BEM-ESTAR 165

Page 1

PAPEL DUPLO WEDDING BRAND®

COMANDADA PELA EMPRESÁRIA E DESIGNER, KAREN CANUTO, EMPRESA VAI ALÉM DO PAPEL E TRANSFORMA CONVITES EM ARTE, COM ESTILO E PERSONALIDADE.

especial



FORMADO PELA FACULDADE INGA - MARINGÁ - PR ESPECIALIZAÇÃO EM IMPLANTODONTIA - UNINGÁ - MARINGÁ - PR ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL ABO - ITAJAÍ - SC PÓS-GRADUAÇÃO EM IMPLANTODONTIA CIRURGIA E PROTÉTICA - ABO-ITAJAÍ - SC PÓS-GRADUAÇÃO EM DENTÍSTICA, ÊNFASE EM ESTÉTICA - UNINGÁ - MARINGÁ - PR

AMPLA E MODERNA ESTRUTURA (+ DE 600m2)

RADIOLOGIA DIGITAL PRÓPRIA (seus exames sem precisar se deslocar)

CENTRO CIRÚRGICO Equipe médica anestesista a disposição

LABORATÓRIO DE PRÓTESE DIGITAL

RESPONSÁVEL TÉCNICO: JOSÉ RODRIGO CAMPANHOLO | CRO-SC: 10515

(Sistema CAD/CAM Alemão)

47 3021.6901 | 47 99979.3031  rodrigocampanholo.com.br  rodrigo.campanholo  Clínica Rodrigo Campanholo




6

POR DENTRO

desta edição

Um amor para celebrar. Esta com certeza é uma edição para lá de especial, pois vem carregada de sonhos e amores. É nesta edição que trazemos um pouco do cenário encantador do Workshop Noivas. Um evento já consagrado no calendário, há mais de 10 anos reúne, em um só lugar, um time seleto com os melhores produtos e serviços para casamentos. Se você está pensando em se casar e não sabe por onde começar a procurar, então esta edição é para você. Entre nossos destaques do Workshop, apresentamos em nossa capa a empresária Karen Canuto que, à frente da Papel Duplo Wedding Brand®, vai além do trivial e transforma toda a papelaria do evento em arte, com estilo e personalidade. Além disso, Karen traz algumas dicas do que é preciso para ter o convite perfeito. Já o nosso time de colunistas experts igualmente recheia nossa edição com temas superinteressantes a cada editoria: saúde física e emocional, moda, gastronomia, dicas de arquitetura, beleza e muito mais, tudo pensado para levar a você o melhor conteúdo. Boa leitura!

10

Papel Duplo Wedding Brand® vai além do trivial e transforma convite em arte, com estilo e personalidade

12

Iluminação: um item fundamental para o seu grande dia

LUCIANA COUTINHO

44

O poder do loiro

DIRETORA DE

56

Dor na relação sexual não é normal

 LUCIANACRT

71

REDAÇÃO

Design brasileiro: Zanini de Zanine

CAPA: KAREN CANUTO FOTO:  THEALMSBRAND PUBLICAÇÃO PERFIL EDITORA DIRETORA GERAL ELISABETE COUTINHO

www.revistabemestar.com  BemEstarib |  revistabemestar

DIRETORA ADMINISTRATIVA LUCIANA COUTINHO COMERCIAL VALQUIRIA VIGARANI JORNALISTA RESPONSÁVEL ELIZABETH GONZAGA REVISÃO IZABEL MENDES

í a j a It

PROJETO GRÁFICO STUDIOGUIDE.COM.BR DIAGRAMAÇÃO RAFAEL FOIGT

Juntos somos mais

fortes


Noiva: Jessica Liu @ajessicaliu Foto: Luana Caetano @luanacaetanofotografia

Avenida Brasil, 741

G BEAUTÉ SPA

Balneário Camboriú / SC

Rua 1131, Centro

(47) 3367.2627

Balneário Camboriú / SC

 gbeaute

(47) 3361.6939

Aponte a câmera do seu smartphone para o QR Code e agende seu horário


8

BALNEÁRIO SHOPPING

INSPIRE-SE! ARAMIS Linha de calça jeans flex e dry. Esse jeans é perfeito para o clima quente, pois ele mantém a temperatura interna com -10 graus. Além disso, possui um material macio e que elimina a umidade.

JOGÊ O conjunto Scarllet na cor bronze da nova coleção de verão 23 é perfeito para compor look dia e noite. O detalhe de renda com a sobreposição do tule torna a peça ainda mais delicada e sofisticada.

LA MANDINNE Vestido longo estilo princesa, confeccionado em tule, com estampa em coqueiros bicolor, com babado nas mangas, forro na parte interna e decote quadrado.

B E M - E S TA R


FASHION

9

CAMICADO O aparelho de jantar Bella Platinum possui 42 peças produzidas em porcelana, que serve até seis pessoas. Este é um aparelho de jantar moderno, ideal para compor a sua mesa em qualquer ocasião, combinando com a decoração da mesa posta de sua preferência. As peças também são vendidas separadamente.

TÂNIA BULHÕES O aromatizador da nova coleção Flor do Oceano de Tânia Bulhões foi inspirada na incidência dos raios de sol sobre as águas do oceano. A fragrância Flor do Oceano reproduz, de forma poética, o perfume dessa poderosa conexão.

MILON Vestido em cetim com laço, saia em tule e corte

RAY-BAN Inspirados em um formato original de nossos arquivos, os Thalia deixam uma impressão inesquecível. Suas linhas esbeltas e elegantes retornam

frontal diferenciado. O modelo conta com uma abertura nas costas com botão de pérola. Esse vestido faz parte da nova coleção da Milon para o Dia das Crianças.

dos anos 70, com um toque de modernidade. Disponíveis com textura da armação clássica e de duas camadas, com ampla variedade de cores das lentes, do verde e marrom ao azul degradê. Os Thalia são minimalistas e sofisticados, capazes de exaltar qualquer visual.

  BalnearioShopping balneariocamboriushopping.com.br


10

EDITORIA

PAPEL DUPLO WEDDING BRAND® COMANDADA PELA EMPRESÁRIA E DESIGNER, KAREN CANUTO, A EMPRESA VAI ALÉM DO PAPEL E TRANSFORMA CONVITES EM ARTE, COM ESTILO E PERSONALIDADE.

O sonho do casamento perfeito requer que todos os detalhes estejam perfeitos e em sintonia com o desejo dos noivos, e isso inclui aquele que fará o primeiro contato com os convidados sobre o grande dia: o convite. Sua função é de extrema importância, pois será por meio dele que os convidados terão ideia de como será o estilo do casamento, o que, consequentemente, permitirá que as pessoas se preparem de acordo com a ocasião proposta. E isso não se limita apenas a eventos como os de casamento e, por isso, a arte em convidar vai além e pede um especialista para que, muito mais que informar, consiga traduzir estilo e personalidade.

B E M - E S TA R

Para descobrir mais sobre este fascinante universo da papelaria personalizada, fomos conversar direto com uma das maiores experts da região, a empresária e designer, Karen Canuto, à frente da Papel Duplo Wedding Brand®.


CAPA

11

DIFERENCIAL Com toda a certeza, além do bom gosto, de estar sempre atenta às tendências e às novidades de mercado, o grande diferencial da Papel Duplo Wedding Brand® é conseguir, com propriedade, fazer nascer a marca dos noivos que a procura. Tarefa esta que requer muito mais que conhecimento em papel, pois é preciso sensibilidade e um olhar apurado capaz de descrever a personalidade do casal.

INSPIRAÇÃO O INÍCIO Quem diria que lá em 2015, ao lado da sua irmã, produzindo a festinha de aniversário da sua filha, a designer estaria dando os primeiros passos para um novo rumo profissional em sua vida. E foi o que aconteceu. Desde então não parou mais e a produção da papelaria personalizada para as festas infantis, batizados e casamentos só cresceu. “O portfólio é extenso e lindo! E foi no primeiro convite de casamento, um presente para um casal de amigos, totalmente artesanal e sem pretensão alguma, que nasceu em mim uma paixão ainda mais forte pelo setor dos personalizados”, comenta Karen.

O AT E L I E R Da produção no quartinho de casa e atendimentos em cafeterias a um espaço cuidadosamente pensado para oferecer uma experiência ímpar ao cliente. “Meu marido, meu maior incentivador, percebendo que a casa estava sendo tomada por papéis, me encorajou e fez os projetos saírem do papel. Encontramos o espaço perfeito, num local perfeito, e profissionais excelentes para realizar tudo o que estava sendo projetado. Depois que o escritório se materializou, a necessidade de focar em um público específico também apareceu. O carinho e encanto pela produção infantil era enorme, mas o coração estava nos casamentos. Ver uma mãe recebendo mais uma festa do seu filho não era a mesma coisa que ver duas pessoas realizando seu maior sonho: o casamento. O reconhecimento e a satisfação são únicos! Não fazemos mais “caixinhas”, como já escutamos. Entregamos papel em forma de amor”.

A minha inspiração são meus próprios noivos, cada atendimento e cada conversa, cada história contada aqui, cada sintonia que conseguimos perceber quando estão decidindo sobre os detalhes, isso que me inspira a fazer as criações cada vez melhores.

TENDÊNCIAS Estamos sempre por dentro das tendências de formas, flores, estilos, cores, principalmente da Pantone®, mas confesso que as tendências não me pegam muito, eu gosto de criar com a essência que os noivos me passam. O gosto e a essência deles precisam estar presentes. Não é porque a tendência do ano é rosé que eles não podem usar um azul. Deixamos tudo com a cara dos noivos.

Em 2022, novidades voltaram a dar ênfase à empresa. Após o rebranding da marca, o atelier ganhou novo endereço. “Mais espaçoso, tanto para atendimento como para a produção. Hoje conto com três funcionários presentes e um home office. Tenho um showroom completo onde os noivos sentem toda a experiência inicial do seu grande dia”. Para saber mais sobre estas superproduções, confira o que diz a empresária. B E M - E S TA R


E DCI A TO PA RIA

12

O que oferece aos clientes? Experiência maravilhosa de um casamento personalizado do início ao fim. Uma qualidade incomparável dos produtos e o perfeccionismo da designer, que cria todos os itens de forma especial para cada noivo. Quais as vantagens em escolher uma empresa especializada, assim como a Papel Duplo, para a produção dos convites? A tranquilidade em saber que tudo será entregue conforme combinado. Muitas vezes os noivos até falam: “Nossa! Superou nossas expectativas”, porque no momento da criação muitos não conseguem visualizar o produto final e quando recebem se surpreendem. E saber que do início ao fim será tudo extremamente personalizado. Se os noivos querem algo personalizado do início ao fim, a Papel Duplo é o lugar certo. Qual a importância da identidade visual para o casamento? A identidade visual é o charme do casamento, pois é ela que vai dar personalidade e criatividade aos detalhes, mostrar para os convidados como vai ser o casamento já no primeiro

B E M - E S TA R

contato com os noivos. Assim que os convidados recebem o save the date, já conseguem ver toda a energia e sabem que tudo foi pensado em detalhes para eles se sentirem especiais. Quando iniciar a produção dos convites? A produção/confecção dos convites precisa ser iniciada com quatro meses de antecedência do casamento. Precisamos fazer todo o processo com no mínimo seis meses de antecedência. Não é indicado encomendar nem muito tempo antes, em torno de oito meses, nem na última hora, com menos de três meses. Em ambos os casos existem contratempos que podem aparecer no caminho, como, por exemplo, mudanças de ideias e gostos. Quando se pede com pouca antecedência, detalhes importantes correm o risco de ficar para trás, erros podem aparecer e não há tempo de corrigir. O casal também deve estar atento ao serviço de caligrafia. Se eles quiserem contratar o serviço de um calígrafo, é preciso colocar na conta o prazo desse profissional, que pode pedir até um mês para finalizar o processo, dependendo da quantidade de convites.


CAPA

13

“Entregamos papel em forma de amor”

Existe uma regra de quanto tempo de antecedência os convites devem ser entregues? Sim, os convites de convidados em geral devem começar a ser entregues três meses antes do casamento, até porque demora em torno de um mês para todos serem entregues. Convites dos padrinhos, seis meses antes para eles se organizarem com viagens e dresscode. Ah! Mas o save the date digital, um ano antes, já pode ser entregue. ATENDIMENTO Na Papel Duplo Wedding Brand® tudo é personalizado, até mesmo os atendimentos. Por isso, só com hora marcada para que a atenção seja exclusiva ao casal. “Além disso, atendo apenas um casal por dia para não haver misturas de ideias e informações. Gosto de atender com a mente clara para já sairmos com ótimas ideias”, finaliza.

