
3 minute read
Coluna Celebrou: Perkal Chevrolet

matéria especial EMPRESAS HUMANIZADAS E ATENTAS ÀS NOVIDADES CRESCEM EM MS
Advertisement
Conheça os segredos de empresas que não param de crescer
Reportagem: Miriam Névola | Fotos: Charles Aparecido
Ter o próprio negócio é o sonho de quem tem espírito empreendedor. Todos os dias centenas de empresas são abertas e, do outro lado, muitas acabam fechando as portas. O que uma faz diferente da outra? Qual o segredo de algumas empresas crescerem tanto e se manterem no mercado por décadas? A Celebrar foi atrás dessas respostas e de exemplos de sucesso que podem inspirar o setor empresarial.
EMPRESAS QUE ESTÃO EM CONSTANTE CRESCIMENTO
Olhar atento ao que a região precisa. Esse foi o “pulo do gato” do Centro Medicina do Trabalho. Em 2003, três pessoas perceberam que Dourados carecia de uma empresa nessa área; foi aí que surgiu a sociedade entre a advogada Luciane Dierings, o médico do trabalho Charles Fracasso e a médica Caroline Cassol. Eles abriram a empresa que oferece atendimento nos setores
de segurança do trabalho e treinamentos de funcionários para cumprimento das Normas Regulamentadoras. De lá para cá, o CMT não parou de crescer. Atualmente, tem cinco unidades em Mato Grosso 97



do Sul (duas em Dourados, Maracaju, Rio Brilhante e Nova Alvorada). Ampliou os atendimentos fazendo, além de exames ocupacionais, exames laboratoriais e audiometria. Emprega cerca de 60 pessoas, que recebem capacitações constantes. Para Luciane Dierings, manter-se em alta durante tanto tempo é sempre um desafio, ainda mais superando tantas crises. “Eu acho que nosso diferencial é estar sempre atualizados, atentos ao que está acontecendo e humanizar o atendimento, avalia a gerente administrativa.

Mais um exemplo de instituição que conseguiu se manter no mercado e está em constante evolução é o Sicredi. Aliás, bota tempo nisso! O Sistema Sicredi tem 114 anos e, em 2019, a Cooperativa Sicredi Centro-Sul MS, está completando 30 anos. Atualmente a cooperativa possui uma área de atuação de 38 municípios e está presente em 25 município no Estado do MS com 29 pontos de atendimento, com um time de 460 colaboradores. A gerente, Vanira Carolina Karling Diniz, explica que o Sicredi é uma sociedade formada de pessoas para pessoas, cujo ponto principal é a confiança e que, por ser uma instituição financeira Cooperativa, é regulamentada e fiscalizada pelo Banco Central. “Por ser uma empresa Cooperativa, a gestão é local e feita pelos seus Cooperados, que são donos do negócio. Além disso, tem todo o processo democrático e transparente através das assembleias gerais” detalha a gerente.
Outro ponto forte é que o Sicredi está organizado em um sistema único, no qual as 113 Cooperativas no Brasil seguem a mesma governança e são solidárias entre si, independente da sua gestão individual. Isso torna o Sicredi mais sólido, sustentável e transparente. “Atualmente, estamos passando por uma transformação dos processos, tornandoos mais ágeis e digitais, mas sempre com o foco de mantermos o relacionamento com nosso associado de uma forma simples, próxima e ativa”, afirma Vanira.

CENÁRIO ESTADUAL



Em Mato Grosso do Sul, 3.439 novas empresas foram abertas no primeiro semestre de 2019. É o melhor resultado dos últimos cinco anos, registrado no período de janeiro a junho, de acordo com o balanço divulgado pela Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul). O desempenho no primeiro semestre de 2019 foi cerca de 10% maior do que nos anos anteriores. A gerente regional do Sebrae, Flavia Rosa Santos, explica que é crucial para os empresários ter um olhar atento e atual às mudanças do mercado. “Tudo está mudando muito rápido. A empresa que não estiver atenta às novidades e às necessidades do cliente não vai para frente. Quem se destaca são os empresários que trazem agilidade na solução de problemas, sempre com inovação”, enfatiza Flávia.