Revista Acontece - Novembro 2021

Page 1

Mossoró-RN |Novembro|2021 R$

22,50

Luana Santos: “Eu falo que, se eu não fosse médica, eu seria médica. Não existiria outra profissão com a qual eu me identificasse.”

pág. 10

ACONTECE . Novembro 2021

|

1


2

|

ACONTECE . Novembro 2018


ACONTECE . Novembro 2018

|

3


4

|

ACONTECE . Novembro 2021


ACONTECE . Novembro 2021

|5


EXPEDIENTE

EDITORA: Neide Carlos DIREÇÃO-GERAL: Neide Carlos Marcelo Bento DRT- RN 1728 REPORTAGENS: Maricelio Almeida / Neide Carlos REVISÃO: Gilceleno Amorim DIAGRAMAÇÃO: Marcelo Bento - DRT-RN 1728 TIRAGEM: 5.000 exemplares Foto da capa / Marcelo Bento Para sugestão de pautas, críticas e elogios, entre em contato com:

PORTAL/REVISTA ACONTECE

www.portalacontecern.com.br contato@portalacontecern.com.br neidecarlos01@gmail.com Travessa Mossoroense, 37, Centro - Ed. Teresinha Leite Sala 1 - Mossoró (RN) - CEP: 59.600-012 O CONTEÚDO DOS ARTIGOS E COLUNAS É DE RESPONSABILIDADE DOS SEUS AUTORES.

TELEFONES: (84) 99893.7689 (84) 98814-1034 (84) 98857-1034

acontecern acontece.rn acontecern

6

|

ACONTECE . Novembro 2021

A

EDITORIAL

A edição deste mês da revista ACONTECE traz em suas páginas amarelas uma entrevista especial com a médica mossoroense Luana Santos. Referência em ultrassonografia, dra. Luana é exemplo de profissional que se dedica a cuidar do próximo com amor, zelo, empatia e compaixão. Na entrevista, você vai poder conhecer melhor a trajetória de vida da médica, da mãe, da mulher de fé. Imperdível! Em nossas páginas, você também encontra nesta edição uma reportagem sobre os desdobramentos da CPI da covid na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Afinal, a governadora Fátima Bezerra é culpada ou inocente? O que as investigações apontam até aqui? O que o relatório final da comissão trará de consequências para os agentes políticos envolvidos? A conferir as cenas dos próximos capítulos. A tecnologia também é destaque na ACONTECE deste mês. A rede municipal de ensino de Mossoró inova e adere ao Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEDUC), modernizando as rotinas administrativas da rede, processo que possibilitará, inclusive, a realização de matrículas 100% on-line em todas as escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs). Um avanço expressivo e há tempo aguardado pelos pais dos alunos. E o que esperar do fim do ano, sob a ótica da economia? A expectativa é boa. É o que aponta a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Mossoró, que espera um crescimento nas vendas nesta reta final de 2021. Os detalhes, você encontra nesta edição. Tudo isso e muito mais está disponível nas próximas páginas. Aproveite! A ACONTECE é feita especialmente para você, com muito carinho, dedicação e compromisso. Até a próxima.


ÍNDICE

Conheça em nossas páginas amarelas a trajetória da médica mossoroense Luana Santos, que dedica a sua vida a cuidar do próximo.

ACONTECE traz nesse mês de novembro em suas páginas amarelas uma entrevista especial com a médica mossoroense Luana Santos. Referência em ultrassonografia, dra. Luana é exemplo de profissional que se dedica a cuidar do próximo com amor, zelo, empatia e compaixão.

16 Comércio mossoroense espera crescimento de até 8% nas vendas de fim de ano Com o avanço da vacinação e a consequente reabertura de diversos segmentos econômicos, entidades de classe estão otimistas com a movimentação no comércio até dezembro

2 8

12

Kelps: ‘Já foi possível identificar uma série de irregularidades Comissão que investiga possíveis irregularidades em contratos firmados pelo Governo do Rio Grande do Norte durante a pandemia entra na reta final; presidente da CPI destaca avanço nos trabalhos

18

Colunas: Neide Carlos--------------------------6 Lizana Lima-------------------------30 Karenine Fernandes----------------68 Mario Filho---------------------------66 Clístenes Carlos--------------------70 ACONTECE . Novembro 2021

|7


NOME DE CONSENSO

neidecarlos@portalacontece.com.br

COLUNA

Neide Carlos

O deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB) tem mostrado na sua gestão como presidente da AL, sem sombra de dúvidas, competência. Inclusive, ele foi parceiro da governadora Fátima Bezerra (PT) desde o segundo turno das eleições passada. Esse apoio a Fátima deu uma vantagem a ela sobre o seu oponente Carlos Eduardo (PDT) no segundo turno das eleições de 2016. Tivemos uma eleição bastante apertada e o apoio do deputado Ezequiel foi bem disputado pelos dois candidatos. Ambos queriam muito o apoio do Ezequiel Ferreira, que, claro, não vinha só para somar seu apoio ao Governo do RN, mas também com vários deputados aliados ao presidente. Fátima Bezerra venceu as eleições com 57,6% dos votos válidos e Carlos Eduardo (PDT) obteve 42,4%. Ezequiel Ferreira é o 12° membro da família a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, fazendo parte de uma família que há muitos anos exerce importante liderança política no Rio Grande do Norte. É, desde 2017, o presidente estadual do PSDB no estado.

GOLPE? Quem não se lembra que o MDB foi o responsável direto pelo impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff? Foi um ano de declaração de ódio eterno entre dois partidos, MDB e PT. Agora, o nome com quase 90% de chance de ser o vice de Fátima Bezerra (PT) é o do deputado Walter Alves (MDB). Essa aliança já vem acontecendo nos bastidores, onde os prefeitos do MDB têm vez e voz no Governo do RN. Vergonha!

8

|

ACONTECE . Novembro 2021


SICOOB MOSSORÓ Chega a Mossoró uma cooperativa para atender bem o mercado local e região. A Financeira chega para atuar no mercado, principalmente a classe médica, empreendedores, entre outros. Hoje, seu atendimento é na CDL de Mossoró, mas já adianto aqui que está em fase de construção a sua sede própria. Então, a Sicoob chega chegando a Mossoró. A Anacelly de Paula é a diretora executiva da Sicoob Potiguar. Podemos aguardar grandes negócios. Anacelly é muito competente e comprometida com a Sicoob. Aqui, desejamos sucesso.

OUSE NO PRESENTE Ousé Beauté, a loja mais sofisticada em maquiagem de Mossoró. A loja dispõe de muitas opções. Tem maquiagem para todos os gostos. A Ousé Beauté é referência em Mossoró no conceito de cosméticos, tem marcas nacionais e internacionais, como Catharine Hill, Bruna Tavares, Mari Maria, Mariana Saad, Ruby Rose, Kiss New York, Boca Rosa, Gosh, Payot, Revlon, Vult, Vizzela, L’occitane, Skelt, Beyong e Dailus e, na semana da Black Friday, estavam com até 50% de desconto nos produtos. Aproveite!

JEEP COMMANDER O novo Jeep Commander chegou e já conquistou seu espaço no mercado automobilístico. Lançado no final de agosto, o Jeep Commander começou a ser entregue em setembro já na linha 2022. A versão Overland TD380 4x4 é a topo de linha do SUV de 7 lugares, que tem mais outras três configurações - uma diesel (Limited) e duas flex (Limited e Overland). Ele é um modelo da categoria D-SUV (utilitário esportivo grande). O Commander é o primeiro SUV de 7 lugares da Jeep Brasil. Ele aumenta o nível de sofisticação dos Jeep nacionais. Trata-se do primeiro modelo desenvolvido no país com um conceito global. O carro tem alto nível de segurança, com seis airbags e itens de condução semiautônoma, como frenagem de emergência. E tudo é facilmente configurável no display central. A posição de dirigir é bastante elevada, mas o acesso ao carro é fácil. O Commander também tem boa altura mínima do solo, com 21,2 cm de vão livre. O motor a diesel de 170 cv e o câmbio automático de 9 marchas entregam no Jeep Commander a mesma qualidade já vista na dupla Renegade e Compass, porém com torque ainda maior. Apesar do porte grande (4,77 m), o Jeep Commander é fácil de estacionar, pois não é muito largo (tem 1,86 m de largura). Ficou interresado? procure a concessionária oficial da JEEP em Natal e Mossoró - VNZ JEEP ACONTECE . Novembro 2021

|9


NOVO CURSO

Mossoró recebe curso de Medicina Veterinária da Universidade Potiguar

T

oda a infraestrutura necessária para sediar o curso de Medicina Veterinária da Universidade Potiguar no Campus Mossoró já está nos preparativos finais. Com uma matriz curricular inovadora e a melhor tecnologia para formação na área diferenciada, o curso será mais um marco para a UnP, sendo a única instituição privada a oferecer o curso na cidade, com o objetivo de habilitar profissionais de excelência para atuar na assistência à saúde de animais domésticos e silvestres. O aluno terá a oportunidade de trilhar o caminho mais adequado ao objetivo de sua formação acadêmica, conectado às demandas do mercado de trabalho, trocar conhecimento com outras áreas, ampliar suas conexões e vivência universitá-

10

|

ACONTECE . Novembro 2021

ria. Para isso, além da ampla infraestrutura que o Campus Mossoró já possui, como salas de aula, laboratórios, bibliotecas, simuladores e grandes parcerias já consolidadas no segmento, vale destacar que os educadores envolvidos na construção e condições do curso possuem ampla experiência e formação acadêmica reconhecida, como mestre e doutores. O curso de Medicina Veterinária é uma graduação com um mercado favorável na região, sendo vista com excelentes oportunidades de crescimento. Novo portfólio Para o diretor do Campus Mossoró, Thiago Bernardino, o portfólio de uma Instituição de Ensino Superior

precisa ser um organismo vivo alimentado pelas tendências do mercado de trabalho e das necessidades da sociedade ao qual ela está inserida. “Dentro da autonomia de Universidade que a UnP é contemplada, iremos ofertar 21 cursos novos em 2022, ano este, muito especial, pois completaremos 20 anos transformando vidas em Mossoró”. Entre os cursos, também está Fonoaudiologia, que chega para se somar à nossa área de saúde, diante de um contexto multidisciplinar que será muito exigido pela comunidade, como consequências que a pandemia irá nos deixar, preparando nosso futuro profissional para desenvolver atividades e conhecimentos para atuar na promoção, prevenção, proteção e reabilitação da comunicação humana (saúde auditiva, vocal).


ACONTECE . Novembro 2021

| 11


CPI DA COVID FT. JOÃO GILBERTO

Kelps: ‘Já foi possível identificar uma série de irregularidades e ilegalidades’ ComissãoqueinvestigapossíveisirregularidadesemcontratosfirmadospeloGovernodoRioGrande doNorteduranteapandemiaentranaretafinal;presidentedaCPIdestacaavançonostrabalhos

12

|

ACONTECE . Novembro 2021


A

comissão parlamentar de inquérito (CPI) que investiga possíveis irregularidades em contratos firmados pela gestão da governadora Fátima Bezerra (PT) durante a pandemia da covid-19 entra na sua reta final na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A previsão é de que o relatório final seja votado no dia 16 de dezembro. Até lá, a comissão segue ouvindo testemunhas, apurando os indícios de fraudes e reunindo documentos que poderão esclarecer os questionamentos feitos

pelos parlamentares e pela sociedade potiguar. A revista ACONTECE conversou com o presidente da CPI, o deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade), que faz um balanço positivo dos trabalhos realizados até o momento atual. “A CPI tem nos dado muito orgulho, porque nós estamos conseguindo fazer um trabalho sério, reconhecido pela sociedade, na busca pela recuperação de valores, identificação de culpados e sugestões para melhorar a gestão pública. E assim será até o final da CPI, que corresponderá às expectativas da população do nosso estado”, frisou o parlamentar. Kelps explicou que no dia 8 de dezembro, o relatório final da comissão será apresentado pelo deputado Francisco do PT. Na sequência, haverá ainda duas sessões de discussão do texto, para que a votação aconteça no dia 16 de dezembro. “Tão logo a CPI seja concluída, será enviado o relatório final, a versão final, para a Polícia Federal, Polícia Civil, Ministérios Públicos estadual e federal, Assembleias Legislativas de todo o Nordeste, Procuradoria-Geral da República e Congresso Nacional, além do Tribunal de Contas do Estado e da União, para serem tomadas as medidas cabíveis”, pontuou o deputado. O parlamentar revelou que as investigações dos 12 contratos que somam R$ 72,23 milhões já identificaram irregularidades. “Já foi possível, sim, identificar uma série de irregularidades e ilegalidades, que serão expostas, tenho certeza, no relatório final, indicando as pessoas a serem indiciadas”, afirmou Kelps Lima, acrescentando ainda que o trabalho da CPI vem sendo reconhecido não só no RN. “A sociedade, como um todo, aprova os trabalhos da CPI, que, apesar de funcionar

num estado pequeno do Brasil, repercute nacionalmente; isso mostra seriedade, compromisso. A gente segue tranquilo, feliz, orgulhoso com o trabalho realizado até agora.” O presidente da CPI da Covid na Assembleia Legislativa do RN também comentou o fato de algumas testemunhas optar por permanecer em silêncio durante os depoimentos prestados à comissão. É o caso do gerente administrativo do Consórcio Nordeste, Valderir Cláudio de Souza; do gerente de Finanças do Consórcio, Jesiel Soares da Silva; e do secretário-executivo do Consórcio, Carlos Gabas. Todos obtiveram decisões judiciais que garantiram a eles o direito de não responderem às perguntas formuladas pelos membros da CPI. “Os investigados que ficaram em silêncio não colaboraram com a CPI, mas eles têm esse direito constitucional e a gente não pode incriminá-los pelo seu silêncio, mas, ao ficarem em silêncio, eles abriram mão de se defender. Vou dar um exemplo objetivo: a dona da Hempcare, a empresa contratada por R$ 48 milhões (para o fornecimento de respiradores nunca entregues ao Consórcio Nordeste – veja detalhes mais abaixo), disse que Carlos Gabas pediu para que parte desse dinheiro fosse doada à cidade de Araraquara. Ele teve a oportunidade de se defender e não quis. O prefeito de Araraquara (Edinho Silva) teve a oportunidade de vir aqui, apresentar uma justificativa, e não quis”, pontuou Kelps. “Nesse caso específico, a gente vai ter que usar a documentação que nós temos e o depoimento que nós temos, que é o da dona da Hempcare, juntamente com outros elementos de provas, como, por exemplo, extrato do Diário Oficial da Prefeitura de ACONTECE . Novembro 2021

| 13


Araraquara. Esperávamos que essas pessoas do Consórcio Nordeste, que são remuneradas pelo povo do RN, no mínimo colaborassem com a CPI”, complementou o deputado. Respiradores nunca entregues: prejuízo de R$ 5 milhões ao RN Uma das principais linhas de investigação da CPI é a compra frustrada de respiradores pelo Consórcio Nordeste, em 2020, que resultou em prejuízo de quase R$ 50 milhões para os estados da região, sendo R$ 5 milhões para o Rio Grande do Norte. Os equipamentos nunca foram entregues, apesar de o governo Fátima Bezerra ter pago o valor acertado em contrato de forma antecipada. Esse tema dominou o debate da CPI ao longo de várias sessões. Em seu depoimento à CPI, o procurador-geral do Estado, Luiz Eduardo Marinho, falou sobre as ações da Procuradoria na pandemia com vistas a dar celeridade aos processos de aquisição de equipamentos e contratação de serviços. Na reunião, Marinho também comentou sobre as diretrizes do Consórcio Nordeste e como ocorria o trâmite para as contratações. Segundo ele, a análise para a compra dos respiradores ocorreu pelo Estado que liderava o Consórcio à época, a Bahia. Marinho confirmou, ainda, que o Rio Grande do Norte ingressou com uma ação civil pública contra empresas e pessoas físicas para reaver os R$ 4,8 milhões pagos através do Consórcio Nordeste à empresa Hempcare. “Ingressamos contra todos que tínhamos informações que indicassem responsabilidade”, explicou o procurador Luiz Eduardo Marinho, mas ponderando que a