SERVIÇO Papel Duplo Wedding Brand® Identidade Visual | Convites | Papelaria @papelduplo www.papelduplo.com.br (47) 99787.3081 | Balneário Camboriú - SC Fotos: The Alms Brand

B E M - E S TA R


14

N O I VA S

Iluminação

U M I T E M F U N DA M E N TA L PARA O SEU GRANDE DIA. Você já parou para analisar o papel importante que a iluminação terá no dia do seu casamento? Se ainda não pensou, então chegou a hora de dar mais atenção a esse serviço. Pode até parecer um tema coadjuvante ou apenas técnico, mas o fato é que com a iluminação certa é possível criar um cenário como você sempre sonhou, além de proporcionar fotos lindas e aconchego aos seus convidados. E para saber sobre a magia das cores e sons das festas, conversamos com Zanza Melo e Eduardo Cunha, especialistas no assunto à frente da Pro Áudio Eventos, uma empresa que atua no mercado há 19 anos e oferece toda a estrutura de som, iluminação de pista e decorativa. Confira! INDISPENSÁVEL A iluminação é algo fundamental no casamento. Ela é quem dará vida para o ambiente e realçará a decoração e tudo mais que precisar ser destaque na festa. Além disso, a iluminação será responsável em proporcionar um ambiente agradável e aconchegante, e ainda permitirá que sejam feitos fotos e vídeos maravilhosos. Contudo, lembre-se: uma má iluminação pode estragar uma boa decoração e ainda atrapalhar no resultado das fotos e do vídeo. CENÁRIOS DIFERENCIADOS Você com certeza não vai querer ter o mesmo tipo de luz em todos os espaços do seu casamento. E é aí que a iluminação entra de forma incrível, criando cenários diferentes dentro do mesmo local. Em outras palavras, é possível, por exemplo, criar um hall de entrada com uma luz mais intensa para impactar os convidados ou então, no interior do local, um cenário mais clean, em harmonia com a decoração. Já na pista de dança, é possível trabalhar outros efeitos de luzes, com mais cores. E esses são apenas alguns exemplos do poder da iluminação.

B E M - E S TA R

ANTECEDÊNCIA Sim, você precisa cuidar desse assunto o quanto antes. De acordo com os profissionais da Pro Áudio Eventos, a antecedência é igualmente fundamental; por isso dê preferência para fazer a contratação logo após ter resolvido a questão da decoração. Por quê? A resposta é bem simples: iluminar um evento não é apenas colocar canhões de luzes pelo chão; vai muito além e requer que todos os detalhes e cantinhos sejam pensados cuidadosamente. Cada ponto e direcionamento de luz deve ser estudado para oferecer o melhor efeito e os melhores cenários. SONORIZAÇÃO Tão importante quanto a iluminação, a sonorização precisa igualmente de grande qualidade e que atenda exatamente a necessidade da festa e dos artistas. Por isso, seja banda ou DJ, a Pro Áudio oferece atendimento especializado, com equipamentos de ponta e técnicos capacitados para o assunto. Afinal, DJ ou banda mais sonorização de qualidade é sinônimo de festa boa. Dicas para as noivas “Valorize cada detalhe no seu grande dia. Valorize o seu investimento na decoração e dê destaque para a sua linda área de doces, onde será feita a maioria das fotos. O seu bolo precisa se destacar. Os arranjos nas mesas precisam ser valorizados. Imagine cada detalhe da sua festa iluminado”, finaliza Zanza Melo.


ESPECIAL

15

R. República Argentina, 2103 Blumenau - Santa Catarina (47) 9 9278-9888 atendimento@proaudioeventos.com.br

B E M - E S TA R






20

E S P E C I A L N O I VA S

DECORAÇÃO DE EVENTOS

Inesqueciveis

44 anos de atuação Maior acervo de Santa Catarina Atendimento em toda Região Sul

B E M - E S TA R


FOTO: ANA PAULA GUERRA

21

ELENIR GEORGINA PISKE

47 99985-1254 NINHAFLOR.PISKE@GMAIL.COM WWW.NINHAFLOR.COM.BR  NINHAFLOR

B E M - E S TA R



(47) 9 9985.1254 (48) 9 9668.5605  beaflorblumenau  beaflor.e3ventos@gmail.com






28

E S P E C I A L N O I VA S

B E M - E S TA R


E S P E C I A L N O I VA S

29

O Dia da Noiva é conhecido por ser um momento único e especial, e o Lab.738, um lugar que acredita no poder da beleza como forma de empoderamento e singularidade, dispõe de uma estrutura moderna, confortável e aconchegante para noivas e madrinhas, e profissionais preparados para tornar inesquecível o momento que antecede o “sim”! Além disso, o Lab.738 realiza atendimentos externos onde a noiva escolher, da sua casa ao local da cerimônia. O atendimento começa com um bate-papo acolhedor sobre o que a noiva deseja e espera para o seu grande dia e esta escuta ativa é fundamental para entender com

Amei os profissionais e o trabalho deles. Me transmitiram uma calma que foi essencial. Sem contar a maquiagem e cabelo que ficaram do jeitinho que eu queria.” Débora Martins, noiva.

A v. C a r l o s D r u m m o n d d e A n d r a d e , 7 3 8 Praia dos Amores, Balneário Camboriú (47) 99787.3982 |  lab.738

Fotos: Letícia Nunes

profundidade sua personalidade e seu estilo.


30

Pedro Fonseca

E S P E C I A L N O I VA S

Casamento Nathalia e Arthur

A v. C a r l o s D r u m m o n d d e A n d r a d e , 7 3 8 Praia dos Amores, Balneário Camboriú (47) 99787.3982 |  lab.738

B E M - E S TA R


POUSADA & EVENTOS

REALIZAMOS SONHOS Proporcionamos Experiência

Eventos Trabalhamos para tornar os sonhos dos nossos casais de ter como cenário do seu Grande Dia areias aos pés um lindo mar azul e um local com excelente gastronomia. A Pousada Paraiso Gaia está pronta para transformar seu sonho em realidade. INSTAGRANS INSTAGRANS

@paraiso_gaia

@cozinha.gaia

Praia do Rosa

Pousada Nossa Nossa pousada pousada também também possui possui suítes suítes temáticas temáticas incluindo incluindo aa suíte suíte Master Master da da noiva, noiva, para para deixar deixar esse esse dia dia mais mais especial, especial, aa pousada pousada dispõe dispõe de de piscina aquecida, aquecida, localização localização privilegiada privilegiada ampla ampla área área de de lazer, lazer, incluindo incluindo piscina bem bem no no centinho centinho da da Praia Praia do do Rosa. Rosa. Para Para desfutrar desfutrar com com seus seus convidados convidados esse esse momento momento especial. especial.

CONTATO CONTATO

48-99961-0011 48-99961-0011 48-3355-7258 48-3355-7258


Casamento Manu e José Foto: Maykon Santos

Por Nilma Vieira


Debutante Isabella Barreto Mãe Priscila Barreto Foto: Gabriela Capra

Av. Gov. Jorge Lacerda, 283 - (Salas 2,3 e 4) Campinas - São José/ Santa Catarina (48)3241-2022 -  (48) 99193-0209 / (48) 99104-7337  ninevi_nilmavieira  ninevisemijoias








Elia de Souza celEbrAnte de casamentos

Elia de Souza







LUXO em cada detalhe


Locação de acessórios femininos de luxo para festas NOIVAS, MADRINHAS, FORMANDAS

Noiva: Gabriela Souza Silva Foto: Maycon Santos Vestido: Cinderela Produção: Maga Furlan

Acessórios de Luxo

“Você não precisa ter, você precisa ser... LINDA!”

LOCAÇÃO DE JOIAS E BOLSAS PARA NOIVAS E FESTA Venda Locação557 sala 01 - Vila Operária - Itajaí Rua Duque dee Caxias,

 soberana.luxo

Agende seu horário  (47) 99792-8173 (47) 3349-3500


48

ada do Conheça a Blond Power, a linha personalizada do m uma Hair Concept by Roberta Gomes que conta com uma o tom. terapia capilar e produtos para não sair do tom.

B E M - E S TA R


49 Cabelos loiros não se resumem somente ao tom dos fios que você nasceu (ou escolheu ter). Ser loira é quase um estilo de vida, que inclui muita confiança e muito cuidado. O Hair Concept by Roberta Gomes já é conhecido por suas terapias e protocolos personalizados, desenvolvidos especialmente para trazer mais beleza aos seus cabelos e saúde ao seu couro cabeludo. Por isso, como seria possível deixar o tom tão desejado e os fios bem tratados que toda loira merece?

Blond Power Therapy: a terapia capilar personalizada

OLHA SÓ QUANTOS BENEFÍCIOS!

1 2 3 4 5

Remove o amarelado, revelando os tons de loiro originais; Matiza levemente os fios; Condiciona profundamente os cabelos, recuperando a estrutura dos fios; Dá brilho, sem pesar; Protege os cabelos do ressecamento e da quebra.

Blond Power Home Care

Não importa se você é loira de berço, de salão, ou se

Imagina só poder continuar com esse tratamento perso-

tem apenas umas mechas... o que importa mesmo é que

nalizado em casa? Sim, o Hair Concept by Roberta Gomes

você consiga atingir e manter aquele tom de loiro perfei-

tem uma linha de Home Care completa, que cuida de você,

to, sem nenhum amarelado e com 100% de hidratação.

da raiz às pontas.

Você acha que é difícil? Bom, pode até ser, mas não no Hair Concept. A Terapia Blond Power foi desenvolvida

Para loiras poderosas, nada melhor do que um Shampoo

sem amônia, para tratar e tonalizar sutilmente os fios, re-

matizador personalizado para os fios (Blond Power Sham-

velando um loiro incrível.

poo), que tem ação hidratante e ajuda a controlar o tom dos cabelos loiros que ficam oxidados com o passar do

POR QUE ESSA TERAPIA É TÃO ESPECIAL?

tempo.

Além de contar com componentes ativos como Óleo de

E para finalizar esse cuidado extra, uma Máscara matizado-

Batana, que é rico em vitaminas, recupera os fios, auxilia

ra personalizada (Blond Power Mask), que tonaliza e hidra-

na proteção dos danos térmicos e reduz o frizz, essa te-

ta os fios, resultando em um loiro perfeito.

rapia contém um blend de aminoácidos que penetra na fibra capilar e o HC Plex, que protege os cabelos contra

Com todo esse cuidado, você não vai sentir apenas o po-

agressões químicas, ressecamento e quebra dos fios.

der do loiro, mas a realização de ter cabelos lindos, real-

Toda essa riqueza de ingredientes, aliados aos blends

mente saudáveis e bem tratados!

ideais para o que o seu cabelo precisa, tornam essa terapia única.

HAIR CONCEPT BY ROBERTA GOMES Balneário Shopping – Entrada D – Loja 86 – Piso L1 hairconceptbyrgbrasil Contato e agendamento: Roberta Gomes:

hairconceptbyrgbalneario (47) 9 9183-3345

therealrobertagomes


BELEZA

50

COMO VOCÊ QUER ENVELHECER? Como você se imagina ao envelhecer?

lazer. Quanto mais nos preparamos para essa

A maioria de nós não costuma pensar sobre

etapa da vida, melhor chegaremos.

isso; o mais comum é refletirmos sobre o envelhecimento apenas quando ele chega, e isso não é o ideal, pois o tempo é implacável; afinal, enquanto você lê este texto, você está envelhecendo! Então, quando seria o ideal? Se levarmos em conta que os hábitos que cultivamos ao longo da vida contribuem em 70% pelo que colheremos na velhice, sendo apenas 30% fatores genéticos, eu diria que deveríamos pensar em como queremos envelhecer o mais cedo possível.

E o que dizer da aparência? O potencial de longevidade com saúde física e mental é possível, assim como preservar uma boa aparência. Os bons hábitos, como evitar se expor ao sol de forma excessiva, fumar e consumir muito álcool, são os primeiros passos para uma pele saudável; além disso, o uso de cosméticos específicos, bem como procedimentos que gerenciam o envelhecimento da pele são fundamentais para preservar a pele jovem por mais tempo.

Não existe uma “fórmula mágica” para envelhecer bem, mas não é segredo para ninguém que precisamos ter atividade física regular, alimentação saudável, beber a quantidade de água adequada, sono de qualidade, estimular o cérebro e tempo de

Lembre-se: não existe idade mínima para iniciar os cuidados com a pele; cada fase exige cuidados específicos e quando o assunto é envelhecimento, quanto antes melhor. E você, já sabe como vai querer envelhecer?

