Contato VIP - Julho/Agosto 2020 - Carazinho

Page 1




CARTA DA EDITORA

O novo normal

E

stamos no mês de agosto e aquela quarentena prevista para uma semana, 15 dias, já se prolonga há 5 meses. Uma das perguntas que mais ouço é: quando vamos voltar a vida normal, quando essa pandemia vai passar e tudo vai voltar a ser como antes? Que essa pandemia vai passar estamos certos de que sim. Mas tudo voltar a ser como antes, jamais. O que vivenciamos nesses dias de isolamento social, de novas regras, medidas, bandeiras; de solidariedade, de impacto nos negócios, nos estudos, de novos formatos de diversão, mudou definitivamente nossas vidas. Falamos hoje em novo normal, ações que vieram para ficar, ressignificar e mostrar que podemos fazer de um jeito diferente. Essa pandemia agilizou processos, fez acontecer hoje aquilo que planejávamos para um futuro a médio prazo, claro que não da maneira como deveria ser, mas mostrou o quanto somos adaptáveis. Adaptação é um dos temas da nossa pauta nesta edição. Outro é Festas e Eventos, o setor que foi severamente atingido e nos fez buscar outras maneiras de comemorar, de desfrutar da arte. Porque sim, a arte salva, assim como o carinho daqueles que amamos e queremos, de alguma maneira por perto, nas datas especiais. Nossa equipe conversou com cerimonialistas e organizadores de eventos para mostrar como o setor vem se reinventando. Nossa pauta principal é um reconhecimento aos profissionais que comemoram o seu dia neste mês de agosto: os advogados, profissionais que também foram impactados e tiveram que se adaptar à nova realidade, à tecnologia nos processos e audiências. No especial Missão Advocacia vocês vão conhecer profissionjais de diversos segmentos do direito. Vão conhecer histórias de jovens advogados; de famílias nas quais o Direito passou de pai para filho; vão saber da paixão e dos desafios de quem optou pelo curso e segue em constante estudo e atualização, e vão ficar por dentro das novidades em diversos ramos do Direito. Nossas capas representam a classe: em Passo Fundo e Marau os irmãos Jamila, Marinara e Roberto, exercem a advocacia com excelência, mantendo a tradição da família, mas com olhos voltados para a inovação e o futuro. Em Carazinho, os jovens Gabriel Dil e Fernanda de Oliveira Brandt representam a nova geração de profissionais engajados e atentos as mudanças que permeiam a profissão. A advocacia é uma missão exercida com zelo e responsabilidade, ética e amor, por uma parcela significativa da sociedade. Profissionais que merecem nosso respeito e nosso aplauso. Parabéns a todos.

Rosemara Toledo Jornalista DRT/RS 12763 Sócia-proprietária da editora Contato Comunicações Ltda. Foto: Cristiani Lauxen

Boa leitura e até a próxima.

Direção: Rosemara Toledo Rg. DRT/RS 12763

Ano XXV | nº 303 | Julho/Agosto | 2020 Av. Flores da Cunha, 1663, Sala 101 Ed. Agnello Senger - Carazinho/RS Fone (54) 3330-1529 vip@contatovip.com.br | contatovip.com.br Contato VIP é uma publicação da Contato Comunicações Ltda. Empresa fundada em 15 de julho de 1988, por Sideno João Docena (In Memorian)

4 | contatovip.com.br

Jornalismo: Camila Toledo Docena DRT/RS 18547 Colunas: Luciano Baumgardt Céia Giongo Nicele Branda Manno Escobar Sandra Rodriguês Ionara Lermen

Editoração Gráfica: Juliano Graebin Departamento Comercial: Carla Oliveira Tatsch Josefina Monteiro Luciano Baumgardt Iara Vargas A revista não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidas em colunas assinadas e materiais divulgados em anúncios publici tários.


Solicite

ATENDIMENTO ON-LINE ATRAVÉS DE NOSSOS

NÚMEROS DE WHATSAPP!

Rua Flores da Cunha, 1208 (54) 3330.1452

Av. Julio Borella, 1449

(54) 99675.1452

(54) 3342.6473

(54) 99269.4008

Rua Morom, 1744

Rua Morom, 1401

Bella Città Shopping

Passo Fundo Shopping

(54) 3311.4237

(54) 3313.6599

Térreo - (54) 3601.4145

Piso 2 - (54) 3601.1531

d o n j u a n m o d a h o m e m . c o m . b r

(54) 99637.6384


ÍNDICE

25 CARAZINHO

20 PASSO FUNDO E MARAU

Gabriel Dil e Fernanda Brandt representam a nova geração de advogados e compartilham conhecimento nas suas respectivas áreas de atuação.

Os irmãos Marinara, Roberto e Jamila falam do trabalho em família e anunciam novidades no escritório.

Foto: Daniel Tatsch

Foto: Daniel Tatsch

46

45

18

42

SAÚDE

BELEZA

EDUCAÇÃO

COMPORTAMENTO

Hospital São Vicente de Paulo inaugura novo serviço pediátrico.

O que considerar antes de assumir os cabelos grisalhos.

ULBRA comemora 20 anos em Carazinho.

O novo normal requer a capacidade de adaptar-se.

19

RevistaContatoVip 6 | contatovip.com.br

08

MISSÃO ADVOCACIA

FESTAS E EVENTOS

No mês do Advogado, profissionais falam dos desafios, alegrias e futuro da carreira.

Festas lives, música a domícilio, drive thru, conheça as novas modalidades de festa e o que esperar do futuro.

RevistaContatoVip

Revista Contato VIP


Pai,

amor que não se

mede RELÓGIOS ORIENT, CASIO, X-GAMES, LINCE E ESCAPULÁRIOS

Av. Flores da Cunha, 1670 Centro - Carazinho/RS (54) 3331-1466


VIP | Eventos

Festas e eventos em tempos de pandemia Como ficam os eventos e comemorações? O que podemos fazer nesse momento? O que esperar do futuro? Você confere as respostas nessa reportagem POR CAMILA DOCENA

A

lguém pode ler esse título e pensar que é um absurdo, em plena pandemia, estarmos pensando em festas. Temos muito no que pensar nesse período, mas, com certeza, entre as nossas maiores saudades da “vida normal” está a de se arrumar, sair de casa, encontrar os amigos e curtir um bom momento em uma festa ou evento, seja um aniversário, um casamento... As festas são celebrações da vida e, nesse momento, mais do que nunca devemos celebrar cada dia em que estamos aqui, cada dia em que acordamos bem, com saúde, cada vitória que acontece ao nosso redor. Não nos esquecemos da realidade que nos cerca, das pessoas que enfrentam momentos difíceis no hospital, dos números de mortos que aumentam a cada dia, das famílias que sofrem com a perda de pessoas queridas. Mas queremos lembrar que a vida deve ser celebrada. Infelizmente, agora não pode ser da forma como queríamos, com abraços, beijos e todas as pessoas que gostamos juntas em um mesmo espaço. Tivemos que adiar festas agendadas ou pensar um novo formato para as celebrações. Muita gente que trabalha no ramo de eventos, um dos mais afetados pela pandemia, precisou se reinventar e propor novas formas para que as comemorações continuassem a acontecer. Nessa reportagem reunimos diferentes ideias, que mostram a nossa capacidade de inventar coisas novas e continuar celebrando a vida e todos os seus lados bons!

8 | contatovip.com.br

Desafios a serem superados A pausa na realização dos eventos trouxe uma situação desafiadora no quesito financeiro aos profissionais atuantes no ramo. Com eventos adiados ou cancelados, muitos se viram com dificuldades para obter resultados. Luciano Baumgardt, que trabalha com a organização de eventos na Baumgardt Comunicação e Eventos, destaca que, aliada as questões financeiras, está também a incerteza sobre o futuro. “Não sabemos o fim da pandemia, não temos uma data de quando o setor vai voltar. Tivemos clientes que em março trocaram o evento para junho, depois em junho para setembro e agora já estão jogando para ano que vem”, salienta. A cerimonialista Léa Baltar destaca que quem pretendia realizar uma festa neste período precisou adiar a ideia, não apenas pelos decretos desenvolvidos pelo governo, mas também, porque quem faz festa, quer que os seus convidados se sintam a vontade e desfrutem de tudo o que foi planejado com tanto tempo e carinho. “Sendo assim, o mercado de eventos teve que se reinventar, cancelamos as reuniões presenciais, reformulamos nossos materiais de apresentação de assessorias e orçamentos, tornando-os mais dinâmicos e de fácil entendimento do cliente que está do outro lado. Trouxemos a ideia de Home office para facilitar nossa comunicação e entendimento para que ninguém fique sem um auxílio devido nessa época. O momento é de cuidado e de preservação a saúde de todos nós”, destaca Léa.


VIP | Eventos

Festa Live Segundo dados do YouTube, as buscas por conteúdo ao vivo cresceram 4.900% no Brasil durante o período de quarentena. De escolas e universidades até cantores famosos, todos encontraram nas lives uma maneira de manter a interação, mesmo com o isolamento social. As lives também tornaram-se uma alternativa para realizar e transmitir comemorações e eventos. Luciano e sua equipe se adaptaram a esse formato e hoje realizam eventos particulares e corporativos dessa forma. Ele compartilhou conosco a experiência de uma festa surpresa, organizada pela esposa do aniversariante. Como ele queria muito o show de uma banda para comemorar seu aniversário, a Baumgardt viabilizou que a banda fizesse um show particular, que foi assistido presencialmente apenas pelo anfitrião, sua esposa e filhos. Os amigos e demais familiares foram convidados a participar do momento através de um link privado, onde poderiam assistir ao show e aos acontecimentos da noite. O evento foi um sucesso e as palavras do aniversariante sobre a noite foram: “Já que não pudemos estar juntos dos nossos familiares e amigos, foi a melhor maneira encontrada e nos deixou muito feliz!”. Luciano destaca que os convidados também adoraram. “Noto que as pessoas pensam desta maneira: não é o que a gente gostaria, mas como não podemos fazer de outra forma, ficamos felizes em poder comemorar assim”, comenta.

FESTA LIVE CHECKLIST DA cessário rtilha o que é ne

Luciano compa formato: acontecer nesse para uma festa ; do ramo de vídeo Bons profissionais internet; Boa conexão de rdt tem issão (a Baumga Canal de transm rmite criar pe o YouTube, que optado por usar as pessoas te o em que somen um evento restrit sistir); as m k de acesso pode que possuem o lin Organização; s ir a sequência do Roteiro para defin acontecimentos; ra a realização; Local adequado pa Cenografia

contatovip.com.br | 9


VIP | Eventos

Música a

domicílio

O músico Rodrigo Soltton, que é conhecido em toda a região por suas apresentações impecáveis na companhia de seu piano, agora está em um palco diferente, talvez o mais diferente de todos que já tenha se apresentado. Em um caminhão que circula pelas ruas, ele leva música e alegria às pessoas que estão em suas casas. A ideia surgiu depois de uma conversa entre ele e o amigo Laércio Broco, proprietário da empresa On Line Som e Luz. Após uma live que eles haviam transmitido, começaram a pensar que precisavam inventar algo novo e então surgiu a ideia de transformar um caminhão em palco e sair espalhando música pelas ruas. “Não tínhamos nenhuma expectativa de qual seria a repercussão e a reação das pessoas ao verem o show. Fizemos a nossa estreia em Marau e a aceitação do público foi excelente! Outras cidades começaram a buscar o show espontaneamente e trabalhamos para tornar tudo possível”, destaca Laércio. Além de Marau, o projeto já passou por Passo Fundo, Sarandi, Carazinho, Porto Alegre, Tapejara, Rondinha, Barra Funda, Serafina Correia... e também sairá do estado rumo a Santa Catarina e Mato Grosso. Todos os shows feitos no caminhão também são transmitidos em live nas redes sociais – e isso fez com que o Música a Domicílio se tornasse o primeiro e único projeto de Live Móvel do Brasil, com vídeos que chegam a um milhão de visualizações. “Com menos de 30 dias o projeto explodiu de uma maneira muito grande. É gratificante para nós ver a emoção das pessoas ao passarmos pela rua. Temos muitas datas já reservadas e muitas cidades para apresentar o show. Esse é um projeto dinâmico, ousado e inusitado, que veio para ficar!”, ressalta. Além do músico Rodrigo Solton e da On Line Sonorização, também faz parte do projeto o fotógrafo Edu Ribas, que registra todos os momentos.

10 | contatovip.com.br

FOTOS | EDU RIBAS


VIP | Eventos

Festa

Drive Thru A expressão do inglês drive-through, hoje mais conhecida como drive-thru, se refere a um serviço de take-away fornecido por uma empresa que permite que os clientes comprem sem sair de seus carros. Essa forma de comprar ganhou destaque com a pandemia, quando começou a ser usada para outros fins – como festas! Léa Baltar compartilha que essa estratégia começou a ser usada para comemorações pequenas, onde há a possibilidade de incluir o mínimo possível de participantes. “Os eventos drive thru vieram para completar momentos como aniversários que não temos possibilidade de adiamento de data, eles trouxeram momentos espontâneos de muitas alegrias, emoções a flor da pele e um carinho sem igual. Convocar familiares, amigos e tornar a data especial com muitas pessoas que fizeram parte da sua trajetória, com certeza torna o momento único. Nesse formato não há contato físico entre os convidados, mas todos podem demostrar seu sentimento pela janela do carro. Já tivemos a experiência e a repercussão foi de muitas alegrias. Uma explosão de emoções! Não tivemos dúvidas de que os melhores momentos são vividos com surpresas e com pessoas que amamos”, compartilha.

O que esperar do futuro...

“Acreditamos em um momento difícil e passageiro, pós pandemia imagino que teremos muito para comemorar e a vida são os bons momentos que ela poderá nos proporcionar. Queremos viver intensamente todos os sonhos e planejar os melhores momentos para todos nossos clientes que desejarem comemorar e muito”.

“Acredito que terão algumas coisas diferentes, mas aquele encontro das pessoas não vai mudar! Analisando a história da humanidade sabemos que depois de grandes períodos impactantes como vivemos vem mudanças. Depois da peste bubônica tivemos o renascimento, depois da gripe espanhola tivemos os anos 20, com toda a revolução de moda e comportamento... Então acredito que depois dessa pandemia teremos uma revolução, com mudanças de estética, de comportamento e uma ressignificação de valores. Também esperamos grandes eventos para o futuro. As pessoas vão querer comemorar, vão aceitar mais os convites que recebem, vão querer se ver e se reencontrar, vão querer viver mais e dar mais sentido a vida!”

- Léa Said Baltar, Assessoria e Cerimonial de Eventos

- Luciano Baumgardt, Baumgardt Comunicação e Eventos contatovip.com.br | 11


VIP | Sociedade

Luciano Baumgardt Colunista Social | Publicitário | Jornalista Reg. Prof. 18.014 DRT/RS lubaumgardt@gmail.com

lucolunista

lubaumgardt

Live

Uma história de muita batalha, dificuldades, conquistas, mas principalmente de defesa da vida, com o objetivo claro da prevenção à saúde, de diagnósticos precisos e qualificação. Assim, a Unimed Região da Produção comemora os seus 25 anos neste ano de 2020, quando a saúde está mais em pauta do que nunca. O trabalho sério da cooperativa médica transformou nos últimos 25 anos a saúde da sua região de atuação, que engloba Carazinho, Sarandi, Saldanha Marinho, Chapada, Santo Antônio do Planalto, Nova Boa Vista, Barra Fundo, Coqueiros do Sul e Almirante Tamandaré do Sul.

