3 minute read

Coluna quem casa quer casa: sustentabilidade para morar bem

coluna quem casa quer

casa

Advertisement

SUSTENTABILIDADE PARA MORAR BEM

Reportagem: Miriam Névola | Fotos: Charles Aparecido

Casas sustentáveis contribuem com meio ambiente e geram economia a médio e longo prazos

Também conhecidas como casas ecológicas, as casas sustentáveis são aquelas projetadas e construídas de maneira a respeitar o meio ambiente, seguindo os princípios da sustentabilidade ambiental e garantindo o bemestar dos moradores. Ou seja, o assunto está diretamente ligado ao que temos falado nesta edição da Celebrar: ter experiências memoráveis a começar do nosso lar.

O custo de uma casa sustentável é um pouco mais alto se comparado ao de uma casa construída pelos métodos tradicionais. Porém, a médio prazo, tendem a gerar economia. Este é o caso, por exemplo, do sistema de aquecimento solar.

Tanto por fora quanto por dentro, uma casa pode ser sustentável. Por isso, conversamos com a designer de interiores, Marcela Sperotto, que é bem antenada quando o tema são projetos que contribuem com meio ambiente e trazem funcionalidade aos moradores.

A designer conta que, quando um cliente a contrata, o primeiro passo é uma conversa bem longa para que ela possa entender exatamente o que ele quer, como é o estilo de vida, o que pretende, entre outras dezenas de questões que, ao final, dão a ela a ideia clara do que vai poder fazer. “Eu trabalho com o cliente desde o início do projeto até o final, final mesmo. Fazemos tudo juntos, pensamos, elaboramos, criamos cada detalhe”, explica Marcela.

Quando o morador pede uma casa sustentável, Marcela explica que vai muito além de energia solar ou reciclagem de lixo. “A gente trabalha com criatividade e reutilização de móveis. A gente pega móveis de família, que têm história, valoriza e transforma, isso também é ser sustentável”.

A designer também explica que ser sustentável é comprar materiais e peças que tenham durabilidade, pois quanto mais lixo se produz, pior é para o meio ambiente. “Não adianta comprar algo barato que em pouco tempo terá de ser trocado. Casa sustentável vai além do que as pessoas pensam.”, ressalta. Marcela Sperotto detalha algumas dicas de como ter uma casa sustentável: → torneira ecológica: é mais cara, porém a economia mensal fica em torno de 15%; → iluminação natural; → horta caseira: pode ser feita até dentro da cozinha com irrigação automática; → reutilização da água, que já não é tão caro como antes; → comprar eletrodomésticos que são mais econômicos; → escolher cores claras para pintura da casa porque vai economizar energia;

Mulheres de Dourados unidas pelo meio ambiente

Em Dourados, a BPW (Associação de Mulheres Empreendedoras), criou uma comissão de Meio Ambiente, que está atuando com projetos bem bacanas que contribuem para a sustentabilidade.

“A comissão de meio ambiente tem várias ideias para 2019, e definimos começar por um projeto no qual todas as mulheres BPW pudessem colaborar, que está ligado ao saneamento de resíduos sólidos, ou seja, coleta seletiva de lixo. Compreendo que este projeto deve iniciar por nós, para depois estendermos à comunidade, pois desta forma contamos com a força do nosso exemplo”, explica Valéria Tavares.

Como mulheres empreendedoras podem influenciar nas casas e nos trabalhos para uma vida mais sustentável?

- Coleta seletiva e descarte correto. Aqui em Dourados, temos a AGECOLD (Associação dos Agentes Ecológicos de Dourados), que fica no final da Cuiabá, sentido shopping. - Coleta e descarte correto do óleo de cozinha. Pode ser levado no Supermercado São Francisco ou no Shopping Avenida Center, que têm ponto de coleta. Também na AGECOLD. - Varrer mais e lavar menos as calçadas. - Concentrar a lavagem de roupas para melhor aproveitamento da água. E, se possível, coletar a última água de enxague e usar para lavar as calçadas. - Observar como pode estar economizando energia. - Levar sacolas próprias aos supermercados e feiras.

This article is from: