Page 1

contemporanea.tv.br

Geração Y Sim,

Geremia

elas

podem! R$ 12,00

JOIAS  |  VINHOS  |  MODA  |  COACHING  |  TECNOLOGIA  |  VIAGEM  |  SEXOLOGIA  |  FINANÇAS  |  FESTAS


Expediente Diretora Executiva Alle Senna allesenna@contemporanea.tv.br Jornalista Responsável Viviane Vieira de Araújo (JPSC - 3855/95) revista@contemporanea.tv.br Produtora de Moda Daniela Mello danielamello.showroom@gmail.com Diretora Administrativa Daniela Martinelli financeiro@contemporanea.tv.br Programa Contemporânea producao@contemporanea.tv.br Fotos Geremia www.photogeremia.blogsport.com.br Colaboradores Dulce Magalhães Hubert Chamone Gesser João Costa Leno Dürrewald Lucimar Secches Ghelfi Luiza Gutierres Maria Carolina Linhares Nara Schutz Regina Celi Sabbi Essenburg Rose Linhares Sandra Aguiar Projeto Gráfico Marco Antonio Berto marcoantonioberto@hotmail.com Diagramação Fernando C. Santos Jr. Studio S Diagramação e Arte Visual junior@studios.com.br Agradecimentos Ford Models Young Hair Contato Rua Tereza Cristina, 365, sobreloja Bairro Estreito | Florianópolis | SC CEP: 88.070-790 (48) 3024-5601 / 7812-7464 revista@contemporanea.tv.br

www.contemporanea.tv.br

Editorial Uma Nova Década, Tempo de Expansão

N

ascida da minha paixão por desafios, a Revista Contemporânea alcança - neste fim de década -, seu momento de maturidade. Solidifica-se como uma revista para mulheres fortes e também para fortalecer as mulheres. É um palco que coloca em cena formadores de opinião, personagens que têm como missão impactar positivamente nossas vidas. A Contemporânea é desejo de ouvir e aprender com nossos leitores; é alinhar e sintonizar com as principais tendências e movimentos de nosso tempo. Nesta edição, agregamos novos parceiros, novos colaboradores, com o dinamismo de quem sabe que a união é o elo que nos dá força para investirmos no que há de melhor, e vencermos juntos todos os desafios que inevitavelmente encontraremos ao atravessarmos ‘o caminho das pedras’. Expandimos o olhar para novos

horizontes geográficos e vamos levar você a uma comovente e deliciosa viagem a Fernando de Noronha, Bonito, Espanha e Chile. Temos também profissionais falando sobre tudo que nos interessa e nos motiva: Coaching, Inteligência Emocional, Empreendedorismo, Moda, Mercado. Recomendo que leiam os cases de mulheres que fazem a diferença em nossa sociedade, que por sua brilhante atuação, são fontes de inspiração para todas nós. Nossas matérias de saúde e beleza, cheias de dicas preciosas de quem entende do riscado, são um verdadeiro guia e prometem turbinar o seu verão. Qual é o seu estilo? Qual é a sua marca nesta vida? Seja lá qual for a sua estrela, lhes convido a degustar esta deliciosa edição, no melhor estilo Contemporânea, inteligente, discreto, ousado e sofisticado. Boa leitura.

Alle Senna

Diretora Executiva


12 - Rosa Estrela 16 - Jussara Rodrigues 18 - Braceletes energéticos 22 - Rute Gleber 26 - Cardápio certo 30 - Lady&Lord 32 - Thermo Corte 36 - Jô Cintra 40 - Anita Pires 44 - Joias 46 - Cabelos e maquiagem 50 - Linda Koerich 52 - Moda verão 56 - Sim, a mulher pode! 66 - Objetos de desejo 70 - Imóveis 76 - Maitê Lang 78 - Carreira/Coaching 80 - Arquitetura 82 - Neiva Kieling 86 - Finanças 88 - Social e Negócios 92 - Sucesso 94 - Negócios imobiliários 98 - Sexologia 100 - Inteligência Emocional 102 - Filhos 104 - Lena Costa 106 - Bebidas: champagne 107 - Livros 108 - Gastronomia 110 - Desejo Contemporâneo 114 - Fernando de Noronha / Bonito 116 - Espanha / Chile 120 - Moda masculina 124 - Entrevistadas 1 ano de revista 128 - Coluna social: Nara Shultz 130 - Coluna social: Luiza Gutierrez 132 - Fotos Festa Revista 3ª edição

www.contemporanea.tv.br

52

56

110

120 114


In Private

Rua Almirante Lamego, 1455 Centro - Florian贸polis Fone: (48) 3025-5567


Entrevista

Rosa Estrela Presidente da Fórmula Comunicação

Geremia

12


Entrevista

13

Coragem que leva ao sucesso R

osa Estrela é uma mulher de fibra cuja história de vida reflete muitas lutas e conquistas. Há 15 anos fundou com o marido a Fórmula Comunicação. Quando ficou ­viú­va, veio o grande desafio: tomar a frente dos negócios e não deixar aquele sonho do casal morrer. Hoje, quatro anos depois, ela colhe os frutos de seu esforço e dedicação. A Fórmula Comunicação incorporou outras três empresas,

In Loco, Flow e Tarrafa, formando um dos maiores e mais importantes grupos da área de comunicação de Santa Catarina e do Brasil. São cerca de 50 funcionários e dezenas de clientes de renome, que confiam suas marcas nas mãos desta mulher competente e sua equipe, que, com muita criatividade, estacam-se neste mercado.

Paixão pela vida

História de vida

Gosto muito da vida e de viver. Amo o meu trabalho e também os meus muitos amigos. Moro na Lagoa da Conceição, e um dos meus hobbies é passear de barco.

Eu nasci em Vitória, no Espírito Santo e estou longe da minha família de origem há muitos anos. Moro há 18 anos em Florianópolis. Ainda em Vitória, me formei em Jornalismo e sempre estive muito envolvida nesta área de comunicação.

Filhos Tenho dois filhos maravilhosos. O mais velho está entrando na adolescência, e eu, como mãe, estou procurando lembrar-me de como me sentia naquela época. Os dois são muito parceiros, e nós adoramos estar juntos. Sou o tipo de mãe que trabalha o dia inteiro, que não pode levar os filhos para a escola. Então, nos fins de semana, eu procuro compensar isso e estar com eles o maior tempo possível.

Viagens Se eu tiver que escolher entre qualquer coisa, como comprar um carro, comprar alguma coisa para mim, sempre opto por viajar. Mesmo assim acabo viajando menos do que eu gostaria. O lugar para onde mais gosto de viajar é a Espanha. Vou para lá sempre que posso e quero voltar sempre. É minha pátria de coração. Na Espanha, não falo espanhol, falo o “portunhol”, mas me viro muito bem. As pessoas lá sempre são muito dispostas a entender, é bem tranquilo me comunicar com eles.

Tenho uma interação muito boa com os meus clientes, estou sempre com eles. Na Fórmula, a gente acredita muito nisso, nesta proximidade.

A empresa Vejo que tudo que somos é consequência de um trabalho bem feito, de uma história bem construída, desde que montei a empresa com o meu marido há 15 anos. Hoje, a projeção que a empresa tem é consequência de uma longa e desafiadora construção. É uma estrutura que começou em 1995, com a Fórmula Comunicação, e que hoje é uma das mais sólidas agên-

cias do mercado. Nós não paramos de crescer, pois incorporamos a In Loco (maior empresa de marketing promocional de Santa Catarina), a Flow (empresa especializada em marketing de relacionamento), e a Tarrafa (empresa de inteligência digital). Agora, estamos focando no aniversário de 15 anos, com uma comemoração que vai durar o ano todo. Sou muito grata aos meus sócios e a todos os profissionais que ali trabalham. Nós formamos uma verdadeira família.

Equilíbrio e foco do trabalho Meu foco é estar sempre atenta e ligada ao trabalho, então, essa é a minha busca, pelo meu equilíbrio.

Relação com os clientes Tenho uma interação muito boa com os meus clientes, estou sempre com eles. Na Fórmula, a gente acredita muito nisso, nesta proximidade.

Mulher hoje A mulher tem muito a conquistar, há grandes horizontes abertos e temos que investir na profissionalização, investir naquilo que gostamos. Mas penso que ela não pode deixar a sua essência, de mãe, de mulher, ser afetada pela rotina do trabalho. Manter a essência é o principal. Não temos que nos igualar aos homens em tudo.

www.contemporanea.tv.br


Eu sou Pátio das Flores.

Vista artística do apartamento-jardim.

25% do valor até a entrega das chaves. • Bairro Sustentável • Apartamentos-jardim • Salas e janelas panorâmicas • Pátio Interno • Paisagismo integrado com o bairro • Identidade arquitetônica • Segurança integrada Magnólia

Gardênia

Bromélias

Orquídea

Incorporação registrada no Registro de Imóveis da Comarca de Palhoça sob o nº R-3-48.535, fls. 168 do livro 2/JV - Pátio das Flores. • Preço referente ao apto. 308, torre B2. Valor referente à tabela de outubro/2010.


Novo lançamento Pedra Branca.

Mensais a partir de R$ 977,00*. • Fitness panorâmico • Baixo custo condominial • Piscina • Torres com alturas variáveis (melhoria de insolação e ventilação) • Espaços sociais decorados e equipados Viver bem é viver tudo num só lugar. Aptos. de 2, 3 e 4 dormitórios de 75 m² a 170 m². Escritórios de 40 m² a 125 m². Visite Showroom da Sustentabilidade com 4 apartamentos e 2 escritórios decorados.

www.cidadepedrabranca.com.br tel. 0800 603 1110 – (48) 3203 1110 Av. Pedra Branca em frente à Unisul. Cidade Universitária Pedra Branca.

Vendas: C100 M87 Y0 K11.5

C100 M87 Y0 K11.5C100 M0 Y91 K27.5 C100 M0 Y91 K27.5


16

Entrevista

Jussara Rodrigues

Geremia

Empresรกria


Entrevista

17

Respirando e vivendo moda S

e vestir com estilo e estar sintonizada com a moda, é quase uma obrigação para a mulher contemporânea que busca se destacar na sociedade e no mundo dos negócios. Contar com a orientação de uma profissional competente para nos ajudar nesta tarefa, indicando peças exclusivas, modernas e que combinem com o estilo de cada uma é de suma importância. Este é o trabalho da empresária paranaense, Jussara Rodrigues, proprietária das lojas Boneca de Luxo e Four Seasons, ambas localizadas em

Paixão pela moda A moda está na vida de qualquer mulher. A gente não vai até ela, ela vem até a gente. Para mim aconteceu muito cedo. Com 14 anos eu já desfilava lá no Paraná, onde morava, e fiquei fazendo isso até os 18 anos, quando vim morar em Florianópolis, para fazer o vestibular. Foi muito importante passar por este período porque era um sonho, que depois se transformou em projetos maiores.

Florianópolis. Aos 34 anos, ela é um exemplo de mulher empreendedora, determinada, que luta pelos seus ideais. Apaixonada por moda desde muito cedo fez diversos cursos para se aperfeiçoar. Enfrentou as dificuldades e burocracias inerentes à abertura de um novo negócio e hoje tem uma clientela fiel. O segredo para conquistar o público? Sinceridade, ensina Jussara: “ninguém sai da minha loja com uma peça que não lhe caiu bem. A sinceridade é a palavra que precede o sucesso”.

cido e não precisava mais tanto de mim. Havia chegado a hora de eu fazer algo por mim. Tentei Direito, mas sou uma pessoa muito sensível, aquilo não combinava comigo. Eu queria trabalhar com o belo.

Nada na vida você faz sem ter base. Você começa lá

que ser honestos. A honestidade é a palavra que precede o sucesso.

O lado mãe Eu e meu filho temos uma relação muito bonita. Minha vida é corrida e quando sobra um tempinho procuro suprir as necessidades dele. Ele me cobra muito isso, mas consigo conciliar bem o trabalho e a família. Acho que ele é uma criança feliz, orgulhoso da mãe que tem.

Loja de roupas

de baixo e vem trazendo

Um lugar especial

A ideia de abrir uma loja de roupas veio através de minha própria história, de gostar de moda e ser consumidora. Também veio pelo fato de que um dia meu filho me cobrou ter uma profissão. Perguntaram para ele o que eu fazia e ele pensou e disse: ‘ela faz comida pra mim, é cozinheira. É costureira também, porque ela prega o botão da minha camisa’. Fiquei chocada e pensei: tenho que fazer algo para ele se orgulhar de mim. E hoje, ele fala com orgulho das minhas lojas.

tudo isso para o plano da

Minha família é o meu suporte. Perdi meu pai há cerca de um ano, com quem eu tinha uma relação muito bonita. Lembro-me de um discurso que fez um tio meu, que me tocou muito e que vou lembrar por toda a minha vida. Ele disse que não importa para onde a gente vá, o importante é ter para onde voltar. Toda vez que estou confusa, triste ou chateada, volto para o lugar onde tudo começou, minhas raízes, minha família.

Dedicação ao filho Quando meu filho nasceu eu abandonei a faculdade para me dedicar a ele. Fiquei cinco anos sendo mãe em tempo integral. Não me arrependo, foi o período mais lindo da minha vida. Um dia vi que ele havia cres-

manifestação.

Diferenciais da loja O principal diferencial da minha loja é que o cliente tem uma assessoria completa na área de moda. Ninguém sai de lá com uma peça que não lhe caiu bem, porque depois ela chega em casa e tem o espelho, o filho, o marido, o irmão para opinar. É claro que a gente não diz para ela que roupa não ficou boa. Mas indicamos algo que lhe caia melhor. A cliente veste a tua imagem, ela é o teu comercial. Se ela estiver linda, vão perguntar onde comprou. Se estiver mal vestida, também. Temos

Segredo para o sucesso Para mim, a base do sucesso é resultado de trabalho, honestidade e dignidade. E nada na vida você faz sem ter base. Você começa lá de baixo e vem trazendo tudo isso para o plano da manifestação. São palavras fundamentais na vida da gente.

www.contemporanea.tv.br


18

Saúde

Braceletes energéticos A novidade mundial que chegou para amplificar a sua vida

U

ltimamente, é comum ver esportistas, famosos e pessoas que buscam qualidade de vida e bem-estar usando braceletes energéticos, ou numa versão anterior, as chamadas pulseiras do equilíbrio, feitas com selo de papel metálico holográfico. Elas podem ser vistas constantemente no pulso de jogadores de futebol, golfe, pilotos de fórmula I, atrizes e cantoras, nacionais e internacionais. A ascensão deste dispositivo pessoal é realmente surpreendente em todo o mundo.

www.contemporanea.tv.br


»» Como funciona? É simples: cada pessoa possui uma freqüência elétrica que passa pelo corpo. Essa freqüência é o que permite o funcionamento do nosso sistema imunológico e garante o equilíbrio das funções vitais. Entretanto, aparelhos eletrônicos como celulares, computadores e micro-ondas emitem uma quantidade alarmante de poluição eletro­magnética, que interfere na nossa frequência interna, reduzindo a capacidade de defesa e interferindo na nossa frequência elétrica. Esses dispositivos compensam esse desiquilíbrio da energia corporal diária e, dessa forma, seu corpo mantém-se dentro do nível de energia interna ideal.

O jogador de futebol Cristiano Ronaldo já foi visto usando uma pulseira do equilíbrio. Outro adepto é o atacante santista Neymar. As pulseiras do equilíbrio não são apenas uma sensação no futebol. Elas podem ser vistas em jogadores de golfe de classe mundial, incluindo Ian Poulter e Andrew Colltard, e no universo da Fórmula I, com Eddie Jordan e o piloto Rubens Barrichello.

www.contemporanea.tv.br


20

Saúde

»» Novidade no mercado FORÇA EQUILÍBRIO FLEXIBILIDADE ENERGIA BEM-ESTAR Em meio a muita curiosidade, chega ao mercado brasileiro uma nova linha de produtos trazendo mais inovação e tecnologia. São os braceletes energéticos Ampli5, dispositivos diferenciados se comparados aos existentes hoje no mercado. Recém lançada no país, a linha de braceletes Ampli5™ está se tornando item indispensável entre esportistas e pessoas que buscam qualidade de vida. Resultado de pesquisas na área de medicina oriental e biotecnologia, Ampli5™ pode ajudar a amplificar o bemestar, o que significa mais disposição para realizar atividades de esforço físico e mental.

