Síria Solange Tapetes, Martinha Espaço do Banho e Revestic). O acompanhamento na execução do projeto, contrato de mão-de-obra especializada e compra de materiais possibilitaram a sintonia entre cliente e profissional, propiciando um excelente resultado final.

Fornecedores: Plissé Atelier de Cortinas (62) 3941-6888 Síria Solange Tapetes (62) 3215-3196 Martinha Espaço Banho (62) 3251-8210 Revestic (62) 3278-3155

138


TRAÇO

Studio Cardoso e

Fotos Tobias Ragonesi

140


e Jacomini Seguindo o briefing “morar, trabalhar e receber” e considerando o bom gosto, as arquitetas do Studio Cardoso e Jacomini desenvolveram este projeto de um apartamento de alto padrão localizado no Parque Flamboyant, em Goiânia (GO), para um casal que adora receber visitas com conforto e elegância. Com o objetivo de proporcionar o prazer de boas horas de convivência e praticidade, a palavra de ordem foi priorizar a integração dos ambientes (home theater, estar, jantar e varanda), fazendo uso de materiais distintos, como metal cromado, madeira e laca, de uma maneira harmônica e sofisticada.

Studio Cardoso e Jacomini Arquitetura

Mayara Cradoso: (62) 9947-7096 Marina Cardoso: (62) 9396-3594 Renata Jacomini: (62) 8187-4013 Fone: (62) 3996-6097 E-mail: cardosojacomini@gmail.com Endereço: Av. Mutirão com Av. T-10, Ed. Marcelo Moreira, Sala 104, St. Marista, Goiânia-GO

141


Fotos Tobias Ragonesi

Na cozinha e no escritório, espaços mais utilizados no dia a dia, as profissionais optaram por cores ousadas – azul e amarelo –, criando, assim, uma descontração no ambiente de trabalho. Já a varanda gourmet se caracterizou por ser funcional e acolhedora, retratando bem o perfil do casal no ato de receber. Quanto ao material usado no projeto, as preferências foram o mármore crema aurora para o balcão e o quartzo branco para a bancada da cuba.

142

Fornecedores: Arraial Brasil: (62) 3095-188 Avilarte: (62) 3095-2905 Época Decorações: (62) 3238-5858 Eletrosul Iluminação: (62) 3251-4286 Armazém da Decoração: (62) 3281-7432 Via Condotti: (62) 3238-3800 Arquivo Contemporâneo: (61) 4063-9622


TRAÇO

Wânia Simão 144

Wânia Simão Arquiteta

Fone: (62) 3241-4749 / 9944-7395 E-mail: contato@terracoarq.com.br Site: www.terracoarq.com.br


Fotos Tobias Ragonesi

Em setembro de 2013, os clientes receberam as chaves deste amplo apartamento na Rua T-27, no Setor Bueno, em Goiânia. A contratação da Arquiteta Wânia Simão foi imediata. Os proprietários, um casal de empresários, primavam pelo conforto e pela atmosfera moderna. Com filhos já casados e um neto, precisavam de um espaço aconchegante para acolher a família e os amigos.

A arquitetura de interiores se iniciou com a elaboração de um hall privado para elevador, com fechamento em drywall, revestido em papel de parede e espelho, além de porta de madeira assinada pela própria arquiteta. O espaço social dividiu-se em salas integradas de home, estar, jantar e espaço gourmet.

145


Fotos Tobias Ragonesi

Os ambientes receberam móveis planejados, seguindo um layout inteligente e funcional, bem como um projeto luminotécnico exclusivo. O espaço gourmet e os lavabos receberam, nesta ordem, revestimentos em patchwork, porcelanato amadeirado para churrasqueira e pastilhas de madrepérola.

Fornecedores: Tabriz – Fone: (62) 3281-0763 / Site: www.tabriztapetesepersianas.com.br E-mail: tabrizgoiania@gmail.com Bela Arte – Fone: 3941-8996 / E-mail: belaarteconceito@belaarteconceito.com.br Portas Especiais de Madeira (Rui Miguel) – Fone: 9949-2218 Globo Vidros – Fone: (62) 3289-7294 / Site: www.globovidros.com.br E-mail: globovidros@gmail.com Vezzo Iluminação – Fone: (62) 3285-4900 / Site: www.vezzo.com.br E-mail: vendas@vezzo.com.br Studio Luz – Fone: (62) 3541.8600 Matsuflora – Fone: (62) 3285-8111 / Site: www.matsuflora.com.br Gesso Real – Fone: (62) 9241-3780 / 3249-4852 Villa Casa – Fone: (62) 3086-6656 / E-mail: villacasagyn@hotmail.com

146


CV anuncio dicasa nov 220X290.pdf

1

11/11/14

18:11


TRAÇO

Bruna Fleury e Fernanda Abreu 148


Foto Luca Antunes

Bruna Fleury e Fernanda Abreu Arquitetas

Ideia+Arquitetura Fone: (62) 3920-0534 E-mail: contato@ideiamaisarquitetura.com.br Site: www.ideiamaisarquitetura.com.br

As arquitetas Bruna Fleury e Fernanda Abreu foram contratadas para desenvolver este projeto por um jovem casal com gosto clássico e rústico, apreciador de obra de arte, elementos naturais e ambientes amplos e arejados. Os clientes desejavam aumentar o espaço da sala e não se importavam em abrir mão da varanda gourmet.

Porém, isto não foi necessário, pois as profissionais optaram por portas de correr espelhadas, que garantiram a ampliação da sala e remodelaram o ambiente gourmet. Assim, ele pode ficar integrado ou não com o restante da área social. Para atender ao estilo do casal, foi adotada uma mescla dos estilos rústico e clássico.

149


Foto Luca Antunes

Fornecedores: Época Móveis, Sílvia Heringer, Vivá Revestimentos, Tabriz, Projeto e Luz, Saccaro e Paulete Armários

150

Foram utilizados móveis em madeira maciça e em fibra, tecidos em linho, revestimentos naturais, cristais e um espelho bronze que, além de ampliar, confere sofisticação ao conjunto. Além das telas que já faziam parte do acervo dos clientes, as arquitetas apostaram em pufes com as obras do artista Antônio Poteiro, buscando trazer um pouco de cor. Com a ampliação da sala para a varanda, o desafio enfrentado foi o de integrar os dois ambientes, mesmo com a existência de uma viga entre eles. Foi

criado, então, um semipórtico revestido com quartzo e com iluminação embutida dos dois lados, gerando, assim, um detalhe decorativo capaz de amenizar a presença da viga. Bruna Fleury e Fernanda Abreu garantem que a mistura de estilos e referências agrega muita personalidade ao projeto. “O importante, para nós, é sempre refletir o perfil, o gosto e as características dos clientes nos ambientes. É a garantia de um projeto de sucesso, tanto para os proprietários quanto para os profissionais envolvidos”, afirmam.


TRAÇO

Flavia Brunni Flavia Brunni

Arquitetura e Interiores

Fones: (62) 4016-4017 / 8188-7774 E-mail: flaviabrunni@terra.com.br Instagram: @flaviabrunni

152

O projeto deste apartamento com lareira, em São Paulo (SP), tem como ponto alto a utilização de materiais naturais, com texturas únicas. Responsável pelo trabalho, a profissional Flavia Brunni explica que se valeu da aplicação de madeira no piso, paredes e criados, com o objetivo de aquecer e trazer aconchego ao clima frio. No quarto, a cabeceira em veludo de seda, a pezeira de tricô e o tapete oriental dão o toque de sofisticação e charme ao ambiente.


Fotos Rafael Roriz

Este apartamento com varanda gourmet, localizado em Goiânia (GO), seguiu uma proposta clean, unida à sofisticação do clássico, com muita criatividade. “Trata-se de um projeto muito especial pra mim”, declara a autora do trabalho, Flavia Brunni. Segundo ela, as ideias fluíram naturalmente em concordância com a cliente, possibilitando a leitura dos sonhos desta desde o primeiro momento. O imóvel ganhou ar suntuoso, sem deixar de lado um toque romântico e delicado. Detalhe que conferiu todo o charme ao quarto foi a cortina rendada e o cobre-leito da Eurípia Cortinas. Já a sala em três ambientes (jantar, estar e home theater) destaca-se pelo equilíbrio, com cores suaves e peças clássicas, a exemplo da poltrona vermelha e do pendente de cristal, que trazem imponência ao ambiente clean.

153


Fotos Rafael Roriz

Voltado à preservação da paisagem natural, o projeto desta casa de veraneio em Aruanã (GO) aliou sofisticação e bom gosto. O intuito do trabalho, concebido pelo escritório de Flavia Brunni, era proporcionar aos clientes um local de relaxamento. Como explica a profissional, os materiais escolhidos foram o maior desafio, por se tratar de uma região úmida e quente, com baixa manutenção. O resultado, porém, foi um verdadeiro paraíso às margens do Rio Araguaia. Área de lazer com spa, piscina com iluminação automatizada, área de convívio com sala de jogos e cozinha gourmet são alguns dos destaques. A estrutura do spa foi feita em aço cortén; o piso da piscina, em placas cimentícias com grânulos; e os tecidos para cortina e almofadas foram cuidadosamente estudados em parceria com a marca Eurípia Cortinas. Fornecedores: Eurípia Cortinas Endereço: Av. C-264, nº 114, Setor Nova Suiça, Goiânia-GO. Fone: (62) 3259-1261 E-mail: euripia.cortinas@hotmail.com Site: www.euripiacortinas.com

154

PurificAR Fone: (62) 8188-7774 E-mail: purificar@terra.com.br Instagram: @purificargyn


TRAÇO

Raquel

Montalvão No apartamento situado em um dos bairros mais charmosos de Goiânia (GO), a reforma proposta teve como protagonista a integração entre os ambientes de leitura, jantar, bar e living. O piso de ipê foi preservado e restaurado. Além de ser uma alternativa ecologicamente correta, sua beleza natural traz aconchego e requinte.

156


Fotos Coralia Elias

Raquel Montalvão Arquiteta e Diretora Criativa

O lustre Faraó é um detalhe a mais. A peça é evidenciada pela localização inesperada: sobre a mesa de centro, no elegante living. Um espetáculo imponente, associado a um projeto bem resolvido, atendendo às necessidades de uma família habituada a realizar recepções marcantes. O lavabo, não diferente do restante, é clássico e atemporal. As texturas em mármore carrara, o papel de parede mica e a seda nas longas cortinas conferem ar palaciano. Destaca-se, ainda, uma sobreposição de espelhos arrematada com arandelas.

MCI Engenharia e Arquitetura Fone: (62) 3941-2357 Site: www.mciengenharia.com.br Instagram: @mciengenhariaarquitetura Facebook: MCI Engenharia e Arquitetura Ltda.

157


Foto Coralia Elias

Fornecedores: Execução de obra: MCI Projetos e Construções Ltda. – (62) 3941-2357 Iluminação: Studio Luz – (62) 3541-8600 Móveis planejados: Finart Móveis – (62) 3280-1600 Móveis: Artefacto – (62) 3238-3838 / Época Decorações – (62) 3238-5858 Tapeçaria: Gesus – (62) 9623-1184 Cortinas e papel parede: Sílvia Heringer – (62) 3086-8700 Lorena Resende – (62) 8169-0833 Adornos: Artefacto – (62) 3238-3838 / RB Decorações – (62) 3225-2009 Tapetes: Síria Solange – (62) 3215-3196 Jardim vertical e fonte vietnamita: In Plant – (62) 8544-1165 Mármore: Marmoratto – (62) 3565-2944 Tecidos: Artcasa – (62) 3281-0190 Adornos: Casa Mix e Bossa – (62) 3242-0805

158

Um dos pedidos dos moradores foi um jardim, instalado em versão vertical na sacada e ambientado por uma bela fonte vietnamita e mobiliário adequado. Este projeto, assinado pela arquiteta Raquel Montalvão, foi inscrito no concurso “Primeiro Prêmio Mantra Brasil Design de Interiores”, no qual conquistou a segunda colocação nacional.


TRAÇO

Fabiana Bellini Fabiana Bellini Paisagista

Fone: (62) 3275-1099 / 8135-9948 / 8135-9950 Endereço: Av. C-4, nº 55, Jardim América, Goiânia-GO E-mail: ipepaisagismogoiania@gmail.com Site: www.ipepaisagismo.com.br

160

Este imóvel foi planejado para receber um jardim totalmente voltado para si. A fachada imponente ganhou palmeiras Washingtonia de grande porte. Diferenciadas, elas valorizaram o conjunto, trazendo o volume necessário para compor com a arquitetura. O muro da fachada, por sua vez, foi todo construído com floreiras, formando um belo jardim vertical com as espécies camará amarelo, aspargo, trapoeraba roxa e begônia dragão.


Fotos Neyton Araújo

Na parte interna, destaque para os quartos voltados a um jardim com espécies frutíferas, uma área de convivência e um herbário que atende às horas gastronômicas da família. Como afirma a paisagista Fabiana Bellini, responsável pelo projeto, “todo jardim bem planejado, juntamente com a arquitetura, traz um diferencial estético e agrega, dentre outras coisas, o valor imobiliário”.

161


TRAÇO

Carine Rocha

162


Fotos Leandro Moura Estúdio Onzeonze

Com o objetivo de transformar uma antiga casa de 280 metros quadrados em uma residência ampla e moderna, a arquiteta Carine Rocha fez uma intervenção ousada na estrutura do imóvel. As modestas fachadas, que antes eram de telhado aparente, ganharam telhados embutidos em platibanda. A nova porta de acesso principal de madeira ripada, que vai do piso ao teto do pavimento superior, trouxe imponência e impressão de pé-direito duplo, assim como o painel de vidro que camufla a curva na fachada antiga. O resultado foi uma residência contemporânea, suntuosa e cheia de expressividade.

A intervenção foi feita também em todo o interior do imóvel. O espaço foi ampliado para 360 m², com ambientes amplos que valorizam as áreas comum e de lazer. Além de terem sido criadas mais duas suítes no pavimento superior, a nova varanda integrada às salas e cozinha também proporciona total conforto e espaço para confraternizar. Quanto ao revestimento, em todo o piso foi instalado granito branco Siena – exceto no piso do deck, em porcelanato que reproduz madeira ripada. A bancada da varanda foi feita em Silestone na cor azul, a bancada da cozinha em quartzito Marron Absoluto e os banheiros em porcelanato.

Carine Rocha Arquiteta

ANTES

Fone: (62) 8407-8218 Endereço: Alameda das Hortências, Qd. 10, Lt. 48/50, Jardins Viena, Ap. de Goiânia-GO E-mail: carinerochaarquiteta@gmail.com Instagram: @carinerocha

163


TRAÇO

Fotos Fraçois Kalil

Marina

Bastos Marina Bastos Arquiteta

Fone: (62) 3215-4242 / 9973-1119 Endereço: Av. Deputado Jamel Cecílio, nº 2496, Ed. New Bussiness Style, Sala A-11, Jardim Goiás, Goiânia-GO Site: www.marinabastosarquitetura.arq.br Instagram: @marinabastosarquitetura

164

Clean, sofisticado e atemporal – estes foram os termos utilizados pela arquiteta Marina Bastos para definir este apartamento de 130 metros quadrados, projetado para atender às necessidades de um jovem casal recém-casado.


O projeto visou uma maior integração dos ambientes. Por isso, optou-se por colocar a mesa de jantar na varanda gourmet. Com o objetivo de conferir um ar de elegância à decoração, foram utilizados tons neutros, madeira e lacca. A iluminação ficou em destaque, graças ao pendente David Trubridge, o charme do apartamento.


TRAÇO

André

Lenza Este apartamento não passava por reforma desde o ano de 1986, quando foi entregue pela construtora. A proprietária, apaixonada por gastronomia, aguardou a aposentadoria para realizar o sonho de remodelar a cozinha. Atendendo aos pedidos, o arquiteto André Lenza retirou a parede que dividia a cozinha da sala. Ali, acrescentou uma bancada, onde foi centralizado o cooktop em preto absoluto, na

166

mesma tonalidade da pedra, fornecida pela Marmorarte. Os eletrodomésticos, em inox, foram fornecidos pela empresa Cubas e Cia. Os pilares foram descascados, posteriormente lixados e vernizados, mantendo a aparência de rusticidade e, em parte, foram cobertos por armários – região superior em vidro preto fosco e inferior em MDF preto liso, todos projetados pela If Soluções Planejadas.


Foto Naldo Mundim

O piso, em porcelanato preto, contrastou com o revestimento de parede branco, ambos da Flor Revestimentos. Já a iluminação, embutida e reta, ficou por conta da Vezzo. Por fim, destaque para torneira com design de Philip Starck, da Axor-Hansgrohe.

André Lenza Arquiteto

Fone: (62) 8151-3418 Endereço: Al. Americano do Brasil, nº 904, 3º andar, setor Marista, Goiânia-GO E-mail: andrelenzaarquitetura@gmail.com Site: www.andrelenza.com Fornecedor: GO Vidros (espelhos e vidros)

167


TRAÇO

Andressa Lima Andressa Lima Arquiteta

Fone: (62) 8115-3135 E-mail: andressalima.arq@gmail.com Instagram: @andressa_limagb

168


Fotos Marcus Camargo

Neste trabalho, os clientes contrataram a arquiteta Andressa Lima para desenvolver o projeto de reforma do antigo edifício comercial que já abrigava a imobiliária no centro da cidade de Anápolis (GO). Assim, a profissional concebeu um projeto contemporâneo e arrojado, atendendo a pedidos. Os espaços foram totalmente redefinidos e ganharam novas disposições de layout, melhorando o funcionamento diário, o fluxo e o atendimento aos

clientes. Os materiais escolhidos criaram um resultado, ao mesmo tempo, natural e sofisticado. Destaque para cimento queimado, mármore, madeira, vidro e carpete, que se contrastam e originam ambientes modernos e acolhedores. Como afirma Andressa Lima, foram muitos os desafios, pois os projetos complementares já não existiam mais. “Mas, felizmente, o objetivo final foi alcançado”, declara.

169


TRAÇO

Mahanaim Engenharia Edificar um projeto de arquitetura com precisão, responsabilidade e agilidade são compromissos diários da Mahanaim Engenharia, que tem como responsável técnico o engenheiro civil e especialista em estruturas de concreto pela Universidade Federal de Goiás (UFG) Antonio Carlos de Souza. Com duas décadas de atuação, a empresa coleciona serviços prestados

170

nas áreas de elaboração de projetos de engenharia estrutural, elétrico e hidrossanitário, além de executar obras residenciais, industriais, comerciais e corporativas de alto padrão. Entre clientes já atendidos, estão: Grupo Primetek, Loja Silvia Heringer, Bontempo Goiânia, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Gentleman, Educandário Goiás e Colégio Olimpo.


São mais de 20 mil metros quadrados já construídos em Goiás, Brasília (DF), Uberlândia (MG) e Natal (RN), que levam a assinatura de renomados escritórios de arquitetura capitaneados por arquitetos de expressão nacional e regional.

Mahanaim Engenharia Fone: (62) 3942-6812 / 8160-5885 Endereço: Rua 12 esq. com Rua 121, nº 408, CEP 74.085-450, Setor Sul, Goiânia-GO Site: www.mahanaim.com.br Instragram: @mahanaim_engenharia

171


Fotos Jafé Torres Jr.

TRAÇO

Ana Maria Miller Foto Susana Falcão

Ana Maria Miller Arquiteta

Fone: (62) 3945-7460 / 8181-0536 Endereço: Rua 120 esq. c/ Rua 121, Qd. F-41, Lt. 17, Setor Sul, Goiânia-GO E-mail: aim.arquitetura@gmail.com Site: www.mahanaim.com.br Instagram: @anamariamillerarq

172

A proposta de mais este empreendimento, cujo projeto de interiores leva a assinatura da arquiteta Ana Maria Miller, é refletir o estilo de vida de um casal e seus dois filhos. Em cerca de 138 metros quadrados, a profissional utilizou mobiliário contemporâneo, aliando-os a peças de design nacional, assinadas por Sérgio Rodrigues e Jader Almeida, por exemplo, que conferem estilo e personalidade ao decorado. Um dos charmes do empreendimento, segundo a arquiteta, é o novo conceito que a EBM Desenvolvimento Imobiliário está trazendo para Goiás: o open living, que une sala e varanda, transformando o ambiente em um só espaço mais amplo, sem a presença de paredes ou portas de vidro. “Tudo foi pensado para privilegiar a família e o convívio, inclusive com seus convidados”, ressalta Ana Maria Miller.


TRAÇO

Fotos Tobias Ragonesi

MavioneSousa Mavione Sousa

A característica principal deste apartamento é a decoração étnica. Os ambientes integrados (sala e cozinha) ratificam o gosto pela liberdade e pelo movimento, abrigando objetos que exibem raça e trajetória. Esculturas e quadros estão expostos de forma inusitada por todos os ambientes. Cozinhar e viajar são, notoriamente, o hobby do morador. Além disso, ele preza pela presença de peças de antiquário, tornando a atmosfera perfeita para receber amigos.