O empresário Cristian Kirinus ganhou uma festa surpresa para comemorar o seu aniversário. A esposa Danusa Glasenapp Kirinus e os filhos Rafaela e Miguel, planejaram juntamente com a Baumgardt Comunicação e Eventos, uma live surpresa com a banda favorita do pai, a banda Vesttígio Rock Blues. O local escolhido foi a Confraria Store, em Carazinho, onde estava apenas a banda, equipe técnica e a família, de casa os demais familiares e amigos, acompanharam ao vivo através do Canal da Baumgardt Comunicação no Youtube. Não faltou surpresa, emoção e diversão. FOTO | ANDERSON ARTMANN

Unimed

MAMÃE A modelo carazinhense Isabela De Carli, que tem carreira consagrada internacionalmente, tendo trabalhado como modelo profissional em mais de 18 países, esteve em Carazinho no mês de julho, acompanhada do esposo Felipe Bernardes Campos e gravidíssima da Alice que deve nascer final de outubro, início de novembro. Isabela tem cuidado ainda mais da saúde e se prepara para realizar parto natural. Durante o tempo que permaneceu em Carazinho, posou para as lentes do fotógrafo Anderson Artmann, que realizou o book de gestante da modelo, que está ainda mais linda e charmosa com a barriguinha. Quem acompanhou as fotos foram os avós corujas Gelson e Maria Luisa De Carli. FOTO | ANDERSON ARTMANN

12 | contatovip.com.br

O aniversariante Cristian Kirinus, ao lado da esposa Danusa e dos filhos Rafaela e Miguel

Milonga

FOTO | ANDERSON ARTMANN

Inspirado pelo famoso estilo musical de várias partes da América Latina e da Espanha, o Milonga Pizza Pub, tem encantado pelo sabor e formato de suas pizzas, elas são retangulares. Com uma proposta única o local, que fica na Rua Benjamin Constant, 820, em Passo Fundo, trouxe os sabores do Uruguai para a região. Não deixe de provar e se encantar!


FOTO | ANDERSON ARTMANN

VIP | Sociedade

É preciso continuar... O ano de 2020 chegou cheio de expectativas e otimismo, mas de repente um inimigo invisível nos colocou em pânico, nos isolou e mudou nosso estilo de vida. Não temos mais apertos de mãos, três beijinhos, rodas de chimarrão. Com tudo isso uma crise econômica mundial, que vai marcar nossas vidas para sempre, pela mudança de comportamento e relacionamentos. Mas é preciso acreditar, não abandonar os sonhos e continuar. Nesta coluna, trago exemplos de empresários que em meio a pandemia seguiram seus sonhos, com algumas adequações, mas abriram as portas das suas empresas em tempos de Covid-19.

Gastro Bar Entre as trocas de cores de bandeira nasceu o primeiro Gastro Bar de Carazinho, o Santino Gastro Bar. Os sócios do empreendimento Felipe Borchardt, Alan Bariquel e Saimon Paschoaletto, criaram um local para se viver a experiência gastronômica, pratos ricos em sabor acompanhados de uma carta de bebidas selecionada, em um ambiente aconchegante que propicie os encontros ao redor da mesa, o bate papo, a reunião dos amigos.

A empresária Silene Machado impulsionada pelas restrições de público e exigências sanitárias decidiu montar um espaço de moda para atendimento personalizado, somente com horário marcado. O Silene Closet é uma novidade da empresária que já trabalha há mais de 10 anos com moda feminina. O espaço é um verdadeiro closet, onde as clientes tem a liberdade de ficar muito à vontade, para provar e escolher as suas peças. Uma proposta assertiva para os novos tempos que estamos vivendo, onde é preciso redobrar os cuidados com higiene e aglomerações, tudo pensando na segurança do cliente. FOTO | CRISTIANI LAUXEN

FOTO | ANDERSON ARTMANN

CLOSET

Acessórios Exclusividade com peças personalizadas, assim a empresária Tati Pilger define a sua Precious Semijoias. Brincos, colares, correntes, anéis, pulseiras entre outros acessórios, são banhados a ouro e recebem uma camada de antialérgico, tudo com garantia de um ano. Com linha feminina, masculina e infantil, a empresária aposta em peças delicadas, produzidas com muito carinho. Tati desenvolve coleções e também conforme o gosto do cliente, as novidades são constantes, sendo renovadas todas as semanas, em sua loja, que nasceu durante a pandemia e agrada pela qualidade e beleza das peças.

contatovip.com.br | 13


VIP | Kids

As

Marias

As Marias mostram beleza e estilo em ensaio fotográfico com máscaras

M

aria Gabi e Maria Antônia recentemente participaram de um projeto especial. Liderado pelo beauty artist, Regison Fabiano, elas estrelaram um ensaio fotográfico para mostrar que é possível ter estilo e se cuidar ao mesmo tempo.

dupla. Acostumada com as irmãs, Regison e Alexsandra já produziram Gabi e Antônia para o “Recriando”, projeto onde cada uma delas homenageou seu ídolo, através de um ensaio inspirado em conhecidas fotos de Gisele Bündchen e Larissa Manoela – ídolos de Maria Gabi e Maria Antônia, respectivamente.

Nesta época de pandemia, onde todos temos que sair sempre de máscara, Regison coloca a maquiagem em primeiro plano, sempre destacando os olhos, e nos cabelos tranças e acessórios também fazem a sua parte na hora de destacar o visual.

“Cuide da sua saúde, mas não descuide de sua aparência. Preocupar-se com a saúde é fundamental, mas ainda assim devemos viver cada dia como se fosse uma festa! E já que a boca está escondida, arrumar o cabelo e os olhos está super em alta “, sentencia Regison, proprietário do salão de beleza de mesmo nome em Passo Fundo.

Para este ensaio, a fashion designer Alexsandra Bernardo apostou em máscaras em tons suaves como o azul bebê e o rosa, e peças com tecidos leves como o tule, deixando um ar ainda mais romântico no editorial. Não é a primeira vez que as Marias trabalham com esta

“Em produções, escolha sempre uma máscara com algum detalhe aparente, um brilho, uma transparência. Lembre-se que ela será a moldura do seu rosto, de agora em diante, ou até quando durar essa pandemia”, avalia a Stylist.

Cabelo: Regison Fabiano Maquiagem: J.Leal Styling: Alexsandra Bernardo Fotografia: Jeferson Leal

14 | contatovip.com.br


VIP | Kids

Depois do sucesso, as Marias se transformam em ilustrações animadas inéditas Nesses últimos dois anos, as gaúchas Maria Antônia de 06 anos, e Maria Gabi Sebben Salvi de 09, tem permeado pelas várias ramificações do meio artístico. Iniciaram suas carreiras como modelos mirins logo cedo, mas foi através dos concursos de beleza que conseguiram alçar novos voos. As jovens irmãs passaram a fazer parte de workshops com renomados atores das principais novelas, como Nicholas Torres (Carrossel), Lorena Queiroz (Carinha de Anjo) e Sophia Valverde (Aventuras de Poliana). Ainda em 2019 criaram o projeto “Recriando” onde reproduziram clássicas imagens de Gisele Bündchen (ídolo de Gabi) e Larissa Manoela (musa de Antônia), através de fotos e vídeos. O resultado incrível, lhes rendeu o Prêmio Nós Somos Moda como fashionistas mirins. No início deste, as Marias se tornaram animação infantil, ou melhor Ilustra Models. Criado como uma nova estratégia em época de isolamento social, onde elas não podem ter contato com o público ou mesmo viajar, a primeira temporada deu tão certo, que elas acabaram de retomar o projeto. “Foram 08 semanas, um desenho diferente por semana, e que retratava as Marias em situações do cotidiano. Isso acabou criando um diferencial no mercado do entretenimento infantil. Eu conversei com a designer, trocamos algumas ideias, apresentei esboço às Marias, e elas simplesmente adoraram”, explica Alê di Lima, assessor de comunicação das Marias. Ravena Violante, designer brasileira radicada em Portugal, explica melhor o conceito. “Misturei traços do cartoon, que são os desenhos animados clássicos como o Bob Esponja, com o anime, aquelas histórias em quadrinhos asiáticas. A ideia é que as ilustrações tenham sempre o jeitinho delas”, reforça Ravena, que já trabalhou ao lado do importante ilustrador e diretor de arte Saulo Garroux, enquanto morava no Brasil. Para essa nova temporada de Ilustra Models, as Marias serão retratadas no dia dos pais, e em momentos inusitados como viajando e brincando. Nas imagens de divulgação, elas representam o friozinho do inverno. Vamos aguardar!

contatovip.com.br | 15


VIP | Moda

Manno Escobar Algumas das belas que estiveram no Manno Escobar Cabeleireiros

Jussara Gomes Mantendo sempre seu estilo

Manno Escobar Cabeleireiro Diretor artístico, empresário, apaixonado por moda, beleza e fotografia. Proprietário do Salão Manno Escobar Passo Fundo/RS (54) 3311.3335

TBT 15 anos da linda Carolina Burlamaque Martins

Zelir Busatto sempre de bem com a vida e cuidando do seu visual.

Tais Rizzoto

Michele Birkheuer

Liane Bertol Renovando seu corte de cabelo

Marcia Amaral Ughini Villarroel Ficando mais iluminada, corte Manno Escobar

Claudia Loeff Poglia

Ana Cristina Ferrarezzi Produção de cabelo e make

16 | contatovip.com.br

Muriele de Conto Boscatto Sempre radiante...


VIP | Moda

TÊXTEIS TECNOLÓGICOS,

a moda a serviço da saúde Nicele Branda Professora Universitária e doutoranda em Design UFRGS

E

ngana-se quem acha que a moda é algo fútil que gira em torno de tendências. Há anos os têxteis tecnológicos, com propriedade medicinais e preventivas estão no mercado. Os tecidos com filtro solar são uma realidade nem tão nova assim, inclusive encontram-se disponíveis e com valores acessíveis em marcas diversas e até lojas de fast fashion. Com a pandemia de Covid 19, diversas empresas têxteis e de vestuário voltaram as suas pesquisas para desenvolver produtos. Em recente divulgação da marca, a Rhodia, marca presente no Brasil desde 1919 acaba de desenvolver o fio têxtil de poliamida - Amni® Virus-Bac OFF – contra a ação de vírus e bactérias. Segundo a marca, a poliamida funcional bloqueia a contaminação cruzada entre os artigos têxteis e o usuário, evitando assim que a roupa seja um veículo de transmissão de vírus e bactérias que podem estar em uma superfície têxtil. Oferece proteção contra bactérias e vírus, incluindo os vírus envelopados, como são classificados os vírus como influenza,

herpesvírus, novo coronavírus e outros. De acordo com o site oficial da empresa o fio têxtil possui agente antiviral e antibacteriano - que inibe a ação de vírus e bactérias. Pode ser usado na construção de malhas, tecidos, em diversas aplicações, tais como roupas casuais, esportivas, uniformes escolares, roupas profissionais, meias, calçados e acessórios, máscaras de uso social e até vestimentas e enxovais hospitalares. Alguns têxteis possuem tratamentos na superfície, e com constantes lavagens as propriedades acabam se perdendo. Já o artigo lançado pela Rhodia recentemente tem a grande vantagem do efeito permanente, o que significa que a sua ação antiviral e antibacteriana permanecerá durante toda a vida útil do artigo têxtil, ou seja, uma roupa terá a mesma eficácia e de maneira uniforme mesmo após inúmeras lavagens. Maiores informações podem ser encontradas em: www.rhodia.com.br

contatovip.com.br | 17


ULBRA CARAZINHO, 20 ANOS FAZENDO HISTÓRIA

H

á 20 anos começava uma nova e promissora etapa na história de Carazinho e da região . O dia 16 de agosto marca o início oficial das atividades letivas da ULBRA na região do Planalto Médio e regiões circunvizinhas. A ULBRA - Universidade Luterana do Brasil - é mantida pela AELBRA Associação Educacional Luterana do Brasil. Atuante nas áreas de educação, pesquisa, cultura, saúde, comunicação, tecnologia e esportes. Em razão de seu trabalho na área social, a Universidade recebeu desde o início de suas atividades em Carazinho consecutivamente, o Selo da Responsabilidade Social, outorgado pela Assembleia Legislativa do RS, devido ao comprometimento institucional com toda a comunidade onde está inserida. A ULBRA Carazinho tem uma privilegiada área física de 200.000 m2 e capacidade de atendimento para 10.000 alunos. É um polo regional de desenvolvimento cultural e científico, atendendo hoje cerca de 80 municípios e aproximadamente 2.000 acadêmicos. Suas instalações físicas estão em constante expansão para atender seus cursos de graduação, nas modalidades EAD e PRESENCIAL, assim como está sempre atualizando suas 18 | contatovip.com.br

ofertas para bem atender às necessidades da sociedade. O vasto e imponente Portfólio de Cursos de Graduação da ULBRA Carazinho já formou mais de 3.000 profissionais em diversas áreas como: Administração, Direito, Pedagogia, Educação Física, Serviço Social, Enfermagem, Sistemas de Informação, Desenho Industrial, Biomedicina, Estética e Cosmética, Arquitetura e Urbanismo, Design, Design de Interiores, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Agronegócio, Logística, Gestão de Recursos Humanos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Física, Geografia, Gestão Ambiental, Gestão da Produção Industrial, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão Financeira, Gestão Pública, História, Letras, Matemática, Negócios Imobiliários, Processos Gerenciais, Sistemas para Internet e Teologia. A ULBRA também oferece cursos de Pós-Graduação e extensão, com laboratórios em contínua expansão e melhoria, programas pedagógicos de vanguarda e um corpo de professores qualificados, comprometidos com a formação do profissional que o mercado de trabalho exige e precisa: competente, empreendedor, participante e ético.

ANOS

Como Universidade inserida em seu meio, a ULBRA atua em sintonia com a comunidade identificando as necessidades sociais, trabalhando ações concretas em projetos comunitários e de extensão requeridos pelas comunidades. Cumprindo seu papel social e político, sendo agente de transformação na comunidade. A ULBRA Carazinho segue seu trabalho com a MISSÃO DE SER COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM EFICAZ E INOVADORA por isso trabalha assiduamente em seus projetos de inovação e empreendedorismo através de sua oferta no Ensino Superior, imbuída pela VISAO INSTITUCIONAL até 2022, tornar-se referência em inovação pedagógica e administrativa. E assim, a ULBRA Carazinho tem dado prova de sua disposição em atender às demandas regionais , estando presente nos eventos mais significativos não só de Carazinho, mas de toda a sua macrorregião.


Missão Advocacia Qual é o papel do advogado na nossa sociedade? Quais são os desafios dessa profissão? O que esperar do futuro da advocacia? A nova série multimídia da Revista Contato VIP, Missão Advocacia, responde a essas e outras perguntas através de renomados profissionais da região. Você vai conhecer suas trajetórias, seus princípios e saber quais são as principais novidades em cada área do Direito, em vídeo, pelas nossas redes sociais, e no conteúdo impresso e/ou digital das páginas a seguir!

contatovip.com.br | 19


Missão Advocacia

Escolher a advocacia é ter uma missão para a vida No mês de agosto celebramos o dia do advogado (11/08). A data nos inspira a refletir sobre a missão que move os profissionais do direito em suas diferentes áreas de atuação

O exercício da advocacia também traz aos profissionais desafios em sua atuação. Entre eles, Regina salienta a necessidade de atualização constante, inovação, empreendedorismo, necessidade de proporcionar à sociedade uma nova forma de solução

20 | contatovip.com.br

de conflitos, baseada em um processo de cooperação entre as partes, no diálogo que valorize a realidade dos fatos ocorridos e que proporcione a justiça para ambas as partes. “O advogado, nas mais diversas áreas de atuação, deve estar atento às mudanças sociais, para atender plenamente a sociedade em suas necessidades”, alerta. Um mercado competitivo Existem hoje no nosso país cerca de 1,1 milhão de profissionais cadastrados na Ordem dos Advogados do Brasil. Estima-se que esse número equivale a um advogado para cada 190 habitantes. Os números impressionam e geram um debate sobre a possível saturação do mercado e alta concorrência entre os profissionais. Mesmo assim, entre os cursos superiores mais buscados está o Direito. Segundo Regina, são vários os motivos apontados como motivadores na eleição desse curso entre os jovens. Entre eles estão a possibilidade de inserção e crescimento em várias áreas, tanto do campo jurídico, como também, em outras profissões afins; A realização profissional através de um curso que vai permitir o ingresso no mercado de trabalho extremamente competitivo. A satisfação pessoal e profissional que resulta com a conclusão e obtenção do

diploma que vai proporcionar o sucesso profissional e a visão crítica da sociedade em que atua tendo a convicção de que, através da sua atuação, vai contribuir para o desenvolvimento social. Dessa forma, Regina salienta que o curso deve objetivar a excelência acadêmica para formar profissionais altamente capacitados para atuar nas mais diferentes áreas da ciência jurídica. “A excelência acadêmica, acredito que é alcançada somente através de um curso que proporcione aos alunos

FOTO | NÉIA MORESCO E ANE ANIO

P

ara a coordenadora do Curso de Direito da Universidade de Passo Fundo, Prof. Mestre Regina Helena Marchiori Canali, a missão da advocacia pode ser descrita de diferentes formas. “A missão da advocacia é a pacificação social que ocorre pelo atendimento e resolução dos conflitos e necessidades que surgem, proporcionando o restabelecimento do equilíbrio nas relações entre os cidadãos. É trazer e fazer justiça, o que se revela no momento em que a ação delituosa é devidamente reprimida na exata medida, trazendo para as partes o sentimento de justiça, tanto para quem tem uma penalidade para cumprir como para quem tem a necessidade de retornar à tranquilidade. É aproximar as partes que estão em conflito e auxiliar a resolução de forma pacificadora e cooperativa favorecendo a continuidade das relações. Acredito que restabelecer o equilíbrio perdido entre as partes é a missão do advogado que é conquistada no exercício diário da sua profissão”, diz.

Prof. Mestre Regina Helena Marchiori Canali Coordenadora Curso de Direito da Universidade de Passo Fundo Prof. Mestre Regina Helena Marchiori Canali


Missão Advocacia a vivência da profissão continuamente durante o período do desenvolvimento do curso. Isso conseguimos com a dedicação dos setores administrativo e acadêmico que formam o curso. No setor administrativo, saliento a responsabilidade da gestão e funcionários na condução do curso e na persecução dos seus objetivos. No setor acadêmico, saliento a dedicação constante dos professores e dos alunos na busca e concretização do aprendizado e do conhecimento. Acredito que, com a união entre os atores responsáveis pelo curso, professores, alunos e funcionários, cada um sendo responsável pela sua função e cientes da sua responsabilidade haverá a perfeita formação dos futuros profissionais da área. Também, na formação do aluno, deve haver o máximo de atividades que proporcionem a experiência no exercício profissional. Essa experiência somente se consegue através da união do ensino, da pesquisa e da extensão, pois proporcionam ao aluno o contato direto com o futuro profissional e as escolhas que podem fazer”, destaca. Segundo ela, podemos esperar da nova geração de advogados uma atuação responsável, ética, atualizada, competente e com extremo profissionalismo. “Dessa forma, compete ao curso proporcionar um ensino jurídico crítico, ético, responsável para que a formação ocorra de forma plena e se possa entregar à sociedade profissionais altamente capacitados para atender as diversas necessidades que surgirem”, destaca. Uma missão passada de geração para geração É muito comum encontrarmos famílias em que muitos membros exercem a advocacia. Afinal, a convivência com os familiares e com o dia a dia da profissão pode inspirar a escolha pelo mesmo caminho

Ieda e seu filho Eduardo Scheibe.

profissional. Isso aconteceu com a advogada Ieda Xavier da Cruz, que teve como exemplo o seu pai, Armindo A. Xavier da Cruz (in memoriam). “Ele era advogado, formou-se em 1965, na UPF, em Passo Fundo, com muita dificuldade, quando a estrada nem asfaltada era. O escritório que abriu conseguiu bastante relevância na cidade e região. Eu segui seu caminho, tendo me formado em 1977, também na UPF em Passo Fundo”, conta. Anos mais tarde, Ieda viu a história repetir-se com a escolha de seu filho, Eduardo Scheibe, que também optou por seguir o seu caminho profissional, formando-se em Direito na Ulbra Carazinho, em 2005. Para Ieda, partilhar a profissão em família tem muitos pontos positivos, como a total confiança que existe entre ela e seu filho quanto às questões financeiras, a possibilidade mútua de aprendizado e, em especial, o suporte da geração mais nova quanto às profundas mudanças pela adoção de novas tecnologias. “É uma constante troca de ideias e experiências, com revisão dos trabalhos por exemplo. Tenho profunda

Seu pai Armindo A. Xavier da Cruz.

admiração pela retidão e competência com que meu filho e sócio encara os desafios da profissão, seu entrosamento com os colegas, urbanidade e facilidade de trato com os clientes. Espero que ele me tenha como uma profissional merecedora de respeito, que contribui para o prestígio da advocacia”, comenta. Outros membros da família de Ieda também seguiram a advocacia, como seu falecido tio João Xavier da Cruz. Ainda, três primos são advogados atuantes, Tiago Setti Xavier da Cruz, Luis Antônio da Luz e Ricardo Xavier da Cruz.

contatovip.com.br | 21


VIP | Capa

AMARANTE & MOYSÉS ADVOGADOS ASSOCIADOS

Tradição e inovação no exercício do Direito Os irmãos e advogados Jamila, Marinara e Roberto falam sobre o trabalho em família e compartilham as novidades que o escritório está preparando

M

ais de quatro décadas se passaram desde a abertura do escritório Amarante & Moysés Advogados Associados em 1977. Aliando a experiência com a tradição familiar, o escritório consolidou-se na cidade de Passo Fundo, sendo reconhecido pelo seu trabalho sério, seu comprometimento na defesa das pessoas em dificuldades financeiras, tanto físicas como jurídicas, e por sua ampla e bem sucedida atuação nos tribunais superiores na defesa dos direitos e do patrimônio de seus clientes. Hoje à frente do escritório estão os irmãos Jamila, Marinara e Roberto, advogados especialistas em diferentes áreas de atuação. Eles compartilham que sempre foi muito prazeroso trabalhar em família, pois um pode contar com o apoio do outro nos momentos desafiadores. “Quando temos dúvidas sobre qual rumo tomar em algum processo, podemos consultar o outro e conversar. Trabalhamos juntos há muitos anos, então temos muita intimidade para isso. Como atuamos em áreas diferentes nos apoiamos mutuamente com o objetivo de crescimento pessoal e profissional”, conta Jamila. Além dos irmãos, o escritório também conta com o trabalho de outros colegas advogados, tanto em Passo Fundo, quanto em outras cidades do Estado e do Brasil. Dessa forma, o escritório atende as diversas áreas do direito como direito civil, direito bancário, direito do trabalho, direito previdenciário, direito do consumidor, direito penal, entre outras. FOTO | DANIEL TATSCH

22 | contatovip.com.br


FOTO | DANIEL TATSCH

Marinara Wisóski Moysés Albuquerque Advogada com especialização em processo civil pela Academia Brasileira de Direito Processual Civil.

Roberto Wisóski Amarante

Jamila Wisóski Moysés Etchezar

Advogado, sócio do escritório Amarante & Moyses, Advogados Associados SC.

Advogada e Professora Universitária. Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade de Santa Cruz do Sul.

amarantemoyses.adv.br

A atuação do escritório e de seus profissionais é pautada pela busca da justiça social, sempre prezando pela lealdade e ética profissional. “Nossa missão é cumprir o papel do advogado, auxiliando nossos clientes a atingirem seus objetivos com sucesso em suas causas, sempre buscando o bem comum para a sociedade”, dizem. No caso de Jamila, que atua com o direito do trabalho, seu objetivo é sempre buscar a conciliação entre o cliente e a empresa, nos casos de clientes trabalhadores. “Almejamos que entrem em consenso com as empresas para que não precise ser tudo litigioso. Temos como propósito buscar o bem social e trazer a melhor solução para os nossos clientes”, destaca.

SOBRE O FUTURO O escritório tem sua atuação consolidada na região e, apesar de preservar sua tradi-

ção e história de mais de 40 anos, não fica ligado somente ao passado. O escritório acompanha as inovações do seu tempo, buscando sempre se modernizar e trazer novas tecnologias para facilitar a experiência de seus clientes. Eles foram o primeiro escritório de Passo Fundo a lançar um site jurídico no ano de 2001 e, no último ano, lançaram um novo site, onde é possível saber mais sobre o escritório e acessar o blog, que reúne artigos jurídicos atualizados com relevantes assuntos do direito. Os advogados percebem que o mundo digital está cada vez mais sendo incorporado pelos escritórios de advocacia. “As novas tecnologias inseridas nos escritórios de advocacia estão cada dia mais presentes no nosso cotidiano. A maioria dos escritórios já não tem mais processos físicos, todos são eletrônicos, e na justiça as intimações, audiências e perícias estão

acontecendo de forma telepresencial. Acreditamos que essa é uma realidade que veio para ficar no direito, assim como os seminários por videoconferência, as lives, o atendimento de clientes através de vídeo chamada ou mensagens de texto via aplicativos. Essa digitalização é o novo normal do direito!”, ressaltam. Além de estarem inovando com a inserção digital, os advogados também estão planejando a inauguração da sua nova sede. Com o intuito de ampliar suas instalações para melhor atender seus clientes, a partir do mês de novembro eles estarão em um novo espaço no UNA Business Center. “No novo escritório temos a esperança de que iremos nos aproximar ainda mais. Estaremos em um local bonito e agradável da nossa cidade e temos certeza de que esse recomeço será muito próspero!”, finalizam. contatovip.com.br | 23


Missão Advocacia

AS MUDANÇAS QUE VIERAM PARA FICAR NO DIREITO

A

FOTO | DANIEL TATSCH

pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe mudanças em diversos setores da sociedade – e no direito não foi diferente. Na área trabalhista, em especial, os advogados precisaram ficar ainda mais atentos devido às transformações e conflitos que se desenvolveram a partir dessa nova realidade. A advogada trabalhista Jamila Wisóski Moysés Etchezar ressalta que nesse período o profissional precisa estar em constante atualização, buscando diferentes recursos para manter-se atualizado. “A atualização constante é muito importante nesse período, porque a cada semana sai uma nova resolução, uma nova medida provisória, uma nova lei e os advogados precisam estar sempre atualizados para passar informações claras aos seus clientes”, destaca. Apesar dos encontros presenciais terem sido adiados pelo isolamento social, a justiça continuou a acontecer através do meio online. A inserção das novas tecnologias foi incorporada pelo direito e tem funcionado de forma eficaz para a realização de reuniões, resolução de conflitos, audiências e acordos. “Os serventuários da justiça do trabalho estão atuando em home office, então, em nenhum momento a justiça parou. A inserção das novas tecnologias foi muito importante nesse novo método de resolução de conflitos, através de processos judiciais eletrônicos, pois se não tivessem sido incorporados, não teríamos como dar continuidade aos processos no momento em que foi decretado estado de emergência”, considera Jamila. “Sendo assim, nesse período de pandemia os trabalhadores podem buscar a justiça, que continua funcionando e marcando audiências telepresenciais. O trabalhador pode buscar o sindicato da sua categoria ou um advogado de sua confiança para ingressar judicialmente ou tentar um acordo ou conciliação extrajudicial caso tenha algum conflito ou litígio em seu trabalho”, orienta. A pandemia trouxe muitas mudanças para o direito e Jamila acredita que muitas delas vieram para ficar. “Temos um novo direito, tanto no direito do trabalho como nas demais áreas. As tecnologias que hoje nos proporcionam realizar audiências telepresenciais, citações através de aplicativos de conversa vieram com muita força e farão parte do nosso futuro, afinal, elas já deveriam ter sido incorporadas no nosso ordenamento jurídico há algum tempo e agora houve essa aceleração. Dessa forma podemos atender as demandas da população de forma mais ágil e manter a justiça funcionando para garantir os direitos de todos”, finaliza.

24 | contatovip.com.br

Sobre a advogada Jamila Wisóski Moysés Etchezar OAB 71820/RS Jamila vem de uma família de advogados, que possui escritório jurídico em Passo Fundo há mais de 40 anos. É formada em direito, com especialização em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário e Mestre em Direito, Democracia e Sustentabilidade. Atua como advogada no escritório Amarante & Moysés Advogados Associados e é professora do curso de Direito da Faculdade João Paulo II.


VIP | Capa

Jovens advogados

O

FOTO | DANIEL TATSCH

apurado senso de empatia e a vontade incessante de ajudar outras pessoas a resolverem seus problemas jurídicos e sociais levou Gabriel Dil a escolher o curso de Direito e a trilhar o seu caminho profissional exercendo a advocacia. “O amor pela advocacia se origina na vontade de fazer efetivos todos os direitos fundamentais conquistados historicamente a tanto custo pelos nossos antepassados”, ressalta. Já Fernanda de Oliveira Brandt sempre prezou por essa profissão, que foi exercida pelo seu avô e depois por sua mãe e sua madrinha. “Desde criança eu frequentava o escritório deles e admirava o respeito e gratidão que os clientes sentiam por esse trabalho, que afinal, sempre será para ajudar as pessoas, seja para resolver algum conflito ou problema”, destaca. Os jovens que escolhem a advocacia se deparam com diferentes desafios para consolidar a sua carreira. Fernanda, que já está formada há quase seis anos, compartilha que um dos principais desafios do início da sua atuação foi enfrentar o preconceito das pessoas pelo fato de parecer jovem e ser mulher. “Mais de um cliente entrou na minha sala e pediu para falar com a advogada, ou perguntou ‘você já é formada mesmo?’ antes mesmo de eu me apresentar. Além disso, também senti, pela falta de reconhecimento, de ser lembrada como advogada. As pessoas acabam lembrando de quem está no mercado há mais tempo, ou acreditando que quem está há mais tempo neste ramo prestará um serviço melhor. Contudo, o trabalho do advogado é personalíssimo, o tempo oferece experiência sim, mas cada processo é único”, afirma. Mesmo com tantos desafios a serem superados, ambos exercem sua profissão com muita dedicação, afinal, reconhecem a importância do papel do advogado na nossa sociedade.