O uso contínuo de Ampli5™ e a possível diferença na performance do corpo estão relacionados à tecnologia contida no bracelete: uma liga metálica de altíssima resistência, carregada com energia permanente e capaz de compensar o desequilíbrio da energia corporal provocado pela poluição eletromagnética. Dessa forma, as frequências elétricas do corpo mantêm-se dentro do nível ideal. Entre os usuários de ­A mpli5™ é comum encontrar relatos de melhora no sono, redução de cansaço, diminuição de stress e sensação de aumento no bem-estar diário.

Além da tecnologia, ­A mpli5™ também se destaca pelo design, sofisticação e pelos materiais de alta qualidade e resistência como metais nobres, couro premium, fecho de puro aço inoxidável e

acabamento de primeira linha. Isso tudo torna Ampli5™ superior às pulseiras de silicone fabricadas com selo de papel metálico holográfico ou pulseiras do equilíbrio– segmento, que oferece benefícios semelhantes ao Ampli5™, porém, com materiais inferiores e pouca massa metálica. Se comparar, Ampli5™ tem carga de energia maior, mais resistência no uso diário e, consequentemente, seus efeitos são mais percebidos pelos usuários. Em breve, a marca trará ainda mais novidades ao Brasil como bonés e jóias com design internacional, que chegam carregadas de energia permanente para usar a todo momento, seja qual for a situação.


22

Entrevista

Rute Gleber

Geremia

Soprano


Entrevista

23

Uma vida dedicada à música E

ute Gleber é uma das artistas mais consagradas de Santa Catarina. Dona de uma voz única tornou-se soprano de sucesso e exímia maestrina. Ter sido escolhida cidadã de Florianópolis e de Santa Catarina, foi um reconhecimento que lhe trouxe uma imensa felicidade. Assim foi também quando lhe escolheram para ser enredo da escola de samba Protegidos da Princesa. Ainda hoje, aos 68 anos

Cidadã de Florianópolis e SC Quando vim morar em Florianópolis, comecei a trabalhar em vários lugares, como na Associação Coral, no Colégio Coração de Jesus e na UDESC. Eu era bastante envolvida nas atividades da cidade. Eu sempre comentava com o meu marido que eu sonhava ser cidadã de Florianópolis, mas ele me dizia que isso era muito difícil. Em 1985, eu estava em Curitiba gravando um disco e meu marido me telefonou e disse: “Olha Rute, sabe aquilo que tu querias tanto? Pois é, aconteceu. Você vai receber o título de cidadã de Florianópolis”. Eu fiquei muito, muito feliz com a notícia. Em 2000, recebi também o título de cidadã catarinense, que foi para mim uma deferência maravilhosa, um reconhecimento do Estado Catarinense pelo meu trabalho. Eu sou muito grata por isso.

Vozes da Primavera Na época do incêndio do Hospital de Caridade, a sociedade se mobilizou para ajudar na reconstrução. Um amigo me sugeriu que eu montasse um espetáculo para arrecadar fundos. Percebi que o motivo era forte e começamos a organizar o evento. As pessoas foram se chegando e participando daquele movimento. Naquela noite, o Clube Doze lotou. O hospital saiu beneficiado, o público e nós também, pois tínhamos todos colocado o coração naquilo ali. O espetáculo se repetiu nos anos seguintes e cresceu

de idade, encanta o público nos eventos onde se apresenta. Rute diz-se uma mulher feliz e realizada, e tem a música como mola propulsora da sua vida. Mesmo tendo se aposentado como professora de canto, nunca abandonou a música, e hoje tem uma rotina bastante dinâmica e uma agenda cheia de compromissos ligados à arte.

muito. Os cenários eram imensos, contávamos com 80 cantores no palco, além dos 40 músicos. Começamos a ter muitas dificuldades para realizar o evento e tivemos que encerrá-lo. Mas as pessoas continuavam a falar daquilo, como se não acreditassem que havia terminado.

Eu gosto de viver, gosto do que faço. Quando eu canto, gosto de compartilhar alegria com os outros. Isso me faz feliz.

Estúdio Vozes O Estúdio Vozes continua a existir e passamos a fazer espetáculos menores, que nos gratificam muito. Quem está no palco, está feliz. Fizemos “Encontro com a Lua”, “Vozes da Itália”, “Musicais do Cinema” e o “Auto da Conquista”. Este ano vamos fazer “A Noite da Opereta” e vai ser muito bonito.

Trabalho atual Sou coordenadora artística do Estúdio Vozes e continuo produzindo shows; canto em espetáculos, em Florianópolis e fora da cidade. Faço ioga e pilates, minha vida é bem corrida.

Trabalho voluntário Quando o meu marido estava doente, eu ainda lecionava. Nós morávamos numa casa de dois andares e ele ficava no piso de cima e eu dava aulas embaixo. Ele me dizia que gostava muito de escutar os cantos. Quando ele foi para o hospital, eu cantava para ele bem baixinho, e o médico me disse que dava para ouvir do corredor, e que aquilo fazia muito bem a todos. Depois que meu marido faleceu vi que eu podia levar o canto para outras pessoas doentes. Então convidei algumas amigas do Estúdio Vozes e passamos a visitar as pessoas doentes nos seus lares. Cantamos músicas que relembram o passado delas, batemos palmas, e vemos os olhos delas brilhar. É muito emocionante. Recebemos muitos convites e aceitamos todos. Temos um repertório especial, sempre com mensagens de otimismo, de alegria, de esperança. Fazemos este trabalho também em asilos. Nosso objetivo é levar a música para essas pessoas que não podem ir ao teatro, que só têm a televisão. Ouvir música na TV não é a mesma coisa que ouvir música ao vivo. Ao vivo tem a vibração, o toque, tudo isso é muito importante.

Receita da felicidade Eu gosto de viver, gosto do que faço. Quando eu canto, gosto de compartilhar alegria com os outros. Isso me faz feliz.

www.contemporanea.tv.br


26

Saúde

Foto: Geremia

O cardápio certo para uma vida corrida

C

onciliar uma vida corrida com uma boa alimentação é um dos maiores desafios da mulher moderna. Muitas vezes, por falta de informação ou por conhecimentos equi-

www.contemporanea.tv.br

vocados sobre nutrição, os alimentos acabam virando até inimigos: ao invés de gerarem energia para ajudar o corpo a suportar as pressões e o estresse do dia a dia, acabam atrapalhando e com-

prometendo o desempenho. Confira a seguir algumas dicas do nutricionista Braian Cordeiro sobre a alimentação correta para a mulher contemporânea.


Saúde

27

>> Café da manhã – É a principal refeição do dia e não deve ser retirada do cardápio. É um erro comum das mulheres que têm uma rotina corrida “enforcarem” essa refeição ou comerem muito pouco. O efeito é devastador: uma fome enorme toma conta de pessoa durante toda a manhã, provocando ansiedade, indisposição e mau humor, nada recomendável para quem precisa trabalhar. E não é preciso ter medo de comer bem neste horário, pois as energias ingeridas serão gastas ao longo do dia. Já quem não se alimenta adequadamente ao acordar, desconta tudo no almoço, um “prato cheio” para engordar. Cardápio sugerido: uma fruta, cereais (linhaça, granola, amaranto, gergelim, quinua), pão integral, azeite de oliva extravirgem, proteína (presunto de peru, ovo) e sucos de frutas naturais com couve (a couve auxilia na desintoxicação do organismo e é rica em cálcio, importantíssimo para as mulheres). >> Várias refeições ao longo do dia – Outro erro é dar um intervalo muito grande entre as refeições. O ideal é comer de três em três horas (no máximo quatro) e assim garantir energia constante, disposição e concentração. Cardápio sugerido: frutas, sucos e oleaginosas (castanhas, nozes, avelãs), frutas secas, barras de cereais sem açúcar, água de coco, bolachas. Uma dica é ter esses produtos sempre à mão em vários lugares, como no escritório, no carro, na bolsa. Utilize também o chá verde no meio da manhã ou da tarde, pois, além de ajudar e emagrecer e ter efeito diurético, auxilia na concentração e na disposição. >> Almoço – Outra refeição importantíssima para garantir a energia e o bom desempenho ao longo do dia. Mas deve ser equilibrada, para que possa ser “queimada” até a noite. Um almoço pesado provocará sonolência e indisposição. Cardápio sugerido: verduras, legumes, arroz integral e feijão, macarrão integral, peixe ou carnes magras (não podem ser fritas), evitando molhos e gordura. Evite beber durante a refeição, pois retarda a digestão, aumentando a sonolência, e ainda dilata o estômago, aumentando a vontade de comer em outras refeições. >> Jantar – Deve ser uma refeição mais leve, pois o corpo não terá tempo suficiente para gastar e o excedente ficará armazenado. Cardápio sugerido: repetir o almoço, mas em menor quantidade, ou o café da manhã, retirando os cereais e incluindo folhas.

Serviço: Braian Cordeiro Nutricionista e Personal Trainer braian@diethome.com.br

>> Ceia – Não se deve dormir com fome, pois isto provocará um sono agitado e a pessoa acordará indisposta. Coma uma hora antes de dormir. Cardápio sugerido: abacate (rico em ômega 9, a mesma gordura do azeite de oliva, que pode auxiliar no emagrecimento), ovo, oleaginosas (castanhas e sementes).

www.contemporanea.tv.br


Qualidade, bom gosto, as marcas mais conceituadas reunidas num sรณ lugar, atendimento diferenciado, amplo espaรงo, amplo estacionamento. Uma loja de sonho realizando desejos, faรงa uma visita e surpreenda-se.

Rua Tenente Francisco Lehmkul, 308, Centro, Palhoรงa. Fone: (48) 3242-0200 / 3033-2192


30

Beleza

apresenta SPA e salão de beleza integrados

C

Fotos: Geremia

om mais de 25 anos de atua­ ção, o Lady&Lord Cabeleireiros e Estética possui atualmente oito lojas nas cidades de Florianópolis, Curitiba e Maringá. O diferencial da rede é combinar, no mesmo espaço, os serviços de um salão completo e também um Centro de Estética com diversos tratamentos,

com opção para Day SPA, em locais de fácil acesso. A unidade catarinense está localizada no Floripa Shopping e dispõe de 700 metros quadrados para o atendimento ao cliente. Na lista de serviços estão: estética facial e corporal, depilação, podologia, manicure, pedicure, terapia holística, maquiagem, além dos serviços para cabelos, como cortes, penteados, tratamentos e coloração. O Lady&Lord possui uma loja que dispõe de produtos importados na linha profissional, para uso no salão e para os clientes levarem para casa. A esté-

tica conta com aparelhos específicos para tratamentos de celulite, flacidez e gordura localizada, com acompanhamento de profissionais especializados, oferecendo, assim, as melhores opções para as necessidades de cada cliente. O salão oferece também atendimento especial para noivas, com pacotes que incluem os serviços do SPA (massagem, banho relaxante e hidratação), maquiagem, cabelo e tudo o que envolve o Dia da Noiva, com a privacidade e o conforto necessários para a ocasião. O noivo também pode fazer a sua preparação para o casamento no Lady&Lord, bem como os familiares e os convidados, uma vez que o salão dispõe de áreas distintas para atender a todos com a exclusividade que a data merece.

www.contemporanea.tv.br Fotos: Geremia


Um SPA dentro do shopping Dentro do salão de Florianópolis, localizado no Centro da cidade, a Estética e o SPA do Lady&Lord oferecem os mais modernos tratamentos faciais e corporais, com equipamentos de última geração que aliam resultado e precisão no combate à flacidez, celulite, gordura localizada e outros. À frente deste espaço, profissionais especializados, que oferecem tratamentos inéditos e revolucionários. Aliados, dois tratamentos inovadores combatem a gordura localizada, a celulite e a flacidez. Um deles reduz em média um centímetro de medida a cada sessão de 20 minutos, e o outro, utiliza radiofrequência com alta potência que reduz a flacidez, tanto facial, quanto corporal. Além disso, o Lady&Lord utiliza produtos exclusivos como cremes e óleos essenciais para massagem e terapia de máscaras direcionadas para cada tipo de pele. A associação de tratamentos estéticos e terapias holísticas é o novo conceito em estética – e o resultado é muito melhor. Dentre as terapias ofertadas, as mais procuradas são as modeladoras corporais e as de limpeza de pele. Outro atrativo é o Day SPA, que é feito em três etapas: inicia com esfoliação, limpeza corporal e mental com ervas, óleos essenciais, aromaterapia, musicoterapia e cromoterapia. Logo após, acontece banho de hidromassagem com sais e ervas. A finalização é feita com a massagem terapêutica, o shiatsu, a bambuterapia ou com outro serviço que o cliente preferir, é flexível. É servido um brunch com sucos e frutas. O Day SPA do Lady&Lord, localizado no Floripa Shopping e de fácil acesso, é uma tendência mundial. Todos precisam desacelerar o ritmo do dia-a-dia e, se for em um local que alia vários serviços, muito mais conveniente.

Sobre o Lady&Lord Cabeleireiros e Estética Fundado há mais de 25 anos em Curitiba (PR), o Lady&Lord possui hoje seis lojas na capital paranaense, uma filial em Maringá (PR) e uma outra em Florianópolis (SC), todas seguindo a mesma linha de atendimento. É reconhecida como uma das maiores e melhores redes de beleza do Brasil, fruto da qualidade e da credibilidade dos atendimentos, todos certificados pela Anvisa. Além dos salões, a rede conta com o Centro de Formação Lady&Lord, inaugurado em 2002, que hoje é responsável pelo preparo de profissionais nas diversas áreas da estética e da beleza, com alunos de todo o Brasil.

www.contemporanea.tv.br


32

Cabelos

Thermo corte

Novidade recém chegada ao mercado, a tesoura térmica permite um corte com efeitos incríveis, já que cauteriza as pontas e proporciona mais brilho e balanço ao cabelo

U

ma novidade que acaba de chegar ao mercado de beleza promete “fazer a cabeça das mulheres”. É a tesoura térmica, cujo corte cauteriza as pontas e permite melhor resultado na finalização. O efeito é visível logo na primeira vez. Toda a estrutura do cabelo ganha brilho, balanço e elasticidade. A profissional Lilian Larrea possui treinamento para usar a tesoura alemã. Além de cortar o cabelo, Lilian une forma e estilo, com seu talento e conhecimento amplo em corte e visagismo. A técnica com a tesoura é capaz de retirar as pontas duplas que ficam por cima do caimento do cabelo, mesmo depois de um corte normal; bem como cabelos arrepiados e ressecados, recebendo ainda um tratamento com queratina e sais minerais, proporcionando brilho e maciez, recuperando 70% das pontas do cabelo imediatamente. Lembremos que um corte normal leva até oito dias para que a ponta seja fechada, com a termo tesoura esse processo é imediato. Quando a lâmina aquecida corta o cabelo, sela as pontas impedindo que elas voltem a se abrir, proporcionando um crescimento mais rápido e mais saudável do seu cabelo.

www.contemporanea.tv.br

Geremia

Lilian Larrea afirma que o thermo corte é um grande aliado das madeixas, e que junto a técnica, bons produtos em manutenção diária, e cuidado nas químicas aplicadas nos fios é o grande segredo de um resultado 100% eficaz.


36

Entrevista

J么 Cintra

Geremia

Empres谩ria e presidente do Florian贸polis Convention & Visitors Bureau


Entrevista

37

De Florianópolis para o mundo F

lorianópolis é um dos destinos mais qualificados e bem conceituados do Brasil para a realização de eventos. A consolidação deste setor, na capital do Estado, vem gerado negócios para várias empresas e profissionais durante todo ao ano, amenizando o problema da sazonalidade do turismo. O Florianópolis Convention & Visitors Bureau, entidade presidida

Paixão de infância Minha paixão por viagens vem desde que era criança, quando eu prestava atenção nos aviões voando no céu. Meu primeiro sonho foi ser comissária.

Início da carreira Comecei a trabalhar com turismo aos 14 anos. Eu achava que se trabalhasse numa agência de viagem chegaria à comissária. Fiz um estágio na companhia aérea Cruzeiro do Sul, e acabei vendo que a aviação não tinha nada a ver comigo. Meu negócio era mesmo o turismo e passei a me dedicar de corpo e alma. Comecei emitindo passagens rodoviárias para o pessoal do Exército. Era aquela fila enorme na agência e muito trabalho. Tenho calo nos dedos até hoje. Depois fui fazendo estágios em companhias aéreas e comecei a viajar. Com 15 anos fiz a minha primeira viagem, aos 16, fui sozinha para a Europa. Viajar é importante para quem trabalha com turismo, porque você precisa conhecer aquilo que está vendendo.

pela empresária Jô Cintra - proprietária da agência de Turismo Açoriana -, é uma das entidades que mais colaboram para o crescimento da área de eventos. Jô que tem o hábito de viajar muito aproveita todas as oportunidades para levar o nome de Florianópolis para os quatro cantos do mundo.

ficação de mão-de-obra e buscamos uma maior adequação de todo o aparato turístico de ­Florianópolis tanto para receber bem o turista, quan­to para receber o evento. Graças a este trabalho, conseguimos dar maior visibilidade à Florianópolis. Hoje, você vai a uma feira internacional de divulgação de destinos turísticos, e é comum dizerem: “quero informações sobre aquela cidade que é a Ibiza brasileira”. Pois é, estamos na moda.