14

|

ACONTECE . Novembro 2021

ação está sob segredo de justiça. O presidente Kelps Lima solicitou informações sobre a ação e recebeu o compromisso de Luiz Eduardo Marinho de encaminhar os dados. O parlamentar também questionou o procurador sobre os indícios encontrados que, segundo o presidente da CPI, poderiam apontar para corrupção, não somente de fraudes. “Há uma diferença e é preciso que deixemos isso claro, porque, na minha opinião, as informações apontam para corrupção, e há uma diferença significativa entre isso”, disse Kelps, que afirmou, contudo, respeitar o posicionamento de Luiz Eduardo Marinho em adotar uma postura mais cautelosa ao se referir à investigação. O escândalo dos respiradores motivou, inclusive, a abertura de procedimento administrativo pelo Núcleo de Combate à Corrupção do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF-RN), em meados de 2020. A informação foi revelada, inicialmente, pelo jornalista Dinarte Assunção em seu blog. Os recursos públicos utilizados na operação suspeita até agora não foram devolvidos. O contrato firmado, sem licitação, pelo Consórcio Nordeste repassou cerca de R$ 50 milhões para a empresa Hempcare, cuja dona, Cristina Prestes, alegou que encontrou problemas técnicos nos aparelhos da China e resolveu cancelar a exportação. Naquele momento, ela acertou a compra dos respiradores nacionais da empresa Biogeoenergy, do empresário Paulo de Tarso, que também nunca foram entregues. No dia 1° de junho de 2020, os donos das duas empresas foram presos pela Polícia Civil da Bahia acusados de fraude.

Os empresários foram soltos após cumprirem prisão temporária de cinco dias. A Biogeoenergy recebeu da empresa Hempcare R$ 24 milhões para fabricar respiradores no Brasil. Além da parcela da Biogeoenergy, houve, ainda, o pagamento de R$ 12 milhões para intermediários e mais R$ 10 milhões de lucro da Hempcare. Em entrevista no ano passado ao jornalista Dinarte Assunção, o empresário Paulo de Tarso Carlos afirmou que havia dito ao Governo da Bahia que a transação liderada pelo Consórcio estava com valor inflacionado embutido. “Vendemos nosso produto por um preço justo para a Hempcare e ela tentou repassar para o consórcio por um preço inflacionado. Não compactuamos com isso. Avisamos o Governo da Bahia sobre essa operação e, para a nossa surpresa, nós, que denunciamos, fomos acusados de fraude. Não há motivos para vender esse equipamento tão caro quanto o Governo ia pagar. Nós não nos envolvemos nesse tipo de operação”, destacou o empresário. Ao ser convocado para prestar depoimento à CPI da Covid no RN, Paulo de Tarso solicitou uma sessão secreta para repassar informações. O presidente da comissão, que ouviu o investigado antes da sessão, discutiu sobre quais poderiam ser as informações e concordou com o pedido. “Vamos analisar o conteúdo e saber o que poderemos publicizar, mas somente após a análise”, disse Kelps Lima. Já os donos da Hempcare, Luiz Henrique Ramos e Cristiana Prestes Taddeo, donos da Hempcare, permaneceram em silêncio e não responderam nenhuma pergunta dos parlamentares.


CPI pede saída do RN do Consórcio Nordeste Um dos encaminhamentos já definidos pela CPI da Covid foi a aprovação de requerimento que pede à governadora Fátima Bezerra a saída do Estado do Consórcio Nordeste. O requerimento foi aprovado por dois votos favoráveis, um contrário e uma abstenção. O pedido, de acordo com Kelps Lima, teve por base o próprio contrato previsto para o ingresso e os indícios que foram encontrados de fraudes no grupo. Sem poder detalhar os argumentos devido a informações sigilosas a que a CPI teve acesso, o presidente disse que são informações que apontam fraudes e que a própria chefe do Executivo também teve acesso. Na votação do requerimento, Kelps Lima e o deputado Gustavo Carvalho (PSDB) foram favoráveis à proposta. Para Kelps, a permanência do Estado no Consórcio, mesmo após acusações de corrupção, mau uso de dinheiro público e desvio de finalidade, seria um péssimo indicativo de prioridades de Fátima Bezerra. “Agora é aguardar se a governadora Fátima Bezerra, que será notificada formalmente e com acesso aos documentos comprobatório de mau uso de dinheiro do nosso Estado, vai permanecer ou não com sua decisão de prestigiar o senhor Carlos Gabas. Entre outros fatos suspeitos, Carlos Gabas solicitou que quase R$ 5 milhões do dinheiro arrecadado pelos estados nordestinos fossem doados à Prefeitura de Araraquara, gerida pelo seu colega de partido Edinho do PT. O que parece é que os aliados partidários da governadora são mais importantes que o nosso Estado”, apontou Kelps Lima. Por outro lado, os deputados Francisco do PT e George Soares (PL) defenderam o Consórcio Nordeste enquanto instrumento capaz de colaborar com as ações dos estados. Para eles, é preciso que se

aguarde o fim das investigações antes de atitudes como a saída. “O Ministério Público e a Justiça foram contra um pedido para suspensão dos repasses para o consórcio, entendendo a importância que ele tem e que não há razões concretas para suspensão. Por entender que as pessoas ainda são investigadas, e não condenadas, e pela importância do Consórcio, voto contrário ao requerimento”, comentou Francisco do PT. “Não creio em conluio de governadores para fraudes, mas como o requerimento é para sugestão, indicação à governadora, eu me abstenho”, complementou George Soares. Não deve haver ‘juízo de valor’ na comissão, diz relator da CPI O relator da CPI da Covid na Assembleia, deputado Francisco do PT, afirmou durante sessão ordinária na Casa Legislativa que não deve haver condenação prévia dos investigados e defendeu um posicionamento “sem juízo de valor antecipado”. “Num processo de investigação, o que se busca são as provas para que ao final, aí sim, possa se ter juízo de valor, até mesmo porque já assistimos no Brasil que julgamentos feitos através de convicções não são um bom exemplo para o estado democrático de direito”, disse Francisco, acrescentando ainda que “alguns dos fatos não estão suficientemente esclarecidos”. Francisco do PT reforçou que a postura da CPI precisa ser “responsável com o processo e que, caso haja provas condenatórias, que estas sejam apresentadas. Tenho certeza de que todos nós aqui nos indignamos com o golpe que os estados nordestinos sofreram de uma empresa que recebeu os recursos antecipadamente e não forneceu os equipamentos. Todos queremos que os estados sejam ressarcidos, mas não podemos aceitar a tentativa de condenação prévia”, concluiu Francisco.

Relação dos contratos que estão sendo investigados na CPI - Contratação de Hospital de Campanha no Arena das Dunas. - Aquisição de sacos de lixos hospitalares. -Aquisição de respiradores “fantasmas” através do Consórcio Nordeste. - Aquisição de EPIs. - Aquisição de SWAB e reagentes para o Lacen. - Contratação de locação de ambulância para transporte de pacientes com covid. - Entidade contratada para abrir leitos clínicos e de UTI no Hospital João Machado, sem estrutura mínima e com pagamento antecipado. - Aquisição de 15 ventiladores pulmonares por R$ 1,6 milhão, sendo que 14 ventiladores nunca funcionaram. - Manutenção de ventiladores pulmonares; - Aquisição de filtros para ventiladores pulmonares. - Contratação de pesquisa do estado do Piauí. - Propaganda do Governo paga com recursos da covid feita por filiado ao PT e ex-candidato a senador.

ACONTECE . Novembro 2021

| 15


16

|

ACONTECE . Dezembro Novembro 2019 2021


ENTREVISTA DRA LUANA SANTOS

A

os 33 anos, a médica mossoroense Luana Santos, noiva de João Almeida, filha de Maria da Conceição de Sousa Santos e João Newton da Escóssia Júnior (que era mais conhecido como “Júnior Escóssia”, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Mossoró), já superou muitos momentos difíceis, como a perda do marido, mas não se deixou abalar diante dos obstáculos impostos pela vida. Apaixonada pela medicina desde a infância, nunca teve dúvida que caminho seguir profissionalmente, e hoje, é referência em ultrassonografia, além de realizar biopsias e atuar como colunista da revista ACONTECE. Na longa conversa a seguir, você conhecerá melhor não apenas a médica Luana Santos, mas a mulher Luana, a mãe, a empreendedora, alguém com muita fé em Deus e que tem como lema a máxima que da vida não se leva nada, mas se deixa. E é com esse pensamento que Luana tem percorrido uma brilhante trajetória de vida, dedicando-se a cuidar do filho, o pequeno Marcus Anaya Santos, e do próximo, de seus pacientes que ela considera como sua família também. A médica também se destaca pelo seu espírito solidário, sempre disposta a ajudar o outro. “Eu sou médica por amor, por isso que sou tão abençoada”, afirmou Luana. Na entrevista, a médica aborda ainda os desafios da profissão no contexto da pandemia do novo coronavírus, a perda do pai para a covid-19, os projetos para o futuro e deixa uma bonita mensagem para os leitores na revista ACONTECE. Acompanhe.

ACONTECE . Novembro 2021 ACONTECE . Novembro 2021

|| 1717


ENTREVISTA

DRA LUANA SANTOS

REVISTA ACONTECE – Fale-nos um pouco sobre as suas memórias de infância. LUANA SANTOS – A minha infância foi marcada por muitos momentos felizes. Ficam as memórias daquela família bem unida, colaborativa, que sempre estava reunida para comemorar as festas, como o Natal. Aproveitei muito com os meus primos, viajando para praia de Icapuí (CE), que é o lugar que mais marcou minha infância, quando reunia toda a família com os meus tios, avós, bisavós, para curtir as férias, andar a cavalo, ir à praia.

18

|

ACONTECE . Novembro 2021 ACONTECE . Novembro 2021

RA – Além disso, o que mais lhe recorda da sua infância? LS – A minha infância, além dessa parte maravilhosa, também teve a parte difícil. Eu fui um pouco ausente da minha família paterna e acabei ficando mais direcionada à família da minha mãe. Eu sou a mais velha de uma família de três irmãs, recordo-me que muitas vezes eu tinha que ficar com minhas irmãs para minha mãe poder trabalhar e ajudava-a nas tarefas de casa. Minha mãe teve a responsabilidade de trabalhar, cuidar, educar e direcionar as filhas no caminho correto. Eu sempre vi minha mãe como um

exemplo de mulher forte e determinada, que, apesar de todas as dificuldades impostas pela vida, nunca deixou de priorizar a família. Sempre estudei muito, eu falo que renunciei um pouco da minha infância, adolescência e juventude para estudar. Eu sempre falava: só ficava de casa para a escola, e foi esse trajeto durante muitos anos. RA – Em algum momento, a senhora se arrependeu dessa sua decisão? LS – Não. Eu me tornei o que sou hoje pelas escolhas e decisões daquela época, então posso afirmar


que, apesar das renúncias, seguiria o mesmo trajeto novamente. RA – E o casamento, em que momento surgiu? Após a conclusão da graduação? LS – Eu me casei quando estava cursando medicina. Casei-me com um boliviano que morava nos Estados Unidos. Tive, com ele, meu filho Marcus, e após oito anos de casamento, ele foi diagnosticado com câncer e com 13 dias ele faleceu. Foi uma fase muito difícil da minha vida, enfrentar essa perda. É algo que a gente não programa. Eu acredito que quando a gente se casa, a gente planeja envelhecer juntos, então foi um ciclo que quebrou ali. Foi difícil porque eu vi que a minha constelação familiar foi fragmentada. De repente, eu tive de vir morar no Brasil, vim com o meu filho, teve toda a questão da adaptação dele, que não foi fácil. RA – Foi uma fase de muitos desafios, então. LS – Foi. Primeiro que teve o desafio da mudança de país. Queira ou não, foram vários anos morando fora. Marcos tinha pouco contato com a família dele aqui do Brasil, com a própria cultura do nosso país. Teve a tensão da revalidação do diploma, que eu sempre falo que para mim não foi difícil, porque eu fui sempre uma pessoa que estudou muito, então para quem estuda, não existe dificuldade em conseguir algo que almeja. A parte mais difícil foi a perda (do marido) e a adaptação aqui no Brasil. RA – Quando a senhora decidiu seguir a medicina como profissão?

LS – Eu escolhi ser médica desde a infância. Sempre falava que seria ser médica. Quando pequena, eu fazia muitos estudos em animais, ficava observando-os e, quando estavam doentes, buscava maneiras de curá-los. Quando via algum inseto morto na rua, eu sempre procurava saber o motivo que o levou à morte, muitas vezes levava para casa para ver as estruturas internas deles. Aquilo sempre me chamou a atenção. Eu falo que se eu não fosse médica, eu seria médica, não existiria outra profissão com a qual eu me identificasse. RA – A senhora se lembra de algum episódio específico nessa fase, ainda criança, adolescente, relacionado a esse desejo de ser médica e esse estudo em animais? LS – Quando estudava no Cefet, hoje IFRN, eu já era encantada pela medicina. Lembro-me que conversei com o meu professor de biologia para fazer um projeto de dissecação de animais. Montei um grupo na escola para estudar esses animais, que no caso eram sapos. Pedimos licença aos órgãos competentes para capturar alguns sapos em Mossoró e começamos a estudar a anatomia do coração desses sapinhos. Não era um estudo muito específico na área de cardiologia, mas, de vez em quando, encontrávamos malformações nesses animais. Eu me lembro que, na época, muitas pessoas tinham medo de fazer isso que eu tinha tanta coragem e habilidade, que era dissecar os sapos. O projeto teve muito sucesso e a gente acabou ganhando uma premiação como melhor exposição do Cefet naquele ano. É uma lembrança bem marcante, porque

Eu sempre falo que na vida a gente não leva nada. Na vida a gente deixa. O que eu, Luana, quero deixar nessa vida, ou em outras vidas, é o amor.

eu vi que quando eu mostrei aos meus colegas de turma essa habilidade em dissecar os animais, muitos deles vieram falar comigo depois, afirmando que, a partir dali, despertou neles o desejo em estudar medicina. Queira ou não, acabei influenciando outros colegas de turma. RA – Sua graduação foi na Bolívia, não é isso? LS – Isso. Passei seis anos lá estudando medicina e estou formada exatamente há seis anos. Terminei em 2015. Quando conclui, fiz o Revalida e consegui a aprovação de imediato. Depois, fui estudar ultrassonografia. Agora em janeiro, completo quatro anos de atuação nessa área. Atualmente, trabalho em Mossoró e Icapuí (CE), mas já trabalhei em várias cidades, e hoje estou mais estabelecida na minha cidade natal, apesar de ainda atender em Icapuí. Costumo falar que temos de priorizar ACONTECE ACONTECE . Novembro . Novembro 2021 2021 -

| 1919


ENTREVISTA

20 20 |

DRA LUANA SANTOS

ACONTECE . Novembro 2021 ACONTECE . Novembro 2021


os atendimentos na cidade onde a gente mora. Então, eu comecei a colocar isso em prática, dedicando-me a cuidar e curar o meu povo, evitando também os desgastes de viagens, coisa que eu já fiz muito. Quando o profissional é bom, o paciente vem até você, cria aquela confiança, aquele vínculo entre médico e paciente, ele vem em busca do seu profissionalismo, do seu trabalho. RA – Conte-nos como se deu a sua busca pela ultrassonografia. LS – A minha formação na área de ultrassonografia foi no Cetrus, que é um centro de referência nacional em diagnóstico por imagem. Lá, realizei mais de 40 cursos na área de ultrassonografia no período de menos de três anos, cursos de formação e de atualização. Escolhi ultrassonografia, pois sabia que o meu paciente sairia do meu consultório com o diagnóstico mais completo, realizando a consulta e complementando através do ultrassom. Eu amo o que faço, e se eu tenho amor, conhecimento, sabedoria na minha área, o que eu posso dar aos meus pacientes é tudo isso, dar segurança, transmitir responsabilidade para eles, conhecimento. Eu considero isso uma forma de amor e cuidado. RA – E o que a senhora mais gosta no seu trabalho? LS – Eu sempre falo que todos os pacientes que entram na minha sala devem sair melhores do que entraram. No meu trabalho, eu enxergo aquele ser humano como alguém que é o amor de alguém, que merece carinho, atenção e tratamento. Eu vejo o meu trabalho além da ultrassonografia, cuidando do paciente com mui-

to amor, zelo e respeito. Sempre dando o meu melhor, arrancando sorrisos e quebrando o gelo existente na relação médico–paciente. RA – E como agir diante de um diagnóstico que não é muito satisfatório para o paciente? LS – Eu sempre falo aos pacientes que, além de médica, eu sou professora, porque eu gosto muito de fazer o exame e explicar tudo que eu vejo, anatomia por anatomia, explico cada órgão e a função dele. Quando eu me deparo com uma situação ruim, eu já vou preparando o paciente, explicando aquele órgão, a função, e também deixando muito claro que a ultrassonografia não é um diagnóstico final, que muitas vezes quando vemos algo alterado, nós precisamos de uma biópsia ou exames complementares para concluir o diagnóstico. Eu tento tranquilizar o máximo possível o paciente, explicando o que é aquela doença, desenhando como é que funciona aquela alteração. Às vezes, algo bem simples o paciente acha que é uma doença terminal, que é o fim, então eu vou lá para mostrar que não, que aquilo ali é muito simples, que com acompanhamento médico adequado, aquela alteração vai desaparecer. RA – E o que é mais difícil? LS – O que hoje mais me dói é quando me deparo diante de uma ultrassonografia obstétrica, já no finalzinho da gravidez, e por algum motivo a gente identifica que aquele bebezinho já não tem mais vitalidade, já não está mais vivo. Ali é algo bem difícil, a gente noticiar para os pais, que já estão esperando o filho nascer.

É muito duro. Não sofrem só os pais, mas a gente também, até porque eu falo que os pacientes acabam sendo a minha família, a gente cria um elo muito intenso e muitos dos meus pacientes acabam sendo meus amigos. RA – Qual o segredo para ser uma boa médica e receber o reconhecimento dos seus pacientes e dos demais profissionais do setor no qual a senhora está inserida? LS – O melhor segredo é você inverter os papéis na hora da consulta, você fazer o papel de paciente. Como você deve ser tratado? Então, o segredo está aí. Muitas vezes, quando estou cuidando de um paciente, eu coloco na minha cabeça que ali é a minha mãe, ou seja, que eu tenho de cuidar daquela pessoa com maior carinho, tenho de cuidar daquela pessoa com grande responsabilidade, porque através do meu diagnóstico, eu tenho de passar informações para outros especialistas, como obstetra, ginecologista, urologista, endocrinologista, que aquele paciente que passou por mim precisa de um tratamento específico ou até mesmo de um procedimento cirúrgico. Eu tenho de passar confiança e precisão no diagnóstico, porque através da minha imagem de ultrassom, outros profissionais terão a responsabilidade de cuidar daquele paciente. RA – O seu trabalho é fundamental no diagnóstico preventivo de inúmeras doenças. Fale-nos um pouco do papel da ultrassonografia na saúde. LS – A ultrassonografia é a porta de entrada para o diagnóstico de inúmeras doenças. Através dela, ACONTECE . Novembro 20212021 ACONTECE . Novembro

21 |21


ENTREVISTA

DRA LUANA SANTOS

podemos diagnosticar nódulos na tireoide, mama, útero, próstata, diagnosticar lesões em ligamentos, tendões, ou seja, é uma ferramenta que pode ser utilizada em qualquer parte do organismo sem emitir radiação aos nossos pacientes. Fazemos diagnósticos de uma maneira muito segura. A ultrassonografia não é só usada no diagnóstico, mas também no estadiamento, ou seja, no acompanhamento de doenças que o paciente já vem em curso como, por exemplo, uma esteatose hepática, a famosa gordura no fígado, alterações, seja de benignidade ou malignidade em nível de mama, útero, ovários, tireoide. É também utilizada como forma de prevenção, em que vamos fazer aqueles exames de rotina anual, para que se chegue a uma conclusão diagnóstica de alguma patologia e a gente possa tratar de maneira mais oportuna possível. A ultrassonografia, com o avanço da tecnologia, está cada vez mais moderna, com equipamentos mais sofisticados, que diagnosticam lesões mínimas com segurança, devido ela não ter componente radiológico. Eu vejo a ultrassom como uma ferramenta diagnóstica de fácil acesso, precisa, e com essa grande vantagem de não produzir nenhum dano ao paciente. Podemos realizar ultrassonografias diariamente em pacientes gestantes, sem comprometer a saúde física da paciente, do seu embriãozinho, ou do seu feto, sem nenhuma complicação. RA – O que a dra. Luana tem como exemplo na sua vida pessoal e profissional? LS – Como inspiração de vida pessoal, minha mãe sempre foi minha referência. Já na minha ACONTECE . Novembro 2021 22 22| | ACONTECE . Novembro 2021


ACONTECE . Novembro ACONTECE . Novembro 20212021 -

23 |23


ENTREVISTA

DRA LUANA SANTOS

formação profissional, eu tive vários médicos nos quais me espelhei durante a faculdade de medicina, profissionais que me ensinaram que a medicina deve ser feita de uma forma que todos tenham acesso, primando sempre pelo atendimento médico humanizado, e que o profissional de medicina sempre tem de estar em constante aprendizagem para melhor atender à população. RA – O que a senhora pensa fora da caixa que permite que as pessoas vejam a sua profissão/ atuação com tanto amor? LS – A medicina sempre foi minha maior paixão, ela me oportuniza a possibilidade de cuidar das pessoas. Quem me conhece, sabe o quanto gosto do contato com os pacientes, de poder ouvi-los e principalmente poder ajudá-los através do meu diagnóstico. Acredito muito no ensinamento do filósofo chinês Confúcio, que diz: “Trabalhe com o que você ama e nunca mais precisará trabalhar na vida”. A diferença está, em primeiro lugar, no amor. Quando você é recebido com amor, já sente o clima diferente. Quando você transmite paz, segurança, aquele ambiente fica mais leve, fica melhor de trabalhar, menos tenso. É isso que eu faço. Às vezes, o paciente chega decepcionado, triste, cansado, porque teve de esperar algumas horas para ser atendido, devido à grande demanda, e aí eu sei que esse paciente vai entrar angustiado, mas aí eu digo que tenho de transformar esse paciente, então eu os recebo com um sorriso e uma frase de positividade, ali o paciente, mesmo cansado, sente aquela energia, aquele bom astral muda a consulta. A médica é, também, um ser huACONTECE . Novembro 2021 24 24| | ACONTECE . Novembro 2021

mano. Muitas vezes, mesmo com problemas, chegando à clínica, deixa os problemas de lado, coloca um sorriso no rosto e começa a atender os pacientes com amor... As pessoas acham que médico não adoece, não tem problemas, acha que a gente é só médico. Todo mundo tem problemas, mas eu nunca deixo um problema para o dia seguinte, então já começo o meu dia muito bem. E por mais que apareça um problema, quando entro no meu carro, costumo dizer que ali fica a Luana e a dra. Luana está indo trabalhar. Não misturo. Se eu tiver problema, digo que não tenho, porque as palavras têm muito poder. Positividade traz positividade. Se você amanhecer com pensamento ruim, for trabalhar com pensamento ruim, metade do seu dia já se vai. RA – Quando surgiu a pandemia, como a senhora enxergou aquele contexto naquele momento inicial? LS – Bem no início da pandemia surgiu um grande medo, porque a gente não sabia o que estava por vir. Eu me lembro que, em relação ao consultório, eu comecei a atender pacientes com covid, mas eu tive de ficar isolada do meu filho. Ele teve de ir passar alguns meses com a minha mãe, porque ela tinha medo, já que eu atendia pacientes com covid e não poderia ir para casa ter contato com meu filho. Houve, então, essa dificuldade. Meu filho só tem mãe, então saía para trabalhar e ficava com medo, se ele perdesse a mãe, ficaria com quem? Estava deixando o meu bem mais precioso para cuidar de outros bens preciosos. Então, era duro, foi bem difícil. Chegou um ponto que meu filho ficava com medo, porque ele es-

cutava que pessoas estavam morrendo. Então, quando percebi que meu filho estava com medo de perder a mãe, eu disse: não dá, vou ter que parar de atender pacientes com covid, para cuidar do meu filho, e fiquei, então, só com atendimentos em ultrassonografia. Deixei de dar plantões com receio de ser contaminada e perder a vida. Eu me lembro que, na época, estava com muitos projetos que tive de pausar, porque não sabia como a economia do país reagiria, como estaria no futuro. Houve dificuldades, porque o atendimento caiu cerca de 70%. Não diria que tive dificuldades financeiras, porque eu estava preparada, mas sei que muitos colegas passaram por dificuldades. Eu vejo na pandemia alguns ensinamentos: que nós sozinhos não somos nada, uma maior valorização da família, e que passamos a dar mais importância ao nosso lar e às pequenas coisas. RA – E a senhora perdeu o seu pai para a pandemia... LS – Eu falo que quem está aqui hoje é um felizardo, porque sobreviveu ao vírus, a problemas psicológicos, à perda de familiares, apesar de muitos estarem passando ainda por esses problemas, superaram. Então, só o fato de estarmos aqui hoje conversando, já somos vitoriosos, por mais que tenhamos diversos problemas. Uma grande perda que eu tive foi o meu pai (o ex-presidente da Câmara de Mossoró Júnior Escóssia). Eu estive acompanhando diariamente a evolução, os dias melhores, os piores, noites sem dormir, aquela tensão do que seria melhor ou o contrário. Você ver o seu pai indo embora aos poucos é muito doloroso, e você, como médico, não ter como re-


ACONTECE . Novembro 2021

|25


ENTREVISTA

DRA LUANA SANTOS

verter, porque há coisas que não estão ao nosso alcance, não dependem só da gente, é difícil. Foi uma grande perda para a família, para os filhos. Ele foi uma pessoa que teve toda a sua vida dedicada a ajudar as pessoas mais carentes da cidade, colocando sempre seu trabalho em primeiro lugar, muitas vezes se esquecendo de se cuidar. RA – Na medicina, a gente também empreende? Quais são os seus projetos em médio e longo prazo? LS – Eu pretendo abrir uma clíACONTECE . Novembro 2021 26 26| | ACONTECE . Novembro 2021

nica aqui em Mossoró, que ela seja referência em imagens. É um planejamento para o futuro. É ver como vai ficar a situação do nosso país, eu vejo que o período difícil está passando mais, estão vindo melhoras. RA – Fale-nos da mulher Luana, uma mulher de fé em Deus. Como a senhora trabalha essa sua fé? LS – Eu digo que sou muito fervorosa, muito mesmo. Primeiro que eu sou muito grata a Deus. Eu acordo e já digo: obrigada, Deus. É automático. Quando eu

acordo e quando vou dormir, sempre agradeço a Deus. Eu fui muito católica, tinha a chave da igreja. Fui catequista, da Legião de Maria, fui coroinha, ajudava nas celebrações, nas festas. Estava sempre muito dentro da igreja, até o momento em que fui morar fora para iniciar a faculdade. Quando eu comecei a faculdade, acabei ficando mais distante. Retornando ao Brasil, freqüentei uma igreja evangélica e, algumas vezes, ia também para a católica, porque eu acredito na fé em Deus. O meu viés de pensamento cristão não ia mudar em virtude de estar na igreja católica ou


evangélica. Meu noivo é católico, agora estou frequentando a igreja católica novamente. Quando você tem fé e determinação, tudo se torna mais fácil. RA – Qual o sentimento hoje, em relação a tudo o que a senhora construiu através do seu trabalho, do seu empenho? LS – Eu fico me perguntando: será que eu mereço tanto? Mas eu sempre digo: a gente colhe o que planta, e esse é o resultado. Dedico-me a ajudar a algumas pessoas, e acredito que quando você ajuda uma pessoa necessitada, você recebe em dobro o que foi dado. Quando eu vejo alguém na consulta que realmente não tem condições de pagar,

que vai deixar de comer, sempre mando estornar o valor. Quem trabalha comigo, sabe que não aceito, eu não digo nada a pessoa, eu deixo que ela seja surpreendida, ela vai receber o dinheiro de volta na saída. Eu não consigo aceitar. Eu sou médica por amor, por isso que sou tão abençoada. Às vezes, eu falo que não faço nem feira lá para casa. Eu saio consultando as pessoas, em cidades pequenas, e aí o paciente, com todo o amor, retribui com alimento, do ovo a lagosta. São pessoas carentes que não têm dinheiro para pagar, e não é porque não têm que eu não vou consultar. A forma de eles retribuírem é essa e eu aceito. RA – Para finalizar, queria que

a senhora deixasse uma mensagem para os leitores da ACONTECE, para que as pessoas não desistam dos seus sonhos. LS – Eu sempre falo que na vida a gente não leva nada. Na vida, a gente deixa. O que eu, Luana, quero deixar nesta vida, ou em outras vidas, é o amor. Deixar ensinamento de retidão e humanidade para o meu filho e as pessoas que estão ao meu lado, o caminho correto a seguir, o de ter compaixão com as pessoas, e no dia que eu partir, as pessoas possam falar quem foi Luana, o que ela se tornou, é esse o legado que quero deixar. O momento mais feliz é este agora, aproveite cada segundo intensamente com sabedoria, empatia, respeito e responsabilidade, porque o amanhã virá.

