Revista Contato VIP - Agosto de 2021 - Carazinho/RS

Page 1

SAÚDE MENTAL

ADVOCACIA EM PAUTA

Profissionais comemoram seu dia e debatem os temas mais pertinentes do momento

Psicólogos desvendam a alma humana através das experiências e comportamentos do dia a dia

BELEZA

Mariana Momm Crusius vai representar o Brasil no Miss Pacific

MILTON SCHMITZ

Celebra sua trajetória ao comemorar 70 anos


beleza natural Realçar a sua

é a nossa missão

IMPLANTES DE CONTORNO FACIAL Com tecnologia atual, podemos fazer estes implantes personalizados através de tomografia computadorizada, obtendo um encaixe perfeito.

EMAGRECIMENTO FACIAL Procedimentos associados que diminuem a gordura facial

REJUVENESCIMENTO DA ÁREA DOS OLHOS Tratamento que diminui a flacidez na região dos olhos


Rua XV de Novembro, 200 - Sala 4 Pátio da XV - Passo Fundo/RS Gilséia Woitchunas

(54) 3312.4466 - (54) 99600.4466 @gilseia_woitchunas www.gilseia.com.br

Doutora, Mestre e Especialista em Cirurgia Buco Facial Professora em cursos de Harmonização Facial Especialista em Harmonização Facial

PREENCHIMENTO FACIAL Técnicas empregadas para correção de sulcos, rugas e cicatrizes, por meio de injeções de substâncias sob a pele na área a ser tratada, elevando-a e, assim, diminuindo sua profundidade.

TRATAMENTO PARA FLACIDEZ DO PESCOÇO Associação de técnicas utilizando Bioestimuladores de Colágeno, ativos específicos para flacidez e toxina Botulínica.

CONTORNO MANDIBULAR Procurado principalmente pelos homens, consiste na definição do contorno e ângulo mandibular.


CARTA DA EDITORA

A Democratização do Direito

Se há uma categoria profissional que teve visibilidade durante a pandemia, foi a dos advogados. Claro que isso é um fenômeno que está acontecendo em todas as profissões, devido a internet, tendo se intensificado nesse período, onde as redes sociais foram as grandes alavancadoras de conteúdo. Porém aqueles escritórios suntuosos, onde o cliente chegava até com certo receio, abriram literalmente as portas. O advogado e a advogada passaram a compartilhar conteúdo, a esclarecer temas até então difíceis para o leigo, a debater através de lives, e até a mostrar o dia a dia do seu escritório. Com isso a advocacia ganhou a simpatia de muitos, a profissão está sendo vista como desafiadora, porém envolvente, temas complicados foram desmitificados e o acesso a informação tornou a figura do profissional bem mais acessível. Aconteceu enfim, a democratização do Direito. Como sempre fazemos no mês de agosto, dedicamos uma pauta aos advogados e ao debate dos temas mais palpitantes do momento. Esse material, multimídia, também pode ser conferido nas entrevistas e lives que acontecem no mês de agosto, nos canais digitais da revista Contato VIP. Dra Analuisa Freitas representa os profissionais do Direito em nossa capa de PF. Em Carazinho vamos conhecer um pouco mais do cidadão Milton Schmitz, já que o homem público é conhecido através de duas gestões como Prefeito do município. Ao completar 70 anos Milton fala da sua história, família e conquistas. Em Marau o cirurgião-dentista Ronaldo Girardi estampa a capa e conta as novidades da odontologia e os tratamentos que estão revolucionando os sorrisos. Esta edição traz ainda um especial com psicólogos, que mergulham em diversos temas e nos mostram um panorama da saúde mental nos dias atuais. Esse importante profissional celebra o seu dia em 27 de agosto.

Rosemara Toledo Jornalista DRT/RS 12763 Sócia-proprietária da editora Contato Comunicações Ltda. Foto: Cristiani Lauxen

Saúde, beleza, arquitetura e outras pautas completam nossa edição de agosto, que vai com um abraço especial a todos os pais. Boa leitura e até a próxima.

Direção: Rosemara Toledo Rg. DRT/RS 12763

Ano XXV | nº 307 | Agosto | 2021 Av. Flores da Cunha, 1663, Sala 101 Ed. Agnello Senger - Carazinho/RS Fone (54) 3330-1529 vip@contatovip.com.br | contatovip.com.br Contato VIP é uma publicação da Contato Comunicações Ltda. Empresa fundada em 15 de julho de 1988, por Sideno João Docena (In Memorian)

4 | contatovip.com.br

Jornalismo: Camila Toledo Docena DRT/RS 18547 Colunas: Céia Giongo Manno Escobar

Editoração Gráfica: Juliano Graebin Departamento Comercial: Carla Oliveira Tatsch Josefina Monteiro Iara Vargas A revista não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidas em colunas assinadas e materiais divulgados em anúncios publici tários.


LANÇAMENTO Conquiste o metro quadrado mais valorizado e de maior procura na locação. Exclusividade em frente ao Colégio Conceição.

Lounge Interno • Salão de Festas • Espaço Gourmet Sala da Jogos • Espaço Fitness • Espaço Coworking Sala de Reuniões • Lounge Externo • Solarium

(54) 3045-3366 comercial@poligono.com.br www.poligono.com.br @poligono_engenharia


ÍNDICE

11

08

DRA. ANALUISA FREITAS

MILTON E ANDREIA SCHMITZ

Em Passo Fundo a Dra. Analuisa, do escritório Freitas Advogados, comora o Dia do Advogado e representa todos os profissionais que participam do especial Advocacia em Pauta.

Em Carazinho o prefeito Milton Schmitz comemora 70 anos de vida, compartilha sua trajetória de sucessos e fala sobre sua história, família, conqusitas e desafios.

Foto: Daniel Tatsch

Foto: Arderson Artmann

30

RONALDO GIRARDI

Em Marau o cirurgião-dentista fala de pioneirismo e inovação na implantodontia. Foto: Daniel Tatsch

32

45

36

40

Saiba o que a Medicina Hiperbárica pode fazer por você.

Mariana Momm Crusius vai representar o Brasil no concurso Miss Pacific 2021.

A arquitetura sob a ótica emocional.

Lilila Ripilica, a loja de Passo Fundo, pensada para as crianças.

Saúde

Beleza

Decoração

11

RevistaContatoVip 6 | contatovip.com.br

Empresas

49

ADVOCACIA EM PAUTA

SAÚDE MENTAL

Os temas mais dicutidos na sociedade são colocados na pauta por advogados apaixonados pela profissão.

No mês em que se comemora o Dia do Psícólogo, os profissionais abordam os vários aspectos da saúde mental.

RevistaContatoVip

Revista Contato VIP


Gabriela Cechet curtindo ao máximo seu dia de Noiva.

Marcia Correa Villarroel e Natalia Lago Busato sempre lindas e esbanjando simpatia.

Leonardo Dallagnol sempre de cara nova. Greice Reiter e Laura Closs em produção para festa de formatura.

Momento Kids: Isabela Gasparoto e Maria Gabriela.

Maristela Faith sempre atual e moderna, aderindo à franja do momento.

Alba Vieira Mello e sua filha Claudia Mello Mejolaro, mãe e filha, carisma e atitude é de família.

Rua Capitão Eleutério, 639 - Passo Fundo/RS - (54) 3311-3335


VIP | Capa

Milton Schmitz FOTO | ANDERSON ARTMANN

CELEBRA SUA TRAJETÓRIA AO COMEMORAR 70 ANOS

Na comemoração dos 70 anos

N

ascido em 1951, na pequena cidade de Sobradinho/ RS, o hoje Prefeito de Carazinho Milton Schmitz teve ao longo de sua trajetória muitos desafios que o impulsionaram para tornar-se o homem de tantas conquistas que é hoje. Quando tinha 15 anos, seu irmão mais velho fundou a empresa Transportes Waldemar, em Carazinho, e Milton logo veio para a cidade trabalhar na empresa de seu irmão. Milton sempre foi um visionário e, assim, iniciou sua carreira aos 17 anos, quando foi morar e liderar a abertura da filial da empresa na cidade de São Paulo.

8 | contatovip.com.br

O trabalho era desafiador, difícil e puxado para um adolescente, pois além das descobertas para desenvolver um bom trabalho numa cidade grande, num ramo que exige um bom senso de localização e dar conta das demandas que exige o ramo do transporte, ainda era preciso administrar a saudade da família. Depois de alguns anos voltou a morar em Carazinho, já exercendo a atividade de Sócio Diretor Comercial na matriz da TW. No ano de 1990 assumiu a presidência da empresa, onde permaneceu por mais de 22 anos. Na sua gestão junto a equipe de sócios esteve ampliando e qualificando a TW,

levando a empresa a destaque nacional e implantando a logística do agronegócio nesta cidade. Como precisou enfrentar desafios profissionais e pessoais na idade em que deveria estar se dedicando aos estudos, voltou a instituição escolar mais tarde para buscar especialização na área profissional em que atuava. Em meio a estudos e ao desenvolvimento profissional, Milton também construiu sua família. Ele teve a felicidade de ser pai de cinco filhos: Felipe, Juliana, Maurício, Bruna e Lucas; e hoje também vive a alegria de ser avô de Ananda. Milton


VIP | Capa FOTO | JEAN AMARAL

ALGUNS MOMENTOS MARCANTES NA VIDA DE

Milton

é casado com Andréia, mãe de Lucas, primeira-dama e Secretária Municipal de Assistência Social. O casal divide seus dias e também os desafios de trabalhar em prol do município. Foi após uma longa caminhada no ramo de transporte e logística do agronegócio, recheada de desafios, aprendizados e muito trabalho, que chegou o momento em que Milton escolheu desfrutar a vida com mais leveza e tranquilidade, então, eis que veio um novo olhar para as atividades comunitárias, as quais sempre teve um carinho e respeito, sendo voluntário em várias instituições. Logo, veio o convite para concorrer a um cargo público, que o fez refletir sobre toda sua história profissional e pessoal, sentindo naquele momento que poderia sim contribuir com todo seu conhecimento, habilidades, relacionamento e competências para retribuir a acolhida carinhosa que a capital da hospitalidade lhe proporcionou, e assim buscar desenvolver e administrar um município que tem muitas potencialidades e desafios para se tornar ainda mais próspero. Milton aceitou com grande respeito o convite, concorreu a prefeito e foi eleito com mais de 70% dos votos. Iniciou em mais um trabalho desafiador, pois o mundo da política, da administração pública é norteado por condutas lentas e burocráticas, muito diferente da iniciativa privada. Montou equipes técnicas competentes, remodelou e desburocratizou o que estava a seu alcance e poder, atingiu metas grandiosas, foi reconhecido pelos órgãos de controle e fiscalização do poder público com um gestor competente e ético em suas ações, e assim estaria cumprindo com seus compromissos pessoais de contribuir com nossa comunidade carazinhense.

Membro da Ordem do Transportador Emérito

Medalha de Bronze, modalidade Bocha

Jogos Mundiais de 2009, realizados em Kaohsiung, Taiwan China, entre 16 e 26 de julho de 2009.


VIP | Capa

Mas, sentindo que naquele momento era necessário dar continuidade a um trabalho de grande importância para o desenvolvimento de nossa cidade, atendeu mais uma vez aos inúmeros pedidos de dar sequência a um modelo de gestão já implementado e aceitou um novo desafio, concorrer a uma reeleição. Milton relata que ponderou várias questões, neste momento, até a família estava pensativa e incentivando-o a sair da vida pública. Mas após várias reflexões aceitou colocar seu nome a disposição da comunidade e dedicar-se mais quatro anos a este trabalho. E pela primeira vez na história (2020), Carazinho teve um prefeito reeleito, com chapa pura (MDB) e com uma mulher como vice-prefeita.

Fazer 70 anos é atingir um nível alto de sabedoria, experiência e vivências, com a certeza que nunca é tarde para aprender. É saber que as alegrias chegam a partir da garra e persistência. Ter o coração recheado de sonhos e a mente sedenta de conhecimentos. São sete décadas com muitas histórias para contar e muitas coisas para agradecer e celebrar!

Milton em meio aos filhos Felipe, Bruna, Juliana, Maurício e Lucas.

10 | contatovip.com.br

Com a neta Ananda.

FOTOS | ANDERSON ARTMANN

Da infância pobre e difícil ao empresário de sucesso, ao administrador público de respeito, ele percorreu muitos caminhos de trabalho árduo e grandes aprendizados. Tem em sua trajetória a presença de familiares, amigos, empresários e políticos que são fundamentais para seu crescimento pessoal e profissional, os quais sempre acreditam em sua capacidade.

Muita parceria e cumplicidade nesta relação! Milton e a esposa Andreia Schmitz, primeira-dama e Secretária Municipal de Assistência Social.


ADVOCACIA EM PAUTA No dia 11 de agosto comemoramos a profissão de advogados e advogadas - pessoas que escolheram dedicar suas vidas a lutar pelos direitos das pessoas. Nesta edição da Revista Contato VIP colocamos a advocacia em pauta e reunimos profissionais de diferentes áreas para falar sobre os temas mais pertinentes do momento. Começamos pela nossa capa de Passo Fundo, a advogada Analuísa de Freitas.

Dra. Analuísa de Freitas FOTO | DANIEL TATSCH

Uma trajetória de dedicação ao Direito

A

nossa capa de agosto – Mês da Advocacia, é dedicada à Dra. Analuísa de Freitas, sócia da banca Freitas Advogados, em Passo Fundo/RS. É casada com o Dr. Eduardo Foscarin Pedroso, Defensor Público Estadual, com quem tem os filhos Leonardo de Freitas Pedroso, 15 anos, e Bibiana de Freitas Pedroso, 9 anos. É graduada pela Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo, com especialização em Contratos e Responsabilidade Civil pela UPF/UFRGS, junto com a advocacia também foi professora de ensino superior e pós graduação por quase dez anos, e mantém atuação profissional notadamente nas áreas de direito de família, sucessões e planejamento sucessório. Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família, já foi conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil, fazendo parte atualmente da Comissão de Direito de Família e Sucessões da OAB. Nascida em uma tradicional família de advogados, a profissional homenageada da Revista Contato Vip considerou natural a escolha pelo Direito, que foi vivenciada em casa e entre familiares desde muito cedo. Já na faculdade iniciou como estagiária na empresa da qual hoje é sócia, tendo contato com o quotidiano da advocacia e se reconhecendo pertencer àquele mundo. Nunca fez concurso público, justamente porque fez da carreira uma prioridade, jamais hesitando quanto à sua escolha.


FOTO | DANIEL TATSCH

ADVOCACIA EM PAUTA

A equipe do escritório Freitas Advogados

Mantendo a sua área de atuação no direito de família, percebeu ser uma área de trabalho que traz efetiva mudança na vida dos clientes, na medida em que todos possuem famílias, sejam elas da configuração em que forem percebendo que a renovação constante da sociedade vem, de certa forma, e com certa agilidade, acompanhada pelo direito de família, conseguindo auxiliar seus clientes a garantir seus direitos subjetivos de forma mais eficaz do que em outras áreas do direito. Temas como guarda compartilhada, famílias multiparentais, guarda, alimentos, alienação parental, divórcio, inventário, planejamento sucessório, criação de holdings familiares, adoção, partilha de bens, testamentos, herança digital, famílias multe espécies, tutela e curatela dentre outros, são questões que são comuns praticamente à todas as pessoas e empresas, e conseguem ter retornos rápidos e eficazes através do trabalho na área de direito de família. Com a evolução que essa área vem sendo contemplada desde a Constituição Federal de 1988, somada às leis federais, decisões de tribunais superiores e o auxílio de áreas afins, que são deveras consideradas para a resolução dos problemas jurídicos, tais como a Psicologia, Psicanálise e Assistência Social, praticamente todas as necessidades de tutela jurídica necessárias para a resolução e diminuição de conflitos são atendidas.

A Dra. Analuísa considera que o Brasil, em que pese as pautas morais de certa forma retrógradas ajustadas por poucos setores da sociedade, se encontra em estágio legal bastante evoluído no que diz respeito ao reconhecimento de direitos, especialmente quanto à valoração jurídica dos afetos e da dignidade da pessoa humana. Todos podem postular o reconhecimento de direitos relacionados ao direito de família, tendo pouquíssimos temas não legislados da área. Esse dado de realidade, segundo a advogada, é um diferencial imenso, posto que traz à todos os cidadãos a possibilidade de ter junto ao Poder Judiciário a discussão e direito de obter respostas à demandas, o que em certos casos, no passado, era impensável. Nesse contexto, os principais desafios da Advocacia Familiarista são os deveres de estar atualizado com os inúmeros aspectos legislativos, estudos das decisões inovadoras, além de escuta acolhedora e empática dos problemas subjetivos dos clientes, que podem ser resolvidos também pelo Direito. Além disso, considerando que grande parte das demandas trazem desafios de resolução de questões patrimoniais, deve-se aplicar ao ramo do direito de família outras áreas, como o direito empresarial e direito das obrigações. Como se vê, se trata de uma área cada vez mais especializada e subespecializada, que vem evoluindo dia após dia para atender a

evolução da sociedade. E é nesse contexto que a Dra. Analuísa de Freitas vem se destacando, eis que realiza o trabalho, junto a equipe de seu escritório sempre pautando pela ética, honestidade e estudo particularizado de caso a caso, além de atuar de forma disciplinar para resolução dos problemas e melhor orientação a seus clientes. Cada atendimento é único, com suas particularidades, sendo desenvolvido a solução mais adequada para cada cliente. Considera que os desafios da Advocacia são agir como verdadeiro instrumento de Justiça, defendendo os valores constitucionais, e agindo para que a obtenção dos direitos seja também auxílio de mudança social, diminuição de desigualdades e proteção à valores que são caros à sociedade. A Advocacia sempre será um instrumento de pacificação social, sendo que cada profissional do direito contribui, de alguma forma, para a melhoria da sociedade. Com a Pandemia, os escritórios de advocacia e profissionais tiveram que se reinventar, com altos investimentos para tornar o exercício da profissão compatível com as exigências de manutenção e prosseguimento do trabalho. Atualmente, as audiências em todas as áreas estão sendo de forma virtual, onde os clientes não precisam mais se dirigir aos fóruns, e sim no escritório, que adotou as melhores tecnologias para a realização das solenidades. Além disso, são realizadas as reuniões


ADVOCACIA EM PAUTA

virtuais sem necessidade de deslocamento das partes, inclusive de todo o Brasil e as vezes até do exterior, assinaturas eletrônicas de documentos, virtualização de

praticamente todos os processos, adoção de técnicas de visual law, design think, desenvolvimento de projetos na sede de Porto Alegre, enfim, uma aceleração intensa

de um novo tempo para a Advocacia e o próprio Poder Judiciário. Se acredita que algumas práticas, inclusive, vão se manter mesmo após o fim da Pandemia.

