Page 1

Geremia

contemporaneatv.com.br

R$ 12,00

CARREIRA

|

VINHOS

|

MODA

|

COACHING

|

TECNOLOGIA

|

VIAGENS

|

SEXOLOGIA

|

FINANÇAS

|

SAÚDE


arpropaganda.com.br

seu PROJETO em ANDAMENTO

BLUE DIAMOND BUSINESS ESTRATEGICAMENTE LOCALIZADO EM UM DOS PÓLOS EMPRESARIAIS COM MAIOR EXPANSÃO DA REGIÃO, COM FÁCIL ACESSO A UMA AMPLA REDE DE SERVIÇOS COMERCIAIS E A INSTITUIÇÕES COMO A OAB, A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, A JUSTIÇA E A POLÍCIA FEDERAL. Acompanhe o andamento das obras escaneando este QR Code. Fonte: ranking “As 100 maiores da Construção em 2012” do Instituto Inteligência Empresarial da Construção. Imagens são ilustrativas, o mobiliário não faz parte do imóvel. Incorporadora: Álamo Construtora e Incorporadora Ltda. Incorporação: Blue Diamond Business nº 71.050 no 1º Ofício de Registro de Imóveis de Florianópolis.

SALAS DE 75 A 331M2 ÁREA PRIVATIVA

ESTACIONAMENTO ROTATIVO NO CONDOMÍNIO

GARAGEM PRIVATIVA


ENTRE AS

MAIORES DO BRASIL

ranking ITC 2012

alamoconstrutora.com.br

vendas exclusivas:

blog

3225.8882


Produção Douglas ferro e Luciano Praisler D&L cabeleireiros

| coaching | finanças | política

Apresentação

Alle Senna

salto alto No jogo do poder

elas entram de

Venha conhecer a rotina das mulheres que moldam o lado mais atraente do sucesso


| viagens | saúde | moda

Cases de sucesso

Com uma linguagem inovadora, o programa Contemporânea “A Arte de Ser Mulher” revela a rotina das mulheres que moldam o lado mais atraente do sucesso!

Aos Domingos 20h30 CANAL RECORD NEWS | Tv Aberta - Canal 6 Net Canal 11 | Viamax - Canal 28 | TVA - Canal 12

Reapresentação CANAL 20 | 2ª às 17h e 22h30mim | 3ª às 8h e 18h | 4ª às 9h e 19h | 5ª às 16h30mim e 21h | 6ª às 13h30mim e 23h | Sábado às 9h e 23h | Domingo às 13h e 23h

PRIME TV:

CANAL 11 (NET) SÃO JOSÉ E LITORAL NORTE SC: Saia do anonimato sem 2ª às 14:40 horas| 5ª precisar participar deàs 01:30 horas | Sábado às 23:00 | Domingo às 23:00. nenhum reality show.

Novo Peugeot 308 Feline CANAL 13 (NET) GRANDE FLORIANÓPOLIS: Motor Turbo de |165CV. 2ª às1.6 14:40 horas 5ª às 01:30 horas | Sábado às 23:00 | Domingo às 23:00. CANAL 28 (VIAMAX): 2ª às 14:40 horas | 5ª às 01:30 horas | Sábado às 23:00 | Domingo às 23:00.

Patrocínio

MONT BLANC

Av. Madre Benvenuta, 2000 - Santa Mônica - Florianópolis 48 3332 8855 - www.montblancveiculos.com.br

MB-012-12 AN 308 THP.indd 1

www.contemporaneatv.com.br


12

Contemporânea

{ editorial }

mulher A arte de

ser

Lembro-me perfeitamente quando alguns anos atrás

um amigo me chamou para ajudá-lo a produzir uma revista para um cliente, e eu aceitei. Foi naquele instante que tive um insight: “Por que também não criar uma revista?” Nesse momento, como em muitos outros, pedi sabedoria a Deus para que não me deixasse errar. E ele não deixou! A décima edição da Revista Contemporânea, neste mês de maio, comemora os três anos de destaque e sucesso nos meios de comunicação catarinense. Como todo negócio, no começo não foi fácil, vivemos muitos momentos de aprovação e reprovação. Mas, com o tempo fomos aprendendo a superar. Muitas vezes pensei que havia chegado ao meu limite, mas apesar de muitas dificuldades no caminho, nunca desisti. Afinal, não teríamos alcançado o possível, se não tivéssemos tentado inúmeras vezes atingir o impossível. Esta revista faz parte do Projeto Contemporânea Multimídia Brasil, atualmente, líder de mercado. Considerado o único projeto cross mídia da região, voltado exclusivamente para as mulheres empresárias, empreendedoras e talentosas com forte poder de investimento e decisão. Mulheres que, infelizmente, ainda representam menos de 2% dos mil nomes cotados como os mais poderosos da lista da Fortune. No entanto, a Revista Contemporânea revela que estamos no caminho de grandes conquistas, trazendo o exemplo de 15 mulheres que fizeram a diferença no seu segmento, bem como a história de vida e superação da chef Joyce Francisco na matéria de capa. Além disso, buscamos levar à você leitora, conteúdos

especial Mais que

www.contemporaneatv.com.br

que irão estimulá-la e instruí-la a ultrapassar as adversidades da vida e agregar em seu crescimento pessoal e profissional. Vamos dar adeus ao comodismo e com perseverança nos tornarmos uma grande Mulher Contemporânea! A décima edição da Revista Contemporânea é o resultado da força, competência e muita determinação de todos que fazem parte deste Projeto. Espero que gostem. Boa Leitura.

Alessandra Senna

Alle Senna allesenna@contemporaneatv.com.br

www.contemporaneatv.com.br


14

Contemporânea

{ ÍNDICE }

Janine Alves

Dicas de Moda Matukdiamonds

Dicas de Leitura

Culura Nacional Nara Schultz

Coaching Dra. Cristina Schreiber de Oliveira

Saúde Comportamento Crônica Contemporânea

Empreendedorismo

28

Cases de Sucesso

16 22 24 26 32 34 70 86 93 102 110 114

37

Economia Objetos de Desejo

Por Jussara Rodrigues

Entrevista

Por Mauro Medeiros

Empreendimento Carolina Linhares

Saúde Dra. Idáira Amoretti

Maria Olívia Schwalb Seleme

Carolina Coral

Geração Y

58

Luxo

72


Contemporânea

Capa

Moda

50

76

Turismo

Gastronomia

15

64

116

Expediente Diretora Executiva

Alle Senna allesenna@contemporaneatv.com.br Diretora

Carolina Coral revista@contemporaneatv.com.br Projeto Gráfico

Ciano Design ciano@cianodesign.com.br Design e Diagramação

Eduardo Motta eduardo@cianodesign.com.br Diretor Administrativo

Arão B. Senna Neto financeiro@ contemporaneatv.com.br Departamento Comercial

Aline Costa comercial@contemporaneatv.com.br

Marketing: Aline Costa comunicacao@ontemporaneatv.com.br Fotógrafa: Ale Tasca alexandratasca@hotmail.com Produção TV: Jornalista Camila Fraga - produção@ contemporaneatv.com.br Produção de Eventos: Renata Furlanetto eventos@contemporaneatv.com.br Gerente Administrativo/ Financeiro: Guilherme Zambrana financeiro@contemporaneatv.com.br Produção Capa: Douglas Ferro e Luciano Praisler D&L Cabeleireiros

Produção de Moda: Jussara Rodrigues (Four Seasons), Wander Matuk (Matukdiamonds) Modelos: Aline Hodecker e Daiane Baron - Fotos: Volnei Wentz Colaboradores. Alexandre Góes, Carolina Linhares, Cristina Schreiber Oliveira,Janine Alves, Jussara Rodrigues, Idáira Amoretti, Leyla Spada, Luiza Gutierrez, Maria Eduarda Bauer, Maria Olívia Swalb Seleme, Mauro Medeiros, Nara Shutz, Olavo Pereira Oliveira, Paula Paes, Sharon Senger e Sulanger Bavaresco. Agradecimentos: Salão Douglas e Luciano, Four Seasons, Matukdiamonds,Ale Tasca Revisão:

Adriane Bittencourt ABS Traduções

Edição/Produção/Texto

Carolina Coral Jornalista Responsável.

Carolina Coral Carolina Coral SC03302JP Internacional Press Card BR 10933 Contato Rua: Tereza Cristina 365 sobreloja Estreito - Florianópolis - SC (48) 3024-5601 / (48) 3039-0308 revista@contemporanea.tv.br


16

Contemporânea

{ Economia }

Janine Alves http://janinealves.blogspot.com.br

Mercado “IN-Formal” Feminino: as desigualdades atrás dos números

D

esde a manifestação para redução da jornada de trabalho de quatorze para dez horas diárias e para ter o direito à licença maternidade que tragicamente resultou na morte de 129 operárias em Nova York no dia 8 de março de 1857 em uma fábrica que foi propositalmente trancada e incendiada com

estas mulheres dentro, muitas coisas mudaram no mercado de trabalho, mas ainda estão longe da igualdade tão desejada.

Dados oficiais confirmam: as mulheres estudam mais e ganham menos. Conforme dados da Síntese de Indicadores Sociais (SIS) de 2012, a média de anos de estudo em Santa Catarina para as mulheres (9 anos e 7 meses) é superior à média de estudo dos homens (8 anos e 9 meses). Porém, na contramão desta estatística, está o rendimento das mulheres que ganham em média 61,4% dos homens, diferença que aumenta proporcionalmente aos ano de estudo, ou seja, quanto mais uma mulher estuda, menor é o salário em comparação com homens nas mesmas condições. A igualdade de direitos e deveres consta da Constituição de 1988, porém o direito à igualdade salarial em igualdade de condições ainda é uma conquista a ser alcançada.

A jornada dupla de trabalho é mais pesada para as mulheres. Quando a média de horas semanais gastas em afazeres domésticos é levantada, essas desigualdades também entram em nossas casas. Enquanto os homens dedicam por semana menos de onze horas aos afazeres domésticos, as mulheres dedicam 26 em média. Devemos considerar também que o tempo dedicado ao trabalho é maior para os homens com um índice de pouco mais de 43 horas semanais, enquanto as mulheres catarinenses trabalham em média 39 horas por semana. Somando o tempo dedicado ao trabalho e o tempo gasto com os afazeres domésticos, as mulheres em Santa Catarina trabalham mais de 65 horas, enquanto os homens trabalham 54 horas, por semana.

Lutas históricas garantiram os direitos atuais. Mesmo com a revolução tecnológica, com redes sociais, com a quebra de fronteiras e o fluxo de informações, ainda temos muito a avançar em relação aos direitos humanos e na visão que, independentemente de sexo, raça, cor, somos pessoas dotadas de competências e essas sim devem ser a referência da capacidade que temos para o trabalho. Talvez, diferentemente do passado, não tenhamos de lutar por nossos direitos, mas construir juntos a nossa igualdade.

O futuro que queremos está em nossas ações hoje! A sociedade que queremos está em nossas ações e na educação que proporcionamos aos nossos filhos, pois estes refletem os nossos valores ou, quando muito, a falta deles, mesmo que influenciados pelo meio em que vivem. Se as desigualdades existirem dentro de casa e na forma como tratamos os que nos cercam, elas também continuarão nas ruas, tendo por princípio a forte influência das mães na educação dos filhos e que, no Brasil, de acordo com o Ministério da Educação, a cada dez professores cerca de oito são mulheres. Os meios estão dados, participamos ativamente da educação das crianças, então precisamos aprender a colocar a razão igualitária em nossas ações cotidianas e a educar essas crianças no mesmo sentido. Plantar para depois colher! Janine Alves | Economista, doutoranda no Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento, consultora de negócios internacionais.

www.contemporaneatv.com.br


SABE PORQUE A GENTE FAZ MARKETING

QUE TODO DIA SEM ESQURTECANER TES PESSOAS Sテグ MAIS IMPO QUE COISAS ?

ツゥ produza.ag


PORQUE ACREDITAMOS PODER IR

ALÉM DO MOVIMENTO, PRODUZIR MAIS

E VIVER GRANDES IDEIAS

EXPERIÊNCIAS MARCANTES

EXCELENTES RESULTADOS

MARKETING ALTO PADRÃO


20

Contemporânea

{ ONSUlTORIA FINANCEIRA }

Alexandre Góes

Mulheres:

80% dos usuários do software financeiro Fortuna

N

otadamente, as mulheres, a cada dia, mais se fazem presentes na área de tesouraria e controladoria financeira das empresas. Nas pequenas e médias, com certeza elas já são a maioria, superando os homens que, no passado, reinavam soberanos. Se tomarmos como base o software financeiro que

a Priori fornece, o Fortuna, quando lançado há cerca de 25 anos, tinha nos homens a quase totalidade de seus usuários executivos; mulheres apenas nas atividades secundárias, digitação, por exemplo. Tal quadro se inverteu diametralmente. Hoje elas ocupam a maioria dos cargos executivos das empresas que atendemos, representando aproximadamente 80% dos usuários do nosso sistema nas mais diferentes funções. São várias as razões que explicam esta preferência que vem se acentuando. Primeiro, temos que considerar que na área financeira o profissional faz suas tarefas, controles e planejamentos, mas também é obrigado a se dispersar em infinitas situações, pois tudo tende a convergir em algum momento para a área financeira: clientes, sócios, fornecedores, funcionários, parceiros; cedo ou tarde, todos irão parar à frente do tesoureiro ou controlador da empresa. Em atividades assim, em que muitos pontos demandam diferentes tipos de atenção, a mulher supera profissionalmente os homens, é o caso da área financeira. Notadamente, o homem se sai melhor em outras funções onde consegue manter o foco. Uma mulher também tende a se manter mais estável em situações de conflito de interesses, promovendo mediações mais tranquilas, o que é bem útil e interessante em se tratando de área financeira. Culturalmente, elas trazem estas habilidades dos lares onde se habituaram a negociar, ao passo que o homem simplesmente mandava. Trazendo um ar mais conciliador e sereno para o ambiente da negociação financeira, elas acabaram seduzindo o mercado. Ademais, elas ainda exercem esta função normalmente demonstrando menos ambição que o homem, pelo menos no curto prazo. São menos vorazes por altos salários, bonificações, etc. Isso se reflete nos números visto que, de fato, em média ganham menos que os homens no desempenho desta função; porém, em escala, elas realmente dominam atualmente os principais postos executivos do mercado. A diferença na remuneração também vem caindo, porque de executivas financeiras, a cada dia elas migram para os demais postos executivos das empresas. A propósito, dominando bem os números financeiros, com boa comunicação, elas alimentam um ciclo de expansão de sua própria liderança, motivando o mercado a reconhecê-la pelo seu real valor. Evidente que com quase trinta anos de mercado, como consultor e empresário, conheço muitos executivos da área financeira, profissionais maravilhosos, mestres, doutores, professores, são vários. Mas, sendo realista, oito de cada dez alunos que fazem treinamento financeiro na Priori são mulheres, independentemente da posição que ocupem nas empresas que usam o Software Fortuna, e contra números não existem argumentações: as mulheres realmente tomaram conta da área financeira.

Alexandre Góes | Priori Consultoria e Assessoria Empresarial | www.priori-sc.com.br | Tel.: (48) 3348 3646

www.contemporaneatv.com.br


Contempor창nea

21


22

Contemporânea

{ OBJETOS DE DESEJO }

A Farm fechou parceria com a empresa LEV e desenvolveu quatro estampas diferentes para bicicletas elétricas que serão vendidas por R$ 2.990. Pesando 40kg, com sistema de piloto automático e sem fazer uso de nenhum tipo de combustível – para carregá-la é só conectá-la na tomada por período de 6h a 8h – a bike atinge 30km/h e aguenta até 120kg.

Novidades para Inspirando-se nas tradicionais capas da Penguim Classics dos anos 40, 50 e 60, a Out Of Print Clothings começou a fabricar capas para iPads e leitores de e-books que imitam clássicos da literatura internacional. Investindo entre US$40 e US$45 (de R$ 80 a R$ 90) você pode ter no seu tablet ou reader as capas de livros clássicos.

Panela

Pressão

Digital

Britânia possue maior praticidade e rapidez no preparo dos alimentos, corpo em aço escovado, tampa com travamento de segurança que impede a abertura da tampa quando a pressão interna for elevada. Maior segurança do que as panelas de pressão convencionais. Painel com controle digital, capacidade de 5 litros.

www.contemporaneatv.com.br


Contemporânea

Quem gosta de limpeza bem feita tem de conhecer o Rainbow. Que é a última palavra em aspirador. Pois ele usa água como elemento filtrante. Os aspiradores tradicionais usam sacos de pano e deixam escapar uma parte do pó que aspiram. O Rainbow tem um motor que gira numa velocidade tão grande que o ar passa pela água e sai limpinho do outro lado. A sujeira fica toda na água.

O Clocky é um relógio despertador como outro qualquer - mas, dotado de um par de rodas de borracha, ele literalmente corre pelo quarto, fazendo com que a pessoa tenha que sair da cama para desligá-lo. Alimentado por quatro pilhas AAA e, segundo o fabricante, elas permitirão que ele funcione por até seis meses.

o seu dia-a-dia

O primeiro estúdio NonEnvironment do designer acústico Philip Newell no Hemisfério Sul fica em Florianópolis, no Centro Empresarial Corporate Park, e dirigido pelo anglo-suíço Guy Wenger. O estúdio é especializado em mixagem 5.1 para filmes, documentários, publicidade e música.

A câmera do Instagram já tem data de lançamento: 2014, conforme

Uma das novidades é que você

chamada “Polaroid Socialmatic”, a câmera terá os filtros do

pode ouvir de qualquer lugar

Instagram e contará com o mesmo visual do logotipo da rede social.

do mundo e em tempo real o

A câmera digital também permitirá, compartilhar as imagens em

que acontece no estúdio, usan-

redes sociais e imprimir as fotos na hora. A câmera terá 16 GB de

do apenas a internet.

armazenamento interno e conexão às redes Wi-Fi e 3G.

23


Contemporânea

{ moda }

Solar: ESCADA Valor: R$1200,00 - ótica rio bran-

Baton chanel...

Animal Print

113,50 vermelho

A moda que não sai do

da estação -

pensamento

www.chanel.com

mais

dos

badalados,

estilistas entre

eles

Roberto Cavali, faz parte do dress code

de

praticamente

toda

mulher. Símbolo de poder e força, a estampa animal print está presente tanto em peças finas de festa como nas mais casuais. O uso de acessórios neste visual proporciona um ar mais chique e descolado.

A casa Hermès acabou de lançar um novo perfume limitado chamado

Padlock

Perfume

(cadeado). A marca “transformou” o famoso cadeado das bolsas e pulseiras em um novo perfume com Calèche e fresco. O Padlock Perfume está disponível em dourado e prata. Valor 200,00 dólares refil com 0,25ml.  Quer ver mais é só entrar no site da marca hermes.com

www.contemporaneatv.com.br

Joias MatukDiamonds www.MatukDiamonds.com Manoella Martinazzo (48) 9161-9442 Wander Matuk (47) 9923-2456

entz

co - Fone: 3224-1224

ei W Foto: Voln

24


Maxi colar de correntaria com mix de banhos. Cruzes e cristais trazem brilho e sofisticação, dando um ar Hi-Lo. Luxo traduz esta peça que une o estilo barroco à clássica combinação de verde esmeralda com pérola. Peças Mariana Althoff. Falta contato e informações que nao tenho. Informações sobre as bijuterias Contato: (48) 9155-5277 Facebook: /sisi.acessorios

Smoking As releituras do smoking feminino, tendência surgida nos anos 60 e 70, pelo

Luxo traduz esta peça que

estilista francês Yves Saint

une o estilo barroco à clássica

Laurent, prometem voltar

combinação de verde esme-

neste inverno. Praticidade

ralda com pérola.

conjugada com sofisticação

Informações sobre as bijuterias

é o lema desta composição. Para as mais ousadas cor da estação, o vermelho. Paletó Four Seasons - $299,00 Calça Four Seasons -$259,00 Camisa Four Seasons - $199,00 Cinto Cristais Four Seasons - $85,00 Oculos Tiffany&co - $1790,00 Ótica Rio Branco - (48) 3224 1224 Scarpin em couro com crucifixos Santa Lolla - R$ 219,90 Pingente Van Cleef & Arpels, Matukdiamonds (preço sob consulta)Anel Cristian Dior, Matukdiamonds ( preço sob consulta)

Facebook: /sisi.acessorios

Bota As queridinhas do inverno conciliam conforto com estilo. Os modelos mais inspiradores, neste ano, foram apresentados por Gucci, Jean Paul Gaultier, Emilio Pucci, Donna Karan e Chanel. A aposta da Santa Lola foi o modelo Inspiration Chanel. Beira Mar Shopping. Couro com placa de metal $559,00

Empresária, Consultora de Moda - Formada no curso de Desenho e Estilismo Aplicado a Criação de Moda pelo Departamento de Cursos da UFSC.

Conjunto preto Sutien Lenço - valor R$139,00 - su-

Foto: Geremia

Foto: Volnei Wentz

- por que não? -, o uso da

Contato: (48) 9155-5277

tien com aplicação de guipure, renda francesa e cristal swarovski

Calcinha preta - P R$ 79,00 toda em renda com aplicação de   guipure, renda francesa e cristal swarovski e

Jussara Rodrigues

laço de veludo alemão. Jogê Beiramar Shopping - L3 www.contemporaneatv.com.br


26

Contemporânea

{ ENTREVISTA }

Matukdiamonds lança sua própria coleção de joias e amplia suas vendas de diamentes de grifes internacionais.

A maioria das pessoas não possui conhecimento refinado para adquirir uma joia de diamantes de boa qualidade. Inclusive, desconhecem os diferentes tipos de diamantes, por isso, na maioria das vezes, pagam além do seu preço real. Os designs ultramodernos e de extrema beleza em grande parte, por exemplo, carregam diamantes de baixa a baixíssima qualidade, como os SI1, SI2 e até mesmo os I1 e I2, que são os que mais servem para fins industriais como abrasivos.


Contemporânea

Os diamantes possuem classificações diferentes, partindo do FL-D (melhor qualidade do mundo, encontrados nas joias da Matukdiamonds. com) aos diamantes industriais (pior qualidade possível - I1/ I2). Para que os diamantes de uma joia realmente apresente aquele brilho faiscante e esplendoroso, a combinação de 4 fatores importantíssimos devem ser levados estritamente em consideração. Tais fatores são denominados os “4 C’s”, estabelecidos pelo mais famoso e conceituado instituto gemológico do mundo - o GIA:   • Clarity (pureza) - A pureza de um diamante é determinada pelo número e tamanho das inclusões visíveis na pedra, pois quanto mais cristalina e translúcida for esta, mais rara ela será; • Color (cor) - Uma norma internacional atribui a letra D ao diamante totalmente incolor, e segue classificando alfabeticamente à medida que as cores se manifestam na pedra, até a letra Z, onde o amarelado morto da pedra já se torna óbvio; •  Cut (lapidação) - A lapidação é o elemento que permite valorizar  todas as qualidades do diamante revelando assim seu esplendor incomparável. Dos 4 C’s. Esse, sem dúvida, é o mais importante dos 4 C’s. • Carat (peso, quilate) - Cada quilate é dividido por 100 pontos, quanto mais pontos o diamante tiver, mais valioso ele será. Pesando nesse importantíssimo aspecto de real valorização de diamantes naturais, nasceu a Matukdiamonds.com, para levar aos nossos clientes a excelência de qualidade em diamantes a preços altamente competitivos. Diamantes naturais de qualidade superioríssima como os das jóias da Matukdiamonds.com são um excelente investimento na atualidade, considerando-se que os mesmos estarão praticamente extintos do mercado nos próximos 10 anos, em virtude principalmente de sua raridade e a produção em massa de diamantes sintéticos laboratoriais e moissanites que já começam a invadir o mercado. A Matukdiamonds conta com a experiência e dedicação do gemólogo Wander Matuk especializado em classificação de diamantes, com formação pelo GIA na Califórnia. A empresa presta atendimentos personalizados, demonstrando um fascinante acervo de peças das mais diversas grifes da alta joalheria internacional.

A Matukdiamonds.com é uma empresa joalheira, especializada na seleção criteriosa de diamantes e joias de diamantes de alta qualidade e requinte. Cada uma das gemas da Matukdiamonds.com são   prévia e criteriosamente analisadas com base em estritos padrões  de graduação de cor, claridade e simetria, estabelecidos pelo GIA (Gemological Institute of America- o maior e mais conceituado instituto de graduação de diamantes do mundo), garantindo assim o brilho, lustre, fogo e flash explosivos das pedras em todas as joias selecionadas. A Matukdiamonds.com conta com uma ampla base de fornecedores, altamente especializados em todo o mundo, importando grande parte das joias do Oriente Médio, em especial de Haifa e Tel a Viv em Israel, onde encontram-se os diamantes lapidados mais puros de todo o mundo. Nossos fornecedores e colecionadores são da mais alta competência e credibilidade, fornecendo joias Vintage de diamantes puríssimos, oscilando em classificação dos D-FL (mais puros do mundo) até os D-VVS1  /  J-VVS2, também bastante raros na atualidade. As joias da Matukdiamonds,com carregam o timbre das joalherias internacionais mais famosas do mundo, com preços variando de 40 a 70% a menos do que em relação aos preços de peças similares. Recentemente a Matukdiamonds.com lançou sua grife com desenhos arrojados que acompanham  a tendência da alta joalheria internacional. Todas as peças timbradas Matukdiamonds.com são confeccionadas por qualificadíssimos artesãos franceses e italianos que obedecem estritamente aos padrões de qualidade estabelecidos pela empresa. E tudo isso a preços ainda bem mais atraentes.

Matukdiamonds.com Qualidade e Elegância em Diamantes Contato: Manoella Martinazzo (48) 9161-9442 Wander Matuk (47) 9923-2456 Catálogo Virtual www.MatukDiamonds.com Rafael Lock, Manoella Martinazzo e Wander Matuk

Curta nossa fan page: facebook.com/matukdiamonds

27


30

Contemporânea

{ empreendedorismo }

As mulheres e o storytelling Por que é fundamental um olhar feminino para quem quer vender uma ideia Por Olavo Pereira Oliveira

V

ivemos em março o mês da mulher. Se bem que todos os meses, cada vez mais, são das mulheres. Elas dominam o mundo! Mas especialmente o dia 8 de março serviu para nos relembrar do lado feminino que todos

temos e devemos cultivar. E aí cabe a pergunta: O que o olhar feminino tem a ver com storytelling? Melhor do que traduzir esse termo por “contar histórias” é entender como usá-lo a seu favor. Storytelling é uma arte, uma ciência, um processo e um método. Tudo isso junto. Contar histórias já virou até metodologia para reposicionar e

Olavo Pereira Oliveira

construir marcas. As empresas buscam o storytelling para melhorar cada vez mais seus resultados e engajar seus públicos de interesse. Olavo Pereira Oliveira é jornalista e consultor de comunicação na Soap, atendendo com exclusividade a região Sul. - olavo@soap.com.br

www.contemporaneatv.com.br


Contemporânea

A Soap é especialista no assunto aqui no Brasil e aterrissa o storytelling em uma das mídias mais importantes do dia a dia corporativo: as apresentações. Entendemos que momentos como esse são únicos. Por isso, em vez de encher slides de textos e gráficos, é preciso saber criar um roteiro que leve em conta:

1

) o objetivo da empresa e as mensagens que ela quer deixar com a sua

audiência, que devem responder a uma pergunta: “por que devo me interessar por isso?;

2

) a criação de um protagonista que não necessariamente represente a

empresa, sua missão e seus valores, e sim a audiência, afinal é com o protagonista dos filmes que nos identificamos e por quem torcemos;

3

) a exposição dos antagonismos que enfrentamos no dia a dia, afinal a

Links interessantes: Soap www.soap.com.br Viviane Senna com Soap tinyurl.com/sennasoap Livro “Super Apresentações” www.soap.com.br/livro Story Business Edition: www.storybusinessedition.com

audiência não acredita em apresentadores que só mostrem pontos positivos: ela quer saber quais os desafios, as dificuldades e fraquezas que o seu projeto tem ou que pode ajudá-la a superar;

4 ) uma linguagem visual para os slides que contribua com o entendimento das mensagens, afinal a National Science Foundation já comprovou: 80% das pessoas compreendem melhor qualquer assunto se ele for transmitido de forma visual;

5

) um apresentador bem preparado e com a história na cabeça, e não um

leitor de slides e bullet-points, como costumamos ver em muitas apresentações;

6

) e, por último, mas não menos importante: uma história que comuni-

É aí que entra a relação do lado feminino com o storytelling e que podemos ver em tantas situações do dia a dia. Afinal, elas sabem como ninguém lidar com o lado

que não só com o lado racional do cérebro, mas principalmente com o lado

emocional e possuem uma sensi-

emocional, afinal muitas decisões tomadas no dia a dia corporativo estão

bilidade especial para lidar com os

baseadas na emoção.

desejos e interesses de uma audiência. No papel de mães, esposas ou empresárias, muitas vezes colocam a necessidade dos outros na frente do próprio interesse. E, por fim, têm menos medo do que os homem de expor suas vulnerabilidades e pontos fracos. Estão aí grandes lições para o mundo corporativo e que têm tudo a ver com os princípios fundamentais de uma boa história bem contada em apresentações. Não é à toa que metade dos empreendedores no Brasil já são mulheres. Elas sabem muito bem usar esses atributos nos negócios. São grandes storytellers!

www.contemporaneatv.com.br

31


32

Contemporânea

{ leitura }

1 Faça acontecer – Mulheres, Trabalho e a Vontade de Li-

2

Argo - Como a Cia e Hollywood

derar. Sheryl Sandberg

realizaram o mais estranho resgate

Editora: Cia das Letras

da história.

Assunto: Empreendedorismo

Mendez

Ano: 2013 - Valor: R$ 34,50

Editora: Intrínseca

Desperte o milionário que há

Assunto: Biografia

em você. Carlos Wizard Martins

Ano: 2012 - Valor: R$ 54,90

Editora: Gente

1

Matt Baglio, Antonio

Neste livro, absolutamente inspira-

dor, Sheryl Sandberg investiga as razões de o crescimento das mulheres na carreira estar há tantos anos estagnado, identificando a raiz do problema e oferecendo soluções práticas e sensatas para que elas atinjam todo o seu potencial. Eleita uma das dez mulheres mais poderosas do mundo pela revista Forbes, Sheryl encoraja as mulheres a sonharem alto, assumirem riscos e se lançarem em busca de seus objetivos, sem medo. Ela acredita que um maior número de mulheres na liderança levará a um tratamento mais justo de todas as mulheres. A executiva faz uma autorreflexão sincera sobre os acertos e os erros de sua carreira, que, unidos a uma pesquisa vasta, resultaram neste livro escrito com humor e sabedoria. Faça acontecer é um manifesto feminino para homens e mulheres, fundamental para se pensar os impasses e as questões de gênero no mundo do trabalho.

www.contemporaneatv.com.br

2

3 Assunto: Administração

Em 4 de novembro de 1979, os fun-

cionários da embaixada dos Estados

Financeira e orçamentária - Ano: 2012 - Valor: R$ 24,90

Unidos em Teerã são surpreendidos pela invasão de um grupo de militantes, que

3

faz 53 reféns. Em meio à confusão, seis

rico e ter tudo o que se deseja não

diplomatas conseguem escapar e en-

são questões de sorte ou acaso, mas

contram refúgio na residência do em-

algo possível a todos, e começa com

baixador do Canadá. Mas, Tony Mendez,

uma mudança de postura men-

especialista em disfarces da CIA, sabe

tal, que vai determinar uma nova

que é apenas uma questão de tempo

maneira de pensar, acreditar e agir.

até que sejam encontrados. Para retirá-

Neste livro, ele pretende mostrar o

-los do país, ele concebe um plano ar-

método, os conceitos e os princípios

riscado. Disfarçando-se de produtor de

que utilizou para criar um empreen-

Hollywood e apoiado por um elenco de

dimento bilionário a partir do zero

agentes secretos, falsificadores e espe-

– a Multi Holding, composta pelas

cialistas em efeitos especiais, Mendez

empresas Wizard, Yázigi, Skill, Alps,

viaja para Teerã a pretexto de encontrar

Quatrum, Microlins, SOS Computa-

a locação perfeita para um falso filme de

dores, People, Bit Company e Smartz

ficção científica chamado ‘Argo’. Nesta

– e também para ajudar a formar

obra, ele procura revelar todos os deta-

mais de uma centena de novos mi-

lhes da operação que aliou o alto escalão

lionários no Brasil nos últimos anos.

de Hollywood ao mundo da espionagem.

O autor desta obra pensa que ser


Contemporânea

33

6 5 4

Editora: Cia das Letras Assunto:

Rápido e devagar - Duas Formas

Guias de Viagem - Ano: 2012

de Pensar.

Valor: R$ 29,90 (edição normal) e R$

Daniel Kahneman

Editora: Objetiva

O Poder do hábito - Por Que

49,90 (edição luxo)

Assunto: Administração e negócios

Fazemos o Que Fazemos na Vida e nos Negócios.

Viajante Chic. Glória Kalil

Charles Duhigg

Ano: 2012 - Valor: R$ 54,90

5

Editora: Objetiva

6

Esta obra traz dicas para via-

gens, desde documentos e acesNesta obra, Daniel Kahneman

sórios que não podem faltar na

Assunto: Administração e negócios

procura mostrar as formas que

bagagem até como proceder em

Ano: 2012 - Valor: R$ 39,90

controlam a mente - o pensa-

aeroportos, cruzeiros, excursões

mento rápido, intuitivo e emoSegundo o autor, a chave para

e hotéis, mostrando ainda uma

cional e o devagar, lógico e pon-

se exercitar regularmente, perder

forma fácil e prática de arrumar

derado. Daniel busca mostrar a

peso, educar os filhos, tornar-se

malas, seja sua viagem um bate-

capacidade do pensamento rá-

mais produtivo, criar empresas re-

-pronto de trabalho ou uma mais

pido, sua influência persuasiva

volucionárias e alcançar o sucesso

longa, de puro lazer.

nas decisões e até onde se pode

é entender como os hábitos fun-

ou não confiar nele. Segundo a

cionam. Ele procura mostrar que,

obra, o entendimento do funcio-

ao dominar esta ciência, todos po-

namento dessas duas formas de

dem transformar suas empresas e

pensar pode ajudar em decisões

suas vidas.

pessoais e profissionais.

4

Livraria Nobel Floripa Shopping loja 123 | SC 401 | Tel: 48-32336875


Contemporânea

{ cultura }

Vanessa Gerbelli Ceroni em cena de Quase Normal

Vanessa Gerbelli Ceroni uma atriz em pleno vigor artístico Por Mauro Medeiros

V

anessa Gerbelli sempre foi apaixonada pelo teatro, pela música e pelas artes plásticas. Formada pela Faculdade de Belas Artes, esteve neste ano com a exposição “Sobre o Véu da

Pele”, em Niterói – RJ.

Ela se diz apaixonada, porque nunca pensou na arte como uma fonte de renda. No início da

carreira, deu aulas de inglês para poder bancar a gasolina, para assim poder fazer teatro, que não dava dinheiro algum. É muito grata aos seus pais, por segurarem as “pontas” nesse início. Agora Vanessa já comemora 20 anos de carreira e está em cartaz com o musical “Quase Normal” no Teatro Faap, mesmo teatro em que estreou em 1993 “Quixote” de Carlos Alberto Soffredinni e Direção de Eliana Fonseca. São as combinações da vida, as coincidências. Hoje Vanessa é uma atriz madura, canta, dança e interpreta. Aliás, sempre cantou, participando de musicais, conjuntos, jazz bands e serestas. Dos musicais, foi parar na televisão como a Lindinha em “O Cravo e a Rosa”, novela de Walcyr Carrasco e Mauro Medeiros

direção geral de Walter Avancini. Ali aprendeu muita coisa, segundo ela: no teatro, a síntese e a poesia

Mauro Medeiros é dramaturgo, autor, roteirista, diretor, ator e jornalista. Em 2012 comemorou 30 anos de carreiracom a publicação do Melodrama “Além das Flores”, pela Editora Multifoco – www.editoramultifoco.com.br

Cristiano Gualda, Vanessa Gerbelli Ceroni e Carol Futuro

Fotos: GUSTAVO BAKR - Divulgação

34


Contemporânea

da cena estão nas mãos do ator. Na TV e no cinema, estão nas mãos do diretor e tudo o que você precisa ter, além do entendimento completo da cena, é a prontidão, o frescor e o total acesso às suas emoções.

Dan Goodman, seu abnegado marido, que luta para deixar a família unida, é interpretado por Cristiano Galda. Carol Futuro interpreta Natalie, a filha problemática, que tem péssima relação com a mãe e sonha em fugir de casa.

Vanessa esteve afastada do teatro musical por 10 anos, até “Emilinha e Marlene - As rainhas do rádio” - de Thereza Falcão e Júlio Fischer (2011) – Direção de Antônio de Bonis. Espetáculo no qual viveu Emilinha e travava semanalmente uma batalha contra Marlene, embora no palco o musical mostrasse as relações pessoais e os conflitos das duas grandes cantoras da época

Olavo Cavalheiro é Gabe, o filho praticamente perfeito, que deseja se manter presente para sempre. Victor Maia é Henry o namorado de Natalie que presencia alguns momentos bem conturbados da família O elenco conta ainda com André Dias que dobra dando vida aos psiquiatras Dr. Fine e Dr. Madden.

de ouro do rádio, na plateia boa parte do público se dividia e

Quase Normal projeta a história de uma família bem dife-

parecia reviver aqueles momentos. Os afeitos às suas musas

rente das que vemos em comercial de margarina. Seus dramas

as veneravam e hostilizavam a outra como verdadeira adver-

são revelados aos poucos e faz com que a plateia receba todas

sária. Mais um trabalho em que Vanessa mexeu profundamente com o público e, deu voz a uma das mais amadas cantoras que este país já teve. Vanessa Gerbelli diz que; “fazer musicais é difícil, pela complexidade técnica. Cantar muitas horas e bem, requer condicionamento muito apurado, além de musicalidade e aliar esse “atletismo”, à entrega física e emocional e ao jogo cê-

essas emoções e pense seus próprios rela-

Cantar muitas horas e bem, requer condicionamento muito apurado, além de musicalidade e aliar esse “atletismo”, à entrega física e emocional e ao jogo cênico é uma tarefa “Hercúlea”!

nico é uma tarefa “Hercúlea”! Mas adora fazer isso.”

cionamentos familiares, isso é inevitável e, muito bem realizado. A mãe bipolar, sua relação de apego com o filho, a rejeição pela filha, o marido que trava uma batalha para manter aquele lar, na busca por novos tratamentos para sua esposa. “Quase Normal”, musical foi vencedor do Prêmio Pulitzer e revolucionou o gênero com salas lotadas na Broadway e fica em

cartaz até 12 de maio no Teatro Faap.

E agora em cartaz com o musical rock “Quase Normal”, en-

Perguntada sobre o balanço que faz ao olhar para os seus 20

canta em cena, mexe com as emoções da plateia. Não há quem

anos de carreira e a situação da mulher na cena e na dramatur-

não se identifique ou não saia emocionado. O final do primeiro

gia ela responde que acredita que atuar tenha sido até hoje uma

ato pede um respiro: pra onde essa mulher vai nos levar?

tarefa mais simples para as mulheres. Elas não foram obrigadas

O espetáculo é todo emoção, com boas quebras de humor,

a omitir seus sentimentos, suas lágrimas, suas fraquezas.

as vozes bem afinadas nos conduzem em ritmos de rock e ba-

Falam constantemente do que as aflige e afeta. Expõem-se.

ladas. Um elenco virtuoso, com interpretações de tirar o fôlego,

A mulher pode ser mãe, isso não é brincadeira para os sentidos!

sob a espetacular direção de Tadeu Aguiar.

De uns tempos para cá, observa com alívio o universo feminino

Em cena Vanessa Gerbelli é Diana Goodman, uma Dona

permeando o masculino, tornando os discursos mais genuínos.

de casa convencional que luta contra uma profunda desor-

Têm-se hoje em dia grandes diretoras e grandes atrizes. E atores

dem bipolar.

e diretores mais sensíveis.

Olavo Cavalheiro, Victor Maia, Carol Futuro, Vanessa Gerbelli Ceroni, Andre Dias E Cristiano Gualda

Olavo Cavalheiro e Vanessa Gerbelli Ceroni

Vanessa Gerbelli Ceroni em cena de Quase Normal

www.contemporaneatv.com.br

35


36

Contemporânea

{ cultura }

Falam constantemente do que as aflige e afeta. Expõem-se. A mulher pode ser mãe, isso não é brincadeira para os sentidos! De uns tempos para cá, observa com alívio o universo feminino permeando o masculino, tornando os discursos mais genuínos. Têm-se hoje em dia grandes diretoras e grandes atrizes. E atores e diretores mais sensíveis. E quando se fala em universo feminino, lágrimas e sensibilidade, podemos fazer uma viagem no tempo e buscar há dez anos a personagem Fernanda de “Mulheres Apaixonadas”, novela de Manoel Carlos. Ali Vanessa protagonizou uma das cenas mais fortes da teledramaturgia e com uma audiência espetacular. Vanessa diz de maneira singela, sobre o que fica nesse tempo todo, de um trabalho tão bem recebido: que tem muito respeito pelo autor Manoel Carlos. Admiração também. Ele é um dos maiores dramaturgos que conhece. E sente-se privilegiada por ter feito a novela e aquela personagem. Diz ainda que: não sabe ao certo o que foi, mas algo de especial e encantador aconteceu ali, que comoveu as pessoas. Isso para o ator é o

“crème de la crème”.

Vivo um dia após o outro, tentando pensar que está tudo bem...

Mas um ponto aborrece Vanessa Gerbelli e é em relação ao cinema. Ela participou de “Carandiru” de Hector

dos contos mais famosos do nosso maior romancista, o (João

Babenco, “Os desafinados” de

Guimarães) Rosa e, não conseguimos verba de divulgação. Não

Walter Lima Jr., “Sem Controle”

conseguimos lançar o filme e não temos ideia de quando conse-

de Cris D’Amato, “As Mãe de

guiremos. Falta coisa de um milhão, verba que qualquer festa de

Chico Xavier” de Glauber Filho

político levanta.”

e Halder Gomes, com grande sucesso e repercussão. E cita

Sobre a carreira, família, viagens, gravações, morar e traba-

uma experiência que teve recentemente como “uma situa-

lhar no Rio de Janeiro e estar em cartaz também em São Paulo,

ção meio broxante” (sic). “ fiz o Matraga, do Vinícius Coimbra

dias distantes da família. Como conciliar? Responde simples-

(colaborei no roteiro, inclusive), que é um filme lindo, sem

mente que: É dureza. Vivo um dia após o outro, tentando pensar

brincadeira. Ganhou o festival do Rio, 5 prêmios ao todo.

que está tudo bem...

Tem a última participação do Chico Anysio nele (genial, por

Vanessa que além de atriz é cantora, tem planos para gravar

sinal)... Tem o (José) Wilker e o João Miguel, é baseado num

um CD com o irmão, Gian Gerbelli com quem tem um diálogo muito gostoso e sabe que pode ficar um trabalho bonito e bem cuidado. Está realmente pensando a respeito e, que tudo isso é apenas questão de tempo. Vanessa Gerbelli é uma atriz que está no auge, pronta para qualquer novo desafio: uma personagem em teatro musical ou de prosa, cinema ou televisão. Ela que é mãe, já passou por separações, goza neste momento de pleno vigor artístico.

Serviço: Quase Normal - Teatro Faap - Tel.: (11) 3662-7233 Quinta e sexta, às 21h; sábado, às 18h e às 21h30; domingo às 18h Em cartaz até 12/5/2012 http://estamosaquiproducoes.com.br/quasenormal.html


{ cases de sucesso }

Contemporânea

Cases de Com muita dedicação, disciplina e amor a profissão dez mulheres contemporâneas revelam suas histórias e conquistas!

Karem Fabiani Rachel Schlindwein - Zanini Adriane Bittencourt Renata Swoboda Margarida Baird Aline Bittencourt Susan Hulsmeyer Elke Siedler Simone Ramos Andrade Andréia Koerich

37


38

Contemporânea

{ cases de sucesso }

A competência, o profissionalismo e o carisma na tela levaram a jovem jornalista a se tornar um dos principais destaques da televisão regional

Karem Fabiani | Jornalista Nascida no Rio Grande do Sul e com passagem pelas cidades

programa. A jornalista explica que um dos destaques é o “Abrin-

de Curitiba e Rio de Janeiro, onde começou a faculdade de jor-

do o Jogo”, quadro do programa onde personalidades da Grande

nalismo, Karem Fabiani, 34, não conseguiu ficar longe da cidade

Florianópolis debatem sobre os assuntos mais atuais e expõem

onde morou dos 8 aos 18 anos — Florianópolis. A saudade do sul

as suas opiniões. Ela agrega que o telespectador ganhou em in-

e o amor pelas praias a trouxeram de volta há dez anos, e aqui

teratividade, pois a proposta é deixar o Ver Mais próximo de seus

ela terminou o ensino superior e começou sua carreira na tele-

telespectadores, abrindo espaço para que estes perguntem dire-

visão. Por sorte dos catarinenses, desde 15 de abril, a jornalista

tamente aos entrevistados.

Karem Fabiani assumiu a programação do programa Ver Mais,

As grandes paixões desta jovem apresentadora são: o jorna-

nas tardes da RICTV Record em Florianópolis. Animada e cheia

lismo, a televisão e as praias. A competência, o profissionalismo e

de ideias, Karem revela que chegou com muita disposição para

o carisma na tela levaram Karem até onde está hoje. Mas apesar

transformar a revista eletrônica. Além das reportagens especiais,

de muito trabalho ela nas horas livres curte estar na praia junto a

novos quadros foram criados, o que deu um novo dinamismo ao

companhia da filha de dois anos.

www.contemporaneatv.com.br


Contemporânea

39

Rachel Schlindwein - Zanini | Neurocientista Desde os 13, a neuropsicóloga Rachel Schlindwein - Zanini, 38 anos, já pensava em fazer faculdade de Psicologia, queria entender o funcionamento do cérebro humano, a inteligência e o comportamento. Mas foi exercendo a profissão e durante seu doutorado em Neurociência pela Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul que realmente se encantou pela área. Para Rachel, é de suma importância à sociedade o crescimento do número de mulheres competentes no meio acadêmico e profissional. Para ela, representa a revolução dos tempos! A própria neurocientista

Sua maior alegria foi receber a “Medalha Professor João Davi Ferreira Lima” da Câmara Municipal de Florianópolis

é um exemplo, pois recebeu diversos prêmios; entre eles, seus trabalhos científicos relacionados à epilepsia, inteligência, malformação encefálica e qualidade de vida ganharam reconhecimento, inclusive no Congresso Internacional de Neuropsicologia. No entanto, para Rachel, sua maior alegria foi receber a “Medalha Professor João Davi Ferreira Lima” – que homenageia aqueles que tenham prestado relevantes serviços ao ensino superior e à ciência – da Câmara Municipal de Florianópolis. Este prêmio, além de considerar sua trajetória profissional, evidenciou o reconhecimento do seu trabalho na comunidade. Apesar disso, para ela, um profissional e um pesquisador não devem buscar prêmios, medalhas e menções honrosas, mas quando aparecem, sem dúvida, incentivam aquela caminhada. Psicóloga do Hospital Universitário da UFSC, destaca que um dos maiores desafios é presenciar diariamente as necessidades dos pacientes no sistema público de saúde e consultório. Otimista, declara que, felizmente, o cenário está melhorando. Além disso, desde 1998 Rachel é voluntária da Cruz Vermelha Brasileira (ONG) e reforça a importância social de ajudar o próximo sem esperar nada em troca. Afinal, desde cedo seus pais a ensinaram que “ser” é mais importante que “ter”. Acredita também que, para conciliar pesquisas, aulas, trabalho clínico e família, é preciso humildade; saber que existem limites, e que, às vezes, recuar em uma área da vida é avançar em outra. Rachel tenta equilibrar suas inúmeras demandas, mas que, acima de tudo, seus filhos gêmeos são prioridade. Feliz com suas escolhas, casada há 11 anos, a neuropsicóloga Rachel e seu marido adoram passear com as crianças, pois estes momentos em família são essenciais e singulares para sua vida.

www.contemporaneatv.com.br


40

Contemporânea

{ cases de sucesso }

“ Adriane Bittencourt | empresária e proprietária ABS traduções

Amo trabalhar com idiomas, adoro gerir projetos e pessoas

Quando nem sequer sabia escrever, Adriane Bittencourt, 49, sendo

como coordenadora pedagógica de duas escolas de idiomas e

a mais velha das três irmãs, dizia às suas irmãs que já sabia falar

manteve a empresa jurídica em stand-by. Aprendeu muito no

inglês, e as convidava para aprendê-lo. Posicionava um quadro negro

convívio com pessoas diferentes e amadureceu tanto pessoalmente

no quarto e ainda lhes cobrava a aula. Com o passar dos anos, o

como profissionalmente. Nesse período, também concluiu o curso

sonho foi ganhando forma. Aos sete, começou a ter aulas particulares

de Letras e realizou diversos cursos nos EUA e Canadá. Foi quando

de inglês em Imbituba. Aos 12, mudou-se para Florianópolis para

decidiu que era a hora de voltar a ser somente empresária. Reativou

estudar. Aos 15, já havia completado o curso avançado da melhor

a empresa jurídica e a ABS surgiu em Florianópolis. Devido à sua

escola, na época, de idiomas em Florianópolis. Idioma dominado,

dinâmica familiar, que demanda atenção especial, mantém dois

embarcou em um intercâmbio de três meses aos Estados Unidos.

escritórios – um em casa e outro no Corporate Park. Os colaboradores

Algo incomum na época. No entanto, depois de terminar o segundo

trabalham de casa – todos on-line via Skype. Entusiasmada revela:

grau, filha de médico e pensando em carreiras de futuro, optou por

“Amo trabalhar com idiomas, adoro gerir projetos e pessoas”.