Designer

Fone: (62) 9604-3699 E-mail: meive@terra.com.br

174

Fornecedor: Ville Decor – Avenida Jamel Cecílio, Goiânia (GO) (62) 3092-3543 / 9929-4475


TRAÇO

Karla Oliveira Karla Oliveira

Fotos Elton Rocha

Arquitetura e Design de Interiores

Studio Karla Oliveira Arquitetura e Interiores Fone: (62) 8111-9556 / 3432-7874 3432-7899 Endereço: Rua 5, Qd. C-4, Ed. The Prime Tamandaré Office, Sala 715, Setor Oeste, Goiânia-GO E-mail: karlaoliveirastudio@gmail.com Site: www.karlaoliveira.com Instagram: @karlaoliveira_design

Fornecedores: Art Decor, Gruta Mármores e Granitos, Aldeia Acabamentos e Silvia Heringer.

Este escritório intimista de estilo clássico moderno foi inspirado na paixão do cliente pelo café. Materiais nobres e naturais, como o mármore travertino, foram utilizados no piso e também em mosaicos rústicos, trazendo toques de sofisticação. No projeto de gesso, bem limpo com iluminação indireta, a profissional quis criar uma atmosfera acolhedora, explorando a ideia de um “tapete” no teto para delimitar a área de estar das poltronas, já que o cliente não gostaria que cobrisse o lindo piso de pedras naturais.

Em outra parede, um painel de linho exclusivo com estampa de um mapa mundi formado por grãos de café traz o destaque da inspiração pela fruta. Outros elementos, como as poltronas de couro e a linda persiana de madeira na janela, onde estrategicamente foi locada a bancada como ponto central - que acomoda vários modelos de máquinas de café -, complementam este ambiente aconchegante que traz a sensação de se estar sempre trabalhando de maneira informal, em uma elegante e exclusiva cafeteria.


Taraxacum 88, Achille Castiglioni-1988

Rua 1134 Nยบ 125 St. Marista

(62) 3285.4900


TRAÇO

Fotos Elton Rocha

Rubiana Teixeira

Rubiana Teixeira Arquiteta

Ateliê Arquitetura Fone: (62) 3941-0330 / 9631-5535 Endereço: Avenida T-6 c/ T-2, nº 461, Setor Bueno, Goiânia-GO Site: rubiana.arq.br E-mail: rubianaarq@hotmail.com

178

Este projeto comercial referente à área alimentícia e voltado aos públicos de A a D tem assinatura da arquiteta Rubiana Teixeira. O objetivo era criar, não só um minimercado com cozinha experimental, mas um local onde as pessoas pudessem comprar e também participar de cursos para aprender a preparar os produtos oferecidos pelas marcas. Assim, juntamente com o programa de necessidades estabelecido pelos clientes, desde o início o projeto propôs funcionalidade à circulação, integração dos espaços e ótima visualização dos produtos expostos.

Localizado no centro de Goiânia (GO), o prédio ganhou na decoração cores vibrantes, como amarelo e vermelho, predominantes na logomarca desenvolvida pela empresa Crispim+Veiga. Na iluminação, foram utilizados spots, peças de sobrepor e dicroleds. Além disso, destacam-se os ladrilhos hidráulicos montados de forma aleatória no piso da cozinha experimental, e uma manta vinílica que serviu como tapete vermelho guiando a clientela da entrada ao fundo da loja. Outros destaques estão na grade de ferro instalada na cozinha para pendurar panelas e acessórios, nas mesas de alumínio e cadeiras coloridas.


TRAÇO

Fotos Loggia

Astrid e Wan Astrid de Albuquerque e Wan Feitosa Arquitetos

Loggia Studio Fone: (62) 8597-2251 Site: www.loggiastudio.com E-mail: wanfeitosa@gmail.com

180

Este projeto trata-se da reforma de uma casa onde um dos moradores passou a infância. De volta à cidade natal, ele decidiu adquirir o imóvel e adequá-lo à sua realidade. Os proprietários – jovem casal com um filho – planejaram aqui espaço para aumentar a família. Como já conheciam o trabalho dos profissionais Wan Feitosa e Astrid Albuquerque, do Loggia Studio de Arquitetura, confiaram a eles este novo projeto. A casa tem uma excelente estrutura e está localizada num vasto terreno, o que permitiu redesenhar um novo espaço de lazer, integrando visualmente

varanda, home externo e espaço gourmet, piscina e sauna. Internamente, foi decidido primeiro ampliar e reorganizar os ambientes para, em seguida, atualizar acabamentos, tais como portas, janelas, pisos, revestimentos, iluminação e marcenaria. Pra criar uma nova entrada, foi feito um bloco que ficou suspenso do chão, devido ao aclive. Este item renovou a fachada, antes horizontal, em uma composição com volumetria mais interessante. O bloco, inclusive, influenciou na escolha do nome da casa, hoje chamada de Casa do Bloco Suspenso.


VESTIBULAR AGENDADO TODA TERÇA vestibular@cambury.br

Para mais informações sobre o curso faça a leitura do QR code.

GRADUAÇÃO SUPERIOR • Design de Joias e Gemas • Design de Interiores • Eventos • Fotografia • Gastronomia • Gestão Executiva de Negócios • Logística • Marketing • Produção Publicitária • Recursos Humanos

• Gestão da Tecnologia da Informação • Construção de Edifícios • Estética e Cosmética • Direito

EM BREVE: Engenharia Civil

www.cambury.br - (62) 3236-3020

Faculdade

Av. T-2, nº3531, Setor Sol Nascente, Unidade Goiânia - GO twitter.com/@FaculdadeCambury

linkedin.com/company/Faculdade Cambury

twitter.com/FaculdadeCambury

facebook.com/Cambury Inovação e Empregabilidade

instagram.com/faculdadecambury

pt.foursquare.com/v/Faculdade Cambury


PASSAPORTE

Foto Jean François de Giacomi

No clima do Natal europeu Por Juliana de Giacomi

O Natal é uma das festas mais celebradas do mundo e, no Brasil, não poderia ser diferente. Quando este período se aproxima, além de certa nostalgia, o fim de um ano de trabalho vem acompanhado pelo desejo de relaxar e, portanto, de viajar. Por aqui, devido ao verão, o destino mais comum nessa época são as praias. Mas que tal mudar radicalmente o itinerário em direção a locais distantes e frios? E por que não concretizar de imediato esse sonho, por certo há muito acalentado? Rumo ao Polo Norte. Afinal, o Natal combina com neve, lareira, botas e casacos, não é mesmo?

184

Também nessa época, o universo do design volta-se para ambientes aconchegantes e aquecidos, assinalando inovadoras propostas de convivência, românticas e familiares, tendo como convergência os móveis, materiais e paletas de cores condizentes com dias de baixas temperaturas. Ambiência adequada ao que estamos habituados a ver em filmes natalinos. Entretanto, apesar da tentação, quem vive em solos tropicais sabe como é difícil repaginar a decoração para seguir esta tendência. Para superar essa desvantagem, que tal programar um pequeno tour europeu para as férias de fim de ano,

Juliana de Giacomi é designer de interiores, mora na França, assina matérias exclusivas para a revista Di Casa. Produz também o decouvrirdesign.com, um importante blog sobre as temáticas da arquitetura e decoração. O objetivo de Juliana é promover intercâmbio de conhecimento entre europeus e brasileiros.


Fotos Jean François de Giacomi

com o propósito de desfrutar desta temporada festiva? Como na Europa as temperaturas caem generalizadamente, opções de destinos são o que não faltam. França, Espanha, Itália e até mesmo países bem mais frios, como Inglaterra, Bélgica, Alemanha, Rússia ou os países escandinavos, harmonizam com este espírito festivo, com direito a neve, renas e tapetes de pelo. Nesta edição, a proposta não é indicar o destino da sua próxima viagem. A ideia é dar dicas de hospedagem para quem quer mais do que ser simples turista durante um passeio e almeja mergulhar na cultura do lugar escolhido e se sentir cidadão local durante os dias de permanência ali. Já pensou em alugar um apartamento de moradores da cidade escolhida, em vez de um quarto de hotel? Então está na hora de pensar nisso! Quem nunca ouviu falar dessa ideia?

185


Fotos Jean François de Giacomi

De uns anos para cá, esse conceito vem crescendo e tomando grandes proporções no universo turístico. Empresas como a Wimdu, a Local Nomad e a AirBnb se consagraram neste mercado graças a ofertas de apartamentos e casas para todos os gostos e budgets. Mas será que vale a pena adotar essa ideia? Melhor dizendo, será que vale a pena alugar um imóvel de pessoas desconhecidas? Então, aqui vão algumas dicas e informações para os viajantes descolados e iniciantes de plantão. O lado atraente deste tipo de oferta é que tende a sair mais em conta do que um quarto de hotel mediano. Sem contar que, quanto maior o numero de hóspedes, maiores as chances de se fazer um bom negócio. Além de dividir as despesas, ainda é possível ter quartos individuais e privacidade e, mesmo que não seja este o caso, a conexão com a família como se estivesse em casa, mesmo em outro país, não tem preço. Evidentemente, é preciso considerar diversos fatores, como a importância da cidade escolhida, o período do ano e ainda o tamanho, a localização e a qualidade do imóvel. As grandes capitais são sempre mais caras e períodos como Ano Novo, férias de verão e eventos renomados, como o Salão do Móvel de Milão, podem encarecer a oferta. Mas, ainda assim, as chances de se fazer economia com qualidade na estadia são imensas.

