Edição 154

Page 1

TOQUE DE ACONCHEGO Moradas inspiram o bem viver

CONEXÃO ESSENCIAL

PROJETO MINIMIZA IMPACTO AMBIENTAL NA CONSTRUÇÃO

ÍCONE NOVA-IORQUINO

LENDÁRIO HOTEL PASSA POR REFORMULAÇÃO LUXUOSA


Pintura com 5 anos de garantia

Sob-medida (medida da folha de vidro até 250x300cm) Vão livre de até 12m

Economia de energia em até 39% Durabilidade, leveza e bom funcionamento Superior aos demais produtos no mercado

Abertura oscilobatente ou de correr



O ESSENCIAL É


surpreender

CENTRAL DE VENDAs av. dr. maurĂ?cio cardoso, 1776 novo hamburgo | rs fone: 3066.7989


Cortina Pirouette®

PARA PESSOAS ORIGINAIS, SÓ A ORIGINAL.


Luxaflex® agora se pede assim: Hunter Douglas®. A persiana Luxaflex®, sinônimo de categoria, foi criada pela Hunter Douglas® no final dos anos 40. De lá pra cá, foi inovação atrás de inovação. A própria persiana se tornou inteligente a partir do sistema de motorização Power View onde você programa suas cortinas e persianas criando ambientes únicos. Por tudo isso, as mais modernas, tecnológicas e desejadas cortinas e persianas vão continuar sendo de uma única marca: Hunter Douglas®.

Revendas Centurion: MANJABOSCO DECOR - Porto Alegre/RS - (51) 3330.9096 - Novo Hamburgo/RS - (51) 3939.3536 | SM CONCEPT - Porto Alegre/RS - (51) 3333.0606 | Revendas Gallery: ARTENOSSA - Porto Alegre/RS - (51) 3222.3330 | MISTURA REVESTIMENTOS - Porto Alegre/RS - (51) 3019.1994


EDITORIAL

CONFORTO ESSENCIAL Com o passar dos dias, estamos todos aprendendo a valorizar ainda mais nossos lares. Ficar em casa ganhou um novo significado, nos motivando a buscar moradas aconchegantes. Deixar confortável o local onde passamos a maior parte do tempo – ou todo o tempo – tem sido essencial para enfrentar a quarentena imposta pelo COVID-19. Assim, apresentamos projetos que primam exatamente por isso. Além de sofisticados e contemporâneos, trazem a essência do bem viver. E, sem esquecer dos dias frios do inverno, também trazemos ambientes acolhedores para inspirar mudanças naquele cantinho da sua casa. Nesta edição, ainda apresentamos uma novidade: a seção Revival, que trará projetos de restaurações, como o ícone de Nova York, The Waldorf Astoria, que está sendo transformado em um luxuoso conjunto de 375 residências contemporâneas e em um hotel de 375 dormitórios. Destaque também para um projeto nos Estados Unidos que busca a conexão com a natureza, com uma construção que visou o baixo impacto ambiental. Um verdadeiro refúgio que traz a tranquilidade necessária para viver em harmonia. Outro projeto que chama a atenção por sua arquitetura está localizado em Portugal e destaca suas formas retilíneas em meio à paisagem verde. A arquitetura e o design corporativos também ganham espaço em nossas páginas, com ambientes despojados. Ainda nesta edição, você poderá conferir entrevistas com a arquiteta e idealizadora do projeto FELLICIA, Renata Piazzalunga, e com o artista Claudio Cupertino, que aposta em técnica autoral. Em suma, uma edição repleta de bons motivos para se inspirar e seguir com positividade. Boa leitura!

ASSIM, APRESENTAMOS PROJETOS QUE PRIMAM EXATAMENTE POR ISSO. ALÉM DE SOFISTICADOS E CONTEMPORÂNEOS, TRAZEM A ESSÊNCIA DO BEM VIVER.

Jéssica Klein Sisnande Editora-chefe

DIREÇÃO Cristiane Zeni direcao@revistadecor.com.br

WEB Keli Frois web@revistadecor.com.br

DIRETOR COMERCIAL Angelo Traesel comercial@revistadecor.com.br

GERENTE COMERCIAL Gabriela Zeni comercial@revistadecor.com.br Fone: (51) 3593 7790

EDITORA Jéssica Klein Sisnande editor@revistadecor.com.br REDAÇÃO Daniela Gonzatto Jéssica Klein Sisnande Keli Frois Thomás Domanski redacao@revistadecor.com.br

ANO XV | Nº 154 NOSSA CAPA Projeto: Bianca da Hora Foto: Denilson Machado - MCA Estúdio

8 REVISTA DECOR

DESIGN GRÁFICO Sandro Ceroni diagramacao@revistadecor.com.br IMAGENS Sandro Ceroni diagramacao@revistadecor.com.br

ASSESSORIA JURÍDICA Luciano Terres - OAB/RS 37.959 juridico@revistadecor.com.br FALE CONOSCO revistadecor@revistadecor.com.br www.revistadecor.com.br Novo Hamburgo | RS | Brasil Rua Imperatriz Leopoldina, 98 Bairro Rio Branco | CEP: 93310-060 - (51) 3593 7790 A Revista Decor, editada pela Art Concept Editora Ltda., não cobra ônus de qualquer caráter pela veiculação de reportagens, matérias ou notas veiculadas em suas páginas. A utilização dos conteúdos está permitida, desde que citada a fonte.


IT DECOR

DESIGN SUTIL Com volumes sutis e cores atemporais, a coleção Studio Zanini é a primeira linha de revestimentos assinados por Zanini de Zanine para a Eliane. As peças destacam a técnica de impressão digital HD, com tintas especiais e relevos de prensa, além de coloração de esmalte. Fazem parte da coleção o porcelanato esmaltado Matriz, os azulejos Bloco, Esfera, Prancha (foto) e Capitonê, e o azulejo artístico Cone, criados a partir de um processo manual, em que lápis, papel e experimentos com recortes e dobras foram protagonistas. A coleção também nasce da observação de um projeto dos anos 1970 do pai do designer, o arquiteto Zanine Caldas, e de diferentes geometrias e texturas das artes plásticas e populares.

REVISTA DECOR 9


FOTO:NILTON SANTOLIN

IT DECOR

1

2

3 4 10 REVISTA DECOR


6

FOTO: HENRIQUE RESENDE

5

1 | LOJA CONCEITO A norte-americana Kohler, uma das maiores empresas de louças e metais sanitários, inaugura a primeira Kohler Signature Store (KSS) do Brasil com itens exclusivos da marca para cozinhas e banheiros. Localizada em Curitiba (PR), a loja inaugurará ainda neste semestre no bairro Batel e já tem 90% da obra concluída. Serão 400 m² de área, com uma inspiradora exposição dos produtos Kohler, somadas a outras marcas também premium de eletrodomésticos, revestimentos, pisos e acessórios decorativos em geral. 2 | NOVA MARCA A +55 Design estreia em São Paulo valorizando o design brasileiro, com mais de 80 itens originais, assinados com exclusividade por 16 profissionais como Arthur Casas, MK27 e Metro Arquitetos. Sob curadoria de Clarissa Schneider, designers e produtos dialogam em harmonia, criando uma paisagem coerente e dinâmica. Com 500 m², o espaço físico, localizado na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, foi projetado pelo Studio Arthur Casas e tem fachada de cobogós de argila e jardins repletos de espécies nativas, incluindo o Pau Brasil e o Palmito Jussara. Já os interiores permitem um percurso entre ambientes integrados que buscam a iluminação natural. 3 | PLATAFORMA DIGITAL A Feicon Batimat, feira do setor de construção civil, lançou uma plataforma digital gratuita para conectar o setor por meio de conteúdos exclusivos em áudio, texto e vídeo, e ferramentas que facilitam o networking e a prospecção de negócios antes, durante e depois do evento físico, que precisou ser adiado para abril de 2021, em função da pandemia. O FEICONNECT reúne, em um único ambiente, informações, tendências e soluções necessárias neste momento atípico de mercado, com ferramentas de interação para representantes da indústria, varejo, engenheiros, construtores, arquitetos e designers de interiores.

4 | MODERNOS ETERNOS Neste ano, a ME realizará sua 7ª edição de forma inteiramente digital. Em momento de exceção, o projeto foi adaptado às possibilidades tecnológicas existentes e terá edição especial em agosto. A Modernos Eternos vai reunir profissionais de sete estados brasileiros, além de nomes internacionais, de Miami a Roma. Os arquitetos e designers estão desenvolvendo seus projetos em imagens renderizadas que estarão reunidas no portal da mostra, desenvolvido pela empresa mineira de tecnologia Revirtua. O público poderá fazer a visita virtual de maneira totalmente gratuita. 5 | CIDADE FEITA DE RIO Toda a poesia do Guaíba, rio que banha a capital dos gaúchos, e sua importância na identidade porto-alegrense é retratada no projeto Cidade Feita de Rio. Em função do distanciamento social, a exposição física do projeto precisou ser adiada. Porém, foi desenvolvida a versão digital no Instagram. Além disso, o livro Cidade feita de rio foi criado através de um projeto cultural, que revelou o olhar sobre o Guaíba de 40 fotógrafos profissionais e amadores. A primeira edição do livro foi doada em prol de entidades assistenciais. A iniciativa, idealizada e realizada pela Smart - Arquitetura para a vida Contemporânea, conta com o apoio da Unisinos. 6 | LINHA CASA A marca paulistana Victor Belchior lançou sua linha Casa, com velas aromáticas e home-sprays. Parsley, Sage, Rosemary e Thyme são feitos de forma artesanal e inspirados na tradicional canção de amor "Scarabough Fair". A exclusiva fragrância herbal reúne elementos florais e cítricos sutis. Salsa, sálvia alecrim e tomilho são as ervas eleitas para compor a fragrância original da neo marca paulistana de roupas masculinas, que se aventura no universo dos aromas para propor uma experiência que vai do vestir ao estar.

REVISTA DECOR 11


SECTION

20

SINTONIA CARIOCA Cores neutras, design assinado e décor pontual compõem morada familiar

12 REVISTA DECOR

14 16 20 48 52 58 60 66 68 74 78 84 90 98 106 112 118 124 126 128 130

ONLINE ACTUAL INSIDE WHAT’S UP DESIGN | BIOMBOS TOP CLASS | SABORES DE INVERNO REVIVAL GET THE DECOR PROFESSIONAL GET THE DECOR INSIDE GOURMET BATH OFFICE OUTSIDE ARCHITECTURE NOW PROFESSIONAL SPECIAL | AMBIENTES DE INVERNO FINE ART HI-TECH BOOKS|WEB WHERE MEMORABILIA


28

LINGUAGEM HARMÔNICA Apartamento em Curitiba traz décor leve, refinado e que evidencia a feminilidade

34

PARA VIVER NOVAS HISTÓRIAS Predominado por tons claros, projeto conecta estilos e cria uma essência singular

40

ENERGIA TROPICAL Casa de veraneio explora elementos despojados de forma elegante

52

SPECIAL | BIOMBOS

58

TOP CLASS

106

PROFESSIONAL

REVISTA DECOR 13


FOTO: MARCELO DONADUSSI

FOTO: GUILHERME PUCCI

ONLINE

HAPPY PLACE Moderno e super delicado, o dormitório do bebê assinado pelo escritório Liv'n Arquitetura tem decoração personalizada e repleta de charme. Com 9,5 m², o ambiente busca fugir do tradicional, traduzindo a delicadeza e o frescor da infância em seus elementos simples, porém cativantes. Confira mais detalhes em nosso site.

FOTO: DIVULGAÇÃO

FOTO: PETER LANDERS

CONCEITO VERSÁTIL Criando um escritório diferenciado para uma empresa diferenciada, a arquiteta Bibiana Menegaz trouxe para a sede da Adtail NewBlue, uma agência de mídias digitais de Porto Alegre, um décor não convencional. Fazendo uso de materiais criativos, uma atmosfera despojada e industrial percorre os 360 m², evidenciando a praticidade e a versatilidade.

INTEGRAÇÃO REQUINTADA Minimalista e confortável, o apartamento de 560 m² em Chapecó foi projetado para estimular a integração e a convivência familiar. Desenvolvido pelo Studio Architetonika Nomad, o projeto destaca uma paleta de cores neutras e um mix de materiais naturais, promovendo equilíbrio e requinte.

Quer mais design, arquitetura, estilo e inspiração no seu smartphone? Acompanhe o Instagram da revista Decor.

14 REVISTA DECOR

RENOVAÇÃO HISTÓRICA Reformulando os interiores de uma morada no Reino Unido, datada do ano de 1672, o estúdio Mailen Design empregou um design moderno, mas sutil. Mantendo algumas das características originais da edificação, os ambientes aliam atualidade e herança histórica com muito bom gosto. Saiba mais sobre o projeto no site da Revista Decor!