Hoje, você vai a uma feira internacional de divulgação de destinos turísticos, e é comum dizerem: ‘quero informações sobre aquela cidade que é a Ibiza brasileira’.

disso é que hoje Florianópolis ocupa o quarto lugar no país em destino de eventos internacionais.

Roteiros para viagem Além dos destinos tradicionais, minha agência vem apostando em países exóticos. A principal atração destes locais é a cultura, além de belas paisagens, claro. As pessoas viajam muito para a Europa, Estados Unidos e África do Sul, mas querem também lugares diferentes. Procuram locais onde possam vivenciar algum tipo de autoconhecimento.

Dica de destino Um dos locais da moda que eu indico na Ásia, é Xangai, que é uma cidade linda e ocidentalizada. Parece uma Nova York, mas com um toque de Paris, pois tem muitos museus. Estes locais oferecem uma energia diferente, além de ótimas opções para compras. Coisa que toda mulher adora.

Segredo do sucesso

Convention Bureau

Eventos em Florianópolis

O Convention Bureau é uma associação formada por empresários do trade turístico que divulga e capta eventos para a cidade. São 130 associados representados por um conselho que tem como objetivo identificar as necessidades destes empresários. Definimos ações nas áreas de divulgação, quali-

Florianópolis vem ganhando cada vez mais espaço na área de eventos, e boa parte disso é fruto da atuação de uma equipe forte e dos associados do Convention Bureau. Hoje, o Convention reúne praticamente todos os segmentos ligados ao turismo e eventos e isso fez com que nós crescêssemos. Prova

Ano que vem a Açoriana completa 25 anos, e o segredo do nosso sucesso, da fidelização dos nossos clientes, acontece por sermos muito sinceros e transparentes em relação ao que oferecemos, e também pelo vasto conhecimento que temos. Para se ter sucesso também é preciso trabalhar muito. Gosto muito do que faço e trabalho aqui na agência de 12 a 14 horas por dia.

www.contemporanea.tv.br


Tudo o que vocĂŞ procura estĂĄ no CaseBem. Uma Revista que trĂĄs tudo sobre casamentos inclusive variedades. Semestralmente nas bancas, aborda os principais assuntos relativos a este grande momento do casal.


Um portal exclusivo para quem quer ficar por dentro das últimas novidades e encontrar o fornecedor ideal para o seu casamento.

Um Guia de bolso prático para o dia-a-dia da noiva com fornecedores e espaços para anotações.

www.CaseBem.com.br

Curitiba PR (41) 7816 1979 / 3026 4626 / 55*96*76743 Londrina PR (43) 7811 0129 / 3354 8859 / 55*96*253611 Florianópolis SC (48) 3028 6300 / 3028 1800 / 55*96*84070 Caxias do Sul RS (54) 9193 2414 / 3027 1822 / 55*96*47220


40

Entrevista

Anita Pires

Geremia

Empresรกria


Entrevista

41

Uma vida de lutas e conquistas P

rofessora, educadora social, empresária e jornalista, Anita Pires é um dos nomes fortes da política, da história e da sociedade de Santa Catarina. Em seu trajeto de vida ocupou cargos públicos, e hoje atua junto a organizações não-governamentais e administra a própria empresa, a Pi-

res e Associados, que desenvolve projetos na área de turismo. Uma de suas metas de vida é a busca incessante pela qualidade de vida em Florianópolis, cidade onde nasceu e ama de coração. Aos 66 anos, Anita Pires é uma mulher dinâmica, que luta com garra pelos seus ideais.

Prisão e exílio

Que homem queremos

Turismo em Florianópolis

Minha história começa na adolescência, quando participava ativamente de agremiações, em nível estadual e nacional. Em 1964, quando ocorre o golpe militar, fui presa e expulsa da universidade. Foi um momento muito difícil e traumatizante, pois eu lutava pelo direito das pessoas, pela justiça social e fui punida por essa luta. Depois deste episódio passei um tempo na França, numa espécie de exílio. Quando voltei ao Brasil retomei a militância pela democracia no MDB, lutando pelos direitos humanos e formação dos partidos políticos. Hoje, quando avalio todo o meu percurso, tenho orgulho do que fui capaz de fazer.

Hoje, não queremos mais aquele homem antiquado, controlador, e sim um companheiro, parceiro, que respeite nossas diferenças. Muitas vezes, a mulher moderna assusta os homens, pela sua independência, por falar o que pensa.

Florianópolis é uma cidade linda, maravilhosa! Somos cada vez mais procurados por turistas do Brasil e do exterior. Precisamos, no entanto, nos preparar melhor para receber os visitantes com qualidade. Precisamos investir em capacitação, temos que ter bons prestadores de serviço. Temos coisas extremamente positivas, como a hospitalidade de nosso povo, nossa grande produção de ostras, e a rica oferta gastronômica, que está cada vez melhor.

Movimento feminino Para mim, a liberdade conquistada pelas mulheres é a grande revolução do século XX. Os primeiros passos, quando ocorreu a conscientização e organização das mulheres, foi um momento bem difícil. Os homens diziam que nós éramos mulher-macho, mal amadas. A imprensa da época, não nos ouvia. Paralelamente ocorriam lutas por novas leis, e o ápice deste movimento foi a Constituinte de 1988, quando a mulher passou a ter direitos reconhecidos. Antes disso, nós não tínhamos direito ao Pátrio Poder, nem podíamos trabalhar fora sem o consentimento do marido. Quem decidia os rumos da família era o marido. Fizemos uma grande movimentação nacional para mudar esta situação, e conseguimos grandes resultados.

Em 1964, quando ocorre o golpe militar, fui presa e expulsa da universidade. Foi um momento muito difícil e traumatizante, pois eu lutava pelo direito das pessoas, pela justiça social e fui punida por essa luta.

Nova geração Esta nova geração deve construir um novo tipo de relacionamento. Às vezes me assusta ver jovens adolescentes nas universidades, ainda perpetuando conceitos retrógrados sobre a relação entre homens e mulheres. As mulheres da minha geração têm muita clareza deste processo, pois passamos pela educação castradora e antiquada, e tivemos que nos adequar às regras de um novo mundo, mais desafiador e também tivemos que ensinar isso aos nossos filhos. É uma alegria imensa observar a evolução da trajetória da luta das mulheres. Para mim é sempre importante poder falar sobre isso.

O que falta para a Capital Precisamos cuidar mais de Florianópolis. E isso, não cabe só à Prefeitura, mas também à própria população. Este cuidado engloba a questão da separação do lixo, da limpeza urbana, da orientação adequada aos turistas. Temos que demonstrar mais amor pela cidade e torná-la cada vez mais bonita.

Crescimento da cidade Como somos uma cidade bonita e atraente, o crescimento da construção civil é extremamente dinâmico, mas isto não pode comprometer o futuro da cidade. Precisamos ter um desenvolvimento urbano bem planejado, pensando principalmente a questão do trânsito. É fundamental que a cidade seja boa para quem mora aqui hoje, e também para aqueles que vierem a morar aqui no futuro. Preocupa-me o crescimento desordenado, pois daqui a 10 anos não seremos mais um destino turístico tão atrativo, e nem um bom lugar para se viver.

www.contemporanea.tv.br


44

Joias

Criatividade e requinte By Joalheria Antonio Bernardo

Brinco Pingos de Chuva Representa o movimento dos pingos de chuva quando caem em uma superfície.

Pulseira Ar Possui uma disposição orgânica, na qual os furos revelam a leveza e a delicadeza de seu interior.

Brinco Encanto Fala de delicadeza com pequenos brilhantes muito especiais.

Brinco Equilíbrio A lapidação exclusiva desenvolvida para este quartzo incolor permite o equilíbrio necessário para a posição em que ele se encontra: suavemente equilibrado num fio flexível. www.contemporanea.tv.br

Brinco Pólen Uma combinação surpreendente de cores, que remete ao colorido das flores.


46

Cabelos e maquiagem

Loiro com raiz sombreada que mistura o tom mel do loiro claríssimo dando efeito nacarado. Pele opaca que realça os tons

Fotos: Geremia

laranja da maquiagem.

The Young Hair       Dream Show www.contemporanea.tv.br

Fotos: Geremia

Looks de Verão A equipe: Gisele F. Araújo - Colorista João Costa - Cabeleireiro Jonas Lapa - Maquiador Kelly Caltabiano - Colorista Lilian Larrea - Cabeleireira e Maquiadora Rosemari de Borba - Cabeleireira


Cabelos e maquiagem

47

Mais fiel ao novo conceito de mechas highlights invisible impossível. Quatro tons de marrom, que vão do bege ao avelã, com pontas clareadas (sutilmente) e raiz apagada para dar o efeito sombreado da moda. Tons pastéis na maquiagem realçam esse look, que transformam essa mulher doce e sensual numa fortaleza.

Q

uando uma equipe se reúne com uma missão única e especial de interpretar as tendências de cabelo e maquiagem da nova temporada Primavera/Verão, é preciso entrar em campo um time: The Young Hair Dream Show. E, nesse caso, foram convocados Gisele, João, Jonas, Kelly, Lílian e Rose.

Um time de Coiffers Stars que, mais do que ousar em formas e cores, reverencia a mulher brasileira. E, pasmem, está sendo copiada lá fora. As passarelas (ruas) europeias estão lotadas de cópias fieis daquelas que foram esnobadas e até encaradas com certo nariz empinado, por exibirem cabelões loiros e de certa forma selvagens, quase indomáveis.

Três versões dessa nova tendência se materializam em loiros profundos com raiz escura, pontas claríssimas (quase brancas) e marrons de diversas nuances, que mesclam tons quentes e frios, com uma harmonia ímpar. Sutis, como se fossem naturais e vibrantes na definição das formas, que dão leveza aos looks mais antenados e descolados da temporada.

www.contemporanea.tv.br


48

Cabelos e maquiagem

Loiro médio bege em todo cabelo. Mechas no topo da cabeça e pontas claríssimas, com raiz apagada em tom natural para dar a profundidade que o look Geremia

exige. Pele natural, olho azul profundo, pouco blush e boca nude. Super verão!

Luzes e reflexos, que agora atendem pelo nome de “highlights invisible e nacarados”, exigindo precisão e sensibilidade para se chegar ao ponto ideal. Aquele que separa uma simples reprodução de uma obra de arte, e que nos dá a possibilidade de ajudar a cada uma de nossas musas inspiradoras (clientes) a encontrar seu próprio estilo. Franjas de todas as formas e tamanhos, lisos ou crespos, mais assimétricos do que nunca. E ondas

www.contemporanea.tv.br

anos 40 que realçam a sensualidade e o exotismo da mulher moderna, que busca nas atitudes a afirmação do seu mundo real de trabalho e conquistas. As tendências de maquiagem para a estação mais quente do ano vão dos tons mais fluorescentes aos pastéis e nude. Azuis, verdes e laranjas (foscos ou brilhantes) se misturam aos tons terrosos e dourados para realçar olhos curiosos e cheios de ousadia, incrustados em rostos de pele opaca, que seguem as mesmas regras

básicas que separam as mulheres chiques do resto da multidão. Para bocas fortes e bem delineadas, olhos naturais e pouco blush. Olhos marcantes pedem boca nude, apagada, com ou sem blush. De dia, filtro solar e pouca maquiagem. À noite, tudo pode, até ousar, com batons e olhos chamativos, desde, é claro, que o seu estilo permita. E nunca pense em nada isolado, roupa e atitude também contam na hora de receber o veredicto final, ou fatal.


www.contemporanea.tv.br


50

Entrevista

Linda Koerich

Raitz Studio

Matriarca da famĂ­lia Koerich


Entrevista

51

Uma vida de lutas e conquistas O

nome Koerich dispensa apresentações, pois destacase como uma das empresas mais sólidas e conceituadas do Estado de Santa Catarina, e é também sinônimo de empreendedorismo. O sonoro sobrenome reverbera a história de vida, trabalho e dedicação de vários membros desta família. Nesta edição, dedicamos especial atenção à dona Linda Koerich, hoje com 72 anos, que carrega a insígnia de uma das matriarcas de maior influência da sociedade

União Familiar Valorizo imensamente as reuniões de família e providencio para elas aconteçam, aqui em casa, todos os sábados, quando os filhos e netos vêm almoçar. A gente conversa, eu vejo a temperatura de cada um, olho no olho, e já sei como é que estão. Se vejo algo diferente, já pergunto o que há. É assim que consigo equilibrar a minha família.

Casamento de 54 anos Para manter um casamento por tanto tempo é preciso muita doação e amor. Saber aceitar as coisas, entender o marido, pois, às vezes, eles passam por problemas no dia a dia que os aborrecem. A esposa deve recebê-lo com um sorriso, com um jantarzinho, com uma conversa gostosa, aí tudo passa. No casamento, é preciso saber enfrentar os momentos difíceis, pois não acontecem só bons momentos.

Origem humilde Quando conheci meu marido, a família dele morava na Colônia Santana e vinha trabalhar no Centro de Florianópolis. Então, decidiram morar na Capital e abriram a primeira loja, que era um fiambreria. Vendiam frios e alguma coisa de armarinhos. Foi quando fundaram a empresa. Conheci meu marido uns dois ou três anos antes deles virem para Florianópolis. Eu tinha 16 anos, e minha tia morava na Colônia Santana, e eu ia para lá nos

catarinense. De origem simples, foi sempre o braço direito do marido, Walter Koerich, com quem está casada há 54 anos. Ela sabe da força que tem uma família unida, por isso, enlaça irmãos, filhos e netos em aconchegantes reuniões semanais. Seu perfil agregador levou-a a assumir também um importante papel em ações sociais, como a realização de diversos eventos beneficentes em prol dos pacientes do Hospital Regional de São José.

fins de semana, frequentava os bailes, e assim o conheci. Casei-me com 17 anos e tivemos sete filhos. Cada ano nascia um. A gente costuma brincar dizendo que era porque naquela época não tinha televisão.

Passei a organizar bazares e chás, e faço isso até hoje. Levanto recursos com os eventos, mas não dou dinheiro para os pacientes. Converso com eles, vejo o que eles estão precisando. Isso me dá muito prazer.

já meu marido não gosta muito, então não vou tanto, pois não gosto de ir sem ele. Mas há lugares que ainda quero conhecer, como Dubai, por exemplo.

Trabalho beneficente Fiz uma cirurgia no Hospital Regional há 13 anos. A partir daí passei a frequentar o hospital devido às consultas, e percebi a necessidade do povo que passava por lá. Iniciei um trabalho beneficente de organizar bazares e chás para levantar recursos, mas não dou dinheiro aos pacientes. Converso com eles, vejo o que estão precisando, e isso me dá muito prazer. Na empresa também realizamos ações sociais. É que faz parte o ser humano se doar um pouco. É muito gratificante.

Hobby Segredo do sucesso Na minha opinião, o sucesso dos Koerich nos negócios é resultado de muito trabalho e honestidade acima de tudo, isso é muito importante.

Viagem inesquecível Já viajei bastante, mas um lugar que me marcou muito foi a Noruega, porque à meia-noite o sol ainda está alto, uma coisa maravilhosa. A gente não consegue dormir, porque vai fechar a janela e ainda é muito claro. É bem interessante. Eu gosto muito de viajar, mas

Adoro dirigir. Sempre peço para o meu marido e os meus filhos que não tirem isso de mim. Temos motorista, mas eu gosto de dirigir o meu carro. Faço todas as minhas voltas, adoro mesmo, é o meu lazer. Outra coisa de que gosto muito é pescar. Todos os anos nós íamos para o Mato Grosso acampar com um grupo de conhecidos. Eu adorava ficar o dia inteiro na barranca do rio com o caniço. Era uma terapia. Temos um condomínio no Bairro Ponta de Baixo, em São José, que é da família, e eu aproveitava para pescar. Eu ia para o costão, subia nas pedras com os meus netos, e passava o dia lá. Aquilo me fazia muito bem. www.contemporanea.tv.br


52

Moda verão

Glamour na   estação quente C

onceito e sofisticação na praia ou piscina. Cores marcantes, estampas de bichos, a moda da estação está democrática.

