Pará+ 223

Page 11

Tanto que, em 5 de junho de 2020, 82% dos 200 líderes empresariais dos EUA entrevistados pelo Gartner disseram que pretendiam dar aos funcionários a opção de trabalhar em casa pelo menos parte do tempo após a pandemia; 47% relataram que oferecerão teletrabalho 100% do tempo. Os empregadores não foram os únicos que ficaram satisfeitos: um estudo de agosto de 2020 do IBM Institute for Business Value (IBV) descobriu que 67% dos entrevistados nos EUA preferem trabalhar em casa, pelo menos parte do tempo. Cinquenta por cento dos entrevistados desejam que essa seja sua principal forma de trabalhar quando a pandemia terminar. As carreiras tradicionais de colarinho branco foram as primeiras a oferecer flexibilidade geográfica de trabalho em qualquer lugar, mas há uma categoria crescente de cargos profissionais que também permitirão o teletrabalho e oferecerão oportunidades significativas para expandir o acesso a carreiras de rápido crescimento e bem pagas. Esses são chamados de empregos de “novo colarinho”, que muitas vezes exigem habilidades específicas e exigidas, adquiridas por meio de estágios ou credenciais obtidas em cursos abreviados de pós-ensino médio, mas nem sempre um diploma de bacharel tradicional.

www.paramais.com.br

GUIAS PARA+ n.indd 11

Nessas funções, os funcionários podem esperar trabalhar em equipes virtuais geograficamente dispersas. Os membros dessas equipes terão que saber como colaborar com eficiência, conduzir pesquisas e análises online, usar recursos como IA e a nuvem, dominar as habilidades de fala e apresentação, buscar educação continuada, exercitar a inteligência emocional e se tornar mais automotivados e proativos.

Novas habilidades de colarinho, macio e duro, estão em alta demanda. Um estudo de 2019 do IBM IBV descobriu que as habilidades comportamentais se tornaram ainda mais valorizadas pelos executivos do que a perspicácia técnica. Na verdade, o estudo mostrou que flexibilidade e adaptabilidade às mudanças são agora consideradas as mais importantes, seguidas de perto por gerenciamento de tempo e capacidade de trabalhar com eficácia em ambientes de equipe. Equipes de telecomutação e equipes distribuídas exigem todos esses talentos. Muito antes do COVID-19, o trabalho remoto até se tornou um componente da experiência de estágio do aluno. Por exemplo, durante o verão de 2019, em uma escola P-TECH afiliada à IBM em Baltimore (parte de uma rede de escolas de ensino médio vocacional-técnicas públicas em 24 países, co-fundada pela IBM, que oferece orientação, estágios remunerados e não -custo de diplomas de faculdades comunitárias), estagiários de estudantes de verão trabalharam em um espaço alugado em uma incubadora de empresas. Eles usaram videoconferência e ferramentas de colaboração para trabalhar com colegas e gerentes da IBM em todo o mundo. Os profissionais, é claro, ainda se beneficiam muito com o contato pessoal, e isso provavelmente nunca mudará. Existem muitas anedotas sobre discussões sobre refrigeradores de água ou encontros em corredores que levaram a novas ideias e inovações radicais. O mesmo vale para educadores, que se beneficiam do desenvolvimento profissional presencial e do compartilhamento das melhores práticas. Mas os educadores também estão vendo um benefício em algum aprendizado remoto. Uma professora, em uma escola P-TECH Pará+

11

29/10/2020 17:13:39


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.