SIGA-NOS

BAIXE GRÁTIS NOSSO APP E TENHA A REVISTA COMPLETA NO TABLET E SMARTPHONE

revistadecor

@revistadecor

revistadecor

@revistadecor

revistadecor.com.br


PROJETO | PAULA DE ZORZI


ACTUAL NOVELLINI A banheira Ship é ideal para os amantes do clássico. O design italiano do arquiteto Simone Micheli proporciona um toque de contemporaneidade e elegância ao ambiente em função da variedade de cores alegres disponíveis. De fácil limpeza, o item é feito em Novotech, material exclusivo da marca, que oferece resultado resistente e robusto

VIBIA Disponível como pendente ou em três tamanhos diferentes de luminária de chão, Wind se destaca por sua grande escala e silhueta. Apostando em tecnologia e tradição com o visual artesanal, o item, projetado por Jordi Vilardell, permite que a luz passe por aberturas arejadas, sendo perfeita para espaços ao ar livre. Em fibra de vidro, oferece três opções de cores

TURRI Inspirada nas cadeiras de diretores de cinema, Madison apresenta estrutura em madeira e assento estofado macio coberto por couro ou tecido. Elegante, faz uma homenagem aos cenários e ao charme de Hollywood, com tons claros e formas suaves

LABLUZ A coleção O2, desenvolvida em parceria com a designer Cris Bertolucci, manifesta inspiração no desenho molecular elementar que forma estruturas geométricas e constrói os mundos visíveis e invisíveis. Arandelas e abajures estão entre os produtos da linha, que, com um design essencial, carrega delicadeza e varia na escolha dos materiais

16 REVISTA DECOR


SIERRA MÓVEIS GABRIEL O traço moderno do designer Régis Padilha faz parte de sua nova parceria com a marca. Trazendo brasilidade para as peças, a linha Jozzia, inspirada em sua consagrada poltrona de mesmo nome, espelha o conceito no novo mobiliário apresentado. Entre os lançamentos, a mesa de apoio feita em madeira é ideal para compor os ambientes com personalidade

OPERA CONTEMPORARY Com uma abordagem moderna das técnicas tradicionais, guiada pela direção artística de Bestetti Associati, a atualização do sofá Cosmo é requintada. Assinada por Castello Lagravinese Studio, a peça exibe uma elegante estrutura externa em madeira, que, anteriormente, era feita em metal

SOLLOS Com design de Jader Almeida, Boule é uma mesa de jantar que retrata um jogo de figuras geométricas. Em mármore, suas partes se unem formando um grande plano. Porém, no campo de combinações, também permite diferentes interpretações, pois cada parte pode ser utilizada independentemente

PERFLEX METAIS O acabamento fosco preto dos dois novos modelos de torneira da coleção Open é perfeito para o contraste com revestimentos claros. As peças minimalistas possuem arejador que regula a vazão da água e facilita a filtragem, além de evitar respingos

REVISTA DECOR 17




INSIDE

20 REVISTA DECOR


SINTONIA CARIOCA CORES NEUTRAS, DESIGN ASSINADO E DÉCOR PONTUAL COMPÕEM MORADA FAMILIAR

"A abundante luz natural foi a principal inspiração deste projeto: para ampliar essa bem-vinda luminosidade, optamos por revestimentos e mobiliário em tons claros na área social, que refletem a luz e amplificam essa característica. Moradas iluminadas, leves e despojadas, que transmitem esse aconchego, são a cara do Rio." PROJETO BIANCA DA HORA

REVISTA DECOR 21


Integrar a área social e aproveitar a abundante iluminação natural: essa foi a proposta que norteou a arquiteta Bianca da Hora na remodelação do apartamento de um casal e seus dois filhos. A fim de adequá-la para as necessidades e estilo de vida dos residentes, a morada, localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro, recebeu novo layout em seus 250 m², aproveitando a incrível vista do Pão de Açúcar, ponto turístico da cidade. Contemporâneo, o décor traz toques amadeirados e tons de branco e cinza marcando o ambiente, que conta com mobiliário e objetos de design assinado. A área social, que compreende o estar, o jantar, a varanda e a cozinha em um espaço de 60 m², dispõe de um painel em madeira de carvalho americano que segue, continuamente e em formato de “L”, da entrada da residência até o estar. Esse detalhe, além de contribuir para a unidade visual, traz harmonia ao apartamento. Os raios de sol iluminam a varanda, refletindo a luz nos demais ambientes. Aconchegante, a sala de televisão acolhe os moradores com o confortável sofá com módulo chaise, sendo o lugar ideal para descansar com a família. Do outro lado, o revestimento branco com volume atribui um aspecto diferenciado à parede, enquanto o móvel, em marcenaria, oculta os aparelhos do home theater.

22 REVISTA DECOR


Enquanto a vista do Rio de Janeiro invade o décor, tons neutros refletem suavidade e equilíbrio

REVISTA DECOR 23


Acoplado ao painel em madeira, um grande espelho rouba a atenção no espaço dedicado ao jantar. Ampliando o ambiente, também reflete o nicho revestido em madeira na parede oposta. O mobiliário, em formato de buffet, serve como apoio à mesa e, ao seu redor, traz armários camuflados em marcenaria ripada com acabamento laqueado branco. Ao lado do corredor de entrada, mas também integrada ao jantar, a cozinha é clara e iluminada. O destaque fica por conta da sofisticada bancada com aparência de mármore e das prateleiras aéreas de meia parede, que servem como espaço para armazenamento extra sem pesar no visual. Com uma atmosfera mais sóbria, o lavabo ganhou paredes texturizadas em cimento queimado, teto revestido em painel de madeira ripada, bancada em mármore travertino escovado e torneira preta, assinada por Jader Almeida.

24 REVISTA DECOR


Combinando madeira e cimento, o lavabo apresenta uma proposta moderna e elegante com um mix de texturas e tons escuros. O grande espelho traz amplitude e a torneira lateral se diferencia no espaรงo

REVISTA DECOR 25


Anteriormente com 29 m², a suíte principal teve seu tamanho reduzido para criar uma brinquedoteca para os filhos. Assim, o dormitório, com 25 m², aposta em uma atmosfera calma e neutra. Embutidos, dois armários fazem a função de closet, atendendo ao casal de forma independente. Com mobiliário claro, escolha que garante sensação de amplitude, o espaço conforta visualmente com uma cabeceira estofada e papel de parede, que cobre toda a extensão. Assim, todos os elementos preenchem o apartamento com sofisticação em uma verdadeira sintonia da família com a Cidade Maravilhosa.

FOTOS: DENILSON MACHADO, MCA ESTÚDIO

Minimalista, o banho recebeu revestimentos claros e um visual elegante. A pia de cuba dupla traz conforto e funcionalidade ao casal, enquanto os metais e as molduras de linhas retas dos espelhos modernizam o espaço

26 REVISTA DECOR



INSIDE

LINGUAGEM HARMÔNICA APARTAMENTO EM CURITIBA TRAZ DÉCOR LEVE, REFINADO E QUE EVIDENCIA A FEMINILIDADE PROJETO ANA CRISTINA AVILA

“Todo o conceito do projeto traduz a personalidade de nosso cliente e permite que ele usufrua com muita liberdade todo o apartamento. Um espaço prático e moderno integra as áreas de convivência para receber bem a família e os amigos com estilo e muita harmonia. A essência de viver bem está em compor ao seu redor aquilo que você acredita. Trazer a beleza de cada elemento, a forma e a cor que traz felicidade.”

28 REVISTA DECOR


C

Com o desafio de personalizar um apartamento recém entregue pela construtora, a arquiteta Ana Cristina Avila, à frente do escritório Avila Arquitetura, recebeu em suas mãos o imóvel como uma verdadeira tela em branco. Desenvolvendo todos os detalhes, desde o piso, acabamentos das paredes, escolha do mobiliário, revestimentos e decoração, a profissional pensou em cada detalhe para que o projeto seguisse por uma linguagem única, em proposta aconchegante e funcional.

REVISTA DECOR 29


Situada no bairro Champagnat, em Curitiba (PR), a morada pertencente à uma jovem advogada traz como conceito a contemporaneidade e a praticidade, com espaços integrados e sofisticados. Ao longo dos 100 m² é exaltada a leveza, o refinamento e um estilo clean, que refletem a personalidade da cliente. A paleta de cores conta com tons de rosa, dourado, bronze e bege, que criam uma atmosfera de aconchego e feminilidade. Predominantes nos espaços, os painéis em madeira contam com desenhos personalizados, além de filetes dourados, mármores e espelhos. Já a iluminação foi pensada para ser clean e moderna, com perfis de LED, sancas iluminadas e luminárias decorativas, que garantem uma luz intimista e elegante. Pendente, arandelas e luminárias de chão também entram em cena para agregar valor ao projeto luminotécnico. A marcenaria planejada, assinada pela arquiteta e executada pela Todeschini Batel, percorre por todos os cômodos. Foram empregadas também peças assinadas e desenhadas especialmente para o projeto, como a mesa de apoio com detalhes metalizados disposta na suíte. Tendo como maior dificuldade o cronograma rígido para a execução, o projeto tem como ponto chave a sensação de acolhimento. Já as peças da Artefacto, M. Decor e Jader Almeida complementam o charmoso décor. Aconchegante, o estar segue pela paleta de tons suaves, recebendo um toque de laranja e cinza, agregando criatividade à proposta. Contrastando com o painel em madeira, a lareira em mármore confere modernidade e sensação de bem-estar.

30 REVISTA DECOR


Contemporaneidade é a palavra de ordem no mobiliário que conta com móveis sob medida projetados pela profissional

REVISTA DECOR 31


Já na área íntima, a suíte principal tem essência romântica e feminina, com uma graciosa composição entre os tons de rosa, dourado, branco e o bronze, enquanto o dormitório de hóspedes ganhou toques de violeta e cinza no décor, em um misto de acolhimento e equilíbrio. Seguindo o conceito de arquitetura da felicidade, a morada traz a harmonia, o bem viver e a sofisticação, em uma composição equilibrada e delicada na medida certa.

32 REVISTA DECOR

A essência romântica e feminina da suíte principal cria uma graciosa composição com tons de rosa, dourado, branco e o bronze, que percorrem os demais ambientes


FOTOS: NENAD RADOVANOVICK

O dormitório de hóspedes recebeu iluminação intimista e toques de violeta e cinza, que proporcionam acolhimento e equilíbrio, trazendo um pouco mais de cor ao espaço

REVISTA DECOR 33


INSIDE

PARA VIVER NOVAS HISTÓRIAS PREDOMINADO POR TONS CLAROS, PROJETO EM SÃO PAULO CONECTA ESTILOS DISTINTOS E CRIA UMA ESSÊNCIA SINGULAR

PROJETO ELIANE VENTURA ARQUITETURA E INTERIORES

“Acreditamos que o morar deve refletir, para todas as pessoas, a sensação de alegria ao voltar para sua casa. Cada família tem desejos e sonhos diferentes, mas com certeza tem algo que se iguala em todos que nos procuram, a vontade de se sentir feliz e realizado nos seus cantinhos de viver”

34 REVISTA DECOR


REVISTA DECOR 35


Talvez seja pela atmosfera acolhedora ou a combinação de elementos que tornam a morada única, mas logo na entrada já é notável que o projeto tem personalidade. E foi com o sonho de criar um espaço que unisse conforto e beleza, que a proprietária procurou o escritório Eliane Ventura Arquitetura e Interiores para desenvolver um lar onde o viver bem fosse protagonista. Em um prédio dos anos 1940, o apartamento passou por uma grande reforma para que os pedidos da moradora fossem atendidos. Por ser um imóvel antigo, foram necessárias intervenções importantes em paredes e portas, além de um layout bem elaborado para tornar tudo mais fluido e conectado. Na parte estética, o intuito foi trazer elementos do estilo clássico, mas sem abrir mão da praticidade contemporânea. Garantindo amplitude, o living e a cozinha foram integrados, resultando em um layout que permite maior interação. De origem italiana, a família adora curtir uma boa comida e um bom vinho, por isso a integração dos espaços foi a solução perfeita para a área social. A inspiração do décor veio através da beleza do desenho dos móveis e da predominância de tons claros, onde o sofisticado pode ser simples, muito elegante e funcional ao mesmo tempo. Assim, as bouseries no living conferem um toque clássico e refinado. Já a escolha da paleta da morada, com tons suaves que vão do branco ao rosé, foi ponto importante do projeto para garantir uma atmosfera leve, aconchegante e tranquila. Mesa de jantar, cadeiras e luminária, assinadas pelo designer Jader Almeida, trazem um toque especial à área social. Dispostas no alto e em alguns pontos da morada, as plantas pontuam vida no décor, criando uma atmosfera mais relaxante. O painel em madeira natural que emoldura o jantar, além de setorizar, oferece um toque a mais de aconchego. Seguindo até a área gourmet, a mesma paleta de tons se estende até a cozinha. Aliando design e funcionalidade, o espaço destaca soluções práticas e elegantes. A grande cuba, Portobello, ganha destaque no espaço. Perfeita para refeições mais rápidas, a bancada recebeu banquetas, Dpot, o que garantiu um toque de design diferenciado.

Destaque no ambiente, a estante do living cumpre papel importante no décor. Além de armazenar, o móvel incorpora itens pessoais ao décor, característica que emprega a personalidade da moradora e garante um tom afetivo ao projeto. 36 REVISTA DECOR


No jantar, a obra de arte escolhida traz um toque de tranquilidade ao espaรงo

REVISTA DECOR 37


38 REVISTA DECOR


FOTOS: THIAGO TRAVESSO

Nas áreas íntimas, o projeto busca manter a atmosfera relaxante. O dormitório infantil apresenta uma essência encantadora, com tons de rosa e toques lúdicos que garantem a atmosfera ideal para a filha de 3 anos. Nos banhos, um ar elegante predomina, com metais em dourado, Obra Fácil, junto ao revestimento marmorizado luxuoso. Sob a premissa de criar um lar que fosse confortável, funcional e sofisticado, as profissionais criaram espaços afetivos e integrados para garantir a maior praticidade, conectando os ambientes às pessoas e incentivando o convívio. Ponto de encontro entre o clássico e o contemporâneo, o décor criou espaços perfeitos para o bem viver.

REVISTA DECOR 39


INSIDE

ENERGIA TROPICAL CASA DE VERANEIO EXPLORA ELEMENTOS DESPOJADOS DE FORMA ELEGANTE

PROJETO ILANA MARINS ARQUITETURA

O clima da Praia da Foca, em Búzios (RJ), encantou uma família composta por um casal de empresários com um filho pequeno. Não apenas o local deslumbrante, mas também a amizade foi a responsável pela escolha da casa. Isso porque três amigos decidiram comprar suas casas no mesmo condomínio para desfrutarem juntos os momentos de lazer. Prova da importância em planejar cada cantinho da casa para, além de bem morar, bem receber. Localizada ao lado de uma reserva ambiental que fica dentro do condomínio, a casa foi totalmente personalizada em seu interior. Desta forma, algumas paredes foram derrubadas, integrando varanda e salas, e a área da piscina também foi alterada. Assinado pela arquiteta Ilana Martins, à frente do escritório Ilana Marins Arquitetura, o projeto foi dividido em duas etapas: a primeira contemplou os interiores da residência; e a segunda prevê a ampliação da área de lazer, varandas e sala de jogos.

40 REVISTA DECOR


"Eu amei fazer este projeto, pensar em cada detalhe que fizesse os momentos, neste balneário, especiais para a família e os amigos que eles adoram receber. Para isso, me vesti deles, sonhei junto cada cena que estaria por vir e imaginei tudo o que seria necessário para que essas cenas se concretizassem da melhor forma possível. Cada ida ao balneário, cada visita à obra, cada especificação de materiais foi feita em conjunto e com todo carinho e dedicação para que a casa tivesse exatamente a essência deles"

REVISTA DECOR 41


Com décor elegante e ao mesmo tempo despojado, a casa tem dois pavimentos que somam 230 m². No andar térreo ficam as salas de estar, TV e jantar integradas, lavabo, duas suítes de hóspedes, cozinha, lavanderia e setor de serviço, enquanto o andar superior conta com duas suítes. A decoração eclética mescla contemporaneidade e rusticidade, com toques mediterrâneos. Na paleta de cores, azul e coral predominaram. Já os tons neutros aparecem em alguns materiais naturais, como pedras e palhas. A área social é cheia de encantos. Na sala de TV, o branco predomina nas paredes e no décor, com sofá, marcenaria, mesa de apoio, tapete e cortina. Os toques de azul ficam por conta dos quadros e do remo decorativo. Já no estar, a mesma cor predomina, porém com pitadas de cor nas almofadas, garden seats e quadros. A madeira também aparece nas cadeiras e poltronas, Artefacto. Para completar o espaço, sofá, Sierra Móveis, mesa de centro, abajur, espelho de parede e tapete. No jantar, lustre, mesa e cadeiras compõem o espaço em harmonia. Com predominância do cinza, a cozinha ganha toques de cor no piso e no tijolinho no alto da parede. Charmoso, o lavabo conta com um delicado papel de parede, quadros, metais diferenciados e revestimento em madeira ripada no alto da parede.

42 REVISTA DECOR


REVISTA DECOR 43


No dormitório principal, destaque para a cômoda azul e para o papel de parede floral no mesmo tom. Já um dos dormitórios de hóspedes, à pedido dos moradores, foi planejado para receber uma família maior, como um casal com dois ou três filhos, ou um grupo de adolescentes. Como não havia espaço para colocar muitas camas em um dormitório, a arquiteta optou por uma cama de casal e uma cama beliche mais charmosa. Assim, este lar se torna um refúgio perfeito para receber a família e os amigos com muito conforto.

À pedido dos moradores, um dos dormitórios de hóspedes foi planejado para receber uma família maior. Assim, a opção foi incluir uma cama de casal e uma charmosa cama beliche

44 REVISTA DECOR


REVISTA DECOR 45

FOTOS: JULIANO COLODETI / MCA ESTÚDIO




WHAT'S UP

Décor atemporal PROJETOS E AMBIENTES NOS MAIS DIVERSOS ESTILOS, EM DIFERENTES COMPOSIÇÕES E VOLTADOS PARA AS NECESSIDADES DOS MORADORES. DESCUBRA UMA SELEÇÃO DE ESPAÇOS PARA INSPIRAR A SUA CASA!

FOTO: EVELYN MULLER

ARKITITO ARQUITETURA arkitito.com Garantindo luminosidade aos ambientes, a paleta de cores neutras invade o décor da morada, enquanto as paredes brancas e o piso que imita cimento queimado combinam com toques coloridos pontuais. Funcional tanto para o dia a dia dos residentes como para festas entre família e amigos, o layout é dividido entre a parte superior, com os cômodos essenciais, e primeiro piso, perfeito para recepcionar.

Sofá cinza | Florense D&D Shopping florense.com.br Tapete geométrico | Punto e Filo puntoefilo.com.br Banquinhos | Fernando Jaeger fernandojaeger.com.br 48 REVISTA DECOR


DANIELA FUNARI daniela@danielafunariarquitetura.com.br

FOTO: MARIANA CAMARGO

Moderno e elegante, o apartamento de 123 m² dispõe de uma atmosfera clean na área social. A partir dos tons neutros, detalhes coloridos se destacam, combinando com o mobiliário e o décor de linhas retas e sinuosas. Notório no ambiente, o jardim vertical confere vivacidade ao projeto, enquanto a lareira ecológica é perfeita para dias mais frios.

Mobiliário | Dunelli dunelli.com.br Lareira | Polytec polytec.com.br Jardim Vertical | Brunato Casa e Jardim @brunatocasaejardim MANUELA VILLAS-BÔAS manuelavillasboas.com.br

FOTO:ABDESIGN FOTOS

Com diferentes texturas e cores, o projeto buscou trazer movimento e volumetria para o conceito. Inspirado no lifestyle da moradora, que vive com vários pets, as escolhas de piso e décor partiram de opções que facilitam o convívio diário. Para receber a família, a integração do estar, da cozinha e da área da churrasqueira garante interação em um espaço agraciado pela conexão com o verde.

Piso | Cerâmica Portinari staccatorevestimentos.com.br Tapete | ByKamy bykamy.com.br Jardim vertical | Alessandro Terracini alessandroterracini.com.br REVISTA DECOR 49


PATRÍCIA HAGOBIAN ARQUITETURA E INTERIORES patriciahagobian.com

FOTO: RAFAEL GAP

Pensado para uma família que vive em um centro urbano, o projeto de 230 m² oferece aos moradores um local repleto de paz e calmaria, espaço ideal para sair do estresse diário. A fim de captar esse clima, a morada conta com mobiliário em formato arredondado e com design sofisticado, ao passo que os tons de marrom e elementos em azul atuam para trazer a ideia de relax e de viver bem.

Mobiliário | Dunelli dunelli.com.br Marcenaria | Favorita favoritaplanejados.com Quadros | Artimage artimage.com.br FOTO: LUFE GOMES

ITTEN DESIGN ittendesign.com.br

FOTO: EVELYN MÜLLER

Com a proposta de integrar o estar, o jantar e a varanda, as designers de interiores Lilian Arevalo e Viviane Tomazini criaram um ambiente que reúne elegância e aconchego. Paredes e revestimentos receberam tons neutros e, para o mobiliário e estofados, o cinza foi a escolha para trazer sofisticação. A morada ainda conta com destaques em azul, tanto no quadro como no tapete, agregando personalidade ao espaço.

Mobiliário solto | Breton breton.com.br Planejados | Florense Gabriel florense.com.br Iluminação | Empório Luz emporioluz.com.br 50 REVISTA DECOR



DESIGN BIOMBOS

Composição funcional

Seja em madeira, tecido ou metal, o biombo é uma opção super versátil e funcional. Adaptáveis à diversos espaços, seu uso é diverso, podendo ser utilizado para disfarçar áreas, separar ambientes ou servir como um complemento para a decoração. Com elementos de diversos estilos, apresentamos uma seleção de peças inspiradora para todos os gostos.

1 52 REVISTA DECOR


4

2

3

5

7

6 1 | BOCA DO LOBO Com ares de obra de arte, o modelo é produzido com folhas de ouro, característica que confere luxo e sofisticação 2 | ESTUDIO RAUNAIMER Integrando a linha Oca, o biombo apresenta pés finos e conta com a transparência da palhinha, características que conferem uma identidade retrô à peça 3 | BRABBU Inspirado em Delfos, local sagrado da Grécia antiga, o biombo Delphi combina o folheado de madeira com o latão polido 4 | DOMKAPA Com um design leve e sofisticado, o biombo Lavinia é perfeito para adicionar um toque romântico ao décor 5 | HOMMES STUDIO Unindo design e funcionalidade, o biombo Rébus conta com telas rotativas, o que garante diversos visuais para a peça 6 | GO MODERN FURNITURE Partindo de uma essência multifuncional, o modelo Chloe é produzido em madeira e latão, tendo um dos lados coberto por espelhos 7 | ARTISANTI Inspirado no estilo Art Deco, o biombo Rhonda traz um visual geométrico e conta com acabamento em ouro

REVISTA DECOR 53


8 9

10

11

54 REVISTA DECOR

12


13

14 15 8 | KOKET Nomeado Euphoria, o biombo é inspirado na natureza selvagem das borboletas. Com acabamentos em latão, a peça inspira elegância 9 | POGGI UGO IMPRUNETA Assinado pelo escritório Masquespacio, o biombo Separé apresenta um design único e original 10 | ESSENTIAL HOME O biombo Monocles apresenta uma estrutura dobrável de latão que comporta três painéis de madeira nogueira 11 | LUXXU Explorando as formas geométricas, o biombo Delta é uma peça contemporânea. Produzido em madeira lacada, destaca ainda acabamento em latão polido 12 | KNÓT ARTESANAL Resultado da colaboração com a arista mexicana Patricia Sada, o biombo Guá é uma versão contemporânea das peças tradicionais 13 | COVET HOUSE Representando a carpa KOI, símbolo da cultura japonesa, o modelo é produzido em latão conferindo sofisticação e contemporaneidade 14 | ARTEFACTO Assinado pela designer Patricia Anastassiadis, o Biombo Hive destaca um visual circular, garantindo sofisticação e elegância à peça em madeira 15 | SWEETPEA & WILLOW O biombo Sakura é inspirado nas tradicionais flores japonesas. Elegante e luxuosa, a peça adiciona um elemento cultural ao décor

REVISTA DECOR 55




TOP CLASS SABORES DE INVERNO

1 3 2

Aconchego diário 4

Nada melhor que uma comida ou bebida quentinha para acompanhar a temporada mais fria do ano. Convidando a uma degustação propícia ao inverno, as xícaras, as canecas e os bowls, que já são parte do dia a dia durante todo o ano, recebem uma atenção especial durante essa época. Confira sugestões de itens super charmosos e úteis para aquecer seu inverno!

5

6

7 58 REVISTA DECOR


9

8

10 11

1 CREATIVE TOPS Com capacidade de 280 ml, a caneca em grés faz parte da coleção Stir It Up. Trazendo uma frase e detalhe floral no interior, é puro charme | 2 CRISTINA RE Elegante, a caneca Blush aposta em um design delicado. Fabricado em New Bone China e com capacidade para 300 ml, o modelo está disponível em outras cores e estampas | 3 MADE BY HAND ONLINE Com o interior azul, a xícara de chá em cerâmica apresenta o toque perfeito de individualidade, sendo produzida à mão, sob encomenda | 4 ELLA JAMES Em cerâmica, o conjunto de xícara e pires Amara confere sofisticação com o acabamento vitrificado em dois tons de cinza. Sua versão maior pode ser utilizada para servir sopa | 5 SOPHIE ALLPORT Com estampa delicada, o bowl Hearts é feito em porcelana, com borda pintada à mão, e pode ir ao micro-ondas | 6 SWEETPEA & WILLOW Clássica, a xícara de chá com pires Doris Splatter apresenta detalhes em dourado que a tornam única. Em porcelana, traz sofisticação para a mesa | 7 ZARA HOME Feita em grés, a caneca com acabamento bicolor é ideal para servir uma bebida quente e aquecer os dias frios. Pode ser utilizada no micro-ondas e na máquina de lavar louças | 8 OXFORD PORCELANAS Inspirado na cidade australiana Blue Bay, o conjunto de seis xícaras com pires em porcelana, com medida de 220 ml, ostenta pontilhismo desenhado a partir de processo manual | 9 RICE BY RICE Com estampa de zigue-zague colorido, o bowl em tamanho pequeno é ideal para comidas quentinhas. Produzido na Tailândia, também pode ser utilizado para doces e outros condimentos | 10 HAY DESIGN Parte da coleção Rainbow, o bowl Mint Green é feito em porcelana com laca colorida levemente translúcida. Também disponível em outras tonalidades para colorir os dias frios | 11 STELTON Rústica e elegante, a dupla de canecas Theo combina o estilo escandinavo com a cultura asiática. Feita em grés preto matte e esmalte brilhante, traz design de Francis Cayouette REVISTA DECOR 59


REVIVAL THE TOWERS OF THE WALDORF ASTORIA

ÍCONE NOVAIORQUINO LENDÁRIO HOTEL NO CORAÇÃO DE MANHATTAN PASSA POR AMBICIOSO PROCESSO DE RENOVAÇÃO QUE UNE HISTÓRIA, INOVAÇÃO E GLAMOUR

60 REVISTA DECOR


m dos hotéis mais conhecidos do mundo, querido entre a elite internacional, líderes, ícones culturais e até mesmo a realeza, o Waldorf Astoria de Nova Iorque está situado entre as avenidas Park Avenue e Lexington. Reconhecido também por sua imponência e localização ímpar, no coração de Manhattan próximo à Times Square e Central Park, o hotel construído no em 1931 está passando por uma meticulosa reformulação e será transformado em um conjunto de 375 residências contemporâneas, que variam de estúdios a coberturas, e em um hotel de 375 dormitórios, distribuídos ao longo de seus 52 andares. Em um trabalho sem precedentes encabeçado pelo renomado Skidmore, Owings & Merrill, o projeto de restauração permitirá que, pela primeira vez, seja possível adquirir uma residência permanente no icônico edifício de quase 200 metros de altura, desfrutando ainda de uma série de amenities, além de serviços exclusivos do mais alto padrão. Maior marco interior privado em Nova York, tendo alguns de seus espaços interiores declarados patrimônio histórico em 2017 e seu exterior em 1993, o Waldorf Astoria é caracterizado por seu glamouroso estilo Art Déco. A partir de 2022 oferecerá aos seus residentes acesso privado a mais de 50 mil m² de infraestrutura, destacando entre eles piscina de 25 metros com fontes e espaço para relaxar; academia de última geração com estúdio para treinamento particular; SPA's com sauna a vapor, salas de tratamento e vestiários; salas de jogos e bilhar com bar e lounge; salas de jantar privativas; teatro com palco e tela; espaços kids; biblioteca com lounge e bar; adegas privadas e sala de degustação; áreas de coworking e entrada privativa com serviço de manobrista 24 horas, além de um gerente residencial.

REVISTA DECOR 61


As residências serão assinadas pelo designer Jean-Louis Deniot. Inspirado na grandeza clássica da construção, o profissional criou ambientes que equilibram o conforto moderno com a opulência do Art Déco, misturando o antigo e o novo. Cada uma das moradas celebrará a escala e a beleza da arquitetura original do prédio, com um equilíbrio perfeito entre estética e funcionalidade. Acabamentos artesanais, materiais naturais e mobiliário sofisticado destacam o senso histórico e grandioso às contemporâneas habitações. E, com design de interiores assinado por Pierre-Yves Rochon, os ambientes comuns estão sendo pensados para criar uma atmosfera refinada e confortável, celebrando a elegância e o aconchego, resultando em um cenário atemporal e que une a excelência do passado com a modernidade e o mais alto luxo.

Exaltado uma atmosfera refinada, os ambientes apresentam uma instigante combinação entre modernidade e luxo, prestando homenagem ao Art Déco que caracteriza a edificação

62 REVISTA DECOR


Equilibrando conforto, contemporaneidade e sofisticação, os interiores trazem o melhor do velho e do novo mundo, misturando tendências e inspirações. Com mobiliário assinado, os interiores apresentam também acabamentos artesanais e materiais naturais, em composições graciosas e exuberantes

REVISTA DECOR 63


64 REVISTA DECOR


A espetacular piscina de 25 metros com vista para Park Avenue está situada no coração do hotel, no 25º andar. Além dela, os residentes têm acesso exclusivo ao fitness center privado, que inclui salões de SPA com saunas e vestiários, entre outras amenities

REVISTA DECOR 65


GET THE DECOR PROFESSIONAL

Sublime contraste

FOTO: PIXY LAU

Com um mix de cores e texturas, a cobertura deste apartamento em Nova York traz um décor moderno e jovial. O projeto, que comporta quatro dormitórios e cinco banhos, é assinado pelo escritório Ward 5 Design e pertence a uma família de cinco pessoas, que vivem em Manhattan confortavelmente em meio a um design sofisticado e que combina diferentes materiais. Integrado, o piso aberto demonstra uma forte ligação entre os ambientes, enquanto as amplas janelas permitem ótima iluminação natural. Alguns elementos existentes antes da reforma, como paredes em tijolos à vista e vigas rústicas, também foram aproveitados, contrapondo com a estética moderna proposta. Confira uma seleção de produtos para inspirar com a essência deste projeto.

66 REVISTA DECOR


A fim de conferir uma atmosfera sofisticada e com design minimalista, que valoriza o mobiliário, a arquiteta Fernanda Rubatino sugere itens em preto e branco que trazem elegância ao ambiente. Para deixar o espaço com maior leveza, indica o sofá Blend, Studio Feeling, e a mesa de centro Cisa, de Ronald Sasson, Voler. Já o complemento final fica por conta do quadro da série Four Elements, da artista plástica Fernanda Naman.

Baseadas em tons de verde, as escolhas de Tatiana Melo foram pautadas tanto na sustentabilidade como na adição de estilo. Seguindo esta ideia, a arquiteta indica o revestimento Brick, na cor musgo, Gauss Revestimentos, bastante característico por ser o resultado de reaproveitamento de materiais. Para o toque contemporâneo no design, recomenda a substituição do sofá do lado direito por duas poltronas Shell, Estudiobola, e, incluindo arte, sugere a fotografia da série Águas, de Bruno Ferrucio.

Seguindo opções neutras, tanto para o mobiliário como para o revestimento, as arquitetas Luciana Paraiso e Luisa Pernet recomendam escolhas pontuais. Para a parede da televisão, o revestimento Scala Rotto, Gauss Revestimentos, subindo na vertical e virando pelo teto. Pra completar, indicam ainda a inclusão da luminária Desapego, Roque Frizzo, Loja Luminata, e os sofás modelo Aster em L, Novo Projeto Bahia, e a poltrona Marbele, Estudiobola. REVISTA DECOR 67


GET THE DECOR INSIDE

SOFISTICAÇÃO ATEMPORAL

Iniciado como uma reforma parcial, o projeto evoluiu para uma modificação completa dos interiores desta morada em Surrey, no Canadá. A proposta evidencia os acabamentos sofisticados e a marcenaria trabalhada, paixão que os moradores e os profissionais do escritório Madeleine Design Group compartilham. Com materiais selecionados, décor clean e mobiliário de design, os espaços têm história única e layout aberto que exalta as obras de arte e os adornos. Acompanhe uma seleção de itens charmosos e atemporais para seguir esta proposta de décor.

1

68 REVISTA DECOR


1 Criado pela designer Eva Schildt, o vaso Bon Bon, DESIGN HOUSE STOCKHOLM, traz a ideia de integração entre forma, natureza e função. Inspirado na forma atemporal das ânforas, antigos vasos que remontam ao período Neolítico, é feito em vidro soprado

2 Aconchegante, o conjunto, ZARA HOME, é feito 100% em algodão e conta com colcha e capa para almofada. Perfeita, para compor dormitórios requintados, a roupa de cama tem leves padronagens em sua suave estampa

3 Feito à mão, o tapete Rebel, ARMANI CASA, é produzido no Nepal e tem como material principal a seda. Retangular, pode ter dimensão customizada completando o décor contemporâneo

2

3

REVISTA DECOR 69


1

2

3

1 Nomeado NIKU, em homenagem à Nikumaroro, conhecida por seus incríveis corais, o pendente, BRABBU, traz estrutura em latão banhado à ouro e detalhes em vidro para uma iluminação distinta

2 Se adaptando aos mais diversos ambientes, a banqueta alta Flex, ANDREU WORLD, conta com assento giratório em couro, estrutura em aço e elemento circular para apoio dos pés, refletindo versatilidade e praticidade

3 Indo além das formas naturais, sendo aprimorada por acabamentos exclusivos em matte, Maris Free traz detalhes esculpidos e forma encantadora. Assinada pelo premiado designer Dror Benshetrit, o misturador monocomando, FRANKE, harmoniza simplicidade e sofisticação de maneira única 70 REVISTA DECOR


1

2

3

1 Com estrutura banhada em latão e charmosas esferas de vidro distribuídas em quatro camadas, o lustre Plane, TOM DIXON, possui design clássico, conferindo uma atmosfera cênica às composições

2 Combinando ornamentação e formas elegantes, o FER FORGÉ, FÜRSTENBERG, exalta a tradição artesanal. Criado em parceria com a florista Björn Kroner, o vaso em cerâmica possui detalhes dourados que remetem ao Craquelê com elegância

3 Com estrutura em aço e pernas em madeira, que oferecem sustentação e durabilidade, a Love Chair, MOOOI, é assinada por Marcel Wanders. Atemporal, a peça tem assento em espuma moldada que garante todo conforto REVISTA DECOR 71




GOURMET

Perfeita harmonia

74 REVISTA DECOR


VERDADEIRO REFÚGIO FAMILIAR, ESPAÇO GOURMET UNE AMBIENTE COM SALA DE JOGOS E ÁREA EXTERNA PROJETO LCVC ARQUITETOS ASSOCIADOS A cozinha é, sem dúvidas, o coração de uma morada. Mas é ainda mais especial se permite despertar diferentes sensações e oferece uma experiência de viver completa. Assinado por Luis Café e Vivian Contri, do escritório LCVC Arquitetos Associados, o projeto deste gourmet faz parte da Residência Gênesis, localizada em um condomínio de luxo em Alphaville, São Paulo, que, com um total de 420 m², revela sofisticação e conforto para os moradores, um casal com duas filhas.

REVISTA DECOR 75


Prático, o espaço propicia momentos de descontração por ser integrado com a sala de jogos. Como principal característica, dispõe de décor prioritariamente minimalista e mobiliário contemporâneo, que se integra com o restante do ambiente. Seu estilo aponta uma pitada de industrial e sofisticado, com elementos decorativos pontuais e discretos, que dão força à beleza da própria arquitetura. Para os revestimentos, Portinari/ Staccato, a ideia foi trazer placas em concreto aparente e porcelanato em estilo de cimento queimado, o que contribuiu para a formação da estética do local. Em concreto armado, a arquitetura da casa aposta em módulos, ótimos para as grandes aberturas da residência. Bem aproveitado, esse fator possibilita a boa iluminação natural, com entrada dos raios solares durante todo o ano. Na cozinha, a luz é complementada por luminárias de lâmpadas com filamento sobre a mesa em madeira. Já para auxiliar, fitas em LED sobre a bancada igualmente iluminam os preparos e receitas. Mesmo conversando entre si, peculiaridades separam as áreas. Assim, mesmo sem barreiras físicas, a própria arquitetura apresenta cada espaço com seu layout bem definido e separado por função. Na parte mais direcionada para cozinhar, por exemplo, equipamentos e eletrodomésticos à mostra transparecem a funcionalidade que toda cozinha necessita. Funcional e elegante, a cozinha gourmet recebeu eletrodomésticos aparentes a fim de auxiliar na praticidade. Em metal, ressaltam visual moderno, garantindo uniformidade para o design do espaço

76 REVISTA DECOR


FOTOS:SIDNEY DOLL

Excelente para receber, o local não só dispõe de uma cozinha como também integra a sala de jogos e o convidativo exterior da morada. Agregando charme e sofisticação, a paleta de cores segue pelo décor e unifica os ambientes

Harmônico com o lado interno, o externo transparece a mesma linguagem moderna e urbana da casa. O deslumbrante entorno pode ser visto em função das paredes e portas em vidro, que favorecem, além da mais pura integração com o exterior, uma vista privilegiada. Cercada por uma área verde de preservação, a piscina é um dos destaques da área. Um refúgio em meio à cidade grande.