Glamour para nos fazer apaixonar o mundo...

www.contemporanea.tv.br


Moda ver達o

53

www.contemporanea.tv.br


54

Moda ver達o

www.contemporanea.tv.br


Produtora de Moda: Daniela Mello Modelo: Milena Scheller/ Ford Models Fotógrafo: Cezär Motta Ass. de Fotografia: Mariana Vieira e Fernando Moura Biquínis: Mont Light Loja: Fours Seasons

www.contemporanea.tv.br


56

Matéria de Capa

Sim, a

mulher pode! Por Sandra Aguiar

O

processo de emancipação das mulheres teve início na Europa, com as I e II Guerras Mundiais quando as mulheres tiveram que assumir a posição dos homens no mercado de trabalho. Hoje as estatísticas apontam que há mais mulheres do que homens no Brasil. Apontam, também, que elas vêm conseguindo emprego com mais facilidade e que seus rendimentos crescem a um ritmo mais acelerado que o dos homens. Mesmo com todas estas evoluções da mulher no mercado de trabalho, ela ainda não está numa condição de vantagem em relação aos homens, pois continua existindo muito preconceito e discriminação, mas principalmente desigualdade salarial entre homens e mulheres. No Brasil, a chegada da primeira mulher à Presidência da Republica – Dilma Vana Rousseff –, promete mudar o papel da mulher em nosso país, pois completa um ciclo importante na luta pelos direitos da mulher. Cabe lembrar que o direito da mulher ao voto só ocorreu por meio do Cówww.contemporanea.tv.br

digo Eleitoral Provisório em 1932. Mesmo assim, a conquista do Código permitia apenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras, com renda própria pudessem votar. Daquela época para cá, o colégio eleitoral assumiu uma natureza majoritariamente feminina, 70,3 milhões de eleitores, são mulheres, cinco milhões a mais que os homens, ou 51,8 % do total. Outro dado relevante é que as mulheres respondem hoje por mais de 65% do mercado consumidor do Brasil. De acordo com pesquisa feita pela empresa de consultoria Shopia Mind – dedicada a inteligência de marketing que tem como foco o conhecimento profundo das mulheres por meio de pesquisas e análises de mercado –, de R$ 1,9 trilhão gasto por ano no país com bens e serviços, cerca de R$ 1,3 trilhão sai do bolso da população feminina. Outro fator que podemos destacar é o aumento do número de mulheres que chefiam famílias, o que deu a elas

mais autonomia na hora de decidir o que comprar. Em contrapartida, a mulher ganhou uma sobrecarga de responsabilidade: além de cuidar da família, agora ela é mantedora do lar e tem a responsabilidade de escolher o que a família irá consumir. Ora, Dilma Roussef, que fez parte de uma geração de mulheres que defendeu idéias revolucionárias, só chega ao poder aos 62 anos de idade. No contraponto desta alçada tardia ao poder pessoal e político, observamos hoje a intensa força de uma geração de jovens mulheres que despontam no mercado de trabalho, chefiando grandes empresas, empreendendo com garra e determinação cada vez mais cedo na vida. Por conta deste poderoso impulso precoce, elas são o grupo mais eficiente quando se fala em definir tendências. Mas afinal quem são essas mulheres?


Matéria de Capa

57

Sobre as mulheres: “Já registrei aqui meu primeiro compromisso após a eleição: honrar as mulheres brasileiras (...) A igualdade de oportunidades para homens e mulheres é um princípio essencial da democracia. Gostaria muito que os pais e as mães de meninas olhassem hoje nos olhos delas e lhes disessem: ‘Sim, a mulher pode!” Dilma Rousseff, em

Foto: site www.dilma.com.br

seu primeiro discurso.


58

Matéria de Capa

Elas tem os gene Y e são definitivamente diferentes. Cada geração é influenciada por acontecimentos, líderes, avanços científicos e tecnológicos. As mulheres assinaladas com o gene Y deram as boas-vindas à internet, às redes sociais e aos telefones móveis, presenciaram o nascimento de uma forte moeda, o Real, viveram o 11 de setembro, assistiram a duas guerras pela TV, testemunharam catástrofes naturais como o furação Katrina, etc. São independentes, confiantes, habilidosas no manejo das novas tecnologias e plataformas digitais. São socialmente mais conscientes que as gerações anteriores, e têm menos inclinação para separarem sua vida privada da profissional, preferindo um emprego que as realize espiritualmente mais do que uma recompensa meramente financeira. Muitas vezes referida como Millenials ou Echo Boomers esta geração representa hoje cerca de 20% da população mundial, e são a maior geração desde os Baby Boomers.

Elas dependem dos amigos A Geração Y é profundamente influenciada pelas redes sociais, MSN, blogues e email. Dependem muito das informações dos amigos para obter referencias e recomendações sobre produtos, marcas e dicas de estilo. A definição de amigo inclui amigos da vida real, colegas, amigos online, escritores de blogues, e comentadores anônimos. Esta é uma das diferenças mais radicais de comportamento em relação às gerações anteriores. Elas não olham para a internet apenas como forma de estarem ligadas aos seus amigos, mas também como meio de informação.

Elas não param Elas são extremamente ativas online e socialmente comprometidas. Estão sempre vendo o seu email, fazendo update do seu estado nas redes sociais, postando fotos e textos, fazendo upload de vídeos e compartilhando-os nos seus perfis. Absorvem um grande fluxo de informação, e estão sempre correndo contra o tempo, e, por isso são muito mais exigentes. Como querem fazer tudo ao mesmo tempo, muitas vezes sentem-se oprimidas. www.contemporanea.tv.br


Matéria de Capa

Elas adoram gastar dinheiro São compradoras dedicadas, gastam fortunas, e de acordo com Kit Yarrow, Psicólogo especialista em Comportamentos de Consumo, a Geração Y gasta cinco vezes mais que os seus pais quando tinham a mesma idade. A consultoria Harris Interactive estimou que as Y women gastaram o equivalente a 120 bilhões de dólares em 2007.

59

Elas não escondem que são apaixonadas Quando elas se apaixonam por uma marca ou uma ideia, elas querem transmitir essa paixão através do Facebook, Twitter, MSN, comentários em blogues, etc.

Dicas para interagir com as mulheres da Geração Y: 1. Seja honesto, o gene Y espera isso de você. 2. Dialogue com o seu público. As decisões da Geração Y são influenciadas pela opinião de sua rede social. 3. Envie a sua mensagem em várias plataformas, assim você terá mais opções para se relacionar com um público que ora está agarrado à TV, ora ao celular ou à internet. 4. Acompanhe os movimentos destas mulheres. Se elas estão deixando uma determinada rede social e migrando para outra, se quiseres interagir, tens que migrar também. 5. Não ignore o Twitter, o gene Y vê nesta plataforma um meio de obter informações exclusivas. 6. Não bombardeie as mulheres da Geração Y, elas querem ser ouvidas e não inundadas de informação que não seja relevante. 7. Não subestime o conhecimento das Y women sobre marketing, porque estas mulheres percebem o valor da informação pessoal e dos seus níveis de atenção.

Não restam duvidas que o gene Y representa um desafio para toda a sociedade. As mulheres desta geração querem ser analisadas individualmente, são assediadas constantemente pela publicidade e, neste ambiente, atrair as suas atenções não é tarefa fácil. No entanto, elas controlam grande parte do consumo mundial e influenciam os gastos das gerações mais velhas, ditam tendências e são formadoras de opinião.

www.contemporanea.tv.br


60

Matéria de Capa

Geremia

Senhoras e senhores

Elas chegam cada vez mais cedo ao poder! Aos 25 anos, Michele Santos é proprietária da Lumis Construtora que é uma empresa de gestão famíliar. Para chegar lá, ela precisou provar que era capaz. Fez duas faculdades e está cursando a segunda pós-graduação. Há sete anos à frente da empresa, conquistou seu espaço e respeito dos que com ela trabalham.


abram alas para a Geração Y! A presença cada vez mais forte das jovens lideranças femininas no mercado de trabalho está revolucionando o mundo dos negócios. São mulheres que alcançam o sucesso antes dos 30 e impõe a marca da Geração Y.

E

las são jovens, antenadas e bem sucedidas. A postura confiante, combinada ao charme e elegância faz delas o centro das atenções. A competência não deixa dúvidas: são mulheres focadas no sucesso pessoal. Mas, atenção! Não estamos falando de atrizes, modelos ou cantoras, trata-se da nova geração de empresárias que está à frente de negócios próprios ou da família, comandando equipes com muita eficiência e gerando resultados surpreendentes. Elas não foram criadas para serem apenas boas mães, esposas e donas-decasa. A mulher da Geração Y é constantemente desafiada a ser dinâmica, batalhadora, independente e, acima de tudo, competente. Muito frequentemente, o estímulo inicia-se na infância, através de exemplos de família, com pais apresentando forte perfil empreendedor, que estimulam nelas a criatividade, a liberdade e a autoconfiança. Como consequência, muitas dessas mulheres encontram-se à frente, ou herdaram negócios de família, mas só o fizeram depois de muita dedicação, e de provarem que eram capazes. Soma-se a essas qualidades, a alta importância dada por elas, à realização pessoal. Elas priorizam trabalhar naquilo que realmente gostam

e fazem questão de dedicar boa parte de suas agendas para a vida pessoal, os esportes e o lazer. Essas são algumas das características típicas da chamada Geração Y, homens e mulheres na média dos 30 anos de idade, que cresceram vivendo num ritmo de muita ação, estimulados por múltiplas atividades. Hoje, estão reescrevendo as regras e a cultura do trabalho, procurando rotinas dinâmicas e horários flexíveis. Suas carreiras são determinadas pelo que é interessante, e não meramente pelo dinheiro. Pensando no impacto que a Geração Y terá na forma como pensamos as relações humanas e o mundo dos negócios, a Revista Contemporânea foi atrás dessas mulheres e vai contar com exclusividade para você, um pouco da história de vida de algumas delas, nas páginas a seguir.

Fotos: Arquivo pessoal Michele Santos


62

Matéria de Capa

Uma das maiores e mais bem conceituadas empresas de Construção Civil de SC, a Lumis Construtora de São José, tem uma mulher jovem no comando. É Michele Santos, de apenas 25 anos. A empresa pertence à família, mas para conquistar o cargo, ela teve que estudar muito e provar que era capaz. “Foi uma grande conquista quando me deram este voto de confiança. Provei que estava preparada para assumir um cargo com tantas responsabilidades.” Hoje, ela tem um currículo de peso: fez duas graduações, uma de Administração, a a outra de Marketing, e uma pós-graduação em Finanças, Auditoria e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas. Neste momento, está cursando mais

uma pós-graduação, desta vez focando a Gestão de Negócios Imobiliários da Construção Civil, também pela FGV. Michele trabalha desde os 18 anos na Lumis, empresa fundada pelo pai, seu grande exemplo e incentivador. “Ele sempre me serviu de exemplo, de batalhar pelo que a gente quer. Eu me espelho bastante nele. Ele é um

Primeiro, você tem de gostar muito daquilo que faz. Depois, é preciso dedicação, estudo e aprimoramento

exemplo, não só para mim, mas para todos na empresa”. Para Michele, o segredo do sucesso está em gostar daquilo que faz. “Quando eu era novinha, estava na empresa para aprender, e não gostava tanto. Às vezes, isso não vem desde o começo. Hoje, amo o que faço. Outro fator importante é a dedicação, o estudo e o aprimoramento. Se você conseguir juntar tudo isso, não tem erro.” Ela admite que ainda há preconceito contra as mulheres na Construção Civil. “A maioria dos engenheiros é homem, e homem prefere lidar com homem. Quando aparece uma mulher, principalmente à frente de uma construtora, eles olham com outros olhos. Mas já melhorou muito, as mulheres estão sendo mais aceitas. ”

www.contemporanea.tv.br Fotos: Arquivo pessoal Michele Santos


Matéria de Capa

63

Elas

dominam a cena...

Michele Santos, proprietária da Lumis Construtora (nossa personagem principal, cuja história você leu na página ao lado) é um excelente exemplo de mulher que conquistou o sucesso e reconhecimento profissional ainda muito jovem.

Outra característica em comum é a dedicação, tanto na busca pela qualificação, quanto no trabalho do dia-adia na empresa. Usam o entusiasmo e criatividade da juventude para crescer e conquistar cada vez mais espaço. Tudo isso sem perder a feminilidade, o charme e o carisma, caracte­rísticas que as tornam ainda mais competitivas. Confira a seguir suas histórias:

Geremia

A Revista Contemporânea quis saber mais sobre estas mulheres, da Geração Y, que assumem posições de liderança cada vez mais cedo. A seguir vocês conhecerão um pouco de suas histórias de vida. São empresárias de ramos bem diferentes – advocacia, automotivo e autopeças, bijuterias, gráfico e seguros – mas elas têm em comum, a garra para lutar pelos seus ideais e competência para alcançar o sucesso.

www.contemporanea.tv.br


Geremia

Matéria de Capa

A brincadeira da menina de 14 anos, que produzia as próprias bijouterias e vendia para amigas, acabou se tornando um negócio lucrativo. Hoje, Gabriela Faraco tem um ateliê com 14 funcionários e suas criações são vendidas em todo o Brasil e também no exterior. “Sou uma pessoa realizada, pois consegui transformar o meu hobby em profissão. O segredo do sucesso é gostar do que se faz”, afirma Gabriela.

Nome Gabriela Faraco Idade 27 anos Estado Civil: Solteira Formação Pedagogia Cargo Proprietária da Gabriela Faraco Acessórios

Geremia

Nome Cíntia Martins Philipp Idade 34 anos Estado Civil: Casada Filhos 2 Cargo Proprietária da DM Auto Center Peças e Serviços, em São José.

Ainda na faculdade de Advocacia, Liziane Santos da Silva já demonstrava uma enorme dedicação à profissão. Correu atrás de estágios, estava sempre se atualizando e buscando bons relacionamentos. Hoje, é sócia em um escritório da Advocacia e especialista em Direito Empresarial. “Amo a minha profissão, mas ela exige de mim uma dedicação muito grande. Tenho que estar sempre me informando, não somente na área jurídica, mas também sobre economia e política, pois muitos fatos destas áreas têm a ver com o nosso trabalho.”

www.contemporanea.tv.br

Cíntia Martins Philipp cresceu vendo o pai administrar a empresa de mecânica de automóveis, num tempo em que mulher não entrava em oficina. Sua admiração pelo empreendedorismo do pai despertou-lhe o gosto pela profissão. “Meu pai queria que eu fizesse outra coisa. Mas chegou um momento que eu entendia mais de mecânica do que muitos homens. Hoje formamos uma dinâmica parceria e os negócios estão em plena expansão.” Cíntia é administradora da empresa e é também responsável pela área de licitações.

Nome Liziane Santos da Silva Idade 25 anos Estado Civil: Solteira Formação Advocacia Cargo sócia-proprietária da MR Advocacia e Assessoria Jurídica

Geremia

64


Geremia

Nome Carros e seguros. AsJosie Zilli sunto para homem? Não Idade mesmo! Um exemplo é 29 anos Josie Zilli, que aos 29 Estado Civil: anos é uma expert no Solteira assunto. Formada em Formação Administração, chegou a Administração de investir numa franquia de Empresas cosméticos, mas acabou Cargo descobrindo a sua paiProprietária da xão pelos carros. Herdou Zillli Seguros o gosto pelos carros do pai - dono da Zilli Veículos -, onde ela aprendeu tudo o que sabe. Com faro apurado para negócios, descobriu dentro da loja do pai uma oportunidade. “Vi que todos os carros que a gente vendia contratavam seguros. Aí, pensei: eu mesma posso vender os seguros.” Hoje, ela é proprietária da Zilli Seguros. “Estou adorando”, afirma.

Educada desde criança para ser empreendedora tendo os pais como exemplo constante - Monique Sainz, de 24 anos, é hoje uma empresária de sucesso. Junto com a família, administra a Zemon Comércio e Serviços, empresa da área gráfica, com três lojas que são referência no mercado. “Quando você é dono da empresa, o sucesso depende do seu esforço e de acreditar naquilo que faz. As realizações podem tomar proporções tão grandes quanto nossos sonhos. Eu cresci neste conceito de trabalho e acredito totalmente nisso.”