Como lembra Gabriel, “O advogado é essencial para a manutenção do Estado democrático de direito. É o advogado quem trabalha para assegurar a efetividade dos direitos fundamentais dos cidadãos e para frear os arbítrios praticados por entes públicos ou privados”.

Nossa capa de circulação na cidade de Carazinho foi estampada por esses dois jovens advogados, que, em suas diferentes áreas de atuação, mostram o seu propósito profissional e compartilham seu conhecimento nas páginas a seguir.

contatovip.com.br | 25


VIP | Capa

O Direito médico e a atuação dos profissionais da saúde O advogado Gabriel Dil fala sobre as questões jurídicas que envolvem a divulgação de profissionais da saúde nas redes sociais e o uso da telemedicina FOTO | DANIEL TATSCH

U

ma das principais áreas de atuação de Gabriel na advocacia é o Direito Médico. Por se tratar de uma área ainda pouco explorada dentro do direito, muitos profissionais da medicina desconhecem a importância de um assessoramento jurídico no desempenho de suas funções. Gabriel alerta que a advocacia especializada em direito médico não deve ser invocada somente no momento de responder uma sindicância ou processo judicial. “Pelo contrário, o médico e o advogado devem trabalhar juntos, a fim de analisar se as práticas cotidianas do profissional da saúde estão sendo suficientes para a manutenção da segurança jurídica do seu trabalho”, ressalta. Segundo ele, a complexidade das relações sociais demanda alguns cuidados por parte dos profissionais da saúde, pois a relação médico-paciente deve ser pautada na ciência e na confiança recíproca entre os sujeitos vinculados. “Ainda, é importante ressaltar que grande parte das sindicâncias ou processos judiciais que recaem contra o profissional da medicina se devem a uma falha na comunicação e um rompimento do diálogo entre o médico e o paciente”, observa. Sobre essa comunicação, Gabriel destaca pontos importantes sobre os quais os profissionais da saúde devem estar atentos, principalmente, no que diz respeito aos perfis profissionais em redes sociais e a telemedicina.

Sobre o advogado Gabriel Dil - OAB/RS 111.168 Formado em direito pela Universidade de Passo Fundo. Especialista em Ciências Criminais pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. É pós-graduando em Direito Médico pelo CERS/BA e mestrando em Direito pela Universidade de Passo Fundo. Atua no Direito Criminal, Direito Médico e também nos casos que envolvem Jurisdição Constitucional. 26 | contatovip.com.br


VIP | Capa

Redes sociais X Código de Ética Médica

Telemedicina X Segurança Jurídica

Atualmente, o profissional da medicina que não se faz presente nas redes sociais está perdendo uma grande oportunidade de se fazer reconhecido e de divulgar as suas especialidades. O avanço do mundo digital fez com que muitos profissionais recorressem as redes sociais para divulgarem seus perfis, suas especialidades e áreas de atuação. No entanto, o Código de Ética Médica impõe alguns limites que o médico deve se atentar ao publicizar seu perfil profissional. Nesse sentido, orienta-se o profissional fazer uso das redes sociais com parcimônia, seriedade e de forma não mercantil. Caso o profissional ultrapasse os limites éticos estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina, estará sujeito a responder processo ético-disciplinar e uma consequente sanção administrativa. Para evitar faltas disciplinares nas redes sociais, Gabriel escolheu algumas dicas básicas que todo perfil médico obrigatoriamente deve observar, quais sejam:

A nova realidade experimentada durante a pandemia da COVID-19 provocou algumas mudanças e adaptações nos atendimentos realizados pelos profissionais da medicina. Nesse sentido, diante dos novos protocolos de distanciamento social, recorreu-se à telemedicina como meio eficaz para manter os atendimentos médicos ativos durante a pandemia. No entanto, o médico deve tomar algumas precauções durante o atendimento à distancia, a fim de se resguardar de eventuais processos administrativos e judiciais e para garantir sua segurança jurídica. Ressalta-se que a telemedicina atualmente está regulamentada na Resolução do Conselho Federal de Medicina 1643/2002 e na Portaria do Ministério da Saúde 467/2020.

a) fazer constar no perfil o número de registro no Conselho Regional de Medicina, bem como fazer constar também o número de registro (RQE) de cada uma das especializações, lembrando que o médico pode anunciar no máximo duas especialidades; b) é vedado a divulgação do “antes e depois” do paciente; c) é vedado anunciar especialidade que não tenha tido a sanção da sociedade médica; d) é vedado publicar agradecimentos ou feedbacks de pacientes; e) é vedado divulgar informações sobre assunto médico de forma sensacionalista, promocional ou de conteúdo inverídico; f) é vedado divulgar tratamento ou descoberta cujo valor ainda não esteja expressamente reconhecido cientificamente pelos órgãos competentes. Outrossim, o que se orienta é que o profissional da medicina que venha a fazer uso das redes sociais para divulgação do seu trabalho, sempre consulte um profissional especializado para que o oriente juridicamente acerca dos limites impostos pela regulamentação do respectivo Conselho profissional.

Conforme Gabriel, a legislação que trata da telemedicina no Brasil ainda se encontra em fase embrionária, e possui vigência até enquanto durarem os efeitos da pandemia e o estado de emergência nacional. Por enquanto, as regulamentações estão em fase de aperfeiçoamento e com status provisório, mas acredita-se que a telemedicina é uma modalidade de atendimento que chegou para ficar e irá permanecer até mesmo quando chegar ao fim da pandemia. Dessa forma, o profissional deve se atentar aos seguintes cuidados no momento de proceder o atendimento online, por exemplo:

• Ao término do atendimento, o médico deverá disponibilizar um Termo de Consentimento e Auto Declaração ao paciente, para que este declare que foi atendido e prestou todas as informações – sintomas, medicamentos que está tomando, estado de saúde – ao médico. Ainda, a Auto Declaração deverá constar expressa autorização do paciente à consulta via teleatendimento, contendo a data, hora e a plataforma digital utilizada para o atendimento. Ainda, ressalta-se a extrema necessidade do médico se utilizar de plataformas confiáveis para realizar o atendimento, uma vez que a responsabilidade pelos dados e informações captadas via internet, são de inteira responsabilidade do médico. Além disso, o exercício da telemedicina exige que o médico proceda os registros do atendimento de forma minuciosa no prontuário do paciente, como: a) modalidade de atendimento; b) data e horário da consulta; c) plataforma ou software utilizado; O registro do prontuário do paciente deve ser feito em um sistema (software) que impossibilita alterações após serem adicionadas os dados do paciente, a fim de garantir a segurança jurídica do médico numa eventual sindicância administrativa ou até mesmo em processos judiciais.

• Antes de qualquer consulta ou atendimento virtual, o médico deve solicitar ao paciente que declare de forma simples, se concorda ou não, com o atendimento à distância. A declaração poderá ser feita no campo de mensagem do aplicativo utilizado, e deverá ser arquivado junto do prontuário do paciente.

Salienta-se que a telemedicina é uma forma de democratização da medicina e da facilitação da promoção do direito fundamental à saúde, uma vez que rompe a barreira geográfica e pode levar o profissional a lugares mais remotos, nos casos que dispensam a presença física do paciente, é claro.

• Quando se tratar de paciente novo, o médico deverá disponibilizar ao paciente um breve formulário de “auto-anamnese”, a fim de que o médico proceda uma triagem para verificar se é cabível o atendimento virtual.

Por fim, destaca-se que o CREMERS já possibilita a emissão de receitas médicas pelo próprio site do Conselho, possibilitando ao médico a remessa do receituário diretamente para o e-mail do paciente.

contatovip.com.br | 27


VIP | Capa

As mudanças causadas pela Reforma da Previdência A advogada Fernanda de Oliveira Brandt explica as principais mudanças causadas pela Reforma da Previdência em alguns pontos

A

Reforma da Previdência trouxe muitas alterações relevantes, entre as quais Fernanda cita a alteração na fórmula de cálculo do valor do benefício; a pensão por morte; a imposição de limites e redução à acumulação de benefícios; novas regras de transição; alterações na previdência complementar; novas regras de custeio; a extinção da aposentadoria exclusivamente por tempo de contribuição; e a implementação do requisito da idade para a aposentadoria especial (por insalubridade) e do professor. Segundo Fernanda, os trabalhadores que já haviam implementado os requisitos para as aposentadorias antes da mudança da promulgação da reforma são protegidos pelo direito adquirido, o que quer dizer que não são afetados pelas mudanças por ela introduzidas. “Por outro lado, caso alguma das regras novas lhe seja mais benéfica, o segurado poderá aproveitá-la. É importante ressaltar que às vezes o direito adquirido não é a melhor aposentadoria que o segurado tem direito. Por isso sempre é importante fazer a simulação de aposentadoria para todas as regras existentes, sendo que hoje temos cinco regras de transição”, alerta. A seguir, você confere os esclarecimentos que Fernanda fez a respeito de alguns pontos da Reforma. Como funcionará a aposentadoria por tempo de contribuição e por idade no RGPS? A aposentadoria exclusivamente por

28 | contatovip.com.br

tempo de contribuição foi extinta. Respeitadas as regras de transição e o direito adquirido, não haverá mais a possibilidade de aposentar-se sem a observância do requisito idade. Quanto à aposentadoria por idade, para os homens, a idade mínima continua 65 anos, e para as mulheres, subiu de 60 para 62 anos, além da carência legal (mínima de 180 contribuições mensais para as mulheres e de 20 anos para os homens – salvo os homens que já estão no sistema, que a carência também é de 180 contribuições). Como foi alterada a fórmula de cálculo dos benefícios, se o segurado contribuir apenas 180 contribuições mensais, ele receberá somente 60% da média salarial (que agora também passou a ser feita a partir de todo o período contributivo, desde 1994, e não mais apenas de 80% dos maiores salários), sendo que, será somado 2% a cada ano que exceder os 15 anos de contribuição, para as mulheres; para os homens, será de 60% mais 2% a cada ano que superar 20 anos de contribuição. Diante disso, as seguradas mulheres terão direito a 100% da média após 35 anos de tempo de contribuição, e os homens após 40 anos, somente. O que mudou na aposentadoria especial (por insalubridade) com a reforma da previdência? A partir da reforma o segurado especial passou a ter idade mínima para se aposentar, bem como não é mais possível fazer a conversão do tempo especial em comum, com exceção ao direito adquirido.

Como se não bastasse, o Decreto 10.410/20, publicado em julho deste ano, editou o § único do art. 65 do Decreto 3.048/99, retirando a previsão da contagem de tempo de serviço especial dos períodos de afastamento decorrentes de gozo de benefícios de auxílio-doença e/ou aposentadoria por invalidez acidentários, o que acredito que será objeto de grande discussão. Quem tem direito a aposentadoria especial por insalubridade? Todo o trabalhador que está exposto à condições laborais agressivas, que imponham risco ou que prejudiquem sua saúde, tem direito à aposentadoria especial. Até a EC 103/19, era possível a aposentadoria especial apenas com o tempo reduzido (15, 20 e 25 anos), após foi implementado o requisito da idade. Porém, além das demais regras de transição, foi incluída uma especialmente para esse tipo de segurado. Quais são as orientações que você dá a quem está próximo de se aposentar? Eu diria para fazer simulação do valor do benefício antes de fazer o pedido de aposentadoria para cada regra existente, pois cada caso é um caso – a regra que é mais vantajosa para uma pessoa pode ser a pior para outra, e as regras de transição podem ser muito mais favoráveis. E claro, procure um especialista. Existem muitos detalhes que fazem toda a diferença ao fazer um requerimento de aposentadoria que somente um profissional com conhecimento e experiên-


VIP | Capa

Sobre a advogada Fernanda de Oliveira Brandt OAB/RS 102011 Formada em Direito pela Universidade de Passo Fundo O Direito Previdenciário é atualmente a área com a qual Fernanda mais se identifica. Como trabalhou ao longo da sua formação e continua atendendo muitos processos da Dra. Anelise de Oliveira, nos ramos de direito imobiliário (principalmente, por conta de dividir o espaço junto à Contalex Imobiliária), de família, civil, trabalhista, trânsito e crimes (de menor potencial), também tem experiência e exerce a advocacia nessas áreas.

cia pode oferecer. Um dado omisso, que gere dúvida, ou até mesmo a falta de conhecimento pode fazer demorar anos em discussão judicial de forma totalmente desnecessária, que pode atrasar ou diminuir o recebimento do benefício pretendido. Ao contrário do que se pode pensar, existem muitos erros administrativos, e ao contrário do que é previsto em lei, nem sempre é concedido o melhor benefício a que o segurado tem direito. Por exemplo, existe uma regra nova, que prevê que toda vez que já houver mais que 180 contribuições, pode-se eliminar as menores contribuições (§6º, do art. 26 da EC 103/19), o que pode implicar na percepção de praticamente o dobro do benefício. Recomendo fortemente a procura de um especialista para quem estava em auxílio doença e passou a receber aposentadoria por invalidez (por conta do valor do benefício e da extinção do art. 36, §7, do Decreto 3.048/99, revogada pelo Decreto 10.410 de 30/06/20). FOTO | DANIEL TATSCH

contatovip.com.br | 29


Missão Advocacia

DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES

Giana é especialista em Direito Processual Civil e atua nas suas diversas áreas, atendendo a clientes com causas de consumidor, divórcio, guarda, reconhecimento de filiação, inventário e partilha, direito imobiliário, contratos e ações possessórias. Ela tem uma relação especial com o Direito de Família, que envolve as questões pessoais mais íntimas, como ela costuma dizer, e, por isso, exige do profissional, além do conhecimento jurídico, muita sensibilidade para compreender e saber lidar com esses momentos, muitas vezes, difíceis na vida da pessoa, como no caso de um fim de casamento. Entre as suas frentes de atuação também está o Direito das Sucessões, que envolve aquilo que ninguém gosta de falar, mas que todo mundo tem certeza que um dia acontecerá: a morte. “Com o falecimento de uma pessoa todos os seus bens, dívidas e obrigações, passam a ser reconhecidos como sendo herança, por lei. Algo importante e se dizer é que quando há patrimônio a dividir, na maioria das vezes, ocorrem brigas na família, isso quando não viram inimigos. Por isso, nos últimos anos, tem-se falado muito em planejamento sucessório, como instrumento preventivo e eficiente para evitar conflitos entre herdeiros, bem como para almejar uma 30 | contatovip.com.br

distribuição da herança conforme a vontade do falecido. Esse planejamento pode ser feito através de diversos instrumentos jurídicos, como testamento, doação com ou sem reserva de usufruto, escolha por um ou outro regime de bens no casamento ou na união estável, até além do rol previsto no Código Civil (regime atípico misto) e com previsões específicas, entre outros”, comenta. Giana defende a importância do advogado como absoluta, afinal, não é à toa que a CF/88 prevê no seu artigo 133 que o advogado é indispensável à administração da justiça. “Como o direito regula praticamente tudo em nossas vidas, fica difícil

dar um passo importante sem a assessoria ou consultoria de um profissional para alertar sobre os riscos de um contrato que você está prestes a fechar, por exemplo. Em inúmeros casos, a presença de um advogado é garantia de sucesso e proteção, não somente na esfera judicial (do conflito) quando se busca o direito e sucesso da ação. Também me refiro aqui àquela advocacia preventiva, onde a contratação de um advogado evita prejuízos e aborrecimentos que poderiam ensejar uma ação judicial. Eu vejo que a sociedade já evoluiu muito nos últimos tempos, mas ainda é preciso criar a cultura de se consultar um advogado sempre que se for promover qualquer transação”, finaliza.