REVISTA DECOR 77


BATH

Traรงo luxuoso

78 REVISTA DECOR


PROJETO DE BANHO ESBANJA ELEGÂNCIA EM CADA DETALHE PROJETO YODEZEEN Ao longo dos tempos, nossa relação com a casa de banho se aprimorou. O cômodo que era visto apenas como um espaço íntimo, atualmente assume ares de SPA, sendo muitas vezes dedicado ao cuidado com o corpo, relaxamento e renovação de energias.

REVISTA DECOR 79


Como conceito principal do projeto assinado pelo escritório Ucraniano YoDezeen, o uso de diferentes materiais nos ambientes sociais se estendeu até as áreas íntimas. Com uma pegada contemporânea, a morada evidencia personalidade única e irreverente, estendendo os mesmos ares para a casa de banho da suíte principal, que pode facilmente ser descrita como sinônimo de luxo e elegância. Amplo e bem iluminado, o banho é protagonizado pelo mármore da patagônia. Usado como revestimento no piso e na parede, o material é um dos responsáveis pelo caráter luxuoso. Presente no centro do ambiente, a banheira ganha destaque unindo conforto e design. Sofisticada e elegante, a peça conta com uma iluminação na parte inferior, ampliando ainda mais a sensação de relaxamento e criando um clima mais intimista. Separado por grandes divisões em vidro, o box ganha destaque por seu tamanho. Trazendo tecnologia, sem abrir mão do design sofisticado, o chuveiro escolhido também contribui com a atmosfera elegante. No lado oposto, uma extensa bancada comporta duas pias, concedendo mais individualidade para o casal. Proporcionando uma conexão contínua, parte da bancada e da parede recebem o mesmo acabamento em madeira utilizado no piso do dormitório. O uso do material também traz um toque aconchegante ao décor, contrastando com o mármore. Com uma iluminação integrada, o espelho confere sofisticação e torna o espaço mais amplo. Em um espaço mais reservado, uma área separada para a bacia sanitária garante privacidade. Assumindo um estilo distinto da casa de banho, o décor apresenta tons mais escuros e uma atmosfera mais contemporânea. Com design que remete a um biombo, uma peça composta por espelho e luminária traz uma essência ainda mais sofisticada ao espaço.

80 REVISTA DECOR


FOTOS: ANDRII SHURPENKOV

Garantindo uma experiência mais especial, o banho recebeu iluminação em LED. Além de proporcionar um toque íntimo, a luz destaca ainda mais os desenhos do mármore

REVISTA DECOR 81




OFFICE

JOVIALIDADE CORPORATIVA PROJETO NOP ARQUITETURA

REFLETINDO O POTENCIAL CRIATIVO DA EMPRESA, PROJETO INSTITUCIONAL FOGE DOS PADRÕES TRADICIONAIS COM UM DÉCOR SUPER ATUAL E DESPOJADO

84 REVISTA DECOR


Fugindo dos tradicionais interiores de escritórios, com suas clássicas salas de reuniões, a nova sede da Winnin - Tech Empowered Creativity destaca ambientes super despojados.

Situada na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, a empresa de inovação tecnológica teve seus interiores assinados pelos arquitetos Lívia Ornellas e Philippe Nunes, do escritório NOP Arquitetura, em projeto que reflete todo o potencial criativo da corporação. Ocupando dois andares no bloco 11 do Shopping Downtown e com entrada exclusiva para o pátio, o empreendimento compreende 570 m² e foi reformulado completamente, com alterações estruturais, arquitetônicas e de interiores. O ponto de partida foi buscar o que há de mais descontraído e atual na arquitetura corporativa e, partindo do princípio de que a empresa deve ser a extensão do estar, ela foi preparada para receber de forma acolhedora seus funcionários, desde a apresentação estética até a disposição dos espaços. Em um primeiro momento, o imóvel consistia em uma laje aberta com dois pavimentos, que foi compartimentado considerando a funcionalidade de operação, com ambientes de estar, lounges, bar, espaços para reuniões, auditório, refeitórios e banhos. No primeiro pavimento estão alocadas as áreas sociais, unidas por um amplo lounge de descompressão e o bar, além de banhos com duchas, refeitório, sala multifuncional e recepção. Já o segundo pavimento abriga o auditório com arquibancada, open space dos funcionários, espaço de chat central, sala da liderança, copa de apoio e banhos.

REVISTA DECOR 85


Um dos pontos altos é a recepção, que ganhou decoração com fotos da narrativa da empresa com seus mais de 100 funcionários, em painel que traz um pedaço de cada integrante da equipe, contando uma bela história de conexão e emoção ao longo do tempo. Outro destaque ficou por conta das salas de reuniões, que fogem do padrão com mesas formais. Aqui, elas estabelecem uma nova abordagem, dispondo de todo o aparato tecnológico. Seguindo por um décor de inspiração urbano cosmopolita, o conceito criado exalta a personalidade própria. Um exemplo é o andar inferior, que conta com influências de bares no estilo speakeasy, dos tempos da Lei Seca, com uma paleta de tons mais escuros de cinza e amadeirado, cortinas, tijolinhos à vista e serralheria, em atmosfera super industrial. Em contraponto, o andar superior possui visual mais amplo, claro e arejado. Imprimindo um olhar menos tecnicista e mais humano, os profissionais da NOP Arquitetura criaram espaços únicos e diferenciados, superando todas as expectativas e colocando em cada detalhe as palavras que definem o projeto: afetividade, jovialidade, criatividade e responsabilidade.

86 REVISTA DECOR


Com 100 m², o lounge de descompressão está interligado à todas as salas de reunião do primeiro pavimento, ao salão com mesa de sinuca e ao bar. Versátil, é o espaço onde acontece o happy hour, com iluminação, som e climatização adaptados para eventos

REVISTA DECOR 87


O auditório com arquibancada possui décor mais fluido, onde os funcionários podem relaxar, fazer yoga, ler ou realizar palestras, sendo um dos pontos preferidos deles. Com 50 m², ele ganhou futons e almofadas feitos sob medida e teto em gesso acústico

88 REVISTA DECOR


FOTOS: DENILSON MACHADO / MCA ESTÚDIO

As salas de reunião foram pensadas para serem pequenos espaços de estar, com nomes dos locais que fazem parte da história da empresa, como a Bar Lagoa, de 10,45 m², e a Ousadia e Alegria, com 8,60 m²

REVISTA DECOR 89


OUTSIDE

TOQUE PORTUGUÊS PROJETO MARLENE ULDSCHMIDT

90 REVISTA DECOR


C

Combinando suas majestosas formas retilíneas com a paisagem, Villa Petra destaca a harmonia de cada traço do conjunto, que confere uma ideia geométrica moderna e configura uma morada ímpar e elegante em Portugal. Situado em uma zona residencial nobre perto da vila litorânea de Carvoeiro, no Algarve, o projeto assinado por Marlene Uldschmidt busca o equilíbrio entre os volumes, a estética e a topografia do terreno inclinado. De baixa densidade e com jardins privados, o local em que a casa está inserida é perfeito para propriedades isoladas. Anteriormente, a edificação encontrava-se com profundos sinais de degradação, o que deu lugar à nova obra. Como havia uma porção de ampliações e intervenções feitas ao longo dos anos no imóvel, ele estava descaracterizado, mas, a fim de respeitar o enquadramento legal, a implantação da residência precisava ser preservada.

REVISTA DECOR 91


Detalhe que traz charme para a piscina, os degraus de acesso à área foram concebidos como plataformas flutuantes em madeira, destacando a diferença de altura entre cada nível. A área, revestida com decks em madeira, também traz uma placa em vidro em uma das laterais e, na piscina, o revestimento em mármore branco proporciona requinte. Acompanhado pelos decks, o mármore está igualmente presente no estacionamento e na entrada da residência. Espaçosa, a casa dispõe de 600 m², divididos em pavimentos definidos. Em seu interior, a entrada conta com pé-direito duplo e, no piso térreo, a grande área social comporta o estar, o jantar, a cozinha e o bar em uma planta aberta e sofisticada. Assim como o lado externo, o interior aposta na cor branca, escolha que também oferece uma sensação de amplitude. Mais reservados, os dormitórios ficam tanto no andar inferior como no superior e contam com a estética minimalista que segue pela casa. De um panorama geral, Villa Petra esbanja primor por sua harmonia e distribuição, sendo um verdadeiro ponto de inspiração na paisagem.

92 REVISTA DECOR


Na parte destinada à piscina, o deck em madeira destaca a vista principal, que preenche os outros espaços

REVISTA DECOR 93


94 REVISTA DECOR


FOTOS:FERNANDO GUERRA | FG+SG ©

Para a sombra e climatização natural, um grupo denso de plantas tropicais do Sul acompanha o terraço posterior. Incorporando o projeto paisagístico, que é centrado na restituição da natureza, palmeiras existentes complementam a beleza da vista

REVISTA DECOR 95


96 REVISTA DECOR


REVISTA DECOR 97


ARCHITECTURE NOW

98 REVISTA DECOR


NO RITMO DA NATUREZA PROJETO CHRISTOPHER WRIGHT ARCHITECTURE

UNINDO CLÁSSICO E CONTEMPORÂNEO, PROJETO BUSCA A CONEXÃO COM A NATUREZA E INSPIRA ACONCHEGO E TRANQUILIDADE

Após vários anos vivendo em uma grande casa próxima à um centro urbano, foi decidido que era hora de mudar. Um espaço mais íntimo, acolhedor e com forte conexão com a vegetação foi o cenário escolhido para concretizar o sonho da nova morada. Um dos proprietários, nascido na Suíça, pediu para que o projeto refletisse o estilo do seu país natal combinados a itens contemporâneos e elementos estruturais mais clássicos.

REVISTA DECOR 99


Localizada em Stanwood, nos Estados Unidos, a morada assinada pelo escritório Christopher Wright Architecture apresenta uma expressão forte, porém

sensível ao seu entorno. Elevado do solo para preservar a vegetação local, o projeto abraça a natureza e garante a ela o papel de protagonista. Dada a pequena área disponível para a construção no terreno e o desejo de manter intactas várias árvores de grande porte pré-existentes, a casa foi desenvolvida visando o menor impacto ambiental possível. Para explorar ao máximo a desejada conexão com a natureza, o projeto conta com apenas um nível. Cuidadosamente disposta sobre a paisagem, a casa buscou priorizar o uso de materiais naturais, enfatizando o contraste entre a madeira e o concreto aparente, característica que permeia tanto os ambientes internos como externos.

100 REVISTA DECOR


Com amplas aberturas e elevada do solo para preservar a vegetação local, a morada abraça a natureza, visando o menor impacto ambiental possível

REVISTA DECOR 101


Criando uma ideia de intimidade, optar pela madeira foi o que inspirou espaços internos super aconchegantes. Além de uma grande cozinha rústica, com inspiração europeia, os proprietários solicitaram ambientes para assistir televisão e sentar junto à lareira, um recanto ensolarado para relaxar e uma área externa para ver a vista do pôr do sol de Port Susan. A expansividade da paisagem, sem dúvidas, é um dos pontos altos do projeto, por isso a natureza ganha um grande destaque na morada. O sistema de janelas, distinto e linear, se conecta à forma do telhado, dos armários e da lareira. Cada linha é deliberada e cria uma identidade visual que dá ritmo ao espaço interno. Graças à grande presença de aberturas laterais que permeiam a morada, a entrada de luz solar inunda os ambientes. Outro ponto alto é a vista para a paisagem, que acaba invadindo os interiores e se tornando parte do décor. Cada viga de concreto é um elemento estrutural que fixa a casa em volta da lareira central enquanto a madeira de cedro cobre toda a morada. Essa materialidade, além de conversar com a estética da região, inspira um ar relaxante. Para compor o décor, o projeto buscou ser o ponto de ligação entre o contemporâneo e o clássico, criando uma personalidade original e cheia de detalhes. Para Christopher Wright, a casa pode ser vista como uma experiência sensorial. Esse princípio é ilustrado na maneira como a luz solar é direcionada por toda residência, a partir de uma paisagem que se apresenta diferentes de acordo com as horas do dia. Com uma expressividade marcante, o projeto se mescla à natureza, destacando os contrastes, nos estilos e nos materiais, e criando uma linguagem única e original.

