






P E RS O N A L I DA D E
O ano tem 4 estações.
A natureza, 4 elementos.
E 4 são os pontos cardeais. Chegou a hora de você também ter um 4 exclusivamente seu. Quartier Horto Home Boutique. Estilo incomparável da André Guimarães.
Na região mais reservada e tranquila do Horto, a Av. Waldemar Falcão.
1 por andar Apenas 25 unidades
Plantas personalizadas por arquitetos renomados*
Aponte a câmera do seu celular para este QR CODE e sinta a atmosfera do seu Home Boutique. 71 99390.0002 www.quartierhorto.com
Empreendimento residencial, com memorial de incorporação registrado sob o R-10, da matrícula nº 68.658 do 3º Ofício de Registro de Imóveis de Salvador/BA (Art. 32, § 1º e 3º da Lei 4.591/64) e Alvará de Construção de nº 24578 expedido em 17/09/2024. Incorporadora responsável AG HORTO EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS SPE LTDA., inscrita no CNPJ/ MF sob o número 51.952.645/0001-65. Projeto Arquitetônico de Flávio Pereira Regis – CAU/ BA nº A29.116-1. Responsável Técnico: Daniel Sande Rodrigues da Costa – CREA nº 40095/D BA. A descrição exata do empreendimento consta do Memorial Descritivo e prevalece sobre o conteúdo desse material. As imagens e perspectivas elaboradas com recursos gráficos são meramente ilustrativas e não correspondem fielmente às condições naturais e construtivas do local e entorno do empreendimento. Mobiliário, acabamento, objetos e equipamentos são mera sugestão de decoração e não farão parte da unidade autônoma. As áreas de lazer e administrativas serão entregues mobiliadas e equipadas conforme projeto específico, mediante arrecadação de taxa de implantação prevista no Instrumento Particular de Promessa de Compra e Venda do imóvel. *A obra será realizada pela própria André Guimarães, mediante custo de execução.
Novo empreendimento da André Guimarães, o Quartier Horto oferece um luxo que não se mede em metros quadrados, mas em liberdade: o de viver em um projeto feito sob medida
Closet amplo, sala integrada, cozinha com ilha, banheiro tipo spa ou espaços minimalistas: cada morador tem uma prioridade. Pensando nisso, o Quartier Horto, novo empreendimento da André Guimarães Incorporações, aposta em plantas flexíveis e personalização total como na alta-costura, onde cada detalhe é feito sob medida.
Com 25 unidades, todas com 181,82 m², uma por andar, o projeto oferece hall e elevador privativos até quatro suítes e ambientes que podem ser adaptados às preferências do comprador. “Você não se adapta ao imóvel, é o imóvel que se adapta a você”, diz Nicole Luz, gerente geral de Incorporações.
Até o QR Code é exclusivo. Aponte e descubra o gosto da personalização.
Com projetos próprios em Portugal e nos EUA, o grupo baiano, André Guimarães, confirma sua presença no cenário global e leva a assinatura da Bahia para o mundo
o setor imobiliário brasileiro, não são muitas as empresas que conquistam o cenário internacional com projetos próprios. Uma exceção relevante vem da Bahia: a André Guimarães Incorporações, com sede em Salvador, está agora construindo sua trajetória fora do Brasil com empreendimentos em desenvolvimento em Portugal e nos Estados Unidos.
A atuação em Portugal começou com uma parceria no projeto Lumare, no Algarve, em colaboração com a Fercopor. Hoje, o grupo opera com independência, estrutura própria e equipe sediada na cidade do Porto. Há ainda novos projetos em fase de desenvolvimento no Porto e uma parceria recém-firmada para um futuro lançamento em Lisboa. “A operação internacional em Portugal é uma realidade construída com base sólida e planejamento”, afirma Daniel Sande, CEO de Incorporações da AG.
Nos EUA, a André Guimarães avança com estratégia clara. O empreendimento Lincoln Park, com 111 unidades para locação
na cidade de Hollywood, na Flórida, já foi aprovado e marca o início das operações da empresa na América do Norte. Segundo o CEO de Incorporações, Daniel
Para os executivos do grupo, a internacionalização é resultado natural de uma trajetória construída ao longo de quatro décadas. “Estudamos esse movimento por anos. Levamos para fora o mesmo modelo que consolidou nossa atuação no Brasil, como planejamento, excelência e visão de mercado”, afirma Daniel. Com quase 45 anos de história, a empresa é liderada pelos irmãos Denis, Eliana e André Luís Guimarães, que dão continuidade ao legado do fundador. “Nosso pai nos ensinou a crescer com responsabilidade sem perder as raízes”, destaca Eliana Guimarães.
A expansão internacional reforça a credibilidade da marca e projeta a Bahia como referência em gestão, inovação e qualidade construtiva. Para Salvador, isso representa confiança: uma empresa que conquista o mundo sem deixar de investir onde tudo começou.
Sande, outros projetos estão em estudo em diferentes regiões da Flórida. “Além do projeto aprovado, seguimos adquirindo terrenos no norte e sul de Miami, formando um land bank estratégico para os próximos anos.” A expansão nos EUA combina análise de mercado com ativos sólidos. “É um modelo que une versatilidade à consistência de uma marca em crescimento”, destaca Nicole Luz, gerente geral de Incorporação.
