BEM-ESTAR 164

Page 1

PRADO FERIAN SINÔNIMO DE EXPERTISE, QUALIDADE, ACONCHEGO E SOFISTICAÇÃO. CLÍNICA COMANDADA PELO CIRURGIÃO PLÁSTICO ALEXANDRE FERIAN E PELA EMPRESÁRIA CRISTINA PRADO FERIAN, TRAZ MUITO MAIS QUE EXCELÊNCIA EM RESULTADOS. CONFIRA!



FORMADO PELA FACULDADE INGA - MARINGÁ - PR ESPECIALIZAÇÃO EM IMPLANTODONTIA - UNINGÁ - MARINGÁ - PR ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL ABO - ITAJAÍ - SC PÓS-GRADUAÇÃO EM IMPLANTODONTIA CIRURGIA E PROTÉTICA - ABO-ITAJAÍ - SC PÓS-GRADUAÇÃO EM DENTÍSTICA, ÊNFASE EM ESTÉTICA - UNINGÁ - MARINGÁ - PR

AMPLA E MODERNA ESTRUTURA (+ DE 600m2)

RADIOLOGIA DIGITAL PRÓPRIA (seus exames sem precisar se deslocar)

CENTRO CIRÚRGICO Equipe médica anestesista a disposição

LABORATÓRIO DE PRÓTESE DIGITAL

RESPONSÁVEL TÉCNICO: JOSÉ RODRIGO CAMPANHOLO | CRO-SC: 10515

(Sistema CAD/CAM Alemão)

47 3021.6901 | 47 99979.3031  rodrigocampanholo.com.br  rodrigo.campanholo  Clínica Rodrigo Campanholo




6

POR DENTRO

desta edição

Agosto é um mês muito especial, pois celebramos o Dia Mundial da Saúde. A data vem como um alerta para todos sobre os problemas que afetam a saúde pública, ou seja, ela ressalta a seriedade de estarmos atentos e dispostos a implantar ações capazes de gerar uma melhor qualidade de vida para nós e para o planeta. E mais, o mês traz ainda duas campanhas em destaque: “Agosto Laranja” - dedicada à atenção para a esclerose múltipla (EM), - e a outra do “Agosto Dourado” - que vem abordar a importância do aleitamento materno. Saindo da saúde global, damos um giro pela região com os melhores profissionais. E, entre nossos destaques, apresentamos matéria especial com a clínica Prado Ferian. Comandada pelo cirurgião plástico Alexandre Ferian e administrada pela empresária Cristina Prado Ferian, a clínica é referência em cirurgias estéticas, reparadoras e reconstrutoras. E quem já esteve por lá sabe que, do início do atendimento, passando pela infraestrutura local até o resultado pós-cirúrgico, tudo é feito e pensado para proporcionar uma experiência única e diferenciada. Além disso, nosso giro local dá a você dicas, apresenta novidades e inspira com diferentes temas que nossos experts prepararam para esta edição.

10

Prado Ferian, muito mais que uma clínica de cirurgia plástica

16

Tratamento medicamentoso no TDAH: Ritalina, Concerta ou Venvanse?

21

Cirurgia íntima - o que devo saber?

23

Saúde ocular: saiba como cuidar dos seus olhos

28

Uma forma deliciosa de cuidar dos cabelos: conheça a Chocolate Therapy

LUCIANA COUTINHO DIRETORA DE REDAÇÃO

 LUCIANACRT

CAPA: DR. ALEXANDRE FERIAN E CRISTINA PRADO FERIAN FOTO:  MARCIOJRPH PUBLICAÇÃO PERFIL EDITORA DIRETORA GERAL ELISABETE COUTINHO

www.revistabemestar.com  BemEstarib |  revistabemestar B E M - E S TA R

DIRETORA ADMINISTRATIVA LUCIANA COUTINHO COMERCIAL VALQUIRIA VIGARANI JORNALISTA RESPONSÁVEL ELIZABETH GONZAGA REVISÃO IZABEL MENDES PROJETO GRÁFICO STUDIOGUIDE.COM.BR DIAGRAMAÇÃO RAFAEL FOIGT


ATÉ

70%

DE DESCONTO EM PEÇAS SELECIONADAS A

marca preferida das gestantes brasileiras.

Mais de 26 anos de mercado levando o melhor da moda para as grávidas. #GRAVIDASQUELIDERAM

(47) 3228-0399 MEGADOSE ITAJAI RUA LAURO MULLER, N°395,

(47) 9 9260-6548 @MEGADOSEITAJAI


8

BALNEÁRIO SHOPPING

INSPIRE-SE! SOUQ COLEÇÃO BON VOYAGE Um convite para uma viagem repleta de novas sensações e experiências: o verão chegou! A estação que mais ferve, não só em temperaturas, mas em novidades, cores e vibrações, vem com tudo! Temos a descoberta de novas estampas e cores que vão acompanhar a mulher SOUQ em todos os momentos do verão.

BODY FOR SURE Os recortes da linha Revolution e as cores iluminadas são as trends que chamam atenção em um look que acompanha essa linha cheia de movimento e atitude. Localizada no L1 ao lado do Banco Bradesco.

Camisa: Listras em tons alegres para fazer combinações de looks coloridos. Shapes modernos – camisão mais comprido e saia mais arredondada e curta. Vestido: O tecido permite mangas bufantes e saias esvoaçantes e que combinam com a estação.

DEMOCRATA Bota Bay, casual e urbana. Nada como estar confortável e com estilo. Calçados feitos à mão desde 1983.

MONTECARLO Elegância e personalidade podem ser demonstradas pela escolha das joias e acessórios. Encontre o relógio perfeito. Localizada no L1 em frente ao concierge.

B E M - E S TA R


FASHION

9

MARIA DOLORES Volte-se para o Sol e para a alegria, sinta a leveza de um dia bom. Deixe vibrar seu lado iluminado com o design atemporal e reluzente da coleção Ser Girassol. As joias desta coleção foram concebidas para expressar autenticidade. Inspiradas em uma flor de presença marcante, nossas peças convidam você a se mover em direção ao que a vida tem de mais bonito.

LACOSTE Estilo e movimento andam sempre lado a lado. A clássica camiseta polo acompanha você em todos os momentos. Localização L1 na entrada principal.

KOPENHAGEN Um clássico Kopenhagen na versão Keep Kop para você se deliciar! O Keep Kop Nano Lajotinha Wafer é recheado com creme de castanhade-caju, canela e ainda tem cobertura de chocolate ao leite. Um jeito novo de apreciar o seu chocolate preferido, não é mesmo? Aproveite!

  BalnearioShopping balneariocamboriushopping.com.br


EDITORIA

10

PRADO FERIAN SINÔNIMO DE EXPERTISE, QUALIDADE, ACONCHEGO E SOFISTICAÇÃO. CLÍNICA COMANDADA PELO CIRURGIÃO PLÁSTICO ALEXANDRE FERIAN E PELA EMPRESÁRIA CRISTINA PRADO FERIAN TRAZ MUITO MAIS QUE EXCELÊNCIA EM RESULTADOS. Referência quando o assunto é cirurgia estética, reparadora e reconstrutora, a Prado Ferian busca, de forma integrativa e multidisciplinar, oferecer alta performance com o que há de mais eficiente e de acordo com a necessidade de cada paciente. Localizada em Itajaí, há mais de 15 anos, une o que há de mais moderno ao lado do conforto, da segurança e da beleza. Sempre atenta às novas formas de evoluir nos procedimentos, foi a primeira clínica da região a oferecer um serviço integrado com cirurgia plástica, nutrição, terapias naturais e enfermagem, além de estética pré e pós-operatória. Por isso, quando dizemos que o savoir-faire da Prado Ferian ultrapassa o básico e entrega o mais completo serviço, não é exagero. “Por aqui o paciente é visto como um todo e nunca em partes. Assim, seguindo este pensamento, temos em mente que o atendimento integrativo e multidisciplinar é capaz de oferecer resultados muito mais coerentes. E isso é o que os nossos pacientes merecem, ou seja, nada menos do que o melhor e mais assertivo tratamento, e que só é possível por meio de uma equipe extremamente coesa”, comenta a sócia-administrativa Cristina. Sabendo disso, é fácil entender por qual motivo após a primeira consulta com o Dr. Ferian, os cuidados se desdobrem ainda mais com o acompanhamento feito por uma concierge de saúde. Sim, ela é quem verificará ao lado do paciente todas as possibilidades dentro do que almeja da clínica. Além, é claro, de dar todo o suporte na escolha de orçamentos, hospitais e de atendimento. “Aqui desenvolvemos um trabalho em equipe, voltado a encontrar e aplicar as melhores estratégias de acordo com a necessidade de cada paciente. E quem trabalha comigo sabe o quanto sou exigente quando o assunto é a excelência dos serviços que entregamos. O que fazemos aqui vai muito além da estética e da vaidade, pois todos os dias temos a oportunidade de impactar, levando a vida de volta ao paciente”.

B E M - E S TA R


CAPA

EDITORIA

11

CASA NOVA A excelência também pode ser vista e sentida na decoração e nos ambientes do novo endereço da clínica. Idealizado por Cristina e materializado pelo arquiteto Hebert Evaristo, o local conta com muito mais espaço e comporta um número maior de salas, entre elas para pequenas cirurgias, esterilização e curativos. Sim, a clínica é pura elegância, bom gosto e aconchego a cada metro quadrado. Nem mesmo o espaço para os acompanhantes dos pacientes foi esquecido. Para eles, é reservado um cantinho mais do que especial com direito a uma vista de tirar o fôlego. De acordo com Cristina, entre os motivos que os fizeram trocar de endereço, o principal estava no fato de poder oferecer um espaço mais privativo, amplo e eficiente aos seus pacientes. “Aqui nossos pacientes também contam com a facilidade de estacionamento dentro do edifício, o que facilita e muito o deslocamento de casa até a clínica”, comenta a empresária.

HOME CARE E se você pensa que os atendimentos da equipe da clínica Prado Ferian se limitam às cirurgias, curativos e ao consultório, está muito enganado. Sempre inovando para melhor atender, a clínica disponibiliza para os seus pacientes um serviço de home care com equipe de enfermagem pronta para atender. Cristina e o dr. Ferian explicam que isso foi pensado para auxiliar as pessoas que desejam fazer um procedimento e, muitas vezes, não contam em casa com alguém para ajudar. E não para por aí. Os serviços não são exclusivos dos pacientes do dr. Ferian. A clínica disponibiliza a equipe de enfermagem para auxiliar em qualquer cirurgia que precise fazer. Este atendimento se estende até mesmo para aqueles que vêm de outras cidades e se hospedam no hotel. Sim, diferenciado em todos os sentidos. Não é à toa que muitos dizem que a clínica tem de fato um atendimento humanizado e especial.

B E M - E S TA R


12

E DCI A TO PA RIA

SERVIÇOS Cirurgia plástica

Enfermagem

Nutrição

Programa de emagrecimento de alta performance

Terapias naturais Estética

DR. ALEXANDRE FERIAN Pós-graduado em cirurgia plástica e membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Em seus 22 anos de formação, ele se destaca pelo número de cirurgias plásticas realizadas ao longo desse período, dentre elas, 7 mil foram somente de mama. Referência no meio acadêmico e profissional, desde 2007 é responsável pelo Departamento de Cirurgia Plástica do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen na cidade de Itajaí.

ZEN TOWER BUSINESS CENTER Rua Manoel Vieira Garção, 120, Sala 1702 - Centro - Itajaí – SC www.pradoferian.com.br | contato@alexandreferian.com.br (47) 3046.1919 | 9 9754.5393 |  pradoferian

B E M - E S TA R


Universo Revista

Mídias sociais

Site

Projetos especiais Vídeos

Ensaio editorial

Eventos


14

SAÚDE

DR. RODRIGO CASECA, O NOVO NOME POR TRÁS DA CIRURGIA PLÁSTICA FACIAL NA H. MOTA A H. Mota Clínica Médica, prezando sempre pela excelência em otorrinolaringologia, agora conta com um novo membro no seu corpo clínico: o dr. Rodrigo Caseca. Rodrigo é otorrinolaringologista com fellowship em plástica facial e passou a integrar o corpo clínico da H. Mota após retornar do seu international fellowship em Istambul na Turquia com o prof. dr. Nazim Çerkes – um dos maiores nomes da rinoplastia, com reconhecimento mundial. A H. Mota passa a oferecer um profissional altamente qualificado para a realização de cirurgias como rinoplastia, blefaroplastia, otoplastia, entre outras, com um diferencial que já cultivamos na clínica: atendimento humanizado e com a excelência que você merece.

Av. José Eugênio Muller, 881 - Térreo - Itajaí / SC B E M - E S TA R

 (47) 3228-0431 |  clinicah.mota  www.clinicahmota.com


SAÚDE

TRANSTORNOS X DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM Hoje trago a resposta para uma pergunta frequente que recebo: qual a diferença entre transtornos e dificuldades de aprendizagem?

15

LASER NA FONOAUDIOLOGIA A fotobiomodulação é um recurso nos tratamentos fonoaudiológicos que oferece rapidez nos objetivos terapêuticos e muita eficiência na recuperação das dificuldades. O método dra. Luana Casarin utiliza o laser nos estímulos pontuais e na reabilitação neurológica por meio da fotobiomodulação transcraniana.

Transtorno de aprendizagem está ligado a um grupo de dificuldades pontuais e específicas, caracterizadas pela presença de uma disfunção neurológica, sendo assim, estamos falando sobre neurônios e conexão. O cérebro, no caso de transtorno de aprendizagem, funciona de uma forma diferente. Mesmo sem apresentar problemas ou sintomas físicos, sociais ou emocionais, indivíduos com esse diagnóstico apresentam dificuldades em adquirir o conhecimento em determinadas matérias, como por exemplo, leitura, escrita ou aritmética.

A luz vermelha e infravermelha do laser de baixa potência realiza:

Quando falamos em dificuldade de aprendizagem, nos referimos aos obstáculos, má escolarização, ensino inadequado, por exemplo. Esta dificuldade pode ser de origem cultural, cognitiva ou emocional e quando não tratada pode trazer consequências graves a longo prazo. Porém, as questões de dificuldade podem ser resolvidas em ambiente escolar e em consultório terapêutico, pois são questões diretamente ligadas ao pedagógico e à metodologia de ensino.

Quem pode se beneficiar com o laser na terapia fonoaudiológica?

A manifestação dos transtornos de aprendizagem muitas vezes tem seu início na primeira infância e apresenta sintomas e sinais de alerta, como, por exemplo, atrasos de fala, troca de sons, dificuldade em não perceber e não reproduzir rima (sons do final da palavra) ou aliteração (sons do início da palavra). É importante ter em mente que, tanto para a dificuldade como para o transtorno, há solução e tratamento. Ter transtorno de aprendizagem não significa que o indivíduo seja incapaz de aprender, uma vez que o quadro é reversível quando temos as corretas intervenções.

Oxigenação celular, havendo regeneração e reparo tecidual. Aumenta a produção de hemácias e assim melhora a oxigenação pulmonar. Tem efeito pró e anti-inflamatório e analgésico. Na transcraniana, melhora a atividade dos neurônios, aumenta os dentritos e assim a plasticidade neural ocorre mais rapidamente junto da estimulação clínica correta e especializada.

A mãe e o recém-nascido: regenera as feridas da mama, auxilia nas cólicas, no refluxo, cicatrização do frênulo e na sucção. Crianças com atraso e dificuldades na linguagem e aprendizado: melhora o foco e atenção e é aporte neuroterapêutico. Pacientes com lesões e alterações musculares na face: o laser é usado para relaxamento ou contração muscular. Na DTM (disfunção temporomandibular): faz a regeneração óssea e melhora a abertura. Pacientes neurológicos: contribui na melhora da disfagia, disartria, afasia. Em patologias neurológicas progressivas ele estaciona a progressão por ter ação direta na oxigenação celular. Profissionais da voz se beneficiam tanto no tratamento de lesões nas pregas vocais quanto para aperfeiçoar e manter a qualidade vocal. São muitos estudos e comprovações científicas sobre os benefícios do laser na terapia fonoaudiológica, sendo este mais um recurso no método dra. Luana Casarin oferecido nos atendimentos como complemento ao protocolo humanizado e exclusivo de cada paciente.

FERNANDA NIEDERAUER CBO: 2394-40 NEUROPSICOPEDAGOGA CLÍNICA

Especialista em Desenvolvimento Infantil | Terapeuta Analista do comportamento – ABA (47) 9 8845-0297 neuroppfernanda@gmail.com  neuroppfernanda

DRA. LUANA CARDOSO CASARIN CRFA-SC 9406 MÉTODO DRA. LUANA CASARIN

(47) 9 9958-3191 Balneário Camboriú / SC  luanacasarin

B E M - E S TA R


16

SAÚDE

TRATAMENTO MEDICAMENTOSO NO TDAH: RITALINA, CONCERTA OU VENVANSE? Antes de se medicar uma criança, é fundamental a realização de um diagnóstico apurado, um forte vínculo com os familiares e a criança e um profundo conhecimento de todos os fármacos já utilizados com suas doses prescritas e resultados alcançados. Os psicofármacos podem gerar melhora na performance cognitiva e rendimento escolar, relacionamento sociofamiliar, autoestima e motivação, além da subjetividade do próprio indivíduo. O tratamento medicamentoso do TDAH é individualizado e feito com psicoestimulantes. O objetivo é a melhoria da atenção sustentada, memória de trabalho, persistência do esforço e desempenho acadêmico, melhor controle de impulso e dos comportamentos disruptivos, melhora na coordenação motora fina e grossa e melhora sobre a autoestima e qualidade nas relações sociais e familiares. No Brasil, são liberados para o uso apenas dois psicoestimulantes: o Metilfenidato e a Lisdexanfetamina. O Metilfenidado é a droga de base para 3 medicamentos vendidos no Brasil: Ritalina de curta ação (comprimidos de 10 mg); a Ritalina de longa ação (Ritalina LA de 10, 20, 30 e 40 mg) e Concerta (cápsulas de 18, 36 e 54 mg). Apesar de terem em sua base a mesma substância, em virtude de questões de

®

®

B E M - E S TA R

®

biodisponibilidade, eles podem ter eficácia e perfil de efeitos colaterais diferentes. Já para a Lisdexanfetamina (Venvanse 30, 50, 70mg), a maior parte dos pacientes apresenta melhora com 30mg.

®

Os principais efeitos colaterais dos psicoestimulantes são: dor de cabeça, perda de peso e inapetência, insônia e irritabilidade.

DRA. LARISSA ALESSANDRA MEHL CRM/SC 13858 | RQE 10844 NEUROLOGISTA INFANTIL

 dralarissa_neuropediatra CURUMIM CLÍNICA PEDIÁTRICA RUA LAURO MÜLLER, 750, BAIRRO FAZENDA - ITAJAÍ (47) 3349 3101 | 9 8425-4622  CLINICA.CURUMIM


SAÚDE

DESENVOLVIMENTO DA FALA

C O M P O R TA M E N TO

17

MEU ESPELHO ME VALIDA!

Os pais sempre me perguntam: Bina, quantas palavrinhas meu filho já deveria estar falando? Eu sempre tento explicar que cada criança responde e se desenvolve no seu tempo. E isso é fato. Porém, há alguns marcos no desenvolvimento da fala na criança que podem orientar e sugerir o que fazer em cada caso.

Nas ondas da paixão naufraguei, esqueci quem eu era. Tornei-me uma aficionada do meu amado. Perdi minha identidade, meu eu misturava-se com a imagem do todo poderoso. Impulsionada por minha carência afetiva, modelei o ser de acordo com o esculpido pelos devaneios de grandeza deste narcisista. Borrifei ainda mais purpurina ao produzido; cega eu estava.

ALGUNS DESSES MARCOS SÃO:

O tempo passou, o real se impôs em decorrência de muito sofrimento e rebaixamento de minha autoestima. Finalmente percebi o seu egocentrismo e sua incapacidade de olhar além de si mesmo. Lembrei então da frase de Caetano Veloso: “É que narciso acha feio o que não é espelho”. Este é o depoimento de uma vítima de um narcisista.

1 ano: a criança já diz cerca de 10 a 15 palavras com sentido, funcionais e sem a necessidade de estar correta e articulada. Por exemplo: vovó a criança pode falar [bobó]. 1 ano e 6 meses: aproximadamente 50 palavrinhas no seu repertório. 2 anos: nessa fase é esperado o uso de aproximadamente 200 palavras. Também podemos esperar que ela construa pequenas frases com poucas palavras, mas já conseguindo se comunicar. Por exemplo: mamã queio papá, ou seja, ela está dizendo: mamãe, eu quero papar (comer). 3 anos: aqui o repertório fonológico já é de umas 300 a 400 palavras diferentes, sendo essas palavras com sentido, significado e poucas troquinhas de fala. 4 anos: esperamos cerca de 500 palavras. 5 anos: aqui a criança já pode estar com vocabulário bem mais amplo e podemos esperar de 600 a 800 palavras. Também é importante frisar que, nessa fase, a criança já deve estar com um quadro fonêmico pronto e sem trocas na fala. Sabemos que com 6 anos, aproximadamente, a criança vai ingressar na aquisição da linguagem escrita; por isso a fala já deve estar toda prontinha e automatizada. Sendo assim, com 5 anos o quadro fonêmico está pronto.