FOTO | DANIEL TATSCH

G

iana Pante considera que a advocacia é um desafio constante e, para ela, esse aspecto é justamente o mais instigante de sua profissão. “A advocacia te obriga a nunca parar, estar sempre se atualizando, estudando, se aperfeiçoando, e isso faz toda a diferença num mercado de trabalho que é tão competitivo. Hoje a advocacia exige de mim estudo e atualizações sempre. Eu criei uma rotina de leitura diária logo de manhã quando chego no escritório, a primeira coisa que eu faço é ler as últimas decisões dos tribunais (jurisprudências) e as novas leis promulgadas dentro das áreas em que atuo. Isso se faz necessário porque as decisões dos Tribunais mudam, a lei muda, e isso é normal e saudável da vida em sociedade onde as relações não são estanques e cabe ao direito justamente acompanhar e regular essas mudanças”, destaca.

Giana Pante OAB/RS 75.588 Advogada, especialista em direito processual civil e mestranda.


Missão Advocacia

OS DESAFIOS DO DIREITO CORPORATIVO

S

egundo a advogada Maiaja Franken de Freitas, são vários os desafios para se exercer a advocacia corporativa, na medida em que é preciso sair do raciocínio da “pessoa física” e passar ao raciocínio das pessoas jurídicas. “É necessário estar sempre alinhada ao que acontece na esfera do Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, fundamentais à área corporativa, assim como no segmento de Contratos, Compliance, Responsabilidade Civil e Direito do Consumidor. Agora, por exemplo, durante o período da pandemia causada pela COVID-19 precisamos estar atentos todos os dias ao que ocorre nessas áreas do direito, para poder bem orientar às empresas. Além disso, há outra área específica, da qual também gosto muito, que é a do direito administrativo, à qual algumas empresas também necessitam, por terem contratos com órgãos públicos”, explica. Outras áreas afetas à advocacia corporativa são Direito Empresarial, Tributário, além do Planejamento Sucessório, fundamental quando se fala de empresas familiares, para que se evitem, post mortem, discussões desnecessárias. “Além disso, a advocacia corporativa necessita estar alinhada com conceitos de informática, programas de gestão de processos, planilhas, para melhor organização tanto do trabalho, quanto de comunicação com os/as clientes. E, talvez essa parte, seja uma das mais desafiadoras para nós que somos do mundo do direito”, acrescenta. Para trabalhar com a advocacia corporativa Maiaja cita que é importante, acima de tudo, saber ouvir, pois não adiantará ter todos os conhecimentos citados, se a advogada corporativa não souber ouvir as demandas da parte que está contratando. Também é importante conhecer a realidade e o dia a dia da empresa. “A minha irmã e colega, Mohara, fala que é importante saber do “chão de fábrica”, e é bem isso: você precisa saber a realidade da empresa para a qual trabalha, a fim de entender quais as suas necessidades e poder prestar o serviço da melhor forma possível. Até mesmo porque, hoje em dia, existem muitas e muitos profissionais capacitados (tecnicamente) no mercado.

Então, como você fará a diferença? Na minha visão, você fará a diferença sabendo ouvir, e conhecendo a realidade do/da seu/sua cliente (isso sendo ele/ela pessoa física ou jurídica)”, ressalta. A REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES ADVOGADAS Maiaja é hoje presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB de Passo Fundo e membra da Comissão Estadual da Mulher Advogada da OAB Seccional Rio Grande do Sul. A Comissão da Mulher Advogada foi criada, no ano de 2013, com o intuito de dar maior visibilidade às mulheres, dentro do sistema OAB. Isso porque, embora elas sejam 56% do total de inscritas com até 40 anos nos quadros da OAB , não existem, ainda, muitas mulheres ocupando espaços de poder dentro da Ordem. No Estado, por exemplo, nos 88 anos de história da Ordem dos Advogados do Brasil, tivemos apenas uma mulher como Presidente da Instituição. Segundo Maiaja, essas informações são importan-

tes, para que possamos refletir a respeito e ver que podemos alterar essa realidade. “Na medida em que a Constituição Federal diz que homens e mulheres são iguais, em direitos e deveres, por quais motivos, na prática, vemos tantas desigualdades nos espaços de poder? Não é o gênero que define as competências, mas é preciso que as mulheres entendam que também podem ocupar os espaços. E a Comissão da Mulher Advogada visa, justamente, possibilitar às mulheres advogadas que ocupem esses espaços. Fundamentalmente, desenvolvemos trabalhos de conscientização contra a violência de gênero, contra a violência doméstica, de um modo geral. Também são realizadas Conferências onde são colhidas demandas das colegas, para integrar o Plano de Valorização da Mulher Advogada. Um dos resultados disso, é o reconhecimento, no Estado do Rio Grande do Sul, desde 2017, do auxílio maternidade, às colegas advogadas”, destaca. Fonte: www.jota.info/carreira/ mulheres-inscritos-oab-13012020

FOTO | DANIEL TATSCH

Sobre a advogada Maiaja Franken de Freitas Desde pequena Maiaja via seu pai José e seu tio João envolvidos na Advocacia. Quando cresceu, não teve dúvidas em cursar a Faculdade de Direito, embora não soubesse se iria advogar ou tentar concurso público. Depois de formada em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Universidade de Passo Fundo, morou em Porto Alegre, onde estudou e, quando retornou para Passo Fundo, começou a advogar. “Cada cliente tem a sua verdade, e o meu papel, como sua advogada, é defender essa verdade, dentro dos limites da lei e do direito”.

contatovip.com.br | 31


Missão Advocacia

A Reforma da Previdência e as mudanças na pensão por morte

S

FOTO | MARCOS TATSCH

egundo a advogada Adriana Goés, o Direito Previdenciário tem uma missão muito maior do que conceder benefícios, suas ações levam dignidade às famílias. Hoje o maior desafio dos profissionais atuantes nessa área é manter a atualização constante diante da produção legislativa intensa, sempre buscando a melhor resposta ao caso do seu cliente. Com a Reforma da Previdência, ocorreram diversas mudanças e, entre elas, no que diz respeito à pensão por morte. Adriana explica que grande alteração foi em relação ao valor da prestação previdenciária, que segundo o art. 23 da EC n. 103/2019, parte de uma cota familiar de 50% da aposentadoria do segurado falecido, ou a 50% da aposentadoria por incapacidade permanente, caso ele não seja aposentado na data do óbito, acrescido de 10% por dependente. Assim, o benefício pago a um dependente será de 60%, limitado a 100%, no caso de cinco beneficiários ou mais, ou 100% no caso de haver dependente inválido, portador de doença mental grave ou no caso de acidente de trabalho, doença profissional ou do trabalho. Além disso, a pensão por morte pode sofrer mais uma redução, caso o dependente perceba pensão por morte de regime próprio ou aposentadoria de qualquer regime, preservada a situação de acumulações previstas no art. 37, XVI da CF de 1988. Neste caso o Segurado receberá o valor integral apenas do benefício de maior valor, em relação ao instituído em patamar inferior obedecerá a seguinte proporção, § 2º do art. 24 da EC/103 2019: I – 60% (sessenta por cento) do valor que exceder 1 (um) salário-mínimo, até o limite de 2 (dois) salários-mínimos; II – 40% (quarenta por cento) do valor que exceder 2 (dois) salários-mínimos, até o limite de 3 (três) salários-mínimos; III – 20% (vinte por cento) do valor que exceder 3 (três) salários-mínimos, até o limite de 4 (quatro) salários-mínimos; e IV – 10% (dez por cento) do valor que exceder 4 (quatro) salários-mínimos. A Advocacia Previdenciária como todo o direito passa por constantes transformações, e Adriana acredita que, somente terá sucesso o advogado que se mostrar preparado, que tiver vasto conhecimento sobre a sua área de atuação, dominar as ferramentas tecnológicas e desenvolver empatia com o cliente.

32 | contatovip.com.br

Sobre a advogada Adriana Góes, Especialista em Direito Previdenciário OAB/RS 080684 Adriana sempre teve um desejo muito grande de cursar direito e se tornar Advogada. “Sempre tive vontade de solucionar os problemas das pessoas. Eu nasci para ser Advogada, então tenho certeza que qualquer caminho me levaria a essa profissão”, diz.


Missão Advocacia

UMA FAMÍLIA DEDICADA AO EXERCÍCIO DO DIREITO FOTO | DANIEL TATSCH

A

escolha pela área jurídica foi autônoma tanto para Marcelo como para Janaína, pois ambos não possuíam histórico familiar de profissionais advogados. A admiração pelo trabalho dos advogados e o desejo de auxiliar as pessoas frente às injustiças os moveu para o curso de Direito. No ano de 1994 ocorreu a abertura do escritório de advocacia pelo Marcelo, na época Janaína ainda cursava Direito, sendo estagiária do escritório. Nesse mesmo ano ocorreu o casamento e o casal foi fortalecendo seus laços com o compromisso pelo aperfeiçoamento pessoal e profissional de cada um ao longo de todos esses anos. Passados mais de 20 anos, agora o filho do casal, João Lucas Leite Portella, acadêmico, trilha os passos dos pais, na busca do conhecimento profissional. Ainda, exercem a docência no ensino jurídico, ambiente que lhes favorece a atualização contínua e persistente dos institutos jurídicos, trazendo aos acadêmicos seus conhecimentos teóricos aliados à prática profissional. Janaína reforça que “a advocacia é uma escolha de vida! Há uma missão designada para o advogado e a sociedade espera que se cumpra a contento. Amo minha profissão e a exerço com zelo e satisfação!”. A advocacia é tida como uma missão pessoal de cada um dos membros do escritório Leite Portella Advogados em ajudar seus clientes frente aos problemas e questionamentos jurídicos que os afligem, apresentando soluções eficazes. Marcelo, que atua nas áreas do Direito do Trabalho e Direito Previdenciário, informa que “o cenário atual da pandemia de Covid-19 aliado às recentes alterações decorrentes das denominadas reforma trabalhista e reforma previdenciária impactaram diretamente os direitos dos trabalhadores e segurados impondo aos profissionais advogados uma presença atuante e qualificada, buscando a prestação jurisdicional no sentido de salvaguardar as conquistas alcançadas ao longo das lutas dos direitos sociais”. Ainda relata que é necessária uma atuação profissional pró-ativa junto às empresas que, diante das recentes alterações introduzidas na esfera trabalhista, necessitam do suporte jurídico para que possam fazer a gestão empresarial consciente, pois ainda não ocorre pacificação quanto à interpretação dos temas controvertidos junto aos Tribunais. Janaína, que atua na área do Direito das

Marcelo Michel Portella, Advogado, mestrando em Direito, professor universitário, atuante nas áreas de Direito do Trabalho e Direito Previdenciário; Janaína Leite Portella, Advogada, mestre em Direitos Fundamentais, professora universitária, atuante nas áreas de Direito das Famílias, Direito das Sucessões, Direito Constitucional e Administrativo; e João Lucas Leite Portella, acadêmico de Direito.

Famílias, sinaliza que neste momento de isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19 ocorreu um aumento da incidência de casos de violência doméstica. Ela explica que a violência doméstica contra a mulher é todo o ato que resulte em morte ou agressão física, sexual ou psicológica no ambiente doméstico. Janaína informa que o ciclo da violência doméstica apresenta, em regra, três fases: a) o aumento da tensão, fomentadas por injúrias, ameaças, levando a vítima a uma sensação de perigo iminente; b) o ataque violento, em que o agressor procede maus tratos físicos ou psicológicos intensos; 3) a lua de mel, momento em que o agressor envolve a vítima com carinhos e atenções, desculpando-se pelas agressões desferidas. A advogada frisa “a importância de compreender todo o processo que leva à violência física e psicológica e, sobretudo, do profissional especializado na área de atendimento à violência doméstica estar despido de julgamentos, como por exemplo, por que a demora da pessoa agredida em buscar auxílio, ou por que a pessoa agredida submeteu-se às diversas formas de violência, dentre outros questionamentos que não cabem ao profissional desta área julgar e sim, com empatia, acolher profissionalmente essa pessoa que necessita de auxílio para libertar-se desse ciclo de violência.” A Lei Maria da Penha é um dos instrumentos legais que auxilia no combate à violência

doméstica. Mas, Janaína destaca que não só mulheres sofrem com a violência doméstica, pois crianças, adolescentes e idosos também são vulneráveis aos ambientes familiares hostis, necessitando de amparo profissional, posto que observa que muitas das violências são invisíveis, representadas à analogia de um “iceberg”, praticadas no ambiente familiar de forma velada, gerando sérios problemas de ordem psicológica e física na vida dessas pessoas. Janaína e Marcelo são uníssonos no ponto de vista que o futuro da advocacia requererá profissionais cada vez mais engajados na solução dos conflitos de forma mediada, desprestigiando-se o perfil litigador. Em 2010 o Conselho Nacional de Justiça – CNJ publicou a Resolução nº 125 privilegiando a mediação como ferramenta principal da política judiciária nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário, e, em 2015, com a edição do Novo Código de Processo Civil e da Lei de Mediação, Lei nº 13.140, restou reforçada a ênfase na utilização da mediação para a solução de conflitos. Janaína ainda reforça que “por mais modernizado que esteja o exercício da advocacia, com tecnologia de informação e institutos que primam pela solução pacífica de conflitos, os atributos da confiança, da segurança e da honestidade sempre ocuparão o cerne do relacionamento advogado/cliente”, finaliza. contatovip.com.br | 33


Missão Advocacia

DESAFIOS DIÁRIOS NO DIREITO CRIMINAL

A área criminal é historicamente um território masculino, por isso Maura comenta que ser criminalista e mulher é um desafio diário, pois é necessário provar constantemente que você é competente e competitiva. “Enfrentamos tempos difíceis, extremismos, falência nas políticas de segurança pública e os inflamados discursos de ódio. O Advogado que exerce a advocacia criminal é colocado pelo senso comum no mesmo patamar do criminoso. Já ouvi muito as frases: ‘Se tu defende bandido, tu também é ladrão, assassino, estuprador’ ou ‘se defende bandido leva pra casa’. Esse discurso é comum em nossa sociedade e ele só é superado quando quem o faz descobre que a qualquer momento pode ser alcançado pelo sistema jurídico. Quando isso acontece esse discurso muda radicalmente e o que antes era crítica passa a ser tábua de salvação. Não bastasse isso, mulheres que optam pela advocacia criminal ainda são vistas com mais desconfiança e enfrentam muita resistência, o que está sendo derrubado com o trabalho sério e competente”, ressalta a advogada. Ela considera que sua mais importante tarefa é pensar a estratégia de defesa, o argumento. “O segredo da vitória está nos pequenos detalhes. Minha paixão está em analisar o caso do começo ao fim e pensar o caminho que vamos seguir. Ser advogado é ter a missão de buscar um julgamento justo, com base no

34 | contatovip.com.br

direito e nas provas, é chegar à verdade e à justiça, anseios de todos. O que nem sempre é claro para a sociedade é que o advogado defende o direito à defesa, defender alguém que cometeu um crime não significa que você compactue com o crime”, salienta. Maura destaca que vivemos tempos de massificação da advocacia, alguns acreditam que a tendência é de padronização de julgados e decisões, o que fulminaria a discussão de casos isoladamente. “Porém não acredito nessa tendência, acredito, sinceramente, que estamos em um cami-

nho inverso que vai ser acentuado pela experiência pós-pandemia, onde ficou claro que a atuação humana ainda é essencial e insubstituível. Na área criminal propriamente dita, não há possibilidade de padronização, pois os casos envolvem sentimento, pessoas e sociedade e cada caso é único com suas motivações e peculiaridades. A advocacia tende a se tornar cada vez mais essencial na defesa do cidadão e da sociedade, onde direitos são diariamente atacados. O exercício da advocacia é a única forma de se fazer frente a essas lesões”.

