2 minute read

A HOMEOPATIA A NOSSO FAVOR

Homeopatia & Agricultura

O tratamento homeopático pode ser usado a favor de seres humanos, animais, plantas e solo. Na agricultura, ajuda a controlar pragas e doenças, além de fortalecer o solo, aumentar a produtividade das culturas e a defesa natural das plantas. No Brasil, o uso da Homeopatia na agricultura orgânica conta com amparo legal desde 1999, quando a Instrução Normativa nº 07 foi publicada no Diário Oficial da União. Nela há normas para a produção orgânica em território nacional, o que inclui permissão para que agricultores usem substâncias homeopáticas.

É na agricultura familiar que estão os maiores pesquisadores do meio rural, pequenos produtores que, constantemente, precisam lidar com imposições por parte da política agrária, sobretudo, para se submeterem a tecnologias de alto custo, enquanto sentem o desejo de resgatar suas culturas ancestrais no que diz respeito à relação entre eles e o meio ambiente.

Hoje em dia, grande parte dos agricultores está presa em um tipo de agricultura que deixa solos devastados, intensifica a dependência de agrotóxicos e adubos químicos, o que produz plantas doentes, diminui seu valor nutricional, contamina o solo e interfere na qualidade de vida de trabalhadores, e não é capaz de controlar pragas com eficácia. Em regiões como Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso, a Homeopatia tem servido como alternativa para evitar o uso de agentes químicos e diminuir, ao máximo, o impacto ambiental, levando harmonia para todos os seres que estão em desequilíbrio. Contudo, a 19

falta de incentivo e divulgação desse tipo de técnica sustentável ainda compromete a propagação de uma agricultura menos agressiva no Brasil e no mundo.

Para utilizar a Homeopatia no restabelecimento do ecossistema é necessário reconhecer os sistemas biológicos comprometidos, enfraquecidos ou infectados, percebendo a interdependência entre os organismos e a influência humana.

O tratamento homeopático pode ser feito em uma área completa ou em parte dela, seja solo, água, jardim, horta, pomar ou lavoura, entre outros, bastando definir e investigar as pragas presentes para, então, selecionar os procedimentos homeopáticos que serão usados.

Os medicamentos homeopáticos são feitos de vegetais, animais e minerais, por exemplo: plantas (raízes, caules, folhas, flores e frutos), animais (abelhas, cupins, formigas e carrapatos), minerais (magnésio, cobre, fósforo, enxofre e ferro). Na agricultura é comum recorrer a preparados homeopáticos feitos do próprio agente causador do desequilíbrio.

Confira abaixo como usar a Homeopatia para eliminar formigas cortadeiras:

Deve ser aplicado diariamente, por uma semana, com um pulverizador atomizador de jardim, sobre as formigas em movimento, em 50cm do carreiro ou olheiro, e a uma distância de 50cm das formigas em movimento, totalizando 30mL

por aplicação nos olheiros ou carreiros ativos dos formigueiros a serem tratados. A coleta de formigas deve ser feita do maior número de formigueiros possíveis da área a ser tratada. A dinamização é de 30 CH.

- Coloca-se 1 medida (tampa do vidro) de álcool de cereais 70% no vidro e marca-se com canetinha a altura do álcool no vidro. Com o auxílio de uma pinça coleta-se as formigas que vão sendo colocadas no vidro com álcool, até que ultrapassem a quantidade de álcool.

- Para a certeza de que se tem 1 medida de formigas, deve-se retirá-las do vidro com a pinça, colocá-las na tampa até que atinja a superfície da tampa.

Fontes:

BITENCOURT, Deise Peron de; BONATO, Carlos Moacir. HOMEOPATIA SIMPLES APLICADA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2008. Peabiru, 2008.

SANTOS, Gilberto Alves Gomes dos. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O conhecimento e a prática da homeopatia na agricultura familiar. TCC. Instituto Tecnológico do Estado de Goiás, 2017.