Medicina. Confessa que foi a época mais difícil de sua vida. Cursou

Quando era pequena já se imaginava vestida como executiva,

durante sete semestres, sem paixão, e levou mais três anos para ter

fechava os olhas e já se imaginava uma mulher contemporânea,

coragem de desistir. Nessa mesma época, dava aulas particulares de

independente. Apesar dos inúmeros obstáculos de sua jornada

inglês, do qual ela e seus alunos gostavam muito. Mas, ao mesmo

como mãe, afirma que está muito realizada com o formato em que

tempo, não lhe passava pela cabeça ser professora o resto da vida.

a ABS se encontra atualmente, pois conta com importantes clientes,

Enfim, um dia, diante deles, teve uma epifania – o nome de uma

como Imagem Filmes, Karron Petróleo, Cottonbaby, Microsoft da Irlanda,

das primeiras escolas de inglês que frequentou veio à cabeça. Desse

RBS, Flexicotton, CR8, Cotecna, Petrobrás, etc. Adriane descreve que os

momento, descobriu a possibilidade de abrir a franquia, que foi

desafios diários são muitos entre a família e a empresa. “Necessito

montada em Imbituba, e durante os 13 anos de existência dessa

de cuidadores para estarem em casa para eu poder trabalhar - isso

franquia se sentiu realizada. No entanto, sua vida iria dar mais

nem sempre é possível”. Os obstáculos são muitos, mas, se precisar,

uma volta quando nasceu sua filha, hoje com 20 anos, portadora de

vira a noite no seu home office e está conectada on-line 24 horas por

necessidades especiais. Tentou manter a escola, mas, no final, sua

dia. Confiante, revela “Me desdobro, mas nunca perco um prazo de

presença em Florianópolis era importante para poder levar a filha às

entrega, assim como nunca deixo de manter um visual impecável”.

terapias. Então fechou a escola em Imbituba e começou de novo em

Afinal, para a empresária, é um dever estar bem visualmente para

Florianópolis. Durante seis anos, para conhecer o mercado, trabalhou

exercer seu ofício.

www.contemporaneatv.com.br


Contemporânea

Renata Swoboda | Cantora A cantora Renata Swoboda, 30, em decorrência da

Renata absorveu o blues, o jazz e o soul, grandes

profissão dos pais, comissários de bordo, morou em

influências para suas primeiras composições, na

São Paulo, Rio de Janeiro e Los Angeles. Mas foi na

maturidade absorveu nas músicas brasileiras

adolescência que ela e sua família desembarcam em

como o choro, o samba, a bossa nova, a base para

Floripa e aqui começaram a compor suas histórias.

compor seus mais recentes trabalhos. Formada em

Ainda aos 11 anos, a pequena Renata já tocava

música pela UDESC, suas composições musicais

seus primeiros acordes na companhia de seu pai.

já se tornaram trilha de peças de teatro e cinema

Desde o princípio não apenas recriava suas canções

catarinense. Parceira em algumas composições

prediletas, como compunha suas próprias.

Após

com seu irmão, o rap poliglota, MC Pedroso, como

muitos anos, por timidez, deixou suas primeiras

a dançante Sexta-feira, a cantora revela a grande

músicas guardadas a sete chaves como Midnight Sun.

alegria de produzir em família e perceber que

Renata começou a revelá-las a amigos e familiares, e

cada um possui seu modo de expressar-se. Entre

daí para frente, pouco a pouco, iniciaria uma grande

os planos de Renata está o lançamento do seu

jornada de grandes apresentações e conquista de

primeiro CD previsto para 2014, que, segundo ela, é

fãs. Ganhou destaque na cena nacional com seu

fundamental para entrar no mercado fonográfico,

primeiro videoclipe, De Quando, selecionado para

em festivais de música nacionais e internacionais

entrar na programação da MTV. Antes disso, já havia

e estabelecer contato com grandes produtores.

ganhado o concurso Batalha MTV nas areias do Jurerê.

Enquanto a talentosa cantora de voz potente e

Acompanhada por uma banda de primeira, seus

versátil vai aperfeiçoando e amadurecendo suas

shows também já ganharam as areias cariocas de

composições em português e inglês, seus fãs e

Ipanema com o Projeto Levada Oi Futuro, que teve

novos ouvintes poderão baixar suas músicas no seu

como intuito renovar a cara da MPB, promovendo

site. Além disso, poderão curtir os shows de Renata

artistas de qualidade de diferentes regiões do país.

Swoboda pela ilha, inclusive, novamente abrindo

Desde então, teve o privilégio de abrir os shows

o show de Maria Gadú, que lançará seu novo CD

e dividir o palco com Gal Costa, Maria Gadú,

neste primeiro semestre em Jurerê Internacional.

entre outros. Se na infância nos Estados Unidos

Ambas arrasam no palco!

Desde o princípio não apenas recriava suas canções prediletas como compunha suas próprias

www.contemporaneatv.com.br

41


42

Contemporânea

{ cases de sucesso }

Ao longo dos anos de carreira recebeu inúmeras homenagens por seu talento

Margarida Baird | Atriz “Uma história de amor bem-sucedida, uma paixão concretizada”

Destaca, entretanto, a importância tanto da Maratona Cultural quanto

é o que representa para a atriz carioca, Margarida Baird, os 50 anos

do Festival Isnard Azevedo, que, para ela, são iniciativas muito bem-

dedicados à arte da interpretação teatral. Sua trajetória artística

sucedidas para a divulgação da arte em Florianópolis, bem como

iniciou em 1963, no Rio de Janeiro, na peça “O Rapto das Cebolinhas”,

possibilitam movimentar o panorama cultural e incrementam o

de Maria Clara Machado, dirigida por Roberto de Cleto. Margarida

intercâmbio entre os grupos teatrais e o público. Entre os diretores

Baird, 68, circulou por muitos outros teatros pelo país. Teve a graça

que marcaram sua trajetória estão: Sérgio Viotti, José Celso Martinez

de contracenar com grandes companheiros de palco: Floriano Peixoto,

Correa, João das Neves, Tonio Carvalho e José Ronaldo Faleiro. Além

Pedro Paulo Rangel, Marília Pêra, Marco Nanini, Yolanda Cardoso,

deles, nos últimos anos tem trabalhado com o trio feminino, que

André Valli, Berna Sant`Anna. Realizada, destaca: “É muito importante

para ela é um brinde extra: Vera Collaço, Ana Paula Beling e Brígida

a troca em cena, a generosidade e o crescimento que esta troca traz

Miranda. Atualmente, Margarida Baird está contracenando, pela

para o resultado final”. Ao longo dos anos de carreira recebeu inúmeras

primeira vez, com seu marido e companheiro há 23 anos, José

homenagens por seu talento: indicação para o Troféu Mambembe, como

Faleiro, professor e doutor em teatro e ator bissexto, em “Urano quer

melhor atriz, no RJ; Revelação de Grupo, Prêmio Bastidores; Prêmio

mudar”, de Rogério Christofoletti. A peça que também transita pelo

de Melhor Atriz, e Melhor Maquiagem, no Festival Isnard Azevedo; e

universo íntimo do casal e representa para Margarida um “quase

o Prêmio Franklin Cascaes de Cultura. Para a atriz carioca radicada há

como casar novamente! Uma experiência inovadora, estimulante,

29 anos em Florianópolis, “os papéis que nos caem nas mãos sempre

embora muitas vezes difícil”. Além da peça, o casal possui um

nos marcam, trazem à tona alguma coisa de nós mesmos, atores.

projeto em comum, o Círculo Artístico Teodora, no Campeche, espaço

Lucilinha, a caçula de “As Inocentes do Leblon”; Luisa, de “Os Fantastikos”;

criado para abrigar manifestações artísticas, culturais, sociais e

Lúcia, de “A Ópera do Malandro”; Isabel, de “As Sete Quedas do meu pobre

terapêuticas. Fiel ao seu amor pelo teatro em todos esses anos,

Coração”; Jane Larry, de “Na Selva das Cidades” e, Beatriz, de “Beatriz”,

ela também namora com as artes plásticas, escreve contos, faz

foram além, “me tatuaram”, pontua. Crítica e defensora máxima das

bordados e adora cultivar o jardim do seu espaço cultural. Cantar

artes, Margarida analisa o panorama em Santa Catarina: “Não existem

é uma de suas maiores paixões, assim como ler e assistir a filmes.

políticas culturais no Estado, o que existe é uma grande precariedade de

Seus prazeres profanos: “tomar um bom vinho, um espumante com

estratégias, já que a cultura e a arte não são levadas em consideração

meu marido e uma cervejinha gelada com os amigos é diversão

nem pela administração governamental nem pelo empresariado

garantida”. Quanto à espiritualidade na contemporaneidade, a

catarinense”. No entanto, Baird explica que “a classe artística tem se

atriz expressa: “fica muito difícil viver em uma sociedade cada vez

reunido e buscado soluções para sensibilizar os donos dos recursos,

mais distanciada dos valores essenciais, sem essa conexão com um

de forma que a arte produzida aqui seja merecidamente valorizada”.

estado mais elevado de ser”.


Contemporânea

43

Aline Bittencourt | CEO Innateam - Empresa de arquitetura - design - sustentabilidade A arquiteta Aline Bittencourt, 46, mestre em auditorias e impactos ambientais, ao finalizar seu curso na UFSC, decidiu viajar por meses pela Europa. Seu intuito não era apenas conhecer diferentes culturas, mas também aprender sobre si mesma e sobre a diversidade arquitetônica dos países. Não para menos, decidiu viver por mais de 20 anos em Barcelona, uma das capitais do design mundial, onde as incríveis construções de Gaudí e a presença das obras artísticas de Miró, Picasso e Dalí fazem parte da cidade. Lá, Aline teve a opor-

ao falarmos de sustentabilidade, estamos muitas vezes falando de tecnologias sofisticadíssimas

centa: mais que um desafio, trabalhar com design, inovação e sustentabilidade é uma tendência mundial. Portanto, para a sócia proprietária da Innateam, empresa concebida para funcionar com uma equi-

pe multidisciplinar e internacional – outra tendência da globalização –, todo projeto arquitetônico deveria ser sustentável, coerente e respeitoso com o seu entorno. Ex-

tunidade de trabalhar com grandes profissionais e tecnolo-

plica que esta exigência começa desde o

gias de ponta, entre elas, os telhados verdes da marca alemã

projeto, passando por soluções técnicas e

ZinCo, que atualmente comercializa no Brasil. De volta ao

escolha de materiais para as construções.

Brasil, Aline destaca que, hoje, ao falarmos de sustentabili-

Otimista, a empresária pontua que, no

dade, estamos muitas vezes falando de tecnologias sofisti-

Brasil, já começa a se formar uma massa

cadíssimas em que o design é um valor agregado. E acres-

crítica que entende o papel da arquitetura tanto no âmbito privado como no público. Uma cidade ou casa bem planejada é mais funcional, prática, confortável e, portanto, mais econômica e, por que não, bela. Criada em 2012, parte do trabalho da Innateam se realiza no Brasil e parte na Espanha. No entanto, os projetos são desenvolvidos tanto para estes dois continentes como para a África. Com reuniões presenciais e virtuais, hoje o networking e as tecnologias permitem que diferentes profissionais colaborem sem necessidade de estar no mesmo espaço físico. Possibilita, por exemplo, que a Innateam, sediada em Florianópolis, desenvolva projetos junto ao Sustainable Building Group – SBG, com sede no Brasil e em Barcelona, do qual Aline Bittencourt é sócia-fundadora. Apaixonada por viagens, ela complementa que estas nos enriquecem tanto culturalmente como profissionalmente e este multiculturalismo se reflete diretamente no modus operandi de sua empresa. Realizada, Aline Bittencourt revela: ser contemporânea é ser uma mulher multitasking e cosmopolita, que atua e se desenvolve em diferentes frentes, no âmbito profissional, social ou pessoal e tudo isso sem perder o glamour!

www.contemporaneatv.com.br


44

Contemporânea

{ cases de sucesso }

as empresas locais também se capacitaram para atender um público cada vez mais exigente

Mãe de um filho de 13 e outro de 14, revela que, apesar de ela e o marido, também sócio, passarem praticamente 24 horas por dia juntos, considera-o seu grande amigo e companheiro. Susan declara que Florianópolis caiu no gosto de pessoas de todo o país e até mesmo do exterior, e “a cada ano aumenta o número de pessoas que procuram a cidade para realizar seus eventos”, pontua a empresária. E não são somente as empresas que decidem realizar seus eventos por aqui, os noivos também, mesmo que eles não tenham vínculos com a cidade. E em função do aumento de demandas, as empresas locais também se capacitaram para atender um público cada vez mais exigente. Hoje, os grandes eventos já podem ser realizados exclusivamente com fornecedores da região, sem necessidade de importar de São Paulo ou Curitiba bons prestadores de serviços. Susan destaca que, nos últimos anos, o mercado de festas e eventos tem passado por grandes transformações, pois estas estão cada vez mais produzidas e sofisticadas. Além disso, existe uma verdadeira indústria com dezenas de itens, centenas de fornecedores e milhares de orçamentos. Portanto, para ela, o grande desafio

Susan Hulsmeyer | proprietária da empresa de eventos ItsBalloon

da empresa é conseguir expressar aos clientes seu valor, já que o leque de opções de concorrentes vem aumentando. E o desconhecimento por parte do contratante é o que mais prejudica. Pois se acaba comparando produtos inferiores, de

Para a proprietária da empresa ItsBalloon, a carioca Susan

igual para igual, com produtos top de linha. Susan ressalta: “O

Hulsmeyer, 36, realizar as melhores festas é mais do que seu ofí-

problema é que, em eventos, ao contrário de outros segmentos,

cio, é sua missão. Fascinada pelo universo da tecnologia e ino-

não temos segunda chance. Os noivos não vão dançar a valsa

vação, conquistou em poucos anos a liderança no mercado de

novamente, o prêmio não vai ser entregue duas vezes”. Por isso,

eventos na capital catarinense. Para Susan, as novidades nesta

o contratante que opta por escolher pessoalmente os profissio-

área, além de marcarem o evento, surpreendem e transformam as

nais, sem um produtor ou uma assessoria, precisa ter atenção

festas em deslumbrantes e movimentadas comemorações.

redobrada na contratação. É preciso levantar a idoneidade do

E a inovação está no DNA da empresa, que iniciou suas ativi-

contratante, se ele possui equipamentos reservas, mão de obra

dades em 1997, trazendo para Florianópolis a arte de decorar com

sobressalente, entre outros. “Porque lá, na hora H, tem de estar

balões (colunas, guirlandas, esculturas, etc.). Susan ingressou na

tudo lá e funcionando perfeitamente”, reforça a empresária.

empresa em 2003, para assumir a administração desta na região, e cinco anos depois acabou adquirindo a ItsBalloon. A empresária revela que nos anos consecutivos a empresa ampliou a prestação de serviço, possibilitando oferecer um grande mix

E para finalizar, Susan Hulsmeyer destaca que, apesar disso, a concorrência é saudável para o consumidor, pois obriga as empresas a estarem em permanente estado de alerta, sempre se superando e buscando diferenciais para seu negócio.

de produtos e serviços para festas e eventos. Atualmente, a ItsBalloon

Para a empresária, “A mulher contemporânea é incansável,

possui uma solução completa para atender seus clientes em termos

cuida da casa, do companheiro, da saúde, do corpo e, acima de

tecnológicos, e foi estruturada para atender os principais produtores

tudo, dos filhos”. E ainda trabalha buscando reconhecimento e

de eventos do Estado. Atende principalmente casamentos, festas de

realização, e, por isso, para Susan Hulsmeyer “não é à toa que

15 anos, formaturas, baladas e eventos corporativos.

temos cada vez mais mulheres à frente das empresas”.

www.contemporaneatv.com.br


Contemporânea

45

Elke Siedler | bailarina, coreógrafa e gestora cultural Há dez anos como idealizadora e coreógrafa da Siedler Cia de Dança, Elke, 36, se reconhece como bailarina desde criança. Com uma longa trajetória no universo da dança, seu vasto repertório iniciou no clássico com a renomada professora Bila Coimbra e, em seguida, viria a dedicar a dança contemporânea como integrante da Companhia catarinense Cena 11, destaque na cena nacional e internacional desde os anos

Inserir-se politicamente no mundo é seu lema

dos limites e potencialidades das relações interpessoais”. Já a instalação coreográfica “Territórios Imaginários” é uma parceria realizada não apenas com seu marido, mas também com sua irmã Mônica, 32, e seu cunhado, o artista plástico Roberto Freitas. Juntos, a dupla de casais já se apresentou

1990. O aperfeiçoamento e a disciplina são partes de sua na-

80 vezes e ganhou o prêmio Elisabete An-

tureza, são décadas de aprendizagens práticas, milhares de

derle, da Fundação Catarinense de Cultura,

registros corporais e também teóricos, pois realizou mestrado

e o Klauss Vianna, da Funarte. A ideia prin-

em Dança na Universidade Federal da Bahia e, atualmente,

cipal deste grupo de artistas é, segundo

cursa o doutorado em Comunicação e Semiótica na PUC, em

Elke Siedler, “contribuir para o desenvol-

São Paulo. Já na maturidade, à frente de sua Companhia de

vimento sociocultural por meio das artes;

Dança, Elke Siedler viria a fazer parceria com seu marido e

enunciar novas perspectivas da realidade;

músico Alexei Leão, 35. Contra modismos, juntos, eles cria-

e, principalmente, sensibilizar as pessoas

ram o espetáculo Perception of the Other e já se apresentaram

para questões ligadas ao mundo exter-

em 40 cidades. Elke revela que “este é um duplo casamento”

no e interno”. Inserir-se politicamente no

e que se sente privilegiada de dançar ao som das composi-

mundo é seu lema. Atualmente, além da

ções de heavy metal da banda Stormental. A bailarina explica

dança, Elke Siedler é sócia-proprietária da

que este tipo de música possibilita explorar conceitos ligados

Célula Cultural Mané Paulo, espaço dedicado

à “visceralidade de se estar no mundo”, pois este estilo musi-

a aulas, oficinas, ensaios e apresentações

cal traz uma densidade e intensidade que para ela é “o reflexo

de dança, teatro e música. Perplexa com o poder público, a gestora cultural afirma: “Já que a prefeitura e o governo não conseguem se articular eficientemente em prol das artes, estou contribuindo para a mudança positiva no contexto local”. O espaço criado por ela e mais cinco sócios/ artistas também abriga aulas regulares em diversos estilos de dança e teatro, onde Elke ministra duas turmas de dança contemporânea. Para a gestora, antes de tudo o Célula Cultural representa para Florianópolis um espaço que vai além do usufruir as artes; este é um local de encontros de pessoas de diferentes meios, onde as trocas de conhecimento se dão por meio de uma formação informal. Neste sentido, para a bailarina, coreógrafa, professora e gestora cultural, Elke Siedler, ser uma mulher contemporânea é agir socialmente em diversas frentes sem perder a coerência e o fluxo da sua vida.

www.contemporaneatv.com.br


46

Contemporânea

{ cases de sucesso }

não consigo determinar o projeto mais importante que realizei, pois para mim o que estou fazendo agora é sempre o principal

Simone Ramos Andrade | Designer de Interiores A lageana Simone Ramos Andrade, 43, é formada em Direito, porém seu amor pela arte, existente desde sua minha infância, prevaleceu. Sem dúvida, recebeu influências positivas de sua tia que foi condecorada pela Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro e de sua avó materna, pintora, autodidata, desde os dez anos de idade. Casada, Simone depois de ter tido suas filhas, Isabella e Isadora, decidiu cursar Design de Interiores pela UNIPLAC. Com sede de conhecimento, não satisfeita apenas com a graduação, Simone embarcou para os Estados Unidos para realizar uma especialização em Desenho de Mobiliário, pela Escola de New York. Atualmente, seu trabalho vai desde a concepção do projeto de ambientação até a execução final. Modesta e sincera, a designer de interiores revela “não consigo determinar o projeto mais importante que realizei, pois para mim o que estou fazendo agora é sempre o principal”. Destaca que já trabalhou em ambientação de lojas, empresas comerciais, residências, clínicas médicas e odontológicas, fazendas, casas de campo e restaurantes em Lages e Florianópolis. Simone pontua também que tem o desafio como seu maior aliado, pois é nele que ela cresce e consegue criar com mais facilidade. Ousada e “antenada”, a lageana está sempre pesquisando e estudando sobre as novas tendências mundiais. Para Simone Ramos Andrade ser uma mulher contemporânea é poder viajar pelo menos duas vezes ao ano para o exterior, em busca de novidades e atualização profissional. Afinal, segundo a designer “somente assim posso compreender mais claramente o desejo de meus clientes e fazer de seus espaços lugares aprazíveis que revelem suas identidades”.

www.contemporaneatv.com.br


Contemporânea

47

Andréia Koerich | psicóloga, sócia Clínica NeuroAtive Quando Andréia Koerich, 43, ainda era jovem, formou-se em economia na Universidade Fede-

Segundo Andréia, os pacientes realizam

ral de Santa Catarina, mas nunca teve a vontade de exercer esta área profissional. Anos após casar

exercícios práticos tanto com papel e lápis

e os filhos Rafael e Eduardo já estarem crescidos, ela viria a realizar seu grande sonho: estudar

como por meio de jogos no computador e ou-

psicologia. Compreender o comportamento humano e as grandes possibilidades de melhora que a

tros de realidade virtual. “Todo o conjunto de

psicologia pode possibilitar aos pacientes é para ela uma realização não apenas profissional mas

tarefas realizadas é para auxiliar em diferen-

também pessoal. Atualmente, a psicóloga Andréia Koerich é uma das sócias da clínica particular

tes aspectos a reabilitação de funções cogni-

NeuroAtive, uma das poucas em Santa Catarina atuante na área da estimulação e reabilitação cog-

tivas como: atenção, memória, coordenação e

nitiva de pacientes com problemas neurológicos, além de orientação para familiares e cuidadores,

desempenho funcional”, destaca a psicóloga.

e prevenção de doenças ligadas a memória. A maioria dos atendimentos da clínica é a pacientes da