ACONTECE . Novembro 2021 ACONTECE . Novembro 2021-

|27


ACONTECE . Novembro . Novembro 2021 2021 28 22| |ACONTECE


ACONTECE . Novembro 2021 ACONTECE . Novembro 2021

23 |29


ECONOMIA

Comércio mossoroense espera crescimento de até 8% nas vendas de fim de ano Com o avanço da vacinação e a consequente reabertura de diversos segmentos econômicos, entidades de classe estão otimistas com a movimentação no comércio até dezembro

30 |

ACONTECE . Novembro 2021


T

radicionalmente, o último trimestre do ano é marcado pela intensa movimentação no comércio. A economia se aquece, proporcionando que as esperadas contratações temporárias aconteçam. É, para muitos, o melhor período do calendário. Em 2020, diante de um contexto pandêmico ainda intenso e com as incertezas da vacinação contra a Covid, a economia foi abalada forte-

mente e nem mesmo o ciclo natalino foi capaz de amenizar as tantas dificuldades enfrentadas pelos comerciantes. Hoje, a realidade é outra. Mesmo com a pandemia ainda preocupando, o avanço da imunização traz otimismo e a esperança de um Natal diferente do vivenciado no ano passado. É o que afirma o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Mossoró, o empresário Stênio Max. As previsões econômicas apontam para um crescimento nas vendas nesta reta final de 2021 variando de 5% a 8%. “A expectativa do comércio é muito boa. Temos desde junho uma retomada gradual da economia, inclusive com os números de arrecadação de ICMS estadual a cada mês batendo recorde. Alguns setores que estavam parados voltaram a movimentar a economia como, por exemplo, setores de eventos, os bares e restaurantes já estão com seus eventos retomados, então você tem uma demanda maior, uma empregabilidade maior daquelas pessoas que dependem daquela cadeia produtiva, como garçons, músicos, toda aquela estrutura que fica por trás de um evento”, disse Stênio em conversa com a Revista ACONTECE. O presidente da CDL Mossoró destaca ainda, nesse processo de retomada da economia, o retorno dos corporativos, das torcidas aos estádios de futebol, todo um contexto que favorece o aquecimento do comércio. As coisas estão,

dentro de um possível, voltando a sua normalidade. Temos o andamento da vacinação, o que influi diretamente na reabertura do comércio”, acrescenta, revelando que a expectativa é de que comércio local contrate mais de 1 mil novos colaboradores temporários neste fim de ano. Stênio lembra que dados recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho, já reforçam que a economia vive um novo momento. “O Caged vem com números positivos. Em setembro, por exemplo, o estado do Rio Grande do Norte fechou o mês já com o mesmo número de vagas contratadas no ano inteiro de 2020, o que já era esperado, até porque o fechamento do comércio este ano não se deu como foi no primeiro ano da pandemia”, pontuou o presidente da CDL, acrescentando: “A expectativa da gente é que nesse final de ano ocorra uma retomada muito maior, até porque temos ainda o turismo de negócio, o turismo de eventos, nós estamos aí às vésperas da Festa de Santa Luzia, que vai retomar também esse ano, com uma expectativa de mais de 200 mil pessoas movimentando a economia, tanto no período que antecede, com os eventos que trazem pessoas de fora, como a tradicional Corrida de Santa Luzia, os jogos de forma geral, a parte ciclística, motorromaria, novenas, culminando com a procissão”, disse. ACONTECE . Novembro 2021

| 31


AQUECE MOSSORÓ Uma das iniciativas que colaboram com a retomada da economia local é a campanha Aquece Mossoró, lançada pelo CDL em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista (SINDILOJAS) e Sindicato da Indústria da Construção Civil (SINDUSCON). Em sua quarta edição, a campanha, que vai até o dia 30 de novembro, oferece a maior premiação da história e ainda diversas promoções e atrativos para que os clientes possam realizar as suas compras nas lojas parceiras. A cada R$ 30,00 o consumidor receber um cupom para concorrer aos prêmios. “O Aquece Mossoró é uma atividade que movimenta todas as atividades do comércio. Esse ano nós estamos não só com o comércio, mas temos escolas, seguradoras, faculdades sorteando muitos prêmios. A campanha incentiva a ida das pessoas ao comércio com promoções reais, até porque hoje é muito fácil saber se aquela

32 |

ACONTECE . Novembro 2021

promoção realmente é uma promoção verídica, que você vai no celular hoje e compara o preço de antes e depois e vê como é que está o preço”, afirma Stênio Max. A campanha sorteará 10 smartTVs, duas motos e um carro zero quilômetro, além de 100 tablets, tanques de combustíveis grátis, um ano de feira, bolsa de estudos, entre outros prêmios. Como forma de incentivar a vacinação, o Aquece Mossoró também sorteará um smartphone entre as pessoas que comprovarem estar com o esquema vacinal completo. “Quem tomar a segunda dose pode ir lá na CDL e receber por um cupom que vai lhe dar direito também a concorrer a um smartphone, que vai ser sorteado no dia 4 de dezembro na Praça do juntamente com a premiação master do Aquece Mossoró”. Stênio destaca também que, com o pagamento do 13º salário, a injeção de recursos na economia local é ainda maior. “O 13º aquece a economia. Vem aí o Black Friday, os tradicionais presentes natali-

nos, as trocas de presentes, então a ideia e a perspectiva é de um crescimento em torno de 5% a 8% na economia local. E essa é a expectativa da gente também com o saldo positivo da geração de emprego e renda. Todas essas ações que estamos fazendo visam justamente movimentar o comércio local, que também é abastecido pelas cidades circunvizinhas que compram na cidade de Mossoró”, frisou, para complementar: “Esse é um panorama bem rápido do que a gente tem hoje na cidade. A expectativa realmente é positiva para que fechemos 2021 em um patamar bem melhor do que o ano passado, já com vias de crescimento, com a vacinação se estabilizando, todo mundo bem de saúde e o próximo passo é a retirada de máscaras em amplitude, é a conscientização e aí a gente conseguindo fazer a nossa parte certamente estaremos fazendo o comércio mais forte, marcando de vez a retomada do comércio local e porque não o comércio da nossa região”, finalizou Stênio Max.


ACONTECE . Novembro 2021

|33


REPRESENTATIVIDADE

Pesquisa inédita traça perfil do empreendedorismo nas favelas Data Favela e Sebrae lançam pesquisa que traça perfil dos empreendedores das favelas de Natal. Levantamento mostra que muitos ainda carecem de instruções relacionadas à gestão de seus negócios

34

|

ACONTECE . Novembro 2021


NEGÓCIOS DE IMPACTO

O

empreendedor que vive nas favelas de Natal é, de modo geral, negro, de baixa renda, chefe de família, mais maduro e com menor escolaridade. Isso é o que mostra o novo levantamento feito pelo Data Favela, instituto de pesquisa formado pela união entre o Instituto Locomotiva e a CUFA (Central Única das Favelas), em parceria com o Sebrae no Rio Grande do Norte e divulgado no último dia (15), durante o Fórum de Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto, no espaço Agência Sebrae Festa do Boi, em Parnamirim, região metropolitana de Natal.

soas nas favelas estão correndo atrás de seus sonhos, de suas ambições, e usando a criatividade para driblar o desemprego”, afirma Preto Zezé, presidente da CUFA, que também participou do evento de forma virtual. São poucos os empreendedores que atuam em sociedade. Apenas 8% declararam ter sócios e 14% disseram ter funcionários. Destes, a maioria costuma construir esse vínculo com familiares, sendo 84% entre os que têm sociedade e 68% entre os que contratam. Ao todo, 80% dos empreendedores das favelas de Natal contam com acesso à internet no trabalho, mas apenas 36% fazem atendimento online. A pesquisa também demonstrou que muitos dos entrevistados ainda carecem de uma maior organização financeira. Isso porque somente 32% conseguem separar o dinheiro do negócio das finanças domésticas e 67% são bancarizados.

Data Favela A pesquisa foi realizada nas comunidades de Natal. A amostra é composta de 459 entrevistas realizadas entre 19 de agosto e 3 de setembro de 2021, com homens e mulheres a partir de 18 anos. Primeiro instituto de pesquisa especializado em favelas,o Data Favela atua com o objetivo de dar voz à sua população, combinando a expertise de pesquisa do Instituto Locomotiva ao conhecimento e proximidade das favelas da CUFA. Atua nesses territórios de forma fluida e profissional, seja entrevistando seus moradores, seja treinando-os para atuarem nos estudos realizados. É um processo socialmente responsável, que coleta informações confiáveis ao mesmo tempo em que fornece qualificação profissional e geração de renda para os moradores das favelas. ACONTECE . Novembro 2021

|35

GBR COMUNICAÇÃO

FOTO: FREEPIK

Entre os entrevistados, 57% são homens, 67% são negros e com média de 42 anos de idade. Mais da metade deles, 54%, estudou até o ensino fundamental, e 91% estão nas classes C, D e E. Quando perguntado sobre os motivos que os fizeram empreender, 58% responderam que foi por necessidade. O diretor técnico do Sebrae no Rio Grande do Norte, João Hélio Cavalcanti, destaca que mais uma vez, o estado cumpre seu papel vanguardista e transformador ao criar a certificação para os negócios de impacto social. “O trabalho realizado pelo comitê estadual, comprometido com o futuro do país e o pleno desenvolvimento sustentável dos negócios, chancela a decisão tomada pelo governo, contribuindo na construção de um arcabouço legal, estratégico e importante para a geração, qualificada, de trabalho e renda no RN”, afirma João Hélio, reiterando ser um avanço importante e significativo para os negócios potiguares. Embora 63% dos empreendedores estejam dentro da informalidade, 59% deles gostariam de ter CNPJ. Esses trabalhadores são, em maioria, comerciantes: 55% trabalham em comércios de produtos fabricados por terceiros, 45% atuam no ramo de alimentação e bebidas e metade tem um ponto próprio, sendo que outros 34% trabalham de casa. “A pesquisa nos revela que, assim como em outras regiões do Brasil, existe muita potência nas favelas de Natal, que as pessoas estão dispostas a empreender, mas muitas delas ainda esbarram em desafios como falta de ensino e de infraestrutura básica para o trabalho”, comenta Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, que participou do fórum de forma remota. “A gente percebe que, mesmo com todos os problemas econômicos que afetam as populações mais pobres, as pes-


36 |

ACONTECE . Novembro 2021


ACONTECE . Novembro 2021

|37


SUCESSO

ACONTECE: 11 anos de uma revista feita de pessoas para pessoas Revista celebra o seu 11º aniversário consolidada no mercado da comunicação potiguar, retratando trajetórias de sucesso

38 |

ACONTECE . Novembro 2021


3

0 de novembro de 2010. Era lançada a revista ACONTECE, uma publicação inicialmente com periodicidade anual e com o propósito de contar histórias. Uma revista feita de pessoas para pessoas. Passados 11 anos, a ACONTECE mantém em sua essência aquilo que a faz nascer. Trajetórias de vida, reportagens que destacam temas em diferentes áreas, como saúde, educação, cultura, turismo, economia. Uma

revista completa, hoje consolidada no mercado da comunicação potiguar, presente em todas as regiões do Rio Grande do Norte. “Ao longo desses 11 anos foram muitas histórias contadas. Em nossas capas, já passaram personalidades políticas, jurídicas, sociais, empresários, empreendedores, pessoas comuns, todas elas com uma bela história de vida a contar. Falamos de pessoas para pessoas, mas não deixando de ser uma revista pautada com conteúdos diversos, com matérias importantes e que marcam também a história do jornalismo no Rio Grande do Norte”, destaca Neide Carlos, que ao lado de Marcelo Bento dirige a ACONTECE. A revista seguiu com sua periodicidade anual até 2017. Ações desenvolvidas em municípios do estado e as atividades do segmento econômico-empresarial pautaram muitas das reportagens dos primeiros sete anos de atuação da ACONTECE. Em 2018, Neide Carlos e Marcelo Bento idealizaram um novo projeto, que previa mudança no trabalho executado até aquele momento: chegava o momento de se ampliar a periodicidade da publicação, tornando-a mensal. Com planejamento e aceitação do mercado, o projeto se concretizou, sendo implementado a partir da edição de março de 2018. “A ACONTECE é uma realidade. Não foi fácil chegar até aqui, mas com muita força de vontade, trabalho árduo, dedicação e planejamento conseguimos alcançar os objetivos traçados até aqui. Hoje estamos nos mais diversos municípios potiguares. As pessoas conhecem a revista, e mais do que isso, as pessoas procuram a

revista. O tempo nos trouxe esse reconhecimento”, pontua o diretor Marcelo Bento. O tempo trouxe, além do reconhecimento dos leitores e do mercado publicitário, inovações importantes à revista. “Lógico que ao longo desses anos fomos nos modelando, sentindo a necessidade do mercado e construindo nossas pautas. Tivemos revistas segmentadas, destacando temas relativos à política, saúde, voltadas exclusivamente para municípios específicos, uma edição só com histórias de vida de mulheres de sucesso em suas respectivas áreas de atuação. Tudo isso sempre mantendo a nossa essência e o nosso compromisso com os leitores, de oferecer um conteúdo diferenciado, de qualidade”, reforça a diretora Neide Carlos. O jornalismo social também é destaque nas páginas da ACONTECE. Hoje a revista conta em seu rol de colunistas com nomes como Karenine Fernandes, Mário Filho, Lizana Lima e Clístenes Carlos, esse último trazendo as notícias de Pau dos Ferros e de toda a região do Alto Oeste potiguar. “O jornalismo social tem um papel relevante, porque também ressalta as pessoas e suas histórias, o seu dia a dia, trazendo posicionamentos, visões diferentes para a revista, complementando o nosso leque de conteúdo diversificado”, explica Neide Carlos. A realização de eventos que marcam o lançamento das edições da revista ACONTECE também são momentos que se destacam ao longo desses 11 anos de existência da publicação. “Os lançamentos das edições são verdadeiras celebrações, agregando valor a ACONTECE . Novembro 2021

|39


quem está presente naquela edição, bem como a quem anuncia, trazendo uma expressiva visibilidade”, acrescenta Neide Carlos. TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E FUTURO Com a pandemia da Covid-19, o mercado da comunicação, assim como tantos outros, precisou se reinventar. A ACONTECE não ficou à margem desse processo. A publicação passou a apostar ainda mais em plataformas digitais, ampliando o seu alcance não só

40 |

ACONTECE . Novembro 2021

em território potiguar, mas também em outros estados do Brasil. “O Grupo ACONTECE está cada vez mais on-line. Nesse período de pandemia, fortalecemos a nossa atuação no segmento digital. Sentimos essa necessidade e vimos crescer os nossos acessos, com um alcance ainda maior nas plataformas virtuais”, relata Neide Carlos. E para o futuro, o que esperar? “Revista é um documento histórico. É algo que fica, um arquivo

para quem está construindo a história hoje, seja na gestão pública, privada, institucional, empresarial. E para o futuro o nosso sentimento é só de crescimento, sempre inovando, com planejamento, buscando sair sempre da zona de conforto. O mercado está aceitando bem o nosso produto, estamos em plena aceitação, o momento é outro, e já pensamos em expandir a nossa atuação para outros estados, como o Ceará e a Paraíba”, conclui Neide Carlos.


ACONTECE . Novembro 2021

| 41


Para além do Outubro Rosa Cuide-se!

Médica CRM/CE 17361

COLUNA

CRM/RN 8638

A

credito muito que você já ouviu a expressão que diz: O melhor de todos os remédios é a prevenção. Tal expressão passou a ser tão usual que nos tira a sensibilidade da re exão e o real s ent ido da a rmação e conscientização da carga de responsabilidade que precisamos ter com nossa saúde. Pois bem, se tratando de um assunto tão importante, vim como médica e mulher, conscientizar, esclarecer e propagar a informação diante de uma campanha tão linda quanto o Outubro Rosa. No décimo mês de todos os anos falamos da campanha de prevenção ao câncer de mama. Conforme o INCA - Instituto Nacional de Câncer-, essa é a primeira causa de morte de câncer em mulheres no Brasil. O nome da doença já causa terror em muitos pacientes, mas o 42 | ACONTECE . Novembro 2021 que quero alertar e fortalecer neste

espaço é que qualquer doença quando diagnosticada cedo torna o tratamento e a cura mais simples e possível de ser alcançada. Não é do diagnóstico que precisamos temer, devemos ter medo de receber um diagnóstico tardio. Sei da simbologia que a mama representa em nosso corpo, o quanto está conexa com nossa feminilidade e que essa exposição afeta profundamente a estrutura emocional e física da mulher acometida. Todavia é importante ressaltar, que toda doença tem estágios e necessidades de tratamentos diferentes. São muitos requisitos que precisam ser avaliados e dependem da singularidade do organismo de cada paciente. Enalteço a importância de que conheça seu corpo, observe a estrutura das suas mamas, sempre observe o sutiã, se existe alguma secreção ali. Considere qualquer sensação desconfortável, alteração ou dor e o mais importante, compartilhe com seu médico qualquer percepção suspeita. Para a avaliação das mamas temos vários exames disponíveis, mas quero falar em especial, da ultrassonogra a mamária, pois trata-se de um exame de rastreio que pode ser feito até em pacientes jovens. Com ele, identi camos e avaliamos alterações na mama, como cistos cheios de líquido ou massa sólida.

E o melhor é que a ultrassonogra a mamária, diferente da maioria dos exames de imagem, não emite ondas de radiação e é absolutamente indolor, além de ser de fácil acesso em consultórios e clínicas médicas. Na rotina de consultório já presenciei e acompanhei várias situações, inclusive de pessoas assintomáticas, ou seja, jamais sentiram qualquer desconforto, dor ou alteração. Graças ao rastreamento anual foi identi cado precocemente a presença do carcinoma e devido o diagnóstico prévio o tratamento não foi agressivo ou capaz de desestabilizar sua estrutura física. Portanto, precisamos entender que a prevenção ainda é o melhor remédio, inclusive fortaleço a necessidade dos cuidados e acompanhamentos médicos para além do Outubro Rosa. Independente de exames, diagnóstico e/ou tratamento, sua saúde precisa ser vista como primordial, necessária e obrigatória. Agora deixo aqui minha indagação com o objetivo de te fazer re etir, você já fez seus exames esse ano� Se sim, guarde com você as dicas de observação que passei, lembre-se, o corpo fala� Mas se não fez sua consulta anual ainda, prescrevo uma dose de amor próprio, duas de cuidado e respeito com sua saúde, já com encaminhamento para uma consulta, o mais rápido possível, com o médico de sua con ança. Cuide-se�


A vida da gente #06 Conscientização e autocuidado Dra. Layza Belo Médica mastologista, atua na Clínica Caroline Souza e no Hospital Wilson Rosado

O câncer de mama é a primeira causa, e também a mais frequente, de morte por câncer em mulheres em todo o Brasil. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que haverá 66.280 novos casos de câncer de mama no Brasil em 2021. No entanto, apesar da alta prevalência, as chances de cura em casos onde o diagnóstico se dar de forma precoce, gira em torno de 95%. Daí a importância da conscientização para realização dos exames de rotina tanto falado no mês (Outubro Rosa). A conscientização para realização dos exames de rotina gira em torno da mamografia, exame capaz de diagnosticar o câncer de mama quando ainda está em fase subclínica, ou seja, quando ainda não conseguimos sentir através da palpação, por exemplo. É nessa fase inicial que conseguimos, com tratamento menos agressivo, em torno de 100% de chance de cura. Com a detecção precoce da doença aliado aos avanços farmacológicos foi possível também, avançar no tratamento. Antigamente a mastectomia (retirada total da mama), era rotina para quase todas as pacientes. Hoje, conseguimos realizar cirurgias conservadoras da mama e mastectomias com reconstrução imediata com prótese, podendo assim oferecer uma melhor qualidade de vida, melhorando a auto-estima sem interferir no prognóstico. É importante fortalecer, que a avaliação rotineira anual com o mastologista deve ser iniciada a partir dos 40 anos, segundo orientações da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), com a realização de exame físico e de imagem. Antes dessa idade, orientamos avaliação para pacientes com parente de primeiro grau com câncer de mama e/ou ovário (alto risco) e para aquelas com sinais ou sintomas na mama, por exemplo: nódulos palpáveis, secreção mamilar principalmente sanguinolenta, retração da aréola/mamilo, coceira e ferida que não cicatriza. Portanto, como médica especialista em cuidar da glândula mamária posso deixar aqui o alerta, realize seus exames rotineiros de forma anual, conheça seu corpo e em caso de qualquer alteração ou percepção diferente procure seu mastologista.

Viviany Ribeiro Médica oncologista, atuante na liga Mossoroense de estudo e combate ao câncer e na Humane

O ato de se tocar, de conhecer o seu corpo e reconhecer alterações mesmo que mínimas e que para muitos, insignificante, pode salvar uma vida. Além do cuidado de sempre, conforme as recomendações médicas, realizar os exames necessários para o rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama, buscando sempre a avaliação do mastologista. Essa anomalia, quando diagnosticada precocemente, associada a características do tumor, tem um tratamento menos agressivo e consequentemente com menos efeitos sobre o corpo da mulher e em alguns casos, avaliado individualmente pelo oncologista e mastologista, isentando a necessidade de fazer uso de quimioterapia. Orientamos a todas as mulheres, o autocuidado, o autoconhecimento do corpo. Se tocar, se conhecer, procurar atendimento médico e realizar os exames de rastreamento e diagnóstico precoce (mamografia) além de salvar vidas pode fazer com que seu tratamento seja mais leve e menos agressivo. Vale salientar, que assim como nós mulheres temos a glândula mamária, os homens também possuem, mesmo que em tamanho menor pois não tem a mesma função que a da mulher (amamentação da prole), ainda assim, homens também correm o risco, muito menor em relação às mulheres, mas tem a possibilidade de ser acometido pelo câncer de mama. Por isso, orientamos que também fiquem atentos e façam o auto exame das mamas e ao deparar com qualquer alteração, procure imediatamente o mastologista de sua confiança. Sabemos através dos estudos científicos mais recentes, que a prática de atividade física associada à boa prática alimentar reduz não só o risco do câncer de mama mas também de outros cânceres e doenças cardiovasculares. Portanto, cuide da sua alimentação e pratique atividade física.

ACONTECE . Novembro 2021

|43


Sebrae lança Prêmio Prefeito Empreendedor para gestores municipais do RN As inscrições para a etapa estadual Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Governador Cortez Pereira estão abertas até o dia 04 de fevereiro de 2022 no site https://www.prefeitoempreendedor.sebrae.com.br/. 44 |

ACONTECE . Novembro 2021


O

Sebrae do Rio Grande do Norte lançou no última dia (4) a décima primeira edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Governador Cortez Pereira, no auditório da instituição em Natal. O prêmio, lançado em parceria com a Federação dos Municípios do RN (FEMURN) e a Assembleia Legislativa do Estado, tem como objetivo reconhecer e divulgar gestores que tenham elaborado projetos e implementado ações, com resultados comprovados de influência para o surgimento, desenvolvimento e competitividade dos pequenos negócios em seus municípios.

As inscrições para a etapa estadual Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Governador Cortez Pereira estão abertas até o dia 04 de fevereiro de 2022 no site https://www. prefeitoempreendedor.sebrae. com.br/. Cada município pode inscrever até dois projetos de categorias diferentes. Ao todo são oito categorias: Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Governança Regional e Cooperação Intermunicipal; Inovação e Sustentabilidade; Marketing Territorial e Setores Econômicos e Cidade Empreendedora na Pandemia. O evento de lançamento contou com a apresentação do empreendedor de economia criativa, Rian Razzani, um norte-rio-grandense de Extremoz que deixou a profissão de enfermeiro para se tornar mágico e arrancou aplausos da plateia, que teve 15 prefeitos e 33 representantes de prefeituras municipais. O diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, destaca que o prêmio estimula, reconhece e dá visibilidade às ações de prefeituras que apresentam resultados que impactam na modernização da gestão pública e no fomento ao segmento de pequenos negócios. “Os municípios que aderem ao prêmio e apoiam ações de empreendedorismo geram mais empregos e renda. Os vencedores desse prêmio comprovam isso, ao longo desses 20 anos do prêmio. A grande maioria dos empregos são gerados em empresas com menos de 10 empregados. Daí a importância de apoiarmos o empreendedorismo e os pequenos negócios”, afirma Melo. O vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Itamar Manso Maciel, lembra que o tema central do prêmio na dé-

cima primeira edição é “O desenvolvimento nasce e cresce no seu município” e que se reveste de um papel importante de trazer o reconhecimento de iniciativas empreendedoras dos gestores públicos municipais, à exemplo do ex-governador Cortez Pereira, que dá nome ao prêmio em nível estadual, que foi um grande gestor e empreendedor em prol do desenvolvimento do estado do RN. “A economia dos 167 municípios é movida por pequenos negócios. É fundamental entender que prefeitos e prefeitas têm um papel muito importante no fomento a esses negócios e no desenvolvimento local”, defende Itamar, lembrando que o RN já conquistou nacionalmente o Prêmio Prefeito Empreendedor, através dos municípios de Messias Targino (6ª edição) e Sítio Novo (9ª edição). O deputado estadual Hermano Morais, que representou a Assembleia Legislativa do Estado, reconheceu a relevância do prêmio e lembrou as parcerias do Legislativo estadual com o Sebrae e o setor produtivo para aprovar projetos importantes como a Lei do Queijo, do Mel e da Economia Criativa, especialmente a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa do Rio Grande do Norte. “Os prefeitos têm, através de bons projetos, a oportunidade de impulsionar o desenvolvimento, refletindo na qualidade de vida da população e contribuindo para a valorização das pequenas e microempresas. Diante de uma economia combalida pela seca e pela pandemia, os gestores têm grandes desafios pela frente. É preciso muito trabalho e criatividade”, enfatiza o deputado, destacando a imagem do ex-governador Cortez Pereira, que deixou sua marca em vários segmentos da economia nacional. ACONTECE . Novembro 2021

|45

AGÊNCIA SEBRAE

RECONHECIMENTO


FOTO: MORAES NETO

RECONHECIMENTO

Presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte, o deputado estadual, Kleber Rodrigues, declarou que a iniciativa do Sebrae, ao manter o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, é bastante louvável, sobretudo porque reconhece as grandes iniciativas e dá publicidade, compartilhando com outros gestores grandes ideias.” E por falar em empreendedor, o próprio prêmio já traz o nome de um grande gestor, que foi o ex-governador Cortez Pereira. Um homem visionário e, sem dúvida, inspirador para os administradores do tempo presente”, reconheceu Kleber. O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte – FEMURN, Anteomar Pereira (Babá), também prefeito de São Tomé, destacou o apoio do Sebrae aos muni-

46 |

ACONTECE . Novembro 2021

cípios norte-rio-grandenses com projetos como o Cidade Empreendedora. “O estímulo ao empreendedorismo é fundamental para diminuir a pressão por emprego nos municípios. E o Sebrae tem tido um papel muito importante nas parcerias com a Femurn. Esse prêmio é um grande incentivo para os municípios apresentarem projetos inovadores e competitivos que possam beneficiar toda a comunidade”, afirma Anteomar O evento contou com a participação dos dirigentes do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto (superintendente), João Hélio Cavalcanti (diretor técnico) e Marcelo Toscano (de Operações), o vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Itamar Manso Maciel, do deputado estadual Hermano Morais, representando a Assembleia Legislativa do Estado, do Presidente da Frente Parlamen-

tar de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte, deputado estadual, Kleber Rodrigues, do presidente da Federação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte – FEMURN, Anteomar Pereira (Babá), também prefeito de São Tomé. O prêmio, que no Rio Grande do Norte leva o nome do ex-governador Cortez Pereira, destaca o papel do prefeito como protagonista do desenvolvimento municipal, ao criar condições e fomentar parcerias para o aprimoramento do ambiente de negócios e adotar medidas efetivas para o fortalecimento da economia, fomentando a geração de emprego, renda e arrecadação. Esta edição comemora os 50 anos do Sebrae, que serão completados em 2022, ano da entrega da premiação aos ganhadores, e os 20 anos do prêmio criado nacionalmente em 2001.