G I O VA N A SALGADO CRF/SC 9934 ESPECIALISTA EM HARMONIZAÇÃO FACIAL E ESTÉTICA AVANÇADA CONSULTORIA SKINCARE ONLINE (47) 9 9932-7255

 GIOVANASALGADOBC

­

­ ­

­


Hoje eu ando sorrindo à toa! Muito obrigado pela experiência incrível, desde a primeira consulta ao fim do tratamento. Eu acredito que a empatia seja uma das qualidades essenciais deste profissional! Hoje entendo por qual motivo dizem que sorrisos são os espelhos da alma. O meu trabalho sempre foi resgatar a autoestima das mulheres por meio do cabelo, e após minhas lentes eu sempre indico a todos que façam esse investimento no sorriso. Obrigada por todo cuidado e profissionalismo. Sorrir vai além de mostrar os dentes, sorrir é mostrar a alma.

Josiane Lavandoski Empresária à frente do MegaHairBC  megahairbc

DR. RODRIGO CORREA Rua 1520, 251 | Sala 03 Ed. ILLUMINATI Centro - Balneário Camboriú / SC (47) 9 9951-1636  drrodrigocorrea


52

BELEZA

RINOPLASTIA HARMONIZANDO O CONTORNO FACIAL A aparência do nariz é responsável por grande parte da harmonia facial, principalmente em virtude da sua posição no centro da face. Um belo nariz ganha posição de evidência, sendo que pequenas alterações no seu formato podem gerar desequilíbrios entre as unidades estéticas da face. A cirurgia do nariz, ou rinoplastia, visa justamente restaurar este equilíbrio. Ao longo dos anos, várias técnicas foram desenvolvidas para adequar o formato do nariz às características individuais da face de cada paciente. Os novos conceitos focam na obtenção de uma melhora estética, obtendo um resultado natural e sem estigmas de nariz “plastificado”. É uma cirurgia compensadora, desde que as expectativas em relação ao resultado sejam realistas. A rinoplastia é uma cirurgia tanto estética quanto funcional, pois alguns sintomas respiratórios, causados principalmente por desvios no septo nasal, podem ser corrigidos no mesmo ato cirúrgico, tendo impacto significativo na qualidade de vida.

B E M - E S TA R

As antigas técnicas de cirurgia do nariz consistiam e se limitavam à retirada, muitas vezes exagerada, de porções da cartilagem, causando a perda da estrutura do nariz e posterior dificuldade respiratória, além do pobre resultado estético. As técnicas de rinoplastia atuais têm como princípios básicos esculpir as cartilagens e os ossos de forma simétrica, fortalecer o esqueleto nasal com o uso de enxertos e pontos de fixação e manter a função respiratória íntegra. Além disso, vários objetivos podem ser alcançados com essa técnica, como: redução ou aumento do tamanho do nariz, alteração na forma da ponta e dorso nasal, redução da largura das narinas, adequação do ângulo entre o nariz e o lábio superior e correção de sequelas de traumatismos.


studioguide.com.br

MUDANDO SORRISOS, RENOVANDO VIDAS! Reabilitação oral Implantes dentários Invisalign Odontologia estética premium

Dra. Fernanda Angeloni • CRO/SC 12.149 | Dr. Matheus Blois • CRO/SC 11.971 Dra. Karina Cestari • CRO/SC 11.012 | Dra. Patrícia Zunino • CRO/SC 11.974

 (47) 2122-9600 |  (47) 99217-6690   sbucalconsultorio |  sbucal.com.br

Rua Dr. Nereu Ramos, 197 sala 1202 • Ed. Seixas Business Tower • Centro • Itajaí • SC


54

BELEZA

Cílios de boneca, como não amar? COMO DIZIA CONFÚCIO, “TRABALHE COM O QUE VOCÊ AMA E NUNCA MAIS PRECISARÁ TRABALHAR NA VIDA” E ESSA É A MINHA FILOSOFIA.

Entre os vários procedimentos que realizo, o alongamento de cílios ou extensão de cílios é uma técnica na qual o objetivo é aumentar e dar volume aos cílios. Vem com a proposta de valorizar e empoderar olhares femininos, trazendo praticidade para o dia a dia, aliada a tecnologia, técnicas variadas e consequentemente valorizando a autoestima. Afinal de contas, quem não gosta de cílios de boneca? Em busca desse efeito, muitas mulheres se aventuram em todos os tipos de rímel que prometem alongamento, volume e curvatura ou até mesmo os três no mesmo produto, mas para quem prefere fugir da constância diária de aplicar o rímel, um dos principais aliados seria o alongamento de cílios. Hoje em dia existem variadas técnicas de alongamento ou a mesma técnica com nomes distintos que vão evoluindo através dos tempos, mas as mais utilizadas são:

B E M - E S TA R

o fio a fio ou volume clássico, que consiste em colar fios individuais em cada um dos naturais, o volume brasileiro, no qual cada fio de cílio natural recebe de dois a três sintéticos, e o volume russo ou mega volume, que varia de acordo com a quantidade de fans que são colados em cada fio, garantindo mais volume. Convido você a vir conhecer o meu trabalho e se surpreender com o resultado.

JOSIE MONTEIRO Extensionista de Cílios

G Beauté  gbeaute A v. B r a s i l , 7 4 1 | C e n t r o , Balneário Camboriú -SC (47) 3367-2627


BELEZA

PLANOS TRATAMENTO VERÃO 2023 FINESTÉTICA VOCÊ ESTÁ ACIMA DO PESO IDEAL? TEM GORDURA LOCALIZADA QUE NÃO IMPORTA O QUE FAÇA NÃO CONSEGUE ELIMINAR? TEM DIFICULDADE DE SEGUIR DIETA? SE SUA RESPOSTA FOI SIM PARA ALGUMA DESSAS PERGUNTAS, A FINESTÉTICA TEM O PLANO IDEAL PARA VOCÊ. CONTAMOS COM UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DE NUTRICIONISTA, ESTETICISTAS E BIOMÉDICA E TODAS COM UM ÚNICO OBJETIVO; ALCANÇAR OS MELHORES RESULTADOS.

MEU PRIMEIRO PASSO

FOCO NO MEU OBJETIVO

MINHA MELHOR VERSÃO

MULHERES QUE ESTÃO SEM PRATICAR EXERCÍCIO FÍSICO E NÃO ESTÃO SEGUINDO UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.

MULHERES QUE JÁ ESTÃO PRATICANDO EXERCÍCIO FÍSICO, PORÉM PRECISAM MELHORAR ALIMENTAÇÃO E SUPLEMENTAÇÃO

MULHERES QUE ESTÃO BUSCANDO OS RESULTADOS MAIS EXPRESSIVOS, QUE SE COMPROMETEM A SEGUIR TODAS ORIENTAÇÕES JÁ PRATICANDO EXERCÍCIO FÍSICO, PORÉM SE INCOMODAM COM GORDURA LOCALIZADA RESISTENTE OU CELULITE RECORRENTE.

1 CARDÁPIO NUTRI DETOX + 6 SESSÕES ESTÉTICA CORPORAL MANUAL

1 DESAFIO FOCO 30 (GRUPO DO WHATS NUTRICIONISTA CAROL) + 8 SESSÕES ESTÉTICA MANUAL OU ELETROTERAPIA

1 CONSULTA INDIVIDUAL NUTRICIONISTA CAROL + BÔNUS E-BOOK RECEITAS + 8 SESSÕES ESTÉTICA MANUAL OU ELETROTERAPIA + 2 SESSÕES ENZIMAS + 2 SESSÕES HIDROLIPO

TRATAMENTO PARA 1 REGIÃO CORPORAL OU SUPERIOR OU INFERIORES.

TRATAMENTO PARA 1 REGIÃO CORPORAL OU SUPERIOR OU INFERIORES

TRATAMENTO PARA 1 REGIÃO CORPORAL / OU SUPERIOR OU INFERIORES (ENZIMAS FOCO FLACIDEZ OU GORDURA)

R $ 6 9 0 , 0 0 E M AT É 1 0 X

R $ 8 8 0 , 0 0 E M AT É 1 0 X

R $ 1 8 6 0 , 0 0 E M AT É 1 0 X

Agende uma avaliação com nossas profissionais, descubra o melhor plano para você, ou montamos um personalizado para as suas queixas.

AV. CORONEL MARCOS KONDER N 1207, SALA 58 CENTRO EMPRESARIAL EMBRAED • ITAJAÍ – SC FINESTETICA@GMAIL.COM •  (47) 3046-1746  CLINICA.FINESTETICA •  FINESTETICA * Valores válidos até 11/2022


SAÚDE

56

CIRURGIA ROBÓTICA E X P E R T N O A S S U N TO , O U R O L O G I S TA D R . G I L B E R TO A L M E I DA D E S M I S T I F I C A A T E C N O L O G I A QUE MAIS CRESCE NA MEDICINA.

Em constante crescimento, a área da cirurgia robótica já é considerada um dos principais avanços tecnológicos na medicina que ocorreu nas últimas décadas. E, apesar de sua prática ser utilizada em diversas especialidades, é na urologia que ela tem desempenhado um papel muito importante para o sucesso dos procedimentos. De acordo com o urologista, certificado internacionalmente em cirurgia robótica e uro-oncologia, dr. Gilberto Almeida, uma pergunta que muitas pessoas ainda fazem sobre este tipo de cirurgia é se o robô opera sozinho ou o médico é quem a realiza. “Na verdade, a cirurgia robótica nada mais é que um procedimento no qual o médico manipula um robô de alta precisão, ou seja, o médico é o responsável em executar os movimentos cirúrgicos que a máquina de alta precisão irá executar, e isso ocorre por meio de um painel de controle localizado dentro do próprio centro cirúrgico, ao lado do paciente”, explica o especialista.

VA N TA G E N S Dr. Almeida explica que este tipo de procedimento apresenta todos os benefícios de uma cirurgia minimamente invasiva, pois é realizado por meio de acessos laparoscópicos, além de ter movimentos mais precisos que por videolaparoscopia. Com isso, as grandes incisões das cirurgias abertas são substituídas por miniincisões, que são acessadas por câmera de vídeo e pinças articuladas por meio dos braços do robô. Com isso, as vantagens seguem até mesmo no pós-operatório, proporcionando uma recuperação ainda mais rápida. Outros dois benefícios da cirurgia robótica estão na quantidade de sangramento e na redução de disfunções. “Explicando um pouco melhor, os sangramentos em cirurgia robótica são significativamente menores, o que, consequentemente, ocasiona menor necessidade de transfusão sanguínea e um pós-operatório com menos dores, e cicatrizes muito menores que nas cirurgias tradicionais, sendo que algumas são praticamente imperceptíveis. Em relação a disfunção erétil e incontinência urinária, estas também tendem a ser menores, justamente pela preservação das estruturas nobres. Esses benefícios são especialmente importantes no caso da cirurgia de B E M - E S TA R

Dr. Gilberto Almeida operando o robô Versius no Hospital da Unimed em Baln.Camboriú

Dr. Gilberto Almeida em cirurgia com robô Da Vinci e o dr. De Cobelli/Milão

câncer de próstata, um dos procedimentos que mais apresenta resultados positivos em comparação à cirurgia aberta tradicional”, ressalta.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS Movimentos mais precisos (eliminação do tremor das mãos) Menor perda de sangue e necessidade de transfusões sanguíneas Menor tempo de internação e alta hospitalar mais rápida Menos dor após a cirurgia Melhor visualização do campo cirúrgico Reconstrução mais segura das camadas dos rins Maior preservação das estruturas nobres Vantagem técnica para pacientes obesos Menor incontinência urinária (perda de urina) e disfunção erétil (impotência) após cirurgia para tratamento do câncer de próstata Incisões mais estéticas


SAÚDE

INDICAÇÃO Hoje a urologia é a especialidade com maior atuação nas cirurgias robóticas. A técnica é especialmente indicada para tratamento de câncer de próstata, doenças nos rins, bexiga e todo o trato urinário de forma minimamente invasiva. Além disso, grande parte das cirurgias urológicas é realizada em regiões anatômicas de difícil acesso e repletas de estruturas nobres. Quanto menos essas estruturas forem manipuladas - e danificadas - durante o procedimento cirúrgico, menores são os riscos de alteração na fisiologia do paciente. Isso também contribui para uma maior recuperação funcional.