Além dela, trabalham na clínica as neuropsi-

terceira idade com doenças como Alzheimer, Parkinson e outros problemas neurológicos em decor-

cólogas Maria Emília Thaís e Michelle Pereira,

rência de demências e traumas. Andréia revela que este trabalho

sendo que as três juntas trabalham individu-

realizado na clínica pode ser feito de modo individual ou em grupo, dependendo de cada caso clínico. A psicóloga explica também que um dos grandes desafios é ajudar os pacientes a ampliarem seu

grau de autopercepção e proporcionar-lhes dicas para serem inseridas no seu cotidiano e que possam trazer uma melhora nas suas atividades diária.

um dos grandes desafios é ajudar os pacientes a ampliarem seu grau de autopercepção

almente e, quando necessário, em parceria. Elas afirmam a importância de divulgar este perfil de atendimento, já que muitas vezes os pacientes e seus familiares não buscam esta forma de tratamento por desconhecimento. Na opinião das sócias, na NeuroAtive as pessoas se sentem à vontade e motivadas, pois é um ambiente profissional discreto e agradável, aspectos fundamentais para tratamentos que costumam ser semanais e que podem durar meses. Andréia Koerich, afirma também que “é um trabalho que requer paciência de todos os envolvidos, pois o progresso na maioria dos casos é lento, gradual, porém muito significativo para o paciente e familiares, já que também potencializa a autoestima e a socialização destes”. Além deste trabalho, Andreia atua como psicóloga clínica, atendendo todas as idades e agora utiliza seu conhecimento anterior em economia para cuidar da parte financeira da clínica e ainda faz especialização no Instituto Catarinense de Terapia Cognitiva (ICTC/ SC), e participa de um programa de extensão no Centro Paulista de Neuropsicologia (CPN/ UNIFESP). Para lidar com todas as demandas profissionais, acadêmicas e familiares – pois adora viajar com seus filhos e marido –, a disciplinada e determinada Andréia Koerich diz: “Meu segredo é viver cada momento 100%, estar totalmente envolvida, e viver o máximo o que cada experiência pode me proporcionar como pessoa”.

www.contemporaneatv.com.br


www.salaodouglaseluciano.com.br

D&L Florianópolis

Rua: Prof. Hermínio Jaques, 191 Centro – Florianópolis – SC Fone: 3024 2884

D&L Palhoça

Av. Caetano Silveira de Mattos, 2400 Centro – Palhoça – SC Fone: 3242 7045


50

Contemporânea

{ Estrela da capa }

Paixão pela arte de cozinhar

Entrevista exclusiva para Carolina Coral, editora da Revista Contemporânea Fotos: Ale Tasca | Produção Make up – Hair: Luciano Preisler (D&L)

Com experiências adquiridas nos restaurantes mais conceituados do mundo, no D.O.M do chef Alex Atala, em São Paulo, e no Alejandro Del Toro do chef de mesmo nome, na Espanha, e ainda no principal Instituto de gastronomia da França, Paul Bocuse, Joyce revela a enorme satisfação de aprender com os grandes mestres e de transformar uma simples refeição em um momento único.

www.contemporaneatv.com.br


Contempor창nea

www.contemporaneatv.com.br

51


52

Contemporânea

{ Estrela da capa }

A renomada chef Joyce Francisco, 40, é uma mineira entusiasma-

da, repleta de energia para começar seu dia. Afinal,

atualmente, está em um endereço badalado, na Rua Bocaiuva, com o seu Joy Joy Bistrot, no centro

A mudança de perspectiva foi tão forte e signifi-

da capital catarinense. Lá, trabalha aprimorando

cativa que ela própria intitula este momento como

técnicas e experimentando novos produtos a fim

“divisor de águas”.

de levar novos sabores aos seus clientes, endereço

Na primeira etapa, deixou seu cargo na empre-

certo para os fãs da alta gastronomia. Entretanto,

sa Sul Brasil Eventos e mesmo formada em Admi-

ao começar a revelar sua trajetória de vida e profis-

nistração de Empresas, voltou a ser aluna no Curso

sional, outra Joyce vai transparecendo: uma mulher

de Gastronomia da ASSESC. No entanto, percebeu

movida pela superação e perseverança em todos os

que este era apenas um pequeno passo e ela que-

momentos de altos e baixos vividos. Há 22 anos ca-

ria ir mais longe. Com o currículo em mãos, foi a

sada com Edir Francisco, empresário, mãe de três

São Paulo entregá-lo pessoalmente a um dos che-

filhas “incríveis”, sua carreira começou cedo, ainda

fes mais conceituados da atualidade, Alex Atala do

jovem ela e seu “companheiro de vida e sonhos” criaram a empresa Sul Brasil Eventos, uma das maiores do setor de Marketing Promocional com sede em São José, SC, e filiais no Paraná e Rio Grande do Sul. Nos dezessetes anos

Restaurante D.O.M, eleito o quinto melhor do mundo. Para sua surpre-

superação e perseverança em todos os momentos de altos e baixos vividos

dedicados à empresa, Joyce exerceu diversos cargos, financeiro, comercial e executivo. Contando assim, seria apenas mais uma

sa, na mesma semana já fazia parte da equipe de estagiários que compunham a cozinha do grande chef Alex Atala. Joyce revela que a experiência foi transformadora, já que Atala foi um dos primeiros chefs nacionais

a valorizar a cozinha brasileira. Por meio de cons-

história de sucesso, entretanto, em 2004, segundo

tantes pesquisas de produtos brasileiros, Alex Atala

Joyce “minha vida despencou”. Entrou em uma de-

tornou-se o embaixador da cozinha brasileira fora

pressão grave e profunda. Hoje, olhando para trás revela que foi uma grande oportunidade de “nascer de novo”. Nesse período realizou tratamentos com médicos e psicoterapeutas, e teve a oportunidade de parar e refletir: “qual seria o sentido da sua vida”? Joyce Francisco nunca imaginara que seu hobby de cozinhar para familiares e amigos poderia se transformar em sua profissão. Ao rever sua vida tentou fazer de tudo um pouco, de artesanato a bijuterias, mas foi cozinhando para sua filha do meio, durante sua crise depressiva, que veio o estalo: ali estava o sentido de viver e sentir-se realizada!

www.contemporaneatv.com.br

A Chef Joyce Francisco no Joy Joy Bistrot (Bocaiuva, Fpolis)


Contemporânea

Joyce Francisco com Chef Paul Bocuse, Sous-Chef Gilles Reinhardt e equipe

do país. Grande admiradora do trabalho de Atala, hoje Joyce possui pratos no cardápio de seu Bistrot inspirados nas criações de Alex. Visita huillerie beaujolaise, Djulia e Joyce, 2012

No final desse estágio, Joyce já havia sido aceita na Escuela de Hosteleria y Turisme, de Valência, na Espanha, onde ganhou uma bolsa para cursar o Master en Dirección de Cocina y Pasteleria, e devido ao curso foi estagiar no estrelado Michelin, Alejandro Del Toro, com restaurante de mesmo nome, na Espanha. Tudo parecia bem encaminhado até que nos últimos dias de estágio no D.O.M, acidentou-se na saída da cozinha de pré-preparo e rompeu todos os ligamentos do seu braço direito. Devido a esse episódio, teve que enfrentar uma série de cirurgias ao longo dos anos, mas isso nunca a desmotivou na cozinha. Meses após esse acidente, Joyce Francisco embarcou para Espanha para seu novo estágio. Chegando lá, pela primeira vez sentiu a presença predominantemente masculina nas

Com o chef Patrick Henriroux e amigos jantar IPB 2012

cozinhas internacionais.

Equipe Joy Joy Bistrot

Joyce Francisco

Joyce e seu marido Edir Francisco

www.contemporaneatv.com.br

53


54

Contemporânea

O chef Alejandro Del Toro, inicialmente, tratou-a com descon-

Jantando no La pyramide com amigos do Curso IPB 2012

fiança e colocou-a em teste: uma

Família em Baden-Württemberg, Alemanha

semana fileteando sardinhas. Os movimentos repetitivos lembravam constantemente a dor lacerante

asiáticos, americanos, cada um agregou conhecimento; a troca de experiências

no cotovelo, pois seu braço direito

foi gratificante. Joyce tem como princípio que todas as relações sejam baseadas

ainda estava em recuperação. Mas,

na honestidade e na confiança, e por isso ela tem portas abertas em vários

apesar da recepção pouco caloro-

lugares do mundo em circunstância dos muitos amigos. Explica também que,

sa, com tempo ela foi provando

cozinhar é um momento de silêncio, mas que ao finalizar o expediente todos

que a única diferença entre ho-

os envolvidos se sentam para desfrutar de uma boa comida e uma cerveja, e

mens e mulheres na cozinha era a

assim entre momentos de descontração e conversas pessoais criam-se os laços

força física para levantar imensas

de amizade.

panelas pesadas. No demais, estão

Após seu retorno ao Brasil, Joyce sentiu-se “com todo gás” para abrir um

todos páreo a páreo para produzir

restaurante junto a duas sócias e amigas. Mas infelizmente, em pouco tempo a

maravilhas gastronômicas.

sociedade foi desfeita e ela se viu em uma situação totalmente inesperada, grá-

Mas, mesmo depois de estar

vida aos 37 anos de sua caçula, em uma gravidez de alto risco. Mais uma vez a

um ano fora, estagiando em hotéis

vida lhe puxou o freio, mas enquanto não podia se dedicar a cozinha, Joyce e seu

e restaurantes de renome, Joyce

marido realizaram uma especialização em gestão de pessoas. Ela explica que

ainda não se sentia preparada

estes períodos de dor e sofrimento que passou durante sua vida foram impres-

para abrir um negócio próprio e

cindíveis para que a chef reforçasse internamente seu amor pela

desta vez embarcou para o Ins-

arte de cozinhar. Joyce pontua que este curso foi muito importante,

tituto de gastronomia Paul Bocuse, o centro mais importante de gastronomia francesa, onde ficou em imersão por 12 semanas aprendendo sobre as maravilhas da culinária francesa. Ela explica que as atividades começavam de manhã cedo e iam até o fim da tarde. A parte prática representava 90% do curso, os outros 10% eram visitas em vinícolas, boulangeries e idas a restaurantes cinco estrelas. Joyce revela que foi neste momento que começou a compreender a arte da cozi-

estes períodos de dor e sofrimento foram imprescindíveis para que a chef reforçasse internamente seu amor pela arte de cozinhar

já que precisa lidar com pessoas diariamente, fornecedores, sua equipe da cozinha e do Bistrot. Além disso, está sempre atenta aos clientes, ou seja, cozinhar com excelência é também comunicar-se bem com todos, Joyce afirma. Depois do nascimento de sua terceira filha, a saudável Valentina, ela reuniu forças e comentou com o marido que a única possibilidade de abrir novamente um negócio seria se fosse em “um espaço com apenas uma porta e duas janelas”. O fiel e incansável companheiro em todos os momentos da sua vida, Edir Francisco, encontrou um local exatamente com estas características no centro histórico de São José. Uma casa centenária que foi reformada durante noves meses e em seguida nasceu com apenas 28 lugares e muito bom gosto o Joy Joy Bistrot. Quando Joyce Francisco parecia ter alcançado seu sonho, novamente esta mulher guerreira e incansável resolveu lidar com as

nha. Esta percepção ocorreu não

adversidades da cidade e abriu há pouco mais de um mês o Joy Joy Bistrot, com

apenas no decorrer do curso, mas

o dobro de lugares do primeiro, na Bocaiúva, em pleno centro de Florianópolis.

principalmente com o intercâmbio

A cozinha do Bistrot é Contemporânea brasileira, com bases francesas e influ-

de experiências com seus colegas

ências espanholas, o cardápio do Bistrot é uma referência aos aprendizados que

de aula de vários países, europeus,

obteve por onde a chef passou e à sua infância em Minas Gerais, onde alguns

www.contemporaneatv.com.br


Contemporânea

Joyce, Djeovana Isabela e Djulia Emanuela, na praça do Vaticano, Itália, 2008

Visita a mercados na França

pratos são releituras e outros criações da própria

durante as viagens, aprender um pouco da história bem como caminhar

chef. Orgulhosa por ter um respeito imenso pelos

pelas ruas para conhecer melhor as cidades e também os mercados lo-

ingredientes e sua sazonalidade, Joyce conta que

cais e diferentes restaurantes, que possibilitam a eles entrar em contato

todos os produtos são feitos na própria casa, dos

com novos sabores.

pães do couvert ás sobremesas. Com uma cozinha

Afinal, para Joyce as relações acontecem na mesa. Negócios são fe-

tecnológica, trabalhando com técnicas contempo-

chados, namoros se iniciam, amigos se entretêm e familiares se reúnem.

râneas de cocção como sous vide (cocção em bai-

Apesar de todo seu dinamismo, a chef Joyce Francisco é na intimidade

xa temperatura), a chef produz até mesmo seus

uma mulher tranquila, que gosta de estar entre a família e amigos, nadar

sorvetes, a Paco Jet, máquinas suíça supermoder-

com seu marido e passar as manhãs brincando com a caçula Valentina.

nas permitem que o sorvete seja emulsionado no momento de servir.

O segredo do seu sucesso, segundo a própria, é ter uma boa equipe, a persistência, a pesquisa permanente de novos produtos e modos de

As boas vindas aos clientes são dadas atra-

preparo, bem como saber ouvir aqueles que estão ao seu redor.

vés de pequenos mimos gastronômicos da chef, “as amuse em bouche”, um preparo da boca para as delicias que provirão. O menu por ser contemporâneo ainda é uma novidade para os clientes mais tradicionais, e a chef explica que sua equipe costuma apresentar os pratos do cardápio minuciosamente, o porque da cor, da textura, do sabor e do aroma para que eles entendam um pouco mais o que irão saborear com a paladar, com a visão e o olfato. Ressalta que o que distingue um cliente não

As boas vindas aos clientes são dadas através de pequenos mimos gastronômicos da chef

é sua posição social ou financeira, mas sim seu grau de cultura gastronômica. Joyce, seu marido e as filhas costumam todo ano viajar pelo menos um mês para lugares muitas vezes pouco convencionais como a última viagem realizada pelo leste europeu, visitando cidades como Praga, Budapeste, Vienna, Lublijana, entre outras. Ela revela que sua família é muito unida e que juntos gostam muito de visitar museus e igrejas

www.contemporaneatv.com.br

55


58

Contemporânea

{ geração y }

Y

Geração

Jovens e empreendedoras. Quem são elas? Determinadas em potencializar seus talentos, elas estão em alta no mercado globalizado.

www.contemporaneatv.com.br


Contemporânea

59

A gestora da marca Lança Perfume, Pamela Mariano, 29, sempre teve interesse por moda. Para a jovem, a expressão representada pela roupa sempre foi misteriosa e fantástica. Quando criança, uma das suas atividades favoritas era desenhar modelos de roupas. Como era hábil nesta atividade, sempre foi muito estimulada a desenvolver este talento. Apesar de não ter se tornado estilista, identifica-se completamente com os aspectos relacionados ao mercado da moda. Em em

raríssimas

fazer

outra

coisa

ocasiões que

pensou

não

fosse

relacionada à moda, ao comportamento e consumo. Indo ao encontro de seu sonho profissional, iniciou sua formação em Moda na UDESC e pós-graduação em Marketing, na FGV. Pamela explica que ter se tornado empreendedora foi consequência de sua relação com o trabalho. Para a jovem trabalhar

não

é

sacrifício,

mas

sim

realização e prazer. Seus pais, especialmente sua mãe, foram responsáveis por edificar a mensagem da importância da realização pessoal e independência que o trabalho gera;

além

disso, eles

foram

grandes

influenciadores da regra incorporada por ela: “Se fizer faça bem-feito”!

Pamela

Mariano trabalha na marca Lança Perfume há quase quatro anos; neste período, atuou

Pamela Mariano | Gestora da marca Lança Perfume

três anos como gerente da área de produto e desenvolvimento. Segundo ela, essa fase

e transmitir os sentimentos certos no momento

representou um amplo aprendizado sobre o

correto é a grande equação”. No mercado da

espírito da marca e, principalmente, sobre a

moda, que oferece o luxo como proposta de valor,

mensagem que esta leva para as mulheres

essa dinâmica é intensificada pelo alto padrão de

que a consomem. Ressalta também que,

qualidade e pelo aumento do nível de exigência de

por ter trabalhado tão perto do coração da

seus clientes. Pamela Mariano diz que, apesar das

marca, a influência artística acabou sendo forte e, naturalmente, a jovem terminou absorvendo e interpretando este espírito. Atualmente, como gestora da Lança Perfume, a jovem explica que o universo da moda é extremamente dinâmico, no entanto, este

o equilíbrio é escolha pessoal e disciplina

demandas da profissão, ela consegue conciliar bem a vida pessoal e profissional. E destaca que “não podemos responsabilizar a atividade ou empresa pela falta de tempo, pois, na verdade, o equilíbrio é escolha pessoal e disciplina”. Para a jovem empreendedora, “ser mulher contemporânea é ser

nunca pode perder o sentido de expressão.

protagonista e estrela de sua própria vida! Afinal,

Destaca que, acima de tudo, a marca vende

a responsabilidade pela felicidade e realização é

emoção e não produtos. E agrega, “captar

pessoal e intransferível”!

www.contemporaneatv.com.br


60

Contemporânea

{ geração y }

Julia Giusti Lima | Fotógrafa Julia Giusti Lima, 23, sempre gostou muito de fotografia, mas demorou a visualizar como uma possibilidade profissional. O desejo de tornar-se fotógrafa surgiu quando começou a produzir ensaios fotográficos, trabalhando com figurino e maquiagem de modelos. Foi nesse ambiente que percebeu a profissão que gostaria de seguir. Entre seus mais recentes trabalhos está a produção do catálogo da Havan e da marca Insano, e moda fitness, do lutador catarinense Thiago Tavares. Além disso, clicou Maria Gadú no seu novo show na abertu-

para ganhar o mercado é preciso estar sempre atenta e informada

ções são os renomados Patrick Demarchelier, Bruce Weber e Mario Testino. Por estar seu trabalho vinculado à fotografia de moda, ela acredita que seu maior desafio é enfrentar um mercado cada vez mais diversificado, onde as produções são cada vez mais profissionais. Por isso, afirma que, para ganhar o mercado deste setor, é preciso estar sempre atenta e informada, ler e pesquisar, estar sempre em pauta no seu dia a dia.

ra do espaço Garden Music Park, ao lado da talentosa cantora

Julia explica que a ideia de abrir um estú-

local Renata Swoboda. Existe uma infinidade de fotógrafos

dio fotográfico começou pela necessidade de

profissionais que a jovem admira, mas suas maiores inspira-

um espaço de trabalho para criar e fotografar e que não fosse dentro de casa. Ela e sua sócia, Camila Silva, 27, se conheceram na faculdade de fotografia da Univali e, desde o início, tiveram uma grande empatia nas produções que realizaram juntas. O Estúdio Caju, localizado no centro da capital, possui o novo conceito co-working, pois elas dividem este espaço com a Ourivesaria Luigi Martin, da joalheira Leda Giusti, mãe da fotógrafa. Julia revela também que seus horários são flexíveis, e que já aprendeu muito bem a administrar o seu tempo. Estuda à tarde na Faculdade de Fotografia da Univali e marca suas produções no período matutino, noturno ou nos fins de semana. Os próximos planos das jovens empreendedoras é a chegada da consultora de moda, Paula Bramont, 27, que irá proporcioná-las mais ritmo à organização de trabalhos, especialmente porque estão em uma fase de captação de novos clientes. Para Julia Giusti Lima, a parte mais desafiadora de ser fotógrafa e ter o próprio estúdio é perseguir o sonho por conta própria, sem o conforto de uma carteira assinada. Ela e a sócia já realizaram alguns trabalhos para a agência de publicidade DUEL e foram as responsáveis pelas fotos do site da jornalista Marja Nunes. E para que o sucesso de seus trabalhos se concretizem ainda mais, Julia e Camila não medirão esforços para consolidar o nome do Estúdio Caju na capital catarinense.


Contemporânea

quistados, um em São Paulo, outro no Paraná. Galgando sua carreira jornalística desde cedo, decidiu cursar jornalismo na Unisul, em Florianópolis, e aos 22 a jovem precoce e determinada já estava na televisão catarinense atuando como repórter. Com o tempo, exerceu também a produção e a editoria, o que a permitiu aprender sobre todas as etapas do jornalismo diário, tanto impresso quanto televisivo. Nos últimos sete anos trabalhou na Rede TV, TV COM, Band, TV Record e Diário Catarinense. Com sede de aprimoramento e desejando desbravar novos desafios em 2011, Sansara foi estagiar na rádio pública alemã Deutsche Welle, na redação, que produz conteúdo para os países lusófonos da África. Esta incrível experiência no exterior inspirou a jornalista a desenvolver um documentário sobre jovens africanos em Floripa, pois, segundo ela, “o movimento de estudantes africanos em intercâmbio no Brasil ainda tem pouca visibilidade na mídia brasileira”. A ideia terminou sendo premiada pelo Fundo Municipal de Cinema (Funcine) e agora está em fase de edição. Com o nome provisório Falo Sua Língua, Mas Não Sou Daqui, o documentário

Sansara Buriti | Jornalista Sansara Buriti, 28, nasceu no extremo norte do país, em Roraima, mas foi no sul do Brasil que a jornalista decidiu avançar em sua carreira. Desde pequena adorava brincar de entrevistar pessoas com um gravador de fitas de seu pai e também já curtia muito escrever. Aos 12, descolou seu primeiro emprego no jornal Brasil Norte, de Boa Vista, e aos domingos, no caderno infantil, publicava seus contos. Foram dois anos escrevendo e dois prêmios de literatura con-

abordará os diferentes aspectos de convivência cultural entre ambos os

a incrível experiência no exterior inspirou a jornalista a desenvolver um documentário

mundos, África e Brasil, num diálogo de ideias sobre identificações e preconceitos, expectativas e realidades, esperanças e frustrações. A previsão do lançamento é para o segundo semestre de 2013 e desde já promete mais um sucesso a ser alcançado por Sansara Buriti.

www.contemporaneatv.com.br

61


62

Contemporânea

{ geração y }

Ângela Ghislandi |

Supervisora de Nutrição do setor de Padarias da rede Bistek

A jovem Ângela Mariana Panato Ghislandi, 25, é natural de Nova Veneza, cidade catarinense onde 95% da população são descentes de italianos, e a primeira colônia oficialmente instalada no Brasil. Ângela é membro de uma grande família, típica italiana, que mantém a tradição de se reunir em almoços e jantares, além de todos da família falarem entre eles o idioma natal. Formada em nutrição, em 2009, pela Universidade de Criciúma, desde pequena Ângela tem o fascínio de lidar com pessoas e alimentos. Para poder aplicar

trabalho realizado com paixão e rigor para fortalecer o nome da marca

seu conhecimento na empresa Bistek, gerenciada por seus familiares, ela também realizou uma especialização em Gestão e Negócios de Alimentos. Desde então, ela se destacou como a pioneira na empresa em implementar uma supervisão nutricional nas padarias das 15 filiais do Bistek, em Santa Catarina. Além de aprimorar o padrão de qualidade dos produtos da padaria, a nutricionista tem apostado na fabricação de produtos com grãos, nutrientes e novos ingredientes, tanto para um público que tem restrições alimentares como para aqueles que buscam uma alimentação mais saudável e saborosa. Entusiasmada, a descendente de italianos destaca a importância de um trabalho realizado com paixão e rigor para fortalecer o nome da marca, bem como trazer novidades aos clientes. Para isso, a jovem irá começar uma nova especialização na área de Vigilância Sanitária, Qualidade e Higienização, em Porto Alegre. Além disso, Ângela destaca a importância destes cursos não apenas pelo conteúdo, como também pelo contato com profissionais atuantes na área, que possibilitam uma troca de experiências muito válida. O lema da jovem é “não importa quantas atividades você exerça, o importante é fazê-las todas muito bem-feitas”. Perfeccionista, a nutricionista revela que também é cantora da banda Roba da Ciodi, de canções italianas, e que recentemente foi eleita pelo time amador de futebol de sua cidade natal, o Grêmio Esportivo Metropolitano, como presidente do Clube, a primeira mulher. Para Ângela Mariana Panato Ghislandi, ser parte da Geração Y é antes de tudo saber aproveitar a energia de sua juventude para trabalhar, cantar, curtir futebol e ainda reservar horas para namorar e curtir os amigos.

www.contemporaneatv.com.br


Contemporânea

por todos os estados brasileiros e por 29 países. No Brasil, elas explicam, “Este modelo de festa ainda é relativamente novo em comparação a outros países, como Estados Unidos, Canadá e alguns países da Europa, mas é um mercado em expansão”.