102 REVISTA DECOR


FOTOS: ANNA SPENCER E BEN BENSCHNEIDER

Inspirando um tom ainda mais aconchegante, o décor é composto por uma seleção de peças que unem design e conforto

REVISTA DECOR 103




PROFESSIONAL

DESIGN ESSENCIAL CRIADORA DA MARCA FELLICIA, RENATA PIAZZALUNGA UNE A PAIXÃO PELO DESIGN COM INOVAÇÃO SOCIAL Natural de São Paulo, Renata Piazzalunga demonstrou seu interesse em arte desde pequena, quando iniciou as aulas de pintura, juntamente com piano clássico e violão. Contrariando o julgamento dos professores, Renata sempre se achou desprovida de talento para a música. Sua real identificação sempre foi as artes plásticas e, mais tarde, a arquitetura. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP), a profissional revela que logo no início da faculdade, um dos primeiros livros que teve contato foi uma publicação sobre Zaha Hadid. Os espaços ali imaginados e retratados com perspectivas espetaculares, imediatamente, levaram Renata para outra dimensão de capacidade criativa. Após a graduação, o sonho da arquiteta era ter um escritório de projetos e poder trabalhar com urbanismo. A complexidade das cidades interessava do ponto de vista das possibilidades de criar um centro urbano mais sustentável. O crescimento das cidades, no caso as brasileiras, seriam de certa forma a antítese daquilo que seriam os preceitos do urbanismo. Esse desejo se transformou e, ao invés de continuar atuando na área de arquitetura e urbanismo, Renata decidiu fazer mestrado em desenho urbano. Daí em diante, o interesse foi continuar as qualificações. Até que, depois de ter atuado como docente em cursos de arquitetura e urbanismo e de design, e também como pesquisadora, em 2004, a profissional resolveu montar o próprio instituto privado de pesquisa, juntamente com outros pesquisadores. De lá para cá, sua carreira se consolidou no campo da inovação, em economia criativa e sustentabilidade. Em 2011, FELLICIA, um negócio de inovação social, começou a tomar forma e, desde o ano passado, a arquiteta vem se dedicando integralmente ao projeto.

RENATA PIAZZALUNGA

106 REVISTA DECOR


REVISTA DECOR 107


REVISTA DECOR - De que forma nasceu sua relação com o design? RENATA PIAZZALUNGA - No período em que cursei a faculdade de arquitetura, algumas disciplinas de design faziam parte da grade curricular. Isso, sem falar que arquitetura é design, pois o significado da palavra é projeto. Portanto, projeto de espaços. Também ao longo da faculdade, num determinado momento, comecei a me interessar por design de produtos. Isso me levou até o Politécnico de Milão, antes de me formar, para conhecer o curso de especialização nessa área. Porém depois de ir até lá, conhecer a grade de disciplinas, alguns dos professores, voltei ao Brasil e resolvi ficar aqui porque estava ansiosa por saber como seria atuar profissionalmente na carreira que eu havia escolhido. Posteriormente, quando comecei a dar aulas no curso de arquitetura e urbanismo, em duas universidades privadas, isso em 1997, em uma delas, o reitor me pediu para estruturar um curso de Tecnólogo em Design. Adorei o desafio e

108 REVISTA DECOR

comecei a desenhar o curso para ser implementado. Daí em diante, além de propositora do curso me tornei também professora e o design não saiu mais da minha vida profissional. DECOR - Existe alguém que te inspire na vida e no trabalho? PIAZZALUNGA - Na vida, muita gente me inspira, mas em geral minhas inspirações não são personagens públicos. As pessoas que me inspiram são aquelas que, apesar de qualquer circunstância externa, continuam determinadas a cumprirem com dignidade e alegria aquilo que a vida lhes apresenta. Essa é uma grande oportunidade que o meu trabalho me traz todos os dias. Observar, conviver e aprender a dialogar com pessoas de diferentes classes sociais, diferentes níveis de aprendizagem formal, diferentes crenças, etc. No trabalho, como já disse anteriormente, dentro da arquitetura, Zaha Hadid foi minha grande inspiração para seguir em frente a carreira que tinha escolhido aos 16 anos. Teve também Tadao Ando que me fascinou com seu minimalismo. Um

quase nada que significava tudo. No campo das causas ligadas às políticas públicas e das tecnologias sociais, as quais consolidei minha carreira, fico fascinada com a atuação mais recente de muitas jovens mulheres, no campo dos direitos humanos, das causas ambientais, da política, como Malala Yousafzai, Greta Thunberg, Tábata Amaral, entre outras tantas que apresentam uma maturidade precoce, uma coragem e uma força que admiro. Como empresária, tenho aprendido muito lendo sobre as novas formas de fazer negócio, por meio das inúmeras iniciativas criativas de jovens, no mundo todo. DECOR - Como funciona o seu processo criativo? PIAZZALUNGA - Geralmente tudo começa com um incômodo, de uma situação que considero em desacordo com algo, de um objeto que me incomoda por suas características, de uma necessidade não correspondida. Aí começo a pensar de que forma poderia criar uma solução para aquele problema.


Para mim o processo criativo resulta de um estranhamento ou de um desafio. DECOR - O que o design significa para você? PIAZZALUNGA - Design para mim é uma ferramenta, cujo principal objetivo é contribuir para o conforto, o bem estar e o prazer das pessoas. DECOR - Ao longo da sua carreira, quais foram os seus principais trabalhos? Há algum que você tenha gostado mais de fazer? PIAZZALUNGA - Na verdade, cada projeto que fiz tem suas especificidades e encantamentos. Considero bastante relevante minha atuação na área de Economia Criativa. Qualquer projeto que me abra a visão para novos contextos, novos saberes, modos de vida e culturas distintas, me fascina. Nesse sentido, os projetos que mais gosto de fazer são aqueles que me permitem imergir por mais tempo numa determinada cultura, pois assim vou me aprofundando cada vez mais. Como um dos projetos que fiz, tendo o SEBRAE Nacional como apoiador, ao longo de 3 anos, vivenciando a cultura

do sertão do nordeste. DECOR - Você é a idealizadora do projeto FELLICIA. Como surgiu essa visão empreendedora social para criar o movimento? PIAZZALUNGA - Eu costumo dizer que FELLICIA surgiu numa “bancada de laboratório”. Isso porque, ao longo de um dos projetos que fiz, no período de 2009 a 2011, numa comunidade em condições de alta vulnerabilidade, onde não havia uma renda recorrente e tampouco uma atividade artesanal de tradição que pudesse reverter em renda para a comunidade, eu identifiquei matérias-primas locais que poderiam se transformar em produtos, capacitei um grupo da comunidade na arte da tecelagem manual, levei um designer especializado em desenvolver produtos e tecer com fibras naturais, além de ter desenvolvido um portfólio de produtos e estimulado esse grupo de artesãos a fundarem uma associação. Depois de todo esse processo estabelecido e com a qualidade dos resultados obtidos por esse trabalho, comecei a

questionar de que forma e como poderiam aqueles produtos entrar no mercado. Foi quando decidi criar a FELLICIA, para testar, também na forma de comercializar esses produtos de design, feitos à mão, novos canais de entrada no mercado. Por meio de uma marca de valor que funcionasse como uma espécie de “selo” de qualidade. E, felizmente, essa visão se consolidou e hoje FELLICIA é uma referência de produtos com alto valor agregado não só aqui no Brasil, mas também no exterior, onde nossos produtos já estiverem em vários lugares de destaque como Museum of Art and Design, NY, Salão de Milão, já por duas vezes, Maison & Objet, Paris, Design Week de Berlim, Clerkenwell Design, em Londres, entre outros. DECOR - Como funciona o projeto e qual o principal objetivo? PIAZZALUNGA - FELLICIA foi criada em 2011 como um negócio social voltado à comercialização de produtos de design contemporâneo com inserção de técnicas artesanais. FELLICIA nasce como uma marca independente no mercado

REVISTA DECOR 109


de produtos de luxo com identidade totalmente nacional. Dentre os aspectos mais relevantes que norteiam a marca FELLICIA estão: profissionalização, autonomia e empoderamento de artesãos brasileiros; criação de produtos através de uma maneira sustentável, com alto valor agregado, produtos feitos à mão, utilizando técnicas tradicionais, e se encaixando em um segmento do design contemporâneo; profissionalização do trabalho artesanal, perpetuação do patrimônio imaterial e garantia de renda para comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano-IDH; valorização do talento do povo e da expressão genuinamente brasileira. FELLICIA opera por meio de um modelo de negócio inovador que fomenta a relação entre sustentabilidade e inovação. FELLICIA, um modo de ver o mundo e compartilhar conhecimento. DECOR - Quem são os colaboradores do projeto e o que cada um faz? PIAZZALUNGA - Na cadeia produtiva temos 150 colaboradores, na gestão e comercialização temos 5 pessoas, além da nossa rede de lojistas e especificadores (arquitetos e designers de interiores) que são nossos parceiros no mercado. Temos também um núcleo especializado no mercado externo vinculado à FELLI110 REVISTA DECOR

CIA. Também costumo dizer que nossos consumidores são os embaixadores da marca, pois todos se apaixonam pelo conceito da marca e são os melhores divulgadores da marca. DECOR - Quais os materiais utilizados? PIAZZALUNGA - Damos preferência sempre às matérias-primas nacionais, naturais e locais. O que isso quer dizer? Quando iniciamos um projeto de desenvolvimento sustentável a primeira coisa a ser feita é um vasto levantamento de todos os ativos materiais e imateriais existentes no contexto. Nessa fase identificamos, inclusive matérias-primas que podem ser usadas no desenvolvimento de produtos, assim como fornecedores locais, priorizando tanto o ciclo econômico local, quanto a otimização de operações de logística. Com isso, já descobrimos, por exemplo, o potencial de uma comunidade a partir da diversidade de fibras naturais ali existentes, assim como, fábricas de tecido e fornecedores de fios de algodão próximos aos nossos produtores. Usamos fibras naturais, linho, algodão, madeiras, ferro, entre outros. DECOR - O projeto já contou com colaborações dos Irmãos Campana e Sergio Mattos. Existe mais algum designer com quem você tenha vontade de trabalhar? PIAZZALUNGA - Sim, minha vontade

nunca cessa. Tenho muita vontade de trabalhar com Patricia Urquiola. Além disso, minha próxima pesquisa e desenvolvimento de produtos será com biomateriais, onde envolveremos no processo de produção tecnologia avançada de biomateriais, com artesãos e designers. DECOR - Qual a relação entre o design e a inovação social? PIAZZALUNGA - O design pode ser uma das vertentes da inovação social. Como disse antes, design é uma ferramenta. E, nesse sentido, se o projeto for bem conduzido poder ser uma boa ferramenta para dinamizar recursos humanos, econômicos e sociais. DECOR - Quais são os seus planos atuais? PIAZZALUNGA - Fazer com que a FELLICIA se torne a maior marca do mundo de produtos voltados a gerar inovação social. DECOR - Você acredita que esse momento de pandemia vai afetar o design de alguma forma? PIAZZALUNGA - Espero que sim, no sentido de termos mais designers engajados com o social e maior número de consumidores interessados em consumir produtos com propósito, sustentáveis e inseridos num ciclo de produção de impacto positivo.


associe-se abd.org.br


SPECIAL AMBIENTES DE INVERNO

ATMOSFERA ACOLHEDORA

GIULIANO MARCHIORATO | Exaltando a contemporaneidade e o conforto, o projeto apresenta uma paleta neutra e com tons baseados na marcenaria, além de acabamentos requintados, que garantem harmonia à proposta. Com pé-direito duplo, o espaço conta elementos que remetem ao aconchego

112 REVISTA DECOR


FOTO: MANUELA ORISTANIO FOTO: EDUARDO MACARIOS

PAOLA RIBEIRO | Neste ambiente, os toques pontuais de vermelho quebram a monocromia, junto da lareira suspensa em latão pintado de preto. Já o mix de tapetes agrega calor, assim como as mantas e almofadas, enquanto os quadros e vasos adicionam personalidade e modernidade

A ESTAÇÃO MAIS FRIA DO ANO PEDE COMPOSIÇÕES QUE EVIDENCIEM CONFORTO E BEM-ESTAR Com a chegada dos dias mais frios, as composições pedem elementos mais aconchegantes. Os tons mais quentes, como o marrom, entram em cena garantindo uma atmosfera de conforto, aliados aos pontos coloridos. Mantas, almofadas, tapetes felpudos e lareiras são algumas das peças-chave de um décor pensado para enfrentar as temperaturas mais baixas sem deixar a sofisticação e o charme de lado. REVISTA DECOR 113