Conheça um pouco mais sobre o especialista dr. Gilberto Almeida Formado em medicina em 2003 pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), seguiu sua especialização em cirurgia geral no Hospital Nossa Senhora da Conceição/Porto Alegre (2004-2005) e posteriormente em urologia na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Complexo Hospitalar Santa Casa (2006-2008), ambos centros de excelência em cirurgia e urologia. Logo após o término de sua residência em urologia, foi aprovado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) com o título de especialista em urologia. Em 2008, ao término de sua formação em urologia, iniciou seu processo de especialização em urologia oncológica e cirurgia robótica, quando realizou estágio no Hospital Memorial Sloan Kettering Cancer Center em Nova Iorque e na Cleveland Clinic em Cleveland. Em 2010, já radicado na região de Balneário Camboriú e Itajaí, realizou estágio de aperfeiçoamento em cirurgia minimamente invasiva e cirurgia robótica na University of Southern California/Los Angeles. Essas três instituições reconhecidamente entre as melhores dos USA na área de urologia oncológica e robótica.

57

Após retornar ao Brasil, concluiu seu programa de mestrado e posteriormente seu doutorado em princípios da cirurgia na Faculdade Evangélica do Paraná em tese conjunta com o Istituto Europeo di Oncologia (2014-2015 e 2015-2017 respectivamente) ambas na área de urologia oncológica. É claro, seu currículo não para por aí. Além de ter publicado inúmeros artigos em diferentes revistas médicas e realizar inúmeras palestras na Dr. Gilberto Almeida operando área de urologia oncológica, o robô Versius no Hospital da atua também como professor Unimed em Balneário Camboriú de cirurgia e urologia da Universidade do Vale de Itajaí (Univali), é membro e ex-presidente da Comissão de Título de Especialista em Urologia da SBU. E mais, é membro ativo da European Association of Urology, Confederación Americana de Urologìa e da Sociedade Brasileira de Urologia, sendo atualmente vice-presidente da seccional catarinense. Certificado também pela Sociedade Brasileira de Urologia em Cirurgia Robótica, atua em São Paulo e no Hospital Santa Isabel, em Blumenau, na plataforma Da Vinci. Atualmente tem operado também na plataforma Robótica Versius no Hospital Unimed em Balneário Camboriú, além de ministrar aulas em cursos de pósgraduação em cirurgia robótica no Brasil.

DR. GILBERTO ALMEIDA CRM-SC 15223 | RQE 7839 UROLOGISTA, CERTIFICADO

Já em 2012, dr. Gilberto ganhou uma bolsa da European Association of Urology para um clinical fellowship em cirurgia robótica e urologia oncológica num dos maiores centros da área na Europa, o Istituto Europeo di Oncologia em Milão, onde consolidou seu treinamento na área de cirurgia robótica.

Urocenter Balneário Camboriú Av. do Estado Dalmo Vieira, 1535 Sala 01 - Pioneiros (47) 3264-6800 | 9 9945-2698

INTERNACIONALMENTE EM CIRURGIA ROBÓTICA E URO-ONCOLOGIA (47) 9 9932-7255 drgilbertoalmeida.com.br

Urocenter Itajaí Avenida, R. Dr. Nereu Ramos, 197 Edifício Seixas - Business Tower | Centro (47) 2033-7737 | 9 9140-7451 B E M - E S TA R


58

SAÚDE

DRA. ESTOU GRÁVIDA, NÃO POSSO TOMAR NEM UM GOLINHO DE ÁLCOOL? Basta o esperado teste de gravidez positivar que as dúvidas começam a surgir... é um tal de “será que pode ou não pode?” sem fim, não é mesmo? Essa insegurança é compreensível, pois, quando gestantes, não estamos mais sós; há um bebê em desenvolvimento, que deve ser protegido e levado em consideração quando falamos de escolhas, seja nos hábitos de vida, alimentares, uso de produtos, procedimentos, atividades... “Dra. Estou grávida, não posso tomar nem um golinho de álcool?” Já perdi a conta de quantas vezes ouvi esta pergunta em meu consultório e a trago aqui, pois este assunto não deve gerar dúvidas a nenhuma gestante. Não, nenhuma quantidade de álcool é segura durante a gestação. Até o presente momento, nenhum estudo conseguiu definir se há uma quantidade segura de álcool a ser ingerida na gestação, portanto, não pode! O álcool atravessa facilmente a barreira placentária e atinge o feto, podendo causar diversas consequências, sendo considerado uma substância teratogênica. Como o fígado do bebê ainda não está preparado para metabolizar essa substância, seu corpo fica exposto mais tempo à mesma quantidade de álcool que circula no organismo materno. Os efeitos da exposição ao álcool são irreversíveis e podem variar de acordo com o tempo de exposição, a idade gestacional e o padrão de consumo. A exposição no primeiro trimestre está mais associada a anomalias faciais e malformações congênitas; o uso no segundo trimestre aumenta o risco de aborto espontâneo e no terceiro trimestre está mais associado a alterações no crescimento, desenvolvimento neuropsicomotor e comportamental. A síndrome alcoólica fetal (SAF) é a forma mais grave do espectro de transtornos relacionados ao consumo do álcool. Dentre suas alterações destaco: a microcefalia, dismorfias faciais típicas como olhos pequenos, lábio superior fino, fácies plana e fissuras palpebrais, deformidades nas articulações, cardíacas, renais e ósseas, dificuldade na visão e audição. Além disso, na infância e vida adulta pode haver retardo de crescimento, distúrbios de aprendizagem, comprometimento da memória e atenção, dificuldades

B E M - E S TA R

socioemocionais e comportamentais, sendo a bebida alcoólica considerada uma das causas genéticas mais frequentes de deficiência intelectual. E as bebidas supostamente zero álcool (cerveja ou espumante 0% álcool) são permitidas? Olha, muita calma nessa hora! Mesmo os produtos rotulados como sendo 0% álcool podem conter traços dele, portanto não há segurança em sua libração, é preciso cautela.

FABIANA ZARSKE DE MELLO CRM 19.493 | RQE 14.867 GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA CLÍNICA DIGEST CARE AV. CORONEL MARCOS KONDER, 1207 - SALA 60 | EMBRAED CENTRO EMPRESARIAL | ITAJAÍ- SC (47) 3246-1500 | 9 9689-0035

 fabianazarske.gineco


SAÚDE

59

Já imaginou acordar sem ouvir nada em um ou ambos os ouvidos? A surdez súbita é uma perda auditiva aguda, notada geralmente ao acordar ou que ocorre de maneira progressiva durante o dia. Quase sempre é unilateral e acompanhada de zumbidos. Pode ocorrer em qualquer idade e sexo, sendo mais comum entre os 40 e 50 anos de idade. A surdez súbita pode ocorrer por causa de eventos microvasculares, distúrbios autoimunes e infecções virais; entretanto, é necessário o diagnóstico diferencial com outras patologias tratáveis, como tumores, por exemplo.

O tratamento é realizado com medicação por via oral ou por via intratimpânica e idealmente deve ser realizado dentro de duas semanas. Aproximadamente 2/3 dos pacientes apresentam algum grau de recuperação da audição, embora nem sempre total. Se a recuperação não for satisfatória, a reabilitação auditiva será necessária. A depender do grau de perda auditiva, podem ser indicados aparelhos auditivos convencionais ou próteses auditivas implantáveis cirurgicamente, como as próteses de condução óssea ou o implante coclear.

DR. ANDRÉ SERRA MOTA Diretor clínico da H. Mota Clínica Médica CRM-SC: 27.933 | RQE 18.271 • CRM-PR: 33.486 | RQE 23.287

Av. José Eugênio Muller, 881 - Térreo - Itajaí / SC  (47) 3228-0431 |  clinicah.mota  www.clinicahmota.com

B E M - E S TA R


60

SAÚDE

VAMOS FALAR SOBRE SAÚDE EMOCIONAL Atualmente, 70% dos brasileiros sofrem com o estresse, segundo o International Stress Management Association. Após a pandemia, a prevalência de depressão, transtorno de ansiedade e burnout cresceu consideravelmente, e estima-se que pelo menos três em cada 10 pessoas tenham algum destes transtornos. Os gatilhos são sobrecarga de trabalho ou atividades domésticas e maternas, privação de sono, preocupações, medos e inseguranças, inadaptação a mudanças e estilo de vida moderno. Este é responsável por um excesso de estímulos ao corpo e uma busca incessante por conquistas, produtividade e prazeres instantâneos, materiais ou sensoriais, como consumo de gulodices, álcool e até mesmo o mundo virtual. Com isso, as pessoas não relaxam, dormem pouco, vivem sedentárias, se alimentam mal e vão perdendo o significado real da palavra viver. Engana-se quem ainda acha que a solução são os antidepressivos, ansiolíticos e remédios para dormir. Toda a fisiologia do corpo responde ao estresse e estilo de vida inadequado, pois cérebro e intestino estão conectados. Os distúrbios mentais e emocionais são consequência de conflitos e o sistema neuro-imuno-endocrinológico responde, ou seja, o corpo cria mecanismos de se defender e inflama, sobrecarrega suas defesas e modifica hormônios e neurotransmissores. Por isso o tratamento não é tão simples quanto uma pílula ou fazer terapia, e deve contar com uma equipe capacitada em atuar em cada um desses mecanismos. É isso que fazemos na Amaya, com foco no ser em sofrimento; nosso time atua na nutrição, suplementação, inflamação, ajusta hormônios e usa técnicas para equilibrar as emoções. O resultado é o que todos merecem: vitalidade e bem-estar.

TOXINA BOTULÍNICA ALÉM DA TESTA A aplicação de toxina botulínica é um dos procedimentos estéticos mais comentados atualmente; quando utilizada preventivamente, seus benefícios a longo prazo são indiscutíveis. O que muita gente não sabe é que a toxina pode ser aplicada além daquelas áreas que normalmente se conhece: testa, glabela (entre as sobrancelhas) e ao redor dos olhos. Algumas regiões menos “convencionais”, mas que fazem bastante diferença estética e funcional, são elencadas quando as queixas tratam de exposição exagerada de gengiva ao sorrir, caimento da ponta do nariz e “queixo celulítico. O Protocolo Nefertiti consiste em aplicar no terço inferior do rosto e pescoço com o objetivo de melhorar o aspecto da pele e diminuir a força muscular da região, rejuvenescendo rosto e pescoço. Além das aplicações estéticas, também podemos lançar mão da toxina para aliviar sintomas de bruxismo e apertamento dental. Associada ao tratamento com placas miorrelaxantes, a toxina botulínica reduz a força e as dores na região da articulação temporomandibular, dentes e cabeça. Nossa especialista, dra. Larissa Tolentino, enfatiza que é muito importante optar por um profissional habilitado e de confiança para a correta indicação e aplicação da toxina botulínica: “qualquer tratamento deve ser planejado e personalizado para cada paciente’’.

MARA LUCIA MAFRA

LARISSA TOLENTINO

CRM-SC 13294 RQE 11972

B E M - E S TA R

CRO SC 15827

MÉDICA NUTRÓLOGA C/ ABORDAGEM EM MEDICINA INTEGRATIVA

(47) 99724-1581

 dramaravilhosa

(47) 3348-9542

DENTISTA ESPECIALISTA EM HARMONIZAÇÃO OROFACIAL

 AMAYASAUDEINTEGRATIVA

 dentistalarissatolentino


SAÚDE

61

É POSSÍVEL PREVENIR A SURDEZ? Diversas são as situações que fazem com que venhamos a reduzir nossa capacidade auditiva, desde do próprio organismo como do ambiente. Para diversas situações, podemos agir, reduzir exposições, tratar doenças em suas formas iniciais, e com isso prevenir a perda auditiva ou suas consequências. Da mesma maneira que é impossível evitar os fios de cabelos brancos, uma certeza quase absoluta é que, com o passar dos anos, provavelmente todos nós iremos perder a audição de forma leve, em função do envelhecimento do nosso organismo. Porém, diversas são as causas que podem agravar a perda auditiva ao longo dos anos, dentre elas: otites mal curadas ou de repetição, uso de remédios tóxicos para a audição, problemas no tímpano, tumores, frequentar ou trabalhar em locais barulhentos sem o uso devido de proteção, usar de forma contínua fones de ouvido em volume alto e hereditariedade. Evitar exposições excessivas aos sons altos é um fator óbvio, mas além do trivial, relacionados diretamente com a forma com que utilizamos nossos ouvidos, os hábitos de vida saudáveis são fundamentais. Melhorar as condições de funcionamento do nosso ouvido interno, reduzindo o estresse oxidativo e radicais livres, cria um ambiente favorável para minimizar as agressões para nossos ouvidos. Para isso, coisas básicas, como não fumar, controlar pressão arterial, glicemia e colesterol, não ingerir bebidas alcoólicas excessivamente e realizar exercícios físicos regularmente contribuem para que uma pessoa geneticamente predisposta a ter uma perda auditiva induzida pela idade a tenha de forma mais amena ou lenta.

A perda auditiva passa a ser comum a partir dos 45 anos, aumentando de forma progressiva com o passar da idade, chegando a 40% da população de 60 anos e 60% da população com 70 anos ou mais. Apesar disso, é preciso se atentar aos sintomas que indicam surdez precoce e tomar certos cuidados para evitá-la e identificá-la o quanto antes. Como não há como regenerar a audição do idoso, tratar as causas que estejam acelerando o processo de perda e o uso de próteses de amplificação sonora são fundamentais para a manutenção da função social e redução do risco de demência, que se encontra também atrelada ao fato de não ouvir bem. Os principais sinais que indicam a necessidade de uma avaliação auditiva: Abafamento da fala e outros sons. Dificuldade em entender as palavras. Pedir frequentemente para os outros repetirem o que falaram. Necessidade de aumentar o volume habitual da televisão, rádio ou outros equipamentos. Trabalhadores expostos ao ruído de forma regular. Presença de zumbido ou pressão nos ouvidos. Isolamento social e depressão. Além disso, para nossos pequenos: ausência, atrasos ou alterações na fala e dificuldade escolares.

Rua Lauro Muller, 110, Centro – Itajaí | SC  (47) 99790-9094  daniel.otorrino  danielotorrino.com.br

DR. DANIEL BUFFON ZATT

OTORRINOLARINGOLOGISTA – CRM 23.589 / RQE 18.759

FGA. ELAINE C.C. PEREIRA FONOAUDIÓLOGA – CRF3 6.685

B E M - E S TA R


62

SAÚDE

DOR NA RELAÇÃO SEXUAL NÃO É NORMAL A dor na relação é um sintoma, portanto, deve ser investigada sua causa. Neste artigo vou trazer uma causa comum, mas muitas vezes negligenciada: a dor de origem miofascial. A origem da dor tem relação com a contratura involuntária da musculatura do assoalho pélvico. Essa contratura está relacionada com a dor durante a penetração vaginal (dispareunia), dor que impede a penetração (vaginismo) e dor na região da vulva com ardência contínua e hipersensibilidade ao toque de alguns pontos, caracterizando a vulvodinea e vestibulodinea. Essas alterações podem ter uma origem primária, ou seja, desde o início das relações sexuais, ou secundária - após um tempo, por algum motivo, passou a sentir dor. A origem pode ter relação com fatores psicológicos (abuso sexual, primeira relação traumática, educação rígida/opressiva em relação à sexualidade); trauma local (pós-operatório, pósparto); infeções dolorosas de repetição (candidíase, herpes); endometriose, atrofia vaginal da menopausa, fissuras. Isso significa que processos dolorosos geram uma contratura muscular local que gera dor na penetração por não haver relaxamento, o que gera ainda mais dor e trauma.

Tenho tratado muitas pacientes com quadro de dor intensa, vulvodinea e vaginismo secundários e atrofia vaginal da menopausa. Nestes casos, tratamos a atrofia com hormônio tópico ou laser íntimo e a musculatura com fisioterapia do assoalho pélvico. Podemos utilizar também o botox para impedir a contratura muscular excessiva, auxiliando no tratamento e controle da dor. Os recursos são inúmeros e os resultados são muito bons. Para nós, profissionais que tratamos a dor na relação sexual, é muito gratificante ver a melhora na qualidade de vida e na vida sexual de cada paciente.

A paciente entra no ciclo da dor. O diagnóstico de vaginismo e vulvodinea é clínico (história + exame físico). A dispareunia pode estar relacionada a doenças orgânicas como endometriose, infecções, miomatose. Portanto, é necessário descartar essas possibilidades antes de fazer o diagnóstico de dor de origem miofascial. Além disso, o processo de dor crônica causado por essas doenças também pode vir a gerar uma dor miofascial secundária. E como tratar? O tratamento é multidisciplinar, envolve principalmente psicoterapia e fisioterapia do assoalho pélvico. O objetivo é tratar a musculatura, melhorando o tônus, a dor e os pontos de tensão; dessensibilização das regiões com aumento da sensibilidade.

N ATÁ L I A R . ANDRADE DA L L A C O S TA CRM/SC 18370 | RQE 13342 TEGO 0243/2016 GINECOLOGIA ATENDIMENTO EM GINECOLOGIA E ESTÉTICA ÍNTIMA NA CLINCARE AV. JOCA BRANDÃO, 265 CENTRO, ITAJAÍ. (47) 9 9753.0185 ATENDIMENTO EM ESTÉTICA ÍNTIMA NA LIPOLASER RUA 600, 349. CENTRO BALNEÁRIO CAMBORIÚ (47) 9 9164.3811

 dranataliaginecologista E, principalmente, quando a origem é psicológica, o tratamento da causa base é extremamente importante para os resultados.

B E M - E S TA R


63

SAÚDE

QUEBRANDO TABUS Primeiramente, o que é transexualidade? A transexualidade é uma das diversas possibilidades de identidade de gênero. Quando falamos em transexualidade, falamos sobre pessoas que biologicamente nasceram com caracteres físicos relacionados a um gênero, mas se sentem e se compreendem no outro gênero. Há diferença no atendimento de uma pessoa trans para um hétero, por exemplo? Ou o que muda é o conhecimento do médico, pois as necessidades dos pacientes neste caso são diferentes? Para embasar esse tema, compartilho uma das mais célebres e poderosas frases do psiquiatra e psicoterapeuta Carl Jung: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana. Os profissionais precisam estar capacitados para atender as pessoas, independentemente da identidade de gênero, e não deveria diferenciar essa maneira de cuidado para pessoas transexuais. Mas, há uma lacuna no entendimento das especificidades em saúde da população trans e travesti que está associada à formação acadêmica. Há um desconhecimento dos profissionais de saúde em geral sobre o que é um corpo trans e quais são as suas necessidades. Não faz parte dos currículos dos cursos de saúde, de uma maneira geral, que esse tema seja abordado de forma que os profissionais se sintam familiarizados e seguros. Todas as pessoas trabalhadoras de serviços de saúde devem ser responsáveis por zelar pelos direitos, pela segurança e pela assistência de saúde adequada das pessoas transexuais e travestis. Quais as maiores dificuldades destes grupos conseguirem o atendimento correto? O acesso à saúde dessa população ainda é restrito e difícil. A população trans sofre diversos preconceitos, violências e tem seus direitos rejeitados por conta da falta de informação e empatia da sociedade. Além disso, a falta de conhecimento por parte de profissionais para o atendimen-

ATENDIMENTO DE PESSOAS TRANSEXUAIS NA SAÚDE

to e cuidado de questões específicas da saúde da população trans e travesti é um dos principais problemas apontados na promoção à saúde de forma integral. Pela Resolução no 2.265, a atenção integral à saúde do transgênero deve contemplar todas as suas necessidades, garantindo seu acesso, sem qualquer tipo de discriminação, aos serviços nos níveis das atenções básica, especializada e de urgência e emergência. O atendimento aos trans é estruturado em atenção básica e especializada. Explique um pouco para nós. O cuidado com a população trans é estruturado por dois componentes: a atenção básica e a atenção especializada. A básica refere-se à rede responsável pelo primeiro contato com o sistema de saúde, pelas avaliações médicas e encaminhamentos para tratamentos e áreas médicas mais específicas e individualizadas. A abordagem da transgeneridade inclui endocrinologistas, psiquiatras, ginecologistas, urologistas e psicólogos.

tervalo de tempo entre as avaliações ajustado às necessidades individuais, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das características sexuais e identificar efeitos adversos relacionados ao uso hormonal e necessidade de modificações na terapêutica. A avaliação e o monitoramento são realizados com os seguintes exames: hemograma, função renal, eletrólitos, função hepática, avaliação da glicose, perfil lipídico, marcadores para doença sexualmente transmissivel, avaliação hormonal, rastreamento oncológico, monitoramento para osteoporose e doença cardiovascular. “A transição de gênero é um processo que deve ser respeitado e reconhecido como uma mudança especial. São pessoas fortes e guerreiras, que merecem nosso amor e carinho. Esse caminho é, por muitas vezes, difícil e doloroso, mas a força de vontade é o gás que não deixa desistir”.

A especializada é dividida em duas modalidades: a ambulatorial (acompanhamento psicoterápico e hormonioterapia) e a hospitalar (realização de cirurgias e acompanhamento pré e pós-operatório). Para ter acesso aos serviços do processo transexualizador do SUS, é preciso solicitar encaminhamento na unidade básica de saúde mais próxima da residência. Os procedimentos mais procurados são a hormonização, seguidos de implantes de próteses mamárias e cirurgia genital em travestis e mulheres trans, assim como a mastectomia e histerectomia no caso dos homens trans. Além do cuidado com a equipe médica, há o acompanhamento com a equipe multiprofissional com: enfermagem, psicólogos, nutricionistas, dentistas e assistente social. Quais exames de rotina homens e mulheres trans precisam realizar todos os anos? O seguimento clínico e laboratorial deve ser realizado periodicamente, com o in-

DRA. LETICIA RODRIGUES PORCIUNCULA CRM 26922 RQE 17015/17064 MÉDICA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

atendimentodomiciliarsc.com.br  domiciliarsc  (47) 99944-1380. domiciliarsc@gmail.com B E M - E S TA R


SAÚDE

PRIMAVERA E VISÃO: COMO ELES ESTÃO CONECTADOS? Chegamos àquela época do ano novamente: quando a grama começa a ficar verde e as flores começam a desabrochar. Mas a primavera não é apenas diversão; ela também vem com sua parcela de aborrecimentos, como alergias. Na verdade, muitas pessoas ficam com os olhos coçando e lacrimejando nesta época do ano, graças ao pólen no ar. E se você usa lentes de contato ou óculos, pode ter ainda mais problemas com sua visão como resultado desta temporada de alergias.

O que são alergias? A primavera é uma época difícil para os olhos e a visão, porque você pode estar lidando com alergias que podem fazer seus olhos lacrimejarem, coçar e também dificultar o foco. As alergias são a resposta do sistema imunológico a um alérgeno, que pode ser uma substância como o pólen. Quando você entra em contato com um alérgeno, seu corpo produz anticorpos que atacam a partícula estranha ou desencadeiam a liberação de histamina dos mastócitos em seu corpo. Isso causa inflamação, levando a sintomas como coriza, espirros e congestão. A primavera está aqui, e é hora de se preparar para ela. Se você está se perguntando como seus olhos se sentem nesta estação, agende uma consulta com seu oftalmologista o

Ao lado estão alguns sintomas co-

mais rápido possível para que ele

muns de alergias de primavera que

possa ajudar a diagnosticar quais-

afetam sua visão:

quer problemas que você possa ter.


PROMOÇÃO PROMOÇÃO PROMOÇÃO progressiva 1 produto 20% OFF 2 produtos 30% OFF 3 produtos 40% OFF 4 produtos ou mais 50% OFF

Válido para todos os produtos, exceto lingerie

A marca preferida das gestantes brasileiras. Mais de 26 anos de mercado levando o melhor da moda para as grávidas. #GRAVIDASQUELIDERAM

(47) 3228-0399 MEGADOSE ITAJAI RUA LAURO MULLER, N°395,

(47) 9 9260-6548 @MEGADOSEITAJAI


SAÚDE

66

QUAIS SÃO OS SINAIS IMPORTANTES PARA OS QUAIS DEVEMOS ESTAR ALERTAS QUANDO UMA CRIANÇA COMEÇA A APRESENTAR ATRASO NA FALA? Existem vários que nós profissionais vamos observando durante o desenvolvimento e evolução do bebê, mas existem alguns que são muito evidentes e com os quais devemos nos preocupar sim. Listo alguns aqui para vocês: Um bebê que não responde aos comandos e falas da mamãe, ou seja, não olha para ela ou muito pouco, quando ela está com ele. A falta ou pouco contato visual também nos sugere alguns questionamentos. Um bebê que balbucia pouco. Um bebê muito quietinho. Utiliza uma linguagem gestual o tempo todo, ou seja, só se comunica com a mãe por meio de gestos (pega a mão da mãe e a leva até onde ele quer). Um bebê com um ano e meio e não fala nenhuma palavrinha. Uma criança com dois anos que fala poucas palavrinhas ou não constrói frases pequenas ainda.

C O M P O R TA M E N TO

O DESCASCAR DA CEBOLA As lágrimas escorriam pelo meu rosto, os olhos ardiam, o cheiro forte da cebola estava impregnado em minhas mãos, pensei que ardido é este descascar, parece ser tão simples, porém difícil. Fiz então uma metáfora com o processo psicoterapêutico. Quando começamos a retirar nossas capas de proteção, na busca do entendimento de nossas emoções e comportamentos, ocasionalmente as lágrimas escorrem, o grito sufocado e a dor contida emergem. Quanto mais rastreamos nossos avessos, melhor assimilamos que são inúmeras as camadas que estruturam o ser que somos. Freud pontua: “Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais: somos também o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos; os enganos que cometemos, os impulsos a que cedemos sem querer”. É na terapia que começamos a decifrar o enigma, quando damos um zoom nos sentimentos e acessamos memórias traumáticas, as quais limitaram nossas vidas, percebemos tendências de repetirmos erros, escolhas nocivas. Detectamos o vício pelo sofrimento, que nos impulsiona a ampliar o martírio. Constatamos o quanto é torturante a alteração de hábitos tóxicos. A transmutação de padrões comportamentais implica detectarmos os gatilhos e o comprometimento com nós mesmos. Entendemos que não podemos entrar no autoengano e a necessidade de nos despir das falsas desculpas, da vitimização, de descortinar o nosso verdadeiro potencial, acreditar em nossa capacidade de realização e transformação. Por mais ardido que possa ser este processamento, é por meio dele que efetuamos a lapidação do nosso ser, evidenciando o brilho do diamante que somos.

CLAUDETE DE MORAIS CRP 12/01167

Fique atento e sempre que estiver com dúvidas, procure um especialista.

DOUTORANDA EM PSICOLOGIA CLÍNICA

 (47) 9 9274-6439 claudetedemorais.com.br

SABRINA TOLENTINO FONOAUDIÓLOGA, MESTRE EM SAÚDE E ESPECIALISTA EM VOZ AV. CEL. MARCOS KONDER 1313 | SALA 707 - ITAJAÍ

 (47) 9 9944-2612  fonosabrinatolentino

B E M - E S TA R


SAÚDE

67

EPILEPSIA E DIREÇÃO VEICULAR A epilepsia é uma doença que afeta 2 a 3% da população e cerca de 70% das pessoas com esse problema têm as suas crises controladas por medicação. Para todas as pessoas que pretendem obter carteira de habilitação para conduzir veículos é questionado o uso de medicamento, desmaios, convulsões ou epilepsia e naqueles que respondem positivamente é realizada uma avaliação específica para as aptidões físicas e mentais. Assim, pessoas com epilepsia poderão conduzir veículos automotores desde que cumpram as normas determinadas pelo Detran na Resolução no 425 de 27 de novembro de 2012 (dispões sobre aptidão física, mental e psicológica daqueles que pleiteiam a Carteira Nacional de Habilitação). As pessoas com epilepsia em uso de medicamento, para serem consideradas aptas a dirigir, deverão: 1) estar há um ano sem crises epilépticas; 2) ter um parecer favorável do médico assistente; 3) ser plenamente aderente ao tratamento. As pessoas com epilepsia em retirada de medicação, por sua vez, deverão: 1) não ter epilepsia mioclônica juvenil; 2) estar no mínimo há dois anos sem crises epilépticas de qualquer tipo; 3) retirada de medicação mínima de seis meses; 4) estar no mínimo há seis meses sem crises epilépticas de qualquer tipo após a retirada da medicação; 5) ter parecer favorável do médico assistente. Quando o parecer do médico assistente for favorável, os pacientes serão aptos somente para a direção de veículos da categoria “B”.

As regras são muitas, pois dirigir, para pessoas com epilepsia, envolve riscos, no entanto deve sempre prevalecer a responsabilidade e o bom senso por parte do paciente e do médico assistente. Finalmente, a pessoa com epilepsia deve ter cuidado redobrado, pois poderá ser considerada a sua doença na avaliação de qualquer acidente automobilístico em que estiver envolvida.

DRA. LARISSA ALESSANDRA MEHL CRM/SC 13858 | RQE 10844 NEUROLOGISTA INFANTIL

 dralarissa_neuropediatra CURUMIM CLÍNICA PEDIÁTRICA RUA LAURO MÜLLER, 750, BAIRRO FAZENDA - ITAJAÍ (47) 3349 3101 | 9 8425-4622  CLINICA.CURUMIM

B E M - E S TA R


68

SAÚDE

Família; será que eu quero? Hoje muito se cobra da mulher se deseja ter filhos, quando terá e, quando você tem, quando virá o segundo filho. A sociedade não para de cobrar. De certa forma, esse pensamento deve aparecer nas mulheres por volta dos seus 30 anos. Para aquelas que não sabem ou que já estão bem decididas que desejam uma família, o ideal é fazer um chek up de fertilidade, porque é só assim, numa estratégia individual, que podemos planejar esse futuro reprodutivo. E aí, então, pensar em antecipar os planos da maternidade?

GRAZIELLE A LV E S B E N T O CRM/SC 18490 | RQE 14880 GINECOLOGISTA, ESPECIALISTA EM MEDICINA REPRODUTIVA SÓCIA DA FERTVITA

Adiar por mais dois anos? Ou congelar meus óvulos?

 dragraziellebento  fertvitamedicinareprodutiva (47) 2122-3232 / (47) 98837-2052

B E M - E S TA R

Estou aqui para ajudar você nessa jornada.

R. FERNANDO AZEVEDO, 137 SALA 1

Conte comigo!

PRAIA DOS AMORES, BALNEÁRIO CAMBORIÚ


C O M P O R TA M E N TO

69

Está em dúvida sobre qual carreira seguir? Por que escolher uma profissão é tão difícil? Estes são alguns exemplos de questionamentos que fazem parte do dia a dia de muitos jovens e adultos. É natural surgirem dúvidas, principalmente no período da adolescência, por se tratar de um período de transformações físicas, psicológicas e sociais e, com elas, a necessidade de orientação. A orientação profissional e de carreira é um serviço que auxilia as pessoas em diferentes momentos da vida a tomarem suas decisões sobre suas escolhas profissionais, de modo mais seguro, no desenvolvimento pessoal e também na preparação para a aposentadoria. O processo de orientação profissional é pautado por intervenções que promovem o autoconhecimento e permitem que o indivíduo obtenha mais percepções acerca de seus interesses, traços de personalidade, características ou forças pessoais, além de reconhecer suas condições socioeconômicas e explorar informações sobre as profissões e o mundo do trabalho. A integração desse processo resultará no estabelecimento de metas e planos de ação para que as pessoas tendam a atingir os seus objetivos. Nesse sentido, o papel do profissional orientador é favorecer o desenvolvimento de aspectos que envolvam o autoconhecimento e informações relacionadas ao mundo do trabalho para que o orientando tome decisões de modo consciente e seguro. Não menos importante, a orientação profissional tenderá a diminuir as possibilidades de evasão dos cursos universitários e aumentar a probabilidade de o jovem ter mais sucesso em sua escolha profissional. Embora a escolha profissional não ocorra uma única vez na vida, na adolescência é realizada a primeira tomada de decisão profissional.

Ainda é importante ressaltar que a família ou os responsáveis devem sempre participar desse processo de orientação, seja na definição dos objetivos como também na compreensão das ansiedades e indecisões do adolescente frente à tomada de decisão. Em suma, quando a família compreende o processo, tenderá a favorecer que as decisões do jovem ocorram de modo mais natural.

SANDRA PADILHA DOUTORANDA EM PSICOLOGIA CRP 12/03692 PSICÓLOGA

Rua Cônego Tomás Fontes, 145 | Sala 2008 | Lion Center | Centro. Itajaí/SC www.psicologasandrapadilha.com (47) 9 8499 8022

B E M - E S TA R


70

COM EP DO I TROT R A IM AE N T O

A PSICOLOGIA E A TECNOLOGIA EM PROL DOS ATENDIMENTOS ONLINE Há algum tempo dividindo a agenda do consultório entre atendimento presencial e online, a psicóloga nos conta ainda que muitas pessoas têm dúvidas se o atendimento presencial perde a importância com a chegada do online. E a resposta é não. “Pois os atendimentos pessoais trazem incomparáveis benefícios. Mas, isso não quer dizer que as pessoas não possam se beneficiar com eficiência dos atendimentos online, pelo contrário, são inúmeras as vantagens. Ainda mais agora em que a busca pelos atendimentos por meio da tecnologia como a internet tem crescido muito, principalmente, por quem está fora da cidade e, até mesmo, fora do país. Eu, por exemplo, tenho realizado muitos atendimentos virtuais em várias partes do Brasil e de pessoas que estão em outros países. São pacientes que chegam a mim por indicação ou pelo respaldo e conforto emocional em poder contar com uma profissional habilitada que não somente fala a sua língua, mas que de certa maneira entende sua cultura. Além disso, a prestação de serviços psicológicos online possibilita ao profissional alcançar pessoas de diferentes partes, lugares distantes e pessoas que jamais seriam alcançadas de outra forma. Essas que não teriam acesso à essa ciência se não fosse a tecnologia e o poder do online em derrubar barreiras e distâncias”, comenta a psicóloga.

Sinônimo de expertise, qualidade técnica, segurança e ética, o consultório especializado em Psicologia Clínica na cidade de Joinville, em Santa Catarina, traz à frente todo o know-how da psicóloga Nadia T. Zimmermann Wulf. Em 31 anos de atuação, Nadia faz do seu conhecimento, ponte para o bem-estar e saúde mental dos seus pacientes. Sempre atenta as necessidades do mercado, Nadia se tornou referência em psicologia clínica oferecendo alta performance com o que há de mais eficiente e atual no atendimento clínico nas modalidades online e presencial. E por falar em uso da tecnologia em prol da expansão de atendimentos, para Nadia esta é uma oportunidade igualmente importante que auxilia no reconhecimento da psicologia pelas pessoas e pela sociedade. “Com toda a tecnologia a nosso favor, estamos quebrando barreiras geográficas em todas as partes do mundo. Aqui no Brasil, esta modalidade além de ser autorizada pelo Conselho Federal de Psicologia pela Resolução CFP No 011/2018, já é vista como uma excelente ferramenta. Por isso, eu costumo dizer que entre as vantagens do atendimento online, está o fator de que ele veio para somar forças e ainda, estimular a importância de que tratar a saúde emocional é tão primordial quanto cuidar da saúde física”, destaca Nadia.

Em um mundo altamente conectado, onde as pressões passaram a surgir na mesma proporção e abrangência e, consequentemente, afetando a saúde metal de uma grande parte da população, contar com este tipo de prestação de serviço é fundamental.

NADIA ZIMMERMANN WULF CRP 12/00733 Especialista em Psicologia Clínica pelo CFP

Se você está passando por dificuldades emocionais, saiba que, mesmo distante e sem conhecer alguém na sua cidade, é possível contar com atendimento de alta qualidade por meio do ambiente virtual. Permita-se viver de forma mais feliz e plena. Entre em contato com a psicóloga Nadia, ela terá um imenso prazer em lhe ajudar.

 psicologanadiazimmermannwulf Rua Henrique Meyer 280 Sl 713 Ed. Helbor Offices, Joinville, SC (47) 3433-1533 | contato@nadiapsico.com.br https://nadia-t-zimmermann-wulf-psicologa-clinica.com

B E M - E S TA R

Especialista em Educação pelo MEC Atuação no Consultório Especializado em Psicologia Clínica de Joinville/SC com o método da abordagem fenomenológico-existencial.


SAÚDE

DE QUE FORMA A NEUROPSICOPEDAGOGIA CONTRIBUI NO DESENVOLVIMENTO E NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TDAH? O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento e temos três tipos diferentes: o TDAH com predominância em desatenção, o TDAH com predominância em hiperatividade e o TDAH do tipo combinado, no qual a criança ou adolescente apresenta desatenção e hiperatividade. Em primeiro lugar, o neuropsicopedagogo tem a função de avaliar as habilidades de aprendizagem do paciente, verificar níveis de funções executivas como, por exemplo, atenção, memória, planejamento, flexibilidade cognitiva e freio inibitório. Uma avaliação detalhada dos componentes essenciais para o bom desempenho acadêmico é realizada e após isso é que a intervenção/terapia ocorre, baseando-se 100% nos resultados obtidos durante a avaliação e escolhendo prioridades para cada indivíduo. Não existe começar processo terapêutico sem avaliação, ainda que a criança já possua o diagnóstico e que saibamos qual o tipo de TDAH que ela possui. No consultório temos muitos materiais padrão ouro de estimulação cognitiva, dentre eles o Programa de Treinamento dos Processos Atencionais (Pay Attention) que é referência no Brasil para estimulação da atenção. A escolha do programa a ser aplicado nas terapias também parte dos resultados da avaliação e inclui a visão e o raciocínio clínico do profissional que vai atuar no processo de reabilitação da criança ou adolescente. A reabilitação neuropsicológica ou cognitiva tem uma série de definições, mas pode ser entendida como um conjunto de atividades terapêuticas sistemáticas, funcionalmente orientadas, que pretendem melhorar o funcionamento cognitivo. Não esquecendo que cada paciente possui seu plano terapêutico único e individualizado.