Da Bahia para o mundo e agora para a sua tela. Descubra mais sobre os empreendimentos internacionais da AG
@grupoandreguimaraes
Ser mulher à frente de uma associação é, muitas vezes, como ser mãe de um bairro. É estar presente, tentando equilibrar tudo — casa, trabalho, filhos, boletos, grupo de mães, grupo do Horto. E, no meio disso tudo, explicar o que está acontecendo, mandar áudio, ouvir a demanda do vizinho, resolver o que dá. Tenho orgulho de fazer parte dessa comunidade. O Horto é, sim, uma grande família com suas alegrias, conflitos e cuidados diários. E como toda mãe, eu quero fazer mais. Melhor. Sempre. Mas nem sempre consigo. Às vezes me pego pensando: será que fui clara? Será que ouvi com atenção? Será que consegui representar bem?
expediente Associação AMO Horto
Presidente | Ticiana Burgos
Vice-presidente | Vivianni Pinheiro
Diretor ADM/Financeiro | Rodrigo Sales
Diretora Operacional | Coda Leal
Conte com a gente para morar em um bairro mais seguro, harmônico e com tranquilidade e bem-estar
Tel.: 71 99651-7575
e-mail: secretariaamohorto@gmail.com
Essa culpa que toda mãe conhece também me visita. Essa edição nasce desse lugar: do afeto, da escuta e da ação. Um olhar feminino e forte que cuida, acolhe e enfrenta. Obrigada a cada vizinho que faz parte dessa jornada. Seguimos juntos com amor, presença e vontade de fazer sempre o melhor.
Ei morador do Horto, a Associação quer falar com você!
Aponte o celular para o QR Code e faça parte do grupo de WhatsApp!
• Educadoras preparadas para a primeira infância.
• Rotina leve, com sol, natureza e afeto.
• Protocolos de higiene e saúde impecáveis.
• Turmas pequenas e atenção individualizada.
Acesse o QR code e veja mais sobre a Pindorama
Na Pindorama, os primeiros passos são dados com segurança.
A educação começa com vínculo e amor.
Alameda da Cajazeiras, 388Caminho das Árvores 71- 3032-6177 @nossavilapindorama
Fundadora da Slim e criadora do Método Única, Jamile Miranda construiu uma referência em estética, cuidado e transformação dentro e fora da clínica
Existem mulheres que constroem legados em silêncio com mãos que curam e olhos atentos aos detalhes.
Jamile é uma dessas.
A empresária, fisioterapeuta e mãe, fundadora da Slim e criadora do Método Única, comanda três unidades de clínica estética em Salvador, mas sua força vai além dos números. “Cuidar do outro sempre foi algo natural pra mim. E quando me tornei mãe, entendi que esse cuidado era também uma missão”, diz com o tom de quem fala mais com o coração do que com a razão.
Aos 11 anos, Guilherme, seu único filho, já entende que a mãe é daquelas que não mede esforços. “Ela me inspira a ser melhor, me ensina a não desistir. E quando está comigo, eu sinto que ela tá por inteiro”, diz ele com maturidade que surpreende.
De casa em casa com alma
A trajetória de Jamile na fisioterapia começou como muitas: entre livros e estágios, ela pensava em seguir a cardiologia. Mas, ao se apaixonar pela dermatofuncional no quinto semestre da faculdade, o destino sorriu. Após um prêmio da professora com um curso de drenagem linfática, ela começou a atender em domicílio. “Comecei sem carro, levando os aparelhos na mão, mas com muita dedicação. Aquilo me deu um propósito”, relembra.
Logo, suas pacientes incentivaram ela a abrir um espaço e, com o apoio dos pais, alugou o primeiro ponto para sua clínica. Foi o começo de sua história empreendedora, há quase 20 anos. “Percebi que precisava de algo maior. Aluguei uma casa, montei equipe, e o sonho foi tomando forma.”
“
mãe me fez mais forte.
me fez mais corajosa.
Mas ser as duas coisas, ao mesmo tempo, me fez inteira”
o tratamento
Jamile não romantiza o desafio de equilibrar tudo. “Nos primeiros anos de Gui, trabalhei muito. Mas com o tempo, criei uma estrutura que me permite estar mais presente”, conta. As segundas-feiras são sagradas para ela: o dia de folga com o filho, jogando, conversando e vendo filmes.
Ela diz que cada unidade da Slim é como um filho. “Eu cuido, formo equipe, treino pessoalmente. Amo estar no atendimento. É ali que tudo faz sentido: quando um paciente se reencontra, se olha no espelho com carinho.” Gui observa tudo. “Ela cuida dos pacientes sem esquecer da gente.”
Na ULTRA HORTO temos tudo que sua família precisa!
Produtos e marcas premium
Aplicação de injeção
Ofertas semanais
E o que seria apenas uma área de lazer virou um símbolo de integração e valorização
“Trouxemos o ambiente da casa de praia para a nossa casa da cidade.” A frase de Coda Leal, síndico na época da implantação da quadra, sintetiza a essência do que virou o beach tennis no Horto. Em 2018, quando o esporte ainda não era febre, ele teve a ideia de adaptar um espaço do condomínio para uma quadra de areia. A proposta foi ousada e disruptiva. “Na época, só dois ou três moradores conheciam o esporte”, relembra. Mesmo assim, a ideia foi aprovada. E o que seria apenas uma área de lazer virou um símbolo de integração e valorização. “Hoje o prédio é mais procurado, virou um diferencial. Tem morador que escolheu o Horto por causa da quadra”, celebra.
quadra do prédio para o pódio do prédio e ali nascia um sonho. “Meu objetivo agora é estar entre os melhores do circuito nacional.”
“Comecei na brincadeira, descia pra jogar com o pessoal na pandemia”, Bernardo Gil, hoje bicampeão baiano juvenil. Ele começou a fazer aulas na quadra do prédio inspirado por sua professora Verônica Luciana. Ele topou fazer aulas na quadra
A história se repete com Rafaela Uzeda, de 13 anos, campeã baiana da mesma categoria. “No início, eu nem gostava. Mas quando comecei a treinar sério, me apaixonei. Essa quadra foi meu começo”, diz ela, que sonha alto: ser número um do mundo e campeã pan-americana.
Hoje, o espaço virou ponto de encontro, laço entre vizinhos, cenário de amizades que vão além do jogo.
A quadra que acolhe
“No começo, nem todos queriam. Houve resistência, dúvidas”, lembra Cláudia Martins. Mas bastou a quadra nascer para que as conexões florescessem. Hoje, o espaço virou ponto de encontro, laço entre vizinhos, cenário de amizades que vão além do jogo. “Criamos vínculos que levamos para a vida”, diz a empresária Tissiana Rusch. Cláudia completa: “A quadra uniu o condomínio. Até quem não imaginava usar, passou a usar. Virou um lugar de acolhimento”.
Mais saúde, menos telas
O beach tennis também fez bem para o corpo e para a mente. “Além do gasto calórico, a gente se conecta”, afirma a nutricionista Érica Sena. Para Cláudia
Martins, o impacto foi também familiar: “Tirou as crianças das telas, fortaleceu amizades. Hoje sou mais torcedora do que jogadora!”
Caça-palavras da nossa quadra
Encontre no meio da areia palavras que contam a nossa história.
• Integração
• Saúde
• Vizinhança
• Treino
• Convivência
• Sonho
• Torcida
• Superação
• Raquete
• Campeão
Qual dessas palavras têm mais a ver com o seu momento?
Viu como tudo pode mudar a partir de uma boa ideia e conexões verdadeiras?
Aponte a câmera para o QR Code e assista a matéria em vídeo
Especial Mães – Dr. Manoel Góes fala sobre varizes, saúde vascular e os cuidados em cada fase da maternidade
AAs mães carregam seus filhos no colo, no ventre, no coração e também nas pernas. Ao longo da maternidade, o corpo feminino passa por transformações profundas. E entre elas, o sistema venoso é um dos que mais sente os impactos. De acordo com o angiologista e cirurgião vascular Dr. Manoel Góes, as varizes são uma das queixas mais comuns entre mulheres, especialmente após a gestação. “Durante a gravidez, o aumento dos hormônios e do volume sanguíneo sobrecarrega as veias, favorecendo o surgimento ou agravamento das varizes. Após o parto, o acúmulo de atividades em pé, somado ao peso de carregar bebês e crianças no dia a dia, também contribui para a evolução do quadro.”
“Durante a gravidez, o aumento dos hormônios e do volume sanguíneo sobrecarrega as veias, favorecendo o surgimento ou agravamento das varizes.”
Segundo o especialista, a prevenção começa antes mesmo da gravidez. “Orientamos que as mulheres fortaleçam a musculatura das pernas, mantenham o peso equilibrado e evitem longos períodos em pé ou sentadas. Exercícios regulares e o uso de meias de compressão, durante a gestação, são excelentes aliados.”
Com uma trajetória de mais de 20 anos de atendimento, Dr. Manoel reforça que cada fase da maternidade exige um olhar individualizado. “Na gravidez, focamos em evitar desconfortos e prevenir a evolução das varizes. No pós-parto, muitas mulheres voltam ao consultório com dores, sensação de peso nas pernas e inchaço — especialmente no final do dia. Nesses casos, é possível avaliar o melhor momento para iniciar um tratamento definitivo, que pode ser clínico ou com técnicas minimamente invasivas.” Hoje, com o avanço da medicina, tratamentos como a escleroterapia com espuma, laser e microcirurgias oferecem soluções seguras com rápida recuperação e resultados duradouros. “O importante é respeitar o tempo da mulher, o momento da amamentação e oferecer alternativas viáveis dentro da sua rotina.”
Mais do que tratar sintomas, o papel do especialista é valorizar a trajetória de cada mulher. “Ser mãe é um exercício diário de entrega. Cuidar da saúde vascular é também devolver bem-estar, mobilidade e qualidade de vida. Afinal, toda mãe merece seguir firme, com leveza e segurança, para continuar trilhando seus caminhos e os dos seus filhos.”