FOTO | DANIEL TATSCH

Destaca que os departamentos de direito do trabalho, direito empresarial, direito administrativo e eleitoral, e direito penal são outras áreas de atuação da sociedade de advogados, com atuação destacada de todos os demais colegas. Ao olhar para trás, a Dra. Analuísa tem muito do que se orgulhar. De fato, considera não ter conquistado sozinha uma carreira sólida como advogada, com 24 anos de atuação, pois foi precedida por grandes advogados, que também são seus familiares: é filha do Dr. João Baptista Mello de Freitas, e sobrinha do Dr. José Mello de Freitas, os irmãos que a precederam e que fundaram o escritório de advocacia que comemora 50 anos em 2021, profissionais de quem muito se orgulha. Além disso, seus irmãos e colegas de escritório também fazem parte de grandes exemplos de profissionais que honram a profissão, permitindo que Freitas Advogados seja uma referência da Advocacia. Nossa homenageada considera um privilégio contar com esse legado, posto que além do compromisso legal que mantém no desenvolvimento de suas atividades, é imbuída, junto a seus colegas, à dar continuidade e manter o legado que foi construído.

Rua São Lázaro, 916, Bosque Lucas Araújo – Passo Fundo/RS Telefones (54) 3313.4099 – (54) 99932.1994 freitas@freitas.adv.br (54) 99936-3964

No ano de 2021, não sendo possível promover uma grande festa presencial para a comemoração dos 50 anos de Freitas Advogados, serão publicadas nas redes sociais um pouco da história, fotografias e casos para participar como se chegou até essa marca, além de grandes projetos profissionais que irão se desenvolver. Segundo a Dra. Analuísa, há muito o que se comemorar com o aniversário do cinquentenário de Freitas Advogados, afinal, a história dos fundadores que iniciaram as atividades se confunde com a própria história do município de Passo Fundo, sendo uma honra poder se orgulhar do trabalho sério e comprometido e da Advocacia ética praticada por 50 anos por toda a equipe e os colegas que aqui já passaram, e que mira seguir existindo e acompanhando todas as evoluções da sociedade, do direito e da lei.


ADVOCACIA EM PAUTA

Os desafios da advocacia corporativa durante a pandemia

E

FOTOS | DANIEL TATSCH

ntre os principais desafios da advocacia corporativa neste período de pandemia, destacamos a busca pelas melhores soluções em termos de aplicação das flexibilizações da legislação trabalhista, a fim de reduzir o custo operacional das empresas. Nesse ponto, veja-se por exemplo, que no início da pandemia causada pela COVID-19, “dormíamos” diante de uma situação jurídica e, ao amanhecer, dizíamos que já existia outra situação, pela edição das chamadas Medidas Provisórias, editadas pelo Governo Federal. Diante disso, rapidez, conhecimento, na busca das melhores soluções às demandas de cada cliente estão entre os principais desafios da advocacia corporativa, em nossa visão. Também é necessário pontuar a importância da adequação, com profissionais devidamente capacitados, à Lei Geral de Proteção de Dados, cuja parte da Lei se encontra em vigor, desde setembro/2020 e cujas sanções passam a ser aplicáveis a partir de agosto/2021. Para superar esses desafios o conhecimento técnico da advocacia corporativa foi fundamental, pois não bastava apenas a aplicação das medidas governamentais, na esfera trabalhista, por exemplo, mas sim, o entendimento da melhor estratégia de aplicação à cada realidade empresarial, inclusive com forte utilização de mecanismos de negociação com os Sindicatos. A importância de conciliar os conhecimentos técnicos com a realidade de cada empresa também se fez fundamental no momento de adequar os empreendimentos empresariais à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), embora esta se aplique a todo e qualquer ramo (pessoas físicas ou jurídicas) que efetivem o tratamento de dados, conforme, aliás, já falamos em outra edição da Revista Contato Vip. Percebe-se, nestes dois questionamentos, que para quem atua com advocacia corporati-

va, efetivamente, é fundamental conhecer a realidade de cada empresa. Na adequação à LGPD, embora a Lei seja a mesma, cada ramo empresarial vai demandar uma formatação específica. Vale dizer: O que servir a “Chico”, não servirá a “Francisco”,

porque cada empresa tem uma finalidade, um objeto empresarial e, em consequência, necessitará de uma adequação específica para si. Tivemos que nos reinventar quanto à necessidade de uma agilidade ainda maior


ADVOCACIA EM PAUTA

FOTOS | DANIEL TATSCH

na solução dos desafios enfrentados junto com nossos clientes, além da adaptação à realização de ainda mais reuniões tele presenciais e, também das audiências, em que auxiliamos as empresas a também se adequar na participação desta nova modalidade, capacitando os prepostos para tanto, e os ambientes empresariais. A importância do papel da advocacia na tomada de decisões por parte das empresas A advocacia teve papel fundamental na tomada de decisões neste momento de pandemia, haja vista que a figura da advogada/do advogado apenas realizando procedimentos processuais não se enquadra na advocacia corporativa, razão pela qual, a tomada de decisões estratégicas do negócio teve a participação ativa da classe, pois foi por meio desta que se buscaram as melhores soluções na área trabalhista para utilização das ferramentas de flexibilização, por exemplo. Na esfera cível, da mesma forma, foi importante a presença da advocacia, para traçar estratégias junto à fornecedores, na medida em que muitas empresas tiveram suas realidades econômicas sobremaneira atingidas, sendo necessário, assim, renegociar contratos, índices de correção monetária, afastamento de alguns encargos moratórios, entre outros. Tecnologia Uma das coisas que a pandemia nos mos-

trou foi a importância da interação, através dos diferentes meios tecnológicos. Ferramentas como Zoom, Google Meet, WhatsApp, por exemplo, tornaram-se ainda mais essenciais no dia a dia da advocacia. A tecnologia, assim, mostra-se de suma importância para o trabalho da advocacia corporativa, já que facilita, em muito, a agilidade pelas reuniões tele presenciais. Igualmente, nos auxilia no controle e planejamento das ações junto às clientes (empresas), uma vez que nos permite ter cada vez mais ferramentas precisas para a administração dos escritórios e, em consequências, dos processos, tanto na esfera extrajudicial, quanto judicial.

Futuro pós-pandemia na advocacia corporativa Espera-se uma atuação ainda mais próxima dos nossos clientes, visando uma advocacia estratégica e preventiva, a fim de auxiliar na maior lucratividade empresarial e, para tanto, com a necessidade de entender cada vez mais não só as normas legais, mas em especial, a realidade empresarial, ou, como dizemos em nosso escritório, conhecer “o chão de fábrica”, para poder sim, aplicar essa advocacia corporativa, voltada à realidade de cada cliente. Acreditamos que esse é um grande diferencial: o conhecimento da realidade e das necessidades de cada empresa, para poder prestar um atendimento de qualidade. Essa é a nossa missão enquanto advogadas corporativas.

Rua São Lázaro, 916, Bosque Lucas Araújo – Passo Fundo/RS Telefones (54) 3313.4099 – (54) 99932.1994 freitas@freitas.adv.br (54) 99936-3964

Maiaja Franken de Freitas, advogada, especialista em Direito Tributário pelo ILFG; especialista em Direito e Processo do Trabalho, pela Universidade de Passo Fundo, sócia do escritório Freitas Advogados. Atuação na área de direito público e direito privado, há 16 anos.

Mohara Franken de Freitas Advogada e especialista em Direito do Trabalho pela Universidade de Passo Fundo, sócia do escritório Freitas Advogados Associados. Atuação na área da advocacia corporativa, com ênfase na área trabalhista há mais de 10 anos.


ADVOCACIA EM PAUTA

Atenção para a autoalienação parental ou alienação autoinfligida

E

FOTO | DANIEL TATSCH

ste é um tema pouco discutido pela sociedade jurídica, visto que o conceito de autoalienação é muito recente, tendo como seus precursores Ana Carolina Carpes Madaleno e Rolf Madaleno. A autoalienação parental ou alienação autoinfligida geralmente é ocasionada pelo genitor que não detém a guarda dos filhos, muitas vezes gerada pelo comportamento disfuncional do pai ou mãe, que ainda não superou o fim do relacionamento, em que reclama ser alienado, mas sendo ele próprio o responsável pelo afastamento dos filhos. O autoalienador se coloca no lugar de vítima, acusando o genitor(a) que reside com os filhos de ser “o culpado pelo fim da família”, geralmente dizendo coisas como: “sua mãe que não deixa termos mais tempo juntos”, “ela que nos afastou”, ocasionando abuso emocional da prole, que não mais deseja conviver com aquele pai/mãe nos dias acordados. E, neste caso, o genitor repudiado pelos filhos culpa o outro de

alienação parental, quando na verdade o afastamento deve-se exclusivamente pelas suas próprias atitudes. Algumas atitudes são típicas da autoalienação: a) Ausência prolongada e imotivada dos filhos; b) Agressividade com os filhos, violência física, verbal e psicológica; c) Desprezo pela vida cotidiana e falta de diálogo com o filho; d) Culpar o genitor que reside com a criança por tudo de ruim que acontece; e) Genitor que não reconhece que está deprimido ou depressivo, projetando no outro as razões para os problemas que encontra para estar com seus filhos; f) Imposição da convivência dos filhos com a madrasta/padrasto, acreditando ser exclusivamente do outro genitor a culpa pela não aceitação do atual companheiro(a); g) Pai que cria dentro de sua própria casa, e diante de sua nova família, situações constrangedoras para que os filhos se sintam excluídos, diminuídos, forçando situações que resultam na vontade dos mesmos de não mais visitarem o pai; h) Criação de regras excessivas para seus filhos que terminam por assustar as crianças, de forma que as mesmas busquem evitar o convívio com o genitor. A falta de conhecimento da prática da autoalienação parental faz com que muitos casos sejam conduzidos de maneira

equivocada, atribuindo-se a um dos genitores a prática de alienação parental, quando, na verdade, se tem a situação inversa, ou seja, a alienação autoinfligida. A alienação parental, segundo a Lei 12.318/2010, é a interferência na formação psicológica da criança e do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, avós, ou por quem detenha a guarda ou autoridade, para que repudie o outro genitor, causando prejuízos ao estabelecimento ou a manutenção do vínculo com este. Já a autoalienação, acontece quando o próprio genitor provoca o afastamento do filho, através de algumas atitudes, como tratamento rude, com o afastamento prolongado, ou exigindo que o filho conviva com a atual companheira que foi o pivô da separação dos pais. Quando os filhos demonstram rejeição pelo genitor autoalienante, este se aproveita do fato, se coloca como vítima e acusa o outro genitor de alienador. Com isso se inicia um processo de guerra que agrava ainda mais o conflito familiar e a situação psicológica dos filhos. O maior prejudicado, sem sombra de dúvidas, é o filho(a), que sem ver respeitada suas vontades ou sentimentos, mesmo guardando carinho e afeto pelo genitor, se vê distanciado daquele(a) pai/ mãe, por suas próprias atitudes. Ainda não há muitas decisões judiciais que confirmem a prática da autoalienação parental. No entanto, se faz de suma importância, a continuidade de estudos e pesquisas sobre o assunto, bem como a avaliação psicológica dos envolvidos. Devemos ficar despertos para estes casos, pois existem formas de adequá-lo à lei de Alienação Parental enquanto não houver legislação específica.

Danúbia de Quadros Advogada há 11 anos, pós-graduada em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós-graduanda em Direito de Família e Sucessões na Fundação Escola Superior do Ministério Público. Atua no Direito de Família e Sucessões e Direito do Consumidor. Fone (54) 98125-6506 | Instagram @danubiaq


ADVOCACIA EM PAUTA

Planejamento Previdenciário: saiba por que você precisa começar a fazer o seu agora!

O FOTO | DANIEL TATSCH

planejamento previdenciário é um serviço de organização e de preparação pré-aposentadoria que visa garantir que o trabalhador se aposente de forma mais rápida e recebendo o melhor benefício possível. Ao elaborar o planejamento previdenciário é avaliado o tempo de contribuição, o valor da contribuição, a quantia que o trabalhador deseja receber de benefício, se ele se encaixa em algum regra de transição da reforma da previdência (Nov/2019) ou se está dentro das novas normas previdenciárias.

Esses dados são avaliados conjuntamente, baseados na realidade do trabalhador, a fim de verificar quais são as opções de aposentadoria que se aplicam ao caso, bem como as vantagens e desvantagens de cada uma delas. O planejamento pode ser feito a qualquer tempo, independente da idade, entretanto a recomendação é que quanto antes melhor, para se organizar e obter a melhor condição de aposentadoria possível.

risco de negativas do INSS por ausência de documentos. Com a reforma da previdência abriu-se uma necessidade de se executar o planejamento previdenciário. Se antes era uma opção para o segurado, agora é essencial (obrigatório) se aposentar realizando o planejamento previdenciário, porque às vezes com uma diferença de meses podemos ter uma renda de R$ 1.000,00 a mais, dependendo da regra de transição escolhida.

O planejamento permite que o trabalhador visualize como será seu futuro em termos de aposentadoria, também contribui para organização de documentos e a busca de informações da pessoa, antecipando possíveis problemas e reduzindo o

Pensar na aposentadoria de forma preventiva e antecipar os possíveis problemas, buscando as soluções práticas e que estão ao alcance de qualquer trabalhador é uma realidade que já vem sendo adotada por muitos brasileiros. A cada dia, é mais comum encontrar pessoas que estejam buscando o planejamento previdenciário como uma ferramenta para a organização e a programação da sua futura aposentadoria. A aposentadoria é algo a ser pensado com bastante antecedência, para garantir o recebimento do melhor benefício possível!

Débora Stangler Weber

Advogada Previdenciarista | OAB/RS 71.078 (54) 3318.1131 | (54) 99198.5353 deborastangler@hotmail.com @deborastangler Rua Paissandú, 1193 – Sala 905 Centro – Passo Fundo/RS 17 | contatovip.com.br


ADVOCACIA EM PAUTA

Os novos rumos do Direito Previdenciário

S

emana passada estava jogando o “Jogo da Vida” com meu filho, estávamos nos divertindo, passando por todas as fases do jogo, conseguindo um emprego, casando, tendo filhos, investindo em ações, comprando casa, tudo para ao final saber quem ficou com mais dinheiro ou apostar tudo para ser um magnata. Porém, uma coisa me chamou a atenção enquanto jogávamos: não havia nenhuma casa do jogo na qual eu pudesse contratar a minha aposentadoria.

FOTO | DANIEL TATSCH

Não tinha como eu planejar nada para quando eu envelhecesse, até porque o objetivo não era envelhecer.

Na vida real, diferentemente do jogo, você não pode chegar ao final e apostar tudo - inclusive os filhos - para virar um magnata. É preciso muito mais do que isso, é preciso uma boa análise técnica que garanta uma renda razoável, seja como forma de investimento ou para deixar de trabalhar e apenas curtir os bons momentos da vida. A atual geração que procura os escritórios de advocacia previdenciária não se satisfaz apenas pelo contencioso e o simples planejamento previdenciário demonstra não ser suficiente. Essa nova gama de clientes busca orientação não só para a aposentadoria, ela necessita saber se aquele benefício irá lhe render mais ou menos do que a aplicação que foi oferecida pelo banco, se aquela categoria que ele está inserido possibilita tributar menos as suas contribuições ou se a mudança de valores e o aumento da sua alíquota do imposto de renda compensa o benefício que foi calculado. Essa harmonia

entre direito, análise financeira, planejamento tributário e contabilidade fiscal deve fazer parte dos novos serviços prestados pelo advogado previdenciarista, seja por conhecimento próprio ou por meio da assessoria de profissionais competentes nas suas áreas de atuação. Para exemplificar, recentemente o governo federal autorizou que os planos de previdência privados aumentassem a margem de risco de seus investimentos e, combinado com o aumento exponencial de investidores em bolsa, acabou por impulsionar diversas propagandas de aplicações financeiras e comparações sem os devidos critérios de análise, fazendo com que, inclusive, diversos segurados abandonassem seus bons planos de aposentadoria com renda vitalícia para buscar investimentos de renda programada com expectativas muito acima do mercado. Investimentos reconhecidamente duvidosos, quando não fraudulentos, como os que agora começam a aparecer nas páginas policiais. Assim, ao novo advogado previdenciarista não cabe apenas orientar o direito ou simplesmente planejar um benefício, isso porque a carga de conhecimento e a capacidade de assessoria que lhe implicam os novos rumos devem ir além. Logo, prestar uma assessoria completa mostra-se necessário para que no final ninguém tenha que apostar tudo no fim do jogo.

Diego Pierdoná Portella OAB-RS 67.829 Advogado Especialista em Direito Previdenciário diegopierdona@gmail.com

18 | contatovip.com.br


ADVOCACIA EM PAUTA

Direito imobiliário, regularização de imóveis e advocacia extrajudicial

A

advogada Victoriana Três Pedrotti iniciou sua trajetória profissional em um escritório de advocacia, como associada. Foi assessora jurídica sindical por três anos, atuando com direito público. Em 2019, ingressou no Registro de Imóveis, onde atuou como auxiliar registral, na análise e qualificação de títulos, adquirindo experiência em cartório. Em 2021, decidiu retornar à advocacia, com foco na área imobiliária e sucessória, diante da dificuldade que constatou junto ao CRI por parte dos advogados, engenheiros e cidadãos. Hoje atua como advogada e consultora imobiliária, registral e sucessória, com análise prévia de títulos antes de ingressar no CRI, regularização de imóveis, assessoria imobiliária e inventários. “Minha missão é facilitar a prática nos cartórios, compartilhando minha experiência e conhecimento que adquiri dentro de um Registro de Imóveis”, ressalta.

FOTO | DANIEL TATSCH

Uma das áreas em que ela mais atua é a regularização de imóveis. Hoje, o Brasil

conta com mais de 40.000.000 de imóveis irregulares e estes perdem em torno de 40% do valor do mercado, em caso de transação. “A regularização tira o imóvel da clandestinidade. Se o imóvel estiver irregular, pode sofrer ação da fiscalização a qualquer momento e ser multado pela infração que está cometendo ou ainda ter o seu negócio fechado. Uma vez regularizada a edificação ou o uso instalado, o proprietário pode registrar sua casa, ter legalizado o funcionamento da atividade comercial, poderá transferir, seja através de venda ou doação, ter acesso a financiamentos bancários para reformar o imóvel ou comercializá-lo. Se estiver irregular, não é possível registrá-lo no Cartório de Registro de Imóveis”, destaca a advogada. Além disso, Victoriana também atua com a Advocacia Extrajudicial. Esse é um tema relativamente novo e que está em alta no Brasil. Trata-se de uma vertente que está incluída em uma esfera mais abrangente do Direito: a desjudicialização. “Consiste, basicamente, em deixar para o Poder Judiciário aqueles casos em que se faz realmente necessária a sua participação. Com isso, o objetivo é desafogar o sobrecarregado sistema judiciário brasileiro e dar mais celeridade ao que precisa ser resolvido”, explica. A advocacia extrajudicial é, então, uma modalidade que

se baseia na parceria entre advogados e as chamadas serventias extrajudiciais, representadas, sobretudo, pelos cartórios. Muitos atos que antes deveriam ser resolvidos junto ao Poder Judiciário podem ser feitos em cartórios sem sua intervenção, como separação, divórcio, união estável, inventário, testamento, contratos, usucapião extrajudicial, entre outros. Para Victoriana, atuar com a advocacia em inventários e divórcios, planejamento sucessório e matrimonial, regularização de imóveis, contratos imobiliários, due diligence, entre outros serviços extrajudiciais, é mais do que advogar. “Essas áreas me escolheram e hoje sou completamente apaixonada por elas. Acredite, quando as pessoas começarem a perceber a importância de cada um destes instrumentos e que isso pode evitar muito problemas, tanto emocionais quanto financeiros, a vida delas irá mudar! Acredito que o direito imobiliário e registral é imprescindível na nossa sociedade, afinal, nascemos e morremos dentro de um cartório. Aliada à advocacia extrajudicial e preventiva, que hoje está em crescimento e vem para beneficiar as pessoas, conseguindo se manter longe do judiciário e dos longos anos que um processo judicial pode durar. Direito é mais do que coisas. Atrás dos bens imóveis, temos pessoas, temos vidas. Temos sonhos. E precisamos cuidar disso! A advocacia extrajudicial preventiva, o direito imobiliário e registral, proporciona tudo isso”, finaliza.