Manter um relacionamento amoroso com o portador de transtorno de personalidade narcisista é sinônimo de sofrimento, pois ele apresenta um padrão comportamental muito tóxico. Não consegue ter empatia pelos seus parceiros, ego aflorado, perfeccionista, necessidade de validação e atenção. Controlador, irresponsável, desconhece os limites, autoestima superelevada, egoísta, manipulador, insensível, engendrando sempre as situações ao seu favor. Não consegue amar verdadeiramente o outro. Nos relacionamentos é fundamental o respeito e o autoconhecimento, o qual ajudará você a vencer suas carências e limitações. Com um narcisista é essencial conhecer seus pontos fracos: ele não suporta ser rejeitado, ouvir a palavra “não” de forma assertiva. Perceber que ele não a intimida e que o mundo não gira ao redor dele. Se desejar romper, não ceda, ele é manipulador, porém com determinação e apoio psicológico você conseguirá libertar-se.

CLAUDETE DE MORAIS CRP 12/01167 DOUTORANDA EM PSICOLOGIA CLÍNICA

 (47) 9 9274-6439 claudetedemorais.com.br

SABRINA TOLENTINO FONOAUDIÓLOGA, MESTRE EM SAÚDE E ESPECIALISTA EM VOZ AV. CEL. MARCOS KONDER 1313 | SALA 707 - ITAJAÍ

 (47) 9 9944-2612  fonosabrinatolentino

B E M - E S TA R


SAÚDE

18

RINITE NO INVERNO COMO PREVENIR? TOSSE PO R 30 D I A S O U A Q U E L E “ RESFR IA D O ’ ’ Q U E N U N C A M ELH OR A TA LV E Z E S T E J A M S E N D O TRATA DO S D E F O R M A I N A D E Q U A DA.

Basta o tempo esfriar um pouco e o nariz começa a sofrer; entre um espirro e outro surgem a congestão, a coriza e em alguns momentos até a garganta vai arranhar um pouco. Não é fácil a vida de quem sofre de rinite nesta época do ano, e não são poucas as pessoas que compartilham do mesmo problema. O pior é que muitas vezes os sintomas são ignorados e se estendem por muito tempo, fazendo com que os dias sejam menos produtivos e em alguns casos o sofrimento seja crônico. Em estações como o outono ou inverno passamos mais tempo em ambientes fechados, o que nos deixa mais expostos ao contato de vários alérgenos, como ácaros e mofo. Além disso, nestas estações do ano, o ar frio e seco por si só já é um potente irritante da mucosa nasal, fazendo que aumentem tanto as rinites alérgicas como as não alérgicas.

PARA REDUZIR OS SINTOMAS DA RINITE, NÃO CUSTA LEMBRAR DE ALGUMAS DICAS VALIOSAS: Evite permanecer em locais fechados por muitas horas. Realizar a lavagem do nariz com soluções salinas diariamente. Evitar perfumes e produtos com cheiro forte. Fugir dos objetos que acumulam poeira, como tapetes, cortinas e carpetes. Preferir panos úmidos para a limpeza. Usar travesseiros e cobertores de material sintético, e para quem é sabidamente alérgico, uma boa capa antialérgica pode ser extremamente útil.

Rua Lauro Muller, 110, Centro – Itajaí | SC  (47) 99790-9094  daniel.otorrino  danielotorrino.com.br

DR. DANIEL BUFFON ZATT

OTORRINOLARINGOLOGISTA – CRM 23.589 / RQE 18.759

FGA. ELAINE C.C. PEREIRA FONOAUDIÓLOGA – CRF3 6.685



Cuidar da

sua saúde é

prioridade

Clínica Digest Care Av. Coronel Marcos Konder, 1207 - Sala 60 Embraed Centro Empresarial, Sala 60 Centro - Itajaí / SC  fabianazarske.gineco  47 3246-1500 CRM 19.493 | RQE 14.867

 47 9 9689-0035


20

SAÚDE

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM CUIDADOS PALIATIVOS? O que são cuidados paliativos e a quem são destinados?

atividades diretamente ligadas às necessidades biopsicossociais.

cisão conjunta com a equipe de saúde responsável.

São cuidados especializados necessários para ajudar uma pessoa que tenha uma doença grave ou terminal a se sentir melhor, ou seja, são cuidados prestados não só fisicamente, como também emocionalmente, às vezes espiritualmente e até socialmente a uma pessoa que tenha uma doença grave ou está no final de sua vida, para que se sinta melhor com ela mesma e possa ter uma melhor qualidade de vida.

Em que momento estes cuidados devem iniciar?

Apoiar a família: os profissionais colaboram para que as tomadas de decisões aconteçam da melhor maneira, ajudam a mediar conversas, prevenir o estresse do cuidador e a lidar com o sofrimento durante a trajetória e também no período de luto.

São os cuidados de saúde ativos e integrais prestados à pessoa com doença grave, progressiva e que ameaça a continuidade de sua vida Quais os objetivos deste tipo de cuidado e quais os profissionais estão aptos a oferecê-lo?

1⃣ Fornecer alívio para dor e outros sintomas estressantes.

2⃣ Reafirmar vida e a morte como pro-

É preciso desmistificar a ideia de que cuidados paliativos só devem ser empregados quando não há mais possibilidade de tratamento e o paciente estiver em condição de terminalidade. Seu principal conceito é promover a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares por meio de prevenção e alívio do sofrimento, sendo indicado o mais precocemente possível. À medida que a doença avança, mesmo em vigência do tratamento com intenção curativa, a abordagem paliativa deve ser ampliada, visando também cuidar dos aspectos psicológicos, sociais e espirituais. E na fase terminal, em que o paciente tem pouco tempo de vida, o tratamento paliativo se torna prioritário para garantir qualidade de vida, conforto e dignidade.

cessos naturais.

Q uai s os ti pos oferecidos?

sociais e espirituais ao aspecto clínico de cuidado do paciente.

São considerados quatro pilares do cuidado paliativo. Controle de sintomas: evitar desconfortos físicos, emocionais, espirituais e sociais estão entre os pontos centrais quando se trata de cuidados paliativos. A chave está em assegurar o máximo de qualidade de vida.

3⃣ Integrar os aspectos psicológicos, 4⃣ Não apressar ou adiar a morte. 5⃣ Oferecer um sistema de apoio para

ajudar a família a lidar com a doença do paciente em seu próprio ambiente.

6⃣ Oferecer um sistema de suporte para ajudar os pacientes a viverem o mais ativamente possível até sua morte.

7⃣

Usar uma abordagem interdisciplinar para acessar necessidades clínicas e psicossociais dos pacientes e suas famílias, incluindo aconselhamento e suporte ao luto. A abordagem ao paciente e à família é feita por equipe multiprofissional com conhecimento em cuidados paliativos composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e/ou fonoaudiólogos, em B E M - E S TA R

de

Onde os cuidados paliativos podem ser realizados? Os cuidados paliativos podem ser realizados no local em que o paciente se encontra, como no domicílio, na internação hospitalar, no acompanhamento ambulatorial e nos atendimentos de emergência. O importante é sempre ter uma equipe capacitada para abordar os cuidados paliativos e oferecer o suporte da melhor maneira.

su por tes

Abordagem multidisciplinar: essa frente de atuação deve ser iniciada o mais precocemente possível. A integração de diferentes disciplinas contribui para o acompanhamento mais individualizado e humanizado do paciente. Comunicação: é preciso respeitar as escolhas de pacientes e família. A decisão sobre as melhores alternativas de tratamento deve ser conversada e compartilhada para que não seja implementada ou retirada nenhuma linha terapêutica sem que haja uma de-

DRA. LETICIA RODRIGUES PORCIUNCULA CRM 26922 RQE 17015/17064 MÉDICA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

atendimentodomiciliarsc.com.br  domiciliarsc  (47) 99944-1380. domiciliarsc@gmail.com


SAÚDE

21

CIRURGIA ÍNTIMA O QUE DEVO SABER? A cirurgia íntima engloba uma série de procedimentos cirúrgicos relacionados com correções anatômicas, funcionais e estéticas da região íntima. Pode englobar redução de lábios internos e externos, plástica de capuz de clitóris, redução de clitóris (geralmente através da clitoropexia). Cada uma com sua indicação precisa e técnica individualizada conforme a demanda da paciente. Hoje vou falar sobre a ninflolastia ou labioplastia menor, que seria a plástica dos pequenos lábios, ou melhor, lábios internos. Não existe um padrão correto de tamanho de lábios e é justamente por isso que até a nomenclatura mudou de lábios menores para lábios internos, afinal, nem sempre eles são menores. Porém, para algumas mulheres, lábios internos de maior volume ou espessura incomodam por alguns motivos, dor pelo atrito com roupa íntima ou costura na calça, desconforto quando usa biquíni, desconforto na relação sexual ou por questão estética.

O esclarecimento aliado à cirurgia traz uma grande satisfação para essas mulheres, além de confiança e melhora da autoestima. A cirurgia pode ser realizada em consultório com anestesia local ou sob sedação em hospital. Pode ser realizada com método convencional ou laser. O pós-operatório é muito mais tranquilo do que muitas imaginam. Se algo lhe incomoda, agende uma avaliação para esclarecer todas as dúvidas e possibilidades.

Não gostar desta forma. Sempre gosto de lembrar minhas pacientes que o formato da vulva é como cor de cabelo: não existe certo ou errado, cada uma tem o seu formato. O melhor jeito de entender isso é fazer uma busca no google e olhar a obra do artista britânico Jamie McCartney, que fez, com esculturas de gesso de modelos reais, um grande quadro com 400 vulvas que ele nomeou de “The Great Wall of Vagina”. Acho importante esse esclarecimento para a mulher entender que o formato da vulva varia muito e que não é só a dela que é “diferente”. No entanto, se realmente sua vulva lhe incomoda, por questão estética ou funcional, por que não fazer? Portanto, é muito importante alinhar expectativa e o motivo desse desejo de mudança. Assim como qualquer região do corpo que traz incômodo, a região íntima também pode trazer esse desconforto.

N ATÁ L I A R . ANDRADE DA L L A C O S TA CRM/SC 18370 | RQE 13342 TEGO 0243/2016 GINECOLOGIA ATENDIMENTO EM GINECOLOGIA E ESTÉTICA ÍNTIMA NA CLINCARE AV. JOCA BRANDÃO, 265 CENTRO, ITAJAÍ. (47) 9 9753.0185 ATENDIMENTO EM ESTÉTICA ÍNTIMA NA LIPOLASER RUA 600, 349. CENTRO BALNEÁRIO CAMBORIÚ (47) 9 9164.3811

 dranataliaginecologista

B E M - E S TA R


SAÚDE

MÊS DA SAÚDE OCULAR: SAIBA COMO CUIDAR DOS SEUS OLHOS

ção) pode levar a algumas doenças.

Segundo dados da Organização

nização Mundial da Saúde (OMS).

Mundial de Saúde, cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem algum

Um dos fatores de risco da degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é uma alimentação na qual o nível das vitaminas D e E tenha sido abaixo do recomendado pela OrgaFuja de hábitos que afetam a visão

tipo de distúrbio da visão. Deste

Ficar muitas horas em frente a uma tela

número, 60% dos casos são de ce-

O ideal é fazer pausas a cada 20

gueira e deficiência visual. Porém,

minutos e manter uma distância de

se fossem tratados com antecedên-

50cm.

cia, poderiam ter sido evitados.

Não ler em ambientes adversos

A saúde ocular pode ser afetada por

A leitura em locais escuros ou em

vários aspectos, por isso é importan-

movimento (automóveis) pode can-

te ter um cuidado multidisciplinar.

sar a visão, pois exige muito esforço

Mantenha uma alimentação saudável

do sistema de foco dos olhos.

Isso é de extrema importância para

Usar óculos de sol

a manutenção da qualidade de vida,

Ele protege dos raios UVA e UVB

e com a saúde ocular não é diferen-

mesmo em dias nublados, e ainda

te. Os alimentos podem influenciar

pode evitar doenças como degene-

diretamente na visão.

ração macular, catarata e pterígio.

É necessário, principalmente, man-

Além de tudo isso, mantenha seus

ter um nível adequado de vitaminas.

check-ups oftalmológicos em dia!

A hipovitaminose (baixa concentra-

Seus olhos agradecem.


23

SAÚDE

UM PAPO SOBRE MODULAÇÃO HORMONAL

LENTES DE CONTATO DENTAIS

RESPONSABILIDADE ESTÉTICA X SAÚDE

A menopausa é um evento que acontece, no geral, com mulheres entre 45 e 55 anos, e corresponde ao último ciclo menstrual feminino. No entanto, sabe-se que o declínio hormonal já ocorre muito antes, quase sempre trazendo uma série de sinais e sintomas. Distúrbios menstruais, cansaço, oscilações do humor, irritabilidade, ansiedade, insônia e falta de desejo sexual são as queixas mais relatadas. Achar que a mulher precisa sofrer por se tratar de um evento fisiológico do processo de envelhecer, ou ainda, que precisa esperar a última menstruação de fato para buscar tratamento, é uma crendice ultrapassada. Além do estilo de vida, por meio de escolhas alimentares saudáveis e prática de exercícios físicos, que impactam significativamente nos sintomas, a modulação hormonal é segura e aliada no tratamento do climatério. E não falo de doses altas em busca de estética ou formas musculosas, mas sim de doses hormonais fisiológicas capazes de corrigir o metabolismo ineficiente nessa fase da vida. Ao contrário da reposição hormonal clássica (com comprimidos via oral) que era feita há anos, atualmente o tratamento com hormônios costuma ser feito por via transdérmica ou de implantes, com menos riscos à paciente. Mas uma modulação hormonal bem-feita e segura requer cuidados, como terapias para desinflamar e detoxificar o organismo, e acompanhamento multidisciplinar. Na Amaya, profissional e paciente caminham juntos, comprometidos acima de tudo com a saúde e o bem-estar.

A estética facial está atrelada a um belo sorriso, e por isso a procura por tratamentos estéticos dentais cresceu muito nos últimos anos. A constante divulgação de resultados “milagrosos” e transformadores desses procedimentos por parte de pacientes e dentistas resultou em um boom de sorrisos perfeitos em mídias sociais. Acredito que você já deva saber que as lentes de contato podem mudar o formato, a cor e corrigir algumas falhas. E sim, elas realmente podem trazer todos esses benefícios. Mas primordialmente a recomendação para o tratamento deve estar correta; nem todos os pacientes têm indicação para realizar esse procedimento. E muitas vezes nem precisam. Além disso, o respeito com os princípios biológicos e com a correta técnica a ser realizada deve ser o objetivo principal. Apesar de as facetas, as lentes, as restaurações estarem cada vez mais estéticas, mais naturais, e mais duradouras, elas nunca serão como seu dente natural. Tenha em mente que o dente é um órgão e que faz parte do seu organismo. Não tenha pressa em corrigir seu sorriso. Procure um bom profissional que esteja disposto a ajudar você da maneira mais conservadora possível. Se a sua indicação for realmente para facetas, nas mãos de um excelente profissional elas realmente irão transformar seu sorriso. Nossa especialista em dentística restauradora, área da odontologia que busca restaurar, devolver função e saúde bucal por meio de procedimentos como restaurações, dra. Camila Bavaresco, enfatiza que, “com a técnica correta, com o melhor material e seguindo o protocolo individualizado para cada caso, é possível obter um resultado estético e funcional duradouro. Meu propósito como profissional é proporcionar saúde e bem-estar através de uma odontologia ética, profissional e conservativa. Seja com um pequeno acréscimo em resina ou uma faceta em cerâmica, mas que bem indicadas irão trazer um resultado natural e saúde, buscando realizar a mudança que o paciente deseja”.

MARA LUCIA MAFRA

DRA. CAMILA WATA N A B E B AVA R E S C O

CRM-SC 13294 RQE 11972 MÉDICA NUTRÓLOGA C/ ABORDAGEM EM MEDICINA INTEGRATIVA

(47) 99724-1581

 dramaravilhosa

(47) 3348-9542

 AMAYASAUDEINTEGRATIVA

ESPECIALISTA EM DENTÍSTICA RESTAURADORA CROSC 13264

 dra.camilabavaresco


24

SAÚDE

Terapias alternativas Além do procedimento médico convencional, algumas terapias alternativas podem ser utilizadas de modo a complementar o tratamento, como o auxílio da medicina integrativa, acupuntura e meditação. Mas como esses tratamentos podem me ajudar dra.? Nos tratamentos de fertilidade enfatizamos a importância do cuidado emocional e também a dieta nutricional personalizada. Na acupuntura destacamos a melhoria do fluxo sanguíneo, controle da ansiedade e apoio ao equilíbrio do sistema endócrino. Também existem benefícios da acupuntura no controle de algumas doenças que podem interferir na fertilidade, como a hipertensão, obesidade, diabetes, ansiedade e ovários policísticos. O benefício da meditação não está evidenciado diretamente para o tratamento da fertilidade, no entanto, pode ser útil principalmente no controle do estresse. A meditação, assim como outras técnicas de relaxamento e prática de atividades físicas, produz um aumento da dopamina, norepinefrina e serotonina, que estão ligadas à sensação de prazer, ajudando a manter o equilíbrio emocional. Mas nem toda terapia alternativa é inofensiva para a saúde; por isso, consulte sempre um especialista. B E M - E S TA R

GRAZIELLE A LV E S B E N T O CRM/SC 18490 | RQE 14880 GINECOLOGISTA, ESPECIALISTA EM MEDICINA REPRODUTIVA SÓCIA DA FERTVITA

 dragraziellebento  fertvitamedicinareprodutiva (47) 2122-3232 / (47) 98837-2052 R. FERNANDO AZEVEDO, 137 SALA 1 PRAIA DOS AMORES, BALNEÁRIO CAMBORIÚ


SAÚDE

25

IMPORTÂNCIA DA ZONA DE RESISTÊNCIA ÓSSEA NA IMPLANTODONTIA SEM ENXERTO O conhecimento anatômico das estruturas ósseas da face permite a realização de técnicas de ancoragem que anulam, na sua grande maioria, a necessidade de enxertia óssea para a reabilitação com implantes dentários. Zonas como pilar canino, pilar zigomático e pilar pterigoideo são áreas da face com grande resistência a cargas de forças. Áreas essas usadas na instalação de implantes do tipo zigomático, transnasal, pterigoideo, transinusal e a técnica All on 4, evitando assim enxertos ósseos e ajudando muitos pacientes a mudarem de vida com dentes fixos sobre implantes sem enxertos.

Agende sua consulta para mais informações dessas técnicas que ajudaram você a voltar a sorrir e ter dentes fixos novamente.

Estamos na Rua Félix Malburg, 213 São Vicente, Itajaí - SC contato@belfortsaudeintegrada.com.br Agendamento (47) 98909-0316  www.belfortsaudeintegrada.com.br

B E M - E S TA R


26

SAÚDE

O PODER DE UMA FLORA INTESTINAL EQUILIBRADA Podemos dizer que o intestino é um dos órgãos mais importantes do nosso corpo. É por meio do intestino que absorvemos os nutrientes e a água que precisamos. Mas sua importância não para por aí. O intestino é essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico e digestivo. O crescimento na industrialização dos alimentos e a alteração no padrão alimentar contribuíram, e muito, para o desequilíbrio da flora intestinal. Atualmente, grande parte da população sofre de obstipação (que é a evacuação intestinal reduzida com fezes malformadas e secas), o famoso intestino preso. A obstipação é um dos sinais de que algo não vai bem. Os principais causadores são os hábitos alimentares, a falta de água e de fibras, sedentarismo, metabolismo lento e até mesmo o estresse, que faz com que o intestino trabalhe com dificuldade.

B E M - E S TA R

As fibras aumentam o tempo de exposição dos nutrientes no estômago, proporcionando uma melhora na digestão dos açúcares e das gorduras. Auxiliam também as reações de fermentação, produzindo altas concentrações de substâncias específicas, denominadas ácidos graxos, que regulam o trânsito intestinal de forma suave, protegendo o intestino de doenças como diarreia, inflamações intestinais e até mesmo do câncer.