FOTO | DANIEL TATSCH

A

paixão de Maura pela advocacia criminal começou antes mesmo do início da Faculdade de Direito – ela já tinha certeza que queria seguir nessa área. “Lutar pela liberdade, esse bem tão essencial para a vida das pessoas, é muito motivador. Às vezes eu sinto efetivamente que ajudo a decidir a vida de uma pessoa que entregou o seu destino para mim. Eu posso contribuir para mudar o caminho de alguém. É decisivo. E me sinto gratificada de saber que sou importante para alguém. A advocacia criminal não é glamorosa, mas é gratificante perceber que alguém confia sua vida a você”, conta.

Maura da Silva Leitzke (OAB 66833/RS) Formada em Direito pela UPF, Especialista em Ciências Criminais pela UNOCHAPECÓ, Mestra em Ciências Criminais pela PUC/RS, Doutoranda em Educação pela UPF. Advocacia nas áreas Direito Penal, Processo Penal, Direito Ambiental e Criminologia, professora universitária (URI ERECHIM), sócia proprietário do Escritório Silva, Leitzke e Saugo advocacia e assessoria.


Missão Advocacia

O QUE MUDA NO CÁLCULO DOS BENEFÍCIOS COM A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

I

niciada em 13/11/2019 pelo atual governo, a Reforma da Previdência teve muitos benefícios alterados, alguns passando a não existir mais, outros exigindo idade mínima e outros que tiveram severas modificações quanto ao cálculo da renda, a exemplo do benefício de Pensão por Morte e da Aposentadoria por Idade, que agora permite o descarte de valores. Em diversos casos o segurado será severamente prejudicado pelas mudanças nos cálculos, seja pelo valor da média de suas contribuições ou pelo tempo que terá que esperar até atingir novamente o valor que pretendia alcançar. Essas modificações interferem em todo o planejamento previdenciário do segurado, em especial para quem programava uma aposentadoria por Tempo de Contribuição, Especial ou por Idade.

renda, com a qual possa viver dignamente, mesmo que leve mais tempo”, destaca. Por essas razões, é interessante que o segurado preste atenção no seu plano de aposentadoria e busque um profissional que lhe auxilie nos diversos pontos que restaram alterados pela Reforma da Previdência, evitando possíveis prejuízos e reorganizando o melhor momento de fazer o pedido do benefício.

A partir da Reforma da Previdência, com as regras de transição antigas e com as regras de transição novas, são mais de dez tipos diferentes de normas pelas quais é possível escolher um benefício junto ao INSS, o que inviabilizou ao segurado escolher sozinho a melhor alternativa. Segundo o advogado Especialista em Direito Previdenciário, Diego Pierdoná Portella não existe uma regra única que possa ser aplicada para todos os casos como sendo a melhor solução. “Cada situação tem que ser estudada separadamente, levando em consideração o tempo que é possível alcançar, a idade que possui e, principalmente, qual o interesse em relação ao valor a ser percebido. Em diversas ocasiões a intensão do segurado é pelo benefício imediato, quando ele poderá acumular valores durante um bom tempo, mesmo com uma renda mais baixa; enquanto, em outras situações, a pretensão é pelo benefício de maior

Diego Pierdoná Portella OAB-RS 67.829 Advogado Especialista em Direito Previdenciário diegopierdona@gmail.com

contatovip.com.br | 35


Missão Advocacia

C

onforme aduzido pela Carta Magna de 1988, o advogado é indispensável na administração da justiça, exercendo sua função social prestando um serviço público, defendendo o direito das partes, garantindo a construção de uma sociedade mais justa e solidária. O papel do advogado não mudou ao longo dos anos, porém os profissionais se reinventam para continuar acompanhando uma sociedade em constante movimento. Segundo a advogada Débora Brasil, a Advocacia hoje está com um novo olhar, o que também exige que os operadores do Direito tenham uma visão diferenciada. “Se pararmos para pensar que somos mais de 1,3 milhões de advogados e focarmos na concorrência fechamos as portas! A profissão de advogado exige acompanhamento da tendência, atualização constante das leis, ainda

mais nesse cenário de pandemia, em que temos todos os dias uma nova lei saindo. Além disso, é importante ter algum diferencial, estar engajada com as novas tecnologias para seguir as mudanças sem ficar defasado!”, salienta. Débora acredita que, se você trabalhar de maneira diferenciada, sendo único, buscando fazer o melhor pelo seu cliente, novas oportunidades serão criadas e não terá motivo para ficar preocupado com a crise. “Acredito que a advocacia está caminhando para o mundo digital, por exemplo, estamos realizando audiências virtuais. Por isso, é importante buscar sempre agregar um diferencial ao nosso trabalho e, principalmente, termos um propósito, buscar autoconhecimento para termos clareza de onde queremos chegar, para acompanharmos as mudanças que estão ocorrendo com grande frequência. Não basta apenas ser advogada é preciso ser multidisciplinar!”, finaliza.

FOTO | DANIEL TATSCH

Tempo de reinventar-se também no Direito

Sobre a advogada Débora Brasil Formada em Direito pela Faculdade Anhanguera de Passo Fundo – RS, pós-graduada em Direito Público pela Rede de Ensino LFG e Direito do Trabalho pela Faculdade Anhanguera. Atua nas áreas de Direito de Família, Direito Previdenciário e Direito do Trabalho.

Direito imobiliário FOTO | DANIEL TATSCH

Marcelise Leite Frandoloso - OAB/RS 28725 Advogada, especialista em Direito Imobiliário 36 | contatovip.com.br

M

arcelise Leite Frandoloso é formada em Direito pela Universidade de Passo Fundo (1989) e possui especialização em Direito Imobiliário também pela Universidade de Passo Fundo (2006). Há mais de 30 anos, atua essencialmente na área de Direito Imobiliário, com a prestação de serviços a imobiliárias, administradoras de condomínios, construtoras e incorporadoras, assim como a particulares: em contratos de compra e venda, locação, comodatos, arrendamentos, incorporações e loteamentos, usucapião, inventários, condomínios em geral, enfim todas as relações negociais que envolvam imóveis. Buscando sempre a satisfação do cliente, com um serviço personalizado, de qualidade e eficiente,

Marcelise destaca que um dos grandes desafios dessa área é estar sempre atualizada com o conhecimento das normas e das áreas relacionadas ao direito imobiliário (normas ambientais, tributárias, ...), diante do mercado multiuso (exemplificativamente, edifícios com unidades residenciais inseridas em complexos diversificados de serviços e de infraestruturas), tendo em vista que o direito imobiliário é um ramo do Direito bem amplo. “O Profissional deve ter, portanto, o conhecimento da legislação, da doutrina e da jurisprudência, mas ao mesmo tempo deve ser criativo, bem como buscar soluções preventivas e resolutivas dos problemas jurídicos apresentados e objetivar a satisfação do cliente”, enfatiza.


Missão Advocacia

A RELEVÂNCIA DO PAPEL DO ADVOGADO

O

s advogados são essenciais e indispensáveis para a realização da justiça e para a defesa de um Estado Democrático de Direito, porém, é comum, infelizmente, que as pessoas falem mal de advogados, através de piadas e frases que denigrem a classe. “De fato, incomodamos mesmo aqueles que são opositores à democracia e aos direitos humanos! É uma pena que a visão distorcida e, ouso dizer que, a falta de um estudo histórico, faça parte da população pensar que isso tenha algum significado de ser contra ou favor desse ou daquele governo. Fazemos um juramento quando entramos para os quadros da OAB e devemos levar a Constituição Federal sempre conosco”, destaca a advogada Rosiane Viegas Fardin.

promessas que não se cumpriram em um prazo razoável. Advogue acreditando no melhor do ser humano. Não subestime seus colegas. Na dúvida entre o certo e o errado, releia o juramento que você fez. Seja feliz! Caso contrário, sempre é tempo de achar uma nova profissão!” FOTO | DANIEL TATSCH

Na sua área de atuação, direito trabalhista, o advogado tem o importante papel de buscar o equilíbrio nas relações entre empregado e empregador. Cada vez mais se fala e se pratica relações autônomas, cooperativadas, terceirizadas e muito se desvirtua no meio do caminho. Segundo Rosiane, a principal reclamação por parte dos empregados, com certeza, é o não pagamento de rescisão e assinatura da CTPS. Já a dos empregadores, é que se sentem injustiçados com as ações e sempre mencionam aquelas ajudas voluntárias, que não são decorrentes do contrato de trabalho, que deram e não foram reconhecidos por isso. “Não dá para tratar igual aqueles que trabalham de forma diferenciada. A busca do equilíbrio nessas relações é um desafio, com certeza! Seja quando estou atuando para os reclamantes, na busca daquilo que foi tolhido deles durante a relação contratual, seja quando atuo para o empregador, que muitas vezes é alvo apenas de uma literal extorsão, com pedidos extremamente sem cabimento, ou quando trabalho de forma preventiva, evitando demandas. Não tem motivação melhor do que saber que você está fazendo algo por alguém! Obviamente, trabalhamos por dinheiro, quem não? Mas não tem nada melhor do que o cliente confiar à ti ações que, por vezes, podem ser a vida dele! E depois do trabalho feito, seja favorável ou não, o cliente ter a confiança de que eu dei o meu melhor, que fiz a minha parte!”, diz. LIÇÕES APRENDIDAS NO EXERCÍCIO DO DIREITO “Aprendemos que colega nunca é concorrente e isso precisa mudar ‘pra ontem’ na cabeça de muitos, infelizmente. Que ninguém cresce sozinho - a gente precisa estar em movimento o tempo todo, em todo lugar. Que nem sempre a gente vai ganhar e está tudo bem. Que vestir a camiseta dos outros nem sempre convém, mas você nunca deve esquecer a sua própria”, compartilha Rosiane. Aos novos advogados, ela também deixa o seu conselho: “Tenha paciência, mas não muita, não se contente com pouco. Não espere demais por

Sobre a Advogada Trabalhista Rosiane Viegas Fardin - OAB 81860/RS Foi o exemplo do pai que levou Rosiane Viegas Fardin a escolher a advocacia. “Me lembro de ir com ele em aulas da faculdade, no trabalho, no TRT, de estar nos corredores da JT e ver todo aquele movimento... algo me encantava ali. Minha mãe fala que sempre fui muito ‘perguntadeira’ e desde pequena se visse alguma injustiça, a menor que fosse, eu sofria!”, conta. O início da sua carreia aconteceu em um escritório que atendia empresas de grande porte de Passo Fundo. Com o incentivo do seu então chefe, Dr. Adão Gradaschi, Rosiane estudou e cresceu muito em sua profissão. Hoje atua em seu próprio escritório Dinel & Fardin Advocacia.

contatovip.com.br | 37


Missão Advocacia

CONSULTORIA E PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO E EMPRESARIAL

A

FOTO | MARCOS TATSCH

pós mais de 20 anos atuando em um escritório especializado em direito previdenciário na cidade de Passo Fundo/RS, o advogado Eduardo Brol Sitta buscou iniciar um novo caminho em forma de consultoria, não só vinculada ao Regime Geral de Previdência Social (INSS), mas, também, na atuação jurídica junto ao Regime Próprio de Previdência (RPPS – estatutários), assim como, também, na consultoria jurídica empresarial previdenciária. A partir desse novo projeto profissional, o sócio fundador, juntamente com sua antiga colega de trabalho, Bruna Chechi Biorchi, fundaram a Sitta Advocacia e Consultoria. O escritório presta serviços jurídicos voltados para a área previdenciária, além dos serviços aos segurados do INSS como encaminhamentos de aposentadorias, benefícios por incapacidade e pensões, ainda atua em plano de consultoria para empresas dos mais variados segmentos. Dentre os referidos planos, se pode citar: Plano de Consultoria em Gestão dos Afastamentos por Benefícios por Incapacidade do RGPS, Plano de Consultoria de Análise Técnica sobre a incidência ou não da Contribuição Previdenciária, Plano de Consultoria da Contestação Administrativa e Judicial do Extrato Anual do Fator Acidentário Prevenção – FAP. “O planejamento empresarial previdenciário se torna de extrema importância para a empresa, para a recuperação de créditos de valores pagos indevidamente à Previdência Social, além da prevenção de futuras ações regressivas por parte do INSS, assim como reclamatórias trabalhistas e autos de infração, por exemplo”, destacam. O exercício da advocacia e consultoria no Direito Previdenciário requer muito estudo e constante atualização. Os profissionais que atuam com esta área do direito sabem das constantes mudanças na legislação, seja por meio de medidas provisórias, emendas à Constituição, Decretos, Portarias ou Resoluções. “Em razão disso, o grande desafio do especialista na área é saber identificar a legislação em vigor de cada período trabalhado, visando buscar o melhor benefício previdenciário”, finalizam.

38 | contatovip.com.br

SOBRE OS PROFISSIONAIS: Eduardo Brol Sitta Graduado em Direito pela URI Campus de Erechim (2002). Pós-graduação em Direito Processual Civil pela IMED/RS (2007); em Direito Previdenciário pela UPF/RS (2010). Cursou a disciplina de Jurisdição Constitucional do Mestrado em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul, como aluno especial (2009). Foi professor de Direito Previdenciário da Faculdade Anhanguera de Passo Fundo – RS (2010). Cursando pós-graduação em direito empresarial e em direito do trabalho e previdenciário com foco em acidentes de trabalho pela Faculdade Legale de São Paulo – RS. Bruna Chechi Biorchi Possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito IMED (2020). Pós-graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Damásio Educacional (2018); em Direito Previdenciário pela Universidade de Caxias do Sul em convênio com a Escola da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul ESMAFE/RS (2016). Graduada em Direito pela Faculdade Anhanguera de Passo Fundo/RS (2014).


ALBERTO GREGORY GIARETTA ADVOGADOS ASSOCIADOS S/S - OAB/RS 5.026 Thales Fragozo da Rosa

Alberto G. Giaretta OAB-RS 13.511

OAB-RS 92.052

“Só o bem neste mundo é durável, e o bem, politicamente, é todo justiça e liberdade, formas soberanas da autoridade e do direito, da inteligência e do progresso.” - Ruy Barbosa

1 1 DE AG O STO – DIA D O A DVO G A D O (54) 3330-2200

| (54) 3330-2207

Avenida Flores da Cunha, 1663 - Conjunto 413/416 - Carazinho/RS | a.giaretta@terra.com.br

Em razão do Dia do Advogado, 11 de agosto, queremos trazer a público alguns ditames e princípios do Código de Ética e Disciplina da OAB, que nos seus primeiros artigos traça as diretrizes de comportamento que devem ser seguidas pelos advogados. Nessa senda, o exercício da profissão exige do advogado condutas compatíveis com a moral individual, social e profissional, com a finalidade de preservar em sua conduta a honra, a nobreza e a dignidade da profissão, devendo atuar com honestidade, decoro, veracidade, lealdade, dignidade e boafé, velando por sua reputação pessoal e profissional. Vários são os princípios que norteiam o Código de Ética e Disciplina, e são

formadores da consciência profissional do advogado. Cita-se alguns, como: lutar sem receio pelo primado da Justiça; defender o cumprimento da Constituição e o respeito à lei, para que esta seja aplicada em sintonia com os fins sociais e exigências do bem comum; proceder com lealdade e boa-fé em suas relações profissionais e nos atos do ofício; comportar-se com independência e altivez, defendendo com a mesma intensidade humildes e poderosos; manter princípios éticos, domínio da ciência jurídica e assim tornarse merecedor da confiança do cliente e da sociedade como um todo; agir com a dignidade das pessoas de bem e com correção profissional, de forma a honrar e engrandecer a classe.