Outro diferencial da

Unalu é em relação ao material utilizado, pois todos os artigos são escolhidos “a dedo”. Principalmente por meio de matéria-prima de qualidade, seguindo critérios de produtos que não agridam o meio ambiente e que sejam atóxicos,

recicláveis, já que muitos deles podem ser

a Unalu pretende diminuir a geração de lixo, comumente alta, nas festinhas infantis

Bruna Guimarães e Luisa Bega de Paiva

empresárias da Unalu – Festas Infantis Sustentáveis e Participativas

reutilizados e reaproveitados. Ainda neste conceito, a Unalu substituiu os utensílios que normalmente são de plástico pelos de papel. Consciente de seu papel social, Bruna e Luisa revelam que “por meio destas ações, a  Unalu  pretende diminuir a geração de lixo, comumente alta, nas festinhas infantis”. Afirmam também que a “mulher do século XXI passou a buscar novos padrões de qualidade de vida, sentindo-se mais produtiva e satisfeita

A ideia da criação da empresa de festas infantis Unalu surgiu quando as amigas Bruna Plazzi Guimarães, 31, e Luisa Bega de Paiva, 29, decoraram a primeira festa juntas, em 2011. Era aniversário de um ano da filha da Bruna, e elas se esforçaram ao máximo para transformar aquele momento em algo marcante. Bruna é mineira, formada em Design de Interiores pela Universidade Federal de Uberlândia e sua família já aumentou. A filha já está com dois anos e recentemente ganhou um irmãozinho. Sua sócia, Luisa, é de São Paulo, formada em Hotelaria pelo SENAC, ainda não tem filhos. Apesar das diferenças, foi em Floripa que elas se conheceram e uniram força e criatividade. Desde o início, a intenção da empresa Unalu foi retornar aos tempos saudosos e felizes em que as famílias se reuniam para preparar a festa das crianças. Seus principais clientes são pais que aspiram a festas criativas, sustentáveis e participativas. A Unalu fornece itens básicos e necessários para a composição de um cenário singular para a festa dos pequenos, e, acima de tudo, possibilita que pais e filhos participem juntos na montagem da festa! Para as sócias, “é a partir deste momento que as crianças começam realmente a se divertirem, por meio da oportunidade de poderem colocar um lacinho, pendurar um balão, arrumar os pratinhos, enrolar os docinhos (ou lamber a panela!)”. Além disso, destacam que este é um momento especial para a troca de ideias, gostos, conhecimentos - e aprendizado entre pais e filhos. O kit produzido por Bruna e Luiza vai dentro de uma linda caixa e é enviado para todo o Brasil pelos correios. Em dois anos a empresa já recebeu encomendas de diversos lugares. O estado de maior procura é São Paulo, seguido por Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina. Entretanto, o site já foi visitado

exercendo seus múltiplos papéis”. Esta nova geração de mulheres deseja trabalhar mais em casa, ter uma maternidade mais ativa, amamentando, criando e educando seus filhos e participando de todos os momentos mais de perto, sendo que isso inclui preparar a festa dos filhos. Em geral, segundo as empresárias, estas mães têm um perfil independente, são bem informadas e antenadas nas tendências

mundiais,

e

costumam

usar muito a internet. Para finalizar, elas

declaram:

“Sentimo-nos

muito

realizadas, tanto pelo retorno positivo dos clientes quanto por estarmos criando e estimulando esta nova proposta de festas (mais ecologias e participativas), e também por estarmos indo ao encontro dos nossos ideais e vivências do nosso dia a dia e da nossa infância”.

www.contemporaneatv.com.br

63


64

Contemporânea

{ turismo internacional }

Exuberância e fascínio, próxima aos brasileiros

A

beleza, exuberância e diversidade da Turquia estão

em alta com a novela do horário nobre da Rede Globo Salve Jorge. O país, que tem 97% de seu território

na Ásia e 3% na Europa, antes era apenas um lugar distante. Hoje, graças à influência que as novelas têm sobre a população, e com a facilidade do voo da Turkish Airlines direto de Guarulhos para Istambul, a Turquia tornou-se uma realidade

mais próxima para os amantes de viagens. Ao desembarcar no moderno aeroporto internacional de Atatürk, em Istambul, no lado europeu da cidade, imagina-se estar chegando em mais um destino da Europa; porém, a travessia da Ponte do Bósforo, que une o continente europeu ao asiático, proporciona uma visão de um mundo totalmente diferente: mesquitas, construções antigas, ruelas e mulheres de burca fazem da dúvida uma certeza: ESTOU NA TURQUIA!

Leyla Spada, jornalista e empresária do ramo de turismo. http://viareturismo.com/

www.contemporaneatv.com.br

Basílica Hagia Sophia, um dos símbolos de Istambul.


Contemporânea

65

A Turquia é o 7º país mais visitado do mundo, tendo recebido, em 2011, 32 milhões de turistas, que vão em busca de sua rica cultura e história.

www.contemporaneatv.com.br


66

Contemporânea

{ turismo internacional }

ONDE IR Capadócia: a região possui cavernas dos anos 8.000 a.C., e foi onde nasceu São Jorge, o santo guerreiro da Igreja Católica. Alguns hotéis locais ficam dentro dessas cavernas, que, durante o verão, mantêm a temperatura agradável sem a necessidade do uso de ar-condicionado. Muitas das formações rochosas da Capadócia têm feitio fálico, por isso não se assuste ao se deparar com estatuetas de homens “avantajados” sendo vendidas nas feiras de rua.

Imperdível: Vale Goreme (museu ao ar livre), as cidades subterrâneas de Kaymakli e Derinkuyu, fábrica de tapetes feitos à mão e passeio de balão.

Éfeso: cidade onde a Virgem Maria mãe de Jesus viveu seus últimos dias. É possível visitar a casa onde morou.

Imperdível: a cidade antiga de Éfeso, Odeon, ruínas do Templo de Artemis, Basílica de São João Evangelista e Mesquita Isa Bey. Localizada no ponto de interseção dos continentes asiático, europeu e africano, a Turquia é considerado um dos países mais estratégicos do mundo. Com influências ocidentais e orientais, o país vive em harmonia com as três religiões predominantes: muçulmana, judaica e cristã, desde o Império Turco-Otomano. A riqueza da arquitetura e história presente na Turquia deve-se ao fato de o país ser habitado desde 9.000 a.C., abran-

Ancara: cidade de extrema importância comercial e industrial, além de ser onde se encontra a sede do governo turco e as embaixadas de outros países.

Imperdível: Museu das Antigas Civilizações da Anatólia e Mausoléu de Atatürk.

gendo períodos da história de muitas civilizações que ali viveram. O país foi casa de Maria, mãe de Jesus, Noé da Arca e do Cavalo de Troia. Tendo como capital a cidade de Ancara, que é a segunda em população, ficando atrás de Istambul, o país é rodeado por quatro mares: o Mar Negro a norte, o Mar de Mármara a noroeste, o Mar Egeu a oeste, e o Mediterrâneo a sul. A Turquia é daqueles países que pregam uma surpresa a cada esquina. Lembro ter dado boas risadas ao ver a fila de táxis com as plaquinhas em cima escritas TAKSI. Nas ruas antigas de Istambul, entre centenas de barracas de feira, escuta-se um sino e lá está o “homem do chá”, que o vende geladinho, tirado de um contêiner de metal pendurado em suas costas. É a versão turca do mate servido nas praias do Rio de Janeiro.

www.contemporaneatv.com.br

Formações fálicas na Capadócia.


67

Pamukkale: cidade onde formações de calcário cria-

apenas de antiguidade, pois as partes novas da cida-

ram, ao longo dos séculos, piscinas termais que ganharam o

de estão recheadas de construções modernas, com

apelido de “Castelo de Algodão” devido a seu formato. Tam-

shoppings e arranha-céus que não deixam nada a

bém aqui é possível encontrar uma fonte de água borbulhan-

desejar a outras grandes cidades europeias. Os bair-

te, onde turistas e moradores locais imergem os pés para

ros da nova geração são Elmadag, Nisantası e Etiler.

curar o reumatismo.

Imperdível: Castelo de Algodão e a cidade antiga de Hierápolis.

Imperdível: Mesquita Azul, Basílica Hagia Sophia, Palácio de Dolmabahçe, Palácio Topkapi, Grand Bazaar, Bazar Egípcio, Safir - prédio mais alto da Europa, Hidiv Kasri - casa típica otomana, passeio de

Antalya: cidade onde um dos dois hotéis de sete estrelas do mundo está localizado; o outro fica em Dubai.

barco no Bósforo, Istinye Park - maior shopping center da Europa e típico banho turco.

Ir à praia na Turquia pode ser um choque, principalmente nas localidades onde os turistas estão presentes. O contraste entre o topless das visitantes e de algumas mulheres turcas vestidas até a cabeça traz a certeza de que se está em um país predominantemente muçulmano.

Imperdível: as praias, a cidade antiga de Aspendos e as cavernas antigas. Palácio de Dolmabahçe.

Palácio Topkapi.

Istambul: já foi capital de diversas civilizações, como os Impérios Romano, Bizantino e Otomano. Em 2010 foi considerada uma das três capitais europeias da cultura. Com seus palácios, mesquitas, shoppings, bazares, museus e templos, Istambul tem o coração no passado, mas mantém sua alma no futuro, renascendo de formas novas em cada esquina da cidade. A riqueza nos detalhes de algumas construções, a beleza dos jardins em frente aos monumentos famosos e palácios, as cinco chamadas para as orações da religião muçulmana ecoando por toda a cidade, assim como a proximidade com as águas do Bósforo, fazem de Istambul uma cidade única. Engana-se, porém, aqueles que pensam que Istambul é minada

As 60 ruas do Grand Bazaar reúnem lojas, restaurantes, hamams e até duas mesquitas.


68

Contemporânea

{ turismo internacional }

COMPRAS:

BANHO TURCO:

Istambul é a cidade da Turquia com o

A tradição das casas de banho, conhecidas localmente como

maior número de lojas do país. Somente

“hamams”, vem desde os romanos. O hamam romano consistia em uma

no Grand Bazaar, mercado que vende joias,

sauna e duas piscinas, uma de água quente e outra de água fria. Os bi-

antiguidades, tapetes, entre muitos outros

zantinos mantiveram a tradição e passaram-na para os otomanos. Foi

itens, quatro mil lojas estão concentradas.

então, devido à religião, que os hamams tornaram-se realmente difun-

O lugar é visita obrigatória. Prepare-se

didos, pois, segundo o Alcorão, estar limpo não era somente uma parte

para ficar grande parte do dia barganhan-

importante da fé, mas fundamental. Hoje em dia, as casas de banho

do pelo menor preço. A barganha é parte

estão em vários locais da cidade e tornaram-se não somente um local

importante da cultura turca, e alguns ven-

de limpeza, mas também onde as pessoas se reúnem para conversar e

dedores consideram que o dia de trabalho

receber tratamentos de beleza.

só irá ser bom quando o primeiro cliente do dia barganhar bastante para comprar a peça que deseja. Não há quem não se encante com a infinidade de objetos à venda que o local possui. Pilhas de tapete são avistadas de longe, e quando você decide ir até lá escolher um para a sua sala, a atenção é roubada no caminho pelo colorido de centenas de lamparinas. Então, quando você está tirando o dinheiro da carteira para pagar a tão sonhada luminária verde para a sua sacada, você olha para a loja do lado e fica com vontade de comer os deliciosos doces turcos que estão “piscando” em sua direção. O Grand Bazaar é o local ideal para praticar a “perda de foco” e se deixar levar pelo mundo de aromas, cores, sons e texturas que lá estão presentes. Se a opção for comprar roupas de grife, não deixe de ir ao famoso bairro de Nisantasi e ao shopping center Istinye Park, onde lojas Chanel, Miu Miu e Sephora iluminam-se sob o teto de vidro.

GASTRONOMIA: Comer na Turquia é ir ao encontro dos deuses. Considerada como uma das culinárias mais diversificadas ao lado da francesa e da chinesa, o país é um convite ao bom garfo. Aqui é possível entrar em restaurantes chiquérrimos e comer os mesmos pratos que a rainha da Inglaterra provou e, ao mesmo tempo, sentir-se completamente satisfeito com um típico kebap turco, encontrado em vários pontos da cidade. A carne, geralmente de carneiro, é preparada em um grande espeto vertical, tradicionalmente servido com pão pita. Não deixe de passear pelas feiras de rua e degustar as deliciosas azeitonas cobertas de azeite de oliva, as frutas secas e os doces turcos. Boas dicas de onde comer na cidade:

- Konyali Restaurant: originalmente aberto em 1897, o restaurante foi passando de geração em geração dentro da mesma família, e hoje é um dos mais apreciados da culinária típica turca em Istambul. Em 1967, foi aberto no Palácio Topkapi, e já recebeu, entre seus clientes, a Rainha Elizabeth. (www.konyalilokantasi.com)

- Develi Kebap: servindo típicos kebaps turcos, o Develi ficou entre os 100 melhores restaurantes do mundo em 2006 pelo Observador Britânico. (www.develikebap.com)

- Lacivert: à beira do lado asiático do Bósforo, o restaurante de frutos do mar oferece transporte de barco para aqueles que vêm do lado europeu. Com uma vista inspiradora e romântica, o Lacivert localiza-se em uma mansão histórica. (www.lacivertrestaurant.com)

- 360 Istambul: intencionalmente instalado na cobertura de um prédio do século 19, o restaurante tem uma visão de 360 graus de Istambul, e alia culinária turca à internacional. (www.360istanbul.com) Para fechar o circuito gastronômico com chave de ouro, tome um chá turco, que é normalmente servido em copinhos de vidro ou cristal com uma pedrinha de açúcar.

Shopping center Istinye Park. www.contemporaneatv.com.br

360 Istambul.


Contemporânea

TRATAMENTOS DE BELEZA:

DANÇA DO VENTRE:

Os turcos apreciam e muito um bom tra-

Como ir à Turquia e não as-

tamento de beleza. Na loja Harvey Nichols do

sistir a um belo show de dança

Kanyon Shopping, é possível receber o tratamento

do ventre? Os mais renoma-

chamado “Orogold”, no qual ouro 24 quilates é co-

dos são o Cahide Cabaret e o

locado sobre a pele. Ao final do tratamento, o corpo

Nomads. O Al Jamal também é

fica macio e brilhante como ouro.

uma ótima opção.

NuTeras: visão da parte moderna da cidade de Istambul.

DIVERSÃO: A diversão dos turcos não se restringe a uma boa mesa e a um estonteante show de dança do ventre. Bares super modernos estão em várias partes da cidade, como o NuTeras (www.nupera.com.tr), que tem uma vista deslumbrante do Bósforo, e o Anjelique (www.anjelique.com.tr), super requintado, e que também explora o visual externo.

JOIAS OTOMANAS: A cultura otomana ainda é fortemente sentida na Turquia, e os adereços usados na época desse império servem de inspiração para designers de joias. Sevan Biçakçi, cujas peças são encontradas em butiques de Dubai, Fonte: Instituto Brasil/Turquia e Direção Geral de Imprensa e Informação do Gabinete do Primeiro Ministro da Turquia. Colaboradores: Kamil Ergin, Fatos Ozbay e Göksel Geyik. Fotos: Instituto Brasil/Turquia.

e também no showroom do designer no Grand Bazaar, é um exemplo.

A Turquia, por seus contrastes, sua importância geopolítica, e por ser um lugar seguro para se visitar, deve entrar na lista de todos que gostam de vivenciar novas culturas e se sentir vivos com as novas descobertas, sejam elas em um primeiro passeio de balão pela Capadócia, seja no primeiro susto ao se ouvir a sirene para as orações muçulmanas, ou pelo simples fato de se estar no país cuja principal cidade inspirou Napoleão Bonaparte a dizer a seguinte frase: “Se a Terra fosse um único Estado, Istambul seria a sua capital”.

www.contemporaneatv.com.br

69


70

Contemporânea

ViaCatarina:

uma história de sucesso

Por Nara Schutz | narasch@hotmail.com

O

Shopping ViaCatarina foi inaugurado em maio de 2010. Trata-se do primeiro shopping de Palhoça, município de 140 mil habitantes, considerado um dos que mais cresce no país desde 2003. Com

arquitetura diferenciada, o projeto faz uma homenagem aos antepassados da região. A entrada principal foi inspirada em uma famosa praça açoriana e é ladeada por janelas neste mesmo estilo. O teto do hall de entrada tem

Nara Schutz

www.contemporaneatv.com.br

uma iluminação especial, que imita um céu estrelado, enquanto a Praça de Alimentação é iluminada com diversas cores.


{ empreendimento }

A sustentabilidade do Via-

Contemporânea

Principais desafios

Catarina está centrada num

Os desafios são diários. As principais necessidades e tendências dos lojis-

tripé que foca os aspetos eco-

tas e dos consumidores estão ligadas à qualidade nos produtos e atendimen-

nômico, humano e ambiental.

to. Palestras sobre atendimento, vitrine, entre outros, impactam diretamente

É baseado na responsabilidade

na aceitação do público e fidelidade, embora o fator preço ainda tenha um

social, visando ao retorno fi-

peso forte para os clientes. Por isso, a sustentabilidade reduz o condomínio,

nanceiro aos lojistas, cuidando

podendo atingir de forma favorável o cliente final.

do consumo de energia e ze-

Mas os clientes estão ficando cada vez mais exigentes e dando mais im-

lando pelo bem-estar das pes-

portância à compra da experiência como um todo (atendimento, preço, ilu-

soas e do meio ambiente, com

minação, aroma, aparência dos funcionários e limpeza). Visando dar ainda

a prática da reciclagem de todo

mais comodidade aos nossos clientes, o ViaCatarina construiu em 2012 um

resíduo produzido. Ele já foi

novo acesso pelo estacionamento, colocando mais duas escadas rolantes em

concebido pensando na sus-

pontos estratégicos e melhorando o fluxo no interior do shopping.

tentabilidade através do aproveitamento da água da chuva.

A diretoria e gerência estão constantemente circulando nos corredores, analisando todos estes aspectos no shopping e lojas. Diante disso, vem a certeza de estar atingindo os objetivos: o crescimento das vendas e o aumento considerável do fluxo que, no mesmo período em 2011, não ultrapassava a 300 mil pessoas/mês, em 2012 atingiu 500 mil pessoas, chegando a mais de 600 mil em datas importantes como Dia das

Mães, Dia dos Pais e Natal.

os clientes estão dando mais importância à compra da experiência como um todo

Outra época em que o movimento das lojas aumenta é no “Dias Insanos”, proposta do shopping para as promoções. Todas as lojas entram na campanha e entram no clima. O “Dias Insanos” ocorre duas vezes por ano: no verão e no inverno. A localização foi fato determinante para o sucesso do ViaCatarina. “Não estamos somente em

uma das cidades que mais cresce no Brasil, como tam-

bém em um dos bairros mais promissores”, destaca Humberto Zacchi Netto, gerente de marketing do shopping. Somente em 2012 mais de 20 empreendimentos foram lançados num raio de 1 km do shopping. Diversos serviços já migraram e continuam migrando. A construção do Fórum, a vinda da Prefeitura, saindo do centro da cidade, quatro agências bancárias, OAB, entre outras, já estão instaladas nas proximidades. “A construção às margens da BR-101 facilita o acesso, proporcionando comodidade aos nossos clientes”, completa Zacchi.

Descrição geral: área, lojas, entretenimento, fluxo O Shopping ViaCatarina está instalado em uma área de mais de 13.850m², que compreende ainda um hipermercado e um hotel da rede Slaviero. Conta com sete megalojas, mais de 100 lojas satélites e quatro salas de cinema, sendo uma com tecnologia 3D. A Praça de Alimentação tem capacidade para Horário de funcionamento: O ViaCatarina funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h. Nos domingos, as lojas abrem das 14h às 20h, enquanto a Praça de Alimentação e áreas de lazer e serviços ficam abertas das 11h às 22h.

800 pessoas e, no estacionamento, existem mais de 100 vagas (entre shopping e supermercado). Mensalmente, circulam pelo shopping cerca de 500 mil pessoas.

www.contemporaneatv.com.br

71


72

Contemporânea

{ Luxo Automóveis }

Peugeot 208

o novo ícone da Marca

Veículo global e produzido no Centro de Produção de Porto Real (RJ), do Grupo PSA Peugeot Citroën, chegou dia 13 de abril à rede de concessionários como um dos veículos mais modernos de seu segmento. www.contemporaneatv.com.br

Baseado numa proposta inovadora, o 208 reinterpreta o prazer de condução apoiado em três eixos: design que combina dinamismo e elegância, experiência de condução, marcada por uma arquitetura interior totalmente repensada, e tecnologia, expressada pela oferta de equipamentos antes encontrada somente em segmentos superiores. Com o motor 1.5 L Flex, o 208 conquista a classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular”, do Inmetro. O modelo também é oferecido com o propulsor 1.6 L Flex Start, que dispensa o uso do tanquinho de gasolina para partida a frio. O novo hatchback compacto chega com 3 anos de garantia total e um pacote de revisão com preços fixos bastante competitivo. Para criar um automóvel capaz de seduzir uma grande variedade de clientes em todo o mundo com expectativas em constante mudança, não bastava uma simples remodelação.


Contemporânea

Dessa forma, o projeto de concepção do hatchback 208 recebeu, desde o início, a especificação mais ousada

de Porto Real (CPPR), no Sul Fluminense, apenas um ano após seu lançamento mundial na Europa.

já estabelecida pela Peugeot para desenvolver um veículo

As unidades fabricadas no Rio de Janeiro irão abas-

que deve representar um salto de geração no segmento B

tecer o mercado nacional e a Argentina de forma priori-

(carros compactos).

tária, além de parte da região da América Latina. Como

A Marca não hesitou, contudo, em reconsiderar diferentes princípios estabelecidos com o propósito de rein-

um veículo global, o Peugeot 208 sai também das linhas e montagem de Poissy (França) e Trnava (Eslováquia).

ventar os códigos nos quais os ícones 205, 206 e 207, por

A concepção do 208 durou três anos e foi realizada em

exemplo, se baseiam para criar este que é agora o herdei-

paralelo com a França. Foram consideradas as necessida-

ro natural da série 200, que vendeu mais de 15 milhões

des do mercado e dos clientes brasileiros desde o início

de unidades no mundo em 30 anos, sendo quase 600 mil

do desenvolvimento na Europa. Cerca de 780 colabora-

no Brasil desde 1999.

dores do país participaram do projeto, que contou com o

Apoiada na estratégia de internacionalização cada

investimento de R$ 800 milhões, parte dos R$ 3,7 bilhões

vez maior de suas operações, a Marca decidiu pelo de-

injetados no país pelo Grupo PSA Peugeot Citröen entre

senvolvimento e produção do 208 no Centro de Produção

2010 e 2015.

www.contemporaneatv.com.br

73


74

Contemporânea

{ Luxo Automóveis }

Com o 208, a Peugeot completa a renovação de sua gama de veículos no Brasil, que em 2010 iniciou uma forte ofensiva comercial que contabiliza nada menos que oito lançamentos (3008, 408, RCZ, 408 THP, 308, 508, 308 CC e 308 THP). O novo hatchback inaugura uma nova fase de crescimento para a Marca no país, que hoje dispõe de uma gama de veículos particulares totalmente alinhada à Europa. Baseada em quatro eixos da gama de produtos – Compactos, Médios, Premium e Utilitários – o 208 se apresenta como uma dos mais importantes peças da estratégia de atuação da Marca.