186


O interessante é adequar a oferta ao seu bolso. E, com uma boa pesquisa, é possível obter um excelente custo-benefício. Para os amantes de design, o aluguel de um imóvel é, sem dúvida, uma grande oportunidade de vivenciar um estilo de decoração exclusiva. Melhor do que ver a cadeira do seu designer favorito em revistas e sites é se aconchegar nela no «seu apartamento» (mesmo que por apenas alguns dias). E o princípio vale para todo o resto. Quem, como eu, é completamente encantado pela decoração nórdica, vai ficar deslumbrado com o ambiente escandinavo dos apartamentos em Estocolmo, Oslo ou Copenhagen, por exemplo. Mais um detalhe que pode fazer toda a diferença: a cozinha. Isso mesmo. Imagine preparar uma comida típica, com ingredientes locais, servida em utensílios de design? Momento ideal para revelar o chef que existe em você, seja preparando uma “buona pasta” na sua cozinha italiana, ou um crepe de nutella caseiro na França. Mesmo quem não é especialista em pilotar fogão, deve admitir que nada melhor do que tomar um café da manhã fresquinho ou fazer um lanchinho noturno depois de um dia exaustivo de “pernas para que te quero” pela cidade. Concordam? No entanto, as vantagens não se restringem a essas possibilidades. Para quem quer realmente vivenciar a experiência de se sentir como um morador local, esta é uma excelente oportunidade de conhecer hábitos típicos. Fazer contato com nativos, frequentar o comércio da redondeza, fazer o trajeto de volta para casa de um cidadão local. Às vezes, o restaurante do bairro é mais aconchegante e saboroso do que aquele turístico caríssimo da rua mais famosa da cidade. O macaron da lojinha da esquina pode ser muito mais fresco que o da La Durée e nem é preciso ficar na fila esperando durante 20 minutos. Aliás, estas e outras dicas podem ser dadas pelo próprio morador, que costuma providenciar mapas, dar conselhos de programas e locais característicos a serem visitados e até dar uma mãozinha para reservar o táxi na hora de ir em-

Fotos Jean François de Giacomi

187


Foto Jean François de Giacomi

bora ou comprar o bilhete de trem para ir a uma outra cidade. Mas, como nada é perfeito, existem significativas diferenças culturais e regras a serem respeitadas. Por exemplo, na maioria das cidades europeias o acondicionamento do lixo é prioridade e este é triado dentro de casa. Na Alemanha, são seis tipos de lixo diferentes. Existem horários fixos para a coleta e, em alguns países, existe mesmo o local de compostagem coletiva nas residências, para transformar o lixo orgânico em adubo. Ou seja, é preciso estar atento a estes detalhes. Cada local pode reservar surpresas, nem sempre agradáveis. É o caso de Copenhagen, onde a maioria dos banheiros dos apartamentos tradicionais do famoso bairro de Vesterbro se resume a um minúsculo quadrado com chuveiro posicionado sobre o vaso sanitário. Ou, na França, onde boa parte dos banheiros tem banheiras sem cortina e apenas com chuveirinho de mão. Ou seja, além de ter que ficar segurando o chuveiro, as chances de alagar o banheiro inteiro na hora do banho são imen-

188

sas. Está preparado para encarar este tipo de situação? Como gosto e cultura não se discutem, o princípio é justamente se adequar aos hábitos, para que a experiência seja o mais realista e respeitosa possível. E, claro, pesquisar bem antes de fechar um negócio, para alugar um imóvel que corresponda à maioria de suas expectativas e necessidades. Para quem costuma fazer longas viagens ou levar bebês e crianças, prescindir de hotéis tradicionais também pode ser uma excelente ideia. Muitas vezes, é possível conseguir berços, cadeiras altas e carrinhos de bebê. Sem contar que, na maioria das vezes, o proprietário disponibiliza uma máquina de lavar roupas. Ou seja, nem precisa sair procurando lavanderia pela cidade ou pagar caro por esse serviço em um hotel e ainda menos voltar para casa com as malas lotadas de roupa suja. Nunca tinha pensado nisso? Pois lembre-se que são justamente os detalhes que fazem toda a diferença nas modernas concepções de hospedagem ao redor do mundo, antes característica ape-

nas dos viajantes mais descolados. O importante para que a experiência seja o mais proveitosa possível é pesquisar com calma e cuidado. Nos sites especializados, é possível encontrar comentários de hóspedes anteriores, o que permite verificar as informações do anúncio e aspectos de grande importância como limpeza, higiene, localização e organização do lugar. A maior parte dos imóveis disponibilizam várias fotos, normalmente de todos os cômodos. Certifique-se de que a localização se enquadra às necessidades do seu roteiro e se existem meios de transporte de fácil acesso, como linhas de metrô nas proximidades. Lembre-se de combinar adequadamente os detalhes das trocas de chave com o proprietário, na chegada e na saída, e de deixar tudo da forma como encontrou. Imagine-se voltando para sua casa confortável e limpinha e encontrar tudo desorganizado e sujo? Aproveite a estadia, faça muitas fotos do seu home sweet home por alguns dias e viva a novidade que muda a nossa compreensão de mundo e da vida.


O ASSUNTO É... Juliana Durando

Escritório

compartilhado Ter um escritório tornou-se um objetivo caro nos dias de hoje. A busca por um local para trabalhar envolve custos que empresas iniciantes ou profissionais autônomos não estão dispostos a pagar. Tendência em outros países do mundo e em outras capitais brasileiras, o escritório compartilhado chegou a Goiânia com força total, aliando boa localização ao serviço qualificado de locação por preços camaradas. O Escritório Express, localizado no Setor Marista, é um exemplo de escritório compartilhado com estrutura diferenciada, a começar pelo design. É composto por ambientes de coworking, sala privativa e sala de reunião. Por coworking, entende-se várias pessoas dividindo o mesmo espaço físico, em mesas individuais. Por

Designer de Interiores

Fone: (62) 3932-0438 Endereço: Av. 136, nº 745, Setor Marista, Galeria Yucatãn, Goiânia-GO Site: www.escritorioexpress.com.br E-mail: escritorioexpress@gmail.com Facebook: Escritório Express Instagram: @escritorioexpress

trás da economia, há uma filosofia de cocriação que ganha cada vez mais adeptos. Isso porque os coworkers, vindos de diferentes áreas, encontram-se no espaço compartilhado e têm a oportunidade de trocar ideias e experiências para tirar projetos e sonhos do papel. Uma colaboração que inspira e impulsiona o aumento da produtividade, ajudando a conquistar objetivos que, possivelmente, não seriam alcançadas no ambiente isolado do home office. Mais uma prova de que o tal “networking” faz toda a diferença nos dias de hoje. Já as chamadas salas privativas têm a sua importância por proporcionarem privacidade. São espaços apropriados para até três pessoas e perfeitos para quem precisa de estruturas mais reservadas. Esta opção atende,

principalmente, aos autônomos que enfrentam o barulho dos cafés para encontros com clientes. A sala de reunião, por fim, é a alternativa de locação mais procurada. Ideal para seis pessoas, representa uma excelente oportunidade para a apresentação de projetos. Mas, tanto no coworking quanto na sala privativa ou na sala de reunião, para começar a trabalhar, basta um telefonema. Tudo bem simples e desburocratizado. Outras vantagens que o sistema oferece também merecem ser lembradas: internet, café à vontade e secretária para anotar recados e receber clientes e correspondências. Ou seja, tudo que um escritório individual teria, mas com a conveniência de otimizar custos e utilizar somente na hora em que precisar.

Foto Elton Rocha

190


INFORME PUBLICITÁRIO

O Parque Cascavel

e as medidas paliativas O problema de assoreamento do Córrego Cascavel é antigo. Ainda em 2004, a ação civil pública que resultou na decisão da juíza Lívia Vaz da Silva, da 1ª Vara de Fazenda Pública Municipal de Goiânia, determinando a recuperação do córrego foi instaurada, portanto, anterior à criação do Parque Cascavel. Porém, a criação do parque evidenciou o problema para a sociedade e mostrou quão avançada está a deterioração do Córrego Cascavel ao expor um lago aparentemente vazio, mesmo no período mais caudaloso do ano. Mas, na realidade, o lago não está vazio, mas assoreado. Ou seja, há excesso de terra depositado no fundo do espelho d’água. Essa situação já ocorreu uma vez e o poder público agiu de forma paliativa, fazendo a drenagem do excesso da terra. Essa solução é temporária e só é eficiente durante o período de estiagem. Com o retorno das chuvas, o assoreamento se faz evidente novamente, porque ele ocorre desde a nascente do córrego dentro do parque. A mata ciliar é um filtro para todos os sedimentos que a água carrega até a nascente, sempre numa cota in-

ferior. E a mata ciliar da nascente do Córrego Cascavel, dentro do parque de mesmo nome, foi destruída, e, assim, a terra é carregada pela enxurrada para dentro do córrego. Além disso, o parque é uma criação antrópica que não resultou em um manejo adequado do solo, por isso, a água da chuva converge para a nascente sem nenhum tipo de barreira: a natural foi destruída e não foi criado nenhum sistema de dissipação da energia dessa água. Outro grave problema é a ocupação do solo no entorno do Parque Cascavel por edifícios de grande porte e com subsolos 100% impermeabilizados. O parque é resultado de uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada objetivando a exploração comercial do mesmo. Com isso, se desobedece a orientação de uma faixa de transição entre as áreas verdes e o meio construído, a chamada zona de amortecimento dos parques, com edificações de menor porte, e cria-se uma grande massa de ocupação urbana. Esses edifícios provocam um grande adensamento no entorno do parque e, consequentemente, a im-

permeabilização completa do solo. Ressalta-se também que, para a instalação desses subsolos e estruturas, é, muitas vezes, necessário rebaixar o lençol freático e drená-lo. Em alguns casos, essa água é despejada irregularmente no sistema de captação de água pluvial, sobrecarregando o sistema. Para solucionar o problema do Parque Cascavel e do córrego como um ser vivo completo, é necessário um conjunto de medidas que englobam desde o planejamento urbano até a recuperação física e ambiental do córrego e de seu entorno. É fundamental que se pense nos parques como estruturas urbanas para seu real funcionamento ambiental e social. É imperiosa a criação de planos setoriais de drenagem pluvial e arborização, além de um rígido controle da ocupação do solo do seu entorno. Espera-se do poder público medidas emergenciais e concretas para a recuperação do Córrego Cascavel e de outros parques da nossa cidade. Que fique o aprendizado para que esses problemas não voltem a acontecer com nossos parques urbanos e nosso meio ambiente.

Giovana Jacomini, arquiteta e urbanista e analista técnica do CAU-GO

192


Sofisticação para seu ambiente!

Av. Mutirão nº 2773 St. Marista, Goiânia - GO | Telefone: 62 3251-4747

Aspersivos Comerciais e Industriais Ar-Condicionado Médio e Grande Porte

Evaporativos Residenciais, Comerciais e Industriais

Linhas Aspersiva & Evaporativa Residencial

Comercial

Industrial

Venda & Locação / alfagoiania

/ alfaclimatizacao

(62) 3941-7495 Rua Entre Rios, nº 45 - Jd.Planalto - Goiânia - GO www.alfaclimatizacao.com.br


DI CASA INDICA

Exclusividade Aquarela sobre papel, obra de Fabiana Queiroga, artista exclusiva da loja Tabriz Tapetes e Persianas.