Ieda Xavier da Cruz (OAB-RS 10.842)

Eduardo Scheibe (OAB-RS 66.350)

contatovip.com.br | 39


Missão Advocacia

Advocacia, mediação e docência

C

om incentivo de sua mãe e auxílio de seus pais, Jucelia iniciou a sua carreira no Direito. Após a graduação, especializou-se em Direito do Trabalho e Seguridade Social; e em Metodologia para Educação a Distância. Atualmente trabalha nas áreas do Direito de família, Direito civil, Direito das Sucessões, Direito do Trabalho e Mediação familiar.

FOTO | DANIEL TATSCH

O direito também fez com que Jucelia descobrisse a sua segunda paixão: a docência. “Trabalho com a docência há 14 anos, e, há 3 anos, juntamente com outra colega e amiga Dra. Mariane de Souza, criamos a 2S cursos preparatórios que é uma ‘escola’ que prepara o bacharel em direito que vai prestar o exame de ordem, que prepara o jovem advogado que deseja se especializar em uma determinada área, que oferece cursos de atualização para o advogado em diversas áreas, ou seja, criamos a 2S com a missão de compartilhar conhecimento, porque acreditamos que compartilhar conhecimento é gerar valores na vida de outras pessoas e isso não tem preço”, destaca. MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO Jucelia trabalha com a mediação e conciliação há 9 anos. Segundo ela, o Mediador é um profissional devidamente treinado e capacitado que auxilia as partes a retomar o diálogo e resolver o conflito por acordo mútuo sendo totalmente imparcial, jamais forçando um acordo, apenas facilitando a comunicação entre as partes. “A mediação é um procedimento voluntário para solução de conflitos no qual as partes encontram-se na presença de um Mediador e podem chegar a um entendimento, é uma oportunidade de as partes solucionarem questões importantes de um modo cooperativo e construtivo, possibilitando que as partes dialoguem e não litiguem”, explica. A mediação pode ser utilizada tanto em um processo judicial como de forma extrajudicial. Em ambos os casos a mediação é a forma de solução do conflito mais rápida e econômica do que aguardar a decisão final de um processo, sem contar que ao se utilizar a mediação as partes podem evitar ou prevenir futuros conflitos, haja vista a facilitação da comunicação. PERSPECTIVAS PARA O FUTURO Jucelia acredita que a advocacia será tecnológica. “Acredito que os advogados terão liberdade de trabalhar com rotinas flexíveis utilizando muito mais os aplicativos, inclusive realizando audiências e sustentações orais de forma virtual como vem acontecendo agora em função da pandemia, o que trará mais celeridade ao processo. Também acredito que vamos evoluir nos meios de mediação dos conflitos o que fará com que o direito seja mais humanizado. Os fundamentos do direito não sofrerão grandes alterações, o que mudará, sem dúvida, no futuro é como os serviços jurídicos serão prestados”.

40 | contatovip.com.br

Sobre a advogada Jucelia Sabadin OAB/RS 56.661 Doutoranda pela UNTREF - Universidad Nacional de Tres de Febrero (Buenos Aires). Conciliadora, mediadora cível e familiar certificada pelo CNJ, facilitadora da paz em formação. Advogada sistêmica com ênfase em constelação familiar e estudante do curso de Psicologia. Empresária, proprietária e professora da 2S cursos preparatórios, que prepara bacharéis em direito e advogados para o exercício da advocacia.


VIP | Economia

COVID-19: UMA ANALOGIA ENTRE A DOENÇA FÍSICA E A DOENÇA EMPRESARIAL

E

m um momento que todos buscam proteger sua saúde, procurando formas de não serem contaminados por um vírus invisível que causa a COVID-19 e que vem destruindo milhares de vidas, empresas de diversos ramos, produtores rurais e outros agentes econômicos, lutam também contra uma doença tão antiga quanto à própria atividade empresarial, mas que igualmente vem atingindo vítimas no mundo todo: a CRISE ECONÔMICO-FINANCEIRA. As crises econômico-financeiras nas empresas se assemelham às doenças físicas no ser humano. Em ambos os casos, via de regra, os primeiros sintomas são leves. A doença empresarial inicialmente apresenta episódios de dificuldade frequente para honrar as obrigações financeiras, normalmente associada à baixa ou a falta de lucratividade. Quando o empresário vivencia situações nas quais os indicadores econômico-financeiros apontam que está caminhando para uma crise e toma a atitude correta de procurar profissionais especializados para reestruturar financeiramente o seu negócio, se assemelha ao doente em que, aos primeiros sintomas, de forma responsável, procura o médico e age de maneira a combater a doença com o método mais eficaz, ainda na sua fase inicial, o que é sempre mais rápido, com menor custo e

menores riscos, pois ainda não há sério comprometimento, podendo logo haver o reestabelecimento da saúde. Quando não ocorre o diagnóstico precoce e consequente atos de reestruturação, os empresários geralmente buscam se socorrer com empréstimos e outras operações financeiras do gênero. Com o aumento do seu endividamento, novos e graves sintomas da crise se apresentam, pois já atua em condições deficitárias, com pouco ou nenhum lucro operacional e passa a arcar com novas despesas financeiras, juros e parcelas periódicas, não comportará no seu fluxo de caixa tais obrigações. Em algum tempo os recursos oriundos da alienação desses bens se esgotam e ocorre o agravamento da situação, momento em que fornecedores passam a vender somente à vista ou antecipado, funcionários com salários atrasados pedem demissão, entregas atrasam, cancelamentos de vendas ocorrem, preços caem e o descrédito no mercado se faz presente.

detectados, a empresa precisa se socorrer imediatamente dos remédios existentes, dentre eles a recuperação judicial, que tem tido resultado e bom índice de salvamento quando utilizada precocemente na crise empresarial, já que a recuperação alivia a grande pressão sobre o empresário, preservando o patrimônio, protegendo-o de execuções e concedendo-lhe tempo para renegociar com seus credores, resultando em descontos e reparcelamentos das dívidas, para que estas se encaixem dentro das possibilidades que a empresa apresenta. Por fim, de forma análoga entre as duas doença aqui tratadas, vale ressaltar que o diagnóstico precoce, por profissionais especializados, é o fator determinante para aumentar a chances de cura e recuperação.

Este cenário é a fase emergencial, o risco da falência é eminente e compara-se ao do doente em terapia intensiva, em que o tratamento tardio tem poucas chances de ser eficaz, sendo que o que se busca é apenas aumentar a sobrevida. Portanto, quando os sintomas de crise são

Clóvis da Rocha Contador | CRC/RS 59.369

contatovip.com.br | 41


O MOMENTO É

de se adaptar

U

ma das principais características do ser humano é a sua capacidade de adaptação. Estudos da história e da biologia nos mostram como, ao longo dos anos, o ser humano foi capaz de sobreviver a condições adversas através da sua capacidade de criar e adaptar-se. O momento em que vivemos, de pandemia e isolamento social, é outro marco que nos traz desafios para viver a vida que conhecíamos, e por isso, hoje, precisamos nos adaptar a essa nova realidade. Segundo a Coach Marcia Margarida De Zorzi Tartaro, entre os principais desafios encontrados pelos profissionais nesse período, que impôs para muitos o trabalho remoto, foi a necessidade de se ter uma comunicação ainda mais clara e transparente na condução de atividades a distância, em um ambiente com pessoas da família, muitas vezes transitando, tirando o foco e a disciplina. Os profissionais tiveram que se organizar de uma maneira que conseguissem entregar ainda 42 | contatovip.com.br

mais resultados para poder assegurar seu trabalho. “No entanto mais da metade dos trabalhadores irão levar pelo menos um ano para se adaptar a esta nova realidade”, destaca Marcia. Além desses pontos, entre as consequências dessa pandemia ainda se destaca a alta do dólar e a queda no consumo, o que pode causar diversos danos aos negócios e à manutenção dos empregos. Empresas como Microsoft e Google já divulgaram relatórios com os impactos negativos no faturamento ou nos preços das mercadorias. Logo, recomenda-se buscar soluções alternativas para enfrentar o contexto que se formou. A adequação da empresa ao home office ou o trabalho remoto se tornou fundamental e, por isso, precisamos aprender como trabalhar em home office ou remotamente. “Para se adaptar a este novo normal, porque isso vai continuar mesmo depois que passar a pandemia, é preciso: Ter um escritório em casa; Preparar-se como se fosse sair; conhecer as melhores ferramentas para seu trabalho; manter sua

rotina como antes, na medida do possível; mas também permitir-se sentir a diferença”, aconselha Marcia.

REINVENTAR-SE É PRECISO O cenário de crise no meio corporativo amedronta empresas e, principalmente, o trabalhador. Contudo, ainda é possível se reinventar em busca de uma estabilidade financeira. Uma das principais lições que esse período tem ensinado é a adotar algumas competências comportamentais necessárias, para que todos tentem passar por ele da melhor maneira, ou da forma menos danosa. “O momento tem nos mostrado que, cada vez mais, devemos ser flexíveis nas áreas de atuação profissional. E isso implica em não estarmos focados naquilo que aprendemos a executar a vida inteira. É importante estarmos preparados ou nos preparando para situações que podem mudar a qualquer


momento. Ter um modelo mental fixo impede que a gente experimente cenários novos e se adapte a ele de maneira brusca”, ressalta a Coach. Na prática, o exemplo se aplica em flexibilidade, comunicação e capacidade de resolver problemas complexos. E isso inclui produtividade para conseguir trabalhar de qualquer lugar, fora do que seriam condições normais. Trabalhar a mente, controlar as emoções e a ansiedade também são fatores cruciais para ser produtivo e não adoecer. Mesmo em isolamento, Márcia salienta a importância de se ter na rotina momentos para se qualificar fazendo cursos de Ensino e Desenvolvimento a Distância ou até mesmo cursos gratuitos on-line. “Conhecimento nunca é demais. Com tantos profissionais se graduando, o mercado de trabalho se transformou em um campo de batalha, onde só sobrevive quem tem as melhores armas para vencer a concorrência. Para chegar aonde deseja, as pessoas precisam planejar o futuro. Afinal, contar com a sorte e com a ajuda do destino pode trazer, na maioria dos casos, um emprego exaustivo e mal remunerado”, alerta. Ela também ressalta a importância de se relacionar e entrar em contato com pessoas referências para pedir orientações, além de se mostrar nos canais de mídias sociais profissionais. “Neste momento, mais do que nunca, é preciso pensar em novas possibilidades”, salienta.

O que você pode fazer por você nesse período? A psicóloga Indiamara Caumo afirma que a psicologia tem sido crucial para atra-

vessar essa crise sanitária, afinal, nessas circunstâncias é indispensável cuidar da saúde mental. Esse é um período que nos traz incertezas, ansiedade; um período em que precisamos nos adaptar a muitas situações novas. Por isso, Indiamara deixa alguns lembretes para você: - Respeite os seus limites, você não é só a sua produtividade; não se cobre tanto, seja gentil consigo mesmo; É um momento em que a ansiedade e o medo estarão fazendo parte desse quadro, porém mesmo com tantas incertezas tire um tempo para considerar as suas necessidades, para se cuidar; Não fique pensando somente na pandemia, priorize à sua saúde, o seu autocuidado e de seus familiares, e peça ajuda quando precisar. - Nesse momento de instabilidade é indispensável remeter a fazer mudanças em seus pensamentos, assim adote estratégias para prosseguir; dessa forma se criará um novo ciclo de comportamentos que ajudará você a mudar! Permita-se sentir e perceber que seu coração e sua mente tem um recado para você; aprenda a relaxar e a cuidar da sua espiritualidade, da sua saúde mental e, consequentemente, você terá ânimo e objetivos novos para esse processo de mudança.

Marcia Margarida De Zorzi Tartaro Administradora, Especialista em Gestão de Pessoas, Especialista em Psicologia Positiva e Mestre em Coaching; Membro da Sociedade Brasileira de Coaching.

Para finalizar, Indiamara relembra um ensinamento do poeta Fernando Sabino: “De tudo ficaram três coisas... A certeza de que estamos começando... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que podemos ser interrompidos antes de terminar... Façamos da interrupção um caminho novo... Da queda, um passo de dança... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte... Da procura, um encontro!”.

Indiamara Caumo Psicóloga CRP 07/25504

Av. Dr. Álvaro Severo de Miranda, 1106 Sala 2209 - Bairro Cidade Nova - Passo Fundo (54) 98408-2525 indiamaracaumo.com.br @Psicóloga Indiamara Caumo CRP 07/25504 contatovip.com.br | 43


VIP | Empresa

3

MARKETING DIGITAL EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS:

NORTES PARA ADAPTAR E FORTALECER SUA MARCA

Ionara Lermen Publicitária e Jornalista. Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC- SP). Especialista em Marketing Médico e Criação para Multimídias (Anhembi Morumbi-SP). Sócia-Proprietária da Agência Iodo Marketing. Professo-

A

pandemia do Coronavírus trouxe um impacto sem precedentes para todo o mundo. Pequenas e médias empresas geram cerca de 72% dos empregos do país e neste momento estão enfrentando inúmeros desafios. A Transformação Digital e o Analfabetismo Digital, tão falados há anos foram acelerados para muitas empresas, gerando não só uma oportunidade para geração de receita através de canais que não eram usados anteriormente (mídia paga, email, Redes Sociais, SEO) mas também um aumento da concorrência.

ra de pós-graduação. Autora da coleção de livros didáticos Crescendo no Saber.

