3 minute read

Dourados terá paisagismo projetado por arquiteto que é referência mundial

Reportagem: Miriam Névola Fotos: Charles Aparecido

Confira entrevista exclusiva com Benedito Abbud

Advertisement

Loteamento fechado - condomínio é outra figura jurídica

Um dos mais conceituados paisagistas do Brasil e referência internacional sobre o assunto conversou com a Celebrar sobre tendências, arquitetura, paixão pela vida, saber viver e muito mais. Confira essa reportagem especial.

Benedito Abbud esteve em Dourados a convite da São Bento Incorporadora, empresa com quem trabalha num projeto pioneiro, o loteamento fechado e resort Hectares. O arquiteto é especialista em paisagismo e escolheu essa área bem cedo, quando ainda nem era tendência. “Estou na área há 50 anos; antes mesmo de me formar, comecei a trabalhar numa empresa e meus olhos se abriraram para o paisagismo. Na década de 80, quando as mulheres começaram a sair de casa para trabalhar, foi que eu tive certeza de que deveria investir nesse ramo, pois elas saíam de casa e queriam deixar os filhos em segurança, mas tinham que ficar em locais fechados, sem natureza. O paisagismo vem para abrir horizontes nesse sentido”, afirma Benedito.

Atualmente, o paisagismo é tendência mundial; em qualquer projeto arquitetônico é preciso pensar na jardinagem como forma de decoração e melhoria dos ambiente. “As pessoas perceberam que não basta ter uma casa, ou uma empresa. É necessário que esse local proporcione qualidade de vida. A sociedade atual, principalmente a geração dos Millennials, quer ter experiências, experiências significativas”, considera.

Abbud explica que o paisagismo cria ambientes para as pessoas viverem junto à natureza. E é algo possível para qualquer classe econômica. “Quem não gosta de estar num lugar bonito? Beleza traz dignidade para as pessoas, isso independe do bolso. Existem plantas de todos os preços, as novas são mais baratas e há plantas maravilhosas em lugares humildes.”

Recentemente, o paisagista esteve na MIPIM, uma das maiores feiras do mundo do mercado imobiliário. Ele foi representante do Brasil no evento. “Paisagismo é tendência internacional. Empreendimentos como o Hectares estão alinhados com o que está acontecendo no mundo. Ambientes amplos, planejados pensando nas pessoas e em suas necessidades”. É a primeira vez que Abbud trabalha em Mato Grosso do Sul. “Está sendo uma experiência marcante trabalhar nesse projeto. Dourados vai receber um empreendimento que já é referência internacional em conceito. É muito bom trabalhar com pessoas que amam o que fazem e querem realmente trazer algo especial para as pessoas, para melhorar a qualidade de vida. O Hectares é uma joia rara”.

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE ABBUD

Benedito Abbud é formado em Arquitetura, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), na qual foi professor na disciplina de Paisagismo, de 1980 a 1985. Ministrou aulas também na Faculdade de Arquitetura da PUC – Campinas de 1977 a 1981. É pós-graduado e mestre pela FAU-USP. Autor do livro “Criando Paisagens: guia de trabalho em arquitetura paisagística”, a primeira publicação brasileira sobre o tema direcionada a estudantes, profissionais e interessados na área. Sua empresa já desenvolveu mais de 5.200 projetos paisagísticos em todo o Brasil e em outros países como Argentina, Uruguai e Angola.

This article is from: