Revista Auê #2

Page 27

de sua vida, e com isso proporcionar uma mudança de atitude em busca de uma participação social mais ativa, cooperativa e harmônica em resposta ao individualismo competitivo e do fenômeno da violência gratuita na qual presenciamos nos dias atuais. Questões filosóficas clássicas do tipo: de onde viemos, para onde vamos, qual o verdadeiro sentido da vida, qual o posicionamento de cada um diante a perspectiva de realidade, o que é o tempo e o espaço, o que é a felicidade e a liberdade, entre muitas outras indagações que transpuseram a barreira do tempo acompanhando os rumos da humanidade, e sempre levando o homem a muitas reflexões em sua existência. Será então que para o estilo de vida extremamente acelerado e imediatista calcado na tecnologia instantânea dos dias atuais poderia abrir tempo e espaço ao indivíduo para se servir de premissas filosóficas retomando a essência do raciocínio lógico que engloba os dilemas da vida... Ou estamos fadados a ignorar estas práticas para servir exclusivamente a uma cultura do “prazer pelo prazer”, onde quase sempre os fins se justificam os meios sem se espelhar necessariamente nos pressupostos da ética e da moral norteados

pela filosofia. A sociedade contemporânea passa por um paradoxo que a leva a necessidade de se posicionar a partir da tomada da consciência individual e coletiva, entre optar por subestimar a valorosa contribuição da filosofia que muito nos ensina sob o pensar, que se levando em conta a característica da sociedade atual corre- se o risco de se formar uma verdadeira legião de alienados, e assim muito vulneráveis frente à elite ideológica dominante sem que haja uma contestação mais aprofundada sobre o cenário vivido. Por fim, deve se ressaltar que a filosofia que sempre serviu de alicerce para a fundamentação de várias outras áreas como a das ciências e da religião continua sendo uma importante ferramenta de libertação, desde que bem aplicada, seja na busca do equilíbrio do indivíduo minimizando os efeitos de sua alienação por via do individualismo tão comuns nos dias atuais, ou ainda num campo coletivo proporcionar mudanças conscientes na inter-relação da humanidade e em última instância modificar as enormes desigualdades e injustiça sem maior, ou menor intensidade por todo mundo moderno.

#eutonarevistaaue


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.