ACONTECE . Novembro 2021

|47


EMPREENDEDORISMO FEMININO

48 |

ACONTECE . Novembro 2021


AGÊNCIA SEBRAE

Mulheres comandam 32% das empresas no Rio Grande do Norte De acordo com levantamento feito pelo Sebrae, o RN tem 115.709 empresas sob o comando de mulheres. Elas são responsáveis por 8,6 milhões de negócios no Brasil.

D

e cada dez empresas em funcionamento no Rio Grande do Norte, pelo menos três têm mulheres como proprietárias do negócio. Um levantamento elaborado pelo Sebrae mostra que as mulheres lideram 32% das empresas potiguares, o que representa um universo de 115.709 empresas sob o comando feminino. Elas são responsáveis por 8,6 milhões de negócios no Brasil. As informações se referem ao terceiro trimestre do ano passado e foram processadas tendo como base os microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). O estudo do Sebrae apresenta dados que mostram que ainda há muitas barreiras a superar para a valorização do empreendedorismo feminino. No geral, as mulheres donas de negócio quando comparadas aos homens têm maior grau de escolaridade, são mais jovens, ganham menos, trabalham mais sozinhas (Conta Própria) e em menos horas no negócio, estão há menos tempo na atividade atual e quase a metade é chefe de domicílio. Elas ainda têm estruturas de negócio

mais simples, sobretudo no segmento de serviços e contribuem mais à previdência na atividade atual. Em relação à escolaridade, 27% das empreendedoras potiguares possuem nível superior completo. 58% dessas mulheres são da cor branca e 53% têm idade até 44 anos. A rotina de dividir as responsabilidades entre o negócio e o lar é uma realidade para 48% das empreendedoras do Rio Grande do Norte. O pior: 78% delas ganham no máximo um salário mínimo. Quando o assunto é empreendedorismo, as mulheres ainda atuam em um universo de atividades mais restrito que os homens. De acordo com o relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2020, produzido pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ) e considerada a maior pesquisa de empreendedorismo do mundo, mais da metade das empreendedoras iniciais, aquelas com empreendimento de no máximo 3,5 anos, ou seja, quase 60%, atuam em apenas seis atividades. Já entre os homens, o número das principais atividades sobe para 14, mais do que o dobro. ACONTECE . Novembro 2021

|49


OPORTUNIDADE

Um dos destinos mais procurados das férias, Natal tem serviço de hospedagem inovador e inteligente Uma delas é a Liiv Rooms, um serviço inteligente que oferece apartamentos com o melhor custo-benefício e super fáceis de reservar, a poucos metros da praia de Ponta Negra.

50 |

ACONTECE . Novembro 2021


Qual seria um novo conceito de hospedagem pra você? Se a resposta se resumir em algo que seja inovador, tecnológico, arrojado, inteligente, digital, descolado e original, esse serviço já existe e é genuinamente potiguar. A Liiv Rooms oferece apartamentos com o melhor custo-benefício e super fáceis de reservar, a poucos metros de um dos cenários mais bonitos do Nordeste, a praia de Ponta Negra, em Natal/RN. Por enquanto, são duas unidades: o Liiv Costeira e o Liiv Cobogó, todas muito próximas de uma grande variedade de bares, restaurantes e opções de lazer. O serviço de hospedagem inteligente da Liiv, startup criada no RN, foi pensado pra dar mais liberdade, segurança e praticidade ao hóspede, que aqui a gente chama de Liiver. Tudo é feito de forma digital, pelo celular, usando WhatsApp. Os espaços não tem recepção pra evitar perda de tempo e burocracia. Cada pessoa recebe senhas para entrar e sair quando quiser durante a estadia. Há segurança, com sistema de monitoramento, e assistência ao cliente 24 horas. As unidades possuem cozinhas compartilhadas e totalmente equipadas onde o hóspede pode ficar à vontade para cozinhar e fazer suas refeições durante todo o dia. Tem até uma bodega onde dá pra comprar alguns itens de alimentação e higiene pessoal no sistema Pegue & Pague, um mercado de confiança, com pagamento por meio de PIX. O Liiver não precisa se preocupar com algumas necessidades, como lavar roupas, por exemplo. Há um espaço de lavanderia e também um coworking onde dá pra fazer alguma reunião online ou ter um espaço mais reservado para trabalhar. “Aqui tem toda a praticidade e comodidade que eu preciso diariamente: uma lavanderia, um bom

sinal de Wi-Fi e uma cozinha onde posso fazer meu almoço, um cafezinho. Com isso, eu consigo conciliar meu trabalho com uma boa qualidade de vida a um preço muito justo”, disse Victor Blois, gerente da área de TI de um grande e-commerce multinacional que trabalha viajando o país e escolheu a Liiv para morar por um tempo. Modernos, confortáveis e com design urbano, os diversos tipos de apartamentos da Liiv podem acomodar até 6 pessoas. Cada quarto possui pelo menos uma cama de casal com frigobar, televisão, banheiro, ar condicionado e Wi-Fi com uma excelente velocidade. Mas há outros tipos, com beliche, cama embutida, cozinha e até com vista mar. A unidade da Costeira ainda possui um Rooftop com vista para a

praia e para o pôr-do-sol e uma parede Instagramável para fazer aquele registro top, digno de feed. Os Liivers que já passaram por lá não perderam a oportunidade e fizeram fotos e vídeos para as redes sociais. “Uma das grandes vantagens da Liiv é a versatilidade, porque ela abrange todos os tipos de hóspede. Desde aquele que vem passar um fim de semana na cidade com a família e com os amigos, quem vem de férias sozinho ou acompanhado, aquele que vem a trabalho em uma temporada ou simplesmente alguém que saiu da balada e prefere não voltar pra casa por causa da distância. É um serviço muito prático, com todo conforto e comodidade”, explicou um dos fundadores e head de sales e marketing da Liiv, Leandro Xavier.

ACONTECE . Novembro 2021

| 51


TURISMO

JAGUARÍNDIA VILLAGE

Jaguaríndia Village resgata o conceito ‘slow travel’ e promove uma nova hospitalidade no litoral cearense baseado em experiências reais Localizado em Fortim, costa leste de Fortaleza, o empreendimento que será inaugurado em novembro de 2021 nasce com o espírito ‘staycation’ e convida a todos para uma reconexão com a natureza e as raízes brasileiras. 52 |

ACONTECE . Novembro 2021


“O Jagu ar í nd i a Vi l l age ve m com o espí r ito d o st ayc a t i on , tend ênci a mund i a l e que f az p ar te d e um novo tur is mo. Ao mes mo te mp o que apres ent amos uma pro p ost a d e re conexão, t amb é m d es envolvemos esp aç os p ar a que noss o hósp e d e p o ss a t rab a l har apre ci and o u ma v ist a d eslumbrante, cerc a d o d e te cnolog i a, s i lênci o e e x clus iv i d ad e p ara f az er su as reun i õ es remot as”, come nt a C eli an C haufour, s ó ci o -d i re tor.

O Vi l l age Imagine-se mergulhando em uma piscina semiolímpica com borda infinita em todos os lados, formando uma verdadeira passarela a caminho do mar. Ao redor, coqueiros e outras vegetações nativas da região, e espelhos d´água acompanham o caminho por todo complexo, criando uma harmonia perfeita com as belezas naturais da região.

A

mpli ando su a inf r ae st r utur a hotel eir a, o mu n í cipio de For t im d á b o as- v i nd as ao Jagu ar índ i a Vi l l age, u m novo empree nd i me nto que ir á ag regar mais lu xo e exp er iênci a exclusivas a o tur ismo do C ear á. D os me smos ide a l izadores d os hoté is Vi l a S elv agem e Jag u ar ib e L o dge, que fazem p ar te do R oteiro de C harme e foram el eitos ent re o s mel hore s do mundo no Travel le rs’ C hoice 2021 do Tr ip Adv is or, o Jagu ar índi a Vi l l age che g a p ar a resgat ar

uma ex p er i ênci a p aut ad a no ‘sl ow t ravel’, ond e c ad a momento é v iv i d o d e manei ra integ r a l – cor p o, mente e nature z a. Em uma área de 50.000 m² d e f r e n t e p a r a m a r, e p r ó ximo às margens do Rio Jaguar ib e, o hotel é cercado por uma vegetação nativa e dunas, onde estão 30 acomodações, divididas em amplos bangalôs e apartamentos, uma grande estrutura e entretenimento ao ar livre, ser viços personalizados, além de outras particularidades.

Um convite para diminuir o ritmo e perceber a beleza da vida. Um refúgio para uma pausa da cidade e para se permitir sentir : andar descalço, relaxar na espreguiçadeira em uma paisagem exuberante. Um lugar de encontros, sentimentos e harmonia, que nem sempre podem ser explicados, mas podem ser percebidos, no encontro do rio com o mar, nas dunas de areias brancas, nas f lores e coqueiros, no vento e no pôr do sol. Momentos puros e autênticos, atemporais. A identidade do Jaguaríndia Village se baseia na reconexão com nossas raízes, nas histórias que contamos e principalmente nas pegadas que deixamo s . ACONTECE . Novembro 2021

|53


TURISMO

JAGUARÍNDIA VILLAGE

Design

O

design é convidativo e integra a cultura indígena, sem comprometer o conforto e sofisticação. Uma gama abrangente e única de experiências para estimular, energizar e restaurar. De uma maneira autêntica, muitas vezes inesperadas, e por vezes inusitadas. Entregue em nossa constante curiosidade e vontade de experimentar. Experiências autênticas criam memórias únicas. Aqui não escapamos da vida, mas permitimos que a vida nos envolva com sua beleza sublime.

54 |

ACONTECE . Novembro 2021

Essa é a proposta do Jaguaríndia Village. Um projeto que reuniu o arquiteto Marcos Campos e a designer de interiores Ana Carolina Moura, e as francesas, Anita Wiener, arquiteta e designer que trabalhou no conceito rústico-contemporâneo dos mobiliários, e peças exclusivas ao lado dos artesãos locais da Arte e Madeira, e a artista plástica, Anne Brunet, com sua técnica única traduzindo traços da cultura indígena local em painéis artísticos presentes em todo hotel. A hospitalidade é destacada

em oito tipos de acomodações: Bangalôs e Bangalôs Família com e sem piscina, sendo alguns totalmente de frente para o mar e outros com vista para o mar e coqueiral. As Villas Jardim com 2 suítes e as Gran Villa Jardim com 3 quartos possuem ar-condicionado, televisão HD 65’, frigobar, wi-fi, amenities e enxovais de luxo Construídos em alvenaria, madeira reflorestada e folhas de carnaúba, as acomodações oferecem exclusividade e combinam o estilo rústico ao luxo de peças exclusivas.


Bangalôs e Villas

Bangalô Oceano

Bangalô Oceano & Piscina

Gran Villa Jardim

Com uma vista panorâmica do mar, s luxuosos Bangalôs Oceano possuem uma generosa varanda, perfeita para descansar curtindo a brisa do mar. Com 75m² e uma decoração que mistura o rústico e contemporâneo, eles acomodam até 3 pessoas, garantindo privacidade e muito conforto. Os hóspedes desfrutarão de serviços e atendimento personalizado pela equipe de concierge do check-in ao checkout, e viverão uma experiência única de lazer e tranquilidade com padrões internacionais.

Os luxuosos bangalôs Oceano & Piscina possuem uma vista privilegiada para o mar com uma generosa varanda e uma piscina privativa. Pé na areia, e com uma área de 100 m², eles apresentam um estilo único, que mistura o moderno e rústico. Os bangalôs Oceano & Piscina acomodam até 3 pessoas com muita privacidade e conforto.

Localizadas nos jardins do Jaguaríndia Village e próximo do Ywi Spa, as Gran Villa Jardim possuem três quartos, sala de estar, ampla varanda e uma decoração moderna com objetos regionais. Com aproximadamente 130 m² e vista para o nosso jardim repleto de coqueiros, os Gran Villa acomodam até 6 pessoas com muito conforto e estilo.

Bangalô Coqueiral & Piscina

Villa Jardim

Com uma piscina privativa e vista para o mar e coqueiral, os bangalôs Coqueiral&Piscina foram projetados para proporcionar uma estada com muito conforto, privacidade e estilo. Os bangalôs possuem uma área de 100 m² e acomodam até 3 pessoas.

As acomodações Villas Jardim possuem duas suítes, sala de estar e uma ampla varanda. Localizadas nos jardins do Jaguaríndia Village e próximos do Ywi Spa, com uma decoração moderna e clean, têm uma linda vista do nosso coqueiral e acomodam até 5 pessoas, com muito estilo e conforto, em seus 120 m².

Bangalôs Coqueiral Com vista para o mar e coqueiral, os Bangalôs Coqueiral são ideais para quem prioriza privacidade e conforto. Os bangalôs possuem uma área de 75 m² com varanda e acomodam até 3 pessoas. Bangalô Família Para uma viagem em família ou em um grupo de amigos, nosso Bangalô Família possui uma suíte anexa, acomodando até 5 pessoas com muito conforto e privacidade no seus 105m². Com vista para o mar e coqueiral, ele possui varanda e garante estilo em uma decoração rústico-contemporâneo.

Bangalô Família & Piscina O bangalô Família &Piscina é perfeito para aqueles que estão viajando em família ou com amigos e prezam pelo conforto, privacidade e muito estilo. Com vista para o mar e coqueiral, 130m², uma suíte anexa, varanda e piscina privativa, este bangalô recebe até 5 pessoas para dias inesquecíveis e com muita diversão.

Todas as acomodações possuem um workspace, mas o hotel com uma estrutura #workwithaview próximo a recepção, composta por duas salas modernas e equipadas com televisão, impressora, ideais para o trabalho remoto ou participação em reuniões online. Será possível realizar agendamento e reservar o espaço para uso exclusivo, garantindo ainda mais privacidade. ACONTECE . Novembro 2021

|55


JAGUARÍNDIA VILLAGE

Rescue, slow eating & wellness JAG O restaurante JAG, com dois amplos ambientes, tem um menu franco-brasileiro elaborado pelo chef francês estrela Michellin, Emmanuel Ruz, e o chef brasileiro Marcel Coura, apresentando uma mistura de sabores e sensações, combinando iguarias locais com a moderna culinária contemporânea ocidental.