Dr. ManoelGoes
“O
“
importante é respeitar o tempo da mulher, o momento da amamentação e oferecer alternativas viáveis dentro da sua rotina”
Centro Médico Hospital da Bahia Avenida Profº Magalhães Neto nº 1.541 –Bloco A, sala 8001 71 3017-3307| 3017-3607
Hangar Business Park – Paralela 71 3377-6812 | 3377-6077
Clam Vilas
Rua Itagi, nº 590 - Vilas do Atlântico 71 98643-6654 | 3369-2025 | 3379-8523/0643 @clinica.clam
Clam Lauro de Freitas
Praça Santo Amaro de Ipitanga, nº 16Lauro de Freitas 71 99164-5123 | 3287-0185 | 3378-0883
Na Pirlilim, o aprendizado ocupa muito mais do que uma sala de aula, ele se espalha por jardins, quadra, biblioteca e experiências reais
Criança precisa de espaço para correr, explorar e aprender com todos os sentidos. “São poucos colégios em Salvador com tantos ambientes voltados ao desenvolvimento infantil. Aqui, aprender acontece em movimento, com liberdade e segurança”, diz Evelyn Santana, diretora pedagógica da escola há quase 40 anos, sempre com foco no afeto, acolhimento e parceria com as famílias.
salão de jogos, quadra, piscina e área verde fazem parte da rotina.
São salas amplas, biblioteca, refeitório,
Na Escola Pirlilim, a questão de espaço é levado a sério.
Estrutura que acolhe, pedagogia que inspira
Além da estrutura completa, a Pirlilim oferece uma proposta pedagógica que respeita o tempo da infância e estimula o desenvolvimento integral. Em parceria com a International School, a escola adota formação bilíngue com o inglês inserido na rotina desde os primeiros anos. “Nosso compromisso é com uma educação completa, acolhedora e acessível. Muitos pais se surpreendem ao perceber que qualidade e custo-benefício podem andar juntos”, destaca Evelyn, diretora da escola. A Pirlilim atende crianças da Educação Infantil ao Fundamental I com turno integral, oficinas extracurriculares, alimentação equilibrada e saudável, e muito espaço para brincar, aprender e crescer com autonomia. Para saber mais
Escaneie e descubra como é crescer com espaço, afeto e imaginação.
RA – Modular o intestino antes da reposição hormonal faz diferença?
LA: Totalmente. Um intestino equilibrado metaboliza melhor os hormônios, permitindo doses mais baixas de reposição com maior eficácia e menos efeitos colaterais.
Na Clínica Nutriderm, a modulação intestinal é sempre o primeiro passo antes de qualquer intervenção hormonal.
RA – A saúde da pele também passa pelo intestino?
LA: Com certeza. Muitas condições como acne, rosácea e até o envelhecimento precoce estão associados à disbiose intestinal. Um protocolo de reequilíbrio melhora significativamente a aparência e vitalidade da pele.
RA – E quanto ao emagrecimento?
LA: Sem um intestino funcionando bem, o metabolismo desacelera, há retenção de toxinas e desequilíbrio hormonal. No Método Re-programe, focamos primeiro em limpar e regenerar o intestino antes de qualquer plano de emagrecimento.
RA – Como funciona o seu protocolo exclusivo?
LA: O Re-programe é dividido em fases e envolve alimentação anti-inflamatória, suplementação estratégica, técnicas de modulação intestinal e estímulo à mudança comportamental. Cada etapa é personalizada de acordo com o perfil da paciente.
Saiba mais: @metodoreprograme @lidianeangelim
dicas para cuidar bem do seu intestino
1. Coma alimentos de verdade
2. Inclua fibras diariamente
3. Hidrate-se bem
4. Durma bem e gerencie o estresse
5. Movimente-se
6. Use suplementos
Suplementos recomendados: Re-start, Re-intestil, ômega
3 e N-acetil cisteína para regenerar a parede intestinal e melhorar a microbiota.
RA – Qual o primeiro passo para quem quer cuidar do intestino?
LA: Observar os sinais, como inchaço, excesso de gases, prisão de ventre, intestino solto, insônia, enxaqueca, queda de cabelo e irritabilidade. Esses sintomas costumam indicar desequilíbrio intestinal.
RA – Por que você criou o Método Re-programe?
LA: Porque percebi que muitas mulheres tratavam sintomas isolados, como queda de cabelo, ganho de peso e insônia sem considerar a raiz dos problemas. Criei o Re-programe para oferecer um cuidado integral e personalizado.
Na curadoria
o Sá Marina oferece:
• Corte, coloração, especialistas em cacheadas e crespas
• Maquiagem, penteados, noivas e madrinhas
• Unhas, podologia, depilação
• Quiropraxia, acupuntura, massagens
• Atendimento externo para eventos
Há lugares que cuidam da pele. Outros do cabelo. Alguns das unhas. O Sá Marina cuida de tudo isso e da alma
Criado em 1999 e adquirido por Nea Vasconcelos em 2007, o Sá Marina nasceu com um propósito raro: ser um refúgio. Um espaço onde a beleza é consequência do acolhimento. Onde cada detalhe fala sobre afeto. Hoje, com Nei Ramos à frente e uma equipe de mais de 50 profissionais, o Sá Marina preserva sua essência: calor humano, escuta verdadeira, presença. “As pessoas vêm por um serviço e descobrem leveza, conexão. Dizem que aqui tem uma energia diferente. E tem mesmo”, resume Renata Soares, gerente administrativa.
Marque agora seu horário
R. das Dálias, 517 - Pituba
salaosamarina 71 98189-1928
• Boutique Ksy (semijoias) e Lollita Store (moda feminina)
• Serviço de manobrista gratuito
Entre espelhos e histórias, há memórias que se eternizam “Aqui me preparei para tantos momentos marcantes com minhas filhas, Vanessa e Gabriela. Somos sempre recebidas com carinho e sorrisos. O Sá Marina é parte da nossa história”, conta a cliente Karla Daltro, moradora do Horto. E é isso: um salão que vai além do espelho. Um lugar onde a beleza reflete algo maior — o cuidado que transforma.
Quer sentir essa energia de perto? Aponte a câmera para o QR Code e mergulhe no universo do Sá Marina.
Seja também. Reserve sua vaga para
Só quem é Sartre, sabe. E quem ainda não é, quer saber. Estudar aqui é diferente. Ou melhor: viver aqui. Crescer com valores, confiança e carinho. Compartilhar o orgulho de cada excelente resultado, a experiência de cada atividade que nos forma e transforma, a segurança de ter as melhores referências e o sentimento de pertencer a uma escola que tem história. O Sartre se mistura com a vida da gente, pra vida toda. Venha sentir.
No Horto, segurança é mais do que presença ostensiva, é uma rede de colaboração sustentada por ações cotidianas. “A participação dos moradores é imprescindível”, lembra o major. “O conceito de vigilância natural – com porteiros, prestadores de serviço e moradores atentos – é essencial para a qualidade de vida.” Coda reforça: “A segurança começa em cada atitude, como evitar distrações, seguir orientações da associação e participar das reuniões”. Para Raimundo Júnior, a comunicação rápida entre segurança privada e polícia é um dos segredos do sucesso. “Contamos com equipes de ronda 24 horas no bairro, o que nos permite acesso rápido às informações das câmeras e a identificação de veículos suspeitos. Essas informações são repassadas quase em tempo real para a Polícia Militar. Isso agiliza a resposta e amplia a sensação de segurança para os moradores.” O resultado? Redução dos índices de criminalidade e um ambiente mais tranquilo para todos.
Se __ __ t __ __ o s juntos, ficamos
seguros.
Preencha com as letras que faltam para descobrir uma mensagem poderosa. Resposta: Se estamos juntos, ficamos mais seguros
O que vem por aí: novas ações prometidas para o Horto
• Reativação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd);
• Ampliação do sistema de câmeras com reconhecimento facial e leitura de placas nas entradas do bairro;
• Estudo para implantação de um pelotão de motociclistas sediado no Horto, aumentando a capilaridade do patrulhamento em Brotas e no Horto Florestal;
• Aumento do fluxo de viaturas e reforço da presença da PM no bairro.
Justiça concede revisão que pode aumentar sua renda em até 40% e pagar retroativos dos últimos cinco anos
CEddie Parish: Advogado, mestre em direito público pela UFBA, professor convidado em pós-graduações de direito processual civil e direito previdenciário, membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual e do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário. Sócio do Parish & Zenandro Advogados e integrante do CESA (Centro de Estudos das Sociedades de Advogados).
Siga o Parish & Zenandro nas redes sociais: @pzadv (Instagram e Facebook)
Acesse o site do PZ –www.pz.adv.br
Aponte a câmera do seu celular para o QR Code e conheça o PZ!
om a Reforma da Previdência de 2019, a Aposentadoria por Invalidez – agora chamada de Aposentadoria por Incapacidade Permanente –passou a ter um cálculo mais rigoroso, reduzindo o valor do benefício para quem se aposentou após 13/11/2019.
“A boa notícia é que a justiça tem corrigido essa falha e revisado as aposentadorias por invalidez de quem teve o início do benefício a partir de 13/11/2019”, afirma Eddie Parish, advogado e sócio do Parish & Zenandro Advogados, escritório especialista em Aposentadorias no INSS e no Serviço Público.
Veja como saber se tem direito:
Consulte um especialista para verificar a data de início do seu benefício;
O profissional analisará o cálculo feito pelo INSS;
Organize seus relatórios médicos (antigos e atuais), pois isso pode impactar o valor dos retroativos;
Após a análise, você saberá se tem direito à revisão e qual será sua nova renda;
Também será possível estimar os valores retroativos que poderá receber;
Além do aumento da renda, o especialista pode verificar se você tem direito a 25% adicionais na aposentadoria e isenção de Imposto de Renda, entre outros benefícios.
Procure um especialista e garanta o que é seu por direito!
A matéria te contou. Agora, Dr. Eddie te explica. Dê o play.