Geremia

Nome Monique Sainz Idade 24 anos Estado Civil: Solteira Formação Administração de Empresas Cargo Proprietária da Zemon Comércio e Serviços

www.contemporanea.tv.br


66

Objetos de desejo

techno Elvis MP3 Player

Fotos: Divulgação

Que tal um mini-MP3 Player oficial do Rei do Rock‘n Roll? O Elvis Is MP3 Player é bem pequeno e simples, mas é do Elvis Presley - o que você pode querer mais? A capacidade é de 1GB e o preço sugerido é US$39,99

iPod nano touch Entre os novos lançamentos da Apple, o iPod Nano foi o que teve a mudança mais radical: diminuiu muito e ganhou uma tela sensível ao toque. A sexta geração do iPod Nano é um pouco maior que o Shuffle, tem formato quadrado e não vem mais com a “click-wheel”,

www.contemporanea.tv.br

marca registrada dos iPods. Agora uma mini-tela touchscreen multitouch com 1.54” e resolução de 240 por 240 pixels é que permite ao usuário acessar as opções. A interface parece com a do iPhone, mas não é o iOS, e permite a criação de até 4 páginas com 4

ícones em cada. Os ícones podem ser movidos e incluem playlists, álbuns, artista, podcast e Genius mixes. O iPod exibe a capa do disco em tela cheia quando uma música toca. A câmera de vídeo do modelo anterior foi retirada, e ele também não toca mais vídeos.


Objetos de desejo

67

fashion Louis Vuitton Mystérieuse

Fotos: Divulgação

O Louis Vuitton Mystérieuse é uma obra de arte relojoeira. Seus ponteiros pairam sobre um sistema de discos de safira transparentes, sem sinais detectáveis do mecanismo. Para torná-lo ainda mais exclusivo, a Louis Vuitton oferece um leque de opções: platina ou ouro amarelo, branco ou rosa; diamantes, rubis ou safiras; brilhante ou com corte baguete. Cada relógio leva cerca de um ano para ser produzido e vem em uma miniatura de mala da marca. O preço de toda esta exclusividade: 200 mil euros.

Roller Guardian Time Punk Rock Limited Edition A marca, dirigida por Lionel Ladoire, faz menos de 50 relógios por ano. No ano passado foram apenas 38 peças. O Roller Guardian Time Punk Rock Limited Edition terá apenas três unidades produzidas. Construído com materiais nobres como titânio e ouro, com pulseira em couro de jacaré costurado à mão e mostrador de safira com tratamento anti-reflexo, o Roller Guardian tem design inusitado e funcionamento complexo. Leva um certo tempo até o usuário se acostumar à forma de leitura do mostrador.O relógio é resistente à água até 50 metros de profundidade e seu preço é de R$ 273 mil.

www.contemporanea.tv.br


68

Objetos de desejo

home

Domepod Handpresso Wild

Fotos: Divulgação

A Domepod Handpresso Wild é uma máquina de café expresso portátil. Escolha a origem, a moagem do café, torrefação e a sua mistura favorita. Na sala de estar ou no jardim, você pode preparar um café de qualidade para seus convidados como um verdadeiro barista!

Twist Mypressi Deliciosamente conveniente, a Twist mypressi é ideal para a criação de expresso perfeito. Sua grande vantagem é que não necessita de alimentação externa, basta adicionar água quente.

www.contemporanea.tv.br


Objetos de desejo

69

Mobile Wine Bar Kefren Uma adega climatizada móvel de muita elegência. Produzida pela Metalco Home, esta é uma interessante opção para a sua área externa de lazer. A Mobile Wine Bar Kefren é produzida em aço inoxidável, com tampo em madeira, ambos tratados para uso externo, com excelente acabamento.

A adega vem com cooler individual dual zone: na seção superior, mantém temperaturas entre 5 ° e 10 °C, para os vinhos brancos, e na inferior a temperatura pode ser mantida entre 11 ° e 18 °C, ideal para os tintos e rosés. No tampo estão disponíveis três porta-garrafas refrigerados, para

manter o seu vinho na temperatura ideal depois de aberto. Como opcional, a adega pode vir com suporte para taças em aço inoxidável e um conjunto de facas especiais. A Mobile Wine Bar Kefren é vendida por 10 mil euros, diretamente no site: www. metalcohome.it.

Teac Retorodezain O novo boombox retro da Teac, Retorodezain, tem CD player, rádio AM/FM e entrada USB para tocar músicas de qualquer MP3 Player. O Retorodezain tem com controle remoto e duas caixas de som estéreo mais um subwoofer de 10w. O Teac Retorodezain vem em três cores, vermelho, branco ou preto e está disponível somente no Japão, onde deve custar por volta de US$ 234. Totalmente lindo! www.contemporanea.tv.br


70

Residencial Montserrat

Imóveis

Campinas

O novo boom da construção civil

B

asta um rápido passeio por Campinas, em São José, para perceber: o bairro é a nova “menina dos olhos” do setor da construção civil. Praticamente em todas as ruas há uma ou mais grandes obras sendo erguidas, à venda ou terrenos sendo preparados para novos empreendimentos. Uma das empresas que melhor percebeu este forte filão de mercado foi a Lumis Construtora. Tanto que migrou seus negócios do Centro de Florianópolis – onde entregou em dezembro de 2008, na Beira-Mar Norte, o luxuoso Residencial João Eduardo Moritz – para o bairro mais promissor de São José.

Fitness

Salão de festa

A empresa possui atualmente dois empreendimentos residenciais em Campinas: o Residencial Ilha de Murano, que será entregue em junho de 2011, e o Residencial Montserrat, com previsão de finalização para abril de 2012. A diretora administrativo-financeira da Lumis, Michelle Schmitt dos Santos, explica que a decisão de investir no bairro ocorreu depois de muito estudo. “Percebemos que se tratava de um local em forte ascensão, cuja principal qualidade é a sua completa infraestrutura. Ele tem tudo o que se precisa para viver, como escolas, clínicas, supermerwww.contemporanea.tv.br

cados, shopping, centro de compras, restaurantes e prestadores de serviços em diversos setores”, explica. Destaque especial para o forte comércio, sendo que alguns estabelecimentos, como padarias, farmácias, videolocadoras, lanchonetes e postos de gasolina

funcionam 24 horas, além da Beira-Mar de São José, excelente para o lazer e a prática de esportes. “Esta infraestrutura completa é algo que conta muito quando alguém vai comprar um imóvel, principalmente se for uma mulher, sempre atenta a estas facilidades”, diz.


Projetos para morar e se encantar Com o bairro ideal em mãos, era preciso projetar empreendimentos especiais, com diferenciais e muita qualidade, para atrair o consumidor cada vez mais exigente. “E foi exatamente isso que fizemos. Trouxemos a tecnologia e a comodidade que oferecemos no Residencial João Eduardo Moritz, na Beira-Mar, para o Residencial Ilha de Murano e o Residencial Montserrat”, afirma Michelle. Os residenciais foram projetados dentro dos mais rígidos padrões de qualidade, tanto na mão de obra aplicada quanto nos insumos e acabamentos. Destaque para o porcelanato na sala, cozinha e área de circulação, estrutura para ar-condicionado split e persianas nos quartos (Residencial

Montserrat). Os dois residenciais também contam com leitor biométrico no acesso principal e monitoramento por câmeras. Outro diferencial são as áreas de lazer, entregues equipadas, mobiliadas e decoradas, com muito bom gosto e requinte. “O morador recebe exatamente aquilo que comprou no papel, ou até melhor”, afirma.

mília, a Lumis projeta os apartamentos pensando nelas. “O público feminino dá muito valor para a área de lazer, por exemplo. Por isso, nossos empreendimentos contam com fitness, brinquedoteca, sala de estudos, sala de jogos, entre outros”, enumera.

A Lumis se preocupa também com a beleza externa do prédio. “Fizemos questão de projetar fachadas requintadas, com design ousado, inovador”, explica. Levando em conta que as mulheres quase sempre dão a palavra final na hora de decidir a compra do imóvel para a fa-

Apartamento decorado

Residencial Ilha de Murano


Piscina aquecida

Residencial João Moritz

Fitness

Luxo na Beira-Mar de Florianópolis Com 10 anos de atuação, completados em novembro do ano passado, a Lumis tem como um dos seus ícones e case de sucesso o Residencial João Eduardo Moritz, no endereço mais disputado e badalado de Florianópolis: a Beira-Mar Norte. Entregue em dezembro de 2008, é um marco na construção civil da cidade, devido ao seu design arrojado e moderno. Possui uma linguagem arquitetônica coerente ao alto padrão do local, mas se caracteriza por uma estética própria e singular. Por dentro, o empreendimento é ainda mais surpreendente, primando pela elevada qualidade, conforto e, principalmente, tecnologia. “Trouxemos para o Residencial João Eduardo Moritz tudo que havia de melhor e mais atual. Tanto que tivemos de importar alguns produtos e até mesmo a mão de obra”, lembra Michelle. Os vidros, de espessura especial e com uma bolsa de ar entre as lâminas, proporcionam real isolamento www.contemporanea.tv.br

térmico e acústico. O piso e as paredes também receberam tratamento especial para atenuar o som. Outros diferenciais são a aspiração central, o sistema de automação, como a configuração de cenários elétricos (várias programações de luz, som e ar-condicionado) e o sistema de segurança. Os 10 apartamentos (um por andar), têm, em média, 600 metros quadrados. Cada um possui quatro suítes e até cinco garagens. As áreas comuns contam com salão de festas, piscina aquecida e fitness center equipado. Mas sem dúvida é a localização que faz o empreendimento tão especial. Além de ficar de frente para a Beira-Mar Norte – um dos principais e mais bonitos cartões postais da cidade –, tem outra entrada voltada para a Rua Bocaiúva, que concentra estabelecimentos comerciais de alto padrão. “Com certeza, um endereço com muito luxo e requinte, de altíssimo bom gosto, um verdadeiro sonho para morar”, destaca Michelle.


Salão de festas / Espaço gourmet

Trajetória de sucesso A Lumis surgiu em 1988, como uma prestadora de serviços na área de consultoria empresarial. Todavia, atenta ao crescimento do mercado imobiliário da Grande Florianópolis, desde 1999 a Lumis Construtora e Incorporadora Ltda. vem atuando no ramo da construção civil, tendo como foco o bom gosto, o alto padrão de acabamento e a qualidade dos seus empreendimentos. A prova disso foi a conquista da certificação de qualidade, em 2008, ISO 9001 e PBQP-H nível “A” (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat). Sempre respeitando o direito de escolha do lugar e do espaço que cada indivíduo necessita, e considerando um dever prover oportunidades para sua realização, a Lumis se compromete a oferecer empreendimentos que

satisfaçam as expectativas dos seus clientes, aliando os princípios de um Sistema de Gestão da Qualidade a uma equipe coesa e determinada. Em seus 10 anos de atuação neste segmento do mercado, já entregou

7 grandes empreendimentos e possui dois lançamentos em construção. Através desses projetos, a Lumis vem mostrando que, para uma empresa jovem no segmento, sua história está sendo erguida sobre bases bem sólidas.

Os empreendimentos 2000 - Casablanca Residence Club – Cacupé 2001 - Residencial Pedra Branca – Palhoça 2002 - Residencial Via Vecchia – Jurerê Internacional 2003 - Residencial Michelle – Jurerê Internacional 2005 - Residencial Luana – Jurerê Internacional 2007 - Residencial Itapoá – Bom Abrigo 2008 - Residencial João Eduardo Moritz – Beira-Mar Norte Junho de 2011 (entrega) - Residencial Ilha de Murano – Campinas Abril de 2012 (entrega) - Residencial Montserrat – Campinas www.lumisconstrutora.com.br

www.contemporanea.tv.br


76

Entrevista

MaitĂŞ Lang ProprietĂĄria da Nugali Chocolates


Entrevista

77

O doce gosto do sucesso M

aitê Lang, 35 anos, nasceu e cresceu em Pomerode. Na adolescência já manifestava o desejo de ter o seu próprio negócio. Mesmo com seu lado empreendedor pulsando nas veias, graduou-se em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Iniciou a carreira como consultora e, em seguida, ingressou na

Influência da família Tenho uma família empreendedora, que me influenciou. Cheguei a trabalhar em empresas, mas aquela vontade de ter um negócio próprio permanecia. Eu via as dificuldades e também as alegrias dos meus pais e tios frente aos negócios. Cresci vendo isso.

Pegar as coisas no início Aos 21 anos fui morar em Curitiba e comecei a trabalhar na fábrica da Audi, que estava sendo construída. Eu sempre gostei disso, de pegar as coisas no início, vê-las nascerem. Não gosto da rotina. Mesmo em empresas consolidadas, sempre procurei coisas novas.

A reviravolta Na Embraer eu tinha uma posição de destaque e estava sendo reconhecida. Tinha um belo futuro pela frente. Era uma empresa que eu admirava, com colegas que gostava, era tudo fascinante. Mas aquela herança familiar empreendedora continuava ali. Só faltava eu encontrar o nicho. Foi quando percebi que, nas minhas viagens ao exterior, sempre recebia encomendas de chocolates. Descobri, então, que havia ali uma grande oportunidade.

Fábrica Nugali A Nugali tem hoje seis anos e o nosso foco continua o mesmo: fabricar chocolate de altíssimo padrão. O me-

área de comércio internacional. Sempre que viajava recebia encomenda de chocolates. Foi quando percebeu que esta seria uma excelente oportunidade de negócio. Em 2002, deixou o emprego na Embraer e, em 2004, abriu o próprio negócio, a Nugali Chocolates, que é uma das únicas marcas do Brasil a fabricar o próprio chocolate.

lhor chocolate brasileiro, sem dúvida. Estamos sempre buscando coisas diferentes, estudando tendências, mas sempre obedecendo à premissa de chocolate com 100% manteiga de cacau e com ingredientes naturais.

Temos que aprender a nos sentir realizados com as

colate. Antes, o consumidor médio só conseguia distinguir o vinho seco do suave. Houve uma mudança cultural muito grande, as pessoas aprenderam. Não dá mais para voltar para um vinho fermentado com açúcar depois que se prova um produto bom. O mesmo acontece com o chocolate: depois de provar o chocolate da Nugali, a pessoa não quer mais o comercial. Você paga um pouquinho mais caro, mas ganha muito em prazer.

pequenas conquistas do dia

Diferenciais Nugali

a dia. (...) São nos detalhes

Nosso produto é confeccionado com 100% manteiga de cacau. Nada de gorduras trans ou gorduras substitutas, que existem naqueles chocolates que você mastiga e ele não derrete. O verdadeiro chocolate é feito para derreter na boca, como o Nugali. Não usamos corantes, conservantes ou aromatizantes artificiais.

que você tem de aprender a encontrar o prazer com o que você faz.

A marca pelo país Nossos produtos são comercializados nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul. É possível encontrar eles em pontos de venda bem direcionados, delicatesses, lojas especializadas, supermercados finos e lojas de vinhos. Estamos expandindo, devagar estamos chegando a outros locais.

Mudança cultural Assim como ocorreu com o vinho, há uns 15 anos, hoje acontece com o cho-

Realização profissional Temos que aprender a nos sentir realizados com as pequenas conquistas do dia a dia. O novo pedido de um cliente, o consumidor que manda um elogio, a crítica positiva numa revista de gastronomia, o chocolate e a embalagem que recebem um prêmio, o aumento das vendas, a satisfação das pessoas que trabalham com a gente. São nos detalhes que você tem de aprender a encontrar o prazer com o que você faz.

www.contemporanea.tv.br


78

Carreira

Self & Professional Coaching Certificada internacionalmente pelo IBC

Quem precisa de coaching ? Mas como saber se você está precisando de um coaching? Para ajudá-lo, trouxemos um teste simples e rápido. Responda as perguntas abaixo com apenas “sim” ou “não”: 1. Você frequentemente desiste no meio ou adia o que tem de fazer? 2. Um evento aconteceu, quebrou seus paradigmas e você está procurando soluções para isso? 3. Sua vida pessoal ou profissional não está caminhando para onde você quer e não sabe o que exatamente deve mudar?

C

4. Alguma área da sua vida gera conflitos sem solução?

Coaching é uma jornada, é a travessia de uma ponte que começa na intenção de realizar algo e acaba no momento em que o objetivo é atingido. É como uma viagem na qual o destino final é o sucesso do outro, o momento em que a pessoa está no pódio.

7. Você lidera, mas tem dificuldade de extrair o máximo de sua função ou de sua equipe?

oach é uma palavra francesa antiga que significa “um veículo para transportar pessoas de um lugar para o outro”. Atualmente, um coach ajuda uma pessoa a galgar um nível – a expandir uma aptidão, aumentar a performance ou até a mudar a forma como pensa.