Victoriana Três Pedrotti

Advogada e professora. Advocacia e consultoria imobiliária, registral e sucessória. Especialista em regularização de imóveis. Especialista em direito civil, com ênfase em família e sucessões, pós-graduanda em direito registral e notarial, e direito imobiliário. Vice-presidente da Comissão Nacional de Direito Notarial e Registral da ABA (Associação Brasileira de Advogados).

victoriana.adv@hotmail.com (54) 99188-5841 @victoriana.consultoriaimob Passo Fundo/RS


ADVOCACIA EM PAUTA

DESAFIOS DA ADVOCACIA NO ENFRENTAMENTO DAS VIOLAÇÕES DAS PRERROGATIVAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

N

FOTO | DANIEL TATSCH

o período de isolamento social, ocasionado pela Covid-19, ocorreu profunda mudança cultural nas relações. O isolamento prolongado ocasionou um colapso nas relações humanas, sociais e econômicas. Sem ter estudos suficientes para a cura e respostas, iniciam-se conflitos internos, externos e familiares. Aponta-se que, antes da pandemia, as relações de laborais, em sua maioria das vezes, eram em lugar diverso e hoje migram para a modalidade home office, quando possível. Desse modo, misturam-se lazer, trabalho, relações familiares, entre outras dimensões da vida. Vive-se, hoje, em isolamento social, numa sociedade cercada das mais distintas tecnologias, o que potencializa a informação e a propagação de conhecimento de forma instantânea. Há uma transformação cultural e humana proporcionada pela COVID-19, na qual as pessoas da mesma casa permanecem juntas de forma constante e misturando as relações pessoais, profissionais, entre outras. Nesse contexto, no âmbito da advocacia também tivemos que nos adaptar a esse “novo normal”. Assim, nesse período de aproximadamente dois anos de isolamento, nos advogados enfrentamos diversos desafios, tanto o advogado empregado quanto o advogado autônomo. Sem pretensão de esgotar o assunto, vou elencar determinadas situações enfrentadas pela classe. Inicialmente, ocorreu um colapso na saúde mental dos profissionais, por vezes pelo excesso de trabalho, ocasionando síndrome de burnout, estresse, ansiosidade, obesidade, entre outras doenças e transtornos mentais. Além disso, a classe de advogados teve difícil acesso ao Poder Judiciário e perceberam uma estagnação, especialmente nos processos físicos. Advogados autônomos precisaram lidar com uma nítida diminuição no volume de trabalho e aquisição de

novos clientes. Da mesma forma, muitos necessitaram trabalhar em modalidade home office, em que perceberam o excesso de jornadas de trabalho. Igualmente, foi necessário que se ambientassem às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e às redes sociais para publicizar o seu negócio,

bem como estudar estratégias eficientes para angariar clientes, pois a situação econômica de muitos foram fortemente prejudicadas. Do mesmo modo, nesse período ocorreram questões problemáticas advindas do espaço virtual, tais como conexão de má qualidade e ataques virtuais. Nesse contex-


to também se adentra nas violações das prerrogativas dos profissionais. Antes do contexto atual, era realizado o desagravo público de forma presencial e publicado nas plataformas digitais a notícia. Hoje, com as violações das prerrogativas dos advogados se faz necessário que a justiça continue sendo efetivada, mas o desagravo está sendo de forma virtual devido as recomendações das entidades da saúde para evitar aglomerações. É o que se passa a analisar nas próximas linhas. As prerrogativas dos advogados estão previstas pela Lei n. 8.906/1994, em seus artigos 6º e 7º, os quais garantem o direito de exercer a defesa plena de seus clientes, com independência e autonomia, sem receio de qualquer autoridade que possa tentar constrangê-lo ou diminuir a sua atuação enquanto em defesa dos direitos dos seus clientes e as suas liberdades no exercício profissional. São garantias fundamentais, elaboradas para assegurar o amplo direito de defesa. A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 133, dispõe que o advogado é parte indispensável na organização jurídica, logo deve ser respeitado por todos, sem hierarquia entre poderes, tendo em vista que o objetivo maior seja alcançar o bem comum e defender com coragem, determinação e expertise o seu cliente. Em virtude constitucional, o advogado é inviolável por seus atos e manifestações, em juízo e fora dele, cuja proteção é repelir o autoritarismo impeditivo do exercício da advocacia, garantindo o direito à ampla defesa e ao pleno contraditório. Deste modo, à luz da Constituição, em seu artigo 5º, incisos X, XII e XIII, advogados asseguram os direitos e as garantias fundamentais.

Desse modo, quando o advogado é desrespeitado na atuação do exercício profissional ocorre o desagravo público. Atualmente, devido à proteção das pessoas e seguindo as recomendações dos órgãos da saúde, evitando-se a aglomeração, recentemente contamos com um desagravo público de forma virtual pela plataforma do Youtube da OAB do Rio Grande do Sul.

Toda a vez que a exercemos com a nossa consciência, consideramos desempenhada a nossa responsabilidade. Empreitada é a dos que contratam vitórias forenses. Nós nunca nos comprometemos ao vencimento de causas, nunca endossamos saques sobre a consciência dos tribunais, nunca abrimos banca de vender peles de ursos antes de mortos.”

No caso em específico, realizou-se, em 8 de junho de 2021, um desagravo público virtual em prol do advogado Ismael Santos Schmitt, que foi agredido, algemado e teve a sua credencial quebrada no estacionamento da Cadeia Pública de Porto Alegre (Presídio Central) durante o exercício da profissão.

Em períodos de incertezas, nós advogados e advogadas precisamos ser corajosos e se reinventar e adaptarmos, e essa adaptação passa, necessariamente, pelo manuseio das tecnologias na prática cotidiana. Richard Susskind aduz que se trata de uma “mudança maciça no método de trabalho: operacional, técnica, cultural e emocional”. Diante o exposto, se faz necessário ter paciência, resiliência, esperança e sempre lutar bravamente para que, nossas prerrogativas e de nenhum colega advogado sejam violadas.

O desagravo público em comento foi liberado pelo presidente da Ordem dos Advogados do Rio Grande do Sul, Dr. Ricardo Ferreira Breier, que firmemente anunciou: “Não toleramos aqueles que transitam no autoritarismo. Declaro desagravado Ismael Santos Schmitt das ofensas, arbitrariedades e das agressões cometidas contra ele por agentes públicos quando de sua atividade profissional”. Nas palavras de Ruy Barbosa, “A profissão de advogado tem, aos nossos olhos, uma dignidade quase sacerdotal.

Estéfani Luise Fernandes Teixeira Advogada e consultora com ênfase em Direito Médico e da Saúde. Mestranda em Direito na Universidade de Passo Fundo – UPF. Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Bacharela pela mesma universidade. Pesquisadora acadêmica e (uma eterna aprendiz).

FOTO | DANIEL TATSCH

ADVOCACIA EM PAUTA


ADVOCACIA EM PAUTA

FORZA Advogados Inovação para o Direto

A

FOTOS | DANIEL TATSCH

FORZA Advogados nasceu da união das Advogadas Francieli Gonçalves e Mariane de Souza, com base nos seguintes pilares:

DEDICAÇÃO: Na busca constante da melhor solução para o cliente, a equipe da FORZA providencia os documentos para a análise do caso e a solução da demanda, se responsabilizando por providenciar certidões, matrículas, cópias de decisões, processo baixados, documentos contábeis, fiscais e de departamento pessoal.

ATENDIMENTO PERSONALIZANDO: Os profissionais, além de todo o conhecimento intelectual, também possuem habilidades técnicas, utilizadas no sentido de criar estratégias que entreguem aos clientes o que eles realmente precisam, independentemente de ser judicial ou extrajudicial, o foco é e será o de resolver o problema de uma forma rápida, eficiente e econômica. CONHECIMENTO: Além da atualização constante, tanto em legislação como em procedimentos, seus parceiros visam sempre aprimorar, qualificar e especializar os conhecimentos, estando vinculados aos diversos institutos voltados as especialidades do direito e as comissões especiais da OAB.

A equipe da Forza: Bruna Piroli Fortunato, Gerente Jurídica, Bacharel em Direito; as sócias Mariane de Souza e Francieli Gonçalves; Vaneska Mayara Marques, Assessora Jurídica, Bacharel em Direito; Carlos Henrique dos Santos OAB/RS 121.636. ATUALIZAÇÃO PERMANENTE: Para a FORZA ADVOGADOS, estar atentos às notícias recentes, tanto do direito, como do mercado econômico e político é essencial para a prestação e entrega de um serviço eficiente, assim, a equipe procura as informações diretas na fonte da notícia, e a partir dessas informações, aliado ao conhecimento jurídico, oferece aos clientes a presteza na solução dos conflitos.

comprometimento, honestidade e atenção no serviço prestado. Como principal objetivo, o escritório oferece SOLUÇÕES para as demandas dos clientes e tais soluções iniciam, impreterivelmente, pela tentativa de acordos e mediações, preferencialmente extrajudiciais, vez que tais medidas são mais céleres, eficazes e evitam um longo período de espera, como ocorre nas demandas judiciais tradicionais.

Com base nesses pilares, a Forza passa a desenvolver projetos que vão ao encontro da advocacia contemporânea, entre eles, seu principal diferencial é oferecer maior efetividade na execução do trabalho e gerar menor burocracia e maior conforto para o cliente, assim, oferece um serviço que contempla toda a atividade, identificando, gerenciado e solucionando os conflitos sejam esses judiciais ou extrajudiciais.

OPORTUNIDADES PARA JOVENS ADVOGADOS

Os princípios da Forza Advogados estão inteiramente voltados ao atendimento personalizado do cliente, primando pela responsabilidade dos profissionais, perante aos clientes, bem como pela seriedade,

O projeto de abrir portas para os jovens advogados, na forma de parceria, foi idealizado pela Dra. Mariane de Souza, e tem por objetivo oferecer infraestrutura, e o acompanhamento intelectual, aos colegas, no desenvolvimento de suas carreiras, através de um acompanhamento especializado ao parceiro, pelos advogados residentes, desde o atendimento ao cliente até a solução do problema. “Considerando que o jovem advogado, ao se habilitar para a advocacia, na maioria das vezes, não possui qualquer contato com a prática do


ADVOCACIA EM PAUTA FOTOS | DANIEL TATSCH

direito, bem como, não tem condições de estabelecer um escritório, devido aos altos custos da manutenção e a razoável demora na remuneração, assim surgiu a ideia de oferecer um pacote de assessoria jurídica, com infraestrutura para a formação prática de novos colegas Advogados”, explica Dra. Mariane. Desta forma, estes novos advogados, terão a oportunidade de acompanhar demandas já existentes, assim como promover novas demanda, com o embasamento teórico e prático necessário para o êxito e satisfação dos interesses dos clientes, bem como seu amadurecimento profissional. DEDICAÇÃO AO SETOR DO AGRONEGÓCIO A Forza atende especificamente as diversas demandas características da natureza do setor do agronegócio, sendo que a sua atuação nessa área se dá de forma preventiva, realizando atendimento de consultoria e averiguando quais áreas serão atendidas, seja cível, empresarial, trabalhista, ambiental, previdenciário e tributário. O agricultor, seja pequeno, médio ou grande produtor rural, precisa estar organizado para enfrentar a realidade negocial que estamos vivendo, visto que, tudo envolve tecnologia e cruzamento de dados por parte da fiscalização (municipal, estadual e federal). Junto com essa fiscalização dos órgãos governamentais, surge a necessidade de planejamento de gastos, referente ao grupo familiar, pois no agronegócio estão envolvidos todos os membros da família e os reflexos atingem a todos os componentes. A Dra. Francieli explica que normalmente, o trabalho se inicia através do planejamento sucessório, e segue se desenvolvendo o trabalho em outras áreas. “Sempre em contato com o contador do cliente, visto que o contador já possui um contato com esse núcleo familiar e tem conhecimentos das deficiências e necessidades que devem ser atendidas”, destaca. O agronegócio abrange uma gama extensa de áreas jurídicas, como: Direito civil, (que abrange as questões de direito de família, sucessão, bancário, consumidor, imobiliário, registral), bem como, o Direito empresarial, trabalhista, ambiental, previdenciário e tributário.

Para isso, são necessários diversos conhecimento jurídicos, que demandam a dedicação de mais de um profissional, pois é muito difícil um único profissional dominar o conhecimento das especificações de todas essas áreas. Assim, uma equipe de profissionais advogados, tem mais facilidade para atender todas as demandas daquela família, podendo estudar especificamente cada necessidade e apresentar um plano de trabalho para ser seguido, atuando principalmente na prevenção de demandas judiciais. O CUIDADO COM O PLANEJAMENTO E QUESTÕES TRABALHISTAS NO AGRONEGÓCIO Para oferecer um bom planejamento, que atenda as principais demandas do agronegócio, como, fiscal e sucessório, pode ser realizado um estudo para identificar qual seria a melhor forma para atender a demanda para o caso concreto, quando identificado a necessidade pelos advogados, uma alternativa passa a ser, a criação de uma empresa familiar. Esta empresa será estruturada e formatada, com acompanhamento de um contador, bem como um contrato social elaborado especificamente para a empresa familiar, descrevendo as cotas de cada sócio, as responsabilidades e as obrigações, bem como a participação na empresa de cada um, tal estratégia tem a denominação de holding. No setor do agronegócio é importante tomar precauções e estar atento às questões trabalhistas, visando a proteção do empregado e prevenção de demandas trabalhistas. Nesse setor, é comum a utilização do trabalho informal, pois, o produtor rural, não costuma utilizar a contratação formal de trabalhadores, visto que a mão de obra é suprida por parentes, conhecidos, em função da cultura, sendo deixada de lado as questões legais de contratação. Além, disso exige um planejamento, e adesão do empregador rural e do próprio trabalhador, as adequações as normas de segurança do trabalho, e de prevenção a acidente de trabalho, que visam proteger a integridade física do trabalhador. Nessa questão, é comum encontrar resistência até mesmo do próprio trabalhador, principalmente na utilização de EPIs.

Rua Moron, 3119 - Sala 201 - Ed. Pedro Alves Martins. marianedesouza@hotmail.com - Fones (54) 3045.7598 - (54) 99981.5036

Mariane de Souza - OAB/RS 52.598

Francieli Gonçalves - OAB/RS 101.751

G M A S O U A D V O G

F O R Z A

R A N C I E L I N Ç A LV E S I A N E A D O S


ADVOCACIA EM PAUTA

Goulart Rocha Advocacia

U

FOTOS | DANIEL TATSCH

m escritório de advocacia voltado a atender todas as necessidades do cliente. Este sempre foi o principal objetivo do Goulart Rocha Advocacia desde a sua concepção, em 18 de janeiro de 2018, quando a advogada Vivian de Felippo Rocha e seu pai, Gilberto Goulart Rocha abriram as portas no local onde até hoje está localizado. Advogada formada há 8 anos, tendo colado grau em 21 de dezembro de 2013 pela Faculdade Meridional IMED, Vivian sempre teve como preocupação prestar um atendimento personalizado aos seus clientes, atuando de forma combativa, mas principalmente, buscando a resolução de conflitos.

Gilberto Goulart Rocha e a filha Vivian de Felippo Rocha

Atuando nas áreas do Direito Previdenciário, Trabalhista, Cível, Consumidor e também no Direito Criminal, a advogada em seguida recebeu o reforço do pai, Gilberto, também formado pela Faculdade Meridional e que a partir de meados de 2018 passou a ombreá-la na defesa dos interesses dos clientes do escritório. Com o passar do tempo, a crescente procura pela atuação do escritório e a demanda de processos que aumentava em todas as áreas, outros profissionais passaram a atuar de forma associada ao Goulart Rocha, também diversificando e ampliando o leque de áreas e serviços prestados. Principalmente no último ano, com o acirramento da pandemia, o escritório passou, além do contencioso que já era

uma praxe, a atuar de maneira intensa na esfera extrajudicial, prestando assessoramento na área empresarial e consultoria para pessoas físicas e jurídicas. Um trabalho que vai desde a organização, confecção e análise de contratos, passando pela auditoria de processos internos, com o intuito de redução de riscos nas mais diversas áreas do direito, o estudo e redução de alíquotas tributárias e o ressarcimento de valores pagos indevidamente ao fisco. Outro ponto a se destacar é o início da atuação na área de adequação de empresas e instituições a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, novo regramento já em vigor e que a partir de 1º de agosto de 2021 passa a aplicar sanções pecuniárias severas às empresas que não aplicarem métodos eficazes de proteção a vazamento e o tratamento dos dados das pessoas físicas existentes em seus bancos de armazenamento. A partir de 1º de julho passado o escritório passou ainda a ter uma filial localizada no município de Tapejara, onde os profissionais que advogam no Goulart Rocha também passam a atender de forma permanente. Na sede de Passo Fundo, localizada na Avenida General Netto, 443, sala 203, no edifício da CDL, além dos sócios Vivian e Gilberto Rocha ainda atuam os advogados Fábio Artur de Mello e Janice de Mello. Já a sede de Tapejara, que conta com o atendimento permanente da advogada Caciane Bortolini, está localizada na Rua do Comércio, 1510, Sala 504, Edifício Profissional Center

Avenida General Netto, 443 Sala 203 – Centro – Passo Fundo (54) 98137-6666 Rua do Comércio, 1510 Sala 504 – Centro – Tapejara 24 | contatovip.com.br


ADVOCACIA EM PAUTA

Sobre a nova redução da jornada de trabalho e salários

E

Ao realizar o acordo, que pode ser feito de forma individual ou coletiva, a empresa precisa estar ciente de que o empregado terá garantia de emprego pelo dobro do tempo que durar o acordo – que pode ser de no máximo 120 dias. Por exemplo, se o empregado ficar 60 dias com esse acordo, ele terá garantia de emprego por 4 meses. O empregado que tem o seu salário reduzido proporcionalmente a jornada de trabalho terá o restante do valor pago pelo governo com base no seguro desemprego. O salário é equiparado ao que o empregado receberia caso fosse demitido, sendo que, nem sempre o empregado receberá o valor total exato do seu salário. Atualmente, tanto o trabalhador quanto o empregador podem fazer esse acor-

do. Em 2020, o acordo era formalizado apenas via documento físico, entretanto a nova MP permite que o acordo seja feito inclusive via whatsapp. Porém, a orientação dos advogados é que empresários o façam via e-mail ou pessoalmente para evitar possíveis transtornos que podem acontecer via whatsapp. Essa nova medida veio para atender um pedido de empresas que queriam manter seus funcionários, mas não conseguiam manter o mesmo salário. Por isso, através dela, as empresas podem garantir ao trabalhador a estabilidade de seus empregos pelo dobro do tempo que durar o acordo, e o ressarcimento, por parte do governo, do percentual de salário reduzido, garantindo aquele posto de emprego tão necessário nos dias em que vivemos. FOTOS | DANIEL TATSCH

m maio de 2021 foi aprovada a MP145 com a nova redução da jornada de trabalho e salários. Essa medida veio para atender a um anseio dos empresários, que buscaram amparo junto ao poder público para a manutenção dos postos de emprego. Em 2020, acreditava-se que a economia já teria sido retomada agora em 2021, mas o que aconteceu foi um agravamento da situação da pandemia da Covid-19 no mês de março. Muitas empresas precisaram novamente fechar suas portas e interromper o seu trabalho por um período, o que trouxe a elas um prejuízo financeiro. A nova medida provisória tem a duração de 120 dias e proporciona a redução da jornada em três escalas: 25%, 50% e 70%, sendo que o salário pode ser reduzido seguindo o mesmo patamar.