FOTO:PROVOKE STUDIOS

FOTO:ANDRE NAZARETH

AK DESIGN | Tendo como norte o desejo dos clientes por espaços amplos, minimalistas e quentes, o projeto recebeu elementos como madeira de nogueira, linhas modernas e toques suaves, compondo assim ambientes convidativos e requintados, a exemplo do charmoso estar. No mobiliário, peças assinadas dividem espaço com tecidos em tons mais sóbrios e itens clean, resultando em uma atmosfera atemporal

FOTO: NATALIE ARTAXO

ANDREA CHICHARO ARQUITETURA | Contemporâneo, o espaço contrasta o piso cimentício com a madeira do telhado e com o amplo banco abaixo das janelas, que otimiza o espaço entre a lareira suspensa e o estar, garantindo funcionalidade. Com mobiliário confortável, a proposta traz ainda quadros de artistas brasileiros e adornos charmosos

FERNANDA OCANHAS E SANDRA STEUER | Aproveitando a infraestrutura de um duto pré-existente da churrasqueira, a lareira suspensa em latão entra em cena agregando leveza ao espaço. Amplo e bem iluminado, ele traz um layout fluido com décor baseado nos tons neutros e na marcenaria, que também oferece calor

114 REVISTA DECOR


FOTO:CASEY DUNN

FOTO: FÁBIO ROSSI

JOBE CORRAL ARCHITECTS | Parte de uma morada que traz forte conexão com os elementos naturais como as pedras, o barro e a madeira, o ambiente destaca uma atmosfera super aconchegante, baseada nos tons terrosos e tecidos confortáveis. O couro entra em cena revestindo o sofá e harmonizando com a tapeçaria tramada à mão e com as padronagens de inspiração indígena

FOTO:PROVOKE STUDIOS

LUCILLA PESSOA DE QUEIROZ | Requintado e convidativo, o estar passeia pelos tons claros e pelas nuances da madeira, criando um espaço harmonioso e contemporâneo. O piso cimentício traz um toque bruto à proposta, harmonizando com a lareira em mármore e a iluminação pontual, enquanto as mesas em madeira e o tapete em trama de sisal com algodão tornam o ambiente mais quente

MADELEINE DESIGN GROUP | Apresentando um mix entre design clássico e atual, o espaço é permeado por peças de mobiliário assinado, juntamente com os itens que já existiam na morada nos anos 1960, quando ela foi construída. Na renovação do projeto, os ambientes sociais foram reorganizados para que pudessem receber com todo o conforto, sem deixar o bom-gosto de lado

REVISTA DECOR 115


FOTO: TONY SOLURI FOTO: EMA PETER

YERCE ARCHITECTURE & ZAAS | Pensado para atender todas as necessidades do morador em um mesmo ambiente, o projeto une estar, cozinha e área de trabalho em layout de loft. Trazendo uma paleta terrosa, o décor é composto por peças soltas e pontuais, com destaque para a lareira e para o "tapete" em madeira que desenha o piso

FOTO: YERCE ART PHOTOGRAPHY / EMIN EMRAH YERCE

SEARL LAMASTER HOWE ARCHITECTS | Muito aconchegante, a composição apresenta um mix de diferentes tipos de madeiras, que percorrem as paredes, o teto e o mobiliário. O couro e os tecidos felpudos entram em cena exaltando a sensação de calor, unidos à lareira e à iluminação intimista e acolhedora

STURGESS ARCHITECTURE | Tendo como inspiração as belezas que a rodeiam, a residência foi planejada para ser o refúgio de férias da família. Para isso, os espaços sociais receberam um décor sofisticado e confortável, e que se beneficiam da abundante incidência de iluminação natural, além de contar com peças decorativas de diferentes estilos, criando um interessante e equilibrado contraste

116 REVISTA DECOR



FINE ART

LEGADO

artístico

ARTISTA MINEIRO EXPRESSA SUA ESSÊNCIA EM OBRAS COM TÉCNICA AUTORAL

Inquietude talvez seja a palavra que melhor descreve Claudio Cupertino. Natural de Pedra do Anta, Minas Gerais, o artista iniciou a carreira em meados de 2001, quando começou a estudar na Escola Pan-americana de Arte de São Paulo. Com o passar do tempo, a cor passou a inundar suas obras e se tornou parte determinante do seu trabalho, seja em propostas com marcas contrastantes ou quase monocromáticas, onde a textura fala mais alto. Após a primeira Residência Artística, baseada em estudos sobre os princípios básicos da litografia, Cuperino desenvolveu uma técnica própria batizada “Cupergrafia”. Entre as diversas exposições em que o artista esteve presente, destacam-se as três exibições no Salão Internacional de Arte Contemporânea do Museu do Louvre, Bienal de Veneza, Bienal da Finlândia, ArtBasel Miami e a exposição na Sede da ONU em Nova York, onde recebeu o Prêmio Gold, concedido pela Organização das Nações Unidas. Em Paris, em 2017, ganhou prêmio triplo, Medalha de Honra e Prêmio de 1° Lugar pela exposição solo Voo Diáfano da Cupergrafia, no Salão Internacional de Arte Contemporânea do Museu do Louvre, com curadoria de Cézar Prestes, e o Prêmio Mundial de Arte Contemporânea de Paris. Mais tarde, em janeiro de 2018, Cupertino foi o vencedor do prêmio internacional Leonardo da Vinci, em Florença, Itália, quando foi condecorado com o título de Artista Universal.

118 REVISTA DECOR


OBRAS CRIADAS NO PERÍODO DE CONFINAMENTO

REVISTA DECOR 119


BRASIL SEM ORDEM E SEM PROGRESSO

REVISTA DECOR - Como surgiu sua relação com a arte? CLAUDIO CUPERTINO - O artista já nasce com a alma, o olhar e os pensamentos voltados para a arte. Me lembro que, desde a infância e adolecência, eu elaborava o meu lado artístico nos trabalhos escolares. Nos anos 1980 e 1990, vivendo numa cidade pequena no interior de Minas Gerais, eu não tinha acesso à arte, não existiam galerias, não convivia com outros artistas, tão pouco tinha acesso a internet. O que é muito diferente hoje em dia, com a informação chegando a todo momento, através de tantos veículos digitais. DECOR - Quem são suas principais inspirações? CUPERTINO - A arte brasileira é muito rica. Me inspiram os artistas Tomie Ohtake, Arthur Piza e Arcangelo Ianelli. Só aí já deu pra perceber que sou um artista completamente influenciado pela geometria. Cito trecho do texto curatorial do curador Cézar Prestes (meu curador na época) para duas importantes exposições individuais: “Memórias”, que aconteceu no Museu Parque dos Rosa, e “Voo Diáfano da Cupergrafia no Louvre”, Salon International d’Art Contemporain de Paris, França. 120 REVISTA DECOR

“A abstração na obra pictórica de Claudio Cupertino deixa antever uma certa geometrização, cuja sobreposição de camadas cria uma atmosfera diáfana. Esses elementos peculiares, obtidos por técnica dentro do princípio básico da litografia, adaptada ao seu modus operandi, se tornou literalmente marca registrada de seu trabalho.” – Escreveu Cézar Pestes. DECOR - De que forma funciona o seu processo criativo? CUPERTINO - Minha identidade pictórica começou sobre papel, até chegar ao suporte tela com a mesma poética. Pequenas impressões com pedras e esponjas sobre papel, através do princípio básico da litografia, mantido até hoje. Com o tempo a cor passou a inundar completamente as obras, na continuidade do fazer artístico, inclusive com efeito de texturas, que fazem parte determinante de minha identidade pictórica. DECOR - Qual é a essência do seu trabalho? CUPERTINO - A procura de uma sensibilização do olhar, transcendendo o significado do tempo, ou seja, criar algo atemporal, que possa percorrer gerações, sem abandonar nunca a visão de contemporaneidade.

DECOR - Você desenvolveu uma técnica batizada de Cupergrafia. Como ela funciona? CUPERTINO - Desenvolvi uma técnica própria, a Cupergrafia, a partir de estudos sobre os princípios básicos da litografia, após minha primeira Residência Artística em Atenas, Grécia. Passei a criar litografias por um bom tempo, mas com o passar do tempo e com a evolução do meu trabalho, modifiquei a técnica, e foi quando a intitulei de Cupergrafia. DECOR - Para você, qual é o significado da arte? CUPERTINO - A arte é um olhar de contemplação de algo efetivamente criativo, inventivo, inédito e sugestivo. Criado por alguém sensível e que sensibilize o olhar de quem contempla. A arte, em outras palavras, é o encontro de duas sensibilidades: a do artista que cria e a do observador sensível que contempla. DECOR - Você acredita que a arte tem algum papel social? CUPERTINO - Com certeza! Muitas vezes a arte salva aquela pessoa que está sem chão. E não precisa ser uma obra caríssima, uma obra valiosa. Basta que ela sensibilize e traga uma reflexão. Numa sociedade triste e que sofre por vários motivos, a arte pode significar VERMELHO


uma tábua de salvação. Uma alegria que amenize os tempos dificeis. Tanto é que, as melhores obras museológicas foram criadas nos periodos pós-guerra. A arte une o mundo. DECOR - Ao longo da sua carreira, quais foram os seus principais trabalhos? Há algum que você tenha gostado mais? CUPERTINO - A Obra “O Brasil Sem Ordem e Sem Progresso” que foi exposta na Sede da ONU em NYC em 2016. “O Retrato de Julia Coufal Wilms”, catalogada em várias publicações na Europa. Obra escolhida pelo júri, para eu receber o Prêmio Leonardo da Vinci na Itália. Também são importantes as obras da fase “Memórias” que homenageou Santos Dumont em Paris, na exposição premiada no Salon International d’Art Contemporain de Paris em 2017. DECOR - O documentário “Energia Tempo Cupertino” foi lançado de forma

digital devido a Covid-19. Você acha que a arte será afetada de alguma forma pela pandemia? CUPERTINO - Senti muito em não poder lançar o documentário em uma galeria de arte ou museu com a presença das pessoas, como era previsto. Mas senti também que não poderia esperar mais tempo para o lançamento, em razão da pandemia da COVID-19. Daí o lançamento virtual. Mas por outro lado, ter feito o lançamento virtual fez com que o documentário atingisse a marca de mais de 225 mil visualizações em apenas 15 dias. A ideia de lançá-lo no formato virtual, por conta da pandemia mundial do Coronavirus, fez com que mais de 225 mil pessoas pudessem assistir o documentário “em casa” com conforto e principalmente segurança. Em tempos de pandemia, crise, racismo, mortes, tristeza, e incertezas, o documentário pode emocionar as

pessoas com a ARTE. DECOR - Quais são os seus planos daqui para a frente? CUPERTINO - Continuar trabalhando, continuar pintando, continuar emocionando as pessoas com a arte. Após ter participado da Feira ARCO em Madrid em fevereiro deste ano, surgiram várias possibilidades de eu passar uma temporada na Europa. Também quero estar mais próximo das galerias da Europa e não somente ser representado por elas. Quero publicar um livro com todas as minhas obras catalogadas, para proteger a autenticidade e a história do meu trabalho. Tudo são planos, mas eu gosto mesmo é de sentir as coisas acontecendo aos poucos, através das conquistas diárias. Todos nós temos a chance de percorrer um caminho de possibilidades... Para o diretor Matheus Ruas, “ENERGIA TEMPO CUPERTINO” fala exatamente isso.

ESPELHO D'AGUA I

REVISTA DECOR 121




HI-TECH

LIBERDADE NA COZINHA PRÁTICO E MINIMALISTA, FOGÃO DE INDUÇÃO TRAZ DESIGN MODERNO E FOI PENSADO PARA AQUELES QUE BUSCAM MAIS AUTONOMIA AO COZINHAR

Inovador, Ordine foi desenvolvido pela brand italiana Adriano Design para o usuário moderno. Pensado para otimizar os espaços, seu design elimina a necessidade de um fogão tradicional, abrindo caminho para mais espaço na cozinha. Composto por dois queimadores interligados por um hub central, o modelo é conectado diretamente à energia pela tomada de parede e, após usar, é só encaixar novamente em seu suporte, ficando disposto como os demais utensílios. As placas de indução podem ser utilizadas ao mesmo tempo ou separadas, contando cada uma com sensor de definição de temperatura. Feito em madeira natural e revestido em cobre, o item combina estética, praticidade e liberdade.

SMART TOILET BACIA SANITÁRIA INTELIGENTE CHEGA AO MERCADO BRASILEIRO PROPORCIONANDO CONFORTO E HIGIENE REDOBRADOS

Permitindo o comando de várias funções em apenas um clique pelo controle remoto touch screen, a bacia inteligente Veil Inteligente Toilet chega ao mercado brasileiro trazendo inovação, funcionalidade e conforto. Fabricada pela Kohler, traz utilidades como regulação de temperatura do assento e intensidade da água, desodorização automática do ambiente e acionamento de iluminação LED para quando o ambiente estiver escuro. Além disso, permite abertura e fechamento com as mãos livres, em recursos comandados à um toque de distância.