Um estudo realizado pela Global Metrix em 2001 indicou que o Coaching Executivo nas empresas listadas na Fortune 500 produziu significativos ganhos tangíveis e intangíveis. O estudo mostrou que os principais benefícios obtidos pelas empresas foram: ganhos de produtividade e aumento na satisfação dos colaboradores e dos clientes. Com um retorno do investimento superior a 500% em coaching executivo, 98% dos respondentes da pesquisa acreditavam que o resultado do coaching superava, de forma significativa, o investimento realizado. 50% confiam mais no seu coach do que em seu melhor amigo, parceiro ou terapeuta, 12% confiam mais em seu coach do que em qualquer outra pessoa. www.contemporanea.tv.br

5. Você é bem sucedido em alguma área, mas isso gera insatisfação em outra? 6. Outras pessoas não fazem o que você quer e isso lhe impede de atingir suas necessidades?

8. Você está com dificuldades de cumprir com suas obrigações? 9. Você está desmotivado ou insatisfeito e deseja saber o que está acontecendo? Caso alguma das respostas tenha sido positiva, esta é uma excelente oportunidade para começar seu processo de coaching. Não perca tempo e nem brinque com seu potencial. Se está difícil atingir o que você quer sozinho, procure um coaching para que ele acelere seu processo e leve você mais rapidamente para a realização de seu objetivo.

Geremia

Carolina Linhares


Arquitetura

Fotos: Alice Link

80

Apartamento

renovado A

várias paredes, trocadas todas as cerâmicas, pisos, esquadrias (acústicas), pintura, gesso, iluminação, ar condicionado e mobiliário.

As arquitetas Helena Cristina Vieira e Marina Abati, da AD Progettare Arquitetura e Decoração, de Florianópolis, partiram para uma proposta radical: foram retiradas

Itens de estimação foram recuperados, sendo respeitado o desejo da proprietária. Foram nove meses entre projeto, compra de materiais, obra e decoração. Tudo feito em conjunto com a cliente, o que resultou em um projeto com total satisfação.

Geremia

decisão da proprietária de permanecer no imóvel foi decisiva para uma reforma total neste apartamento, visando adequar os espaços às reais necessidades de conforto e beleza que ela sonhava.

www.contemporanea.tv.br

Nos móveis existentes da sala de jantar foi aplicada pátina provençal. Piso, cortinas, gesso e iluminação, tudo novo.


A cozinha foi ampliada e toda feita sob medida.

O quarto foi ampliado. Detalhe na cabeceira com papel de parede e espelho.

Móvel da TV sob medida, dividindo a circulação. O escritório pode ser fechado com a divisória em vidro temperado.


82

Entrevista

Neiva Kieling

Geremia

Presidente do Conselho Estadual da Mulher Empresรกria da Facisc

www.contemporanea.tv.br


Entrevista

83

Ajudando a empreender C

erca de 46% dos pequenos negócios no Brasil são liderados por mulheres. Ajudar estas e outras novas empreendedoras a alcançar o sucesso é o objetivo de vida de Neiva Kieling, presidente do Conselho Estadual da Mulher Empresária. Junto com o marido, ela também admi-

Abrindo o próprio negócio É fundamental que antes de abrir um negócio a pessoa possa estar bem preparada. No Brasil há serviços de educação empresarial de alta qualidade, como o Sebrae, que é uma fonte de conhecimento fantástica e que pode nos ajudar a empreender com segurança. Abrir um negócio e ter sucesso é uma grande realização. A realização é algo que ocorre em diversas dimensões e o trabalho é uma delas. Trabalhar com o que se gosta é muito gratificante.

Carreira & Família As mulheres empreendedoras têm o grande desafio de conseguir compatibilizar a vida profissional - bastante corrida e atarefada -, com a pessoal e familiar. Isso sempre foi uma coisa complicada para nós. Pela experiência que a gente tem, em muitos casos, se a mulher tiver que escolher, vai optar em ficar com a família. Para ela, cuidar e criar os filhos vem em primeiro lugar. Alguém tem de fazer este papel, não se pode delegar sempre a terceiros. Isto tudo acaba dificultando muito a ascensão profissional e independência das mulheres. Por outro lado, o fato da mulher ter aprendido a lidar com várias coisas ao mesmo tempo, torna-se um fator competitivo importante. Ela acaba desenvolvendo a capacidade de driblar os problemas de uma forma muito mais tranquila.

A importância da consultoria Há um momento na empresa da pequena empresária que ela para, surge

nistra a própria empresa, a ACK Consultoria. Líder, empresária, advogada e esposa, Neiva é sinônimo de trabalho e modernidade. Encara corajosamente os desafios que cruzam o seu caminho, abraçando as oportunidades que a vida lhe oferece.

um gargalo. E sozinha, sem orientação adequada, ela não tem como resolver todos os problemas que surgem. Através de uma consultoria, ela recebe uma grande ajuda para superar as dificuldades e para fazer a empresa crescer. A consultoria tem o papel importante de identificar problemas antes mesmo de eles surgirem.

Abrir um negócio e ter sucesso é uma grande realização. A realização é algo que ocorre em diversas dimensões, e o trabalho é uma delas. Trabalhar com o que se gosta é muito gratificante.

Trabalho no Conselho Meu trabalho no Conselho Estadual da Mulher Empresária da FASISC é voluntário. Faço porque acredito. Às vezes, meu marido comenta sobre a quantidade de tempo que este trabalho demanda, mas ele sabe o quanto é importante para mim e me apoia. É um compromisso grande, mas o trabalho é gratificante, cheio de resultados positivos. Adoro estar com as pessoas, trocar idéias, realizar coisas interessantes e passar uma mensagem boa para as pessoas, para que tenham coragem e façam acontecer.

Amor por Florianópolis Meu marido trabalha em São Paulo e eu moro aqui. Às vezes, as pessoas me perguntam por que não vou morar lá, e respondo que não vou fazer o caminho contrário das pessoas, que estão vindo de lá, para morar aqui. Não vou abrir mão da minha qualidade de vida. Hoje, as distâncias são mínimas. Se eu quiser, pego um avião e em 45 minutos estou lá. Tenho tudo o que preciso aqui. Nos finais de semana, vamos para a casa de praia em Jurerê e curtimos bastante.

Vida no exterior Nós tivemos uma vida bastante movimentada e moramos em vários lugares. Moramos cinco anos em Washington DC, e foi uma experiência muito interessante. Poderíamos até ter ficado por lá, mas eu quis voltar. É importantíssimo viver fora do país para conhecer outras realidades, ampliar a visão de mundo, pois passamos por experiências que nos levam a ter uma postura completamente diferente diante dos desafios de vida. Se você vai morar fora ainda muito jovem, começando a vida profissional, é importante para a carreira ficar por lá um bom tempo. Mas eu sempre quis voltar, o meu país é aqui. Eu fui para os Estados Unidos num estágio de vida que eu já estava profissionalmente constituída aqui no Brasil. Além disso, se tenho que contribuir, fazer alguma coisa a mais, tem que ser pelo meu país.

www.contemporanea.tv.br


86

Finanças

Hubert Gesser Geremia

Professor de Finanças e Estatísticas Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina hubert.gesser@estacio.br

Moedas e Big Mac

O

famoso sanduíche Big Mac da rede McDonald’s tem sido utilizado anualmente pela revista inglesa The Economist para mostrar quais moedas estão mais ou menos valorizadas. A metodologia do estudo, denominada Big Mac Index, serve para verificar a paridade do poder de compra de diferentes moedas adotando como base o valor do lanche praticado nos Estados Unidos. Considerando que o sanduíche é feito com os mesmos ingredientes em todos os países, e que custa, em média, US$ 3,73 nos Estados Unidos, afirmase que esse preço deveria ser praticado em todos os países. O estudo da revista afirma ainda que, quando em um determinado país, o preço médio é maior do que o praticado no mercado norte-americano, tem-se uma moeda local sobrevalorizada. O inverso, ou seja, quando o preço é menor, temse uma moeda desvalorizada. Curiosamente, o Big Mac brasileiro tem sido um dos mais caros do planeta nas análises feitas nos últimos www.contemporanea.tv.br

anos. Em 2010, constatou-se que temos o terceiro sanduíche com maior preço: US$ 4,91. Assim, o Real aparenta estar sobrevalorizado em 31,6% frente à moeda norte-americana. A Noruega e a Suíça, com os preços de US$ 7,20 e US$ 6,19, são os únicos países que praticam valores mais elevados que os do Brasil, indicando sobrevalorizações de 93,0% e de 66,0% em suas moedas, respectivamente. No outro extremo encontramse China, Hong Kong e Argentina, que apresentam os menores valores, inferiores a US$ 2,00, indicando que nesses países a moeda local está desvalorizada frente ao dólar em aproximadamente 50%. A revista admite, no entanto, que o Big Mac Index não é um instrumento preciso para analisar o câmbio. Devese lembrar, ainda, que outros fatores, como preço de aluguéis e salários influenciam no valor do sanduíche, pois em países mais pobres os preços desses insumos tendem a ser menores. É importante lembrar também que, em muitos países, a diferença nos preços dos alimentos pode ser maior do que a dos preços de habitação ou de entretenimento. Ademais, os padrões de compra e hábitos de consumo são diferentes de país para país,

fato que influencia a lei da oferta e da procura no momento de se determinar o preço de um produto. Na tabela a seguir podem ser vistos os preços médios praticados pelo McDonald’s no Big Mac e os percentuais de valorização de cada moeda frente ao dólar de vários países:

Maiores valorizações Ordem

País

Preço em US$ do Big Mac

Variação (em %)

1

Noruega

$7,20

93,0

2

Suíça

$6,19

66,0

3

Brasil

$4,91

31,6

4

Zona Euro

$4,33

16,1

5

Canadá

$4,00

7,2

Maiores desvalorizações Ordem

País

Preço em US$ do Big Mac

Variação (em %)

21

Malásia

$2,19

-41,3

22

Tailândia

$2,17

-41,8

23

China

$1,95

-47,7

24

Hong Kong

$1,95

-47,7

25

Argentina

$1,78

-52,3

Fonte: Adaptado da Revista The Economist, 2010


88

Social & Negócios

Nara Schütz Geremia

Empresária

O mestre dos

shoppings S

Na estreia de sua coluna, Nara Schütz fala com Sylvio Carvalho Neto, superintendente do novo centro de compras e lazer do Estado de Santa Catarina, o Joinville Garten Shopping.

www.contemporanea.tv.br

ylvio Carvalho Neto tem mais de 20 anos de experiência em shoppings centers. Começou sua atividade no setor pelo Shopping Center Iguatemi de São Paulo e integrou a equipe de Gestão dos Shoppings Eldorado e Continental, também em São Paulo. Atuou como Superintendente dos Shoppings Guararapes, em Recife, Santa Ursula, Ribeirão Preto e como Superintendente do Shopping Catuaí de Londrina por oito anos, e também é exconsultor da KPMG. Exímio conhecedor das diferentes faces dos shoppings centers, Sylvio Carvalho Neto, superintendente do Joinville Garten ­Shopping, trouxe

para a maior cidade do Estado a bagagem de 20 anos de experiência para consolidar em Joinville um dos maiores centros de lazer, modernidade e compras da região Sul. O Joinville Garten, inaugurado há pouco mais de três meses, se posiciona, na Cidade das Flores, sede da única escola Bolshoi fora da ­Rússia e do maior Festival de Dança do Mundo, com um ambiente contemporâneo, com novas opções de lazer, aliado a um mix de marcas inéditas no mercado. “Com o maior PIB do Estado e o 13º do Brasil, Joinville tinha potencial e merecia um empreendimento que aliasse modernidade,


Social & Negócios

moda e gastronomia e a colocasse em igualdade com os grandes centros”, assinala Carvalho Neto. Entre as exclusividades que vieram para a região estão a Calvin Klein, com peças para o perfil jovem contemporâneo; a Brooksfield, com uma linha de ternos e paletós fabricados em fresca “lana” com tecidos italianos; a Mandi & Co, com marcas internacionais como Abercrombie & Fitch, The North Face e Evoke, Márcia Mello, Balonè, Ferni Polishop; a Lojas França, de brinquedos; a Magic Games, como operação de entretenimento; a Colombo Premium; a Centauro; a C&A; a Etna (única em Santa Caratina) e, na Praça de Alimentação, a Burger King. Marcas consagradas como M. Officer, TNG, Ferni e Vivara também estão presentes. Em breve inaugura, com exclusividade, a L’Occitane, que trará novas fragrâncias à cidade.

Quem tem atitude e busca moda, lazer e gastronomia, encontra tudo isso no Garten. Um shopping concebido para ser a cara da cidade, um lugar moderno e contemporâneo, com arquitetura alinhada.

89

Arquitetura inovadora O Joinville Garten é considerado pelo mercado de shoppings como um dos cinco empreendimentos mais modernos e completos do Brasil. Foi construído horizontalmente, para ter ambientes agradáveis, com muita luz natural e paisagismo, além de malls lineares e amplos. Com design contemporâneo, 12 lounges estão distribuídos pelos espaços do Shopping, para oferecer ainda mais conforto aos clientes. “Todos os ambientes do Joinville Garten Shopping foram cuidadosamente pensados para aliar modernidade e gestão adequada dos bens renováveis, que é outra preocupação

latente nos empreendimentos da Almeida Junior”, explica Neto. A obra segue o conceito de lifestyle centers – centros comerciais com estilos próprios, com muita agradabilidade. A Praça Gourmet, um terraço externo, amplia o atendimento dos restaurantes. “Serviços como o Garten Gold, espaço diferenciado de moda e gastronomia, assinado pelo Joinville Garten e pela Universidade de Joinville, e a Concierge, ponto de informações com atendimento diferenciado para auxiliar os clientes a conhecerem o shopping e a região, são inovadores”, acentua o superintendente.

Raio X O Joinville Garten fica na Avenida Rolf Wiest, 333, bairro Bom Retiro, próximo às universidades e ao centro industrial da cidade. Com 30 mil metros quadrados de área bruta locável e 77 mil metros quadrados de área construída, possui 185 lojas, com seis âncoras – C&A, Renner, Etna, Centauro, Marisa e GNC Cinemas –, além de 10 mega lojas: Colombo Premium, Ponto Frio, Livrarias Curitiba, One Store, Meninos e Meninas, Paquetá Esportes, Hering Store, Magic Games, Lojas França e Polishop. O estacionamento tem 1.650 vagas.

www.contemporanea.tv.br


92

Sucesso

Dulce Magalhães Ph.D em Filosofia pela Columbia University Blog: www.clicrbs.com.br/sacerdotisa www.work.com.br

Que papel você quer viver? você tem a responsabilidade de aprender a lidar com o novo, de enfrentar os desafios, de elaborar as soluções. Como é preciso mudar para viver o papel de agente, algumas vezes nos acomodamos no papel de vítimas da mudança. Sentimos-nos atropelados pelo ritmo das coisas, parece que o mundo se volta contra nós. Passamos a responsabilidade dos resultados de nossa vida para as mãos de outros e encontramos culpados para tudo o que não estamos alcançando.

O

mundo é um contínuo fluxo de expansão e retração. Não há nada parado no Universo. Assim também ocorre conosco: não podemos ficar parados em uma situação, ideia ou método, correndo o risco de sermos atropelados pelo movimento contínuo que a mudança produz. Em um mundo em constante movimento, ou você está indo em frente, ou está ficando para trás. Mesmo que seja nosso desejo, não é possível ficar parado no mesmo lugar, fazendo a mesma coisa. Imagine uma pessoa parada numa estação de trem. Há um trem que parte rumo ao futuro. Para a pessoa que ficou parada na estação, a sensação é de que ela ficou www.contemporanea.tv.br

no mesmo lugar. Entretanto, para as pessoas embarcadas naquele trem, ela está ficando para trás. Se você não avança em sua rotina de vida, não se aperfeiçoa, não estuda, não muda métodos e hábitos, até pode imaginar que está mantendo uma situação. Mas se existe alguém, em algum lugar, que está aprendendo, se desenvolvendo e crescendo, essa pessoa é a referência e está lhe deixando para trás. Não há como escapar da mudança, ela está por toda parte, dentro e fora de nós. E, apesar de todos os nossos esforços, só há dois papéis a serem exercidos na mudança: o de agente ou o de vítima. Como agente de mudança,

Ser vítima ou agente é uma questão de decisão. Quando pensamos em problemas vividos e superados em nosso passado, nos damos conta de que, naquele momento, o problema parecia maior do que nós mesmos. Mas olhando em retrospectiva, podemos perceber que, ao superarmos a situação, passamos a colocar o problema em sua verdadeira dimensão: um estágio para um novo patamar de vida, onde nos tornamos mais fortes, mais confiantes e mais capazes. Esse é o único objetivo dos problemas: empurrar-nos para uma situação de progresso. A próxima vez que você tiver de encarar um problema, se pergunte: o que eu preciso aprender com isso? Na resposta, está sua maior oportunidade de vida.


94

Neg贸cios imobili谩rios

Residencial

Althoff


Piscina adulto e infantil com raia

M

orar bem, num local completo, com acesso a tudo, num condomínio cheio de conforto e num apartamento bem planejado. O sonho da maioria das pessoas que dá valor à qualidade de vida nos mínimos detalhes. E em Florianópolis, um empreendimento recém-lançado pela Beco Castelo prova que isso é possível. É o Althoff Prime Residence. A começar pela sua localização privilegiada: na Rua Duarte Schutel, bem no centro da cidade e a uma quadra da charmosa Avenida Beira Mar Norte. Onde se pode acordar todas as manhãs para uma bela

caminhada e começar o dia com muito mais vitalidade. Sem falar que a região oferece uma completa infraestrutura urbana, com uma infinidade de serviços disponíveis a qualquer hora do dia ou da noite. Outro atrativo é o projeto arquitetônico, que une linhas clássicas com o que há de mais moderno na construção civil. Outro diferencial é completíssimo sistema de segurança. Para quem não abre mão do lazer e saúde, o empreendimento oferece piscina adulto e infantil, raia de natação, academia equipada, dois amplos salões de festa, área de lazer com jardim e playground.

Fachada da entrada

Living / sala

O Althoff Prime Residence foi projetado para o oferecer o máximo de conforto para os seus moradores, com apartamentos de três suítes, com área privativa que varia de 129 m2 a 151 m2. Cada unidade possui entre duas e três vagas de garagem, com home box. Todas as unidades contam também com uma ampla sacada com churrasqueira a carvão. O projeto conta ainda captação de água da chuva e tratamento acústico nas aberturas externas dos dormitórios e sala. E para completar, piso porcelanato em todo o apartamento. Mais informações: www.becocastelo.com.br

www.contemporanea.tv.br


96

Negócios imobiliários

Chateau Blanc

P

ara quem prefere morar no Continente, no querido município de São José, a grande dica é o Chateau Blanc Residence, também da Beco Castelo. O empreendimento de alto padrão está em construção no

www.contemporanea.tv.br

Bairro Campinas (entrega em maio de 2012), um dos mais completos e badalados da região. Os apartamentos chegam a 153 m2, com quatro quartos e vagas de garagem que vão de duas a quatro por unidade. A sacada com churrasqueira a

carvão mede 12 m2 e tem uma belíssima vista da Beira Mar de São José. Para completar, um sistema de segurança avançado, que conta com leitura biométrica de acesso ao edifício e botão de situação de emergência.


LA LUCE CASA DECOR NOVO SHOW ROOM DE MÓVEIS

La Luce Iluminação CasaMóveis Decor Decorações

”” Produtos ”” Os

“O espaço desafia. Exige mais que apenas criatividade. Para aproveitar um ambiente é preciso entendê-lo. Adaptá-lo.”

de alta qualidade

melhores fornecedores

”” Luminárias

exclusivas (fabricação própria)

”” Arandelas,

lustres, plafons, embutidos, entre outros

Rodovia SC -401, 7.001 • Santo Antônio de Lisboa • Florianópolis • Fone: (48) 3233-2016


98

Sexologia

Lucimar Ghelfi Geremia

Psicóloga e Sexóloga CRP: 12/02552 lucimar@affinita.com.br

De mãe a loba: a mulher contemporânea

A

mulher contemporânea vem em saltos altos e, a longos anos, vem redefinindo seu papel de gênero e sócio-sexual. Hoje, a mater­nidade é uma opção e não um dever. Conquistamos o direito de decidir entre ficar ou namorar, casar ou não casar, ter ou não ter filhos, dividir o mesmo espaço ou não. Apesar dos modelos antigos do “ser feminino” ainda presente, a mulher contemporânea trabalha, estuda e escolhe seu par (ou pares). Sexo não é mais proibido, embora para algu-

mas ainda seja uma obrigação. Mas não é só moderno fazer sexo, é preciso fazê-lo bem. Nesta busca da hipersexualização, nos deparamos com o marketing sexual do outro lado da estrada aonde se pensa comprar sensibilidade, corpo perfeito, erotização, fantasia, emoções e aventuras. Encontramos em cada sex shop promessas de sexo bem feito, cursos de strip-tease, dança do ventre, casas noturnas com o famoso poledance, antes mérito exclusivo

das prostitutas. É moderno seduzir. O que era reprimido, hoje é enaltecido: trejeitos, roupas, ideias – onde o erótico é sinônimo de modernidade. Apesar de tudo e de tanta facilidade, uma vida sexual verdadeiramente moderna, prazerosa e saudável começa sempre pelo autoconhecimento. Necessitamos, ainda, nos conhecer melhor enquanto desejo e corpo, sensações e prazer, senão continuaremos entregando um corpo desconhecido ao outro e estaremos repetindo os modelos sexuais de nossas mães e avós, aonde a contemporaneidade é só uma roupa que se veste de vez em quando em uma noite especial. Não estamos mais usando as calçolas das nossas avós, mas não sabemos bem ao certo o quanto gostamos da calcinha fio-dental. É maravilhoso alcançarmos tanta liberdade, porém, liberdade, maturidade e modernidade são sinônimos de escolhas de opções, de felicidade e prazer. Vamos nos pensar realmente contemporâneas e nos sentir mulheres de verdade. Boa sorte a todas nós!


Stage of Summer um calรงado,

novaagencia.com

barbarakras.com.br

uma diva


100

Mulher destaque

É chique ter Inteligência Emocional E

Geremia

la é carioca e mora em Florianópolis há dois anos. Sandra Aguiar tem descendência libanesa e italiana, e viajou o mundo orientada pela paixão por povos e culturas. Foram sete anos morando nos Estados Unidos, dois na Itália e dois em Portugal. Graduou-se em Psicologia, especializou-se em Psicanálise e fez MBA em Gestão de Recursos Humanos na Fundação Getúlio Vargas. É uma das pioneiras na pesquisa sobre inteligência emocional no Brasil. Hoje, divide-se entre a prática de atendimento clínico psicológico e consultorias em psicologia empresarial.

Valorizando a diversidade Aos 21 anos tive a oportunidade de trabalhar para o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) em Nova Iorque. O convívio com diplomatas foi uma experiência incrível, que me fez amadurecer muito e despertou em mim o interesse pela psicologia empresarial, pois aprendi a lidar com ações estratégicas. Depois de três anos em Nova Iorque, fui morar na Europa, e o fato de falar línguas, e viajar muito sozinha, me permitiu desenvolver a habilidade de lidar com as diferenças de pensamento e comportamento das pessoas. Logo percebi que lidar com as relações humanas seria o meu grande desafio pessoal e profissional. Minhas viagens me prepararam para os grandes desafios da vida.

Desafiando o modelo mental No âmbito da psicologia clínica uso os conceitos da psicanálise, pela riqueza da teoria Freudiana e Lacaniana. Mas não sou psicanalista ortodoxa, pois as pessoas não querem passar www.contemporanea.tv.br

www.sandraaguiar.com

anos em processo de análise. Respeito o tempo de maturação do analisante (pessoa que está em análise), mas nas intervenções clínicas, privilegio as articulações da lógica do pensamento, onde procuro engajar o sujeito à ética, tornando-o mais consciente de si, de suas motivações, desafiando-o a expandir horizontes perceptivos. É fascinante testemunhar a operação de maturação psicológica de quem se esforça para crescer.

Inteligência emocional Há anos venho lutando para multiplicar esta idéia. Recentemente, proferi duas palestras sobre inteligência emocional na sede da ACIF, numa iniciativa da Câmara da Mulher Empresária, da qual faço parte. No auditório, empresários, profissionais liberais e representantes de universidades sinalizaram a

grande curiosidade que o tema desperta nas pessoas. Inteligência emocional é uma habilidade comportamental que pode ser desenvolvida e isso interessa às empresas e às pessoas.

Visão de futuro Para construirmos uma boa visão de mundo precisamos ter bom senso, argumentos bem articulados, capacidade de dialogar e analisar. Minha missão como psicóloga é alertar as pessoas para o perigo das generalizações, convidando-as a observar a singularidade de cada situação. Por outro lado, valorizo o fato de que vivemos na era dos relacionamentos. Estamos conectados como nunca e vivemos a mais promissora combinação de razão e emoção que o ser humano jamais experimentou. Isto é muito estimulante!


Foto: Volpato

Foto: Volpato

Foto: Volpato


102

Filhos

Médica Endocrinologista Pediátrica mmlinhares@gmail.com

Puberdade Precoce Quando a fase adulta chega mais cedo

A

puberdade é o período de transição entre a infância e a idade adulta, caracterizado por algumas transformações físicas e comportamentais, que tornam o indivíduo fértil, capaz de reproduzir-se e, assim, perpetuar a espécie. Este processo é lento e evolutivo, geneticamente programado, determinado pela presença de hormônios específicos, os esteróides sexuais, que são secretados pelas gônadas, que correspondem aos ovários nas meninas e aos testículos nos meninos. A puberdade é considerada normal quando os caracteres sexuais iniciam entre 8 e 13 anos nas meninas e entre 9 e 14 anos nos meninos. Puberdade precoce é o aparecimento de broto mamário e/ou de pelos pubianos antes dos 8 anos de idade, ou da menarca (primeira menstruação) antes dos 9 anos e meio nas meninas; e de pelos pubianos ou aumento do volume testicular (maior que 4cm³) antes dos 9 anos nos meninos.

www.contemporanea.tv.br

Quando isso acontece, a criança apresenta uma evolução rápida no seu crescimento, com amadurecimento ósseo acelerado, com consequente prejuízo na estatura final, ficando com a altura abaixo do seu potencial genético. Além disso, as mudanças no comportamento, com atitudes que as diferem de seus pares, levam a um potencial desajuste social.

de doenças e da promoção da saúde, encurtando, então, este período de amadurecimento como um todo. Também há muita discussão sobre a possibilidade de estarmos convivendo com agentes potencialmente capazes de desencadear esse processo mais cedo, prejudicando o processo de crescimento e de desenvolvimento geneticamente programados.

Atualmente, tem-se observado o início dos sinais da puberdade mais cedo do que nas gerações anteriores, justificado pela influência de fatores ambientais, como a melhora na qualidade da alimentação, da higiene, do saneamento básico, da prevenção

Em virtude dos transtornos causados pelos distúrbios da puberdade, torna-se importante definir quando se está diante de uma puberdade precoce ou apenas de suas variantes normais, possibilitando, assim, um tratamento adequado em tempo hábil.

Geremia

Rose Marie Linhares


104

Entrevista

Lena Costa

Geremia

Artista plรกstica

www.contemporanea.tv.br


Entrevista

105

Felicidade que vem das telas A

artista plástica Lena Costa nasceu em Criciúma, em 1951. Sua obra é reconhecida em todo o Brasil pela técnica que aplica, tendo paisagens e gaivotas como tema. O seu talento era perceptível já na infância. De espírito inquieto, mudou-se para Florianópolis com 18 anos, onde

Início da carreira Um pouco artista a gente sempre é. Sempre gostei de desenhar, de arte. Comprava muitas coisas e ganhava quadros do meu marido. Lia revistas e livros de arte. Quando minhas filhas não precisavam mais de mim, foi que tudo começou. Eu havia parado a minha vida para cuidar delas. Mas chega um dia em que os filhos ficam independentes e a gente fica se sentindo um pouco sem objetivo. Comecei, então, a pintar por terapia, influenciada por uma amiga. E, desde o primeiro dia, desde a primeira telinha, amei pintar. Assim comecei e não parei mais.

Maiores desafios Para mim, o maior desafio é me superar, cada vez mais conseguir imprimir numa tela as minhas emoções. Nunca fui atrás de uma linha definida, apesar de pintar gaivotas há 10 anos, desde que iniciei. Mas procuro mudar a forma como pinto, sempre na busca de alguma coisa contemporânea e, ao mesmo tempo, que mostre aquilo que eu quero e o que estou sentindo, através da cor, do traço.

Primeiras exposições A minha primeira exposição foi na escola de inglês da minha filha. Lembro-me de que fique nervosíssima. Foi a inauguração do espaço de arte da escola e foi muito legal. Depois, fiz uma exposição numa na galeria da Beatriz e foi um sucesso, vendi todos

cursou Serviço Social na UFSC. Aos 38 anos, casada e com três filhas crescidas, encontrou na pintura e no desenho uma terapia e uma nova paixão. Lena participou de diversas exposições no país e no exterior. Seus traços fortes e tons vibrantes imprimem vitalidade às suas obras.

os quadros. Foi um estímulo fantástico. Na verdade, a gente nunca se valoriza. Mas quando a gente mostra, as pessoas amam e compram, nos sentimos valorizadas. Vemos que estamos no caminho certo, que as pessoas estão nos compreendendo.

Mostras marcantes O evento importante para a minha carreira foi a Bienal de Firense. Já expus também no Louvre, em Paris, quatro vezes. A primeira vez, quando eu entrei com o quadro, sentei na escada e chorei. Chorei de alegria e agradeci a Deus por poder estar ali.

Segredo do sucesso Já expus no Louvre, em Paris, quatro vezes. A primeira vez, quando eu entrei com o quadro, sentei na escada e chorei. Chorei de alegria, de paixão, de agradecimento a Deus por poder estar ali.

Gaivotas como inspiração Eu já pintei de tudo, mas meu foco são mesmo as gaivotas. São aves fortes, sempre em busca de algo. Ao mesmo tempo, têm tranquilidade. E tem a história do Fernão Capelo Gaivota, que desde garota eu amava, pois era uma superação dele mesmo. Comecei a pintar e depois compreendi que era a minha liberdade que estava ali. Não estava mais atrelada a uma série de coisas que se está enquanto mãe. Era o meu período de realização profissional. Não queria ser só a esposa do Roberto e a mãe da Patrícia, da Melina e da Raquel. Eu queria ser a Lena.

Em primeiro lugar, trabalhar muito. Depois, estudar muito. Estive em várias escolas aqui e depois fui para Madri. Por dois anos consecutivos, estudei um mês lá. Quem abraça uma profissão, tem de fazer dela o seu foco. Outra coisa importante é se conhecer muito bem para poder se expressar.

Admiração pelo marido A pessoa que eu mais admiro é o meu marido. O admiro como homem, admiro o caráter dele, acho-o lindo de morrer. Sempre digo que ele é o meu “gaivoto”. As gaivotas casam uma vez só e são muito fiéis. E comigo é bem assim. Mas também estou com ele há 40 anos porque ele me deixa voar.

Ser feliz Sou uma mulher feliz atualmente. Isso não quer dizer que a felicidade seja uma constante. Ser feliz é também saber reconhecer quando há momentos difíceis na vida, que estão acontecendo para você crescer e se tornar uma pessoa melhor. E há os momentos bons, que você precisa saber aproveitar. Isto é ser feliz, ter esta consciência da vida. www.contemporanea.tv.br


106

Bebidas

Sommelier

Champagnes sensualidade e celebração

P

ara inaugurar esta coluna, nada mais oportuno do que iniciar com um passeio pelo universo dos champagnes e espumantes. Seu frescor nos atrai, a delicadeza do seu perlage nos remete à sensualidade, à leveza e à descontração.

Essa fabulosa bebida teve, em sua história, a notável participação de grandes mulheres, consideradas contemporâneas para a sua época. Don Pérignon fez do champagne o vinho dos príncipes. No século XVIII, dizia-se que, quem tomava de uma

boa garrafa, ficava preso a essa bebida pelo resto da vida. Mas foi a Vva Clicquot que, com sua tenacidade, criou o processo champenoise (segunda fermentação na própria garrafa), transformando-o no vinho das celebrações no mundo inteiro. O líquido era denso e turvo, com alto teor de doçura. Com a Revolução Industrial e o enriquecimento da classe média, principalmente na Inglaterra, o luxo reservado à aristocracia se tornou presente também em eventos sociais. Para integrar-se ao contexto moderno, era preciso eliminar a doçura e transformá-lo em uma bebida que combinasse com qualquer refeição e que pudesse ser degustada por longas horas. Foi então que Madame Pommery, com suas ideias inovadoras, criou o champagne brut.

Geremia

Champagne ou espumante? Se forem elaborados na região de Champagne/França, são chamados pelo mesmo nome. Quando feitos em outras regiões desse país, mas pelo mesmo método, são denominados cremants. Na Espanha são cavas, e na Itália e na América Latina, espumantes. Sempre para compartilhar momentos de alegria. Tim-Tim! www.contemporanea.tv.br

Geremia

Regina Celi Sabbi Essenburg


Livros

Floripa Shopping, loja 123, Fone: (48) 3233-6875

107

Dica de Leitura by Livraria Nobel

Examina questões de compatibilidade, paixão, fidelidade, tradição familiar, expectativas sociais, riscos de divórcio e responsabilidades mundanas. Liz Gilbert procura desfazer mitos, desmontar medos, construir uma perspectiva histórica e trocar fantasias românticas por vitais compromissos emocionais.

Os dicionários definem a palavra ágape como a refeição promovida pelos cristãos a fim de celebrar o rito eucarístico. O rito confraternizava as pessoas em torno de ideais como amizade, caridade, amor. Em Ágape, o padre Marcelo Rossi pretende retomar e ampliar o sentido do conceito. Na obra o autor apresenta trechos selecionados do Evangelho de São João e os reinterpreta à luz do significado do amor divino.

Henry sofre de um distúrbio raro: de tempos em tempos, seu relógio biológico dá uma guinada para frente ou para trás, e ele viaja no tempo. Os deslocamentos são imprevisíveis e incontroláveis. A cada viagem, tem uma idade diferente e precisa se readaptar mais uma vez à própria vida. Sua mulher Clare, para quem o tempo passa normalmente, tem de aprender a conviver com a ausência de Henry e com o caráter inusitado de sua relação.

A Sombra é um dos mais famosos ensinamentos de Carl Jung, e também é um assunto que continua em estudo em todas as áreas de autoajuda. O livro traz uma introdução dos três autores explicando o poder da Sombra e por que ela é considerada de natureza persuasiva. Os autores somaram seus conhecimentos e dividiram com o leitor a missão de se envolver através desta jornada de transformação da mente e do espírito.

Cotton Malone e a amiga Cassiopeia Vitt lutarão contra poderosas forças para desvendar o mistério arqueológico do túmulo de Alexandre, o Grande. Um enigma leva a um fluído com poderes curativos que pode estar enterrado com o grande conquistador. A vilã Zovastina pretende destruir o poderoso líquido, pois ele representa a única ameaça a seu plano político ardilosamente orquestrado.

Existe um esquema tão repetido para contar a história do Brasil, que basta misturar chavões, mudar datas ou nomes, e pronto. Você já pode passar em qualquer prova de história na escola. Nesse livro, o jornalista Leandro Narloch prefere adotar uma postura diferente que vai além dos mocinhos e bandidos conhecidos

www.contemporanea.tv.br


108

Gastronomia

Chefe de Cozinha www.grupostyllus.com.br

Magret com foie grãs e Purê Mandioquinha agret 400 gr de m 300gr de foie Tomilho a sem casca Mandioquinh a Azeite de oliv ação lsinha decor Folhas de sa oracão ido para dec Aceto reduz decoracão ate em cubos 30gr de tom Sal

co de laranja 300ml de su açúcar reino pimenta do vinho do por

to

Preparação: Corter o Magret, em tiras finas e

não toste ou crie uma crosta ao seu

Montagem:

condimente com sal, tomilho e

redor pois ele é muito sensível.

Coloque o purê no centro do prato

pimenta do reino. Faca o mesmo

Para o purê cozinhe a batata baroa

logo sobre ponha o Magret, Foie

com o Foie Grãs, adicionado o

com suco de laranja e um pouco

Grãs em forma de leque sobre o

vinho do Porto. Em uma frigideira

de água até que a batata fique bem

purê. Decore com o tomilho, pingos

ante-aderente pré-aquecida grelhe

macia para. Faca o purê condimen-

de aceto reduzido com o tomate

o Magret, rapidamente para ele

te com sal, pimenta e manteiga.

dentro dos pingos. O molho dis­

ficar rosado. Reserve.

Para o molho coloque o restante do

ponha sobre a carne.

Parar o Foie grãs, faca o mesmo só

vinho do porto na frigideira que foi gre-

Obs: pode ser servido com endívias

tendo cuidado para que o Foie Grãs,

lhado o Magret, e deixe reduzir 20%.

grelhadas como acompanhamento.

Geremia

Chef Leno Dürrewald


110

Homem

Desejo

www.contemporanea.tv.br


Homem

111

Contemporâneo

S

onho e desejo de todas as mulheres: um homem com gosto de chocolate e que faz chocolate... Adora

cozinha e todas as formas de nos agradar. Simpático, inteligente e muito charmoso. Conseguimos para vocês o conjunto perfeito. Formado em Educação Física, Luciano Devitt além de modelo, nas horas vagas também arrasa nas cabines como Dj. Não é perfeito? Ele existe esta aqui no nosso desejo contemporâneo.

Direção: Daniela Mello Fotógrafo: Cezär Motta Ass. de Fotografia: Mariana Vieira e Fernando Moura

www.contemporanea.tv.br


114

Viagem nacional

www.acoriana.com.br

Fernando de Noronha

F

ernando de Noronha é um local mágico: uma mistura encantadora de história e natureza. Possuí várias ruínas. A maior e mais importante é o Forte dos Remédios. Não deixe de visitar a igreja de Nossa Senhora dos Remédios, concluída em 1772. O Palácio São Miguel é a sede administrativa da ilha. Em Noronha, você pode ser apresentado a espécies raras que vão desde as tartarugas até os golfinhos rotadores. Além de inúmeras variedades de peixes, a ilha possui praias maravilhosas, com ondas perfeitas para prática de surf, os melhores pontos de mergulho do Brasil e trilhas ecológicas com vistas de tirar o fôlego. O Arquipélago é formado por 21

www.contemporanea.tv.br Fotos: Açoriana Turismo

ilhas, ocupa uma área de 26 km2 e faz parte de uma cadeia de montanhas submersas a 4 mil metros. Somente a ilha principal, com 17 km2 pode ser visitada. É aconselhável levar nadadeiras, máscaras e snorkel para curtir os milhares de peixes coloridos que se exibem nas águas límpidas. O equipamento também pode ser alugado. As caminhadas para as praias são longas. Se você não tiver um bom preparo físico, prefira um bugue que pode ser alugado na ilha. À noite, as opções são palestras ecológicas na sede do Ibama, cerveja e forró em um dos bares de Noronha, curtir a lua ouvindo o barulho do mar batendo no rochedo ou dormir cedo para aproveitar bem o dia seguinte.


Bonito Todas as atrações só podem ser visitadas com guias especializados, portanto, programe-se com antecedência. Suas principais atrações são dentro de propriedades particulares, daí a necessidade dos guias autorizados. A maioria dos passeios é paga, portanto separe um dinheiro extra.

Fotos: Bonito Convention & Visitors Bureau

U

m dos destinos mais procurados do centro-oeste brasileiro, Bonito, localizado no Estado do Mato Grosso do Sul (MS), faz jus ao nome que tem. Belíssimas cachoeiras, trilhas verdes, grutas profundas e corredeiras de rios cristalinos são algumas das atrações a serem exploradas nessa região a 330 km de Campo Grande.

www.contemporanea.tv.br


Viagem internacional

Fotos: Açoriana Turismo

116

Norte da Espanha

E

xceto Portugal, nenhum outro país europeu conversa tão bem com a alma brasileira quanto a Espanha. Em nenhuma outra parte do Velho Mundo um brasileiro se sente tão em casa. Tá bom, na Itália, talvez...

Lá as pessoas são calorosas, falam alto e vivem se abraçando. Os taxistas penduram santinhos no retrovisor. Quase ninguém vai à missa, mas praticamente todo mundo é católico.

Os espanhóis, como nós, devotam uma particular adoração pela mesa. Tanto que, no país, o número de restaurantes por habitante é o maior do mundo. Na Espanha tem tira-gosto (as tapas), chope gelado (a caña), botecos em quase toda esquina.

www.contemporanea.tv.br

Os dias geralmente são quentes e as noites, fresquinhas. E, para arrematar, dois trunfos decisivos: a língua, que não cria barreiras de comunicação, e os preços, que não assustam os viajantes. A Espanha é em conta. Mas o que torna mesmo o país irresistível é sua história: longa, emocionante, riquíssima. A Espanha já foi fenícia, romana, visigoda, árabe e cristã. Há, em seu território, mais de 2.000 castelos, a maioria nas regiões centrais de Leão, Castela e La Mancha. Aliás, não exatamente elas ­e sim cinco cidades espetaculares situadas em seus domínios: Salamanca, Segóvia, Toledo, Cuenca e Ávila. Cada qual com seu estilo e surpresas, todas com um passado grandioso.


Puerto Varas - Chile

P

uerto Varas é o lugar ideal para os casais que procuram um destino romântico e repleto de belas paisagens. Localizada no coração da Região dos Lagos e Vulcões, no sul do Chile, a cidade de colonização alemã reserva opções de passeios, restaurantes e hospedagens para todos os gostos.

Os casais podem curtir dois locais conhecidos pela beleza natural e que estão próximos da charmosa cidade: o lago Llanquihue, o segundo maior do Chile e o terceiro maior lago natural da América do Sul; e o parque nacional Vicente Pérez Rosales, o primeiro do país e que contém trechos de mata virgem com grandes áreas cobertas por árvores nativas. No parque está o lago Todos os Santos, com água verde-esmeralda e rodeado pelos vulcões Osorno e Pontiagudo, cobertos de neve. Além dos belíssimos passeios, a cidade se destaca por diversas opções de gastronomia. Observa-se a influência alemã nas cervejas artesanais e na linguiça. Alguns pratos são feitos com ingredientes da região, como a paila marina, um cozido de mariscos; o curanto, com batatas, frango e porco defumados. O sul do Chile ainda é caracterizado por carnes de cordeiro e javali. No Puro Toro, os visitantes podem saborear a carne preparada a lenha. www.contemporanea.tv.br


DETALHES é uma empresa especializada em revestimentos, criada com a proposta de oferecer inovações de ponta a arquitetos, decoradores e até mesmo a não profissionais da área interessados em transformar ambientes da sua própria casa ou estabelecimento comercial. São papéis de parede, tecidos, adesivos, tapetes, almofadas, acessórios para cortina, todos cuidadosamente selecionados pela proprietária, a arquiteta Priscila Vieira.


Inspire-se em detalhes que transformam ambientes

Rua Victor Konder, 125 - Loja 2 - Centro - Florian贸polis. Fone: (48) 3024-9727 w w w. d e t a l h e s . a rq . b r


120

Moda Masculina

Elegante e despojado Homem Contemporâneo tem estilo sofisticado. A moda traz elegância até para os looks mais despojados. Busca o diferencial, mas sem deixar o passado de lado, porque o retrô sempre volta....

www.contemporanea.tv.br


Moda Masculina

121

www.contemporanea.tv.br


122

Moda Masculina

www.contemporanea.tv.br


Moda Masculina

123

Produção de moda: Daniela Mello Fotógrafo e diretor de cena: Geremia Modelo: Guilherme Volpato (Ford models) Roupas: VR

www.contemporanea.tv.br


124

Homenagem

A Revista Contemporânea acaba de completar um ano. E temos o orgulho de, neste período, ter trazido para as nossas páginas a história e opiniões das mais importantes e influentes mulheres de Santa Catarina. Foram entrevistas que, sem dúvida, inspiraram e encantaram nossos leitores, e que também ajudaram a consolidar a nossa publicação, considerada hoje uma das mais sérias e conceituadas do Estado. Por isso, neste momento, não poderíamos deixar de lembrá-las. A seguir, confira fotos de algumas das nossas entrevistadas das edições anteriores.

1ª Edição

Ângela Albino

Carolina Grieco Carione

Cleidy Ribeiro

Fernanda Bornhausen

Francine Souza

Heaven Dalhaye

Ideli Salvatti

Lúcia Stefanovich

Lucimar Ghelfi

Patrícia Volpato

Silvia Hoepeck da Silva

Sônia Hess


Um ano de grandes entrevistas 2ª Edição

Aline Koerich

Ana Paula Silva

Angela Amin

Ester Macedo

Flora Trejes

Lu Bastos

Maria Aparecida Caitano

Sharon Senger

Dulce Magalhães

Stella Abdalla


3ª Edição

Adriana

Alice Kuerten

Andréa Druck

Dirce Heiderscheidt

Ivonete Pereira

Luciana Petrelli

Mara Helena Martini de Souza

Maria Carolina Linhares

Maria Darci Mota Beck

Raquel Schaefer

Taty Iriê

www.contemporanea.tv.br


128

Coluna Social

Empresária

Show do Black Eyed Peas

www.contemporanea.tv.br

Geremia

Nara Schütz


Show David Guetta

www.contemporanea.tv.br


130

Coluna Social

Vips

contato@luizagutierres.com.br

2

3

1

www.contemporanea.tv.br

Arquivo pessoal

Luiza Gutierrez

4

5

6

7

8

9

10

11


12

14

13 16

1) O governador Leonel Pavan e a primeira dama Maria Bernadete Pavan em noite de leilão solidário na Casa D'Agronômica - foto by Jaqueline Nocetti 2) Flávia Marcondes de Mattos homenageia os pais, Fernando e Iolanda Marcondes de Mattos pelo hexa campeão como melhor resort de praia do Brasil para o Costão do Santinho - foto by Marcos Quint 3) Gisele Silveira e Rafael Sardá em ensaio para o book dos noivos - foto by Ceruti

15

4) A bela Natalia Lumertz filha de Simone e Vinícius Lummertz comemorou seus quinze anos com bela festa no EL DIvino - foto by Joyce Mussi

17

5) Patrícia Silveira, bela em noite fashion na Ilha - foto by Fernando Willadino 6) Rafael Beduschi, Maytê Sell, Bárbara Amin, Ana Carolina Martins e Leonardo Mendes na inauguração da ULM Acessóris - foto by Fabricia Pinho 7) Renata Freitas e seu belo bronze em badalada inauguração na capital - foto by Fernando Willadino 8) A empresária Sonia Hess e o escritos James Hunter em momento histórico na Ilha na Convenção da (FCDL) Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas 9) Luciano Hang diretor-presidente da Havan e Gisele Lisboa presidente ADVB MG, em noite de premiação 10) As belas mãe e filha Ale e Carol Savóia sempre antenadas quando o assunto é moda 11) Ana Paula Bornhausen e o mastologista Gilberto Crippa no lançamento da campanha nacional de prevenção do câncer "Outubro Rosa" 12) Cristiane Félix e Luiz Alberto Pereira na inauguração do Empório Naka no Iguatemi 13) Savianny Monteiro Lucas cheia de charme em noite de coquetel para arquitetos e decoradores - foto by Lio Simas

18

19

20 21

22

14) O empresário Paulo César Maciel e sua mulher Maria da Graça na noite de premiação dos espumantes na Alameda Casa Rosa - foto by Fernando Willadino 15) Giulia Librizi, Aninha Andrade, Fernanda e Cláudia Mocelin em noite fashion - foto by Ângelo Santos 16) O empresário Antônio Hillenshein pilotou mega festa de aniversário da sua mulher Maurina 17) Valério e o filho Marcelo Gomes celebrando o sucesso do empreendimento Pedra Branca na Palhoça 18) Cláudia Barreto e o cheff Mohamed Chahin em noite de animado coquetel - foto by Fernando Willadino 19) O ator Kadu Moliterno no lançamento do seu livro na Arezzo - foto by Fernando Willadino 20) Paty Hanna comemorou seu aniversário no Termas do Tabuleiro, o luxuoso resort da família 21) Maria Luiza Mussi, Nicole Vicenti e Hariane Pagani no Pachat cheias de graça e beleza 22) Leandro Adegas e Carla Gardin, baladeiros de plantão


132

Evento

Festa 3ª edição da Revista Contemporânea


134

Evento


Evento

135


Look by Fernando Torquatto

Chegou M Make akkee B ake ak A maquiagem deixa vocĂŞ linda e ainda cuida da sua pele. em que dei


Quarteto de Sombras Terra Bronze - Blush Golden Rose - Batom Hidralip Rosa Neon - Starlip Baby Rose Mais de 2.800 lojas esperando por você 0800 413011 Visite nossa loja virtual www.boticario.com.br

Make B. é a linha de maquiagem com vitaminas, antioxidantes e agentes que hidratam, protegem e cuidam da sua pele. Produtos com tecnologia de alta definição para o rosto que minimizam as linhas de expressão.


4ª edição  

Revista Contemporânea 4ª edição