Originalidade Produto da nova coleção de primavera, a mesa Double é duplamente versátil, pois pode ser montada de duas formas, invertendo-se sua base. Suas medidas são 52 cm de largura, 51 cm de altura e 52 cm de profundidade. Feita de MDF estampado, a peça custa R$ 259,00.

Tabriz Tapetes e Persianas (62) 3281-0763 Rua 135, esquina com Alameda Ricardo Paranhos, nº 1327, Setor Marista, Goiânia-GO www.tabrizgoiania.com.br

I-Stick Store (62) 3626-1242 Shopping Flamboyant, 2º piso – Av. Jamel Cecílio, 3.300, Jardim Goiás, Goiânia-GO www.istickonline.com Instagram: @istick

Inovação Revestimento para parede monoporosa com alto brilho, Wonder Gold Pyramid é um produto inovador, que pode substituir pastilhas de metal douradas. A peça, da marca Porto Design, compõe a linha Architetto. Finiture Revestimentos (62) 3706-8411 / 3941-8411 9335-7395 (Claro) / 8273-2116 (Tim) 8561-2283 (Oi) / 9909-7952 (Vivo) Praça Imaculada Conceição, nº 453, Sala 1, Bairro Santa Maria de Nazareth, Anápolis-GO www.finiturerevestimentos.com.br contato@finiturerevestimentos.com.br

finiturerevestimentos@gmail.com Instagram: @finiturerevestimentos Facebook: Finiture Revestimentos

194

Luxo Peça exclusiva da marca Iris Cristal, o lustre Salonica é de origem espanhola. Puro luxo, a peça tem o poder de valorizar qualquer ambiente em que seja inserida. Está à venda em Goiânia, na Iluce Iluminação. Iluce Iluminação (62) 3928-3006 Rua 90, n°631, Pátio Época, Setor Sul, Goiânia-GO www.iluceiluminacao.com.br contato@iluceiluminacao.com.br


Home Theater e Som Ambiente

62-3251.1551


AGENDA

19 de janeiro

IMM Cologne Feira Internacional de Móveis Quando: 19 a 25 de janeiro de 2015 Onde: Colônia, Alemanha Mais informações: www.imm-cologne.com

2

de fevereiro

Semana de Design de Estocolmo 2015 Quando: 02 a 08 de fevereiro de 2015 Onde: Estocolmo, Suécia Mais informações: www.stockholmdesignweek.com

3

de março

Expo Revestir Feira Internacional de Revestimentos Quando: 03 a 06 de março de 2015 Onde: São Paulo, Brasil Mais informações: www.exporevestir.com.br

23 de janeiro

Maison e Objet Paris Quando: 23 a 27 de janeiro de 2015 Onde: Paris, França Mais informações: www.maison-objet.com

3 21

de fevereiro

19ª ABIMAD Feira Brasileira de Móveis e Acessórios de Alta Decoração Quando: 03 a 06 de fevereiro de 2015 Onde: São Paulo, Brasil Mais informações: www.abimad.com.br

23

de fevereiro

18º D.A.D. – Salão Internacional de Decoração, Artesanato e Design Quando: 23 a 26 de fevereiro de 2015 Onde: São Paulo, Brasil Mais informações: www.feiradad.com.br

de fevereiro

25ª Craft Design Quando: 21 a 24 de fevereiro de 2015 Onde: São Paulo, Brasil Mais informações: www.craftdesign.com.br

13

de março

IFFS – Feira Internacional de Móveis de Cingapura 2015 Quando: 13 a 16 de março de 2015 Onde: Cidade de Cingapura, Cingapura Mais informações: www.iffs.com.sg


LEITURA

PA3 ARQUITETURA Autores: Mauricio Patrinicola e Nora de Queiroz Editora C4 104 páginas 23 x 23 cm

A obra aborda a trajetória profissional dos arquitetos Mauricio Patrinicola e Nora de Queiroz, desde a formação na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie, passando pelos principais escritórios de arquitetura do Brasil e culminando na fundação da PA3 Arquitetura, que em 2014 completa 10 anos de atividade. A PA3 é um escritório de projetos de arquitetura e design de interiores que atua nas áreas corporativa e residencial.

Com quatro volumes, a coleção “Facetas: a arte e o design na obra de José Marton” retrata a trajetória desse importante artista brasileiro nas áreas de arte, arquitetura, cenografia e design. Os livros trazem uma introdução e pequenos textos sobre cada projeto apresentado. O volume “Arquitetura” deixa clara a importância de entender a marca para construir uma identidade visual e tornar a empresa única no mercado.

FACETAS ARQUITETURA Autores: Rejane Cintrão, Carlos Magno, Allex Colontonio e Paulo Borges Editora C4 Coleção Facetas 96 páginas 30 x 30 cm

FACETAS – DESIGN Também integrante da coleção “Facetas: a arte e o design na obra de José Marton”, o volume “Design” revela a originalidade de Marton ao produzir, desde séries completas, sem abrir mão da exclusividade, até produtos únicos. Design é o segmento em que o artista tem mais liberdade para criar, mesclando cores e materiais variados. Neste volume, a busca é por interagir com o usuário, seja no chamado design urbano ou em design art.

Autores: Rejane Cintrão, Carlos Magno, Allex Colontonio e Paulo Borges Editora C4 Coleção Facetas 96 páginas 30 x 30 cm


ESPAÇO DO VINHO por Maison Des Caves

História do vinho – Parte 1 O vinho tem grande importância no contexto histórico e religioso da humanidade, mas não podemos ter certeza de como, em que local, nem em que data tudo aconteceu e nem, tampouco, quem foi o inventor. Fósseis de videiras encontrados por arqueólogos datam de cerca de 50 milhões de anos atrás, na zona que corresponde à Groenlândia, Europa Central, América do Norte e Japão. Sementes de uva da idade da pedra foram encontradas na Turquia, na Síria, no Líbano e na Jordânia, mas foi na Geórgia que foram descobertas as mais antigas, datadas por marcação de carbono por volta de 7.000-5.000 a.C. Já os primeiros testemunhos na antiguidade sobre o vinho em si são de 6.000 anos a.C., em região próxima ao Egito, onde foram encontrados diversos indícios que comprovam que os habitantes daquela região consumiam e armazenavam a bebida. A realidade do vinho, no entanto, se aproxima mais de como o conhecemos hoje, com a expansão da dominação grega iniciada por volta de 1000 a.C. Foi quando o vinho chegou pela primeira vez aos países nos quais se estabeleceria seu autêntico lar: Itália e França. No século VII a.C., os gregos instalaram-se na Península Ibérica e desenvolveram a vinicultura, dando uma particular atenção à arte de fazer vinho. Existem ainda lendas sobre onde começou a produção do vinho. Uma delas está escrita no Velho Testamento, no Capítulo 9 de Gênesis, sobre

Bruno Hermenegildo é Sommelier International do grupo Art Des Caves formado pela FISAR (Federazione Italiana de Sommeliers), outorgado com o grau de Wine Master nas regiões do Piemonte e Toscana (Itália), também graduado como Advanced pela Wine&Spirits (Londres) e graduado em Gastronomia. Trabalhou por um período em grandes redes de lojas especializadas em vinhos.

Noé. A história diz que, depois de retirar os animais da arca, ele plantou um vinhedo, fez o vinho, bebeu e se embriagou. Embora envolva muitas dúvidas e mitos, a história do vinho tem uma grande certeza: a de que foram os romanos que difundiram as videiras e a própria bebida pelo mundo. Seus vinhedos eram cultivados em áreas interioranas e regiões conquistadas. Os romanos levavam o vinho quase como uma “demarcação de território”, uma forma de impor seus costumes e sua cultura nas áreas que conquistavam. Dessa forma, ele acabou se tornando a bebida dos legionários, dos gladiadores e das tabernas enfurnadas de bravos guerreiros. Junto com os romanos, os vinhedos chegaram à Grã-Bretanha, à Germânia (Alemanha) e, por fim, à Gália – que mais tarde viria se chamar França, o lar do vinho.

Fotos Divulgação

198


BACKSTAGE

Responsabilidade social na Consciente Construtora

aumenta 132% entre 2012 e 2013 A Consciente Construtora e Incorporadora, com 32 anos de história, faz fechamento e divulga seu balanço social, isto é, suas atitudes voltadas à comunidade, aos fornecedores e colaboradores por meio de ações de meio ambiente, educação, cultura e saúde. Em 2008, foi estruturado o Setor de Responsabilidade Social na empresa. Naquele momento, houve uma ruptura em relação ao entendimen-

to entre os conceitos de filantropia e responsabilidade social: “A filantropia é uma caridade. Já a responsabilidade social é um investimento que traz retorno”, diz o presidente da empresa, Ilézio Inácio Ferreira. Alguns projetos bem sucedidos: Trailer Odontológico, Ginástica Laboral, Campanha dos Óculos, Praça Consciente, Calçada Consciente, Parceria com Sesi, Reavaliação do Plano de Carreira e Mulheres nas Obras.

Linha INO Evviva: a primeira cozinha com aço inox no País A Evviva tem compromisso com a inovação e a criação e, mais uma vez, coloca a marca na condição de pioneira no cenário nacional, ao assinar, com a Linha INO, a primeira cozinha planejada com portas e tamponamentos de aço inox no Brasil. A proposta utiliza da composição de caixaria em MDF mesclada com aço inox.

A revolução da concepção de planejados é fruto da expertise do grupo Bertolini, adquirida ao longo de quase 45 anos de trabalho com aço, aliada ao DNA inovador da Evviva. O resultado dessa junção é o nascimento da primeira marca a fabricar móveis de MDF em escala industrial utilizando um sistema diferenciado de construção, feito peça a peça, e não o habitual, por módulos.

Linha INO Evviva, criada por Brunete Fraccaroli para a Casa Cor SP 2014

200

Cristina Dourado

fotógrafa de eventos, books e arquitetura

E-mail: cristinadourado69@gmail.com Facebook: Cristina Dourado, Goiânia Instagram: @cristinadourado69 Celular: (62) 9113-6881

Novidades em tecidos pa ra cortinas na Pers iflex A Persiflex apresenta novidade em tecidos para toda a coleção Absoluto e propõe mais estilo para seu ambiente com a cortina Rollerflex. Contate uma de nossas revendas! www.persiflex.com.br | 62 3952-8800


M a i s on D es C a ves no Vo gue F a shion’s N ight O ut 2014

I l u ce No dia 11 de novembro, durante o Vogue Fashion’s Night Out 2014, a Maison Des Caves brindou, na companhia de clientes e amigos, com uma deliciosa taça de Bellini, a bebida sensação do momento. O badalado evento agitou o dia e a noite goianiense.