SABRINA PAMPLONA FARMACÊUTICA BIOQUIMICA ESPECIALIZADA EM ALIMENTOS DA AURAVITA / ERVADOCE


DR. RODRIGO CORREA O CIRURGIÃO PLÁSTICO DOS DENTES LENTES DE CONTATO DENTAIS DENTÍSTICA RESTAURADORA E ESTÉTICA REABILITAÇÃO ORAL ORTODONTIA CORRETIVA E ESTÉTICA HARMONIZAÇÃO FACIAL

DR. RODRIGO CORREA Rua 1520, 251 • Sala 03 Edifício ILLUMINATI Centro | Balneário Camboriú - SC 47 99723.7046 47 99951.1636 47 2125-7057  drrodrigocorrea


28

ED SA I TÚODREI A

UMA FORMA DELICIOSA DE CUIDAR DOS CABELOS Conheça a chocolate therapy, a terapia capilar personalizada do Hair Concept by Roberta Gomes Uma delícia milenar, que, ao longo de 4.000 anos de história, já foi de bebida amarga a moeda de troca, o chocolate hoje em dia, por si só, já é uma terapia! Mas você sabia que, além de ser um prazer para o nosso paladar, o chocolate também contém propriedades que podem beneficiar nosso corpo? Mas calma, não é comendo muitos bombons que isso vai acontecer.

Estes grãos contêm nutrientes que ajudam em diversos aspectos do nosso corpo, como a saúde da pele e dos cabelos. Características funcionais: O cacau é rico em antioxidantes, que bloqueiam radicais livres prejudiciais no corpo, protegendo também contra doenças e diminuindo os efeitos do envelhecimento precoce.

Chocolate therapy: a terapia capilar personalizada Conhecendo tudo de maravilhoso que o cacau pode proporcionar para o cabelo, o Hair Concept by Roberta Gomes investiu nesse ingrediente e traz para você a chocolate therapy, um tratamento capilar exclusivo e personalizado que cuida do seu cabelo de um jeito que você nunca viu antes.

Ele possui uma quantidade considerável de vitamina C e magnésio, que protegem a pele e a mantém saudável.

Confira as vantagens dessa terapia capilar:

Possui ação anti-inflamatória, que minimiza as chances de infecções no couro cabeludo.

Suas propriedades absorventes livram a pele das ações de raios UV, agindo como um protetor solar natural.

1⃣ Poderoso hidratante, com alta porcentagem de ácidos

Aumenta a circulação de sangue no couro cabeludo, favorecendo o crescimento dos fios e a diminuição da queda.

graxos, trata os fios ressecados, sendo um grande aliado no inverno e em épocas com o clima mais seco.

2⃣ Fortalece o cabelo e devolve a penteabilidade e elasticidade aos fios.

3⃣ Ajuda a proteger a fibra capilar e reabastece os óleos perdidos por causa de processos químicos, agindo como emoliente.

4⃣ Garante o tão sonhado look com volume e brilho.

Com essa porção extra de chocolate, a sua saúde capilar ficará completa. E não só o seu paladar, como os seus cabelos agradecerão todo esse cuidado. .

H A I R C O N C E P T B Y R O B E R TA G O M E S

Mas como isso é possível?

Balneário Shopping – Entrada D – Loja 86 – Piso L1  hairconceptbyrgbrasil  hairconceptbyrgbalneario

O chocolate é produzido a partir dos grãos de cacau, fruto proveniente de regiões tropicais da América Latina.

Contato e agendamento:  (47) 9 9183-3345 Roberta Gomes:  therealrobertagomes

B E M - E S TA R



30

BELEZA

O bumbum do verão

SE CONSTRÓI NO INVERNO NÓS AMAMOS CUIDAR DO ROSTO DAS NOSSAS PACIENTES, MAS ESSA PAIXÃO BRASILEIRA NÃO PODERIA FICAR DE FORA DO NOSSO ROL DE TRATAMENTOS; POR ISSO LANÇAMOS UM PROTOCOLO EXCLUSIVO:

Buscamos as melhores técnicas e associações para quem deseja melhorar o aspecto dos glúteos. Com produtos injetáveis associados a tecnologias conseguimos obter excelentes resultados: Diminuição da celulite Combate a flacidez Melhora no contorno Melhora na textura e hidratação da pele Tonificação muscular

Com a técnica adequada para cada biotipo, conseguimos o efeito de um bumbum mais empinado, lisinho e mais firme. DICA: POR QUE É IMPORTANTE COMEÇAR NO INVERNO? Os bioestimuladores de colágeno, por exemplo, começam a sua ação a partir da aplicação e em média 30 dias já é possível começar a visualizar os resultados. É necessário evitar exposição solar da área tratada; por isso agora no inverno é o momento ideal. A indicação do número de sessões varia de paciente para paciente, mas em média recomendamos 3 sessões com intervalo de 30 dias cada. Faltam menos de 4 meses para o verão, então agora é uma boa hora para iniciar o tratamento.

B E M - E S TA R

Para as mulheres que desejam realçar a beleza natural do seu bumbum e elevar, além dos glúteos, a autoestima e confiança para colocar um biquíni no verão, este é o tratamento perfeito.

MOLDAV ITA EST ÉT IC A AVA N Ç A DA

3a Avenida, 271 SL 02 | B. Camboriú (47) 9 9635-1760 | (47) 3514-6857  clinicamoldavita | clinicamoldavita.com.br


BELEZA

31

“POUPANÇA DE COLÁGENO” “Quem poupa tem, quem não poupa vive

ocorrer o estímulo das células que produzem

sem vintém”! Se já ouviu esse ditado popular,

o colágeno, melhor será a reserva da

saiba que não se aplica apenas à economia,

proteína no organismo ao longo do tempo,

mas para o colágeno também. Isso mesmo, é

retardando seus efeitos na pele.

necessário fazer uma poupança de colágeno para ter no futuro.

Como formar o banco de colágeno? Há

diversas

formas

de

estimular

a

O colágeno é uma proteína que auxilia na

produção do colágeno, mas a aplicação

firmeza e sustentação da pele, no entanto,

dos bioestimuladores de colágeno são

diminui sua produção com o passar do tempo. A partir dos 30 anos a perda desta proteína é de 1% ao ano. Como efeito da

os queridinhos do momento, já que os resultados no combate à flacidez e ao estímulo à produção de colágeno são

queda nos índices de colágeno, vemos o

incríveis.

aparecimento de rugas e de flacidez, além

Mas lembre-se que os hábitos saudáveis

do enfraquecimento de unhas e cabelos.

auxiliam na preservação da qualidade e

Mas calma! Existem procedimentos estéticos que combinados podem amenizar os efeitos do envelhecimento e manter a beleza da pele por “poupar” colágeno.

jovialidade da sua pele; por isso, evite o excesso de sol, tenha uma alimentação regulada, com baixa ingestão de açúcares e de gorduras e beba muita água! Você ajudará seu corpo a “poupar” o querido

Se o objetivo é “poupar”, quanto mais cedo

colágeno.

G I O VA N A SALGADO CRF/SC 9934 ESPECIALISTA EM HARMONIZAÇÃO FACIAL E ESTÉTICA AVANÇADA CONSULTORIA SKINCARE ONLINE (47) 9 9932-7255

 GIOVANASALGADOBC

­

­ ­

­ B E M - E S TA R


32

BELEZA

CIRURGIA PLÁSTICA: REJUVENESCENDO O OLHAR B L E F A R O P L A S T I A A região dos olhos é uma das primeiras a apresentar os sinais do envelhecimento da face, sendo as pálpebras superiores e inferiores as estruturas que sofrem as alterações mais marcantes. A pele das pálpebras se torna mais fina, enrugada e perde sua elasticidade. Estes fatores resultam em um desequilíbrio entre os olhos e o contorno dos tecidos da face. Essas alterações se traduzem por uma aparência mais envelhecida e um olhar cansado, além da possível interferência sobre a visão. A cirurgia das pálpebras, ou blefaroplastia, é um procedimento capaz de corrigir estes sinais, visando suavizar a transição entre os olhos e a estrutura óssea adjacente, tornando possível a obtenção de resultados notáveis e bastante naturais. Nesse procedimento retiramos, além do excesso de pele, as bolsas palpebrais, ocorrendo um rejuvenescimento significativo da face.

B E M - E S TA R


BELEZA

33

HARMONIZAÇÃO CORPORAL COM FINECRIO QUEM NÃO QUER UM EFEITO LIPO SEM CIRURGIA E COM APENAS UMA SESSÃO? RESULTADO CIRÚRGICO COM PROTOCOLO ESTÉTICO. Essa é a grande novidade para o verão 2022 em Itajaí e região. Uma forma única de protocolo adaptado pela equipe da Finestética que combina criolipólise, terapias manuais, nutricionista, nutracêuticos e terapia ILIB. Após uma avaliação criteriosa, em que serão observadas as respostas fisiológicas do paciente e suas particularidades, nossa equipe definirá o protocolo ideal. Tudo inicia com acompanhamento e pré-avaliação da nutricionista Carolina Theilacker Sommerfeld, que indicará também os suplementos conforme o perfil do paciente. Essas consultas perduram por três meses, ou seja, o paciente contará com acompanhamento durante todo o tratamento. Além da criomodelagem, que é a grande chave desse protocolo, o tratamento acompanha terapia ILIB para modular inflamação, melhorar imunidade, nutrir os tecidos e combater radicais livres. As sessões são semanais, com o acompanhamento das esteticistas Pamela Rosa e Lilly Guedes, que farão os protocolos estéticos manuais com dermocosméticos. CLÍNICA FINESTÉTICA A harmonização corporal tem crescido muito por conta dos resultados incríveis e satisfatórios com apenas uma aplicação. Além disso, após 15 dias da primeira sessão os resultados são ainda mais visíveis e continuam a surgir até 90 dias após a finalização do tratamento. Gostou? Quer saber mais? Nosso perfil no Instagram tem mais conteúdos sobre essa novidade, e nossa pré-avaliação não tem custo. Venha até nós.

Av. Coronel Marcos Konder, 1207, Centro Empresarial Embraed - Sala 58  clinica.finestetica  finestetica (47) 3046-1746 Agendamentos: (47) 9 9927-9993

B E M - E S TA R


34

BELEZA

5 dúvidas

frequentes sobre alongamento de fita adesiva

1) O ALONGAMENTO DOE OU FICA DESCONFORTÁVEL NA CABEÇA? A pergunta que mais fazem para mim, e minha resposta é não. Ele é superconfortável, não doe, não dá nenhum tipo de coceiras e não traz problemas de pele para o couro cabeludo. 2) DE QUANTO EM QUANTO TEMPO SE FAZ A MANUTENÇÃO? Em média se faz a manutenção cada dois meses. Porém, vai depender de cada cliente, podendo algumas vezes ser feita antes deste período ou então, no máximo, em três meses.