Descubra novos sabores em um restaurante onde o charme do ambiente, o cuidado no atendimento e o frescor dos ingredientes se encontram para criar experiências simplesmente irresistíveis.
Bem-vindo ao Martim Pescador.
@martim_pescador martimpescadorsalvador
“Quero ser lembrada como a mãe deles”
Vanessa Cangussú, moradora do Horto e mãe de Luma e Gabriel, gêmeos de 11 anos, chegou este ano à comunidade AngloBrasileiro, na unidade Itaigara. Para ela, estar presente é parte do compromisso com a educação dos filhos. “Eu levo, pego, participo. Quero ser lembrada como a mãe deles. Me faço presente, desejei muito meus filhos, e acredito que a segurança começa com esse vínculo.” Ela destaca com entusiasmo o projeto AOT promovido pelo colégio. “É um ensino fora da caixinha, mas sem perder o rigor pedagógico. Eles leem, sintetizam e apresentam. Isso é formação para o futuro.”
“A escola é espaço de construção de identidade e autoestima”
Juliana Freitas, também moradora do Horto, é mãe dos alunos Rafael e Marcelo no Anglo-Brasileiro –um na unidade Itaigara e outro em Patamares. Ela reforça a importância de um ambiente escolar que acolhe e respeita a individualidade. “O mundo digital gera comparações e julgamentos. A escola precisa ser um espaço de construção de identidade e autoestima, e o Anglo faz isso com sensibilidade e presença.” Ela também valoriza a abertura da unidade Itaigara que trouxe mais praticidade para a rotina da família. “Agora estamos a oito minutos da escola com o mesmo olhar humano e o mesmo padrão acadêmico. Isso faz diferença.”
Em tempos digitais e de mudanças rápidas, pais moradores do Horto e a equipe do AngloBrasileiro compartilham experiências sobre como a presença, o afeto e a escuta ativa seguem essenciais na educação
Fotos Ricardo Prado
“Seguimos
Do lado da escola, o compromisso é com uma formação que integra razão e emoção, conteúdo e convivência. “Sabemos que o mundo está mais acelerado e digital, mas seguimos firmes na missão de acolher, formar e caminhar junto com cada aluno e sua família”, destaca a direção do Anglo-Brasileiro.
Marcelo, filho de Juliana, na unidade Itaigara
Educação com presença, até no digital. Acesse o QR Code.
Os gêmeos Luma e Gabriel com a amiga Maria Fernanda, na nova unidade do AngloBrasileiro no Itaigara
Na prática, esse olhar se revela no cotidiano, como encontros, rodas de conversa, escuta ativa e atenção aos detalhes desde o “bom dia”, na porta, ao acompanhamento próximo das famílias. “Acreditamos que vínculo se constrói na convivência e nada substitui o olho no olho e o afeto nas pequenas interações.”
Quando a comunicação precisa ser rápida, precisa e sem margem para erro, a escolha é unânime: DRM Radiocomunicação
“A qualidade dos rádios superou nossas expectativas. Comunicação sem falhas todos os dias.” A fala é de Elisabete, gerente de um condomínio na capital baiana. E ecoa o que muitos já perceberam: a DRM entende que, em segurança, logística ou gestão condominial, comunicar bem é essencial. “Há três anos, contamos com a DRM. O atendimento é impecável e os equipamentos são conservados e eficientes. A parceria é duradoura porque funciona”, conclui o administrador Luís Fernando.
Esse propósito tem sido cumprido com excelência, como destaca Evandro, gerente de operações em segurança:
“Rádio bom é aquele que não falha. E suporte rápido faz toda a diferença. A DRM entrega os dois.”
Fica a dica:
Rádios profissionais operam em frequência própria e não dependem de internet. Isso garante estabilidade em áreas críticas – um diferencial real em condomínios, eventos e operações críticas.
Quem lidera essa operação é Dênia Melo, diretora da DRM:
“Nosso propósito é claro: conectar pessoas nos momentos mais desafiadores”
Acesse, conheça as soluções da DRM e acompanhe no Instagram os bastidores de quem leva conexão a sério.
Walter Schimmelpfeng lidera projetos que unem inovação, estética e responsabilidade ambiental com atuação crescente em Salvador e em todo o Nordeste
Na arquitetura, há quem projete espaços. E há quem projete futuros. Walter Schimmelpfeng pertence ao segundo grupo. À frente da Andrade Schimmelpfeng Arquitetura, ele transforma ideias em ambientes de alto impacto com técnica, sofisticação e visão sustentável. Com sede em Salvador e 18 anos de trajetória, o escritório é referência nacional em projetos que aliam eficiência, beleza e propósito, incluindo residências, clínicas, escritórios
Minha arquitetura nasce da experiência. O espaço precisa contar uma história que o morador reconheça como sua
corporativos, postos de abastecimento de aeronaves, plantas industriais e empreendimentos urbanos. “Projetar não é apenas desenhar é traduzir ideias em espaços que inspiram, acolhem e funcionam com perfeição”, afirma Walter. Formado pela UFBA, com especializações no Brasil e nos Estados Unidos, ele comanda uma equipe multidisciplinar com forte atuação nacional. Entre os destaques, estão a planta de liquefação de gás em Itabuna (BA), a unidade de abastecimento de aeronaves em Aracaju (SE) e mais de 15 estruturas entregues com soluções sustentáveis. Em 2025, seu escritório será o primeiro do Norte e Nordeste a conquistar a certificação Carbono Zero B.