Iluce Iluminação toma partido do Dia da Iluminação e abre suas portas aos profissionais e público goiano, na Galeria Época

Jeovalter Correia, Ricardo Coimbra e André Brandão

Nefertity Cabeleireiros Unissex Há 12 anos no mercado da beleza, o Nefertity Cabeleireiros tem como propósito oferecer serviços de qualidade a preços justos. O salão de beleza, que iniciou com as duas proprietárias e cabeleireiras, Milda Santos e Socorro Alves, e apenas uma manicure, hoje conta orgulhosamente com mais uma sócia, Renatha Facuri, especialista

em administração e finanças, além de uma equipe de 25 profissionais qualificados. Profissionais disponíveis: manicures, pedicures, cabeleireiras, maquiadoras, designers de sobrancelha, depiladoras, massagistas e esteticistas. O salão é composto por oito amplos ambientes diferentes para atendimento, todos climatizados.

Diferenciais: Kits descartáveis e esterilizados para serviços de manicure e pedicure; unhas de silicone e porcelana (material nacional e importado); esmaltes nacionais e importados, como Dior, Chanel e Mac; ambientes privativos para maquiagem, massagem e depilação; espaço exclusivo para químicas; deliciosos cappuccino e chá gelado; estacionamento para oito carros. Endereço: Rua T-59, nº 150, Setor Bueno, Goiânia-GO Fone: (62) 3245-1676


Ex po s iç ã o Fa t o P op u l ar O lhar I n c o m u m Está em cartaz até o dia 14 de fevereiro de 2015, na Potrich Galeria de Arte, em Goiânia, a exposição Fato Popular Olhar Incomum, que traz uma seleção de dez trabalhos produzidos por três fotojornalistas do jornal O Popular. São fotografias de Renato Conde, Weimer Carvalho e Wildes Barbo-

sa que, sem perder de vista a informação como conteúdo principal da imagem, buscam abordar os temas de maneira crítica e, ao mesmo tempo, criativa. A visitação é aberta ao público de terça a sexta-feira, das 10 às 13h, e aos sábados, das 10 às 14h, ou com hora marcada.

Revestic com novidade exclusiva em 2015: shutters A Revestic abre o ano de 2015 com uma novidade exclusiva: shutters de madeira reflorestada. Revestido de poliresina, o produto é ideal para ambientes internos, sendo uma alternativa para portas, janelas, preenchimento de vãos e divisórias articuladas, utilizadas para separar ambientes residenciais e comerciais. Shutters oferece total controle de luz, ventilação e privacidade, além de combinar com qualquer tendência arquitetônica, seja ela tradicional ou contemporânea. Projetada para diferentes formas de utilização: de abrir, de correr ou tipo camarão (sanfonado).

202

Exposição individual

Prólogo Escritório de Arte e Tabriz apresentaram, entre 10 de outubro e 24 de novembro deste ano, a exposição individual Prólogo, de Ludovic Thiriez, com curadoria de Carolina Isaac, na Galeria Frei Confaloni, no Parthenon Center.


Papo Design no Armazém da Decoração com Marcus Ferreira, fundador das marcas Decameron e Carbono e designer de sofás. O evento reuniu 300

VIP

convidados e foi considerado como puro prestígio ao mobiliário de arte do Brasil. A Sala-Conceito do AZ foi projetada pelo arquiteto Leo Romano e composta com peças Decameron, além de exposição de quatro fotos de Naldo Mundim, engenheiro e fotógrafo que homenageou o Art décor goiano. Aproveitou-se a ocasião para realizar também o prélançamento da mesa Chuva, concebida pelo arquiteto, que será produzida em todo o País pela Decameron.

Cristina Dourado Fotógrafa de eventos, books e arquitetura E-mail: cristinadourado69@gmail.com Facebook: Cristina Dourado, Goiânia Instagram: @cristinadourado69 Celular: (62) 9113-6881

Lançamento

de

mais

uma

espetacular coleção de estampas desenvolvidas pela talentosa Silvia Heringer, realizado em uma manhã de sábado com buffet Liliane Lobo.

O casal de empresários Rejane de Castro e Daniel Segóvia inaugurou o novo espaço Studio Luz Iluminação e Design, com mais de 400 metros quadrados,

em

privilegiada

na

uma

localização

Alameda

Ricardo

Paranhos, no Setor Marista. Com um sofisticado coquetel, direcionado a um grupo de convidados dos segmentos de arquitetura e design e para a imprensa, foi apresentado o novo e elegante ambiente. Doriselma Mariotto é a arquiteta que assina o requintado projeto, sendo a vitrine e a curadoria de responsabilidade da designer de interiores Mônica Monteiro.


Summerflex promoveram

e

Hunter

um

Douglas

aconchegante

happy hour, com o propósito de apresentar aos novos profissionais e reforçar aos já atuantes o programa Jovem Talent. Boa sorte a todos!

Em novembro, foi realizado o Prêmio Megha Profissionais, que em 2014 completa 16 anos de existência e tem o objetivo de homenagear as empresas do Estado de Goiás que mais se destacaram durante o ano. A Revista e o Programa Di Casa receberam o Troféu Imprensa pela quarta vez. Isto é resultado de muito trabalho e dedicação aos nossos clientes, o que nos serve também como um indicador de que a forma como temos prestado nosso serviço vem

recebendo

reconhecimento

do público goiano. Que a cada ano possamos ser surpreendentes!

Às sextas-feiras, a M. Metais promove diversificadas degustações com o propósito de acolher, de forma ainda melhor, clientes e profissionais. Neste evento

específico,

as

convidadas

foram as amigas e profissionais Fátima Mesquita e Marcia Albieri.


BEM ESTAR

Por águas

abertas MARATONA AQUÁTICA É CONHECIDA POR LONGOS PERCURSOS E ALTA EXIGÊNCIA DE PREPARAÇÃO FÍSICA DOS ATLETAS Por Marcéli Faleiro

206


Foto Wander Roberto / Inova Foto Comitê Olímpico Brasileiro

Natação de grandes distâncias, a maratona aquática tem como principal característica o fato de ser sempre disputada fora das piscinas – em lagos, represas, rios ou mar aberto. As principais regras são: fazer o percurso obrigatório contornando as boias, não tomar impulso em qualquer momento da prova e, para caracterizar o término, tocar o pórtico de chegada da competição. A distância olímpica para a prova de maratona aquática é de 10 quilômetros. O nadador Diogo Villarinho, de 20 anos, é um dos atletas que têm essa prova como especialidade. Ele começou a praticar o esporte aos 11 e garante que foi “paixão à primeira vista”. Inicialmente, competia circuitos de 600 metros, mas logo passou a completar um, três e cinco quilômetros, até atingir o nível olímpico com 14 anos de idade. “Quem mais me motivou a seguir esse caminho foi meu pai, que, na época, era meu treinador e sempre viu um futuro muito promissor para mim nas maratonas”, conta. Dedicado, Diogo, desde cedo, percorreu o sonho de se tornar medalhista

olímpico na modalidade. Seu primeiro circuito nacional foi em 2008 e, na mesma temporada, o atleta conquistou o titulo de campeão brasileiro infantil. Nos dois anos seguintes, foi campeão juvenil. Já no fim de 2010, classificou-se para a primeira seleção brasileira de categoria – disputaria o campeonato sul-americano juvenil em Lima, no Peru. “Foi então que a coisa começou a ficar mais séria”, declara Diogo, ao ressaltar que nesta ocasião ganhou a prata. Ainda em 2011, ele obteve sua primeira convocação para uma seleção absoluta: etapa de Copa do Mundo em Setubal, Portugal. A partir daí, veio a profissionalização na modalidade. Este ano, o atleta afirma estar focado no circuito mundial de 10 km, tendo participado de todas as oito provas e ficado entre os dez melhores em sete delas. “Conquistei meus dois primeiros pódios em etapas de Copa do Mundo e também o quarto lugar no ranking atual”. A expectativa agora, segundo ele, é enfrentar mais mundiais e se classificar para a próxima Olimpíada, em 2016.

207


Preparação Para Diogo Villarinho, o maior desafio de um nadador de maratona aquática é a rotina pesada de treinamentos. Ele explica que, em algumas semanas, o treino chega a atingir 100 km. “São cerca de cinco horas diárias dentro da água, com mais duas horas de preparação física”, diz. Na competição em si, o atleta aponta outros obstáculos: orientação, hidratação e, com certeza, o contato físico em viradas de boia ou em disputas por posição.

Foto Divulgação Nadador Diogo Villarinho

folder para revista convertido curvas.pdf

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

1

28/11/14

09:57


EQUILÍBRIO

Nutrição e

CrossFit Por Karen Guimarães

O CrossFit é um programa de treinamento que envolve força e condicionamento físico, de maneira bem variada. As aulas duram uma hora e mesclam movimentos de levantamento de peso, ginástica, corrida, corda, caixas para saltos, kettebells, barras e outros. Tem crescido muito o número de adeptos dessa modalidade, acredito eu, por duas questões. Primeiro, porque as aulas são envolventes, variadas e motivadoras. Segundo, porque os resultados, redução da gordura corporal, melhora da capacidade máxima de oxigênio (VO2 max), aumento da massa magra (musculatura), força e agilidade, a resistência cardiovascular e a disposição para realizar tarefas simples do dia-a-dia melhoram muito. Então vamos voltar um pouquinho nos tempos de colégio para entender as principais reações químicas que ocorrem no organismo durante exercícios de alta intensidade. No CrossFit, nosso corpo utiliza basicamente duas vias de formação de energia, ambas anaeróbias, ou seja, que não usam oxigênio para formação de energia: sistema ATP-CP e via glicolítica. O ATP-CP, chamado de sistema creatina fosfato, fornece cerca de 10 segundos de energia e é usado para tiros curtos de exercício. Ele, primeiro, utiliza qualquer energia armazenada no músculo e, em seguida, usa a creatina fosfato (CP) para ressintetizar energia. Como estas reservas são muito limitadas, depois que o ATP e o CP são usados, o corpo passa para o metabolismo aeróbio