4) SECA FÁCIL QUANDO LAVA O CABELO? Sim, seca com total facilidade por ser uma fita siliconada que não molha, evitando assim ficar umedecida. 5) É POSSÍVEL PRENDER OS CABELOS QUANDO ESTÁ COM O ALONGAMENTO DE FITA ADESIVA? Dá para fazer tudo: prender, escovar, penteados, química e, até mesmo, chapinha. Mas, é válido ressaltar que isso só é possível desde que a técnica seja feita com cabelo natural. Se for, então vida normal.

3) DANIFICA A RAIZ DO CABELO?

M A LV I N A O C A M P O

Em absoluto, não provoca nenhum dano para o couro cabeludo, raiz do cabelo ou para ou cabelo. Esta técnica é o tipo de alongamento menos agressivo, sendo ideal tanto para quem tem pouco ou muito cabelo.

Beauty Artist GBeautè

B E M - E S TA R

 malvinaocampo

G Beauté  gbeaute A v. B r a s i l , 7 4 1 | C e n t r o , Balneário Camboriú -SC (47) 3367-2627


Avenida Brasil, 741 Balneário Camboriú / SC (47) 3367.2627  gbeaute G BEAUTÉ SPA Rua 1131, Centro Balneário Camboriú / SC (47) 3361.6939

Aponte a câmera do seu smartphone para o QR Code e agende seu horário


CORPO

sua saúde! Invista na

Ambiente seguro, confortável e acolhedor, profissionais de educação física credenciados, atendimento de qualidade com foco no seu objetivo e preservando sua integridade física.

VÁRIAS FORMAS DE ATUAÇÃO: Musculação Tradicional Treinamento Funcional Alongamento Passivo Reabilitação

PLANOS VARIADOS: Atendimento personalizado no Studio Atendimento personalizado em domicílio, Consultoria em atividade física semipresencial, Consultoria online.

PREVENÇÃO DO DECLÍNIO COGNITIVO (PARTE 2) HÁ MAIORES EVIDÊNCIAS NOS EXERCÍCIOS FÍSICOS E CEREBRAIS DO QUE COM DROGAS.

De longe, a intervenção que apresentou

população envelhecida. “Estudos futuros

os benefícios mais dramáticos entre idosos

devem abordar o impacto da falta de cuida-

saudáveis envolveu o exercício mental. Es-

dos preventivos à saúde e do treinamento

ses testes envolveram participantes apren-

cognitivo na prevenção do declínio cogniti-

dendo programas de treinamento baseados

vo, e encorajamos os pesquisadores a con-

em computador ou realizando exercícios de

siderar ferramentas de fácil acesso, como o

memória, raciocínio e processamento de

exercício físico prescrito e assistido por um

velocidade. Aqueles que foram treinados

profissional, conhecimentos nutricionais e

sobre esses tipos de habilidades mostraram

exercícios mentais como as palavras cruza-

habilidades significativamente melhores de

das e sudoku que não foram rigorosamente

memória e atenção do que aqueles que não

estudadas”, concluem os autores.

o fizeram, e um estudo até relatou que os participantes mantiveram a memória melhorada em um acompanhamento de cinco anos.

Como estudos recentes sugeriram que a atividade física poderia melhorar a função cognitiva em idosos, os pesquisadores

Quais são as melhores maneiras de enga-

também avaliaram ensaios que incluíam

jar o cérebro para colher esses benefícios?

treinamento de resistência e equilíbrio,

Qualquer coisa que continue pensando e

bem como atividades aeróbia, e desco-

circuitos organizacionais ou de memória ati-

briram que o treinamento de resistência

vos pode ser útil, de acordo com estudos

melhorou a memória de curto e longo

recentes. Por exemplo, no ano passado,

prazo de alguns participantes, enquanto

pesquisadores da Universidade de Tohoku,

atividades aeróbias ajudaram algumas

no Japão, mostraram que homens e mulhe-

funções executivas, como planejamento e

res idosos poderiam melhorar algumas de

organização, mas não memória. No geral,

suas habilidades mentais em declínio - pelo

os pesquisadores escrevem: “Há algumas

menos a curto prazo - jogando o jogo Brain

evidências de que o exercício físico pode

Age, que questiona os usuários sobre uma

ter um benefício positivo, e dado seus inú-

variedade de tópicos e apresenta as consul-

meros outros benefícios médicos, ele deve

tas de maneiras provocantes no cérebro.

ser incentivado com todos os pacientes.”

Embora certamente não faça mal manter o cérebro ativo na velhice, os pesquisadores apontam que não está claro se intervir com palavras cruzadas ou sudoku diário pode re-

Rua Lauro Muller, 863 Fazenda, Itajaí / SC AGENDE SUA VISITA: 47 3348.2424 / 47 98817.9357  contato@topphysical.com.br www.topphysical.com.br

almente contornar o prejuízo cognitivo leve ou afastar um cérebro envelhecido da demência. Eles observam que muitos dos estudos avaliados envolveram um número relativamente pequeno de participantes. Mas,

RAPHAEL MELLO BLOCK PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

os achados destacam a falta de estratégias

CREF - 4547/SC

eficazes para enfrentar a crescente preva-

 raphael.saude

lência de declínio cognitivo e demência na * F o n t e : h t t p s : // h e a l t h l a n d . t i m e . c o m / 2 0 1 3 / 0 4 / 1 5 / m e n t a l - e x e r c i s e s - a r e - m o s t - s u c c e s s f u l - a t - p r e v e n t i n g - c o g n i t i v e - d e c l i n e /


A L I M E N TA Ç Ã O

Muffins de banana com aveia

CORPO

37

VOCÊ CONHECE OS PRINCÍPIOS DO MÉTODO PILATES? Concentração, centralização, precisão, respiração, controle e fluidez: estes são os seis princípios básicos do método Pilates e também do método Top Pilates. Concentração: este princípio faz você realizar os movimentos com atenção e controle visual, trabalhando a memória, inteligência e a criatividade, além de ajudar no estresse. Centralização: você usa quando aciona seu power house (casa de força) mais precisamente o seu abdome, proporcionando o fortalecimento de toda a musculatura que sustenta sua coluna. Precisão: é a otimização da aplicação das tensões musculares, muito importante para a execução perfeita. A precisão dos movimentos nos exercícios leva o praticante a fazer diversos ajustes posturais que influenciam na melhoria da postura e da autoestima.

Ingredientes:

Preparo:

2 bananas maduras

Bata tudo no liquidificador: as bananas, os ovos, o açúcar e o óleo. Passe para uma tigela e acrescente a aveia, a canela e o fermento.

2 ovos 1/3 de xícara de óleo 1/3 de xícara de açúcar mascavo 1 xícara de aveia 1 colherinha de canela em pó 1 colherinha de fermento

Misture bem e distribua em oito forminhas de muffins untadas (não encha). Leve ao forno préaquecido a 180o por aproximadamente 25 minutos. Desenforme e está prontinho.

TÂNIA FERNANDES TERAPEUTA NUTRICIONAL E PROPRIETÁRIA DO UNIVITAL

 (47) 3349-1132  univital_taniadetox

Respiração: trabalha em cada exercício com naturalidade, coordenada com os movimentos. Durante a aula é possível sentir cada fase do processo respiratório. Desta forma, o Pilates auxilia no aumento da capacidade pulmonar. Controle: controla o posicionamento do corpo durante a execução dos exercícios. Como resultado, o praticante tem uma melhor fixação e estabilidade da coluna vertebral, um melhor alinhamento do corpo e das articulações Fluidez: faz com que você vivencie com plenitude cada movimento do método. Ao executar os movimentos com fluidez você exercita mais consciente e assim recruta muito mais a musculatura exigida do seu corpo. Concluímos dizendo que não adianta executar os exercícios sem consciência e domínio de cada movimento. Mente, corpo e espírito têm que trabalhar 100% coordenados.

CRISTINA MUHLBRANDT KELLER EDUCADORA FÍSICA PROPRIETÁRIA DO TOP PILATES ESPECIALISTA EM PILATES COACH INTERNACIONAL EM EXERCÍCIOS HIPOPRESSIVOS


CORPO

38

DICAS PARA VOCE NÃO PARAR DE TREINAR NO INVERNO Olá galera, hoje vou dar algumas dicas e ideias para você não abandonar

• Defina sempre novos objetivos após suas avaliações; aumentar

seus treinos no inverno e acabar se arrependendo depois; se liga!

desafios, querer melhorar sua performance ajuda a não cair nas

Apesar de ser um período propício à preguiça, vontade de comer coisas

tentações do inverno.

mais gordurosas, ficar somente embaixo da coberta e é claro não querer

• Acordar cedo pode ser difícil no inverno; tente mudar seus

treinar tem uma explicação, nosso corpo ama o sedentarismo, não fazer

horários de treino, se tiver possibilidade de escolhas altere por

nada, gastar menos energia; pois bem, é nessa época que não devemos

horários mais confortáveis e com temperaturas mais quentes.

parar de treinar; encontrar outro exercício ou prática de esporte ajuda

• Conversar com seu nutricionista para ajustar sua alimentação

nesta iniciativa de esquecer a preguiça.

nesse período é muito indicado; como nosso corpo e “olhos”

Entenda o seguinte: “no inverno, nosso metabolismo fica mais acelerado

pedem comidas mais saborosas, ele pode lhe dar dicas de substituir

para manter a temperatura corporal, e, nesse processo, há um gasto

chocolate, massas e molhos, por fondue com chocolate 70% cacau,

maior de energia, e para garantir o estoque de energia (gordura) a

massas integrais, abobrinha ou palmito, e fazer molhos caseiros

tendência é que fiquemos mais quietos”, (Roseli Ueno Ninomiya,

com tomates e ervas frescas.

nutricionista), resultando nas gordurinhas indesejadas.