Quatro anos de CASACOR e um prêmio por unanimidade
No design de interiores, Walter também se destaca. Em 2024, venceu o Prêmio CASACOR Bahia de Melhor Studio com o projeto Studio Aquarela, eleito por unanimidade. Inspirado em cápsulas do tempo e na herança nordestina, o espaço combinou texturas, aromas e afetos. “Minha arquitetura nasce da experiência. O espaço precisa contar uma história que o morador reconheça como sua”, resume. Com estética limpa e pensamento inovador, Walter entrega projetos que unem forma, função e intenção. “Cada cliente é único. E o desafio é sempre entregar algo memorável, sustentável e à frente do seu tempo.”
Quer conhecer mais projetos assinados por Walter Schimmelpfeng?
Aponte a câmera para o QR Code e descubra um portfólio que une inovação, sustentabilidade e beleza em cada detalhe.
Capacitação promovida pela Fator Realty reúne corretores e impulsiona mercado imobiliário de alto padrão em Salvador
Escuta qualificada, abordagem refinada e domínio técnico: esses são pilares do atendimento de alto padrão e também o fio condutor da edição especial do Fator Conecta promovida pela Fator Realty, no Hub Fator. A capacitação reuniu mais de 200 corretores em uma jornada de imersão com foco em tendências de consumo, comportamento do cliente exigente e estratégias que elevam o relacionamento comercial à altura dos produtos de luxo.
O encontro contou com a presença de Sérgio Langer, uma das maiores referências no Brasil em vendas de imóveis de alto padrão, e reforçou o compromisso da Fator Realty com a excelência: investir não apenas em empreendimentos, mas também nas pessoas que representam sua marca no mercado.
“O corretor que atua com imóveis de alto padrão precisa estar tão bem preparado quanto o produto que representa”, afirma Tiago Miranda, diretor executivo da Fator Realty.
o bairro que reflete os valores e a visão de uma empresa que soube enxergar além do seu tempo.
O endereço da imersão não foi escolhido por acaso. O Hub Fator, localizado no bairro Aquarius — um dos marcos mais expressivos da atuação da Fator Realty em Salvador — representa mais que uma estrutura física. É a materialização de uma visão urbana sofisticada, construída com consistência ao longo de mais de quatro décadas.
Com mais de 300 mil m² de área incorporada, o bairro é um verdadeiro polo de transformação urbana, onde a Fator deixou sua marca de inovação e qualidade. Foi também em Salvador que a empresa protagonizou um feito pioneiro: a primeira incorporação imobiliária
residencial composta por vários prédios na cidade. Um marco que redefiniu o mercado local e abriu caminho para uma nova era da arquitetura e do urbanismo na capital baiana. Para o diretor institucional da incorporadora, Marco Chompanidis, a construção do luxo está nas relações duradouras. “É preciso compreender o cliente, antecipar desejos, entregar valor antes mesmo da proposta. O luxo está na experiência”, afirma.
Hoje, a Fator Realty segue fortalecendo esse legado, influenciando a evolução da cidade e contribuindo para a valorização da arquitetura e do mercado imobiliário de Salvador.
Especialista em imóveis de luxo compartilha aprendizados com os participantes da imersão:
• Valor antes da proposta: o cliente de alto padrão compra muito mais do que um imóvel, ele busca identificação. Antecipe;
• Conexão emocional: crie um ambiente de confiança e diálogo, escutando com atenção cada detalhe;
• Especialização constante: o corretor de luxo precisa estar sempre à frente. Repertório, atualização e atitude fazem toda a diferença;
• Apresentação é tudo: do comportamento à linguagem visual, cada ponto de contato com o cliente precisa refletir excelência.
Acesse mais sobre o universo Fator Realty
Aponte a câmera para o QR Code ao lado e descubra os empreendimentos que traduzem o alto padrão em cada detalhe.
Por Samuel Barbosa
Ocrescimento do Horto Florestal tem se refletido diretamente nas ruas do bairro principalmente nos chamados horários de pico. O trânsito, cada vez mais congestionado, virou parte da rotina de quem mora, trabalha ou circula pela região. Entre os principais gargalos, estão os horários de entrada e saída das escolas que concentram um grande fluxo de veículos e provocam retenções na Avenida Waldemar Falcão e Rua Santa Luzia.
Recentemente, após demandas apresentadas pela AMO Horto, uma
Leia o QR code e veja mais sobre o assunto.
medida da Transalvador buscou aliviar o problema: a interdição da Rua Santa Luzia no sentido Brotas. A tentativa, porém, não teve o efeito esperado. A mudança obrigava os ônibus a descerem a via e realizarem o retorno em frente ao Condomínio Panamby onde a rotatória estreita dificultava as manobras de veículos de grande porte. O resultado foram novas retenções. A decisão foi revista e o tráfego na Santa Luzia reaberto, mas o episódio evidenciou a complexidade de interferir no trânsito do bairro sem um planejamento mais abrangente.
MORADORES APONTAM FALHAS E COBRAM SINALIZAÇÃO
Nas ruas, moradores relatam que o problema vai além da estrutura viária.
“Já fizeram algumas intervenções, melhorou um pouco, mas ainda não está bom”, disse.
Bernardo Santos explica que o trânsito é bem engarrafado principalmente
pela manhã e no final da tarde.
“Tudo está muito mal sinalizado. O trânsito aqui é caótico especialmente vindo da ladeira do Horto para cá (Rua José Avena), aquela parte é a pior”
Já Rui Bastos ressalta a falta de organização.
Transalvador: mudanças em teste e diálogo com a comunidade
O superintendente da Transalvador, Diego Brito, reconhece os desafios e afirma que as ações estão em fase de testes. “Fechamos a via (Rua Santa Luzia) nos horários de maior fluxo e reabrimos depois das 10h. O objetivo é evitar o conflito com o fluxo escolar e de trabalhadores”, explicou. Ele também adiantou que a autarquia já estuda transformar algumas vias em sentido único e que as mudanças estão sendo discutidas com os moradores.
“Estamos ouvindo a comunidade por meio da AMO Horto para ajustar as medidas”
“Estamos ouvindo a comunidade por meio da AMO Horto para ajustar as medidas. O bairro cresce a cada dia com novos empreendimentos e o fluxo tende a aumentar. Precisamos antecipar soluções”, pontuou.
Comportamentos inadequados de motoristas também agravam o cenário. É comum encontrar veículos estacionados irregularmente em frente a prédios, filas
Representando a Associação AMO Horto, a vice-presidente, Vivianni Pinheiro, destacou a importância de uma regulamentação definitiva. “A intervenção na Santa Luzia foi bem aceita, mas precisa deixar de ser provisória. Nosso papel é buscar soluções pensando no coletivo, mas não em demandas isoladas”, afirmou. Ela também defendeu o estreitamento do diálogo com o poder público e reforçou o papel da associação como ponte entre os moradores e a prefeitura.
duplas e bloqueios de retorno em ruas estreitas – atitudes que aumentam ainda mais os congestionamentos.
Futuro exige planejamento
Com a chegada de novos edifícios residenciais, o Horto Florestal vive um momento de transformação. A pressão sobre a mobilidade urbana deve crescer e as soluções precisam ser pensadas com foco no futuro, unindo infraestrutura, sinalização, fiscalização e participação da comunidade.
A nova sede da AMO no Costa Verde Tênis Clube já pulsa com ideias, encontros e sorrisos curiosos. A sala envidraçada chama olhares de quem passa. Crianças entram, vizinhos perguntam, histórias se cruzam. Ainda estamos finalizando os últimos detalhes do estúdio de podcast, sala de gravação e espaço de interação, mas o espírito já está ali: aberto, vivo, coletivo. No rodapé desta página, estão os parceiros que acreditaram com a gente. E você? Vem contar a sua história também.
O lançamento das 9 edições AMO foi um grito de pré-Carnaval e de pertencimento. Reunimos capas, parceiros, lideranças das 16 associações e autoridades no rooftop.27 do Hotel Intercity, com o céu de Salvador como cenário. Tivemos degustação de vinhos Casa Tannat e Miolo, som de Guto Lopes e dos DJs Bahia Boogie (Processman & Santz), e apresentação impecável da mestre de cerimônias Chris Sacramento. Gratidão ao gerente Vinicius Bim, à Carla Acrux e à equipe do hotel. Lá no alto, sentimos: estamos conectados. Criando pontes. Construindo algo maior, juntos.
Par cei ros:
sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade. Veja os parceiros que estão transformando o Espaço AMO Conecta em realidade e vamos aplaudi-los!
Confira as ações da AMO Horto no último trimestre — resultado de um trabalho diário e coletivo
Em parceria com a Limpurb e a Prefeitura-Bairro, seguimos cuidando das ruas com ações constantes de tapa-buraco, capinagem, pintura de meios-fios e fiscalização contra descarte irregular de entulho.
Também realizamos mais uma coleta de lixo eletrônico.
4
Ações da associação
A AMO Horto recebeu o novo comandante, major Kleberson Menezes, e reforçou a parceria com a Max Forte pela segurança do bairro. Veja na página 38.
2
Após a tentativa de mudança na Av. Santa Luzia e o retorno ao formato anterior (ver matéria na página 54), a AMO Horto segue
ouvindo os moradores. Recebemos o superintendente da Transalvador, percorremos os pontos críticos e reforçamos: o trânsito precisa ser pensado para o coletivo. Também estamos atentos ao fluxo de caminhões no RedeMix e ao excesso de carros nas portas das escolas.
Homenagem Nos despedimos de Sr. João que marcou nossa revista com uma história de amor com dona Bernardete. Seu legado segue vivo em memória, afeto e inspiração.
A Associação segue com o mesmo compromisso: valorizar cada vida, cada morador e cada gesto de cuidado.