Page 1

EDIÇÃO #27 FEV/MAR 2014

DECORAÇÃO E ARQUITETURA

Traços Ousados

TRACOS OUSADOS

Conheça o projeto do arquiteto Oliveira Jr. REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

1


CHICAGO MIAMI CIUDAD DE MEXICO MONTERREY CIUDAD DE PANAMA CIUDAD DE GUATEMALA SANTIAGO DE CHILE ASUNCION MONTEVIDEO PUNTA DEL ESTE 60 LOJAS BRASIL

2

AV EPITÁCIO PESSOA 3070 TAMBAUZINHO JOÃO PESSOA TEL 3244 6688

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

3


Editorial EDITORIAL

Entre projetos ousados e tropicais, nossa 27° edição está recheada de bom gosto. Um telhado borboleta desafia a natureza, nossa capa estampa um belíssimo projeto do arquiteto Oliveira Jr., um telhado invertido que surpreende pela beleza e inovação. A D&A prima por qualidade e a arte completa nosso dia a dia, transbordando emoção e beleza, por isso apresentamos toda delicadeza em cerâmica da artista plástica Maria dos Mares, na sessão Artes e Ofícios. Passeamos pelos jardins do paisagista Ricardo Pessuto, na Matéria Especial. Mergulhamos no mundo infantil do escritório Toscano de Britto, com um ambiente externo para crianças. E contamos a história da J. Carlos Design, uma das lojas mais tradicionais de João Pessoa. E como sempre, apresentamos os profissionais da nova geração, um projeto em execução da arquiteta cearense, Amanda Andrade, que contou com toda a inspiração de um clima tropical para desenvolver o projeto de um bangalô decorado. Nossos colaboradores brindam mais uma edição com os drinks deliciosos do Cafeína Lounge,com o Onde Comer em JP. A ousadia dos balanços com Germano Romero. Um passeio em Mouro Alto, Porto de Galinhas (PE), com Rogério Almeida, no Summer Ville Beach e paisagismos nas alturas – em lajes – com Patrícia Lago. Boa Leitura!

EXPEDIENTE CEO Ricardo Castro Jornalista Responsável: Layse Veloso Designer Gráfico: Raiff Pimentel Supervisão Editorial: Tulio Alves Fotografias: Edson Matos Comercial: Graça Moura Freitas Mídias digitais: VF2 - Agência de Criação Mailings: Robson Mauricio

RC Comunicação: Rua Geraldo Mariz, 809, Sala 101, Tambauzinho - João Pessoa-PB. Serviço de Atendimento ao leitor:

+55 (83) 3042-1039

contato@revistadea.com.br www.revistadea.com.br

Ricardo Castro

PUBLISHER DA REVISTA D&A

4

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


Indice INDICE

*destaques da revista

48

34

90

08 18

70

Colaboradores COLABORADORES Germano Romero

Rogério Almeida

Patrícia Lago

Laisa Ronconi e João Neto

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

5


6

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

7


Arquitetura pelo Mundo ARQUITETURA PELO MUNDO

por Germano Romero

A ousadia dos balanços Germano Romero é arquiteto, urbanista, bacharel em música e jornalista, com larga experiência no mercado imobiliário de empreendimentos residenciais multifamiliares. Os projetos desenvolvidos em seu escritório têm pontuado o cenário urbano da Paraíba com traços marcantes e singulares do ponto de vista estético, funcional, e sobretudo atualizados com o que há de mais moderno na produção arquitetônica contemporânea. Além de carregar nas veias o sangue de seu avô, arquiteto Clodoaldo Gouveia, autor de significativas obras na capital paraibana. /GERMANOROMERO @GERMANOROMERO @GERMANOROMERO

8

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

Fotos: Germano Romero

O termo “Balanço” em Arquitetura é dado àquelas partes da edificação que se lançam em saques e volumes protuberantes, livres de colunas ou outro elemento de sustentação em suas extremidades. Apesar de ser uma técnica utilizada há muitos séculos, desde quando o homem começou a usar estruturas de madeira em suas construções, possivelmente foi na Ásia que se encontraram os primeiros registros significativos, a exemplo dos aplicados na execução de obras para grandes pontes.


Nações Unidas (DINAMARCA)

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

9


The Zielturm (SWISS)

10

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


Nesher Memorial (Israel)

Mas foi com o advento do concreto armado e protendido, em que foram exploradas à exaustão as virtudes do aço e do ferro, que essa solução estrutural, extremamente rica em possibilidades estéticas e funcionais, ganhou proeminência se difundindo em tecnologias de construção que evoluem com resultados encantadores, e, por vezes, assustadores. Além de possibilitar a concepção de espaços com amplos vãos, livres de obstáculos, gerando formas arquitetônicas incrivelmente ousadas em arrojo e beleza, os balanços são muito proveitosos em projetos com ambientes de onde se desfrutam cenas de grande valor paisagístico, sendo possível a criação de espaços abertos a panoramas desobstruídos de barreiras visuais, além da possibilidade de projetar formas leves e volumes soltos que conferem riqueza e diversidade à movimentação plástica, com ganhos estéticos consideráveis.

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

11


Casa da Cascata (EUA)

Um dos exemplos clássicos mais memoráveis de sua utilização ficou patenteado na “Fallingwater”, do grande Frank Lloyd Wright, em Pittsburgh, - a famosa “Casa da Cascata”.

12

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


Opera de Copenhagen

Outro, em projeto mais recente, está muito bem ilustrado na Ópera de Copenhagen, cuja coberta se projeta leve, sutil e sinuosamente sobre o espelho d’água à sua frente.

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

13


The Balancing Barn (Reino Unido)

Mas é, obviamente entre muitos outros, neste projeto de um charmoso albergue rural em Suffolk, no Reino Unido, de autoria do Arquiteto e Filósofo suíço, Alain de Botton, que o balanço foi conferido com imensa dose de bem humorada graça e ousadia.

14

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


Hunt Library (EUA)

Museu NIEMEYER (BRASIL, Curitiba)

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

15


16

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


NHow Hotel (ALEMANHA)

MUNDO ArquiteARQUITETURA tura pelo PELOMundo por Germano Romero

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

17


18

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

19


MATERIAeriDEa CAPA Mat de Capa

BORBOLETA NO TELHADO

Conheça o projeto arquitetônico do arquiteto Oliveira Jr. que ousa por sua forma, mas não deixa o conforto de lado Trazer uma família que há muitos anos morava em um apartamento e sonhava com uma casa foi a proposta para o arquiteto Oliveira Jr. Transformar um terreno de um condomínio horizontal, em um lar para um casal de empresários com filhos universitários.

20

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

21


A família queria um lugar que unisse as condições de segurança e comodidade de um edifício e os espaços mais amplos e peculiares de uma casa, com conforto e aconchego. O estilo rústico foi o escolhido para compor os 400m2 de construção, um estilo que funcionava muito bem por ser uma casa próxima ao litoral, como também por agradar à família.

22

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


“O predomínio da estrutura de madeira e telhas cerâmicas na cobertura evoca um partido arquitetônico impregnado de referências vernaculares, que remete à tradição construtiva local e a utilização de materiais adequados ao clima da região,”explicou Oliveira

explicou Oliveira.

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

23


24

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


Sem dúvida, o marco da casa é o telhado “borboleta”, com inclinação inversa ao tradicional, que permite uma abertura do ângulo de visão para o exterior desde o interior da casa através da varanda. Este artifício poderia ser um ponto arriscado da casa, podendo ocorrer a exposição das fachadas às intempéries e ao excesso de insolação. Para solucionar o problema, Oliveira projetou um proeminente balanço do beiral o que permitiu a inversão. Outro ponto forte da construção foi a criação de uma calha central em madeira, que faz toda a captação das águas pluviais com o intuito de armazená-la para a rega dos jardins e higienização dos pisos da residência.

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

25


26

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


As esquadrias em vidro e venezianas móveis permitem o controle da iluminação natural e do fluxo da ventilação que perpassa os ambientes internos até sua exaustão por meio da abertura na parte superior da coberta acima do mezanino, na sala. Resultando não só em economia, como também em ambientes agradavelmente iluminados pela luz natural. Na fachada poente, mais vulnerável à forte incidência solar, foi vazada uma empena com um jogo de rasgos e pequenas aberturas que permeiam as áreas internas da circulação e um mezanino com discretos feixes de luz, uma alusão à obra de Corbusier, a capela de Ronchamp.

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

27


Ficha técnica Autor: Oliveira Júnior / Interiores: Geórgia Raquel Imagens: André Braz / Construção: Mestre Joca Estrutura: Henri Neto / Coberta: Zaqueu Esquadrias: Ivan Castro Terreno: 540,00m² / Projeto: 2008 / Obra: 2010

28

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

29


Luxury Travel

LUXURY TRAVEL

por Rogério Almeida

SUMMERVILLE BEACH RESORT:

um dos melhores hotéis para famílias do Brasil

Rogério Almeida é graduado em Comunicação Social, leciona na UFPB e há 20 anos atua no jornalismo de turismo. É também, entre outras atividades de destaque na área, membro atuante do Clube Gourmet da Paraíba e do Conselho Executivo Nacional da Abrajet.

/ROGERIO.ALMEIDA1 @ROGERIOALMEID

Fotos: Rede Pontes de Hotéis e Rogerio Almeida

30

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

O Summerville Beach Resort na praia de Muro Alto, uma das praias mais paradisíacas do litoral brasileiro está entre os dez melhores hotéis na categoria família em toda a América do Sul, de acordo com o prêmio “Travelers Choice 2014” do Trip Advisor, a maior rede colaborativa do segmento de viagens no mundo. O resort fica em Porto Galinhas (PE). Entre outros empreendimentos foi escolhido com base nas análises e opiniões de viajantes, que avaliam aspectos como localização, atendimento e relação custo-benefício.


REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

31


Com padrão cinco estrelas tenho presenciado famílias inteiras elogiando o serviço do hotel e prometendo voltar sempre devido a excelência no atendimento. Localizado à beira mar da bela praia de Muro Alto foi o primeiro resort de porte internacional instalado numa área verde de cerca de 70 mil metros quadrados. A integração com a paisagem é completa com muitos coqueiros, mata atlântica, mangues e a imensa piscina natural formada por arrecifes à beira da praia.

32

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

33


34

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


O hotel possui 202 unidades habitacionais distribuídas em 170 apartamentos e suítes, além, de 32 bangalôs , que podem abrigar mais de 600 pessoas. Todas as acomodações tem varanda com vista para o mar, piscina ou coqueiral. Tudo equipado com o que há de mais moderno na hotelaria. As suítes possuem sala de estar com minicozinha e forno de microondas. Os bangalôs apresentam um espaço otimizado composto por mezanino, térreo e mordomias extras além da localização mais próxima ao mar. Numa recente hospedagem ao resort fiquei vizinho a um bangalô nupcial que possui 102 metros quadrados e o casamento foi realizado à beira da piscina com vista para o mar. O Summerville Beach Resort também possui um bangalô presidencial com mais de 155 metros quadrados, sendo a maior unidade do hotel, além de apartamento adaptado para pessoas com necessidades especiais.

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

35


36

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


Outra preocupação do resort é com a sustentabilidade. Possui 7.500 metros de galerias subterrâneas para a rede de ar condicionado e água quente central. Quadras de tênis, fitness center, saunas seca e a vapor, minigolfe, sala de leitura, salão de jogos, centro de convenções para mais de 2 mil pessoas e o Clubinho Summerville são outras atrações. O resort também tem sido procurado para grandes eventos, incluindo o tradicional Réveillon. A praça para shows tem capacidade para até 1 mil pessoas, assim como boate, bares, restaurantes (como o Sete Mares com capacidade para até 300 pessoas e o melhor buffet de todos os hotéis de Porto de Galinhas e região), o Quebramar que permite um jantar a luz de velas e o destaque maior que é a piscina de 2,3 mil metros de espelho d’água. Agora é só preparar as malas.

SERVIÇO: SUMMERVILLE BEACH RESORT- PE Acesso Muro Alto S/N- Praia de Muro Alto- Porto de Galinhas (PE). Informações e reservas: (81) 3302-444 www.summervilleresort.com.br REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

37


38

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

39


Artes e Oficios DOS MARES E DAS ARTES ´

ARTES E OFICIOS

Conheça a artista plástica Maria dos Mares e sua arte em cerâmica

40

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

41


Assistente social e artista plástica, a maranhense Maria dos Mares encara a arte como um instrumento de criatividade e de transformação, como também uma forma de inclusão social. Utilizando vários tipos de materiais Maria traz, para a sua arte, a mulher como tema principal. São brejeiras, vaqueiras, apoemadas e deusas. Foi professora primária, estudou pintura, escultura, desenho e história da arte na Universidade Federal da Paraíba e na Putney School of Arts, na Inglaterra. E em 70, começou a produção individual e profissional de sua obra, iniciando com pintura, gravura, escultura e estudos teóricos. Depois descobriu na cerâmica, seu grande “encante”.

42

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


Maria cresceu em um autêntico “Liceu de Artes e Ofícios”, onde as pessoas frequentavam sua casa para aprender artes com sua mãe, uma verdadeira mestra. Brincava com a palha do tucum, tabatinga, buriti, a resina das árvores. Assim, de forma lúdica, os materiais simples possibilitaram seus primeiros contatos com a arte.

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

43


44

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


“A arte tem que ser questionadora e transformadora. Mudar o olhar das pessoas,” afirma Maria Inquieta, emotiva e literalmente dos Mares, Maria trabalha com diferentes materiais e diferentes formas, que vão desde as formas esculturais de boas proporções às instalações diminutas, que traduzem temas fortes e atuais como a invisibilidade social. Em sua obra predominam as cores terrosas, argilosas e suas misturas.

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

45


46

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


“Dispendo tempo nestas construções. Tempo que é muito mais de reflexão que mesmo de fazer manual. Tempo de paciência, de introspecção que me leva a cantar e põe o meu coração a palpitar e o meu olhar em êxtase diante das possibilidades da arte.” Em momento de transição, Maria está com novos projetos. Uma mostra em abril, novidades em seu ateliê e também está se dedicando à arte de escrever desta vez: um diário. “Cartas a um Lugar”, relatos do cotidiano frente ao mar, viagens fantasiosas, livros únicos e de confecção artesanal.

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

47


48

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

49


GIRO Giro Fotos: RCVips

Frizzo na Sacaro! Sucesso total, o Workshop com o designer Roque Frizzo realizado, no último dia 11, na elegante loja Saccaro, dos empresários Ricardo e Tereza Ibraildo. Um time de arquitetos, decoradores e designers de interiores foram conferir de perto detalhes do processo criativo de algumas das famosas e exclusivas peças da Sacaro, desenvolvidas pelo conceituado arquiteto e designer gaúcho Roque Frizzo. Confira algumas das presenças no evento:

50

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

51


52

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

53


54

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

55


J.CARLOS

DESIGN 56

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


Tradição e qualidade em Móveis O Grupo J. Carlos Móveis e loja A Favorita fazem uma parceria perfeita para quem quer mobiliar seu escritório ou casa Há mais de 35 anos o Grupo J. Carlos Móveis é referência no ramo de mobiliário em João Pessoa, com matriz localizada na própria capital paraibana e filiais em Campina Grande, Recife e Caruaru. A empresa atua na comercialização de móveis para escritórios, residenciais e projetados com uma lista de mais de 60 colaboradores.

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

57


Inaugurada na década de 70, pelo empresário José Carlos de Oliveira e sua esposa Maria de Fátima Batista de Oliveira, com sede no centro de João Pessoa. Na década de 80 a empresa especializou-se na comercialização de móveis para escritório. Foi crescendo e conquistando credibilidade, tornando-se líder no mercado paraibano. O grupo trabalha com foco no cliente, reunindo profissionais competentes, produtos e serviços disciplinados, investe no desenvolvimento de talentos e apostar na qualidade de nossos produtos e serviços. Inaugurada em 2009, a J. Carlos Design surgiu com o objetivo de atender um mercado que estava bastante carente, e, desde lá, alcançou o seu objetivo, suprindo a necessidade de uma empresa especializada em decoração e design.

58

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


Fotos: EDSON MATOS

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

59


60

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


Hoje, a J. Carlos Design é uma empresa consolidada não só pela bela linha de móveis e decorações que comercializa, mas também pelo alto padrão de atendimento e a pós-venda que oferece aos seus clientes. Focada em móveis residenciais com várias linhas de designers exclusivos.

Av. Expedicionários, 77, Expedicionários Telefone: (83) 3244-5454

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

61


62

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

63


PROJETO

PARA VIVER

EM UM PARAISO

TROPICAL

Conheça o decorado do Villas de Samoa, em Cabedelo (PB) Inspirada em hotéis e resorts da Indonésia, Bali e Dubai, a arquiteta Amanda Andrade projetou o decorado de um bangalô litorâneo. O condomínio da Construtora Oca, que fica em Cabedelo (PB), além dos bangalôs também oferece a opção de apartamentos, todos com projeto arquitetônico assinados por Sandra Moura. Uma proposta tropical e com estrutura completa para quem quiser morar no paraíso, uma ‘casa na praia’, que oferece todo o conforto para ser chamada de lar.

Projeto arquitetônico assinados por Sandra Moura. 64

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


O bangalô é um duplex de 135m2 com área de convivência, lavabo, área de serviço, cozinha americana, área de serviço, duas salas no térreo, três suítes no primeiro andar.

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

65


66

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


Para o decorado, Amanda imaginou um paraíso tropical com o rústico pincelado com toques mais contemporâneos e com cores e texturas tons pastéis e terrosos. Os móveis mais suaves, que em sua maioria servem para área interna e externa, garantem a resistência e durabilidade da mobília, mas sem deixar de pensar em conforto, claro. Uma pequena amostra de como pode ser encantador morar onde os outros passam as férias.

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

67


68

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

69


70

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

71


Paisagismo

PAISAGISMO por Patrícia Lago

Paisagismo sobre lajes Formada pela UFPE no curso de arquitetura e paisagismo, Patrícia Lago é natural do Recife-PE e reside em João Pessoa há 4 anos , onde também atua na área de decoração e paisagismo, área da qual se especializa e desenvolve vários projetos.

/PATRICIA.LAGO.125

Nos grandes empreendimentos já se inicia todo o planejamento do paisagismo juntamente ao conceito arquitetônico.São sobre as lajes de garagens que surgem os belos trabalhos paisagísticos, permitindo o lazer, apreciação e conforto.

Fotos: Divulgação

72

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

Técnicas modernas de drenagem com mantas especiais favorecem estes tipo de jardins, assim como técnicas de adubação com gotejamento ou mesmo a adubação natural.


REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

73


74

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


Devem-se observar as quantidades mínimas de terra vegetal para o desenvolvimento das espécies, de forma que dê condições satisfatórias para o desenvolvimento das mesmas dentro da proposta visual almejada no projeto paisagístico. REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

75


76

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


A utilização de vasos ornamentais é aliada ao glamour dos jardins sobre lajes. A escolha das espécies deve ser feita com bastante cuidado, observando o comportamento das raízes, assim como as condições dos ventos.

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

77


78

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

79


por Laisa Ronconi e João Neto www.ondecomeremjp.com.br

Cafeína Lounge Laísa Ronconi, analista de marketing digital, nascida em cozinha italiana, acostumada com a fartura espanhola, acredita que a comida tem poder. João Neto, empresário bom de garfo, não dispensa a cultura e o tempero de uma boa cozinha. Juntos formam o Onde Comer em JP, um blog criado para mostrar o que a gastronomia paraibana tem de melhor.

www.ondecomeremjp.com.br /ONDECOMEREMJP /ONDECOMEREMJP

80

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

Fotos: João Neto Entre casas e prédios comerciais, do lado da avenida mais movimentada da cidade, surgiu uma nova opção para quem quer comer bem, conversar com os amigos e curtir uma boa música. É o Cafeína Lounge, nos Expedicionários. Comandado pelos empresários Alisson Ramalho e Houston Pina. O Cafeína traz um cardápio bem interessante, com petiscos, crepes, saladas, sobremesas e drinques divertidos.


Logo de cara, simpatizamos com o ambiente aconchegante, música agradável, luzes indiretas. Mas pra dar o veredito final, provamos um pouquinho do que eles oferecem por lá!

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

81


Como entrada, pedimos o Short de Camarão (R$6,50) que lembra um estrogonofe de camarão, num copinho lindo. Como entrada, caiu muito bem!

82

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


Seguimos com a recomendação da casa: crepes! Fomos de Centro Histórico (Camarão puxado na manteiga, com ervas finas e catupiry, R$13,90).

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

83


E o Coquetel de Frutas (Morango e Para nossa visita, a Kiwi,encerrar R$ 12,90), sobremesa (*,*). Só tenho docinho docinho! uma coisa a dizer sobre Um perigo! o Short de Morango e Brigadeiro: prove! (R$6,00) 84

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


Para encerrar nossa visita, a sobremesa. Só tenho uma coisa a dizer sobre o Short de Morango e Brigadeiro: prove! (R$6,00) Uma novidade que vale muito a pena conhecer! Para quem quiser ir direto ao ponto, o Cafeína Lounge fica na Rua Professor Joaquim Santiago, 55 ( passando o Edifício Metropolitan, a primeira rua à esquerda). O telefone é o (083) 3244-3672, e o Facebook esta AQUI!