Os exercícios físicos fortalecem nosso sistema imunológico,

Se liga nessas dicas para você manter o foco nos treinos!

potencializando os mecanismos de defesa do nosso organismo,

• Combinar com um(a) amigo(a) um horário para vocês treinarem

auxiliando no combate às doenças comuns do inverno, como gripes,

juntos(as); assim você tem mais ânimo em sair de casa e fazer alguma coisa a não ser ficar somente no “sofá”. • Se você costuma ir treinar após o trabalho, não dê a chance de ir para casa e trocar de roupa; arrume suas roupas de academia um dia antes ou pela manhã antes de sair de casa e deixe no carro; assim você não

resfriados e covid-19. Se você quer chegar bem no verão, sem se preocupar com o “corpo”, pois está em dia com seus treinos, não deixe para correr atrás do prejuízo em cima da hora! Largue a preguiça e vá treinar. Espero ter ajudado, grande abraço!

terá desculpa em dizer que está sem roupa para treinar. (ponto de equilíbrio que o corpo cria quando se acostuma com o

RODRIGO BENDER

esforço). Se você faz musculação, converse com seu treinador e veja

PERSONAL TRAINER

• Diversificar seus treinos ajuda a sair da rotina e quebra a “homeostase”

as possibilidades de troca de treino; quem sabe alguma aula de bike, natação, boxe, funcional, por exemplo; essas mudanças ajudam a motivar seus objetivos deixando a preguiça de lado. • Faça avaliação física a cada 3 meses ou menos, ver seus resultados e suas conquistas em medidas e composição corporal incentivam você a não parar com os treinos independentemente da estação do ano.

B E M - E S TA R

 rodrigo.benderpersonal ESPECIALISTA EM RETREINAMENTO DE LESÕES, DA REABILITACAO À PERFORMANCE


VENDAS

PITCH DE VENDAS 4.0 PARA SE DESTACAR Você já ouviu falar em pitch de vendas? É uma técnica que faz com que uma conversa rápida, clara e objetiva venha a se transformar em uma venda. Lembrando que ele deve ser impactante e, ao mesmo tempo, trazer solução para o seu futuro cliente, ou seja, o seu pitch de vendas precisa atrair a atenção do seu “lead”. Mas, deixa eu te fazer uma pergunta: “todo mundo é seu cliente?” A resposta é não! Todo mundo é seu prospect, após você fazer seu pitch de vendas 4.0 bem-feito e gerar o interesse, ele se torna seu lead. E se você entrar em relacionamento, ele poderá ser seu cliente. Agora você entende por que é tão importante fazer um pitch vendas 4.0? Para gerar vendas com resultados extraordinários e buscando a fidelização. Por isso, eu sempre digo que o sucesso de venda está, principalmente, na primeira impressão que você gera no público. O seu futuro cliente comprará a sua imagem, postura, posicionamento, voz e após isso, a solução. Se você perde a oportunidade de deixar algo marcante na mente do seu cliente em potencial, pode ser que você tenha que fazer muitas apresentações, visitas e mesmo assim ele não se interesse pela sua solução. Então, como montar um pitch de vendas de sucesso? Você precisa entender de gatilhos mentais, saber as necessidades e dores do seu cliente, saber seus números e sua expertise e por fim saber pedir, isso mesmo, um pitch sem direcionamento são palavras jogadas ao vento. Se você está atrás de grandes resultados, dá uma olhada nestas dicas: Conheça a fundo a sua audiência/cliente Saiba os diferenciais da empresa Entenda os seus diferenciais Não tenha medo de falar que você é a melhor solução na vida do seu cliente Ofereça, mostre, marque a hora... Venda!

CLEIDE KONZ

IMÓVEIS

39

ENTENDA AS FASES DE UM LANÇAMENTO IMOBILIÁRIO Você provavelmente já deve ter visto anúncios de imóveis como pré-lançamento, lançamento, em obras ou pronto para morar. Mas o que realmente significa cada etapa desse processo imobiliário e quais as vantagens de cada um deles? Pré-lançamento: essa fase ocorre normalmente uns 60 dias antes do lançamento. Nessa etapa a construtora já possui o projeto finalizado, porém não aprovado, e é nesse momento que é oferecido para possíveis compradores e investidores que tenham interesse em fazer uma reserva de compra, já que legalmente os imóveis ainda não podem ser vendidos na planta, pois ainda o projeto aguarda aprovação. Lançamento: quando o projeto já possui todos os documentos e as autorizações, o empreendimento pode ser lançado e as vendas podem começar. É um ótimo momento para quem pretende ganhar com a valorização do imóvel e flexibilizar a forma de pagamento. O início da obra pode variar de acordo com o cronograma de cada construtora; estes critérios são preestabelecidos para garantir a entrega do edifício dentro do prazo estipulado. Em obras: nessa etapa as obras já foram iniciadas e ainda há possibilidade de comprar o imóvel na planta, direto com a construtora. Enquanto as obras não estão finalizadas, a construtora pode oferecer opções de personalização da planta, como a escolha do acabamento ou modificação do layout. Pronto para morar: imóveis prontos são procurados por quem tem pressa para se mudar, pois a obra já foi finalizada e basta se preocupar com a mudança. Nessa fase o imóvel já obteve seu ápice de valorização, ele é adquirido pelo chamada consumidor final, não existem margens para descontos e a negociação geralmente é feita com pagamento à vista ou através de financiamento bancário.

FABILIZ MACHADO

SUA MENTORA EM VENDAS

CORRETORA DE IMÓVEIS

www.cleidekonz.com.br

CRECI 40338

 cleidekonz

 fabilizmachado

(47) 9 9612-6769

(47) 9 9246-1510

B E M - E S TA R


40

DECORAÇÃO

DESIGN BRASILEIRO: JADER ALMEIDA Icônicas, marcantes, simples e atemporais. Assim podemos definir um pouquinho das obras do design brasileiro. Expressivo, busca traduzir em seus desenhos e projetos a alma brasileira, suas perspectivas e sua tropicalidade. Estes grandes profissionais nos representam pelo mundo e ganham cada vez mais destaque. Que tal conferir um pouquinho dessas personalidades e de suas peças? Confira nesta e nas próximas edições. JADER ALMEIDA Linhas leves e fluidas, curvas suaves, intersecções arredondadas, equilíbrios delicados. Um rigor geométrico que se expressa através de formas minimalistas define a marca registrada das peças de Jader Almeida. Nascido em Santa Catarina, o catarinense estudou desenho industrial e arquitetura. Desde muito cedo teve contato com a indústria moveleira, e logo já começou uma parceria com a empresa LInBrasil (única empresa no país que tem a licença de fabricação dos móveis criados por Sérgio Rodrigues), o que abriu portas para um enorme conhecer de desenhos e técnicas de produção. Desde 2004, Jader busca utilizar o design como ferramenta estratégica e elemento integrador da cadeia produtiva, fabricando produtos únicos, em conjunto com seu parceiro, SOLLOS. Tendo como objetivo investir em conceito, identidade e qualidade, destaca-se pelo uso racional da madeira como matéria-prima e do controle dos processos de produção, aliando a alta tecnologia com técnicas artesanais. Jader Almeida é visto como um dos designers brasileiros mais respeitados mundialmente, recebendo inúmeros prêmios nacionais e internacionais, como o Idea Award pela Poltrona Linna e um IF Product Design Award pela estante Clip. Em cada peça encontra-se a essência de seu trabalho, onde a harmonia entre os componentes, a paleta de cores e a combinação elegante dos materiais resultam em uma estética refinada, atemporal e original.

LAISY PORTO MUNARI LESLYE MARY C O S TA  LM.ARQUITETURAEINTERIORES

B E M - E S TA R


ARQUITETURA

UMA UMA TRAJETÓRIA TRAJETÓRIA MARCADAPELA PELA MARCADA EXCELÊNCIA EXCELÊNCIA

Manoel ManoelDoria, Doria um umdos dosarquitetos arquitetos mais mais influentes no cenário nacional, influentes no cenário nacional estáestá tritrilhando novoscaminhos. caminhos. Atuando lhando novos Atuando no no mercado catarinense desde 2003, mercado catarinense desde 2003, DoDoria acaba abrir uma nova sede ria acaba dede abrir uma nova sede em em Curitiba: a DORIA+ARQUITETOS Curitiba: a DORIA+ARQUITETOS e está etrazendo está trazendo essa nova identidade essa nova identidade para para Santa Catarina. Santa Catarina. Atuando pelos caminhos da inovaAtuando pelos caminhos da inovação e ção e trazendo soluções inusitadas, trazendo soluções inusitadas, o arquiteo arquiteto está com grandes projeto está com grandes projetos na região tos na região Sul do Brasil. O icônico Sul do Brasil. O icônico Pontal do EstaleiPontal do Estaleiro, em Porto Alegre, ro, em Porto Alegre, RS, Torres da Brava, RS, Torres da Brava, em Itajaí, SC e o em Itajaí, SC e o recém- inaugurado PB recém- inaugurado PB Shopping, em Shopping, em Pato Branco, PR. Pato Branco, PR. Agora com as duas sedes levando essa Agora com as duas sedes levando nova identidade, Doria acredita ter estaessa nova identidade, Doria acredita belecido uma equipe experiente, conecter estabelecido uma equipe experientada, dinâmica e humanizada. “Nossa te, conectada, dinâmica e humanizada. filosofia é criar projetos eficientes, autên“Nossa filosofia é criar projetos eficienticos e qualificados, superando limites tes, autênticos e qualificados, superane desafios. Como resultado, obras que do limites e desafios. Como resultado, expressam às expectativas dos clientes obras que expressam as expectativas e usuários, impactando positivamente dos clientes e usuários, impactando as cidades e espaços onde estão insepositivamente as cidades e espaços ridos”, destaca. onde estão inseridos”, destaca. NOVO HORIZONTE E NOVO HORIZONTE E “UM “UM OLHAR NO FUTURO” OLHAR NO FUTURO” Depois de quase 23 anos como sócio Depois de quase 23 anos como sócio fundador do Doria Lopes Fiuza Arquifundador do Doria Lopes Fiuza Arquitetos Associados, Manoel Doria optou tetos Associados, Manoel Doria optou em estabelecer uma nova diretriz para em estabelecer uma nova diretriz para suas atividades profissionais. Também suas atividades profissionais. Também como planejamento estratégico de recomo planejamento estratégico de renovação, modernização, modernização, continuidade e novação, continuidade sucessão, fazem parte da nova empree sucessão, fazem parte da nova emsa: suasua esposa, Arquiteta Heloisa Manpresa: esposa, arquiteta Heloisa dim Doria, atuando há 25 anos juntos e Mandim Doria, atuando há 25 anos junseu filho Arquiteto Manoel Felipe Doria, tos, e seu filho, arquiteto Manoel Felipe que há 11 anos também trabalha com Doria, que há 11 anos também trabalha ele. Manoel Doria ainda tem uma filha, com ele. Manoel Doria ainda tem uma filha, a advogada Maria Eduarda Doria,