210

ou anaeróbio (lático) para continuar a formar energia para o exercício. E aí entra a via glicolítica, que gera energia a partir do glicogênio armazenado no músculo. É um sistema mais complexo e consiste na progressiva degradação de glicogênio, de modo a fornecer energia para que duas moléculas de ácido fosfórico se unam a outras duas moléculas de ADP (fosforilação), obtendo novas moléculas de ATP (energia). Como resíduos dessa reação, temos duas moléculas de água e outras duas de ácido lático. Esse mecanismo é usado para exercícios de alta intensidade e não duram mais do que alguns minutos antes de o ácido láctico atingir um limite conhecido como o limiar de lactato, que provoca dores musculares, sensação de queima do músculo e fadiga, tornando difícil manter tal intensidade. Complexo, né? Mas o que importa de tudo isso é que, em atividades físicas, principalmente nas de alta intensidade, não importa qual seja nosso objetivo, a nutrição faz toda a diferença. Tanto para gerar a energia necessária na realização do exercício quanto para repor todos os nutrientes depletados, e para evitar desequilíbrios funcionais e limitar a performance física. Então, o que eu devo comer? Primeiro, precisamos entender que cada indivíduo é único e tem a individualidade bioquímica. Por isso, é tão importante se consultar antes com um profissional capacitado. Devemos investir em carboidratos, preferencialmente de médio a baixo índice glicêmico, a fim

Karen Guimarães é nutricionista, graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e pós-graduanda em Nutrição Clínica Funcional pelo Instituto Valeria Paschoal. Fone: (63) 3932-3048 Instagram e Facebook: @karenguimaraes E-mail: nutrikarenguimaraes@gmail.com

de evitar picos de insulina e de glicose. Os tubérculos são uma ótima escolha, como a batata doce, o inhame e a mandioca, que ainda contêm outros nutrientes que irão ajudar no controle da acidose metabólica produzida pelo treinamento, assim como framboesa, ameixa umeboshi, semente de abóbora, suco de tomate e romã. Legumes, frutas, castanhas, cereais integrais, gengibre, ervas e especiarias têm ação antioxidante e antiinflamatória. Irão agir tanto na prevenção quanto na reparação de dano muscular. Alguns suplementos, quando necessários, também são utilizados, tais como proteína (whey ou proteína de arroz), creatina, beta-alanina, aminoácidos, vitamina D e outros. Mas isso só deve ser feito após consulta e exames. Eu gosto muito de usar uma combinação de nutrientes tanto no pré quanto no pós-treino. Exemplo: - Carboidrato + proteína + lipídeos + micronutrientes antioxidantes - Batata doce + frango desfiado + óleo de coco + açafrão da terra + pimenta preta + sal rosa

E claro que, dentro dessa combinação de nutrientes, assim como no CrossFit, nós podemos variar todos os dias. Basta nos abrirmos para um mundo novo de sabores e nos permitirmos experimentar. Sempre com orientação de uma nutricicionista para a alimentação e de um bom educador físico para o CrossFit ou qualquer outra atividade física.


SAÚDE E BELEZA

Toxina botulínica e suor excessivo:

quem já fez, repete

Cório Dermatologia Al. Cel. Joaquim Bastos, nº 263, Setor Marista, Goiânia-GO Fone: (62) 3541-7148 www.coriodermatologia.com.br www.facebook.com/coriodermatologia

A TRANSPIRAÇÃO É UMA CONDIÇÃO NORMAL DO CORPO E AJUDA NO CONTROLE DA NOSSA TEMPERATURA. HIPERIDROSE É CAUSADA PELA PRODUÇÃO EXCESSIVA DE SUOR POR PARTE DAS GLÂNDULAS SUDORÍPARAS, DETERMINANDO MAIOR TRANSPIRAÇÃO E DE FORMA IMPREVISÍVEL É normal suar quando está calor, durante exercícios físicos ou em situações de nervosismo e ansiedade. Na hiperidrose, a sudorese excessiva ocorre mesmo sem a presença desses fatores. Pode ser decorrente de fatores emocionais, hereditários, uso de medicamentos e doenças, ou mesmo não existir uma causa determinada. Pode acometer qualquer pessoa em qualquer área do corpo, mais comumente axilas, palma das mãos, sola dos pés, virilha e couro cabeludo, gerando desconforto, mal estar emocional e até algumas limitações de uso de roupas e calçados. Por deixar a área acometida mais úmida, pode também ser fator predisponente ao aparecimento de infecções.

O diagnóstico é basicamente feito na consulta médica, mas, quando necessário, existem testes que podem ser realizados mesmo no consultório. Há vários tratamentos disponíveis e que podem ser prescritos e realizados por um dermatologista. Os antitranspirantes são efetivos em casos muito leves e têm efeito apenas durante o uso. Existem medicamentos orais, como drogas anticolinérgicas, beta bloqueadores e benzodiazepínicos, que podem ajudar a reduzir a transpiração. Embora eficazes, são pouco prescritos devido aos efeitos colaterais, que vão desde boca seca e tonturas até problemas como a miccção. A iontoforese é mais eficaz em mãos e pés, mas requer muitas sessões

para bom efeito. Já a cirurgia de sucção das glândulas é eficiente nas axilas e virilha, porém pode acarretar perda definitiva dos pelos na região. A simpatectomia torácia endoscópica (realizada por cirurgiões torácicos) é muito eficiente, mas pode gerar transpiração reflexa em áreas antes não acometidas. A toxina botilinica tipo A, conhecida como botox, é um método rápido e eficaz de tratamento da hiperidrose. Ela bloqueia temporariamente os nervos que estimulam a sudorese. A aplicação é feita a cada seis a oito meses e, hoje, com o aesthetic vibration, já podemos dizer que é praticamente indolor. Quem já fez, repete.

Na foto - Dr Luiz Fernando Froes Fleury Junior, Drª Mayra Ianhez, Drª Maria Cláudia Trombin Ribeiro, Drª Juliana Salgado Goulart Chater


ESTILO DE VIDA

Fotografia:

luz e

arte “Fotografia de Luxo” foi o nome que a fotógrafa e arquiteta Dani Fernandes encontrou para expressar o valor dos instantes registrados durante a vida. “Momentos que compõem a nossa história e carregam o sentimento e a emoção capturados para sempre”, explica. A profissional atua na área há 17 anos e conta que desenvolveu esta paixão desde o primeiro contato com a “verdadeira fotografia” – aquela revelada em laboratório. Caracterizada por um trabalho intimista, Dani Fernandes procura conhecer o potencial de cada um e retratá-lo com exclusividade a partir de seu olhar. Segundo ela, a demanda por fotografias ditas luxuosas tem se tornado uma tendência. “Hoje, tudo que desejamos é ter fotos publicitárias, fotos de revista. E todas as minhas clientes ficam com cara de atriz famosa e de modelo”, destaca. Apesar disso, a fotógrafa preza pela naturalidade e, por esse motivo, não utiliza Photoshop no tratamento das imagens. Como ela mesma afirma, apresenta a foto “pura e verdadeira”, livre de qualquer tipo de intervenção. Quanto ao público-alvo desta modalidade, Dani garante que é uma faixa bastante abrangente. São clientes de dois meses de vida, crianças, adolescentes, casais, noivas e gestantes, entre outros. A ideia é fotografar tudo que envolve sentimento e vida. Ela cita como um exemplo requisitado os editoriais criados para homens – marido, noivo ou namorado. Além disso, ressalta que as debutantes sempre brilham sem muito esforço. Fato é que Dani Fernandes considera a fotografia como sua própria vida e confessa que esse vício a fez se tornar o que é hoje: “Tudo que olho vira foto”.

Foto Dani Fernandes

212


CORPO EM MOVIMENTO

Fasceíte

Plantar Por Thiago Vilela Lemos

Quem nunca teve ou conhece alguém que tem a frequente dor no arco plantar? Pois essa condição pode ser comumente chamada de fasceíte plantar. Mas, afinal, o que é uma fáscia? Fáscia é um tecido (grande parte formado de colágeno) presente não só entre e ao redor dos músculos, mas também em outros sistemas do nosso corpo. Inicialmente, acreditava-se que a sua grande função era a proteção dos tecidos. Hoje, porém, já é conhecida a sua importância para sustentação, mobilidade, nutrição e distribuição de carga mecânica, além de apresentar uma relevante função sensorial onde está presente. A fáscia muscular é denominada aponeurose ou mioaponeurose e está distribuída em maior e menor quantidade em diferentes estruturas musculoesqueléticas do nosso corpo, de acordo com a necessidade mecânica. Geralmente, a fasceíte plantar é notada com uma dor ao longo do arco plantar, próximo ao calcanhar e na parte medial do pé. É mais sensível nos primeiros passos, ao acordar ou durante uma caminhada ou corrida e após longo tempo sentado. As condições mais relacionadas a essa lesão são algumas falhas biomecânicas, que geram alterações locais dos tecidos. A fáscia plantar é uma das mais espessas do nosso corpo e tem como principal função ajudar no formato do arco plantar, assim como absorver parte do impacto e da energia mecânica do solo quando andamos ou cor-

remos. Sendo assim, ela tem a capacidade de absorver de 1,7 a 3,4 vezes o peso do nosso corpo, chegando a absorver de 800 a 1000N. Por alguma alteração mecânica, posicional ou postural, essas forças mecânicas podem aumentar, concentrar e até mesmo serem destinadas a outros tecidos do corpo, podendo estar relacionadas a diversas outras lesões. O aspecto biomecânico mais comum seria o excesso de pronação (movimento em que grande parte do pé vai para dentro), o que desencadeia um estresse exacerbado sobre as estruturas plantares. Outra condição comum é a retração ou contração excessiva do gastrocnêmio e sóleo (conhecida como panturrilha ou batata da perna), o que leva a um tracionamento excessivo do calcanhar e, consequentemente, da fáscia. O tratamento mais eficiente hoje é, portanto, controlar essa inadequada biomecânica. Dessa forma, é necessário identificar inicialmente a disfunção do movimento ou posicional presente e, a partir daí, optar pela melhor possibilidade de correção ou controle. Atualmente, é bastante utilizada como tratamento a prescrição de palmilhas biomecânicas, bandagens, terapias manuais e exercícios específicos para melhora biomecânica. A escolha exata dessas possibilidades, aliada a um trabalho consciente e educativo, é a melhor forma de se livrar dessas dores que tanto incomodam algumas pessoas.