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

85


Toscano de Britto Arquitetura monta espaço kids na Casa Galeria Fotos: Marcio Monteiro

A Arquiteta Camilla Toscano de Britto e a colaboradora Raquel Toscano de Britto fizeram jus ao convite recebido para participar da Mostra Casa Galeria, ocorrido na Galeria Louro e Canela em João Pessoa, desenvolvendo um projeto voltado para as crianças que contou com o apoio de parceiros. Confira o Projeto Espaço Kids, realizado com profissionalismo, competência e criatividade pelo Escritório Toscano de Britto Arquitetura.

“A sustentabilidade, o uso de brinquedos populares e a inserção de objetos de arte no universo infantil, foram fundamentais para a elaboração da proposta do Espaço Kids, capaz de criar um conjunto de elementos lúdicos, a ser apropriado, vivenciado e utilizado conforme a criatividade das crianças.” Camilla Toscano de Britto

“O projeto procurou explorar conceitos como o design essencial e o incentivo à cultura.” Raquel Toscano de Britto

Parceiros:

Fecimal Arte & Madeira / Argamassa Cola Piso / OCA Revestimentos / Le Forme / Triannon Iluminação / Rocha Compensados/ Ambient Glass / Flora Tropical Center / Gasper Alpinismo Industrial / Pró-Redes / Tintas Iquine / HE Construções / Gráfica Santa Marta / Gráfica JB / PlottArte Comunicação Visual / Eveline Rose Ateliê / Marcenaria Santo Expedito / Willem Vliet / Artistas Plásticos: Tito Lobo, Denis Cavalcanti, Jô Cortez Lourenço e os Artesãos: Dimas Matias e Ana Andrade 86

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

87


88

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

89


Ser Sustentável SER SUSTENTAVEL

UM PROJETO

CONTEMPORANEO E COM CERTIFICADO LEED (Fonte: Casa Belíssimo) Vocês já ouviram falar em edificações com certificado LEED? Pois bem, essa é uma tendência que está sendo cada vez mais seguida nos países desenvolvidos. Na sua tradução crua, LEED significa “Liderança em Energia e Design Ambiental” que consiste em um conjunto de sistemas de classificação para o desenvolvimento de projetos, construção e operação de alto desempenho de edifícios verdes, casas e bairros. Em outras palavras, quem opta por essa certificação tem a intenção de usar os recursos de forma mais eficiente quando comparado aos edifícios convencionais. A lista de benefícios com a implementação de uma estratégia LEED vai desde melhorar a qualidade do ar e da água para a redução de resíduos sólidos até ao beneficiamento direto de proprietários, inquilinos e a sociedade como um todo.

90

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

91


92

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

93


Uma realidade bastante distante de nós, mas que vale ser analisada com mais cuidado e adequada à realidade sócio econômica (e cultural) do país. Vamos a um bom exemplo de tudo isso. Assim, o projeto escolhido fica em Montrel, Canadá e está inteiramente certificado pelo processo. 94

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

95


A equipe responsável pela execução desta residência demonstrou que é possível construir uma casa ecológica, sem sacrificar o design contemporâneo. Desde a escolha dos materiais à concepção do projeto, os profissionais e proprietários objetivaram minimizar ao máximo os impactos causados à natureza. Toda a estrutura da casa foi feita a partir de materiais reciclados. Para minimizar as perdas de calor foi escolhido o vidro duplo com película refletora. Na cobertura, telhas de fibra de vidro ajudam a reter a umidade. Na fachada, as pedras naturais são de uma pedreira local e o revestimento interno das paredes são de cal e dispensaram a utilização de pintura e gesso. Os painéis da cozinha são feitos a partir de materiais reciclados. Todas as torneiras tem adaptadores para reduzir o fluxo de água e são feitas com base de resina vegetal.

96

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

97


GIRO Giro Fotos: RCVips

Fibra Construtora entrega o Residencial Parahyba A festa de entrega do Residencial Parahyba, que aconteceu em 20 de fevereiro, marcou mais um empreendimento entregue pela Fibra Construtora. O empresário Filipe Leandro, a esposa Stefânia e os filhos Diogo e Rodrigo Leandro foram os anfitriões da noite e contaram com a presença de amigos, parceiros e claro, novos moradores e investidores. Durante o evento foi entregue o manual do inquilino, juntamente com uma obra artística do artesão Manassés Filho. Um verdadeiro mimo da Fibra Construtora. Confira os nossos registros da noite!

98

REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

99


100 REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

101


102 REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

103


104 REVISTA D&A - EDIÇÃO #27


REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

105


DECORAÇÃO E ARQUITETURA

106 REVISTA D&A - EDIÇÃO #27

Revista DEA Edicao 27  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you