Não temos histórico de pandemia na história recente que possa mostrar modelos de negócio ou de Marketing que forneçam o passo a passo que deve ser seguido para se reinventar e estar preparado para a futura aceleração do crescimento (e ela virá). Porém, temos nortes, já pautados em dados para ajudar o empreendedor nesse período em relação a suas estratégias de divulgação: 1 - Marketing de Relacionamento: é a

forma mais apropriada e eficaz para humanizar a marca. Nesse momento as pessoas estão emocionalmente sensíveis, a “marca amiga” que transcende essa fase com a audiência ganhará muita empatia. Para ser bem executado, é necessário relacionamentos com a sua base de contatos (whatsapp, listas) e fazer campanhas segmentadas no gerenciador de negócios (Facebook). 2 - Mídia paga: Mantenha o Marketing. Se esforce muito para não cortá-lo em sua redução

de custos. Pesquisas e estudos sobre as últimas crises econômicas (SARS, 11 de setembro, crise de 2009) mostram que empresas que mantêm ou aumentam seu orçamento de Marketing durante elas são as que não apenas se saem melhor durante a crise, mas também na recuperação que se segue. As pessoas estão usando mais a internet e as redes sociais; *Para produtos ou serviços que são mais afetados (turismo, evento, compras de ingressos, automóveis) é provável que, após a estabilização do cenário, haja um volume de busca muito maior. Assim, o digital vai ter muito mais influência na decisão de compra. 3 - Marketing de Conteúdo Relevante + Solidariedade: Aumente seus esforços de

Marketing de Conteúdo para ajudar os leads por toda a sua jornada de compra. Intercale com ações humanizadas. Inúmeras empresas estão fazendo esses tipos de ações, como: -Doações (alimentos, produtos hospitalares, álcool em gel, etc.); -Disponibilização gratuita de produtos; -Criação de produtos/serviços para setores mais impactados, etc. -Revisar o planejamento de conteúdo, os copies (legendas) e criativos (layouts) das campanhas. Seguindo esses nortes podemos ter um impacto positivo não apenas na percepção e confiança nos negócios, mas também no esforço que os negócios estão fazendo para aliviar o impacto do Coronavírus na vida das pessoas. Essa é a chave. Aquela que planta na crise com frequência, resiliência e consistência, colherá no fim dela com uma audiência mais cativa e conectada emocionalmente. Então, plantemos.

  /iodomarketing

 (54) 9.8101-7716 www.iomidia.com.br

 BELLA CITTÀ OFFICES *Escaneie pelo seu celular eouça esse artigo comentado.

44 | contatovip.com.br

AV. BRASIL 560 | SALA 2108 PASSO FUNDO - RS


VIP | Beleza

CABELO BRANCO A pandemia nos trouxe vários aprendizados e maneiras diferentes de vivermos

A

pandemia nos trouxe vários aprendizados e maneiras diferentes de vivermos, e em relação a estética não foi diferente. Muitas mulheres por não poderem ir ao salão deixaram seus cabelos na cor natural, na maioria dos casos, brancos, e com isso surge uma vontade de assumi-los. Esta é uma atitude de extrema coragem, pois a mulher precisa estar segura para uma mudança tão radical de imagem e até mesmo de comportamento porque deixar o cabelo branco é uma grande prática de desapego aos padrões impostos pela sociedade. Para iniciar esta nova imagem o melhor passo é ir cortando aos poucos os cabelos para a coloração ir saindo e o branco surgir, isso requer paciência, pois o crescimento é lento, também há a possibilidade de descolorir os fios e colorir em uma tonalidade semelhante aos fios brancos para não ficar tão evidente a linha do crescimento. Quanto ao corte o ideal é fazer uma análise visagista para defini-lo, afinal nem sempre quando uma mulher assume seus cabelos brancos está querendo assumir a idade e sim dar um passo a modernidade, é um estilo “jovem senhora moderna”. Fios brancos não possuem melanina, ficando assim mais estáticos, menos maleáveis e podendo absorver qualquer pigmento externo, por isso fazer uso de produtos hidratantes e “desamareladores” auxiliam muito para que os fios fiquem saudáveis e com uma pigmentação natural.

BENDRIGO ZANFIR Formado em Estética Capilar pela ULBRA Carazinho, e PósGraduado em Visagismo e Imagem Pessoal pela ANHEMBI MORUMBI/São Paulo.

Colorista e consultor de imagem pessoal.

bendrigocabeleireiros@hotmail.com Rua Venâncio Aires, 358 - Carazinho/RS Fone (54) 3331.1667

contatovip.com.br | 45


Um novo Serviço de Pediatria para Passo Fundo

N

os 102 anos do Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, muitas foram as inaugurações e novidades. Porém, ao longo da história, esses momentos eram marcados por eventos que reuniam Diretoria, colaboradores, imprensa e autoridades. Neste 2020, em que vivemos um momento difícil enfrentando a pandemia da Covid-19, mudanças e cuidados passaram a fazer parte do nosso dia a dia para que tenhamos saúde. Com isso, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, ao inaugurar um novo Serviço de Pediatra, realizou a cerimônia e apresentou o local a comunidade, através de uma live, respeitando as orientações de distanciamento. O Serviço de Pediatria 24h está localizado na Unidade Uruguai do HSVP e iniciou suas atividades no dia 20 de julho, atendendo a pacientes da rede particular e de planos de saúde. O espaço foi estruturado para oferecer um atendimento completo, qualificado, além de lúdico, para acolher pais e mães e humanizar o cuidado as crianças. “Estamos enfrentando grandes dificuldades, mas mesmo assim, graças ao nosso grupo de trabalho, aos colaboradores, temos sempre um pouco mais a dar, e buscamos mais e melhores serviços à população. Por isso, a entrega desse espaço é também um sinal de luta e esperança”, enalteceu Dr. José Miguel Rodrigues da Silva presidente do HSVP, que ainda, destacou o orgulho e alegria dos Vicentinos com mais essa conquista. “O Hospital nasceu com a missão de cuidar da saúde e da vida das pessoas e entregar para a comunidade este Serviço de Pediatria significa que estamos seguindo nesse propósito”. Assim como o presidente, o Superintendente Executivo Ilário De David e o Diretor Técnico Médico Dr. Adroaldo Baseggio Mallmann evidenciaram a importância

46 | contatovip.com.br

do Serviço para Passo Fundo e região, e o fato de ser algo que a comunidade também buscava. “O Hospital busca ouvir e compreender as demandas da comunidade e então, ampliamos o espaço físico e montamos esse Pronto Atendimento Pediátrico altamente qualificado, na Unidade Uruguai. O espaço conta com um corpo clínico pronto para atender urgências e emergência e que também trabalhará como parceiro dos médicos Pediatras”. Em relação ao atendimento dos pacientes do Sistema Único de Saúde, os diretores pontuaram ainda que, este segue sendo realizado na Unidade da Teixeira Soares, com a qualidade e experiência de mais de 100 anos de trabalho. Carinho, agilidade e qualidade para atender as crianças A coordenadora do Serviço, pediatra Dra. Simone Beder Reis relata que o Serviço de Pediatria conta com estrutura para consultas e Pronto Atendimento 24h, Sala Vermelha para Emergência, Observação, Bloco Cirúrgico e Internação e tem como destaques a equipe de profissionais pediatras especialistas, possibilidade de exames de laboratório e imagem no mesmo local, equipes assistenciais qualificadas, além da segurança e humanização no atendimento

que são características do Hospital São Vicente. “Nós pensamos tudo com muito carinho, desde a chegada e acolhimento para que os pais fiquem mais tranquilos, pois sabemos que quando um filho não está bem, os pais também ficam apreensivos, até, toda a estrutura técnica e profissional”, pontua a pediatra, relatando também sobre a parceria do Serviço com os pediatras. “Os pais sabem que intercorrências não tem hora para acontecer e por isso, estaremos aqui para atender e dar suporte. Se necessário entramos em contato com o pediatra da família ou em casos de necessidade de outra especialidade, também temos profissionais a disposição”, evidencia Dra. Simone. Além de estrutura e profissionais qualificados, o Serviço traz a ludicidade e humanização, fundamentais quando se fala em atendimento pediátrico. A Gerente de Enfermagem da Unidade Uruguai, Enfª Márcia Ferrão de Medeiros, salienta que o espaço foi ambientado com tema fundo do mar, trazendo um colorido e alegria para o ambiente. “A equipe foi capacitada para atender não só a criança, mas dar suporte a família. Além do ambiente, atrativo para acalmar os pequenos no momento da dor e do medo”.

Estrutura foi pensada para acolher pais e crianças. (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Scheila Zang).


VIP | Saúde

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM PRÓTESE REVERSA DE OMBRO?

A

té poucos anos atrás, quando nos deparávamos com uma Artropatia do Manguito Rotador, (lesão crônica, que já causou desgaste da articulação no ombro), não tínhamos uma opção de tratamento que pudesse aliviar a dor do paciente e devolver uma boa mobilidade dessa articulação. Esses pacientes normalmente apresentavam uma limitação funcional muito significativa. Nos anos 80, entre muitos estudos anatômicos, biomecânicos e experimentais começava a surgir uma solução: a prótese reversa de ombro. Foram necessários ainda muitos anos de trabalho e estudo constantes para que os primeiros achados fossem transformados em uma realidade que pudesse ser aplicada em todo o mundo. O primeiro país a usá-la em larga escala foi a França, nos anos 90. A partir de 2003 passou a ser realizada também nos EUA. No Brasil essa técnica está disponível há pouco mais de 10 anos. Hoje ela é uma grande aliada do Cirurgião de Ombro e Cotovelo, possibilitando que possamos tratar de forma eficaz os pacientes que apresentam quadros de

Airton Rodrigues

Especialista em Ombro e Artroscopia CRM 22070

Atende: HO, COT

Dr. Francisco José dos Santos Neto CREERS 19218

Atende: HO

Dr. Eder Menegassi Martel CREMERS 28711

Atende: HO e MOT

Artropatia do Manguito Rotador. Ela recebe esse nome porque apresenta um design diferente, que inverte os componentes anatômicos, ou seja, a cabeça umeral, normalmente esférica, passa a ser côncava e a glenóide, estrutura côncava na qual se insere a cabeça umeral, torna-se esférica. Essas características são muito importantes porque permitem, além do alívio da dor, uma recuperação da função do ombro, ou seja, o paciente pode retornar a realizar suas atividades cotidianas, o que já não era possível na vigência da Artropatia. E isso só é possível graças a essa inovação. Hoje em dia ela também já é utilizada em outras situações, como fraturas, sequelas de traumas antigos, luxações, entre outros. O conhecimento sobre esse tipo de prótese é crescente, bem como o seu uso. Em resumo, esta é uma inovação que veio para ficar. A experiência com essa prótese já é muito grande em nossos serviços, possibilitando que ela seja usada nos casos em que tem indicação, oferecendo grande auxílio a nossos pacientes e atingindo nosso objetivo, devolver a qualidade de vida e alegria a eles.

Marcos Monteiro da Cunha de Souza

Ortopedia e Traumatologia Cirurgia do Ombro e Cotovelo CRM 37496

Atende: HO, COT

@marcos_monteiro_

Av. Sete de Setembro, 817 Centro - Passo Fundo/RS Fone (54) 2104.4333

Rua Quatorze de Julho, 220 Centro - Carazinho/RS Fone (54) 3330.1101

Rua Bento Goncalves, 10 Marau/RS Fone (54) 3342.9426


VIP | Agronegócio

A produtividade dos vinhedos gaúchos na serra e na campanha é celebrada

Sandra Rodriguês Empresária, Diretora Executiva e Operacional do Cinbalagens-Ária, Passo Fundo, Sócia-Proprietária da empresa Reversa Agro, Carazinho e Presidente da FENACE Federação Nacional das Associações de Centrais e Afins.

C

aro leitor, a seca prejudicou muitas culturas e, apesar das condições climáticas não terem contribuído muito, isso não ocorreu com as uvas. Os vinhedos encontraram condições ideais, fazendo com que a maturação fosse completa, sendo ela responsável pela excelência na qualidade deste ano. O inverno não nos castigou como de costume, uma característica do Rio Grande do Sul, que é conhecido no Brasil inteiro por seus invernos rigorosos que atraem turistas em busca da nossa culinária e de excelentes vinhos. Alguns meses de forte estiagem causaram grande impacto nos vinhedos, afetando diretamente a brotação das videiras, o que ocorreu parcialmente nas varas de todo o ano; com isso houve uma relevante diminuição no processo de produção das plantas em algumas áreas de cultivo, por se tratarem de variedades diferentes, algumas mais resistentes outras menos resistentes. QUALIDADE DOS VINHOS Contudo, se espera uma grande safra para o ano de 2020; não em termos de volume na colheita, que já apresentou redução, mas pela apresentação em qualidade, com um equilíbrio em acidez e concentrações surpreendentes, um produto com qualidade total, com mais cor, açúcar, bem como taninos (conhecido como um elemento contido na casca da uva, responsável por dar corpo ao vinho). A expectativa é que seja um pouco menor que a safra de 2019, que registrou 614,2 mil toneladas (segundo a SISDEVIN). A SAFRA 2020 A safra trouxe um aumento significativo para a elaboração de vinhos finos e de mesa. Com maior número de glucométrico da uva, foi possível a elaboração de vinhos nobres que são exclusividade das espécies de uva Vitis vinífera, com maior teor alcoólico, que vai de 14,1% a 16%. Os sucos também

obtiveram um grande aumento em sua produção, comparado a safra do ano de 2019. A CAMPANHA GANHA DESTAQUE NA PRODUÇÃO DE VINHOS A região da campanha do Rio Grande do Sul, também ganha destaque e, desta vez, pela produção de vinhos, comemorando o selo de Indicação Geográfica (IG), conferido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A região traz consigo características diferenciadas e únicas. Um dos fatores que lhe confere este destaque é que a região produtora tem o clima mais quente, com extensas áreas planas e de baixa declividade, o que contribui facilitando a viticultura, com custos menores e maior escala de produção. A região passou por um processo rigoroso, com apresentação de técnicas que vão desde a apresentação de variedades autorizadas para a produção, passando por várias etapas até chegar a fase de avaliação de especialista. Atendendo aos padrões analíticos, será aprovada e por fim receberá o atestado de conformidade, que lhe confere a indicação de procedência campanha gaúcha, atestando as características de sua região. O processo foi de cerca de cinco anos, sob a pesquisa e acompanhamento da Embrapa RS. Considerando o lado econômico, existe a possibilidade de perdas em volume na colheita, porém, devemos considerar que houveram altos ganhos em qualidade das variedades, deixando registrada sua história, chamando ainda mais atenção dos consumidores para os nossos produtos, pela alta qualidade dos vinhos que serão apresentados nesta safra de 2020 no estado do Rio Grande do Sul. Não há como encerrar esta leitura se não de uma única maneira: saboreando um bom vinho GAÚCHO. “O vinho molha e tempera o espírito, e acalma as preocupações da mente” SÓCRATES

Rua General Osorio, 840 Sala 01 - Ed. Mediterranee Passo Fundo/RS (54) 3317-1560 / 3317-1570 www.cinbalagens.com.br

48 | contatovip.com.br


Contato por WhatsApp: (51) 3358-4770. Todas as regiĂľes.


VIP | Sociedade

Céia Giongo |

Passo Fundo

Use Máscara!

Em tempos de pandemia a regra é clara: use máscara!

Céia Giongo Colunista social e jornalista. Assina

Vania Bergonsi, Doli Dalvit e Marinês Dóro Pereira.

coluna no jornal O Nacional, de Passo Fundo, e apresenta programa no canal 26 NET. Blog: giongo. blogspot.com

A empresária Carolina Rossato, mantendo rotina de trabalho com agenda cheia em tempos de instabilidade econômica. No segmento de equipamentos agrícolas, no qual atua, os desafios são e serão grandes. Cristiane e Luciano Toson e as filhas Isadora e Isabela.

Pet Lovers Michele Birckeuher e sua pet Lilly

50 | contatovip.com.br

Cicera Lago, do Atelier Titabendita, assina a criação de suas máscaras exclusivas. Esta da foto em 3D é top. As máscaras da linha feminina e masculina do atelier estão fazendo sucesso nestes tempos de uso obrigatório das mesmas.



52 | contatovip.com.br


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.