Revista CALIFORNIA - 1ª ED

Page 19

TRAMPO

Foto: Isabela Figueiredo

conhecido como o palhaço Mereceu; assistente da gerência do SESC Londrina e um dos responsáveis pela Vila Triolé Cultural, um espaço destinado a ensaios, espetáculos e oficinas artísticas. O exemplo de Alexandre é ótimo para entendermos que vida de palhaço não é nada fácil e mostra bem as contradições que os artistas enfrentam. Ele trabalha durante o dia no Sesc, depois vai para a Vila Triolé Cultural, às vezes para trabalhos burocráticos, mas também para ensaios e muitas vezes se apresenta nos finais de semana. Segundo ele, o “grande drama é encontrar uma forma de ser empreendedor sem virar um burocrata. E não perder o foco, que é o fazer artístico.” Alexandre conta que “não escolhi ser palhaço, foi o palhaço que me escolheu!”. Isso aconteceu no início da década de 1990, após uma oficina promovida pelo Plantão Sorriso com o palhaço Gabriel Guimard. “Fiquei apaixonado pela linguagem do palhaço. Depois correu atrás, fez outras oficinas e estudou. Durante oito anos Simioni coordenou o Doutor Palhaço, projeto do Sesc que desenvolve trabalho voluntário em comunidades carentes e hospitais.

Hoje Simioni participa, junto com Gerson Bernardes, o palhaço Lambreta, do espetáculo “Qual a graça de Laurinda?”. O espetáculo foi criado para espaços públicos e, sem diálogos, conta a história de dois palhaços que se apaixonam por uma palhaça famosa, Laurinda Graça. Os dois encontram a foto de Laurinda no jornal e, com forte inspiração nos desenhos animados, fazem de tudo para ficar com ela. A disputa inclui um duelo com armas de água, uma corrida em câmera lenta, um strip tease, uma luta de boxe e até uma aula de balé. O espetáculo ganhou em 2010 o Prêmio de Estímulo ao Circo, da Fundação Nacional das Artes – Funarte, o que permitiu a circulação do espetáculo por 10 cidades do interior do Paraná. Pois é... dores e delícias de ser palhaço. Muito mais que uma profissão, é um arquétipo social com uma função muito séria e delicada. Ele é a representação da falibilidade humana, do fracasso, da nossa inadequação, do ridículo que existe em cada um de nós. E não existe problema nenhum em não ser perfeito, verdade? A Revista Califórnia aplaude e agradece a todos aqueles que se dedicam a esta nobre arte! REVISTA CALIFORNIA - DEZEMBRO 2013

19


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.