Vivian de Felippo Rocha Direito Civil, Previdenciário e de Família OAB 93.450


ADVOCACIA EM PAUTA

As relações de trabalho na pandemia

E

FOTO | DANIEL TATSCH

m meio a tantas mudanças trazidas pela pandemia da Covid-19 estão entre as principais aquelas que dizem respeito às relações de trabalho. As mudanças vieram a partir das medidas provisórias e decretos que o governo editou e publicou para a regulamentação do trabalho durante esse período. Houve contratos de suspensão e redução da jornada de trabalho, com redução de salário; antecipação de férias; implementação do tele trabalho; e ainda a criação do programa de manutenção do emprego e da renda para a população se socorrer nesse momento de crise em função da Covid-19. As consequências trazidas pela pandemia nas relações de trabalho foram prin-

cipalmente as reduções dos postos de trabalho, pois muitas empresas fecharam suas portas. Isso afetou diretamente a vida pessoal dos trabalhadores, pois muitos perderam seus empregos e outros tiveram a redução de salários em função da redução da jornada de trabalho, o que gerou problemas nas suas casas e na organização de sua renda. Nesse momento de pandemia, os trabalhadores que possam vir a ter seus direitos violados podem procurar algum advogado de sua confiança para ingressar judicialmente, pois várias cidades ainda estão com a Justiça do Trabalho fechada. Porém, como o processo é eletrônico, o trabalhador pode através de um advogado de sua confiança entrar de forma judicial ou também pode procurar o sindicato da sua categoria ou Ministério Público do Trabalho, se achar que é caso de alguma violação mais séria na relação de emprego.

O tele trabalho e o pós-pandemia Neste período, muitas empresas adotaram o tele trabalho para aqueles empregados que poderiam realizar suas funções dessa forma. Porém, existem algumas implicações que podem impactar o rendimento dos trabalhadores e trabalhadoras que estão exercendo essa modalidade de trabalho como a baixa da produtividade; problemas de acesso e uso das tecnologias; dificuldade em adaptar a rotina com a presença de demais familiares; e também a possível ocorrência de acidentes de trabalho. Apesar disso, muitas empresas viram os pontos positivos do tele trabalho e, no pós-pandemia, manterão essa modalidade. Esse fato mudou a rotina e as relações de trabalho de muitas empresas, que estão inclusive fechando as portas de espaços físicos e mantendo seu funcionamento de forma remota. Com certeza a crise que afeta o nosso país com a Covid-19 vai ser também determinante para a abertura de novos postos de emprego, por isso, ainda existe a insegurança quanto às relações de trabalho no pós-pandemia.

Jamila Wisóski Moysés Etchezar Rua General Osório, 1086 – Sala 908 Centro – Passo Fundo/RS Edifício UNA Business Center atendimento@jamilaetchezar.adv.br (54) 99627-2507


Amarante & Moyses Advogados Associados é uma empresa de Assessoria e Consultoria Jurídica. Conta com mais de 40 anos de experiência na defesa de seus direitos e de seu patrimônio. Presta serviços para Passo Fundo e região, além de vários estados do país.

FOTO | DANIEL TATSCH

Um escritório tradicional com quase meio século de história, sem perder de vista a modernização.

Marinara Wisóski Moysés Albuquerque Advogada com especialização em processo civil pela Academia Brasileira de Direito Processual Civil.

Roberto Wisóski Amarante Advogado, sócio do escritório Amarante & Moyses, Advogados Associados SC.

54 3311-2929 Rua General Netto, 448 | Salas 701/702/902 Edifício Montparnasse Rua General Osório, 1086 | Sala 908 Edifício Una Business Center Passo Fundo - RS

www.amarantemoyses.adv.br

Jamila Wisóski Moysés Etchezar Advogada e Professora Universitária. Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade de Santa Cruz do Sul.


ADVOCACIA EM PAUTA

Viviane Machado Holleben Leite

F

oram as oportunidades e as condições do seu momento de vida que levaram Viviane para o caminho do Direito. Seu desejo inicial era cursar medicina, porém, como não tinha condições de fazer esse curso, optou pelo Direito, que estava disponível em sua cidade, Lagoa Vermelha, e cadastrou-se no FIES em 50%, com a intenção de se formar e, depois, quando tivesse condições voltar a pensar em medicina. “Mas amei o curso e aqui estou! Fiz estágio voluntário no Ministério Público de Lagoa Vermelha, Defensoria Pública de Lagoa Vermelha e Delegacia de Polícia de Lagoa Vermelha, e como conheci um pouquinho de cada lado do Direito, fui me encantando com todos os lados”, conta. O início da sua atuação como advogada foi difícil, como todas as outras carreiras. No início ela trabalhava também em uma loja de roupas chamada ALOHA para poder se manter, e depois de um ano de formada abriu seu escritório, que era no estoque da loja, com 3 metros quadrados, embaixo de uma escada, sem janelas. “Era pequeno, mas organizado e bem bonitinho... Lá fiquei longos 8 anos. Há 3 anos realizei meu sonho de estar em uma sala ampla e bem iluminada!”, compartilha. Ao

longo da carreira, Viviane enfrentou medos, angústias, noites sem dormir com medo de perder prazos... “A advocacia é uma caixinha de surpresas, todo dia é um dia de desafios, de aprendizado, de estudo. Todo dia nos exige coragem, força, foco e fé para continuar!”, acredita. O resultado é o que mais encanta Viviane em sua profissão. “A gratificação pessoal, os desafios, o fato de nunca fazermos a mesma coisa, cada ação nova é um estudo, cada cliente é um aprendizado, cada história deles é um pedacinho da nossa, e saber que você fez a diferença na vida de alguém é muito bom!”, ressalta. Hoje, ao olhar para trás, Viviane tem certeza de que seguiu pelo caminho certo, de que cada esforço, cada final semana de estudo valeu a pena! “Tenho muito a conquistar ainda, fazer um mestrado, terminar minha pós-graduação em Direito Digital, talvez fazer algum curso

de mediação, ampliar o atendimento do escritório...”, diz. Atualmente, Viviane tem se dedicado ao Direito Civil e Processo Civil, Direito do Trabalho e Direito Previdenciário. “O Direito Civil faz parte do nosso cotidiano, não tem como ficar de fora; Direito do Trabalho é envolvente e assustador e Direito Previdenciário eu sempre digo que ele escolhe a gente e não escolhemos ele! Mas a área que eu me sinto mais grata em atuar é Direto Previdenciário”, justifica. Junto a essas áreas, Viviane também tem se dedicado a trabalhar com a implementação da LGPD – tema da sequência desta reportagem.

Rua Bento Gonçalves, 400 Sala 08 – Centro Lagoa Vermelha/RS (54) 99629-5435 @vivianehollebenadvogada


ADVOCACIA EM PAUTA

Atuação com a LGPD

FOTO | LARISSA AZEVEDO FOTÓGRAFA

LGPD é a sigla para Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil. A Lei Federal nº 13.709/2018 foi sancionada em agosto de 2018 pelo presidente Michel Temer e entrou em vigor em Setembro de 2020. Com a implementação da LGPD, o nosso país se junta a outras 120 nações que possuem políticas de proteção de dados pessoais. A LGPD é uma novidade para todos, e não é uma receita de bolo simples! Por isso, o advogado que se dedica a trabalhar com ela precisa estar verdadeiramente comprometido com a causa. As empresas precisam saber que não é apenas o advogado que irá implementar a LGPD na empresa e sim UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR QUE DEVE SER QUALIFICADA E COMPETENTE para poder dar um serviço de qualidade e adequado, pois cada uma possui suas peculiaridades e dessa forma cada uma deverá ser analisada e tratada de forma singular. O Direito Digital tem sido muito importante na atualidade. Com todas as modificações que a era digital vem apresentando à sociedade, muitas vezes não é possível ter o regramento legal específico. Isso não quer dizer que muitas situações, por mais que sejam únicas, ficarão sem o amparo da

lei. Para delimitar os direitos e os deveres em matéria digital, é preciso entender que a legislação existente é aplicável em casos concretos. Além disso, em harmonia com a Constituição Federal, têm surgido no ordenamento jurídico algumas leis que já buscam resguardar a integridade dos seres humanos frente a essa realidade O Brasil até então contava somente com iniciativas isoladas dentro do Marco Civil da Internet, do Código de Defesa do Consumidor e outros. O que muda é que a LGPD aborda o sistema de manipulação de dados pessoais e privacidade de forma mais ampla, além de estabelecer punições e um órgão de fiscalização. Ainda, essa inovação trazida pela LGPD estabelece regras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, impondo mais proteção e penalidades para o não cumprimento que podem chegar até 50 milhões de reais. Ademais, a lei é composta por dez princípios que as organizações devem obedecer quanto ao tratamento de dados. “Com toda certeza, a LGPD vai preencher lacunas para substituir e complementar a estrutura dispersa que regulamenta o uso de dados no país hoje. A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais contém 10 artigos com 65 capítulos e tem como objetivo suprir a falta de regulamentação em uma área que vêm provocando debates há uma década”, explica Viviane. A LGPD se aplica a qualquer operação de tratamento de dados pessoais, executada por pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, independentemente do meio, do país de sua sede ou do país

onde estejam localizados, desde que trate sobre dados pessoais que tenham sido coletados no Brasil. Afeta o cidadão comum, pois todas as empresas que trabalham com tratamento ou coleta de dados, terão que se adaptar à nova realidade. Com a nova lei, empresas deverão solicitar o consentimento do titular para o uso de dados que ele fornece. Esse consentimento deve ser claro, contendo o propósito da informação coletada, período de utilização e local para retirar o consentimento ou alterar os dados. “Por isso, vem sendo sugerido aos gestores que tomem medidas para cumprir todos os requisitos legais para manutenção do tratamento de dados da LGPD, mas é muito importante que as empresas tomem consciência de que trará inúmeros benefícios para o mundo tecnológico, é uma mudança cultural e de paradigmas que deverão ser implantadas com cautela, zelo e competência dos profissionais contratados”, avalia Viviane. O que se espera para o futuro da LGPD é o mesmo resultado que os grandes países já obtiveram com sistemas semelhantes como da GPDR a título de exemplo, pois como é sabido a LPGD foi influenciada por legislações semelhantes adotadas nos Estados Unidos da América (EUA) — a California Consumer Privacy Act (conhecida como CCPA, de 2018) — e em países da União Europeia, denominada General Data Protection Regulation (GDPR), que entrou em vigor em 2018. Viviane atua em parceria com o escritório TONIAL Direito Digital LGPD, mas somente nas questões da LGPD, onde há uma equipe qualificada para análise e adequação da LGPD. O escritório é composto por: Alexandre Roberto de Oliveira; Thais Bison; Andresa Bettiato; e Dra Maira Tonial.

Dra. Viviane Machado Holleben Leite Moraes Advogada OAB/RS 88016 Graduada em Direito pela Universidade de Passo Fundo (2010), Possui PósGraduação em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Universidade de Passo Fundo (2015). Pós-Graduação em Direito do Trabalho pela Universidade Norte do Paraná (2016). Pós-Graduação em Direito Previdenciário pela Universidade Internacional Signorelli (2016). Atualmente é Vice-Presidente da Comissão da Mulher Advogada - OAB-Lagoa Vermelha/RS. Atua frente ao PROJETO MAIS MARIAS - combate à violência contra a mulher e ADVOGADA desde 2011. Membro da Associação Brasileira dos Advogados/RS (2021). Graduanda em Direito Digital (2021).


VIP | Capa

Dr. Ronaldo Girardi Pioneirismo e inovação na implantodontia O cirurgião-dentista é pioneiro no uso da técnica de implante All On Four, em Marau, que possibilita reduzir o tempo de um tratamento com implantes de um ano para 7 dias!

FOTO | DANIEL TATSCH


FOTO | DANIEL TATSCH

Dr. Ronaldo Girardi CRO/RS 19972 Cirurgião Dentista Especialista em Ortodontia e Implantodontia

D

esde muito jovem Ronaldo sempre teve uma admiração pela área da saúde, principalmente pela área cirúrgica, foi então que, após sua irmã se formar cirurgiã-dentista, começou a acompanhar os trabalhos realizados por ela no consultório. “De imediato me encantei pela profissão, em que percebi a oportunidade de atuar na área da saúde, fazendo algo que iria gostar de trabalhar”, conta. Ronaldo finalizou a sua formação em Joaçaba, na UNOESC, no final do ano de 2010, quando retornou para Marau, e inaugurou, junto de sua irmã, a Odontoclin Marau, no dia 15 de fevereiro de 2011, mesma data em que iniciou sua especialização de Ortodontia e Ortopedia Facial na Funorte/Soebrás, na cidade de Passo Fundo, após finalizar a Ortodontia, em 2014 ingressou na especialização de Implantodontia. A Odontoclin/Marau hoje é composta por três cirurgiões-dentistas, sendo que cada um atua em diferentes especialida-

des, o que possibilita à clínica prestar todos os serviços odontológicos em um só lugar, onde todos os profissionais estão sempre em busca de conhecimento e técnicas atualizadas para oferecer mais conforto e agilidade em nossos tratamentos. Hoje o principal diferencial da clínica é na área da Reabilitação Oral, em que são utilizadas técnicas modernas que possibilitam reabilitar um paciente edêntulo (sem dentes) com Implantes Dentários no tempo máximo de 07 dias. “Uma das principais técnicas utilizadas é All On Four, uma técnica minimamente invasiva, que dispensa a necessidade de enxerto ósseo, com tempo de recuperação mais rápido. Em Marau sou pioneiro nessa técnica, realizei o aperfeiçoamento em São Paulo e, desde então, foi possível trazer essa inovação para nossos pacientes, onde conseguimos diminuir o tempo de tratamento em reabilitações totais com Implantes Dentários”, explica Ronaldo. A vantagem da Técnica All On Four, além de dispensar a necessidade de enxerto ós-

seo, é a possibilidade de colocar os implantes e na mesma sessão fazer a moldagem para a confecção dos dentes fixos na grande maioria dos casos. “Hoje é possível resgatar toda a autoconfiança do paciente em até 03 dias, um tratamento que, com técnicas convencionais, leva em torno de um ano. O sucesso dessa técnica é de 96% dos casos, comprovado cientificamente”, enfatiza. Segundo o cirurgião, a desvantagem da técnica convencional de enxerto ósseo é que normalmente demora de 06 a 08 meses para que ocorra a cicatrização e formação do osso, e após esse tempo, são colocados os implantes, o que normalmente demora mais 04 meses para cicatrização, ou seja, o tempo total de tratamento gira em torno de 01 ano, e nesse período o paciente utiliza uma prótese provisória. Já na técnica All On Four isso não ocorre. Para o futuro, Ronaldo espera continuar reabilitando seus pacientes, para poder devolver a autoestima e a qualidade de vida para todos aqueles que procuram o seu trabalho!

Rua João Posser – Marau/RS (54) 3342-8618 (54) 98411-8618 /OdontoclinMarau @odontoclinmarau


MEDICINA HIPERBÁRICA Especialistas respondem as perguntas mais frequentes Oxigenoterapia hiperbárica é uma modalidade terapêutica na qual o paciente respira oxigênio puro (100%), enquanto é submetido a uma pressão 2 a 3 vezes a pressão atmosférica ao nível do mar, no interior de uma câmara hiperbárica. No tratamento de Oxigenoterapia o paciente fica dentro de uma câmara pressurizada respirando oxigênio puro, o que melhora a circulação em tecido com pouca irrigação e estimula a formação de novos vasos, auxiliando na recuperação de diversas tipos de lesões, feridas, traumas e infecções, além de potencializar a ação de vários antibióticos e diminuir o tempo de recuperação do paciente. Nos últimos meses recebemos muitas perguntas sobre as indicações e o tratamento da Oxigenoterapia Hiperbárica, por isso listamos e respondemos algumas delas abaixo. Lembrando que para saber se há indicação para o caso você deve consultar um médico ou procurar o serviço de Medicana Hiperbárica mais próximo para uma avaliação médica. Minha mãe tem feridas nas pernas que não cicatrizam há muito tempo. A Hiperbárica pode ajudar? A primeira orientação é sempre fazer uma consulta médica para diagnóstico. Porém na maioria dos casos a Oxigenoterapia Hiperbárica melhora, e muito, a cicatrização de feridas na pele. Ternho um familiar com infecção no osso da perna, que já fez vários tratamentos e cirurgias. A Hiperbárica tem efeito em infecções nos ossos? Tem sim. Existem muitos casos assim, em que a Oxigenoterapia Hiperbárica é indicada no tratamento com excelentes resultados. Você deve marcar uma consulta para ver se o caso de seu familiar se encaixa nos protocolos. Minha amiga tem varizes nas pernas e uma grande ferida que não fecha há muitos anos. Tem chance de a Hiperbárica ajudála? Úlcera varicosa é uma das doenças que possui indicação de tratamento adjuvante com a Oxigenoterapia Hiperbárica. Uma consulta médica pode definir se a sua amiga tem indicação. Depois que a pessoa faz Hiperbárica e a ferida fecha, pode aparecer outra? O que fazer? Pode sim. Para que o paciente evite recidivas ele deve sempre seguir orientações médicas.

Tenho um familiar a que teve câncer e fez radioterapia. Depois de um tempo começou a ter dor e ardência para urinar, tendo inclusive presença de sangue. Se fizer Hiperbárica pode melhorar? Alguns efeitos colaterias da radioterapia tem indicação de Oxigenoterapia Hiperbárica e seu familiar pode sim se beneficiar do tratamento. Vocês devem esclarecer durante uma consulta médica. Um amigo se queimou bastante com água quente. Se ele fizer tratamento com Medicina Hiperbártica , o que pode mudar? Há indicação de Oxigenoterapia Hiperbárica para alguns casos de queimaduras, o que pode acelerar a recuperação e melhorar o resultado final. Porém tudo isso deve ser avaliado em uma consulta médica. As pessoas com diabetes que se machucam e não cicatrizam podem fazer hiperbárica? Existe sim indicação para melhorar a cicatrização em diabéticos e estes pacientes podem fazer o tratamento com o Oxigênio Hiperbárico. O que deve ser feito é avaliar este quadro em uma consulta com o médico.

A equipe médica do Instituto de Medicina Hiperbárica de Passo Fundo é formada pelas seguintes profissionais

Dra. Clarissa Oleksinki

Dra. Luciane Donato

Dra. Vanessa Fão Dias

Formação em Infectologia e Medicina Hiperbárica.

Formação em Clínica Médica, Oncologia e Oncogenetica.

Formação em Medicina do Trabalho e Medicina Hiperbárica e Responsável Técnica do Instituto de Medicina Hiperbárica de Passo Fundo.

CREMERS 34833

32 | contatovip.com.br

CREMERS 33749

CREMERS 35862


PASSO FUNDO Tratamento indolor, não invasivo e ao alcance de todos.

UNIMED, IPE, CASSI, CABERGS, PREFEITURAS, UNISAUDE, PRONTOCLINICA, VIAMED, FETAG

Instituto de Medicina Hiperbárica Passo Fundo/RS Rua Uruguai, 2050 – HSVP II (antigo Hospital IOT) -Passo Fundo/RS www.hiperbarica.med.br (54) 3046-0415

@imedicinahiperbarica (54) 99917-4064


VIP | Saúde

A ARTE QUE TRANSFORMA O CONHECIMENTO EM VIDA Na Gerarte Clínica de Reprodução Humana, a natureza encontra o auxílio da ciência para facilitar a concepção da vida. Gerar vidas é muito mais que conhecimento, é uma arte. Uma arte que envolve carinho, afeto, amor e dedicação. Na Gerarte atuamos com o propósito de ajudar casais com dificuldades para terem filhos e homens e mulheres com necessidade de preservar a fertilidade”, explica Dra. Helena Fauth, Diretora da Clínica. Conheça alguns dos procedimentos oferecidos pela Gerarte: Coito programado

Esta é a forma mais simples de tratamento da infertilidade. A mulher utiliza medicações por via oral ou subcutânea e realiza ecografias ao longo do ciclo menstrual com o objetivo de programar o coito e ovular com maior eficácia. Este tipo de tratamento é relativamente simples e está indicado principalmente para pacientes com disfunção ovulatória. Inseminação intra-uterina

É uma técnica de reprodução assistida de baixa complexidade. Procedimento também conhecido como “Inseminação Artificial”, consiste na introdução de uma quantidade de espermatozoides devidamente preparados, através de um cateter, no interior do útero, em um momento o mais próximo possível da ovulação. Essa forma de tratamento é a escolha para casais cuja causa de infertilidade é a alteração leve dos espermatozoides, a endometriose mínima (sem comprometimento tubário) e nos casos de infertilidade sem uma causa aparente. Fertilização in vitro

A Fertilização in Vitro é uma técnica de alta complexidade realizada em ambiente laboratorial que consiste no manuseio de gametas masculinos e femininos para gerarem um embrião. A paciente é, então, submetida à captação dos óvulos por meio da ecografia transvaginal acoplada a uma agulha de aspiração sob sedação. Estes óvulos são encaminhados ao laboratório de fertilização in vitro onde, em contato com os espermatozoides do companheiro (ou doador anônimo), darão origem aos embriões que posteriormente serão transferidos para o útero da paciente. Nessa técnica, a mulher é submetida à estimulação ovariana através do uso de medicações injetáveis.

34 | contatovip.com.br

Doação de óvulos

Programa indicado a casais que não estão aptos a engravidar com o óvulo da própria mulher. São mulheres em menopausa prematura, doenças genéticas, falhas repetidas em fertilização in vitro, má qualidade ovocitária, idade avançada ou ausência de ovários. A ovodoação (doação de óvulos) não pode ser realizada para fins lucrativos e deve respeitar as exigências legais. Todo o procedimento é baseado no sigilo e anonimato, ou seja, a doadora e a receptora não podem se conhecer ou ter algum grau de parentesco. Só será elegível como doadora de óvulos a mulher com menos de 35 anos de idade, que possua a maior semelhança física e compatibilidade possível com a designada receptora. Durante a avaliação da possível doadora, o médico responsável investiga a presença de problemas de saúde pessoais e familiares, e cariótipo. Programa internacional de ovodoação com doadoras da Europa

Este programa trouxe agilidade aos tratamentos. Atualmente com a ovodoação convencional a média de espera por uma doadora compatível é de 6 meses a um ano. Com esse programa, após escolha da doadora, os óvulos chegam à clínica no Brasil em 60 dias, já aptos a passar pela fertilização in vitro. Outro benefício é a possibilidade da receptora ver as fotos da doadora, e escolher a que mais se parece fenotipicamente com ela. Aquisição de sêmen doado Procedimento utilizado em casos de ausência de espermatozoides do parceiro. Também utilizado quando do desejo de produção independente de mulheres solteiras ou em casais homoafetivos femininos. Uma amostra de sêmen de doador anônimo é selecionada a partir de características do doador, obtidas em bancos de sêmen regulamentados pela ANVISA e é realizada a inseminação intrauterina ou fertilização in vitro.

Conheça a Dra. Helena Fauth Médica Ginecologista Pós-Graduada em Reprodução Humana, Dra. Helena buscou estudos e aperfeiçoamentos em São Paulo. Fez Pós-Graduação lato sensu em Medicina Reprodutiva no conceituado Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês. É especialista em ginecologia e obstetrícia na área de atuação em Reprodução Assistida – Registro de Qualifi cação de Especialidade – RQE 35542 e possui certifi cado de atuação na Área de Reprodução Assistida da Associação Médica Brasileira e Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia.

Rua Lava Pés, 2081– 5º andar Edifício Vital Brazil Passo Fundo/RS (54) 3313.5905 - 3632.8211 www.gerarte.med.br


Rua Capitão Eleutério, 626 Centro - Passo Fundo/RS leblueodontologia@gmail.com @leblueodontologia (54) 99144.0108 (54) 3311.4657

FOTOS | DANIEL TATSCH

A expectativa das cirurgiãs-dentistas Marina Rossi e Emeli Miotto ao inaugurar a Le Blue é a de trazer uma nova experiência em odontologia a Passo Fundo e região, aliando resultado, qualidade e acolhimento. Elas já tinham consciência da sua qualidade técnica, mas queriam melhorar a experiência de seus pacientes. “Ir ao dentista quase nunca é motivo de alegria, a maioria dos pacientes não se sente confortável com isso. Por isso, construímos um ambiente acolhedor, que não tem características comuns de uma clínica odontológica. Queremos que o paciente se sinta em casa!”, destacam.

A clínica oferece tratamentos odontológicos para todas as idades, desde prevenção na infância até reabilitações bucais, que envolvem tratamentos multidisciplinares. A equipe é composta por profissionais especialistas que desejam fazer a diferença na vida das pessoas com tratamentos que envolvem técnica e habilidade! Além disso, a Le Blue tem como diferenciais a agilidade em resolver casos complexos e sua estrutura moderna e tecnológica. “Queremos descomplicar a odontologia, devolvendo aos pacientes o prazer em sorrir, de forma rápida e confortável”, afirmam.

Marina Rossi CRO RS 15388 - Especialista em endodontia e clinica - Diretora clínica da Le Blue

Emeli Miotto CRO RS 19822 - Especialista em Odontopediatra - Crescimento Facial Infantil - Especialista em Endodontia - Diretora clínica da Le Blue

A clínica é gerida por duas mulheres, amigas há mais de 10 anos que sonharam e transformaram a antiga clínica em uma nova proposta de odontologia!


VIP | Arquitetura

Arquitetura sob a ótica emocional

Q

uando pensamos na casa ideal, quase nunca conseguimos ver um lugar definido, no entanto, sempre vislumbramos um cenário que remete as lembranças do passado, e a sensações boas que são projetadas para o futuro. Seja uma varanda de frente para o mar, seja perto de um fogão à lenha, uma cozinha perfumada por um café novo... se o cenário é profissional, costumamos idealizar um ambiente leve, cheio de estímulos promissores, um lugar tão lindo quanto a nossa imaginação consegue representar a prosperidade. É complicado de relacionar, mas, a arquitetura é responsável direta pela qualidade de vida das pessoas. Uma casa pouco iluminada, com luzes frias, que não entra sol, que não ventila, que não oferece conforto, que proporciona nuvens escuras, sombras tristes, dificilmente será uma casa com qualidade de vida. – E nem falei sobre mofos e bolores. A arquitetura é cenário de boas e más lembranças. Exatamente por isso, o cliente precisa ter sintonia com o profissional. Certificar-se que o Arquiteto vai levar o orçamento na ponta do lápis é importante, investir em uma estrutura boa e deixar supérfluos para depois, também, no entanto o principal é saber se o profissional leva em consideração todo o acervo psicológico que você traz e a sua história de vida para garantir que a troca de experiências seja eficiente para conquistar um bom resultado e proporcionar uma nova fase de vida. A casa, é o espelho de tudo aquilo que está atrelado aos traços de personalidade

36 | contatovip.com.br

daquele que habita, por meio dela podemos criar e recriar diversas emoções, ela é o conjunto de elementos que faz a vida funcionar em todos os seus aspectos, abrigo, lazer e trabalho. Todos os lugares precisam estar condicionados às suas funções e atentos ao apelo estético que lhe compete, ao mesmo tempo devem ser programados de modo a serem reajustados com a evolução da vida e suas necessidades. Uma construção, precisa estar preparada para sofrer os ajustes necessários para vencer as necessidades que surgem através dos tempos. A arquitetura, quando tratada como arte, despertar diversos sentimentos apenas por “ser”. O belo é retratado e reconhecido de acordo com os olhos de quem o vê, no entanto, apenas de causar alguma movimentação na psique do ser, já exerce um bom papel. Dentre todas as questões que envolvem a relação entre profissional e cliente, uma das mais importantes e significativas, é a empatia. Quando nos posicionamos de modo a abrir um diálogo saudável desde o princípio do processo, é muito mais possível que a relação se construa de forma transparente, para que em conjunto possamos chegar a um denominador em comum. O profissional precisa ter a sensibilidade de acompanhar o raciocínio do cliente, e identificar qual é a trajetória que ele traçou no decorrer da vida. Quando conhecemos e entendemos de onde o sujeito veio, conseguimos no presente ajudá-lo a traçar um caminho assertivo em direção ao futuro esperado. Com a troca de experiências e vivências que

ambas as partes têm, o trabalho passa a ter um peso muito valioso, toda a história passa a ter um significado positivo e isso faz com que o lugar em questão receba essas marcas. Uma boa arquitetura é focada na qualidade do ambiente construído, não em modismos ou tendências, não deve julgar gostos pessoais e muito menos ditar o famoso “brega e chique”. Arquitetura precisa apenas respeitar o ritmo de vida do morador e sempre que possível criar efeito positivo para a cidade, afinal, nosso ambiente construído é um legado que permanecerá por inúmeras gerações. É de suma relevância compreender as necessidades do cliente, seus sonhos, seus anseios e adequar todas essas vontades à sua realidade, validando as possibilidades e encaixando os quereres naquilo que é possível e traduzir toda a carga emocional da pessoa em um lugar, materializando seu estilo próprio e abrindo espaço para que novas vivências sejam experienciadas. A casa é o abrigo do ser, precisa ser tratada como tal, se o indivíduo não consegue expandir seus horizontes, dificilmente ele será capaz de encontrar felicidade onde está. Romper as criptas pré-estabelecidas com a ressignificação de experiências ruins, também é possível através da boa arquitetura, aquela que não oprime, que não se impõe negativamente, aquela que respeita a história do habitante e principalmente aquela que dá valor ao pitoresco – que pode ser ínfimo para quem não entende, mas pode ser tudo para quem nela habita. Tayleran Vigânigo Brandão.


CONTATO: (54) 2141-2084

@ocaete

veja mais projetos no nosso site

Alguns de nossos trabalhos

Loja Excêntrica

Casa 370

Tecnomix Informática

La Empadita

Apto 1201

Loja Môh

Apto 24 contatovip.com.br | 37


VIP | Empresas

Os feitos positivos da ACIC como entidade de classe

A

Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) como entidade de classe empresarial, alinha suas ações de acordo com os setores que representa visando sempre a melhoria coletiva e da comunidade. Nesse sentido a entidade vem atuando de forma assídua neste período de pandemia, de incertezas e de readaptações do comércio, da indústria e da prestação de serviços. A crise causada pela covid-19 iniciou praticamente junto com o ano de 2020 e com ela muitas incertezas, desconhecimento de causa e ações extremas que acabaram sendo necessárias para o período. A ACIC sempre esteve engajada em campanhas de prevenção e não a disseminação do corona vírus, através de campanhas educativas, de incentivo as medidas de proteção e higienização do comércio, indústria e prestação de serviços idealizando sempre a continuidade da atividades produtivas da cidade. Ainda neste período, a ACIC trabalhou em demandas importantes como a destinação do Imposto de Renda para instituições de Carazinho, o posicionamento – sempre – contrário ao aumento de tributos e impostos, solicitações de extensão de prazos junto a prefeitura municipal para o setor empresarial, o incentivo ao consumo local, a fiscalização por parte dos órgãos competentes no que tange as aglomerações fora do comércio, além do atendimento diferenciado aos seus associados com apoio exclusivo a

Diretoria Gestão 2020/2022. 38 | contatovip.com.br

Diretoria Executiva da ACIC. cada um deles nos mais diversos setores. Ao longo de 2020 o principal evento da entidade, o Ideias na Mesa, ficou seriamente atingido devido as restrições da pandemia, mas a ACIC não parou! O novo formato online da reunião almoço, foi aos poucos sendo aderido pela Diretoria Executiva e pelos participantes e proporcionou um leque maior de convidados, trazendo para a entidade figuras públicas importantíssimas como: Os deputados federais Osmar Terra, Márcio Biolchi e Marcel Van Hattem; Gabriel Souza, Presidente da Assembleia Legislativa do RS; Ricardo Ferreira Breier, Presidente da OAB/RS, entre outros. Ainda pode ser ouvido no encontro semanal do

Ideias na Mesa, o então Procurador Geral de Justiça, Fabiano Dalazzen e o presidente da AJURIS, Orlando Faccini Neto. Outras importantes participações no evento da ACIC foram, o presidente da FEDERASUL, Anderson Cardoso e a ex-presidente Simone Leite, e ainda o senador gaúcho Luiz Carlos Heinze. Foram mais de 15 encontros do projeto Ideias na Mesa, todos com ilustríssimos convidados que agregaram conhecimento aos diretores (as) e associados (as). Uma das principais pautas da ACIC, neste ano, foi a campanha para a não construção do presídio feminino de Passo Fundo


VIP | Empresas

as margens da nascente do rio da Várzea, distante apenas 5 km de Carazinho. Nesta demanda a ACIC juntamente com as demais entidades de classe emitiram ofício ao governo do estado do Rio Grande do Sul, para todos os deputados estaduais, para os deputados federais do RS e também à outras lideranças políticas e empresariais solicitando a realocação do presídio para outra área que não possa causar danos ambientais.

Diretoria Executiva da ACIC: Presidente – Cassiano Scheibe Vailatti Vice-presidente da área comercial – Jocélio Nissel Cunha Vice-presidente da área industrial – Luiz Roberto Barp (in memoriam) Vice-presidente da área de prestação de serviços – César Souza Vice-presidente da área de agronegócios – Antônio Augusto Guerra Bocorny Diretor financeiro – Adilson Leonhardt Franck

Em tempos de pandemia e desaceleração do contágio pelo vírus da covid-19, a ACIC pende a ações pela retomada positiva da economia de Carazinho e da região, haja vista a importância do setor produtivo para alavancar a retomada de emprego e renda e essa é a bandeira que a ACIC virá trazendo para os próximos meses, ações deliberadas para alavancar a economia e o desenvolvimento de Carazinho e da região. Esse é o papel de uma entidade de classe centenária como a ACIC e essa será sempre a demanda pautada pela diretoria e seus colaboradores. Jaciara Silva Jornalista – MTB 14.282 Assessoria de Comunicação ACIC

Ideias na Mesa, evento semanal da ACIC.

contatovip.com.br | 39


VIP | Empresa

Lilica & Tigor Passo Fundo Uma loja para as crianças!

A

FOTOS | DANIEL TATSCH

tradicional loja da Moron ganhou um novo olhar no início de 2020, quando Daiane Tomé assumiu o seu comando. Após o nascimento da sua última filha, que hoje já tem 5 anos, e uma mudança de cidade, Daiane decidiu que era hora de voltar a trabalhar. “Voltar ao mercado de trabalho após nascimento dos filhos é sempre uma mudança desafiadora, em especial para mim, pois sempre trabalhei”, conta. Quando começaram as negociações para a compra da loja, ainda não se falava em pandemia na região – e assim que Daiane estava pronta para reabrir a loja, a pandemia chegou com tudo! “Foi um período desafiador, que impactou a vida de todos nós. Eu não estava preparada, mas estava com a força total para um novo recomeço, então, acredito que ‘deus escreve certo, por linhas tortas’, e me senti preparada. Acredito que minha experiência junto a multinacional L’oreal, na qual trabalhei alguns anos, foi essencial, nela aprendi a superar obstáculos e alcançar o sucesso – e o sucesso chega com a dedicação! Tive apoio da antiga proprietária, que em todo momento esteve junto para me ajudar no que fosse preciso. Isso me deu mais força... e foi aí que começamos as mudanças e estratégias para chegar até os clientes. Foi e é uma caminhada diária, mas em conjunto está dando certo!”, relata Daiane. As funcionárias, que já atendiam Daiane na loja quando ela era cliente, foram mantidas, afinal, sempre a atenderam como queria ser atendida. Houve também uma reforma física na loja, pois desde que a assumiu, Daiane quis a presença das crianças lá dentro, que elas quisessem estar dentro da loja, até porque a loja é infantil e é o lugar delas! Outra mudança foi a decisão por permanecer apenas com a coleção atual, assim como as lojas próprias da Lilica & Tigor, tendo todo mix de produtos. Ao assumir a loja, Daiane conseguiu manter a franquia da marca na região e aprimorar o seu engajamento com a cidade. “Comemoramos a caminhada de buscar o cliente e fazê-lo ver a 40 | contatovip.com.br

importância de comprar nas lojas físicas, de manter a economia da nossa cidade e dar o retorno aos mesmos. Com essa estratégia a nossa loja vem se destacando em vendas, em conquistar novos clientes e manter o atendimento de qualidade. Eu não entrei como dona de loja, somente, e sim como empreendedora, eu atendo, eu vendo, eu faço entregas, eu gosto muito de conversar com as clientes, gosto de vender junto com a Rose e a Fran, gosto de atender, como eu gosto de ser atendida. Em dezembro ganhamos o prêmio de vendas de toda regional Sul do Brasil! Isso nos motiva, isso mostra o nosso trabalho em equipe”, destaca. Mas além de todas essas questões está o motivo principal de toda a alegria da loja: as crianças! “Como é bom ter crianças e trabalhar com crianças! Escolher toda uma coleção pensando em cada criança que irá vestir, isso sim é uma alegria. Como é bom caminhar e ver alguém com a roupa ou calçado da marca, que alegria é ver e lembrar que eu ajudei a compor aquele look. A Lilica & Tigor tem um diferencial incrível, pois a produção do tecido é própria, isso faz com que a qualidade não se perca, tornando então o diferencial de qualidade em todas as roupas da marca. Oferecemos o conforto, o estilo e, junto, a qualidade do produto. Na nossa loja temos

o nosso encantômetro também, queremos encantar e conquistar nossos clientes, deixar a criança a vontade aqui dentro é essencial! Deixar ela brincar, deixar ela se vestir e ver como pode brincar e escolher a nossa coleção de forma descontraída. É por isso que eu sempre falo: - é amor, ter a loja para às crianças”, finaliza.


Morom, 1720 - Centro - Passo Fundo (54) 99979-6070 (54) 3313-1150 @lilicaetigorpf


VIP | Kids As

Marias

Marias lançam máscaras personalizadas Iniciativa busca passar mens agem de autocuidado e prevenção ao coronavírus

N

este ponto da pandemia, todos já sabem que usar máscara é fundamental. Além de proteger a si mesmo contra a infecção pelo coronavírus, vestir esse equipamento contribui para diminuir as chances de você passar a doença para outra pessoa. E foi pensando nisso que as Marias resolveram passar uma mensagem de autocuidado. Produzidas em uma indústria da cidade de Veranópolis, na Serra Gaúcha, as máscaras da Maria Antônia e Maria Gabi são puro estilo e proteção. Elas foram confeccionadas em dois tamanhos (adulto e infantil) com material de neoprene. Esse tecido dificulta a passagem de água e, portanto, das gotículas e aerossóis que saem da nossa boca. Mas, além de seguras, são muito bonitas. A técnica utilizada na coloração foi tiedye, a estampa do momento, e nas laterais das máscaras estão posicionadas as marcas de cada uma das meninas.

Maria Antônia presenteia os colegas com máscaras personalizadas.

No início do mês, as Marias fizeram a entrega de algumas unidades das máscaras no Colégio Notre Dame Passo Fundo. Maria Antônia e Maria Gabi presentearam mais de 50 pessoas, entre colegas de aula, professores, funcionários e diretora da Instituição. As meninas compartilharam o momento nas redes sociais. Maria Gabi faz a entrega das máscaras para os colegas que ela costuma encontrar apenas de forma virtual.

Máscara confeccionada em neoprene conta com logo das meninas 42 | contatovip.com.br

Maria Gabi faz a entrega para os colegas da aula presencial.


VIP | Kids

Maria Gabi presenteia seu professor de teatro, Carlos Alberto Mayer

Recadinho das Marias As Marias também falaram sobre a importância de usar máscara e ensinaram qual o jeito certo (e errado) de vesti-la. “O coronavírus é um vírus muito pequeno. Ele sai da nossa boca enquanto falamos e outras pessoas podem respirar esse ar e acabar pegando Covid. Mesmo sem sintomas, é possível transmitir a doença e precisamos usar máscaras para diminuir a contaminação. Assim eu protejo você e você me protege”, conscientizou Maria Gabi.

Maria Gabi presenteia sua tata, Lia Dutra.

Sobre como usar, Maria Antônia explicou: “A máscara precisa cobrir o nariz e a boca. Não dá pra deixar o nariz de fora ou máscara no queixo. Ela também precisa estar bem ajustada no rosto e você não pode tocar na parte da frente sem lavar as mãos, antes e depois. Quando precisar tirar, puxe pela parte que vai nas orelhas. Assim você fica mais protegido.”

Entrega das máscaras vai continuar A mãe e empresária das Marias, Simone Sebben Salvi, acredita que a iniciativa das meninas pode ajudar a inspirar as pessoas a se cuidarem durante a pandemia. “Sabemos que nossa ação não vai mudar o mundo, mas já incentiva a comunidade, os colegas de aula, os seguidores da Maria Antônia e Maria Gabi a potencializarem essa mensagem de prevenção dentro de suas casas e dos espaços que utilizam. Além disso, as meninas são muito preocupadas e conectadas com diversos assuntos: seja natureza, causa animal e, nesse caso, a saúde, entre tantos outros temas”, explicou. Sobre a entrega das máscaras, Simone disse que vai continuar. “Estamos muito felizes com a parceria do Colégio Notre Dame nesta ação e queremos fazer ainda mais por outras pessoas. Por isso, seguiremos com as entregas, focando naqueles lugares que as meninas frequentam, lojas parceiras, e as pessoas com as quais elas mais se relacionam”, contou.

Marias entregam máscaras para o sócioproprietário da Fecopel, Iuri Cerutti Feldmann.

As meninas também presentearam a proprietária da loja Nuveem de Amor, Amanda Kaliski.

Mais recentemente, as Marias visitaram o Espaço Planeta Cura, uma sala de atendimento para parceiros, doadores e voluntários do Hospital São Vicente de Paulo. Ele é vinculado ao Instituto do Câncer Infantil. Elas foram recebidas pelo Dr. Pablo Santiago, que irá distribuir as máscaras para pacientes e funcionários do setor.

contatovip.com.br | 43


VIP | Sociedade

Céia Giongo |

Passo Fundo

Céia Giongo Colunista social

Coffee Time

e jornalista. Assina coluna no jornal O Nacional, de Passo Fundo, e apresenta programa no canal 26 NET. Blog: giongo. blogspot.com

Encontro da Confraria do Vinho reuniu as confrades Susana Grolli - a sommelier, Eunice Calvete, Márcia Peruffo, Cristhine Heilman, Marcieli Kolberg, Marlowa Grazziotin e a anfitriã da noite Manu Dalvit. No cardápio preparado especialmente para a ocasião um Risoto de Parma, salada verde, seguido de um sorvete com calda de chocolate. Tudo a regado a bons vinhos.

A médica Daniela Bordin Corrêa, a arquiteta Daniele Zuse e Edeneia Bordin Corrêa foram excelentes companhias para degustar o famoso café da Kopenhagen, a nova loja do Passo Fundo Shopping.

A atriz e modelo Leticia Birkeuher esteve em Passo Fundo para abraçar a sua avó Maria Fávero na comemoração do seu aniversário de 92 anos de vida. Um almoço na casa de sua mãe Elvira Birckeuher reuniu a família em torno da matriarca.

Um Dia Especial Existem dias especiais e datas especiais na vida das pessoas. O dia 11 de março é um destes dias e que marcaram e marcam até hoje a vida do médico Paulo Eduardo Donato. Seus 3 filhos, Carol, Bruno e a pequena Érika nasceram no mesmo dia: 11 de março, mas em anos diferentes. Esta é sem dúvida uma feliz coincidência existente entre estes 3 irmãos e seu pai, que transforma a comemoração dos aniversários deles em um dia sempre inesquecível e muito especial.

O casal: o médico Paulo Eduardo Donato e Vanderleia Baroni com a filha Érika.

O empresário Augusto Ramires e sua esposa, a decoradora de interiores Ana Zanin.

Bruno Donato e Laisa Medeiros.

44 | contatovip.com.br

Carol Donato com Jonas Tucci.

Dia de produção com eles: Diogenes Bolis e Manno Escobar.


MARIANA MOMM CRUSIUS É A MISS BRASIL PACIFIC 2021

M

ariana Momm Crusius, 12 anos, é natural de Passo Fundo, filha de Silvana Momm Crusius e Marcelo Crusius. Ela estuda no sétimo ano do Colégio Notre Dame, estuda inglês, espanhol, faz aulas de interpretação, cinema, passarela, oratória e dança. Desde o dia 10 de julho de 2021 ela ostenta o título de Miss Brasil Pacific, na categoria infantil, tendo recebido coroa e faixa em evento realizado em Porto Alegre. Mas não é de hoje que a bela Mariana tem intimidade com as passarelas. Ao todo ela já possui 6 títulos: Miss Infantil Passo Fundo, Miss Pré Teen Rio Grande do Sul, Rainha Angel 2020, Cinderela do Brasil 2020, Top 3 Miss Brasil e Miss Brasil Pacific 2021 Toda essas conquistas exigem empenho e dedicação. Para ser uma miss, segundo Mariana é “preciso estudar muito sobre a Cidade e Estado de origem pois, além das provas de beleza, simpatia, passarela, traje típico, talento artístico, elegância, também as candidatas passam por uma prova específica de oratória na qual falam sobre as belezas, os pontos turísticos, a economia, a culinária e as características em geral das Cidades e Estados onde residem”. Miss Brasil Pacific - O concurso Miss Brasil Pacific é promovido pela franquia Miss e Mister Pacific eleitos em um evento glamouroso, a partir de critérios como beleza, elegância, desenvoltura na passarela, simpatia, talento e cultura avaliados por uma comissão lhidos em seus estados julgadora. Os candidatos são escode origem e participam posteriormente do concurso nacional que

neste ano ocorreu em Porto Alegre. A próxima etapa do concurso acontece no México, no mês de novembro deste ano. Para representar o Estado do Rio Grande do Sul, Mariana vestiu uma peça criada pela estilista passofundense Patrícia Bittencourt Covatti e confeccionada pela equipe do Ateliê de Costura A Casa. “Usando aquele vestido me senti uma verdadeira princesa e segura para conquistar a coroa”, comenta Mariana Gratidão e orgulho são os sentimentos que definem Mariana em relação ao concurso: “gratidão a Deus por me conduzir sempre pelos caminhos do bem, à minha família por me apoiar, à minha assessora Michele Farias e a todos que me desejam sucesso e que me ajudam nesta jornada. É um sonho sendo realizado. E orgulho por poder mostrar fora do Brasil o quanto amamos nosso país e como a nossa cultura é maravilhosa Vou continuar me preparando com muito afinco e dedicação para trazer o titulo para o Brasil” finaliza a miss, que recebe todo o apoio da família para participar do concurso. É muito importante ter uma família que te apoie. Eu sou muito grata por ter amigos e familiares que sempre me apoiam, isso é a base de tudo. Minha mãe está sempre presente e me acompanha em todas as viagens”, conclui.

"O concurso me traz principalmente conhecimento, experiências, confiança, tenho oportunidades para conhecer pessoas maravilhosas, novos amigos e lugares”.

Com a mãe no momento da coroação.

Quem quiser conhecer melhor a Mariana pode acessar suas redes sociais. “Será uma honra compartilhar minhas experiências no Mundo Miss e, talvez, encorajar outras meninas assim como eu, a buscarem a realização dos seus sonhos. Meu Instagram é @marimommcrusius e agradeço imensamente a oportunidade de dividir um pouco da felicidade que estou vivendo.” contatovip.com.br | 45


VIP | Beleza

A ARTE DA MAQUIAGEM:

autoestima e tendências

H

FOTOS | DANIEL TATSCH

á mais de 15 anos, Catiuscia Souza dedica seus dias à maquiagem. Para ela, o seu trabalho é uma forma de cuidado, que faz com que as mulheres se sintam bem e com a autoestima elevada. “Ao contrário do que se pensa, a maquiagem não é uma máscara para esconder defeitos e se encaixar nos padrões de beleza, ela é uma ferramenta para realçar o belo, se expressar, é uma arte! Gosto da maquiagem que não altera a estrutura do rosto, pois as mulheres têm que se olhar no espelho e se verem, não ver uma outra pessoa”, diz. A maquiagem impacta a vida das mulheres, principalmente porque,

muitas acabam se esquecendo de si com a correria da vida. “Colocamos família, carreira, sempre em primeiro lugar, então quando nos maquiamos, nos damos conta de que mesmo sendo mãe, mesmo sendo profissional, podemos continuar sendo femininas. Eu me emociono quando maquio mulheres assim, quando elas se olham no espelho e me dizem que gostariam de acordar todo dia maquiadas!”, destaca Cati. Segundo ela, o mesmo modo que usamos para nos vestir no dia a dia precisamos usar para maquiar também, pois não é só através da roupa que passamos nossa imagem pessoal, mas da maquiagem e do cabelo também.

Dicas para acertar na make Sabemos que 2020 não foi um ano fácil e que 2021 continua repleto de desafios. Com a Covid-19 muita coisa mudou, tivemos que repensar o nosso método de trabalho e nós mesmas. E na área da beleza começamos a prestar mais atenção ao cuidado da pele e, também, a criar mais na região dos olhos, por conta das máscaras de proteção. Para uma boa maquiagem, Cati diz ser indispensável uma pele bem cuidada, por isso, ela gosta de investir em produtos para a preparação da pele. “Nada como uma pele viçosa, natural, que não craquela!”, comenta. A maquiadora gosta de estar sempre lendo sobre as novidades no mundo da maquiagem, assistir a premiações como Oscar, Grammy, e desfiles de moda além de fazer cursos para estar sempre

CABELO, MAQUIAGEM E SOBRANCELHA Rua Capitão Eleutério, 69 - Passo Fundo/RS Estética Beleza Pura (54) 3314-6691

(54) 99979-7861

@catisouzamakeup

atualizada. Ela compartilha aqui as principais tendências do momento: - Pele tem sido usada cada vez mais natural, adeus ao matte! - Sobrancelhas despenteadas e o delineado preto e colorido estão super em alta. - Já nos lábios os gloss, nude rosado com fundo perolado e lip tint estão super na moda para compor a Make fresh, mas para as que gostam de ousar vale apostar nos batons azuis, vermelhos vibrantes e com fundo alaranjado. A dica da Cati é: “Menos é mais, se policie para não sair de casa sem nada, nem que seja um filtro com cor e blush, que já dão um ar de saúde. Cuide muito da sua pele, beba muita água porque ela é a maior aliada da nossa pele e, automaticamente, da maquiagem!”

Cati

Souza


Localizado no centro da cidade de Passo Fundo, o Eleven Work oferece toda a comodidade necessária para que você possa trabalhar sem preocupações: móveis de alto padrão, estações com computadores, área de convivência para relaxar, cozinha com água e café free, mini bar, ar condicionado em todos os ambientes, estúdio e cenários para fotos e vídeos, além de uma pop up store, com materiais de escritório, para você focar apenas em desenvolver seu trabalho. Ao todo, são 20 estações de trabalho compartilhadas, 2 estações exclusivas, 9 salas privativas, 2 salas de treinamento, além da sala de reuniões, tudo cuidadosamente organizado e pensado para o seu bemestar pessoal e profissional. Além de poder reduzir os custos com locação em até 70%, trabalhar em um espaço coworking proporciona também aos profissionais mais possibilidades de networking, troca de conhecimento, maior flexibilidade e, também, um ambiente leve de trabalho! A idealizadora do ElevenWork, Janesca Azevedo, é também advogada, e ressalta que o espaço tem parceria com a OAB Passo Fundo – oferecendo condições especiais aos advogados que desejam utilizar o espaço para atender seus clientes.

A Bluweb é uma empresa especializada em desenvolvimento de websites institucionais para empresas e profissionais liberais. Além disso, trabalha com desenvolvimento de lojas virtuais, marketing digital, estratégias de SEO e e-mail marketing. A empresa surgiu da possibilidade de, em meio a pandemia, ajudar as empresas a entrarem de vez no mundo digital. Desta forma a empresa se propõe a desenvolver soluções que impactam positivamente e diretamente na rotina do negócio de cada cliente. Além de credibilidade, um site é a principal forma para se estabelecer um bom relacionamento com o consumidor, pois lá é que está contido todo o DNA do seu negócio: serviços, produtos, missão, visão, valores, endereço, todas as informações que possam facilitar e reduzir o caminho entre você e o seu cliente. A Bluweb é reconhecida pela alta qualidade de seus serviços, além, é claro, de fornecer todo o conhecimento de seus profissionais aos clientes para sempre entregar o melhor resultado, fornecendo tudo o que precisam para se destacarem no mundo digital. www.bluweb.cc (54) 99981-1333

www.elevencoworking.com.br (51) 99768-0798

Equipe

Janesca

Av. Brasil Oeste, 71 – Sala 11 – Centro, Passo Fundo – RS Comercial | 54 3313.9632


VIP | Dia dos Pais

O pai é o mundo A consteladora sistêmica Aline Dalcin fala sobre a importância do pai em nossas vidas, no mês em que celebramos o dia dos pais

E

FOTOS | GENE BERNARDONI

m todo ano esse dia é comemorado no segundo domingo do mês de agosto. É um dia muito especial, é o dia do homem que nos colocou no mundo. O pai é a ação, o pai é a liberdade, o pai faz de coisas grandes pequenas. Ele é tempestade de paz. É ele que nos empurra para a vida. A mãe é a vida e o pai é o mundo. No nosso lado direito fica a nossa força masculina, a força dos nossos ancestrais masculinos e a força do nosso pai. No nosso lado esquerdo fica o nosso lado feminino, a força da ancestralidade feminina e a mãe. Por isso, nós somos os nossos pais. E para quem não conhece o seu pai ou nunca teve contato, saiba que você é metade seu pai e metade sua mãe. E os nossos pais nos deram a coisa mais importante: a nossa vida.

Vou citar uma frase do psicoterapeuta Bert Hellinger: “Quem não sente os seus pais na sua alma definha”. Então sinta os seus pais na sua alma. Sinta, principalmente, o seu pai na sua alma e ressignifique. Se reconcilie com tudo o que você veio para

Aline Dalcin e as filhas Isabbelle e Nicole, junto do pai, Ezequiel Dalcin. se reconciliar, porque com esse movimento da sua alma você vai para a ação, para uma vida mais leve, para o fluxo - o fluxo da vida. O pai é o mundo e quem se conecta com o seu pai na sua alma, no seu coração, vai para o mundo. Então se conecte com essa força!

No mês de agosto, elas homenageiam o homem que é o seu mundo!

A filha Isabbelle, o pai Ezequiel e a mãe Aline. Ezequiel e a filha Nicole. 48 | contatovip.com.br


REFLEXÕES SOBRE A

vida

Conteúdo especial em comemoração ao Dia do Psicólogo – 27 de agosto É a nossa subjetividade que faz tão necessário o olhar afetuoso e acolhedor da psicologia. Como seres humanos, temos diferentes maneiras de sentir, pensar, nos relacionar, fantasiar, nos comportar, interagir, sonhar, amar... e tantas diferenças geram conflitos – tanto externos, em nossas relações com os outros, quanto internos, em nossa relação com nós mesmos. Por isso, no mês em que se comemora o Dia do Psicólogo, em 27 de agosto, colocamos as páginas da Revista Contato VIP a disposição desses profissionais. Nossa ideia foi criar um espaço para reunir reflexões sobre diferentes temas pertinentes da nossa vida, do âmbito pessoal, familiar até o profissional. Esperamos que a contribuição de cada um desses profissionais possa servir de ponte para que você passe a investir mais na qualidade da sua saúde mental.


VIP | Psicologia

Famílias na Pandemia: fortalecimento ou rompimento das relações?

H

á cerca de um ano e meio, vivemos em estado de emergência, em distanciamento social, como medida de prevenção à disseminação do vírus decorrente da pandemia da COVID-19. Diante de um contexto de isolamento domiciliar, as relações familiares se intensificaram, favorecendo o aumento de conflitos e a ressignificação de algumas vivencias, por vezes não identificadas dia a dia, antes da pandemia. Nesse sentido, muitas famílias tiveram que se adaptar ao novo cenário, principalmente a partir de uma nova experiência profissional, o HOME OFFICE, estando ainda, com todos os membros familiares no mesmo espaço, assumindo atividades e rotinas diferentes das que se vivia até então. Em ritmo acelerado, a proximidade e a intimidade trouxeram à tona conflitos que talvez a família ou o casal já estivessem vivenciando, com certa dificuldade, bem como conflitos que ainda não haviam sido identificados e que neste momento, se fez necessário o olhar, o entendimento e a busca pela solução. Acredita-se que o manter-se em casa durante o período de distanciamento social, acaba por facilitar ações que visam a integração dos membros da família, bem como a construção de novos hábitos, aproximando-os. Nota-se também, o descobrir o parceiro na integra, procurando respeitar o que de fato ele traz para ser admirado ou aprovado. Por vezes, ouvi no consultório: - “Parece que tenho outra mulher em casa”. - “Parece que agora estou conhecendo a mulher que tenho em casa (e vice-versa)”. Contudo, surge a dificuldade na divisão das tarefas do dia a dia, em relação a estarem colaborando, onde se diz que: - “Eu ajudo em casa”; “Eu ajudo minha esposa, a dar banho nas crianças”; “Eu ajudo meu marido, lavando a louça”; ao invés de “Estou fazendo a minha parte dentro de casa, como pai, como mãe, como filho(a), enfim, como morador daquela casa”. Diante disso sugere-se que: - As relações entre pais e filhos e entre parceiros, deva ser de muita paciência

50 | contatovip.com.br

e clareza na divisão e reorganização de rotinas, tarefas, preocupações, cuidados e ainda, o amor. - Seja permitido o reinventar-se, a aproximação, o carinho entre os membros da família, desde as brincadeiras com as crianças, como forma de unir ainda mais, fortalecendo os vínculos das relações, o tempo, ser disposto com qualidade e não visando a quantidade. - Não se esqueça de que o desentendimento que começa dentro de casa, tem que terminar dentro de casa. - Se atente de forma cuidadosa o olhar para todos, lembrando que não seria mais possível, por dado tempo, terceirizar o cuidado e sim colocar a “mão na massa”, seja nas questões práticas e ou de afeto familiar, do olhar e escuta ao outro. - Os pais tenham comprometimento e sensibilidade para acompanharem seus filhos na importante tarefa, das aulas online. - O significativo papel do homem na condição de pai, seja mais presente na rotina dos filhos, aparecendo também em tarefas das quais antes, acabava se destinando apenas para a mãe, em função das crenças de que o homem faz determinadas coisas (como prover) e as mulheres sendo “donas de casa”, atuantes em tarefas contínuas, rotineiras e sempre de presença constante. - A distribuição de tarefas aconteça de forma justa e equilibrada, considerando as condições de cada membro, de modo que ninguém se sinta sobrecarregado ou estressado, evitando assim, o desencadear de novos conflitos. Portanto, ao considerar as particularidades de cada núcleo familiar, entende-se que

o fortalecimento dos laços familiares é elemento crucial para uma convivência saudável. Pondera-se ainda a importância das relações pessoais restritas, nas quais o consenso deve ser fator predominante, no núcleo familiar. Espera-se que nesse momento de tanta incerteza em nossas vidas, em todo o mundo, possamos ainda, encontrar o prazer na convivência familiar e nos diversos tipos de relações.

Ariane Cunhasque Bertoldi Terapia de Casal | Terapia de Família Terapia Individual (crianças, adolescentes e adultos) psicologa.arianecb@gmail.com @psicologa.arianecunhasque | 54 98144.7983 Clínica Unity | Rua Coronel Chicuta, 348 Bairro Vergueiro - Passo Fundo


VIP | Psicologia

Psicologia Organizacional – foco na felicidade e no desenvolvimento de cada colaborador

P

or ser uma pessoa muito prática e dinâmica, a psicóloga Carla Zonta viu na Consultoria uma oportunidade de fazer parte do mundo empresarial e da Gestão de Pessoas – área pela qual é apaixonada! Formada em 2010, inaugurou logo após três meses de formada uma empresa de Agenciamento de Empregos, pois gostaria de entender e conhecer o mundo dos negócios. “Em 2018 tomei a decisão de vender a empresa e atuar apenas como Consultora e Psicóloga Organizacional dentro das empresas, podendo ter liberdade de atender Marau e Região”, conta. A psicologia organizacional, também chamada de psicologia do trabalho, diz respeito ao campo que estuda os comportamentos, o desempenho e os conflitos presentes nas empresas. É uma área voltada para a gestão de pessoas, com foco em maximizar os resultados, levando em consideração o fator humano e não apenas os números. Tem uma grande preocupação em compreender e analisar os hábitos e opiniões de cada colaborador e, dessa forma, melhorar o bem-estar e o clima da empresa. O papel do psicólogo organizacional é fundamental para as empresas, pois suas atribuições são criar e monitorar ações e estratégias que promovam a boa convivência, estimulando a produtividade e focando a saúde dos colaboradores. “A Psicologia Organizacional influencia diretamente no bom andamento da organização. Para realizar esse trabalho, é necessário contar com profissionais qualificados e especializados na área. Nosso principal objetivo é de melhorar as relações interpessoais, a comunicação e, claro, a sua adaptabilidade às condições do

ambiente, fazendo as pessoas se sentirem mais felizes e realizadas em suas profissões”, complementa. Em sua experiência de mais de 10 anos na área de Gestão de Pessoas, Carla percebe que um dos principais desafios do psicólogo que atua nesta área é trabalhar o autoconhecimento e o propósito de vida das pessoas dentro das organizações. “Vejo ainda, infelizmente, muitos profissionais ‘perdidos’ em seus trabalhos, sem propósito e infelizes. Penso e acredito que nossa função é a de ajudar esses profissionais a encontrarem o seu caminho dentro ou fora da organização, mas que busquem a sua felicidade. Nossa tarefa será sempre focada no ser humano e em sua capacidade de descobrir-se, crescer e libertar seu potencial”, ressalta. O dia a dia de Carla não tem uma rotina fixa e ela confessa: “eu adoro essa vida!”. Atualmente ela trabalha em mais de 10 empresas de vários segmentos em 4 cidades. “Cada dia é uma empresa, uma equipe, uma atividade diferente e várias demandas de trabalho. Isso me motiva e me desafia. Para poder atender a esse desafio, estou sempre lendo, estudando, me atualizando e me capacitando”, enfatiza. Carla sente-se realizada ao ver o crescimento dos seus clientes, pois muitos fazem parte da sua vida e de seu crescimento. “Em algumas empresas estou há mais de 6 anos e quando olho para trás vejo que escolhi a área certa, o que me orgulha muito! Ver o quanto eles se desenvolveram e, claro, o mais importante, ver como estão felizes e realizados com o nosso trabalho também me realiza. Digo o nosso, porque sempre comprometo eles em seus deveres e suas responsabilidades.

Em um trabalho de Consultoria existe a minha parte e a parte deles, por isso trabalhamos em equipe, juntos para conquistar nossos objetivos”, finaliza.

Carla Zonta • Psicóloga pela Universidade de Passo Fundo (CRP 07/18658) • Especialização em Avaliação Psicológica na UPF; • Especialização em Dinâmicas de Grupo pela SBDG; • MBA em Gestão de Pessoas pela USP; • Certificada pelo Indicador de Preferências Psicológicas MBTI Step I e Step II; • Formação em Personal & Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching; • Professora da Graduação FABE Marau; • Psicóloga Organizacional – Experiência de mais de dez anos na área de Gestão de Pessoas em pequenas e médias empresas de Marau e Região. Telefone: (54) 9.9933-1830 E-mail: czontaconsultoria@gmail.com Instagram: @carla_zonta contatovip.com.br | 51


VIP | Psicologia

FOTO | DANIEL TATSCH

Como maneirar o uso das tecnologias no convívio familiar?

Atualmente possuímos nossa "vida" em mãos, devido aos avanços tecnológicos, que estão cada vez mais atrativos e acessíveis. Utilizamos como ferramenta de trabalho, e isso faz com que por vezes estejamos em nosso ambiente familiar ainda fazendo uso destes em função da profissão, assim como, para verificar a previsão do tempo, ou retornar as mensagens recebidas ao longo do dia, até mesmo verificar as redes sociais e nesse período é comum que os filhos também estejam utilizando os meios de interação virtual, e em muitos casos sem supervisão dos responsáveis. É preciso que existam limites tanto para os pais como para os filhos em relação ao uso dessas tecnologias, usufruir de seus benefícios com qualidade se faz necessário para somar nas relações e evitar indesejáveis consequências futuras. Não se pode permitir que este recurso tecnológico faça com que se postergue ou negligencie o convívio familiar. Certamente o mundo virtual é algo que veio para nos beneficiar de diferentes maneiras, desde que saibamos utilizá-los adequadamente, seja no trabalho, nos estudos e no lazer. Inclusive devido ao seu avanço 52 | contatovip.com.br

hoje podemos trabalhar em home office, e durante a pandemia serviu como meio de aproximar pessoas, por exemplo. Acreditamos ser importante a reflexão sobre o que tem acontecido no convívio entre os membros de um mesmo núcleo familiar que não estão se permitindo compartilhar, participar e até mesmo acolher as necessidades uns dos outros, tornando o uso das tecnologias uma distração diante da relação familiar. Algumas consequências que notamos com este distanciamento nas famílias são: alterações de comportamento, nas interações sociais, no desenvolvimento escolar, perda de identidade, aumento de estresse, falta de empatia, ansiedade, depressão, entre outras. Acreditamos que as principais maneiras de amenizar o uso das tecnologias no meio familiar sejam através do diálogo, da escuta atenta e da integração entre os membros do núcleo familiar, para isso é preciso abrir mão do individualismo e através de consenso encontrar atividades de integração, onde todos tenham a chance de interagir, de se expressar, desenvolvendo a cooperação, a cumplicidade, a afetividade, a confiança, o respeito e a individualidade de cada sujeito. Pensar coletivamente e desenvolver o fortalecimento das relações, pois é na família nossa primeira interação social. Tem-se conhecimento de que cada membro traz consigo seu historio de lembranças, aprendizados e experiências que lhes acompanharão por toda existência, por isso, precisa-se que a família seja o pilar de sustentação, pois através dessa interação cercada de amor, paciência, respeito e cumplicidade se educa e forma indivíduos seguros para o convívio social. Dessa maneira o afeto familiar torna-se insubstituível.

Daiane Silva Padilha

Psicóloga - CRP 07/31227 Psicóloga graduada pelo Instituto Meridional - IMED de Passo Fundo. Especializanda em Formação em Terapia Ecossistêmica Indivíduo, Casal e Família pelo Instituto Meridional. Atendimento clínico presencial e online. Sócia Proprietária da Empresa Oxy Cromo Duro LTDA. Fone (54) 99142-8585 @psico_daianepadilha

FOTO | DANIEL TATSCH

E

m meio ao avanço das tecnologias torna-se imprescindível observar o andamento das relações familiares, em relação a proximidades e distanciamentos. As tecnologias estão aí para auxiliar de diferentes maneiras, o importante é que hajam limites. No caso das famílias o que temos acompanhado é que o convívio social está sendo substituído pelo virtual, até mesmo durante a pandemia, onde as relações familiares poderiam ser fortalecidas se pode perceber um isolamento maior, principalmente por parte dos adolescentes.

Emanuelle Campos Almeida

Psicóloga - CRP 07/30465 Psicóloga graduada pelo Instituto Meridional – IMED de Passo Fundo Pós-Graduanda em Gestão estratégica de pessoas pelo Instituto Faveni Atendimento clínico presencial e online Psicóloga na Associação de e para Pessoas com Deficiência e ou Superdotação/Altas Habilidades de Carazinho e Região (APD); Associação Carazinhense de e para Deficientes Visuais (ACADEV), e no Centro de Convivência Esportivo e Cultural da Criança e do Adolescente (TRIANON). Fone (54) 99647-3978

Consultório:

Rua Alexandre da Motta, 540 Sala 402 - Centro - Carazinho/RS Junto ao Ed. do Sindicato dos Comerciários.


VIP | Psicologia

LUTO E SUAS FASES

D

ificilmente alguém que tenha passado por esse processo não tenha vivenciado essas fases devido à perda de algum ente querido, seja familiar ou de amizade próxima. As perdas são inevitáveis, porém quando chegam de forma trágica, por acidente ou mesmo em decorrência de um vírus como o da Covid-19, essa dor parece ser mais árdua de ser superada, e seu tempo para aliviar toda essa etapa de luto deve ser respeitado. Esse período cronológico foi elaborado e descrito pela médica psiquiatra suíça (radicada nos EUA), Elisabeth Kübler-Ross, em sua obra “Sobre a morte e o morrer”, dividindo o luto em 5 fases: Negação: na qual a pessoa se nega a acreditar no que ocorreu, e consequentemente fugindo do contato com a realidade;

Raiva: revolta com o mundo e todos, sentimento de injustiça e de inconformidade com o que está passando. Negociação ou Barganha: o indivíduo negocia consigo mesmo, como uma forma de tentar aliviar a dor e buscar alguma possível solução para o momento em que está sendo vivenciado. Depressão: a pessoa se isola diante da impotência frente ao ocorrido e começa a passar por um intenso sofrimento. Aceitação: nessa última fase, o indivíduo já consegue perceber a realidade como ela é, e consequentemente, ocorrendo a assimilação e aceitação desta perda ou morte, de forma mais consciente. Basicamente são estas as etapas vivenciadas por alguém que passou por este processo de perda, porém, se todas estas fases, se prolongarem mais do que o habitual, esse entristecimento pode ser considera-

Marcelo Saute

Psicólogo CRP 07/11339

Av. Pátria, 823 Conj 205 - Centro Médico Carazinho contato@sautepsicologia.com.br (54) 99141-3003 (54) 99122-2993

do patológico, sendo recomendando um tratamento psicológico ou até farmacológico, de acordo com a intensidade que esta pessoa esteja passando, no decorrer desse tempo de elaboração do luto.

Daniel Saute Psicólogo | CRP 07/31465

Daniel Saute Pós-graduando em Sexualidade e Psicologia / CRP 07/31465 Fone (54) 98448.7849 Av. Pátria, 823 - Sala 205 Centro Médico - Carazinho/RS contatovip.com.br | 53


VIP | Psicologia

Psicoterapia: Permita-se viver essa experiência

E

m algum momento da vida você já deve ter enfrentado situações em que se sentiu perdido, não é mesmo? Fique calmo, isso é completamente compreensível e natural. Normalmente, quando ocorrem mudanças na rotina, a maioria das pessoas sentem-se vulneráveis, com medo ou, até mesmo, sem saber como agir. Com isso, surgem dificuldades para lidar com as situações inusitadas da vida, causando sofrimentos e problemas de adaptação em relação ao ambiente. De uma maneira geral, as nossas atitudes estão associadas à forma como pensamos e sentimos, assim como a nossa história de vida e as experiências que vivemos. Ou seja, todas as crenças e valores adquiridos e construídos ao longo da vida, se forem rígidos ou cristalizados, podem ocasionar dificuldades na adaptação, originando conflitos internos entre a nossa razão e a emoção. A partir do momento em que existem dificuldades para lidar com o nosso dia a dia, a psicoterapia é aconselhada buscando auxiliar as pessoas de todas as idades a ampliar a sua percepção a respeito dos problemas e facilitando a tomada de consciência. Durante a psicoterapia, você poderá analisar as suas dificuldades e ressignificar os acontecimentos que lhe geraram sofrimento no passado e, deste modo, facilitar novas possibilidades de mudança. Semelhantemente, você poderá aprender a lidar com os seus conflitos e dificuldades emocionais, lidar

54 | contatovip.com.br

com situações difíceis de forma mais construtiva, desenvolvendo hábitos mais saudáveis e efetivos para ter uma vida mais produtiva e feliz. Com a psicoterapia, é possível reestabelecer a saúde mental do cliente e promover um estado de bem-estar emocional. De modo geral, as pessoas aprendem a lidar melhor com as situações que acontecem. Nesse sentido, o objetivo da psicoterapia é oferecer ao paciente, de forma didática e ao alcance de sua compreensão, informações sobre sua condição, sobre as opções de tratamento ou acompanhamento para ele mesmo com o apoio e a orientação do psicólogo, construir “ferramentas” mais eficazes para lidar com suas limitações. Por isso, torna-se importante refletir o quanto você dedica tempo para cuidar de si, investindo na qualidade de vida. É fundamental olhar para si, fazer uma leitura das suas emoções, observar os seus pensamentos, assimilar tudo que está ocorrendo em sua vida e como isso pode ou não contribuir para uma vida emocional saudável. O processo de autoconhecimento alcançado através da psicoterapia pode ser libertador, levando a pessoa a um maior autoconhecimento. Além de conseguir encontrar maneiras de relacionar-se com o mundo de forma mais afável, benéfica e menos dolorosa, você se tornará capaz de perceber as suas qualidades e o seu potencial, respeitando sua forma de ser e valorizando assim sua existência.

DÉBORA CAROLINO PSICÓLOGA CLÍNICA (54) 9.9154-6262

Débora Carolino Psicóloga Clínica - CRP 07/22919 Serviços Oferecidos: Psicoterapia Individual direcionado para adultos e Idosos, através de consultas presenciais ou online. Oficina das Emoções: Grupo Melhor idade. (54) 99154.6262

@psico_deboracarolino

R. Paissandu, 916 Sala 106 - Ed. Galera Central Centro - Passo Fundo/RS


VIP | Psicologia

PANDEMIA: O CAOS ORGANIZADOR

P

or consequência do isolamento social fomos obrigados a desacelerar ou, até mesmo, parar com as atividades diárias que estávamos acostumados antes que todo esse caos da pandemia nos atingisse. Porém, toda esta situação também conseguiu mostrar a importância dessa desacelerada em nossas vidas, nos obrigou a conviver mais com nós mesmos, com nossos pensamentos, nossas emoções e sentimentos. E, quando isso acontece, começamos a descobrir coisas novas, algumas boas e outras não tão boas assim. Com as coisas boas, ficamos alegres, orgulhosos, satisfeitos. Mas e com a descoberta daquelas coisas que não nos agradam, aquela ansiedade, sentimentos depressivos e aquele medo persistente do desconhecido, o que podemos fazer com isso? Bom, quando descobrimos essas emoções e sentimentos que estavam guardados lá no fundo, precisamos dar atenção, porque tudo isso pode ser um sinal de que não estamos bem emocionalmente, portanto, um dos caminhos para lidar com essas descobertas que nos causam desconforto, é buscar ajuda de um profissional da psicologia, para que ele

possa nos auxiliar nessa caminhada para o autoconhecimento, ajudando-nos a conviver e entender tudo isso. Sintomas depressivos, ansiosos, sensação de vazio, entre outros sintomas emocionais, se manifestam justamente para nos mostrar que nossa saúde mental não está legal. Esses sintomas são uma mensagem do nosso psicológico que está tentando mostrar que existe algo dentro de nós causando sofrimento emocional. E, para podermos dar conta deste sofrimento, precisamos ouvir, prestar atenção nesses sintomas e buscar compreendê-los, traduzi-los e significa-los. Então, que tal pararmos um pouco de prestar atenção apenas na saúde e beleza física, e começarmos também a ostentar saúde emocional, beleza emocional. Que tal buscarmos nos cuidar e nos conhecer psicologicamente e emocionalmente, da mesma forma que trabalhamos para fazer isso com nosso físico, afinal não somos apenas carne, músculos e pele, somos também emocional, mente e alma. Por causa disso, precisamos ter equilíbrio entre o nosso mundo interno e o externo, porque se um não estiver bem, sem

dúvidas, prejudicará o outro. Assim, a pandemia pode ter sido um caos, de início, mas muitas vezes o caos pode ser organizador, principalmente, quando ele nos obriga a olharmos e convivermos com nós mesmos, tendo a chance de nos tornarmos pessoas melhores, ao invés de nos perdermos na correria do dia a dia.

Fabiana Bonato Psicóloga Clínica (54) 99670-6949 @psicologafabianabonato contatovip.com.br | 55


VIP | Psicologia

VAMOS FALAR SOBRE SEXO! DESCONSTRUINDO O TABU…

C

ito algumas das muitas queixas que chegam ao consultório relacionadas as questões sexuais e como costumo expressar: “Feliz das que chegam aqui!” - Diminuição de Libido: “Minha libido é zero, não tenho mais”; - Falta de Lubrificação; - Ejaculação antecipada; - Ejaculação retardada; - Dificuldade em conseguir ou manter a ereção; - Dor na penetração; - Não sentir-se desejada/o; - Fingir estar gostando, ansiedade pelo término do ato; - Insatisfação com a forma como fazem e dificuldade em verbalizar; - Não saber se tem orgasmo. Toda a queixa ou insatisfação sexual reflete diminuição na qualidade de vida do indivíduo, bem como afeta a qualidade do relacionamento conjugal. Se em 2016 pesquisas já apontavam índices acima de 50% para casais insatisfeitos sexualmente, com a pandemia os números cresceram impressionantemente. Podemos considerar 2020 “UM ANO SEM TESÃO”. A libido perdeu espaço para a tensão, onde os temas sérios, os medos e receios se intensificaram na mente humana. Apesar das pesquisas comprovarem que 50% das mulheres e homens tem algum tipo de problema de disfunção sexual, grande parte destes ainda sente intensa dificuldade ou vergonha de compartilhar e expor o que está vivenciando tanto para a parceria, 56 | contatovip.com.br

quanto para um profissional da área, o que resulta no agravamento da problemática e em inúmeros casos acarretando o rompimento de relacionamentos. Existe uma frase bastante conhecida, que se aplica com total coerência nessa temática: “O que a boca cala, o corpo fala”. A conexão de corpo e mente é total, assim, uma das causas de disfunções sexuais é esta, reprimir o que sente e manifestar no corpo. Então para os casais, namorados, em todas as configurações, um quesito básico para uma vida sexual ativa e satisfatória é o diálogo que envolve as questões sexuais. Pergunte ao seu parceiro/a, como se sente em relação ao sexo e fale sobre você, fantasias, vontades, desejos, insatisfações. Expresse seus sentimentos. Hoje existem muitas opções de produtos e acessórios disponíveis no mercado que podem ajudar, mas não fazem “milagre”. É necessário analisar a dinâmica do casal, que tende a ir se perdendo com o tempo de relacionamento. Por isso, a psicoterapia qualificada para abordar essas questões tende a possibilitar mudanças significativas e duradouras tanto na abordagem individual, como com casais, desde que haja o real desejo e investimento no tratamento. Para finalizar, sem encerrar... Se a relação sexual estiver a serviço de relaxar depois de um longo dia, exaustivo, estressante, para ter uma boa noite de sono, não espere um excelente desempenho e total satisfação e prazer. Sexo de qualidade requer investimento!

Francieli Sotille Brugnera Psicóloga CRP: 07/26712 Bacharel em Administração – UPF. Graduação em Psicologia – Imed. Atuação em Psicologia Clínica com Ênfase na Abordagem Sistêmica. desde 2017. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental. Formanda em Terapia Cognitiva Sexual. Avaliação Biopsicossocial para todas as NRs. Atendimentos presenciais e online - Individual, casal ou familiar. (54) 99633-3249 psicologa.francielibrugnera


VIP | Psicologia

A INFIDELIDADE SEXUAL

A

monogamia é a norma e a fidelidade sexual é considerada um compromisso maduro e realista. A não-monogamia, mesmo a consensual, é suspeita. Indica falta de compromisso ou medo de intimidade. Nosso caso de amor com a monogamia possivelmente tem um custo, nossa cultura tem grande tolerância para com o divórcio, onde há uma deterioração total do vínculo de fidelidade e efeitos dolorosos para toda a família, mas não tolera a infidelidade sexual. Preferimos matar uma relação que questionar sua estrutura, tão forte é nossa crença na monogamia que a maioria dos casais, sobretudo heterossexuais, não toca abertamente no assunto. Dialogar a fidelidade implica que ela esteja aberta a discussão. Quando duas pessoas se tornam um casal, eles começam a lidar com demarcações, escolhe-se uma pessoa dentre todas as outras, estabelecem-se limites naquela união. Às vezes negociamos explicitamente as combinações, mas em geral, agimos por ensaio e erro. Um olhar, um comentário, um silêncio machucado, essas são as pistas que temos que interpretar. Sabemos intuitivamente a frequência com que devemos ver e falar com o outro e o quanto ele espera que lhe contemos sobre nós. Seja de maneira franca ou velada, demarcamos áreas de privacidade e áreas de convivência. O marco fundamental é a fidelidade, pois, mais que qualquer outro, ele confirma nossa união. Tradicionalmente, considerava-se monogamia ter um parceiro sexual para toda vida. Hoje, monogamia passou a significar ter um parceiro sexual de cada vez. Os tempos estão mudando, nos últimos cinquenta anos, nos abrimos para um leque de novas configurações conjugais e familiares. Podemos ter casamentos heterossexuais, gays ou transexuais. Podemos ter parcerias domesticas, ser pais solteiros, padrastos ou madrastas, pais adotivos ou podemos não querer ter filhos. São comuns os casamentos sucessivos e as famílias mistas. Podemos coabitar com uma pessoa sem casar com ela, ou podemos ter um casamento em que só passamos períodos pequenos sob o mesmo teto. Finalmente, sintonizados com a fragilidade do matrimônio,

agora temos pactos antenupciais e divórcios em que nenhum cônjuge é responsável pelo rompimento do casamento. Esses arranjos redefiniram os limites tanto no âmbito do casal quanto entre o casal e o mundo externo. Mas, permanecemos firmes em nossa insistência na monogamia. É difícil encontrar a linguagem adequada para descrever quando essas experiências (infidelidade sexual) podem e se vão ocorrer. Encontramo-nos aqui em uma área sem palavras, o nível de cognição é o do sentir. O acontecimento orgástico e o estado que o segue, não podem ser equiparados. Pode-se dizer que o portal só se abre quando ambos os parceiros se dão a reconhecer, para que um possa ser amorosamente aceito pelo outro. Para este estar a vontade possa ocorrer, preciso entregar-me em todos os meus impulsos e tendências libidinosas e agressivas. Isto compreende um desligamento temporário de todas as defesas, a maior permeabilidade possível e, com ela, uma regressão a um nível sem o eu. Mas a infidelidade pode fazer soar um alarme para o casamento, indicando que é necessário urgentemente prestar atenção. Ou pode ser o toque fúnebre depois do último suspiro da relação. A visão mais difundida entre nós terapeutas é que a infidelidade é sempre um sintoma de problemas mais profundos numa relação. Os casos são motivados por um sem-número de forças. De qualquer forma, muitos adúlteros estão razoavelmente satisfeitos em suas relações. São casos sempre arriscados, perigosos e instáveis e essas características alimentam a excitação. No universo reservado ao amor adúltero, você está isolado do resto do mundo, e seu vínculo é fortalecido pelo mistério que rodeia esse amor. Quando nossa ansiedade é demais para nós, recorremos a meios de controle. Verificamos os extratos bancário, o tanque de gasolina, o telefone celular, a cata de informações. Mas essas estratégias invariavelmente são deficientes. As interrogações, as exigências e até mesmo as provas legais não conseguem aliviar nosso medo fundamental da liberdade de nosso parceiro. Nossa cara metade talvez deseje outra pessoa. Até mesmo casais que se concedem

bastante espaço, como férias separadas, jantares com amigos, amigos íntimos do sexo oposto, relutam em aceitar a ideia de que podem ter uma vida erótica independente do outro. Não me refiro a sexo extraconjugal, falo de um eu sexual que é discreto, que cria suas próprias imagens, reage a outras e exulta quando de repente fica com tesão. São para essas contingências do desejo que aponto aos casais em meu consultório.

Juliana Favero Perin Psicóloga e Sexóloga CRP 07/30698 Graduação em Psicologia (Faculdade IMED) Formação em Sexualidade Humana, com Habilitação em Terapeuta Sexual pelo IPHEM Formação em Terapia de Família e Casal pelo ELO Rua Capitão Araújo, 297 - Sala 802 Edifício Vértice, Passo Fundo/RS Telefone (54) 99954-8002 @julianafaveroperin

contatovip.com.br | 57


VIP | Psicologia

LIDANDO COM OS SENTIMENTOS DA ADOLESCÊNCIA

V

ocê que lê esse texto já deve ter se perguntado por que adolescentes gostam de estar sozinhos em seu espaço?! Resolvi escrever um pouco sobre esse questionamento: eles precisam de espaço para existir e se diferenciar da família. Isso não significa que não precisam mais ser olhados, bem pelo contrário! Devemos estar sempre atentos aos sinais de qualidade psíquica nos adolescentes. Na contemporaneidade, o ser humano está em falta com sua saúde mental. Se adultos já encontram dificuldades para se haver com seus conflitos psíquicos e questionamentos em relação à vida, por que esperamos tanto “esclarecimento” de adolescentes que estão em pleno desenvolvimento maturacional? Cada vez mais vemos adolescentes internados por tentativa de suicídio, bem como casos de autolesão (cortes pelo corpo, arrancar cabelos, roer canto das unhas até doer). O psicanalista Húngaro Sandor Ferenczi nos diz que: “A humanidade é educada para uma cegueira introspectiva”. Ele escreve em sua obra que não nos é ensinado (como sujeitos subjetivos) a olhar para 58 | contatovip.com.br

aquilo que sentimos, para as coisas que desejamos, e até mesmo não aprendemos a nos abster de situações que podem causar danos à nossa saúde. Um adolescente não sabe ao certo quem ele é, e não tem entendimento sobre sua saúde mental, portanto precisa ser conduzido nesse processo. Precisam ser escutados, pois sempre têm o que dizer. Nós como cuidadores temos o dever de ajudá-los a encontrar seu caminho no mundo, além de precisarmos suportar os momentos de erros e aprendizados. Isso facilita que descubram o que de fato querem para sua vida, e como vão fazer com suas emoções e pensamentos ao longo das experiências vividas. Quando a família encontra dificuldades no manejo com essa galerinha, entra em cena o trabalho de psicoterapeutas. Nós acolhemos seu sofrimento com veracidade, sem desmentir o que sentem, permeados pela escuta muito sensível e oferecendo muito acolhimento. Assim vamos costurando novas experiências afetivas em sua vida! “Saúde mental tem a ver com a nossa capacidade de poder amar e trabalhar, sendo feliz, sem estar em sofrimento com isso”.

Karine Alberti de Oliveira Psicóloga | CRP 07/34116 Esp. Diversidade Afetivo/sexual e de Gênero. Atendimento clínico de psicoterapia baseada na psicanálise. Online e presencial em Marau e Nova Alvorada/RS. Fone: (54) 99696.8009


Ouro para a saúde mental

V

encedora de mais de 30 medalhas em campeonatos mundiais, a ginasta americana Simone Arianne Biles chocou o mundo durante as Olimpíadas de Tóquio ao abandonar a disputa de quatro finais da ginástica. O motivo? Precisava preservar sua saúde mental. Aos 24 anos a atleta tem uma carreira admirável no esporte, sendo que está a quatro pódios de se tornar a ginasta mais premiada da história, entre homens e mulheres. A sua atitude chamou a atenção do mundo para um tema que, felizmente, tem estado cada vez mais em pauta, justamente por estarmos mais abertos a perceber a sua relevância em nossas vidas. Aqui, vale ressaltar as falas da atleta, que servem de alerta para todos nós. “Depois da apresentação que fiz, simplesmente não queria continuar. Acho que a saúde mental é mais importante nos esportes nesse momento. Temos que proteger nossas mentes e nossos corpos e não apenas sair e fazer o que o mundo quer que

façamos. Eu não confio mais tanto em mim mesma. Talvez seja o fato de estar ficando mais velha. Não somos apenas atletas. Somos pessoas, afinal de contas, e às vezes é preciso dar um passo atrás. Eu não queria ir lá, fazer algo estúpido e me machucar. Sinto que muitos atletas se manifestando realmente me ajudou. É tão grande, são os Jogos Olímpicos. No fim de tudo, não queremos sair carregados de lá em uma maca”.

Biles recebeu o apoio da sua equipe de ginástica, que declarou em nota: “Apoiamos de todo o coração a decisão de Simone e aplaudimos sua bravura em priorizar seu bem-estar. Sua coragem mostra, mais uma vez, por que ela é um ícone para tantas pessoas”. Em busca de uma vitória pessoal, Biles voltou a competir na final olímpica da trave e levou para casa a medalha de bronze, além da medalha de prata na disputa por equipes.

contatovip.com.br | 59


VIP | Economia

REFORMA TRIBUTÁRIA DEVERIA SIMPLIFICAR SEM AUMENTAR CARGA Neste artigo, você vai entender os efeitos da reforma tributária para o cenário macroeconômico

T

odos os brasileiros são a favor de uma Reforma Tributária ampla e irrestrita – ou, pelo menos, aqueles que produzem e geram riquezas, trabalho e renda. O sistema tributário brasileiro é um emaranhado de leis e regras que, na verdade, é impossível de ser coberto na sua totalidade. Para se ter uma ideia, o ranking Doing Business, do Banco Mundial, classifica o País em último lugar no subitem "Dificuldades de pagar impostos", com 1,5 mil horas gastas para entender e pagar o complexo sistema brasileiro, contra 317 da América Latina e do Caribe e 158 dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Além disso, o Brasil já tem uma das mais pesadas cargas tributárias dos países com a mesma renda média. Em uma amostra de 46 países com renda per capita entre US$ 10 mil e US$ 20 mil, o Brasil é o que apresenta a quinta maior carga tributária sobre o PIB: 32,9%, contra uma média de 19,9%. Sobre o retorno dos recursos arrecadados para a população, uma das formas de se medir é comparando a carga tributária com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Dentre os países com as 30 maiores cargas, o Brasil ocupa uma posição intermediária (17º lugar), revelando distorções entre capacidade contributiva, carga tributária e desenvolvimento social. E o pior: essa carga é totalmente regres-

60 | contatovip.com.br

siva, focando-se em impostos indiretos (sobre consumo) e não diretos (sobre renda e riqueza), o que faz com que ricos paguem menos, e pobres, mais. De posse destes dados, a Reforma Tributária no País deveria ter três características principais: simplificação, manutenção (ou diminuição) da carga tributária e redistribuição do passivo entre classes de renda. Infelizmente, a proposta da segunda fase da reforma pelo governo federal não está focada em nenhuma dessas. Reforma tributária para as empresas Por outro lado, haverá a oneração de empresas que optem por distribuir os dividendos para os colaboradores, pois a tributação de lucros e dividendos passa a ser tributado na alíquota de 20% exclusivamente na fonte, sendo definitivo para a pessoa física residente no Brasil. Para o beneficiário residente em país ou dependência com tributação favorecida, ou submetida a regime fiscal privilegiado, a alíquota será de 30%. Permanece a isenção para micros e pequenas empresas cujo valor não ultrapassar R$ 20 mil por mês, e, no caso de recebimento de lucros de mais uma Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP), incidirá o imposto sobre o valor excedente. Estudo da Fecomercio-SP mostrou que uma empresa que opte pelo regime de lucro real, por exemplo, haverá um aumento da carga tributária média de 34% para

43,2%. Já uma empresa enquadrada no lucro presumido, a carga tributária passaria de 16,33% para 23,08%. Já no caso de uma empresa com um faturamento médio mensal de R$ 100 mil e lucro presumido de 32%, a carga tributária mais que dobra – de 17,53% para 35,42%. Como se não bastasse o claro aumento de carga tributária, não há nenhuma simplificação em vista no projeto do governo que justifique uma melhoria no índice de ambiente de negócios do Banco Mundial. Em um momento em que empresas e trabalhadores estão sofrendo as consequências de uma pandemia devastadora, tudo o que não é necessário é uma reforma que não simplifique (e aumente) a carga tributária. Não é o momento de discussões tão importantes serem feitas a toque de caixa, sem análise nem cálculos mais aprofundados de efeitos na economia.

Clóvis da Rocha Contador | CRC/RS 59.369


contatovip.com.br | 61



Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.