Revista AVENIDA - Nº 5 - Agosto 2013

Page 56

Capa

O exemplo do pai

uma sociedade mais justa e igualitária, mas que isso deveria ser construído por meios pacíficos e pela democracia”. Quando se formou em administração pela Fundação Getúlio Vargas, Suplicy trabalhou pouco mais de um ano no escritório da família, até que surgiu um concurso para ser professor de economia na mesma escola. “Então disse para meus pais que gostaria de fazer o concurso porque, se passasse, poderia fazer mestrado e doutorado em economia. Meu pai respondeu: ‘veja bem se é o que você quer, ser professor não vai necessariamente prover oportunidades como as que você e sua esposa estão acostumados, mas se for o que vai lhe deixar feliz, vou procurar ajudá-lo’”. Ele fez o concurso e passou, lecionou até dezembro do ano passado.

“Tive ótimos pais. Ambos foram exemplos de valores, de atitudes, de respeito para com todas as pessoas e muito do que eu sou devo a eles. Aprendi cedo que solidariedade e fraternidade são valores que deveriam estar presentes entre todos”, conta Suplicy, que perdeu o pai, Paulo Cochrane Suplicy, em 1977, mas que ainda desfruta da companhia da mãe, Filomena Matarazzo Suplicy, 104. Paulo fundou o escritório Suplicy, de corretagem de café, algodão e outros produtos agrícolas. “Era um corretor bem sucedido, mas dedicava parte de sua vida a atividades filantrópicas, como a presidência da Fundação Casa do Pequeno Trabalhador, que provia oportunidades para meninos carentes. Hoje, esta mesma entidade ensina jovens a cuidar de restaurantes. O restaurante da Câmara Municipal de São Paulo, por exemplo, é de responsabilidade desta escola”.

de professor a político

a preocupação com a desigualdade

Apesar da boa condição social, o senador se preocupou desde a adolescência com a desigualdade social e com a organização da economia. “Aos 21 anos, pedi ao meu pai que me desse uma viagem pela Europa Ocidental e Oriental, para que eu pudesse saber o que era capitalismo e socialismo. Nesta viagem, que cheguei à conclusão de que era importante criarmos instituições que colaborassem para que tivéssemos 56

| Revista Avenida | Agosto 2013

“Meus pais foram exemplos de valores, atitudes e respeito”

De 1976 a 1980 Suplicy escreveu sobre economia e política para o jornal Folha de São Paulo. Seus artigos tinham grande repercussão e já no final de 1976 alguns amigos sugeriram que ele defendesse suas ideias no parlamento. “Foi então que comecei a dialogar com pessoas como Ulysses Guimarães e Franco Montoro para saber o que era um representante do povo”. No mesmo ano, conheceu Lula durante uma palestra na Fundação Santo André para os alunos de economia. O então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e Diadema convidou o professor para que conversassem mais sobre o desenvolvimento econômico do País e ficaram amigos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.