124 REVISTA DECOR



BOOKS | WEB POPO DANES: BALI INSPIRED: ARCHITECTURE FOR THE TROPICAL WORLD AUTOR: DIANA DARLING EDITORIA: RIZZOLI Com mais de oitenta projetos de arquitetura concluídos desde 1986, a trajetória de Popo Danes se estende muito além de sua terra natal, Bali. Seus projetos, de residências particulares à resorts, estão localizados em diversos lugares do mundo, mas se concentram principalmente na ilha de Bali. Conhecido por seus trabalhos que representam a perfeita harmonia entre o design contemporâneo e a cultura e arte local, o arquiteto estabelece a ligação entre o humano e a natureza. Buscando a funcionalidade, sua marca sempre foi propor edifícios que estejam alinhados com o ambiente natural e a paisagem em seu entorno. BARCELONA AUTOR: SERGE RAMELLI EDITORA: TENEUES Com seu olhar voltado para a arquitetura, o fotógrafo Serge Ramelli vira as lentes da sua câmera para Barcelona, a segunda maior cidade da Espanha e um dos destinos mais populares da Europa. Um jogo sutil de cores no céu sobre a Sagrada Família, uma misteriosa iluminação no Barri Gòtic ou um momento da La Rambla que parece ser de outra época... As fotos do livro mostram, literalmente, Barcelona sob uma nova luz e capturam a poesia presente em cada espaço da cidade.

DALÍ: THE PAINTINGS AUTOR: ROBERT DESCHARNES E GILLES NÉRET EDITORA: TASCHEN Muito além de um guia, este livro traz um completo estudo sobre o Dalí, servindo como um catálogo que contextualiza suas obras e os seus significados. Resultado de anos de pesquisa, Robert Descharnes e Gilles Néret localizaram obras pintadas pelo artista que estavam inacessíveis por anos, muitas delas apresentadas ao público pela primeira vez. Dividida em duas partes, a publicação examina o início da carreira artística do pintor e revela conclusões ao longo de sua vida, mostrando o seu grande legado para o mundo.

THE GARDENS OF EDEN AUTORES: ABBYE CHURCHILL EDITORA: GESTALTEN À medida que adotamos um estilo de vida mais sustentável, o mesmo acontece com a maneira como interagimos com a natureza. Independentemente do tamanho, é fácil criar ambientes com plantas ou cultivar as próprias frutas e legumes. O Gardens of Eden apresenta mais de 20 projetos, entrevistas com designers especialistas em jardins e dicas para mostrar como a cultura contemporânea dos jardins pode ser utilizada em diversos espaços. Além disso, o livro também oferece informações sobre zonas climáticas e tipos de solo, trazendo informações valiosas para a jardinagem sustentável.

@matheus ilt Para quem é apaixonado por design e curte colocar a mão na massa, este perfil é a fonte de inspiração ideal. Utilizando materiais acessíveis e muita criatividade, ensina como transformar um ambiente sem graça em um espaço sofisticado.

126 REVISTA DECOR



WHERE +55 DESIGN www.55-design.com

CRISTINA RE us.cristinare.com

A ABD - Associação Brasileira de Designers de Interiores www.abd.org.br

D DANIELA FUNARI daniela@danielafunariarquitetura. com.br

AK DESIGN www.akdesign.com ALESSANDRO TERRACINI alessandroterracini.com.br

DECA Rua 24 de Maio, 21 Novo Hamburgo - RS (51) 3584-7000 www.deca.com.br

ANA CRISTINA AVILA www.avila.arq.br

DECORTILES www.decortiles.com.br

HOMMES STUDIO www.hommes.studio.com

ANDREU WORLD www.andreuworld.com

DESIGN HOUSE STOCKHOLM www.designhousestockholm.com

HUNTERDOUGLAS www.hunterdouglas.com.br

ANDREA CHICHARO ARQUITETURA www.andreachicharo.com.br

DOMKAPA www.domkapa.pt

I ILANA MARINS ARQUITETURA ilanamarins.com.br

ARKITITO ARQUITETURA arkitito.com ARMANI CASA www.armani.com/casa ARTEFACTO www.artefacto.com.br ARTIMAGE artimage.com.br ARTISANTI www.artisanti.com B BERTAZZONI www.lofra.com.br BIANCA DA HORA www.biancadahora.com.br BIBIANA MENEGAZ www.bibianamenegaz.arq.br BOCA DO LOBO www.bocadolobo.com BRABBU www.brabbu.com BRETON breton.com.br BRUNATO CASA E JARDIM @brunatocasaejardim BRUNO FERRUCIO brunoferrucio@hotmail.com BYKAMY bykamy.com.br

DUNE www.dune.es DUNELLI dunelli.com.br E ELIANE Rua 24 de Maio, 21 Novo Hamburgo - RS (51) 3584-7000 www.eliane.com.br ELIANE VENTURA ARQUITETURA E INTERIORES www.elianeventura.com.br ELICA www.lofra.com.br ELLA JAMES ellajames.co.uk EMPÓRIO LUZ emporioluz.com.br ESSENTIAL HOME www.essentialhome.eu ESTUDIO RAUNAIMER estudioraunaimer@gmail.com ESTUDIOBOLA www.estudiobola.com F FAVORITA favoritaplanejados.com FEICON BATIMAT www.feicon.com.br FELLICIA www.fellicia.com.br

G GAUSS REVESTIMENTOS gaussrevestimentos.com.br GIULIANO MARCHIORATO www.giulianomarchiorato.com GO MODERN FURNITURE www.gomodern.co.uk H HAY DESIGN hay.dk

INOVAR ACABAMENTOS Rua 24 de Maio, 21 Novo Hamburgo - RS (51) 3584-7000 www.inovaracabamentos.com.br INTI Rua São João, 1807 Tubarão - SC (48) 3628-1562 www.intirevestimentos.com.br ITTEN DESIGN ittendesign.com.br J JADER ALMEIDA www.jaderalmeida.com JOBE CORRAL ARCHITECTS www.jobecorral.com K KNÓT ARTESANAL www.knotartesanal.com KOHLER www.br.kohler.com KOKET www.bykoket.com L LABLUZ www.labluz.com.br LCVC ARQUITETOS ASSOCIADOS lcvc.com.br LIV’N ARQUITETURA www.livn.arq.br LOFRA www.lofra.com.br

C CHRISTOPHER WRIGHT ARCHITECTURE www.cwrightarchitecture.com

FERNANDA NAMAN www.fernandanaman.com.br

CIDADE FEITA DE RIO cidadefeitaderio.com.br

FERNANDA OCANHAS www.ocanhasarquitetura.com.br

CLAUDIO CUPERTINO @claudiocupertino

FERNANDA RUBATINO www.rubatinoarquitetura.com.br

CONSTRUSINOS Avenida Parobé, 3355 São Leopoldo - RS (51) 3588-5674 www.construsinos.com.br

FERNANDO JAEGER fernandojaeger.com.br FLORENSE florense.com.br

M MADE BY HAND ONLINE madebyhandonline.com

COVET HOUSE www.covethouse.eu

FRANKE www.franke.com

MADELEINE DESIGN GROUP www.madeleinedesigngroup.com

CREATIVE TOPS www.kitchencraft.co.uk

FÜRSTENBERG www.fuerstenberg-porzellan.com

MAILEN DESIGN www.mailendesign.com

128 REVISTA DECOR

LOJA LUMINATA luminata.com.br LUCIANA PARAISO E LUISA PERNET lucianaparaiso.com.br LUCILLA PESSOA DE QUEIROZ www.lpqdesign.com.br LUXXU www.luxxu.net

MANUELA VILLAS-BÔAS manuelavillasboas.com.br MARLENE ULDSCHMIDT marleneuldschmidt.com MASKI www.maski.com.br MATTONE DI VENEZIA www.mattonedivenezia.com.br

SEARL LAMASTER HOWE ARCHITECTS www.searlarch.com SIERRA www.sierra.com.br SMART - ARQUITETURA PARA A VIDA CONTEMPORÂNEA smart.arq.br

MODERNOS ETERNOS modernoseternosbh.com

SOLLOS www.sollos.ind.br

MOOOI www.moooi.com

SOM | SKIDMORE, OWINGS & MERRILL www.som.com

MOSMANN CONSTRUÇÕES LTDA Rua Mariano de Matos, 137 Novo Hamburgo - RS (51) 3594-7988 www.mosmann.com.br N NOP ARQUITETURA www.noparquitetura.com.br NOVELLINI www.novellini.com.br NOVO PROJETO BAHIA www.novoprojeto.com.br O OBRA FÁCIL www.lojaobrafacil.com.br OPERA CONTEMPORARY www.operacontemporary.com OXFORD PORCELANAS www.oxfordporcelanas.com.br P PALAZZO www.palazzo.ind.br PAOLA RIBEIRO www.paolaribeiro.com.br PATRÍCIA HAGOBIAN ARQUITETURA E INTERIORES patriciahagobian.com PAVICON - CONSTRUTORA E PAVIMENTADORA LTDA RS 239, 707 Novo Hamburgo - RS (51) 3593-1220 www.pavicon.com.br PERFLEX METAIS www.perflex.com.br POGGI UGO IMPRUNETA www.poggiugo.it POLYTEC polytec.com.br PORTINARI/STACCATO www.staccatorevestimentos.com.br PUNTO E FILO puntoefilo.com.br R RICE BY RICE ricebyrice.us RONALD SASSON www.estudioronaldsasson.com.br ROQUE FRIZZO www.roquefrizzo.com.br S SANDRA STEUER sandrasteuer.arq@gmail.com

SOPHIE ALLPORT www.sophieallport.com STELTON www.stelton.com STUDIO ARCHITETONIKA NOMAD www.architetonika.net STUDIO FEELING feelingestofados.com.br STURGESS ARCHITECTURE www.sturgessarchitecture.com SWEETPEA & WILLOW www.sweetpeaandwillow.com T TATIANA MELO tatianacamposmelo@gmail.com TECNO www.lofra.com.br TOM DIXON www.tomdixon.net TURRI turri.it V VIBIA www.vibia.com VICTOR BELCHIOR victorbelchior.com.br VOLER voler.com.br W WARD 5 DESIGN www.ward5design.com Y YERCE ARCHITECTURE www.egemenyerce.com YODEZEEN www.yodezeen.com Z ZAAS www.za-as.com ZARA HOME www.zarahome.com



MEMORABILIA FOTO: DOMÍNIO PÚBLICO

Grande nome da arquitetura moderna mundial, Philip Cortelyou Johnson nasceu em 8 de julho de 1906, em Cleveland, Ohio. Com

FOTO: CAROL M. HIGHSMITH

assinatura em várias construções famosas, foi a primeira pessoa a receber o Pritzker, premiação internacional conhecida como “Nobel da Arquitetura”, no ano de 1979. Destaque do século XX, desenvolveu seu primeiro projeto arquitetônico apenas aos 36 anos. Antes de seguir essa carreira, foi crítico, autor, historiador e diretor de museu. Faleceu em 2005, aos 98 anos, em Connecticut.

Considerada sua principal obra, a Glass House, localizada em New Canaan, Connecticut, apresenta proporções perfeitas em uma

FOTO: JIM PORTER

estrutura retilínea. Quase completamente exposta, dispõe de placas em vidro no lugar de paredes fechadas, mas conta com uma estrutura cilíndrica em tijolos para o banho. O projeto, feito para sua tese de mestrado, foi concluído em 1949 e teve inspiração na residência Farnsworth, projetada por Mies van der Rohe. Morada de Philip Johnson durante anos, atualmente é um patrimônio histórico e está aberta para visitas.

Localizado em Houston, Texas, o Bank of America Center é

FOTO: DAVID SHANKBONE

uma imensa construção projetada por Philip Johnson em conjunto com seu sócio, o arquiteto John Burgee. Com 56 andares divididos por 235 metros de altura, o arranha-céu, que foi concluído na década de 1980, espelha um exterior singular e bastante característico, trazendo três torres de tamanhos diferentes e lembrando a arquitetura gótica holandesa. Em 2019, o edifício foi renomeado para TC Energy Center.

Imponente por seu tamanho e design, o Sony Building, também conhecido como AT & T Building, é outro destaque do célebre arquiteto. Ícone pós-modernista, foi finalizado em 1984 e está localizado na 550 Madison Avenue, Manhattan, Nova York. Também assinado com seu sócio, o arranha-céu tem 197 metros e 37 andares. De aparência monumental, traz, além do detalhe no topo da edificação, um enorme arco na entrada, que segue, em altura, pelos níveis iniciais.

130 REVISTA DECOR




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.