Thiago Vilela Lemos é fisioterapeuta, mestre em Fisioterapia Traumato Ortopédica, doutorando em Tecnologias e Ciências da Saúde e membro da diretoria da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (Sonafe)

Fone (62): 8111-5551 tvlemos@gmail.com www.thiagovilela.com.br


CONTATOS AJEL Automação (62) 3526-7500 www.ajelautomacao.com.br

Illuminare Iluminação (62) 3086-2381 www.illuminareiluminacao.com.br

Silvia Heringer (62) 3086-8700 www.silviaheringer.com

Alfa Climatização (62) 3941-7495 www.alfaclimatizacao.com.br

Iluce Iluminação (62) 3928-3006

Sim Engenharia (62) 3095-6587 www.simengenharia.eng.br

Armazém da Decoração (62) 3281-7432 www.azdecor.com.br

Imageria Criativa (62) 3093-2920 www.imageriacriativa.com.br

Síria Solange Tapetes (62) 3215-3196

Bruna Fleury e Fernanda Abreu (62) 3920-0534 contato@ideiamaisarquitetura.com.br www.ideiamaisarquitetura.com.br Carine Rocha (62) 8407-8218 carinerochaarquiteta@gmail.com Doriselma Mariotto (62) 3541-0218 | (62) 7811-4310 | (62) 8145-6664 contatomariotto@gmail.com www.doriselmamariotto.com.br

Impercia (62) 3945-0013 www.impercia.com.br

Soleto Acabamentos (62) 3088-3355 www.soletoacabamentos.com.br

Ateliê Eduardo Ferreira (62) 8162-7660 e (64) 9956-7826

I-Stick (62) 3626 1242 www.istickonline.com

Sousa Andrade Construtora (62) 3221-5000 www.sousaandrade.com.br

Baby Happy (62) 3256-0476 www.babyhappy.com.br

Kabanas Restaurante e Bar (62) 3932-3393 www.kabanas.com.br

Studio Luz Iluminação e Design (62) 3541-8600 www.studioluzid.com.br

Casa Jardim Paisagismo (62) 3093-7776 casa-jardim@uol.com.br

Leinertex (62) 3275-0800 www.leinertex.com.br

StudioK (62) 3091-7452 www.studiok.com.br

Conselho de Arquitetura de Goiás (62) 3095-4655 www.caugo.org.br

Luztol (62) 3269-0400 www.luztol.com.br

Summerflex (62) 3942-7820 www.summerflex.com.br

Heitor Arrais e W. Leão Ogawa W. Leão Ogawa: (62) 8546-7994 Heitor Arrais: (62) 8122-4954 contato@leaoarrais.com.br

Consciente Construtora (62) 3086-5000 www.conscienteconstrutora.com.br

M. Metais (62) 3541-3088 mmetais@terra.com.br

Tabriz Tapetes e Persianas (62) 3281-0763 www.tabriztapetesepersianas.com.br

Jussara Franco (62) 3241-4878 |(62) 9976-8950 jussara@jussarafrancoarquitetura.arq.br

Corfel Light (62) 3251-0051 www.corfellight.com.br

MAC Móveis (62) 3093-3990 www.macmoveis.com.br

TCI Contemporânea (62) 3018-2800 www.tciconstrutora.com.br

Cório Dermatologia (62) 3541-7148 www.coriodermatologia.com.br

Maison Des Caves (62) 3922-3505 www.maisondescavs.com.br

Universo Cenografia de Eventos (62) 3549-6362 e (62) 9117-0707 www.universodeeventos.com.br

Karla Bittar e Eduardo Bittar (62) 3212-8770 contato@bittararquitetura.com www.bittararquitetura.com.br

Cosentino Goiânia (62) 3289-4499 goiania@consentinogroup.net

Marmorarte Acabamentos (62) 3280-2123 www.marmorarte.com.br

Urban Acabamentos (62) 3095-4818 www.urbanacabamento.com.br

Cristina Dourado Fotografia (62) 9113-6881 www.cristinadourado.com

Mármores e Cia (62) 3286-8812 www.marmoresecia.com.br

USE Móveis para Escritórios (62) 3272-8500 www.usemoveis.com.br

D&D Áudio e Vídeo (62) 3251-1551 www.dedaudio.com.br

Martinha Espaço do Banho (62) 3251-8210 www.martinhaespacodobanho.com.br

Ventura Interiores (62) 3241-3898 www.venturainteriores.net.br

Lívia Martins (62) 8127-2627 liviamartinsarq@hotmail.com www.liviamartinsarq.blogspot.com

Dequalitá Móveis Planejados (62) 3085-0902 www.dequalita.com.br

Máximo Construtora (62) 4006-2777 www.maximoconstrutora.com.br

Versato Acabamentos (62) 3945-0075 www.versatoacabamentos.com.br

Mahanaim Engenharia (62) 3945-7460 | (62) 8160-5885 www.mahanaim.com.br

EBM Mármores e Acabamentos (62) 3287-9090 www.ebmmarmores.com.br

Monaliza Esquadrias em Madeira (62) 3945-9652 www.monalizaesquadrias.com.br

Vezzo Iluminação (62) 3285-4900 www.vezzo.com.br

Mariana Carvalho Oliveira (62) 8288-5660 | 9205-8474 marianacarvalhoarquitetura@hotmail.com

Eletrolight (62) 3212-2000 www.eletrolight.com.br

MRJ Mármores Importados (62) 3087-7878 www.mrjmarmoresimportados.com.br

Vista Esquadrias (62) 3941-1881 www.vistaesquadrias.com.br

Época Galeria de Arte (62) 3281-3598 www.epocagaleria.com.br

Nefertity Cabeleireiros Unissex (62) 3245-1676

Vivá Revestimentos (62) 3278-4160 www.revestimentosviva.com.br

Marina Bastos (62) 3215-4242 | (62) 9973-1119 arq.marinabastos@hotmail.com www.marinabastosarquitetura.arq.br

Arraial Brasil (62) 3095-1888 arraialbrasilmoveis@gmail.com

Escritório Express (62) 3932-0438 www.escritorioexpress.com.br Eurosec (62) 3255-5004 www.eurosec.com.br Evviva Bertolini (62) 3278-2643 www.evviva.com.br Faculdade Cambury (62) 3236-3044 www.cambury.br Finestra (62) 3207-4551 www.janelafinestra.com.br Finiture (62) 3706-8411 contato@finiturerevestimentos.com.br Florense (62) 3241-3636 e (62) 3094-8636 www.florense.com Fotografia de Luxo (62) 8138-4249 www.fotografiadeluxo.com.br Govidros (62) 3572-9999 www.govidros.com.br

Núcleo Goiano de Decoração (62) 3216-3801 www.ngd.com.br Okka Móveis e Objetos (64) 3674-2773 okamoveisipora@gmail.com PAM Incorporações (62) 3095-6525 www.pamincorporacoes.combr Perflex (62) 3251-4747 www.perflexpersianas.com.br Persifashion (62) 3091-7600 persifashion@hotmail.com Persiflex (62) 3952-8800 www.persiflex.com.br Personalité Engenharia (62) 4101-0322 www.personaliteengenharia.com Portobello Shop (62) 3089-5656 e (62) 3092-6108 www.portobelloshop.com.br Potrich Galeria de Arte (62) 3945-0451 www.potrichgaleria.com.br

VPM - Vidros Planos e Móveis (62) 3297-3500 www.vpm.com.br ARQUITETOS Alexandre Milhomem (62) 8179-0930 | 8177-1473 alexandremilhomem@uol.com.br Ana Maria Miller (62) 3945-7460 | (62) 8181-0536 mahanaim.arquitetura@gmail.com www.mahanaim.com.br André Brandão e Márcia Varizo André Brandão: (62) 3285-6554 | (62) 8406-5880 Márcia Varizo: (62) 8406-5872 contato@brandaovarizo.com www.brandaovarizo.com André Lenza (62) 8151-3418 andrelenzaarquitetura@gmail.com Andréia Spessatto e Naira de Sá Andréia Spessatto: (62) 30886848 | (62) 8424-0074 Naira de Sá: (62) 30886848 | (62) 8117-3121 projeto@saspessatto.com Andressa Lima (62) 8115-3135 andressalima.arq@gmail.com

Grand Casa (62) 3278-2530

Prima Iluminação (62) 3097-1315 www.primailuminacao.com.br

Anna Paula Melo (62) 30914557 contato@annapaulamelo.com.br www.annapaulamelo.com.br

Gruta Mármores e Granitos (62) 3285-5500 www.grutanet.com.br

Projeto Office (62) 3274-2200 www.projetooffice.com.br

Ibratin (62) 3093-6599 www.ibratin.com.br

Revestic (62) 3241-7019 e (62) 3278-3155 www.lojarevestic.com.br

Astrid de Albuquerque e Wan Feitosa (62) 8597-2251 wanfeitosa@gmail.com www.loggiastudio.com

Élida Cristina e Leandro Gonçalves (62) 9949-4594 | (62) 8118-8409 www.elidacristinaarquitetura.com Fabiana Bellini (62) 3275-1099 | (62) 8135-9948 | (62) 8135-9950 ipepaisagismogoiania@gmail.com Flávia Brunni (62) 4016-4017 | (62) 8188-7774 flaviabrunni@terra.com.br

Karla Oliveira (62) 3432- 7874 | (62) 3432-7899 | 62) 8111-9556 karlaoliveirastudio@gmail.com www.karlaoliveira.com Letícia Orizam (62) 3096-4000 | 8503-4777 leticia@orizamarquitetura.com www.orizamarquitetura.com

Mavione Sousa (62) 9604-3699 meive@terra.com.br Milene Roriz (62) 8138-2324 milene.roriz@gmail.com Nando Nunes (62) 3434-4910 | 9296-4720 nando.nandonunes@gmail.com Ohara Aguiar (62) 3999-0729 | (62) 8111-2211 oharaaguiar@yahoo.com.br Pedro Ernesto Gualberto e Leandra Leal (62) 3281-1571 www.pedroernestoarquitetura.com.br Raquel Borges Montalvão (62) 3941-2357 www.mciengenharia.com.br Rubiana Teixeira (62) 3941-0330 | (62) 9631-5535 Sávia Pedrosa e Danila Pedrosa Sávia Pedrosa: (62) 9214-2174 saviapedrosa@outlook.com Danila Pedrosa: (62) 9776-5586 | (62)8509-0761 danilapls@gmail.com Studio Cardoso e Jacomini Mayara Cardoso: (62) 9947-7096 Marina Cardoso: (62) 9396-3594 Renata Jacomini: (62) 8187-4013 (62) 3996-6097 cardosojacomini@gmail.com Tereza Cristina Paes Del Papa (62) 3251-9877 | (62) 3091-1800 | (62) 9293-8820 tcristinadelpapa@gmail.com Wânia Simão (62) 3241-4749 | (62) 9944-7395 contato@terracoarq.com.br www.terracoarq.com.br



Revista Di Casa N° 29