Mont Blanc Peaugeot Florianópolis Av. Madre Benvenuta, 2000 - Santa Mônica - Fpolis – SC www.montblancveiculos.com.br - Tel.:(48) 3332-8855

www.contemporaneatv.com.br


76

Contemporânea

{ moda }

Produção: Jussara Rodrigues (Four Seasons), Wander Matuk (Matukdiamonds) Modelos: Aline Hodecker e Daiane Baron | Fotos: Volnei Wentz

A aproximação do glamour e da sofisticação da nova “Oscar Freire”, da capital catarinense, com os belíssimos diamantes vintage das melhores marcas mundiais.

As joias vintage* de diamantes raros a raríssimos, da Matukdiamonds.com são estritamente selecionadas de acordo com a máxima pureza possível das gemas, levando-se em consideração cor, claridade, perfeita simetria e cravação.

As joias de perfil Vintage são aquelas que foram arrematadas diretamente das empresas fabricantes, em determinada época, e guardadas por colecionadores, sendo perfeitamente acondicionadas e não usadas anteriormente. A excelente qualidade dos diamantes das joias e os preços que geralmente atingem até 70% abaixo dos preços de mercado praticados por joalherias que trabalham com razoável qualidade de diamantes, são os grandes diferenciais da empresa. Joias exclusivas a preços imbatíveis.

www.contemporaneatv.com.br


Contemporânea

Vestido Mulet com babados em renda suiça e seda R$ 4.500,00, Four Seasons, contato: 30255567 Peep toe animal print com tachas Santa Lolla R$ 299,90 - Beira Mar Shopping 

Dedo indicador direito: Anel Van Cleef & Arpels 1980, Spriral Collection, com “15 quilates” de diamantes 01 bracelete Cartier algema 1980 com 250 diamantes (2,5 quilates)  (preço sob consulta) Anel Van Cleef & Arpels, 1980, copo de leite, com 1.8 quilates de diamantes Suntuoso Colar Christian Dior 1978 - The Paradise Bird- tipo max colar com 960 diamantes

www.contemporaneatv.com.br

77


78

Contemporânea

{ moda }

Macacão paetes Four Seasons R$ 590,00

Esplendoroso colar Piaget 1970 com pérolas naturais South Sea australianas, de 9mm cada + poderoso pingente com 01 água marinha Santa maria Vs de 13.45 quilates, azul piscina escuro (extremamente rara) + puríssimos diamantes D-FL, lapidação Amsterdam e baguete $32.300,00 Brinco Van Cleef & Arpels 1978, com puríssimos rubis birmaneses sangue de pombo (raríssimos) + diamntes Amsterdam D-FL diamantes*

www.contemporaneatv.com.br


Contempor창nea

www.contemporaneatv.com.br

79


80

Contemporânea

{ moda }

Camisa seda Four Seasons R$ 249,00 Saia cintura alta Four Season R$ 259,00 Sapatiilha em veludo Santa Lolla R$ 159,90 Clutch com tachas Santa Lolla R$ 249,90

Dedo anular direito: Fabuloso anel Tiffany 1980,modelo idêntico ao da princesa Lady Diana, com 01 safira birmanesa, lapidação oval, de 4,50 quilates, cor azul royal profundo e claridade VVS (pedra de extrema raridade!) + diamantes D-FL. Dedo mediano: anel com raríssimo ônix indiano, com 28 quilates, cercado por diamantes I-VVS2, de criação da Matukdiamonds.com. Dedo indicador esquerdo: Anel Piaget Umbrella 1958 com 5,8 quilates de diamantes, lapidação Rose Cut, Classificação L-VS1. Dedo anular: Anel Givenchy 1980 com 1,8 quilates de diamantes D-FL. Dedo anular: aliança Van Cleef & Arpels, toda articulada com 5 voltas de diamantes de 2,5 pontos, classificação top D-FL. Gargantilha borboleta Van Cleef & Arpels 1980, com 01 safira birmanesa azul royal profundo, lapidação navete de 85 pontos, + 2,1 quilates de diamantes D-VVS1. Esplendoroso colar Piaget 1970 com pérolas naturais South Sea australianas, de 9mm cada + poderoso pingente com 01 água marinha Santa maria Vs de 13.45 quilates, azul piscina escuro (extremamente rara) + puríssimos diamantes D-FL, lapidação Amsterdam e baguete. Brincos Piaget 1970, com puríssimos diamantes D-FL, lapidação Rose Cut. Todos os diamantes possuem perfeita simetria, cravação e excepcional brilho, cintilância, flash e fogo

www.contemporaneatv.com.br


Contempor창nea

www.contemporaneatv.com.br

81


82

Contemporânea

{ moda }

Anel com raríssimo ônix indiano, com 28 quilates, cercado por diamantes I-VVS2, de criação da Matukdiamonds.com $ 6800,00 Vestido gola Four Seasons - $345,00 Bota em couro com tachas Santa Lolla R$ 399,90 Clutch com tachas Santa Lolla R$ 249,90 Óculos Marca: BVLGARI - Valor: R$ 1.290,00

Fabulosos brincos trapézio Piaget 1980 com 4,5 quilates de diamantes. Brincos completamente cravejados com diamantes regulando 2,5 pontos cada, com mecanismo circulatório em circunferência, conforme movimento da cabeça. Corrente com pingente Gucci “Sunrise” com 25 gramas de ouro 18k-750 + 275 diamantes de 2 pontos, lapidação Amsterdam, classificação J-VVS1.Um esplendor! Dedo indicador direito: Anel criação matukdiamonds.com com ágata branca leitosa raríssima de 25 quilates, com caixa de diamantes D-FL encrustada na própria pedra. Diamantes também nas laterais. Dedo anular: Anel quadrado Piaget 1965, com 1 quilate de diamantes D-FL, lapidação 8/8 + 2 meia alianças Christian Dior 1980 com 10 diamantes amarelo canário natural “Fancy” ( mais raros do que os D-FL), com 25 pontos cada + 2,2 quilates de diamantes D-FL.

www.contemporaneatv.com.br


Brinco Van Cleef & Arpels 1978, com puríssimos rubis birmaneses sangue de pombo (raríssimos) + diamantes Amsterdam 

Contemporânea

83

Dedo indicador esquerdo: Aliança Bvlgari 1980 com raríssimos rubis birmaneses sangue de pombo, lapidação esmeralda Dedo mediano: Anel Piaget Mandala 1970 com diamantes J-VVS2 = rubis birmaneses sangue de pombo Colar menor: Corrente e pingente Piaget 1980 com raríssimos rubis birmaneses sangue de pombo + 2.0 quilates de diamantes Amsterdam Colar maior: Corrente Cartier, em ouro maciço 18k-750 com 48 gramas e 58 cm de comprimento+ pingente Van Cleef & Arpels 1970, coleção Socrate (pingente multi-uso, podendo também ser usado como broche que na atualidade é a grande tendência da alta joalheria internacional Uma peça de extrema raridade com 5,2 quilates de diamantes top I-VVS1 + 1,8 quilates de raríssimos rubis birmaneses de cor rosa claro.

Vestido Mulet em Seda $1.490,00, Four Seasons Scarpin com spikes envernizado Santa Lolla R$ 369,90 Beira Mar Shopping Solar: TIFFANY&CO - R$1420,00, Ótica Rio Branco - Fone: 3224-1224

www.contemporaneatv.com.br


84

Contemporânea

{ moda }

Vestido seda estampa animal print Four Seasons - $1.890,00 Peep toe animal print com tachas Santa Lolla - R$ 299,90 Carteira em couro Santa Lola R$ 349,00

Chave Chave Tiffany Tiffany 1980 1980 timbrada timbrada comcom 34 34 diamantes diamantes de 1.5 de 1.5 pontos pontos cada, cada, lapi-lapidação dação Amsterdam, Amsterdam, classificação classificação top top D-FL. D-FL. Ouro Ouro 18k-750, 18k-750, comcom 5.405.40 gramas. gramas. Preço Preço promocional: promocional: R$7.400,00. R$7.400,00. MatukDiamonds.com MatukDiamonds.com Safiras Safiras Rosas Rosas 2013 2013 – R$– 3.880,00 R$  3.880,00 -  Anel -  Anel Pizza Pizza by Matukdiamonds.com. by Matukdiamonds.com. To- Todosdos comcom diamantes diamantes trapézio, trapézio, classificação classificação G-VS2, G-VS2, comcom puríssimas puríssimas safiras safiras rosa.rosa. verde.Confeccionados verde.Confeccionados em em famosa. MatukDiamonds.com famosa. MatukDiamonds.com Safiras Safiras Azuis Azuis 2013 2013 -R$ -R$  4.550,00 4.550,00 - Anel - Anel Pizza Pizza by Matukdiamonds.com. by Matukdiamonds.com. To- Todosdos comcom diamantes diamantes trapézio, trapézio, classificação classificação G-VS2, G-VS2, comcom puríssimas puríssimas safiras safiras azuis. azuis. Confeccionados Confeccionados em em famosa famosa ourivessaria ourivessaria parisiense. parisiense.  MatukDiamonds.com  MatukDiamonds.com Turmalina Turmalina Verde Verde 2013 2013 - R$- 3.460,00 R$ 3.460,00 -  Anel -  Anel Pizza Pizza by Matukdiamonds.com. by Matukdiamonds.com. Todos Todos comcom diamantes diamantes trapézio, trapézio, classificação classificação G-VS2, G-VS2, comcom puríssimas puríssimas turmaliturmalinasnas verde.Confeccionados verde.Confeccionados em em famosa famosa ourivessaria ourivessaria parisiense. parisiense.

www.contemporaneatv.com.br


86

Contemporânea

{ Coaching }

Carolina Linhares

Mudar o foco e manter disciplina M

uitas vezes pensamos na vida e percebemos que estagnamos ou que nos acomodamos numa situação que não é o que planejamos como nosso projeto de vida. É isso que acontece com você?

Tudo bem! Esse é o primeiro passo para tomar uma atitude, se movimentar e buscar as mudanças necessárias

para retomar os seus planos. Então, quando surge a decisão de mudar de vida ou mudar algo em sua vida, é preciso alguns cuidados essenciais, sendo o primeiro deles a definição dessas metas, que não devem ser nem tão simples, para não causar nova acomodação, e nem tão complicada, para não gerar desestímulos. As dificuldades devem ser enfrentadas e vencidas em etapas e os novos desafios serem postos ao superar os anteriores. E com essas metas traçadas, o foco e a disciplina são o próximo passo para a conquista dos novos objetivos estabelecidos. A disciplina necessária para as mudanças que se deseja deve começar na mente: precisamos treinar nosso cérebro e os nossos pensamentos. Esta forma de agir deve ser contínua, já que a nossa mente sempre buscará experiências prazerosas, evitará situações desconfortáveis e irá, continuamente, nos enganar ao agir do seu jeito. Por isso, deve-se ter força e persistir no objetivo. A Neurociência nos ensina que, se você tem pensamento negativo, todo o seu cérebro segue essa linha de pensamento. Portanto, para mudar o foco é preciso começar a mudar as perguntas – não as perguntas que se faz aos outros, mas as perguntas que você faz a si mesmo. Isso já é mudança de atitude! A disciplina do foco é algo sutil. É preciso perceber o seu foco e em que seu pensamento está ligado na maior parte do dia. Deve-se prestar atenção no que causa dispersão da atenção, pois a dispersão é o maior ladrão do nosso tempo, ou seja, pensar em coisas que não importam faz perder o foco. Podemos pensar nessa questão comparando a uma lanterna: se imaginarmos um espaço escuro com uma lanterna acesa, percebemos que o feixe de luz ilumina o que precisamos ver e apaga tudo o que tem em volta, isto é, nos direciona para onde queremos chegar e mitiga as nossas possíveis distrações. Para ajudar, existe uma estrutura com 4 etapas que devem ser respondidas e executadas para ter o foco e manter a disciplina: 1. Onde está o meu foco na maior parte do tempo? - Onde gasto a minha energia e para onde direciono o meu foco? 2. Onde quero manter o meu foco? - Existem diversos pontos negativos onde posso me concentrar. Devo saber o que quero e o que não quero. 3. Quais os motivos que eu tenho para mudar? - Entender quais benefícios vai trazer para mim e para os que estão em minha volta; 4. Fazer bilhetes/lembretes que me coloquem no foco de volta. Considere que não é fácil mudar antigos hábitos, mas as pequenas atitudes corretas que você toma ao longo do seu dia é que farão a grande diferença, e que, para alcançar os resultados, é preciso estabelecer as metas e ter sempre em mente esta díade: foco e disciplina. A mudança do foco mudará a atitude e, consequentemente, mudará os resultados! Carolina Linhares | Self & Profesional Coaching, certificada Internacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Coaching - carolinalinhares.com - (48) 9961-2414


87

Contemporânea

87

Contemporânea

{ ACESSÓRIOS }

Poliana Acessórios: a história de um sonho realizado.

D

esde pequena, a catarinense Poliana Bueno de Alcântara Machado, 34, tem adoração por acessórios e sempre falava que um dia iria ter sua loja. No

entanto, o sonho viria a ser postergado, pois há 12 anos Poliana, juntamente a seu marido, Lázaro, possui uma empresa no ramo de mercado financeiro. A empresária explica: “Somos correspondentes bancários no Estado de São Paulo e Rio Grande Norte, onde moramos durante três anos em cada capital, administrando os negócios”. Apesar do sucesso conquistado nesta área, Poliana explica que sentia a necessidade em fazer algo  diferente, principalmente após voltar a fixar sua moradia em Florianópolis.

Diversidade e exclusividade de produtos A

Poliana

Acessórios

vende

vários

produtos,

desde semijoias, bijoux de renome nacional, como: Juliana

Um dia, conversando com sua amiga, Denise Oliveira, proprietária da loja

Manzini, Gio Bernardes, Flávia Caldeira, Anna Schmidt, Gabriela

Felicitá – do ramo de roupas –, localizada na Travessa Carreirão, surgiu a ideia de

Pires, Fabiana Silva Mary Design e Gabriela Faraco; além de

alugar uma loja nesta mesma rua.

lenços, bolsas de festa, maquiagem, tiaras e prendedores

Mesmo sem conhecimento prévio na área de comércio e vendas de

infantis. Poliana ressalta que o diferencial de seus produtos

acessórios, Poliana foi atrás de seu sonho. Realizou pesquisas

é que, por estes serem produzidos por designers, as peças

na internet e nas principais revistas de moda, como Vogue e

são exclusivas. Apenas com exceção das semijoias, com

Elle, e, em pouco tempo, já estava abrindo uma loja em sua

a produção de grande escala. A maioria das peças é de

própria casa. Em seguida, foi apenas o tempo de alugar,

designers mineiros, porém existem também fornecedores

reformar e colocar a ideia em prática que o sonho

catarinenses, como a Anna Schmidt e Gabriela Faraco.

antigo de criança viria a se tornar realidade.

O público é diversificado, e a maioria dos clientes prefere algo exclusivo, diz Poliana. Além disso, existem pessoas que vêm muito comprar presentes e lembrancinhas, até mesmo clientes infantis, pois as tiaras e acessórios de cabelos para crianças são maravilhosos, coloca a jovem.

Aposta do inverno Endereço: Travessa Carreirão, 62 - loja 03 Centro - Florianópolis - SC

Atualmente, Poliana destaca que estamos na moda dos Maxis. No verão passado, usamos os maxis colares, e agora, para esse inverno, os maxis brincos vieram com tudo e para

Telefone: 48 – 3304.7178

ficar! Cores mais fortes, como o verde esmeralda e berinjela,

facebook.com/polianaacessorios

grafite, também são apostas para este inverno.

predominam nesta estação. Colares e brincos nos tons

www.polianaacessorios.com.br www.contemporaneatv.com.br


Empresa familiar

Compensados Fernandes: Tradição e qualidade

A

empresa Compensados Fernandes atua há 23 anos no mercado de Santa Catarina, no setor moveleiro. Desde 1989, o Sr. Norberto Fernandes junta-

mente com sua esposa, a Sra. Sonia Maria Back Fernandes, montaram sua primeira empresa de insumos para fabricação de móveis. Atualmente, a empresa ainda tem como carro chefe materiais e acessórios para móveis, mas também agregou a linha de banho e cozinha. Em um total de 20 mil produtos, aproximadamente 140 colaboradores, a Compensados Fernandes se tornou líder de mercado na Grande Florianópolis.


A origem e a expansão dos negócios Primeiramente, a Compensados Fernandes era apenas na Avenida Aniceto Zacch, Ponte do Imaruim, Palhoça. Lá, em uma pequena sala, de aproximadamente 200 metros quadrados, a Compensados Fernandes iniciou suas atividades com comércio de lâminas em madeiras, cujo atendimento era exclusivo na forma varejista. Neste período, os filhos Orlando e Vanderlei, iniciaram as atividades da empresa juntamente com os pais. Com o passar do tempo, os jovens começaram a adquirir a oportunidade de tomar decisões e gerir parte do empreendimento da família. Devido à expansão dos negócios, integraram-se à empresa os irmãos Elizabete, Marcos e Marise. Juntos contribuíram ainda mais para o desenvolvimento da empresa familiar. Em uma jornada árdua de trabalho, este empenho é citado como o fator principal do crescimento da empresa, assim como o desejo de ampliar os negócios, comprando mais e buscando novas oportunidades.

Marise Fernandes Diretora de Marketing

Elisabeth Fernandes Diretora Financeiro


Objetivo comum e comprometimento de todos O objetivo principal da empresa Compensados Fernandes é possibilitar aos clientes encontrarem em apenas uma loja tudo que precisam para o lar; desde o material para confecção do móvel como também utensílios para o mesmo. Neste sentido, a Compensados Fernandes transformou-se em referência de materiais para móveis e utensílios para o lar. Para o Sr. Norberto Fernandes, a Sra. Sonia Maria Back Fernandes e seus filhos, o trabalho em família só tende a crescer. Pois no decorrer dos anos, ampliaram seus conhecimentos, elevaram o comprometimento e o desejo de serem os melhores no setor. Portanto, juntos, a família Fernandes busca por objetivos claros, que possibilitem gerar mais empregos e continuar incorporando ideias inovadoras para o desenvolvimento da empresa.

Wanderlei Fernandes Diretor Administrativo

Compensados Fernandes seu shopping de materiais e acessórios para móveis e utensílios para o lar.

Marcos Fernades Diretor Comercial

Matriz: Av Caetano Silveira 901- Jardim Eldorado Palhoça- Fone: 3202-6600 Filial 1: Av Leoberto Leal 1251- Barreiros São Jose- Fone: 3203-6700


Dedicação dos filhos e abertura das novas filiais Com todos os filhos dedicados à empresa, o ges-

estão no trabalho de marketing e no aprimoramento da

tor e fundador, Sr. Norberto Fernandes, vislumbrou a

infraestrutura, sendo que a cada ano ganham novos

possibilidade de ampliação de seus pontos de venda.

projetos e ampliam a rede com novas lojas. Além disso,

Portanto, a família uniu forças e em um período de ex-

com o passar dos anos, novos produtos foram agregados,

pansão, instalaram de forma progressiva mais três lo-

não só para o marceneiros, mas também para o design

jas. Deste modo, propiciaram um melhor atendimento

de interiores e clientes finais. Entre eles, estão banque-

aos seus clientes.

tas com designs modernos, acessórios para cozinhas,

Atualmente, as inovações da Compensados Fernandes

banheiros com toque de requinte e inovação.

Filial 2: Rua Frederico Afonso 6025- Ponta De Baixo São José - Fone: 3381-4100 Filial 3: Av Patricio Caldeira Andrade 1538 – Capoeiras Florianópolis- Fone:3204-3700

www.compensadosfernandes.com.br


92

Contemporânea

{ TENDÊNCIA }

Cereja Green A Boutique CEREJA GREEN, em parceria com a Você Estilosa, uniu experiência e conhecimento  para oferecer um serviço de consultoria de imagem e estilo, ajudando você a encontrar e conquistar a imagem que quer passar ao mundo, aumentando assim sua autoestima. Agende um horário e conheça detalhadamente esse serviço e os diferentes pacotes oferecidos Endereço: Rua Coronel Bernardino Machado, 94 - Centro - Palhoça (Ao lado clube 7 de setembro)

Atendimento domiciliar

Telefone: 48 – 32425272 | 84246945

D

esde 2008, atuando no segmento de moda feminina, a Cereja Green representa o que há de melhor no mundo da moda, e, em contínuo progresso, busca sempre satisfação de suas clientes por meio da qualidade dos produtos e serviços.

Nosso diferencial é o ATENDIMENTO DOMICILIAR. Esse novo modelo de atendimento

surgiu com o intuito de nos adaptarmos às necessidades das “novas mulheres”. Mulheres contemporâneas, que vivem na correria do dia a dia. As visitas são exclusivas e sem custo algum. Você é atendida no conforto do seu lar, os horários são flexíveis. O atendimento é individual e personalizado, as roupas são selecionadas de acordo com o estilo de cada cliente. Pode contar também com uma profissional formada em moda que auxiliará na montagem de looks e a coordenar roupas e acessórios que valorizem seu biótipo. Sem contar que você não perde tempo e dinheiro com locomoção e estacionamento. As melhores marcas à disposição e pagamentos facilitados. Nossas visitas incluem também o seguimento de semi jóias. Nossa empresa possui parceria com a Patty Acessórios, fornecedora de peças com alta qualidade design moPriscila Pereira Correa e Débora Cristina Pereira

www.contemporaneatv.com.br

derno, pedras brasileiras, cristais e banho de ouro.

Parceiros


{ saúde } Contemporânea

OBESIDADE Por Dra. Cristina da Silva Schreiber de Oliveira | CRMSC 10134 / Membro SBEM

A

obesidade já é chamada de pandemia mundial e estima-se que, em 2030, metade dos adultos será obesa. No Brasil, mais de 65 milhões (40% da po-

pulação) estão com sobrepeso e 10 milhões são considerados obesos. Além destes números alarmantes e das questões ligadas à estética e à autoestima, é importante lembrar que a obesidade representa um risco para a saúde por meio de complicações cardiovasculares e ortopédicas, tanto de crianças como de adultos.

Dra. Cristina Schreiber

www.contemporaneatv.com.br

93


94

Contemporânea

{ saúde }

Diminua seu estresse: O estresse é inimigo mortal da boa alimentação. Estressados, mantemos nosso cortisol (hormônio liberado em situações de ansiedade, medo ou muita preocupação) muito alto durante

OBESIDADE Abaixo, 13 atitudes práticas que, incorporadas no seu cotidiano, ajudarão você a ter mais saúde, disposição e reduzir o peso de forma saudável e prazerosa.

o dia. O cortisol faz com que tenhamos vontade de alimentar-nos com mais gordura, fast-food e lanches. E ainda ajuda a armazenar as calorias na forma de gordura abdominal!

Faça terapia: Observe se há emoções como tristeza, frustração associadas ao ato de comer. Ou se você come muito e após sente-se culpada. Se isso for constante, pode ser que você tenha um Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica. A “Terapia Cognitivo Comportamental” é uma das linhas terapêuticas que estudam as compulsões e as respostas comportamentais exageradas às ansiedades. Procure um psicólogo ou psiquiatra se for este o seu caso.

Faça um diário alimentar:

Durma bem:

Estratégia utilizada em con-

horas. Desligue-se mais cedo do tra-

sultórios e em pesquisa com

balho. Diminua a quantidade de horas

os pacientes, traz muito re-

vendo TV antes de dormir. Relaxe o cé-

A todo custo!

Mude sua rotina. Cafeína só até as 17

sultado, pois a partir da es-

rebro antes de dormir com música, ou

crita, o que comemos vem à consciência. Existem

um livro que lhe dê prazer ou namorando! Mas, acima de tudo,

estudos mostrando que os grupos de pessoas

estabeleça uma rotina de horário e dê limites para os pensa-

que, ao fazerem uma dieta, anotavam tudo o que

mentos. O cérebro não entende que precisa dormir se continua-

ingeriam, inclusive líquidos, emagreciam mais do

mos produzindo ou estimulando-o continuamente. Sem dormir,

que o outro grupo ao qual não era dada a tarefa

o cortisol não baixa e, de novo, comemos muito mais no outro

de anotar.

dia. Medite, reze, tome um banho longo ou um chá de melissa!

www.contemporaneatv.com.br


Contemporânea

Defina a META: Seja realista. Não adianta estabelecer uma meta com um peso de quando você tinha 15 anos. Seja generosa consigo própria. Pense em perder em uma primeira etapa, no máximo, 10% do seu peso total. E depois distribua a perda do peso total em um quilo por semana. O endocrinologista, o preparador físico e o nutricionista possuem as melhores ferramentas para ajudá-la.

Não restrinja nenhum nutriente sem orientação médica/ nutricional: Não elimine nada do seu cardápio totalmente sem antes consultar um profissional, pois pode trazer malefícios à saúde. Além do que algumas vitaminas e aminoácidos essenciais estão em poucos grupos alimentares.

Recorra ao natural: Diminua produtos industrializados (sucos de caixinha, molhos prontos) e use mais produtos in natura para cozinhar. Elimine o uso de temperos prontos e caldos de carne em tabletes. Eles contêm grande quantidade de sódio (sal) e fazem com que retenhamos líquido.

Marque a data: Pode ser Faça escolhas na dieta: Não deixe de escolher

o seu aniversário, um casamento

sempre o melhor para o seu –dia a dia.

é para toda a vida. Mas a perda de

na família, uma viagem. A data é importante. A mudança de hábito

Chega de “comer qualquer coisa” só para matar a fome.

peso levará menos tempo! Naquela

Biscoito é feito de água, farinha e sal. Será que a sua

data você atingirá a meta estabelecida.

pele vai ficar radiante com estes ingredientes? Quem sabe trocar por um chá, nozes, ameixa seca (muito rica em vitamina E)? Claro que se for sair com as amigas para um café ou com o marido, nada de ficar calculando calorias! Se for preciso, contrate uma “personal nutri” (serviço de nutrição personalizado). Ela vai analisar sua dispensa, seu dia a dia, ensinar receitas, sugerir alimentos para o jantar.

www.contemporaneatv.com.br

95


96

Contemporânea

{ saúde }

Não se pese todo dia: Pese-se apenas uma vez por mês. De preferência em consultório. Não ajuda em nada pesar-se muito, gera ansiedade e pode até fazer você desistir da meta de perder peso.

Seja generosa consigo mesma: As meninas são avaliadas desde muito cedo em

Escute os outros:

relação a estética e ao peso, além Escolha

disso, a mídia não tem dado trégua!

a dedo duas ou três pessoas da família ou

Será que aquela artista, que gasta

amigos, de seu círculo íntimo, e conte sobre

R$ 20.000 reais em estética por mês,

o novo propósito. Lembre-se: pessoas que

teria o mesmo corpo após dois fi-

GOSTEM muito de você, sem dúvida, serão

lhos, faculdade, MBA e doutorado?

suas aliadas!

Dê valor ao que você cria, seja filhos ou artesanato. Pense nos vínculos de

Dance:

família e de amigos. Mas não se comÉ muito difícil criar hábi-

pare! Nossa sociedade tem sido cruel

to de mexer-se após alguns anos de vida.

com qualquer “arredondamento de

Se é preguiça de sair de casa, contrate al-

formas” e temos visto um aumento

guém que bata na sua porta toda semana

crescente da anorexia. Por que na

independentemente do vento sul, chuva ou

Europa a mulher é vista de outra

trovoada! Vale a pena o investimento em

forma? Sem este desespero por for-

um personal trainer. Este profissional fará com que o treino “renda”, já que é um

mas muitas vezes irreais? Pense no

treino personalizado. Além disso, há menor risco de lesões ortopédicas e ainda

que é melhor para você. Reflita. E

ajuda a criar o hábito do esporte em quem não tem. Outra opção é a dança. Já

não vá atrás de dietas mirabolan-

está comprovado que a dança

tes ou shakes vendidos por modelos

é um ótimo exercício aeróbico.

esquálidas. Geralmente são muito

Lembre-se: sem exercício as

caros e pouco eficientes na mudan-

chances de seu propósito não

ça de peso permanente. Funcionam

vingar é grande.

apenas por algumas semanas.

Aprenda a medir sua massa corporal Obesidade por definição é quando o indivíduo possui Índice de Massa Corporal (IMC) maior que 30 kg/m2 (faça a conta: IMC = peso/altura2). Antes de

É isso! Quero muito que você entenda que o foco aqui é a sua

chegar à obesidade, existe a fase de so-

saúde. Fazer exercício diminui risco de vários cânceres (inclusive

brepeso. Independentemente do grau

de mama), Alzheimer, melhora o sono, melhora a vida sexual, au-

em que você está, sempre há tempo de

menta a serotonina e a endorfina, que ajudam a produzir o que

mudar de atitude! (Veja tabela abaixo)

nenhuma droga faz tão bem: a sensação de bem-estar e alegria.

IMC (peso/altura ) em

Classificação

2

Kg/m2

Mexa-se! E procure atingir o seu objetivo com sabedoria e sem

< 18, 5

Baixo peso

exagerar. A verdadeira beleza vem do interior; de estarmos de bem

18,5 – 24,9

Saudável

conosco e com os outros; de respeitarmos o nosso organismo pre-

25 – 29,9

Sobrepeso

enchendo o tanque com “bom combustível” (dieta de qualidade) e

Acima de 30

Obesidade

www.contemporaneatv.com.br

fazendo “rodar o motor”. Afinal, carro parado enferruja!


100

Contemporânea

{ saúde }

Dra. Sharon Senger

Recuperação da pele após o verão

A

exposição aos raios solares tem potencial de danificar toda a profundidade da pele. As ondas curtas tipo UVB penetram, apenas superficialmente, na camada epidérmica da pele, porém as ondas longas tipo UVA têm a capacidade de penetrar na camada mais profunda da pele, a derme, causando um dano de enve-

lhecimento bem mais profundo. Clinicamente, este dano superficial e profundo provocado na pele aparece como manchas acastanhadas, um aspecto de pele mais desidratada, enrugada, irregular, áspera e opaca, ou seja “sem vida”. Portanto, esta é a época de recuperar os danos causados pelo sol durante o verão. Além dos bem conhecidos peelings, luz pulsada, lasers, radiofrequência, toxina botulínica e preenchimentos,

dispomos mais recentemente das substâncias chamadas “skin boosters”, numa tradução literal “intensificadores ou reforçadores da pele”. São substâncias que contém ácido hialurônico associado ou não a outros componentes que, quando injetados em pequenas quantidades na parte mais profunda da pele (derme), têm a capacidade de recuperar o balanço hídrico da pele e estimular a formação de colágeno neste local. O resultado clínico observado na pele após este tratamento é uma melhora da hidratação e da elasticidade, deixando a pele mais firme, com menos irregularidades, menos enrugada e bem mais saudável e jovial. O tratamento da pele com essas substâncias denominadas “skin boosters” é realizado por intermédio da injeção das mesmas na parte profunda da pele por meio de micropunturas com agulha muito fina. A anestesia da pele se dá pela colocação de um creme anestésico sobre a área a ser tratada cerca de 30 minutos antes do procedimento. A área tratada poderá ficar levemente edemaciada e rósea logo após o procedimento e, eventualmente, no dia que se segue ao procedimento, poderão aparecer pequenas manchinhas arroxeadas em alguns locais tratados, facilmente disfarçáveis com maquiagem ou corretivos. Este tratamento não exige repouso e nem que os pacientes se afastam de suas atividades diárias.

Clínica Scipioni Florianópolis

Baía Sul Medical Center Rua Menino Deus, 63 sala 212 - bloco A - Centro CEP 88020-210 - Florianópolis, SC - Fone: 48 3209 6263 - clinicasc@scipioni.com.br

Clínica Scipioni Florianópolis | Baía Sul Medical Center Rua Menino Deus, 63 sala 212 - bloco A - Centro CEP 88020-210 - Florianópolis, SC - Fone: 48 3209 6263 - clinicasc@scipioni.com.br.


102

Contemporânea

{ saúde }

Depressão infantil tem solução Por Dra. Idáira Amoretti | Psicanalista e Psicóloga Clínica CRP 12/03474

A

DEPRESSÃO INFANTIL é uma doença que vem sendo muito enfatizada nos meios de comunicação, uma vez que sua incidência pode comprometer o desenvolvimento da criança e interferir em seu processo de maturidade psicológica e social. Geralmente,

não passa pela cabeça dos pais que seu filho possa estar depressivo, já que se acredita que a infância é a idade da alegria, da fantasia, e não da tristeza. A depressão foi considerada a principal doença psiquiátrica do século XX, afetando aproximadamente oito milhões de pessoas só nos Estados Unidos, onde são feitas as principais pesquisas.

O que é Depressão? É uma doença que pode ter causas físicas (diminuição de alguns neurotransmissores) ou emocionais (situações traumáticas, conflitos familiares etc.). Os sintomas mais comuns da depressão em um adulto são: profunda tristeza sem razão aparente, cansaço, desânimo, afastamento social, excesso de sono e distúrbios de apetite. Nos casos mais graves há riscos de tentativas de suicídio.

A Depressão infantil é igual à do adulto? Não. Os sintomas podem apresentar-se sob formas diferenciadas. Ao invés de tristeza e desânimo, as crianças podem manifestar um comportamento agressivo e arredio. Elas não identificam seus sentimentos como os adultos e, por isso, não sabem dizer se sentem tristeza, medo ou raiva. Em consequência desta incapacidade, tentam demonstrar que algo está errado xingando, batendo ou quebrando objetos. Esta é apenas uma tentativa de dizer aos adultos: “Olhem para mim, preciso de ajuda!”. Outro sintoma comum da depressão infantil é a compulsão por comida. A criança busca o prazer e a alegria, que deveria encontrar nas brincadeiras e no convívio com outras crianças, coDra. Idáira Amoretti

www.contemporaneatv.com.br

mendo muito ou o tempo todo.


Contemporânea

103

estão fazendo uso indiscriminado das emoções do público para alcançarem picos de audiência. Recomendo aos pais que acompanhem e selecionem ao que os filhos assistem, pois presenciar constantemente cenas de violência (física ou psicológica) faz com que as crianças aprendam que esta é uma forma de resolver os problemas do dia a dia.

Qual é o papel da escola neste sentido? Este papel é muito importante em pelo menos dois aspectos: o primeiro é na identificação da criança deprimida. Dentro da sala de aula e nas atividades no pátio da escola pode-se observar muito de um aluno. Os professores devem estar atentos a qualquer mudança de comportamento das crianças. O isolamento e a agressividade, por exemplo, podem ser sinais de sofrimento emocional, o que exigirá maiores atenções. Mas é sabido que raramente os professores são treinados para perceber estas crianças de uma forma mais efetiva. Daí a importância do segundo

Como é o tratamento da depressão infantil? Dentro da Psicanálise Infantil temos a Ludoterapia ou Terapia do Brincar. Esta técnica é uma excelente ferramenta de tra-

aspecto: o serviço de psicologia dentro das escolas, como forma de prevenção do agravamento de casos de depressão e de outras doenças psíquicas.

balho da psicanálise, pois, por meio das brincadeiras, as crianças falam de si mesmas, expondo seus conflitos com naturalidade e simplicidade. Enquanto participo dos jogos e faz-de-conta que as crianças criam, consigo trabalhar seus medos e angústias introduzindo situações da sua realidade.

Se um dos filhos do casal tem depressão, todos terão? Não necessariamente. Se a causa da doença for exclusivamente orgânica, as chances aumentam. Mas se a principal causa for psíquica, torna-se mais raro, pois desde muito cedo mostra-

Quais as dificuldades mais comuns na Psicoterapia Infantil?

mos nossas individualidades, respondendo de modo diferenciado às condições familiares e sociais.

Um dos maiores desafios é a inclusão da família no processo de tratamento. É muito comum que os pais pensem que a criança é o problema, e que apenas a ela devam ser dados atenção e

Que alerta você faria aos pais?

acompanhamento. O que ocorre na maioria das vezes é que a

Tomem muito cuidado com o diagnóstico e o tratamento da

criança apenas reflete os problemas que afetam também os pais

depressão. O tratamento correto, tanto para adultos quanto para

e os irmãos. E é por intermédio desta criança que podemos reor-

crianças, passa por duas etapas: avaliação psiquiátrica para ve-

ganizar a família.

rificar a necessidade de uso (ou não) de medicação, e o acompanhamento psicológico para atender às necessidades emocionais que estão causando a depressão. Tratando-se da depressão infan-

Programas violentos na TV podem causar depressão infantil?

til, o uso de medicação deve ser avaliado com muito mais cuida-

Tanto para os adultos como para as crianças, assistir a progra-

bom que fique claro que tomar antidepressivo e não fazer terapia

mas, desenhos ou novelas onde apareçam cenas de violência não

do, sendo recomendado apenas para os casos mais graves. Aliás, é é como tratar somente a febre e não a infecção que a gerou.

causa a depressão, mas pode ser um fator desencadeante para as pessoas que têm predisposição para terem a doença. Acredito que a psicologia da comunicação está sendo mal utilizada:

Idáira Amoretti

Psicanalista e Psicóloga Clínica - CRP 12/03474 Fone: (48) 3035 1550 - 9907 7144

www.ainfancianodiva.com.br

facebook.com/idairaamoretti - twitter.com/idairaamoretti


104

Contemporânea

{ Saúde Bucal }

Luxo para desperpertar seu sorriso Espumante, Massagem e Clareamento Dental Por Dra Paula Paes

P

ara atender cada vez melhor nosso público, lançamos o Despertar do Sorriso Mulher Contemporânea, um espaço voltado exclusivamente para o atendimento feminino. Afinal, com a vida tumultuada que enfrentamos, por que

não aproveitarmos o horário do dentista para também desfrutar de um momento de descontração e relaxamento?? Com uma proposta diferenciada e inovadora, a paciente, quando chega à Clínica Despertar do Sorriso, é recebida com uma taça de espumante e, em seguida, é presenteada com uma sessão de quick massage, cromoterapia e terapia com pedras quentes, realizadas por nossa massoterapeuta. Somente depois destes mimos, a paciente, já relaxada, senta-se na cadeira odontológica, que também faz massagem por todo o corpo devido ao seu sistema antiestresse. Além disso, recebe um óculos virtual para assistir a um filme ou ouvir uma música durante o clareamento dental. Enquanto os procedimentos são executados, a massoterapeuta faz reflexologia nas mãos da paciente. Segundo a Dra. Paula Paes, a ideia surgiu depois que sua Clínica recebeu sua primeira cadeira odontológica de oncinha. Não para menos, nesses 12 anos, a clínica mantém a fidelidade de seus clientes, o que proporciona à dentista e proprietária ainda mais motivação para inovar a cada temporada.


Contemporânea

105

Como ocorre o clareamento dental? Qual o método utilizado no Despertar do Sorriso? O laser no clareamento em consultório é rápido e traz um resultado excelente, pois atua sobre a estrutura dental e provoca a quebra das cadeias carbônicas que conferem cor ao dente, clareando assim a estrutura dental. Este processo não causa dano ao esmalte e o processo de clareamento pode durar de uma a três sessões, de acordo com a cor inicial do dente. Em casos de dentes muito escurecidos, podemos asso-

Despertar do Sorriso Odontologia Integrada CRO/SC 1344 Resp Téc Dra Paula Paes CRO/SC 6539

ciar o gel com moldeiras para usar em casa e aumentar a estabilidade e Unidade Centro Av Osmar Cunha, 126 sala 209 – Fpolis – SC 3039 4820

atingir a cor desejada. De quanto em quanto tempo posso fazer clareamento? novo clareamento. Como a necessidade de manter o sorriso com os den-

Unidade Estreito R Aracy Vaz Calado n 534, sl 502 – Fpolis –SC 3348 9820

tes brancos e saudáveis é uma constante entre as atrizes, modelos e mu-

www.despertardosorriso.com.br

Hoje não precisamos mais esperar o dente escurecer para fazer um

lheres contemporâneas, foi constatado por meio de estudos científicos que é possível fazer clareamento a cada seis meses a um ano, pois não causa nenhum dano à estrutura dental. O clareamento a laser dói? O clareamento pode causar um aumento de sensibilidade nos dias em que é realizado; no entanto, pode ser controlado com procedimentos pós-clareamento, como uso de dentifrícios e dessensibilizantes. No entanto, o que mais justifica o dito popular de que clareamento a laser dói muito é a falta de avaliação criteriosa antes de iniciar este procedimento, pois muitas vezes o paciente tem recessões (gengiva retrai e expõe uma parte da raiz). Neste caso, o dente já está predisposto a ser sensível e precisa ser tratado antes de iniciar o clareamento. Portanto, se houver qualquer patologia de base, seja o bruxismo, recessão, fratura ou desgaste dental, seja falha na mineralização do esmalte, entre outras, deve ser tratada antes do clareamento dental. O clareamento dental normalmente é associado a outros tratamentos restauradores estéticos, a fim de proporcionar um sorriso harmônico.

Dra Paula Paes Antes e depois

www.contemporaneatv.com.br


106

Contempor창nea

www.contemporaneatv.com.br


Contemporânea

107

Rejuvenescimento do pescoço e do colo Por Dra Emileine Di Domenico De Leon - Médica CRM 10799

O

pescoço e o colo são regiões do corpo, principalmente da mulher, onde surgem sinais que acabam denunciando a idade. A maioria das mulheres foca os tratamentos nas rugas da face e acaba esquecendo do pescoço e do colo.

Essas regiões são envoltas em uma pele muito sensível, mais fina e muito vulnerável ao sol, frio, à

poluição, entre outros fatores, devido à grande exposição. Na região do pescoço é muito comum encontrarmos não só flacidez, como também manchas e rugas horizontais e verticais que, na grande maioria das vezes, são ocasionadas pela excessiva exposição ao sol. A maioria das pacientes lembra de aplicar e de reaplicar o filtro solar na face, esquecendo dessa área tão importante. O tratamento do pescoço vai depender do tipo de problema apresentado pela paciente: 1- flacidez: a flacidez do pescoço é tratada com radiofrequência ou com carboxiterapia, procedimentos que possuem como objetivo retração com posterior reorganização das fibras de colágeno; 2- manchas: existem dois tipos de manchas que surgem nessa região: as manchas melânicas ( manchas acastanhadas) e as manchas vasculares (manchas avermelhadas), sendo que o único tratamento que resolve ambos os problemas é a aplicação de Luz Intensa Pulsada com o Laser Fracionado; 3 - rugas horizontais e verticais: o laser de CO2 fracionado é o grande responsável pela melhora das rugas horizontais, e a Toxina Botulínica pelo tratamento das rugas verticais. Os resultados são muito positivos quando o tratamento é bem indicado. O grande problema do colo chama-se “sleep lines”, que são linhas que marcam a pele durante a noite e que costumam desaparecer durante o dia. Mas a repetição do processo levará à formação de rugas definitivas. O laser de CO2 fracionado age reestruturando as fibras de colágeno, com melhora importante desse tipo de ruga. É importante repetir o procedimento pelo menos uma vez por ano, para que o resultado se mantenha, uma vez que o estímulo continua se repetido. Além das rugas, manchas melânicas e vasculares também podem aparecer nessa região e, assim como no pescoço, são tratadas com sessões de Luz Intensa Pulsada com Laser Fracionado. A radiofrequência e o peeling de cristal também podem melhorar a aparência da região do colo. Além desses tratamentos, é sempre muito importante se lembrar de aplicar cremes específicos para essas regiões e, claro, muito bloqueador solar. Cuidando do seu pescoço e do seu colo, você pode usar e abusar de todos os tipos de decotes.

www.domenicodeleon.com.br


110

Contemporânea

{ comportamento }

Inteligência

Relacional Por Maria Olívia Schwalb Seleme

A

final, o que é ser inteligente? O século XXI é considerado a era da coletividade; portanto, ser inteligente hoje está além do raciocínio lógico, de assimilar constantemente diferentes aprendizados e resolver situa-

ções novas com rapidez e êxito. O conceito de inteligência ampliou. Além de estar associado à área afetiva, inteligência emocional, mais recentemente está sob o enfoque do comportamento relacional, ou seja, a capacidade de os indivíduos serem competentes e habilidosos na interação com outros seres humanos. Neste sentido, pode-se afirmar que a pessoa se constrói a partir das relações interpessoais por meio dos grupos a que pertence: familiar, escolar, social e profissional.

Maria Olívia Schwalb Seleme

www.contemporaneatv.com.br

É a partir desses encontros que aprendemos a nos conhecer e a renovar nossa maneira de pensar e agir.


Contemporânea

Nós, somos criaturas excepcionalmente sociais, precisamos do outro para suporte mútuo e proteção; nossa sobrevivência depende muito do sucesso das interações com o próximo.

Dependendo de como

soas, de percebê-las e de entendê-las através da empatia

agimos dentro das rela-

e simpatia. A prática de bons comportamentos e boa co-

ções, podemos contribuir

municação nos grupos em que se participa gera o prazer

e fortalecer os grupos a

da convivência mútua, a prática da solidariedade, da coo-

que pertencemos ou pre-

peração e da gentileza. Uma pesquisa atual revela sobre o

judicá-los. Desse modo,

poder da comunicação eficiente: somente 7% através das

nossos comportamentos e

palavras, 38% pelo tom de voz e 55% com a comunicação

decisões irão definir a se-

visual, que inclui o olhar atento, o sorriso, os gestos e ex-

quência e a consequência

pressão corporal.

da realidade que iremos viver individualmente e coletivamente. O psicólogo Luís Carlos Osório, no seu livro Psicologia Gru-

pal, conceitua a Inteligência Relacional como “A capacidade de os indivíduos serem competentes na interação com outros seres humanos no contexto grupal em que atua”. A competência interpessoal é um conjunto de aptidões e atitudes positivas que cada membro de um grupo deve possuir para que a tarefa que devam realizar juntos tenha êxito. Este novo conceito de inteligência é um dos grandes desafios deste século, pois nos exige respostas diferenciadas. O desenvolvimento desta inteligência relacional implica reconhecer o saber do outro para que possamos interagir com ele, e então, agregar valor ao nosso próprio conhecimento. Assim, as trocas do saber entre as pessoas vão ocorrendo do mundo interno ao externo, numa realidade inter-relacionada e interdependente entre os indivíduos do grupo, fortalecendo-os e potencializando a sua ação. Segundo o pensamento sistêmico, o todo (o grupo) é maior que a soma das partes (as pessoas) devido à força da interação entre elas. Comportamento gera comportamento, é a lei da reciprocidade: como eu ajo com os outros eu recebo de volta.

Somos muito interdependentes

– o que um ser

faz afeta os outros, e, para tanto, desenvolvemos um cérebro especialmente sensível aos nossos semelhantes. De acordo com as descobertas da Neurociência, este é um conjunto de funções com circuitos cerebrais específicos, chamado de Cérebro Social, que nos instrumentaliza para nos relacionarmos cada vez melhor, pois o cérebro social inclui a capacidade de nos comunicarmos com outras pes-

A comunicação pode construir pontes ou muros entre as pessoas nos seus relacionamentos. A comunicação serve para a transferência de informações cognitivas, como também transmite estados afetivos, sendo de primordial importância na criação e manutenção do clima grupal: leve ou tenso, pacífico ou conflituoso. Uma comunicação efetiva – que tenha sucesso – necessita de dois componentes complementares: saber transmitir a mensagem de forma objetiva e assertiva e saber ouvir com atenção e respeito. O significado da palavra conversar é “mudar juntos”; portanto, uma conversa bem-sucedida é aquela da qual ambos os participantes saem com alguma mudança em sua maneira de pensar, sentir ou agir. Quando isso não ocorre é porque não houve diálogo, e sim, um monólogo a dois. Portanto, o espaço de transformação e renovação pessoal e coletivo só acontece por meio do campo relacional. Para concluir, cito Roberto Crema, no seu poema intitulado Atritos:

Ninguém muda ninguém, ninguém muda sozinho, nós mudamos nos encontros. É nos relacionamentos que nos transformamos. Somos transformados a partir dos encontros, desde que estejamos abertos e livres para sermos impactados pela ideia e sentimento do outro.