Espaço Kenji - Kenji Bar & lhe, garantindo um desligamento do mundo exterior em Sauna

Experiências que irão promover a integração da colheita, pesca e preparo também serão disponibilizadas aos hóspedes que desejarem conhecer a origem dos alimentos, e acompanhadas pelo chef com execução dos pratos ao vivo.

A proposta de integrar uma experiência completa de reconexão também é parte da estrutura de wellness que o Jaguaríndia oferece. Em um espaço onde o silêncio é o protagonista, tratamentos holísticos de geoterapia com ingredientes naturais fazem parte do menu, que também oferece sauna úmida, drinks especiais e massagens com produtos orgânicos premium. Sessões de yoga e pacotes personalizados combinando saúde física e mental, poderão ser programados e personalizados de acordo com o objetivo de cada hóspede.

Kanui Bar & Jacuzzis

Ywi Spa

KANUI - Bar do Sol - Bubble Bar foi especialmente criado para brindes ao pôr do sol ou para relaxar em uma das quatro amplas jacuzzis.

O Espaço Ywi aposta no respeito entre meio ambiente, natureza e ser humano. A experiência irá proporcionar essa harmonia em cada deta-

56 |

ACONTECE . Novembro 2021

um lugar projetado para o relaxamento e a conexão com a essência.

Todos os produtos utilizam ingredientes naturais da Amazônia Brasileira para proporcionar o contato com o que há de mais belo e valioso que a natureza tem a oferecer.

Kite Center - Jaguaribe Kite Fortim é considerado hoje como o melhor spot de kite no Ceará, e a nova estrutura do Jaguaribe Kite abrigará o maior centro-escola com certificação internacional de kitesurf do país. Professores e instrutores experientes, com certificação internacional, além de locação de equipamentos estarão disponíveis aos hóspedes do Jaguaríndia e visitantes.


JMC e Fortim A história da família Chaufour com Fortim começou em 2007, em Pontal do Maceió, quando decidiram deixar a França para viver nesta charmosa vila de pescadores. Em 2010 nascia o primeiro empreendimento da JMC, o hotel Vila Selvagem, dando início a um novo destino turístico com natureza intacta e preservada, reservando uma experiência de exclusividade e luxo aos viajantes. Ao longo dos anos, os empresários Celian e Jean-Michel Chaufour proporcionaram a Fortim uma revolução impulsionada pelo turismo como agente de transformação geográfica, arquitetônica e social. A geração de empregos, revi-

talização de áreas e o entretenimento local avançaram com a chegada do hotel Jaguaribe Lodge, em 2017, empreendimento do grupo voltado a sustentabilidade e ao kitesurf. O crescimento de Fortim e sua inserção na rota turística impulsionou a inauguração do Aeroporto de Aracati, localizado a 20 km dos hotéis, ligando a costa leste cearense com o Brasil. Agora, em 2021, a família Chaufour, apoiada pela confiança de grandes grupos de investidores internacionais (o grupo de Philippe Austruy e grupo do Thomas Valantin), dá mais um passo ao desenvolvimento socioeconômico da região. Com 90% de colaboradores locais, a inaugu-

ração do Jaguaríndia Village reafirma o compromisso do grupo com o desenvolvimento social de Fortim e demonstra que é possível desenvolver em uma comunidade, habilidades ainda não trabalhadas. O Jaguaríndia mostra também que é compatível ter uma hospitalidade pautada na experiência completa do cliente, ao mesmo tempo em que se promove um real contato com a natureza.. Diárias à partir de R$ 2.300,00. www.jaguarindiavillage.com Tel./Whatsapp +55 88 981450841 | reservas@jaguarindiavillage.com Instagram & Facebook @jaguarindiavillage

ACONTECE . Novembro 2021

|57


Uma atitude de coragem, amor e respeito! Novembro Azul

Médica CRM/CE 17361

COLUNA

CRM/RN 8638

A

credito que viver plenamente consiste na arte de contribuir de alguma forma para a vida de outras pessoas. Um abraço, um sorriso ou até mesmo ouvir e dialogar com alguém já pode ser considerado uma serventia. Observo como a melhor forma de viver e passar por esta terra. Por isso, utilizo minhas colunas de revistas, minhas redes sociais e minha rotina de consultório para servir as pessoas que me acompanham. Procuro difundir ideias, explanar opiniões, mas, sobretudo, ajudar a espalhar a informação e o conhecimento. E é oportuno falar do movimento que fazemos, este mês, mais conhecido por Novembro azul. Que é o mês de conscientização com olhar mais sensível para a saúde do homem, especialmente ligada à próstata. Por isso, destaco uma 58 | ACONTECE . Novembro 2021 estimativa do INCA que retratam

na média anual de novos casos, sendo entre 2020 a 2022, mais de 65 mil o número de pessoas acometidas com o câncer prostático. Em contrapartida, esse alarmante dado estatístico, está a necessidade de diagnóstico e, principalmente, do tratamento de forma precoce, pois permite não só uma maior chance de cura, como também menos danoso se torna o tratamento, uma vez que, possibilita um enfoque na área afetada, antes que a doença venha a se espalhar, como ocorre nas metástases e nos estágios mais avançados. Adotar medidas de detecção, acompanhamento e tratamento é essencial para curar, amenizar a dor e prolongar a vida. Com meu conhecimento técnico sei que este é um dos câncer de progressão lenta e um dos mais simples de t rat amento, com grandes chances de cura. Sempre me senti muito intrigada por termos índices tão elevados de mortalidade, mesmo se tratando de uma doença que tem tratamento e reparação total da saúde, mas avaliei profundamente este conteúdo e concluí que os números estão mais relacionados a questões sociais do que siológicas. Pois bem, existe um pré-conceito e uma di culdade encontrada pelos homens de falar, conhecer e até de consultar um especialista por existir uma falsa impressão de que este é um assunto que fragiliza e por isso, negligenciam a saúde e a

vida. Vale fortalecer a importância de quebrar esses paradigmas e desfazer uma imagem obsoleta, pois, com o avanço da medicina e muito estudo cientí co, já existem exames iniciais que não são invasivos e não deixam qualquer resquício de medo e/ou vergonha. Atualmente temos o exame de PSA - antígeno prostático especí co - que é realizado a partir da coleta de sangue e com ele iremos veri car se existe a elevação de hormônio que indique suspeita. Temos também exame por meio de ultrassonogra a que também é um exame não invasivo, indolor e não provoca qualquer desconforto físico, com este exame visualizamos toda estrutura interna, bem como, peso, medidas e retenção da urina e com todos esses detalhes é possível uma maior precisão na avaliação do paciente, além destes temos o exame de toque retal e a biópsia que quem determina o momento certo e a forma de levar o diagnóstico e tratamento é o médico especialista em urologia. Lembrando que o acompanhamento e diagnóstico precoce tem a capacidade de promover a cura. Portanto, fortaleço a importância dos exames periódicos e acompanhamento com o urologista de sua con ança. Ter esse cuidado e atenção com a saúde é uma forma de demonstrar amor a si próprio e também de muito respeito com nossos familiares. Desse modo, torna-se necessário o cuidado com a saúde.


A vida da gente #07 Dados, Alertas e observações de especialistas Dr.

iago Couto

Médico, Urologista. Atua no Hospital Wilson Rosado

Em todos esses anos de atuação no ramo da urologia percebo que o debate e a discussão sobre a saúde do homem vem sendo pauta mais frequente e que tem servido para esclarecer e quebrar alguns tabus na sociedade, porém, ainda me sinto preocupado. Como urologista recebo em meu consultório muitos pacientes que negligenciam sua saúde por medo e/ou receio dos exames e até mesmo do que vão falar. O problema da próstata, apesar de ter uma relação difícil por questões sociais e preconceitos criados em volta deste assunto, as doenças que afetam este órgão são doenças com altíssimos índices de cura e inúmeros meios de intervenções. Vale destacar que o que determina um bom cenário para a cura da doença é ter um diagnóstico precoce. Quando identificado e procurado tratamento com antecedência temos 95% de chance de cura. Devido os sintomas só serem percebidos após a evolução da doença, que temos a necessidade de rastrear e fazer um acompanhamento anual com exames a partir dos 50 anos e para homens que já tem histórico familiar, ou seja, pais e/ou irmãos que tiveram câncer de próstata a atenção deve ser redobrada, aos 45 anos recomendamos iniciar os exames e um olhar mais sensível para este último, com questões relacionadas a esse órgão. Lembrando que ao ser negligenciado, a tendência é termos problemas mais severos e às vezes irreversíveis, por isso, caro leitor deixo aqui meu alerta, procure um médico urologista de sua confiança! A vergonha que devemos ter é descuidar do que temos de mais importante, nossa saúde

Jácome Novembro azul, o mês de conscientização para a saúde masculina. Uma campanha que reafirma a importância de focar a atenção nos tumores urológicos. E entre as principais dúvidas sobre o câncer de próstata é sobre os sintomas que ele provoca. Afirmo que o ideal é que não tenha sintomas, porque quando eles aparecem significa que o volume da doença é mais preocupante e está em estágio mais avançado. Por isso é essencial fazer o rastreamento, onde podemos fazer um diagnóstico precoce da doença com chances de cura acima de 90%. Os exames de rastreamento para o diagnóstico precoce são o toque retal, e o exame de sangue do marcador PSA, que se complementam. Esses exames não fazem o diagnóstico, mas levantam uma suspeita que será definida através da biópsia. O PSA aumentado pode indicar câncer de próstata; mas ele também pode estar aumentado em outras situações benignas, como aumento benigno da próstata (hiperplasia benigna), nas prostatites (infecções ou inflamações da próstata) e eventualmente algum tipo de trauma. Quando o câncer de próstata está em estágio mais avançado, pode apresentar como sintomas piora da força do jato urinário, dificuldade para urinar, necessidade de urinar muitas vezes em um período de tempo curto, acordar a noite para urinar, até sangramento e uma certa obstrução do canal. Há sempre dúvidas sobre os fatores de risco, o que pode contribuir para o surgimento do câncer de próstata. A idade, histórico familiar, homens da raça negra tem mais chance de ter câncer de próstata particularmente agressivo. Sabemos também que são fatores de risco, a obesidade, sedentarismo e dietas ricas em gordura, com quantidade importante de carne vermelha e carboidrato. A dieta é fator de risco importante. Para prevenir é fundamental manter o controle do peso, fazer exercício físico e ter uma dieta saudável. Em relação ao tratamento as notícias são as melhores com os avanços da Medicina que trazem não apenas novas formas de tratamento, mas até a possibilidade de seguimento com segurança para quem não precisa ser tratado e novas alternativas para quem tem doença avançada. A cada 10 pacientes com câncer de próstata localizada, 3 a 4 não vão precisar de tratamento imediato – é a chamada observação vigilante. São tumores geralmente pequenos, relativamente indolentes, com PSA baixo. Podemos observar com segurança esses pacientes durante a vida e talvez eles nem precisem ser tratados. Os tratamentos do câncer de próstata melhoraram e hoje é um dos mais curáveis, mas precisa ser diagnosticado precocemente. Para os que irão precisar de tratamento, os tradicionais são a cirurgia e a radioterapia, que também tiveram avanços, com a cirurgia assistida por robô e a radioterapia com intensidade ACONTECE . Novembro 2021 |59 modulada de feixe.


LIZANA LIMA JORNALISTA EMPREENDEDORA DIGITAL INFLUENCER

Instagran: @@lizana_lima Site: www.lizanalima.com E-mail: contato@lizanalima.com

COLUNA

NOVA SAN LORENZO Para celebrar a primeira década da San Lorenzo, marca de moda masculina com lojas localizadas em Mossoró e Apodi/RN, a empresária Lucineide Dias, com suas f ilhas Ana Patrícia e Ana Priscila, apresentaram a nova identidade e posicionamento da marca, durante festa de inauguração da nova loja, no ND Mall, no dia 11 de Novembro. Rolou um badalado happy hour comandado pela Gin B ox, de Natal, com seus drinks concorridos; buffet assinado por Fran Nogueira, música de B eath With Sax, movimentando a nova San Lorenzo neste momento especial. A marca que traz no por tfólio diversas t-shirts com estampas diver tidas prova que a coleção já é o desejo do verão.

Lucineide Dias e as filhas Ana Priscila e Ana Patrícia posam com a chef Fran Nogueira.

Fátima Tereza Rêgo, amada de Lawrence Amorim, também foi conhecer a nova San Lorenzo

Pedro Alighery e sua musa, a arquiteta Karinne Ferreira, também circularam no ND Mall.

60 |

ACONTECE . Novembro 2021

O casal Claudia Pedrosa e Afrânio Leite prestigia a reinauguração da loja San Lorenzo.

O querido Lairinho Rosado aproveitou para aderir peças da nova coleção da San Lorenzo.

A poderosa da loja Mundo Verde, Evelen Freire, recebida pela anf itriã Lucineide Dias.


AQUECE MOSSORÓ Em sua 4ª edição, a campanha Aquece Mossoró, considerada o maior feirão de ofertas na região oeste potiguar, movimenta a economia durante o mês de novembro. Com grande número de lojas participantes, a ação desenvolvida pela CDL Mossoró, Sinduscon, Sindivarejo e Zumba, conta com a maior premiação da história: 1 carro 0km, duas motos e 10 TVs. Além de encontrar preço baixo, o cliente receberá um cupom para concorrer aos prêmios. Mais informações: www.aquecemossoro.com.br. ESTÉTICA E BELEZA Reconhecendo seu talento para deixar as mulheres ainda mais belas através dos pincéis de maquiagem, Daiany Ferreira, que também é esteticista, abre um espaço de beleza que leva seu nome, no ND Mall, onde realiza tratamentos faciais e design de sobrancelhas. Outra novidade é a linha de cuidados faciais, a Hydra Day, que acaba de desenvolver em parceria com a Farmafórmula, com o objetivo propor uma rotina de skincare.

TURISMO & NEGÓCIOS Turismóloga com especialização em Marketing, Karla Fonseca se destaca com a sua atuação na capital potiguar, prestando assessoria com ênfase na área comercial, a grandes hotéis e resorts.