41

cujo escritório presta consultoria a Advogada Maria Eduarda Doriajurídiqual ca à empresa, e mais dois meescritório presta consultoria filhos jurídica à nores (11 e 15 ), ambos com potencial empresa e mais dois filhos menores (11 criativo. e 15 ), ambos com potencial criativo. SETORES SETORES EM EM ALTA ALTA Com significativa atuação atuação no no mercado mercado Com significativa nacional, possui em em nacional, Doria+Arquitetos Doria+Arquitetos possui desenvolvimento aproximadamente desenvolvimento aproximadamente 500.000 metros quadrados quadrados em emprojeproje500.000 metros tos no segmento segmento imobiliário, imobiliário, entre entreeles eles tos no estão: Spot 11 ee Spot Spot 2, 2, em em Balneário Balneário estão: Spot Camboriú Torres da daBrava, Brava,Skyline, Skyline, Camboriú SC; SC; Torres Vista Lotisa Living, Living,Donwton, Donwton,Life Life Vista Mare, Mare, Lotisa On, Residencial eeThe TheOne, One, On, Marechiaro Marechiaro Residencial todos em Itajaí. Itajaí. todos em Além deste, outros outros segmentos segmentos de de Além do do deste, destaque atendidos pelo Doria + Ardestaque atendidos pelo Doria + Arquiquitetos nada área dacom saúde com tetos são:são: na área saúde hospital hospital e clínicas médicas, supermere clínicas médicas; supermercados, secados, setorcomo hoteleiro, como também, tor hoteleiro, também, bairros plabairros planejados e cidades inteligennejados e cidades inteligentes também tes também fazem parteedo portifólio fazem parte do portifólio muito mais. e muito mais. Diante das mudanças imDiante das mudanças impulsionadas pulsionadas pelos avanços das tecnopelos avanços das tecnologias, a calogias, a capacidade de se reinventar pacidade de se reinventar nunca foi nunca foi tão importante. Voltada para tão importante. Voltados para o futuro o futuro e suas tendências, a Doria + Are suas tendências, a Doria + Arquitetos quitetos está sempre disposta a buscar está sempre disposta a buscar a excea excelência em tudo o que faz, contrilência em tudo o que faz, contribuindo buindo cada vez mais para evolução do cada vez mais para evolução do cenário cenário urbano das cidades. urbano das cidades. Tem mais de 33 anos de atuação, mais Com mais de 33 anos de atuação, mais de oito milhões de metros quadrados de oito milhões de metros quadrados projetados e quase 1.500 projetos esprojetados e quase 1.500 projetos espalhados pelo Brasil e exterior, sendo palhados pelo Brasil e exterior, sendo mais de 65 grandes empreendimentos mais de 65 grandes empreendimentos no segmento de shoppings desenhano segmento de shoppings desenhados dos pelo Brasil, Paraguai e Angola. pelo Brasil, Paraguai e Angola. Com essa expertise, é fácil entender Com essa expertise, é fácil entender que sua trajetória seja toda pautada que sua trajetória seja toda pautada pela excelência. Para saber mais sobre pela excelência. este grande arquiteto

Para saber mais sobre este grande arquiteto DORIA + ARQUITETOS (48) 3222-0444 ou (41) 9 9136-6408   doriaarquitetos

B E M - E S TA R


Um lugar para conhecer e frequentar em Itajaí!

Ambiente leve, acolhedor e elegante, contendo a identidade dos projetos Maraú Design Stúdio.

Cubo S elect Nos meses de junho e julho, o escritório Maraú Desing Stúdio foi responsável pela montagem do ambiente Cubo, localizado no pátio do Casahall Design District em Balneário Camboriú. A mostra do Cubo Casahall Select, realizada há anos, é aberta aos visitantes do complexo e se torna uma oportunidade para os profissionais da área divulgarem seus trabalhos e a diversidade da produção catarinense. A ideia do cenário foi expressar no ambiente o que levamos para dentro da casa dos nossos clientes, que é o sentido de um lar, confortável, adaptável, personalizado e cheio de chame em cada detalhe. Gostaríamos de trazer um ambiente da estação, atual e aquecido; por isso denominamos o cenário como ‘Poesia de Inverno’. O espaço perfeito para descansar, ler um livro, tomar um vinho e se aquecer.

De segunda à sábado estamos à disposição para oferecer a vocês ótimas maneiras de aproveitar desde um encontro casual a dois até um evento estimado entre amigos. Entre em contato e saiba mais!

Fica difícil escolher apenas um destaque para o projeto, mas o que podemos afirmar é que todos os elementos são direcionados para a lareira. Para essa vitrine, a melhor


DECORAÇÃO

43

escolha para executar a ideia foi a lareira elétrica, que além de aquecer. proporciona variadas opções visuais para cada ambiente. É uma opção segura e prática, por não produzir fogo e precisar apenas de um ponto elétrico. Buscamos por materiais naturais como o tapete e o lustre, feitos de fibras naturais, e outros elementos que agregam a sensação de calor, como os tecidos da cortina e cesto. Dentre os móveis selecionados a dedo está a poltrona Bothero, que é um convite ao relaxamento, desenhada pela designer Linda Martins exclusivamente para a loja Breton, em um lançamento que ocorreu ainda no mês de julho. Todos os itens de decoração foram pensados pra compor com elegância, leveza e harmonia a proposta. Torna-se indispensável mencionar que os fornecedores do ambiente Cubo estão, em sua maioria, localizados no Casahall Design District, em Balneário Camboriú.

Revestimento da lareira: JN Zaffiri Decorações: Bretron e Moda da Casa.

Poltrona Bothero: Studio Linda Martins

“Criamos um ambiente pensado para aqueles que buscam acolhimento nos dias frios.”

Cortina: Spengler - Tapete: Oriente-se Luminária: Lamp Light - Vasos: Organne.

Lareira: SC Lareiras.


44

GASTRONOMIA

PEITO DE FRANGO Queridinho das dietas “ fit” e preferido pela maioria dos aletas de alta performance por causa do seu alto teor de proteínas e baixa gordura , o peito de frango também se presta a inúmeras preparações, mas também é um dos alimentos mais indigestos e difíceis de preparar. Como é uma carne muito seca , mesmo quando for usada apenas para recheios, meu conselho é que ela fique bem úmida, acrescendo líquido que tem também a função de a deixar um pouco mais macia. Quase sempre fica seco e duro mesmo quando preparado com a ave inteira e isso ocorre justamente pelo fato de ter pouca ou nenhuma gordura, mas... nem tudo está perdido. Felizmente para vocês eu já quebrei a cara N vezes até descobrir uma forma de torná-lo mais palatável. Notem bem! Eu não gosto de peito de frango, mas de tanto prepará-lo (em diversos hotéis e também nos meus restaurantes) acabei por descobrir formas de fazer com que ficassem úmidos e macios. Vamos lá : No caso de assarmos uma ave inteira além da marinada – fure o frango e calcule 10 gramas de sal, 3 gramas de pimenta do reino branca e 3 gramas de cominho por kg de ave+ 6 dentes de alho picados+ 100ml de cognac+ suco de 3 limões ½ maço de alecrim- misture tudo espalhe no frango e deixe por 24 horas na geladeira- na hora de assar espalhe uma quantidade generosa de manteiga entre a carne e a pele. Coloque o frango em uma assadeira com a marinada e um pouco de água Primeiro pré-aqueça o forno a 200 Co por 10 minutos. Cubra com papel alumínio e asse por uma hora e meia. Tire o alumínio e leve no modo dourar por + 30 minutos. Desligue e deixe descansando por + 30 minutos.

• Caso a sua preparação seja apenas do peito propriamente dito, há várias formas de melhorar tanto o seu sabor quanto a sua textura. Uma ideia é temperar com sal/ pimenta do reino/ cominho e passe levemente na farinha de trigo. Aqueça uma frigideira de T-fal e ponha um pouco de azeite. Leve o frango para dourar em fogo baixo- +ou- uns 5 minutos de um lado. Vire e quando estiver quase pronto deite ½ cálice de vinho branco e tampe a frigideira por um minuto aproximadamente sacudindo um pouco . Isso fará com que ele ganhe um pouco de umidade e também mais sabor. Outra forma de deixá-lo mais saboroso é recheando. O recheio varia de manteiga de ervas gelada – frango à la Kiev, passando por queijo e presunto e depois empanando à inglesa – frango Cordon Bleu- e até mesmo com gorgonzola. Outra opção é primeiro selar e depois cozinhar no molho em que for servido. Quando eu trabalhei no hotel Intercontinental, em São Paulo, em meados dos anos 1990, havia no menu um peito de frango recheado com queijo brie e envolto em presunto de Parma. Ele era primeiro selado e depois finalizado no forno e servido com molho de vinho tinto. Como podemos ver há sim formas de deixar essa carne um pouco melhor. Por último vou lhes dar uma receita que eu criei em 2007 para o “ Bistrô MAC” em Niterói. Frango ao molho de • Cogumelos e estragão, acompanhado de aipim rosti. Esse prato que está no menu até hoje é muito apropriadamente chamado de frango campeão, de tanto que é pedido. Para duas pessoas: Dois peitos de frango grandes; sal/pimenta do reino branca; 200 gramas de cogumelo Paris fatiados; três dentes de alho

picados; meia cebola picada; 400 ml de creme de leite; 100ml de vinho branco; uma colher de sopa de estragão seco- se encontrar fresco melhor ainda, mas só vi uma vez em São Paulo. Para o aipim rosti: 500 gramas de aipim cozido, mas ainda um pouco duro; sal/ pimenta do reino branca/ noz moscada; dois dentes de alho picados; manteiga para dar liga. • Modo de fazer: rale o aipim, misture com os demais ingredientes e molde com as mãos, como se fossem dois hambúrgueres. Doure dos dois lados em azeite e reserve no forno. Tempere os frangos e passe levemente em farinha de trigo. Salteie no azeite dos dois lados, em seguida junte o alho e a cebola e refogue. Junte os cogumelos e refogue até começarem • A murchar. Junte o estragão e deixe soltar o perfume . Abaixe o fogo ponha o vinho e deixe quase secar. Por último o creme de leite. Cozinhe por uns 5 minutos com a frigideira tampada. Esquente o aipim e sirva a seguir. Gosto de acompanhar esse prato com um Frascati bem gelado ou com um rosé D’ Anjou.

R E N ATO J U S TO CHEF DE COZINHA

(48) 99848-8888 B E M - E S TA R