Maria Olívia Schwalb Seleme Psicóloga – CRP 12/00441 Especialista em Psicologia Clínica e Escolar; Terapeuta de Família, de Casal e Adulto; Palestrante | Contato: (48) 32240306

111


112

Contemporânea

{ ACESSÓRIOS }

Acessórios Moon Light Dez anos de luxo, brilho e exclusividade

H

á dez anos, as irmãs e empresárias, Lucelena Fernandes, 33 e Cláudia Fernandes, 28, inauguraram a Acessórios Moon Light. Formadas em administração de empresa as irmãs destacam que a loja “oferece o que tem de mais moderno, atual em bijuterias e acessórios

femininos”. O perfil das clientes que procuram a loja são mulheres modernas, maduras e exigentes de todas as idades e também noivas. Cláudia e Lucelena destacam também a importância desta década dedicada ao aprimoramento da loja “este é um momento muito importante pra nós, passamos por diversas situações entre altos e baixos onde a nossa empresa cresceu e juntas amadurecemos; hoje estamos felizes e na nossa melhor fase”. Segundo elas, o diferencial da Acessórios Moon Light está em oferecer acessórios de conceituados designers brasileiros e um atendimento especializado prestando assessoria de estilo .Os principais produtos da Acessórios Moon Light são bijuterias, semi joias, brincos, bolsas clutches e carteiras de mão, colares, anéis, broches, cintos, lenços, pulseiras e acessórios para o cabelo. Todos estes produtos são oferecidos nas linhas festa, casual e fashion. Para as empresárias, Cláudia e Lucelena a grande tendência desta estação será o Maxi Acessórios. Presente já em algumas temporadas, o estilo maxi irá continuar a fazer parte da moda em acessórios. “Nós investimos em uma mistura de metais pesados em tons de ouro, ouro rosé, chumbo e pedrarias de diversas cores e tons”, explicam. Para as jovens as bijuterias virão ousando ainda mais, oferecendo maior diversidade de materiais, modelos e formas. O brilho será visto tanto em peças durante o dia como à noite. Também entram em cena os crucifixos e elementos associados a outros símbolos da fé, como imagens de santos. Atentas elas destacam “isso tudo tem influencia barroca que, também é uma aposta para 2014, tudo muito chique e sofisticado”. Para finalizar elas fazem uma ressalva” é bom lembrar de seguir algumas regras básicas: quando você estiver usando um máxi brinco, evite usar maxi colares ou maxi pulseiras para não carregar o visual”. 

Endereço: CENTRO COMERCIAL CAMELÃO - Rua: Wanderlei Junior n 256 - loja 51/52 - Campinas - São José - SC Telefone: 48 – 30356692 /lojaacessoriosmoonlight /acessoriosmoonlight /AcessMoonLight


114

Contemporânea

{ Crônica }

Carolina Coral

Autoproteção: a arte de cuidar-se e ouvir com o coração É

difícil, entretanto necessário: devemos aprender a nos proteger ao longo da vida. Inclusive, de pessoas e instituições que deveriam cuidar de nós e nos defender. A vida

é repleta de incoerências e administrá-las é, sem dúvida, um desafio permanente. Não apenas assistimos diariamente pelos telejornais a uma infinidade de injustiças, como também as vivenciamos na própria pele. Contudo, é preciso unir forças, manter o ânimo e permitir que o bom senso fale mais alto que a insanidade e a ignorância. Nesses últimos meses, entrevistando as homenageadas desta décima edição da Revista Contemporânea, tive a alegria de conhecer histórias de mulheres com estilos de vida singulares, audaciosas e repletas de coragem e determinação para seguirem suas convicções. É reconfortante e saudável aprimorar a arte de ouvir com a mente e o coração aberto; permite reafirmar internamente a esperança em uma melhora na vida, no mundo e nas relações. Conversando com essas mulheres empreendedoras, carismáticas e sensíveis – o que não é sinônimo de fraqueza –, é visível a coerência, de como elas interagem pensamentos, sentimentos e ações com relação a suas famílias, trabalho, amigos e, principalmente, o compromisso pessoal de serem felizes mesmo com tantas dificuldades e imprevistos. Afinal, as mulheres contemporâneas, diante do número avassalador de demandas, estão longe de se transformarem em “Poliana” – de verem o mundo através de lentes cor-de-rosa. Ao contrário, enxergam e encaram “a vida como ela é”, como dizia o dramaturgo Nelson Rodrigues, pois somente entrando em contato direto com a realidade (externa e interna) é que podemos nos tornar sábias e respeitosas de nossas múltiplas personas que fazem parte de um “universo particular” intitulado “eu”.

Carolina Coral é editora-chefe da Contemporânea, jornalista, produtora de audiovisual e mestre em Estudos Culturais Latino Americanos na Universidade do Chile. Veja mais: www.carolinacoral.com.br

www.contemporaneatv.com.br


Contempor창nea

115


116

Contemporânea

{ culinária }

Cantina

SANGIOVESE Uma referência na gastronomia de Santa Catarina

www.contemporaneatv.com.br


Contemporânea

O

restaurante tina

Can-

Sangiovese,

instalado no bairro histórico de Santo

Antônio de Lisboa, em Florianópolis, irá completar em breve dois anos de funcionamento e já coleciona importantes prê-

117

Coxa de pato ao forno com papardelle salteado com lascas de pato Igredientes: 01 Pato (marreco) 01 cebola 01 cabeça de alho 02 cenouras 01 alho poró 01 salsão 01 pacote de papardelle

01 tomate dem pele e sem semente Salsinha picada Cebolinha verde cortada Azeite de oliva quanto baste Sal e Pimenta Parmesão ralado

mios no currículo. Pelo segundo ano consecutivo, o chef Helton Costa, proprietário e responsável pela assinatura dos pratos, foi eleito Chef do Ano pelos jurados da Revista Veja Comer & Beber. A carta de vinhos com mais de 180 rótulos também foi escolhida novamente a melhor do estado na mesma premiação. A culinária italiana, inspirada na gastronomia da região da Toscana, é a especialidade da casa. Bruschettas, massas, carnes, frutos do mar encantam os

Modo de fazer: Retire as coxas e sobrecoxas do pato e leve ao forno a 60 graus por mais ou menos três horas. Em uma panela, coloque o restante do pato com a água, cenoura cortada, alho poró cortado, meia cebola, salsão e alho. Deixe cozinhar até que a carne esteja macia e o caldo esteja espesso. Coloque uma panela grande com água em abundância para ferver. Em outra panela, refogue dois dentes de alho e meia cebola picada em um fio de azeite de oliva. Assim que a cebola estiver murcha e o alho dourado, refogue as lascas do pato cozido e acrescente o caldo do cozimento coado, deixe reduzir pelo menos 50% do volume. Coloque o papardelle na água fervente para cozinhar até que fique no ponto desejado. Leve a massa ao refogado das lascas de pato, pique o tomate e salteie tudo acrescentando o cheiro-verde e a cebolinha. Acerte o sal e a pimenta. Disponha numa travessa a massa com as coxas e sobrecoxas por cima e sirva com parmesão ralado a gosto.

clientes da casa, que se tornaram assíduos frequentadores. O chef Helton Costa, formado em São Paulo, tem longa trajetória internacional, o que agrega ainda mais o conceito diferenciado do local. Recentemente, a Cantina Sangiovese passou a fazer parte do seleto grupo de restaurantes indicados no Brasil pelo Guia Quatro Rodas. O sommelier  e sócio-proprietário Alberto Wirth é responsável pelas harmonizações personalizadas. Outro diferencial do restaurante é a Sangiovese Eventos. A cozinha itinerante, comandada pelo experiente e premiado chef, produz jantares especiais, coquetéis, formaturas, casamentos, enfim,

Helton Costa

uma variedades de opções, tanto no próprio restaurante como nos locais onde acontecem os eventos. A casa abre de terça a sexta-feira para o jantar e aos sábados e domingos a partir do meio-dia. Venha conhecer um pedacinho da Toscana entre a serra e o mar, e aproveite para desfrutar os aromas e sabores dos pratos com sotaque italiano. Informações e reservas (48) 3371-1200 ou pelo e-mail costahelton@hotmail.com

Rua Padre Lourenço Rodrigues de Andrade, 496, Santo Antônio de Lisboa, Fpolis - Tel.: (48) 3371-1200

www.contemporaneatv.com.br


118

Contemporânea

Augusto Cesar da Silveira, Mônica Silveira, Neusa Tarifa, Mário Cesar da Silveira e José Tarifa.

Construtora catarinense em constante crescimento

Soubemos acompanhar o crescimento do mercado imobiliário de Florianópolis, oferecendo empreendimentos com excelente padrão de qualidade e localizados em áreas estratégicas. (Augusto Cesar da Silveira, diretor comercial Álamo)

N

o início deste ano, a Álamo Construtora, completou doze anos de uma

trajetória de sucesso e grandes conquistas. Entre elas, em 2012, a empresa catarinense entrou para o ranking das 100 maiores construtoras

do Brasil. O prêmio foi concedido pelo Ranking da ITC – Inteligência Empresarial da Construção, na nona edição do mais importante prêmio da Construção Civil do

país. Na noite de 6 de março de 2013, cerca de 350 participantes tiveram a oportunidade de prestigiar as empresas que tiveram melhor desempenho durante o ano passado, bem como aprofundar os laços com fornecedores, clientes e parceiros. Entraram na conta da ITC seis empreendimentos da Álamo Construtora: Residencial Mar de Belize, Residencial Las Rozas Village, Blue Diamond Business, Residencial Villa Milano, Palazzo Di Venezia e La Fontaine Residence –, todos na região insular devianópolis, com exceção do último, que fica em São José, cidade vizinha. Durante a comemoração, Mário Cesar da Silveira, proprietário e diretor- presidente da Álamo, acompanhado do filho Augusto Cesar da Silveira - diretor comercial - ressaltou: “Soubemos acompanhar o crescimento do mercado imobiliário de Florianópolis, oferecendo empreendimentos com excelente padrão de qualidade e localizados em áreas estratégicas”. De acordo com a direção da empresa, a Álamo vem crescendo por volta de 20% a cada ano. Em 2013, os maiores investimentos serão na estrutura interna da construtora, em setores como tecnologia da informação, treinamentos e aprimo-

Mário Cesar da Silveira e Augusto Cesar da Silveira;

www.contemporaneatv.com.br

ramento de processos administrativos.


Contemporânea

119

Outro empreendimento da Álamo Construtora que teve uma resposta de vendas bem sucedida, foi o residencial localizado no sul da ilha, o Las Rozas Village Residence, situado na Praia do Campeche. O Las Rozas Village será entregue em maio deste ano com 100% de suas unidades comercializadas. Entre as inovações deste residencial está o novo conceito de moradia, que inclui não apenas praticidade como bem - estar e áreas de lazer compatíveis com seus moradores à beira-mar.

Las Rozas Village Residence

Blue Diamond Business

Além disso, nos próximos anos a Álamo pretende concentrar o foco de ação numa tendência em expansão no mercado de Florianópolis: empreendimentos comerciais, nos moldes do Blue Diamond, com entrega pre-

Las Rozas Village Residence - Cobertura

vista para o maio de 2013, no bairro Agronômica, na Capital Catarinense. A procura por salas comerciais de alto padrão fizeram com que o Blue Diamond tenha grande parte destas vendidas para renomadas empresas estaduais e nacionais. Outros dois projetos semelhantes, também na região insular de Florianópolis, estão em andamento. Uma das grandes vantagens para a região, com a instalação de empreendimentos comerciais como o Blue Diamond, é o aumento progressivo e a revitalização da estrutura em seu entorno, que possibilita aos proprietários das salas e moradores da região, usufruírem de uma ampla rede de serviços.

www.alamoconstrutora.com.br Vitrine Imobiliária (48)3024-8010


120

Contemporânea

{ Festa 9ª edição da Revista Contemporânea } por Ale Tasca

Alle Senna, Ederli Araujo Luckmann e Juliana Luz

Jussi Andret e Alle

Alle e Rico Grunfeld Confraria

Alle Senna e Junior Luzzi – Proprietario rede NLuzzi

Alle e Luciano Praisler – D& L Cabeleireiro

Alle e filho Matheus Senna

Paula Paes, Alle Senna, Nara Schultz Manoella Martinazzo e Maria Isabel O. de Menezes

www.contemporaneatv.com.br

Passista União da Ilha

Alle Senna e Gilmar Fachini- Peugeot

Alle e Mark Nelemann presidente de marketing Azul Linhas aéreas Brasileiras


Contemporânea

Doces Amábile

Alle e Bruna Thomaz Boutique Shabu Chik

Apresentação Escola de Circo

Alle e Marcelo Ceccin Cabeleira- Diretor Presidente Investprev seguradora

Cases de Sucesso homenageadas

Ramon Franklin e Luiz Carlos da Sila- Proprietários ótica Rio Branco

Fotos: Ale Tasca

Alle Senna

Apresentação Coral Grito

Camarote Bradesco

121

Alle e Diretoria da Peugeot

www.contemporaneatv.com.br


122

Contemporânea

{ Festa 9ª edição da Revista Contemporânea } por Ale Tasca

Eveline Schultz e Alle Senna

Bateria União da Ilha

Camarote Oi

Douglas Ferro – D&l Cabeleireiro

Rodolfo Santos Neto e Alle

www.contemporaneatv.com.br

Camarote Álamo Construtora

João Batista e Diretoria Regional Bradesco

Doces Amábile

Professor Elson Pereira

Nara Schultz (esquerda), o namorado Marcelo Rogelin (direita) e Rafel Setrak e namorada (proprietário da Fields)


Contemporânea

Passista União da Ilha

Ângela Maria Panato Ghislandi – Nutricionista responsável rede Bistek

Apresentação Escola de Circo

Alle Senna e Derly Massaud de Anunciação

Alle e Maria Aparecida Caetano - Primeira Juiza Negra de SC

Cases de Sucesso homenageadas

Camarote Azul

Eloisa Vieira – Ninevi Multimarcas

Ale Tasca Empresária, Fotógrafa e Produtora de Eventos

Alle e Manoella Martinazzo - Matuk

Fotos: Ale Tasca

123

Facebook: Facebook.com/Ale Tasca Instagram: @AleTasca Twitter: @Ale_Tasca


124

Contemporânea

{ Festa 9ª edição da Revista Contemporânea } por Edu Stefano

Capa – Recepção da Casa

Thiago Posch - Estúdio de Fotos

Equipe Matuk Diamonds

Desfile By Ninevi Multimarcas passarela Led por - Its Ballon

www.contemporaneatv.com.br

Amabile Doces e Cassi Decorações

Alexandre Luiz Gobbo (K9 SHOW BAR)

Arquiteta Rosangela Buitone e filha Nicole Buitone – Proprietárias Cervejaria Jester

Paula Paes e Alle Senna


125

Apresentação Coral Grito

Homenageadas da noite

Publico de mais de 1.500 pessoas – Casa lotada

Luiz - Livraria Nobel Floripa Shopping

Charles - Charles Buffet

Fotos: Edu Stefano

Marcos Fernandes e Marise Fernandes – Proprietários Compensados Fernandes

Marco Antônio Berto – Gerente de Marketing Álamo Construtora


126

Contemporânea

{ Festa 9ª edição da Revista Contemporânea } por Kellen Vianna

Equipe de Trade Marketing Regional Sul da Oi

Alle e Nilma Vieira- Estilista

Alexandre Góes e Glaucia Rosalino- Donos da Priore Consultoria e Bruna Góes (cantora)

Alle e Luciano Klima em ação da Oi

Ederli Araujo Luckmann e Matheus Senna Luckmann

Menino da Matuk Maria Isabel O de Menezes – com as revistas Proprietária Bebel Ombrelones

Poliana Buena Machado, Katia Micheline Medeiro e Manolla Martinazzo

www.contemporaneatv.com.br

Convidados

Vander Matuk e Rafael Lock


127

Convidada com a Revista

Alle e Marcelo Ceccin Cabeleira

Convidada com a Revista

Alegria com a nona edição da Contemporânea

Linda Koerich, Ruth Gleber e Nilma Vieira

Edu Motta e Priscilla Koerich Motta

Alle Senna com Luciano Kliemaschewsk Marinho e Stefano Ceccon - Diretor Regional Sul Oi

Charme na festa

Liliana Larrea

Kellen Vianna Fotógrafa/Jornalista

Reynaldo Ramos Junior (direita)- Diretor Comercial do Grupo Ric e convidado

Fotos: Kellen Vianna

Fone: (48) 9976-5869 Facebook.com/kellenviannafotografia


Contemporânea

{ VIPS } por Luiza Gutierrez

Foto: Angelo Santos/Divulgação

128

Kadu Almeida e Angela Zill na Festa da Lata na Lagoa da Conceição

Foto: Luiz Barbosa/Divulgação

Foto: Mariana Boro/Divulgação

Paulo Zulu no circuito fashion de Floripa

Bruna Andrade e Gilmar Fachini prestigiaram a Closing Summer da Pacha Floripa Foto: Angelo Santos/Divulgação

Foto: Fernando Willadino/Divulgação

Carlos Machado, ao lado dos DJs Diego Alexandre e Marcos Vinicius, comandou noite especial para arquitetos e decoradores no lançamento das persianas Persol

Rodo Almeida e Michela Neckel Braga em movimentada festa carioca na Ilha

O casal de sogros da atriz Sharon www.contemporaneatv. com.br Stone, Sandra e Horácio Mica


129

Foto: Marcus Quint/Divulgação

Foto: Fernando Willadino/Divulgação

Contemporânea

O governador Raimundo Colombo prestigia evento solidário promovido pela primeira dama Maria Angélica Colombo na Casa da Agronômica Foto: Divulgação

Foto: Darline Rodrigues/Divulgação

Flávia Marcondes de Mattos com o noivo Alexandre Lenffers e os pais Iolanda e Fernando Marcondes de Mattos

A cantora Fernanda Tholl despontando na safra de novas e belas no sertanejo universitário catarinense e o marido Fabricio Vieira

Foto: Divulgação

Foto: Fernando Willadino/Divulgação

Cinthya (d) e Cláudia Claudino dos Santos com Roberta Almeida em noite de lançamento de moda na Ilha

Jussara Rodrigues em noite de reinauguração da sua Four Seasons

Luciane Sabag com o namorado, o empresário Hélio Steibegr e o multimídia Alex Ferrer


Contemporânea

{ VIPS } por Luiza Gutierrez

Foto: Ângelo Santos/Divulgação

David Colaço/Divulgação

130

Selton Mello e Leonardo Paes Leme curtem a noite da Ilha

Foto: Marcos Campos/Divulgação

Foto: Divulgação

Adriane Bittencourt uma das anfitriãs do badalado coquetel Cooltunes/ABS

Rafaela Tabalipa mulher de sucesso no maercado de fitness na Capital

Foto: Angelo Santos/Divulgação

Sharon Stone e o namorado, o modelo Martin Mica na FG Celebraty

Gabriela Markus, Miss Brasil e Manoela Deschamps, Miss Santa Catarina

Fabiana Schlösser, sempre charmosa contemporaneatv. com.br e www. moderna nas noites de Floripa


131

Leo Faria/Divulgação

Foto: Vanessa Pinho/Divulgação

Contemporânea

Mariana Lins com a aniversariante Paula Paes e os artistas Elton Polano e Greicy Kelly no clima de Oscar

Foto: Fernando Willadino/Divulgação

Foto: Marcos Campos/Divulgação

Solange Frazão marca presença hoje na inauguração da Bella Forma na Ilha

Marina de Sabrit e Fábio Arruda presentes em noite de celebridades em Camboriu

Foto: Angelo Santos/Divulgação

Alice Kuerten, presidente do IGK (Instituto Guga Kuerten) e Maria Dolores Oemining, presidente da Acali (Academia Catarinense do Livro)

Luiza Gutierrez Colunista JND / Mestre de Cerimônias Apresentadora do programa Magazine RecordNews SC-Canal 6 Rádio Record AM 1470 www.luizagutierrez.com.br Foto:by Iva Mikalosky

)Guy Wenger idealizador do Cooltunes primeiro estúdio 5.1 para cinema, música e publicidade na Capital


O S e rta ne j o d a M a g i a

Floripa - Santa Catarina

A noite pode ser mรกgica.


/fields.sc

@fields_sc

INFORMAÇÕES E RESERVAS:

48 3025 6646 www.fieldsfloripa.com.br

@fieldsfloripa

FIELDS FLORIPA Av. Paulo Fontes, 1.250, Centro Florianópolis, SC


Momentos especiais merecem ser vistos em cada detalhe. Pensamos cuidadosamente em tudo para que seu evento seja repleto de momentos especiais e inesquecíveis.

EVENTOS SOCIAIS • EVENTOS CORPORATIVOS • EVENTOS CASUAIS • Coffee Break

• Café Colonial

• Empratados

• Buffet

• Estações Interativas

• Ilhas temáticas

• Finger food

• Festa de 15 anos

• Feijoada

• Coquetéis

• Churrasco

• Brunch

48 3357.6262 // 48 9905.6689

Av. Getúlio Vargas, 362 • Praia Comprida • São José • SC www.charlesbuffet.com.br • atendimento@charlesbuffet.com.br

ATENDEMOS SANTA CATARINA E PARANÁ


agenciaquiz.com.br


136

Contemporânea

{ eventos }

Gobbo Eventos: diversidade nos serviços prestados para todas as festas.

E

m 2010, os proprietários Kamila Olanda Pereira e Alexandre Luiz Gobbo criaram a empresa K-9 Show Bar. O intuito desta empresa era oferecer um serviço de bartenders, profissionais encarregados da elaboração de deliciosos coquetéis e que também en-

tretém os convidados dos diferentes tipos de evento. Verificando os diferentes campos que o ramo de eventos pode proporcionar, Kamila e

Alexandre tiveram a ideia da criação do Grupo Gobbo Eventos. O objetivo da criação deste grupo era agregar diferentes tipos de trabalho, além dos bartenders, incluíram recepcionistas, promoters, massoterapeutas. O Grupo Gobbo Eventos ampliou um leque dos mais variados tipos de eventos a serem realizados como: casamentos, formaturas, festa de debutantes, festas infantis, confraternizações empresariais, lançamentos de produtos e serviços, congressos, feiras de negócio, seminários, palestras, shows, exposições, desfiles, inaugurações, campanhas, workshops, entre outros. Atualmente, com uma equipe de 34 pessoas trabalhando em diferentes tipos de festa, os proprietários afirmam que a equipe é altamente extrovertida e gosta do faz. Kamila e Alexandre destacam também que o ramo de eventos esta crescendo a cada dia na Grande Florianópolis. E pontuam que os clientes estão cada vez mais exigentes e buscam por um preço mais acessível. Para eles, o grande desafio hoje na capital catarinense é poder ingressar com o trabalho da empresa em determinados locais que, possuem fornecedores pré-determinados. O Grupo Gobbo Eventos atende também todas as regiões do estado, inclusive é a empresa que prevalece em determinadas cidades. Os proprietários reforçam também que é fundamental sempre buscar inovações. Além de oferecer para os clientes tudo o que ele deseja com a qualidade que ele merece. Afinal, “o cliente faz a festa, e nós a diferença”!, pontuam Kamila e Alexandre.

www.contemporaneatv.com.br

www.grupogobbo.com E-mail: contato@grupogobbo.com Fone: (48) 4141-3300 / (48) 96381174 www.facebook.com/grupogobboeventos


Amabile, tornando sua vida mais doce.

www.amabile.com.br | Tel.: 3333.3918 | 3223.3354 Rua Jos茅 Fancisco Dias Areias, 616, Florian贸polis- Santa Catarina


A sua floricultura de todos os dias Flores com arte - arranjos Decorações de eventos corporativos, festa de 15 anos, casamentos e formaturas

Praça Esteves Junior - Avenida Beira Mar Norte Centro - Florianópolis - SC | Fone: (48) 3322 4242 - 99810979 Horário de atendimento: De segunda a sábado das 8:00 às 20:00 hrs Domingo das 10:00 ás 13:00 hrs

www.bellaflorfloripa.com.br


10ª edição  

Revista Contemporânea 10ª edição.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you