71

A DISFAGIA PODE MATAR! A pneumonia é uma das principais causas de morbidade e mortalidade da população idosa, e o principal causador é a disfagia associada à falta de conhecimento e de tratamento fonoaudiológico adequado. O que é disfagia? É a dificuldade em deglutir alimentos e líquidos. O que causa essa dificuldade? Doenças neurológicas Doenças neurodegenerativas Doenças autoimunes Sequelas de AVC Lesões orgânicas E a maior incidência é o envelhecimento Quais os sintomas: Engasgos frequentes Sensação de alimentos parados na região da garganta Tosse após ingestão de alimentos e líquidos Dificuldade e dor para engolir Por que a disfagia pode matar? Quando a função de deglutir está alterada, aumenta a possibilidade de o alimento ou líquido ingerido ser aspirado pelo pulmão, causando infecção, prejudicando o sistema respiratório e circulatório do paciente. Normalmente os sintomas iniciais são silenciosos, aumentando a gravidade. Disfagia tem tratamento? Todos os tipos e graus de disfagia, o fonoaudiólogo tem o conhecimento e a capacidade de reabilitar e orientar as melhores condutas. O otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo são os profissionais aptos a realizar avaliação da deglutição.

FERNANDA NIEDERAUER CBO: 2394-40 NEUROPSICOPEDAGOGA CLÍNICA

Especialista em Desenvolvimento Infantil | Terapeuta Analista do Comportamento – ABA (47) 9 8845-0297 neuroppfernanda@gmail.com  neuroppfernanda

DRA. LUANA CARDOSO CASARIN CRFA-SC 9406 MÉTODO DRA. LUANA CASARIN

(47) 9 9958-3191 Balneário Camboriú / SC  luanacasarin

B E M - E S TA R


CORPO

sua saúde! Invista na

Ambiente seguro, confortável e acolhedor, profissionais de educação física credenciados, atendimento de qualidade com foco no seu objetivo e preservando sua integridade física.

TRÍADE DE INATIVIDADE PEDIÁTRICA E OS RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE TRANSTORNO DE DÉFICIT DE EXERCÍCIO, DINAPENIA E ANALFABETISMO FÍSICO

VÁRIAS FORMAS DE ATUAÇÃO: Musculação Tradicional Treinamento Funcional Alongamento Passivo Reabilitação

DINAPENIA:

Crianças fisicamente inativas tendem a se

Define-se como uma condição caracterizada

substituem a atividade por comportamento

por baixos níveis de força e potência muscular e limitações funcionais não causadas por doença neurológica ou muscular e sim pela inatividade física e maus hábitos.

Atendimento personalizado no Studio Atendimento personalizado em domicílio, Consultoria em atividade física semipresencial,

O surgimento de muitas doenças crônicas não transmissíveis pode estar na primeira infância,

Consultoria online.

durante o qual são estabelecidas escolhas de estilo de vida pessoal e padrões de comportamento, incluindo a escolha de ter um estilo de vida fisicamente ativo. A

inatividade

física,

o

comportamento

cardiorrespiratório

de 7 a 15 anos com as maiores mudanças ocorrendo entre 9 e 12 anos, período que surpresa, adolescentes inativos muitas vezes se tornam adultos inativos. A inatividade física em crianças e adolescentes é um fenômeno multifatorial complexo que é influenciado por uma infinidade de fatores contribuintes. Compreender

as

interações

complexas

que contribuem para a inatividade física é

sedentário e a baixa força muscular e o condicionamento

sedentário. O sedentarismo aumentou 25%

abrange a transição para o ensino médio. Sem

um período crítico de desenvolvimento

PLANOS VARIADOS:

tornar adolescentes fisicamente inativos que

são

fortes determinantes para o desenvolvimento futuro de muitas doenças crônicas, com morbidade e mortalidade resultantes. Estimase que a inatividade física cause entre 6% e 10% das principais doenças crônicas, como doenças cardíacas e diabetes, e é responsável

importante para enfrentar esse problema. Originalmente proposto como um quadro altamente nocivo, a tríade de inatividade pediátrica é uma condição observada em jovens três

fisicamente

inativos

componentes

distintos,

envolvendo mas

inter-

relacionados, que impulsionam a inatividade física: (1) transtorno de déficit de exercício, (2) dinapenia pediátrica e (3) analfabetismo físico.

por 9% da mortalidade prematura, ou >5 milhões de mortes por ano.

Rua Lauro Muller, 863 Fazenda, Itajaí / SC AGENDE SUA VISITA: 47 3348.2424 / 47 98817.9357  contato@topphysical.com.br www.topphysical.com.br

Em crianças e adolescentes, a atividade física tem se mostrado benéfica para a saúde física, mental e social, bem como o desempenho acadêmico. No entanto, a prevalência de

RAPHAEL MELLO BLOCK

inatividade física está aumentando durante

PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

a adolescência: 81% dos adolescentes de

CREF - 4547/SC

11 a 17 anos são insuficientemente ativos globalmente, com a atividade física diminuindo

 raphael.saude

5% a cada ano ao longo da infância. * F o n t e : h t t p s : // h e a l t h l a n d . t i m e . c o m / 2 0 1 3 / 0 4 / 1 5 / m e n t a l - e x e r c i s e s - a r e - m o s t - s u c c e s s f u l - a t - p r e v e n t i n g - c o g n i t i v e - d e c l i n e /


SAÚDE

73

Desinchá a combinação perfeita que está sempre atual

Ele chegou com tudo por meio das redes sociais e ganhou o coração dos amantes e adeptos da “vida fitness”. Sabemos que emagrecer não é uma tarefa fácil. Na maioria das vezes o maior obstáculo está no metabolismo lento, no intestino preguiçoso e na retenção de líquido, uma série de problemas que faz o corpo inchar e adquirir excesso de peso. O Desinchá é uma mistura de oito ingredientes: chá verde, carqueja, mate verde, hortelã, gengibre, guaraná, sálvia e alecrim. Com ingredientes poderosíssimos, a proposta do Desinchá é ajudar o metabolismo, acabar com a retenção de líquidos e auxiliar na perda de gordura. A caixa vem com 60 sachês para serem tomados todo dia durante dois meses. Dentro de cada sachê há apenas os oito ingredientes naturais. Em uma proporção exata desenvolvida com estudos e pesquisas científicas cuidadosas, sua fórmula não tem coisa alguma artificial.

O verão já está na porta e se você quer dar aquele up, o Desinchá é uma ótima opção. Desinchá é um chá funcional desenvolvido com ingredientes de origem 100% natural. Experimente os diferentes sabores de frutas e ervas, além da linha de sobremesas.

SABRINA PAMPLONA FARMACÊUTICA BIOQUIMICA ESPECIALIZADA EM ALIMENTOS


A L I M E N TA Ç Ã O

74

CORPO

Bolo de coco sem glúten COMO MELHORAR OS SINTOMAS DA MENOPAUSA COM A PRÁTICA DO PILATES

Ingredientes:

Preparo:

3 ovos

Bata na batedeira os ovos com o açúcar e vá adicionando os outros ingredientes, um de cada vez, e continue batendo. Por último o fermento.

1 xícara de leite de coco 1/2 xícara de açúcar demerara 1/3 de xícara de óleo 1 e 1/2 xícara de farinha sem glúten 1 colherinha de fermento

Leve ao forno préaquecido a 180 graus por aproximadamente 40 minutos. Desenforme e está prontinho.

A menopausa é uma fase natural da vida. Uma das maneiras de lidar é com a prática de atividades físicas, por exemplo, em especial, as que envolvem consciência corporal. Exercícios físicos, como o Pilates, contribuem demais para a qualidade de vida da mulher e, na menopausa, podem ser ainda mais benéficos. O Pilates trabalha conjuntamente corpo, mente e espírito, atuando de forma positiva na maneira como a mulher se percebe e percebe o mundo ao seu redor. Além disso, o método contribui com o desenvolvimento de habilidades importantes, como equilíbrio, coordenação motora, flexibilidade, alongamento, respiração correta e consciência corporal. O Pilates permite que a mulher se mantenha ativa em qualquer idade, para que ela viva as muitas fases de forma plena, compreendendo melhor o seu momento e ressignificando as mudanças que cada uma delas traz. Vem pra Top!

TÂNIA FERNANDES TERAPEUTA NUTRICIONAL E PROPRIETÁRIA DO UNIVITAL

 (47) 3349-1132  univital_taniadetox

B E M - E S TA R

CRISTINA MUHLBRANDT KELLER EDUCADORA FÍSICA PROPRIETÁRIA DO TOP PILATES ESPECIALISTA EM PILATES COACH INTERNACIONAL EM EXERCÍCIOS HIPOPRESSIVOS


CORPO

EXERCÍCIOS PARA MELHORAR O CONDICIONAMENTO E FORÇA MUSCULAR Fala galera, hoje nosso assunto é prático, simples e bem direto, mas causa muitas dúvidas na hora de iniciarmos um planejamento de treino. Nós já sabemos que os exercícios realizados de forma regular com determinada combinação de frequência, intensidade e duração são de suma importância para conseguirmos bons resultados para nossa saúde e termos efeitos positivos em nossos treinos. Para alcançarmos os melhores resultados, é importante fazer o que é melhor para nosso corpo, o que ele responde melhor e gera mais resposta de qualidade durante os treinos. Essa combinação de intensidade, duração e quantidade de exercícios é que acaba causando algumas dúvidas, fazendo com que seu treino possa ficar falho em algumas rotinas. Em geral, quanto menos intenso for seus treinos, menos resultado você terá. Isso não sou eu Rodrigo falando, mas sim o Colégio Americano

75

realizar pelo menos sua sequência de treino de três a cinco vezes na semana, com uma intensidade de 60 a 90% de sua frequência cardíaca máxima, (essa forma de mensurar a intensidade de seu treino não é a única; converse com seu treinador para ajustar a sua realidade) com duração de treinamento entre 20 a 60 minutos, quanto maior for sua intensidade, menor será seu tempo de treino e vice-versa; isso serve tanto para programa de musculação (treino de força) quanto para treinos aeróbicos (corrida, pedalar, corda). Mobilizar o máximo de grupamentos musculares na mesma sessão de treino. Quanto mais articulações e músculos conseguirmos trabalhar, maior será nosso gasto calórico, otimizando os resultados. (Estou falando aqui em saúde, não em treino de alto rendimento para fins estéticos ou performance). Sempre devemos ter muita atenção. Embora o fator idade por si só não seja fator limitante para o treinamento, é prudente adotar uma abordagem mais gradual na prescrição para indivíduos mais idosos; assim evitamos dores e reduzimos os riscos de lesões logo no início dos treinos. Espero ter ajudado!

de Medicina do Esporte. É claro que você não irá entrar hoje na academia e querer levantar, pedalar ou correr, fazendo coisas que nunca fez na vida, mas o essencial e mais importante em seus treinos é você conseguir chegar sempre próximo da fadiga, causando adaptações fisiológicas em seu sistema cardiovascular e aumento de força em seus músculos. Então, o que devemos fazer para melhorar nossos resultados e rendimentos? Quando você for começar a treinar, primeiramente estabeleça qual seu objetivo e parta para agendar a sua avaliação, começando desde o início de forma correta, sabendo o que você pode fazer e o que ainda “é muito cedo” no quesito de intensidade. Considerando que você irá

RODRIGO BENDER PERSONAL TRAINER  rodrigo.benderpersonal ESPECIALISTA EM RETREINAMENTO DE LESÕES, DA REABILITACAO À PERFORMANCE

B E M - E S TA R


76

VENDAS

GATILHOS MENTAIS PARA VENDAS

IMÓVEIS

QUANDO É A HORA CERTA DE COMPRAR UM IMÓVEL? (PARTE 1)

Você sabia que o nosso cérebro gasta energia para fazer escolhas? E dependendo do “cérebro”, para realizar tal esforço gera de cara o “não querer, o não fazer, o não aceitar…” Saber economizar essa energia no cérebro do seu cliente já coloca você mais perto de um fechamento rápido de vendas. Gostaria de saber como fazer isso? Então venha comigo para entender mais sobre gatilhos mentais ou como chamo: Gatilhos de Vendas 4.0. Gatilhos de Vendas 4.0 é uma técnica para ajudar o cliente a ter uma tomada de decisão mais rápida, assertiva e de longo prazo, sempre com a mentalidade ganha x ganha, lembra? Ganha seu cliente que solucionou rápido a sua dor, desejo, necessidade ou sonho... que segue feliz e agradecido por ter encontrado você! Ganha você que está realizando seu propósito de vida, ganhando seu dimdim, realizando seus sonhos e claro, batendo sua meta. Quer conhecer importantes Gatilhos de Vendas 4.0? Impacto (fale da dor do seu cliente, já sabendo que tem a solução) Autoridade (mostre seu conhecimento e sua experiência, não tenha medo de falar quem você é) Comprometimento (eu estou aqui para te servir) Urgência (até quando você quer ter esses resultados?) Reciprocidade (encante, surpreenda seu cliente com amostras, brindes) Agenda (decida as datas pelo seu cliente, dê sempre duas opções) Esses são alguns dos Gatilhos de Vendas 4.0 para você chegar perto do seu cliente em potencial. Saber praticá-los é muito importante para o sucesso das suas vendas; a prática requer estudo da empresa, do cliente e do produto.

CLEIDE KONZ

Você já se perguntou quando é a hora certa de comprar um imóvel? O sonho da casa própria geralmente está no topo da lista de desejos dos brasileiros. No entanto, existem alguns fatores que são decisivos durante este processo, como, por exemplo, a sua situação financeira e o momento do mercado imobiliário. Por isso, separei alguns critérios que você precisa analisar para entender quando é o momento certo de adquirir o seu imóvel. Confira: Estabilidade financeira Um dos pontos mais importantes e que impactam diretamente nessa decisão é a estabilidade financeira. Compreender de maneira realista o cenário em que as suas finanças se encontram é essencial para que você possa dar este grande passo na sua vida. Não adianta cumprir todos os critérios dos próximos tópicos caso você não esteja seguro em relação à renda que você recebe e ao capital que possui guardado. Crescimento familiar A compra de um imóvel geralmente está ligada ao crescimento familiar. Muitos casais, quando planejam ter filhos, optam por investir em um novo imóvel, mais amplo e em um ambiente mais seguro e prático. Vale lembrar que o crescimento familiar nem sempre é um critério obrigatório, porque pessoas solteiras, que estão em um cenário financeiro muito positivo, também buscam por imóveis mais confortáveis.

FABILIZ MACHADO

SUA MENTORA EM VENDAS

CORRETORA DE IMÓVEIS

www.cleidekonz.com.br

CRECI 40338

 cleidekonz

 fabilizmachado

(47) 9 9612-6769

(47) 9 9246-1510

B E M - E S TA R


77

DECORAÇÃO

DESIGN BRASILEIRO: ZANINI DE ZANINE Icônicas, marcantes, simples e atemporais. Assim podemos definir um pouquinho das obras do design brasileiro. Expressivo, busca traduzir em seus desenhos e projetos a alma brasileira, suas perspectivas e sua tropicalidade. Estes grandes profissionais nos representam pelo mundo e ganham cada vez mais destaque. Que tal conferir um pouquinho dessas personalidades e de suas peças? Confira nesta e nas próximas edições. ZANINI DE ZANINE Nascido no Rio de Janeiro e graduado pela PUCRio, o designer industrial Zanini de Zanine cresceu observando e aprendendo com seu pai, célebre arquiteto e também designer, José Zanine Caldas. Conviveu com figuras notórias do modernismo. Dentre suas grandes oportunidades, Zanini De Zanine estagiou no escritório de Sérgio Rodrigues, o que possibilitou ter ainda mais contato com conceitos e lógicas de projeto, criando e projetando independentemente da tendência atual. Ele modela uma personalidade diferente em cada criação. Por volta de 2002, baseado no legado de seu pai, começou a produzir móveis em madeira maciça, em séries limitadas e exclusivas, com peças de demolição – colunas e vigas – batizadas como “carpintaria contemporânea”. Já a partir de 2005, começou a criar uma linha de móveis com peças produzidas industrialmente, na qual, além de madeira com origem controlada, utilizam-se diversos materiais: plástico, metacrilato, metais e outros produtos industrializados. Para representar essa nova linha, Zanini criou, em 2011, o Studio Zanini. Zanini de Zanine enfatiza: “Acredito que é possível fazer um produto muito funcional em escala e, com ela, alcançar o prazer do uso; do mesmo jeito, posso criar objetos que agradam esteticamente. Se conseguir misturar os dois é melhor ainda. Para mim, é uma experiência muito interessante adquirir conhecimento das duas formas”. Como resultado dessas experiências e criações, têm-se inúmeros prêmios, convites a palestras, participações em exposições e reconhecimentos. Entre as premiações, ele recebeu os mais importantes prêmios do design nacional, como o IDEA Brasil e Museu da Casa Brasileira. Entre as premiações internacionais, destaque para a nomeação de designer do ano pela Maison&Objet Américas em 2015 e o Design Excellence Award New Generation, em que foi o único brasileiro homenageado em 25 anos de premiação no Philadelphia Museum of Art, e o IF Design Award e o A’Design Award.

LAISY PORTO MUNARI LESLYE MARY C O S TA  LM.ARQUITETURAEINTERIORES

B E M - E S TA R


DIA DA

A Casa de férias

perfeita para morar

COM UM ESPUMANTE PERFEITO

Living com conforto e personalidade.

Agende uma degustação de bebidas e escolha o melhor para o seu casamento!

O apartamento da praia, do sossego, do descanso, de receber a família e amigos para momentos únicos. Esse foi o ponto de partida para esse projeto cheio de detalhes e personalidade. O casal que reside no Rio de Janeiro, e passa férias em Itapema, queria que sua morada da praia tivesse ambientes únicos que gerassem experiências eternas na vida dos filhos e netos. Um dos hobbies do casal é cozinhar, então a cozinha foi um dos ambientes mais pensados para ser, além de bela, funcional e durável, por isso ganhou bancadas de Dekton que resiste a altíssimas temperaturas, manchas e riscos. Os armários ganharam pintura em laca azul, para trazer o mar para dentro de casa. No living, uma lareira a gás é um convite a uma roda de conversas descontraídas e bom vinho. O grande armário do living guarda memórias de viagem e objetos de família, abraça as janelas formando espaços especiais como o cantinho da leitura e o banco para contemplação da bela paisagem que serve como quadro vivo para o apartamento. As Boisseries por todo o apartamento trazem a elegância do clássico francês em contraponto com mobiliário contemporâneo e leve. O tapete de kilim colorido completa o ar descontraído e traz personalidade ao living. A varanda com vista para o mar verde esmeralda é um ponto de encontro, boas risadas e churrasco com família e amigos. Para valorizar a vista enquanto protege do sol, optamos por persianas que combinam lâminas de tecido e véus transparentes, oferecendo elegância e sofisticação ao espaço,


79

Fotos: Paulo Machiavelli

enquanto oferecem transparência e controle de privacidade. As suítes ganharam camas confortáveis com cabeceiras estofadas para promover uma noite especial de sono reconfortante, depois depois de dias intensos de praia. Uma das suítes também contempla um home office, ambiente indispensável pós pandemia, afinal, todos aprendemos a trabalhar online. A Suíte master tem closet e espaço para leitura, além de banheira com direito a jardim vertical. Sim, um verdadeiro spa urbano de frente para o mar, a casa das férias que é perfeita para a vida toda. Fonecedores: Todeschini (planejados), Breton (móveis soltos), Delumini (móveis soltos), Lamp Ligth (iluminação), Dnobri (decor e cortinas) e Bella Pietra (pedras).

A varanda que da vista para o quintal perfeito!

" Um verdadeiro spa urbano de frente para o mar, a casa das férias que é perfeita para a vida toda."

A suíte home office com toque praiano que reflete o mar.

Cozinha em laca azul e bancadas em dekton branco!

Cada cantinho pensado com personalidade e elegância.


80

GASTRONOMIA

COENTRO E COMINHO: OS TEMPEROS DA DISCÓRDIA Originários do Oriente Médio e conhecidos dos europeus desde tempos remotos, esses dois temperos foram trazidos ao Brasil pelos primeiros colonizadores no começo do século XVI. Com eles não há meio termo, ou você gosta ou não gosta. Por terem um sabor muito forte, basta um pouco para transformar um prato em algo celestial ou em um desastre completo. Questão de gosto. Do Chuí ao Oiapoque e também ao redor do mundo eles são encontrados de diversas formas e utilizados em várias preparações culinárias em maior ou menor grau de acordo com a região. No Brasil o coentro é mais utilizado do Rio de Janeiro para cima e no Nordeste é presença obrigatória no preparo de peixes e frutos do mar. Amante do coentro que sou e sendo natural de Niterói – RJ, sinto uma enorme dificuldade em dissociar ensopados e peixes e frutos do mar do coentro, mesmo assim, uso com moderação pois quero sentir outros sabores. Na Europa, com exceção de Portugal, o coentro praticamente não entra na cozinha. Os franceses preferem o funcho, com sabor que lembra o anis em seus preparados de frutos do mar, os italianos o manjericão e os espanhóis a páprica. Aliás, tenho uma história muito engraçada que ocorreu comigo quando trabalhava em Recife. Certa noite chegou ao restaurante o proprietário de uma famosa casa de entretenimento e estava acompanhado de três de suas colaboradoras. Me chamou à sua mesa e perguntou se eu poderia preparar um prato de peixe que não levasse coentro, ingrediente que ele detestava. Servi uma lula grelhada ao molho pesto e recheada com risoto de cogumelos. Ele não só gostou como me convidou para uma noite de “diversão” em seu estabelecimento, tudo por conta da casa. Como na época eu estava casado, agradeci, mas declinei da oferta. De qualquer forma fiquei bastante lisonjeado. Mas voltando aos

temperos, em Santa Catarina é difícil se não impossível encontrar um restaurante que sirva o coentro, exceto quando se trata de um acarajé. Nos restaurantes de cozinha japonesa e também no de cozinha peruana, cada vez mais na moda por aqui, já é possível encontrar o ingrediente nos ceviches, o icônico prato da cozinha peruana que leva sal, pimenta de cheiro, limão e coentro, ou ainda no guacamole, da cozinha mexicana, que leva limão, coentro e cominho. Isso se deve, em minha opinião, ao fato de que a colonização foi principalmente de italianos e alemães, povos que não usam o coentro na sua cozinha. Igualmente os açorianos que chegaram aqui não o utilizam. O cominho já é mais facilmente encontrado por aqui, como tempero de aves e carnes vermelhas, mas sei que algumas pessoas usam também nos pratos de peixe. Respeito a cultura, mas não gosto. No Nordeste do Brasil se usa cominho em quase tudo, até no feijão. No Norte de Portugal as papas de sarrabulho são famosas pela enorme quantidade de cominho que levam ... Uma vez me perguntaram se era possível usar ambos os temperos em um prato e qual era o meu critério ao utilizá-los. Em relação à primeira pergunta, eu já citei o guacamole e também no preparo de miúdos. Alguns pratos da cozinha portuguesa e indiana igualmente usam os dois ingredientes. Em relação à segunda, a própria receita. Costumo usar o cominho para temperar ou marinar aves e carnes diversas. Já o coentro uso bastante em ensopados de peixe. Em 2002 eu tive um restaurante em Olinda chamado Nassau e um dos pratos do menu era um peixe grelhado servido com um caneloni de queijo coalho e tomate seco e sobre um molho cremoso de coentro. Esta receita, inclusive vou lhes dar de presente. Uma observação: o queijo coalho usado no Nordeste não tem nada a ver com

esse queijo amarelo, em bastões, que é encontrado por aqui. Você vai precisar de: Dois filés de peixe branco (linguado, pescada, garoupa). Para o caneloni: Uma massa de lasanha já pré-cozida, da marca de sua preferência, 200 gramas de queijo minas frescal, 100 gramas de tomate seco. Para o molho: um maço de coentro, 1 dente de alho, 100 g de castanha de caju, 100 ml de azeite e 150 g de creme de leite. Modo de fazer: Bata os ingredientes do molho, menos o creme e reserve; faça os canelonis. Ferva um pouco de água e coloque a massa por 1 minuto. Escorra e reserve. Em um processador, bata o queijo e o tomate seco. Coloque sobre a massa, enrole e leve ao forno com um pouco de queijo parmesão ralado na hora para gratinar. Tempere os filés com sal e pimenta do reino, passe levemente na farinha de trigo e em uma frigideira, de preferência de T-fal, doure os filés em um fio de azeite. Esquente o molho, adicione o creme até que fique bem homogêneo. Disponha o molho no fundo do prato, sobre ele os canelonis - três por pessoa e ao lado os filés. Eu sempre harmonizei esse prato com um Sauvignon Blanc que é menos ácido. Bom apetite.

R E N ATO J U S TO CHEF DE COZINHA

(48) 99848-8888 B E M - E S TA R