NOVEMBRO AZUL No mês de Novembro, o urologista Tarcísio Lucena – membro da Sociedade Brasileira de Urologia - intensifica as ações de conscientização em torno da campanha que alerta para o diagnóstico precoce do câncer de próstata - pois detectado em sua fase inicial, aumenta as chances de cura do paciente. Além de receber pacientes para consultas no CEUP, Tarcísio participa de ações de cunho social e atende a imprensa, pois assim consegue levar mais informações de saúde para a comunidade. ACONTECE . Novembro 2021

| 61


COLUNA

Mario Filho Digital influencer Fashion blogger Personal stylist Fashion consultor

Então é Natal! E em nenhum dos natais anteriores em que já figurava na seleta lista de colunistas da Revista Acontece, abordei o tema Natal em meus textos de final de ano. Por outro lado, parece que, mesmo sem querer, deixei para a hora certa. Afinal, nunca o Natal precisou se comunicar tanto com o povo como nos tempos atuais. Com sua magia, seu brilho, seus personagens que povoam o nosso imaginário adulto-infantil, o tal espírito natalino traz consigo uma aura de bondade, leveza e fraternidade. Sua simbologia é nossa realidade: ár vore enfeitada, Papai Noel, renas, presépio. E a impressão que dá é que nunca precisamos tanto desta essência, de um pouco de amizade, paz, compreensão, desarmamento de corações.Seja qual a explicação que se busque para o Natal – da religiosidade do nascimento de Jesus aos contos sobre São Nicolau e outros tantos, ela é envolta em boas ações, em doação (de carinho, afeto, de um olhar complacente), em momentos de fraternidade.Seria muito bom se este espírito mais ameno, mais amigo, mais amoroso que se encontra no Natal pudessem se esparramar por todo o ano seguinte.O ano que termina parece encerrar, também, este período especial em que nós precisamos reavaliar conceitos e atitudes. A roda do passar dos anos continua girando e com o seguir dos dias o espírito mundano toma as rédeas da vida de todos nós. Isto não quer dizer, no entanto, que o Natal não tenha deixado seu recado, não tenha comunicado: podemos ser melhores, ter um país e um mundo melhor. Precisamos apenas abrir nossos corações junto com nossos olhos, sermos um pouco mais amenos em nossa insana batalha diária por ter razão e lembrarmos que onde há respeito mútuo, há diálogo. Um feliz Natal a todos os leitores, amigos e parceiros.

Mario Filho

62 |

ACONTECE . Novembro 2021


Play no Verão Isis Melo abriu a temporada de verão do seu OldFive Restaurante. O lugar, eleito o melhor point da praia de Ponta Negra, contará com uma programação especial e novo cardápio, para os turistas e visitantes apreciarem a melhor estação do ano em grande estilo. TIBAU Sunset Apreciatte A loja de vinhos, destilados e acompanhamentos, dos empresários Niáskara e Lima Neto, sucesso a sete anos em Mossoró, ganha mais um endereço, desta vez, em Natal. Com localização privilegiada, na Avenida Campos Sales, o espaço conta com as maiores marcas, nacionais e internacionais. Uma excelente dica para as confraternizações de final de ano. Na foto, a sommelier da casa Fabiana Dall Onder.

O empresário Vicente Júnior divide-se entre a faculdade de medicina e o seu restaurante de comida japonesa. Ele promete movimentar a praia de Tibau neste mês de dezembro com a festa SUNSET, onde reunirá um time de atrações de peso, como: Renno, Frequência 02, Fillipe Costa, Litto Lins, Dimas Araújo e Lucas Lima. Agende aí, dias 18 e 26 de dezembro, no restaurante Santorini SushiBar. • A Carmen Steffens Mossoró conta com itens especiais para presentear quem você ama. • Pensou em decorar a casa neste final de ano? A dica é Akazza Decor. Por lá uma infinidade de opções. • Bom gosto o ano inteiro e principalmente no verão, a Officiale conta com peças lindas para compor os looks masculinos e femininos. • A moda praia não pode faltar e a MMorena Beach Wear vem com coleções arrasadoras. • Para o clima de natal ficar ainda mais completo, a SM Interiores caprichou nos itens de decoração. Só coisa linda!!

JEEP Mossoró Theonia Nascimento, CEO da VNZ Jeep Mossoró, presenteia a todos com os novos lançamentos da linha, o Jeep Compass e o novo sucesso da casa, o COMMANDER. Líder absoluto de vendas, ele chega trazendo o nível máximo em conforto, estabilidade e segurança. Um excelente presente de natal.

• Eternize os melhores momentos ao lado de quem você ama com a perfumaria Mil Cheiros. • Vai viajar? Na Passo a Passo você encontra a mala para aquela viagem especial. • Chocolate não pode faltar nesse final de ano e a Cacau Show Mossoró já abasteceu as suas lojas com todas as delícias. Centro e Partage Shopping. • Ceia de natal combina com Júnior Sousa ToGO. Cardápio especial e saboroso. Ele capricha sempre. ACONTECE . Novembro 2021

|63


Twitter: @kareninefernand Instagran: @kareninefernandes Facebook: Karenine Fernandes Site: www.kareninefernandes.com

COLUNA

Karenine Fernandes

Grande profissional e ser humano espetacular, dr. Vicente Andrade e seu vasto currículo, que vai da ortopedia, performance, hipertrofia, ombro e cotovelo, dando todo foco na medicina esportiva. Sou fã!

64 |

ACONTECE . Novembro 2021

Rakelle Alencar, uma apaixonada pelo mundo das tendências, cores e formas, vive há mais de 15 anos um duradouro relacionamento com o mundo da moda. Sua formação em design de moda por e seu MBA em varejo no mesmo segmento contribuíram com uma carreira bem sucedida no grupo Riachuelo, onde atuou por 14 anos em diversos projetos, chegando ao cargo de estilista sênior, e acumulou várias viagens internacionais, onde realizava pesquisas sobre as maiores tendências de marcas conhecidas mundialmente. Desde 2020, Rakelle vem se dedicando à consultoria de imagem, especializando-se em coloração pessoal, visagismo, neuroestética, guarda-roupa inteligente e make direcionada para cartela de cores. Mãe e empreendedora com raízes mossoroenses, Rakelle é, acima de tudo, uma profissional que ama colorir a vida das pessoas e fazer a diferença através de soluções engrandecedoras para o autoconhecimento e autoestima. Ela é destaque.

Tecnologia de ponta e um profissional além das técnicas. Dr. Jorgivan Lisboa e o mundo do alinhador invisível, que é a forma mais atualizada de corrigir seus dentes, seja o caso simples ou complexo. Encantada com o seu trabalho e energia!


ACONTECEU...

RAPIDINHAS... * Adoroooo a praia de São Miguel do Gostoso, mas sugiro a sua administração Renato de Doquinha que reveja calçamentos e limpeza de ruas principais. * Falar em São Miguel, por lá conheci e me encantei com o Jangadeiro de Carlos, uma espécie de Gastrolar que atende por reserva e serve um menu confiança que encanta.

Vida, saúde, sucesso, energia, bom gosto e tudo que há para viver e festejar a esta linda Andrea Moura.

Empreendedor, ousado e repleto de ideias, ele faz e acontece no mundo da mídia e muito mais... Wilson Júnior.

* Lembrando que a Casa Cor do RN fica aberta ao público até 30 de novembro e tem espaço lindos, e na direção geral está Cesar Revoredo. Eu já conferi e, nos próximos dias, confiro a do Ceará. Vale a pena! * Tão bom chegar a todos os lugares e ser lembrada pelos produtos Marilux. Saber que influenciamos pessoa de forma positiva nos traz uma alegria imensa. * A dra. Ingrid Lins encantando a todos com resultados incríveis de seu trabalho de transplante capilar. A danada já chegou à terrinha segurando um céu de estrelas e sucesso que merece aplausos.

O chef Oscar Candidus, sempre arrasando Luz, câmera, e ela arrasa em todos os flahshes da em seus inventos de sabor. Ele arrasa em Tressê: a linda Nayara Rolim Leite. tudo o que faz!

CENA...

* Power UP, uma nova bebida energética genuinamente potiguar que já chega para embalar os melhores eventos. Quem dá a cor e o tom do novo energético é o grande Eduardo Patrício. * Dividindo-me entre Mossoró e Natal, vou descobrindo pessoas, espaço, serviços... Adorando a viagem aos cuidados de Chico Lopes; contando as horas para fazer uma festa com Diogo das Virgens, que canta e encanta... * Genteeee, tantos restaurantes em Mossoró e já não disponibilizam nem álcool nas mesas, cuidados básicos. A pandemia continua e a higiene nunca é demais.

80 ANOS DE ENERGIA E VIDA Ana Maria de Farias, uma mulher de muita vida, energia, alegria e disposição de viver, celebrou seus 80 anos de estrada pela vida em uma festa contagiante de bons sentimentos ao lado dos filhos: Ana Lydia, dr. Kleber, Ricardo e dr. Paulo Eduardo. Ao meio com a aniversariante o carinho da colunista Liege Barbalho, que estava entre os ilustres convidados no Espaço Neuma Leão. Foi lindo.

* Não adianta o melhor projeto, um jardim lindo e não manter. Uma regra básica que vai do público ao privado, da nossa casa ao mundo. Fica a dica! ACONTECE . Novembro 2021

|65


MIRANTE CASA SHOW Sucesso, essa é a palavra que define os shows de Avine Vinny, Xand Avião e da cantora Mari Fernandes, realizados no dia 19 de novembro, na Mirante Casa Show, uma das maiores e melhores casas de shows do Nordeste. Muito bem localizada em Lagoa Nova, entre as cidades de São Miguel no Rio Grande do Norte e Pereiro no Ceará, a Mirante é sinônimo de conforto, segurança e organização. Daqui parabenizamos os empresários Cláudio Nogueira e Leonardo Cipriano, assim também como toda a produção do evento por ter proporcionando entretenimento para o grande público que marcou presença e se divertiu até o dia amanhecer. Siga @MiranteCasashow no Instagram e confira as novidades. LOUNGE SUPERQUE

Clístenes Carlos Instagram: @ClistenesCarlos | @Interligados_RN Facebook: Clístenes Carlos E-mail: blogclistenescarlos@gmail.com Site: www.clistenescarlos.com.br

COLUNA

Alto Oeste

Na Mirante Casa Show, um dos espaços mais badalados foi sem dúvidas o Lounge Exclusivo do SuperQue, rede de supermercados e atacarejos que possui lojas em várias cidades do Ceará e do Rio Grande do Norte. Montado em uma área privilegiada do evento, o Lounge reuniu a equipe da empresa, que na ocasião interagiu com o público e distribuiu vários brindes como copos, baldes, squeezes, porta cervejas, chaveiros, entre outros para os visitantes que registraram suas fotos e selfies no ambiente. Ação de marketing, realizada durante toda a festa, chamou atenção e foi bastante elogiada por todos!

A cantora Mari Fernandes, muito simpática, recebendo o empresário Cláudio Nogueira, um dos O cantor Avine Vinny recepcionado o caresponsáveis pelo sucesso da Mi- sal Leonardo Cipriano e Brenda Freitas em seu camarim na Mirante Casa Show. rante Casa Show.

66 |

A equipe do SuperQue marcando presença no Lounge exclusivo da empresa na Mirante Casa Show. ACONTECE . Novembro 2021


A renomada fotógrafa Wagna Caval- O lindo Gael Nogueira completou seu primeiro aninho de cante, aniversariante ilustre do dia 22 vida e ganhou festas dos papais Arthur Victor e Pâmmela de outubro. Daqui enviamos nossos Carvalho. Parabéns!!! votos de parabéns e felicidades!!!

Os recém-casados Gabriel Rocha e Thalia Rocha felizes com a notícia da gravidez. Que a criança venha cheia de saúde e traga muitas felicidades para o lar do casal. Os recém-casados Gabriel Rocha e Thalia Rocha felizes com a notícia da gravidez. Que a criança venha cheia de saúde e traga muitas felicidades para o lar do casal.

Em tempo, parabenizamos o publicitário e funcionário público, Erickson Queiroz, aniversariante do mês de outubro. Aqui no clique com a namorada Thaís Emanuela

Parabéns, muitos anos de vida e felicidades para o aniversariante ilustre do mês de novembro, Dr. Welton Bezerra, odontólogo e também assessor de Marketing do Superque. Aqui no clique comemorando a data toda especial ao lado da esposa Liziane Carvalho e dos filhos, em Natal. ACONTECE . Novembro 2021

|67


O Maior Evento Presencial de Marketing Digital Em 2021 Ao longo do dia, os mais de 200 participantes do Imersão D: A Retomada, tiveram a oportunidade de aprender sobre o mercado que mais cresceu durante a pandemia

N

o último sábado, dia 20 de novembro, aconteceu no Garbos Recepções e Eventos o maior evento presencial do Marketing Digital que Mossoró já viu, o Imersão D: A

68 |

ACONTECE . Novembro 2021

Retomada. Começando a partir das 9h da manhã, o evento se estendeu durante todo o dia com palestras riquissímas a respeito de Marketing Digital, Empreendedorismo Digital e Crescimen-

to nas Redes Sociais. O evento contou com palestrantes de renome dentro do meio, como Raduán Melo (sócio-fundador da PWR Gestão, empresa de gestão empresarial com atuação em


mais de 300 empresas espalhadas pelo Brasil e mais 4 países), Mathews Azevedo (empreendedor de negócios físicos e digitais com mais de 10 mil alunos em mais de 30 países), Lucas Mourão e Matheus Souza, sócios da USE Escala Digital. Ao longo do dia também houve a participação de Digitais Influencers, como Talokudo, Karenine Fernandes, Hellen Luz e o empresário Rithyelle Costa em um Talk Show animado, onde foi possível discutir a importância do Marketing de Influência para o mundo empresarial nos

dias atuais. Depois de todo um dia de muito conteúdo e aprendizado, o evento foi encerrado pelo palestrante Cristiano Zanetta, o Batman do Brasil, que de forma tocante explicou sua trajetória e trabalho em hospitais que realizam tratamento em crianças com câncer. De maneira inspiradora, Zanetta tocou o emocional de cada participante com seus relatos de persistência e superação. Ao longo do dia, os mais de 200 participantes do Imersão D: A Retomada, tiveram a oportunidade de aprender sobre o mer-

cado que mais cresceu durante a pandemia, o Digital. Além de descobrir o papel cada dia mais importante que o Marketing Digital representa para o sucesso das diferentes empresas online e offline. Toda a equipe da USE Escala Digital ficou animada com o resultado final do evento e com as tantas vidas que foram tocadas durante todo este dia. Mas não para por aqui, o próximo Imersão D já está sendo planejado para o final de 2022, com muitas novidades e a qualidade garantida da USE Escala Digital.

ACONTECE . Novembro 2021

|69


70 | ACONTECE . Novembro 2018


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.