7 minute read

Editorial

EXPERIÊNCIAS que nos levam a ter qualidade de vida

Com este tema tão complexo e que nos leva à refl exão, iniciamos o ano e mais uma edição da Revista Celebrar

Advertisement

Em cada edição, propomos um tema, pensamos nele, escrevemos e pesquisamos sobre ele. Na nossa matéria especial de capa, a Incorporadora São Bento nos traz experiências relacionadas à moradia que nos levam a ter qualidade de vida. Além de morar bem, nós podemos viver muitas outras experiências que nos levam a ter qualidade de vida. Você pode começar agora, neste momento, e fazer do seu lar uma melhor experiência para sua família. Regras simples que, com a correria do dia a dia e as novas tecnologias, foram tirando de nós alguns hábitos, que estão em “desuso”, mas que fazem toda a diferença quando paramos para analisar os verdadeiros valores da vida. Quer um exemplo? O momento à mesa, com toda família, que está cada vez mais raro. E, quando acontece, cada um está com o seu celular à mão; não estão ali presentes, vivenciando esse momento que eu diria ser sagrado. Tudo bem, sabemos que a vida está cada vez mais corrida, que hoje em dia realmente é difícil conciliar as agenda; todos têm muitos compromissos, os fi lhos suas atividades, mas o seu tempo com sua família é de qualidade? Pelo menos, naquele momento em que conseguem estar juntos, estão olhando nos olhos e conversando verdadeiramente? Estão se entregando a esse momento? Ou estão com a cabeça no que ainda têm que fazer naquele dia, ou na reunião do outro dia? Tempo de qualidade! Há quanto tempo você não tem um tempo de qualidade só para você? Ter um hobby de que gosta, ler um bom livro, praticar uma atividade física, fazer uma viagem. Ou até mesmo ouvir aquela música de que tanto gosta; pode ser no carro mesmo, indo ao trabalho, aumentar o volume no máximo e ir cantando, entregar-se a esse momento. São alguns minutos que mudarão o resto do seu dia. Que tal uma experiência gastronômica, saborear uma boa comida, e não engolir rápido a fi m de não se atrasar para algum compromisso? Que tal degustar um bom vinho? Terminamos este editorial desejando a vocês que se entreguem às experiências que os levam a ter uma melhor qualidade de vida, desde as mais simples ou, por que não, as mais extravagantes. Lembrem-se de que as melhores experiências são aquelas vividas em família e com quem amamos. O melhor presente que você pode dar a essas pessoas especiais é o seu tempo de qualidade e de verdadeira entrega. Feliz 2019! Que possamos celebrar cada experiência com qualidade neste novo ano. Cristiano Almeida & Evânia Ribeiro

Já pensou em ter as fotos daquele momento superespecial publicadas aqui em nossas páginas? Use a #revistacelebrar em suas fotos do Instagram, e elas poderão ser publicadas em nossas próximas edições. Confira abaixo quem usou a nossa #revistacelebrar e já está causando por aqui!

#REVISTACELEBRAR

o bem Nova Coluna da Celebrar vai mostrar projetos que contribuem para o desenvolvimento da sociedade de MS.

Estrear uma nova coluna é sempre motivo de muita empolgação para todos nós, da Revista Celebrar. E esta tem um gostinho ainda mais especial. A ideia surgiu da nossa vontade de incentivar e mostrar projetos interessantes que visam ao bem do próximo ou do meio ambiente. Em cada edição, traremos um projeto, instituição ou ONG que estão fazendo a diferença em Mato Grosso do Sul. Também criamos o selo “Celebrar o Bem”, que será entregue para os idealizadores dos trabalhos e publicado em nosso blog. Acompanhe conosco mais essa inovação da Revista Celebrar! O apoio logístico para o monitoramento dos ninhos do projeto é fornecido pela Toyota, com suas picapes Hilux, com tração 4X4, que permitem a locomoção da equipe de biólogos do Arara-Azul entre as regiões de preservação, onde as estradas são, em sua maioria, não pavimentadas. Para auxiliar na reprodução, as equipes do projeto trabalham não somente na recuperação e manejo dos ninhos naturais, como também na construção de ninhos artifi ciais por toda a região, estimulando a população.

Arara-Azul Projeto

Nesta edição da Celebrar, estamos falando bastante sobre o meio ambiente, da importância dele para nossas vidas, para o nosso cotidiano, para que tenhamos experiências agradáveis nos dias atuais, em sintonia com a natureza. Por isso, o projeto escolhido foi o Arara-Azul, do grupo Toyota, que tem como um dos seus principais pilares o respeito pelo meio ambiente. Em 2009, foi criada a “Fundação Toyota do Brasil”, cujo objetivo é promover a sustentabilidade por meio de atividades de preservação ambiental e formação de cidadãos. Sua causa principal é a recuperação e preservação do mais devastado bioma brasileiro, a Mata Atlântica. A Fundação abrange 17 Estados. Aqui em Mato Grosso do Sul, o trabalho da empresa é a ave que é a marca do estado. Foi assim que surgiu o Instituto Arara-Azul, com sede em Campo Grande com a fi nalidade de preservar as araras-azuis, aves nativas da região ameaçadas de extinção. As principais atividades do projeto são monitoramento e recuperação das aves e seus ninhos, atividades de educação ambiental e preservação, além de workshops sobre consciência ambiental, cidadania e geração de renda para a população. No total, são monitorados 741 ninhos, espalhados por 57 fazendas do Pantanal sul-mato-grossense, e uma população estimada em cinco mil aves.

O diretor do Grupo Saldanha Moreira, Marcos Moreira, acredita que o projeto é fundamental para a preservação das aves. “Vejo o projeto Arara-Azul como muito mais do que a proteção dessa espécie em extinção. Eles executam um trabalho sensacional com a preservação de diversos animais que compõem o ecossistema do Pantanal. São verdadeiros guardiões e não encaramos isso como somente responsabilidade ambiental ou social; acreditamos que apoiar projetos como este é o mínimo que podemos fazer para nosso Estado, que tanto depende do meio ambiente”, ressalta Marcos. O grupo também demonstra a preocupação com o meio ambiente de outras formas. “Além do projeto Arara Azul, mantemos, com orgulho, a certifi cação ISO 14001 nas concessionárias do grupo. Essa certifi cação é garantida a empresas que seguem um rígido controle de externalidades gerados pela organização, como descarte correto de óleo e coleta seletiva. O engajamento dos funcionários com esses programas é surpreendente!”, explica Marcos Moreira.

SAIBA

A arara-azul

É o maior psitacídeo do mundo; Na natureza, começa a se reproduzir com oito ou nove anos, formando casais para a vida toda; Coloca, em média, dois ovos de cada vez e, em geral, só um fi lhote sobrevive, fi cando por três meses no ninho; Após esse período, começa a voar, mas continua dependente da alimentação dos pais até os seis meses. No Pantanal, sua alimentação é baseada apenas em castanhas de duas espécies de palmeira: Acuri e Bocaiúva. Uma única espécie palmeira: Acuri e Bocaiúva. Uma única espécie de árvore, o Manduvi, concentra até 90% dos de árvore, o Manduvi, concentra até 90% dos ninhos da arara-azul.

This article is from: